Andresa Silva da Costa Mutz

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  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Professora Adjunta do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/CLN. Doutora (UFRGS) e Mestre (ULBRA) em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação.Licenciada em História (UNISINOS). Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG. Na graduação, responsável pelas disciplinas de Leitura e Produção Textual e Metodologia da Ciência. Atuou como professora Adjunta da FURG (2010-2018): na graduação lecionou a disciplina de Políticas Públicas da Educação e na Pós-Graduação em Educação tem orientações de mestrado concluída na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação. Atuou como professora da Educação Básica (2000-2010) na área da História, Filosofia e Sociologia para os ensino fundamental e médio. Os interesses de pesquisa se concentram na área da Educação; Políticas Públicas; Educação Ambiental; Pedagogias Culturais. Contatos: andresa.mutz@ufrgs.br (51)98202-8291 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andresa Silva da Costa Mutz
Nome em citações bibliográficas
MUTZ, Andresa S.C.;MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação.
Avenida Itália
Carreiros
96203000 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32336500
URL da Homepage: http://www.furg.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A constituição do sujeito contemporâneo do consumo: aprender a comprar bem, para comprar sempre., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Marisa Cristina Vorraber Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Consumo; Governamentalidade; Pedagogias Culturais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: O dispositivo de racionalização da pobreza nas pedagogias contemporâneas: uma análise das representações dos sem-terra nos livros didáticos de História,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Marisa Vorraber Costa.
Palavras-chave: Ensino de História; Livro Didático; Movimento Sem-Terra; Identidade; Governamentalidade.
Grande área: Ciências Humanas
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Filosofia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
1998 - 2004
Graduação em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Um crime anunciado: o assassinato de Francisco Ferreira Bastos-Contribuições para a História das Relações de Poder no Rio Grande do Sul do Século XIX.
Orientador: Marcos Justo Tramontini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1996 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Adventista de Porto Alegre, CAPA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Minicurso: Ética em pesquisa com humanos. (Carga horária: 3h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2013 - 2013
Ambientes, culturas e(m) imagens. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2005 - 2005
Encontro de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 18h).
Instituição Adventista Sul Rio Grandense de Educação, IASD EDUCAÇÃO, Brasil.
2003 - 2003
A escrita da História: Modos (I). (Carga horária: 10h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2003 - 2003
Encontro para capacitação. (Carga horária: 15h).
Instituição Adventista Sul Rio Grandense de Educação, IASD EDUCAÇÃO, Brasil.
1998 - 1998
História do Pensamento Humano. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1998 - 1998
Antropologia Cultural. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1998 - 1998
Psicologia da Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1998 - 1998
Realidade Brasileira e Cidadania. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora concursada

Atividades

8/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, .

Cargo ou função
Comissão Interna de Avaliação Própria.
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ética das Ciências Humanas e Sociais (CEP-CHS).
3/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação.
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação, .

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação, .

8/2017 - 12/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
7/2017 - 12/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
3/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Educação
3/2017 - 7/2017
Ensino, EDUCAÇÂO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisas Pós-críticas em Educação
3/2017 - 7/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação (manhã)
3/2017 - 7/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação (noite)
3/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Permanente de Pessoal Docente (Suplente).
3/2016 - 7/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação (manhã)
3/2016 - 7/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação (noite)
3/2015 - 3/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Instituto de Educação representando o Programa de Pós-Graduação em Educação.
8/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
8/2015 - 12/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Publicas da Educação
8/2015 - 12/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
8/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
8/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
8/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação (Manhã)
8/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação (noite)
3/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em História I
08/2014 - 8/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação.
8/2014 - 8/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia.
3/2015 - 7/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
8/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PESQUISAS PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
8/2014 - 12/2014
Ensino, Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O conceito de Pedagogia Cultural e suas implicações no campo da Pesquisa Educacional Contemporânea
8/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
8/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas da Educação
3/2014 - 12/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em História I
3/2014 - 7/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica I
3/2014 - 7/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas em Educação
3/2014 - 7/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em História I
3/2014 - 7/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas em Educação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta do Departamento Interdisciplinar

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Litoral Norte, .

Cargo ou função
Membro da COMGRAD Pedagogia EAD UAB.
6/2018 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Metodologia da Ciência
6/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Litoral Norte, .

Cargo ou função
Parecerista ad hoc da Comissão de Pesquisa do CLN.
2/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PPGEDU, .

6/2011 - 6/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, PPGEDU, .

