Imara Bemfica Mineiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1153184169680056
  • Última atualização do currículo em 25/08/2018


Professora do Departamento de Letras/Espanhol na Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestrado em Teoria da Literatura (2007) e bacharelado em História pela mesma universidade (2005). Realizou doutorado sanduíche na Université de Poitiers, França (2012), onde atuou como pesquisadora do Centre de Recherches Latino Américaines, sede da Colección Archivos. Desenvolve trabalhos de pesquisa sobre Literatura Latino-Americana, Vanguardas Literárias Hispano-americanas, Identidades Culturais, História do Livro e das Práticas de Leitura. Atualmente, seu principal projeto de pesquisa é sobre Vanguardas Literárias Latino-Americanas e identidades afro-antilhanas. Desenvolve atividades de docência relacionadas à História das Literaturas Hispânicas, à Língua Espanhola e à Literatura Latino-Americana. Ministra disciplinas voltadas ao Ensino de Espanhol/ Língua Estrangeira, Literatura e Cultura dos Povos Hispânicos e Leitura e Produção de textos em espanhol. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Imara Bemfica Mineiro
Nome em citações bibliográficas
MINEIRO, Imara Bemfica

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.
Universidade Federal de Pernambuco UF/PE
Cidade Universitária
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268307


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Estudos Literários.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Université de Poitiers (Orientador: Fernando Moreno Turner).
Título: Excêntricos e Modernos: o Museo de Macedonio e suas afinidades literárias, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Graciela Inés Ravetti de Gómez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Macedonio Fernández; Felisberto Hernández; Teorias do Romance; Juan Emar; Pablo Palacio.
2005 - 2007
Mestrado em Estudos Literários.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Tempo e Modernidade em Macedonio Fernandez: uma leitura de Papeles de Recienvenido y Continuación de la Nada,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Georg Otte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria Literaria; tempo e modernidade; literatura argentina.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
2000 - 2004
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Nação em Retalhos: uma análise da seção O Conto Brasileiro da Revista do Brasil.
Orientador: Eliana Regina de Freitas Dutra.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Diplomado en Pedagogía y Didáctica para la enseñanza de español como lengua. (Carga horária: 120h).
Instituto Caro y Cuervo, ICC, Colômbia.
2015 - 2015
Atualização Didático Pedagógica.. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos Hispânicos
Literaturas em Língua Espanhola IV: Contemporâneos
Trabalho de Conclusão de Curso II
Trabalho de Conclusão de Curso I
Teoria da Literatura
01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

04/2018 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro das Câmaras de Pesquisa e de Pós-Graduação.
12/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Coordenador de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPE.
09/2016 - 08/2018
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenadora de Graduação. Curso de Letras Espanhol - Licenciatura.
09/2016 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras/Espanhol.
09/2016 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro da Câmara Departamental do Centro de Artes e Comunicação.
09/2016 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Presidente do Colegiado de Graduação de Letras Espanhol - Licenciatura.
09/2016 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental do Centro de Artes e Comunicação.
02/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos Hispânicos I - EaD
Estágio Curricular Supervisionado I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso I - EaD
Trabalho de Conclusão de Curso II
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos de Língua Espanhola
Estágio Curricular Supervisionado IV
Trabalho de Conclusão de Curso II
Cultura dos Povos de Língua Espanhola - EaD
Literaturas em Língua Espanhol III - EaD
08/2015 - 06/2017
Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Abrir um livro, abrir o mundo: biblioteca, patrimônio de todos.
08/2016 - 02/2017
Ensino, Licenciatura em Letras-Espanhol EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos Hispânicos
Literatura Comparada
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Lingua Espanhola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos de Língua Espanhola
Estágio Supervisionado III
Literaturas em língua espanhola III: séculos XIX e XX
02/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Letras-Espanhol EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos Hispânicos
Literatura Comparada
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Espanhola III
Trabalho de Conclusão de Curso 2
Literatura de Língua Espanhola IV: Séculos XX e XXI
08/2015 - 01/2016
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos de Língua Espanhola II
Estágio Supervisionado em Espanhol III
Literatura de Língua Espanhola III
Trabalho de Conclusão de Curso I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Letras-Espanhol EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos Hispânicos
Teorida da Literatura
Literatura II
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção de texto em Espanhol
Cultura dos Povos de Língua Hispânica
Espanhol V: Morfossintaxe II
Estágio Curricular Supervisionado II
Estágio Curricular Supervisionado IV
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos de Língua Espanhola II
Literatura em Língua Espanhola II
Teoria da Literatura
02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Letras-Espanhol EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura
Cultura dos Povos Hispânicos
Literatura II
10/2014 - 02/2015
Ensino, Letras - Lingua Espanhola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol VI: Construções Sintáticas
Espanhol 8
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola III

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente 1, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas: Práticas discursivas em Espanhol I Práticas discursivas em Espanhol III Redação Técnica Supervisão de bolsistas no Projeto de Extensão "Oficinas de Espanhol"

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente 1, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou curso de Estudos Linguísticos VIII: Práticas orais e escritas da língua espanhola aos alunos do 8o período de licenciatura em Letras/ Habilitação Espanhol

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou cursos de Literaturas Hispânicas B (século XIX) e Literaturas Hispânicas C (séculos XX e XXI) para o 7o e 8o períodos do curso de Letras, Habilitação em Espanhol,

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Literários III: literaturas de língua espanhola (Espanha, séc XX)
Estudos Literários IV: literaturas de língua espanhola (América Latina, Literatura colonial)
Práticas Discursivas em Espanhol III
02/2013 - 07/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Discursivas em Espanhol I
Práticas Discursivas em Espanhol III
02/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Técnica
02/2013 - 07/2013
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação das Oficinas de Espanhol para o CMUC (Congresso Mundial de Universidades Católicas).
09/2010 - 12/2010
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Orais e Escritas da Língua Espanhola VIII
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literaturas Hispanicas B (século XIX)
Literaturas Hispanicas C (séculos XX e XXI)

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 2

Atividades

03/2010 - 07/2010
Ensino, Letras / Habilitação Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Panorama das Literaturas Hispânicas
Tópicos em espanhol: Ultimas Gerações Hispanicas

Faculdades Kennedy, KENNEDY, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 16

Atividades

08/2013 - 07/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC 1)
Leitura e Produção de Texto
02/2013 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
08/2012 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania

Memória Arquitetura, MEM. ARQ., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisa histórica para elaboração de Inventários de Patrimônio Cultural

Atividades

12/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Memória Arquitetura, Memória Arquitetura.

