Gustavo Rodrigues Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6552009596083138
  • Última atualização do currículo em 24/11/2018


Gustavo Rodrigues Rocha, professor adjunto no Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), autor do livro História do Atomismo: como chegamos a conceber o mundo como o concebemos, trabalha com história e filosofia das ciências, com ênfase em história da física no século XX. Bacharel em Física (2003) e Mestre em História da Ciência (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com doutorado sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT), como bolsista CAPES-Fulbright, em Cambridge, Massachusetts, EUA, e estágios de pós-doc, como colaborador e pesquisador visitante, na Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley), EUA, como parte do projeto Ciência, Filosofia e Teologia na América Latina do Ian Ramsey Centre for Science and Religion (IRC) da Universidade de Oxford, Reino Unido, como Bolsista Oxford-Templeton para a América Latina, e no Instituto de Estudos Avançados de Stellenbosch, África do Sul, como pesquisador convidado no projeto de pesquisa The Search for a QBist Metaphysics. Membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), da History of Science Society (HSS), da British Society for the History of Science (BSHS), da European Society for the History of Science (ESHS), assim como membro associado da Inter-Divisional Teaching Commission (IDTC) da International Union of History and Philosophy of Science and Technology (IUHPST), e editor associado do periódico Transversal: International Journal for the Historiography of Science. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/UEFS (PPGEFHC) e integrante da equipe do Laboratório Ciência como Cultura (LACIC) da UFBA. A sua pesquisa tem sido especialmente dedicada à investigação da construção, circulação, divulgação e dissolução de visões de mundo na história da ciência moderna. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Rodrigues Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, Gustavo Rodrigues;ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Feira de Santana, Reitoria, Departamento de Física.
Avenida Transnordestina
Novo Horizonte
44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil
Telefone: (75) 32248000
Fax: (75) 33194225
URL da Homepage: http://www.uefs.br/portal


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Massachusetts Institute of Technology (Orientador: David Kaiser).
Título: Uma História Cultural do Reencantamento do Mundo pela Teoria Quântica, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Osvaldo Frota Pessoa Junior.
Coorientador: Olival Freire Junior.
Palavras-chave: história da física.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História da Física.
2004 - 2006
Mestrado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Desenvolvimento do Atomismo: A Construção e a Desconstrução de uma Visão Sintático-Semântica do Conhecimento Científico,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Mauro Lúcio Leitão Condé.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: atomismo; história da física; filosofia da ciência; historiografia da ciência.
Grande área: Ciências Humanas
1998 - 2003
Graduação em Física.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Uma Breve História do Conceito de Matéria.
Orientador: Mauro Lúcio Leitão Condé.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Pós-doutorado


2018 - 2018
Pós-Doutorado.
Stellenbosch Institute for Advanced Studies, STIAS, África do Sul.
Bolsista do(a): Stellenbosch Institute for Advanced Studies, STIAS, África do Sul.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2016 - 2017
Pós-Doutorado.
University of California, Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Ian Ramsey Centre Oxford Templeton Latin America Scholarship, IRC, Grã-Bretanha.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2018 - 2018
HAPP Network Summer School on History of Physics. (Carga horária: 40h).
University of Oxford, OX, Inglaterra.
2018 - 2018
Religious Diversity and the Secular University ? CRASSH Summer School. (Carga horária: 80h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2017 - 2017
Extensão universitária em 2017 Spring Oral History Workshop. (Carga horária: 8h).
University of California, Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2017 - 2017
Scientific Writing and Publishing. (Carga horária: 50h).
Nature Magazine, NATURE, Inglaterra.
2016 - 2016
The Systems View of Life. (Carga horária: 24h).
Capra Course (Berkeley), FRITJOF CAPRA, Estados Unidos.
2015 - 2015
Curso de Alemão (C1). (Carga horária: 205h).
Institut Für Auslandsbeziehungen - Stuttgart (Alemanha), IFA, Alemanha.
2015 - 2015
Curso de Alemão (B2). (Carga horária: 54h).
Institut Für Auslandsbeziehungen - Stuttgart (Alemanha), IFA, Alemanha.
2014 - 2014
Curso de Alemão (B1). (Carga horária: 205h).
Institut Für Auslandsbeziehungen - Stuttgart (Alemanha), IFA, Alemanha.
2012 - 2012
One Week Filmmaking Workshop. (Carga horária: 40h).
New York Film Academy, NYFA, Estados Unidos.
2011 - 2011
Curso de Alemão (A2). (Carga horária: 205h).
Institut Für Auslandsbeziehungen - Stuttgart (Alemanha), IFA, Alemanha.
2008 - 2008
Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares: CURSO com Harry Collins. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Visita de Curta Duração. (2 meses).
Harvard University - Cambridge (Estado Unidos), HARVARD, Estados Unidos.
2001 - 2001
Curso de Inglês. (Carga horária: 310h).
Callan School of English - London (Reino Unido), CALLAN, Grã-Bretanha.
2001 - 2001
Screenwriting (Curso de Roteiro para Cinema). (Carga horária: 40h).
Mary Ward Centre (Londres), MWC, Inglaterra.
2000 - 2000
Estágio Prático de Complementação Acadêmica. (Carga horária: 800h).
IAESTE - Stuttgart (Alemanha), IAESTE, Alemanha.
1999 - 1999
Curso de Roteiro para Cinema. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



University of California, Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: visiting scholar, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciona as disciplinas Divulgação Científica, Fundamentos de Física e Variáveis Educacionais e Pedagógicas em Ensino de Física