Cargo ou função
Representante Discente.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista com dedicação exclusiva, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista CNPq/PIBIC no Arquivo Histórico do Estado do Rio Grande do Sul


Colégio Adventista de Porto Alegre, CAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História Ensino Médio, Carga horária: 37, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora titular para o ensino médio nas áreas de História, Filosofia e Sociologia

Atividades

08/2001 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
História

Escritório de Advocacia Ricardo Cunha Martins, EARCM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Contrato de Trabalho CLT, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Estudos Culturais em Educação

Objetivo: Concebendo a educação como um processo sociocultural de significação e aculturação, definido por relações de poder, a linha de pesquisa se concentra na análise e na problematização: a) dos mecanismos, estratégias e políticas de constituição de sujeitos e de identidades; b) de regimes e esquemas de representação de diferentes grupos; c) da dinâmica de funcionamento de artefatos culturais conectados com a educação; d) das conexões entre a educação e as diferentes racionalidades políticas contemporâneas..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Estudos Culturais; Consumo; Educação e Consumo; Pedagogias Culturais.
2.
Educação, Escola e Contemporaneidade

Objetivo: Essa linha de pesquisa preocupa-se com o entendimento e a discussão sobre as diferentes configurações assumidas pela educação na contemporaneidade abrangendo estudos sobre cultura, ciência, filosofia e outras áreas na formação de professores e nos mais diversos espaços educativos..
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; Ciência; Espaços Educativos.
3.
Fundamentos Filosóficos da Educação Ambiental

