Ana Lima Kallás

Bolsista de Doutorado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bacharel e licenciada em História pela mesma universidade e mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente pesquisa o ensino de história da ditadura pós-1964 no Brasil como política de memória, relacionando-o ao tipo de transição para a democracia aqui operada e à experiência de outros países do Cone Sul e do Sul da Europa no enfrentamento de seus passados ditatoriais por meio de políticas educacionais. No mestrado estudou golpes e ditaduras civil-militares na América Latina, defendendo dissertação de mestrado sobre a relação da alta hierarquia da Igreja Católica com o golpe civil-militar no Chile. Realizou pesquisa nos arquivos históricos de Santiago do Chile e publicou artigos sobre o tema. Foi vinculada ao projeto Políticas Públicas de Memória para o Estado do Rio de Janeiro: pesquisas e ferramentas para a não repetição, desenvolvido pela PUC-Rio em parceria com a FAPERJ e a Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio). Recentemente, trabalhou como Analista de Pesquisa da Comissão Nacional da Verdade (CNV) no Rio de Janeiro, contribuindo para a elaboração do Relatório Final apresentado em dezembro de 2014. Foi professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), vinculada ao Laboratório de Formação Geral na Educação Profissional em Saúde (Labform), onde ministrou aulas de história para o Ensino Médio integrado ao ensino técnico em saúde. Foi orientadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação da EPSJV, Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Atuou na produção de material didático para o Programa Nacional de Aprendizagem do Setor Bancário (2010) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano (2011-2013). Foi professora de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Lima Kallás
Nome em citações bibliográficas
KALLÁS, A. L.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Ensino de História como política de memória: a temática da ditadura pós-1964 e seu legado nas políticas educacionais (1985 - 2015),
Orientador: Marcelo Badaró Mattos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; ditadura militar; memória.
2006 - 2008
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A paz social e a defesa da ordem: a Igreja Católica, o governo Allende e o golpe militar no Chile,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Jessie Jane Vieira de Sousa.
Coorientador: Renato Luís do Couto Neto e Lemos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: chile; igreja; política.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História do Chile.
2000 - 2005
Graduação em Abi - História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Orientador: Norberto Osvaldo Ferreras.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Colégio de Aplicação da UFRJ, CAP UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Conservação fotográfica. (Carga horária: 24h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
2000 - 2001
Comunicação Social; habilitação Produção Editorial.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista TCT, Carga horária: 40
Outras informações
Vinculada ao Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio como bolsista do projeto "Políticas Públicas de memória para o Estado do Rio de Janeiro: pesquisas e ferramentas para a não-repetição". O presente projeto se insere no campo de pesquisa em direitos humanos do Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito da PUC-Rio. A partir de um determinado quadro teórico-político de compreensão sobre a(s) memória(s) e o processo de justiça de transição no Brasil, apresenta-se uma proposta de pesquisa bibliográfica, documental, de história oral e de intercâmbio de experiências, cujos resultados pretendem atingir dois objetivos principais: i) apoiar o trabalho da CEV-Rio no que se refere às recomendações ao poder público sobre políticas de memória para o Estado do Rio de Janeiro; ii) fornecer subsídios para o desenvolvimento de um conjunto de políticas e ferramentas específicas de publicização de conteúdos consistentes e consolidados que auxiliem a CEV-Rio em sua função pedagógica mais ampla de reconstrução da memória histórica e social e da não repetição da experiência traumática da ditadura.

Atividades

06/2015 - 02/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Direitos Humanos PUC-Rio, .

6/2015 - 02/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Direitos Humanos PUC-Rio, .


Comissão Nacional da Verdade, CNV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Analista de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40


Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, EPSJV/FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de História do Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico em Saúde. Pesquisadora do Laboratório de Formação Geral na Educação profissional em Saúde (LabForm). Em 2015, segue vinculada ao curso de Pós Graduação, em nível de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Formação Geral na Educação Profissional em Saúde (LabForm), .


