Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 10/06/2018


É psicóloga pela Universidade Católica de Brasília, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho em Portugal (2016). Atualmente é Professora Adjunto IV da Faculdade UnB Planaltina, na Universidade de Brasília. Tem experiência profissional em psicologia escolar na Educação Básica e na Educação Superior. Suas principais áreas de interesse são: psicologia escolar, desenvolvimento humano, processos de ensino-aprendizagem, formação profissional, socioeducação, Educação Superior. É membro do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, C. B. E.;Bisinoto, C.;BISINOTO, CYNTHIA;Cynthia Bisinoto;OLIVEIRA, CYNTHIA BISINOTO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina, Faculdade UnB Planaltina.
Área Universitária n. 1 - Vila Nossa Senhora de Fátima
Planaltina
73300000 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31078005
URL da Homepage: http://fup.unb.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Leandro da Silva Almeida).
Título: A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior: proposta para os Serviços de Psicologia, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Claisy Maria Marinho-Araújo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia Escolar; Educação Superior; Serviços de Psicologia; Atuação institucional; Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Psicologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Psicologia Escolar e a relação família-escola no Ensino Médio: estudando as concepções desta relação,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Profª. Drª. Claisy Maria Marinho-Araújo.
Palavras-chave: Psicologia Escolar; Relação família-escola; Desenvolvimento de competências; Subjetividade; Mediação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2011
Especialização em Especialista em Psicologia Escolar.
Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
Título: Especialista em Psicologia Escolar.
2003 - 2006
Especialização em Psicodrama. (Carga Horária: 560h).
Clínica de Psicologia e Psicodrama, CPP, Brasil.
Título: O papel de socionomista: uma reflexão acerca da formação teórico-vivencial.
Orientador: Maria Aparecida Diogo Padovan.
2004 - 2004
Aperfeiçoamento em Treinamento Serviço-Abordagem Bio-Psico-Social. (Carga Horária: 480h).
Adolescentro, A, Brasil.
Título: Atitudes positivas dos pais: favorecendo o interesse dos adolescentes pela escola. Ano de finalização: 2004.
1999 - 2003
Graduação em Psicologia.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: O papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola.
Orientador: Profª. Drª. Paola Biasoli Alves.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação do ensino.


Formação Complementar


2017
Capacitação para Tutoria em EaD.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2015 - 2015
Aprendendo em Cursos a Distância. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Formação baseada em competências. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Tecnologia Senac-DF, FAC SENAC-DF, Brasil.
2003 - 2003
Análise qualitativa e quantitativa na pesquisa. (Carga horária: 5h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2001 - 2001
Prevenção em Psicologia: tarefa para o novo milêni. (Carga horária: 12h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Faculdade UnB Planaltina - FUP

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CEAD-Centro de Educação à Distância, Carga horária: 6
Outras informações
Tutora

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Psicológicas para o Ensino de Ciências
12/2016 - Atual
Direção e administração, Campus Planaltina, Faculdade UnB Planaltina.

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Educação e Linguagens da FUP/UnB (Aprovada na 109ª Reunião Ordinária do Conselho da Faculdade UnB Planaltina/FUP, realizada em 22/12/2016)..
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, Faculdade UnB Planaltina.

01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

01/2013 - 01/2016
Direção e administração, Reitoria, Decanato de Ensino e Graduação.

Cargo ou função
Coordenação Geral - Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA)..
03/2012 - 01/2016
Extensão universitária , Campus Planaltina, Faculdade UnB Planaltina.

Atividade de extensão realizada
Integração Psicologia e Educação: articulações para a formação profissional.
02/2012 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Planaltina, Faculdade UnB Planaltina.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais (Diurno e Noturno).
07/2014 - 12/2015
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso II
08/2011 - 12/2015
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Psicológicas para o Ensino de Ciências
09/2013 - 03/2015
Extensão universitária , Campus Planaltina, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Socioeducação.
08/2013 - 08/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento
01/2013 - 07/2013
Extensão universitária , Reitoria, Decanato de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora da área de Psicologia (modalidade EAD e Capacitação Presencial) no Projeto da Copa das Confederações (formação dos voluntários do Ministério dos Esportes para a Copa).
04/2012 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Planaltina, Faculdade UnB Planaltina.

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável pela consulta e indicação do representante docente titular no CONSUNI/UnB..
06/2005 - 10/2005
Ensino, Especilização em Ciências da Natureza, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação, Sociedade e Cidadania
Aprender a aprender em Educação a Distância: a construção da autonomia do aprendiz
Aprendizagem e a prática do professor

Faculdade de Tecnologia Senac-DF, FAC SENAC-DF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior - Psicóloga Escolar, Carga horária: 40

Atividades

12/2008 - 05/2009
Outras atividades técnico-científicas , Fac Talentos, Fac Talentos.

Atividade realizada
Coordenação do projeto Fac Talentos..
09/2008 - 05/2009
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPsi), .

Serviço realizado
Acompanhamento ao processo de ensino e aprendizagem. Formação continuada de professores e servidores. Assessoria à definição e reformulação dos perfis docente, discente e egresso..
09/2008 - 05/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação (CPA), .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Própria de Avaliação.

Instituto de Educação Sagarana, IES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - 08/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia
02/2004 - 08/2008
Serviços técnicos especializados , Instituto de Educação Sagarana, .

Serviço realizado
Assessoria ao trabalho pedagógico. Avaliação e acompanhamento das queixas escolares e dos alunos com necessidades educacionais especiais. Seleção e formação continuada de professores e funcionários. Orientação aos pais. Processos de avaliação institu.

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Aluna de iniciação científica, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 10
Outras informações
Aluna voluntária de iniciação científica

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária/Assessora da direção, Carga horária: 36

Atividades

06/2000 - 06/2004
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Secretária e Assessora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito.

Polícia Militar do Distrito Federal, PMDF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora/Instrutora, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Professora/Instrutora voluntária no curso de Formação de Soldados da Polícia Militar.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professora/Instrutora, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Professora/Instrutora voluntária no curso de Formação de Soldados da Polícia Militar.

Atividades

04/2003 - 05/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Noções de Psicologia Aplicada à Polícia Militar
09/2002 - 10/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Noções de Psicologia Aplicada à Polícia Militar


Linhas de pesquisa


1.
Educação Superior e Psicologia Escolar

Objetivo: Esta linha de pesquisa inclui projetos relacionados à formação e atuação profissional em psicologia escolar, tanto em contexto escolar universitário quanto em contextos emergentes como a socioeducação, a partir da perspectiva do desenvolvimento humano. Associa estudos relacionados às políticas educacionais na Educação Superior, aprendizagem dos estudantes, avaliação da qualidade do ensino, expectativas dos estudantes, formação de professores..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Educação.
Palavras-chave: Desenvolvimento Humano; Perspectiva histórico-cultural; Formação de professores; Atuação profissional.
2.
Desenvolvimento Humano e Socioeducação

