Marleide Coan Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9831118102549169
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Possui graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1985) e Habilitação Matemática pela UnC (1997), mestrado e Doutorado em Ciência da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2003 e 2015 respectivamente). Realizo estudos sobre os registros de representação semiótica em Matemática em interface com a Teoria da Relevância e a Teoria de Conciliação de Metas. Pos doutorando em Ciências da Linguagem. Atualmente sou professor II Classe DIV 401 do Instituto Federal de Santa Catarina - campus Criciúma. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nas disciplinas de Matemática Fundamental do ensino médio, Cálculo I. Matemática Fundamental do ensino superior. Coordenadora do curso de Licenciatura em Química. Orientadora em projetos de pesquisa relacionado aos registros de representação semiótica no ensino da matemática superior, tendências em Educação Matemática, docente de projetos de extensão e FIC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marleide Coan Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, M. C.;CARDOSO, MARLEIDE COAN

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina - Criciúma.
Rodovia SC-443 -
Vila Rica
88813600 - Criciúma, SC - Brasil
Telefone: (48) 34625000
Ramal: 5025
URL da Homepage: http://www.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Conciliação de Metas, relevância e registros de representação semiótica em MAtemática, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Fabio Jose Rauem.
1999 - 2003
Mestrado em Mestrado Em Ciência da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Os Estágios de Desenvolvimento e as Representações Semióticas no contexto do Processo Ensino-Aprendizagem da Matemática,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Prof. Dr. Mário Guidarini.
Setores de atividade: Educação; Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.
1988 - 1989
Especialização em Especialização Em Matemática. (Carga Horária: 460h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: As dificuldades de aprendizagem na matemática.
Orientador: Alfredo José da Veiga Neto.
1983 - 1997
Graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Matemática.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Mudança de regime de trabalho para Dedicação exclusiva a partir de agosto de 2013.

Atividades

04/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio, .


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora bolsista- PARFOR
Outras informações
Professora Bolsista integrante do NDE do CURSO DE FÍSICA do PARFOR- CAPES até abrl/2016

Vínculo institucional

1998 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora da educação básica e ensino superi, Carga horária: 20

Atividades

07/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Tecnológicas e Ciências Exatas, .

Cargo ou função
Integrante do NDE do curso de Física.

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da educação básica entre os anos de 1984 até 31 de janeiro de 2010 perfazendo um total de 20 anos 6 meses e 26 dias.


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular DIII-04, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadoria do curso de Licenciatura em Química a partir de 01/12/2015 portaria Nº3177 de 01/12/2015. Membro do colegiado do curso de Licenciatura em química campus Criciúma. Membro do NDE do curso de Licenciatura em Química desde 25/11/2015.



Linhas de pesquisa


1.
educação
2.
Educação Matemática e Tecnologia (GPEMAT)


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Investigando os registros de representação semiótica em propostas interdisciplinares envolvendo a Matemática, a Química e a Física do Ensino Médio Integrado
Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral investigar os registros de representação semiótica a partir da implementação de propostas interdisciplinares envolvendo a Matemática, a Química e a Física do Ensino Médio Integrado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marleide Coan Cardoso - Coordenador / Naiane Machado Mariano - Integrante / Jussara Jeanne Correa de Araújo - Integrante / Carlos Ofugi - Integrante / Paulo Sergio Montedo - Integrante / Almir Ribeiro de Carvalho Junior - Integrante / Sergio Silveira - Integrante / Gabrieli Aparecida Lorenzon - Integrante.
2017 - 2018
Registros de representação semiótica: uma possibilidade interdisciplinar entre a Matemática, a Química e a Física.
Descrição: Considerando-se que a Matemática é uma importante ferramenta para o ensino da Física e da Química e que estas apresentam inúmeros pontos de intersecção em seus currículos, esta pesquisa objetiva conhecer estes pontos de intersecção por meio dos registros de representação semiótica numa abordagem interdisciplinar, a partir da seguinte problemática: como os objetos de ensino da Física, da Química e da Matemática podem ser abordados por meio dos registros de representação semiótica de forma interdisciplinar? Para responder a problemática algumas hipóteses podem ser consideradas no desenvolvimento da pesquisa: a) os registros de representação semiótica podem facilitar a aprendizagem da Física, da Química e da Matemática numa abordagem interdisciplinar; b) os registros de representação semiótica podem ser utilizados para representar objetos da Física, da Química e da Matemática de forma interdisciplinar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marleide Coan Cardoso - Coordenador / Bazilicio MAnoel de Andrade Filho - Integrante / Lizandra Botton Marion Morini - Integrante / Jussara Jeanne Correa de Araújo - Integrante / Carlos Daniel Ofugi Rodrigues - Integrante / Almir Ribeiro de Carvalho Junior - Integrante / Paulo Sergio Gai Montedo - Integrante / Sergio Silveira - Integrante.
2015 - 2016
Registros de representação semiótica: uma possibilidade interdisciplinar entre a Matemática e a Física
Descrição: A Matemática e a Física enquanto componentes curriculares da educação básica podem ser abordadas em vários aspectos, um deles é o processo de aprendizagem dos alunos, considerando inicialmente o processo de ensino. Esta pesquisa será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina ? Campus Criciúma, no Laboratório de Matemática e de Física com os alunos do ensino médio integrado. A pesquisa em seu desenvolvimento caracteriza-se como básica e qualitativa, os pesquisadores discutirão os referenciais teóricos relacionados com os registros de representação semiótica aplicados de forma interdisciplinar ao ensino da Matemática e da Física. A parte aplicada deste projeto envolve alunos do Ensino Médio integrado do campus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Reciclagem de Papel:Educação Ambiental, Inovação e Inclusão Social
Descrição: O projeto de extensão ?Reciclagem de Papel: Educação Ambiental, Inovação e Inclusão Social? do Campus Criciúma é um dos constituintes do programa IFSC sustentável que está em desenvolvimento no campus constituindo-se de um conjunto de ações com intuito de conscientizar as comunidades envolvidas sobre a necessidade de adoção de atitudes positivas de preservação do meio ambiente. Entre estas atitudes está a utilização com responsabilidade do papel no ambiente escolar, bem como o seu destino adequado quando de sua utilização. Para tanto, o desenvolvimento do projeto envolve momentos de formação que discute o desenvolvimento sustentável como ponto de partida cujas ações consistem em reduzir, reutilizar e reciclar (3Rs), a adoção da inovação no processo reciclagem, a busca pelo aperfeiçoamento da reciclagem artesanal por meio da utilização de corantes naturais para tingimento de papeis, produção de cartão semente, divulgação das atividades desenvolvidas pelo programa IFSC Sustentável, que atende os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Todas as ações desenvolvidas no projeto estarão voltadas para uma postura que preserve o meio ambiente. A execução do projeto se insere no planejamento do curso de licenciatura em Química em relação ao cumprimento da Curricularização da extensão conforme prevê o Plano Nacional de Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marleide Coan Cardoso - Coordenador / Gilberto Tonetto - Integrante / Giulia Loreto - Integrante / Marisilvia Santos - Integrante / Marcos Luis Grams - Integrante / Gisele da Silva Cardoso - Integrante / Luciléia Marcon - Integrante / Pedro Rosso - Integrante.
2016 - 2017
As metodologias ativas de aprendizagem na formação de professores: o desenvolvimento de aulas de Química por meio da utilização de um conjunto didático experimental.
Descrição: Esta proposta apresenta significativas contribuições científicas, tecnológicas e de inovação para a área do Ensino de Química, destacando a produção de material didático e formação de professores. Com relação às contribuições científicas o projeto visa a publicação de artigos científicos em revistas e eventos de relevância. E também contribuir no desenvolvimento dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Química do IFSC, Câmpus Criciúma..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marleide Coan Cardoso - Integrante / Lizandra Botton Marion Morini - Integrante / Naiane Machado Mariano - Coordenador / Michele Coral Dutra - Integrante / Arthur Fernandes - Integrante / Graziele Vefago Boaventura - Integrante / Daiana Cardoso Vargas de Figueiredo - Integrante / Ana Cristina Gobetti de Godoi - Integrante.
2016 - 2017
Reciclagem de papel como uma proposta para a Educação Ambiental, Conscientização Popular e
Descrição: Essa proposta traz consigo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que os envolvidos atuarão na formação de outros profissionais da educação. Para os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, além das pesquisas necessárias ao desenvolvimento das oficinas, terão a oportunidade de vivenciar experiências diretamente nos ambientes escolares, o que contribuirá para a sua formação. Também poderão realizar testes com corantes naturais na produção do papel reciclado além de aplicar outras técnicas de reciclagem que poderão aperfeiçoar as técnicas utilizadas inicialmente. Poderão ser realizados outros produtos químicos objetivando a melhoria e a otimização do processo de reciclagem, bem como o aproveitamento destes em atividades de ensino e estágio supervisionado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marleide Coan Cardoso - Coordenador / Gilberto Tonetto - Integrante / Alexandre Dalmolim - Integrante / Giulia Loreto - Integrante / Marisilvia Santos - Integrante / Marcos Luis Grams - Integrante / Gisele da Silva Cardoso - Integrante / Luciléia Marcon - Integrante / Leandro da Silva - Integrante.
2016 - 2016
Oficinas de Matemática: Socializando vivências e experiências didáticas entre professores do ensino médio
Descrição: Projeto desenvolvido com professores de matemática do ensino médio da região de Criciúma.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marleide Coan Cardoso - Integrante / Bazilicio MAnoel de Andrade Filho - Integrante / Gustavo Camargo Berti - Coordenador.
2016 - 2016
Formação de professores no contexto das Feiras de Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marleide Coan Cardoso - Integrante / Bazilicio MAnoel de Andrade Filho - Coordenador / Gustavo Camargo Berti - Integrante.
2014 - 2015
Laboratório de Matemática como possibilidade de melhoria do processo ensino aprendizagem
Descrição: Projeto desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFSC) campus Criciúma objetivando a melhoria da aprendizagem da matemática por meio de atividades de monitoria e oficinas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marleide Coan Cardoso - Coordenador / Sandra M. Bastianello Scremin - Integrante / Henrique de Souza Fujita - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
Atividades de monitoria em Matemática, Química geral e Geometria Analítica no IFSC- Campus Criciúma
Descrição: A atividade de monitoria pode se tornar em uma oportunidade de integração entre os diferentes níveis de ensino, e até mesmo institucional, além de se ornar uma importante forma de recuperação dos conteúdos de Matemática básica, Química geral e Geometria Analítica que não foram apropriados devidamente pelos alunos e que são considerados fundamentais para o prosseguimento de seus estudos com sucesso em seu curso de formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marleide Coan Cardoso - Coordenador / Marcelo Dal Bó - Integrante / Gustavo Berti - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRAMS, M. L.2018GRAMS, M. L. ; CARDOSO, MARLEIDE COAN ; SPRICIGO, F. . Atividades de estudo e o jovem no ensino médio técnico:alguns apontamentos. Argumentos Pró-Educação, v. 3, p. 8-422, 2018.

