Maria Valdênia Falcão do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2755463039513359
  • Última atualização do currículo em 15/02/2017


Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta de Língua Espanhola e Prática de Ensino de Espanhol da UFC. Possui graduação em Letras Português e Espanhol e é líder do Grupo de Pesquisas em Representações Sociais, Discurso e Ensino (CNPq) e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino de espanhol, gêneros textuais e ensino, análise do discurso e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Valdênia Falcão do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, M. V. F.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Autoria na produção escrita: implicações para as práticas de avaliação, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Autoria; Espanhol /LE; Formação de Professores; Análise do Discurso; Gêneros Textuais e Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Autoria e posicionamento na produção textual escrita de futuros professores de língua materna e/ou estrangeira.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Dra. Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Autoria; Espanhol /LE; Posicionamento; Refacção textual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Tutores em Educação a Distância. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Actualización para Profesores de Español. (Carga horária: 80h).
Universidad de Alcalá, UNIV. ALCALÁ, Espanha.
2007 - 2007
Seminario de Formación de Profesores de Español. (Carga horária: 22h).
UNIVERSIDAD DE MURCIA, UNIVERSIDAD DE M, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Bolsista Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2008 - Atual
Ensino, Letras (Português-Espanhol), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I A - Compreensão e produção oral
Língua Espanhola IB - Compreensão e produção escrita
04/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, .

2008 - 2008
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Leitura e Produção de Textos
2008 - 2008
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Leitura e Produção de Texto


Linhas de pesquisa


1.
Análise do Discurso
2.
Lingüística Aplicada


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Práticas Docentes e Formação de Professores de ELE:análise das atividades de ensino no estágio supervisionado (Parte 1)
Descrição: O projeto se dedica a investigar as práticas docentes de estudantes em formação inicial que estão vivenciando o período de estágio supervisionado no Curso de Letras Espanhol da UFC,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Valdênia Falcão do Nascimento - Coordenador / Germana da Cruz Pereira - Integrante.
2016 - Atual
Representações Sociais de professores de línguas (estrangeira e materna) sobre o papel do profissional docente na promoção de ações educativas que visem à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, com ênfase para a prevenção e erradicação do trab
Descrição: O projeto se dedica a investigar as Representações Sociais de professores de línguas (estrangeira e materna) sobre o papel do profissional docente na promoção de ações educativas que visem à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, com ênfase para a prevenção e erradicação do trabalho infantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Valdênia Falcão do Nascimento - Coordenador.
2008 - 2012
Autoria na produção escrita: implicações para as práticas de avaliação
Descrição: Projeto de Doutorado em Linguística.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
DISCURSO E AVALIAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Descrição: Projeto de Tese Doutorado em Linguística.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
GEFORP - Gênero, Ensino e Formação de Professores
Descrição: Grupo de estudo e pesquisa em Linguística Aplicada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Autoria e posicionamento na produção textual escrita de futuros professores de língua materna e/ou estrangeira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
INTRODUÇÃO À LÍNGUA ESPANHOLA MÓDULO A ? TURMA A
Descrição: Curso de introdução à língua espanhola ofertado à comunidade. Princípios básicos das 4 habilidades (ler, ouvir, falar e escrever).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Curso de Introdução à Língua Espanhola
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Fórum Permanente de Estudos e Discussões do GEPPELE
Descrição: Grupo de discussão on-line sobre formação de professores de espanhol com língua estrangeira.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
GEPPELE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino de Formação de Professores de Língua Espanhola
Descrição: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino de Formação de Professores de Língua Espanhola.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Coordenadora do Programa de Extensão GEPPELE
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica do GEPPELE


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: INEP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Lingüística Aplicado ao Ensino de Língua Espanhola.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Autoria e posicionamento na produção textual escrita de futuros professores de espanhol como língua estrangeira.. 1. ed. Fortaleza: UFC, 2007. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, M. V. F.; PEREIRA, G. C. . O Estágio de Observação na Formação Docente em Cursos de ELE.. In: GOMES, Alexandro Teixeira; PONTES, Valdecy de Oliveira.. (Org.). ESPANHOL NO BRASIL: perspectivas teóricas e metodológicas. 1a.ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 167-176.