Objetivo: Esta linha de pesquisa integra um conjunto de estudos desenvolvidos no contexto socioeducativo, a partir da perspectiva do desenvolvimento humano, focalizando particularmente a atuação profissional das equipes multidisciplinares, bem como dos docentes que trabalham com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Atualmente coordena o Grupo de Estudos e de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS)..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Palavras-chave: Socioeducação; Desenvolvimento Humano; Prática docente; prática profissional; intervenção coletiva.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Indicadores de perfil discente, evasão e qualidade do ensino na Faculdade UnB Planaltina
Descrição: Os processos de expansão e de democratização da Educação Superior (ES) são fenômenos mundiais que vêm ocorrendo em resposta à compreensão de que um forte Sistema de Educação Superior impulsiona avanços no desenvolvimento das pessoas e das nações. O Brasil se insere nesse cenário de expansão, com nítidas preocupações em relação à igualdade de acesso, equidade dos processos de inclusão, permanência dos estudantes, qualidade do ensino, melhoria dos índices de rendimento, de evasão e de diplomação. O principal impulso para esse crescimento foi dado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI). Foi em meio a esse cenário nacional que a Universidade de Brasília (UnB) iniciou seu processo de expansão e democratização do acesso com a construção de três novos campi no Distrito Federal. O campus de Planaltina, situado a 40 km de Brasília e denominado de Faculdade UnB Planaltina (FUP), foi o primeiro a ser construído no ano de 2006 e oferece 5 cursos de graduação, todos de caráter interdisciplinar. Acompanhando o processo de ampliação do acesso e diversificação do perfil discente têm se intensificado também as discussões de natureza pedagógica relacionadas à organização e inovação curricular, às práticas docentes, aos métodos e técnicas de ensino, à formação e qualificação do corpo docente, à avaliação da aprendizagem. Em síntese, a preocupação vem recaindo sobre a qualidade do processo de ensino oferecido aos estudantes. Consoante a estas questões, este projeto tem como objetivo geral investigar e analisar indicadores acadêmicos de perfil discente, de evasão e de qualidade do ensino que possibilitem compreender os fatores que potencializam e ameaçam o sucesso da formação na Faculdade UnB Planaltina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira - Coordenador / Débora Cynthia Alves de Souza - Integrante / Emíllya Rodrigues Façanha - Integrante / Ilson Lopes de Oliveira - Integrante / Lorena Silva Andrade - Integrante / Mário Sérgio Pereira de Aguiar - Integrante / Tamires Meneses dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Concepções e práticas em Socioeducação: articulações interdisciplinares entre processos de desenvolvimento humano e contextos educativos
Descrição: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído no Brasil em 1990, preconiza a concepção de crianças e adolescentes como pessoas em condição peculiar de desenvolvimento e reconhece a situação de vulnerabilidade de grande parte da população infanto-juvenil brasileira. Partindo dos seus princípios, o Brasil tem avançado no desenvolvimento de políticas e programas orientados a garantia de direitos de crianças e adolescentes. No que se refere a adolescentes que cometeram atos infracionais, um importante avanço conquistado foi a criação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), instituído pela Lei Federal nº 12.594/2012, a qual regulamenta o atendimento socioeducativo. Entretanto, apesar de representarem avanços, o ECA e o SINASE pouco esclareceram sobre a concepção de Socioeducação que deve subsidiar intervenções efetivamente promotoras do desenvolvimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, deixando lacunas que repercutem significativamente nas práticas profissionais dos socioeducadores. Assim, apesar da condição de sujeito em desenvolvimento ser premissa do ECA e do SINASE e da ação socioeducativa ter sido legalmente instituída, esta ainda tem se fundamentado em perspectivas teóricas precárias e em modelos de atuação profissional distantes dos estudos contemporâneos sobre desenvolvimento humano. Esse cenário enseja esforços no sentido de problematizar, investigar e sistematizar as concepções e as práticas profissionais na Socioeducação, à luz das normativas e dos marcos teóricos que a amparam na atualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Atuação dos especialistas nas Medidas Socioeducativas do Distrito Federal
Descrição: O presente projeto e grupo de estudos, amparado no Acordo de Cooperação Código: 9960 (DOU, seção 3, de 21 de outubro de 2016), tem como objetivos proporcionar o mapeamento, a produção e a disseminação de conhecimentos relacionados à atuação dos especialistas em assistência social que atuam no sistema socioeducativo do Distrito Federal. Tal objetivo possibilitará apresentar indicadores para a formação de recursos humanos, e oferecer à Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF perspectivas teórico-metodológicas acerca da socioeducação, mapeamento da prática profissional, orientações e propostas para a atuação dos especialistas do sistema socioeducativo do DF. O projeto é desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e de Pesquisa em Desenvolvimento e Socioeducação (GEPDHS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Atuação dos especialistas nas Medidas Socioeducativas do Distrito Federal
Descrição: O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), instituído pela Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, prevê que programas de medidas socioeducativas e de internação provisória sejam formados por equipes multidisciplinares visando o atendimento integral dos adolescentes. As equipes são compostas essencialmente por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que acompanham os adolescentes ao longo do cumprimento da medida socioeducativa. Um dos desafios encontrados no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal (DF) é a falta de clareza acerca do papel e atuação dos Especialistas do Serviço Social, Psicologia e Pedagogia no campo da socioeducação. Este projeto tem como objetivo investigar e sistematizar as possibilidades e perspectivas de trabalho dos especialistas que atuam no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira - Coordenador.
2012 - 2017
Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior Brasileira

