Daves Otani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2063103678299943
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Ator, professor e diretor teatral. Doutor (2012) em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Interpretação Teatral, mestre em Artes (2005) e bacharel em Artes Cênicas pela mesma universidade (1996). Atualmente é coordenador de graduação e coordenador geral de pós-graduação (lato sensu e mestrado profissional) da Escola Superior de Artes Célia Helena. Desde 2010, é professor da mesma instituição no curso de bacharelado em Teatro, onde atua nas disciplinas Jogos e Pedagogia Teatral e Interpretação. É responsável por Tópicos Especiais em Direção e Atuação na "Pós-graduação/ Especialização em Direção e Atuação" e por Improvisação na "Pós-graduação/ Especialização em Corpo: Dança, Teatro e Performance".Orienta trabalhos de conclusão de curso prático-teóricos nas pós-graduações lato sensu citadas e iniciações científicas na graduação. É um dos fundadores do grupo de pesquisa cênica Boa Companhia, onde trabalhou por mais de 20 anos como ator e gestor, também como iluminador e professor em workshops e cursos ligados a linguagem do grupo; dirigiu, em parceria com Eduardo Osorio, o espetáculo "Portela, Patrão; Mário, Moto​rista" (2009), produzido pela Boa Companhia. Atuou no espetáculo "Primus" (1999) por 17 anos. Com a Boa Companhia esteve em diversos Estados do Brasil e no exterior (Cuba, Portugal, Alemanha, Rússia, Inglaterra, Marrocos). Em 2017, dirigiu "Receita para Morrer em Oito dias", com a Companhia Zero Zero. Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação e Improvisação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação, atuação, espetáculo teatral, e pedagogia teatral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daves Otani
Nome em citações bibliográficas
OTANI, D.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Artes Célia Helena.
Avenida São Gabriel - lado par
Jardim Paulista
01435000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38848294
Ramal: 213
Fax: (11) 1138848294
URL da Homepage: http://www.boacompanhia.art.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Gênese Improvisacional espetacular:processo criativo da Boa Companhia, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Eusébio Lobo da Silva.
Coorientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ator; Improvisação Teatral; Intérprete.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Improvisação Teatral.
2002 - 2005
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Ator em Jogo,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Márcio Aurélio Pires de Almeida.
Palavras-chave: Corpo; Intérprete; Brasilidade; Grupo; Espetáculo; Capoeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1992 - 1995
Graduação em Artes Cênicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Primeiras Estórias.
Orientador: João das Neves.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso Presencial: Regulação, Avaliação e Supervisão do Ensino Superior. (Carga horária: 8h).
Sindicato das Entid.Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Sup. de SP, SEMESP, Brasil.
2017 - 2017
Gestão de Pessoas para Coordenadores de Curso. (Carga horária: 16h).
Sindicato das Entid.Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Sup. de SP, SEMESP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior Célia Helena, ESCH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor integral/ 40 horas semanais, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador de Graduação (2015) e Coordenador Geral de Pós-graduação desde 2013 (responsável pelo Mestrado em Artes da Cena- 2017), membro do "Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE)", da "Comissão Interna de Avaliação" e do "Colegiado de Curso". Professor de "Fundamentos da Interpretação, "Jogos e Pedagogia Teatral" e "Improvisação".

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Bacharelado em Artes Cênicas/ ESCH, .


Teatro Escola Célia Helena, TECH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina Interpretação Teatral para o nínel 3 (terceiro semestre) do curso técnico de dois anos.


Conservatório Carlos Gomes Campinas, CCC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Professor de Interpretação e Expressão Vocal no Curso Técnico Profissionalizante para atores.


Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Contrato por hora de trabalho, Carga horária: 5
Outras informações
Professor de Interpretação Teatral no Curso de Bacharelado em Artes Cênicas, durante os três primeiros meses de 2009.


COC-Acadêmico, COC-LIMEIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Professor Teatro Edu. Infantil, Fund. e Médio, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Improvisação e processo criativo


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Improvisação teatral e a imagem da encenação em latência: procedimentos de criação.
Descrição: A presente pesquisa investiga as possibilidades que a improvisação oferece para diferentes abordagens do texto escrito, quer seja ele dramático, quer seja literário. O projeto reflete sobre os processos de aproximação ao texto priorizando aqueles que proporcionam uma ocupação espacial coletiva clara e levantam uma imagem, que chamamos de imagem da encenação em latência. O trabalho se estrutura por meio da busca das matrizes criativas que sustentam e orientam o intérprete na execução da ação improvisada, partindo da noção de ?análise ativa?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Olhares (São Paulo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Improvisação Teatral.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2003
Melhor pesquisa de encenação ARENA 2003, International Woche Des Jungens Theaters.
2000
O Banqete - Melhor Espetáculo na Mostra de Diálogos Dramáticos de Limeira e Premio Especial do Júripara o Elenco, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
2000
PRIMUS - Melhor Espetáculo do Festival Nacional de Teatro de Americana, Secretaria da Cultura de Americana.
2000
PRIMUS - Melhor Espetáculo do Júri Popular do Festival Internacional de Teatro de São José dos Campos, Fundação Cassiano Ricardo.
1999
DOROTÉIA - Melhor Espetáculo da Campanha de Popularização de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e Associação dos Produtores de Teatro de Campinas - APTC.
1997
O Banqete -Prêmio Especial Do Júri para o Elenco no Fest.Curta Teatro de Sorocaba - Melhor Espetáculo do Festival, SESC-Sorocaba e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OTANI, D.2014OTANI, D.. Matrizes geradoras em ?Primus?: procedimentos criativos.. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 1, p. 102/9-112, 2014.

