Maria Neuma Mascarenhas Paes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1732239702700515
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Possui graduação em Letras Vernáculas (2001) e Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica do Salvador (2003), Mestrado em Letras e Linguística (2007) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora adjunto/B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde coordena a área de SIP - Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e desenvolve pesquisa em Análise do Discurso. Tem experiência em Letras, com ênfase em ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: leitura e Produção de Textos, Linguística Textual, Semântica, Análise do Discurso e Metodologia da Pesquisa. Integrou programas direcionados á formação de professores do Ensino Fundamental e Médio, a exemplo da Plataforma Freire (PARFOR). Foi avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (PNLD-MEC/FNDE). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Neuma Mascarenhas Paes
Nome em citações bibliográficas
PAES, M. N. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação.
Avenida Juracy Magalhães
Juracy Magalhães
48040210 - Alagoinhas, BA - Brasil
Telefone: (75) 34221139
URL da Homepage: http://www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Os gestos de interpretação nas formulações de Pedro Calmon com ênfase em A bala de ouro, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: João Antônio de Santana Neto.
Palavras-chave: Função autor; Arquivo e discurso; Relações de saber-poder.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A memória discursiva em A bala de ouro:história de um crime romântico,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Dr. João Antonio de Santana Neto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Análise de Discurso; enunciados; Literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Especialização em Literatura Brasileira. (Carga Horária: 425h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Título: O tempo interrompido e o espaço dilacerado em Dona Guidinha do Poço.
Orientador: Edil Silva Costa.
1998 - 2001
Graduação em Letras Vernáculas.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Cuso de Formação EAD. (Carga horária: 120h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
Lingüística Textual. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
A análise de discurso por Dominique Maingueneau. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2007 - 2007
Topicos em Análise do discurso. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Ext Fundamentos Epist. da AD. (Carga horária: 16h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Extensão Análise do Discurso. (Carga horária: 16h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2002 - 2002
Literatura comparada: estudo da narrativa. (Carga horária: 10h).
Fundação Casa de Jorge Amado, FCJA, Brasil.
2002 - 2002
Imagens da cidade do Salvador na ficção. (Carga horária: 15h).
Fundação Casa de Jorge Amado, FCJA, Brasil.
2001 - 2001
Poesia Intertextualidade e Influencias Literarias. (Carga horária: 15h).
Fundação Casa de Jorge Amado, FCJA, Brasil.
2001 - 2001
Poesia Épica do Modernismo. (Carga horária: 15h).
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, IGHB, Brasil.
2001 - 2001
A cidade do Salvador na literatura. (Carga horária: 10h).
Fundação Casa de Jorge Amado, FCJA, Brasil.
2001 - 2001
Análise da narrativa. (Carga horária: 10h).
Fundação Casa de Jorge Amado, FCJA, Brasil.
2000 - 2000
Análise de Poemas. (Carga horária: 15h).
Fundação Casa de Jorge Amado, FCJA, Brasil.
1999 - 1999
Literatura feminina: da Antiguidade ao Sec XX. (Carga horária: 21h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Doutor
Outras informações
Curso de Pós-Graduação "lato sensu" Gramática e texto Disciplina ministrada: 1-Gramática do texto escrito.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Doutor
Outras informações
Curso de Pós-Graduação "lato sensu" Gramática e texto Disciplina ministrada: 1-Gramática do texto escrito.


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargo ou função 12/2014 - atual - Coordenador do Colegiado de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas. Nomeação conforme portaria Nº 3.959/2014 de 11 de dezembro de 2014. 11/2011 - atual - Ensino. Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas. Nível graduação. Disciplinas ministradas: 1-Leitura e produção de textos 2-Texto e discurso 3-Seminário Interdisciplinar de Pesquisa IV, V e VI 4-Significação e contexto

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
UNEB/UAB/EAD Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas. Disciplina ministrada: 1-Linguística III - Análise do Discurso

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
UNEB/PARFOR Curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas. Disciplina ministrada: 1-Análise do Discurso

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
UNEB/Campus II Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. Disciplina ministrada: 1-Cultura popular e de massa

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
UNEB/UAB/EAD Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas. Disciplina ministrada: 1-Linguística III - Análise do Discurso