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claisy Maria Marinho-Araujo em 29/09/2013.
Descrição: As expectativas em relação à educação superior têm um papel relevante no processo de transição já que influenciam a maneira como os estudantes enfrentam os inúmeros e complexos desafios dessa transição e, especialmente, como constroem trajetórias acadêmicas bem sucedidas. O objetivo deste estudo é construir e validar uma escala sobre expectativas e vivências acadêmicas de estudantes brasileiros que ingressam na educação superior. Este instrumento visa auxiliar na identificação de fatores preditores da participação acadêmica e do envolvimento dos estudantes nas atividades curriculares. Sessenta e dois itens compõem a primeira versão do instrumento, elaborados com base na revisão de literatura. Cada um dos itens é respondido em uma escala de seis pontos que varia de "discordo totalmente" a "concordo totalmente". Será realizado um estudo piloto para analisar teórica e semanticamente os itens, para garantir sua compreensão e evitar ambiguidade; na sequência, serão reformulados os itens necessários. Para exame da validade de construto, a escala será aplicada a estudantes de universidades públicas brasileiras. Espera-se que a escala constitua ferramenta útil de avaliação das expectativas de ingressantes, podendo fornecer subsídios às instituições de educação superior (IES) na revisão de propostas pedagógicas de cursos, bem como na elaboração de programas, serviços ou sistemas de apoio aos estudantes. Espera-se que o entendimento das expectativas dos estudantes que ingressam na educação superior ajude a compreender as dificuldades encontradas por alguns deles no processo de integração e adaptação e auxilie na implantação de políticas de acolhimento. Ademais, os dados poderão auxiliar no esclarecimento acerca das razões relacionadas às altas taxas de evasão nas IES brasileiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Mapeamento do perfil profissional dos licenciados em Ciências Naturais
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral Mapear e sistematizar o perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília. Como objetivos específicos propõe-se (a) Investigar o perfil dos estudantes quanto aos aspectos sócio-demográficos, familiares, sócio-econômicos e suas relações com o processo de formação; (b) Construir matriz de referência e instrumento de avaliação do perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais; (c) Verificar, na trajetória de formação dos estudantes de Ciências Naturais da UnB, o desenvolvimento de competências transversais (sócio-educativas, éticas, políticas, pessoais e interpessoais), além das competências específicas (técnicas e científicas)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira - Coordenador / Claisy Maria Marinho-Araújo - Integrante / Mauro Luiz Rabelo - Integrante / Caroline Araújo - Integrante / Paloma Eulina Afonso Soares - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2009 - 2012
Impacto do Ensino Superior no desenvolvimento de competências nos estudantes: Estudos no Brasil e em Portugal
Descrição: sistema de Educação Superior caracteriza-se, no âmbito das políticas públicas de um país, como alavanca articuladora para a oferta de um ensino de graduação e pós-graduação de qualidade, na busca de uma formação sólida para os cidadãos, envolvendo não somente a construção de um profissional competente, mas, também, de sujeitos responsáveis e comprometidos com as questões relevantes relacionadas à área social, econômica e cultural de cada país. As formas de expansão da Educação Superior têm sido foco de discussão em âmbito mundial. Os países, em razão de demandas econômicas e sociais, apresentam tanto a necessidade de expansão do número de indivíduos ingressantes no nível superior quanto a reorganização de suas vagas ofertadas para alunos do ensino superior devido a não ocupação na sua totalidade; é possível identificar tanto o Brasil quanto Portugal nesses contextos. Com base no cenário contemporâneo desses dois sistemas de ensino superior, e dadas as particularidades históricas que ligam Brasil e Portugal, bem como o momento recente no qual os dois países se debruçam em mudanças e avaliações no desenho pedagógico e didático-acadêmico da Educação Superior, pretende-se desenvolver o presente projeto de pesquisa. Objetiva-se investigar o impacto das conjunturas sócio-políticas atuais na Educação Superior no Brasil e em Portugal e a influência na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes dessa modalidade de ensino, especialmente no que concerne ao desenvolvimento de competências ético-políticas, sócio-educativas, pessoais e interpessoais, além das técnico-científicas esperadas. Espera-se, ainda, contribuir para reflexões acerca do papel que pode vir a assumir o psicólogo na mediação, intervenção e pesquisa acerca do perfil e competências desenvolvidos pelos estudantes na educação superior, articulados ao empenho e compromisso das instituições com uma formação superior de qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira - Integrante / Claisy Maria Marinho-Araújo - Coordenador / Marisa Maria Brito da Justa Neves - Integrante / Leandro Almeida - Integrante / Pedro Teixeira - Integrante / Marlis Polidori - Integrante / Denise de Souza Fleith - Integrante / Mônica Souza Neves-Pereira - Integrante.
2005 - 2012
Psicologia Escolar: Formação e Atuação
Descrição: Em razão das demandas observadas no trabalho junto aos psicólogos escolares do Distrito Federal, e considerando a necessidade apontada na literatura atual sobre a Psicologia Escolar, no sentido de uma urgente revisão e adequação dos conhecimentos teóricos da ciência Psicológica à sustentação de uma prática mais competente e comprometida técnica, política e eticamente com os desafios da realidade escolar, buscou-se seguir os seguintes objetivos neste trabalho: 1. Contribuir para a reflexão teórico-conceitual em Psicologia Escolar referendada em: pressupostos sócio-políticos que fundamentam a articulação Psicologia e Educação; abordagens téorico-conceituais do desenvolvimento psicológico humano; considerações sobre desenvolvimento profissional com base na abordagem por competências; contribuições psico-sociais sobre análise institucional. 2. Pesquisar e mapear a situação da Psicologia Escolar no Distrito Federal, investigando quem são, onde e como atuam os psicólogos escolares. 3. Utilizar a abordagem por competências para promover o aprimoramento profissional dos psicólogos escolares do Distrito Federal, de forma a oportunizar-lhes transformações na construção de sua identidade e na sua atuação, a partir de ações de capacitação continuada em serviço, visando a atualização e o aprofundamento sobre a produção teórico-metodológica na área e o incentivo a novas formas de atuação e de pesquisas. 4. Acompanhar e assessorar a atuação em Psicologia Escolar institucional, preventiva e relacional, com o foco de intervenção no contexto escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira - Integrante / Claisy Maria Marinho-Araújo - Coordenador / Marisa Maria Brito da Justa Neves - Integrante / Paula Cristina Pena-Moreira - Integrante.
2003 - 2004
"Aprendiz da Paz" Psicologia e Psicopatologia da Adolescência: um estudo dos processos de constituição das identidades
Descrição: O projeto APRENDIZ DA PAZ desenvolveu uma pesquisa-ação com adolescentes em situação de risco nas regiões administrativas de Taguatinga e Ceilândia, localizadas no Distrito Federal. Teve como objetivo geral mapear as características do atendimento institucional oferecido a essa população e descrever aspectos da identidade, pertencimento e resiliência dos adolescentes, priorizando sempre a perspectiva do protagonismo juvenil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira - Integrante / Carmen Jansen de Cárdenas - Coordenador / Paola Biasoli Alves - Integrante / Deise Matos do Amparo - Integrante / Bruno Moreira Vieira Chaves - Integrante / Ana Carla Domingues - Integrante / Fernanda de Mello - Integrante / Roberto de Oliveira Menezes - Integrante / Kátia Brasil - Integrante / Adriana Leite - Integrante / Fernanda Gontijo - Integrante / Maria Aparecida Máximo - Integrante.Financiador(es): Petrobras - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7
2001 - 2002
Um estudo sobre comportamentos disfuncionais na aprendizagem do adolescente em parceria com o serviço de atendimento à saúde.
Descrição: O objetivo deste projeto foi investigar os indicadores presentes nos sistemas vivenciais e relacionais dos adolescentes, nos contextos familiar e escolar, que são atendidos no ADOLESCENTRO (Centro de Atendimento, Pesquisa e Capacitação do Adolescente e sua Família), que funciona no Centro de Saúde 06 de Brasília/DF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira - Integrante / Clarisse Vasconcellos Serra - Integrante / Luciana Castilho - Integrante / Carmen Jansen de Cárdenas - Coordenador.Financiador(es): Universidade Católica de Brasília - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2012 - 2017
Integração Psicologia e Educação: articulações para a formação profissional
Descrição: As medidas socioeducativas buscam favorecer a integração e promoção social do adolescente em conflito com a lei, por meio da responsabilização e conscientização de suas condutas. Tendo finalidade pedagógico-educativa, as medidas ancoram-se no processo educativo para auxiliar na construção de novas possibilidades e projetos de vida. O presente projeto de extensão está especialmente orientado para intervenções com profissionais da socioeducação (professores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, gestores), na forma de assessoria, formação e aperfeiçoamento contínuo à prática profissional, grupo de estudos, bem como oportunidades aos alunos da UnB para estágios, pesquisa e atividades de extensão universitária. O projeto visa fortalecer, por meio de aprofundamento teórico-conceitual, as práticas dos profissionais inseridos no contexto escolar, com vistas a otimizar o processo de socioeducação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira - Coordenador / Claisy Maria Marinho-Araújo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4


Outros Projetos


2017 - Atual
Curso de Aperfeiçoamento: Educação, Pobreza e Desigualdade Social - EPDS/UnB
Descrição: Curso de Aperfeiçoamento na modalidade semi-presencial, composto de módulos temáticos, destinado prioritariamente a gestores e professoras em exercício na rede pública de educação básica do DF. Parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério de Educação (Mec). A Iniciativa EPDS prevê atividades de formação, pesquisa e divulgação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Socioeducação
Descrição: Curso de aperfeiçoamento na modalidade semi-presencial, destinado a professores em exercício na rede pública de educação básica que atuam com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério de Educação (MEC)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Psicologia em Revista (Impressa)
2016 - 2016
Periódico: Fractal: Revista de Psicologia
2013 - 2013
Periódico: Fractal: Revista de Psicologia
2012 - 2013
Periódico: Movimento (UFRGS. Impresso)
2013 - 2013
Periódico: Psicologia em Estudo (Online)
2016 - Atual
Periódico: Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso)
2014 - 2015
Periódico: Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso)
2015 - 2015
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)
2016 - 2016
Periódico: Psicologia da Educação (Impresso)
2014 - 2014
Periódico: Psicologia da Educação (Impresso)
2014 - 2014
Periódico: Revista de Doutrina e Jurisprudência
2017 - Atual
Periódico: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO)
2017 - 2017
Periódico: Revista Mundi Sociais e Humanidades
2018 - 2018
Periódico: INCLUSÃO SOCIAL (ONLINE)
2018 - 2018
Periódico: Revista Eletrônica Simbiótica
2018 - 2018
Periódico: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Desenvolvimento humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Socioeducação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ensino de Ciências.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Mérito Acadêmico, Faculdade de Tecnologia Senac-DF.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:23
Total de citações:0
Fator H:0
Bisinoto, Cynthia  Data: 26/12/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Bisinoto, C.2017 Bisinoto, C.; Almeida, L. . Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, p. 652-674, 2017.

2.
OLIVEIRA, CYNTHIA BISINOTO2017OLIVEIRA, CYNTHIA BISINOTO; ALMEIDA, LEANDRO S. . Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 28, p. 774-803, 2017.

3.
Bisinoto, C.2016Bisinoto, C.; Almeida, L. . Avaliação da Qualidade do Ensino na Educação Superior: percepção dos estudantes. Psicologia, Educação e Cultura, v. 20, p. 349-363, 2016.

4.
Bisinoto, C.2016 Bisinoto, C.; Oliva, O. B. ; Arraes, J. ; Galli, C. Y. ; Amorim, G. ; Souza, L. A. . SOCIOEDUCAÇÃO: ORIGEM, SIGNIFICADO E IMPLICAÇÕES PARA O ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. Psicologia em Estudo (Online), v. 20, p. 575, 2016.

5.
Marinho-Araújo, C. M.2015Marinho-Araújo, C. M. ; Fleith, D. S. ; Almeida, L. ; Bisinoto, C. ; Rabelo, M. L. . Adaptação da Escala Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, v. 14, p. 133-141, 2015.

6.
Bisinoto, C.2015Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Psicologia Escolar na Educação Superior: panorama da atuação no Brasil. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Online), v. 67, p. 33-46, 2015.

