Alberto Gaspar Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7590138702868349
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1992) , mestrado em Engenharia Elétrica pelo mesmo Instituto (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) . Durante 6 meses em 2006 fez estágio de pós-doutoramento no Institut National des Télécommunications, Evry (França). Seus interesses de pesquisa são em Processamento Estatístico de Sinais, particularmente em métodos de estimação para modelos de cadeias de Markov escondidas (HMM), incluindo métodos de Monte Carlo (sequenciais e em Cadeias de Markov), para aplicação em Radiolocalização e rastreamento de alvos, Comunicações Móveis, Navegação inercial e Equalização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alberto Gaspar Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, A. G.;GUIMARÃES, ALBERTO GASPAR

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Militar de Engenharia, Secao de Eletricidade.
Praça General Tibúrcio, 80
Praia Vermelha
22290-270 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25467080
Ramal: 6635
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2004
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Radiolocalização de Terminais de Comunicações Móveis, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Marco Antonio Grivet Mattoso Maia.
Palavras-chave: Radiolocalização; Comunicações Móveis.
Grande área: Engenharias
1996 - 1998
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
Título: Modelagem e Simulação de Canais Rádio-Móveis,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Ernesto Leite Pinto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Canal-Móvel; Simulação.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telecomunicação.
1988 - 1992
Graduação em Engenharia de Telecomunicações.
Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.


Pós-doutorado


2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Institut Telecom, TELECOM, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias


Atuação Profissional



Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2016
Vínculo: Professor nomeado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/2004 - Atual
Ensino, Engenharia de Telecomunicações, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Telecomunicações
Eletrônica II
Princípios de comunicações digitais
01/2004 - 01/2016
Ensino, Engenharia de Comunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletrônica II, Priincípios de Telecomunicações, Comunicações Analógicas e Digitais, Telefonia Celular, Teoria da Informação e Criptografia