Atividade realizada
Pesquisa e elaboração de dossiês de Inventário de Patrimônio Artístico e Cultural.

Escritorio de Historias, E H, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

11/2005 - 02/2006
Outras atividades técnico-científicas , Escritório de Histórias, Escritório de Histórias.

Atividade realizada
Pesquisa e produção de relatório de Impacto Sócio Econômico.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/2002 - 2/2005
Estágios , Ufmg, Fafich.

Estágio realizado
Coleção Brasiliana: escritos e leituras da nação 1931-1941.
8/2001 - 2/2002
Estágios , Ufmg, Fafich.

Estágio realizado
História Memória e Identidade nacional no Brasil: A Construção da nação republicana na literatura de almanaques e manuais de civismo. 1889-1920..


Linhas de pesquisa


1.
Literatura Latino Americana
2.
Vanguardas Caribenhas
3.
Identidade Latino Americana


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Paisagens Interiores: olhares sobre o negro nas vanguardas antillanas e possíveis diálogos com o Brasil
Descrição: Partindo da concepção de que as vanguardas latino-americanas do início do século XX estiveram marcadas pelo anseio de reformulação das identidades culturais, este projeto propõe o estudo das diferentes abordagens do negro pelas vanguardas das Antilhas focalizando, especialmente, as produções de Porto Rico, Cuba e Haiti. Propõe, também, investigar os pontos de contato e distanciamento possíveis de serem estabelecidos com as vanguardas brasileiras no que concerne a esse mesmo tema, uma vez que o Brasil compartilha com as Antilhas a característica de uma produção colonial que envolveu grandes influxos de mão de obra escrava de matriz africana. Tem como objetivo central analisar em que termos o negro é evocado, apresentado ou integrado às publicações vanguardistas ? revistas, manifestos e textos poéticos ? bem como identificar o lugar a ele atribuído na conformação cultural dessas regiões desde a perspectiva de suas vanguardas. As hipóteses norteadoras deste projeto são: a centralidade do tema da mestiçagem no tratamento da ?questão do negro? pelas vanguardas latino-americanas; a heterogeneidade das abordagens dessa ?questão?, conferindo especificidade às identidades culturais requeridas por cada um dos movimentos nos distintos países; e a aposta, comum a essas vanguardas, na literatura e nas artes como instrumento para a construção de vínculos de identidade cultural. Em relação à última hipótese, pretende-se pensar as revistas literárias, manifestos e textos poéticos como operadores em um regime de ?visibilidade? que, ao evocar elementos culturais de matriz africana, intercedem na ?partilha do sensível? ? nos termos de Jacques Rancière ? e promovem a reconfiguração das identidades coletivas. Para tanto, faz-se necessário discutir tanto as noções relacionadas à mestiçagem, heterogeneidade e hibridismo cultural, quanto àquelas envolvidas nas denominações ?negrismo?, ?negritude? e ?antilhanismo? as quais carregam diferentes sentidos em relação ao componente negro nas formações de uma identidade latino-americana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Imara Bemfica Mineiro - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Cortometrajes que dan que hablar
Descrição: ?Cortometrajes que dan que hablar? é um projeto de extensão do Departamento de Letras/Espanhol da Universidade Federal de Pernambuco que oferece oficinas de espanhol para adultos. As oficinas são direcionadas àqueles que já tenham tido algum contato com o idioma e querem se aperfeiçoar. Nosso objetivo é promover o estudo do espanhol e o contato com seu universo cultural a partir de um repertório de curtas-metragens hispânicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Imara Bemfica Mineiro - Integrante / Cristina Corral Esteve - Coordenador.
2016 - 2016
Jornadas Darianas: La tristeza inmortal de ser divino
Descrição: Comemorando o primeiro centenário da morte do poeta Rubén Darío (1867-1916), estas jornadas abordarão através de oito palestras de renomados especialistas de diversas instituições universitárias brasileiras e estrangeiras variados aspectos da produção literária do escritor nicaraguense..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Rincón de Ideas
Descrição: O projeto de curso 'Rincón de Ideas' nasce da proposta de realizar oficinas sobre ferramentas didáticas voltadas para o ensino de língua estrangeira, a fim de complementar a formação de nossos licenciados, bem como servir como atualização para professores já atuantes em processos de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, com convite especial aos professores que supervisionam, das escolas, os estágios supervisionados obrigatórios de nossos alunos. A cada dois meses, professores convidados ministrarão as oficinas, no turno da manhã e no turno da noite, com as temáticas: 'Dinâmica de Grupo em sala de aula'; 'Uso de texto como ferramenta de ensino de língua', 'Jogos Dramáticos como ferramenta didática', e um quarto tema a definir. Ao final do conjunto de atividades previstas para este ano, se realizará uma roda de conversa sobre as perspectivas profissionais da área e as possibilidades de estudo no exterior..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Imara Bemfica Mineiro - Coordenador / Cristina Corral Esteve - Integrante / Izabela Tavares - Integrante / Camila Lucena - Integrante.
2015 - 2017
Abrir um livro, abrir o mundo: biblioteca, patrimônio de todos
Descrição: A proposta tem por objetivo a valorização de bibliotecas escolares da rede pública de Recife através da organização de seu acervo e da realização de oficinas de leitura. De caráter interdisciplinar, o projeto é elaborado e proposto pelos cursos de Letras/Espanhol e de Biblioteconomia. Propomos a revitalização de bibliotecas que estejam ociosas através da catalogação e organização de seu acervo e de ações para o envolvimento e conscientização da comunidade escolar acerca da importância desse espaço como patrimônio a ser desfrutado e preservado por todos. Concomitantemente, propõe-se a elaboração e realização de oficinas de leitura literária cujos objetivos são convidar a comunidade escolar à aproximar-se da biblioteca; promover a conscientização sobre seu valor; incentivar a leitura através do contato com textos literários latino-americanos; fomentar o interesse pelo estudo do espanhol como língua estrangeira a partir de seu universo literário. Atividades complementares à leitura serão propostas aos estudantes como forma de desenvolver e registrar a dimensão ativa e criativa da leitura. Este projeto se apresenta como possibilidade de articulação entre a dimensão teórica do ensino universitário e sua posta em prática no contexto empírico das bibliotecas escolares. Como tal, colabora para a formação de nossos alunos, promovendo a produção de comunicações e artigos a serem apresentados em encontros acadêmicos e de extensão. Relaciona-se às atividades de pesquisa na medida em que exige a investigação de metodologias adequadas às ações pretendidas, bem como acerca da situação em que se encontram as bibliotecas escolares do município..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Imara Bemfica Mineiro - Coordenador / Karine Rocha - Integrante / Hélio Pajeú - Integrante / Cristina Corral - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2015 - Atual
Jornadas Cervantinas
Descrição: O Curso 'Jornadas Cervantinas' pretende complementar os conteúdos desenvolvidos na graduação e na pós-graduação no âmbito das letras hispânicas, com foco na língua e na literatura espanhola. O tema Cervantes, que será desenvolvido ao longo de 7 aulas-palestras por reconhecidos especialistas na obra do genial autor espanhol, veicularão informações substanciais que atingem a cultura, a literatura espanhola, hispano-americana e comparada, além de estabelecer pontes com a cultura ibérica e a brasileira. Conforme o que vem sendo postulado nas metodologias e didáticas mais modernas no ensino das línguas estrangeiras e suas correspondentes literaturas, far-se-á uma ministração do conteúdo que irá além do expositivo, buscando a interação com os assistentes e formulando marcos de diálogo entre os diferentes palestrantes, na busca da interdisciplinariedade e da transculturalidade, tomando como ponto inicial de referência a figura e a obra de Miguel de Cervantes, com motivo do IV centenário da publicação da Segunda Parte de Dom Quixote, efeméride que está sendo celebrada a nível mundial. Eis ai a contribuição dos professores de Letras-Espanhol da UFPE, em parceria com o Instituto Cervantes de Recife e a Secretaria de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Seminário Mulher, Literatura e Sociedade
Descrição: O Núcleo de Pesquisa Mulher, Literatura e Sociedade tem como proposta a realização semestral de seminários. Nestes, abriremos ao público acadêmico e em geral, os resultados de nossas pesquisas, envolvendo alunos e professores. Em nossos encontros iremos incentivar a divulgação de escritoras não abordadas em sala de aula, espaço no qual geralmente existe pouco tempo para o extra-cânone. Nosso objetivo é resgatar escritoras, tanto brasileiras quanto estrangeiras, negligenciadas pelas histórias literárias, além de incentivar a leitura de autoras da atualidade. Além de dialogar com o público sobre questões de gênero. Vislumbramos como consequência, entre o público acadêmico, o interesse para a produção de TCCs e possíveis dissertações e teses que fujam do lugar comum literário..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Oficina de Espanhol para CMUC
Descrição: Coordenação de oficina de língua espanhola para formação de pessoal para trabalhar no Congresso Mundial de Universidades Católicas, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Imara Bemfica Mineiro - Coordenador / Alma Tovar - Integrante / Laura Camacho - Integrante / Maité Padilla - Integrante / Manuel Hernández - Integrante / Andrea Paola Álvarez - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Latino-americana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Leitura.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Melhor dissertação do ano de 2007, Programa de Pós Graduação em Estudos Literários - Faculdade de Letras - UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MINEIRO, Imara Bemfica2015 MINEIRO, Imara Bemfica. 'O som da cor': o próprio e o comum no negrismo de Raul Bopp e Nicolás Guillén. Apuntes Hispanicos, v. 12, p. 6-10, 2015.

