Rosilda Campelo Dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5753688868778660
  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Sou professora no Ensino Superior desde 2003 no curso de Pedagogia e Pesquisadora desde 2001 no Projeto de Pesquisa História e memória do Curso de Pedagogia e História da Educação na PUC Goiás.Atuo principalmente com as seguintes disciplinas na graduação: Currículo e Avaliação; Gestão e Planejamento Escolar; Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, da Educação Infantil, Estrutura e legislação do Ensino Básico e Fundamentos Históricos, Sociologicos e Filosóficos da Educação.Na Pós graduação de Psicopedagogia, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Docência do Ensino Superior. Sou professora no Ensino Fundamental (primeira fase) na Prefeitura de Aparecida de Goiânia.Coordenadora Pedagógica Voluntaria na ATABAKE-Associação de Artistas pela Educação e Cultura do Estado de Goias durante 2002 a 2012.Em Defesa dos Direitos Humanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosilda Campelo Dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Sociedade Educação e Cultura de Goiás Ltda., Secretaria Municipal de Educação.
Rua Araponga Nr.89 qd.16 LT.10
jardim Vila Boa
99999999 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 32586000
URL da Homepage: http://www.faculdadepadrao.com.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Narrativas Autobiograficas dos Professores Afrodescendentes:Memória e História do Percurso Escolar e de Formação,Orientador: Maria Zeneide Carneiro M. de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Narrativas autobiográficas, história da educação,.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Metodologia do Ensino Superior.. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: "A Formação do Professor e sua metodologia- Um Estudo de caso de Pratica Docente nas Escolas Públicas e Particulares do Município de Goiânia".
Orientador: Giovana Galvão Tavares.
2002 - 2003
Especialização em Formação de Professores- Área de Concentração: Gestão Escolar. (Carga Horária: 540h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: "Trajetória e Memória do Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Goiás".
Orientador: Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida..
1999 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Relação Teoria e Prática na Formação do Pedagogo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Reflexões Face ao Cotidiano de Gestores e Técnicos Educacionais.. (Carga horária: 40h).
Prefeitura de Aparecida de Goiânia, SME, Brasil.
2007 - 2007
Gesta I- Matemática. (Carga horária: 240h).
Secretaria Estadual de Goiás, SEDUC, Brasil.
2007 - 2007
Gestar da LÍngua Portuguesa I. (Carga horária: 240h).
Secretaria Estadual de Goiás, SEC, Brasil.


Atuação Profissional



PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, Carga horária: 30
Outras informações
PROFESSORA DA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL


FACULDADE PADRAO, FP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 4
Outras informações
EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS Descrição: A pesquisa tem como objetivo compreender o impacto das políticas educacionais adotadas pelos governos brasileiros ao longo do percurso histórico e suas articulações com a atualidade, buscando compreender a relação dos processos de formação de professores e sua inserção no exercício profissional da docência no presente e passado. Outra repercussão esperada pelo corpus das pesquisas a serem desenvolvidas pelo grupo será a de contribuir para ampliação da historiografia brasileira e regional, por meio da reconstrução da memória da educação em seus diferentes níveis, processos e modalidades, sobre as instituições educacionais/educativas e sociais, como também as histórias e representações da vida escolar nos estados de Goiás, Minas Gerais e Tocantins, a construção de identidades naquele espaço geográfico bem como a relação dessas memórias com a realidade das práticas escolares na contemporaneidade na cidade e campo. Espera-se também compreender a contribuição desses processos educativos pa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida - Coordenador / José Maria Baldino - Integrante / Adilson Alves da Silva - Integrante / Valdivino Souza Ribeiro - Integrante / Denilda Caetano de Faria - Integrante / Moisés Gregorio da Silva - Integrante / Nívea Oliveira Couto de Jesus - Integrante / Patrícia Marcelina Loures - Integrante / SEBASTIANA APARECIDA MOREIRA - Integrante.