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lecionou as disciplinas Divulgação Científica, Metodologia para o Ensino de Física e Variáveis Educacionais e Pedagógicas em Ensino de Física para o curso de Física no nível de graduação.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Física II
Pesquisa em Ensino de Física
Divulgação Científica
02/2018 - 06/2018
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Ensino de Física
Divulgação Científica
09/2017 - 12/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Ensino de Física
Fundamentos de Física
5/2016 - 9/2016
Ensino, Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Colóquios de Física Contemporânea
5/2016 - 9/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Divulgação Científica
Fundamentos de Física
9/2015 - 3/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Divulgação Científica
Fundamentos de Física
8/2011 - 12/2011
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Divulgação Científica
Fundamentos de Física
2/2011 - 7/2011
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Divulgação Científica
Fundamentos de Física
8/2010 - 12/2010
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Divulgação Científica
Variáveis Educacionais e Pedagógicas em Ensino de Física
12/2009 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Cargo ou função
Representante titular da área de Ensino de Física junto à Comissão Geral de Estágio..
2/2010 - 7/2010
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Divulgação Científica
Variáveis Educacionais e Pedagógicas em Ensino de Física
8/2009 - 12/2009
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia para o Ensino de Física
Divulgação Científica
2/2009 - 7/2009
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Divulgação Científica
Variáveis Educacionais e Pedagógicas em Ensino de Física

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Lecionou as disciplinas teóricas Mecânica II, Física II (Ondas, Fluidos e Termodinâmica) e Física para Ciências Biológicas e as disciplinas experimentais Física I (Mecânica) e Física III (Eletromagnetismo) para os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Telecomunicações e Ciências Bilógicas no nível de graduação.

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física para Ciências Biológicas
02/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia de Telecomunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mecânica Geral II
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II
Laboratório de Física I
Mecânica Geral II
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia de Telecomunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Física III

Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, FEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionou as disciplinas Física I (Mecânica), Física II (Termodinâmica e Eletromagnetismo) para o curso de Matemática no nível de graduação.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionou as disciplinas Análise Combinatória e Estatística II no curso de Matemática no nível de graduação.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 9
Outras informações
Lecionou as disciplinas Física II (Termodinâmica e Eletromagnetismo) e Física III (Óptica e Física Moderna) para o curso de Matemática no nível da graduação.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 9
Outras informações
Leciona as disciplinas Física III (Óptica e Física Moderna) e Variáveis Complexas para o curso de Matemática no nível da graduação.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 14
Outras informações
Lecionou as disciplinas Física I (Mecânica), Física II (Termodinâmica e Eletromagnetismo) e Física III (Óptica e Física Moderna) para o curso de Matemática no nível da graduação.

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística II
Análise Combinatória
02/2008 - 07/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I (Mecânica)
Física II (Termodinâmica e Eletromagnetismo)
08/2007 - 12/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física III
Variáveis Complexas
07/2007 - 07/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear I
02/2007 - 07/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I (Mecânica) e Física II (Termodinâmica e Eletromagnetismo)
08/2006 - 12/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I (Mecânica), Física II (Termodinâmica e Eletromagnetismo) e Física III (Óptica e Física Moderna)

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação, Carga horária: 2
Outras informações
Lecionou a disciplina optativa História da Astronomia e as Imagens de Mundo.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou como monitor no Observatório Astronômico Frei Rosário com bolsa do CNPq no Departamento de Física da UFMG no projeto ?Física Fácil? (2003-2004).

Atividades

3/2005 - 7/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A História da Astronomia e as Imagens de Mundo

Entwicklungs Und Applikationswerkzeuge Für Elektronische Systeme Gmbh, ETAS, Alemanha.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio prático de complementação acadêmica através do programa de intercâmbio internacional da IAESTE (International Association for Exchange of Students for Technical Experience). Estágio realizado em Stuttgart, Alemanha.

Atividades

8/2000 - 12/2000
Estágios , Bosch, Etas.

Estágio realizado
Teste dos modelos físicos do sitema LabCar (LabCar Developer, LabCar Operator, LabCar Automation) e programação em MATLAB..

Instituto Superior de Educação Ocidemnte, ISEO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: docente colaborador, Enquadramento Funcional: docente colaborador, Carga horária: 20