2.
MINEIRO, Imara Bemfica2015MINEIRO, Imara Bemfica. Pablo Palacio: 'um lírico amordaçado'. Gratuita, v. 2, p. 106-110, 2015.

3.
MINEIRO, Imara Bemfica2012MINEIRO, Imara Bemfica; BEMFICA, J. C. ; CARDOSO, Ana Maria . Da invenção do Alfabeto à Internet: elementos para reflexão sobre as práticas de escrita e leitura ao longo do tempo. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, v. XVIII, p. 95-116, 2012.

4.
MINEIRO, Imara Bemfica2010MINEIRO, Imara Bemfica; BEMFICA, J. C. ; CARDOSO, Ana Maria . Apontamentos sobre as práticas de leitura: do "livro de areia" à "sopa de letras luminosas". Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 16, p. 149-164, 2010.

5.
MINEIRO, Imara Bemfica2010MINEIRO, Imara Bemfica. Literatura teoria e crítica em Macedonio Fernández. Em Tese (Belo Horizonte. Impresso), v. 16, p. 05, 2010.

6.
MINEIRO, Imara Bemfica2003MINEIRO, Imara Bemfica. Nas Barbas do Grande Irmão: a Revista do brasil como outra possibilidade literária de Nação (1940-1943). Iniciação à História (UNIMONTES), Montes Claros, v. 2, p. 162-177, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
MINEIRO, Imara Bemfica. Entre lugares e objetos insólitos: reflexões sobre o grotesco em Felisberto Hernández. In: André de Sena. (Org.). Literatura Fantástica e Grotesco. 1ed.Recife: Editora da UFPE, 2017, v. único, p. 79-106.

2.
MINEIRO, Imara Bemfica. ?Sempre há tempo para chegar tarde. É o mais folgado que temos': velocidade e fragmentação no Museo de Macedonio Fernández. In: Felipe Charbel; Henrique Buarque de Gusmão; Luiza Larangeira da Silva Mello. (Org.). As formas do romance: estudos sobre a historicidade da literatura. 1ed.Rio de Janeiro: Ponteio, 2016, v. 1, p. 107-122.

3.
MINEIRO, Imara Bemfica. Sobre Cervantes en Borges y la dinámica del campo literario: apuntes de lectura. In: José Alberto Miranda Poza. (Org.). Multiplicaciones del Quijote. 1ed.Recife: Editora da UFPE, 2016, v. 1, p. 99-120.

4.
MINEIRO, Imara Bemfica. Considerações sobre história e literatura em Bakhtín. In: Luis Alberto Brandão. (Org.). Respostas a Bakhtín. 1ed.Belo Horizonte: Laboratorio de Edição/UFMG, 2012, v. , p. 81-92.