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 4
Outras informações
Um Olhar retrospectivo sobre a trajetória do curso de Pedagogia e o Departamento de Educação: história e memória(1958-1999). Descrição: O objeto de estudo é a hitória da Universssidade Católica de Goiás, enfatizando a implantação dos seus primeiros cursos de licenciatura, entre eles, o de Pedagogia. Estuda as transformaões e mudanças ocorridas na estrutura organizacional e acadêmica da UCG, após a extinção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras-FFCL, e a implantação dos Departamentos, neste caso, o de Educação/EDU, assim como as reformulações curriculares curriculares do curso de Pedagogia ao longo dos seus 50 anos de existência. A pesquisa utiliza-se de fontes primárias, secundáras e orais, numa abordagem historiográfica que privilegia a metodologia de História Oral Temática e análise de contexto histórico-social do Brasil e Regional (Goiás).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida - Coordenador. Financiador(es): Bic Vpg - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 20
Outras informações
FUI BOLSISTA DO PROJETO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS PELA BIC. NOME DO PROJETO: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS E O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO: MEMÓRIA E TRAJETÓRIA. SOB COORDENAÇÃO DA PROFESSORA MESTRE MARIA ZENEIDE CARNEIRO MAGALHÃES DE ALMEIDA.



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
ENTRE CASAS ESCOLAS E OS GRUPOS ESCOLARES:A ESCOLARIDADE NOS GRANDES SERTÕES: MEMÓRIAS,TEMPOS E ESPAÇOS./NEPHEM - GO ? Núcleo de Estudos e Pesquisa da História da Educação e Memória de Goiás - GO
Descrição: O Projeto está vinculado ao grupo/rede de pesquisa -"HISTORIA SOCIEDADE E EDUCAÇÃO BRASILEIRA"_HISTEDBR, sediado na Faculdade de Educação-UNICAMP- CAMPINAS-SP. O grupo de pesquisa constiuído pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa da História da Educação e Memória de Goiás - GO- NEPHEM - GO, formado em 2001/1. ESTÁ VINCULADO ´Linha de Pesquisa:ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS" do PROGRAMA DE pÓS- GRADUAÇÃO STRITO SENSU EM EDUCAÇÃO -PPGE-PUCGoiás/EDU/PROPE e à Rede de pesquisa do centro Oeste-PUCGO/FAPEG; Conta com quatro sub-projetos e suas respectivas linhas de pesquisa, vinculados ao Projeto "guarda-chuva" , que inclue pesquisadores de outras Instituições, como UUNITINS, UNIP, mestrandos e bolsiasta BIC. Líder do Grupo: Maria Zeneide Magalhães Carneiro de AlmeidaMaria Zeneide Magalhães Carneiro de Almeida -Doutora. Equpe de pesquisadores e auxiliares de pesquisa(atual): Adilson Alves da Silva Mestrando Cleberson Pereira Arruda Mestrando Idonizeth Alves Pereira Especialista Marizeth Ferreira Farias Mestranda Rodrigo Fideles Fernandes Mestrando Descrição/natureza do Núcleo de Pesquisa: O NEPHEM tem como objeto de estudo a História e a Memória da Educação no Estado de Goiás. Propõe contribuir para ampliação e aprofundamento dos estudos e pesquisas sobre a educação em Goiás e em sua região intercessora com Minas Gerais-noroeste.O projeto tem dentre seus principais objetivos: sistematizar a história e a memória de mestres-professores do sertão de Minas Gerais e de Goiás, no espaço geográfico da interseção, nos séculos XX e XXI; identificar experiências e práticas educativas de instituições educacionais em Goiás e Capital; ampliar as reflexões no campo da História da Educação Brasileira e Regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Entre as Casas-Escolas e os Grupos Escolares: memórias da escolaridade nos sertões de Goiás e Minas Gerais (Região Trijuntora - 1935-1965)
Descrição: Objeto de estudo: a reconstrução da lembranças sobre as escolas do sertão mineiro e goiano, no período de 1935-65; tem como recorte espacial as região Trijuntora (Goiás-Minas-Bahia) e o grande sertão roseano. Orienta-se pelos objetivos:contribuir para ampliação da historiografia brasileira e regional ; contextualizar e compreender o significado do papel da educação para essa região; preservar a memória dos processos educativos brasileiro e regional. Desenvolver-se-á por meio de corpus escrito e ral, recomeço aos pressupostos metodológicos da História Cultural/Oral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS
Descrição: A pesquisa tem como objetivo compreender o impacto das políticas educacionais adotadas pelos governos brasileiros ao longo do percurso histórico e suas articulações com a atualidade, buscando compreender a relação dos processos de formação de professores e sua inserção no exercício profissional da docência no presente e passado. Outra repercussão esperada pelo corpus das pesquisas a serem desenvolvidas pelo grupo será a de contribuir para ampliação da historiografia brasileira e regional, por meio da reconstrução da memória da educação em seus diferentes níveis, processos e modalidades, sobre as instituições educacionais/educativas e sociais, como também as histórias e representações da vida escolar nos estados de Goiás, Minas Gerais e Tocantins, a construção de identidades naquele espaço geográfico bem como a relação dessas memórias com a realidade das práticas escolares na contemporaneidade na cidade e campo. Espera-se também compreender a contribuição desses processos educativos pa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida - Coordenador / José Maria Baldino - Integrante / Adilson Alves da Silva - Integrante / Valdivino Souza Ribeiro - Integrante / Denilda Caetano de Faria - Integrante / Moisés Gregorio da Silva - Integrante / Nívea Oliveira Couto de Jesus - Integrante / Patrícia Marcelina Loures - Integrante / SEBASTIANA APARECIDA MOREIRA - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALMEIDA, M. Z. C. M. ; PEREIRA, N. C. ; MEDRADO., O. S. ; SANTOS, R. C. . Processo Ensino-Aprendizagem práticas e desafios contemporâneos. 1°. ed. Goiânia: publicar, 2017. v. 2. 136p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. Z. C. M. ; SANTOS, R. C. . MEMÓRIA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FFCL:IMAGENS DE UMA ÉPOCA.. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2003, CAMPO GRANDE-MS. uNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO. CAMPO GRANDE: UCDB. v. 6. p. 01-327.