2.
OTANI, D.2013OTANI, D.. Boa Companhia e a composição de Primus: ?encontros? que geram procedimentos criativos. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 4, p. 77-87, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OTANI, D.. Palestra sobre Artes Cênicas - VII Feira de Profissões do Colégio Jean Piaget. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. . Documentário? Macacos Me Mordam, 15 anos do espetáculo Primus? e bate ?papo com os atores da Boa Companhia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
OTANI, D.; ALMEIDA, Márcio Aurélio Pires de . O Ator em Jogo. Campinas: UNICAMP, 2005 (Disertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OTANI, D.. Projeto Ademar Guerra. 2014.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, V. T. ; OTANI, D. ; FARRA, Z. D. . A Formação do Ator na Universidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Coreografia, corpografia e ritmo: processo criativo em teatro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OTANI, D.; ALMEIDA, V. F. M. ; Silva, Eduardo Osorio ; CARVALHO FILHO, M. F. ; CAETANO, A. C. ; Boa Companhia . Ministrou aulas voltadas para a improvisação criativa e trabalhou na organização de Oficina Montagem Boa Companhia / Bertolt Brecht, duração de 60 horas, na sede do Grupo: 'Útero de Vênus', em Barão Geraldo, Campinas, subsidiada pelo projeto Cultura Viva/ Ponto de Cultura do Governo Federal, de 14 de Fev. à 02 de março.. 2013. .

3.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; Carvalho Filho, Moacir Ferraz de ; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Oficina montagem de dez dias denominada 'Nelson Rodrigues em Boa Companhia', realizada no Útero de Vênus, sede da 'Boa companhia', fevereiro de 2012. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA.. 2009. (Manutenção de obra artística/Outro).

5.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Jogo e Animalidade ? da partitura exterior à partitura interior. 2007. .

6.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Jogo e Animalidade ? da partitura exterior à partitura interior. 2006. .

7.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Jogo e Animalidade ? da partitura exterior à partitura interior. 2005. .

8.
OTANI, D.. Iniciação teatral. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
OTANI, D.. Iniciação Teatral. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GARCIA, B. ; DINIZ, L. F. ; OTANI, D. . Direção Receita para Morrer em VIII dias no XI Festival Nacional de Teatro de Limeira. 2017. Teatral.

2.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; SILVA, E. O. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação no espetáculo PRIMUS, adaptação do conto 'Comunicado a uma academia', de F. Kafka (dirigido por Verônica Fabrini) em apresentação dias 03 e 04/ 03 em Campinas/ SP, no Teatro C. Mendes e dia 12/ 03 no SESC-Jundiaí e dia 30/04, no SESC-Araraquara (com vídeo-15 anos e debate) - seleção da equipe do SESC-SP ; no Itaú Culltural (Terça Tem Teatro - curadoria própria) no dia 23 de agosto.. 2016. Teatral.

3.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Oficina corpografia,coreografia e ritmo. 2016. Teatral.

4.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação de temporada de 11 a 26 de junho a na cidade de Campinas/ SP, com apoio do FICC (Fundo de Incentivo a Cultura da cidade de Campinas), mediante edital público; apresentações nos SESI-Tatuí, SESI-Araraquara (mediante edital público) e SESC- São Carlos.. 2015. Teatral.

5.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; CAETANO, A. C. ; ALMEIDA, V. F. M. ; CARVALHO FILHO, M. F. . Atuação no espetáculo PRIMUS, na temporada Mayo Teatral (Casa De las Americas/ Havana-Cuba) em maio de 2014, com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini.. 2014. Teatral.

6.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; CARVALHO FILHO, M. F. . Atuação no espetáculo PRIMUS, no Programa PROAC, da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, de abril a agosto de 2014, com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini, nas cidades de Guaíra, Assis, Taubaté, Araçatuba , Mogi das Cruzes e Bilac.. 2014. Teatral.

7.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no Interior de SP/ SESI-Campinas e SESI-Rio Claro. 2014. Teatral.

8.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no FESTIVALE (Festival Nacional de Teatro de São José dos Campos). 2014. Teatral.

9.
OTANI, D.; Boa Companhia ; SILVA, E. O. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação no espetáculo PRIMUS, no FILO (Festival Internacional de Teatro de Londrina/ PR), com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini. 2014. Teatral.

10.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; SILVA, E. O. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. ; Boa Companhia . Atuação no espetáculo PRIMUS, no SESC Campinas, com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini, em comemoração aos 15 anos do espetáculo.. 2014. Teatral.

11.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . tuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no 37° FESTE - Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba. 2014. Teatral.

12.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; Boa Companhia ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no FESTE (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba). 2014. Teatral.

13.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; SILVA, E. O. ; Boa Companhia ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação no espetáculo PRIMUS, na abertura do 11º Festival Curta cenas de Sumaré, em novembro de 2014, com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini.. 2014. Teatral.

14.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação no espetáculo PRIMUS, no Festival Universitário de Teatro de Agadir/ FETURP (Marrocos) em abril de 2013, com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini. 2013. Teatral.

15.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA' (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no SESI-Campinas.. 2013. Teatral.