Stellenbosch Institute for Advanced Studies, STIAS, África do Sul.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante Convidado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Projeto ?Visões de Mundo? 5: Um História Cultural da Computação/ Informação Quântica: como chegamos a conceber o universo como um computador quântico.
Descrição: Da cultura popular, como o filme ?The Matrix? (1999), ao pancomputacionalismo de alguns físicos e cientistas da computação, como ilustrado pela ?Digital Philosophy? de Edward Fredkin ou pela ?New Kind of Science? (2002) de Stephen Wolfram, encontramos uma visão de mundo que defende que a ?informação?, como argumenta Vlatjo Vedral, ?(e não a matéria ou a energia ou o amor) é o bloco básico de construção de tudo o que existe?. Ademais, nesse Zeitgeist, a informação é processada como em um computador quântico, como argumenta Seth Lloyd: ?O universo é feito de bits. A história do universo é, de fato, uma gigante computação quântica em andamento. O universo é, em última análise, um computador quântico?. O projeto de pesquisa aqui proposto pretende, através de pesquisa empírica específica (consulta a arquivos, entrevistas e fontes secundárias), delinear uma história cultural da informação/ computação quântica e como essa tem se tornado uma ideia-tema (Lovejoy) ou uma episteme (Foucault): ?algo como uma visão de mundo, uma fatia da história comum a todos os campos do saber?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Projeto ?Visões de Mundo? 4: Um História Crítica das Epistemes Modernas e Contemporâneas: ?epistemes rejeitadas?, visões de mundo e a questão do sentido, entre o transhumanismo e o superhumanismo.
Descrição: A hipótese dessa pesquisa é que pode-se aprender mais sobre a história da epistemologia moderna ao se focar nas ?epistemes rejeitadas?, aquelas formas de saberes que foram (ou que são) rejeitadas no sistema de saber moderno ? inclui-se nesse estudo transdisciplinar o diálogo entre i) história das ciências e estudos de gênero, ii) história das ciências e estudos pós-coloniais e subalternos, iii) história das ciências e o oculto/ místico/ paranormal/ hermético, iv) história das ciências e das religiões e v) história das ciências e da tecnologia e a teoria sistema-mundo. O objetivo é buscar uma categoria mais geral que inclua (mas transcenda) essas categorias particulares. O método desse trabalho é o estudo de casos: instituições alternativas, periódicos alternativos e iniciativas de pesquisas e de fomento alternativas ? como o Instituto Esalen, e seu Centro de Teoria e Pesquisa, que patrocinou o ?Survival Seminar? (ou ?Bir Sur Seminar?), entre 2008 e 2012, um coletivo de cientistas, intelectuais e humanistas que desafiam a visão dominante das neurociências e sugerem que a mente não pode ser reduzida ao cérebro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Projeto ?Visões de Mundo? 3: Uma História Cultural do Re-encantamento do Mundo pela Teoria Quântica: desencantamento e re-encantamento do mundo dentro da mais fundamental das teorias físicas, a teoria quântica de campos.
Descrição: O físico e escritor de livros de divulgação científica Jeremy Bernstein afirmou em sua obra ?Quantum Leaps? de 2009 que seria necessário um trabalho dedicado de um historiador cultural para explicar como uma teoria completamente hermética e pouco conhecida e apreciada pelo grande público até o início da década de 1960 se tornaria tão popular nas décadas seguintes: ?A última vez que eu consultei no GOOGLE a rubrica ?física quântica? havia mais de 9,3 milhões de entradas, incluindo poetas e historiadores, assim como críticos de cinema e monges budistas? (BERNSTEIN, 2009, p. 2). O objetivo desse projeto foi responder à questão de Bernstein através de uma história cultural da teoria quântica através do ponto de vista dos estudos weberianos do desencantamento e do re-encantamento do mundo. O projeto se focou nas décadas de 1970 e 80, em especial na região da Baía de São Francisco, Califórnia, EUA, através de fontes primárias e secundárias, pesquisa em arquivos e entrevistas. As diversas ?visões de mundo quânticas? respondem às fraturas e sintomas do sistema de saber moderno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Projeto ?Visões de Mundo? 2: Uma História do Modelo Padrão da Cosmologia e de sua Divulgação: as controvérsias na história da cosmologia moderna e a construção da epopeia da evolução.
Descrição: O objetivo desse projeto foi investigar historicamente as principais controvérsias científicas dentro da cosmologia moderna (de natureza factuais, experimentais epistemológicas, ontológicas, metodológicas e meta-teóricas) na construção, circulação, divulgação, popularização e consolidação da epopeia evolutiva (cosmológica) moderna (conhecida na historiografia de ciência e religião como ?epic of evolution? ou encontrada numa disciplina recente conhecida como ?big history?) -- o nosso mito de origem moderno, como popularizado no livro de 1977 de Steven Weinberg, ?The First Three Minutes: A Modern View of the Origin of the Unvierse?. O modelo do Big Bang consolidou-se na segunda metade do século XX substituindo as tentativas modernas anteriores de desenvolver uma ?epopeia científica? (da teoria nebular de Kant e Laplace no século XVIII à teoria da morte térmica do universo de Lord Kelvin no século XIX). Como o modelo do Big Bang se cristalizou em nossa imagem de mundo no século XX?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gustavo Rodrigues Rocha - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5
2004 - 2007
Projeto ?Visões de Mundo? 1: Uma História do Atomismo: como chegamos a conceber a realidade atomicamente.
Descrição: O atomismo, no sentido mais amplo, significa a redução de um fenômeno complexo a fatores unitários simples. Esta definição inclui o atomismo epistemológico (a doutrina das unidades da percepção), o atomismo linguístico (o uso de um alfabeto), o atomismo lógico (a postulação de unidades proposicionais), o atomismo biológico (a pressuposição de células discretas), e uma variedade de tipos de atomismo social, econômico, psicológico e, o que constituiu o alvo desse projeto, físico. O projeto investigou a história do atomismo nos seguintes períodos: i) antigo, dos séculos V a.C. ao século I da era cristã, de Demócrito a Lucrécio, ii) moderno, dos séculos XVII ao XIX, de Thomas Harriot a Thomson e iii) contemporâneo, de 1900 a 1930, de Jean Perrin a Niels Bohr. O objetivo deste trabalho é mostrar, através da história do atomismo, como uma imagem sintático-semântica do conhecimento científico, baseada no reducionismo e na causalidade mecânica, foi construída na Antigüidade, consolidada na ciência moderna e finalmente desconstruída no início do século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2010
Universidade para Todos
Descrição: O Projeto Universidade para Todos, criado pelo governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação em parceria com as Universidades Estaduais (UNEB, UESC, UESB, UEFS) e a UFRB, tem como finalidade consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos da Rede Pública, a fim de prepará-los para o ingresso na Universidade. Dentro deste Projeto, atuei como coordenador da área de Física, treinando e supervisionando, entre outras atividades, a equipe de monitores responsáveis pelas aulas de Física..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
O Uso do Soroban e de Técnicas de Matemática Rápida para o Desenvolvimento do Cálculo Mental em Crianças do Ensino Fundamental
Descrição: Pesquisar e aprender os diversos sistemas completos de matemática rápida e cálculo mental, a saber, o método Trachtenberg (eventualmente também a matemática védica, devido à semelhança entre os dois) e o Soroban para, através do trabalho e acompanhamento de um grupo selecionado de alunos de escolas públicas de Diamantina, pesquisar e descobrir as melhores e mais eficientes maneiras de implementar estes sistemas no ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gustavo Rodrigues Rocha - Coordenador / Simoni de Fátima Moreira - Integrante / Priscilla Morato Monteiro - Integrante / Nadia Schmidt Vieira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
Programa de Formação de Professores do Estado da Bahia - PROESP
Descrição: Programa de Formação de Professores do Estado da Bahia - PROESP, através da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Assessoria de Programas Especiais que visa qualificar professores do Ensino Médio e Fundamental do Estado da Bahia. Neste Programa, lecionei as disciplinas Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica IV e V, e acompanhei a Prática Pedagógica dos alunos de Licenciatura em Física..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2008
Laboratório de Física
Descrição: Construção de um laboratório de física básica..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gustavo Rodrigues Rocha - Coordenador / Welison Fernando da Silva - Integrante / Marcone Eulário Madureira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Transversal: International Journal for the Historiography of Science


