Edilene Simões Costa dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4416986244015282
  • Última atualização do currículo em 18/04/2018


Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de Educação/ Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília ,especialização em Manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de MS e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo UniCeub/D.F Professora do Instituto de Matemática da UFMS - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS a partir de 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso-DF, GPHEME, GHEMATe (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edilene Simões Costa dos Santos
Nome em citações bibliográficas
COSTA, Edilene S.;SANTOS, E. S. C.

Endereço


Endereço Profissional
Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Educação Nacional de Projetos.
Eixo Monumental via S-1 Campus do INMET
Setor Sudoeste
70680-900 - Brasilia, DF - Brasil - Caixa-postal: 00242
Telefone: (61) 30382299
URL da Homepage: www.fao.org.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A História da Matemática como Instrumento Metodológico no Ensino-Aprendizagem da Matemática, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Cristiano Alberto Muniz.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: A Construção do Conceito de Números Fracionários Ordinais por Reconstrução e Ressignificação de Experiências,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Paola Biasoli Alves.
Palavras-chave: Ressignificação de experiências; Reconstrução do conceito.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2000
Especialização em Manejo e Conservação de Recursos Ambientais. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Levantamento Populacional da Abelha Manduri do Mato Grosso na Região de Miranda/Abobral, Município de Corumbá-MS.
Orientador: Angela Maria Zanon.
1982 - 1985
Graduação em Ciências Habilitação Em Matemática.
Centro de Ensino Unificado de Brasília Faculdade de Filosofia Ciências e Le, CEUB, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 80h).
Centro Nacional de Educação a Distância, CENED, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em História da Matemática. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Introdução aos algoritmos genéticos aplicados. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação de Professores do Ens Médio de Matemát. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Estado de Educação de MS, SEDUC/MS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Programa de Atualização de Professores e Rivitaliz. (Carga horária: 120h).
Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Apicultura Tropical e Meliponicultura. (Carga horária: 107h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Material didático para ensino e aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
1995 - 1995
A Construção da Aula e da Prova Operatória. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - MS, SENAR/MS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministrou aula no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil, no primeiro semestre de 2014 Disciplina: O ensino aprendizagem da aritmética e da álgebra na educação básica: aspectos conceituais e metodológicos, com carga horária de 32h.


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 40


Instituto de Educação de Gestão Pública, EGP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Participou da ação da Ação de extensão Pró-Letramento Formação de Tutores em Matemática com duração de 180 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministrou oficina "O Planejamento das ações na escola: Currículo/Projeto Político Pedagógico/Planejamento de Ensino" para Curso Intensivo de Formação. O Curso Intensivo de Formação - 2ª Turma, com duração de 60 horas e oficina com duração de 6 horas presencias, para cada turma, totalizando 30 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
Outras informações
Professor do evento de extensão Gestar II - Matemática - Curso


Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Consultoria em Educação
Outras informações
Consultor Regional para a formação de Professores para as escolas e temas de educação alimentar e nutricional.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Consultoria em Educação
Outras informações
Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental sobre Currículo dos municípios que participam do Projeto Educando com a Horta Escolar desenvolvido pela parceria FNDE/FAO.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Consultora Nacional de Educação
Outras informações
Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental sobre Currículo dos municípios que participam do Projeto Educando com a Horta Escolar desenvolvido pela parceria FNDE/FAO.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Consultoria em Educação
Outras informações
Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental sobre Currículo dos municípios que participam do Projeto Educando com a Horta Escolar desenvolvido pela parceria FNDE/FAO.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Consultoria em Educação
Outras informações
Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental sobre Currículo dos municípios que participam do Projeto Educando com a Horta Escolar desenvolvido pela parceria FNDE/FAO.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultora em Educação
Outras informações
Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental sobre Currículo dos municípios que participam do Projeto Educando com a Horta Escolar desenvolvido pela parceria FNDE/FAO.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultora Nacional em Educação
Outras informações
Ministro curso de Formação contiduada de consultores regionais em educação,Professores, e equipe de coordenação dos municípios que participam do Projeto Educando com a Horta Escolar desenvolvido pelo FNDE/FAO, na área de Currículo.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Consultora em Educação
Outras informações
Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental sobre Currículo dos municípios que participam do Projeto Educando com a Horta Escolar desenvolvido pela parceria FNDE/FAO.


Faculdade Fortium, FORTIUM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como coordenadora geral - atendo os cursos de Pedagogia, Letras, Direito, Administração, Teologia, Sistema da Informação.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Fundamentos Teóricos e Práticos da Matemática - 68 h ( disciplina semestral) Educação Ambiental- 68 h ( disciplina semestral)

Atividades

01/2006 - 03/2008
Direção e administração, Faculdade Fortium, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral.
02/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental- 68h ( semestral)
Fundametamentos Teóricos e Práticos da Matemática- 68h ( semestral)

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou a disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Matemática: 70 h Matemática: 90 h


Instituto de Ensino Superior de Brasília, IMESB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente administrativo-pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como assistente administrativo-pedagógico dos cursos de Pedagogia e Letras.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Educação Matemática e Educação Ambiental nos cursos de Pedagogia e Letras.

Atividades

01/2004 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental - 68 h ( semestral)
Educação Matemática - Fundamento Teóricos e Práticos da Matemática - 68h ( semestral)

Escola Particular de 1º e 2º Grau Irene Cicalise, EPIC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática para o ensino médio

Atividades

2/1995 - 03/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades 2017 Mestrado Elaboração de Projetos Estágio e Docência Atividades Orientadas i 2017 Licenciatura Evolução das ideias da matemática e resolução de problemas 2016 Mestrado Aspectos epistemológicos e históricos da matemática Atividades orientadas I Atividades orientadas II Estágios de Docência I ( primeiro semestre) Estágio de Docência II ( segundo semestre) Tópicos especiais em Educação Matemática Licenciatura Estágio Obrigatório III Estágio Obrigatório IV Matemática I 2015 Mestrado Tópicos Especiais em Educação Matemática Licenciatura Estágio Obrigatório II Matemática II

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 1- Curso de Matemática: Introdução à Álgebra I - 204 h; Introdução à Álgebra Linear e Aplicações - 136h; 2- Curso de Administração: Estatística Aplicada - 68h

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 1-Curso de Matemática: Introdução à Algebra I -204 h; Introdução à Algebra LInear e Aplicações- 136 h. 2- Curso de Pedagogia: Fundamentos de Matemática Elementar- 68h.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei no curso de Matemática a disciplina de : Algebra. C.H 204h Introdução à Análise Real. C.H. 136h Física C.H. 51h

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Participou da Formação continuada de Professores Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária como ministrante na área de Alfabetização em Linguagem Matemática, com carga horária de 180 horas.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Matemática e Estática; Física Experimental; Física I

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Fundamentos da Matemática; Estatística; Prática de Ensino em Matemática; Estatística Aplicada à Geografia.