16.
CAETANO, A. C. ; Carvalho Filho, Moacir Ferraz de ; OTANI, D. ; ALMEIDA, V. F. M. ; SILVA, E. O. ; VALEZZI, G. . Atuação no espetáculo 'CARTAS DO PARAÍSO'' (baseado em Cartas Jesuíticas), produzido pela Boa Companhia e dirigido por Verônica Fabrini, em Caraguatatuba, dentro do Projeto, 'Cartas no Portos', patrocinado pelo PROAC (Programa de Incentivo a cultura da Secretaria estadual de Cultura do estado de SÃO PAULO). 2013. Teatral.

17.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação no espetáculo PRIMUS, no Teatro Municipal de Campinas Castro Mendes.. 2013. Teatral.

18.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; Possani, Alice ; CARVALHO FILHO, M. F. ; SILVA, E. O. ; CUNHA, E. ; VALEZZI, G. ; LOPES, M. S. ; ALMEIDA, V. F. M. ; ALVAREZ, E. ; Boa Companhia ; MATULA Teatro . Atuação no espetáculo UM ARTISTA DA FOME (adaptado do conto homônimo de Kafka), dentro do Projeto CIRCO K. (em parceria com o grupo Matula Teatro, projeto patrocinado pelo Edital Federal pró-Cultura), pela Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini, em apresentação única no Festival de Artes Cênicas , em setembro de 2013.. 2013. Teatral.

19.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; Boa Companhia . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA' (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em três apresentações no 15º Festival de Artes Cênicas CAXIAS EM CENA.. 2013. Teatral.

20.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA' (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no XX FENTEPP - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente.. 2013. Teatral.

21.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; Boa Companhia . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA' (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no FLORIPA TEATRO - 20º Festival Isnard Azevedo. 2013. Teatral.

22.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação, criação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (codirigido por Verônica Fabrini, montado pelo grupo BOA COMPANHIA com recursos do FICC/ Campinas) apresentado no SESC-São Carlos em fevereiro de 2012. 2012. Teatral.

23.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação, criação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (co-dirigido por Verônica Fabrini, montado pelo grupo BOA COMPANHIA com recursos do FICC/ Campinas) apresentado gratuitamente na FABRICA FLASCÔ em fevereiro de 2012. 2012. Teatral.

24.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação, criação e direção da peça PORTELA, PATRÃO; MÁRIO MOTORISTA, em parceria com Eduardo Osório, codirigida por Verônica Fabrini em temporada de cinco semanas no SESC-Pinheiros, São Paulo. 2012. Teatral.

25.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; Boa Companhia . Atuação no espetáculo PRIMUS, no Festival Universitário de Teatro de Ouro Preto (MG), em julho de 2012, com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini. 2012. Teatral.

26.
OTANI, D.; ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; MATULA Teatro ; Possani, Alice ; LOPES, M. ; HARADA, R. . Atuação no espetáculo UM ARTISTA DA FOME (adaptado do conto homônimo de Kafka), dentro do Projeto CIRCO K. (em parceria com o grupo Matula Teatro), pela Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini, em temporada de seis semanas no Centro de Inclusão e Extensão Social Estação Guanabara, da UNICAMP (projeto patrocinado pelo Edital Federal pró-Cultura), em junho/ julho de 2012. 2012. Teatral.

27.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação, criação e direção da peça PORTELA, PATRÃO; MÁRIO MOTORISTA, em parceria com Eduardo Osório, co-dirigida por Verônica Fabrini, apresentações no Circuíto Culrural Paulista, da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo: cidades de Pirassununga, Tupã, Pompéia e Monte Alto. 2012. Teatral.

28.
OTANI, D.; Boa Companhia ; SILVA, E. O. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação no espetáculo PRIMUS , adaptado da obra de Kafka, dirigido por Verônica Fabrini e realizado pela Boa Companhia, duas apresentações no SESC-Campinas, em comemoração aos 20 anos do grupo.. 2012. Teatral.

29.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; Boa Companhia . Atuação, direção e criação (em parceria com Eduardo Osorio) de PORTELA , PATRÃO, MÁRIO, MOTORISTA, inspirado na obra de Brecht, Goya e Chaplin, espetáculo montado pela Boa Companhia, co-dirigido por Verônica Fabrini, apresentado pelo Circuito Cultural SESI-SP, em três cidades do interior do estado: Piracicaba, Mogi das Cruzes e S.J. dos Campos... 2012. Teatral.

30.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Atuação, criação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (co-dirigido por Verônica Fabrini, montado pelo grupo BOA COMPANHIA com recursos do FICC/ Campinas) apresentado no Teatro Nair belo, em Limeira, promovido pela Oficina Cultural Carlos Gomes, da Secretaria E de Cultura de SP.. 2011. Teatral.

31.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; GUSTAVO, . no espetáculo 'CARTAS DO PARAÍSO'' (baseado em Cartas Jesuíticas), produzido pela Boa Companhia e dirigido por Verônica Fabrini.. 2011. Teatral.

32.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; Boa Companhia ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação, criação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (co-dirigido por Verônica Fabrini, montado pelo grupo BOA COMPANHIA com recursos do FICC/ Campinas) apresentado no FUGA - Festival Universitário de Goiânia (UFG)/ 2011, em novembro.. 2011. Teatral.

33.
OTANI, D.; ALMEIDA, V. F. M. ; Boa Companhia ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; SILVA, E. O. . Atuação no espetáculo PRIMUS, adaptação do conto 'Comunicado a uma Academia', de Franz Kafka, dirigido por Verônica Fabrini e produzido pela BOA COMPANHIA - Festival Nacional de Teatro de Piracicaba. 2011. Teatral.

