Cláudia Martins Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6475908934554489
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Possui Doutorado em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (2009) e Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Também cursou Especialização em Alfabetização pela Faculdade de Educação da Bahia (1994), além da Especialização em Linguistica Aplicada ao Ensino do Português pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Atuou durante 20 anos como professora da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba. No momento, atua como professora titular da Universidade do Estado da Bahia, Campus II. É também professora do Mestrado em Crítica Cultural da UNEB-Ba. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística Aplicada, e atua em pesquisa e formação de professores, envolvendo, principalmente, os seguintes temas: língua portuguesa - linguística aplicada - ensino, cognição - aquisição de escrita e leitura - patologias de leitura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Martins Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação - DEDC - Campus II.
Rodovia Alagoinhas - Salvador, Br 110, Km 03
41040-210 - Alagoinhas, BA - Brasil
Telefone: (75) 34221139
URL da Homepage: http://www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O estatuto da sílaba na aprendizagem da leitura: um estudo comparativo entre adultos e crianças, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Elizabeth Reis Teixeira.
Palavras-chave: canonicidade silábica - aquisição da leitura; ensino de leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 1999
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O uso de estratégias de leitura na fase inicial de aprendizagem da lectoescritura,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Prof Dr. José Marcelino Poersch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: leitura inicial; alfabetização; aquisição da lectoescritura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1993 - 1994
Especialização em Alfabetização.
Faculdade de Educação da Bahia, FEBA, Brasil.
1990 - 1992
Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino do Português.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1985 - 1989
Graduação em Letras.
Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, FESPI, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado.
1982 - 1984
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual de Itabuna, CEI, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Colegiado de Letras Vernáculas do Campus II/UNEB

Atividades

08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - DEDC - Campus II, .

08/2012 - Atual
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
Linguística
Metodologia da Pesquisa
08/2011 - Atual
Ensino, Crítica Cultural, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas da Subjetividade
Políticas de Letramento
07/2010 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estabelecimento dos Estudos Linguísticos
Morfologia e construção do significado
Estudos fonéticos e fonológicos
Leitura e produção textual
10/2010 - 07/2011
Direção e administração, Departamento de Educação - DEDC - Campus II, .

Cargo ou função
Coordenadora do Colegiado de Letras Vernáculas.

Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 40


Secretaria de Educação da Bahia, SEC-BA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da Secretaria Executiva da Comissão de Avaliação da Educação Superior, vinculada à Coordenação da Educação Superior - CODES, da Secretaria da Educação da Bahia - SEC-BA. Período: março de 2010 a fevereiro de 2011.


Colégio Estadual de Itabuna, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

4/1991 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Escola Pio XII, PIO XII, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

3/1989 - 8/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua Inglesa

Escola Carrossel, CARROSSEL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/1993 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira

Ação Fraternal de Itabuna, AFI, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Letramento, identidade e formação de professores