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Bioestatística; Estatístia Aplicada à Geografia

Atividades

3/2001 - 12/2001
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
Fundamentos de Matemática Elementar
Introdução e Aplicações a Álgebra Linear
2/2000 - 12/2000
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
Física
Introdução a Análise Real
2/1998 - 12/1998
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental
Física I
Matemática e Estatística
4/1997 - 2/1998
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Matemática
Estatística
Prática de Ensino em Matemática
Estatística Aplicada à Geografia
3/1995 - 1/1996
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
Estatística Aplicada à Geografia

Escola de 2º Grau Cera Senar, "CERA"-SENAR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina Ministrada: Matemática

Atividades

2/1994 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Secretaria de Estado de Educação de MS, SEDUC/MS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40
Outras informações
Professor efetivo, Classe B, Nível III.


Fundação Educacional do Distrito Federal, FEDF, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1990
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Atividades

3/1986 - 10/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Militar de Brasília, CMB, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Técnica de Ensino, Carga horária: 0

Atividades

1/1983 - 3/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Técnica de Ensino


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PRÁTICAS E SABERES ESCOLARES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ELEMENTAR NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
Descrição: O objetivo deste projeto é analisar aspectos históricos relacionados à cultura material escolar no caso específico do ensino primário da Aritmética em instituições escolares brasileiras no período delimitado de 1870 a 1950. Mais especificamente, a intenção é analisar elementos epistemológicos e didáticos através de recursos didáticos do ensino da Aritmética, difundidos para uso pedagógico em escolas primárias brasileiras, bem como em instituições formadoras de professores primários. O referencial adotado para fazer a análise teórica envolve conceitos propostos por André Chervel e Roger Chartier, articulando aspectos específicos da disciplina focalizada e o efetivo campo de produção e apropriação docente. A análise histórica dos objetos analisados será conduzida em sintonia com análise de livros didáticos que circularam no período focalizado, assim como em programas de ensino e regulamentos prescritos para a orientação da instrução primária da época. Em sintonia com os aspectos matemáticos, será analisada a legislação do período mencionado, quanto aos aspectos específicos do ensino da Aritmética. A identificação de aspectos históricos é concebida nesta pesquisa em sintonia com aspectos didáticos, assim como com os métodos de ensino propostos para o ensino do tema, sem perder de vista os aspectos conceituais referentes à disciplina objeto de estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Edilene Simões Costa dos Santos - Coordenador / Luis Carlos Pais - Integrante.
2014 - Atual
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA NOS SÉCULOS XIX-XX: ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE O BRASIL E A FRANÇA.
Descrição: A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, é reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970.
Descrição: A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, é reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
X SESEMAT ? SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Descrição: O Seminário Sul Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) é um evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat). No realizado em 2016 trabalhamos e alcançamos os seguintes objetivos: (1) apresentar pesquisas, teses e dissertações que estão sendo realizadas na área de Educação Matemática; (2) divulgar de informações científicas do interesse dos professores que ensinam matemática e pesquisadores da área de educação Matemática; (3)Possibilitar reflexões de cunho teórico-metodológico acerca da Educação Matemática como área de estudo; (4)Propor um ambiente de discussão científica; (5) Propor a qualificação da prática docente; (6) Contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes;(7) Difundir a Educação Matemática entre professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior e entre alunos de graduação.(8) Fomentar ações voltadas para a formação continuada dos educadores matemáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (43) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (33) .
Integrantes: Edilene Simões Costa dos Santos - Coordenador / João Ricardo Viola dos Santos - Integrante / Thiago Pedro Pinto - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Perspectivas da Educação Matemática
2016 - 2016
Periódico: Perspectivas da Educação Matemática
2017 - Atual
Periódico: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB)
2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB)
2017 - Atual
Periódico: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Física Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, M. M.2017SOUZA, M. M. ; CARVALHO, Rosália Policarpo F. de ; BATISTA, C. O. ; COSTA, Edilene S. . TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 1-12, 2017.

2.
BATISTA, C. O.2016BATISTA, C. O. ; COSTA, Edilene S. ; MENEZES, M. ; CARVALHO, R. P. F. . UM OLHAR ATENTO AO MANUAL DIDÁTICO ?VAMOS APRENDER MATEMÁTICA: guia do professor ? preliminar?. Revista em História da Educação Matemática, v. 2, p. 84-94, 2016.

3.
COSTA, Edilene S.2015COSTA, Edilene S.. A presença da história da matemática na construção do conceito de área e sua medida. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 18, p. 97-110, 2015.

4.
BATISTA, C. O.2011BATISTA, C. O. ; SOUZA, D. ; COSTA, Edilene S. ; SILVA, E. B. ; MENEZES, M. ; BERTONI, N. E. ; CARVALHO, R. P. F. ; BACCARIN, S. A. O. . O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - COMPASSODF: constituição, trajetórias e perspectivas. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 08, p. 27-33, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, Edilene S.; MUNIZ,C.A. ; GASPAR, M. T. J. . A construção do Conceito de área a partir de atividades fundamentadas na história da matemática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2015. v. 1. 102p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, R. S. R. ; COSTA, Edilene S. ; MATEUS, A. B. . PLANEJANDO E PRATICANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Antônio Sales; Nedina Roseli Martins Stein. (Org.). Trabalhos Didáticos: Trajetória de Pesquisas. 1ed.Campo Grande-MS: Life Editora, 2017, v. 1, p. 129-142.

