Fabiano Colauto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1359627901138085
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Doutor em Ciências - Física da Matéria Condensada. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente é Professor Adjunto 3 no Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos. Realizou um Pós-doutorado no Argonne National Laboratory. Desenvolve pesquisa experimental em Supercondutividade e Magnetismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiano Colauto
Nome em citações bibliográficas
Colauto, F.;COLAUTO, F.;F. Colauto;COLAUTO, F;COLAUTO, FABIANO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Física.
Via Washington Luís (SP-310), km 235
Monjolinho
13585-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676
Telefone: (16) 33518228
Fax: (16) 33519722
URL da Homepage: www.df.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Doutorado em Física.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em University of Oslo (Orientador: Tom Hanning Johansen).
Título: ESTUDOS DE AVALANCHES DE VÓRTICES EM FILMES SUPERCONDUTORES DE Nb E MgB2, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Wilson Aires Ortiz.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: supercondutividade; Matéria de Vórtices; Superconsutores inomogêneos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2000 - 2003
Graduação em Bacharelado em Física.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Argonne National Laboratory, ANLAB*, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Argonne National Laboratory, ANLAB*, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Dinâmica de Matéria de Vórtice e Fluxo Magnético em Supercondutores
Descrição: Evitar a movimentação de vórtices é crucial para aplicação de supercondutores, pois processos dissipativos naturais a essa dinâmica restringem o uso desses materiais. Uma solução para tal limitação implica na necessidade de imobilizar vórtices em centros de aprisionamento. Essa dinâmica nos HTS apresenta-se em diferentes regimes da Matéria de Vórtice, cujas propriedades são fortemente afetadas pela interação com o meio inerentemente complexo dos materiais cerâmicos. Dois regimes são mais comuns nos HTS: flux creep e flux flow. Em filmes supercondutores a dinâmica de fluxo se manifesta através de invasões anômalas de fluxo com curta duração, chamadas de avalanches. Essas ocorrências sujem devido a instabilidades termomagnéticas consequentes da variação de parâmetros externos como campo magnético, corrente ou temperatura. Uma técnica eficaz para visualizar campo magnético decorrente do arranjo de vórtices em supercondutores é a de imagem magneto-ótica (MOI) que é muito apropriada para investigar a dinâmica da Matéria de Vórtice, devido sua excelente resolução temporal. Com intenção de controlar a dinâmica de vórtice investigaremos, por meio da técnica MOI, sistemas híbridos supercondutores (SC) / ferromagnetos (FM), cujas estruturas de domínio atenuam a dinâmica do fluxo magnético e suprimem as instabilidades termomagnéticas. Nesses sistemas ocorrem fortes atrações magnéticas entre vórtices e domínios ferromagnéticos, resultando na formação de domínios acoplados SC/FM. Utilizando esse acoplamento para controlar a dinâmica de vórtice é possível criar perfis ativos e adaptativos em regiões de aprisionamento de vórtices, com o objetivo de controlar, sob medida, determinados comportamentos eletromagnéticos de supercondutores do tipo II..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Instabilidades termomagnéticas em filmes supercondutores: interação entre avalanches de fluxo e regiões não-supercondutoras criadas intencionalmente.
Descrição: Filmes supercondutores de baixas temperaturas críticas submetidos a certos valores de campo magnético e temperatura são vulneráveis a penetrações abruptas de fluxo magnético. Essas ocorrências originam-se em um desequilíbrio termomagnético, no qual instabilidades se manifestam como avalanches de fluxo que se desenvolvem em formatos dendríticos. A velocidade e o tamanho da distribuição dendrítica é controlada pela importância relativa entre as difusões térmica e magnética durante o processo, podendo desestabilizar o supercondutor e produzir um quench localizado. Uma forma de estabilizar parcialmente o supercondutor nessa circunstância é cobri-lo com uma camada de metal normal. Com isso, a variação temporal do fluxo na camada metálica produz correntes induzidas que se opõem a esta variação e freia a invasão abrupta do fluxo. O desenvolvimento das avalanches é estocástico, criando caminhos diferentes a cada ocorrência. Neste projeto nos propomos investigar a interação entre avalanches de fluxo magnético e regiões não-supercondutoras criadas intencionalmente ou regiões de metal normal em certas localidades dos supercondutores, cujos tamanhos são da ordem da área ocupada por uma avalanche. A priori, regiões não-supercondutoras podem