Objetivo: Aborda os fundamentos históricos, filosóficos, éticos e epistemológicos da Educação Ambiental. Problematiza as relações homem, natureza e a sociedade, analisando a crise ambiental presente na contemporaneidade..
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação e Consumo; Estudos Culturais; Pedagogias Culturais; Crise Ambiental; Sujeito do Consumo.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estratégias Biopolíticas e Educação Ambiental: formando sujeitos escolares
Descrição: Descrição: O presente estuda busca investigar, através de materiais midiáticos que invadem as escolas, as estratégias biopolíticas na Educação Ambiental colocadas em operação para o governo da vida. Para isso, a investigação terá três frentes de atuação. A primeira pretende investigar uma das condições de possibilidade para emergência do conceito de natureza enquanto domínio do homem sobre a mesma: o projeto moderno ocidental. Para isso, analisar-se-á clássicos da filosofia da ciência como ?Novum Organum? de Francis Bacon (1620) e ?Discurso do Método? de René Descartes (1637). A segunda etapa, fará uma pesquisa minuciosa sobre o conceito de biopolítica em Michel Foucault. Estudar-se-á suas aulas no Collége de France, seus livros e suas entrevistas para compreender como essa tática de poder veio se imiscuindo na vida social, moldando nossos modos de existir e conviver em tempos contemporâneos. A partir desses estudos bibliográficos, pretende-se analisar os materiais midiáticos presentes em escolas públicas da cidade de Rio Grande/RS e região que tratem de Educação Ambiental. Na busca por responder a esse problema de pesquisa, utiliza-se o referencial pós-estruturalista, especialmente advindo dos estudos dos filósofos Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Félix Guattari e Gilles Deleuze utilizando também autores filiados a essa teorização que enveredam para o campo da filosofia e da educação ambiental. Nesta investigação interessa, especialmente, os efeitos políticos dos modos como convivemos com a natureza e como somos afetados pelos saberes modernos, produzindo nossa própria vida...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
O USO DO CONCEITO DE PEDAGOGIA CULTURAL NA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES ARTEFATOS DA CULTURA QUE ENSINAM LIÇÕES E FORMAM SUJEITOS NA CONTEMPORANEIDADE
Descrição: O presente projeto, do qual derivam os trabalhos sob minha orientação em nível de graduação e pós-graduação, está vinculado a Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Educação, Escola e Contemporaneidade. Conta com a participação de alunos da Licenciatura em Pedagogia/FURG e mestrandos em Educação/PPGEDU-FURG. Interessa-nos aqui operar com o conceito de Pedagogias Culturais, atentando para o modo como os artefatos culturais ensinam lições e intentam forjar sujeitos na contemporaneidade. O objetivo do trabalho é mapear as enunciações e discursos que circulam em artefatos da cultura contemporânea e as lições que ensinam sobre temas diversos e de interesse para o campo da Educação, tais como consumo, capital humano, tecnologia, política, ética, trabalho, formação docente, inclusão, currículo, avaliação, políticas públicas, neurociência, educação ambiental, educação financeira, entre outros. Nesse sentido, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: que saberes, relativos à sociedade neoliberal contemporânea, diferentes artefatos da cultura (filmes, sites, séries, revistas em quadrinhos, blogs, livros didáticos, projetos de lei, entre outros) põem em circulação? A questão desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) aprofundar os conceitos de Pedagogias Culturais; Artefatos Culturais; Endereçamento; Representação; Discurso; Enunciado; Biopolítica; Governo, todos sob a vertente teórica pós-estruturalista; b) mapear os enunciados relativos à temas do interesse da Educação que são postos em circulação por meio de diferentes artefatos da cultura; c) Problematizar os efeitos dessa discursividade neoliberal procurando estabelecer relações com o campo da Formação de Professores e o Currículo. Com os resultados dessa pesquisa pretendemos problematizar o tipo de sujeitos que se intenta produzir por meio das chamadas Pedagogias Culturais no interior do discurso neoliberal contemporâneo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Andresa Silva da Costa Mutz - Coordenador / KELI AVILA DOS SANTOS - Integrante / KATZ, ELVIS PATRIK - Integrante / Jenifer Dias - Integrante / Daiana Cunha - Integrante.
2017 - Atual
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SABERES E PRÁTICAS EM TENSÃO
Descrição: O presente projeto está vinculado a Linha de Pesquisa Fundamentos Filosóficos da Educação Ambiental e conta com auxílio de alunos pesquisadores que integram o Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia ? GEECAF/FURG/CNPq. Interessa-nos aqui, mapear as enunciações acerca da educação ambiental nos textos preliminares e final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e verificar em que medida se relacionam com outros documentos oficiais do Estado, como a Lei No 9.795, de 27 de abril de 1999 que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental(PNEA), bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental(DCNEA), conforme Resolução nº2, de 15 de junho de 2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Nesse sentido, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: que saberes, relativos à educação ambiental, a Base Nacional Comum Curricular brasileira põe em circulação? A questão desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) aprofundar os conceitos de discurso e enunciado; saberes e práticas; biopolítica e governo, todos sob inspiração do pensamento de Michel Foucault; b) compreender como se deu o processo de formulação dos textos preliminares e final da Base Nacional; c) mapear os enunciados relativos a educação ambiental que são postos em circulação na Base Nacional; d) estabelecer relação entre tais enunciados e o que está posto nos demais documentos do Estado relativos à educação ambiental, como a PNEA e a DCNEA. Com os resultados dessa pesquisa pretendemos problematizar o tipo de sujeito ambiental que se está produzindo no interior do discurso sobre meio ambiente e educação na BNCC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Andresa Silva da Costa Mutz - Coordenador / KELI AVILA DOS SANTOS - Integrante / ELVIS PATRIK KATZ - Integrante.
2014 - 2017
A CURRICULARIZAÇÃO DO CONSUMO E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS
Descrição: O estudo visa analisar os discursos acerca do consumo que circulam nos documentos legais, nos materiais pedagógicos e nos artefatos midiáticos relacionados à Política Pública do Estado brasileiro que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) ? um programa criado para ensinar os cidadãos, em idade escolar ou não, a tomarem decisões, ditas ?mais conscientes?, em questões relativas aos hábitos de consumo. A intenção é perceber como tais verdades, em articulação com outras provenientes do campo da Educação Ambiental, produzem efeitos na constituição de determinados modos de ser consumidor na contemporaneidade. O referencial teórico-metodológico selecionado para o desenvolvimento da pesquisa é o pós-estruturalista, em especial, as contribuições do pensamento de Michel Foucault e alguns de seus leitores como Nikolas Rose, Paul Veyne, Jorge Ramos do Ó, Alfredo Veiga-Neto, Marisa Vorraber Costa, Rosa Maria Bueno Fischer, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Andresa Silva da Costa Mutz - Coordenador / KELI AVILA DOS SANTOS - Integrante / ELVIS PATRIK KATZ - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2010 - 2014
Cultura e Pedagogia na modernidade líquida
Descrição: O projeto dá continuidade ao Programa de Pesquisa que desenvolvido por minha orientadora Marisa Costa há mais de dez anos, inspirada em uma concepção de educação como vontade de governar, de moldar e dirigir condutas, em que pedagogias são praticadas em distintos espaços e contextos. Em termos teórico-conceituais e metodológicos, compartilha o que na filosofia e na teoria social tem sido denominado de perspectiva pós-estruturalista. As perspectivas analíticas de Michel Foucault e Zygmunt Bauman, assim como de estudiosos da cultura contemporânea (Fredric Jameson, David Harvey, Richard Sennet, Gilles Lipovetsky, George Yúdice, dentre outros) tem subsidiado a investigação dos imbricados delineamentos das relações entre educação e cultura, entre cultura e pedagogias e entre educação, escola e cultura na modernidade líquida. A pesquisa prossegue na tentativa de procurar ver e mostrar como somos educados e como nos educamos na modernidade líquida. Como operam, hoje, os artefatos culturais, entre eles a escola, o currículo, o livro didático, a publicidade, a literatura, as novelas, as tecnologias e tantos outros, engendrando as pedagogias do presente que formam os sujeitos do nosso tempo. Que saberes disseminam? Que práticas são incentivadas, valorizadas, celebradas dentro e fora da escola? Quais formas de convocação utilizam para engajar sujeitos, sugerir práticas, orientar e moldar condutas? Que interesses, poderes, prazeres, riscos, estão implicados nas formas como nos conduzimos, nas formas como pensamos sobre nós mesmos e sobre o que nos cerca? Face à proeminência da cultura da mídia e do consumo, que configurações e significados assume na vida das crianças e jovens? Que transformações está produzindo? Como repercute na escola, no currículo e na docência? O delineamento metodológico inclui a) coleta de material empírico na mídia e nas escolas, b) coleta de dados em resultados de dissertações e teses que investigam pedagogias culturais. Com vistas a dar corpo às análises e subsidiar discussõe..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo e Cultura.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Agrária.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDucação Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Professora Homenageada do Curso de Licenciatura em Pedagogia, FURG.
2014
Aprovada em 1º lugar no Concurso Público para Professor do Magistério Superior, Adjunto-A, Classe A, Nível 1, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com Dedicação Exclusiva, FURG.
2004
Destaque pela apresentação do trabalho A Lei de Terras no Rio Grande do Sul, UFRGS.
2004
Menção Honrosa pela apresentação do trabalho A Lei de Terras no Rio Grande do Sul, UNISINOS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KATZ, E. P.2018KATZ, E. P. ; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA . A construção de uma identidade docente desejável no discurso do movimento Escola Sem Partido. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 26, p. 118-129, 2018.