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
UNEB/UAB/EAD Curso de História. Disciplina ministrada: 1-Oifina de Produção Científica.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
UNEB/UAB/EAD Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas. Disciplina Ministrada: 1-Linguística III - Análise do discurso

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
UNEB/UAB/EAD Curso História. Disciplina ministrada: 1-Oficina de Produção Científica

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
UNEB/UAB/EAD Curso de História. Disciplina ministrada: 1-Oficina de Produção Científica

Atividades

01/2018 - Atual
Direção e administração, Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Cargo ou função
Diretora.
10/2014 - 01/2018
Direção e administração, Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Cargo ou função
Coordenadora de Colegiado.

Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Nível III
Outras informações
Faculdade de Educação de Salvador/ Curso de Pedagogia Disciplinas ministradas: 1- Leitura e Produção de Textos 2- Prática Pedagógica II.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O discurso multimodal na escola: leitura, formação e avaliação crítica
Descrição: Trata-se de um levantamento das formas de construção e representação do discurso multimodal em material didático para a Educação Básica, bem como em procedimentos pedagógicos no ambiente da sala de aula, avaliando criticamente as concepções e práticas de leitura concernentes à formação de professores e do espírito científico dos alunos. Adotando estratégias de investigação e de interpretação próprias da análise do discurso, da semiótica e da crítica cultural. Espera-se, ao longo de 36 meses, a constituição de um acervo significativo da teoria multimodal e da Educação Básica, uma leitura em movimento, que articule o material selecionado com os sujeitos de conhecimento, seja na forma da iniciação científica, iniciação à docência, trabalhos de conclusão de curso (TCC), seja, ainda, nas formas estabelecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural nos usos de seus equipamentos, a saber o cinema digital, a fábrica de letras e o laboratório de restauração de documentos impressos raros. Em suma, sem uma pesquisa rigorosa sobre o discurso multimodal, nos termos deste projeto, não temos como mobilizar e atualizar as conquistas científicas do campo linguístico-literário e sua noção de signo, enunciação, esvaziamento do significado transcendental, entre outras, voltadas a um trabalho multidisciplinar e emancipatório, sem o confinamento do pedagogismo de Estado e sua vinculação com os aparatos do poder e do capital..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Neuma Mascarenhas Paes - Coordenador.
2015 - Atual
A leitura e os gestos de interpretação
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado A LEITURA E OS GESTOS DE INTERPRETAÇÃO é desenvolvido no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da UNEB ? Campus II, e encontra-se vinculado ao GEREL ? Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagem da UNEB, grupo de pesquisa devidamente registrado no CNPq. Para desenvolver a pesquisa considera-se que, na multimodalidade textual que envolve o espaço da leitura, os modos de significação estão sempre de acordo a matéria significante. Daí propor-se um estudo sobre a leitura de forma multidisciplinar, no diálogo entre a Análise do Discurso, a Semântica e a Semiótica. O objetivo da pesquisa é mostrar as possibilidade de interpretações no processo de leitura, nas quais se considere tanto os aspectos estruturais quanto os aspectos cognitivos e discursivo. O objetivo é ampliar o espaço da leitura para outras matérias significantes. O projeto justifica-se, tendo em vista que busca desenvolver mecanismos que facilitem o desempenho da leitura em textos verbais e não verbais, multimodais, destinados ao Ensino Médio. Para tanto, toma-se como base os procedimentos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, da semântica e da semiótica, por meio dos quais se busca mostrar como os procedimentos linguísticos, cognitivos e discursivos se estabelecem para constituir os sentidos de um determinado texto. Dessa forma, entende-se que a leitura não pode ser tratada como uma questão puramente pedagógica, é preciso tratá-la como uma questão linguística, pedagógica e social. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um trabalho com a leitura, no qual se considere os aspectos linguísticos, cognitivos e discursivos em textos verbais e não verbais destinados ao Ensino Médio. Para atingir o objetivo geral, considera-se que, no espaço da leitura, para se imprimir um gesto de interpretação, se chegar aos sentidos de um texto, é preciso se considerar tanto a interioridade quanto a exterioridade da matéria significante que o constitui. Além disso, é preciso considerar que leitor e autor, falante e ouvinte, ao ocuparem lugares distintos na sociedade, têm formações imaginárias diferentes que irão interferir no gesto de interpretação da leitura. É preciso considerar que o texto, na sua textualidade, é um acontecimento discursivo, tem uma estrutura que pode ser descrita, tem condições que possibilitam sua emergência e tem uma memória que se processa entre a paráfrase e a polissemia dos discursos pré-construídos, da matriz de sentidos. Os resultados da pesquisa serão apresentados em palestras, comunicações orais e e artigos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Os efeitos da seca no semiárido baiano: um estudo discursivo e atual
Descrição: Neste projeto, tem-se como objetivo investigar, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, os discursos sobre a seca no semiárido baiano que se materializam em textos verbais, não verbais e/ou multimodais, para entender os processos discursivos de uma produção textual que se caracteriza como ideologicamente marcada. A princípio, analisa-se o semiárido baiano situado no Nordeste brasileiro, que se constitui como um objeto imagético-discursivo, a partir de uma pluralidade de discursos científicos, religiosos, historiográficos e literários. Nas análises, partem-se das condições de produção que permitem as emergências dos discursos; na sequência, procura-se identificar, através das descrições linguísticas, as memórias discursivas que alimentam as formações discursivas na constituição de sentidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Neuma Mascarenhas Paes - Coordenador / Laisa Pinho de Souza - Integrante / Alaine da Cruz Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Com a palavra, o linguista
Descrição: O projeto "Com a palavra, o linguista" tem como objetivo promover encontro a cada semestre com um professor/ pesquisador da área da Linguística, para realizar uma palestra ou mesa-redonda sobre tema escolhido por ele ou para apresentar um projeto de pesquisa ou de extensão no DEDC II. Os temas serão voltados para a área dos Estudos Linguísticos e afins. Tendo em vista que os cursos de Letras do DEDC II, localizado na cidade de Alagoinhas (BA), possuem docentes e discentes que vêm desenvolvendo vários projetos de pesquisa e de extensão na área da Linguística, considera-se de grande importância a implementação de eventos que reúnam esses e outros pesquisadores da UNEB e de outras instituições de ensino superior, para discutir e refletir sobre os rumos da Linguística na contemporaneidade, suas especificidades, suas linhas de investigação, os projetos em andamento nessa área, os estudos e obras realizados, dentre outras questões.. Alunos envolvidos: Graduação: (65) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (15) . Integrantes: Elisângela Santana dos Santos - Coordenador / Maria Neuma Mascarenhas Paes - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (65) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (15) .
Integrantes: Maria Neuma Mascarenhas Paes - Integrante / Elisângela Santana dos Santos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Discentis