funcionar como reservoir de fluxo e contribuir para a estabilidade do sistema. Entretanto, a existência de arestas nos buracos promovem avalanches secundárias, propagando a instabilidade para o interior da amostra. Por outro lado, buracos circulares podem funcionar como aprisionador de avalanches e estabilizar o supercondutor. Barreiras construídas de metal normal inseridas em posições estratégias na amostra devem operar como freios para o fluxo em movimento. A técnica de obtenção de imagens por magneto-ótica, aliada a experimentos de magnetização e transporte elétrico, permitirá realizar uma pesquisa detalhada nesses sistemas supercondutores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabiano Colauto - Coordenador / Tom H. Johansen - Integrante / Antônio Marcos Helgueira de Andrade - Integrante / Danusa do Carmo - Integrante / Ana Augusta Mendonça de Oliveira - Integrante / Wilson Aires Ortiz - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Controlling thermomagnetic avalanches in nanostructured metal-superconductor hybrid systems.
Descrição: Em determinadas circunstâncias de campo e temperatura, vórtices desprendem-se dos centros de aprisionamento, produzindo um aquecimento local que, por sua vez, resulta em uma diminuição local da capacidade de ancoramento, levando a uma invasão de fluxo na forma de avalanches, o quê pode levar a maior parte do sistema supercondutor ao estado normal. Esse efeito impõe sérias limitações à aplicabilidade de materiais supercondutores em condições reais nas quais ocorram variações temporais do campo magnético. Por muitos anos se pensou que tais avalanches, decorrentes de instabilidades termomagnéticas, poderiam ser suprimidas pelo contato do sistema com um banho térmico. Entretanto, nos experimentos realizados para demonstrar a eficiência de dissipadores térmicos na supressão de avalanches, o reservatório térmico adicional era sempre um material metálico (na forma de filme ou placa fina) que, embora favorecendo o fluxo de calor que se desejava remover do supercondutor, acaba por introduzir um efeito não-local de frenagem eletromagnética, qual seja, um amortecimento das avalanches, que resulta do surgimento de correntes de blindagem na camada metálica. Esse fenômeno foi recentemente apontado e experimentalmente demonstrado por um dos grupos parceiros deste projeto, em um artigo publicado na Applied Physics Letters. Neste projeto pretendemos explorar a frenagem eletromagnética para orientar as avalanches de fluxo em materiais supercondutores, usando micro-moldes metálicos especialmente projetados para esse fim, que serão depositados sobre o filme supercondutor. Desta forma, será possível manipular as avalanches, controlando o local em que serão disparadas, bem como sua distribuição de tamanhos, com vistas à compreensão plena desse fenômeno, ainda enigmático, relacionado à penetração supersônica de fluxo magnético em filmes supercondutores. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabiano Colauto - Integrante / ORTIZ, W. A. - Coordenador / Motta, M. - Integrante / Silhanek, A. V. - Integrante / Clécio Clemente de Souza Silva - Integrante / Ngoc Duy Nguyen - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
2008 - 2013
Pesquisa Fundamental em Supercondutividade e Magnetismo - sistemas com potencial para aplicações: óxidos avançados e supercondutores dotados de estruturas artificiais
Descrição: Este Projeto Temático é composto por oito subprojetos, voltados ao desenvolvimento de pesquisa fundamental em sistemas físicos - magnéticos e/ou supercondutores - que apresentam potencial para aplicações. É o caso de certos óxidos, ditos avançados, que exibem resposta magnética diferenciada, tais como as manganitas, alguns espinélios e os cupratos supercondutores. Estão também incluídas propostas envolvendo sistemas supercondutores dotados de estruturas artificiais de defeitos, cujo objetivo é controlar a dinâmica de vórtices e, assim, a corrente crítica, que tem importantes conseqüências para possíveis aplicações. Propõe-se ainda o estudo de filmes e multicamadas de TiO2 com Co ou Mn. No que se refere à compreensão plena da física que governa as propriedades notáveis desses sistemas, há ainda muitas lacunas, evidenciando a importância de mais pesquisas fundamentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabiano Colauto - Integrante / ORTIZ, W. A. - Coordenador / Paulo Noronha Lisboa Filho - Integrante / José Varalda - Integrante / Jose Humberto Dias da Silva - Integrante / Edson Sardella - Integrante / Camilla dos Santos Zanatta - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Superconductor Science and Technology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Supercondutividade.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:26
Total de citações:194
Fator H:9
F. Colauto  Data: 26/06/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:25
Total de citações:203
F. Colauto  Data: 26/06/2018