2.
KATZ, ELVIS PATRIK2017KATZ, ELVIS PATRIK ; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA . Escola sem partido - produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, p. 184-205, 2017.

3.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA2017MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA; HENNING, PAULA CORRÊA ; GARRÉ, BÁRBARA HEES . A constituição do sujeito contemporâneo do consumo: um desafio para a educação ambiental. Perspectiva (UFSC), v. 35, p. 546-559, 2017.

4.
KATZ, E. P.2017KATZ, E. P. ; SANTOS, K. A. ; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA . O professor 'subversivo' e seu controle: poder docente no cinema sob a ótica dos Estudos Culturais. Revista Momento, v. 26, p. 108-128, 2017.

5.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA2014 MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA. Os efeitos da ambivalência contemporânea no movimento social brasileiro: um estudo a partir das representações dos sem-terra em livros escolares. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 18, p. 228-236, 2014.

6.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA2014 MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA. O discurso do consumo consciente e a produção dos sujeitos contemporâneos do consumo. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 30, p. 117-136, 2014.

7.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA2013MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA. O Movimento Sem-Terra na ordem do discurso neoliberal: uma análise do documentário O sonho de Rose.. Revista Latino-Americana de História, v. 2, p. 881-892, 2013.

8.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA2011MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA. O ENSINO DE HISTÓRIA E AS REPRESENTAÇÕES DOS SEM-TERRA NOS LIVROS DIDÁTICOS. Historiae (impresso), v. 2, p. 123-136, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA; HENNING, PAULA CORRÊA (Org.) ; VIEIRA, V. T. (Org.) . Educações ambientais possíveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. 1. ed. Curitiba: APRIS, 2018. v. 1. 249p .

Capítulos de livros publicados
1.
KATZ, E. P. ; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA ; SANTOS, K. A. . Educacao Ambiental na Base Comum Curricular (BNCC) - de Tema Transversal e Integrador ao dominio da ciencia da natureza. In: Paula Henning; Andresa Mutz; Virginia Vieira. (Org.). educacoes ambientais possiveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. 1ed.Curitiba: Apris, 2018, v. 1, p. 47-58.

2.
MUTZ, Andresa S.C.. A Pedagogia do Consumo e a Cultura do Endividamento nos anúncios publicitários de cartões de crédito. In: Camozzato, Viaviane Castro; Andrade, Paula Deporte de; Carvalho, Rodrigo Saballa de;. (Org.). Pedagogias Culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 69-87.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MUTZ, Andresa S.C.. Igreja grande ou grande igreja?. Revista Ministério, São Paulo, p. 15 - 15, 01 set. 2012.

2.
MUTZ, Andresa S.C.. É possível educar para a cidadania celestial?. COMTEXTO, Porto Alegre, p. 07 - 07, 01 nov. 2011.

3.
MUTZ, Andresa S.C.. Consumir bem para consumir sempre. A Página da Educação, Porto - Portugal, p. 45 - 45, 01 jan. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KATZ, E. P. ; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA . ?O ESPÍRITO DA EDUCAÇÃO PETISTA?: USOS E DESUSOS DA TRADIÇÃO E FIGURA DE PAULO FREIRE NO DISCURSO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4ºSeminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas. Anais do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4ºSeminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017. v. 1. p. 1-11.

2.
SANTOS, K. A. ; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA . Representação e governo: constituindo sujeitos a partir das lições evidenciadas nas histórias em quadrinhos. In: II Encontro de Pós-Graduação em Educação: pesquisa e avaliação, desafios e perspectivas atuais, 2017, Rio Grande. Anais do II Encontro de Pós-Graduação em Educação: pesquisa e avaliação, desafios e perspectivas atuais. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. v. 1. p. 1-14.

3.
KATZ, E. P. ; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA . Combater é preciso: a tradição e figura de Paulo Freire no discurso do Movimento Escola Sem Partido. In: II Encontro de Pós-Graduação em Educação: pesquisa e avaliação, desafios e perspectivas atuais, 2017, Rio Grande. Anais do II Encontro de Pós-Graduação em Educação: pesquisa e avaliação, desafios e perspectivas atuais. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. v. 1. p. 76-86.

4.
KATZ, E. P. ; MUTZ, Andresa S.C. . Escola Sem Partido e atualização discursiva sobre o controle professoral. In: III Encontro de Pesquisas Históricas, 2016, Porto Alegre. Anais do III Encontro de Pesquisas Históricas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. p. 817-831.