Laboratório Trabalho e Formação, COPPE, UFRJ, LT&F/COPPE/UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 24
Outras informações
Realizou atividades de pesquisa de nível superior como historiadora, integrando uma equipe de caráter interdisciplinar. Dentre as atividades realizadas, destacamos: - Pesquisa bibliográfica sobre a "História da formação profissional no Brasil", "trabalho, juventude e formação profissional", compreendendo o levantamento e a sistematização, em banco de dados, das principais referências bibliográficas e pesquisas existentes; - Participação em reuniões periódicas com a equipe para planejamento do trabalho; - Realização de grupo focal com educadores dos programas com sistematização de dados; - Elaboração, revisão e edição de conteúdo para livros didáticos, com ênfase na formação inicial para o mundo do trabalho e historicização de conceitos-chave (trabalho, direitos, técnica, ciência, comunicação, etc);

Atividades

01/2010 - 06/2013
Pesquisa e desenvolvimento , COPPE/UFRJ, .


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I - História, Carga horária: 16
Outras informações
Regência de turmas de 6º ao 9º ano, realizando planejamento e avaliação da aprendizagem.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: mestranda, Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do CNPq, UFRJ. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social. A dissertação discute o papel político desempenhado pela alta hierarquia da Igreja Católica do Chile no período de governo da Unidade Popular (1970 ? 1973) e sua participação como legitimadora moral do golpe civil-militar que derrubou o presidente Salvador Allende. A relação Igreja e política no Chile é compreendida como distinta dos demais países latino-americanos devido à opção do episcopado pela Democracia Cristã a partir da década de 1960. Entendendo a Igreja como um aparelho privado de hegemonia, partimos da hipótese de que diante de um contexto de ativação popular ? como era o que caracterizava o Chile em meados de 1972 ? a Igreja, por meio de pronunciamentos que invocavam a ?paz social?, a ?reconciliação nacional? e a ?defesa da democracia? acabou por legitimar e se incorporar à frente civil-militar que derrubou Allende. A pesquisa, realizada em acervos da Igreja do Chile e na Biblioteca Nacional de Santiago, contou com a análise e a comparação, guardadas suas devidas especificidades, entre os documentos e revistas episcopais e os editoriais do jornal 'El Mercurio', expressão das classes dominantes chilenas.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas ministradas para turmas de graduação em História no curso de "História da América no Contexto Contemporâneo", sob a coordenação da Profª. Drª. Jessie Jane Vieira de Souza. As aulas fizeram parte do módulo "Transições conservadoras, neoliberalismo e violência: blocos econômicos e interesses imperiais" e abordaram os seguintes temas: (1) "O sentido histórico dos golpes militares na América Latina"; (2) "As diferenças entre as ditaduras oligárquicas da América Central e as ditaduras militares do Cone Sul"; (3) "O regime militar chileno (1973 - 1990): repressão, 'refundação econômica' e laboratório do neoliberalismo" (4) "O fim dos regimes militares no Cone Sul"

Atividades

05/2006 - 04/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, .


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Doutoranda em História Social pela UFF, ingresso em 2016. Projeto de pesquisa: "Ensino de História como política de memória: a temática da ditadura civil-militar e seu legado nas políticas educacionais".

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC, da Universidade Federal Fluminense, com bolsa do CNPq. Foi vinculada ao projeto "A ficcionalização da memória da luta armada da Argentina" desenvolvido pelo professor Norberto Ferreras do Núcleo de Estudos Contemporâneos, Depto de História da UFF. Atou na leitura e sistematização de bibliografia sobre a ditadura argentina, a literatura de Oswaldo Soriano e as relações entre história, memória e literatura. Produziu artigo e apresentação oral da pesquisa em Seminário realizado na UFF.

Atividades

08/2004 - 07/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.


Marcos Carrilho Arquitetos, MC, ARQUITETOS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como pesquisadora, levantando bibliografia e dados sobre a economia e a urbanização do estado do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. O enfoque da pesquisa constituiu o processo de construção da estrada Rio de Janeiro - Juiz de Fora e o desenvolvimento das cidades do caminho. Atuou na coleta e sistematização de dados na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, produziu relatório completo de pesquisa e um artigo para livro.

Atividades

2008 - 2008
Outras atividades técnico-científicas , Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Biblioteca Nacional.

Atividade realizada
Produção de relatório de pesquisa "Caminhos do Rio a Juiz de Fora".

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, CPDOC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi bolsista de iniciação científica do CPDOC no projeto "Pesquisa Iconográfica em Revistas de Turismo", coordenado pelo prof.º Celso Castro. Atuou na coleta e sistematização de dados na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, produziu artigo e apresentação oral da pesquisa em Seminário na FGV.