Outras
Total de trabalhos:39
Total de citações:270
F Colauto  Data: 26/06/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARMO, DANUSA2018CARMO, DANUSA ; COLAUTO, FABIANO ; DE ANDRADE, ANTONIO MARCOS HELGUEIRA ; OLIVEIRA, ANA AUGUSTA MENDONÇA ; ORTIZ, W A ; GALPERIN, YURI ; JOHANSEN, TOM H . Active control of thermomagnetic avalanches in superconducting Nb films with tunable anisotropy. SUPERCONDUCTOR SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 31, p. 115009, 2018.

2.
LOPES, R. F.2017LOPES, R. F. ; CARMO, D. ; COLAUTO, F. ; ORTIZ, W. A. ; de ANDRADE, A. M. H. ; JOHANSEN, T. H. ; BAGGIO-SAITOVITCH, E. ; PUREUR, P. . Spin texture on top of flux avalanches in Nb/Al O /Co thin film heterostructures. Journal of Applied Physics, v. 121, p. 013905, 2017.

3.
VLASKO-VLASOV, V. K.2017VLASKO-VLASOV, V. K. ; COLAUTO, F. ; BUZDIN, A. I. ; ROSENMANN, D. ; BENSEMAN, T. ; KWOK, W.-K. . Magnetic gates and guides for superconducting vortices. PHYSICAL REVIEW B, v. 95, p. 144504, 2017.

4.
VLASKO-VLASOV, V. K.2017VLASKO-VLASOV, V. K. ; COLAUTO, F. ; BUZDIN, A. I. ; ROSENMANN, D. ; BENSEMAN, T. ; KWOK, W.-K. . Manipulating Abrikosov vortices with soft magnetic stripes. PHYSICAL REVIEW B, v. 95, p. 174514, 2017.

5.
BRISBOIS, J.2017BRISBOIS, J. ; GLADILIN, V. N. ; TEMPERE, J. ; DEVREESE, J. T. ; Moshchalkov, V. V. ; COLAUTO, F. ; Motta, M. ; JOHANSEN, T. H. ; FRITZSCHE, J. ; ADAMI, O.-A. ; NGUYEN, N. D. ; ORTIZ, W. A. ; KRAMER, R. B. G. ; Silhanek, A. V. . Flux penetration in a superconducting film partially capped with a conducting layer. PHYSICAL REVIEW B, v. 95, p. 094506, 2017.

6.
COLAUTO, F.2017COLAUTO, F.; CARMO, D. ; de ANDRADE, A. M. H. ; OLIVEIRA, A. A. M. ; ORTIZ, W. A. ; JOHANSEN, T. H. . Anisotropic thermomagnetic avalanche activity in field-cooled superconducting films. PHYSICAL REVIEW B, v. 96, p. 060506, 2017.

7.
VLASKO-VLASOV, V. K.2017VLASKO-VLASOV, V. K. ; COLAUTO, F. ; BENSEMAN, T. ; ROSENMANN, D. ; KWOK, W.-K. . Guiding thermomagnetic avalanches with soft magnetic stripes. PHYSICAL REVIEW B, v. 96, p. 214510, 2017.

8.
CARMO, D2016 CARMO, D ; COLAUTO, F ; DE ANDRADE, A M H ; OLIVEIRA, A A M ; ORTIZ, W A ; JOHANSEN, T H . Controllable injector for local flux entry into superconducting films. Superconductor Science and Technology, v. 29, p. 095003, 2016.

9.
WONDRACEK, MARCOS HENRIQUE P.2016WONDRACEK, MARCOS HENRIQUE P. ; JORGETTO, ALEXANDRE OLIVEIRA ; SILVA, ADRIELLI CRISTINA P. ; IVASSECHEN, JANAÍNE DO ROCIO ; SCHNEIDER, JOSÉ FABIÁN ; SAEKI, MARGARIDA JURI ; PEDROSA, VALBER ALBUQUERQUE ; YOSHITO, WALTER KENJI ; COLAUTO, FABIANO ; ORTIZ, WILSON A. ; CASTRO, GUSTAVO ROCHA . Synthesis of mesoporous silica-coated magnetic nanoparticles modified with 4-amino-3-hydrazino-5-mercapto-1,2,4-triazole and its application as Cu(II) adsorbent from aqueous samples. Applied Surface Science, v. 367, p. 533-541, 2016.