34.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação, criação e direção na temporada de três semanas do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (co-dirigido por Verônica Fabrini, montado pelo grupo BOA COMPANHIA com recursos do FICC/ Campinas) apresentado no ESPAÇO ELEVADOR, dentro de projeto aprovado no EDITAL DE FOMENTO AO TEATRO da cidade de São Paulo.. 2011. Teatral.

35.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . Atuação e direção no espetáculo 'Portela; Patrão, Mário, motorista' (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini), atuação no espetáculo 'Primus', dirigido por Verônica Fabrini e ministrante de oficina ligada aos procedimentos criativos da companhia dentro da Mostra de repertório da Boa Companhia intitulada O LOBO DO HOMEM; na ocupação da sala Eugênio Kusnet/ FUNARTE-São Paulo. 2010. Teatral.

36.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Atuação, criação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (co-dirigido por Verônica Fabrini, montado pelo grupo BOA COMPANHIA com recursos do FICC/ Campinas) apresentado no Festival Nacional de Teatro de Americana de 2010.. 2010. Teatral.

37.
OTANI, D.; ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; SILVA, E. O. . Atuação no espetáculo PRIMUS, adaptação do conto 'Comunicado a uma Academia', de Kafka, dirigido por Verônica Fabrin e participação na Master Class sobre procedimentos criativos da companhia, noi 'V Moscow International Theatre Festival of Student and Postgraduate Performances Your Chance?, em Moscou, Rússia, no Theatre Center. 2009. Teatral.

38.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; CAETANO, A. C. . Atuação, criação e direção na temporada do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (co-dirigido por Verônica Fabrini, montado pelo grupo BOA COMPANHIA com recursos do FICC/ Campinas) apresentado no Teatro Útero de vênus (Sede da Associação Cultural Boa Companhia). 2009. Teatral.

39.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; SILVA, E. O. ; FONSECA, F. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação na peça 'A Dama e os Vagabundos', dirigida por Moacir Ferraz e Verônica Fabrini, realizada pela 'Boa Companhia' e apresentada na 'Virada Cultural Paulista', da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo, em Araraquara (SP).. 2008. Teatral.

40.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . PRIMUS, Adaptação de ?Comunicado a uma Academia?, de Franz Kafka/ 2007. 2007. Teatral.

41.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; FONSECA, F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . A DAMA E OS VAGABUNDOS, espetáculo musical.. 2007. Teatral.

42.
CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; FONSECA, F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. ; Marcelo Lazzaratto . ESPERANDO GODOT, de Samuel Beckett. 2006. Teatral.

43.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . PRIMUS, apresentações em 2006.. 2006. Teatral.

44.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; FONSECA, F. ; LOPES, M. S. ; OKAMOTO, Eduardo ; OTANI, D. ; Possani, Alice ; SILVA, E. O. . MR. K e os artistas da fome, Copa da Cultura Brasil/ Alemanha. 2006. Teatral.

45.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . PRIMUS, apresentações 2005. 2005. Teatral.

46.
ALMEIDA, V. F. M. ; Boa Companhia ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; COSTA, M. ; FONSECA, F. ; MATULA Teatro ; LOPES, M. S. ; Possani, Alice ; OKAMOTO, Eduardo ; SILVA, E. O. ; OTANI, D. . MR. K. E OS ARTISTAS DA FOME, remontagem 2004/ versão brasileira. 2004. Teatral.

47.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . PRIMUS, apresentações em 2004.. 2004. Teatral.

48.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; COSTA, M. ; FONSECA, F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. ; TORNAVOI, M. . MR. K. E OS ARTISTAS DA FOME, adaptação do conto 'O Artista da Fome', de Franz Kafka.. 2003. Teatral.

49.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . PRIMUS, apresentaçõwes em 2003.. 2003. Teatral.

50.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . PRIMUS, apresentações em 2002.. 2002. Teatral.

51.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . PRIMUS, apresentações em 2001.. 2001. Teatral.

52.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . PRIMUS, apresentações no ano 2000.. 2000. Teatral.

53.
OTANI, D.; ALMEIDA, V. F. M. ; SILVA, E. O. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; CAETANO, A. C. . PRIMUS, adaptação livre do conto COMUNICADO A UMA ACADEMIA, de Franz Kafka.. 1999. Teatral.

54.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; Boa Companhia ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. ; Evaristo, Simoni ; MONTEIRO, J. ; FERRARI, F. . DOROTÉIA, de Nelson Rodrigues.. 1998. Teatral.

55.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; Evaristo, Simoni ; FERRARI, F. ; FONSECA, F. ; MONTEIRO, J. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. ; HUNZICKER, F. ; Boa Companhia . O SENHOR PUNTILA E SEU CRIADO MATTI, de Bertold Brecht.. 1998. Teatral.

56.
ALMEIDA, V. F. M. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; FERRARI, F. ; Evaristo, Simoni ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. ; MONTEIRO, J. ; Boa Companhia . A BUSCA DO COMETA, de João das Neves.. 1998. Teatral.

57.
ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; FERRARI, F. ; MONTEIRO, J. ; OTANI, D. ; Evaristo, Simoni ; VIANNA, Poena ; SANTIAGO, C. D. ; SILVA, E. O. . LOVE ME, musical a partir de canções e cenas de amor variadas.. 1998. Teatral.