7.
RABELO, MAURO LUIZ2015RABELO, MAURO LUIZ ; BISINOTO, CYNTHIA ; MARINHO-ARAÚJO, CLAISY ; GRIBOSKI, CLÁUDIA MAFFINI ; MENEGHEL, STELA MARIA . Educação superior brasileira: perfil dos concluintes e sua percepção sobre a formação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. Extr, p. 072, 2015.

8.
Bisinoto, C.2014Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. ; Almeida, L. . School psychology in higher education: Current scene in Portugal. Revista de Psicología (Lima), v. 32, p. 91-119, 2014.

9.
Bisinoto, C.2014Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Sucesso Acadêmico na Educação Superior: contribuições da Psicologia Escolar. Revista E-Psi, v. 1, p. 28-46, 2014.

10.
Bisinoto, C.2014Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. ; Almeida, L. . Serviços de Psicologia na Educação Superior: panorama no Brasil e em Portugal. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 1, p. 82-90, 2014.

11.
Bisinoto, C.2013Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Práticas contemporâneas de atuação em Psicologia Escolar. Psicologia, Educação e Cultura, v. 17, p. 212-236, 2013.

12.
Leite, L. B. M.2013Leite, L. B. M. ; Rodrigues, R. C. S. ; SANTOS, J. L. G. F. A. ; Bisinoto, C. . Construção do projeto político pedagógico de uma escola para adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. ParticipAção, v. 23, p. 45-56, 2013.

13.
Bisinoto, C.2011Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Psicologia Escolar na Educação Superior: atuação no Distrito Federal. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 16, p. 111-122, 2011.

14.
Bisinoto, C.2011Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. ; Almeida, L. . A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior: algumas reflexões. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 45, p. 39-55, 2011.

15.
Bisinoto, C.2010Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), v. 27, p. 99-108, 2010.

16.
Bisinoto, C.2009 Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Psicologia Escolar: cenários atuais. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), v. 9, p. 648-663, 2009.

17.
OLIVEIRA, C. B. E.2008OLIVEIRA, C. B. E.. Contribuições para identidade profissional do Psicólogo Escolar (resenha). Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, p. 253-255, 2008.

18.
Alves, P. B.2007Alves, P. B. ; Amparo, D. M ; CARDENAS, C. J. ; Chaves, B. M. V. ; OLIVEIRA, C. B. E. . Instituições de atendimento socioeducativo à adolescentes em situação de risco do Distrito Federal: panorama e perspectivas.. Psico (PUCRS), v. 38, p. 166-173, 2007.

19.
OLIVEIRA, C. B. E.2005OLIVEIRA, C. B. E.; Alves, P. B. . Ensino Fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar.. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), Ribeirão Preto, v. 15, p. 227-238, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Bisinoto, C.. Docência na socioeducação: a experiência de um processo de formação continuada. 1. ed. Brasília: Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2017. v. 1. 226p .

2.
Casanova, J. R. (Org.) ; Bisinoto, C. (Org.) ; Almeida, L. (Org.) . Livro de Atas do IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho. 1. ed. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, 2016. v. 1. 236p .

3.
Bisinoto, C.. Docência na Socioeducação. 1. ed. Brasília: Universidade de Brasília, Campus Planaltina, 2014. 348p .

Capítulos de livros publicados
1.
Bisinoto, C.; Rabelo, M. L. ; Melo, N. S. . A Universidade de Brasília dá as boas vindas aos calouros: Programa Institucional de Apoio à Integração Acadêmica. In: Leandro S. Almeida; Rui Vieira de Castro. (Org.). Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos. 1ed.Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2017, v. 1, p. 23-42.

2.
Bisinoto, C.. Sobre o curso Docência na Socioeducação e os indicadores para análise. In: Cynthia Bisinoto. (Org.). Docência na socioeducação: a experiência de um processo de formação continuada. 1ed.Brasília: Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2017, v. 1, p. 13-18.

3.
Bisinoto, C.. Ser professor(a) na socioeducação: rede de sentidos e significados. In: Cynthia Bisinoto. (Org.). Docência na socioeducação: a experiência de um processo de formação continuada. 1ed.Brasília: Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2017, v. 1, p. 19-53.

4.
Bisinoto, C.. Potencialidades do processo de formação continuada de professores na Socioeducação. In: Cynthia Bisinoto. (Org.). Docência na socioeducação: a experiência de um processo de formação continuada. 1ed.Brasília: Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2017, v. 1, p. 217-224.

5.
Bisinoto, C.; Rabelo, M. L. ; Marinho-Araújo, C. M. ; Fleith, D. S. . Expectativas acadêmicas dos ingressantes da Universidade de Brasília: indicadores para uma política de acolhimento. In: Leandro S. Almeida; Rui Vieira de Castro. (Org.). Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano. 1ed.Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2016, v. 1, p. 15-31.

6.
Bisinoto, C.. Psicologia Escolar e Medidas Socioeducativas: interlocuções iniciais. In: Maria Virgínia Dazzani; Vera Lúcia Trevisan de Souza. (Org.). Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. 1ed.Campinas: Alínea, 2016, v. 1, p. 221-241.

7.
Lima Junior, P. R. M. ; Rabelo, M. L. ; Bisinoto, C. ; Melo, N. S. ; Brandão, M. F. R. . Efeitos da expansão universitária sobre a trajetória dos alunos: lições aprendidas na Universidade de Brasília (Brasil). In: M. B. Alfageme-González; M. J. R. Entrena; A. T. Soto. (Org.). Gobernanza, balance del proceso de Bolonia, condiciones laborales y profesionalidad docente en Educación Superior. 1ed.Múrcia: Universidade de Múrcia, 2016, v. 4, p. 88-92.

8.
Rabelo, M. L. ; Bisinoto, C. ; Melo, N. S. ; Brandão, M. F. R. ; Lima Junior, P. R. M. . Universidade de Brasília: Do perfil do estudante à política de acolhimento. In: M. J. B. Martínez; M. P. Currás; M. L. G. Hernández. (Org.). Evaluación e identidad del alumnado en Educación Superior. 1ed.Múrcia: Universidade de Múrcia, 2016, v. 3, p. 864-868.

9.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Serviços de Psicologia Escolar na Educação Superior: uma proposta de atuação.. In: Raquel Guzzo. (Org.). Bastidores da escola e desafios da educação pública: a pesquisa e a prática em Psicologia Escolar. 1ed.Campinas: Alínea, 2014, v. 1, p. 277-296.

10.
Bisinoto, C.. Repercussões das concepções de desenvolvimento no espaço educativo e na ação docente. In: Cynthia Bisinoto. (Org.). Docência na Socioeducação. 1ed.Brasília: , 2014, v. 1, p. 97-114.

11.
Dessen, M. A. ; Bisinoto, C. . Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisciplinar. In: Maria Auxiliadora Dessen; Diva Albuquerque Maciel. (Org.). A Ciência do Desenvolvimento Humano: desafios para a Psicologia e a Educação. 1ed.Curitiba: Juruá, 2014, v. 1, p. 27-69.

12.
Bisinoto, C.. Educação, escola e desenvolvimento humano: articulações e implicações para o ensino de ciências. In: Eliane Guimarães; Juliana Caixeta. (Org.). Trilhas e encontros: mediações e reflexões sobre o ensino de ciências. 1ed.Curitiba: CRV Editora, 2012, v. , p. 11-31.

13.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Psicologia Escolar na Educação Superior: construindo possibilidades diferenciadas de atuação. In: Raquel Guzzo e Claisy Marinho-Araújo. (Org.). Psicologia Escolar: Identificando e Superando Barreiras. 1ed.Campinas: Editora Allínea, 2011, v. , p. 193-214.

14.
Alves, P. B. ; Amparo, D. M ; CARDENAS, C. J. ; OLIVEIRA, C. B. E. ; Santos, P. S. . Adolescência e violência - habilidades, competências e estratégias resilientes para a promoção da paz.. In: Liana Fortunato Costa; Tânia Mara C. de Almeida. (Org.). Violência no cotidiano, do risco à proteção. 1ed.Brasília: Universa e Lìber Livros, 2005, v. 1, p. 141-166.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Bisinoto, C.; ALMEIDA, L. S. . Avaliação da qualidade do ensino na perspectiva dos estudantes universitários. In: Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES, 2017, Lisboa. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Lisboa, 2016. v. 1. p. 127-134.