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. Representações Sociais sobre a avaliação da aprendizagem no discurso de professores do curso de Letras/Espanhol da UFC. In: DIEB, Messias; BAPTISTA, Lívia M. T. R.; ARAÚJO, Júlio. (Org.).. (Org.). Discursos, Ideologias e Representações Sociais. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 75-98.

3.
NASCIMENTO, M. V. F.. Representação, Avaliação e Léxico: um olhar sobre o discurso de professores e tutores do curso Licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Federal do Ceará. In: LEITE, Raimundo Hélio. (Org.). (Org.). Diálogos em Avaliação Educacional. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. , p. 193-209.

4.
NASCIMENTO, M. V. F.; BAPTISTA, L. M. T. R. . Avaliação formativa no ensino de língua estrangeira: perspectivas e desafios. Avaliação Educacional: sentidos e finalidades. 1ed.Fortaleza: Fortaleza, 2008, v. , p. 187-207.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Considerações sobre o estágio curricular supervisionado no curso de letras espanhol.. In: II Semana Acadêmica dos Cursos de Letras Noturno da UFC, 2016, Fortaleza. Actas da II Semana Acadêmica dos Cursos de Letras Noturno da UFC, 2016. p. 75-83.

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. Avaliação e Formação de Professores de Espanhol: considerações sobre o trabalho docente. In: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional - NAVE, 2015, Fortaleza. Anais do VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2015. p. 1226-1244.

3.
NASCIMENTO, M. V. F.. Avaliação e Formação de Professores de Espanhol: considerações sobre o trabalho docente. In: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional., 2015, Fortaleza. VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2015.

4.
GRANJA, S. L. S. ; NASCIMENTO, M. V. F. . La producción escrita: un análisis de las propuestas de actividades en materiales didácticos para la enseñanza media.. In: IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014, Fortaleza. Anais do IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014. p. 101-116.

5.
SILVA, E. M. ; NASCIMENTO, M. V. F. . La importancia de la interacción oral en clases de español como lengua extranjera. In: IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014, Fortaleza. Anais do IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014. p. 117-132.

6.
OLIVEIRA, A. S. ; NASCIMENTO, M. V. F. . A aprendizagem de espanhol como língua extrangeira por meio da metodologia Tandem. In: IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014, Fortaleza. Anais do IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014. p. 133-146.

7.
NASCIMENTO, M. V. F.. ?Análise dos footings empregados pelos moderadores presenciais e virtuais em grupos de estudos?.. In: Anais do II Colóquio do GEPPELE, 2013, Fortaleza. Anais do II Colóquio do GEPPELE, 2013.

8.
NASCIMENTO, M. V. F.. ?Ideologia e preconceito racial no discurso de membros do ?Observatório Negro?. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED, 2012, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED 2011, 2011.

9.
NASCIMENTO, M. V. F.; PEREIRA, G. C. . Ideologia e preconceito racial no discurso de membros do observatório negro. In: IX Congresso latino-americano de Estudos do Discurso, 2011, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso latino-americano de Estudos do Discurso, 2011.

10.
NASCIMENTO, M. V. F.; ARAUJO, Y. M. R. . O material lúdico como recurso didático para o ensino e a aprendizagem de espanhol como LE. In: I Colóquio do GEPPELE, 2011, Fortaleza. Anais do I Colóquio do GEPPELE, 2011.

11.
NASCIMENTO, M. V. F.. Autoria e posicionamento na produção textual escrita de futuros professores de língua. In: SELIMEL - V Seminário Nacional sobre o Ensino de Língua Materna e Estrangeira, 2007, Campina Grande. Anais do V Seminário Nacional sobre o Ensino de Língua Materna e Estrangeira. Campina Grande: Bagagem, 2007. p. 112-112.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. A construção do footing do moderador em fóruns educacionais on-line. In: 3º. CHIP, 2012, Fortaleza. Anais do 3º. CHIP, 2012.