5.
MINEIRO, Imara Bemfica; BEMFICA, Juliana ; CARDOSO, Ana Maria . Do "Livro de Areia" à sopa de letras luminosas: apontamentos sobre a história das práticas de leitura. In: José António Calixto. (Org.). Bibliotecas para a Vida II: Bibliotecas e Leitura. 1ed.Lisboa: Edições Colibri / CIDEHUS-UE / Biblioteca Pùblica de Évora, 2010, v. 1, p. 81-104.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MINEIRO, Imara Bemfica. Consideraciones sobre el lugar del texto literario en clase de ELE en Brasil. In: XIII Congreso Latinoamericano para el desarrollo de la Lectura y Escritura: 'Leer y escribir en un mundo diverso: desafíos y perspectivas', 2016, Santo Domingo. Memorias del XIII Congreso Latinoamericano para el desarrollo de la Lectura y Escritura:. Santo Domingo: Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra, 2016. v. Único. p. 420-434.

2.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Une bouteille a la mer': o lugar do componente 'afro' na proposta vanguardista da 'Revue Indigène' (Haiti 1927). In: XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2015, Belém. Fluxos e correntes: trânsitos e traduções literárias, 2015. v. único.

3.
MINEIRO, Imara Bemfica. Palavras que inquietam: A heterotopia na literatura do Rio da Prata. In: XVII Congreso Internacional Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, 2014, João Pessoa. Anais: Estudos Lingüísticos y Filológicos. João Pessoa: UFPB, 2014. v. Único. p. 4003-4012.

4.
MINEIRO, Imara Bemfica. Em busca de uma 'cor cubana': olhares da vanguarda sobre o negro nas décadas de 1920 e 1930. In: III Encontro de Pesquisa em História, 2014, Belo Horizonte. Anais do III Ephis. Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. Único. p. 129-139.

5.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Deixemos de comer frutas de cera: apontamentos sobre as vanguardas latino-americanas'. In: IX Encontro Internacional da ANPHLAC, 2010, Goiás. IX Encontro Internacional da ANPHLAC. Goiânia - GO, 2010. v. único. p. 112-113.

6.
DINIZ, Davidson de Oliveira ; MINEIRO, Imara Bemfica . Cortázar: que lia e citava Gombrowicz: que era lido e publicado por Macedonio Fernández: que imaginara um leitor possível para Ferdydurke e Rayuela. In: I Congresso Internacional da Associação Brasielra de Hispanistas e V Congresso Brasileiro de hispanistas, 2008, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2008. v. único. p. 305-307.

7.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'El estrellador de cielos': utopias modernas de Alejandro Xul Solar. In: XVI Encontro Regional de História - ANPUH-MG, 2008, Belo Horizonte. Anais do XVI Encontro Regional de História - ANPUH-MG. Belo Horizonte, 2008. v. unico. p. 228-228.

8.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Robaba con los ojos cualquier cosa descuidada de la calle y después la llevaba a mi soledad': uma leitura da modernidade em Felisberto Hernández e Macedonio Fernández. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas V Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2008, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Internacional da Associação Brasielira de Hispanistas V Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2008. v. unico.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MINEIRO, Imara Bemfica. Concepção do tempo em Macedonio Fernández. In: VIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2008, Vitória. Anais do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. Vitória: UFES, 2008. v. unico. p. 16.

2.
MINEIRO, Imara Bemfica. Macedonio Fernández e Julio Cortázar: o leitor compartilhado. In: IX Semana de Letras da UFOP: As letras e seu ensino, 2006, Mariana. Caderno de resumos. Mariana, 2006. v. unico. p. 81.

3.
MINEIRO, Imara Bemfica. A (De)formação da Nação Literária pela Seção O Conto Brasileiro da Revista do Brasil (1940-1943).. In: XIV Encontro Regional de História ? ANPUH, 2004, Juiz de Fora. Anais do XIV Encontro Regional de História ? ANPUH, 2004.

4.
MINEIRO, Imara Bemfica. Literatura Regional e Identidade Nacional na Revista do Brasil. In: XIII Encontro Regional de História da ANPUH-MG, 2002, Belo Horizonte. Anais doXIII Encontro Regional de História da ANPUH-MG, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
MINEIRO, Imara Bemfica. Narrativas antilhanas: leituras de Maryse Condé, Patrick Chamoiseau e Edouard Glissant. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'O ano em que nos tornamos ciborgues'. Notas de Leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MINEIRO, Imara Bemfica. Afogar no pântano de si mesmo: escrita e pensamento em Felisberto Hernández. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MINEIRO, Imara Bemfica. Aprender para quê? Reflexões sobre o ensino de E/LE e suas literaturas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MINEIRO, Imara Bemfica. Enseñar lengua extranjera para qué? Cuestiones necesarias a nuestra práctica docente.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Soy el asesino de tu retratos': el Rubén Darío de las vanguardias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MINEIRO, Imara Bemfica. As culturas de matriz africana e o ensino de ELE no Brasil: Reflexões e possibilidades didáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MINEIRO, Imara Bemfica. El Recienvenido juega con la lógica cartesiana: heterotopías en los 'papeles' de Macedonio Fernández. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MINEIRO, Imara Bemfica. Ensino e Literatura: princípios norteadores do projeto 'Abrir um livro, abrir o mundo'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Hoy he traspuesto el umbral de mi biblioteca': La descomposición del texto en Un Año de Juan Emar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MINEIRO, Imara Bemfica. El español va a las escuelas en forma de talleres de lectura: motivaciones y experiencias del proyecto 'Abrir un libro, abrir el mundo'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MINEIRO, Imara Bemfica. Sol para quem? Minorias sociais e literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Um ?eu sem cabeça?: subjetividade e representação no Diario de un Sinvergüenza, de Felisberto Hernández. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Abrir un libro, abrir el mundo': una experiencia de formación de profesores y animación a la lectura literaria en escuelas publicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MINEIRO, Imara Bemfica. Burlar a implacável topia do corpo (através do espelho e no país das maravilhas): diálogos entre Foucault e Alice. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Une Bouteille a la mer': O lugar do componente 'afro' na Revue Indigène (Haiti, 1927). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MINEIRO, Imara Bemfica. Borges y Cervantes: apuntes de lectura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MINEIRO, Imara Bemfica. O espelho negro: Borges de J. M. Coetzee. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MINEIRO, Imara Bemfica. Entre lugares e objetos insólitos: reflexões sobre o grotesco em Felisberto Hernández. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Aprender a desaprender': la literatura española e Hispanoamericana en clases de ELE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MINEIRO, Imara Bemfica. O lugar da América Latina na prática docente reflexiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MINEIRO, Imara Bemfica. La literatura española y hispanoamericana en las clases de E/LE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MINEIRO, Imara Bemfica. Palavras que inquietam: a heterotopia na literatura do Rio da Prata. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MINEIRO, Imara Bemfica. Em busca de uma 'cor cubana': olhares da vanguarda sobre o negro nas décadas de 1920 e 1930. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MINEIRO, Imara Bemfica. Textos Fundadores da Literatura Ocidental: Jorge Luís Borges. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MINEIRO, Imara Bemfica. "Deixemos de comer frutas de cera": apontamentos sobre as vanguardas literárias hispano-americanas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
MINEIRO, Imara Bemfica. 'Vivir debe ser más que soplar la luz para dormir'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
MINEIRO, Imara Bemfica; BEMFICA, Juliana ; CARDOSO, Ana Maria . Do "Livro de Areia" à "Sopa de letras luminosas": apontamentos sobre a história das práticas de leitura.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
MINEIRO, Imara Bemfica. "Siempre hay tiempo para llegar tarde; es lo más holgado que tenemos": concepções do tempo em Macedonio Fernández. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MINEIRO, Imara Bemfica. "El estrellador de cielos": utopias modernas de Alejandro Xul Solar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
DINIZ, Davidson de Oliveira ; MINEIRO, Imara Bemfica . Cortázar: que lia e citava Gombrowicz: que era lido e publicado por Macedonio Fernández: que imaginara um leitor possível para Ferdydurke e Rayuela. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
MINEIRO, Imara Bemfica. "Robaba con los ojos cualquier cosa descuidada de la calle y después la llevaba a mi soledad": uma leitura da modernidade em Felisberto Hernández e Macedonio Fernández. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
MINEIRO, Imara Bemfica. Macedonio Fernández e Julio Cortázar: o leitor compartilhado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
MINEIRO, Imara Bemfica. A Deformação da Nação Literária pela Seção o Conto Brasileiro da Revista do Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
MINEIRO, Imara Bemfica. Sob as Barbas do Grande Irmão: A Revista do Brasil como outra possibilidade literária de Nação (1940-1943). 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
MINEIRO, Imara Bemfica. Os Contos da Revista do Brasil e a formação da identidade nacional brasileira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
MINEIRO, Imara Bemfica. Literatura regional e identidade nacional na Revista do Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MARCOS, S. ; MINEIRO, Imara Bemfica . Carta do Subcomandante Insurgente Marcos a Eduardo Galeano. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2018. (Tradução/Outra).