2.
Leite, L. B. M. ; Bisinoto, C. . Atividades lúdicas no ensino de Biologia para alunos que cumprem medida socioeducativa de internação. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia - SP. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. v. 1. p. 1-8.

3.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Proposta de atuação para os Serviços de Psicologia na Educação Superior. In: II Congresso Nacional da RESAPES-AP - Apoio Psicológico no Ensino Superior: Um Olhar sobre o Futuro, 2012, Porto. Actas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP. Lisboa: RESAPES, 2012. v. 1. p. 10-19.

4.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Estruturação de um programa de intervenção psicológica na Educação Superior: contribuições do Brasil e de Portugal. In: II Congresso Nacional da RESAPES-AP - Apoio Psicológico no Ensino Superior: Um Olhar sobre o Futuro, 2012, Porto. Actas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP. Lisboa: RESAPES, 2012. v. 1. p. 20-30.

5.
Bisinoto, C.. Desenvolvimento do perfil profissional do professor de ciências: mapeamento e avaliação de competências. In: VII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária, 2012, Porto, Portugal. Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência, 2012. v. 1. p. 1487-1494.

6.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Perfil profissional e desenvolvimento de competências do professor de Ciências: reflexões e desafios. In: XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, 2011, Braga, Portugal. Anais do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, 2011. v. 1. p. 157-169.

7.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior do Distrito Federal/Brasil. In: VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010, Braga. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Portugal, 2010. v. 1. p. 2509-2524.

8.
Marinho-Araújo, C. M. ; Polidori, M. ; Fonseca, Denise ; Bisinoto, C. ; OLIVEIRA, G. ; Soares, P. G. ; Curço, S. ; Rodrigues, S. ; Reis, J. . Processos avaliativos e o desenvolvimento de competências. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 2010, Braga. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Portugal, 2010. v. 1.

9.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. ; Almeida, L. . Contribuições da Psicologia Escolar à promoção do sucesso acadêmico na Educação Superior. In: I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo, 2010, Braga. Actas do I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo. Braga: CIEd - Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação | Universidade do Minho, 2010. v. 1. p. 102-116.

10.
Caixeta, J. E. ; Bisinoto, C. ; Sousa, M. A. . Responsabilidade Social na Educação Superior: contribuições da Psicologia Escolar. In: I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo, 2010, Braga. Anais do I Seminário Internacional Contributos da Psicologia no Contexto Educativo. Braga: CIEd - Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação | Universidade do Minho, 2010. v. 1. p. 1757-1770.

11.
OLIVEIRA, C. B. E.; Alves, P. B. ; Amparo, D. M ; CARDENAS, C. J. . Paz e violência: fatores de proteção e risco.. In: II Congresso Ibero-Americano sobre violência nas escolas, 2005, Belém. Anais do II Congresso Ibero-Americano sobre violência nas escolas. UNAMA/UNESCO, 2005.

12.
OLIVEIRA, C. B. E.; Alves, P. B. ; Amparo, D. M ; CARDENAS, C. J. . Relações interpessoais na escola: a paz e a violência em jovens em situação de risco de Brasília/DF. In: I Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas, 2004, Brasília. Anais do I Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas. Brasília: Observatório de violência nas escolas ? Brasil, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Bisinoto, C.. Perfil profissional do professor de ciências: mapeamento e avaliação de competências. In: 9º Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Cencias, 2013, Girona, Espanha. Enseñanza de las Ciências: um compromiso con la sociedade del conocimiento. Girona, 2013. v. 1. p. 393-397.

2.
Bisinoto, C.. Proposta de atuação para a Psicologia Escolar na Educação Superior. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Bisinoto, C.. Docência na Socioeducação: reflexões sobre uma ação formativa exitosa. In: Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva, 2018, Brasília. Anais do Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva. Brasília: Faculdade UnB Planaltina, 2018. v. 1. p. 76-76.

2.
Bisinoto, C.. A noção de socioeducação e suas relações com o processo de desenvolvimento humano. In: Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva, 2018, Brasília. Anais do Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva. Brasília: Faculdade UnB Planaltina, 2018. v. 1. p. 87-87.

3.
Bisinoto, C.; Rabelo, M. L. ; Marinho-Araújo, C. M. ; Fleith, D. S. ; Almeida, L. . Perfil e expectativas acadêmicas dos ingressantes da Universidade de Brasília. In: XIII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, 2015, La Coruña. Livro de Resumos do XIII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. La Coruña: Universidade de La Coruña, 2015. p. 879-879.

4.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. ; Almeida, L. . The actions of School Psychology in Higher Education: some reflections. In: I International Conference Learning and teaching in Higher Education, 2010, Évora. Livro de Resumos da I International Conference Learning and teaching in Higher Education. Évora, 2010. v. 1. p. 108.

5.
OLIVEIRA, C. B. E.; Alves, P. B. . Interesse dos alunos pela escola: discutindo o papel do professor. In: VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba-PR. VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2005.

6.
OLIVEIRA, C. B. E.; Chaves, B. M. V. ; CARDENAS, C. J. . Vivências acadêmico-relacionais entre adolescentes em situação de risco no Distrito Federal. In: VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba- PR. VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2005.

7.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Construindo atuações preventivas em Psicologia Escolar. In: VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba-PR. VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2005.

8.
OLIVEIRA, C. B. E.; Chaves, B. M. V. ; Gontijo, F. ; Santos, P. S. ; CARDENAS, C. J. . O papel do mediador na construção do protagonismo juvenil. In: XXXIV Reunião Anual da SBP, 2004, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicação Científica da XXXIV Reunião Anual da SBP. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004.

9.
CARDENAS, C. J. ; OLIVEIRA, C. B. E. . Auto-conceito: escutando os adolescentes em situação de risco. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Aelgre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003. v. 1.

10.
OLIVEIRA, C. B. E.; Chaves, B. M. V. ; Leite, A. ; Domingues, A. C. ; CARDENAS, C. J. ; Amparo, D. M ; Mello, F. de ; Brasil, K. ; Alves, P. B. ; Menezes, R. de O. . Identidade, pertencimento e resiliência em adolescentes em situação de risco. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia da SBP, 2003, Belo Horizonte. Resumos de Comunicações Científicas da XXXIII Reunião Anual de Psicologia da SBP, 2003. v. 1. p. 173.

11.
OLIVEIRA, C. B. E.; CARDENAS, C. J. ; Alves, P. B. ; Amparo, D. M ; Chaves, B. M. V. ; Mello, F. de ; Domingues, A. C. ; Menezes, R. de O. ; Brasil, K. ; Leite, A. . Atendimento aos adolescentes em situação de risco: ética e compromisso social. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia da SBP, 2003, Belo Horizonte. Resumos de Comunicações Científicas da XXXIII Reunião Anual de Psicologia da SBP, 2003. v. 1. p. 347.

12.
OLIVEIRA, C. B. E.; Chaves, B. M. V. ; Domingues, A. C. ; Mello, F. de ; Menezes, R. de O. . Adolescência em situação de risco: reflexão sobre identidade. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.

13.
OLIVEIRA, C. B. E.; CARDENAS, C. J. ; SERRA, C. V. ; CASTILHO, L. . Um estudo dos indicadores vivenciais-emocionais nos encaminhamentos ao serviço de atendimento ao adolescente. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002. v. 1.

14.
OLIVEIRA, C. B. E.; CARDENAS, C. J. ; SERRA, C. V. ; CASTILHO, L. . Uma equipe multidisciplinar acolhe o adolescente: relato de pesquisa/ação.. In: XXXII Reuião Anual de Psicologia da SBP, 2002, Florianópolis. Resumos de Comunicações Científicas da XXXII Reuião Anual de Psicologia da SBP, 2002. v. 1.

15.
OLIVEIRA, C. B. E.; MARTINELLI, C. G. ; GRAMKOW, G. ; ARAUJO, L. P. . Autismo e Família. In: IV Seminário Interno de Psicologia e I Mostra Integrada de Psicologia da Universiade Católica de Brasília, 2001, Brasília. Anais da 1ª Mostra Integrada de Psicologia da Universiade Católica de Brasília. Brasília: Universa, 2001. v. 1. p. 83-84.