2.
COSTA, Edilene S.; SILVA, E. B. . Educação e Neoliberalismo: Questões Atuais ou do Passado. In: Célio da Cunha; Maria Abádia da Silva. (Org.). Pensamento Pedagógico e Políticas de Educação. 1ed.Brasília-DF: Liber Livro Editora Ltda, 2013, v. , p. 333-345.

3.
MUNIZ,C.A. ; COSTA, Edilene S. ; SILVA, E. B. ; TORRES, P. . Nilza Bertoni. In: Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Educadoras Matemática: Memórias, Docência e Profissão. 1ed.São Paulo-SP: Livraria da Física, 2013, v. , p. 299-320.

4.
COSTA, Edilene S.; Batista, C.O. ; SILVA, E. B. ; MENEZES, M. ; BERTONI, N. E. ; CARVALHO, R. P. F. ; BACCARIN, S. A. O. ; DIAS, E. M. A. . Educação matemática: uma leitura a partir da memória de pioneiros. In: Eva Waisros Pereira; Laura Maria Coutinho; Maria Alexandra Rodrigues; Cinira Maria Nóbrega Henriques; Francisco Heitor de Magalhães Souza; Lúcia Maria da Franca Rocha. (Org.). Nas Asas de Brasília - Memórias de uma utopia educativa (1956-1964). 1ed.Brasília-DF: Editora Universidade de Brasília, 2011, v. , p. 277-291.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. ; COSTA, Edilene S. . AS TABUADAS NOS CADERNOS DE ALUNOS: evidências sobre as apropriações das tabuadas escolares em cadernos de alunos entre os anos 1923 e 1970. In: XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990, 2017, Pelotas. XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2017. v. 01.

2.
SANTOS, L. C. G. ; COSTA, Edilene S. . ELEMENTOS NA HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA ENTRE 1930 A 1970 NO SUL DO MATO GROSSO UNO. In: XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990., 2017, Pelotas. XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990.. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2017. v. 01.

3.
COSTA, Edilene S.; SOUZA, M. M. ; BATISTA, C. O. ; CARVALHO, R. P. F. . UM ESTUDO DO CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA DA ESCOLA NORMAL DE CEILÂNDIA-DF. In: XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990, 2017, Pelotas. XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990. Pelotas: Faculdade Federal de Pelotas, 2017. v. 01.

4.
SANTOS, L. C. G. ; COSTA, Edilene S. . Elementos na História do Ensino de Matemática em um Colégio Salesiano Feminino entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso UNO.. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017, Canoas. Anais do VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. Canoas: Universidade Luterana do Brasil Campus de Canoas, 2017. v. 01.

5.
COSTA, Edilene S.; CARVALHO, R. P. F. ; SOUZA, M. M. ; BATISTA, C. O. . A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS EDUCADORES MATEMÁTICOS DO DF NOS ENCONTROS BRASILIENSES DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EBREM). In: VII Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2017, Brasília. Anais do VII Encontro Brasiliense. Brasília: SBEM-DF, 2017. v. 01.

6.
COSTA, Edilene S.. OPERAÇÕES FIGURAIS FUNDAMENTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. In: XII ENEM - Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016, São Paulo. XII ENEM - Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. v. 1.

7.
MENEZES, M. ; COSTA, Edilene S. ; Batista, C.O. . Uma lente para ler as tramas da história da matemática apresentados nos encontros nacionais de educação matemática. In: XII ENEM - Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016, São Paulo. XII - ENEM- Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. v. 1.

8.
MENEZES, M. ; BATISTA, C. O. ; COSTA, Edilene S. . A COMISSÃO DO LIVRO TÉCNICO E DO LIVRO DIDÁTICO (COLTED) E O TREINAMENTO DE PROFESSORES PARA O USO DO LIVRO DIDÁTICO. In: 3o Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática História da Educação Matemática e formação de professores, 2016, São Mateus ES. Anais do 3o Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática História da Educação Matemática e formação de professores. Rio Claro: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2016.

9.
COSTA, Edilene S.; MUNIZ,C.A. ; GASPAR, M. T. J. . Calculando área por aproximação. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do 6 Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015. p. 1-12.

10.
COSTA, Edilene S.; Batista, C.O. ; MENEZES, M. ; CARVALHO, R. P. F. . CINQUENTA ANOS DE ENSINO DE GEOMETRIA NA 3ª SÉRIE/4º ANO EM PROGRAMAS E CURRÍCULOS DO DISTRITO FEDERAL ? BRASIL. In: III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Natal. III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Natal: SNHM, 2015.

11.
COSTA, Edilene S.; BATISTA, C. O. ; MENEZES, M. ; CARVALHO, R. P. F. . A CIRCULAÇÃO DE REVISTAS PEDAGÓGICAS NO DECÊNIO DE 1960 NO ENSINO PRIMÁRIO EM BRASÍLIA-DF. In: XII Seminário Temático - Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890 - 1971): o que dizem as revistas pedagógicas? (1890 ? 1971), 2015, Curitiba. Anais do XII Seminário Temático - Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890 - 1971): o que dizem as revistas pedagógicas? (1890 ? 1971). Curitiba: PUCPR, 2015.

12.
COSTA, Edilene S.; MUNIZ,C.A. ; GASPAR, M. T. J. . Construindo o Conceito de Área por meio da História da Matemática. In: VI EBREM - Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2014, Brasília-DF. VI EBREM. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática do DF, 2014. p. 20-31.

13.
COSTA, Edilene S.; Batista, C.O. ; MENEZES, M. ; CARVALHO, R. P. F. . Estudo Comparativo entre o Programa de Aritmética da 3ª Série - 1962 e a Proposta de Ensino de Matemática do 4º Ano do Currículo em Movimento da Educação Básica - 2014. In: VI EBREM - Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2014, Brasília-DF. Ser Educador Matemático. BRASÍLIA: SBEM-DF, 2014. p. 1-12.