Revisor de projeto de fomento


2012 - 2017
Agência de fomento: Editora da Universidade do Estado da Bahia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e Produção de Textos.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Lingüística Textual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise do Discurso.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Metodologia da pesquisa em educação.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Cultura popular e de massa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende BemLê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2002
Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento do Professor Pedro Calmon, Governo de estadp da Bahia - Secretaria da Cultura e Turismo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, J. S.2017SILVA, J. S. ; PAES, M. N. M. . Campo versus cidade nos discursos prosaicos de O cachorro e o lobo, obra de Antônio Torres. TABULEIRO DE LETRAS, v. 11 n.1, p. 38-53, 2017.

2.
Silva, Josélia Santos da2016Silva, Josélia Santos da ; PAES, M. N. M. . As condições de produção que possibilitaram a emergência dos discursos sobre o campo e a cidade em 'O cachorro e o lobo'. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 6, n.2, p. 31-47, 2016.

3.
PAES, M. N. M.2002 PAES, M. N. M.. Regionalismo nos primeiros escritos literários de Pedro Calmon. Suplemento Cultural do Jornal A Tarde, Salvador - BA, p. 04-05, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, A. S. (Org.) ; CRUZ, M. F. B. (Org.) ; PAES, M. N. M. (Org.) . Letramentos, Identidades e Formação de Educadores: Imagens teórico-metodológicas de pesquisas sobre práticas de letramentos. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2018. v. 1. 204p .

