Vilmondes Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3095167154018448
  • Última atualização do currículo em 10/04/2016


Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e Licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio em várias escolas do DF. Foi professor da Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal no período de 1987 a 2002. Foi professor de Matemática na Universidade Católica de Brasília de 1990 a 2015 com atuação em disciplinas de Matemática e Educação Matemática. Em 2014 retornou, como professor da Educação Básica, à Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi Diretor de Ensino da Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação (FACNET) no período de 2002 a 2008. Foi Diretor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Católica de Brasília de 2009 a 2013. Participou, como organizador do V SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática), em 2010, do V EBREM (Encontro Brasiliense de Educação Matemática), em 2011 e do VI EBREM, em 2014. Fez parte do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no período de 2010 a 2013. Atualmente é Primeiro Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional DF. Orientou e fez parte da banca de vários Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Católica de Brasília. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vilmondes Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, V.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Educacional 123 de Samambaia.
Quadra QR 123 Conjunto 8 AE 1
Samambaia Sul (Samambaia)
72303008 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 39017979
URL da Homepage: http://www.se.df.gov.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: Laboratório de Informática e aprendizagem em Matemática - uma abordagem fenomenológica,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Paulo Rodolfo Rodrigues.
Palavras-chave: educação matematica.
Grande área: Ciências Humanas
1982 - 1986
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, SEEDF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1987 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de disciplinas de Matemática e Educação Matemática no curso de licenciatura e disciplinas de Matemática nos cursos de Física, Química, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação e Ciência da Computação.

Atividades

10/1990 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria
Cálculo 1
Cálculo 2
Cálculo 3
Estágio Supervisionado
Matemática Computacional

Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação, FACNET, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Ensino, Carga horária: 32
Outras informações
Diretor de Ensino



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONTIJO, C. H.; ROCHA, V.; Quirino, M. G.. Participação em banca de Tatiana de Moura Borges.As percepções de futuros professores de matemática quanto ao uso de recursos lúdicos no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata Baeta D. Milagres. A resolução de problemas geométricos no Ensino de Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Vilmondes Rocha.

2.
Susana da Silva Fernandes. Contextualização no Ensino da Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Vilmondes Rocha.

3.
Janaina Lopes Moreira. Educação Matemática: A Matemática e a Educação para o Consumo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Vilmondes Rocha.

4.
Tereza Klimontovics de Jesus. A redução da demanda na licenciatura em Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Vilmondes Rocha.

5.
Janaina Martins da Silva. A utilização de Laboratórios de Matemática nas escolas públicas de Ensino Médio de Tagutinga. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Vilmondes Rocha.

6.
Marisa Mariko Umetsu. Aspectos relevantes que fizeram diferença no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos Pisa 2003. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Vilmondes Rocha.

7.
Andreia Silva Pereira. A Concepção dos alunos do Ensino Médio com relação ao ensino da Física e da Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Vilmondes Rocha.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 14:24:07