10.
VLASKO-VLASOV, V. K.2016 VLASKO-VLASOV, V. K. ; COLAUTO, F. ; BUZDIN, A. A. ; CARMO, D. ; ANDRADE, A. M. H. ; OLIVEIRA, A. A. M. ; ORTIZ, W. A. ; ROSENMANN, D. ; KWOK, W.-K. . Crossing fields in thin films of isotropic superconductors. PHYSICAL REVIEW B, v. 94, p. 184502, 2016.

11.
VLASKO-VLASOV, V. K.2016 VLASKO-VLASOV, V. K. ; COLAUTO, F. ; BENSEMAN, T. ; ROSENMANN, D. ; KWOK, W.-K. . Triode for Magnetic Flux Quanta. Scientific Reports, v. 6, p. 36847, 2016.

12.
COLAUTO, F.2015COLAUTO, F.; Motta, M. ; PALAU, A. ; BLAMIRE, M. G. ; JOHANSEN, T. H. ; ORTIZ, W. A. . First Observation of Flux Avalanches in a-MoSi Superconducting Thin Films. IEEE Transactions on Applied Superconductivity (Print), v. 25, p. 1-4, 2015.

13.
VESTGÅRDEN, J. I.2015VESTGÅRDEN, J. I. ; COLAUTO, F. ; de ANDRADE, A. M. H. ; OLIVEIRA, A. A. M. ; ORTIZ, W. A. ; JOHANSEN, T. H. . Cascade dynamics of thermomagnetic avalanches in superconducting films with holes. PHYSICAL REVIEW B, v. 92, p. 144510, 2015.

14.
Motta, M.2014Motta, M. ; COLAUTO, F. ; VESTGÅRDEN, J. I. ; FRITZSCHE, J. ; TIMMERMANS, M. ; CUPPENS, J. ; ATTANASIO, C. ; CIRILLO, C. ; Moshchalkov, V. V. ; VAN DE VONDEL, J. ; JOHANSEN, T. H. ; ORTIZ, W. A. ; Silhanek, A. V. . Controllable morphology of flux avalanches in microstructured superconductors. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 89, p. 134508, 2014.

15.
BRISBOIS, J2014BRISBOIS, J ; VANDERHEYDEN, B ; COLAUTO, F ; MOTTA, M ; ORTIZ, W A ; FRITZSCHE, J ; NGUYEN, N D ; HACKENS, B ; ADAMI, O-A ; SILHANEK, A V . Classical analogy for the deflection of flux avalanches by a metallic layer. New Journal of Physics, v. 16, p. 103003, 2014.

16.
CARMO, D.2014CARMO, D. ; COLAUTO, F. ; de ANDRADE, A. M. H. ; OLIVEIRA, A. A. M. ; ORTIZ, W. A. ; Johansen, T.H. . Trapping Flux Avalanches in Nb-films by Circular Stop-Holes of Different Size. IEEE Transactions on Applied Superconductivity, v. 25, p. 1-1, 2014.

17.
Motta, M.2013Motta, M. ; COLAUTO, F. ; ORTIZ, W. A. ; FRITZSCHE, J. ; CUPPENS, J. ; GILLIJNS, W. ; Moshchalkov, V. V. ; JOHANSEN, T. H. ; SANCHEZ, A. ; Silhanek, A. V. . Enhanced pinning in superconducting thin films with graded pinning landscapes. Applied Physics Letters, v. 102, p. 212601, 2013.

18.
Zadorosny, R.2013Zadorosny, R. ; COLAUTO, F. ; Motta, M. ; JOHANSEN, T. H. ; Dinner, R. ; Blamire, M. ; Ataklti, G. W. ; Moshchalkov, V. V. ; Silhanek, A. V. ; ORTIZ, W. A. . Morphology of Flux Avalanches in Patterned Superconducting Films. Journal of Superconductivity and Novel Magnetism, v. 26, p. 2285-2288, 2013.