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Retratos da pedagogia da leitura na Educação Fundamental I
Descrição: Pretende-se, com essa proposta, desenvolver um estudo de campo com o objetivo de compreender, a partir da análise dos materiais didáticos de intervenção e avaliação utilizados pela equipe pedagógica do município de Alagoinhas-Ba, quais estratégias de ensino foram utilizadas visando o desenvolvimento de habilidades de aquisição da leitura nos alunos das séries iniciais do ensino fundamental (doravante EF), ou seja, as turmas de alfabetização. Dessa forma, coloca-se em discussão a função do material didático-pedagógico, dos documentos institucionais e institucionalizados de ensino, acompanhamento e avaliação utilizados pelos atores da ação pedagógica visando à formação leitora e desenvolvimento de habilidades de leitura nas crianças das séries iniciais do ensino fundamental na cidade de Alagoinhas. Tomar-se-á como referência tanto o material de amplitude nacional produzido a partir dos últimos programas fomentadores da política de alfabetização nacional (PNAIC, PACTO entre outros) como aqueles produzidos pela equipe pedagógica alagoinhense. Dessa forma, o percurso metodológico parte da análise dos documentos oficiais que regulamentam o ensino da alfabetização, utilizando-se da metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), bem como apreciando materiais didáticos e avaliativos utilizados durante este período em estudo, para elaborar uma leitura crítico-interpretativa e propor novas perspectivas para o ensino da leitura no interior da educação municipal. A proponente desta pesquisa pretende trazer sua contribuição como pesquisadora e sua experiência como docente da educação fundamental para fomentar a discussão sobre o ensino da leitura nas séries iniciais, fornecendo contribuições para pensar uma pedagogia de leitura no município que contribua para formar crianças leitoras autônomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Retratos do ensino da escrita: o lugar da leitura na aula de alfabetização
Descrição: Projeto de licença sabática: Pretende-se, com essa proposta, desenvolver um estudo de campo com o objetivo de compreender, a partir da análise dos materiais didáticos de intervenção e avaliação utilizados pelos professores e equipe pedagógica do município de Ilhéus-Ba, quais estratégias de ensino foram utilizadas visando o desenvolvimento de habilidades de aquisição da leitura nos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, ou seja, as classes de alfabetização. Dessa forma, coloca-se em discussão a função do material didático-pedagógico, dos documentos institucionais e institucionalizados de ensino e de avaliação e dos instrumentos de acompanhamento do docente para a formação leitora e desenvolvimento de habilidades de leitura nas crianças das séries iniciais do ensino fundamental na cidade de Itabuna. Tomar-se-á como referência tanto o material de amplitude nacional produzido a partir dos últimos cursos de formação de alfabetizadores (Pro-letramento, PNAIC entre outros) como aquele produzido pela equipe pedagógica itabunense ou mesmo pelos próprios professores do município em estudo. Dessa forma, o percurso metodológico parte da análise dos documentos oficiais que regulamentam o ensino da alfabetização, passando por entrevistas aos professores que atuam/atuaram nas séries em estudo (caso se faça necessário), bem como apreciando materiais didáticos e avaliativos utilizados durante este período em estudo, para elaborar uma leitura crítico-interpretativa e propor novas perspectivas para o ensino da leitura no interior da educação municipal. A proponente desta pesquisa pretende trazer sua contribuição como pesquisadora e sua experiência como docente da educação fundamental para fomentar a discussão sobre o ensino da leitura nas séries iniciais. Tal proposição tanto pode fornecer contribuição para o município grapiúna como também poderá contribuir com o município de Alagoinhas ? cidade onde a pesquisadora atua ? visando à construção de uma pedagogia de ensino da leitura das séries iniciais, e podendo estender tais conclusões aos demais municípios da Bahia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Cenas da pesquisa em leitura na Bahia: revelando os instrumentos de investigação
Descrição: Pretende-se, com essa pesquisa, desenvolver um estudo bibliográfico e descritivo, objetivando-se delinear o estado da arte das pesquisas sobre leitura desenvolvidas pelas universidades públicas da Bahia, ao longo dos últimos 12 anos. Para tal, serão investigadas as teses de Mestrado e Doutorado defendidas por professores ou estudantes das universidades públicas baianas, entre os anos de 2000 e 2012, tendo como procedimentos: a) levantamento dos instrumentos de leitura utilizados naquelas pesquisas; b) identificação de aspectos da leitura para os quais ainda não há instrumentos disponíveis; c) proposição de um instrumento facilmente disponível aos estudiosos interessados na pesquisa em leitura. Esta pesquisa pretende contribuir, também, com o debate mais amplo acerca da metodologia de pesquisa em letras, fornecendo contribuição para o debate a respeito do papel do instrumento de coleta de dados para a pesquisa em ciências humanas, especialmente nas ciências que envolvam a linguagem como foco de atenção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cláudia Martins Moreira - Coordenador.Número de orientações: 1
2002 - 2004
Os estágios de desenvolvimento da leitura em LP
Descrição: Autora e coordenadora de projeto de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Cláudia Martins Moreira - Coordenador / Ednei Barros dos Santos - Integrante / Maurício Santos Silva - Integrante / Jovane Dias Santos - Integrante.Número de orientações: 3
1995 - 1996
Linguagem e Cognição
Descrição: Coordenadora de projeto de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cláudia Martins Moreira - Coordenador / Isaura Vivianne de Freitas - Integrante / Marco Antonio Rodrigues Vieira - Integrante / Ednei Barros dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Oficina Aprendizagem da leitura pela criança: uma abordagem cognitiva
Descrição: Processo de aprendizagem da leitura na criança sob uma perspectiva cognitiva. Diferenciação entre leitor fluente e leitor iniciante. Relação entre leitura e oralidade na fase inicial de aquisição da escrita. Estágios de aquisição da leitura. Estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura. Estratégias de aquisição da leitura. Estratégias de ensino da leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (30) .
Integrantes: Cláudia Martins Moreira - Coordenador.
2017 - 2017
Curso de extensão pesquisa em letras: teoria e prática
Descrição: A pesquisa científica na dimensão linguística. Pesquisa científica e princípios éticos na pesquisa em Letras. A pesquisa e sua inter-relação com o ensino e a extensão. Aspectos teórico-metodológicos na elaboração de projetos de pesquisa e de monografias. Passo a passo na elaboração de projeto de pesquisa em Letras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Cláudia Martins Moreira - Coordenador.
2017 - 2017
Curso de extensão Escrita e articulação textual
Descrição: Estuda os aspectos linguísticos que promovem a articulação textual, sob a perspectiva sintático-semântica. Desenvolve diversas práticas de redação entre os cursistas, voltadas para a ampliação da habilidade de articulação linguística tendo em vista a qualidade textual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Cláudia Martins Moreira - Coordenador.
2016 - 2016
Curso de extensão em Aquisição da Escrita
Descrição: Estuda os conceitos de alfabetização e de letramento estabelecendo suas diferenças. Explicita as fases percorridas pelas crianças no seu processo de aquisição do sistema de escrita do português. Discute a relações entre os fonemas que constituem o Português do Brasil e os grafemas que compõem a escrita alfabética. Reflete sobre as características fonográficas da escrita do português e a ortografia padrão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Cláudia Martins Moreira - Coordenador.
1995 - 1995
Curso de extensão Linguística Aplicada à Alfabetização
Descrição: Curso semanall oferecido à comunidade interessada - professores alfabetizadores e alunos de graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cláudia Martins Moreira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Outra.
1995 - 1995
Curso de extensão Linguística de Texto e Ensino do Português
Descrição: Curso semanal oferecido à comunidade universitária e externa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2009
Aplicativo APPTL
Descrição: Aplicativo para teste de leitura - APPTL a) foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Java [1]. A infra-estrutura proporcionada por esta linguagem permite a modularização (organização) e reutilização do código fonte do aplicativo, facilitando futuros aperfeiçoamentos; b) para o armazenamento dos dados coletados, foi utilizado o banco de dados ACCESS [2], que permite uma manipulação simples e eficaz das informações; c) o aplicativo foi estruturado em dois módulos: Execução do Teste e Consulta de Testes. O primeiro permite que um novo teste seja iniciado para um determinado sujeito, selecionando-se o tipo de teste que será aplicado. Já o segundo permite consultar os resultados coletados durante os testes de leitura que foram aplicados; d) durante a execução, cada palavra ou frase permanece exposta na parte central da tela do computador, enquanto a barra de ferramenta de controle da execução do teste fica na parte inferior, logo abaixo do elemento-foco; tal controle deve ser feito pelo investigador, com o uso do mouse, através dos comandos: ?iniciar?, para que a palavra apareça; ?pausar?, para concluir a leitura da palavra, após o término da leitura (ou para situações de emergência, quando for necessário dar algum intervalo); ? 1 ?, para registrar quando o informante acerta e ? 2 ?, quando o informante erra; e por fim, o comando ?concluir? para finalizar o teste; e) o tempo de exposição da palavra na tela também foi controlado. Com base na contagem da média de tempo de leitura de palavras, feita por Moreira (2003), com crianças em fase de alfabetização, foi estipulado, inicialmente, o seguinte tempo de exposição: 1) palavras reais isoladas: 15 segundos; 2) pseudopalavras reais isoladas: 20 segundos; 3) palavras reais contextualizadas: 35 segundos; 4) pseudopalavras contextualizadas: 45 segundos; f) o primeiro tipo de leitura, palavras reais isoladas, constitui-se de 29 elementos; o segundo tipo, pseudopalavras isoladas, de 30 elementos; o terceiro, de 29 elementos e o quarto tipo, de 30 elementos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Anuário Estatístico da Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Psicolingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, C. M.2018MOREIRA, C. M.. Letramento visual e leitura de ilustração: movimentos do leitor em formação. CADERNOS DO IL, PORTO ALEGRE, v. 1, p. 176-196, 2018.

2.
MOREIRA, C. M.2017MOREIRA, C. M.. B-a, ba...Quem ensina sem separar, quem aprende sem combinar?. INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE), v. 20, p. 1-8, 2017.

3.
MOREIRA, C. M.2012MOREIRA, C. M.; NASCIMENTO, N. S. M. . Letramento digital e cultura tecnológica: uma apropriação escolar urgente. Revista Pontos de Interrogação, v. 2, p. 41-54, 2012.

4.
MOREIRA, C. M.2011MOREIRA, C. M.. Comparando as estratégias de leitura de crianças e adultos: a sílaba como foco. ESTUDOS (UFBA), v. 44, p. 69-115, 2011.

5.
MOREIRA, C. M.2009 MOREIRA, C. M.. Os estágios de aprendizagem da escritura pela criança: uma nova leitura para um antigo tema. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 09, p. 359-385, 2009.