14.
MENEZES, M. ; GASPAR, M. T. J. ; BATISTA, C. O. ; COSTA, Edilene S. ; CARVALHO, R. P. F. . Documentos do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília - 1 semestre de 1962: o que nos contam os registros de avaliação. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática : fontes, temas, metodologias e teorias : a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil, 2014. p. 1052-1060.

15.
COSTA, Edilene S.. A História da Matemática como Recurso Didático: Trabalhando com Medidas. In: V EBREM - V Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2013, Brasília-DF. Educação Matemática e Criatividade. Brasília: SBEM-DF, 2013. p. 111-116.

16.
COSTA, Edilene S.; Batista, C.O. ; MENEZES, M. ; CARVALHO, R. P. F. . O Movimento da Matemática Moderna em Brasília/Distrito Federal: Indícios de Sua Implementação a Partir do Relato de Dois Professores Pioneiros. In: VII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Motevideo, Uruguay. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

17.
COSTA, Edilene S.; MUNIZ,C.A. ; GASPAR, M. T. J. . Duplicação do Quadrado por Recorte e Colagem. In: VII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo, Uruguay. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

18.
MUNIZ,C.A. ; GASPAR, M. T. J. ; COSTA, Edilene S. . Comparando Área de Figuras por Visualização e Sobreposição. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba-PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. p. 1-12.

19.
BATISTA, C. O. ; COSTA, Edilene S. ; MENEZES, M. ; CARVALHO, R. P. F. . A História do Ensino-Aprendizagem da Matemática no Distrito Federal: Paisagem da Pesquisa. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba-PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. CURITIBA: SBEM- PR, 2013. p. 1-12.

20.
Batista, C.O. ; SOUZA, D. ; COSTA, Edilene S. ; SILVA, E. B. ; MENEZES, M. ; BERTONI, N. E. ; CARVALHO, R. P. F. ; BACCARIN, S. A. O. . Instâncias que Atuaram na Abordagem Pedagógica da Matemática e na Educação Matemática Escolar do Distrito Federal - Etapas Institucionais e Influências Externas. In: IV SIPEM - IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Brasília-DF. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009.

21.
COSTA, Edilene S.; MENEZES, M. ; MONTEIRO, M. T. L. . Ensino-aprendizagem das tabuadas de zero, um e dois pelo esquema operatório. In: IV Encontro Brasiliense de Educação, 2008, Brasília. Que matemática se aprende e se ensina na escola. ´Brasília: SBEM/DF, 2008. v. IV. p. 106-112.

22.
BATISTA, C. O. ; MUNIZ,C.A. ; COSTA, Edilene S. ; BERTONI, N. E. ; DIAS, E. M. A. ; SILVA, E. B. ; MENEZES, M. ; CARVALHO, R. P. F. ; BACCARIN, S. A. O. ; IUNES, Silvana. . História da aprendizagem-ensino e da educação matemática no DF: O curso PIE. In: IV EBREM, 2008, Brasília. Que Matematica se aprende e e aprende na escla. Brasília: SBEM/DF, 2008. v. IV. p. 178-186.

23.
ALVES, P.B. ( Orientadora) ; COSTA, Edilene S. . A Construção do Conceito de Números Fracionários Ordinais por Reconstrução e Ressignificação de Experiência. In: 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008, Brasília. Educação: tendências e desafios de um campo em movimento. Brasília: ucb/unb, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Edilene S.; MONTEIRO, M. T. L. . O Ensino-Aprendizagem de Frações por Reconstrução e Ressignificação de Experiências. In: VI CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt - Chile. Resúmenes VI Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009. p. 146-147.

2.
COSTA, Edilene S.; CÂMARA, J.S. . Artes Ciências: A Elevação na Qualidade de Vida do Longevo. In: X Forum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e o XI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, 2007, Caxias do Sul-RS. Envelhecimento e Educação - Oportunidades para a Terceira Idade no Brasil. Caxias do Sul-RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2007. p. 194-195.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Edilene S.; MENEZES, M. ; BATISTA, C. O. . UM OLHAR ATENTO AO MANUAL DIDÁTICO ?VAMOS APRENDER MATEMÁTICA: GUIA DO PROFESSOR ? PRELIMINAR. In: XIV Seminário Temático - Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016, Natal. Anais do XIV Seminário Temático. Natal: Universidade Federal do Rio Grande o Norte, 2016.

2.
COSTA, Edilene S.; MUNIZ,C.A. ; GASPAR, M. T. J. . Duplicação do Quadrado por Recorte e Colagem. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo, Uruguay. Programa y resúmes del VII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. p. 151-151.

3.
COSTA, Edilene S.; BATISTA, C. O. ; MENEZES, M. ; CARVALHO, R. P. F. . O Movimento da Matemática Moderna em Brasília/Distrito Federal: Indícios de Sua Implementação a Partir do Relato de Dois Professores Pioneiros. In: VII CIBEM - VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo, Uruguay. Programa y resúmes del VII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Montevideo, Uruguay, 2013. p. 254-254.

4.
COSTA, Edilene S.; MUNIZ,C.A. . A Construção do Conceito da Grandeza Área e Procedimentos para seu Cálculo no Quinto Ano do Ensino Fundamental tendo como Pano de Fundo a História da Matemática. In: X SNHM - Seminário Nacional de História da Matemática, 2013, Campinas-SP. Livro de resumos do X SNHM: Seminário Nacional de História da Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2013. p. 55-55.

5.
COSTA, Edilene S.; MONTEIRO, M. T. L. . O ensino-aprendizagem de frações por reconstrução e ressignificação de experiências. In: Congreso Ibero-Americano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. VI Congreso Iberoamericano de educación matemática- Resúmenes. Puerto Montt: Universidade de Los Lagos, 2009. v. vi. p. 146-147.

6.
MUNIZ,C.A. ; COSTA, Edilene S. ; SILVA, E. B. ; CARVALHO, R. P. F. ; BACCARIN, S. A. O. . Professora Nilza Eigenheer Bertoni: Sua Contribuição para o Desenvolvimento da Educação Matemática no Distrito Federal e no Brasil. In: 32ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2009, Caxambu-MG. Sociedade, cultura e educação: novas regulações. Rio de Janeiro-RJ: Armazém das Letras Gráfica e Editora Ltda, 2009. p. 219-220.