16.
OLIVEIRA, C. B. E.; GRAMKOW, G. ; MARTINELLI, C. G. ; ARAUJO, L. P. ; TUNES, E. . Representações de alunos da 5ª série acerca da escola. In: XXXI Reunião Anual da SBP-Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumos de Comunicações Científicas da XXXI Reunião Anual da SBP, 2001. p. 196-197.

17.
OLIVEIRA, C. B. E.; CARDENAS, C. J. ; SERRA, C. V. ; CASTILHO, L. . Um estudo sobre comportamentos disfuncionais na aprendizagem do adolescente em parceria UCB e Serviço de atendimento à saúde. In: XXXI Reunião Anual da SBP-Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumos de Comunicações Científicas da XXXI Reunião Anual da SBP, 2001. p. 286.

18.
OLIVEIRA, C. B. E.; GRAMKOW, G. ; MARTINELLI, C. G. ; ARAUJO, L. P. ; Nunes, G. ; Campos, F. de ; Soares, T. de P. ; Ferro, V. ; LEGNANI, V. . Concepção de professores da rede pública de ensino, acerca da violência. In: XXXI Reunião Anual da SBP-Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumos de Comuniações Científicas da XXXI Reunião Anual da SBP, 2001. p. 196-196.

Apresentações de Trabalho
1.
Bisinoto, C.. Serviços de Psicologia na Educação Superior: proposta de atuação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Bisinoto, C.; Almeida, L. . Avaliação da qualidade do ensino na perspectiva de estudantes universitários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Bisinoto, C.; Rabelo, M. L. ; Melo, N. S. . A Universidade de Brasília dá as boas vindas aos calouros: Programa Institucional de Apoio à Integração Acadêmica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Bisinoto, C.; Rabelo, M. L. ; Marinho-Araújo, C. M. ; Fleith, D. S. ; Almeida, L. . Perfil e Expectativas acadêmicas dos ingressantes da Universidade de Brasília. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Bisinoto, C.; Rabelo, M. L. ; Marinho-Araújo, C. M. ; Fleith, D. S. . Expecativas Acadêmicas dos ingressantes da Universidade de Brasília: indicadores para uma política de acolhimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Rabelo, M. L. ; Bisinoto, C. ; Marinho-Araújo, C. M. ; Griboski, C. M. ; Meneghel, S. M. . Educação superior brasileira: perfil dos concluintes e sua percepção sobre a formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Marinho-Araújo, C. M. ; Fleith, D. S. ; Rabelo, M. L. ; Bisinoto, C. . Estudo preliminar de validação de uma escala de expectativas acadêmicas de ingressantes na Educação Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Marinho-Araújo, C. M. ; Fleith, D. S. ; Rabelo, M. L. ; Bisinoto, C. ; Almeida, L. . Validity study of an academic expectation scale of 1st year university students. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Psicologia Escolar na Educação Superior: o papel dos Serviços de Psicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Proposta de atuação para os Serviços de Psicologia na Educação Superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Estruturação de um programa de intervenção psicológica na Educação Superior: contribuições do Brasil e de Portugal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Bisinoto, C.. Desenvolvimento do perfil profissional do professor de ciências: mapeamento e avaliação de competências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . Mapping and evaluation of competencies in Higher Education. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Bisinoto, C.. Mapeamento do perfil profissional do professor de ciências: contribuições para o processo de formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
Bisinoto, C.. Atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
Bisinoto, C.; Soares, P. G. ; Barbosa, R. M. . Contribuições da Psicologia Escolar para a promoção do Desenvolvimento Humano Adulto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior do Distrito Federal/Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. ; Almeida, L. . The actions of School Psychology in Higher Education: some reflections. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior do Distrito Federal/Brasil: cenário atual e perspectivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. ; Almeida, L. . Serviços de Apoio Psicológico na Educação Superior: breve panorama em Portugal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Bisinoto, C.. Serviços de Psicologia na Educação Superior: questões no Brasil e em Portugal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. ; Almeida, L. . Contribuições da Psicologia Escolar à promoção do sucesso acadêmico na Educação Superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . School Psychology in Higher Education: changing professional practices. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
Bisinoto, C.; Marinho-Araújo, C. M. . From Higher Education to the labor market: contributions of School Psychology for a successful transition. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
Bisinoto, C.. Cenários e contextos diversificados em Psicologia Escolar: Educação Superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
Bisinoto, C.; Rodrigues, D. S. ; Santos, M. M. P. . Anais do Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva. Brasília: Faculdade UnB Planaltina, 2018 (Anais).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, C. B. E.. Assessoria sistemática ao Serviço de Psicologia Escolar da Fac Senac-DF. 2011.

2.
OLIVEIRA, C. B. E.; Marinho-Araújo, C. M. ; Pena-Moreira, P. C. ; Neves, M. M. B. J. ; Soares, P. G. . Curso de Ambientação do INSS. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
Marinho-Araújo, C. M. ; Neves, M. M. B. J. ; Pena-Moreira, P. C. ; OLIVEIRA, C. B. E. . Mapeamento Institucional do INSS. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, C. B. E.. Psicologia na Educação Superior: experiências de pesquisa e actuação no Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, C. B. E.; Raposo, D. P. . Curso de Formação Continuada para pofessores da Faculdade de Tecnologia Senac-DF. 2009. .

3.
OLIVEIRA, C. B. E.. Inclusão e Adaptações Curriculares no Ensino Superior. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUES, M. C.; Bisinoto, C.; Ferreira, M. E. C.. Participação em banca de Camila Menezes Ferreira Guerreiro. Prevenção e promoção de saúde: concepções e práticas de psicólogos com enfoque educacional de IFES mineiras. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
Pedroza, R. L. S.; Bisinoto, C.; Bicalho, N. H.. Participação em banca de Clawdemy Feitosa e Silva. A Socioeducação e Direitos Humanos: um estudo do projeto ?A arte do saber?. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA) - Universidade de Brasília.

3.
Bisinoto, C.; Gauche, R.; Razuck, R. C. S. R.. Participação em banca de Jéssica Lais Novais Machado. Tenho um aluno surdo: aprendi o que fazer!. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

4.
Razuck, R. C. S. R.; Bisinoto, C.; Baptista, J. A.. Participação em banca de Larissa Rabêlo Marques. Atividades experimentais no ensino de química: uma proposta didática no contexto da socioeducação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

5.
Bisinoto, C.; Caixeta, J. E.; Bizerril, M.; Freitas, M. L. L.; Gastal, M. L. A.. Participação em banca de Gislaine Cardoso Cláudio. O ensino de ciências no contexto da medida socioeducativa de internação. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

6.
Marinho-Araújo, C. M.; Fleith, D. S.; AQUINO, F. S. B.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Lígia Libâneo Carvalho. Práticas Exitosas em Psicologia Escolar: indicadores da atuação na cultura de sucesso. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvol) - Universidade de Brasília.

7.
Neves, M. M. B. J.; Fleith, D. S.; Dourado, S. F. C.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Simone Alves Pereira. Queixas escolares e mediação docente: um estudo com alunos e professores do 6º ano do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
Soares, A. B.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Marcia Cristina Lauria de Moraes Monteiro. Modelo multifatorial de adaptação acadêmica para estudantes universitários. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

2.
Marinho-Araújo, C. M.; Mesquita, D. I. A.; Ruiz, A. I.; Fleith, D. S.; Pulino, L. H. C. Z.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Lígia Rocha Cavalcante Feitosa. Psicologia Escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Contribuições para a atuação na educação superior. 2017. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília.

3.
Fleith, D. S.; TENTES, V. T. A.; Bisinoto, C.; ALENCAR, E. S.; CHAGAS-FERREIRA, J. F.. Participação em banca de Daniela Vilarinho Rezende. Uso criativo das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Superior: atuação de professores e percepção de estudantes. 2017. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília.

4.
Lopes de Oliveira, M. C. S.; Barros, J. P. P.; Bisinoto, C.; Pedroza, R. L. S.; Freire, S. F. C.. Participação em banca de Dayane Silva Rodrigues. Grupo como dispositivo socioeducativo-dialógico: reflexões sobre uma intervenção com adolescentes em meio aberto. 2017. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília.

5.
PINHEIRO, M. R. M.; Lopes, B. D.; Bisinoto, C.; Ferreira, J. A. G. A.; Almeida, L.; Almeida, A. M. T.. Participação em banca de Manuel Crispo Bucuto. Expectativas académicas e suporte social: Impacto no sucesso escolar em estudantes universitários do 1º ano em Moçambique.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade do Minho.