2.
CATANEO, V. I.2018CATANEO, V. I. ; CARDOSO, MARLEIDE COAN . ENSINO CONTEXTUALIZADO DE POTÊNCIA: POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS EM SALA DE AULA. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, v. 1, p. 1-4, 2018.

3.
CARVALHO, E. F.2015CARVALHO, E. F. ; FERNANDES, R. F. ; INNOCENTE, . D. M. ; KINDERMANN, C. ; CARDOSO, M. C. . O estudo do movimento uniforme usando uma bolha de ar em meio viscoso. Cadernos Acadêmicos (UNISUL), v. 7, p. 134-146, 2015.

4.
SANTOS, A. E.2015SANTOS, A. E. ; PAULO, . F. ; GOMES, M. A. ; CARDOSO, M. C. . Os conceitos de estatística em atividades interdisciplinares. Cadernos Acadêmicos (UNISUL), v. 7, p. 211-226, 2015.

5.
RAUEN, F. J.2015RAUEN, F. J. ; CARDOSO, M. C. . Registros de representação semiótica: entrada lexical, entrada enciclopédica e entrada lógica. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, v. 7, p. 1-10, 2015.

6.
CARDOSO, A. D.2015CARDOSO, A. D. ; CATANEO, V. I. ; CARDOSO, M. C. . AS REPRESENTAÇÕES SE MIÓTICAS NO ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO 2º GRAU: UMA ALTERNATIVA METO DOLÓGICA. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, v. 7, p. 1-10, 2015.

7.
SANTOS, A. E.2015SANTOS, A. E. ; PEREIRA, D. R. ; RIBEIRO, E. M. P. ; PAULO, L. F. ; ARAMBULA, L. A. P. ; GOMES, M. A. ; CARDOSO, M. C. ; ROCHO, V. R. . Os conceitos da estatística aplicados a educação alimentar. Cadernos Acadêmicos (UNISUL), v. 7, p. 227-240, 2015.

8.
PAULO, R. R.2015PAULO, R. R. ; CARDOSO, M. C. ; PEREIRA, J. E. . O papel da Avaliação na Formação do Educador: uma experiência vivenciada no curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, v. 1, p. 314-322, 2015.

9.
RIBEIRO, E. M. P.2015RIBEIRO, E. M. P. ; CARDOSO, M. C. ; BALTAZAR, M. C. . A inserção da história da matemática no momento da leitura nas escolas que são campo de estágio do curso de licenciatura em matemática do município de Sombrio.. Experiencia sobre professores que ensinam Matemática, v. 1, p. 24-29, 2015.

10.
RIBEIRO, E. M. P.2015RIBEIRO, E. M. P. ; SANTOS, A. E. ; PEREIRA, D. R. ; PAULO, L. F. ; ARAMBULA, . A. P. ; GOMES, . A. ; CARDOSO, M. C. ; ROXO, V. R. . Os conceitos da estatística aplicados a educação alimentar. Cadernos Acadêmicos (UNISUL), v. 7, p. 227-240, 2015.

11.
RIBEIRO, E. M. P.2014RIBEIRO, E. M. P. ; MACIEL, A. ; Durigon, Ailton ; CARDOSO, M. C. . A GEOMETRIA DE FORMA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA COM CANUDOS, DOBRADURAS E TANGRAM. Educação Matemática: O que ensina? O que aprender?, v. 1, p. 1, 2014.

12.
RIBEIRO, E. M. P.2014RIBEIRO, E. M. P. ; CARDOSO, M. C. ; MEDEIROS, M. F. . LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, v. 6, p. 1-10, 2014.

13.
MACIEL, A.2014MACIEL, A. ; CARDOSO, M. C. . A utilização de oficinas didático-pedagógicas para o aprendizado da Matemática. extensão Tecnológica: Revista de extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 1, p. 143-149, 2014.

14.
CARDOSO, M. C.;CARDOSO, MARLEIDE COAN2013CARDOSO, M. C.; MACIEL, A. ; Durigon, Ailton ; Possamai, Elizete Maria . ORGANIZAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC-SOMBRIO. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, v. 1, p. 1-8, 2013.

15.
TRICHES, B.2013TRICHES, B. ; CARDOSO, M. C. . AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. Anais do 6º Congresso Internacional de Educação UNIBAVE, v. 1, p. 539-552, 2013.

16.
CARDOSO, M. C.;CARDOSO, MARLEIDE COAN2012CARDOSO, M. C.; ANDRADE FILHO, B. M. . Discutindo as Representações Semióticas no Estudo do Cálculo Diferencial e Integral. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, v. 3, p. 1, 2012.

17.
CARDOSO, M. C.;CARDOSO, MARLEIDE COAN2003CARDOSO, M. C.; Flemming ; CARVALHO, D. G. ; DESTRO, A. M. . Formação de Professores de Matemática: construção do projeto pedagógico. Interamárica - comitee com mathematic educacion, Interamérica educacion comité, 2003.

18.
CARDOSO, M. C.;CARDOSO, MARLEIDE COAN2000 CARDOSO, M. C.. A formalização como ponto de intersecção histórica da lingüística e da Matemática. Linguagem em Discurso, Tubarão, v. 1, p. 197-207, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DARELA, E. ; CARDOSO, M. C. ; ROSA, R. C. . História da matemática. 3ª. ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2011. 295p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARDOSO, MARLEIDE COAN; PIRES, V. S. . Aplicação dos conceitos de integrais definidas n cálculo do volume do tronco do cone por meio dos Registros de representações semióticas. In: Lisani Geni Wachholz Coan; Méricles Thadeu Moretti. (Org.). Aplicações Matemáticas com tecnologias de Informação e Comunicação. 01ed.Florianópolis: Insular, 2016, v. 1, p. 167-194.

2.
Anita Dela Vêdova ; CARDOSO, M. C. ; Nilson Alves. ; ROSA, R. C. ; SANTOS, S. D. P. D. ; Solange Muller Uliano . A Matemática. In: Erly Perini Popoaski; Silvia Michels. (Org.). Memória Pedagógica do Colégio Dehon. 1ªed.Palhoça: , 2008, v. 1, p. 109-118.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE FILHO, B. M. ; CATANEO, V. I. ; CARDOSO, M. C. . CONCILIAÇÃO DE METAS, RELEVÂNCIAS E FORMAÇÃO, TRATAMENTO E CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE OBJETOS MATEMÁTICOS. In: Congresso Internacional de Ensino da Mátemática, 2017, Canoas - RS. Anais do VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017, 2017.