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Técnicas Avançadas para Investigação e Combate aos Efeitos Seletivos de Canal em Sistemas de Transmissão Digital Sem Fio
Descrição: Este projeto visa à obtenção de melhorias de desempenho na transmissão digital em canais sem fio seletivos em freqüência e variantes no tempo, através da da investigação e modelagem do canal e da proposição de estratégias e técnicas inovadoras para transmissão e recepção, tendo como foco principal, mas não exclusivo, as transmissões via rádio-enlaces nas faixas de HF e VHF. Serão propostas e investigadas novas estratégias de transmissão em blocos com equalização no domínio da freqüência e esquemas de turbo equalização robustos a erros de estimação de parâmetros do canal. Serão ainda propostas técnicas de transmissão adaptativa, explorando o emprego de preditores dos parâmetros de adaptação para lidar com o atraso na transmissão destes parâmetros e com a variabilidade do canal. O trabalho também contemplará a realização de medidas de propagação visando a conhecer melhor as características dos canais de HF e VHF nas condições físicas e geográficas de nosso país. Os resultados destas medidas (sondagens) de parâmetros dos canais serão a base para o estabelecimento ou adaptação de modelos para simulação e avaliação de desempenho em software e hardware..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Desenvolvimento de novos esquemas de recepção em sistemas de transmissão digital na faixa de HF (High-Frequency)
Descrição: O uso da propagação ionosférica em HF apresenta características vantajosas para o provimento de comunicações em diversas situações específicas, em particular, em áreas como a Amazônia e no contexto de aplicações militares. Sistemas de transmissão em HF têm como desafio principal a obtenção de taxas de transmissão mais elevadas, que viabilizem o uso de serviços de comunicações como e-mail e navegação modo texto à comunidades ou tropas remotamente localizadas. O estudo proposto se concentrará nesta questão, procurando pesquisar e propor novos esquemas de equalização, decodificação e estimação do canal, no âmbito da transmissão HF. Técnicas como turbo-equalização e algoritmos de Monte-Carlo (filtro de partícula e suas variantes), atualmente pesquisadas para aplicação em outros sistemas de transmissão, serão consideradas no cenário de enlaces ionosféricos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2009
Modelagem e Simulação de um Sistema de Georreferenciamento de Dutos
Descrição: A posição georreferenciada de dutos pode ser levantada pelo uso de PIGs dotados de Unidade de Navegação Inercial. Nesse tipo de aplicação, o PIG instrumentado é passado pelo duto e as medidas dos sensores (acelerômetros, giroscópios, etc.) são armazenadas durante o deslocamento. O País não domina essa tecnologia e os as poucas empresas estrangeiras prestadoras de serviços de "pigagem" inercial detêm todo o mercado brasileiro. O ambiente de modelagem e simulação a ser desenvolvido permitirá estabelecer vários parâmetros necessários às especificações de diversos componentes do sistema de georreferenciamento de dutos, tais como: precisão requerida dos sensores inerciais, características do sistema de marcadores, informações construtivas dos dutos a serem consideradas para melhoria da precisão da estimação da sua trajetória, métodos de filtragem mais adequados ao processamento específico dos dados dos sensores de PIGs inerciais, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2009
Equalização-Turbo com estimação conjunta da resposta do canal em enlaces ionosféricos
Descrição: TÍTULO: Equalização-Turbo com estimação conjunta da resposta do canal em enlaces ionosféricos RESUMO: No trabalho proposto pretende-se investigar alternativas para a equalização em esquemas ?turbo?, considerando a transmissão através de canais ionosféricos, nos quais a resposta do canal é estimada conjuntamente no processo de equalização. Admitindo-se que o modelo de espaço de estados dinâmico para o problema tem características Markovianas, será considerada a possibilidade de utilizar a informação ?suave? de entrada no equalizador para implementar soluções desenvolvidas no contexto da modelagem Cadeia de Markov Tripla (Triplet Markov Chain - TMC). Esta abordagem, recentemente proposta, se revela promissora para generalizar soluções desenvolvidas para modelos Markovianos clássicos (e.g. sistemas Markovianos com salto de parâmetros), e aplicada ao problema em questão pode trazer significativas vantagens, como por exemplo, a flexibilização do modelo de espaço de estados admitido para a evolução do canal e a adoção de alternativas menos complexas do ponto de vista computacional. O esquema de equalização a ser proposto deve permitir aumentar a taxa de bits e/ou vazão na transmissão digital em canais com banda estreita operando na faixa de High-Frequency (HF)..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: IET Signal Processing
2010 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Communications (Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE SOUZA, MARCELO LUCENA2016 DE SOUZA, MARCELO LUCENA ; GUIMARÃES, ALBERTO GASPAR ; PINTO, ERNESTO LEITE . Performance Comparison of the IMMPDAF Algorithm Using Real and Simulated Radar Measurements. Journal of Aerospace Technology and Management (Online), v. 8, p. 143-151, 2016.

2.
GUIMARÃES, ALBERTO GASPAR2015 GUIMARÃES, ALBERTO GASPAR; ALVES, JOÃO PAULO LUZ ; PINTO, ERNESTO LEITE . Bayesian blind turbo equaliser with reduced complexity based on channel estimate monitoring. IET Communications, v. 9, p. 1730-1737, 2015.

3.
B. Ait El Fquih2010 B. Ait El Fquih ; DESBOUVRIES, F. ; GUIMARÃES, A. G. . A Fixed-Lag Particle Smoother for Blind SISO Equalization of Time-Varying Channels of Time-Varying Channels. IEEE Wireless Communications, v. 9, p. 512-516, 2010.

4.
GUIMARÃES, A. G.;GUIMARÃES, ALBERTO GASPAR2004 GUIMARÃES, A. G.; M. Grivet . Identification of LOS/NLOS states using TOA filtered estimates. Lecture Notes in Computer Science, Alemanha, v. 1, p. 1067-1076, 2004.

5.
GUIMARÃES, A. G.;GUIMARÃES, ALBERTO GASPAR2003GUIMARÃES, A. G.; M. Grivet . Radiolocalização de Terminais de Comunicações Móveis. Telecomunicações (Santa Rita do Sapucaí), v. 06, p. 1-17, 2003.

6.
GUIMARÃES, A. G.;GUIMARÃES, ALBERTO GASPAR2001GUIMARÃES, A. G.; PINTO, E. L. . Técnicas de Simulação de Canais Rádio Móveis. Telecomunicações (Santa Rita do Sapucaí), v. 04, p. 24-34, 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, E. L. ; GUIMARÃES, A. G. ; SOUZA, M. L. . Highly Maneuverable Target Tracking Based on Efficient Propagation of Model Hypotheses. In: 2014 IEEE Radar Conference, 2014, Cincinatti, Ohio. 2014 IEEE Radar Conference Proceedings, 2014. p. 255-259.