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Oficina do Historiador
2015 - Atual
Periódico: History Research
2016 - Atual
Periódico: Transversal: International Journal for the Historiography of Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História da Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Fundamentos da Física.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
CRASSH (University of Cambridge) Fellowship ? Religious Diversity and the Secular University 2018 Summer School, University of Cambridge (The Andrew Mellon Foundation).
2018
2018 Edition of the Inter-Division Teaching Commission (IDTC) Grant, International Union of History and Philosophy of Science and Technology (IUHPST).
2018
BSHS Butler Eyles Grant, British Society for the History of Science (BSHS).
2018
Apoio Financeiro à Evento Científico no Exterior (AVG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
2018
AIP/ EPS Grants para participar e organizar o 4th Early-Career Conference for Historians in the Physical Sciences, American Institute of Physics (AIP)/ European Physical Society (EPS).
2018
Bursarie da University of Oxford John Fell Fund para participar na HAPP Network Summer School on History of Physics 2018, University of Oxford.
2017
Subsídio para a aquisição de livros para o acervo da Biblioteca Central Julieta Carteado da UEFS ("Latin America Library Book Grant"), Oxford University (Ian Ramsey Centre for Science and Religion).
2017
Bolsa para participar do 2017 HSS Annual Meeting em Toronto, Canadá (NSF Travel Grant), National Science Foundation.
2017
Subsídio para participar do International Congress of the History of Science and Technology (ICHST), "Commission on the History of Physics" da "Division of History of Science and Technology" do ICHST.
2017
Auxílio para participar da Final Conference of the Oxford Templeton Project Science, Philosophy & Theology em Santiago, Chile, Oxford University (Ian Ramsey Centre for Science and Religion).
2016
Bolsa para participar do "Center for History of Physics Conference for Early-Career Historians of the Physical Sciences" em Annapolis, Maryland, EUA, Instituto Americano de Física ("American Institute of Physics").
2016
Bolsa para participar do Workshop ?The Brain, the Mind, and the Human Person? em Salvador, Bahia, Brasil, Oxford University (Ian Ramsey Centre for Science and Religion).
2016
Bolsa para participar do 2016 HSS Annual Meeting em Atlanta, Georgia, EUA (HSS Travel Grant), History of Science Society.
2016
Bolsa do "Center for History of Physics" e da "Bohr Library & Archives" do Instituto Americano de Física para entrevistar Geoffrey Chew, Instituto Americano de Física ("American Institute of Physics").
2015
Bolsa Oxford Templeton Latin America para estágio de pesquisa nos EUA (University of California Berkeley), Oxford University (Ian Ramsey Centre for Science and Religion).
2012
Bolsa CAPES / Fulbright para doutorado sanduíche nos EUA (Massachusetts Institute of Technology), CAPES / Fulbright.
2007
Auxílio CAPES / PRODOC para a publicação da obra intitulada "História do Atomismo: como chegamos a conceber o mundo como o concebemos", CAPES.
1998
2o Lugar no Concurso Literário Grandes Escritores de Minas Gerais, Litteris Editora.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues2018ROCHA, Gustavo Rodrigues; FREIRE JUNIOR, O. . Interview: Olival Freire Jr.. Transversal: International Journal for the Historiography of Science, v. 4, p. 174-181, 2018.

2.
ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES2018ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES. O que é o Real? A busca inconclusa sobre o significado da física quântica. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 41, p. 1-3, 2018.

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues2017 ROCHA, Gustavo Rodrigues; ROCHA, L. F. S. . Uma História Social do Conceito de Feminilidade na Psicanálise de 1910 a 1930. SCIENTIAE STUDIA, v. 15, p. 121-144, 2017.

4.
ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES2017ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES; KRAGH, HELGE . Interview: Helge Kragh. Transversal: International Journal for the Historiography of Science, v. 2, p. 233-237, 2017.

5.
ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES2017ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES. A Contribution to the Newtonian Scholarship: The -Jesuit Edition- of Isaac Newton?s Principia, a research in progress by Paolo Bussotti and Raffaele Pisano. Transversal: International Journal for the Historiography of Science, v. 2, p. 242-246, 2017.

6.
ROCHA, Gustavo Rodrigues2017 ROCHA, Gustavo Rodrigues. Uma História Cultural da Teoria da Matriz-S: Geoffrey Chew e a Filosofia de Bootstrap1. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. 10, p. 49-69, 2017.

7.
ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES2017ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES. The Territories of Science and Religion.. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE), v. 15, p. 326-332, 2017.

8.
ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES2015ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES. A "Edição Jesuíta" doS Principia de Isaac Newton: um trabalho de releitura. Oficina do Historiador, v. 8, p. 194-200, 2015.

9.
ROCHA, Gustavo Rodrigues;ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES2010ROCHA, Gustavo Rodrigues. Perspectivas Metodológicas: Uma Proposta de Modelo Meta-Teórico para as Teorias de Aprendizagem. CADERNO DE FÍSICA DA UEFS, v. 06, p. 31-85, 2010.

10.
ROCHA, Gustavo Rodrigues;ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES2010 ROCHA, Gustavo Rodrigues. Controvérsias Científicas: O Caso do Modelo Padrão da Cosmologia. Caderno de Física da UEFS, v. 07, p. 65-85, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, A. S. (Org.) ; JESUS, J. C. O. (Org.) ; ROCHA, Gustavo Rodrigues (Org.) . Ensino de Física _ Reflexões, Abordagens & Práticas. 1a. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. 240p .

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. História do Atomismo - Como chegamos a conceber o mundo como o concebemos. 1a. ed. Belo Horizonte: Argumentum Editora, 2007. v. 500. 122p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Divulgação Científica e Natureza da Ciência. In: Alvaro Santos Alves; José Carlos O. de Jesus; Gustavo Rodrigues Rocha. (Org.). Ensino de Física _ Reflexões, Abordagens & Práticas. 1aed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012, v. , p. 41-42.