5.
MUTZ, Andresa S.C.. As formas de operacionalização da educação financeira na contemporaneidade e a constituição dos sujeitos de consumo consciente. In: 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas. Anais do 6º SBECE. Canoas: ULBRA, 2015. v. 1. p. 1-11.

6.
MUTZ, Andresa S.C.. A constituição do sujeito contemporâneo do consumo - um desafio para a educação ambiental. In: X Reunião Científica Regional da ANPEd, 2014, Florianópolis. Anais da X Reunião Científica Regional da ANPEd. Florianópolis: UDESC, 2014. p. 1-15.

7.
MUTZ, Andresa S.C.. A Educação Financeira como Capital Humano: Notas sobre o Dispositivo Pedagógico do Consumo. In: 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2013, Canoas. Anais 5º SBECE e 2º SIECE Nas contingências do Espaço - Tempo. São Leopoldo: Casa Leiria, 2013. v. 1. p. 1-12.

8.
MUTZ, Andresa S.C.. A educação ambiental e o discurso do consumo consciente: uma análise sobre os modos como se produzem sujeitos consumidores nas pedagogias culturais. In: 36º Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Anais 2013 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2013. v. 1. p. 1-15.

9.
MUTZ, Andresa S.C.. A ambivalência que aprendemos com os sem-terra: uma oportunidade para (re)pensar o currículo de História. In: X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso-Brasileiro de currículo, 2012, Belo Horizonte. Anais X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso-Brasileiro de currículo: Desafios contemporâneos no campo do currículo / trabalhos completos. Belo Horizonte: UFMG/FAE, 2012. v. 1. p. 1-15.

10.
MUTZ, Andresa S.C.. A IMAGEM E O ENSINO: O QUE APRENDEMOS COM AS REPRESENTAÇÕES DOS SEM-TERRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. In: Simpósio Internacional : Imagem, Cultura Visual e História da Arte, 2012, Porto Alegre. Anais [recurso eletrônico] do Simpósio Internacional : Imagem, Cultura Visual e História da Arte. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. v. 1. p. 1-9.

11.
MUTZ, Andresa S.C.. Os pobres do campo e a governamentalidade neoliberal: uma análise das representações dos sem-terra nos livros didáticos de história. In: 4º SEminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas. Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011. v. 1. p. 1-13.

12.
MUTZ, Andresa S.C.. A imagem no ensino de história: representações dos sem-terra e o governamento da pobreza do campo. In: III Eneimagem Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, Londrina. Anais [do] III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011. v. 1. p. 352-367.

13.
MUTZ, Andresa S.C.. O livro didático como parte do dispositivo de criminalização da questão agrária brasileira entre os anos de 1985 a 2005. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2009, Porto. Cultura Escolar, Migrações e Cidadania. Actas. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009. p. 1-11.

14.
MUTZ, Andresa S.C.. Representações de violência : a questão agrária nos livros didáticos de história. In: XIV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008. Anais do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-14.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MUTZ, Andresa S.C.. A Educação Financeira como Capital Humano: Notas sobre o Dispositivo Pedagógico do Consumo. In: 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2013, Canoas. Anais 5º SBECE e 2º SIECE Nas Contingências do Espaço - Tempo. São Leopoldo: Casa Leiria, 2013. v. 1. p. 226-227.

2.
MUTZ, Andresa S.C.. A educação ambiental e o discurso do consumo consciente: uma análise sobre os modos como se produzem sujeitos consumidores nas pedagogias culturais contemporâneas. In: 36º Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Resumos 2013 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2013. v. 1. p. 229-230.

3.
MUTZ, Andresa S.C.. A ambivalência que aprendemos com os sem-terra: uma oportunidade para (re) pensar o currículo de História. In: X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso-Brasileiro de currículo, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso-Brasileiro de currículo: textos contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte: Editora da UFMG/FAE, 2012. v. 1. p. 202-202.

4.
MUTZ, Andresa S.C.. A imagem e o ensino: o que aprendemos com as representações dos sem-terra nos livros didáticos de História. In: Simpósio Internacional: Imagem, Cultura Visual e História da Arte, 2012, Porto Alegre. Livro de Resumos Simpósio Internacional: Imagem, Cultura Visual e História da Arte. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. v. 1. p. 35-35.

5.
MUTZ, Andresa S.C.. A imagem no snsino de História:representações dos sem-terra e o governamento da pobreza no campo. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, Londrina. Domínios da Imagem. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011. v. 1. p. 27-27.

6.
MUTZ, Andresa S.C.. Os pobres do campo e a governamentalidade neoliberal: uma análise das represnetações dos sem-terra nos livros didátcos de historia. In: 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º SEminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas. Anais [do] 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º SEminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: Ulbra, 2011. v. 1. p. 244-245.