Atividades

07/2003 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , CPDOC, .


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico-administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Agente Censitário do IBGE. Realização de atividades internas. Preparação de informações, atualização de mapas e realização de testes para a efetuação do Censo Demográfico de 2010.



Linhas de pesquisa


1.
literatura, memória e história

Objetivo: A pesquisa teve por objetivo analisar as relações entre história, memória e literatura a partir da leitura dos romances do autor argentino Osvaldo Soriano (1943 - 1997). Apesar de sua produção consistir em um misto de gêneros literários, é notável a utilização de elementos da realidade argentina numa 'História ficcionalizada', que busca dialogar com a sociedade argentina do pós-ditadura para intervir na construção da memória coletiva dos "anos de chumbo". O projeto teve por objetivos buscar a compreensão da dinâmica de construção da memória histórica através de obras literárias; analisar o processo de disputa pela construção da memória social; estudar as relações entre história, literatura e memória e entender o processo de ficcionalização da história a partir da posição de distintos grupos sociais envolvidos. 1ª etapa: leitura de bibliografia específica sobre a História Contemporânea da Argentina de 1950 a 1980. 2ª etapa: leitura das obras de Osvaldo Soriano (No habrá más penas ni olvido, 1983) e artigos de Elizabeth Jelin e Susana Kaufman. 3ª etapa: leitura e discussões sobre o peronismo e luta armada na Argentina. Discussão do processo de ficcionalização do passado histórico nas obras literárias..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: osvaldo soriano; peronismo; ditadura militar; memória; literatura.
2.
Sociedade e Política. Ditaduras militares no Brasil e na América Latina.

Objetivo: A revitalização da História Política, a aproximação com metodologias diferenciadas sem, no entanto, perder a especificidade de seu objeto. O tema "Ditaduras militares no Brasil e America Latina" busca analisar o contexto político, econômico e social dos países latino-americanos antes e depois dos golpes civil-militares das décadas de 1960 e 1970 bem como a conformação das frentes civil-militares que apoiaram os golpes..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.
Palavras-chave: história política; ditaduras militares; golpes civil-militares.
3.
Rio de Janeiro; turismo; iconografia

Objetivo: Analisar o uso da iconografia como fonte histórica. Identificar a representação do Rio de Janeiro como "cidade maravilhosa" nas revistas de turismo de 1920 a 1960. Selecionar e reproduzir imagens de revistas e periódicos de turismo como a 'Touring' e o 'Jornal do Turismo', cujos exemplares se encontram na Biblioteca Nacional. Classificar o material iconográfico em blocos temáticos, como: pontos turísticos, meios de transporte, atrações e serviços turísticos e turismo no interior do estado do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa contribui para a produção do livro "História do turismo no Brasil" (2013) de autoria de Celso Corrêa Pinto de Castro (CPDOC/FGV)..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Rio de Janeiro; turismo; iconografia.
4.
Trabalho e Formação no Brasil

Objetivo: Refletir sobre os diferentes atores sociais empenhados com a democratização da formação profissional e das relações de trabalho. Contribuir, nas áreas da engenharia, ciências sociais e educação, para o desenvolvimento de processos de formação que priorizem valores sociais na aplicação da técnica. Desenvolver uma concepção de formação profissional referenciada à práxis, articulando conteúdos de uma formação técnica geral a uma formação mais específica, concebida a partir de Arcos Ocupacionais compostos de diferentes ocupações de base técnica comum. Produzir materiais didáticos, incorporando conteúdos de Formação Técnica Geral (FTG), presentes em qualquer atividade profissional e associados aos conteúdos específicos das ocupações. Promover grupos de leitura e debates sobre os seguintes temas: reestruturação produtiva e qualificação do trabalhador; políticas públicas de formação profissional no Brasil; metodologias de formação profissional no Brasil; relações entre trabalho, educação e desenvolvimento..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação.
Palavras-chave: trabalho; formação profissional; políticas públicas; educação.
5.
Educação e Trabalho; Politecnia; Ensino de História
6.
Políticas públicas de memória
7.
Políticas de memória e ensino de história