2.
LORETO, G. ; DALMOLIM, A. A. ; CARDOSO, M. C. ; CARDOSO, G. S. ; SANTOS, M. ; MARCON, L. . RECICLAGEM DE PAPEL: EDUCAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL. In: 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2017, Criciúma. ANAIS do 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2017. p. 456-461.

3.
GRAMS, M. L. ; MARCON, L. ; LORETO, G. ; DALMOLIM, A. ; CARDOSO, G. S. ; SANTOS, M. ; CARDOSO, M. C. . RECICLAGEM DE PAPEL COMO UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO SOCIAL. In: 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2017, Criciuma. ANAIS do 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2017. p. 462-468.

4.
RAUEN, F. J. ; CATANEO, V. I. ; ANDRADE FILHO, B. M. ; CARDOSO, M. C. ; ZAPELINI, D. D. V. ; CARDOSO, M. C. . AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE EQUAÇÕES LINEARES . In: VIII simpósio de formação de professores, 2016, Tubarão. Anais do VIII SIMFOP - 2016, 2016.

5.
CARDOSO, A. D. ; CATANEO, V. I. ; CARDOSO, M. C. . AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO 2º GRAU: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA. In: VIII Simpósio sobre Formação de Professores ? SIMFOP, 2015, Tubarão. Anais do VIII Simpósio sobre Formação de Professores ? SIMFOP, 2015.

6.
CARDOSO, M. C.; RAUEN, F. J. . REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: ENTRADA LEXICAL, ENTRADA ENCICLOPÉDICA E ENTRADA LÓGICA. In: VII simpósio sobre formação de professores, 2015, Tubarão. ANAIS do VII simpósio sobre formação de professores, 2015.

7.
TRICHES, B. ; CARDOSO, MARLEIDE COAN . AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO UNIBAVE: DESENVOLVIMENTOE SUSTENTABILIDADE: A AMÉRICA LATINA E SUAS PROPOSTAS, 2013, Orleans. Anais do 6º Congresso Internacional de Educação UNIBAVE, Centro Universitário Barriga Verde ? Orleans ? SC, 2013. v. 1. p. 539-539.

8.
CARDOSO, M. C.; Cruz, Juliana Oliveira da . A IMPORTÂNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DO ESTUDO DAS FRAÇÕES. In: XVII EREMATSUL, 2011, Curitiba. XVII Erematsul, 2011.

9.
CARDOSO, M. C.; ROSA, R. C. . UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE DINAMIZAR O ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, M. C.; ROSA, R. C. . CONSTRUINDO SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: IV JUNIC e IV seminário de pesquisa, 2010, Tubarão. JUNIC 2009, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE FILHO, B. M. ; BERTI, G. ; CARDOSO, M. C. . A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO: A MATEMÁTICA DO CORPO HUMANO. In: 6º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2017, Criciúma. ANAIS DO 6º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2017. p. 12-12.

2.
Durigon, Ailton ; CARDOSO, MARLEIDE COAN ; RIBEIRO, ELIZETE MARIA POSSAMAI ; MACIEL, ÁLVARO . Formação Continuada de Professores de Matemática do Extremo Sul Catarinense. In: XXXV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2015. v. 3.

3.
HENDZ, C. A. ; PAULO, R. R. ; CARDOSO, M. C. . CÁLCULO DO VOLUME DE CORPOS DE REVOLUÇÃO POR MEIO DA INTEGRAL DEFINIDA. In: 4º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2015, Araranguá. ANAIS DO 4º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2015.

4.
Durigon, Ailton ; CARDOSO, M. C. . A PLANILHA ELETRÔNICA E A MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 4º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2015, Araranguá. ANAIS DO 4º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2015.

5.
Durigon, Ailton ; BERTI, G. ; COLOMBO, F. M. ; SANTOS, M. C. R. ; FUJITA, H. S. ; CARDOSO, M. C. . TANGRAM: UM RECURSO DIDÁTICO NA ABORDAGEM DAS FORMAS GEOMÉTRICAS E FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 4º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2015, Araranguá. ANAIS do 4º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2015.

6.
BERTI, G. ; CARDOSO, M. C. ; Durigon, Ailton . DOMINÓ: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA ABORDAGEM DO ESTUDO DO DOMÍNIO DAS FUNÇÕES. In: 4º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2015, Araranguá. ANAIS DO 4º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2015.

7.
RIBEIRO, E. M. P. ; MEDEIROS, M. F. ; CARDOSO, M. C. . INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA. In: Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporânea, 2014, Criciúma. Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporânea. Cricúma: EdiUNESC, 2014. v. 1. p. 466-467.

8.
PAULO, R. R. ; EUGENIO, J. ; CARDOSO, M. C. . O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO. In: Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporânea, Vol. 1, 2014, Criciúma. Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporânea. Criciúma: EdiUNESC, 2014. v. 1. p. 224-225.

9.
CARVALHO, D. G. ; CARDOSO, M. C. . POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ASPECTOS LEGAIS E DE IMPLANTAÇÃO NAS ESCOLAS. In: Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporânea, Vol. 1, 2014, Criciúma. Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporânea. Criciúma: EdiUNESC, 2014. v. 1. p. 234-235.

10.
TRICHES, B. ; CARDOSO, M. C. . As representações semióticas no estudo do cálculo diferencial e integral. In: XVIII EREMATSUL, 2012, Blumenau. XVIII Erematsul, 2012.

11.
Durigon, Ailton ; CARDOSO, M. C. ; SCHARDOSIN, E. . Novas tecnologias e a Matemática da Educação Básica.. In: XXXIV - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2012, ÁGUAS DE LiNDÓIA. Anais do XXXIV Cnmac, 2012.

12.
Durigon, Ailton ; CARDOSO, M. C. ; MACIEL, A. . Organização e uso do laboratório de ensino do curso de licenciatura em Matemática do IFC-Sombrio. In: 1º Simpósio de integração científica e tecnológica do Sul Catarinense - SICT-Sul,, 2012, Criciúma. Anais do SICT-Sul, 2012.

13.
CARDOSO, M. C.; Cruz, Juliana Oliveira da . AS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE FIGURAS NO GEOPLANO E O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. In: III SHIAM, 2010, Campinas. III SHIAM, 2010.

14.
CARDOSO, M. C.. AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS FACILITANDO A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ALGUNS OBJETOS MATEMÁTICOS. In: UNISUL contexto, 2008, Tubarão. Unisul Contexto, 2008. v. 1.

15.
CARDOSO, M. C.; VIEIRA, R. S. ; MARTINS, S. B. R. ; BORGES, T. C. S. . PCN - O Remédio par a Educação no Brasil. In: I Congresso Internacional das Linguagens, 2002, Erechim. Linguagens & Linguagens. Erechim: URI - Campus de Erechim, 2002. v. 1. p. 303-303.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
CARDOSO, M. C.;CARDOSO, MARLEIDE COAN2002CARDOSO, M. C.. PCN - O remédio para educação no Brasil (Orientação). Anais I Congresso Internacional das Linguagens, Erechin, p. 303-303, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, M. C.. O Ensino da Matemática: UM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CARDOSO, M. C.; ROSA, R. C. . Um estudo sobre a utilização dos jogos Didáticos como um possibilidade de dinamizar o ensino de matemática com alunos da educaçao básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARDOSO, M. C.. As representações semióticas facilitando a transposição didática de alguns objetos matemáticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARDOSO, M. C.. Proposta Pedagógica Ensino Fudamental 1ª a 4ª série. ORLEANS: Secretaria municipal de educação de ORLEANS, 2004 (Projeto pedagógico município de Orleans).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
CARDOSO, M. C.; SILVA, M. E. M. ; STOLL, C. B. ; DOMINGOS, R. F. A. ; CARNEIRO, U. T. ; MEDEIROS, M. F. ; ZANELLA, K. ; ELTERMANN, E. E. . Comissão responsável por elaborar Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio. 2014.. 2014.

2.
BARCHINSKI, L. S. ; MENDONCA, J. ; CARDOSO, M. C. . Participação na composição dos integrantes do comitê de extensão do instituto federal catarinense. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
CARDOSO, M. C.. Proposta Pedagógica Ensino Fundamental 1ª a 4ª série. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Possamai, Elizete Maria ; FARIAS, M. ; CARDOSO, M. C. . LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CARDOSO, M. C.. Relevância e Registros de Representação Semiótica em Matemática. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CARVALHO, D. G. ; CARDOSO, M. C. ; SILVA, M. ; SELHORST, M. ; MATIOLLA, J. A. . Gestão Educacional: Discutindo os sistemas de ensino. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
CARVALHO, D. G. ; SELHORST, M. ; CARDOSO, M. C. . A LINGUAGEM E O PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARDOSO, M. C.. O Ensino da Matemática: UM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE. 2014. .