7.
MUTZ, Andresa S.C.. Quando o luxo olha para o lixo: um estudo acerca das estratégias nneoliberais que visam um reabilitação dos consumidores falhos. In: 4º Encontro Juventude, Consumo & Educação, 2010, Porto Alegre. 4º Encontro Juventude, Consumo & Educação. Porto Alegre: ESPM, 2010. p. 23-23.

8.
MUTZ, Andresa S.C.. O livro didático de História como parte do dispositivo de criminalização da questão agrária brasileira entre os anos de 1985 e 2005. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto/ Portugal. Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto/Portugal: Sociedade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008. p. 259.

9.
MUTZ, Andresa S.C.. Representações de violência: a questão agrária nos livros didáticos de história(1985-2005). In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Anais do XIV ENDIPE. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-15.

10.
MUTZ, Andresa S.C.. A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. In: Mostra de Iniciação Científica Unisinos 2003, 2003, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica Unisinos 2003, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
KATZ, E. P. ; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA . Uma história do Escola Sem Partido: os fios de proveniência e a emergência do movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MUTZ, Andresa S.C.. A educação ambiental e o discurso do consumo consciente: uma análise sobre os modos como se produzem sujeitos consumidores nas pedagogias culturais contemporâneas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MUTZ, Andresa S.C.. A educação ambiental e o discurso do consumo consciente: uma análise sobre os modos como se produzem sujeitos consumidores nas pedagogias culturais contemporâneas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MUTZ, Andresa S.C.. Mídias e formação do consumidor jovem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MUTZ, Andresa S.C.. A Educação Financeira como Capital Humano: Notas sobre o Dispositivo Pedagógico do Consumo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MUTZ, Andresa S.C.. A educação do consumidor: como se aprende a comprar bem, para comprar sempre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MUTZ, Andresa S.C.. A ambivalência que aprendemos com o sem-terra: um oportunidade para (re)pensar o currículo de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MUTZ, Andresa S.C.. A imagem e o ensino: o que aprendemos com as representações dos sem-terra nos livros didáticos de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MUTZ, Andresa S.C.. Pesquisando com Bauman ? os conceitos de consumo, consumismo, sociedade de consumidores, descarte e lixo humano como ferramentas teóricas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MUTZ, Andresa S.C.. A imagem no ensino de História: Representações dos sem-terra e o governamento da pobreza do campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MUTZ, Andresa S.C.. Os pobres do campo e a governamentalidade neoliberal: uma análise das representações dos sem-terra nos livros didáticos de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MUTZ, Andresa S.C.. Dê asas ao desejo. Contudo, tome cuidado para não ser o pato da vez. Uma discussão acerca da ambivalência na formação de sujeitos consumidores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MUTZ, Andresa S.C.. Quando o luxo olha para o lixo: um estudo acerca das estratégias neoliberais que visam a reabilitação de consumidores falhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MUTZ, Andresa S.C.. O livro didático de história como parte do dispositivo de criminalização da questão agrária brasileira entre os anos de 1985 a 2005. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MUTZ, Andresa S.C.. Representações de violência : a questão agrária nos livros didáticos de História (1985-2005). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MUTZ, Andresa S.C.. As representações de violência nos livros didáticos de História e a criminalização da questão agrária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MUTZ, Andresa S.C.. A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MUTZ, Andresa S.C.. A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MUTZ, Andresa S.C.. A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA; Beck, D. Q. . Revista Mometo - Diálogos em Educação/ Dossiê Pedagogias culturais, educação e mídias: implicações na pesquisa educacional contemporânea. Rio Grande: FURG, 2017 (Organização de Dossiê em Periódico).

2.
MUTZ, Andresa S.C.. O sorriso de Deus. Tatuí - São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2015 (Leitura Devocional).

3.
MUTZ, Andresa S.C.. O dispositivo de racionalização da pobreza nas pedagogias contemporâneas: um estudo das representações dos sem-terra nos livros didáticos de História 2009 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA. Parecerista ad hoc da Revista PerCursos (UDESC). 2018.

2.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA. Parecerista ad hoc Revista de Politicas Publicas do PPG em Politicas Publicas da UFMA. 2018.

3.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA. Parecerista ad hoc da Revista Educação & Realidade. 2017.

4.
MUTZ, Andresa S.C.. Membro do Comitê Científico do 6º SBECE Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 3º SIECE Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2015.

5.
MUTZ, Andresa S.C.. Parecerista da Revista de Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA. 2015.

6.
MUTZ, Andresa S.C.. Membro do Comitê de Avaliação dos Resumos no 5º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e à 1ª Jornada de Pós-Graduação da UERGS. 2015.