19.
COLAUTO, F.2013 COLAUTO, F.; VESTGA'RDEN, J. I. ; ANDRADE, A. M. H. DE ; OLIVEIRA, A. A. M. ; ORTIZ, W. A. ; JOHANSEN, T. H. . Limiting thermomagnetic avalanches in superconducting films by stop-holes. Applied Physics Letters, v. 103, p. 032604, 2013.

20.
Motta, M.2012Motta, M. ; Colauto, F. ; Johansen, T.H. ; Dinner, R.B. ; Blamire, M.G. ; Ataklti, G.W. ; Moshchalkov, V.V. ; Silhanek, A.V. ; Ortiz, W.A. . Flux avalanches triggered by AC magnetic fields in superconducting thin films. Physica. C, Superconductivity (Print), v. 479, p. 134-136, 2012.

21.
Motta, M.2011Colauto, F.; Motta, M. ; Zadorosny, R. ; Johansen, T. ; Dinner, R. ; Blamire, M. ; Ataklti, G. ; Moshchalkov, V. ; Silhanek, A. ; Ortiz, W. . Visualizing the ac magnetic susceptibility of superconducting films via magneto-optical imaging. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 84, p. 214529, 2011.

22.
Colauto, F.;COLAUTO, F.;F. Colauto;COLAUTO, F;COLAUTO, FABIANO2010 Colauto, F.; Choi, E. ; LEE, J. Y. ; Lee, S. I. ; Patin?o, E. J. ; BLAMIRE, M. G. ; JOHANSEN, T. H. ; ORTIZ, W. A. . Suppression of flux avalanches in superconducting films by electromagnetic braking. Applied Physics Letters, v. 96, p. 092512, 2010.

23.
Colauto, F.;COLAUTO, F.;F. Colauto;COLAUTO, F;COLAUTO, FABIANO2009Colauto, F.; PATIÑO, E. J. ; APRILLI, M. ; ORTIZ, W. A. . The role of demagnetizing factors in the occurrence of vortex avalanches in Nb thin films. Journal of Physics. Conference Series (Print), v. 150, p. 052038, 2009.

24.
Colauto, F.;COLAUTO, F.;F. Colauto;COLAUTO, F;COLAUTO, FABIANO2008Colauto, F.; PATIÑO, E. J. ; BLAMIRE, M. G. ; ORTIZ, W. A. . Boundaries of the instability region on the HT diagram of Nb thin films. Superconductor Science and Technology (Print), v. 21, p. 045018-4p, 2008.

25.
Colauto, F.;COLAUTO, F.;F. Colauto;COLAUTO, F;COLAUTO, FABIANO2007Colauto, F.; ORGIANI, P. ; Xiaoxing Xi ; Kang, Won Nam ; Eun-Mi Choi ; Heon-Jung Kim ; Sung-Ik Lee ; PATIÑO, E. J. ; BLAMIRE, M. G. ; ORTIZ, W. A. . Fluctuations on the magnetic response of superconducting thin films of Nb and MgB2 ? Percolation limit of vortex mobility. Physica. C, Superconductivity (Print), v. 460, p. 1268-1269, 2007.

