Wilson da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9809448138025254
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004). É doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e pós-doutor em Informática Educacional pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. É professor da Faculdade Uninter nas disciplinas Currículo Escolar e Sociedade, Família e Instituição Escolar, do Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE (Psicologia da Educação, História da Educação, Filosofia da Educação, Teorias do Conhecimento, Visão Sistêmica, Jogos Intelectivos), da Pós-Graduação UNINTER (Epistemologia Genética, Aprendizagem e Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Cognição e Aprendizagem, Aspectos Lúdicos e Jogos, Neurociência da percepção e da atenção), e foi professor substituto da Universidade Federal do Paraná - UFPR (Psicologia da Educação) de 2005 a 2007. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilson da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Wilson da.;DA SILVA, WILSON


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Raciocínio Lógico e o Jogo de Xadrez: em busca de relações, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Rosely Palermo Brenelli.
Palavras-chave: Epistemologia Genética; Psicologia Genética; Jogo e Educação; Ensino de xadrez.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Processos Cognitivos no Jogo de Xadrez,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Tamara da Silveira Valente.
Palavras-chave: Epistemologia Genética; Psicologia Genética; Jogo de Xadrez; Xadrez e Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2001 - 2002
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: Jogo, Cognição e Educação: Abordagem Psicopedagógica do Jogo de Xadrez.
Orientador: Ana Maria Lakomy.
1995 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação / Especialidade: Jogos Educativos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Jogo de Xadrez.
2010 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação / Especialidade: Sistemas Tutores Inteligentes.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação / Especialidade: Jogos Educativos.


Formação Complementar


2017 - 2017
ANÁLISE QUALITATIVA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE NVIVO11 ? MODULOS I E II. (Carga horária: 16h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Capacitação em Metodologias de Pedagogia Ativa. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior III, Carga horária: 20


Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9

Atividades

7/2005 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodologógicos do Ensino da Educação Física
7/2004 - Atual
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
2/2004 - Atual
Ensino, Ed Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos Intelectivos

Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Promotor Cultural (ensino de xadrez), Carga horária: 40


Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor


Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion, ISE SION, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7


Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda, OPET, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26


Sociedade Educacional Ágape S/C Ltda, ÁGAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

03/2004 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Xadrez

Sociedade Educacional Expoente S/C Ltda, EXPOENTE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

06/1994 - 03/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Xadrez

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina ministrada: Psicologia da Educação.