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Quem Somo Nós? O fenômeno cultural do misticismo quânticos no século XX. In: FIGUEIREDO, B. G.; SILVEIRA, A. J. T.. (Org.). História da Ciência no Cinema 3. 1ed.Belo Horizonte: Argvmentvm Editora, 2010, v. , p. 81-108.

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Realismo e Anti-Realismo: O que Podemos Aprender a partir da História do Spin. In: MORTARI, C. A., DUTRA, L. H. A.. (Org.). Anais do V Simpósio Internacional Principia (Coleção Rumos da Epistemologia). Florianópolis: NEL - UFSC, 2009, v. 9, p. 75-76.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES; NOGUEIRA, Pablo . A Intrigante Fronteira Quântica (A QUÂNTICA FICOU POP). Scientific American Brasil, Brasil, p. 36 - 39, 01 ago. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, L. F. S. ; ROCHA, Gustavo Rodrigues . Um Esboço Para Uma História Social do Conceito de Feminilidade na Psicanálise. In: 15° Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2016, Florianópolis. Anais Eletrônicos do 15o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016.

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. O que é uma Lei Física?. In: 10o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005, Belo Horizonte. 10o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, L. F. S. ; ROCHA, Gustavo Rodrigues . Uma análise do conceito de feminilidade nos textos de Sigmund Freud. In: X Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2016, Águas de Lindoia. AFHIC 2016 Resumos Estendidos, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. O Desenvolvimento da Institucionalização e da Divulgação do Modelo Padrão da Cosmologia no Brasil. In: VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2010, Canela. VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2010. p. 62.

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Sobre um Tensão Essencial nos Argumentos que Pretendem Fundamentar a Introdução da História e da Filosofia da Ciência no Currículo de Ciências. In: 1a Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group, 2010, Maresias. 1a Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group, 2010. p. 47.

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. História da Cosmologia e Divulgação Científica no Brasil - Uma Análise Crítica. In: I Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências, 2010, Belo Horizonte. I Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências, 2010. p. 42-43.

4.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A Natureza da Ciências em Revistas de Divulgação Científica em Artigos sobre a Cosmologia Padrão. In: 3o Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, 2010, Rio de Janeiro. Congresso Scientiarum História III, 2010.

5.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. O "Misticismo Quântico" no Trabalho de Henry Stapp. In: 12o Seminário Nacional de HIstória da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador. 12o Seminário Nacional de HIstória da Ciência e da Tecnologia, 2010.

6.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A História do Atomismo e a Nova Historiografia da Ciência. In: 3a Semana de Artes e Filosofia, 2005, Ouro Preto. 3a Semana de Artes e Filosofia. Ouro Preto, 2005. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A Historical Perspective of the Brazilian Philosophy: A Book and Literature Review. Tapuya: Latin American Science, Technology and Society, 2019.

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Neurotechnology and the End of Finitude: A Book and Literature Review. SCIENCE AS CULTURE, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. ?Rejected Knowledge? and Shadow Episteme in the Modern System of Knowledge. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. What do women want? female hysterics, mediums, scientists, and scholars and the struggle of the feminine epistemic shadow in the recent history of the modern system of knowledge. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Gêneros Literários em Ciência e a Questão do Sentido na Ciência Moderna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A Mente Além do Cérebro e a Busca por Sentido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Worldviews and Scientific Research: The Case of the Rise and Fall of the S-Matrix Program and the Bootstrap Philosophy. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Quantum Worldviews and Henry Stapp?s Model of Consciousness. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Anamorphosis as a Framework for an Epistemology of the Impossible. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. The Quest for Meaning: Esalen at the Edge of the Future. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A História da Ciência sob o ponto de vista de ?A teoria física: seu objeto e sua estrutura? de Pierre Duhem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. The Americanization of the S-Matrix Program from Werner Heisenberg to Geoffrey Chew: The Rise and Fall of the Boostrap Worldview (1960's-1970's). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Henry Stapp?s Quantum Model of the Mind-Brain Connection in the Context of the Sursem Group. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROCHA, L. F. S. ; ROCHA, GUSTAVO RODRIGUES . Uma Análise do Conceito de Feminilidade nos Textos de Sigmund Freud. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. The Americanization of the S-Matrix Program from Werner Heisenberg to Geoffrey Chew: The Rise and Fall of the Bootstrap Worldview (1960?s-1970?s). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ROCHA, L. F. S. ; ROCHA, Gustavo Rodrigues . Um Esboço Para Uma História Social do Conceito de Feminilidade na Psicanálise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Einstein e Poincaré: as condições sociais e históricas da relatividade restrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: História e Perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. O "Misticismo Quântico" no Trabalho de Henry Stapp. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A Natureza da Ciências em Revistas de Divulgação Científica em Artigos sobre a Cosmologia Padrão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. História da Cosmologia e Divulgação Científica no Brasil - Uma Análise Crítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Sobre um Tensão Essencial nos Argumentos que Pretendem Fundamentar a Introdução da História e da Filosofia da Ciência no Currículo de Ciências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. O Desenvolvimento da Institucionalização e da Divulgação do Modelo Padrão da Cosmologia no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, E. S. ; ROCHA, Gustavo Rodrigues . Uma Análise da Influência dos Trabalhos de Newton num Contexto Cultural e Social da Europa nos Séculos XVII e XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Harry Collins: Vida e Obra e Estudo de Controvérsias na Ciência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Controvérsias Científicas: O Caso do Modelo Padrão da Cosmologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. História do Atomismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Introdução à Filosofia da Mecânica Quântica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Introdução à Historiografia da Ciência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Realismo e Anti-realismo: O que podemos aprender a partir da história do spin. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A Relação entre a Ciência, a Filosofia da Ciência e a História da Ciência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A Astronomia e as Primeiras Medidas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A História do Atomismo e a Nova Historiografia da Ciência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. O que é uma Lei Física?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Introdução à História dos Conceitos Fundamentais da Física. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ABRAHAO, L. H. L. ; ROCHA, Gustavo Rodrigues . Kuhn, Feyerabend e Incomensurabilidade: Textos Selecionados de Paul Hoyningen-Huene. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014. (Tradução/Livro).