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. Ideologia e preconceito racial no discurso de membros do ?Observatório Negro. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED, 2011, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED 2011, 2011.

3.
BAPTISTA, L. M. T. R. ; NASCIMENTO, M. V. F. . O ensino da escrita em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). In: 2o. CHIP - Colóquio sobre Hipertexto, 2010, Fortaleza. Colóquio Nacional Sobre Hipertexto. Fortaleza: Editora Brasil, 2010. p. 29-30.

4.
NASCIMENTO, M. V. F.. Indícios de autoria na produção textual de alunos de espanhol como língua estrangeira. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza: Fortaleza, 2008.

5.
NASCIMENTO, M. V. F.. Texto e Discurso: reflexões em torno da autoria em textos escolares. In: I FLAEL - I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e do V Colóquio de Metodologia do Ensino de Língua e Literatura, 2008, Fortaleza. Anais do I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e do V Colóquio de Metodologia do Ensino de Língua e Literatura, 2008.

6.
NASCIMENTO, M. V. F.. A Constituição do ethos nas epístolas neo-testamentárias (1,2,3 João). In: V SELLP - V Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2006, Pau dos Ferros. V SELLP - V Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. Pau dos Ferros: UERN, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Representação social e formação de professores de línguas: considerações sobre a representação social de docentes de ELE acerca da avaliação da aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. Avaliação e formação de professores de espanhol: considerações sobre o trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NASCIMENTO, M. V. F.. Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, M. V. F.; PEREIRA, A. T. . El abordaje del enfoque comunicativo en el manual didáctico Aula Internacional 2. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASCIMENTO, M. V. F.; PEREIRA, G. C. . Ideologia e preconceito racial no discurso de membros do observatório negro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NASCIMENTO, M. V. F.. Formação Docente: Práticas e Reflexões. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NASCIMENTO, M. V. F.. Ideologia e Discurso Pedagógico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BAPTISTA, L. M. T. R. ; NASCIMENTO, M. V. F. . O ensino da escrita em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NASCIMENTO, M. V. F.. Autoria e posicionamento na produção textual escrita de futuros professores de língua.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NASCIMENTO, M. V. F.. O desaguar do rio: uma leitura do último volume de Diário de Miguel Torga. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. ?A produção textual em sala de aula: um espaço para a reflexão e a prática? 2013 (Resumo).

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. ?Estratégias de leitura no ensino de línguas estrangeiras por meio de gêneros?. 2013 (Resumo).

3.
NASCIMENTO, M. V. F.; PEREIRA, A. T. . Um olhar sobre as aulas de leitura em cursos preparatórios para o ENEM 2011 (Resumo).

4.
NASCIMENTO, M. V. F.; ARAUJO, Y. M. R. . Experiências de aprendizagem na monitoria de estágio em ensino de espanhol como língua estrangeira 2011 (Resumo).

5.
NASCIMENTO, M. V. F.; ARAUJO, Y. M. R. . O material lúdico como recurso didático no ensino de espanhol como língua estrangeira 2011 (Resumo).

6.
NASCIMENTO, M. V. F.; ALVES, T. S. ; ARAUJO, D. N. . Letramento digital e formação de professores de E/LE: perspectivas e desafios na atualidade 2011 (Resumo).

7.
NASCIMENTO, M. V. F.. Texto e Discurso: reflexões em torno da autoria em textos escolares. Fortaleza: UFC, 2008 (Resumo).

8.
NASCIMENTO, M. V. F.. A constituição do ethos nas epístolas de 1, 2 e 3 João. Rio Grande do Norte: UERN, 2006 (Resumo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. parecer sobre o Relatório Final do Projeto de Pesquisa ?As variantes do aspecto imperfectivo em espanhol: uma análise sociolinguística?. 2013.

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. Parecer sobre o Projeto de Extensão intitulado ?Vivências de Docências em Língua Espanhola?. 2013.