26.
Colauto, F.;COLAUTO, F.;F. Colauto;COLAUTO, F;COLAUTO, FABIANO2007Colauto, F.; Eun-Mi Choi ; LEE, J. Y. ; Sung-Ik Lee ; Yurchenko, V. V. ; JOHANSEN, T. H. ; Wilson Aires Ortiz . Mapping flux avalanches in MgB2 films?equivalence between magneto-optical imaging and magnetic measurements. Superconductor Science and Technology (Print), v. 20, p. L48-L50, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
Silhanek, A. V. ; ADAMI, O. A. ; BAUMANS, X. ; Motta, M. ; Colauto, F. ; ORTIZ, W. A. ; TIMMERMANS, M. ; CUPPENS, J. ; VAN DE VONDEL, J. ; Moshchalkov, V. V. ; VESTGÅRDEN, J. I. ; JOHANSEN, T. H. ; ATTANASSIO, C. ; CIRILLO, C. ; FRITSCHE, J. . Electric current crowding in nanostructured conductors. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Motta, M. ; Colauto, F. ; ATTANASIO, C. ; CIRILLO, C. ; Moshchalkov, V. V. ; VAN DE VONDEL, J. ; JOHANSEN, T. H. ; Silhanek, A. V. ; ORTIZ, W. A. . Current crowding and morphology of flux avalanches in superconducting films decorated with triangular antidots. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VALERIO-CUADROS, M. ; Motta, M. ; Colauto, F. ; ORTIZ, W. A. ; OLIVEIRA, A. A. M. ; de ANDRADE, A. M. H. ; JOHANSEN, T. H. . Magnetic and electrical characterization of a single weak-link carved in a Nb film. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARMO, D. ; ORTIZ, W. A. ; Colauto, F. ; de ANDRADE, A. M. H. ; OLIVEIRA, A. A. M. ; JOHANSEN, T. H. . Thermomagnetic avalanches in superconducting films - controlled injection and interactions with internal macroscopic structures. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ORTIZ, W. A. ; VALERIO-CUADROS, M. ; Motta, M. ; Colauto, F. ; de ANDRADE, A. M. H. ; JOHANSEN, T. H. . Weak-link superconductivity in microstructured films. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Colauto, F.; VESTGÅRDEN, J. I. ; de ANDRADE, A. M. H. ; OLIVEIRA, A. A. M. ; ORTIZ, W. A. ; JOHANSEN, T. H. . Limiting thermomagnetic avalanches in superconducting films by stop-holes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARMO, D. ; de ANDRADE, A. M. H. ; OLIVEIRA, A. A. M. ; Colauto, F. ; JOHANSEN, T. H. ; ORTIZ, W. A. . Current-induced flux avalanche in Nb superconducting films. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Colauto, F.; VESTGÅRDEN, J. I. ; ANDRADE, A. M. H. DE ; OLIVEIRA, A. A. M. ; ORTIZ, W. A. ; JOHANSEN, T. H. . Limiting thermomagnetic avalanches in superconducting films by stop-holes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COLAUTO, F.; Wilson Aires Ortiz ; OLIVEIRA, A. A. M. ; de ANDRADE, A. M. H. ; VESTGA'RDEN, J. I. ; JOHANSEN, T. H. . Interactions between flux avalanches in superconducting films and non-conducting reservoirs. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
F. Colauto. Imageamento por Técnica Magneto-ótica: Aplicação em Supercondutores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
F. Colauto; Wilson Aires Ortiz ; Johansen, T.H. ; Dinner, R.B. ; Mark G. Blamire . Thermally assistant flux avalanches. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
F. Colauto. Visualizando fluxo magnético em filmes supercondutores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
F. Colauto. Avalanches de fluxo em filmes supercondutores observadas por técnica magneto-ótica: um exemplo de física de baixas temperaturas realizada em São Carlos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
F. Colauto; Wilson Aires Ortiz ; Johansen, T.H. . Flux avalanches and its suppression by electromagnetic braking. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
F. Colauto. Imageamento por Técnica Magneto-ótica: Aplicação em Supercondutores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Colauto, F.; Eun-Mi Choi ; Heon-Jung Kim ; Kang, Won Nam ; Sung-Ik Lee ; JOHANSEN, T. H. . Mapping vortex avalanches in MgB2 films - equivalence between magneto-optical imaging and magnetic measurements. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Colauto, F.; Edigar Patino ; Mark G. Blamire ; Eun-Mi Choi ; Heon-Jung Kim ; Kang, Won Nam ; Sung-Ik Lee ; Pasquale Orgiani ; Xiaoxing Xi ; Wilson Aires Ortiz . Fluctuations on the magnetic response of superconducting thin films of Nb and MgB2 - percolation limit of vortex mobility. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Colauto, F.; Edigar Patino ; Mark G. Blamire ; Pasquale Orgiani ; Xiaoxing Xi ; Eun-Mi Choi ; Heon-Jung Kim ; Kang, Won Nam ; Sung-Ik Lee ; Wilson Aires Ortiz . Fluctuation on the magnetic response of superconducting thin films of Nb and MgB2. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Colauto, F.; Wilson Aires Ortiz . Effect of AC-field on the stability of superconducting thin film of MgB2 and Nb. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Colauto, F.; Eun-Mi Choi ; Heon-Jung Kim ; Kang, Won Nam ; Sung-Ik Lee ; Wilson Aires Ortiz . Fluctuations on the magnetic response of superconducting thin films of MgB2. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Colauto, F.; Eun-Mi Choi ; Heon-Jung Kim ; Kang, Won Nam ; Sung-Ik Lee ; Wilson Aires Ortiz . Fluctuations on the magnetic response of superconducting thin films of MgB2. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Demais trabalhos
1.
Colauto, F.. Caracterização de redes tridimensionais de Junções Josephson: desenvolvimento da instrumentação associada. 2003 (Iniciação Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COLAUTO, F; Ramirez, J. G.; Edigar Patino. Participação em banca de Diego Hernando Useche Reyes. Fabrication and characterization of cobalt microbars. 2017. Dissertação (Mestrado em Departamento de Física) - Universidad de los Andes Colombia.