6.
MOREIRA, C. M.2007MOREIRA, C. M.. Qual o limite entre o normal e o patológico na aquisição da leitura?. Revista Voz das Letras, v. 2, p. 87, 2007.

7.
MOREIRA, C. M.2006MOREIRA, C. M.. Níveis lingüísticos na leitura inicial: uma aquisição gradativa?. Revista Inventário, Salvador, v. 5 ed., p. 1, 2006.

8.
MOREIRA, C. M.2006MOREIRA, C. M.. Dificuldades de leitura ou dislexia: uma questáo de graus?. Caderno Seminal (UERJ) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-9142 Caderno Seminal Digital), v. 6, p. 283-295, 2006.

9.
MOREIRA, C. M.2003 MOREIRA, C. M.. Leitura e oralidade: caminhos que se cruzam. Letras de Hoje, Porto Alegre-RS, v. 38, n.2, p. 171-195, 2003.

10.
MOREIRA, C. M.1998MOREIRA, C. M.. A relação pensamento/linguagem na ontogênese: ensaio de uma conversa entre o lingüista e o psicólogo. Revista Especiaria, Ilhéus-Ba, v. v. 2, n.Ano 1, p. 177-192, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOREIRA, C. M.. Estratégias de aquisição da leitura. 1. ed. , 2018.

2.
MOREIRA, C. M.. A sílaba na alfabetização de crianças e adultos. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1. 217p .

3.
MOREIRA, C. M.. Linguística V - Linguística Aplicada à Alfabetização. 1. ed. Ilhéus: Editus - Editora da UESC, 2012. v. 1. 178p .

4.
MOREIRA, C. M.. PEDAGOGIA. LINGUÍSTICA EAD. Ilhéus: UAB/UESC, 2011. v. 1. 147p .

5.
MOREIRA, C. M.. Pesquisa Aplicada ao Ensino em Letras. 1. ed. Ilhéus-Ba: UAB/UESC, 2010. v. 1. 207p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOREIRA, C. M.; SANTANA, A. P. . DESENHANDO O LUGAR ONDE VIVO: O USO DO MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DO LETRAMENTO CARTOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira; SILVEIRA, Éderson Luis. (Org.). O ensino na educação básica: diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2018, v. 1, p. 79-92.

2.
MOREIRA, C. M.. Construção da escrita infantil: possíveis percursos. In: SANTOS, Cosme Batista; GARCÍA, Paulo César Souza; SEIDEL, Roberto Henrique. (Org.). Crítica cultural e educação básica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 1, p. 103-113.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, C. M.. RETRATOS DO ENSINO DA ESCRITA: O LUGAR DA LEITURA NAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO. In: Jornada do GELNE - 40 anos, 2018, Aracaju. Linguística e Literatura teoria, análises e aplicações. Recife: Pipa Comunicação, 2018. v. 1. p. 1287-1298.

2.
MOREIRA, C. M.; NASCIMENTO, N. S. M. . Letramento digital e cultura tecnológica: uma apropriação escolar urgente. In: Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagem, 2012, Jacobina. Artigos, 2012.

3.
MOREIRA, C. M.. Uma revisão dos níveis de aquisição da escrita à luz da Lingüística Aplicada. In: 16o. Congresso de Leitura do Brasil, 2008, Campinas. Anais do 16o COLE, 2008. v. 1. p. 3.

4.
MOREIRA, C. M.. O papel das perguntas e reflexões para a formação do leitor na aula de interpretação de texto. In: XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 2000, Salvador. XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, C. M.. Teste para leitores iniciantes: por uma especificação lingüístico-cognitiva. In: VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2003, Ilhéus. VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação-Livro de Resumos, 2003. v. 1. p. 42-43.

2.
MOREIRA, C. M.; SANTOS, Ednei Barros dos . Processos cognitivos no nível da leitura lexical. In: XIX Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ilheús. XIX Seminário de Iniciação Científica-Livro de Resumos, 2003. v. 1. p. 309-310.

3.
MOREIRA, C. M.; SANTOS, Jovane Dias dos . Interferência da leitura prosódica dialetal na compreensão do texto pela criança. In: XIX Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ilhéus. XIX Seminário de Iniciação Científica-Livro de Resumos, 2003. v. 1. p. 317-319.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, C. M.. A construção da escrita infantil: possíveis percursos. In: II Fórum Nacional de Crítica Cultural, 2010, Alagoinhas. Anais Eletrônicos do Fórum Nacional de Crítica Cultural, 2010.

2.
MOREIRA, C. M.. Leitura e estrutura silábica: crianças e adultos aprendem diferente?. In: X Seminário de Lingüística Aplicada, 2008, Salvador. SLA - X Seminário de Lingüística Aplicada - Caderno re resumos. Salvador, 2008. v. 1. p. 64-64.

3.
MOREIRA, C. M.. Aplicações do "softtware" APPTL aos estudos de aprendizagem e processamento da leitura. In: IIII Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e I Colóquio de Linguística, Discurso e Identidade, 2008, Ilhéus. Anais do IIII Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e I Colóquio de Linguística, Discurso e Identidade, 2008.

4.
MOREIRA, C. M.. O uso do aplicativo APPTL na identificação de estratégias de leitura. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília. Anais do VIII CBLA, 2007.

5.
MOREIRA, C. M.. Os padrões silábicos do português brasileiro: posições divergentes, convergentes e ausentes. In: I Encontro de Aquisição da Linguagem do Nordeste, 2006, Recife. Anais do I ENEAL, 2006.

6.
MOREIRA, C. M.. Por uma categorização das estratégias de aquisição da leitura. In: Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores, 2006, Salvador. Anais do Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores, 2006.

7.
MOREIRA, C. M.. O professor como formador do leitor: qual a contribuição das diversas disciplinas curriculares. In: Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores, 2006, Salvador. Anais do Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores, 2006.

8.
MOREIRA, C. M.. Aplicativo para teste de leitura: o software APPTL. In: XXII Encontro Nacional da ANPOLL, 2006, S.Paulo. Anais do XXII Encontro Nacional da ANPOLL, 2006.

9.
MOREIRA, C. M.. Qual o limite entre o normal e o patológico na aquisição da leitura?. In: IX Seminário de Lingüística Aplicada e VI Seminário de Tradução em Comemoração aos 60 anos da UFBA, 2006, Salvador. Anais do SEMILINGUAPLIC, 2006.

10.
MOREIRA, C. M.. Aprender a ler: afinal, há ou não uma gradação?. In: II Seminário de Pesquisa em Estudos Lingüísticos e II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso, 2005, Vitória da Conquista. Anais do II SPEL.SPAD, 2005.