Atividades

5/2005 - 5/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação


Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Formação de professores: Inovações metodológicas mediadas por tecnologias no cotidiano escolar da educação básica
Descrição: Formação de professores: Inovações metodológicas mediadas por tecnologias no cotidiano escolar da educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (34) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Wilson da Silva - Integrante / Ademir Antonio Engelmann - Integrante / Ademir Aparecido Pinhelli Mendes - Coordenador / Genoveva Ribas Claro - Integrante / Claudia Sebastiana Rosa da Silva - Integrante / Sônia de Fátima Radvanskei - Integrante / Marcia Regina Mocelin - Integrante / Cristiane Dal Agnol da Silva - Integrante.
2010 - 2016
Jogos Educativos
Descrição: Projetar e construir jogos educativos para diversas idades, com vistas ao desenvolvimento cognitivo por meio de abordagem pedagógica adaptada ao aprendiz..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Wilson da Silva - Integrante / Alexandre Direne - Coordenador / Luis Bona - Integrante / Fabiano Silva - Integrante.
2010 - 2016
Projeto UCA - Um Computador por Aluno - Projeto de Desenvolvimento de Conteúdos para a Mudança Curricular: Contemplando Metodologias de Inserção de Laptops Educacionais na Sala de Aula.
Descrição: O Projeto UCA - Um Computador por Aluno está sendo coordenado pela Assessoria de Tecnologia do Palácio do Planalto e executado pela Secretaria de Educação a Distância - SEED do MEC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Ensino do Xadrez Para Deficientes Visuais
Descrição: Destina-se a elaborar metodologias para o ensino do xadrez para DV..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2016
Conceitos e Ferramentas de Apoio ao Ensino de Xadrez nas Escolas Brasileiras
Descrição: O projeto se destina ao desenvolvimento de conceitos e ferramentas de software em uma linguagem acessível para o uso de simuladores inteligentes do jogo de Xadrez. Seus conceitos se destinam a apoiar o ensino de Xadrez nas escolas públicas brasileiras que atuam nos níveis fundamental e médio. O contexto de Tecnologia Educacional aqui aplicado é o de ferramentas baseadas em Software Livre, capazes de permitir tanto a autoria do material eletrônico de um curso quanto o aprendizado por experimentação e competição. A grande maioria dos sistemas altamente interativos desenvolvidos até o momento para o ensino de Xadrez assume que o jogador humano é sempre um especialista. Em outras palavras, estes sistemas não são capazes de identificar deficiências em um aprendiz para que, ao invés de atacá-lo, possam orientá-lo no sentido reconhecer situações diversas e de reagir adequadamente a elas. Os poucos protótipos de sistemas tutores conhecidos para este jogo (Magalhães Netto, 1995) são versões reduzidas que ainda carecem não só de fundamentos da própria área de Xadrez com relação a formas precisas para representação de jogadas mas também de extensos catálogos de posições construíidas e testadas em ambientes realistas da prática do Xadrez nas escolas. O artigo apresenta alguns detalhes dos conceitos e ferramentas em fase de construção, em cooperação com os Gevernos Federal e Estaduais por meio de um projeto piloto. Ao final, algumas direções futuras de pesquisa e desenvolvimento originais são lançadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2016
Sistemas Tutores Inteligentes
Descrição: O trabalho no campo de Informática na Educação está cada vez mais difundido como uma das principais modalidades de apoio ao ensino e à aprendizagem nos diversos níveis de formação do ser humano. Em particular, o campo de Sistemas Tutores Inteligentes oferece todas as vantagens de aplicações convencionais de Informática na Educação, acrescidas do poder de adaptação do software a um aprendiz diante do reconhecimento e tratamento de suas particularidades. Isto terá impactos cada vez mais positivos na sociedade onde a educação básica, a especializada e a continuada constituem uma demanda crescente por software adaptativo. O grupo de pesquisa de Sistemas Tutores Inteligentes da UFPR aborda os principais aspectos adaptativos de software educacional. As principais teorias e resultados do grupo se relacionam com ferramentas de autoria assim como o ensino por meio de (1) jogos heurísticos educacionais, (2) conceitos visuais especializados (e.g., Radiologia médica), (3) programação de computadores e muitos outros. Várias foram as publicações e prêmios, nacionais e internacionais, obtidos por seus pesquisadores e alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cognição e Aprendizagem Escolar.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cognição e Aprendizagem Escolar/Especialidade: A Epistemologia Genétia e o Jogo de Xadrez.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Evolucionista.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
O Jogo de Xadrez: Possibilidades de Trabalho sob a Perspectiva das Inteligências Múltiplas, Sociedade Educaçional Expoente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
THEOTO ROCHA, FABIO2016THEOTO ROCHA, FABIO ; GONCALVES DE MAGALHAES JUNIOR, ROBERTO ; OLIVEIRA HORTA, THOMAS ; HENRIQUE GONCALVES CESAR, FABIO ; MAURICE D'ISRAEL, DAVID ; DA SILVA, WILSON ; THOMAZ, CARLOS EDUARDO . EEG acquisition and processing for cognitive brain mapping during chess problem solving. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 1129-1134, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, Wilson da.. Xadrez para todos: a ginástica da mente. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2015. v. 1. 234p .

2.
SILVA, Wilson da.. Xadrez e Educação: contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2012. v. 1. 413p .

3.
SILVA, Wilson da.. Meu Primeiro Livro de Xadrez: Curso para Escolares. 6ª. ed. Curitiba: Editora Xadrez Magistral, 2005. v. 01. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Wilson da.. Metodologias ativas de aprendizagem: experiência com aprendizagem baseada em projetos. In: Cristiane Dall'Agnol da Silva Benvenutti; Márcia Regina Mocelin. (Org.). Vozes da pedagogia: da formação docente às tecnologias. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2017, v. , p. 127-140.

2.
SILVA, Wilson da.; BRENELLI, Rosely Palermo . O estado da arte nas pesquisas sobre o jogo de xadrez. In: Wilson da Silva. (Org.). O estado da arte nas pesquisas sobre o jogo de xadrez. 1ªed.Curitiba: Editora UFPR, 2012, v. 1, p. 37-64.

3.
FERREIRA, M. V. R. ; DIRENE, Alexandre ; SILVA, Wilson da. ; URBAN, A. E. ; SUNYÉ, Marcos ; BONA, Luis ; SILVA, Fabiano ; PIMENTEL, Andrey . Habilidades que compõem a expertise no jogo de xadrez. Habilidades que compõem a expertise no jogo de xadrez. 1ªed.Curitiba: Editora UFPR, 2012, v. , p. 65-86.