2.
Zadorosny, R.; SOUZA, A. E.; Colauto, F.. Participação em banca de Regiane Godoy de Lima. Síntese de supercondutores cerâmicos do sistema BSCCO via microondas. 2013. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
PUREUR, P.; de ANDRADE, A. M. H.; GUSMAO, M. A. C.; Colauto, F.. Participação em banca de Jully Paola Peña Pacheco. Estudo da energia cinética do condensado nos sistemas supercondutores SmBa2Cu3O7-delta, Bi2Sr2CaCu2Ox e Ba(Fe1-xCox)2As2. 2012. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ORLANDI, M. O.; Colauto, F.; LISBOA-FILHO, P. N.. Participação em banca de Maycon Motta. Inomogeneidades estruturais em amostras nanoscópicas de supercondutividade de alta temperatura. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
COLAUTO, F; CARDOSO, C. A.; RICHARD, V. L.. Participação em banca de Maria Helena Carvalho da Costa. Ferromagnetismo em nanoestruturas de SnO2/CeO2 e SnO2 dopado com Ce. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SANTOS, A. L.; CARDOSO, C. A.; COLAUTO, F.. Participação em banca de Marlon Ivan Valério Cuadros. Caracterização Magnética e Elétrica de Filmes Supercondutores com Weak-link. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
RICHARD, V. L.; COLAUTO, F.; RIGOLIN, G. G.. Participação em banca de IGOR FIER. INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS E ELETRÔNICAS EM SISTEMAS MULTIFERRÓICOS, SUPERCONDUTORES E CDW. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
COLAUTO, F.; SILVA JR, P. S.; MACHADO, L. E.. Participação em banca de André Marino Gonçalves. Visualização de Estrutura e Domínios em Cerâmicas e Nanoestruturas Ferroelétricas Via Microscopia de Piezoresposta. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
PAULA, E.; COLAUTO, F.; SAEKI, M. J.. Participação em banca de Murillo Longo Martins. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANO-COMPÓSITO, À BASE DE FERRITAS NANOMÉTRICAS, QUITOSANA E HIDROXIAPATITA PARA TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
COLAUTO, F; BACHELARD, R. P. M.; ZABOTTO, F. L.. Participação em banca de Felipe Antunes Calvi. Estações Autônomas para Monitoramento em Tempo Real da Temperatura Abaixo da Cobertura dos Pontos de Ônibus. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
COLAUTO, F; VILLAS BOAS, C. J.; BACHELARD, R. P. M.. Participação em banca de Marcos Alberto dos Santos Filho. Turbulência de Ondas em Condensados de Bose-Einstein. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
BERNARDINI, A. E.; CAMPO, V. L.; COLAUTO, F.. Participação em banca de Emanuel Cardozo Diniz. Termalização de qubits sujeitos à ação de reservatórios coletivos Markovianos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COLAUTO, F.; CARDOSO, C. A.. Participação em banca de Tiago Bruno Silva dos Reis.Projeto e análise de magnetos para a nova fonte de luz síncrotron brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
COLAUTO, F.; CARDOSO, C. A.. Participação em banca de Olavo Amorim Santos.Síntese e caracterização de nanopartículas de ouro com diferentes geometrias e recobrimentos para aplicações médicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
Colauto, F.; RICHARD, V. L.. Participação em banca de Elias José Portes Biral.Estudos de plasma em líquido de Fermi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16th International Workshop on Vortex Matter in Superconductors.Crossing fields in thin films of isotropic superconductors. 2017. (Oficina).

2.
Primeiro workshop do núcleo de supercondutividade teórica e computacional - Tópicos em supercondutividade.Active control of flux avalanche into superconducting films. 2016. (Oficina).