7.
BATISTA, C. O. ; SOUZA, D. ; COSTA, Edilene S. ; SILVA, E. B. . A Educação Matemática em um Curso de Pedagogia para Professores em Exercício no Início de Escolarização. In: II Encontro Goiano de Educação Matemática, 2009, Goiânia-GO. Caderno de Resumos do II Encontro Goiano de Educação Matemática. Goiânia-GO, 2009. p. 23-24.

8.
COSTA, Edilene S.. O Ensino-Aprendizagem de Frações por Reconstrução e Ressignificação de Experiências. In: II Encontro Goiano de Educação Matemática, 2009, Goiânia-GO. Caderno de Resumos O Ensino-Aprendizagem de Frações por Reconstrução e Ressignificação de Experiências, 2009. p. 21-21.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, E. S. ; COSTA, Edilene S. . O ensino da matemática no ciclo ginasial em um colégio salesiano feminino e o autor Jacomo Stávele. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COSTA, Edilene S.. A história da matemática como fonte de sentido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
COSTA, Edilene S.; SOUZA, M. M. ; Batista, C.O. ; CARVALHO, R. P. F. . UM ESTUDO DO CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA DA ESCOLA NORMAL DE CEILÂNDIA-DF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
OLIVEIRA, L. ; COSTA, Edilene S. . AS TABUADAS NOS CADERNOS DE ALUNOS: evidências sobre as apropriações das tabuadas escolares em cadernos de alunos entre os anos 1923 e 1970. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SANTOS, L. C. G. ; COSTA, Edilene S. . ELEMENTOS NA HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA ENTRE 1930 A 1970 NO SUL DO MATO GROSSO UNO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
COSTA, Edilene S.; MENEZES, M. ; BATISTA, C. O. ; CARVALHO, R. P. F. . Uma lente para ler as tramas da história da Educação Matemática apresentadas nos encontros nacionais de educação matemática - ENEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, Edilene S.. OPERAÇÕES FIGURAIS FUNDAMENTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
COSTA, Edilene S.. Oficina : A investigação matemática em sala e aula como atividade de Ensino e Aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
COSTA, Edilene S.. A educação alimentar e nutricional no currículo escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COSTA, Edilene S.; MENEZES, M. ; BATISTA, C. O. . A COMISSÃO DO LIVRO TÉCNICO E DO LIVRO DIDÁTICO (COLTED) E O TREINAMENTO DE PROFESSORES PARA O USO DO LIVRO DIDÁTICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSTA, Edilene S.; BATISTA, C. O. ; CARVALHO, R. P. F. ; MENEZES, M. . UM OLHAR ATENTO AO MANUAL DIDÁTICO ?VAMOS APRENDER MATEMÁTICA: GUIA DO PROFESSOR ? PRELIMINAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
COSTA, Edilene S.; MUNIZ,C.A. ; GASPAR, M. T. J. . Calculando Área por Aproximação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, Edilene S.; MUNIZ,C.A. . TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA ANÁLISE DE ATIVIDADES FUNDAMENTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BATISTA, C. O. ; CARVALHO, R. P. F. ; COSTA, Edilene S. ; MENEZES, M. . CINQUENTA ANOS DE ENSINO DE GEOMETRIA NA 3ª SÉRIE/4º ANO EM PROGRAMAS E CURRÍCULOS DO DISTRITO FEDERAL ? BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
COSTA, Edilene S.. minicurso A construção do conceito de área a partir de atividades fundamentadas na História da Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
COSTA, Edilene S.. Ponencia: Huertos Escolares Pedagogicos, la Experiencia de Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
COSTA, Edilene S.; MENEZES, M. ; BATISTA, C. O. ; CARVALHO, R. P. F. . Documentos do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília - 1 semestre de 1962: o que nos contam os registros de avaliação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
COSTA, Edilene S.. Comparando Área de Figuras por Visualização e Sobreposição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
COSTA, Edilene S.. O Movimento da Matemática Moderna em Brasília/Distrito Federal: Indícios de sua Implementação a Partir do Relato de Dois Professores Pioneiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
COSTA, Edilene S.. A História do Ensino-Aprendizagem da Matemática no Distrito Federal: Paisagem da Pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
COSTA, Edilene S.. Duplicação do Quadrado por Recorte e Colagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
COSTA, Edilene S.. Oficina de Revisão de Itens de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
COSTA, Edilene S.. História da Matemática como Instrumento Didático para Aprendizagem do Conceito da Grandeza e de Medida de Área no Quinto Ano do Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MUNIZ,C.A. ; GASPAR, M. T. J. ; COSTA, Edilene S. . A história da matemática utilizada como instrumento didático no ensino e aprendizagem do conceito de medidas nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
COSTA, Edilene S.; BATISTA, C. O. ; SOUZA, D. ; SILVA, E. B. ; MENEZES, M. ; BERTONI, N. E. ; CARVALHO, R. P. F. ; BACCARIN, S. A. O. . História da Criação e Desenvolvimento da Regional da Sociedade Brasileira da Educação Matemática no Distrito Federal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
COSTA, Edilene S.. Formação Continuada de Professores no Projeto Educando com a Horta Escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
COSTA, Edilene S.. O ensino-aprendizagem de frações por reconstrução e ressignificação de experiências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
BERTONI, N. E. ; Batista, C.O. ; SOUZA, D. ; COSTA, Edilene S. ; SILVA, E. B. ; MENEZES, M. ; CARVALHO, R. P. F. ; BACCARIN, S. A. O. . Instâncias que atuaram na aprendizagem-ensino de matemática e na educação matemática escolar no Distrito Federal - etapas institucionais e influências externas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
COSTA, Edilene S.; MONTEIRO, M. T. L. . O Ensino-Aprendizagem de Frações Por Reconstrução e Ressignificação de Experiências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
COSTA, Edilene S.. Professora Nilza Eigenheer Bertoni: sua contribuição para o desenvolvimento da Educação Matemática no Distrito Federal e no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
COSTA, Edilene S.. A construção do conceito de números fracionários ordinais por reconstrução e ressignificação de experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
COSTA, Edilene S.. Ensino-aprendizagem das tabuadas de zero, um e dois pelo esquema operatório. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
COSTA, Edilene S.. História da aprendizagem-ensino e da educação matemática no DF:o curso PIE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
COSTA, Edilene S.. Arte cênica: a elavação na qualidade de vida do longevo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
COSTA, Edilene S.. Modelagem Matemática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, E. S. C. ; COSTA, Edilene S. . A horta escolar dinamizando o currículo da escola. Brasília: FAO/FNDE ( responsáveis pela edição), 2006 (Validação e revisão do material didático para o Projeto TCP/BRA/3003).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COSTA, Edilene S.. Manual de Educação Alimentar e Nutricional por meio da Horta Escolar Pedagógica. 2016.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MENDES, I. A. ; COSTA, Edilene S. ; ANGELO, C. B. . História da Matemática para a Educação Matemática. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, Edilene S.. Manual de Educação Nutricional através da Horta Escolar - São Tomé e Príncipe. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