Capítulos de livros publicados
1.
PAES, M. N. M.. Os sentidos que se arquivam no espaço urbano da cidade do Salvador (BA). In: Gilberto Nazareno Telles sobral; João Antonio de Santana Neto. (Org.). Salvador em discurso:estudos discursivos. 1ed.Feira de Santana - BA: UEFS Editora, 2013, v. 1, p. 11-23.

2.
Joselice Macêdo de Barreiro ; PAES, M. N. M. ; Nilza Carolina Suzin Cercato ; ROCHA, M. J. C. ; André Luiz Gaspari Madureira ; Annamaria Rocha Jatobá Palacios ; GAIARSA, Maria Amélia Chagas ; Ada Marques Porto Leal ; Marcia Rios da Silva ; Sayonara Amaral ; Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira ; SOBRAL, Gilberto Nazareno Telles ; João Antonio de Santana Neto ; Sônia Regina de Araujo Caldas . A "Clivagem Subterrânea" do Arquivo em A Bala de Ouro: História de um Crime Romântico. In: João Antônio de Santana Neto; Maria Amélia Chagas Gaiarsa. (Org.). Discursos em análise IV. 1ed.Curitiba: Appris, 2011, v. , p. 35-45.

3.
PAES, M. N. M.. "Jogos de verdade" em um júri da terra. In: Maria da Conceição Fonseca-Silva; Edvania Gomes da Silva. (Org.). Pesquisa em estudos da linguagem V. 1ed.Vitória da conquista: Edições Uesb, 2007, v. V, p. 143-153.

4.
PAES, M. N. M.. O sujeito entre a fé, a razão e o fragmento. In: João Antônio de Santana; Joselice Macêdo; Maria José Rocha. (Org.). Discursos em Análises. Salvador: Universidade Católica do Salvador - UCSal., 2003, v. 1, p. 244-250.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PAES, M. N. M.. Desafios entre a formação docente e a atuação em sala de aula. Pontos de interrogação: revista de crítica cultural, Alagoinhas - BA, , v. 5, p. 177 - 179, 31 jul. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAES, M. N. M.. As cenas de enunciação dos discursos sobre a seca no semiárido baiano (Hoje). In: VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), 2016, Natal. Estudos Linguísticos: Análise do Discurso, 2016. p. 1057-1068.

2.
PAES, M. N. M.. Busquemos os heróis de barro e madeira na cidade da Bahia. In: V Seminário da Análise do Discurso, 2010, Salvador. SAD - Anais do V Seminário da Análise do Discurso: A heterogeneidade significativa do discurso urbano. Salvador: Quarteto, 2010.

3.
PAES, M. N. M.. A emergência de uma memória discursiva na obra A bala de ouro: história de um crime romântico. In: SEMOC - IX Semana de Mobilização Científica, 2006, Salvador-BA. Segurança, violência e drogas. Salvador-BA: Ucsal, 2006. v. 1. p. 01-08.

4.
PAES, M. N. M.. A bala de ouro: o adorno fatal de uma memória enunciativa. In: SAD - III Seminário de Análise do Discurso, 2005, Salvador - BA. Discursos em Análise III. Salvador - BA: Ucsal/Nead, 2005. v. I. p. 122-132.

5.
PAES, M. N. M.. Pedro Calmon, um intelectual com a função autor?. In: SEMOC - VIII Semana de Mobilização Científica, 2005, Salvador - BA. Qualidade de vida e dignidade da pessoa humana. Salvador-BA: Ucsal, 2005. v. 1. p. 01-06.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOBRAL, Gilberto Nazareno Telles ; PAES, M. N. M. ; João Antonio de Santana Neto ; Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira . As relações de poder que se estabelecem entre o discurso político e o discurso musical: o diálogo da prefeitura de Salvador com o Axé-music para atingir a mass media. In: SEDis - Seminário de estudos do discurso, 2014, Salvador. As relações de poder que se estabelecem entre o discurso político e o discurso musical: o diálogo da prefeitura de Salvador com o axé music para atingir a mass media. Salvador: EDUFBA, 2014. v. 1. p. 12-13.