11.
MOREIRA, C. M.. Níveis de leitura e processamento semântico na leitura inicial. In: VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2003, Ilhéus. VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - Livro de Resumos, 2003. v. 1. p. 44.

12.
MOREIRA, C. M.. Medidas de leitura em aquisição: uma contribuição à pesquisa. In: VI Encontro Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários, 2002, Feira de Santana. VI Encontro Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários - Livro de Resumos, 2002.

13.
MOREIRA, C. M.. Interferência da canonicidade silábica na aprendizagem da leitura de palavras. In: VI Encontro Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários, 2002, Feira de Santana. VI Encontro Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários-Livro de Resumos, 2002.

14.
MOREIRA, C. M.. O uso de estratégias de leitura na fase inicial da aprendizagem da lectoescritura. In: 5º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem/ 1º Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem, 2000, Porto Alegre. Anais do 5º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem/ 1º Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem, 2000.

15.
MOREIRA, C. M.. Estratégias de leitura na fase inicial de aquisição da escrita. In: II Congresso Nacional da ABRALIN, 1999, Florianópolis. Anais do II Congresso Nacional da ABRALIN, 1999.

16.
MOREIRA, C. M.; POERSCH, J. M. . Por uma ontogênese da leitura: as estratégias cognitivas e a aprendizagem da lectoescritura. In: XVII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 1999, Fortaleza. Anais da XVII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, C. M.; PEPE, Vera Pedreira. ; LESSA, Adriana ; Almeida, Fernanda . Aquisição da linguagem na Bahia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MOREIRA, C. M.. Letramento e Formação de Professor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MOREIRA, C. M.; SACRAMENTO, Ivana Carla ; BASTOS, Elisabete . Coordenação do GT Letramento e Formação de Professor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MOREIRA, C. M.. II Workshop de Aquisição da Linguagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MOREIRA, C. M.. III Worshop de Aquisição da Linguagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOREIRA, C. M.. Letramento e alfabetização de crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MOREIRA, C. M.. A sílaba no processo de aquisição da leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MOREIRA, C. M.. Aquisição da linguagem na Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MOREIRA, C. M.. Oficina Políticas de letramento e alfabetização na escola: diálogo com a pedagogia freiriana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MOREIRA, C. M.. Retratos do ensino da escrita: o lugar da leitura nas aulas de alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOREIRA, C. M.. I Worshop de Aquisição da Linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MOREIRA, C. M.. PROCESSAMENTO SILÁBICO NA LEITURA DE CRIANÇAS E ADULTOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MOREIRA, C. M.. Minicurso APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITURA: ENCONTROS E DESPEDIDAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MOREIRA, C. M.. Ilustração na leitura infantil: entre o acessório e essencial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
MOREIRA, C. M.; NASCIMENTO, N. S. M. ; SANTANA, A. P. . Minicurso LETRAMENTO IMAGÉTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MOREIRA, C. M.; NASCIMENTO, N. S. M. . Letramento digital e cultura tecnológica: uma apropriação escolar urgente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, Edivanes Andrade ; MELLO, Maria das Neves F. . Coordenação de Sessão de Comunicação Oral Linguagem e Diversidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MOREIRA, C. M.; MELLO, Maria das Neves F. ; SOUZA, Edivanes Andrade . Escolarização e agenciamento da escrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MOREIRA, C. M.. Adultos e crianças aprendem diferentemente?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MOREIRA, C. M.; PIPOLO, Diana Sampaio Melo ; MEDEIROS, Fátima Cristina Dantas ; FONSECA, Rogério da Silva . AVALIE - um estudo dos resultados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
TEIXEIRA, E. R. ; MOREIRA, C. M. ; VALENZUELA, Ymna . "A escola frente às diferenças e atipicidades de linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MOREIRA, C. M.. Aplicações do "softtware" APPTL aos estudos de aprendizagem e processamento da leitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MOREIRA, C. M.. Publicação de poesias na antologia BUERAREMA: 21 POETAS.. Itabuna - Ba: Paz e Terra, 1988 (Poesia).

2.
MOREIRA, C. M.. Publicação de poesias no livro POETAS NOVOS DA REGIÃO CACAUEIRA.. Itabuna-Ba: PACCE, 1987 (Poesia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MOREIRA, C. M.. Multiletramento da sala de aula: uma intervenção linguístico-pedagógica. 2013.

2.
MOREIRA, C. M.. Multiplicadora do Programa Progestão. 2011.

Programas de computador sem registro
1.
Aplicativo para Teste de Leitura - APPTL. 2009.

Produtos tecnológicos
1.
MOREIRA, C. M.. Elaboração se resenha de Guia dos livros do PNBE. 2015.

Processos ou técnicas
1.
MOREIRA, C. M.. Parecerista do processo de Avaliação e Seleção de obras de Literatura, com vistas à composição de acervos destinados às bibliotecas de escolas públicas do país. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
MOREIRA, C. M.. Parecerista sobre artigo apresentado à publicação no seu Volume 11, Número 2, Revista Tabuleiro de Letras. 2017.

2.
MOREIRA, C. M.. Avaliação de um manuscrito do Volume 15, n.1, 2018 da Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis. 2017.

3.
MOREIRA, C. M.. Revisora Textual do Anuário Estatístico da Educação - BAHIA - 2007. 2009.

4.
MOREIRA, C. M.. Revisora Textual do caderno Educação Especial: o diálogo na construção das políticas públicas. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOREIRA, C. M.. UMA TRAJETÓRIA NA SÍLABA, NAS LETRAS, NA LEITURA E NA ESCRITA. Entrevista com Cláudia Martins. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, C. M.. Linguística V - Linguística e Alfabetização. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático EAD).

2.
MOREIRA, C. M.. Redação técnica para secretário(a) escolar. 2012. .

3.
MOREIRA, C. M.. Pedagogia Linguística. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático EAD).

4.
MOREIRA, C. M.. Pesquisa Aplicada ao Ensino em Letras. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo didático).

5.
Secretaria da Educação do Estado da Bahia ; MOREIRA, C. M. . Anuário Estatístico da Educação. 2009. (|Revisora textual).

6.
Secretaria da Educação do Estado da Bahia ; MOREIRA, C. M. . Educação Especial: o diálogo na construção das políticas públicas. 2009. (|Revisora textual).

Demais trabalhos
1.
MOREIRA, C. M.. Níveis de leitura e processamento semântico na leitura inicial. 2003 (Resumo de Comunicação) .

2.
MOREIRA, C. M.. Testes para leitores iniciantes: por uma especificação lingüístico-cognitiva. 2003 (Resumo de Comunicação) .

3.
MOREIRA, C. M.; SANTOS, Ednei Barros dos . Processos cognitivos no nível da leitura lexical. 2003 (Resumo de Comunicação) .