4.
SILVA, Wilson da.; BRENELLI, Rosely Palermo . Raciocínio lógico e o jogo de xadrez: em busca de relações. Raciocínio lógico e o jogo de xadrez: em busca de relações. 1ªed.Curitiba: Editora UFPR, 2012, v. , p. 87-100.

5.
SA, A. V. M. ; SILVA, Wilson da. ; SUNYÉ NETO, Jaime ; TONEGUTTI, C. A. . Apontamentos sobre o ensino do xadrez no Brasil: o projeto nacional e o projeto do Paraná. In: Wilson da Silva. (Org.). Apontamentos sobre o ensino do xadrez no Brasil: o projeto nacional e o projeto do Paraná. 1ªed.Curitiba: Editora UFPR, 2012, v. , p. 355-372.

6.
SILVA, Wilson da.; VALENTE, Tamara da Silveira . Processos cognitivos no jogo de xadrez. Processos cognitivos no jogo de xadrez. 1ed.Curitiba: Editora UFPR, 2012, v. , p. 121-144.

7.
SILVA, Wilson da.; VALENTE, Tamara da Silveira . A Tomada de Consciência no Jogo de Xadrez. In: Sandra Regina Kirchner Guimarães e Tânia Stoltz. (Org.). Tomada de Consciência e Conhecimento Metacognitivo. 1ed.Curitiba: Editora UFPR, 2008, v. , p. 211-230.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Feitosa, A. R. M. ; DIRENE, Alexandre ; SILVA, Fabiano ; BONA, Luis ; SILVA, Wilson da. . Simulated competitions to aid tactical skill acquisition. In: Winter Simulation Conference - WSC2013, 2013, Washington. Proceedings of the 2013 Winter Simulation Conference - WSC2013, 2013. v. 1. p. 3588-3599.

2.
BARROS, Gilian Cristina ; DIRENE, Alexandre ; SILVA, Wilson da. ; KUTZKE, Alexander Robert . UCA-PR: Coincidência entre tecnologia e currículo na mobilidade tecnológico-educacional. In: III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade - WEBCURRICULO, 2012, São Paulo. Anais do III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade - WEBCURRICULO, 2012. v. 1. p. 1-10.

3.
DIRENE, Alexandre ; SILVA, Wilson da. ; SILVA, Fabiano ; PERES, L. ; KUTZKE, Alexander Robert ; MARCZAL, Diego ; BARROS, Gilian Cristina ; MOURA, L. ; BAZZO, Gustavo . Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino. In: I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - DesafIE!, 2012, Curitiba. Anais do I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - DesafIE!, 2012. v. 1. p. 1-10.

4.
DIRENE, Alexandre ; BONA, Luis ; SILVA, Fabiano ; SANTOS, Gabriel dos ; GUEDES, André ; CASTILHO, Marcos ; SUNYÉ, Marcos ; HARTMANN, Celso ; ANDRADE NETO, Pedro de ; MELLO, Samuel de ; SUNYÉ NETO, Jaime ; SILVA, Wilson da. . Conceitos e ferramentas de apoio ao ensino de xadrez nas escolas brasileiras.. In: XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2004, Salvador. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação: WIE - Workshop sobre Informática na Escola, 2004. p. 816-825.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DIRENE, Alexandre ; SILVA, Wilson da. ; PERES, Leticia Mara ; SILVA, Fabiano ; KUTZKE, Alexander Robert ; MARCZAL, Diego ; BARROS, Gilian Cristina ; BAZZO, Gustavo . Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino. In: SBIE-WIE 2011, 2011, Aracajú - SE. SBIE-WIE 2011, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KUSS ; DIRENE, Alexandre ; SILVA, Wilson da. ; BONA, Luis ; SILVA, Fabiano . Definição de atores e seus papéis em um ambiente educacional estruturado para jogos intelectivos. In: SBIE-WIE 2011, 2011, Aracajú-SE. SBIE-WIE 2011, 2011.

2.
SILVA, Wilson da.; VALENTE, Tamara da Silveira . Um estudo piagetiano sobre a tomada de consciência no jogo de xadrez. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: da teoria à prática escolar, 2005, Curitiba. ESTUDOS SOBRE TOMADA DE CONSCIÊNCIA E CONHECIMENTO METACOGNITIVO, 2005.