2.
Possamai, Elizete Maria ; CARDOSO, M. C. . Matemática aplicada para programa Mulheres Mil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
DARELA, E. ; CARDOSO, M. C. ; ROSA, R. C. . História da MAtemática. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro).

4.
CARDOSO, M. C.. Curso para professores de ensino médio da rede pública estaduas de Santa Catarina nas áreas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. 2004. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
RAUEN, F. J.; COSTA, J. C.; FELTES, H. P. M.; VIEIRA, S.; VANIN, A. A.; CARDOSO, MARLEIDE COAN. Participação em banca de Fátima Hassan Caldeira. Conciliação de metas em buscas orgânicas no Google:análise das interações usuário-sistema.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
VIEIRA, S.; RAUEN, F. J.; VANIN, A. A.; SILVEIRA, J. R. C.; FARACO, R. A.; KINDERMANN, C. A.; CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Sandra Vieira. Conflitos entre Usuários e desenvolvedores de soluções informatizadas: estudo de caso com base na teoria de conciliação de metas. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARVALHO, D. G.; CARDOSO, M. C.; SILVA, M.. Participação em banca de Juliana Leopoldina Donário. IDENTIFICAR A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO EXERCÍCIO DAS MAIS DIVERSAS PROFISSÕES. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
CARVALHO, D. G.; CARDOSO, M. C.; SILVA, M.. Participação em banca de SARA VASCONCELOS PAIS. FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS E AS DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Ana Flavia Carlos Cardoso. O ensino da Matemática na Sociedade pós moderna. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Rodinéia Magnus da Silva Machado. Resolução de problemas como ferramenta Pedagógica para estimular a Aprendizagem Matemática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

5.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Rosilei Borges Militão. Resolução de problemas na 5ª série: investigando alguns problemas de aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

6.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Silvana Canella Baschirotto. Ensinando a MAtemática numa situação do cotidiano:A cubagem do tronco de MAdeira.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, D. G.; CARDOSO, M. C.; MORINI, L. B. M.. Participação em banca de Luana Michels.Metodologias de ensino da Física: Discutindo possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
CARDOSO, MARLEIDE COAN; MORINI, L. B. M.; BITTENCOURT, M. C. S.. Participação em banca de Gisele do Livramento.Processo de apreensão de noções desenvolvidas para a conversão de registros figurais em registros táteis: uma proposta metodológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
RIBEIRO, E. M. P.; CARDOSO, M. C.; PESCADOR, A.. Participação em banca de Cristina MArtins PAraol.O Uso da Integral definida no cálculo da área alagada da barragem do rio bonito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio.

4.
CARDOSO, M. C.; CARDOSO, A. D.; CATANEO, V. I.. Participação em banca de SUSANA PIZONE ZOMER.O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Barriga Verde.

5.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Peterson da Silva Peixoto e Rodrigo Manoel da Silva.A contribuição da História da Álgebra no desenvolvimento do cálculo algébrico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

6.
CARDOSO, M. C.; ROSA, R. C.. Participação em banca de Katia MAria Cancelier Moraes e Lucia Costa Lima.Matemática FInanceira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

7.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Kenia de Bem Serpa e Jean Victor Rodrigues Espíndola.Aplicação da geometria no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

8.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Janaina Gonçalves da Silva e Lilian Nunes.O conhecimento da docência a partir da Prática do Estágio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

9.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Philipe.Formação dos Formadores de Professores de Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

10.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Juliana Pires de Silva e Lisandra Coelho de Oliveira.A definição da Função Logarítmica analisada a partir do cálculo Integral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

11.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Darling Schmoller e Juciane Camilo Valter.A criança iperativa e a escola, como diagnosticar como trabalhar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

12.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Roseli Borges Militão e Rosilei Borges Militão.Modelagem Matemática e Pesca: Estratégia de ensino aprendizagem na 8ª série. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

13.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Joyce Santana Rosa e Roseli Soares Zanella.Geometria no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

14.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Carla Rodrigues Pereira e Eleiza Presa Motta Dordete.TV e Vìdeo no ensino da Matemática: articulando saberes e transformando a prática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

15.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Elaine Possamai Contessi e Valdirene Custódio Mota.O fracasso do movimento da Matemática Moderna e o desenvolvimento da educação matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

16.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de àureo Dantas Bettiol, Rosimere de Oliveira dos Santos Cardoo.Equação do 1º grau: relações e aplicações na matemática e na física do ensino médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

17.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Aline Rezin, Monier das passoa, Rosangela N. Zanelato e Vanr.A educação para o século XXI: A família, a escola e a sociedade. Como superar desafios. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

18.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Rosimere MArques de Cequeira, Rita da CAssia da Silva, Thisg.O lúdico como metodologia de ensino para superar dificuldades na aprendizagem da matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

19.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Rosimere Cerqueira, Rita de Casia da Silva e Thiago de Sá.Sugestões para Superar as Dificuldades no Ensino sa MAtemática Utilizando Ludicidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

20.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Marcelo Ramos Goulart e Josiane Claudino Carvalho.A transposição dos conceitos matemáticos previstos no ensino méio em relação ao estudo das funções. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

21.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Silvana Daltoé Cruz e Viviane Buss Correa.O ensino da àlgebra na formação e na prática docente: limites e possibilidades.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

22.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Nilzete Fernandes.Educação Inclusiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

23.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de DAciane N. Felisbino.Edacação Matemática: contextualização e ludicidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

24.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Edna Fraccia Mussoi JAcinto.Literatura infantil: contribuições à prática pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

25.
CARDOSO, M. C.. Participação em banca de Rosinete LIma Barbina.O perfil do jovem e adulto do centro educacional de jovens e adultos( CEJA) do município de Tubarão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCARPARI, D. O.; ROSA, C. L.; CARDOSO, M. C.. Membro de banca examinadora para contratação de professor substituto. 2014. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

2.
MENEGOTTO, J.; GUIMARAES, C. M. S.; CARDOSO, M. C.. Membro da banca examinadora para contratação de professor temporário na área de LIBRAS. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

3.
Possamai, Elizete Maria; CARDOSO, M. C.; OLIVEIRA, C.. Processo seletivo para professor substituto na área de MAtemática. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

Outras participações
1.
CARDOSO, M. C.. Prova didática da aluna Adriana Lentz Della Vecchia Magnus. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

2.
CARDOSO, M. C.. Prova didática Nathalia Pizzamigio. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

3.
CARDOSO, M. C.. Prova didática da aluna Karini Trajano Ribeiro Pagani. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

4.
CARDOSO, M. C.. Prova Didática Evaldo Pagani Junior. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

5.
CARDOSO, M. C.. Prova didática Janaina Reis. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

6.
CARDOSO, M. C.. Prova didática Alessandra de MAtos Bauer. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

7.
CARDOSO, M. C.. Prova didática Filipe Godinho. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

8.
CARDOSO, M. C.. Prova didática de Jair Rocha dos Santos. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

9.
CARDOSO, M. C.. prova didática Mariana Lucas. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

10.
CARDOSO, M. C.. Prova didática Daltro Guterres de Freitas Neto. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.

11.
CARDOSO, M. C.. Prova didática Clailton Claudino. 2013. Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Seminário Catarinense de Educação Matemática.As Representações Semióticas: Discutindo possibilidades no Ensino da Matemática. 2018. (Seminário).

2.
36° SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.A RECICLAGEM DE PAPEL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. (Seminário).

3.
II semana integrada dos cursos superiores.O uso de materiais de ensino na Matempática: discutindo possibilidades. 2018. (Seminário).

4.
Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.A RECICLAGEM DE PAPEL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. (Seminário).

5.
2ª Semana Tecnológica - 2017.Minicurso Reciclagem de Papel. 2017. (Outra).

6.
6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul).A Matemática está em Tudo: A Matemática do Corpo Humano. 2017. (Simpósio).

7.
6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul).RECICLAGEM DE PAPEL COMO UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO SOCIAL. 2017. (Simpósio).

8.
6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul).RECICLAGEM DE PAPEL: EDUCAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL. 2017. (Simpósio).

9.
6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul).RECICLAGEM DE PAPEL: EDUCAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL. 2017. (Simpósio).

10.
Primeira semana integrada dos Cursos superiores do campus avançado Sombrio.Interpretação de problemas matemáticos. 2017. (Oficina).

11.
VII congresso internacional de ensino de Matemática. 2017. (Congresso).

12.
VII congresso internacional de ensino de Matemática. Conciliação de Metas, Relevância e Formação, Tratamento e Conversão de Registros de Representação Semiótica de Objetos Matemáticos. 2017. (Congresso).