Objetivo: Oferecer subsídios para o relatório final da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro ao governo do estado; Subsidiar a CEV-Rio em sua função pedagógica de não-repetição; Contribuir para o aprofundamento das políticas educacionais relativas ao ensino da ditadura militar..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Observatório da História da Classe Trabalhadora
Descrição: Grupo de estudos coordenado pelo professor Marcelo Badaró Mattos que tem discutido Gênero, raça e interseccionalidades no capitalismo. Nesse sentido, buscamos analisar as relações entre patriarcado e capitalismo; feminismo e marxismo; relações sociais de sexo e de gênero, raça/etnia e classe; interseccionalidade e consubstacialidade; trabalho feminino e capitalismo periférico; marxismo e opressão à mulher; capitalismo e racismo e política da diferença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Políticas Públicas de Memória para o Estado do Rio de Janeiro: pesquisas e ferramentas para a não repetição
Descrição: Pesquisa bibliográfica, documental e de intercâmbio de experiências com países do Cone Sul, cujos resultados buscam apoiar o trabalho da CEV-Rio no que se refere às recomendações ao poder público sobre políticas de memória e ensino para o Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Lima Kallás - Integrante / Fernanda Pardal - Integrante / José María Gomez - Coordenador / Mariana Ferreira - Integrante.
2010 - 2013
Trabalho e educação: metodologias de formação profissional no Brasil
Descrição: Levantamento bibliográfico sobre formação profissional no Brasil, produção de artigo cientifico, realização de fóruns de discussão e seminário. Produção de material didático da Formação Técnica Geral do Programa Jovem Aprendiz do Setor Bancário e do ProJovem Urbano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Economia e urbanização do estado do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX
Descrição: Pesquisa financiada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), nº 056563. Tema: O contexto e as motivações da modernização das estradas do Rio de Janeiro a Juiz de Fora no século XX, com ênfase no período de governo Juscelino Kubitschek. O desenvolvimento das cidades do caminho, com destaque para Petrópolis e o turismo na região serrana. A economia regional dos municípios de Petrópolis e Juiz de Fora após o esgotamento da economia cafeeira. Pesquisa realizada na Biblioteca Nacional, na Biblioteca do CCMN (UFRJ), Biblioteca do IPPUR (UFRJ) e Arquivo da Cidade (RJ) sob a coordenação da Profª. Maria Cristina Wolff de Carvalho (FAAP-SP)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
A luta pela memória. Osvaldo Soriano e a ficcionalização da memória da luta armada da Argentina
Descrição: Pesquisa de iniciação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2003
Projeto História Viva
Descrição: Recuperação da história da localidade de São José Operário no morro de São Carlos (Estácio, RJ) por meio de entrevistas com moradoras da terceira idade. Uso da metodologia de História Oral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2003
História do Turismo no Rio de Janeiro
Descrição: Pesquisa de iniciação científica. Revistas de Turismo do início do século XX. Fundação Biblioteca Nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - 2015
Periódico: Revista Taller


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História Latino-Americana.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ditadura militar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Aprovação em Concurso Público, professor I, Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu, RJ, .
2016
Aprovação em Concurso Público, professor I, Secretaria Municipal de Educação de Barra do Piraí, RJ, .
2015
Aprovação em Concurso Público, técnico em assuntos educacionais, CEFET-RJ, .
2010
Aprovação em Concurso Público, 2º lugar, técnico história IPHAN, .
2009
Aprovação em processo Seletivo Simplificado, técnico administrativo, IBGE, .
2008
Dissertação de mestrado aprovada com louvor, Programa de Pós-Graduação em História Social, UFRJ.
2008
Aprovação em Concurso Público, professor I, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, .


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
KALLÁS, Ana Lima  Data: 01/06/2010

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
KALLÁS, Ana Lima  Data: 01/05/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
KALLÁS, A. L.2017KALLÁS, A. L.. Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 6, p. 130-157, 2017.

2.
KALLÁS, A. L.2017KALLÁS, A. L.. A repressão aos trabalhadores na ditadura a partir das contribuições da História Social do Trabalho: uma leitura do relatório final da CNV. REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS, v. 21, p. 525-557, 2017.

