Ana Luiza de Almeida Console Simões

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  • Última atualização do currículo em 27/07/2012


Possui graduação em TERAPIA OCUPACIONAL pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (1999), Título de Mestre em Psicologia Experimental pelo Insituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2004).Doutoranda do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Experiência clínica na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em neuropediatria, inclusão escolar e a abordagem de Integração Sensorial (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Luiza de Almeida Console Simões
Nome em citações bibliográficas
SIMÕES, A. L. A.C.


Formação acadêmica/titulação


2009
Doutorado em andamento em Instituto de Psicologia.
UNIVERSIDEDA DE SAO PAULO.
Título: Jogos de regras e processos de aprendizagem de crianças com paralisia cerebral,
Orientador: Lino de Macedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: paralisia cerebral; Jogos de regras; Piaget; educação inclusiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
2003 - 2004
Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo das alterações visuais cromáticas em trabalhadores expostos cronicamente ao vapor de mercúrio,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Dora Selma Fix Ventura.
1996 - 1999
Graduação em TERAPIA OCUPACIONAL.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA.




Formação Complementar


2012 - 2012
Problemas de Práxis - Avaliação e Intervenção. (Carga horária: 36h).
Clínica Ludens.
2012 - 2012
Certificação em Integração Sensorial. (Carga horária: 40h).
Clínica Ludens.
2009 - 2009
O bebê hoje: rede parental e profissional. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de psicanálise.
2006 - 2006
Integrating the Mouth with Sensory Functions. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais.
2006 - 2006
Bandagem Funcional Kinesio Taping. (Carga horária: 12h).
Associação de Assistência à Criança Deficiente.
2005 - 2005
Método Neuroevolutivo Bobath.
Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo, AACD, Brasil.
2005 - 2005
Crianças com déficits Motores e visuais. (Carga horária: 20h).
Associação de Assistência à Criança Deficiente.
2005 - 2005
Comunicação Alternativa Escrita. (Carga horária: 10h).
Espaço de Acesso.
2004 - 2004
Ombro em Hemiplegia. (Carga horária: 25h).
Associação de Assistência à Criança Deficiente.
2004 - 2004
Terapia ocupacional com Adultos Hemiplégicos. (Carga horária: 32h).
Associação de Assistência à Criança Deficiente.
2001 - 2001
Extensão universitária em Reabilitação neuropsicológica.
Expansao - Universidade bandeirantes.
2000 - 2000
Estágio.
Ospedaliera S. Giovanni Battista.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Pesquisa Doutorado, Enquadramento Funcional: aluno pós graduação - doutorado


Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo, AACD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional - infantil, Carga horária: 30
Outras informações
Referência no grupo de Integração Sensorial (período tarde) Chefe de Clínica de Mielomeningocele (período tarde) Responsável pelo programa de residência do setor de TO infantil. Orientadora dos trabalhos de conclusão de curso da Pós graduação AACD


Associação Pró-Hope - casa de apoio ao menor carente com câncer, HOPE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Terapeuta ocupacional, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho de Implantação do serviço de Terapia Ocupacional na unidade de transplantados de medula óssea - adultos.


Associação pró-Hope- casa de apoio ao menor carente com câncer, HOPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 20
Outras informações
Terapeuta Ocupacional da unidade de transplantados de medula óssea - infantil e adulto


Clínica de Habilitação Morumbi, CHM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Terapeuta Ocupacional, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional infantil e adulto, Carga horária: 20


LAR DAS MOÇAS CEGAS, LMC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terapeuta ocupacional, Carga horária: 30
Outras informações
Responsável pelo serviço de Estimulação Precoce - reabilitação