3.
Applied Superconductivity Conference. Limiting thermomagnetic avalanches in superconducting films by stop-holes. 2014. (Congresso).

4.
XXXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.Limiting thermomagnetic avalanches in superconducting films by stop-holes. 2014. (Encontro).

5.
XXXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.Interactions between flux avalanches in superconducting films and non-conducting reservoirs. 2013. (Encontro).

6.
Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.Observation of dendritic flux avalanche in MoSi superconducting film. 2012. (Encontro).

7.
International Conference on Materials and Mechanisms of Superconductivity (M2S). Observation of dendritic flux avalanche in MoSi superconducting. 2012. (Congresso).

8.
International Workshop on Soft Matter Physics & Complex Flows.Flux avalanches and its suppression by electromagnetic braking. 2012. (Oficina).

9.
20th Latin American Symposium on Solid State Physics.Flux avalanches triggered by rising temperature. 2011. (Simpósio).

10.
Encontro de Física 2011. Thermally assistant flux avalanches. 2011. (Congresso).

11.
I Encontro Mario Schenberg.Avalanches de Fluxo em Filmes Supercondutores Observadas por Técnica Magneto-Ótica: um exemplo de Física de Baixas Temperaturas em São Carlos. 2011. (Encontro).

12.
WORKSHOP ON NANOSCALE SUPERCONDUCTIVITY, FLUXONICS AND PLASMONICS.Dissolving Flux Dendrites. 2010. (Oficina).

13.
XXXIII Encontro Nacional de Física da Matérica Condensada.Flux avalanches and its suppression by electromagnetic braking. 2010. (Encontro).

14.
25th International Conference on Low Temperature Physics. The role of demagnetizing factors in the occurrence of vortex avalanches in Nb thin films. 2008. (Congresso).

15.
VI Brazilian MRS Meeting.Thikness dependence of magnetic flux instabilities in Nb thin films. 2007. (Encontro).

16.
VIII Latin American Workshop on Magnetism. Using DC magnetometry to determine the boundaries of the instability region on the H-T diagram of Nb thin films. 2007. (Congresso).

17.
VII Jornada Científica da UFSCar. Determinação da região de instabilidade no diagrama H-T para filmes finos supercondutores de nióbio. 2007. (Congresso).

18.
XXX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Mapping vortex avalanches in MgB2 films - equivalence between magneto-optical imaging and magnetic measurements. 2007. (Congresso).

19.
Norwegian National Annual Meeting in Condensed Matter Physics. Effect of AC-field on the stability of superconducting thin film of MgB2 and Nb. 2006. (Congresso).

20.
XXIX ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA. Fluctuations on the magnetic response of superconducting thin films of Nb and MgB$_2$ - percolation limit of vortex mobility. 2006. (Congresso).

21.
III Congresso de Pós-Graduação - VI Jornada Científica da UFSCar. Fluctuations on the magnetic response of superconducting thin films of MgB2. 2005. (Congresso).

22.
XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Fluctuations on the magnetic response of superconducting thin films of MgB2. 2005. (Congresso).

23.
Congresso de Iniciação Científica. Caracterização de redes tridimensionais de Junções Josephson: desenvolvimento da instrumentação associada. 2003. (Congresso).

24.
Universidade Aberta.(Monitoria). 2003. (Oficina).

25.
VI Escola Brasileira de Magnetismo. 2003. (Outra).

26.
VII Escola de inverno em físico-química e química analítica. 2002. (Outra).

27.
4º Encontro Regional de Biomedicina. 2001. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
João Henrique Ramos Silva. Anisotropia eletromagnética em filmes supercondutores. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Física) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Danusa do Carmo. Manipulação da penetração regular de uxo magnético e avalanches termomagnéticas em lmes supercondutores. 2017. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiano Colauto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LUCIANA TRENTO RAINERI. Visualização do Estado Magnético em um Supercondutor do Tipo II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Fabiano Colauto.

Iniciação científica
1.
Julio Cesar Ballador. Supercondutividade: experimentos e aprendizagem. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiano Colauto.

2.
Marlow Holland Martins. Magneto-ótica aplicada a supercondutores: desenvolvimento e automação da instrumentação associada. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Física) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Fabiano Colauto.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 5:59:09