2.
GOYTISOLO, J. ; MINEIRO, Imara Bemfica . A Praça de Marrakech, patrimônio oral da humanidade. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2015. (Tradução/Outra).

3.
PALACIO, Pablo. ; MINEIRO, Imara Bemfica . Serra. Lisboa; Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2015. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MINEIRO, Imara Bemfica. Parecer AdHoc Revista Scripta. 2018.

2.
MINEIRO, Imara Bemfica. Parecer Ad Hoc. II Convocatória de Publicação do CELA. 2017.

3.
MINEIRO, Imara Bemfica. Parecer Ad Hoc. Revista Práticas de Linguagem. 2017.

4.
MINEIRO, Imara Bemfica. Parecer Ad Hoc Revista Interfacis. 2017.

5.
MINEIRO, Imara Bemfica. Parecer Ad Hoc. Revista Investigações. Linguística e Teoria Literária. 2016.

6.
MINEIRO, Imara Bemfica. Parecer Ad Hoc. Revista Grafía. 2016.

7.
MINEIRO, Imara Bemfica. Parecer Ad Hoc. Revista da ANPLHAC. 2015.

8.
MINEIRO, Imara Bemfica. Parecer Ad Hoc. Programa de extensão UNEMAT. 2015.

9.
MINEIRO, Imara Bemfica. Parecer Ad Hoc.Topoi. Revista de História. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MINEIRO, Imara Bemfica. I Congresso Nacional Mulher, Literatura e Sociedade. 2018. (Comissão Científica).

2.
MINEIRO, Imara Bemfica. VI Semana de Letras da UFPE. 2018. (Comissão Científica).

3.
MINEIRO, Imara Bemfica. ConCAC 2018. 2018. (Comissão Científica).

4.
MINEIRO, Imara Bemfica. I PALI - Pesquisas em Andamento em Língua Inglesa. 2018. (Comissão Científica).

5.
MINEIRO, Imara Bemfica. Oficina de Leitura e Letramento Literário. 2017. .

6.
MINEIRO, Imara Bemfica. Hay mucho que desaprender. Introducción a la perspectiva decolonial. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MINEIRO, Imara Bemfica. Los juegos dramáticos en clases de ELE. 2016. .

8.
MINEIRO, Imara Bemfica. Interculturalidade e ensino de línguas: aprender a desaprender. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MINEIRO, Imara Bemfica. IV Semana de Letras da UFPE. 2016. (Comissão Científica).

10.
MINEIRO, Imara Bemfica. IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2016. (Comissão Científica).

11.
MINEIRO, Imara Bemfica. V Jornada PET Letras. 2016. (Comissão Científica).

12.
MINEIRO, Imara Bemfica. Cultura e Expressão Dramática em Língua Espanhola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
MINEIRO, Imara Bemfica. Espanhol e os Meios de Comunicação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
MINEIRO, Imara Bemfica. Teoria Literaria. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático (graduação)).

15.
MINEIRO, Imara Bemfica; DE NARDI, Fabiele. . Cultura dos Povos de Língua Espanhola II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático (graduação)).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Lucena, C.; STOCKMANS, F.; GRIGOLETTO, E.; MINEIRO, Imara Bemfica; PALHA, J.. Participação em banca de Camila da Silva Lucena. O espaço, a cultura e a integração ibero-americana: uma análise discursiva da construção de um espaço cultural compartilhado. 2017. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
GUSMÃO, H.; CASTRO, F.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Rafael Dias Moreira Pais. As disputas pela definição do compromisso intelectual na revista Casa de las Américas (1960-1965). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CORDIVIOLA, A.; ANDRADE, B. C.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Isabela Cristina Tavares da Silva. A visão educativa de Simón Rodríguez: uma análise de "Consejos de amigo, dados al colegio de Latacunga". 2017. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
CORDIVIOLA, A.; SANCHEZ, D. J. G.; ROCHA, K.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Amanda Brandão Araújo Moreno. Cartografia Ensaística de Alejo Carpentier. 2018. Tese (Doutorado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
TENORIO, A. M.; SENA, A.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de José Ronaldo Batista de Luna. Fabulações de malassombro e fantasias metafísicas: aproximações na literatura imaginária do Brasil e da Argentina. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FIGUEIROA, M.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Kilza Maria de Melo Pascoal. Bloqueios do aprendiz de espanhol por influência da língua materna. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola: linguagem e interculturalidade) - Faculdade Frassinetti do Recife.