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional - infantil, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2009 - Atual
Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem de Crianças com Paralisia cerebral em Situação de Jogo
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo observar os mecanismos de construção de noções fundamentais ao desenvolvimento cognitivo em crianças com paralisia cerebral. A proposta é promover progressos e analisar dificuldades dos sujeitos em relação à aprendizagem numa situação de jogo. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Inhelder, Sinclair e Bovet (1977) e Inhelder e Cellérier (1996) sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito psicológico . Igualmente, se apóia nas pesquisas orientadas por Macedo e trabalhos publicados por ele sobre relações entre ensino e aprendizagem bem como inteligência e afetividade em oficinas de jogo. Mais especificamente, as questões que orientam esta pesquisa a são as seguintes: crianças portadoras de paralisia cerebral se beneficiam de uma intervenção em uma situação de oficina de jogos? Crianças portadoras de paralisia cerebral apresentam progressos no nível operatório e nos procedimentos de resolução de problemas em uma situação de jogo? A pesquisa empírica será realizada com dois grupos de crianças com paralisia cerebral do tipo diparética, de 7 a 11 anos de idade. Serão formadas oficinas de jogos de regras com atendimentos semanais de 45 minutos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Feitosa-Santana,C2008 Feitosa-Santana,C ; Barboni,M ; Oiwa, N.N. ; Paramei, G ; SIMÕES, A. L. A.C. ; Simões, A.L.A.C. ; Costa, M.F. ; Silveira, L.C. ; Ventura, D.F. . Inversible color vision losses in patients with chronic mercury vapor intoxication. Visual Neuroscience, v. 25, p. 1-5, 2008.

2.
Ventura, D.F.2005 Ventura, D.F. ; SIMÕES, A. L. A.C. ; COSTA, M. T. ; LAGO, M. ; COSTA, L. H. ; SOUZA, J. ; SILVEIRA, L. C. . Color Vision and Contrast Sensitivity losses of mercury intoxicated industry workers in Brazil. Environmental Toxicology and Pharmacology, v. 19, p. 523-529, 2005.

3.
Ventura, D.F.2004 Ventura, D.F. ; COSTA, M. T. ; COSTA, M. F. ; SIMÕES, A. L. A.C. ; SILVEIRA, L. C. . Multifocal and full-field electroretinogram changes associated with color-vision loss in mercury vapor exposure. Visual Neuroscience, v. 21, p. 421-429, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIMÕES, A. L. A.C.; Macedo,L. . Crianças com paralisia cerebral e jogo na sala de aula. In: XXIX encontro Anual Helena Antipoff - educação inclusiva: história e atualidade, 2011, Ibirité, MG. Educação inclusiva: história e atualidade, 2011.

2.
SIMÕES, A. L. A.C.. Serviço de Terapia Ocupacional na Casa Hope: programa assistencial ao transplantado de medula óssea. In: VII Congresso brasileiro de TO, 2001, POrto Alegre. Anais, 2001.

3.
SIMÕES, A. L. A.C.. A terapia ocupacional como módulo nos cursos profissionalizantes para portadores de deficiência visual. In: VII Congresso brasileiro de TO, 2001, Porto Alegre. Anais, 2001.

4.
SIMÕES, A. L. A.C.. Terapia Ocupacional no Serviço de Visão Subnormal infantil. In: VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 1999, Aguas de Lindóia. Anais, 1999. v. 01.

5.
SIMÕES, A. L. A.C.. Medos, dúvidas e angústias: estagiárias de TO junto ao processo de morte. In: VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 1999, Aguas de Lindoia. Anais, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SIMÕES, A. L. A.C.; Macedo,L. . Oficinas de jogos de regras e paralisia cerebral. In: I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2012, São Paulo. I Encontro Paulista ABRAPEE, 2012.

2.
SIMÕES, A. L. A.C.; Macedo,L. . Oficina de Jogos e Paralisia Cerebral: um estudo de caso. In: Congresso Nacional de Psicologia escolar e Educacional, 2011, Maringá, PR. XCONPE: Caminhos trilhados, caminhos a percorrer, 2011.

3.
SIMÕES, A. L. A.C.. Multifocal electroretinograms correlate with color vision losses in mercury contaminated workers. In: International Neurotoxicilogy Association, 2003, Dresden. The 9 meeting of the International Neurotoxicology Association, 2003.