2.
PAES, M. N. M.. Os discursos sobre a cidade do Salvador que se regularizam em 'A bala de ouro: história de um crime romântico' de Pedro Calmon. In: Seminário de estudos do discurso verbal não verbal verbo visual, 2012, Salvador. SEDis - Caderno de resumos. Salvador: UFBA, 2012. v. 1. p. 22-22.

3.
PAES, M. N. M.. II Coloquio de prática pedagógica e Estágio - Cadernos de Resumos. In: II Colóquio de prática pedagógica e Estágio, 2012, Alagoinhas. Como fazer um artigo acadêmico?. Salvador: EDUNEB, 2012. v. 1. p. 24-24.

4.
PAES, M. N. M.. Canudos no arpejo da viola: uma leitura d´O Capitão Jagunço. In: Simpósio Internacional, 2002, Salvador. Simpósio internacional Os Sertões (1902-2002) permanências e rasuras. Salvador - BA: UNEB/UEFS/UCSAL/UFBA, 2002. p. 31-32.

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, A. S. ; CRUZ, M. F. B. ; PAES, M. N. M. . Ponto de Interrogação. Alagoinhas - BA: UNEB, 2016 (Revista).

2.
PEREIRA, A. S. ; CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. ; PAES, M. N. M. . Revista ponto de interrogação. Alagoinhas, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LUZ, A. M. C. ; PAES, M. N. M. . Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa: ensino médio. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PAES, M. N. M.. Como fazer um artigo acadêmico?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PAES, M. N. M.. Dificuldade de Aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PAES, M. N. M.. Introdução à Análise do discurso com ênfase na memória discursiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PAES, M. N. M.. Como fazer um artigo acadêmico?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PAES, M. N. M.. Tópicos em Análise do Discurso. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Borges, C.L.C.; PAES, M. N. M.; OLIVEIRA, C. F. R. M.. Participação em banca de Rebeca Barbosa Nascimento. O sujeito estudante na educação de jovens e adultos: uma análise histórico-discursiva. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
COSTA, E. S.; TETTAMANZY, A. L. L.; PAES, M. N. M.. Participação em banca de André Ricardo Nunes Nascimento. Entre Batalhas e Devoções: as pelejas de Maria, Riachâo e Lampiâo Contra o Diabo. 2015. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
CRUZ, M. F. B.; PAES, M. N. M.; CRUZ, R. S.. Participação em banca de Iramayre Cássia Ribeiro Reis. Recordar é preci[o]so: memórias da cultura afro-brasileira no PROESP/Letras no Pólo de Alagoinhas - BA. 2015. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SOBRAL, Gilberto Nazareno Telles; MACHADO, Rosa Helena Blanco; PAES, M. N. M.. Participação em banca de Quezia dos Santos Lima. A Fragmentação da Forma-sujeito da Mulher Contemporânea: um estudo do discurso de trabalhadoras da rede de atenção às mulheres de Salvador. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
PAES, M. N. M.; SOUZA, I. L.. Participação em banca de Fernanda da Silva Machado. Identidades antirracistas: ecos e ressonâncias dos discursos abolicionistas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
CRUZ, M. F. B.; CRUZ, R. S.; PAES, M. N. M.. Participação em banca de Iramayre Cássia Ribeiro Reis. Recordar é preci[o]so: memórias da cultura Afro-brasileira no PROESP/LETRAS no pólo de Alagoinhas-BA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
COSTA, E. S.; MELO, B. A. A.; PAES, M. N. M.. Participação em banca de André Ricardo Nunes Nascimento. Entre Batalhas e Devoções, as Pelejas dos Sertanejos Contra o Diabo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, M. B.; PAES, M. N. M.; MOREIRA, C. M.. Participação em banca de Alessandra Xavier Matos.Educação e letramento digital:desafios da pratáica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de José Leandro conceição dos Santos.O discurso contra o Imperialismo Britânico na obra literária nigeriana de Chimamanda Ngozi Adichie. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
VILELA, M. A. M.; PAES, M. N. M.. Participação em banca de Jamily Santos Silva.Representação feminina no conto "Cinderela": algumas imagens em versão fílmica e literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Maria Aparecida Santos de Souza.A concordância verbal entre falantes de nível médio da cidade de Cardeal da Silva-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Jussara de Jesus Souza.Domínio da leitura nas séries iniciais:obstáculos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