2.
COSTA, Edilene S.; PAIS, Luis Carlos . A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ELEMENTAR NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX.. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
COSTA, Edilene S.. oficina: Como utilizar a horta escolar para inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
COSTA, Edilene S.. oficina: Como utilizar a horta escolar para trabalhar EAN e Atividades práticas de inserção de EAN no currículo escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
COSTA, Edilene S.. Duplicação de Quadrado. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
COSTA, Edilene S.. Formação de Facilitadores em Educação Fsical. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
COSTA, Edilene S.. Dobradura: Medindo a Área do Quadrado. 2013. .

8.
COSTA, Edilene S.; FAVERO, A. ; DANSA, C. V. A. ; SARRETA, E. ; BARBOSA, N. . Abrindo Caminhos - Tecendo a Cidadania no Campo: EJA nos assentamentos rurais do DF e Entorno 2012-2014. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

9.
COSTA, Edilene S.. XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM. 2013. (Coordenou a sessão de comunicação oral).

10.
COSTA, Edilene S.. O Planejamento das ações na Escola: Currículo/Projeto Político Pedagógico/Planejamento de Ensino. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
COSTA, Edilene S.; ALEXANDRE, J. C. ; FERNANDES, M. C. A. ; OLIVEIRA, M. S. . Mapeo del Proceso: Creación e Implementación del Proyecto 'Educando con el Huerto Escolar'. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

12.
COSTA, Edilene S.. Quadrados Mágicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
COSTA, Edilene S.. Ensino-aprendizagem de Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
COSTA, Edilene S.. Teoria dos Logarítimos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
COSTA, Edilene S.. 1ª Semana de Ciências Exatas e Biológicas. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
COSTA, Edilene S.. Ensino Fundamental em Física. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
COSTA, Edilene S.. Material Didático para Ensino e Aprendizagem de Matemática a Nível de 1º Grau.. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
COSTA, Edilene S.. Trigonometria. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
COSTA, Edilene S.. Material Didático para o Ensino e Aprendizagem de Física. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
COSTA, Edilene S.. Curso de Metologia do Ensino da Matemática no Ensino Fundamental. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
COSTA, Edilene S.. Capacitação em Matemática (Geometria 5ª a 8ª Séries). 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
COSTA, Edilene S.. Projeto de Magistério Parcelado de Férias para Professores Leigos da Zona Rural do Estado de Mato Grosso do Sul1994. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
COSTA, Edilene S.. Projeto de Magistério Parcelado de Férias para Professores Leigos da Zona Rural do Estado de Mato Grosso do Sul. 1994. .

24.
COSTA, Edilene S.. Projeto de Magistério Parcelado de Férias para Professores Leigos da Zona Rual do Estado de Mato Grosso do Sul. 1994. .

25.
COSTA, Edilene S.. Projeto de Magistério Parcelado de Férias para Professores Leigos da Zona Rural do Estado de Mato Grosso do Sul. 1994. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Pais, L. C.; SANTOS, E. S. C.; SALES, Antônio. Participação em banca de Alan Pereira Emanoel. Aspectos Históricos do Estudo do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Secundário Brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
PEREIRA, P. S.; COSTA, Edilene S.; LINS, Abigail Fregni; IBIAPINA, I. M. L. M.. Participação em banca de Ronaldo Borges. Saberes construídos e ressignificados por um professor de matemática da educação básica quando investiga a própria prática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
PEREIRA, P. S.; COSTA, Edilene S.; LINS, Abigail Fregni; LOPES, A. R. L. V.. Participação em banca de Jesus Reinaldo Alves Quirino. Um panorama das pesquisas em formação continuada de professores de matemática no programa OBEDUC (2010-2015). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
PAIS, Luis Carlos; COSTA, Edilene S.; GOMES, N. dos Santos. Participação em banca de Relicler Pardim Gouveia. Métre, litre, gramme...grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
SOUZA, L. A; COSTA, Edilene S.; SILVA, H.. Participação em banca de Maycon Douglas Ferreira. Narrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
SPREAFICO, E.V.P.; COSTA, Edilene S.; FELIX, L.V.. Participação em banca de Carine Fernandes Botelho Custódio. A construção dos números: da teoria à propostas no ensino. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
SANTOS, J. R. V.; COSTA, Edilene S.; FERREIRA, P.E. A.. Participação em banca de Elaine Cristina Braga Ovando. Sobre um processo de elaboração de propostas de trabalho de matemática para o ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
SALES, Antônio; COSTA, Edilene S.; BATARCE, M. S.. Participação em banca de Fernando Rodrigo Zolin. A contribuição da argumentação para o desenvolvimentismo do raciocínio em alunos do sexto ano. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
PAIS, Luis Carlos; COSTA, Edilene S.; SALES, Antônio. Participação em banca de Fernando da Silva Batista. Análise Histórica do estudo escolar de algoritmos da aritmética com base em explicações teóricas e exercícios propostos em livros didáticos de matemática (1870 -1930). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
SALES, Antônio; Brito, Vilma Miranda; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Rosimeire da Silva Rosa Moura. Conhecimentos e práticas sobre o ensino de matemática expressos pelas professoras que atuam na educação infantil no município de Ribas dos Rio Pardo/MS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