58.
OTANI, D.; ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; FURQUIM, C. ; SILVA, E. O. ; TORNAVOI, M. ; COSTA, M. ; CARVALHO FILHO, M. F. . BANQETE, adaptação de poemas de Qorpo Santo.. 1997. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
OTANI, D.; Schapira, Claudia . Projeto Conexões/ Direção. 2011 (Atividade de Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
OTANI, D.; SILVA, A. S.; GAMA, J. C. M.; PUPO, Maria Lúcia de Barros; ANDRADE, José Carlos dos Santos. Participação em banca de Marcelo Braga de Carvalho. Do ser ao ator: uma trajetória pedagógica inspirada em Myrina Muniz. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

2.
OTANI, D.; ALMEIDA, V. F. M.; SILVA, D. A. E.; LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, I. E.. Participação em banca de Claudia Carla Echenique Saavedra. Shakespeare além do espaço-tempo. Uma conversa com os direitos humanos, nas tragédias Tito Andrônico, Ricardo III e Macbeth". 2014. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OTANI, D.; GOUSSINSKY, S.; ALMEIDA, K. C.. Participação em banca de Isabel Odenheimer Barros. Caminhos para o ensino integrado de teatro musical. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

2.
OTANI, D.; GOUSSINSKY, S.; MARTINS, E. V. D.. Participação em banca de Lívia Aché Nolla. Os obstáculos para a valorização de um teatro musical originalmente brasileiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Interpretação para Musical) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

3.
OTANI, D.; RODRIGUES, M. A.; OLIVEIRA, Y. D.. Participação em banca de Chyntia Sampaio de Gusmão. As vozes de Eurídice: Intimação de Orfeu em processo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

4.
OTANI, D.; DINIZ, L. F.; OLIVEIRA, Y. D.. Participação em banca de Carla Jacy Lopes. Corpo fechado: os caminhos para a cena (prático e teórico). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança,Teatro e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

5.
OTANI, D.; DORIA, J.; OLIVEIRA, Y. D.. Participação em banca de Maisa Aurora Marcos. Reflexões e exercício cênico sobre "método das perguntas" e o processo de "colagem" de Pina Bausch (teórico e prático, com apresentação pública). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança,Teatro e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

6.
OTANI, D.; DINIZ, L. F.; OLIVEIRA, Y. D.. Participação em banca de Andrea Serpeloni. A cena contemporânea criada a partir do subtexto do personagem dramático. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

7.
OTANI, D.; RODRIGUES, M. A.; OLIVEIRA, Y. D.. Participação em banca de Fernando Nitsch Borges de Almeida. A máscara do bufão e o elemento grotesco como possibilidade do teatro político. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

8.
OTANI, D.; BOER, S. A.; OLIVEIRA, Y. D.. Participação em banca de Aline Sampaio Pontes. A verdade da cena. Uma busca através da análise ativa de Stanislavski. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performanc) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

9.
OTANI, D.; DINIZ, L. F.; OLIVEIRA, Y. D.. Participação em banca de Howardinne Queiroz Leão. Saída discreta pela porta dos fundos: uma experiência cênica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

10.
OTANI, D.; VIEIRA, H.; ARRUDA, R. C.. Participação em banca de Denílson Augusto de Campos. Anna: o gestus brechtiano na cena e no trabalho do ator. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

11.
OTANI, D.; AZEVEDO, S. M.; CAVALHAES, A. G.. Participação em banca de Gabriel de Almeida Miziara. As Ondas ou uma Autópsia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performanc) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

12.
OTANI, D.; AZEVEDO, S. M.; CAVALHAES, A. G.. Participação em banca de Melany Kern Sarubo Marsal. Cartas Especiais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performanc) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

13.
OTANI, D.; CAVALHAES, A. G.; MACHADO, V. T.. Participação em banca de Alinny Karla Aparecida Costa. Estudos para ser (vídeo-dança). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performanc) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

14.
OTANI, D.; AZEVEDO, S. M.; MACHADO, V. T.. Participação em banca de Bárbara Muglia Rodrigues. Mares de mim: ensaio mareado sobre um processo criador. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performanc) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

15.
OTANI, D.; AZEVEDO, S. M.; CAVALHAES, A. G.. Participação em banca de Renata Asato de Camargo. Do Teatro Nô à dança Butô, um caminho para dizer não. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performanc) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

16.
CAVALHAES, A. G.; OTANI, D.; MACHADO, V. T.. Participação em banca de Maria Candida Varone de Morais Capecchi. A poesia e a melancolia de meu pai: caminhos e descaminhos da arte em mim. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança, Teatro e Performanc) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

17.
LEONARDELLI, P.; OTANI, D.; DINIZ, L. F.. Participação em banca de Flávia de Castro Pereira. A Poética da Delicadeza. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança,Teatro e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

18.
OTANI, D.; GABANINI, L.; DINIZ, L. F.; LEONARDELLI, P.. Participação em banca de Camila Helena Dias Caparroz. Ela! Sob o corpo dança a memória. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança,Teatro e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

19.
OTANI, D.; DINIZ, L. F.; LEONARDELLI, P.. Participação em banca de Priscila Queiroz. Ensaios sobre Macabéa - cartografia de um ato criador e expressivo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança,Teatro e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

20.
OTANI, D.; MARTINS, E. V. D.; VIEIRA, C. H. V.. Participação em banca de Samantha Helena Bittar Caracante. O "Teatro do Absurdo" e a busca pela Teatralidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

21.
OTANI, D.; MARKO, L.; DORIA, J.. Participação em banca de Ana Paula Capo. O teatro como educação para o desenvolvimento humano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Arte e Educação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