13.
4º encontro sul letras.AS CONVERSÕES ENTRE REGISTROS DE RERPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA POSSIBILIDADE DE RELAÇÃO ENTRE A TEORIA DA RELEVÂNCIA, A MATEMÁTICA E A TEORIA DE CONCILIAÇÃO DE METAS. 2016. (Encontro).

14.
II colóqui internacional sobre ensino e didática das ciências: perseverança e superação escolar. 2016. (Congresso).

15.
II coloquio internacional sobre ensino e didática das ciências. Registros de representação semiótica: uma possibilidade interdisciplinar entre a Matemática e a Física. 2016. (Congresso).

16.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, em sua segunda edição, pauta a temática Políticas de Formação nos Países Ibero-Americanos,. APRENDENDO MATEMÁTICA DE FORMA DIFERENTE. 2016. (Congresso).

17.
III Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática,. 2016. (Simpósio).

18.
Proposta curricular de santa catarina- Reoganização curricular II.Formação do professor de Matemática: Perspectivas e desafios. 2016. (Encontro).

19.
VII Congresso Internacional de Educação - UNIBAVE. Representações gráficas e o ensino da MAtemática. 2016. (Congresso).

20.
VII congresso Internacional de Educação - UNIBAVE o protagonismo de quem se transforma para transformar.. 2016. (Congresso).

21.
VIII simpósio sobre formação de professores.REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: Uma possibilidade interdisciplinar entre a matemática e a física. 2016. (Simpósio).

22.
VIII simpósio sobre formação de professores.ESTUDO DA ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO GUIADA PELA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2016. (Simpósio).

23.
VIII simpósio sobre formação de professores.O DIA DA FÍSICA NA ESCOLA: Aplicação de atividades experimentais do ensino da Física em escolas de campo de estágio. 2016. (Simpósio).

24.
VIII Simpósio sobre formação de professores.Linguagem, cognição, ensino e aprendizagem da Matemática. 2016. (Simpósio).

25.
2ª Mostra de Ensino, Ciência, Tecnologia e Cultura.Oficina de Tangram como recurso didático no ensino aprendizagem da disciplina de Matemática. 2015. (Oficina).

26.
Educere: XII Congresso Nacional de Educação. Matemática e Arte: Uma proposta interdisciplinar envolvendo Concretismo e funções. 2015. (Congresso).

27.
III fórum mundial de Educação Profissional e tecnológica.LABMAT como possibilidade de melhoria do processo ensino aprendizagem. 2015. (Simpósio).

28.
SHIAM-Seminário Nacional de Histórias e investigações de/em aulas de Matemática. 2015. (Seminário).

29.
SHIAM-Seminário Nacional de Histórias e investigações de/em aulas de Matemática.A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO MOMENTO DA LEITURA NAS ESCOLAS QUE SÃO CAMPO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO.. 2015. (Seminário).

30.
VI I - SIMFOP- Simpósio de Formação de Professores.as representações semióticas no estudo das equações do 2º grau: uma alternativa metodológica. 2015. (Seminário).

31.
VI I - SIMFOP- Simpósio de Formação de Professores.REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: ENTRADA LEXICAL, ENTRADA ENCICLOPÉDICA EENTRADA LÓGICA. 2015. (Seminário).

32.
4ª escola de inverso de educação matemática e no 2º encontro nacional do PIBID - matemática.Os conceitos da Estatística aplicados a educação alimentar. 2014. (Encontro).

33.
A sociedade Brasileria de Matemática Aplicada e Computacional- SBMAC. Estudo Complementar de Matemática da Educação Básica. 2014. (Congresso).

34.
Congresso ibero-americano de humanidades ciências e Educação: perspectivas contemporâneas. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ASPECTOS LEGAIS E DE IMPLANTAÇÃO NAS ESCOLAS. 2014. (Congresso).

35.
Congresso ibero-americano de humanidades ciências e Educação: perspectivas contemporâneas. INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA. 2014. (Congresso).

36.
Congresso ibero-americano de humanidades ciências e Educação: perspectivas contemporâneas. O Papel da avaliação na formação do educador: uma experiência vivenciada no curso de licenciatura em matemática do Instituto federal catarimense campus avançado de Sombrio.. 2014. (Congresso).

37.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação: politicas de formação nos países ibero-americanos. APRENDENDO MATEMÁTICA DE FORMA DIFERENTE. 2014. (Congresso).

38.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos países Ibero-Americanos.. 2014. (Congresso).

39.
III Seminário Regional de LIAPEME e I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das ciências.OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS. 2014. (Seminário).

40.
III Seminário Regional do LIAPEME e I colóquio internacional sobre ensino e didática das ciencias.PORTFÓLIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS TENDÊNCIAS. 2014. (Seminário).

41.
III simpósio regional do LIAPEME e I colóquio internacional sobre ensino e didática das ciâncias. 2014. (Seminário).

42.
II seminário das Licenciaturas do IFC- formação de professores: discussões e aproximações necessárias para a reestruturação curricular.A interdisciplinaridade como possibilidade de integração entre disciplinas no curso de licenciatura.. 2014. (Seminário).

43.
II Seminário de esquisa PARFOR. 2014. (Seminário).

44.
VII Mostra NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INTERDISCIPLINAR.TRIANGONÓPOLIS: A CIDADE DA LEI DOS SENOS E COSSENOS. 2014. (Outra).

45.
VI Simpósio sobre formação de professores.Limites e possibilidades de um trabalho interdisciplinar. 2014. (Simpósio).

46.
V Jornada Nacional de educação matemática e XIII jornada regional de educação matemática. 2014. (Outra).

47.
XXXV Congresso Nacional de Matemática aplicada e computacional. Formação continuada de professores de Matemática no extremo sul catarinense. 2014. (Congresso).

48.
2º SICT-Sul.Trabalhando com a geometria da escola. 2013. (Simpósio).

49.
2º SICT-Sul.A Dedução das fórmulas para os cálculos das áreas das figuras a partir do tangram. 2013. (Simpósio).

50.
Curso de aperfeiçoamento - Introdução ao uso do excel. 2013. (Outra).

51.
Defesa pública de dissertação. 2013. (Outra).

52.
EDUCERE- XI congresso nacional de educação. 2013. (Congresso).

53.
ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática.ORGANIZAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC-SOMBRIO. 2013. (Encontro).

54.
ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

55.
I Seminário Regional das Licenciaturas. 2013. (Seminário).

56.
Seminário Interdisciplinar de Física SemIF/2013.A Gestão Educacional no sistema Federal de ensino. 2013. (Seminário).

57.
Seminário Interdisciplinar de Física SemIF/2013.Sistema de Ensino do Estado de Santa Catarina. 2013. (Seminário).

58.
Seminário Interdisciplinar de Física SemIF/2013.O estudo do Movimento Uniforme usando uma bolha de ar em meio viscoso. 2013. (Seminário).

59.
VI Congresso Internacional de Educação - UNIBAVE. As Representações Semióticas no Estudo do Cálculo Diferencial e Integral. 2013. (Congresso).

60.
VI Congresso Internacional de Educação - UNIBAVE. O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NA ABORDAGEM DE OBJETOS DA GEOMETRIA: DISCUTINDO POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2013. (Congresso).

61.
V SIMFOP- Seminário sobre Formação de Professores: Educação básica: Desafios frente as desigualdades educacionais. 2013. (Seminário).

62.
V SIMFOP- Simpósio sobre formação de professores: Educação Básica: Desafios frente Às desigualdade Educacionais.Discutindo as Representações Semióticas no Estudo do Cálculo Diferencial e Integral. 2013. (Simpósio).

63.
XI EDUCERE - 2013. 2013. (Congresso).

64.
XI ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática.O Uso do Tangran como uma ferramenta para a prática pedagógica. 2013. (Encontro).

65.
XI ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

66.
18º EREMATSUL. 2012. (Encontro).

67.
18º EREMATSUL.As Representações Semióticas no Estudo do Cálculo Diferencial e Integral. 2012. (Encontro).

68.
1º SICT SUL. A organização e uso do laboratório de ensino do curso de licenciatura em matemática do IFC Sombrio.. 2012. (Congresso).

69.
CNMAC-2012- XXXIV congresso nacional de matemática aplicada e Compputacional. Novas Tecnoligias e a Matemática na Educação Básica. 2012. (Congresso).

70.
O Laboratório de Matemática como espaço de inovações.Representações gráficas. 2012. (Oficina).

71.
O Laboratório de Matemática como espaço de inovações.Jogos didáticos. 2012. (Oficina).

72.
Semana de qualificação de projetos de dissertação. 2012. (Outra).

73.
Seminário de Socialização dos trabalhos do curso de formação do PROFOCO.. 2012. (Seminário).

74.
III SIMFOP- Simpósio de Formação de Professores: tecnologias e inovação na educação básica.Coordenação da mesa redonda intitulada: A Linguagem e o processo de transposição didática. 2011. (Oficina).