11.
SANTOS, R. M. O.; COSTA, Edilene S.; TAGLIALENHA, S. L. S.. Participação em banca de Marcos Rodrigo da Silva Delfino. O Ensino de Trigonometria via Geogebra e Aplicações. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

12.
PEREIRA, P. S.; COSTA, Edilene S.; IBIAPINA, I. M. L. M.; GAMA, R. P.. Participação em banca de Nickson Moretti Jorge. Reflexões sobre a prática docente de um professor de Matemática a partir da pesquisa colaborativa. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
PEREIRA, P. S.; COSTA, Edilene S.; CIRIACO, K.T.; IBIAPINA, I. M. L. M.; LOPES, A. R. L. V.. Participação em banca de Adriana de Fátima de Souza Miola. Desenvolvimento profissional de professores de matemática : uma análise sob a perspectiva da teoria sócio histórico cultural. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, Edilene S.; BATISTA, C. O.; PAIS, Luis Carlos. Participação em banca de Leandro de Oliveira. Um olhar à aritmética nos grupos escolares de Campo Grande por meio da tabuada Póvoas Pinheiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
SILVA, M.A.; COSTA, Edilene S.; GONÇALVES, H. J.L.. Participação em banca de Pedro Alves da Silva. Acontecimentos e experiências em um programa de pós-graduação: deslocamentos de um pensamento sobre educação financeira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
SALES, Antônio; COSTA, Edilene S.; BATARCE, M. S.. Participação em banca de Fernando Rodrigo Zolin. A contribuição da argumentação para o desenvolvimentismo do raciocínio em alunos do sexto ano. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
COSTA, Edilene S.; PEREIRA, P. S.; SALES, Antônio. Participação em banca de Luciani Coelho Guindo dos Santos. Elementos na história do ensino de matemática nos anos iniciais no colégio Nossa Senhora Auxiliadora entre 1930 a 1970 no sul do Mato Grosso Uno. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
FREITAS, J.L.M.; COSTA, Edilene S.; SALES, Antônio. Participação em banca de Cleide Ribeiro Mota Arinos. Um estudo sobre representações semióticas na aprendizagem de áreas de triângulos e quadriláteros por alunos do quinto e sexto anos do ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
PAIS, Luis Carlos; COSTA, Edilene S.; SALES, Antônio. Participação em banca de Fernando da Silva Batista. Análise Histórica do Estudo Escolar de Algoritmos da Aritmética com bases em explicações teórica e exercícios propostos em livros didáticos de matemática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
COSTA, Edilene S.; LINS, Abigail Fregni; LOPES, A. R. L. V.; PEREIRA, P. S.. Participação em banca de Jesus Reinado Alves Quirino. Um Panorama das pesquisas sobre práticas reflexivas na formação continuada de professores de matemática no Brasil (2007 - 2015). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
COSTA, Edilene S.; GOMES, N. dos Santos; PAIS, Luis Carlos. Participação em banca de Relicler Pardim Gouveia. Métre, litre, gramme...Grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
COSTA, Edilene S.; SILVA, H.; SOUZA, L. A. Participação em banca de Maycon Douglas Ferreira. Narrativas (autobiográficas): o Pibid como espaço de problematização na/para a formação de professores de matemática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
COSTA, Edilene S.; PEREIRA, P. S.; LINS, Abigail Fregni; IBIAPINA, I. M. L. M.. Participação em banca de Ronaldo Borges. Saberes Construídos e transformados por um professor de matemática da educação Básica quando investiga a própria prática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
COSTA, Edilene S.; SALES, Antônio; Brito, Vilma Miranda. Participação em banca de Rosimeire da Silva Rosa Moura. Conhecimentos e práticas sobre o ensino de matemática das professoras que atuam na educação infantil no município de Ribas do Rio Pardo, MS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BATISTA, C. O.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de LUCAS CRISTIANO CARDOSO BRAGA. ?Desenvolvendo a linguagem algébrica por meio da resolução de problemas: uma prática possível?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Católica de Brasília.

2.
BATISTA, C. O.; COSTA, Edilene S.; SILVA, E. B.. Participação em banca de HIAGO ROSSINI DA SILVA. Avaliação formativa em aulas de desenho geométrico no 6° ano do ensino fundamental?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Católica de Brasília.

3.
BATISTA, C. O.; COSTA, Edilene S.; NOBRIGA, J. C. C.. Participação em banca de BRENO HENRIQUE DE OLIVEIRA. ?Representações semióticas e avaliação formativa?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Católica de Brasília.

4.
COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Deire Lúcia de Oliveira. O USO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGÉBRA, COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Faculdade Jesus Maria José.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DELACHIAVE, A. L.; COSTA, Edilene S.; AZAMBUJA, N. A.. Participação em banca de Amauri Cavallieri.A BIOGRAFIA DO ZERO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
DELACHIAVE, A. L.; OLIVEIRA, P. C.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Gislaine Vieira de Oliveira.NOTIFICAÇÃO DA HANSENÍASE NA CIDADE DE AQUIDAUANA NO PERÍODO DE 2000 A 2002. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
DELACHIAVE, A. L.; OLIVEIRA, P. C.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Cristiane Chioveti de Morais Proença.ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - 3º E 4º CICLOS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
DELACHIAVE, A. L.; OLIVEIRA, P. C.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Nilton Cezar Centurion Lopes.TALES DE MILETO: VIDA E OBRA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
DELACHIAVE, A. L.; OLIVEIRA, P. C.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Joelson Ortiz Ramos.A GEOMETRIA NA ENGENHARIA CIVIL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
DELACHIAVE, A. L.; OLIVEIRA, P. C.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Gisele Antonia Oshiro Tamanaka Amorim.OS PCN`s DE 5ª A 8ª SÉRIES EM MATEMÁTICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
DELACHIAVE, A. L.; OLIVEIRA, P. C.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Ercilia Lemos da Silva.A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA - 5ª A 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
DELACHIAVE, A. L.; AZAMBUJA, N. A.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Eline Pires André.INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: LIMITES. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
DELACHIAVE, A. L.; AZAMBUJA, N. A.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Eliéser Molina Braz.CASOS DE DOENÇAS: DIARRÉIAS AGUDAS EM AQUIDAUANA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
DELACHIAVE, A. L.; COSTA, Edilene S.; OLIVEIRA, P. C.. Participação em banca de Catarine Sumie Araki de Souza Figueiró.A LUZ EM BENEFÍCIO DA HUMANIDADE. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
DELACHIAVE, A. L.; COSTA, Edilene S.; OLIVEIRA, P. C.. Participação em banca de Adevaldo Gomes de Morais.A HISTÓRIA DOS NÚMEROS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