22.
OTANI, D.; AZEVEDO, S. M.; PACHECO, D. A.. Participação em banca de Valéria Ramos Luand. Agora você protege: uma incursão ao processo de criação coletiva do Grupo TIMOL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Arte e Educação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

23.
OTANI, D.; SILVA, E. P.; GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Erica Martinelli Munhoz. Pedagogia teatral e dramaturgia: um estudo comparativo para tecer fios. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Arte e Educação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

24.
OTANI, D.; VILELA, L. F.; BRITO, P. M. F.. Participação em banca de Thiago Neves da Rocha. A condução do professor: reflexão sobre a pratica de arte-educadores teatrais para crianças de dez á doze anos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Arte e Educação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

25.
OTANI, D.; GOUSSINSKY, S.; OLIVEIRA, Y. D.. Participação em banca de Denise Pires Garcia de Souza. Levantamentos sobre indisciplina, autoridade e limites na aula de teatro, e o papel e a expectativa dos pais nesse contexto: estudo de caso em uma escola particular de São Paulo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Arte e Educação) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

26.
OTANI, D.; AZEVEDO, S. M.; MACHADO, V. T.. Participação em banca de Érika Máximo Martins. O corpo do ator como tradutor de sentimentos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança,Teatro e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

27.
OTANI, D.; AZEVEDO, S. M.; MACHADO, V. T.. Participação em banca de Scheila de Souza Leandro. TXAI. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança,Teatro e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

28.
ARRUDA, R. C.; OTANI, D.; DINIZ, L. F.. Participação em banca de Renan Botelho Alves. O Teatro Pictórico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

29.
GOUSSINSKY, S.; OTANI, D.; DINIZ, L. F.. Participação em banca de Norma Gabriel Brito. O ator do Drama Musical. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

30.
RODRIGUES, M. A.; OTANI, D.; ALBUQUERQUE, M. B.. Participação em banca de Fernanda Assef. Teatro em Construção: Caminhos para uma experiência emancipadora para o espectador e o artista. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

31.
BOER, S. A.; OTANI, D.; CANDEIAS, M. L.. Participação em banca de Ivany Raso Gonçlves. A Sede e a Fome à luz de Camus. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

32.
VIEIRA, C. H. V.; OTANI, D.; DINIZ, L. F.. Participação em banca de Klever Dey Ravanelli. Lus na Trevas: o ator em foco. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

33.
ALBUQUERQUE, M. B.; OTANI, D.; GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Ricardo Nogueira Bogus. O Pato. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

34.
VIEIRA, H.; ALBUQUERQUE, M. B.; OTANI, D.. Participação em banca de Paulo Rogério Bolognesi Rocco. TCC/ teórico: A iluminação e a Dramaturgia da Imagem. Cena: A luz dos olhos Teus.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

35.
HADDAD, P.; SIMOES, G. M.; OTANI, D.. Participação em banca de Ana Paula João Demambro. TCC escrito:O Trabalho do ator: a preparação que antecede a cena segundo método de Antunes Filho. Cena: O Fingidor, de Samir Yazbek.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

36.
OTANI, D.; SIMOES, G. M.; HADDAD, P.. Participação em banca de Natasha Curuci de Jesus. O Corpo em Cena: uma experiência do desenho de movimentos a partir de Valsa nº 6. Cena: Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

37.
OTANI, D.; ALBUQUERQUE, M. B.; VIEIRA, H.. Participação em banca de Cláudia Maria Viggiano Laurenti. TCC-teórico: Longa Jornada - um laboratório experiemental de atores para uma encenação contemporânea. Cena: Longa Jornada Noite adentro, de E. O' Neill. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

38.
OTANI, D.; SIMOES, G. M.; MARTINS, E. V. D.. Participação em banca de Patrícia Teixeira Alves. TCC/ teórico: A Vida que interrompe o prolólogo/ um estudo complementar que divide a vida em cena, a partir do prólogo de. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

39.
OTANI, D.; ALBUQUERQUE, M. B.; HADDAD, P.. Participação em banca de Einat Falbel. TCC teórico: Pós-Man. Cena: Pós-Man. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

40.
Lucienne Guedes; OTANI, D.. Participação em banca de André Assenheimer Hendges. TCC/ teórico: ?A casa da Árvore: uma jornada particular pelos contos de fada?. Cena:. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

41.
Lucienne Guedes; OTANI, D.. Participação em banca de Wilson Caetano. TCC teórico: ?Teatro e conscientização: abordando a questão de gênero em uma cena teatral? e cena prática.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

42.
OTANI, D.; Lucienne Guedes. Participação em banca de Roberto da Silva Barbosa. TCC teórico : ?Pilatos do texto à cena ? Uma experiência de escrever e encenar? e cena prática.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OTANI, D.. Entrevistas para seleção de grupos - Projeto Ademar Guerra. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Co-creation Symposium - Meeting Place, Performing Arts and Landscape. 2016. (Simpósio).

2.
1º Seminário nacional de formação artística e cultural. 2015. (Seminário).

3.
Foprof - Fórum nacional de mestrados profissionais. 2015. (Encontro).

4.
Jornada Latino-americana de Estudos Teatrais/ Espacialidades e Fronteiras da Cena.O espaço na cena, os espaços da cena. 2014. (Seminário).

5.
Temporada de Teatro Latinoamericano y Caribeño Mayo Teatral 2014.La trayectoria artística, poética y procedimentos expresivos de Boa Companhia (matriz creativa y geratriz improvisacional espetacular). 2014. (Encontro).