4.
MOREIRA, C. M.; SANTOS, Jovane Dias dos . Interferência da leitura prosódica dialetal na compreensão do texto pela criança. 2003 (Resumo de Comunicação) .

5.
MOREIRA, C. M.. Interferências da canonicidade silábica na aprendizagem da leitura de palavras. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOREIRA, C. M.; CARNEIRO, Z. O. N.. Participação em banca de Thayane Sampaio Campos Santana. A relação entre a aquisição da escrita e a consciência fonológica em crianças do 1o ano do Ensino Fundamental após um programa de intervenção. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
MOREIRA, C. M.; GONÇALVES, A. L.. Participação em banca de Suze Santos Macedo. A formação de professores mediadores da leitura sob a perspectiva da pesquisa colaborativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
MOREIRA, C. M.; REHEM, R.. Participação em banca de Tadna Simone Azevedo Ralile Menezes. Leitura, livro didático e tiras: possibilidades e entraves para a aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
MOREIRA, C. M.; BARROS, L. F. P.. Participação em banca de Ana Paula Souza Báfica. Como ensinamos/aprendemos a ler? As respostas de formação para a prática pedagógica da leitura. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
MOREIRA, C. M.; GONÇALVES, A. L.. Participação em banca de Jamile de Andrade Barros. A experiência formativa com leitura de professores alfabetizadores participantes do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa/PNAIC. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
MOREIRA, C. M.; DRUMMOND, W.; LARCHERT, J. M.. Participação em banca de NASCIMENTO, Norma Suely Macedo. Letramento digital na escola: refletindo sobre o uso das TIC pelo docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
MOREIRA, C. M.; TEIXEIRA, E. R.; SILVA, Claudia Tereza Sobrinho. Participação em banca de Renata Gomes da Costa. Consciência fonológica em indivíduos jovens e adultos. 2012. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

8.
MOREIRA, C. M.; SANTOS, Cosme Batista dos.; ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes. Participação em banca de Thays Macedo Mascarenhas. As práticas de leitura e escrita nas escolas do campo: uma experiência da Fazenda Escoval. 2011. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Teses de doutorado
1.
MOREIRA, C. M.. Participação em banca de Lays Santana de Bastos Melo. Correlação entre consciência morfossintática e desempenho de leitura em crianças disléxicas. 2016. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

2.
TEIXEIRA, E. R.; SOARES, C. V. C. O; SILVA, A. P.; ASSUMPÇÃO, S. S.; MOREIRA, C. M.. Participação em banca de Fernanda Maria Almeida dos Santos. Práticas de Letramento Digital para Crianças: Fatores de Diversidade e Possibilidades Pedagógicas na Aprendizagem do Português Escrito. 2014. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

3.
TEIXEIRA, E. R.; MOREIRA, C. M.; LUCENA, R.; CARVALHO, W. J. de A.; BEGROW, D.. Participação em banca de Vera Pedreira dos Santos Pepe. Dislexia e processos fonológicos. 2010. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
PEPE, Vera Pedreira.; CARNEIRO, Z. O. N.; MOREIRA, C. M.. Participação em banca de Thayane Sampaio Campos Santana. A relação entre a aquisição da escrita e a consciência fonológica em crianças do 1o ano do Ensino Fundamental após uma programa de intervenção. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
MOREIRA, C. M.; FERREIRA, A. T. B.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Iramaia da Silva Santos. Discursos sobre formação continuada: influências na construção subjetiva e identitária das professoras de Língua Portuguesa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
MOREIRA, C. M.; AMIM, V.; OLIVEIRA, M. A. J.. Participação em banca de Jaci Leal Pereira dos Santos. Práticas de letramento na comunidade quilombola de Irará: uma questão identitária. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
MOREIRA, C. M.; LARCHERT, J. M.; DRUMMOND, W. L. L.. Participação em banca de Norma Suely Macedo Nascimento. Práticas de letramento digital na escola: ressignificando o uso docente das TIC. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
MOREIRA, C. M.; SANTOS, Cosme Batista dos.; BORGES, Carla Luzia Carneiro.. Participação em banca de Ivana Carla Oliveira Sacramento. Formação do Professor, letramento e sala de aula: um triângulo de amódio. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, C. M.; SANTOS, Margarete Nascimento; SANTOS, Marcos Bispo dos. Participação em banca de Driele Silva Evangelista.O tratamento da oralidade a partir do livro didático no ensino fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
MOREIRA, C. M.; SANTOS, Marcos Bispo dos; PAES, M. Neuma Mascarenhas. Participação em banca de Jeanes Macedo Silva de Jesus.A aquisição da escrita diante das abordagens fonográficas e semiográficas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Ana Maria Pereira da Silva.Contribuições dos professores de educação infantil para o processo de aquisição da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Emília Barbosa Neta.Contribuições dos professores de educação infantil para o processo de aquisição da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Fernanda Teles de Oliveira Santos.Contribuições dos professores de educação infantil para o processo de aquisição da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Mayara Moreira Fernandes de Brito.Contribuições dos professores de educação infantil para o processo de aquisição da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Aldenice Mendes Batista Pires.Relação entre motivação e proficiência leitora em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Elizete Jesus dos Santos.Relação entre motivação e proficiência leitora em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Fabiana Mendes Batista Cunha.Relação entre motivação e proficiência leitora em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Valéria Sá Teles Santos Almeida.Relação entre motivação e proficiência leitora em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Andréia Rodrigues Alves.Os conflitos que envolvem os níveis silábicos no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Núbia Rosa de Souza.Os conflitos que envolvem os níveis silábicos no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Maria Neusa Alves dos Santos.Os conflitos que envolvem os níveis silábicos no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Elivânia Pereira da Silva.A importância do lúdico no processo alfabetizador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Fabiana Pereira da Silva Lima.A importância do lúdico no processo alfabetizador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Maria Cleia Novais de Santana Souza.A importância do lúdico no processo alfabetizador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Rosane Aparecida Pires do Nascimento.A importância do lúdico no processo alfabetizador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Janária Assunção Sá Teles.Ludicidade: um caminho a ser trilhado rumo à aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Ronilda Santos de Oliveira Nascimento.Ludicidade: um caminho a ser trilhado rumo à aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

20.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Maridete Rosa Ribeiro.Ludicidade: um caminho a ser trilhado rumo à aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

21.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Tâmara Santos Nascimento.Ludicidade: um caminho a ser trilhado rumo à aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

22.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Laíza Rodrigues da Silva.A importância dos contos de fada para o desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

23.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Rose Eliana Souza de Santana.A importância dos contos de fada para o desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

24.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Adriana Barboza Queiroz de de Lima.A importância da leitura na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

25.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Jucileide Pereira Lima.A importância da leitura na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

26.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Amanda Valentino Boaventura.A importância da leitura na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

27.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Evilane Alves de Souza Araújo.Formação continuada de professores no município de Bonito-Ba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

28.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Madalena de Souza Maciel.Formação continuada de professores no município de Bonito-Ba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

29.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Maria das Graças Souto dos Santos.Formação continuada de professores no município de Bonito-Ba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.