4.
SIMÕES, A. L. A.C.. Hue and saturation discrimination and electroretinograms of mercury contaminated industry workers in Brazil. In: International Color Vision Society, 2003, Seattle. International Color Vision Society, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SIMÕES, A. L. A.C.; Macedo,L. . Jogos de Regras e alunos com paralisia cerebral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SIMÕES, A. L. A.C.; Macedo,L. . oficinas de Jogos e paralisia cerebral: um estudo de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SIMÕES, A. L. A.C.; Macedo,L. . Crianças com paralisia cerebral e jogos de regras na sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SIMÕES, A. L. A.C.. Integração Sensorial na paralisia cerebral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SIMÕES, A. L. A.C.. Integração Sensorial na Paralisia Cerebral. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SIMÕES, A. L. A.C.; Dora F. ventura . Avaliação Psicofísica da Discriminação de cores em pacientes por contaminação ocupacional de vapor de Hg. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIMÕES, A. L. A.C.. Curso de Extensão em transtorno do déficit de Atenção e Hiperatividade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SIMÕES, A. L. A.C.. Tratamento de Reabilitação em Deficiência Física e Gestão Organizacional de um Centro de Reabilitação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SIMÕES, A. L. A.C.. Participação em banca de Júlia Jardim. Avaliação do desempenho funcional de alunos com paralisia cerebral em sala especial. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação) - Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo.

2.
SIMÕES, A. L. A.C.. Participação em banca de Elisangela Lima Fidos. Utilização dos princípios de Intergração Sensorial na paralisia cerebral. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação) - Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.Jogos de regras e alunos com paralisia cerebral. 2012. (Encontro).

2.
Congresso Nacional de Psicologia escolar e Educacional. oficinas de Jogos e paralisia cerebral: um estudo de caso. 2011. (Congresso).

3.
XXIX Encontro Anual Helena Antipoff: Educação Inclusiva.Crianças com paralisia cerebral e jogos de regras na sala de aula. 2011. (Encontro).

4.
III Congresso Brasileiro de Psicologia: ciência e profissão. Visão de terapeutas ocupacionais sobre uso de jogos de regras em crianças com paralisia cerebral. 2010. (Congresso).

5.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2009. (Congresso).

6.
Atuação da terapia Ocupacional na paralisia cerebral.Integração Sensorial na Paralisia cerebral. 2006. (Outra).

7.
Simpósio de Terapia Ocupacional - REATECH.Terapia Ocupacional e a Integração Sensorial. 2006. (Simpósio).

8.
I Congresso Latino Americano de Integração Sensorial. 2005. (Congresso).

9.
FESBE.Comoparação de perdas nas vias parvo e koniocelulares na intoxicação por vapor de mercúrio. 2004. (Simpósio).

10.
FESBE.Avaliação Psicofísica na Discriminação de Cores em pacientes por contaminação ocupacional de vapor de mercúrio. 2003. (Simpósio).

11.
I Congresso Brasileiro de estrabismo e visão subnormal. Integração Sensorial e crianças com visão subnormal. 2003. (Congresso).

12.
50 World Federation Occupational Therapist Congress. 2002. (Congresso).

13.
III Congresso Brasileiro de Tecnologia e (RE) Habilitação Cognitiva da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Esquema corporal e a criança com deficiência visual: descobrindo o corpo através da Integração Sensorial. 2002. (Congresso).

14.
VII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. grupo de conscientização corporal em crianças com deficiência visual: uma parceria com a educação física. 2001. (Congresso).

15.
VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. VI Congresso brasileiro de Terapia Ocupacional. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Navarro, Daniel Cezar Cruz e Mariana Almenara. O impacto da cifose congênita no desempenho funcional em crianças com mielomeningocele do nivel torácico. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência) - Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo. Orientador: Ana Luiza de Almeida Console Simões.

2.
Julia de Melo Chiste Jardim. Avaliação Funcional de Crianças Portadoras de Paralisia Cerebral em Salas Especiais. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação) - Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo. Orientador: Ana Luiza de Almeida Console Simões.



Inovação



Projetos de pesquisa



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