3.
NASCIMENTO, M. V. F.. Parecer sobre o Projeto de Pesquisa ?Resolução Anáfora Pronominal em PB como L2?,. 2013.

4.
NASCIMENTO, M. V. F.. Parecer sobre o Projeto de Pesquisa ?Formação de professores de línguas e ensino/aprendizagem mediado por tecnologias: uma análise das ferramentas, recursos e materiais digitais (parte I)?. 2013.

5.
NASCIMENTO, M. V. F.. Elaboração de Material Didático para EAD. 2013.

6.
NASCIMENTO, M. V. F.. Parecer sobre os programas de disciplinas do Curso de Letras Noturno/Licenciatura em Letras Espanhol.. 2012.

7.
NASCIMENTO, M. V. F.. Parecer sobre as normas regulamentadoras das disciplinas de Estágio do Curso de letras Noturno/Licenciaturas em Letras Inglês e Letras espanhol/UFC.. 2012.

8.
NASCIMENTO, M. V. F.. Parecer sobre o Curso de Extensão intitulado ?Português como Língua Adicional com suporte das Tecnologias Digitais. 2012.

9.
NASCIMENTO, M. V. F.. Parecer sobre o Relatório Final do Projeto de Pesquisa ?As variantes do aspecto imperfectivo em espanhol: uma análise sociolinguística?. 2012.

10.
NASCIMENTO, M. V. F.. Parecer sobre o Projeto de Extensão intitulado ?Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência visual do Ensino Superior do Município de Fortaleza. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, M. V. F.; MIRANDA, C. A. . Representações Sociais de alunos em formação inicial sobre ser professor de língua espanhola. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
NASCIMENTO, M. V. F.; FREITAS, K. . A produção de texto na sala de aula de E/LE: alguns enfrentamentos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
NASCIMENTO, M. V. F.. Panorama dos estudos hispânicos a partir da perspectiva linguística. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
NASCIMENTO, M. V. F.. Por uma formação plural do professor de E/LE. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
BAPTISTA, L. M. T. R. ; NASCIMENTO, M. V. F. . O ensino da escrita em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
NASCIMENTO, M. V. F.. Ideologia e discurso pedagógico. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
NASCIMENTO, M. V. F.. Formação docente: práticas e reflexões. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Gêneros acadêmicos: a produção do artigo científico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. Comissão Científica das IV Jornadas Didáticas do Espanhol e do I Encontro de Iniciação à Pesquisa em Espanhol como Língua Estrangeira na Graduação. 2013. (Comissão científica).

3.
NASCIMENTO, M. V. F.. Comissão Científica do VII SIGET. 2013. (Comissão científica).

4.
NASCIMENTO, M. V. F.. Comissão Científica das IV Jornadas Didáticas do Espanhol e do I Encontro de Iniciação à Pesquisa em Espanhol como Língua Estrangeira na Graduação. 2013. (Comissão científica).

5.
NASCIMENTO, M. V. F.. Comissão Científica do I Encontro sobre Gramática: saberes e fazeres. 2012. (Comissão científica).

6.
NASCIMENTO, M. V. F.. Produção textual em língua estrangeira e língua materna: texto, discurso e sujeitos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
NASCIMENTO, M. V. F.. A questão cultural dos países de Língua Espanhola na aula de E/LE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
NASCIMENTO, M. V. F.. Disciplina Língua Espanhola: Texto e Discurso. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

9.
BAPTISTA, L. M. T. R. ; NASCIMENTO, M. V. F. . Compreensão e Produção Escrita em Espanhol. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

10.
NASCIMENTO, M. V. F.. Formação continuada em língua materna. 2007. .

11.
NASCIMENTO, M. V. F.. Leitura e Escrita na educação de jovens e adultos no campo.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
NASCIMENTO, M. V. F.. O conceito de gênero e o ensino-aprendizagem da leitura de espanhol como língua estrangeira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
NASCIMENTO, M. V. F.; BAPTISTA, L. M. T. R. ; FARIAS, O. M. . Introdução à Análise do Discurso: um percurso epistemológico e analítico.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
NASCIMENTO, M. V. F.. Autoria e posicionamento na produção textual escrita de futuros professores de língua materna e/ou estrangeira. 2007. (Relatório de pesquisa).