75.
II SENPEX- Seminário de ensino pesquisa e extensão do UNIBAVE. 2011. (Seminário).

76.
Metodologias de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental-Séries finais..Tendências em Educação Matemática: Jogos didáticos. 2011. (Outra).

77.
PROFOCO- Programa de Formação Continuada da UNISUL. 2011. (Seminário).

78.
PROFOCO-Programa de formação docente - UNISUL.Oficina: Disseminação de boas práticas d ensino, pesquisa e extensão. 2011. (Outra).

79.
Semana acadêmica 2011 do curso de Licenciatura em Matemática.Criatividade e jogos didáticos. 2011. (Outra).

80.
V Congresso Internacional de Educação UNIBAVE: Criatividade e INovação em Educação e Cultura: Experiências internacionais em Debate. Oficina: Os Jogos no ensino da MAtemática. 2011. (Congresso).

81.
V Congresso Internacional de Educação UNIBAVE: Criatividade e INovação em Educação e Cultura: Experiências internacionais em Debate. 2011. (Congresso).

82.
V Congresso Internacional de Educação UNIBAVE: Criatividade e INovação em Educação e Cultura: Experiências internacionais em Debate.. Sequências didáticas utilizando os softwares matemáticos geogebra e graph. 2011. (Congresso).

83.
XVII EREMATSUL 2011- Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul.A importância das repesentações semióticas no processo ensinoi aprendizagem na abordagem do estudo das frações. 2011. (Encontro).

84.
XVII EREMATSUL 2011- Encontro Regional de Estudantes de MAtemática da Região Sul. 2011. (Encontro).

85.
Formação Docente.Metodologias de ensino: competências e habilidades necessárias ao professor do Ensino Superior. 2010. (Encontro).

86.
III Shiam - Seminário de Histórias e Investigações de/ em aulas de Matemática. 2010. (Seminário).

87.
III SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/ em aulas de Matemática.As construções Geométricas de figuras no geoplano e o cálculo diferencial e integral. 2010. (Seminário).

88.
PROFOCO- PROGAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA UNISUL.Discutindo o processo Avaliativo na UNA Tecnológica: desafios da ação docente. 2010. (Seminário).

89.
Programa de formação docente.SEMIÓTICA e LINGUAGEM. 2010. (Outra).

90.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Um estudo sobre a utilização dos jogos didáticos como uma possibilidade de dinamizar o ensino da matemática com alunos da educação básica. 2010. (Congresso).

91.
V Congresso Internacional de Ensino de Matemática. 2010. (Congresso).

92.
XI Seminário de Educação Matemática.Representações Semióticas. 2009. (Seminário).

93.
XI Seminário de Educação MAtemática do NEEM. 2009. (Seminário).

94.
A inter-relação dos conteúdos, dando significados às disciplinas.A inter-relação dos conteúdos, dando significados às disciplinas. 2008. (Oficina).

95.
III UNISUL CONTEXTO: Universalidade do conhecimento.As Representações semióticas facilitando a transposição didática de alguns objetos matemáticos. 2008. (Seminário).

96.
III UNISUL CONTEXTO: Universalidade do conhecimento.Estruturas Algébricas. 2008. (Seminário).

97.
Motivação: A vida alimentada de sonhos. 2008. (Outra).

98.
Planejamento a aula para o desenvolvimento de competências. 2008. (Oficina).

99.
Trabalhando o planejamento de ensino. 2008. (Oficina).

100.
XIV EREMatsul.As representações semióticas e o estudo das razões. 2008. (Encontro).

101.
XIV EREMatsul. 2008. (Encontro).

102.
XIV EREMatsul.Representações semióticas aplicadas ao estudo das funções. 2008. (Encontro).

103.
Curso de Capacitação para apoio " on line" na Educação Básica Presencial ( Avançado). 2007. (Oficina).

104.
IX Seminário de Educação Matemática do NEEM.IX Seminário de Educação Matemática do NEEM. 2007. (Seminário).

105.
Oficinas de Formação Pedagógica.Oficinas de Formação Pedagógica. 2007. (Oficina).

106.
Oficinas de Formação Pedagógica. 2007. (Oficina).

107.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE.Aula expositiva dialogada Vs. Metodologia Dialética e seus tipos de avaliação. 2007. (Oficina).

108.
Sequências didáticas para o ensino da Matemática em Nível de Ensino mèdio.Sequências didáticas para o ensino da Matemática em Nível de Ensino mèdio. 2007. (Oficina).

109.
Trabalho docente, interdisciplinaridade e empreendedorismo. 2007. (Encontro).

110.
curso de extensão.Capacitação para tutores da Unisul Virtual. 2006. (Outra).

111.
curso de extensão: Formação para professor tutor: metodologia UNISUL virtual.Formação para Professor Tutor: metodologia UnisulVirtual. 2006. (Outra).

112.
Curso de extensão " Avaliação da Aprendizagem na UNISUL. 2006. (Encontro).

113.
Disciplinas compartilhadas: seleção de conteúdos e metodologia de trabalho. 2006. (Encontro).

114.
Formação pedagógica para docentes. 2006. (Outra).

115.
Metodologia de Ensino na Graduação e o PPi eo PPC na Prática Docente. 2006. (Encontro).

116.
Oficina como elaborar instrumentos e critérios de avaliação.Oficina: Como elaborar instrumentos e critérios de avaliação. 2006. (Oficina).

117.
Seminário NEEM curso de matemática.VII seminário de Educação Matemática do NEEM - Núcleo de pesquisas em Educação Matemática. 2006. (Seminário).

118.
UNISUL CONTEXTO.Representações Semióticas no contexto do processo ensino aprendizagem. 2006. (Seminário).

119.
UNISUL CONTEXTO- Universidade do conhecimento. 2006. (Seminário).

120.
I Seminário de Educação Básica.I Seminário Catarinense de Educação Básica. 2005. (Seminário).

121.
VI Seminário de Educação Matemática do NEEM. 2004. (Seminário).

122.
Curso de aperfeiçoamento. 2003. (Outra).

123.
II Congresso de Educação. 2003. (Congresso).

124.
IV Seminário de Educação Matemática do NEEM.IV Seminário de Educação Matemática do NEEM - Núcleo de estudos em Educação Matemática. 2003. (Seminário).

125.
Congresso de Educação- Desafios e perspectivas. 2002. (Congresso).

126.
Curso de Capacitação.Curso de Capacitação de professores em Metodologia da Interdisciplinaridade do Ensino Fundamental - Séries iniciais. 2002. (Outra).

127.
I Congresso Internacional das Linguagens. I Congresso Internacional da Linguagens. 2002. (Congresso).

128.
III Seminário de Educação MAtemática.III Seminário de Educação Matemática. 2002. (Seminário).

129.
II Seminário de Educação MAtemática do NEEM.II Seminário de Educação Matemática do NEEM. 2002. (Seminário).

130.
I SILEN. I Congresso Internacional das Linguagens. 2002. (Congresso).

131.
Curso de Capacitação.Curso de Metodologia da educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. 2001. (Outra).

132.
Curso de CApacitação de docentes.Alternativas Didáticas para Trabalhar a Matemática Básica nios Cursos das áreas Sociais. 2001. (Outra).

133.
Programa de capacitação docente - formação pedagógica. 2000. (Outra).

134.
Curso de Formação pedagógica para docente. 1999. (Outra).

135.
Programa de capacitação pedagógica- formação pedagógica. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Possamai, Elizete Maria ; BARCHINSKI, L. S. ; SCARPARI, D. O. ; BURIGO, R. ; CARDOSO, M. C. ; FARIAS, M. ; CARDOSO, M. C. . " O dia da matemática nas escolas campo de estágio do curso de Licenciatura em MAtemática". 2012. (Outro).

2.
CARDOSO, M. C.; Durigon, Ailton . O dia da Matemática. 2011. (Outro).

3.
CARDOSO, M. C.; Durigon, Ailton ; Possamai, Elizete Maria . Programa de formação continuada de professores de Matemática do Instituto Federal Catarinense- FIC. 2011. (Outro).