6.
A Palavra em Movimento.Mr. K. E OS ARTISTAS DA FOME, adaptação teatral do conto 'Um Artista da Fome", de Franz Kafka.. 2003. (Outra).

7.
Festival - ARENA 03.MR. K. E OS ARTI.STAS DA FOME, adaptação teatral do conto "Um Artista da Fome", de Frans Kafka. 2003. (Outra).

8.
Festival ARENA 02.PRIMUS, adaptação teatral do conto "Comunicado a uma Academia", de Franz Kafka.. 2002. (Outra).

9.
Reflexos de Cena.PRIMUS, adaptção do conto "comunicado a uma academia", de Franz Kafka, apresentação do espetáculo, expos~ção da linha de pesquisa e do processo criativo.. 2002. (Outra).

10.
Seminário Proust/ kafka.Apresentação de obra artística. 2002. (Seminário).

11.
Reflexos de Cena.O BANQETE, adaptação teatral de poemas de Qorpo Santo, apresentação do espetáculo, apresentação da linha de pesquisa e do processo criativo... 2001. (Outra).

12.
Seminário Internacional Del Dramaturgia del Actor.Seminário Internacional que discutia o papel do ator de teatro na comtemporaneidade. Participou com demonstração técnica do Grupo de Pesquisa Cênica Boa Companhia. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OTANI, D.; DORIA, J. ; XAVIER, A. . Semana de recepção de calouros ESCH 2018. 2018. (Outro).

2.
OTANI, D.; XAVIER, A. ; DINIZ, L. F. ; ALBUQUERQUE, M. B. ; DORIA, J. . V Seminário de Pesquisa e Extensão. 2018. (Outro).

3.
OTANI, D.; ERLINSGDOTER, S. ; CORTEZ, L. ; DORIA, J. . Coordenação pedagógica e organização de Hapening "Crianças da Floresta" a partir de workshop com Sara Erlinsgdotter (SADA-Suécia) no parque do Ibirapuera em uma parceria SADA/ Suécia- MAM (Museu de Arte Moderna)-Escola Superior de Artes Célia Helena. 2017. (Outro).

4.
OTANI, D.; ALBUQUERQUE, M. B. ; OLIVEIRA, Y. D. ; DORIA, J. . Coordenação do III Seminário Anual de Pesquisa e Extensão da ESCH. 2016. 2016. (Outro).

5.
OTANI, D.; ERLINSGDOTER, S. ; DORIA, J. ; CORTEZ, L. . Coordenação pedagógica e organização de Hapening a partir de workshop com Sara Erlinsgdotter (SADA-Suécia) no parque do Ibirapuera em uma parceria SADA/ Suécia- MAM (Museu de Arte Moderna)-Escola Superior de Artes Célia Helena. 2016. (Outro).

6.
OTANI, D.; CORTEZ, L. ; RODRIGUES, M. A. ; ALBUQUERQUE, M. B. ; YAZBEK, S. ; DORIA, J. . Seminário São Paulo Cena Contemporânea. 2015. (Outro).

7.
Boa Companhia ; OTANI, D. ; CAETANO, A. C. ; SILVA, E. O. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. ; TOMILHEIRO, C. . Vaudavila 2012, Mostra (organização/ curadoria) realizada pelo Ponto de Cultura Boa Companhia e Companhia Sarau. 2012. (Outro).

8.
Boa Companhia ; OTANI, D. ; Carvalho Filho, Moacir Ferraz de ; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; TOMILHEIRO, C. ; CUNHA, E. . Vaudavilla 2011/ Festiaval de Teatro/ Música e Performance, organização e curadoria, realizado pelo Ponto de Cultura Companhia Sarau e Boa Companhia. 2011. (Festival).

9.
Boa Companhia ; OTANI, D. ; ALMEIDA, V. F. M. ; CAETANO, A. C. ; Carvalho Filho, Moacir Ferraz de ; Silva, Eduardo Osorio . Vaudavila/ múcica-teatro-performance. 2010. (Outro).

10.
Boa Companhia ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. ; OTANI, D. ; SILVA, E. O. . Mostra VAUDAVILLA- Teatro, música e performance. 2008. (Outro).

11.
Boa Companhia ; Humatriz Teatro ; Barracão Teatro ; LUME ; Seres de Luz Teatro ; OTANI, D. ; Companhia SARAU . Tem Cena na Vila II. 2002. (Outro).

12.
Boa Companhia ; LUME ; Barracão Teatro ; Companhia SARAU ; OTANI, D. . Tem Cena na Vila. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Scarlett Siqueira do Valle. Do Du Soleil ? As lentes japonesas do Kabuki e Bunraku no olhar cinematográfico de Ariane Mnouchkine. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).

2.
Eduardo Rodrigues. Imaginação e Memória cognitiva como instrumento de evolução cênica à luz da memória das emoções. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).