15.
BAPTISTA, L. M. T. R. ; NASCIMENTO, M. V. F. . Relação Textual, Autoria e Produção Escrita em Língua Estrangeira (Espanhol). 2007. (Relatório de pesquisa).

16.
BAPTISTA, L. M. T. R. ; NASCIMENTO, M. V. F. . Compreensão de Textos de Espanhol como Língua Estrangeira à luz dos princípios da Análise do Discurso. 2007. (Relatório de pesquisa).

17.
NASCIMENTO, M. V. F.. Lectura y análisis de textos a partir de la noción de géneros textuales y su empleo en la enseñanza de español. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Participação em banca de Daniela Nogueira de Souza. O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA A PARTIR DA TRADUÇÃO DO GÊNERO NOTÍCIA. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

2.
NASCIMENTO, M. V. F.; BAPTISTA, L. M. T. R.. Participação em banca de Cristiane de Mendonça Fontenele. LETRAMENTO DIGITAL, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O GÊNERO FANFICS DO CONSUMO A PRODUÇÃO. 2014. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Ceará.

3.
NASCIMENTO, M. V. F.. Participação em banca de Karla Maria Marques Peixoto. Atividades de Linguagem de professores de língua materna em formação. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Participação em banca de Abilene Paiva da Costa Lima. ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. 2014 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Participação em banca de Danielle Helena Genuca de Lima.Análisis de libros didácticos desde el punto de vista de la literacidad: la cuestión de la comprensión lectora.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará.

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. Participação em banca de Géssica de Lima Nunes.Autoria e posicionamento em cenas de interação entre pares: a refacção textual no contexto universitário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Professor Classe Pleno I. 2013. Universidade Federal do Ceará.

2.
PONTES, V. O.; NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção Pública de professor substituto. 2012. Universidade Federal do Ceará.

Outras participações
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção de Tutor Presencial. 2014. Universidade Federal do Ceará.

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. Comissão Avaliadora de Pôsteres no XXII Encontro de Iniciação à Docência na UFC. 2014. Universidade Federal do Ceará.

3.
NASCIMENTO, M. V. F.. Professor Substituto para o setor de estudos: Língua Espanhola. 2013. Universidade Federal do Ceará.

4.
NASCIMENTO, M. V. F.. seleção de monitoria para 2013, no setor de estudos: Língua Espanhola (semestres iniciais - Diurno). 2013. Universidade Federal do Ceará.

5.
NASCIMENTO, M. V. F.. seleção de monitoria para 2013, no setor de estudos: Língua Espanhola (semestres iniciais - Noturno).. 2013. Universidade Federal do Ceará.

6.
NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção para professor bolsista da Casa de Cultura. 2012. Universidade Federal do Ceará.

7.
NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção da Monitoria no setor de estudos: Língua Espanhola (Curso Noturno). 2012. Universidade Federal do Ceará.

8.
NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção da Monitoria no setor de estudos: Prática de Ensino do Espanhol. 2012. Universidade Federal do Ceará.

9.
NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção da Monitoria Projeto MOVE. 2012. Universidade Federal do Ceará.

10.
NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção de monitoria de Estágio em Ensino de Língua Espanhola. 2011. Universidade Federal do Ceará.

11.
NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção Monitoria de Práticas do Ensino do Espanhol. 2011. Universidade Federal do Ceará.

12.
NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção Teste de Nível. 2011. Universidade Federal do Ceará.

13.
NASCIMENTO, M. V. F.. Seleção Monitoria de Língua espanhola. 2011. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio do GEPPELE.Materiais didáticos e políticas lingüísticas: o ensino na mesma direção ou muitas direções em um mesmo ensino?. 2013. (Outra).

2.
II Colóquio do GEPPELE.o GT Práticas avaliativas, material didático e ensino de E/LE. 2013. (Outra).

3.
II Colóquio do GEPPELE.Análise dos footings empregados pelos moderadores presenciais e virtuais em grupos de estudo. 2013. (Outra).