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Bohr e o Problema da Medição: Uma Solução Dualista?. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2010. (Tradução/Livro).

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Rudolf Carnap (1891-1970), 2004. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Programa Institucional de Iniciação Científica PROBIC. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Parecer Técnico em artigo para o periódico Ofício do Historiador. 2015.

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Parecer em artigo para a Revista Brasileira de Ensino de Física. 2012.

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Parecer em artigo para a Revista Brasileira de Ensino de Física. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues; NOGUEIRA, Pablo . A Intrigante Fronteira Quântica (A QUÂNTICA FICOU POP). 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Frontiers with Philosophy. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Divergências astronômicas: passado, presente e futuro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Conscienciologia I: A Mente Além do Cérebro. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A Mente Além do Cérebro. 2017. .

3.
CRUZ, J. A. L. ; ROCHA, Gustavo Rodrigues . Física Divertida para Crianças. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Uma Breve História da Ciência: de Aristóteles ao Projeto Genoma. 2009. .

Demais trabalhos
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A História do Conceito de Massa. 2003 (monografia de final de curso) .

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. O Mito do EU: A História do Conceito de Matéria. 2002 (monografia de PAD (Programa de Aprimoramento Discente)) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROCHA, L. F. S.; ROCHA, Gustavo Rodrigues; SILVA, Indianara Lima; FACCHINETTI, Cristiana; FREIRE, A.. Participação em banca de Luana Fonseca da Silva Rocha. Uma História das Mulheres na Psicanálise: O Caso de Sabina Spielrein a Partir da História das Ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
GARCIA, A. M.; FREIRE JUNIOR, O.; CLEMENTE, J. E. F.; ROCHA, Gustavo Rodrigues. Participação em banca de Wanderley Vitorino da Silva Filho. A Institucionalização do Programa de Pós-Graduação em Física do Estado Sólido na UFBA: Um Breve Recorte. 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
ZANETIC, J.; PESSOA JR, O.; BRAGA, M.; CALUZI, J.; ROCHA, Gustavo Rodrigues. Participação em banca de Alexandre Bagdonas Henrique. Controvérsias Envolvendo a Natureza da Ciência em Sequências Didáticas sobre Cosmologia. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTANA, W. A. L.; PESSOA JR, O.; ROCHA, Gustavo Rodrigues; HARTZ, Thiago; FREIRE JUNIOR, O.; ROCHA, J. F. M.. Participação em banca de Walker Antonio Lins de Santana. Teoria quântica de campos pelas trilhas da eletrodinâmica quântica no Brasil, 1948-1980: as contribuições dos físicos J. Leite Lopes, T. Maris e J.A. Swieca. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
REIS, Jakelyne Lima; SILVA, Indianara Lima; NETO, Antônio Vieira de Andrade; ROCHA, Gustavo Rodrigues. Participação em banca de Jakelyne Lima dos Reis. Uma história cultural de duas culturas: relatividade restrita e cubismo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
ROCHA, L. F. S.; ROCHA, Gustavo Rodrigues; PINTO, Fernanda Rebelo; FACCHINETTI, Cristiana; FREIRE, A.; SILVA, Indianara Lima. Participação em banca de Luana Fonseca da Silva Rocha. Uma História Social da Psicanálise: O Caso de Sabina Spielrein a partir da Perspectiva de Gênero nas Ciências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues; MARTIN, V. A. F.; PEREIRA, M. G.. Participação em banca de Paulo Henrique Portela Oliveira. Análise de Livros Didáticos de Física de Ensino Médio: Um Estudo sobre o Ensino de Astronomia. 2010.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CALHAU, J. L.; ARAUJO, S. S. F.; ROCHA, Gustavo Rodrigues. Participação em banca de Felipe Santana Beliz.A Problemática do Ensino de Física: Uma Tentativa de Ensino de Física mais Prazeroso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues; SANTOS, F. M.; TEIXEIRA, E. S.. Participação em banca de Marcos Vinicius Lima Souza.Um História Cultural do Eletromagnetismo no Século XIX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues; FREITAS, F. H. A.; CALHAU, J. L.. Participação em banca de Eduardo Menezaes de Souza Amarante.Análise Crítica de Revistas de Divulgação Científica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
ROCHA, Gustavo Rodrigues; MARTIN, V. A. F.; CALHAU, J. L.. Participação em banca de Lorena Fernandes dos Santos.Aprendizagem Significativa de Física na EJA: Uma Perspectiva Experimental Inserida na Disciplina Artes e Atividade LAborais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

5.
ROCHA, Gustavo Rodrigues; CALHAU, J. L.; FREITAS, F. H. A.; DORN, R. C.. Participação em banca de Adriana Mascarenhas da Silva Oliveira.O Sistema de Mundo Newtoniano: Uma Análise do Estilo e Concepções Envolvidas na Construção da Gravitação Universal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

6.
ROCHA, Gustavo Rodrigues; FREITAS, F. H. A.; SANTOS, F. M.. Participação em banca de Leanderson Rodrigues Oliveira.Identificação de Relações entre o Conhecimento Religioso e o Conhecimento Científico e Algumas Evidências no Ensino Formal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
ROCHA, Gustavo Rodrigues; MARTIN, V. A. F.; UZEDA, L. C. O.. Participação em banca de Elizabete Luduvico Souza.Confronto entre o Senso Comum, o Conhecimento Prévio e o Pré-Científico/Científico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Seleção Pública para Professor Substituto no Departamento de Física da UEFS. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Outras participações
1.
GOMES, Ana Carolina Vimieiro; ROCHA, Gustavo Rodrigues. Prêmio SBHC Melhor dissertação e Tese em História das Ciências. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
RIBEIRO, Milton Souza; ROCHA, Gustavo Rodrigues; NETO, Rodolfo Alves de Carvalho. Banca examinadora de Monitoria para o Eixo Histórico-Filosófico do Curso de Graduação em Física. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
RIBEIRO, Milton Souza; ROCHA, Gustavo Rodrigues; NETO, Rodolfo Alves de Carvalho. Banca examinadora de Monitoria para o Eixo Histórico-Filosófico do Curso de Graduação em Física. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Banca examinadora de Monitoria para Física I do Curso de Graduação em Física. 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana.