6.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Emanuele S. do Vale da Silva.Identidade e diferenças culturais no ambiente escolar: uma questão pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

7.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Marileide da Silva Barbosa.Processo de aquisição da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

8.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Fernanda Maria Galvão Souza Santos.Mal-estar docente: uma análise das causas e consequências. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

9.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Fabiana P. dos Santos Silva.A dificuldade da efetivação da educação de Jovens e adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

10.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Juliana de Oliveira Menezes.Brinquedoteca: espaço lúdico de aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

11.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Tânea dos Santos Santana.Contos de fada: desenvolvendo o amor pela leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

12.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Geise Sotero Brandão.Metodologia da Construção Ortográfica no Ensino Fundamental I. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

13.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Fernanda dos Reis Gazer.O papel da família no processo de escolarização dos filhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

14.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Rita de Cássia Teixeira.Educação de Jovens e Adultons: Fatores que influenciam a aprendizagem da leitura e da escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

15.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Cristina Alves de Macedo.Fazendo circo: o desenvolvimento humano e a linguagem circense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

16.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Joselice Maria Santos da Silva.Dificuldades de alfabetização na escola pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

17.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Grazielle Dominguez Pereira Fuezi.A importância da familia no processo de ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

18.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Sara Almeida de Araújo Bastos.Orientação Linguística: um novo olhar sobre o processo de alfabetização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

19.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de MARIZA PINHEIRO FREIRE.Identificação de tópicos: uma proposta para facilitar a leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

20.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de Maria Ivone Vasconcelos Rebello.Alunos disléxicos: capacidade de percepção pelos professores na sala de aula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.

21.
PAES, M. N. M.. Participação em banca de MARIA TEREZA PLÁCIDO DE MESQUITA.A formação continuada dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental em relação à temática afro-brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, G.; PAES, M. N. M.; PIRIS, E. L.. Linguística. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Outras participações
1.
SILVA, I. F.; PAES, M. N. M.. Universidade Para Todos - UPT. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

2.
PAES, M. N. M.. Comissão de Chamada Pública para seleção de Coordenador da PARFOR. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

3.
PAES, M. N. M.; SILVA, I. F.. Universidade Para Todos - UPT. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

4.
PAES, M. N. M.; CRUZ, R. S.; SANTOS, S. M. M.. Desempenho acadêmico para promoção de carreira do Magistério Superior. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

5.
PAES, M. N. M.. Incentivo à produção científica. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

6.
PAES, M. N. M.; SANTANA, A. C. S.; CRUZ, A. R. S.. Desafios e perspectivas de uma formação leitora a partir do texto literário. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

7.
PAES, M. N. M.. Núcleos de cultura nas escolas: outro modo de praticar política cultural na Bahia. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

8.
PAES, M. N. M.. Palavra e Ideologia: estudo de alguns casos. 2010. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CISCOG - Congresso Ibero-Americano de Semântica Cognitiva. Comunicação individual "Cognição e Metáfora". 2015. (Congresso).

2.
I CISCOG - Congresso Ibero-Americano de Semântica Cognitiva. A Polissemia na Linguística Cognitiva e na Análise do Discurso pechetiana: um estudo em contraponto. 2015. (Congresso).

3.
VIII Encontro de Formação de Coordenadores de Colegiado. 2015. (Encontro).

4.
SEDis - Seminário de estudos do discurso.As relações de poder que se estabelecem entre o discurso político e o discurso musical: o diálogo da prefeitura de Salvador com o Axé-music para atingir a mass media. 2014. (Seminário).

5.
ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. As cenas de enunciação dos discursos sobre a seca no semiárido baiano hoje (2012). 2013. (Congresso).

6.
SEDis - Seminário de estudos do discurso.Os sentidos que se arquivam no espaço urbano da cidade da Bahia de Todos os Santos. 2013. (Outra).