6.
Bisinoto, C.; Leal, M. L.; Yannoulas, S.; Faleiros, V. P.. Participação em banca de Marlúcia Ferreira do Carmo. O Extermínio da Condição de Sujeito de Direitos dos Adolescentes e Jovens em Medida Socioeducativa de Internação no Distrito Federal. 2015. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade de Brasília.

7.
OLIVEIRA, M. C. L.; Bisinoto, C.; Parreira, C.. Participação em banca de Alexandre Alberto Freire Jorge. Significados e sentidos acerca de trajetórias de desenvolvimento humano na graduação em enfermagem: contribuições para o ensino na saúde. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
Fleith, D. S.; Bisinoto, C.; CHAGAS-FERREIRA, J. F.; ALENCAR, E. S.. Participação em banca de Daniela Vilarinho Rezende. Uso criativo das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Superior: atuação de professores e percepção de estudantes. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília.

2.
Fleith, D. S.; Ruiz, A. I.; Marinho-Araújo, C. M.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Lígia Rocha Cavalcante Feitosa. Psicologia escolar na Educação Superior dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: aproximando debates e construindo saberes. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
SCHAVELZON, S. A.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Juliana Duarte Arraes. Etnografia sobre o movimento de construção e implementação de metodologias de atendimento socioeducativo em grupo para as medidas de Meio Aberto no DF. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

2.
Bisinoto, C.; Carmo, M. F.; Leal, M. L. P.. Participação em banca de Danuta Dantas de Oliveira. Os desdobramentos da Política de Atendimento Socioeducativo aos jovens egressos do Sistema Socioeducativo no Distrito Federal. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Política Social) - Universidade de Brasília.

3.
RODRIGUES, M. C.; Bisinoto, C.; Pereira-Silva, N. L.. Participação em banca de Camila Menezes Ferreira Guerreiro. Prevenção e promoção de saúde: concepções e práticas de psicólogos com enfoque educacional de IFES mineiras. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
Oliveira, I. M. F. F.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Daniela Bezerra Rodrigues. Política Socioeducativa: a execução das medidas em meio aberto na região metropolitana do Natal/RN. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
Mól, G. S.; Razuck, R. C. S. R.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Lays Batista Martins Leite. Educação alimentar no contexto escolar: o uso de atividades diferenciadas de ensino. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

6.
Bisinoto, C.; Baptista, J. A.; Razuck, R.. Participação em banca de Larissa Rabêlo Marques. Atividades experimentais no ensino de química: uma proposta didática no contexto da socioeducação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVEIRA, F. F. R.; Caixeta, J. E.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Raimundo Nonato Martins da Silva. O contador no contexto da responsabilidade social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Recursos Humanos) - Faculdade Senac DF.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Yokoy de Souza, T.; Bisinoto, C.; Bareicha, P. S. A.. Participação em banca de Gabrielle Sabrine Pires da Costa.Um estudo exploratório sobre o papel do pedagogo na Socioeducação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

2.
Bisinoto, C.; Caixeta, J. E.. Participação em banca de Sabrina Ribeiro de Souza.Um estudo sobre as concepções de desenvolvimento humano e suas implicações no contexto socioeducativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências naturais) - Universidade de Brasília.

3.
MOURA, C. E. B. S.; Caixeta, J. E.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Caroline Ellen Barbosa Santiago de Moura.Mediação e prática docente: o papel do professor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências naturais) - Universidade de Brasília.

4.
Freitas, M. L. L.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Leny Paula Lisboa de Oliveira.Metodologia de Projetos: da segmentação de conteúdos a um ensino contextualizado e integrado à vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

5.
Bisinoto, C.; Caixeta, J. E.. Participação em banca de Nattacha Lidiany F. dos Santos.A relação professor-aluno em turmas de aceleração: a importância da afetividade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

6.
Bisinoto, C.; Medeiros, A. M. A.. Participação em banca de Rayanne da Conceição Silva Rodrigues.A influência da educação na vida de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

7.
Bisinoto, C.; Razuck, R.. Participação em banca de Lays Batista Martins Leite.O uso de atividades lúdicas na mediação da aprendizagem de adolescentes em restrição de liberdade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

8.
Bisinoto, C.; Moody, D.. Participação em banca de Alice Lira e Silva.O uso de recursos didáticos no ensino de ciências para promover a motivação de adolescentes em restrição de liberdade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

9.
Freitas, M. L. L.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Jéssica Lais N. Machado.Um olhar sobre escolas inclusivas de Planaltina-DF: deficientes auditivos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

10.
Freitas, M. L. L.; Bisinoto, C.. Participação em banca de Marineuza Pereira dos Santos Soares.Moradores de Rua em Planaltina DF: Análise da escolaridade e dos fatores econômicos, social e familiar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

11.
Bisinoto, C.; Caixeta, J. E.. Participação em banca de Paulo de Oliveira do Nascimento.Estratégias utilizadas pelos professores de ciências para a promoção do processo de ensino e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

12.
Freitas, M. L. L.; Bisinoto, C.; Rotta, J. C.. Participação em banca de Aline Criçula Bocki.A prática pedagógica no curso de Licenciatura em Ciências Naturais: uma análise do Projeto Político Pedagógico e da percepção dos estudantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Bisinoto, C.; Almeida, D. M. M.; Barros, C. C.. Concurso Público para o provimento do cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Psicologia e Educação). 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Avaliação da qualidade do ensino na perspectiva de estudantes universitários. 2016. (Congresso).

2.
4º Encontro Psicologia em Contexto Educativo. 2016. (Encontro).

3.
II Seminário Ser Estudante no Ensino Superior: as respostas institucionais à diversidade de públicos.A Universidade de Brasília dá as boas vindas aos calouros: Programa Institucional de Apoio à Integração Acadêmica. 2016. (Seminário).

4.
IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho.Serviços de psicologia na Educação Superior: Uma proposta de atuação. 2016. (Seminário).

5.
1º Seminário Ser estudante no Ensino Superior: o caso dos estudantes do 1º ano.Expectativas academicas dos ingressantes da Universidade de Brasilia indicadores para uma politica de acolhimento. 2015. (Seminário).

6.
XIII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. Perfil e expectativas acadêmicas dos ingressantes da Universidade de Brasília. 2015. (Congresso).

7.
Conferência Nacional de Educação (CONAE). Direito à educação para adolescentes, jovens e adultos em situação socioeducativa e para pessoas privadas de liberdade. 2014. (Congresso).

8.
8th ITC Conference. Mapping and evaluation of competencies in Higher Education. 2012. (Congresso).

9.
II Congresso Nacional da RESAPES - Apoio Psicológico no Ensino Superior: Um Olhar sobre o Futuro. Proposta de atuação para os Serviços de Psicologia na Educação Superior. 2012. (Congresso).

10.
II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em contextos Educativos. Mapeamento do Perfil Profissional do Professor de Ciências: contribuições para o processo de formação. 2012. (Congresso).

11.
VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Desenvolvimento do perfil profissional do professor de ciências: mapeamento e avaliação de competências. 2012. (Congresso).

12.
XIV Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. 2012. (Simpósio).

13.
III Colóquio de Psicologia Escolar do Distrito Federal: formação, pesquisa e intervenção.Atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior. 2011. (Simpósio).

14.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Contribuições da Psicologia Escolar para a promoção do Desenvolvimento Humano Adulto. 2011. (Congresso).

15.
XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania.Perfil profissional e desenvolvimento de competências do professor de Ciências: reflexões e desafios. 2011. (Encontro).

16.
Congresso Internacional de Psicologia - Estoril Vygotsky Conference. 2010. (Congresso).

17.
Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades - Congresso Ibérico. 2010. (Congresso).

18.
Fedora Psyche Conference. "School Psychology in Higher Education: changing professional practices" e "From Higher Education to the labor market: contributions of School Psychology for a successful transition". 2010. (Congresso).

19.
I Congresso Nacional da RESAPES - Apoio Psicológico no Ensino Superior: modelos e práticas. A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior do Distrito Federal/Brasil: cenário atual e perspectivas. 2010. (Congresso).