30.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, S. S.; ANDRADE, M. D.. Participação em banca de Gretchen Souza do Nascimento Primo.A importância dos contos de fada para o desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MOREIRA, C. M.; FERREIRA, A. T. B.; GONÇALVES, A. L.. Concurso para Professor Adjunto da Matéria Alfabetização. 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
MOREIRA, C. M.; HEINE, Lícia Bahia; SANTOS, Elmo José dos.. Presidente da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

3.
MOREIRA, C. M.; OLIVEIRA, J. M. de.; SILVA, Jorge Augusto A da.. Presidente da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

4.
MOREIRA, C. M.; VIEIRA, M. A. R.; GÓES, M. G.. Membro da Banca de Seleção Pública para Professor de Língua Portuguesa. 2002. Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
MOREIRA, C. M.; PÓVOAS, Ruy Do Carmo; GOES, M. G.. Presidente da Banca de Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2001. Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
MOREIRA, C. M.; VIEIRA, M. A.; OLIVEIRA, M. S.. Membro da Banca de Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2000. Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
MOREIRA, C. M.; PÓVOAS, Ruy Do Carmo; SANTOS, R. P.. Membro da Banca Seleção Pública para Professor Substituto de Lingüística. 1998. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Concurso público
1.
MOREIRA, C. M.; PÓVOAS, Ruy Do Carmo; GOIS, Maria das Graças. Seleção Pública para Professor Substituto. 2003. Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
MOREIRA, C. M.; VIEIRA, M. A. R.; BARBI, S. H.. Presidente da Banca Examinadora de Concurso Público para professor de Língua Portuguesa. 2002. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Avaliação de cursos
1.
MOREIRA, C. M.; SOUZA, A. C. S.. Coordenadora da Comissão de Renovação de Reconhecimento de Curso. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MOREIRA, C. M.; MUNIZ, M. R. C.. Reconhecimento de Curso. 2016. Universidade Federal do Maranhão.

3.
MOREIRA, C. M.; NEVES, L. A. P.. Coordenadora da Comissão de Renovação de Reconhecimento de Curso. 2015. Centro de Ensino Superior de Vitória.

4.
MOREIRA, C. M.; REIS, C.. Coordenadora da Comissão de Reconhecimento de Curso EAD. 2015. Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson.

5.
MOREIRA, C. M.; MOTA, R. J. C.. Coordenadora da Comissão de Renovação de Reconhecimento de Curso de Letras/Português. 2014. Centro Universitário do Norte.

6.
MOREIRA, C. M.; KIRINUS, G. M. V. de.. Renovação de Reconhecimento Curso Letras (Ênfase em Tradutor e Intérprete). 2014. Universidade São Judas Tadeu.

7.
MOREIRA, C. M.; MENGALLI, N. M.. Renovação de Reconhecimento Curso Letras. 2014. Universidade Tuiuti do Paraná.

8.
MOREIRA, C. M.; SARTOR, V. V. de B.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2014. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

9.
MOREIRA, C. M.; GONCALVES, W. J.. Coordenadora da Comissão de Avaliação do Curso Letras - Português. 2013. Universidade Federal do Pará.

10.
FORTES, N. C. O. A.; MOREIRA, C. M.. Membro da comissão de Avaliação do Curso de Letras EAD. 2013. Centro Universitário da Grande Dourados.

11.
MOREIRA, C. M.; MINCOFF, Luciane B. Perez.. Coordenadora da Comissão De Reconhecimento de Curso - UFPE. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

12.
BREZOLIN, Adauri; MOREIRA, C. M.. Membro da comissão de Avaliação do Curso de Letras. 2012. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
MOREIRA, C. M.; FERREIRA, L. S.. Membro da Comissão de Avaliação de Curso. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
MOREIRA, C. M.; DARCANCHY, M.. Coordenadora da Comissão de Avaliação de Curso. 2012. Universidade de Franca.

15.
MOREIRA, C. M.; BREZOLIN, Adauri. Membro da Comissão de Reconhecimento do Curso de Letras-Espanhol - IESAP. 2011. Instituto de Educação Superior do Amapá.

16.
CARNEIRO, Zenaide Novais.; MOREIRA, C. M.. Membro da Comissão de Reconhecimento do Curso de Letras - Faculdade FORTIUM. 2011. Faculdade Fortium.

17.
MOREIRA, C. M.; SANTOS, Donizeth Aparecido.. Coordenadora da Comissão de Reconhecimento de Curso - FAFIQUE. 2011. FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS CARLOS QUEIROZ.

18.
MOREIRA, C. M.; CARNEIRO, Z. O. N.. Membro da Comissão de Avaliação de Curso Letras - FORTIUM. 2011. Faculdade Fortium.

19.
SANTOS, Pedro Paulo Alves; TREBIEN, Darcy Odílio; MOREIRA, C. M.. Reconhecimento de Instituição. 2010. Faculdade de Ciências Políticas e Gerenciais de Manhuaçu.

Outras participações
1.
MOREIRA, C. M.; NAPPO, M. E.. Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial para Educação a Distância. 2017. Universidade de Mogi das Cruzes.

2.
MOREIRA, C. M.; NICACIO, J. A.; PEIXOTO, L. T.. Recredenciamento e Transformação de organização acadêmica (presencial). 2017. Faculdade Redentor.

3.
MOREIRA, C. M.; ROSSI JUNIOR, E. S.. Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial para Educação a Distância. 2017. Centro Universitário Hermínio da Silveira.

4.
MOREIRA, C. M.; MOURA, W. L.; VASCONCELOS, F. P.. Recredenciamento. 2016. Centro Universitário UniDeVry.

5.
MOREIRA, C. M.; SPADA, C.. Coordenadora da Comissão de Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial para Educação a Distância. 2015. CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA.

6.
MOREIRA, C. M.; SILVA, F. A. B.. Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial para Educação a Distância. 2015. UNIVERSIDADE PITÁGORAS.

7.
MOREIRA, C. M.; RAMALHO, L. M. P.. Aditamento de Credenciamento de Polo de Apoio Presencial. 2014. Universidade Paranaense.