7.
Encontros de Planejamento e Formação Docentes em Libras. 2012. (Encontro).

8.
Semana de Abertura do PPGEL 2012.Análise do Discurso: A Bala de Ouro. 2012. (Outra).

9.
SAD - V SEMINÁRIO DA ANÁLISE DO DISCURSO.BUSQUEMOS OS HERÓIS DE BARRO E MADEIRA NA CIDADE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. 2010. (Seminário).

10.
Semana de Abertura do Mestrado em Estudo de Linguagens.A pesquisa e os gestos de interpretação. 2010. (Outra).

11.
IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO. 2009. (Seminário).

12.
SEMOC - XI Semana de Mobilização Científica.O cravo e a rosa enconstados em um poste. 2008. (Simpósio).

13.
SEMOC - XI Semana de Mobilização Científica.Tecnologia Educacional. 2008. (Simpósio).

14.
SEMOC - XI Semana de Mobilização Científica.Análise do Discurso e suas relações com os gestos de interpretação. 2008. (Simpósio).

15.
UNEB - Seminários II da Linha Pesquisa 2 do PPGEL.Ler o arquivo: um gesto de interpretação. 2008. (Seminário).

16.
INTERCULTE - 2 Encontro Interdisciplinar de Cultura e Educação da FJA.Os gestos e suas práticas significantes na cidade do Salvador. 2007. (Encontro).

17.
SAD - IV Seminário da Análise do Discurso.Aspectos da Análise do Discurso. 2007. (Seminário).

18.
SAD - IV Seminário da Análise do Discurso.Aspectos da Análise do Discurso. 2007. (Seminário).

19.
SEMOC - X Semana de Mobilização Científica.Gestos de interpretação e suas filiações com a Análise do Discurso. 2007. (Simpósio).

20.
SEMOC - IX Semana de Mobilização Científica.A emergência de uma memória discursiva na obra A bala de ouro:história de um crime romântico. 2006. (Simpósio).

21.
II SPEL/SPAD.Os "Jogos de verdade" em júri da terra. 2005. (Seminário).

22.
SAD - III Seminário da Análise do Discurso.Aspectos da Análise do Discurso. 2005. (Seminário).

23.
SAD - III Seminário da Análise do Discurso.A bala de ouro: o adorno fatal de uma memória enunciativa. 2005. (Seminário).

24.
SEMOC - VIII Semana de Mobilização Científica. 2005. (Simpósio).

25.
Seminário África - Bahia: Interlocuções, literaturas e trocas culturais. 2003. (Seminário).

26.
SEMOC - VI Semana de Mobilização Científica.A ressonância de algumas vozes em Grande Sertão:Veredas. 2003. (Simpósio).

27.
4º Congresso Nacional de Educação. 2002. (Congresso).

28.
SEMOC - V Semana de Mobilização Científica.O sujeito entre a fé, a razão e o fragmento. 2002. (Simpósio).

29.
Simpósio internacional Os Sertões: permanências e rasuras..Canudos no arpejo da viola: uma leitura d'O capitão jagunço. 2002. (Simpósio).

30.
Anos 30: cultura e política Jorge Amado, setenta anos de literatura. 2001. (Seminário).

31.
I Semana de Letras - UCSal.. 2001. (Encontro).

32.
SAD - I Seminário da Análise do Discurso. 2000. (Seminário).

33.
SEMOC - II Semana de mobilização científica. 1998. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, A. S. ; CRUZ, M. F. B. ; PAES, M. N. M. . I SLIFE Simpósio de Letramento, Identidade e Formação de Educadores. 2016. (Outro).

2.
PAES, M. N. M.; SANTOS, E. S. ; ALMEIDA, A. A. D. . I CISCOG - CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE SEMÂNTICA COGNITIVA. 2015. (Congresso).

3.
PAES, M. N. M.. III Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio: Letramento e novas tecnologias: os desafios da formação docente. 2015. (Outro).