7.
MUTZ, Andresa S.C.. Parecerista ahd hoc da Revista Textura PPGEDU ULBRA. 2015.

8.
MUTZ, Andresa S.C.. Parecerista ad hoc na revista Avances en Psicologia Latinoamericana. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MUTZ, Andresa S.C.. Palestra Mídias e Formação do Consumidor Jovem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Silveira, R. M. H. ; Gomes, J. C. A. ; MUTZ, Andresa S.C. ; Souza, C. D. ; Santos, I. S. . Possibilidades de pesquisa no campo dos Estudos Culturais. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
KATZ, E. P. ; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA . O pensamento de Michel Foucault e a pesquisa histórica: contribuições teórico-metodológicas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MUTZ, Andresa S.C.. Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral. 2014. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MUTZ, Andresa S.C.. Associação Sul Rio-Grandense 100 Anos de Fé, Pioneirismo e Ação. 2004. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Beck, D. Q.; Guizzo, Bianca S.; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA; Esperança, Joice.. Participação em banca de Ana Carolina Sampaio Zdradek. Olha meu post! juventudes em tempos líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos culturais nas mídias digitais. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

Qualificações de Mestrado
1.
Beck, D. Q.; MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA; Guizzo, Bianca S.; ESPERANCA, J. A.. Participação em banca de Ana Carolina Sampaio Zdradek. Olha o meu post!Juventudes em tempos líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos das mídias digitais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MUTZ, Andresa S.C.; Esperança, Joice.; Beck, D. Q.. Participação em banca de Cibele Bandeira de Oliveira.Infância contemporânea, Música e Cultura Midiática: Reflexões a partir do Estágio Curricular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MUTZ, Andresa S.C.; ANADON, S. B.; MENDES, N. G.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
Esperança, Joice.; MUTZ, Andresa S.C.; Leite, Eliane.; Santos, Rita de Cássia. Comissão examinadora para seleção de Professor Substituto. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
MUTZ, Andresa S.C.; Lockmann, K.; MAGALHAES, J. C.. Membro da Banca no Processo Seletivo para o Mestrado em Educação - FURG. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
MUTZ, Andresa S.C.. Banca Mediadora na XIV Mostra da Produção Universitária da FURG. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
MUTZ, Andresa S.C.. Avaliadora no Processo de Avaliação Pedagógica dos Periódicos inscritos no Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE.. 2015.

4.
MUTZ, Andresa S.C.. Banca Mediadora na XIII Mostra da Produção Universitária. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

5.
MUTZ, Andresa S.C.. Coordenação de Sessão de Apresentação de Trabalho no SINTEC. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

6.
MUTZ, Andresa S.C.. Banca avaliadora no Salão UFRGS 2012. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
MUTZ, Andresa S.C.. Comissão para Seleção Mestrado e Doutorado em Educação. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
MUTZ, Andresa S.C.. Comissão para Seleção de Bolsistas no PPGEDU. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2015. (Seminário).

2.
6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.AS FORMAS DE OPERACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS DE CONSUMO CONSCIENTE. 2015. (Seminário).

3.
I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de de Michel Foucault. 2014. (Seminário).

4.
X Reunião Regional da Anped Sul. A constituição do sujeito do consumo contemporâneo - um desafio para a educação ambietal. 2014. (Congresso).

5.
36º Reunião Nacional da ANPEd. A educação ambiental e o discurso do consumo consciente: uma análise sobre os modos como se produzem sujeitos consumidores nas pedagogias culturais contemporâneas. 2013. (Congresso).

6.
5º SBECE e 2º SIECE.A educação financeira como capital humano: notas sobre o dispositivo pedagógico do consumo. 2013. (Seminário).

7.
II Salão da Pós-Graduaçaõ da UFRGS e I Encontro Gaúcho de Pós-Graduandos.A educação do consumidor: como se aprende a comprar bem, para comprar sempre. 2012. (Encontro).

8.
X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso-Brasileiro de currículo.A ambivalência que aprendemos com os sem-terra: uma oportunidade para (re)pensar o currículo de História. 2012. (Outra).

9.
1ª Jornada de Pesquisa em Educação e Cultura. 2011. (Outra).

10.
4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Os pobres do campo e a governamentalidade neoliberal: uma análise das representações dos sem-terra nos livros didáticos de história. 2011. (Seminário).

11.
III Coloquio Latinoamericano de Biopolítica y I Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación.Dê asas ao desejo. Contudo, tome cuidado para não ser o pato da vez. Uma discussão sobre a ambivalência na formação dos sujeitos consumidores. 2011. (Outra).

12.
III Encontro Nacional de Estudos em Imagem.A imagem no ensino de história: representações dos sem-terra e o governamento da pobreza do campo. 2011. (Encontro).

13.
4º Encontro Juventude, Consumo e Educação.Quando o luxo olha para o lixo: um estudo acerca das estratégias neoliberais qu visam a reabilitação de consumidores falhos. 2010. (Encontro).

14.
Seminário 40 anos FACED: Dilemas Contemporâneos da Educação Escolar. 2010. (Seminário).

15.
Congresso Criacionista. 2009. (Congresso).

16.
VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação:Cultura Escolar, Migrações e Cidadania. O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COMO PARTE DO DISPOSITIVO DE CRIMINALIZAÇÃO DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2005. 2008. (Congresso).

17.
XIV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Representações de violência: a questão agrária nos livros didáticos de História (1985-2005). 2008. (Encontro).

18.
XIV Jornada de Ensino de História e Educação/ANPUH-RS.As representações de violência nos livros didáticos de História e a criminalização da questão agrária brasileira.. 2008. (Outra).