3.
KALLÁS, A. L.2009KALLÁS, A. L.. Caminhos da historiografia chilena sobre o golpe de 1973: linhas teóricas e debates. Territórios e Fronteiras (UFMT), v. 2, p. 32-49, 2009.

4.
KALLÁS, A. L.2008KALLÁS, A. L.. Em nome da Ordem Democrática e da Reconciliação Nacional: Igreja Católica e imperialismo na América Latina - o caso chileno. Revista História e Luta de Classes, v. 4, p. 45-52, 2008.

5.
KALLÁS, A. L.2008KALLÁS, A. L.. A "legalidade democrática" no golpe de 1973: bispos, Democracia Cristã e El Mercurio no Chile de Allende. Em Tempo de Histórias, v. 12, p. 128-150, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
KALLÁS, A. L.; BLAY, B. . Caminhos do Rio a Juiz de Fora: do século XIX ao XX. In: CARVALHO, Maria Cristina Wolff. (Org.). Caminhos do Rio a Juiz de Fora. 1ed.São Paulo: M. Carrilho Arquitetos, 2010, v. , p. 119-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KALLÁS, A. L.. O ensino de passados traumáticos: as relações entre história, memória e educação no desenvolvimento de uma pedagogia da memória. In: XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2018, Niterói. Encontro de história da Anpuh-Rio, 2018. v. 18.

2.
KALLÁS, A. L.. Os usos públicos da história e o ensino de história: a abordagem de temas controversos. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

3.
KALLÁS, A. L.. Ditadura e redemocratização no ensino de história: revisitação a partir de eventos recentes. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos Historiadores - velhos e novos desafios, 2015.

4.
KALLÁS, A. L.. A Igreja Católica diante da modernização capitalista do Cone Sul: o Partido Democrata Cristão como projeto político do catolicismo chileno (1957-1973). In: I Encontro do GT nacional de história das religiões e religiosidades - ANPUH. Identidades Religiosas e História, 2007, Maringá. I Encontro do GT Nacional de História das Religiões e das Religiosidades/ANPUH, 2007.

5.
KALLÁS, A. L.. A grande imprensa e a articulação da frente golpista no Chile de Allende: El Mercurio como. In: III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS, 2007, Rio de Janeiro. III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS, 2007.

6.
KALLÁS, A. L.. Religião e Política na América Latina: a Igreja Católica e o governo de Salvador Allende (1970-1973). In: VII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2006, Campinas, SP. VII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2006.

7.
KALLÁS, A. L.. A Igreja Católica no contexto chileno de 1970 a 1973: intervenções, disputas e fragmentações. In: XII Encontro Regional de História ANPUH, 2006, Niterói. Usos do Passado: XII Encontro Regional de História ANPUH, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KALLÁS, A. L.. Mulheres na ditadura pós-1964 no Brasil. In: IV Seminário Internacional Mundos do Trabalho, 2016, Manaus. IV Seminário Internacional Mundos do Trabalho, 2016.

2.
KALLÁS, A. L.; ZAMBERLAN, F. . ?Development of Methodologies for Training in Brazil : The COPPE/UFRJ?s Work. In: 8 th INTERNATIONAL CONGRESS OF THE RLDWL - REGIONAL AND LOCAL SUSTAINABLE DEVELOPMENT, 2012, Bhubaneswar - India. REPORT OF THE 8 th INTERNATIONAL CONGRESS OF THE RLDWL, 2012.

3.
KALLÁS, A. L.. A Igreja Católica e o golpe militar no Chile. In: II Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS, 2006, Rio de Janeiro. II Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS, 2006.

4.
KALLÁS, A. L.. Osvaldo Soriano: a literatura da resistência à ditadura argentina. In: 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005, Niterói, RJ. 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005.