3.
Renan Botelho Alves. Études - procedimentos para criação de um espaço orgânico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ronaldo Fernandes. Obsessão em quatro Atos - Direção. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Atuação e Direção) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

2.
Márcio Beauclair. Mata Teu Pai -Solo/ Direção. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Atuação e Direção) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

3.
Lyvia Gamerco. Mata Teu pai - Solo/ Interpretação. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Atuação e Direção) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

4.
Marcela Velasques Arce. A máscara, o boneco e nossas heranças. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Atuação e Direção) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

5.
Natália Aurélio de Sá. Parajyba Rio Mulher - Processo de Montagem. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direção e Atuação) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

6.
Melina Matos. Obsessão em Quatro Atos - Interpretação. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Atuação e Direção) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

7.
Camila Helena Dias Caparroz. Ela! Sob o corpo dança a memória. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança,Teatro e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

8.
Priscila Queiroz. Ensaios sobre Macabéa - cartografia de um ato criador e eexpressivo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Corpo: Dança,Teatro e Performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

9.
Patrícia Paiva. A Importância do Arte-Educador em compreender os contos de fadas como uma ferramenta na educação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Arte e Educação) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

10.
Graziela Jardim. O Gestus como Elemento Concretizador de Reflexão e Questionamento na Cena. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

11.
Einat Fabel. Pós Manz. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

12.
Ana Paula Demambro. O trabalho do ator: a preparação que antecede a cena segundo o método do diretor Antunes Filho. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

13.
Henrique Buzzi Caponero. As possibilidades da linguagem clownesca no apoio à criação da personagem. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

Iniciação científica
1.
Ana Paula Neves. Traços do surrealismo no teatro brasileiro contemporâneo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

2.
Maria Amália Cavalcante Rico. Aspectos e procedimentos do simbolismo possíveis na formação do ator atual. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

Orientações de outra natureza
1.
Felipe Romon. Monitoria para a disciplina "Jogos e Pedagogia Teatral": "O jogo e a improvisação teatral como ferramentas de aprimoramento do ator". 2012. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.

2.
Rafaela Perticarrari. Monitoria para a disciplina "Interpretação I": acompanhamento da disciplina e relatório de detalhamento do processo criativo do exercício final. 2012. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Daves Otani.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OTANI, D.2014OTANI, D.. Matrizes geradoras em ?Primus?: procedimentos criativos.. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 1, p. 102/9-112, 2014.

2.
OTANI, D.2013OTANI, D.. Boa Companhia e a composição de Primus: ?encontros? que geram procedimentos criativos. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 4, p. 77-87, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. . Documentário? Macacos Me Mordam, 15 anos do espetáculo Primus? e bate ?papo com os atores da Boa Companhia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OTANI, D.. Palestra sobre Artes Cênicas - VII Feira de Profissões do Colégio Jean Piaget. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Coreografia, corpografia e ritmo: processo criativo em teatro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; Carvalho Filho, Moacir Ferraz de ; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Oficina montagem de dez dias denominada 'Nelson Rodrigues em Boa Companhia', realizada no Útero de Vênus, sede da 'Boa companhia', fevereiro de 2012. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OTANI, D.; ALMEIDA, V. F. M. ; Silva, Eduardo Osorio ; CARVALHO FILHO, M. F. ; CAETANO, A. C. ; Boa Companhia . Ministrou aulas voltadas para a improvisação criativa e trabalhou na organização de Oficina Montagem Boa Companhia / Bertolt Brecht, duração de 60 horas, na sede do Grupo: 'Útero de Vênus', em Barão Geraldo, Campinas, subsidiada pelo projeto Cultura Viva/ Ponto de Cultura do Governo Federal, de 14 de Fev. à 02 de março.. 2013. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, V. T. ; OTANI, D. ; FARRA, Z. D. . A Formação do Ator na Universidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OTANI, D.; XAVIER, A. ; DINIZ, L. F. ; ALBUQUERQUE, M. B. ; DORIA, J. . V Seminário de Pesquisa e Extensão. 2018. (Outro).


Artes Cênicas
1.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; SILVA, E. O. ; FONSECA, F. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação na peça 'A Dama e os Vagabundos', dirigida por Moacir Ferraz e Verônica Fabrini, realizada pela 'Boa Companhia' e apresentada na 'Virada Cultural Paulista', da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo, em Araraquara (SP).. 2008. Teatral.

1.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA' (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no SESI-Campinas.. 2013. Teatral.

1.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; CAETANO, A. C. ; ALMEIDA, V. F. M. ; CARVALHO FILHO, M. F. . Atuação no espetáculo PRIMUS, na temporada Mayo Teatral (Casa De las Americas/ Havana-Cuba) em maio de 2014, com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini.. 2014. Teatral.

1.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; CARVALHO FILHO, M. F. . Atuação no espetáculo PRIMUS, no Programa PROAC, da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, de abril a agosto de 2014, com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini, nas cidades de Guaíra, Assis, Taubaté, Araçatuba , Mogi das Cruzes e Bilac.. 2014. Teatral.

1.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no FESTIVALE (Festival Nacional de Teatro de São José dos Campos). 2014. Teatral.

1.
OTANI, D.; Boa Companhia ; SILVA, E. O. ; CAETANO, A. C. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação no espetáculo PRIMUS, no FILO (Festival Internacional de Teatro de Londrina/ PR), com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini. 2014. Teatral.

1.
OTANI, D.; SILVA, E. O. ; Boa Companhia ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação e direção do espetáculo PORTELA, PATRÃO; MÁRIO, MOTORISTA (em parceria com Eduardo Osorio, codirigido por Verônica Fabrini) em apresentação no FESTE (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba). 2014. Teatral.

1.
OTANI, D.; CAETANO, A. C. ; SILVA, E. O. ; Boa Companhia ; CARVALHO FILHO, M. F. ; ALMEIDA, V. F. M. . Atuação no espetáculo PRIMUS, na abertura do 11º Festival Curta cenas de Sumaré, em novembro de 2014, com a Boa Companhia, dirigido por Verônica Fabrini.. 2014. Teatral.

1.
OTANI, D.; SILVA, E. O. . Oficina corpografia,coreografia e ritmo. 2016. Teatral.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 17:31:44