2.
FIGUEIROA, M.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Jacqueline Maria Santos de Oliveira. O uso da literatura infantil de forma interativa como facilitador no ensino/aprendizagem da língua espanhola na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola: linguagem e interculturalidade) - Faculdade Frassinetti do Recife.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MINEIRO, Imara Bemfica; OLIVEIRA, K. R.. Participação em banca de Miriam Silvana da Silva.La desigualdad social en Marianela. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Clécio Soares de Santana.El video como recurso pedagogico en el aprendizaje de la lengua española. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Daniele da Silva Rodrigues.A importância das videoaulas do Youtube como ferramenta de apoio no ensino aprendizagem do espanhol como LE dentro e fora do ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras-Espanhol EaD) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Rosania Vianna do Nascimento.Cuando Lengua y Literatura se mezclan: un análisis del modo en que se estructuran los libros didácticos de ELE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Jéssica Delgado Costa.El desarrollo de la oralidad en clases de español como lengua extranjera: una propuesta didáctica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Izabella Larissa dos Santos Santiago.Temas tabú en clases de ELE: desafíos y posibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
WEINSTEIN, Flávio; MINEIRO, Imara Bemfica; SOARES, E. V.. Participação em banca de Francisco Pedrosa de Andrade.A Síncope do Atlântico: Literatura e Cultura no Recife dos anos 50. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
DE NARDI, Fabiele.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Gersely Mídiam Sales.Enseñanza de español para niños brasileños en proceso de alfabetización-literacidad: propuesta de actividad. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
Corral, Cristina E.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Claudiana Soares da Silva."La lengua de las mariposas": Adaptación e Infidelidad entre literatura y cine. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
DE NARDI, Fabiele.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Danielly Soraya Pereira Silva.La importancia de la literatura en la enseñanza de español: el contexto escolar de Recife. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
Tavares, I.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Livania Régia da Silva Martins.El compartir de la literatura y sus efectos para los estudiantes en clases de español como LE/L2. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
MINEIRO, Imara Bemfica; SANCHEZ, D. J. G.. Participação em banca de Taynã Feitoza Anunciação Silva.Flor y Canto - Caracterización de un género en la poesía Náhuatl. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
MINEIRO, Imara Bemfica; ROCHA, K.. Participação em banca de ZILANDA BATISTA GOMES.ANÁLISIS COMPARATIVOS DE LIBROS DE ESPAÑOL: LA ENSEÑANZA DE LETRAS DE MÚSICA EN CLASE DE LENGUA ESPAÑOLA Y LA FORMACIÓN DEL LECTOR CRÍTICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
MINEIRO, Imara Bemfica; ROCHA, K.. Participação em banca de Ana Carla de Araújo.La importância de los géneros textuales en la enseñanza de E/LE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Carlos Eduardo da Silva.GÉNEROS TEXTUALES DE PRODUCCIÓN ESCRITA EN LA ENSEÑANZA MEDIA DE ELE EN ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA MEDIA CONFORME LOS PARÁMETROS CURRICULARES DE LENGUA ESPAÑOLA DEL ESTADO DE PERNAMBUCO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco.

16.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Tiago Correia de Araújo.La enseñanza y aprendizaje de léxico a través de los cuentos de hadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Carla Tereza de Lira Silva.La enseñanza de lengua y literatura a través de adaptaciones libres de Roberto Gómez Bolaños sobre Don Juan Tenorio: Cómo y hasta donde utilizarlas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

18.
FRANCA, E.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Dayana Araújo de Lima.O ensino de literatura no projeto Travessia: Abordagens e Perspectivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

19.
MARTIN, J. P.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de ANDRÉIA FLORÊNCIO DE FIGUEIREDO.EL DESARROLLO DE LA COMPETENCIA LITERARIA COMO ESTIMULO CREATIVO A LA PRODUCCIÓN TEXTUAL EN LAS CLASES DE E/LE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco.

20.
DE NARDI, Fabiele.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Maria Israela de Oliveira Bezerra.La diversidad lingüística de la lengua española en las clases: análisis del libro didáctico para la enseñanza de ELE en Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

21.
DE NARDI, Fabiele.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Thais Carneiro da Silva.La enseñanza de lengua española en la niñez: una puerta para el aprendizaje. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

22.
MINEIRO, Imara Bemfica; Corral, Cristina E.. Participação em banca de Lucivania Maria da Silva.LA IMPORTANCIA DE UTILIZAR TEXTOS LITERÁRIOS EN CLASES DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA (ELE). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

23.
MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Quisi Rubia da Silva Lacerda.Un estudio reflexivo de la educación y cultura: Análisis de los aspectos culturales en los libros didácticos de ELE utilizados por la red pública del estado de Pernambuco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

24.
MINEIRO, Imara Bemfica; ROCHA, K.. Participação em banca de Marcia Maria da Silva.Los poemas de Alfonsina Storni y la renovación de la imagen femenina en la literatura argentina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco.

25.
MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Raíssa Diandra dos Santos.Proceso de enseñanza - aprendizaje de ELE: el pasado perfecto en la interface portugues-español. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco.