2.
GUIMARÃES, A. G.; PINTO, E. L. ; ALVES, J.P.L. . A fixed-lag particle smoother applied to turbo equalization with channel and noise variance uncertainty. In: International Workshop on Telecommunications (IWT 2011), 2011, Rio de Janeiro. Annals of International Workshop on Telecommunications (IWT 2011), 2011.

3.
PELLANDA, P. C. ; GUIMARÃES, A. G. ; DURAO, C. R. C. ; PINTO, M. F. D. ; ROQUETTE, P. C. C. ; SILVA, M. S. V. . A Computational Platform for Mopdeling and Simulation of Pipeline Georeferencing Systems. In: Rio Pipeline Conference & Exposition, 2009, Rio de Janeiro. Rio Pipeline Proceedings, 2009.

4.
GUIMARÃES, A. G.; B. Ait El Fquih ; DESBOUVRIES, F. . A Fixed-Lag Particle Smoothing algorithm for the Blind Turbo Equalization of Time-Varying Channels. In: IEEE 33rd International Conference on Acoustics, Speech, and Signal Processing (ICASSP), 2008, Las Vegas. Proceedings of ICASSP 2008, 2008.

5.
GUIMARÃES, A. G.; PINTO, E. L. . Particle Filtering Applied to Turbo Equalization with Channel and Noise Variance Estimation. In: 9th IEEE International Workshop on Signal Processing Advances in Wireless Communications, 2008, Recife. Proceedings of 9 th IEEE SPAWC, 2008.

6.
GUIMARÃES, A. G.; PINTO, E. L. . Particle Filtering Applied to Turbo Equalization with Imperfect Channel Estimation. In: XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT'07), 2007, Recife. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2007.

7.
GUIMARÃES, A. G.; M. Grivet . A Robust Mobile Location Estimator in NLOS Environments using Hybrid Filtering. In: IEEE International Conference on Communications (ICC 06), 2006, Istambul. Proceedings of the International Conference on Communications 2006, 2006.

8.
GUIMARÃES, A. G.; M. Grivet . Estimativa do erro de NLOS em medidas de ToA com base no espalhamento da potência recebida. In: XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT'05, 2005, Campinas - SP. XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT'05, 2005. p. 1040-1045.

9.
GUIMARÃES, A. G.; M. Grivet . EKF com vetor de espaços aumentado para radiolocalização em ambientes com NLOS. In: XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT'05, 2005, Campinas - SP. XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT'05, 2005. p. 1055-1060.

10.
GUIMARÃES, A. G.; M. Grivet . A Study of Ambiguity in Hyperbolic Mobile Position Location. In: IEE 5th European Personal Mobile Communications Conference, 2003, Glasgow. IEE 5th European Personal Mobile Communications Conference, 2003. p. 157-161.

11.
GUIMARÃES, A. G.; M. Grivet . An Analysis of the First Order PDF of Small-Scale Fading in Multipath Radio Channels. In: IEE 5th European Personal Mobile Communications Conference, 2003, Glasgow. IEE 5th European Personal Mobile Communications Conference, 2003.

12.
GUIMARÃES, A. G.; COELHO, R. . Video Traffic Modeling for Optical Link and Buffer Dimensioning. In: SPIE Conference on Performance and Control of Next Generation Communication Networks, 2003, Orlando. Proceedings of the SPIE (The International Society for Optical Engineering. Bellingham-36Washington : SPIE-The International Society for Optical Engineering), 2003. p. 36-46.

13.
GUIMARÃES, A. G.; COELHO, R. . Video Traffic Models for Restricted and Non-Restricted Scaling Characterization. In: International Telecommunications Symposium, 2002, Natal - RN. International Telecommunications Symposium, 2002.

14.
GUIMARÃES, A. G.; ALCAIM, A. . Quantização da Informação Paralela em Codificadores de Imagem BTC. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2000, Gramado - RS. XVIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2000.