4.
Possamai, Elizete Maria ; CARDOSO, M. C. . 1ª Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Heráclito Nascimento dos Santos. A Abordagem da Probabilidade por meio das representações semióticas.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação MAtemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

2.
Alexandra da Rosa Souza. : A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

3.
Paloma Nandi Fabro. A ABORDAGEM DA GEOMETRIA EUCLIDIANA POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

4.
BAZILÍCIO MANOEL DE ANDRADE FILHO. OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO NO ESTUDO DAS INTEGRAIS DEFINIDAS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

5.
LAILA AMORIM NASCIMENTO. PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL: operacionalização no currícilo escolar na área de matemática. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação MAtemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

6.
TÂNIA MARCON DELA VEDOVA. ETNOMÁTEMÁTICA COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE TREZE DE MAIO (SC) A PARTIR DO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação MAtemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

7.
Kenia Serpa. ALGUMAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

8.
Tatiani Machado Guimaraes. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA LICENCIATURA DA UNISUL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

9.
SUSANA PIZONE ZOMER. A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

10.
Jeferson Madeira Brighenti. A importância das Representações Semióticas no estudo das funções de 1º grau. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

11.
Maristela Zanoni Coelho. A MAtemática na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e desafios. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

12.
Cintia Rosa da Silva. A linguagem pictórica na compreensão de resolução de problemas em matemática para alunos portadores de surdez. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

13.
Jessana Patel dos PAssos. As representações semióticas e o estudo das funções. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

14.
Dirce Dela Vedova. As Dificuldades que os alunos de 5ª série apresentam na elaboração de problemas envolvendo a multiplicação. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

15.
Roseli Borges Militão. Os Jogos didáticos nas aulas de MAtemática Possibilidades e desafios. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

16.
Hirânia Maria Cascaes Nazário. A gravidez na Adolescência. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciêncais dos Saberes da Educação) - Fundação Educacional Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

17.
Natali Maria Serafim. As representações Semióticas Aplicadas ao campo conceitual Tratamento da iformação. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

18.
Josiane Claudino Carvalho. As Representações Semióticas nvolvendo a Matemática na Educação Infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Póps graduação em Educação Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

19.
Raquel Bagio de Souza. Modelagem matemática: algumas estratégias para o ensino da matemática na educação básica. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

20.
Elaine Cristina schlikmann. A matemática e o cultivo de fumo no mnicípio de Orleans. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

21.
ANA PAULA ROVARIS FERARI. RESOLUÇÃO E ANÁLISE DOS SISTEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

22.
ADRIANA ZANATTA DOS SANTOS. DAS DIRETRIZES CURRICULARES AO CADERNO DO ALUNO: UMA OBSERVAÇÃO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

23.
ANA PAULA PAIS TOPANOTTI. UMA ALTERNATIVA PARA A INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES NO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

24.
Claiton Uliano. A Importância do estudo das funções e sequências no ensino médio para o estudo dos limites no ensino Superior. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

25.
Camila Baesso. O ESTUDO DAS FUNÇÃO COM O UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DERIVE. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luana Michels. Metodologias no ensino da Física: discutindo possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

2.
Gisele do Livramento. Processo de apreensão de noções teóricas de calorimetria com materiais instrucionais desenvolvidaos para a conversão de registros figurais em registros táteis: uma proposta metodológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

3.
PAULO ROBERTO DE FREITAS e PEDRO DE MEDEIROS GOULART. O ESTUDO DA CORRENTE ELÉTRICA POR MEIO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

4.
Ricardo Pereira Serafim. MAPAS CONCEITUAIS: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA FÍSICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

5.
Silvana Dilma Machado Innocente. Abordagem metodológica do magnetismo para alunos com transtorno global de desenvolvimento: discutindo metodologias de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

6.
Evaldo Pagani Junior. Uso do Excel como ferramenta auxiliar no processo avaliativo no curso de licenciatura em Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

7.
Janaina dos Santos Reis. Área de Superfície de figuras planas: uma proposta de ensino, a partir a planta de uma residência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

8.
Adriana Lentz Della Vecchia Magnus. A EXPERIÊNCIA DE UM JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DA ELABORAÇÃO À UTILIZAÇÃO DE UM BINGO MATEMÁTICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio, Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

9.
Denise Selau Carlos. Dificuldades de Aprendizagem apresentadas pelos alunos em relação à disciplina de Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

10.
Bruna Borges Trichês. APLICAÇÃO DAS COORDENADAS POLARES NO CÁLCULO DE SUPERFÍCIES DE PLANTAS.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

11.
JULIANA OLIVEIRA DA CRUZ e MARIA ANGÉLICA CORRÊA. AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS EQUAÇÕES DO 2º GRAU. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

12.
Érica Aline da Silveira, Paula Tatiane Pizzolo e Rodilene Ro. Um olhar interdisciplinar entre a matemática e a fisioterapia na interpretação dos números por representação semiótica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

13.
Ândrea Silvano Inacio e Samara Silva de Souza. Aprendizagem significativa: Aplicação dos mapas conceituais na Abordagem do principio fundamental da contagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

14.
Camila Wiemes, Solange Correa Jacinto e Evaldo Cardoso. A construção significativa do conceito da divisão na 5ª série do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

15.
Paulo Roberto de Freitas e Pedro de Medeiros Goulart. A Importância das representações semióticas no processo ensino aprendizagem do teorema de Pitágoras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

16.
Camila Antunes Kock, Dayane A. T Benedete e Morgana Z. Nunes. Educação Financeira: uma possibilidade de trabalho com crianças do sexto ano do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

17.
Camila Santos Nichele, Rudinéia de Oliveira e Taiane Z. Silv. Crescimetno dos seres vivos por meio da matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

18.
Cristiane Pinter Damian, Fernanda Heidemann Kniess, Rosilene. As tendências em Educação Matemática na ação docente: uma análise dos egressos do curso de Matemática da UNISUL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

19.
Amanda da Silva Masiero Mendes, Elaine Anacleto, Michele Bur. As representações semióticas na transposição didática dos polinômios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

20.
Elisa Garcia de França e Ellen Garcia de França. Importância do estágio supervisionado na formação docente do professor de Matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

21.
Aline Pazetto de Oliveira, Claudia Reynaldo Guimaraes, Maric. como aplicar os recursos da transposição didática no estudo das equações de 1º grau. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

22.
Andréia Felizardo, Fernanda Tedesco Nunes, Vanderson Murilo. A MAtemática e a Genética: Uma proposta de relação interdisciplinar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

23.
Fabiana Nandi Machado e Patricia Serafim Alves. A Matemática nas séries iniciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

24.
Reinaldo B. Junior, Silas PAcheco, Francisco E. B. Silva. Educação especial e inclusã nas escolas públicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

25.
Venerana Henrique Bombazar. Algumas técnicas no processo ensino aprendizagem de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

26.
Rosivania Mattei Crozetta Peters. O ensino de ciências nas séries iniciais: Possibilidades e desafios. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

27.
Marilene Aparecida Anastacio. As questões ambientais que envolvem o municipio de Bom Jardim da Serra. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

28.
Diego Antunes Goulart, Anderson Gonçalves MAteus e Gilberto. A Importância dos Estágios na Unidade Escolar a partir do olhar dos professores, diretores e alunos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

29.
Andrelize Pires, LAila Amorim NAscimentoe Paloma Nandi Fabro. O estudo das integrais: algumas aplicações no contexto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

30.
Heráclito NAscimanto dos Santos. Funções Hiperbólicas: uma possibilidade de estudo por meio das representações semióticas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

31.
Tatiane Machado Guimaraes e Valéria França Souza. O profissional de MAtemática Formado na UNISUL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

32.
FABIANA SPADER BROVEDAN. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA:. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

33.
Teresa Cristina dos Santos Borges. Algumas considerações sobre a matemática envolvendo os princípiuos de valor e ética. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

34.
Marcia dos Santos Porto da Silva. Etnomatemática na Produção de tijolos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

35.
Cíntia Rosa da Silva. Matemática e Computação: uma relação entre ciências. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

36.
Diogo Roberto Munhuz, Gerson da Silva Fernandes e Sidney J.. A matemática na Produção de pães. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

37.
Bazilicio M. de Andrade e Tânia M. dela vedova. O Cálculo: algumas considerações da história aos dias atuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

38.
Ana MAria F. Manoela da Silva e TAtiane Martinelli MAia. Etnomatemática na Culinária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

39.
Daiane RAbelo Crescencio Cechinel. Fauna e a flora na educação infantil: Uma proposta desenvolvida na escola básica Martha Claudio MAchado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação Superior Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

40.
Josane Hilbert Alberton Crocetta. Relações entre Cuidar e Cuidar: Um trabalho educacional pedagógico reflexivo desenvolvido nas instituições de educação infantil a partir do ensino de ciências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação Superior Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

41.
Adailton Salvalao e NAtali Maria Serafim. Os conceitos essenciais que representam maior dificuldade aos alunos concluintes da quinta série da escola de educação Basica Bernardo SChmitz. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

42.
Valeria MAdalena Schlickmann. Os critérios utilizados pelos habitantes da comunidades de KM 92 do município de Orleans na utilização de medicamentos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação Superior Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