26.
MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Adrielle Campos da Silva.Lingüística Aplicada al estudio de la lengua española: marcadores del discurso en la interface español-portugués. Un estudio de caso.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

27.
MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Jucélia Araújo da Silva.Interlengua, léxico y vocabulario en las interfaces portugués-español: un estudio de caso.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

28.
MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Tayná de Sena Rodrigues Santos.El efecto de lo preconstruido en el discurso del estudiante de E/LE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

29.
POZA, J. A. M.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Bárbara Angélica Nunes Pereira.La familia de Pascual Duarte (1942) y La Colmena (1951): La Sociedad Española de Posguerra en la Literatura de Camilo José Cela. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

30.
POZA, J. A. M.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Girleide Santos da Silva.Marcadores del discurso: valores semántico-pragmáticos. Esbozo de Estudio Contrastivo Español-Portugués. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

31.
MINEIRO, Imara Bemfica; ROCHA, K.. Participação em banca de Maja Maria de Sales Silva.La enseñanza de lengua española: Aplicación de las políticas educacionales en el sistema público de recife. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

32.
DE NARDI, Fabiele.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Thais Carneiro da Silva..La enseñanza de lengua española en la niñez: una puerta para el aprendizaje". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

33.
DE NARDI, Fabiele.; MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Maria Israela de Oliveira Bezerra."La diversidad linguística de la lengua española en las clases: analisis de un libro didáctico para la enseñanza de ELE en Brasil". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

34.
MINEIRO, Imara Bemfica. Participação em banca de Stephane Alves de Albuquerque.Tres cuentos, una causa: rasgos del feminismo en las obras de Rosario Castellanos, Rosario Ferré y Ana Lydia Vega. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NOVIKOFF, C.; OLIVEIRA, G. P.; MINEIRO, Imara Bemfica. Concurso Público para Docente do Magistério Superior. 2018. Universidade de Pernambuco.

2.
MINEIRO, Imara Bemfica. Banca de professor substituto. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MINEIRO, Imara Bemfica. Banca de professor substituto. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

Outras participações
1.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica; PEREIRA, S. S.. Banca de Seleção de Tutores para Graduação EaD. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CORRAL, C.; MINEIRO, Imara Bemfica; PEREIRA, S. S.. Banca de Seleção de Tutores para Graduação EaD. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reinvenções da Narrativa.Narrativas antilhanas: leituras de Maryse Condé, Patrick Chamoiseau e Edouard Glissant. 2018. (Seminário).

2.
XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana. "O ano em que nos tornamos ciborgues". Notas de Leitura. 2018. (Congresso).

3.
Seminário Belvidera.Afogar no pântano de si mesmo: escrita e pensamento em Felisberto Hernández. 2017. (Seminário).

4.
VII Encuentro Universitario de Hispanidades: la enseñanza del español, una mirada hacia el futuro.Enseñar lengua extranjera para qué? Cuestiones necesarias a nuestra práctica docente.. 2017. (Encontro).

5.
V Semana de Letras da UFPE. Aprender para quê? Reflexões sobre o ensino de E/LE e suas literaturas. 2017. (Congresso).

6.
6o Congresso de Literatura Fantástica em Pernambuco: Contos de Fadas. Burlar a implacável topia do corpo (através do espelho e no país das maravilhas): diálogos entre Foucault e Alice. 2016. (Congresso).

7.
III CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. As culturas de matriz africana e o ensino de ELE no Brasil: Reflexões e possibilidades didáticas. 2016. (Congresso).

8.
IV Semana de Letras da UFPE. Ensino e Literatura: princípios norteadores do projeto. 2016. (Congresso).

9.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. 'Hoy he traspuesto el umbral de mi biblioteca': La descomposición del texto en Un Año de Juan Emar. 2016. (Congresso).

10.
Seplev: Seminário de estudos em práticas de linguagem em espaço virtual.Modernidade, Literatura e Representação. 2016. (Seminário).

11.
V Encontro Pernambucano de Estudantes de Letras.Sol para quem? Minorias sociais e literatura. 2016. (Encontro).

12.
VI Congresso Nordestino de Espanhol. El Recienvenido juega con la lógica cartesiana: heterotopías en los "papeles" de Macedonio Fernández. 2016. (Congresso).

13.
VIII Congreso Internacional Catedra Unesco para la lectura y escritura en América Latina. 'Abrir un libro, abrir el mundo': una experiencia de formación de profesores y animación a la lectura literaria en escuelas públicas. 2016. (Congresso).

14.
5o Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco. Entre lugares e objetos insólitos: reflexões sobre o grotesco em Felisberto Hernández. 2015. (Congresso).

15.
II Colóquio Jorge Luis Borges, Literatura e Tradução. Mesa-redonda. 2015. (Congresso).

16.
III Semana de Estudios Hispánicos.'Aprender a desaprender': la literatura española e hispanoamericana en clases de ELE.. 2015. (Seminário).

17.
II Jornada Hispanismo e Interculturalidade.O lugar da América Latina na prática docente reflexiva. 2015. (Encontro).

18.
Jornada Cervantina.Borges y Cervantes. 2015. (Seminário).

19.
XIV Congresso Internacional da ABRALIC. Fluxos e Correntes: trânsitos e Traduções Literárias. "Une Bouteille a la mer": o lugar do componente "afro" na Revue Indigène (Haiti, 1927). 2015. (Congresso).

20.
III Encontro de Pesquisa em História.Em busca de uma "cor cubana": olhares da vanguarda sobre o negro na década de 1920. 2014. (Encontro).

21.
XVII Congreso Internacional Asociación de Lingüística Y Filología de América Latina. Palavras que inquietam: a heterotopia na literatura do Rio da Prata. 2014. (Congresso).

22.
IX Encontro Internacional da ANPHLAC."Deixemos de comer frutas de cera": apontamentos sobre as vanguardas literárias hispano-americanas. 2010. (Encontro).

23.
II Conferência Internacional Bibliotecas para a vida: "Bibliotecas e leitura". Do "Livro de Areia" à "Sopa de letras luminosas": apontamentos sobre a história das práticas de leitura.. 2009. (Congresso).

24.
VII Congreso Internacional Orbis Tertius de Teoría y Crítica Literaria. "Vivir debe ser más que soplar la luz para dormir": Reflexiones sobre la muerte en Macedonio Fernández. 2009. (Congresso).

25.
I Congresso da Associação Brasileira de Hispanistas. "Robaba con los ojos cualquier cosa descuidada de la calle y después la llevaba a mi soledad": uma leitura da modernidade em Felisberto Hernández e Macedonio Fernández. 2008. (Congresso).

26.
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Cortázar: que lia e citava Gombrowicz: que era lido e citado por Macedonio Fernández: que imaginara um leitor possível para Ferdydurke e Rayuela. 2008. (Congresso).

27.
VIII Encontro Internacional da ANPHLAC."Siempre hay tiempo para llegar tarde; es lo más holgado que tenemos": concepções do tempo em Macedonio Fernández. 2008. (Encontro).