15.
GUIMARÃES, A. G.; PINTO, E. L. ; GALDINO, J. F. ; SILVA, C. J. A. . Comparação de Desempenho de Simuladores de Canais com Desvanecimento Rápido. In: XV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 1997, Recife - PE. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 1997. p. 426-430.

16.
GUIMARÃES, A. G.; SILVA, C. F. C. ; SANTOS, J. C. A. . Medidas Automáticas de Parâmetros de Ruído com Compensação de Perdas. In: XI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 1993, Natal - RN. XI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 1993. v. 1. p. 127-132.

Outras produções bibliográficas
1.
GUIMARÃES, A. G.; OLIVEIRA, L. A. . Electronic Devices and Circuit Theory, 6a Edição. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1998. (Tradução/Livro).

2.
GUIMARÃES, A. G.; OLIVEIRA, L. A. . Electronic Devices and Circuit Theory, 5a edição. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1994. (Tradução/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PINTO, E. L.; M. Grivet; PIMENTEL, C. J. L.; GUIMARÃES, A. G.. Participação em banca de Luiz Renault Leite Rodrigues. Modelos HMM para Predição de Ocupação de Canal em Sistemas Rádio Cognitivos. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia.

2.
GUIMARÃES, A. G.; PINTO, E. L.; DIAS, M. H. C.; M. Grivet. Participação em banca de Rodrigo Abreu Lima. Técnicas para Transmissão de Mensagens de Controle entre Rádios Cognitivos. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia.

3.
GUIMARÃES, A. G.; VASCONCELLOS, J. C. P.; Oliveira L.C.; SILVA, L. F. C. F.. Participação em banca de Marco Antonio de Oliveira Vieira. Sistema de Posicionamento de Terminais Celulares por Intensidade de Sinal. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Cartográfica) - Instituto Militar de Engenharia.

4.
GALDINO, J. F.; PINTO, E. L.; GUIMARÃES, A. G.; Mota, J.C.M.. Participação em banca de Stefan Cavalcante Bernat Junior. Modulação Adaptativa baeada na Predição da Métrica de Adaptação para Canais com Desvanescimento Plano. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia.

5.
GALDINO, J. F.; M. Grivet; PINTO, E. L.; GUIMARÃES, A. G.. Participação em banca de CLÁUDIO CANTO DOS SANTOS. Estimação de Canais de HF usando o Algoritmo LMS para Aplicação em Equalização DFE. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia.

6.
GUIMARÃES, A. G.; PINTO, E. L.; GALDINO, J. F.; M. Grivet. Participação em banca de Leonardo Cavalcanti de Sá Neto. Avaliação do Desempenho de Equalizadores Turbo de Baixa Complexidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia.

7.
GUIMARÃES, A. G.; PINTO, E. L.; GALDINO, J. F.; COELHO, P. H. G.. Participação em banca de João Terêncio Dias. Desempenho de Algoritmos de Estimação de Parâmetros de Sincronização em Sistemas OFDM. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia.

8.
GALDINO, J. F.; PINTO, E. L.; GUIMARÃES, A. G.. Participação em banca de Alessandra Conceição da Silva Rodrigues. Modulação Adaptativa para Canais WSS-US baseada na Detecção de Erros de Equalização. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia.

9.
GUIMARÃES, A. G.; MOSSO, M. M.; M. Grivet. Participação em banca de Leandro da Silva Pires. Alocação de Conversores de Comprimento de Onda em Redes Óticas. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
GUIMARÃES, A. G.; PINTO, E. L.; M. Grivet; SAMPAIO NETO, R.; COELHO, P. H. G.. Participação em banca de Renata Braz Falcão da Costa. Estimação de Canal em Sistemas de Comunicação sobre Linhas de Potência. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcelo Lucena de Souza. Rastreamento de aeronaves em Manobras via Combinação de Descarte e Fusão de Hipóteses. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia, . Coorientador: Alberto Gaspar Guimarães.

2.
João Paulo Luz Alves. Equalização turbo em cenário de canal e variância desconhecidos. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia, . Coorientador: Alberto Gaspar Guimarães.

3.
GREGORIO ITIRO OCHIAI SEIXAS. POSICIONAMENTO DE ETIQUETAS RFID POR RECEPTORES MÓVEIS. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia, . Coorientador: Alberto Gaspar Guimarães.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 24:51:57