4.
GAIARSA, Maria Amélia Chagas ; PAES, M. N. M. ; ROCHA, M. J. C. . V Seminário da Análise do Discurso. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. Letramento digital: perspectivas e desafios no contexto da sala de aula. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. Ensino a Distância (EAD): possibilidades e implicações para a formação docente. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. As cenas de enunciação sobre o nordeste na trilogia torresiana: Essa terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. Letramento e suas implicações no ensino da Língua Portuguesa. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. Indisciplina de quem? Vozes que se contrapõem em uma escola pública na cidade de Alagoinhas - BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. As TIC no contexto escolar do Ensino Médio. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

2.
Alessandra de Azevedo Costa. Processos de inferenciação necessários à produção de sentidos no gênero textual tirinhas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "lato sensu" em Gramática e texto) - Universidade Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

3.
Juniane Barreto. Os processos de significação da história "A bela e a fera", adaptada ao cinema. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "lato sensu" em Gramática e texto) - Universidade Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. A leitura e a escrita como práticas sociais de letramento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

2.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. A escrita de si nas redes sociais: a construção do ethos discursivo no facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

3.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. A função dos gêneros textuais no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

4.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. Sinais de conflitos entre campo e cidade nos discursos prosaicos de. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

5.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. As cenas de enunciação sobre a seca que se configuram na obra de Antônio Torres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

6.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. A escrita de si em narrativas de mulheres do Grupo de Dança Estrela Dalva (Catu-BA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

7.
Jocineide Maria Santos da Paz. As práticas de leitura e escrita no colégio Centro Educacional Dep. Fábio Souto: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

8.
Michele Oliveira da C. Silva. Tecnologias em educação: possibilidades e limites de aprendizagem no Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

9.
Ricardo Alves Carneiro. Educar para sensibilidade: o par educativo no caminho do autoconhecimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

10.
Mariluce de Jesus Santos. Dislexia: distúrbio que interfere na aprendizagem da leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

11.
Caúra Jesus dos Santos. A dislexia e a dificuldde de aprendizagem na leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

12.
Cleide Regina Silva de Araújo. Leitura nas séries iniciais: uma prática necessária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

13.
Lindinalva Deiró Arouca. Leitura e escrita: práticas necessárias à alfabetização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

14.
Camila Laureana O. de Souza. O papel da arte no processo da aprendizagem significativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

15.
Tiago Borges Lira e Silva. A IMPORTÂNCIA DA LINGUÍSITCA NO ENSINO DA GRAMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

16.
Gleide Sodré. LER OU DECODIFICAR, O QUE TEM PRODUZIDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA NA ESCOLA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

17.
Rita de Cassia Soares Santana. LEITURA DE CONSTOS DE FADS: UM RECURSO DE APRENDIZAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

18.
Elisiane Lima da Silva. Ler para ver o mundo: a inclusão da pessoa cega. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

19.
Janete Miranda de Oliveira. LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PRÁTICA QUE DESENVOLVE A CAPACIDADE COGNITIVA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

20.
Antonia Barbosa Ferreira. LEITURA: UMA ATIVIDADE ENTRE O FORMAL E O VIRTUAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

21.
Ana Angélica de Almeida Silva Berenguer. LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA QUESTÃO DE MÉTODO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

22.
Lorena Trindade Santos. LEITURA: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

23.
Patrícia Bezerra Santana. LITERATURA INFANTIL: UM RECURSO DE APRENDIZAGEM NA PRÉ-ESCOLA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

24.
Cleidiana Freitas da Silva. LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

Iniciação científica
1.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. As cenas de enunciação dos discursos sobre a seca no semiárido que se configuram nas narrativas literárias de António Torres. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

2.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. Os efeitos da seca no semiárido baiano (2012-2013): um estudo discursivo das medidas emergenciais e estruturantes promovidas pelas instâncias de poder. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

3.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. Os efeitos da seca no semiárido baiano: um estudo discursivo e atual. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.

4.
Maria Neuma Mascarenhas Paes. Ler os discursos da seca que aflige o semiárido baiano Hoje. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Neuma Mascarenhas Paes.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PEREIRA, A. S. (Org.) ; CRUZ, M. F. B. (Org.) ; PAES, M. N. M. (Org.) . Letramentos, Identidades e Formação de Educadores: Imagens teórico-metodológicas de pesquisas sobre práticas de letramentos. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2018. v. 1. 204p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
PAES, M. N. M.. Como fazer um artigo acadêmico?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PAES, M. N. M.. Dificuldade de Aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PAES, M. N. M.. Introdução à Análise do discurso com ênfase na memória discursiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 22:42:28