28.
XVI Encontro Regional da ANPUH-MG."El estrellador de cielos": utopias modernas de Alejandro Xul Solar. 2008. (Encontro).

29.
IX Semana de Letras da UFOP. Macedonio Fernández e Julio Cortázar: o leitor compartilhado. 2006. (Congresso).

30.
XIV Encontro Regional de História da ANPUH-MG.A Deformação da Nação Literária pela Seção o Conto Brasileiro da Revista do Brasil. 2004. (Encontro).

31.
11o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Sob as Barbas do Grande Irmão: A Revista do Brasil como outra possibilidade literária de Nação (1940-1943). 2003. (Simpósio).

32.
XII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Os Contos da Revista do Brasil e a formação da identidade nacional brasileira. 2003. (Simpósio).

33.
XIII Encontro Regional de História da ANPUH-MG.Literatura Regional e Identidade Nacional na Revista do Brasil. 2002. (Encontro).

34.
XI Semana de Iniciação Científica da UFMG.Literatura Regional e Identidade Nacional na Revista do Brasil. 2002. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Helen Tuanne Salmento Lucas. Enseñanza de español como lengua extranjera a ciegos: materiales y estratégias. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Edson Silva. Literacidad crítico-visual en los manuales didácticos de español deseñados para la enseñanza secundaria en Brasil: analisis de actividades de lectura en las colecciones aprobadas por el PNLD 2018.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Juliana Verçoza Cavalcanti. Cine y educación intercultural: perspectiva crítica en clases de E/LE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

4.
Luana Souza Soares. La relevancia de las lenguas extranjeras en la eja: análisis de las determinaciones sobre la enseñanza de lengua española en los Parametros de Pernambuco. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

5.
Anne Elaine Santos de Albuquerque. El uso de las nuevas tecnologías en la enseñanza/aprendizaje del E/LE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

6.
Vilneide Mendes dos Santos. El contexto histórico/político en la obra Amália de José Marmol. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

7.
Carolina Cavalcanti de Albuquerque. Aprendizaje de Español como Lengua Extranjera para Edad Avanzada. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

8.
Caroline Sávio Lopes. Repúblicas Bananeras: una propuesta de abordaje intercultural para las clases de ELE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silvana Estevam. O rádio no âmbito escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola: linguagem e interculturalidade) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

2.
Nathália Cristina Alves de Sousa. A interferência dos jogos didáticos e dramáticos na motivação da aprendizagem da língua espanhola. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola: linguagem e interculturalidade) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

3.
Ana Karlla de Oliveira. O USO DOS JOGOS LÚDICOS NAS AULAS DE LINGUA ESPANHOLA COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola: linguagem e interculturalidade) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

4.
Luana Cristina da Silva Cândido. Os meios de comunicação no ensino de língua espanhola: desafios, estratégias e possibilidades. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola: linguagem e interculturalidade) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carla Maria Araújo. La importancia de los generos textuales para la enseñanza de ELE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

2.
Cecília Penha Gomes. Mujeres Zapatistas y Educación Decolonial:Interculturalidad Crítica en la enseñanza de E/LE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

3.
Maria Luana Caminha Valois. MIRAR, RECONOCER, SEMBRAR LAS GRIETAS DONDE PUEDAN NACER FLORES: la resignificación de la educación por una perspectiva de la interculturalidad crítica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

4.
Victor Matheus Silva. El Espejo Africano: Reflexiones (De)coloniales. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

5.
Carla Virgínia Rodrigues Diniz de Lima. La importancia de la inserción de temas relacionados a las afro-latinidades en el contexto de la enseñanza de ELE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

6.
Livania Régia da Silva Martins. El compartir de la literatura y sus efectos para los estudiantes en clases de español como LE/L2. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

7.
Claudiana Soares da Silva. La lengua de las mariposas: analisis de la adaptación de los cuentos a la película. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

8.
Victor Matheus da Silva. El Espejo Africano: Reflexiones (De)coloniales. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

9.
Rosangela Maria da Silva. Poemas La Araucana, Arauco Domado y Caupolicán: una construcción dialógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

10.
Paula Fernanda de Almeida Barbosa. El lugar de la literatura en la enseñanza de ELE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

11.
Rita de Cássia Moraes Menezes. Literatura: una herramienta para la enseñanza y aprendizaje del español. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

12.
DANIELLY SORAYA PEREIRA DA SILVA. A importância da literatura no ensino do espanhol como língua estrangeira.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

13.
ZILANDA BATISTA GOMES. ANÁLISIS COMPARATIVOS DE LIBROS DE ESPAÑOL: LA ENSEÑANZA DE LETRAS DE MÚSICA EN CLASE DE LENGUA ESPAÑOLA Y LA FORMACIÓN DEL LECTOR CRÍTICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

14.
Quisi Rubia da Silva Lacerda. ASPECTOS CULTURALES EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS DE ELE: ANÁLISIS DEL MATERIAL ADOPTADO EN LA RED PÚBLICA DE PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

15.
Lucivania Maria da Silva. Como trabajar textos literarios en el proceso de enseñanza/aprendizaje del español como LE para alumnos brasileños. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

16.
Maja Maria da Silva. LA ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA: APLICACIÓN DE LAS POLÍTICAS EDUCACIONALES EN EL SISTEMA DE EDUCACIONAL DE RECIFE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

Iniciação científica
1.
Thiago Teixeira da Silva. Negrismo na poesia de Guillén e diferença entre negrismo latino-americano e europeu.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.

2.
Juliana Cavalcanti Verçoza. VANGUARDA ARTÍSTICA EM CUBA: LITERATURA NEGRISTA E AFROCUBANISMO NAS OBRAS O MONTE DE LYDIA CABRERA E ECUÉ-YAMBA-Ó DE ALEJO CARPENTIER. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Imara Bemfica Mineiro.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MINEIRO, Imara Bemfica. Cultura e Expressão Dramática em Língua Espanhola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MINEIRO, Imara Bemfica. Espanhol e os Meios de Comunicação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
MINEIRO, Imara Bemfica. Oficina de Leitura e Letramento Literário. 2017. .

4.
MINEIRO, Imara Bemfica. Los juegos dramáticos en clases de ELE. 2016. .

5.
MINEIRO, Imara Bemfica. Interculturalidade e ensino de línguas: aprender a desaprender. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:32:07