43.
Carlos Augusto Zilli. A utilização da matemática como ferramenta para a aprendizagem de conceitos da disciplina de biologia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

44.
Dirce Dela Vedova Zapelini e Raquel Steiner Vieira. A construção do conceito de área e perímetro com crianças de 5ª série do ensino Fundamental: Uma experiência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

45.
Raquel MArtins Medeiros. àguas termais: Uma alternativa de trabalhar a matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

46.
Raquel nunes Mariot. Utilização de agrotóxicos na comunidade de Novo Horizonte: Causas e Consequências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação Superior Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

47.
Silvia VArgas Nunes. A função do livro didático no ensino de ciências na 3ª série do ensino Fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação Superior Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

48.
TÂNIA BENEDET MAZZUCO. Centro de Educação Superior Barriga Verde. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação Superior Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

49.
SINARA MANOEL DEVILLA. comparação entre os conteúdos propostos no plano de ensino do professor e o que é apresentado no caderno do aluno, em relaçao ao ensino de ciências na 3ª série do ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação Superior Barriga Verde. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

50.
Jucelane Fachin Bagio. A Necessidade de Preservação da Água como Elemento Indispensável a Qualidade e Manutenção da Vida. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Facldade de Educação do Alto Vale do Rio Tubarão. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

51.
Janete de Bona Schulz. Informática na Educação: Uma reflexão sobre a Formação do Educador. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO ALTO VALE DO rio tubarão. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

Iniciação científica
1.
SUSANA PEREIRA DA CUNHA DE MATOS. Portfólio de Sequências Didáticas da Educação Matemática e suas tendências.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

2.
Bruna Borges Trichês. Discutindo as Representações Semióticas no Estudo do Cálculo Diferencial e Integral. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio, Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

3.
Susana Pereira da Cunha de Matos. Portfólio de Sequências Didáticas da Educação Matemática e suas tendências.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio, Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

4.
Juliana Oliveira da Cruz. A importância das representações semióticas no processo ensino aprendizagem da matemática na abordagem do estudo das frações. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

5.
Mariana Lucas. A inserção de jogos matemáticos nas aulas de matemática no ensino fundamental. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

6.
Michael Custodio. CONSTRUINDO SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

Orientações de outra natureza
1.
Suzana Scandolara Selau. Triangonópolis: A cidade de Lei dos Senos e Cossenos. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

2.
Vanessa da Silva Pires. APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE INTEGRAIS DEFINIDAS NO CÁLCULO DO VOLUME DO TRONCO DO CONE POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

3.
Mara Cristina Baltazar. UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMATICA: O CONTEXTO HISTÓRICO O TEOREMA DE PITÁGORAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

4.
Patrícia Becker Delfino. DIFICULDADE DOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DA CONVERSÃO DA LINGUAGEM NATURAL PARA A LINGUAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

5.
Suzana Scandolara Selau. TRIANGONÓPOLIS: A CIDADE DA LEI DOS SENOS E COSSENOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

6.
Susana Pereira da Cunha de Matos. OS OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM E O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NA ABORDAGEM DE CONCEITOS DA MATEMÁTICA ENVOLVENDO O CAMPO ALGÉBRICO. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

7.
EDNA DE BORBA CARDOSO, NÉBIA MARA DE SOUZA, SUZANA SCANDOLA. PIRÂMIDE 3D. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

8.
Patricia Becker. PATRÍCIA BECKER. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

9.
Mara Cistina Baltazar e Sabrini Micheli dos Anjos. A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO MOMENTO DA LEITURA NAS ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO DA MATEMÁTICA. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

10.
Álvaro Maciel. A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC ? SOMBRIO. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

11.
Liliane Nicola. A MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO SUPERIOR E O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉD. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

12.
NATÁLIA LUMMERTZ, EDNA DA SILVA ALBINO, HELEN SAVI MONDO DE. ATIVIDADES PARA O ENSINO DAS QUESTÕES DE VESTIBULARES. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

13.
MARA CRISTINA BALTAZAR, SUSANA PEREIRA DA CUNHA DE MATOS, V. JOGO ?STOP DA MATEMÁTICA. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

14.
RAFAEL DOS REIS PAULO. OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

15.
SUSANA PEREIRA DA CUNHA DE MATOS. PORTFÓLIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS TENDÊNCIAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

16.
SUZANA SCANDOLARA SELAU. TRIANGONÓPOLIS: A CIDADE DA LEI DOS SENOS E COSSENOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

17.
EDNA DA SILVA ALBINO, HELEN S. OLIVEIRA, KATELYN L. DOS SAN. JOGO MATEMÁTICO: POTENCIAÇÃO, RADICIAÇÃO E NÚMEROS FRACIONÁRIOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

18.
ÁLVARO MACIEL, MICHELI PINHEIRO TERESA E FILIPE DE SOUZA GO. O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

19.
JANAINA DOS SANTOS DOS REI. ÁREA DE SUPERFÍCIE DE FIGURAS PLANAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO, A PARTIR DA PLANTA DE UMA RESIDÊNCIA. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

20.
MARIANI CONSTANTE DE JESUS, MARLEIDE COAN CARDOSO, NATÁLIA L. GEOMETRIA ESPACIAL ? A CONSTRUÇÃO DE UM CILINDRO CIRCULAR RETO. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

21.
Evaldo Pagani Junior. USO DE PLANILHA ELETRÔNICA COMO FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

22.
Alvaro MAciel. A APLICAÇÃO DO MATERIAL DOURADO PARA A RESOLUÇÃO GEOMÉTRICA DAS EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

23.
Álvaro MAciel. Minha escola é 10!. 2013. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal CAtarinense- Campus Sombrio. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

24.
Bazilicio Manoel de Andrade Filho. Gestão do ensino municipal: Cenários e desafios. 2013. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

25.
Milena de Aguiar. A Aplicação da Integral definida no cotidiano. 2009. Orientação de outra natureza. (Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

26.
Luana Michels e Lilian Boing Oenniing. Cálculo do volume do Planeta Terra por meio da integral Definida. 2009. Orientação de outra natureza. (Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

27.
Juliana Modolon da Silva. Calculando o Volume de um ovo Utilizando os conceitos de Cálculo. 2009. Orientação de outra natureza. (Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

28.
Mileide Corrêa de Campos. Cálculo do volume de em sólido de Rervolução encontrado no nosso cotidiano. 2009. Orientação de outra natureza. (Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

29.
Naira Larroyd Francisco e LArissa MArtins Nunes. Aplicação da Integral Definida no Cálculo do Volume da Bola de Futebal Americano. 2009. Orientação de outra natureza. (Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

30.
Hérica de Oliveira Madeira; Solange Corrêa Jacinto. Aplicação da Integral Definida.. 2008. Orientação de outra natureza. (Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

31.
Ellen Garcia de França e Michael Custodio. CONSTRUINDO SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2008. Orientação de outra natureza. (Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

32.
Paloma Nandi Fabro e Laila Amorim Nascimento. APLICAÇAÇÃO DOS MÁXIMOS E MÍNIMOS RELATIVOS E AS DERIVADAS. 2006. Orientação de outra natureza. (Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.

33.
Risilene Ribeiro. Matemática e Ciências: uma possibilidade de um trabalho interdisciplinar. 2006. Orientação de outra natureza. (Matemática Licenciatura) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Marleide Coan Cardoso.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TRICHES, B.2013TRICHES, B. ; CARDOSO, M. C. . AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. Anais do 6º Congresso Internacional de Educação UNIBAVE, v. 1, p. 539-552, 2013.

2.
GRAMS, M. L.2018GRAMS, M. L. ; CARDOSO, MARLEIDE COAN ; SPRICIGO, F. . Atividades de estudo e o jovem no ensino médio técnico:alguns apontamentos. Argumentos Pró-Educação, v. 3, p. 8-422, 2018.


Livros e capítulos
1.
CARDOSO, MARLEIDE COAN; PIRES, V. S. . Aplicação dos conceitos de integrais definidas n cálculo do volume do tronco do cone por meio dos Registros de representações semióticas. In: Lisani Geni Wachholz Coan; Méricles Thadeu Moretti. (Org.). Aplicações Matemáticas com tecnologias de Informação e Comunicação. 01ed.Florianópolis: Insular, 2016, v. 1, p. 167-194.


Cursos de curta duração ministrados
1.
Possamai, Elizete Maria ; CARDOSO, M. C. . Matemática aplicada para programa Mulheres Mil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARDOSO, M. C.. O Ensino da Matemática: UM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE. 2014. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Possamai, Elizete Maria ; FARIAS, M. ; CARDOSO, M. C. . LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CARDOSO, M. C.. Relevância e Registros de Representação Semiótica em Matemática. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:09:18