5.
KALLÁS, A. L.. Pesquisa Iconográfica em Revistas de Turismo 1920 - 1960. In: 7º Encontro de Iniciação Científica CPDOC, 2003, Rio de Janeiro. 7º Encontro de Iniciação Científica CPDOC, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMEZ, J. M. ; KALLÁS, A. L. . O ensino de história da ditadura nos manuais escolares recentes: disputa de memória e construção da hegemonia.. Livro Aberto, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
KALLÁS, A. L.. O ensino de passados traumáticos: as relações entre história, memória e educação no desenvolvimento de uma pedagogia da memória. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KALLÁS, A. L.. Os usos públicos da História e o ensino de história: a abordagem de temas controversos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
KALLÁS, A. L.. Mulheres na ditadura pós-1964 no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
KALLÁS, A. L.. Ditadura e redemocratização no ensino de história: revisitação a partir de eventos recentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KALLÁS, A. L.. Recomendações sobre Ensino de História da ditadura nas escolas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
KALLÁS, A. L.. A Igreja Católica diante da modernização capitalista do Cone Sul: o Partido Democrata Cristão como projeto político do catolicismo chileno (1957-1973). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KALLÁS, A. L.. A grande imprensa e a articulação da frente golpista no Chile de Allende: El Mercurio como "partido" da burguesia chilena. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KALLÁS, A. L.. A Igreja Católica no contexto chileno de 1970 a 1973: intervenções, disputas e fragmentações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KALLÁS, A. L.. Religião e Política na América Latina - a Igreja Católica e o governo de Salvador Allende (1970-1973). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KALLÁS, A. L.. A Igreja Católica e o golpe militar no Chile. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
KALLÁS, A. L.. Osvaldo Soriano: da literatura de resistência à ditadura argentina. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
KALLÁS, A. L.. Pesquisa Iconográfica em Revistas de Turismo 1920-1960. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
KALLÁS, A. L.; GOMEZ, J. M. ; PRADAL, F. . Políticas Públicas de Memória para o Estado do Rio de Janeiro: pesquisas e ferramentas para a não-repetição. 2015.

2.
KALLÁS, A. L.. Relatório Final da CNV. 2014.

3.
KALLÁS, A. L.. Seleção Pública de Projetos Sociais do Programa Desenvolvimento e Cidadania Petrobras. 2010.

Redes sociais, websites e blogs
1.
KALLÁS, A. L.. Projeto Escola Sem Partido: atualização de projetos autoritários em período democrático. 2016; Tema: História da Ditadura. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMEZ, J. M. ; KALLÁS, A. L. . Lugares de memória. Ditadura militar e resistências no estado do Rio de Janeiro. 2018. (Pesquisa para livro).

2.
KALLÁS, A. L.; GOMEZ, J. M. . Relatório sobre Ensino da ditadura civil-militar no Brasil. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
KALLÁS, A. L.; GOMEZ, J. M. ; PRADAL, F. . Relatório sobre políticas públicas de memória para o estado do Rio de Janeiro. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
KALLÁS, A. L.. Relatório Final da Comissão da Verdade do Rio. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
KALLÁS, A. L.. Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade. 2014. (Relatório de pesquisa).

6.
KALLÁS, A. L.; GUERREIRO, J. ; ZAMBERLAN, F. ; GARCIA, J. D. E. M. ; LADOSKY, M. G. . Formação Técnica Geral. Guia de Estudo. Unidades Formativas I - II - VI. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProJovem Urbano. Formação Técnica Geral).

7.
KALLÁS, A. L.. Formação Técnica Geral. Manual do Educador. Unidades Formativas I - II - VI. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProJovemUrbano.FormaçãoTécnicaGeral).

8.
KALLÁS, A. L.. Formação Técnica Geral. Qualificação Profissional. Guia de Estudo. Unidades Formativas I e II.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProJovem Urbano.FormaçãoTécnicaGeral).

9.
KALLÁS, A. L.. Formação Técnica Geral. Qualificação Profissional. Manual do Educador. Unidades Formativas I e II.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProJovem Urbano.FormaçãoTécnicaGeral).

10.
KALLÁS, A. L.; VERGARA, A. F. ; ZAMBERLAN, F. . Arco Ocupacional. Jovem Aprendiz. Serviços Administrativos. Livro do Educador.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Jovem Aprendiz. Qualificação para o Trabalho. Ministério do Trabalho e Emprego.).

11.
KALLÁS, A. L.. Arco Ocupacional. Adolescente Aprendiz. Serviços Administrativos. Livro do Educador.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Adolescente Aprendiz.Qualificação para oTrabalho. Ministério doTrabalhoeEmprego.).

12.
KALLÁS, A. L.. Arco Ocupacional. Jovem Aprendiz. Serviços Administrativos. Livro do Educador.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Jovem Aprendiz.Qualificação para o Trabalho. Ministério doTrabalhoeEmprego.).