20.
II Colóquio de Psicologia Escolar do Distrito Federal - Psicologia e Educação: construindo uma cultura do sucesso.Atuação em Psicologia Escolar. 2010. (Simpósio).

21.
I International Conferente "Learning and Teaching in Higher Education". The actions of School Psychology in Higher Education: some reflections. 2010. (Congresso).

22.
I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo.Contribuições da Psicologia Escolar à promoção do sucesso acadêmico na Educação Superior. 2010. (Seminário).

23.
VI Conferência Desenvolvimento Vocacional: avaliação e intervenção. 2010. (Congresso).

24.
VII Congresso Iberoamericano de Psicologia. Serviços de Apoio Psicológico na Educação Superior: breve panorama em Portugal. 2010. (Congresso).

25.
VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior do Distrito Federal/Brasil. 2010. (Simpósio).

26.
Congresso Brasileiro sobre dificuldades de aprendizagem e do ensino. 2009. (Congresso).

27.
I Colóquio de Psicologia Escolar do Distrito Federal.Cenários e contextos diversificados em Psicologia Escolar: Educação Superior. 2009. (Simpósio).

28.
Congresso Brasileiro sobre dificuldades de aprendizagem e do ensino. 2008. (Congresso).

29.
XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2008. (Simpósio).

30.
Mesa-redonda - Psicologia Escolar: práticas e desafios contemporâneos.Atuação da Psicologia Escolar na rede particular de ensino. 2007. (Encontro).

31.
I Jornada de Dislexia de Brasília. 2006. (Seminário).

32.
Palestra.Auto-estima. 2006. (Encontro).

33.
Palestra Formativa.Família e Escola em busca do sucesso escolar. 2006. (Oficina).

34.
Palestra Formativa.Educar crianças e adolescentes: um desafio para os pais e a escola. 2006. (Oficina).

35.
XV Congresso Brasileiro de Psicodrama. 2006. (Congresso).

36.
Jornada de Psicodrama.Inseguranças e surpresas na direção grupal: afinando o desenvolvimento do papel de diretor. 2005. (Encontro).

37.
VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo atuações preventivas em Psicologia Escolar. 2005. (Congresso).

38.
I Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas. Relações interpessoais na escola: a paz e a violência em jovens em situação de risco de Brasília/DF. 2004. (Congresso).

39.
Palestra.Meu 1º dia do Psicólogo. 2004. (Encontro).

40.
Workshop Análise Psicodramática. 2004. (Encontro).

41.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2004. (Congresso).

42.
XXXIII Reunião Anual de Psicologia da SBP. Identidade, pertencimento e resiliência em adolescentes em situação de risco. 2003. (Congresso).

43.
XXXIII Reunião Anual de Psicologia da SBP. Atendimento aos adolescentes em situação de risco: ética e compromisso social. 2003. (Congresso).

44.
1º Ciclo de Palestras de Abordagens Psicoterápicas. 2002. (Encontro).

45.
Curso sobre Autismo e outros transtornos invasivos do desenvolvimento: enfoque neurocognitivo. 2002. (Simpósio).

46.
V Seminário Interno de Psicologia da UCB. 2002. (Encontro).

47.
IV Seminário Interno de Psicologia da UCB.Autismo e Família. 2001. (Oficina).

48.
IV Seminário Interno do Curso de Psicologia da UCB: A Psicologia e suas Interfaces: Construindo a Interdisciplinariedade.Autismo e família. 2001. (Seminário).

49.
V Jornada de Produção Científica das Universidades Católicas do Centro-Oeste.Um estudo sobre comportamentos disfuncionais na aprendizagem do adolescente em parceria com o serviço de atendimento à saúde. 2001. (Encontro).

50.
XXXI Reunião Anual de Psicologia da SBP. Representações de alunos da 5ª série sobre a escola. 2001. (Congresso).

51.
XXXI Reunião Anual de Psicologia da SBP.Concepção de professores da rede pública de ensino, acerca da violência. 2001. (Oficina).

52.
XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP. 2001. (Congresso).

53.
XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia?SBP. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bisinoto, C.; MENDES, A. C. M. ; Rodrigues, D. S. ; Carvalho, L. P. G. ; Damasceno, L. D. ; Santos, M. M. P. ; Ávila, A. P. S. ; Amorim, G. ; Galli, C. Y. ; Finageiv, P. B. ; Assis, P. M. ; Libâneo, L. C. ; Duarte, N. S. . Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva. 2017. (Congresso).

2.
Marinho-Araújo, C. M. ; Fleith, D. S. ; Bisinoto, C. . VII Colóquio de Psicologia Escolar do Distrito Federal. 2015. (Congresso).

3.
Marinho-Araújo, C. M. ; Fleith, D. S. ; Bisinoto, C. . VI Colóquio de Psicologia Escolar do Distrito Federal. 2014. (Congresso).

4.
Marinho-Araújo, C. M. ; MENDES, A. C. M. ; Bisinoto, C. ; Fleith, D. S. . V Colóquio de Psicologia Escolar do Distrito Federal. 2013. (Congresso).

5.
Marinho-Araújo, C. M. ; MENDES, A. C. M. ; Bisinoto, C. ; Soares, P. G. . IV Colóquio de Psicologia Escolar do Distrito Federal. 2012. (Congresso).

6.
Marinho-Araújo, C. M. ; MENDES, A. C. M. ; Bisinoto, C. ; Soares, P. G. . III Colóquio de Psicologia Escolar do Distrito Federal: formação, pesquisa e intervenção. 2011. (Congresso).

7.
Marinho-Araújo, C. M. ; MENDES, A. C. M. ; Bisinoto, C. . II Colóquio de Psicologia Escolar do Distrito Federal. 2010. (Congresso).

8.
OLIVEIRA, C. B. E.; Reis, Thirza . I Jornada de Psicodrama. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciene Galeno. Licenciatura em Ciências Naturais: os desafios no regresso acadêmico após os 40 anos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Loyane Caldas Lopes. O uso de recursos didáticos na motivação da aprendizagem. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Emíllya Rodrigues Façanha. Qualidade do ensino na percepção dos atores acadêmicos da FUP. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Mario Sergio Pereira de Aguiar. Estudo comparativo acerca da qualidade do ensino. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Débora Cynthia Alves de Souza. Taxa de evasão na FUP no período de 2006 a 2016. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Lorena Silva Andrade. Perfil dos estudantes da Faculdade UnB Planaltina. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
Ilson Lopes de Oliveira. Licenciatura em Ciências Naturais: estudo do perfil profissional desejado. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. (Orientador).

6.
Tamires Meneses dos Santos. Motivos discentes associados à evasão nos cursos da FUP. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Poliana Carvalho de Lima. A inclusão escolar sob a percepção de professores e licenciandos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

2.
Carolina Texeira das Dôres. Professor doente, educação ausente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

3.
Carolina Texeira das Dôres. A síndrome de burnout a partir da percepção de professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

4.
Sabrina Ribeiro de Souza. Um Estudo Sobre as Concepções de Desenvolvimento Humano e Suas Implicações no Contexto Socioeducativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

5.
Leny Paula Lisbôa de Oliveira. Metodologia de Projetos: da segmentação de conteúdos a um ensino contextualizado e integrado à vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ciências naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

6.
Rayanne da Conceição Silva Rodrigues. A influência da educação na vida de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

7.
Nattacha Lidiany F. dos Santos. A relação professor-aluno em turmas de aceleração: a importância da afetividade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

8.
Caroline Ellen Barbosa Santiago de Moura. Mediação e prática docente: o papel do professor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

9.
Paulo de Oliveira do Nascimento. Estratégias utilizadas pelos professores de ciências para a promoção do processo de ensino e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

10.
Alice Lira e Silva. O uso de recursos didáticos no ensino de ciências para promover a motivação de adolescentes em restrição de liberdade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

11.
Lays Batista Martins Leite. O uso de atividades lúdicas na mediação da aprendizagem de adolescentes em restrição de liberdade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

12.
Aline Criçula Bocki. A prática pedagógica no curso de Licenciatura em Ciências Naturais: uma análise do Projeto Político Pedagógico e da percepção dos estudantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Paloma Eulina Afonso Soares. Estudo das características e competências desejadas ao licenciado em Ciências Naturais da UnB. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.

2.
Caroline Araujo Freitas. Um estudo sobre o perfil socioeconômico dos licenciandos em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa



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