19.
Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História.. 2007. (Simpósio).

20.
XIII Jornada de História, Ensino e Educação. Ensino de História:Identidade e Diversidade. 2007. (Simpósio).

21.
V Encontro Nacional de Criacionistas. 2005. (Encontro).

22.
Seminário Interno PIBIC.A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2004. (Seminário).

23.
XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2004. (Outra).

24.
11º Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).

25.
IV Salão de Iniciação Científica da PUCRS.A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).

26.
Mostra de Iniciação Científica Unisinos 2003.A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2003. (Encontro).

27.
Seminário Interno PIBIC.Seminário Interno PIBIC. 2003. (Seminário).

28.
Seminário Imigração e Imprensa. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUTZ, ANDRESA SILVA DA COSTA. II Encontro de Pós-Graduação em Educação: Pesquisa e Avaliação - Desafios Atuais. 2017. (Outro).

2.
MUTZ, Andresa S.C.. 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2011. (Outro).

3.
MUTZ, Andresa S.C.. Seminário 40 anos FACED: Dilemas Contemporâneos da Educação Escolar. 2010. (Outro).

4.
MUTZ, Andresa S.C.. Mostra de Iniciação Científica UNISINOS. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elvis Patrik Katz. Escola Sem Partido: Uma análise das investidas de poder sobre as identidades docentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andresa Silva da Costa Mutz.

2.
Keli Avila dos Santos. A cultura como pedagogia: uma análise das representações sobre o universo infantil nas tirinhas de história em quadrinhos da Turma do Snoopy,. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Andresa Silva da Costa Mutz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jenifer Dias. A PEDAGOGIA DA CULTURA COMO POSSIBILIDADE DE PROBLEMATIZAR A CONTEMPORANEIDADE: LIÇÕES SOBRE COMPETIÇÃO NEOLIBERAL NOS FILMES DA DISNEY/PIXAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Andresa Silva da Costa Mutz.

2.
Daiana Cunha. LIÇÕES SOBRE INCLUSÃO NAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Andresa Silva da Costa Mutz.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MUTZ, Andresa S.C.. Consumir bem para consumir sempre. A Página da Educação, Porto - Portugal, p. 45 - 45, 01 jan. 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
MUTZ, Andresa S.C.. A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MUTZ, Andresa S.C.. A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MUTZ, Andresa S.C.. A Lei de Terras no Rio Grande do Sul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MUTZ, Andresa S.C.. O livro didático de história como parte do dispositivo de criminalização da questão agrária brasileira entre os anos de 1985 a 2005. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MUTZ, Andresa S.C.. Representações de violência : a questão agrária nos livros didáticos de História (1985-2005). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MUTZ, Andresa S.C.. As representações de violência nos livros didáticos de História e a criminalização da questão agrária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MUTZ, Andresa S.C.. Quando o luxo olha para o lixo: um estudo acerca das estratégias neoliberais que visam a reabilitação de consumidores falhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MUTZ, Andresa S.C.. A imagem no ensino de História: Representações dos sem-terra e o governamento da pobreza do campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MUTZ, Andresa S.C.. Os pobres do campo e a governamentalidade neoliberal: uma análise das representações dos sem-terra nos livros didáticos de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MUTZ, Andresa S.C.. Dê asas ao desejo. Contudo, tome cuidado para não ser o pato da vez. Uma discussão acerca da ambivalência na formação de sujeitos consumidores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MUTZ, Andresa S.C.. A educação do consumidor: como se aprende a comprar bem, para comprar sempre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MUTZ, Andresa S.C.. A imagem e o ensino: o que aprendemos com as representações dos sem-terra nos livros didáticos de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MUTZ, Andresa S.C.. Pesquisando com Bauman ? os conceitos de consumo, consumismo, sociedade de consumidores, descarte e lixo humano como ferramentas teóricas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MUTZ, Andresa S.C.. Mídias e formação do consumidor jovem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MUTZ, Andresa S.C.. A Educação Financeira como Capital Humano: Notas sobre o Dispositivo Pedagógico do Consumo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MUTZ, Andresa S.C.. Palestra Mídias e Formação do Consumidor Jovem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Durante o mestrado recebi apoio financeiro por parte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Luterana da Brasil para apresentar o trabalho intitulado "Representações de Violência:Criminalização da Questão Agrária nos Livros Didáticos de História(1985-2005)" em Portugal no VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação.

Realizei 2 estágios de docência no ensino superior: 1º) Junto a Universidade Luterana do Brasil, na condição de aluna do mestrado em Educação. Foram 45 horas de docência no curso de Pedagogia, em atividades que contemplaram planejamento, aulas presenciais e atividades de avaliação (agosto e setembro de 2010). 2º) Junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na condição de aluna do doutorado e bolsista CAPES/ Estágio obrigatório. Foram 30 horas de docência no curso de Pedagogia, em atividades que contemplaram planejamento, aulas presenciais e atividades de avaliação (1º semestre de 2013).



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