4.
II Colóquio do GEPPELE.Avaliação e formação de professores de ELE. 2013. (Outra).

5.
Maria Valdênia Falcão Nascimento.Ensino de espanhol a distância: reflexões sobre o ensino-aprendizagem da produção oral. 2013. (Outra).

6.
Tempo de Compartilhar ? Ensino e inovação na era digital. 2013. (Congresso).

7.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Representações sociais sobre a avaliação da aprendizagem no discurso de professores de espanhol como língua estrangeira. 2013. (Congresso).

8.
VII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais (SIGET),.A produção textual em sala de aula: um espaço para reflexão e a prática. 2013. (Simpósio).

9.
XV Congreso Brasileño de Profesores de Español. O estágio de observação na formação docente em cursos de E/LE. 2013. (Congresso).

10.
XV Congreso Brasileño de Profesores de Español,. intitulada Ensino de espanhol como língua estrangeira a distância: reflexões sobre o ensino/aprendizagem da habilidade oral. 2013. (Congresso).

11.
I Colóquio do GEPPELE. Por uma formação plural do professor de E/LE. 2011. (Congresso).

12.
IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso da ALED. Ideologia e preconceito racial no discurso de membros do observatório negro. 2011. (Congresso).

13.
VIII Semana de Humanidades.Minicurso: ?Produção Textual em Língua Estrangeira e Língua Materna?, na VIII Semana de Humanidades. 2011. (Outra).

14.
VIII Semana de Letras.Mesa Redonda: Formação Docente: Práticas e Reflexões. 2011. (Encontro).

15.
Seminário de Análise de Discurso Crítica.Ideologia e Discurso Pedagógico. 2010. (Seminário).

16.
Encontro Internacional de Texto e Cultura. Indícios de autoria na produção textual de alunos de espanhol como língua estrangeira. 2008. (Congresso).

17.
I FORUM DE LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS E V COLÓQUIO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA.Texto e discurso: reflexões em torno da autoria em textos escolares. 2008. (Encontro).

18.
Capacitação da escolarização de trabalhadores em áreas de assentamento rural no Ceará.Oficina de Língua Portuguesa. 2007. (Seminário).

19.
IV Semana de Humanidades da UFC.Minicurso O conceito de gênero e o ensino-aprendizagem da leitura do espanhol como línhua estrangeira. 2007. (Encontro).

20.
Seminario de formación de profesores de español como lengua extranjera en Brasil. 2007. (Seminário).

21.
XVIII FALE - FÓRUM ACADÊMIICO DE LETRAS.Oficina Pesquisa em Língua Espanhola. 2007. (Encontro).

22.
Seminário teórico-prático ?Princípios de morfosintaxis sincrônica del español?. 2006. (Seminário).

23.
VI Semana de Letras.Leitura e análise de Texto a apartir da noção de gêneros textuais e sua utilização no ensino de espanhol.. 2006. (Oficina).

24.
II Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.O Desaguar do Rio: Uma leitura do último volume do Diário de Miguel Torga. 2005. (Encontro).

25.
Oficina Pedagógica Expresiones Idiomáticas: valores y usos. 2004. (Oficina).

26.
III Semana de Letras. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. VII SIGET. 2013. (Congresso).

2.
NASCIMENTO, M. V. F.; MIRANDA, C. A. . I Colóquio do GEPPELE: Novos rumos na formação do professor de espanhol: Políticas Linguísticas e Ensino de E/LE na escola. 2011. (Congresso).

3.
NASCIMENTO, M. V. F.; BAPTISTA, L. M. T. R. ; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga . I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e do V Colóquio de Metodologia do Ensino de Língua e Literatura. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GRAZIELA DA SILVA FERREIRA. USO DE ACTIVIDADES LÚDICAS COMO RECURSO DIDÁCTICO EN CLASES DE ESPAÑOL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

2.
Sandra Lucia de Sousa Granja. LA PRODUCCIÓN ESCRITA: ANÁLISIS DE LAS PROPUESTAS DE ACTIVIDADES EN MATERIALES DIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA MEDIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Espanhol Noturno) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

3.
Elisângela Maria da Silva. LA INTERACCIÓN ORAL EN CLASES DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Espanhol Noturno) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