8.
MOREIRA, C. M.; CRUZ, M. F. B.; OLIVEIRA, M. A. J.; PINA, P. K. C.. Banca de Entrevista dos Alunos Regulares do Mestrado em Crítica Cultural. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

9.
MOREIRA, C. M.; SCHEYERL, Denise.; BRITO, Maurício.. Presidente da Comissão de Avaliação de Progressão na carreira do Prof. Adilson do Nascimento Santos. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

10.
MOREIRA, C. M.; OLIVEIRA, M. A. J.; CRUZ, M. F. B.; MESSEDER, S.. Comissão de Seleção para Aluno Regular do Mestrado em Crítica Cultural. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

11.
MOREIRA, C. M.; LEIRO, Augusto César.; PEPE, Vera Pedreira.. Presidente da Comissão de Avaliação de Progressão na carreira da Profa. Dulciene Anjos de Andrade. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

12.
MOREIRA, C. M.; TREBIEN, D. O. P.; SANTOS, P. P. A.. Membro da comissão de Avaliação Institucional da Faculdade DOCTUM. 2010. Faculdade de Ciências Políticas e Gerenciais de Manhuaçu.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Worshop de Aquisição da Linguagem.Panorama dos Estudos em Aquisição da Linguagem na Bahia. 2018. (Simpósio).

2.
II Simpósio de Letramento, Identidade e Formação de Educadores.Letramento e Formação de Professor. 2018. (Simpósio).

3.
Ciclo de diálogos FORMACCEINFÂNCIA.Letramento e alfabetização de crianças. 2017. (Simpósio).

4.
Gramática e descrição linguística sob a perspectiva funcionalista. 2017. (Oficina).

5.
II Encontro do Coletivo Paulo Freire.Politicas de letramento e alfabetização na escola: diálogo com a pedagogia freiriana. 2017. (Oficina).

6.
II Encontro do Coletivo Paulo Freire. 2017. (Encontro).

7.
I Workshop de Aquisição da Linguagem.A sílaba no processo de aquisição da leitura. 2017. (Simpósio).

8.
I Workshop de Aquisição da Linguagem.Aquisição da linguagem na Bahia. 2017. (Simpósio).

9.
Jornada do GELNE. 2017. (Encontro).

10.
Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.Retratos do ensino da escrita: o lugar da leitura na aula de alfabetização. 2017. (Simpósio).

11.
Capacitação do Avaliadores do BASis. 2012. (Oficina).

12.
Encontro Internacional de Cultura Visual Educação e Linguagem.Educação e Letramento imagético. 2012. (Simpósio).

13.
Encontro Internacional de Cultura Visual Educação e Linguagem.Letramento imagético. 2012. (Oficina).

14.
Encontro de Leitura e Escrita do GELING - Todo Risco.Be-a-ba... Quem aprende sem silabar? Quem ensina sem combinar?. 2008. (Encontro).

15.
III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e I Colóquio de Lingüística, Discurso e Identidade.O uso do aplicativo APPTL na pesquisa e ensino. 2008. (Seminário).

16.
III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e I Colóquio de Lingüística, Discurso e Identidade.Aspectos psicolingüísticos da leitura. 2008. (Seminário).

17.
III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e I Colóquio de Lingüística, Discurso e Identidade.A escola frente às diferenças e atipicidades de linguagem. 2008. (Seminário).

18.
X Seminário de Lingüística Aplicada.Leitura e estrutura silábica: crianças e adultos aprendem diferente?. 2008. (Seminário).

19.
16 COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Uma revisão dos níveis de aquisição da escrita à luz da Lingüística Aplicada. 2007. (Congresso).

20.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. O uso do aplicativo para teste de leitura - APPTL - na identificação de estratégias de leitura.. 2007. (Congresso).

21.
Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores. 2006. (Congresso).

22.
Curso Interculturalidade e Leitura na Formação de Professores. 2006. (Oficina).

23.
Curso: Teoria fonológica como suporte para análise de processos fonológicos. 2005. (Outra).

24.
Encontro Nordestino de Aquisição da Linguagem. 2005. (Encontro).

25.
7º Seminário de Pesquisa.Comunicação individual: Teste para leitores iniciantes: por uma especificação lingüístico-cognitiva. 2003. (Seminário).

26.
7º Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC.Comunicação individual: Níveis de leitura e processamento semântico na leitura inicial. 2003. (Seminário).

27.
VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literérios. Comunicação individual: Medidas de leitura na fase de aquisição - uma contribuição à pesquisa. 2002. (Congresso).

28.
II Congresso Nacional de Lingüística. II Congresso Nacional de Lingüística. 1999. (Congresso).

29.
50ª Reunião Anual da SBPC.50ª Reunião Anual da SBPC. 1998. (Encontro).

30.
Aquisição de leitura e procedimentos de remediação.Curso: Aquisição da leitura e procedimentos de remediação. 1998. (Oficina).

31.
Curso de Inglês.Curso de Inglês. 1998. (Outra).

32.
História das Idéias Lingüísticas no Brasil.Curso: História das Idéias Lingüísticas no Brasil. 1998. (Oficina).

33.
V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. IV Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 1998. (Congresso).

34.
IV Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem.IV Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem. 1997. (Encontro).

35.
IV Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. IV Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 1995. (Congresso).

36.
46ª Reunião Anual da SPBC.46ª Reunão Anual da SBPC. 1994. (Encontro).

37.
Aspectos lingüísticos da aquisição da escrita.Curso: Aspectos lingüísticos da aquisição da escrita. 1994. (Oficina).

38.
Gramática de texto na sala de aula.Curso: Gramática de Texto na Sala de Aula. 1994. (Oficina).

39.
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 1994. (Congresso).

40.
Teoria e análise do discurso: procedimentso narrativos e discursivos da produção dos sentidos.Curso: Teoria e análise do discurso: procedimentos narrativos e discursivos da produção dos sentidos. 1994. (Oficina).

41.
Curso livre de Inglês Instrumental.Curso livre de Inglês Instrumental. 1992. (Oficina).

42.
Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura.Curso: da Literatura Comparada à Teoria da Literatura. 1991. (Oficina).

43.
Seminário sobre Contemporaneidade.Seminário sobre Contemporaneidade. 1990. (Seminário).

44.
I Congresso dos Estudantes da FESPI. I Congresso dos Estudantes da FESPI. 1989. (Congresso).

45.
Curso de Aperfeiçoamento do Professor Alfabetizador.Curso de Aperfeiçoamento do Professor Alfabetizador. 1988. (Encontro).

46.
Curso de Inglês.Curso de Inglês. 1988. (Outra).

47.
III Congresso Estadual de Professores. III Congresso Estadual de Professores. 1988. (Congresso).

48.
Curso de Inglês.Curso de Inglês. 1987. (Outra).

49.
Ciclo de debates sobre Fernando Pessoa.Ciclo de Debates sobre Fernando Pessoa. 1986. (Simpósio).

50.
Curso de Inglês.Curso de Inglês. 1986. (Outra).

51.
I Semana Pedagógica Municipal - Tema: Repensando a Avaliação: como saber se o aluno aprendeu (ou não aprendeu)?.I Semana Pedagógica Municipal. 1986. (Encontro).