2.
SANTOS, R. C.; ALMEIDA, M. Z. C. M. ; CAMARGO, K. A. ; TEXEIRA, A. T. . História oral e formação de professores em Goiás: memória das primeiras turmas do curso de pedagogia da Universidade Católica de Goiás. In: V EPECO, 2002, Uberlândia-MG. V Encontro de Pesquisas em Educação do Centro-Oeste, 2002. v. v.

3.
SANTOS, R. C.. O CUSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS: MEMÓRIA E TRAJETÓRIA. In: XI SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS, 2002, GOIÂNIA. uNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. goiânai: Vieria. p. 01-94.

4.
SANTOS, R. C.; ALMEIDA, M. Z. C. M. . O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS: MEMÓRIA E TRAJETÓRIA. In: VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES CATÓLICAS DO CENTRO-OESTE, 2002, GOIANIA. O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS: MEMÓRIA E TRAJETÓRIA. GOIÂNIA: UNIVERSIDAE CATÓLICA DE GOIÁS. v. 6. p. 01-200.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, R. C.. II ENCONTRO CIENTÍFICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARNEIRO, M. Z. A. M. ; PEREIRA, Northon Chapadense ; SANTOS, R. C. . Os Africanos em GOYAS:. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, R. C.. Fundamentos da Alfabetização e Letramento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, C.; NUNES, D. D.; SANTOS, R. C.. Participação em banca de Claudinora dos Santos e Dailton Dias Nunes.A importância da dramatização no processo de compreensão e letramento na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Instituto de Tecnologia e Educação de Goiás.

2.
LEITE, M. C. E. S.; ALEXANDRE, M. L.; MOURA, N. S.; SANTOS, R. C.. Participação em banca de Maria C. e S. Leite, Maria do L. Alexandre;Nadi S. de Moura.A importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Instituto de Tecnologia e Educação de Goiás.

3.
SILVA, C. S. S.; SANTOS, V. P. S.; PEREIRA, N. G.; SANTOS, R. C.. Participação em banca de Cleidiane S. S. Silva;Viviana P. S. Santos;Nilvane G.Pereira.Saúde do Professor e a Silenciosa Síndrome de Bournout. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Instituto de Tecnologia e Educação de Goiás.

4.
ROCHA, R. L.; SANTOS, R. C.. Participação em banca de RAFAELA LUSTOSA ROCHA.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTORIA E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
ROCHA, R. L.; SANTOS, R. C.. Participação em banca de RAFAELA LUSTOSA ROCHA.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTORIA E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Coloquio da Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura"Ciências Humanas em tempos de desconstrução das Politicas de Direitos:desafios e as Pesrctivas. 2017. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, R. C.. Fundamentos da Alfabetização e Letramento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:51:36