5.
RIBEIRO, Milton Souza; ROCHA, Gustavo Rodrigues; ALVES, A. S.. Banca examinadora de Monitoria para o Eixo Histórico-Filosófico do Curso de Graduação em Física. 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana.

6.
RIBEIRO, Milton Souza; ROCHA, Gustavo Rodrigues; ALVES, A. S.. Banca examinadora de Monitoria para o Eixo Histórico-Filosófico do Curso de Graduação em Física. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
RIBEIRO, Milton Souza; ROCHA, Gustavo Rodrigues. Banca examinadora de Monitoria para o Eixo Histórico-Filosófico do Curso de Graduação em Física. 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.

8.
PONCZEK, Roberto Leon; RIBEIRO, Milton Souza; ROCHA, Gustavo Rodrigues. Banca examinadora de Monitoria para o Eixo Histórico-Filosófico do Curso de Graduação em Física. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13o Congresso da Associação Brasileira de Recursos Humanos BA. A Mente Além do Cérebro e a Busca por Sentido. 2018. (Congresso).

2.
4th Early-Career Conference for Historians in the Physical Sciences. Frontiers with Philosophy. 2018. (Congresso).

3.
European Society for the History of Science Biennial Conference 2018 in conjunction with the British Society for the History of Science. ?Rejected Knowledge? and Shadow Episteme in the Modern System of Knowledge. 2018. (Congresso).

4.
The Super Story Symposia Series: Evolution and Deification.What do women want? female hysterics, mediums, scientists, and scholars and the struggle of the feminine epistemic shadow in the recent history of the modern system of knowledge. 2018. (Simpósio).

5.
XXI Semana de Física da UEFS. Gêneros Literários em Ciência e a Questão do Sentido na Ciência Moderna. 2018. (Congresso).

6.
2017 History of Science Society Annual Meeting. 2017. (Congresso).

7.
25th International Congress of History of Science and Technology (ICHST). Worldviews and Scientific Research: The Case of the Rise and Fall of the S-Matrix Program and the Bootstrap Philosophy. 2017. (Congresso).

8.
The Final Conference of the Oxford Templeton Project Science, Philosophy & Theology - Latin America Perspectives. Quantum Worldviews and Henry Stapp?s Model of Consciousness. 2017. (Congresso).

9.
The Super Story Symposia Series: Mind, Matter and the New Real.Anamorphosis as a Framework for an Epistemology of the Impossible. 2017. (Simpósio).

10.
The Super Story Symposia Series: Mind, Matter and the New Real.The Quest for Meaning: Esalen at the Edge of the Future. 2017. (Simpósio).

11.
15o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Um Esboço Para Uma História Social do Conceito de Feminilidade na Psicanálise. 2016. (Seminário).

12.
2016 History of Science Society Annual Meeting. The Americanization of the S-Matrix Program from Werner Heisenberg to Geoffrey Chew: The Rise and Fall of the Boostrap Worldview (1960?s-1970?s). 2016. (Congresso).

13.
IV Colóquio de História e Filosofia da Ciência: Pierre Duhem.A História da Ciência sob o ponto de vista de "A teoria física: seu objeto e sua estrutura"de Pierre Duhem.. 2016. (Outra).

14.
The Brain, the Mind, the Person. Henry Stapp's Quantum Model of the Mind-Brain Connection in the Context of the Sursem Group.. 2016. (Congresso).

15.
The Third Biennial Early-Career Conference for Historians of the Physical Sciences. The Americanization of the S-Matrix Program from Werner Heisenberg to Geoffrey Chew: The Rise and Fall of the Boostrap Worldview (1960's-1970's).. 2016. (Congresso).

16.
X Encontro de Filosofia e História da Ciência no Cone Sul.Uma Análise do Conceito de Feminilidade nos Textos de Sigmund Freud. 2016. (Encontro).

17.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.Einstein e Poincaré: as condições sociais e históricas da relatividade restrita.. 2015. (Outra).

18.
XVIII Semana de Física‏.História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: História e Perspectivas.. 2015. (Outra).

19.
50th anniversary of "The Structure of Scientific Revolutions". 2012. (Simpósio).

20.
How Can the History and Philosophy of Science Contribute to Contemporary U.S. Science Teaching?. 2012. (Simpósio).

21.
1a Semana de Física do Instituo Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto.A Relevância da História e da Filosofia da Física para o Ensino da Física. 2011. (Outra).

22.
Iniciativa PIBID no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.Astronomia na Grécia Antiga. 2011. (Outra).

23.
XIV Semana de Física da UEFS.A Relevância da História e da Filosofia da Física no Ensino de Física. 2011. (Outra).

24.
XIV Semana de Física da UEFS.Big-Bang, Quasares e Buracos Negros. 2011. (Outra).

25.
12o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O "Misticismo Quântico" no Trabalho de Henry Stapp. 2010. (Seminário).

26.
1a Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group.Sobre um Tensão Essencial nos Argumentos que Pretendem Fundamentar a Introdução da História e da Filosofia da Ciência no Currículo de Ciências. 2010. (Outra).

27.
3o Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. A Natureza da Ciências em Revistas de Divulgação Científica em Artigos sobre a Cosmologia Padrão. 2010. (Congresso).

28.
I Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências.História da Cosmologia e Divulgação Científica no Brasil - Uma Análise Crítica. 2010. (Encontro).

29.
VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.O Desenvolvimento da Institucionalização e da Divulgação do Modelo Padrão da Cosmologia no Brasil. 2010. (Encontro).

30.
Worskshop Ciências na Transição do Século: Conceitos, Práticas e Historicidade. 2010. (Outra).

31.
Seminários em História, Filosofia e Ensino de Física.Harry Collins: Vida e Obra e Estudo de Controvérsias na Ciência. 2009. (Seminário).

32.
XXVII Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste.Uma Análise da Influência dos Trabalhos num Contexto Cultural e Social da Europa nos Séculos XVII e XVIII. 2009. (Encontro).