12.
DELACHIAVE, A. L.; COSTA, Edilene S.; OLIVEIRA, P. C.. Participação em banca de Marcos Savitraz.A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO E NO ENSINO A MATEMÁTICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

13.
DELACHIAVE, A. L.; SILVA, S. G.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Antônio Carlos Seizer da Silva.A ALGEBRA E OS PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
DELACHIAVE, A. L.; SILVA, S. G.; COSTA, Edilene S.. Participação em banca de Silvia de Morais.JOGOS MATEMÁTICOS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

15.
DELACHIAVE, A. L.; COSTA, Edilene S.; AZAMBUJA, N. A.. Participação em banca de Adalgiza de Campos Garcia.A MATEMATICA E SUAS AMPLIAÇÕES CONJUGADAS AO TODO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

16.
COSTA, Edilene S.; CONCEICAO, A. L. S.; ROSSI, N. M. Q.. Participação em banca de Cheila Claudia de Souza.APRENDENDO A MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA, ATRAVÉS DE JOGOS. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARTINS, G. V.; COSTA, Edilene S.; GIANNESI, G. C.; JAQUES, J. A. S.; OLIVEIRA, L. F.. Concurso público para ingresso na carreira de magistério superior. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
COSTA, Edilene S.. Cargo efetivo de carreira o magistério superior / Matemática - Educação Matemática. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3 ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A COMISSÃO DO LIVRO TÉCNICO E DO LIVRO DIDÁTICO (COLTED) E O TREINAMENTO DE PROFESSORES PARA O USO DO LIVRO DIDÁTICO. 2016. (Encontro).

2.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Uma lente para ler as tramas da história da educação matemática apresentadas nos encontros nacionais de educação matemática (ENEM). 2016. (Congresso).

3.
XIV Seminário Temática.UM OLHAR ATENTO AO MANUAL DIDÁTICO ?VAMOS APRENDER MATEMÁTICA: GUIA DO PROFESSOR ? PRELIMINAR. 2016. (Seminário).

4.
x sesemat. 2016. (Seminário).

5.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (VII CIBEM). 2013. (Congresso).

6.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

7.
VII Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2011. (Encontro).

8.
I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola e IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas. 2010. (Outra).

9.
I Encontro de Agricultores Familiares do Projeto "Educando com a Horta Escolar". 2009. (Encontro).

10.
Encontro Nacional Educando com a Horta Escolar. 2008. (Encontro).

11.
I SEMAQUI - Primeira Semana da Matemática de Aquidauana. 2003. (Outra).

12.
Seminário "Anatomia do Pensamento". 2001. (Seminário).

13.
1º Congresso Educacional de Mato Grosso do Sul. 1996. (Congresso).

14.
6º Congresso de Educação para Desenvolvimento. 1996. (Congresso).

15.
6º Congresso de Educação para o Desenvolvimento. 1996. (Congresso).

16.
6º Congresso de Educação para o Desenvolvimento. 1996. (Congresso).

17.
6º Congresso de Educação para o Desenvolvimento. 1996. (Congresso).

18.
Conferência Internacional Sobre Ensino de Ciências para o Século XXI: ACT Alfabetização em Ciências e Tecnolgia. 1990. (Outra).

19.
Seminário - Doenças Sexualmente Transmissíveis. 1988. (Seminário).

20.
I Congresso dos Trabalhadores em Educação/DF. 1987. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, Edilene S.. X SESEMAT ? SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. (Congresso).

2.
COSTA, Edilene S.. VI - EBREM - VI Encontro Brasiliense de Educação Matemática. 2014. (Outro).

3.
COSTA, Edilene S.. V EBREM - V Encontro Brasiliense de Educação Matemática. 2011. (Outro).

4.
COSTA, Edilene S.. Forum Regional das Licenciaturas em Matemática. 2011. (Outro).

5.
COSTA, Edilene S.. Circuito de Vivências em Educação Matemática. 2011. (Outro).

6.
COSTA, Edilene S.. Circuito de Vivências em Educação Matemática. 2011. (Outro).

7.
COSTA, Edilene S.. III Encontro Brasiliense de Educação Matemática. 2006. (Outro).

8.
COSTA, Edilene S.. Atividade de extensão Trigonometria. 1995. (Outro).

9.
COSTA, Edilene S.. Atividade de Extensão "Material Didático para Ensino e Aprendizagem de Matemática a nível de 1º Grau. 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite. Bases epistemológicas matemáticas e didáticas de constituição da área de Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Odair Gonçalves Marquez. A aritmética no cenário corumbaense no período de 1878 a 1980.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

3.
Leandro de Oliveira. Contribuições do dispositivo pedagógico Tabuadas e Elementos de Aritmética de Póvoas Pinheiro para o ensino de Aritmética nas escolas primarias de Campo Grande- MS. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

4.
Luciani Coelho Guindo dos Santos. Elementos na Historia do Ensino de Matemática nos anos iniciais no Colégio Maria Auxiliadora entre 1930 a 1970 no sul do Mato Grosso UNO.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, Edilene S.. OPERAÇÕES FIGURAIS FUNDAMENTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
COSTA, Edilene S.. Manual de Educação Nutricional através da Horta Escolar - São Tomé e Príncipe. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 8:59:41