4.
ELOÍZA BEZERRA DA SILVA. PROPUESTA DIDÁCTICA DE ENSEÑANZA DEL LÉXICO PARA ALUMNOS SORDOS: UN RELATO DE EXPERIENCIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

Orientações de outra natureza
1.
Luma Almeida de Freitas. Monitoria dos semestres iniciais de Língua Espanhola. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras (Português-Espanhol)) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

2.
Tatiana Silva Alves. Além da Sala de Aula e da tela do Compitador: o ensino de ELE na era digital. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras (Português-Espanhol)) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

3.
FERNANDA ALMEIDA FREITAS. ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO ORAL. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras (Português-Espanhol)) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

4.
CARLOS ROBERTO BEZERRA COSTA. REDES SOCIAIS E ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: O FACEBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

5.
Elisângela Maria da Silva. O ENSINO DA HABILIDADE ORAL EM CLASSES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Espanhol Noturno) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

6.
Luma Almeida de Freitas; José Victor Melo de Lima. A LITERATURA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O CONTO COMO RECURSO DIDÁTICO. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Espanhol Noturno) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

7.
Luma Almeida de Freitas. A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LE: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras (Português-Espanhol)) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

8.
Tatiana Silva Alves. A INTERAÇÃO EM GRUPOS DE ESTUDOS: ANÁLISE DOS FOOTINGS ASSUMIDOS PELOS MODERADORES PRESENCIAIS E VIRTUAIS. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

9.
Tatiana Silva Alves. A construção do footing do moderador em fóruns educacionais on-line. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

10.
Yashmin Miche Araújo Ribeiro. O material lúdico como recurso didático no ensino de espanhol como Língua Estrangeira. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras (Português-Espanhol)) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

11.
Adriana teixeira Pereira. Um olhar sobre as aulas de leitura em cursos preparatórios para o ENEM. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras (Português-Espanhol)) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

12.
Tatiana Silva Alves; Diego Nascimento Araújo. Letramento digital e formação de professores de E/LE: perspectivas e desafios na atualidade. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras (Português-Espanhol)) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.

13.
Yashmin Michelle Araújo Ribeiro. Experiências de aprendizagem na monitoria de estágio em ensino de espanhol como língua estrangeira. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras (Português-Espanhol)) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Valdênia Falcão do Nascimento.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Gêneros acadêmicos: a produção do artigo científico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NASCIMENTO, M. V. F.. Produção textual em língua estrangeira e língua materna: texto, discurso e sujeitos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NASCIMENTO, M. V. F.. A questão cultural dos países de Língua Espanhola na aula de E/LE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
NASCIMENTO, M. V. F.. Disciplina Língua Espanhola: Texto e Discurso. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).



Outras informações relevantes


Aprovada em segundo lugar no concurso realizado pela Universidade Federal do Ceará, para Professor Assistente, no setor de estudos: Língua Espanhola e Prática de Ensino do Espanhol, ano 2008.

Aprovada em primeiro lugar, em Concurso Público promovido pela Prefeitura Municipal de Maracanaú, para professora na área de Linguagens e Código.


Consultora pedagógica junto ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2008) - CESPEUnB.

Bolsista do Projeto Novo-Vestibular, da Pró-Reitoria de Extensão, vinculado ao Departamento de História da UFC, como Professora de Literatura e Redação no período de fevereiro/2004 a agosto/2005.


Pesquisadora do Projeto "O Desaguar do Rio: Leitura dos Três Últimos Volumes do Diário de Miguel Torga", sob a orientação do Prof. Dr. José Linhares Filho, no período de agosto/2002 a julho/2003.

Prestei serviço aos Governo do Estado do Ceará, lecionando no Ensino Médio como professora temporária, na Escola de Ensino Fundamental e Médio do CAIC Senador Carlos Jereissati, na área de Linguagens e Códigos.

Completei o curso Básico em Teologia pelo Seminário e Instituto Bíblico Maranata, período de 1994 a 1997, perfazendo um total de quarenta créditos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 3:21:59