33.
11º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Controvérsias Científicas: O Caso do Modelo Padrão da Cosmologia. 2008. (Seminário).

34.
1a Semana da Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico UFMG. 2008. (Simpósio).

35.
Congresso Scientiarum Historia. 2008. (Congresso).

36.
Seminário Curso de Licenciatura em Física PUC Minas.Introdução à Filosofia da Mecânica Quântica. 2008. (Seminário).

37.
Seminário Curso de Licenciatura em Física PUC Minas.História do Atomismo. 2008. (Seminário).

38.
Workshop ?Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais". 2008. (Outra).

39.
Seminário de Pesquisa do DEMAT.Introdução à Historiografia da Ciência. 2007. (Seminário).

40.
V Simpósio Internacional Principia.Realismo e Anti-Realismo: o que podemos aprender a partir da história do spin. 2007. (Simpósio).

41.
IV Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2006. (Encontro).

42.
Jornada Filosofia da Mecânica Quântica. 2006. (Outra).

43.
Prosear e Pensar.A Astronomia e as Primeiras Medidas. 2006. (Seminário).

44.
Seminário Discente "Ciência e Tecnologia: História, Filosofia e Educação".A relação entre a ciência, a filosofia da ciência e a história da ciência. 2006. (Seminário).

45.
10o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.10o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2005. (Seminário).

46.
2005-6 Coloquia Series. 2005. (Simpósio).

47.
3a Semana de Artes e Filosofia.3a Semana de Artes e Filosofia da Universidade federal de Ouro Preto.. 2005. (Encontro).

48.
The STS colloquia. 2005. (Seminário).

49.
Ciclo de Palestras em História da Ciência. 2003. (Encontro).

50.
III Semana do Conhecimento da UFMG.A história do teoria quântica. 2003. (Encontro).

51.
Third International School on Field Theory and Gravitation. 2003. (Congresso).

52.
II Seminário de Teoria e História da Ciência.Seminário de Teoria e História da Ciência promovido pela Linha de Pesquisa Ciência e Cultura na História do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais.. 2002. (Seminário).

53.
V Encontro da ANPHLAC. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. 4th Early-Career Conference for Historians in the Physical Sciences. 2018. (Congresso).

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. II Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências. 2011. (Congresso).

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. V Encontro da ANPHLAC. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luana Fonseca da Silva Rocha. Uma História Social da Psicanálise: O Caso de Sabina Spielrein a partir da Perspectiva de Gênero nas Ciências. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Lília Ferreira Souza Queiroz. Ensino de Erros Científicos Através de uma Abordagem Histórica Sensível ao Contexto: contribuições para uma educação científica crítica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Flávia Nunes. Uma História Cultural do Conceito de Consciência na Psicologia da Segunda Metade do Século XX. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Helaine da Silva Souza. Contribuições do Programa de Aprendizagem Escolar (GESTAR), de Matemática, na Bahia ? 2001 a 2007. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Tamara da Silva Santos. Mulheres na Ciência e Epistemologia Feminista. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).

2.
Ivanilson dos Santos Silva. Ensino de Termodinâmica no Ensino Médio sob a Perspectiva da História da Ciência. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).

3.
Estácio Pimentel Ximenes Neto. Interpretações da Mecânica Quântica sob uma Perspectiva Histórica. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paulo Henrique Portela Oliveira. Análise de Livros Didáticos de Física de Ensino Médio: Um Estudo sobre o Ensino de Astronomia. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Vinícius Lima Souza. Uma História Cultural do Eletromagnetismo no Século XIX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.

2.
Felipe Santana Beliz. Feynman e o Ensino de Física no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.

3.
Eduardo Menezaes de Souza Amarante. Análise Crítica de Revistas de Divulgação Científica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.

4.
Leanderson Rodrigues Oliveira. Identificação de Relações entre o Conhecimento Religioso e o Conhecimento Científico e Algumas Evidências no Ensino Formal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.

Iniciação científica
1.
Nádia Schmidt Vieira. O uso do Soroban e de Técnicas de Matemática Rápida para o Desenvolvimento do Cálculo Mental em Crianças do Ensino Fundamental. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.

2.
Simoni de Fátima Moreira. O uso do Soroban e de Técnicas de Matemática Rápida para o Desenvolvimento do Cálculo Mental em Crianças do Ensino Fundamental. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.

3.
Priscilla Morato Monteiro. O uso do Soroban e de Técnicas de Matemática Rápida para o Desenvolvimento do Cálculo Mental em Crianças do Ensino Fundamental. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.

4.
Welison Fernando da Silva. Laboratório de Física. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.

5.
Marcone Eulário Madureira. Laboratório de Física. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Rodrigues Rocha.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ALVES, A. S. (Org.) ; JESUS, J. C. O. (Org.) ; ROCHA, Gustavo Rodrigues (Org.) . Ensino de Física _ Reflexões, Abordagens & Práticas. 1a. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. 240p .


Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. ?Rejected Knowledge? and Shadow Episteme in the Modern System of Knowledge. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. What do women want? female hysterics, mediums, scientists, and scholars and the struggle of the feminine epistemic shadow in the recent history of the modern system of knowledge. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. Gêneros Literários em Ciência e a Questão do Sentido na Ciência Moderna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROCHA, Gustavo Rodrigues. A Mente Além do Cérebro e a Busca por Sentido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CRUZ, J. A. L. ; ROCHA, Gustavo Rodrigues . Física Divertida para Crianças. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Certificados de Línguas Estrangeiras: Teste de Proficiência em Língua Francesa CAPES/CNPq/Aliança Francesa (75/100), IFA-Zertifikat Deutsch C1, FCE Cambridge (Good), TOEFL (257/300).

Aprovado em 1o Lugar no Concurso Público para Professor Assistente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana do Edital 003/2009

Integrante da Equipe do Laboratório Ciência como Cultura (LACIC) coordenado pelo Professor Olival Freire Junior (http://www.lacic.fis.ufba.br/).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 21:54:20