52.
VIII Congresso Brasileiro de Teoria e Crítica Literária / V Seminário Internacional de Literatura. VIII Congresso Brasileiro de Teoria e Crítica Literária / V Seminário Internacional de Literatura. 1986. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, C. M.. III Workshop de Aquisição da Linguagem. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Joelma Santos da Conceição. O lugar da leitura no PNAIC e PACTO: o que se delineia para os protagonistas na sala de aula. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Francesa e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Sirlai Gama de Melo. Planejamento, acompanhamento e avaliação no ensino da leitura no município de Alagoinhas: uma análise documental. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Jaqueline Araújo Cardoso Reis. Revelando o livro didático como instrumento de mediação no ensino da leitura. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Francesa e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Suze Santos Macedo. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES DA LEITURA SOB A PERSPECTIVA DA PESQUISA COLABORATIVA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Coorientador: Cláudia Martins Moreira.

2.
Sílvia Maria Santos Marinho. OS DESAFIOS E LIMITAÇÕES DO PROFESSOR DE FLE (FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA), EM UMA COMUNIDADE RURAL DE ALAGOINHAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Cláudia Martins Moreira.

3.
Cláudia Zilmar Conceição. O OLHAR DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO PARA A LITERATURA DE CORDEL. 2014. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Cláudia Martins Moreira.

4.
Iramaia da Silva Santos. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA CRÍTICA CULTURAL: estratégias teórico-metodológicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

5.
NASCIMENTO, Norma Suely Macedo. Letramento digital e sua relação com usos e não usos das TIC pelo Professor: Desafios,limites, possibilidades. 2012. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Cláudia Martins Moreira.

6.
SACRAMENTO, Ivana Carla Oliveira. Percursos de letramento de professoras: movimentos entre o lar, a formação e o ensino. 2011. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Cláudia Martins Moreira.

7.
SANTOS, Jaci Leal Pereira dos.. Práticas de letramento na comunidade quilombola de Irará: uma questão identitária. 2011. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Cláudia Martins Moreira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edvanes Andrade dos Santos. Interpretação de texto: questões objetivas, desempenho eficaz.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção Textual na Escola) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

2.
Maria das Neves Ferreira de Melo. A EMERGÊNCIA DA ARGUMENTATIVIDADE EM ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção Textual na Escola) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

3.
Fábia Moema Sardinha Roriz de Carvalho. A construção dos sentidos em texto jornalístico-informativo: uma intervenção produzindo a leitura crítica. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção Textual na Escola) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

4.
Maria Elia dos Santos Teixeira. Estratégias de ensino da leitura desenvolvidas nas aulas de Português e História. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção Textual na Escola) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

5.
Rita de Cássia Lopes dos Santos. Leitura na perspectiva interacionista: o livro didático em questão.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção Textual na Escola) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aldenice Mendes Batists. Relação entre motivação e proficiência leitora em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

2.
Elizete Jesus dos Santos. Relação entre motivação e proficiência leitora em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

3.
Fabiana Mendes Batista Cunha. Relação entre motivação e proficiência leitora em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

4.
Valéria Sá Teles Santos Almeida. Relação entre motivação e proficiência leitora em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

5.
Ana Maria Pereira da Sila. Contribuições dos professores da educação infantil para o processo de aquisição da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

6.
Emília Barbosa Neta. Contribuições dos professores de educação infantil para o processo de aquisição da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

7.
Fernanda Teles de Oliveira Santos. Contribuições dos professores de educação infantil para o processo de aquisição da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

8.
Mayara Moreira Fernandes de Brito. Contribuições dos professores de educação infantil para o processo de aquisição da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

9.
Andréia Rodrigues Alves. Os conflitos que envolvem os níveis silábicos no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

10.
Núbia Rosa de Souza. Os conflitos que envolvem os níveis silábicos no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

11.
Maria Neusa Alves dos Santos. Os conflitos que envolvem os níveis silábicos no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

12.
Elivânia Pereira da Silva. A importância do lúdico no processo alfabetizador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

13.
Maria Cleia Novais de Santana Souza. A importância do lúdico no processo alfabetizador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

14.
Rosane Aparecida Pires do Nascimento. A importância do lúdico no processo alfabetizador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

15.
Fabiana Pereira da Silva Lima. A importância do lúdico no processo alfabetizador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia PARFOR) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

16.
Alessandra Xavier Matos. Tecnologia e letramento digital: desafios à prática pedagógica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

17.
Deise Damasceno Silveira. EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: SISTEMA DE HIPERTEXTOS ENQUANTO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA TURMA DO 7° ANO DO COLEGIO ESTADUAL CONEGO DIAMANTINO NO MUNICIPIO DE CATU. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

Iniciação científica
1.
Sandra de Oliveira Ferreira. Percorrendo doze anos de pesquisas linguísticas sobre leitura na Bahia: uma leitura dos instrumentos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

2.
Jovane Dias dos Santos. Interferência da leitura prosódica dialetal na compreensão do texto pela criança. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

3.
Ednei Barros dos Santos. Processos cognitivos no nível de leitura lexical. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

4.
Maurício Santos Silva. Ilustração como fator interveniente na compreensão leitora. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cláudia Martins Moreira.

5.
Isaura Vivianne de Freitas. Análise da reprodução textual nas séries regular e acelerada.. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Cláudia Martins Moreira.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Aplicativo para Teste de Leitura - APPTL. 2009.


Produto tecnológico
1.
MOREIRA, C. M.. Elaboração se resenha de Guia dos livros do PNBE. 2015.


Processos ou técnicas
1.
MOREIRA, C. M.. Parecerista do processo de Avaliação e Seleção de obras de Literatura, com vistas à composição de acervos destinados às bibliotecas de escolas públicas do país. 2015.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MOREIRA, C. M.. Linguística V - Linguística Aplicada à Alfabetização. 1. ed. Ilhéus: Editus - Editora da UESC, 2012. v. 1. 178p .

2.
MOREIRA, C. M.. A sílaba na alfabetização de crianças e adultos. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1. 217p .


Programa de Computador sem registro de patente
1.
Aplicativo para Teste de Leitura - APPTL. 2009.



Outras informações relevantes


- Revisora textual do Gabinete do Secretário de Educação da Bahia (de 2009 a 2010).

- Multiplicadora do PROGESTÃO Municipal da cidade de Itabuna - Ba (2010 a 2011)

- COORDENADORA DO COLEGIADO DE LETRAS VERNÁCULAS DO DEDC - UNEB/CAMPUS II - 2011 a 2012

- Professora Formadora da disciplina "Introdução aos Estudos Linguísticos" do Curso de Letras Vernáculas EAD da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba.

- Professora Pesquisadora / conteudista da disciplina "Pesquisa Aplicada ao Ensino em Letras" do Curso do de Letras Vernáculas EAD da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba.

- Professora Pesquisadora / conteudista da disciplina "Linguística" do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 9:21:27