13.
KALLÁS, A. L.. Arco Ocupacional Serviços Bancários. Jovens Aprendizes. Livro do Aluno.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Jovem Aprendiz.Qualificação para o Trabalho. Ministério doTrabalhoeEmprego.).

14.
KALLÁS, A. L.. Arco Ocupacional Serviços Bancários. Jovens Aprendizes. Livro do Educador.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Jovem Aprendiz.Qualificação para oTrabalho.Ministério doTrabalhoeEmprego.).

15.
KALLÁS, A. L.; VERGARA, A. F. ; ZAMBERLAN, F. ; MOURA, C. ; CARDOSO, R. . Arco Ocupacional. Adolescente Aprendiz. Serviços Administrativos. Livro do Aprendiz.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Adolescente Aprendiz. Qualificação para o Trabalho. Ministério do Trabalho e Emprego.).

16.
KALLÁS, A. L.. O contexto de surgimento da Democracia Cristã e o governo de Eduardo Frei no Chile (1964 - 1970). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
KALLÁS, A. L.. Atividades econômicas e sócio-culturais na Baixada Fluminense e região Serrana. 2008. (Relatório de pesquisa).

18.
KALLÁS, A. L.. O sentido histórico dos golpes militares na América Latina. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
KALLÁS, A. L.. O regime militar chileno (1973 - 1990). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
KALLÁS, A. L.. O fim das ditaduras militares no Cone Sul. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KALLÁS, A. L.; DANTAS, André. Participação em banca de Sandra Gunkel Scheeren. Gramsci e o MST; um diálogo possível: pensando nossa escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

2.
KALLÁS, A. L.; PRONKO, Marcela. Participação em banca de Sandra Gunkel Scheeren. Gramsci e a escola dos sem terra: um diálogo possível. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário do Grupo de Pesquisa Observatório da História da Classe Trabalhadora. 2018. (Seminário).

2.
XI Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. 2017. (Encontro).

3.
XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH.Os usos públicos da história e o ensino de história: a abordagem de temas controversos. 2017. (Simpósio).

4.
IV Seminário Internacional Mundos do Trabalho.Mulheres na ditadura pós-1964 no Brasil. 2016. (Seminário).

5.
XVIII Simpósio Nacional de História - ANPUH.Ditadura e redemocratização no ensino de história: revisitação a partir de eventos recentes. 2015. (Simpósio).

6.
O colapso das ditaduras - sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul. 2012. (Outra).

7.
Destinações da Cultura Popular em Museus. 2010. (Seminário).

8.
I Encontro do GT nacional de história das religiões e religiosidades - ANPUH. Identidades Religiosas e História.A Igreja Católica diante da modernização capitalista do Cone Sul: o Partido Democrata Cristão como projeto político do catolicismo chileno (1957-1973). 2007. (Encontro).

9.
III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.A grande imprensa e a articulação da frente golpista no Chile de Allende: El Mercurio como "partido" da burguesia chilena. 2007. (Outra).

10.
II Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.A Igreja Católica e o golpe militar no Chile. 2006. (Outra).

11.
Mini-curso: História Argentina Contemporânea. 2006. (Outra).

12.
Seminário Internacional Ditadura e Democracia na América Latina: balanço histórico e perspectivas. 2006. (Seminário).

13.
Seminário Marxismo e História. 2006. (Seminário).

14.
VII Encontro Internacional da ANPHLAC.Religião e Política na América Latina - A Igreja Católica e o governo de Salvador Allende (1970-1973). 2006. (Encontro).

15.
XII Encontro Regional de História ANPUH.A Igreja Católica no contexto chileno de 1970 a 1973: intervenções, disputas e fragmentações. 2006. (Encontro).

16.
15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Osvaldo Soriano: literatura de resistência a ditadura argentina. 2005. (Seminário).

17.
7º Encontro de Iniciação Científica CPDOC.Pesquisa Iconográfica em Revistas de Turismo 1920-1960. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KALLÁS, A. L.. Semana de História: "A luta de classes e a Transformação Histórica" e "Ensino Profissional de História". 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandra Gunkel Scheeren. Gramsci e o MST um diálogo possível: pensando nossa escola. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lima Kallás.



Inovação



Projetos de pesquisa



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