3.
SILVA, Wilson da.; VALENTE, Tamara da Silveira ; BRENELLI, Rosely Palermo . ANÁLISE DO ERRO NO JOGO DE XADREZ. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, 2005, São Paulo. V CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - Psicologia do Desenvolvimento: Teorias, Pesquisas e Aplicações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 109-110.

4.
SILVA, Wilson da.. A Filosofia na Educação: Uma Reflexão Necessária Sobre os Manuais de Filosofia da Educação. In: 6º EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR, 1998, Curitiba. 6º EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1998. p. 271-271.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROCHA, F. T. ; M. JUNIOR, R. G. ; HORTA, T. O. ; CESAR, F. H. G. ; D?ISRAEL, D. M. ; SILVA, Wilson da. ; THOMAZ, C. E. . Aquisição e Processamento de Sinais de Eletroencefalografia para Mapeamento Cerebral Cognitivo em Problemas de Xadrez. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2015.

2.
F. Rocha ; F. H. Cesar ; SILVA, Wilson da. ; THOMAZ, C. E. . Chess experience and brain cortical organisation. Springer, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
DA SILVA, WILSON; MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli ; CLARO, G. R. . Aprendizagem significativa e mapas conceituais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, C. S. R. ; RADVANSKEI, S. F. ; DA SILVA, WILSON . A Aprendizagem dos pós-graduandos por meio de seminários de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DA SILVA, WILSON; MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli ; CLARO, G. R. . Aprendizagem significativa e mapas conceituais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DA SILVA, WILSON; MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli . Pesquisa Científica e Mapas Conceituais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MOCELIN, M. R. ; DA SILVA, WILSON . MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, DISCIPLINAR E TEMÁTICO EM EAD. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA, Wilson da.. Oficina de Mapas Conceituais com ênfase no ENADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DA SILVA, WILSON. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS 2016 (Relato de experiência).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DA SILVA, WILSON. Tira Dúvidas - Ciência e Tecnologia. 2018.

2.
DA SILVA, WILSON. Tira Dúvidas - Evolucionismo e Filosofia. 2018.

3.
DA SILVA, WILSON. Tira Dúvidas - Fundamentos Psicológicos da Educação. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, C. S. R. ; RADVANSKEI, S. F. ; SILVA, Wilson da. . A Aprendizagem dos Pós-Graduandos por meio de Seminários de Pesquisa. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, Wilson da.; MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli ; CLARO, G. R. . Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVA, Wilson da.. Curso de Iniciação Enxadrística. 2005. .

4.
SILVA, Wilson da.. Capacitação de Xadrez nas Escolas. 2005. .

5.
SILVA, Wilson da.. Curso de Capacitação em Xadrez. 2005. .

6.
SILVA, Wilson da.. Jogos Intelectivos. 2005. .

7.
SILVA, Wilson da.. Curse Capacitação em Xadrez. 2005. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SA, A. V. M.; SILVA, Wilson da.; SOUZA, A. M.. Participação em banca de Eurípedes Rodrigues das Neves. A prática do xadrez e os processos de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
DIRENE, Alexandre; BONA, Luis; SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Fabiano Sardenberg Kuss. Definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual para a aprendizagem e prática do xadrez escolar. 2010. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Neto, A.; SILVA, Wilson da.; BONA, Luis; DIRENE, Alexandre. Participação em banca de ANTONIO HOBMEIR NETO. Uma abordagem dialógica alternativa para a aquisição de habilidades táticas em jogos educacionais. 2008. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
SILVA, Wilson da.; DIRENE, Alexandre; CASTILHO, Marcos; GUEDES, André; NORONHA, R. V.. Participação em banca de Alexander Robert Kutzke. Informática educacional e a mediação do erro na educação: um estudo teórico-crítico e uma proposta de instrumento computacional. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Informática) - Universidade Federal do Paraná.

2.
DIRENE, Alexandre; FABRO, J. A.; NORONHA, R. V.; SILVA, Wilson da.; CARMO, R. J. S.. Participação em banca de Eleandro Maschio Krynski. Modelagem do processo de aquisição de conhecimento apoiado por ambientes inteligentes. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Informática) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
DIRENE, Alexandre; SILVA, Wilson da.; MULLER JR, B.; PIMENTEL, Andrey. Participação em banca de Luis Carlos Ferreira Bueno. Conceitos e Ferramentas de Autoria para Ensino-Aprendizagem de Raciocínio Estratégico Baseado em Padrões em Jogos Heurísticos Adversaristas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Informática) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
SA, A. V. M.; SOUZA, A. M.; GONTIJO, C. H.; SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Eurípedes Rodrigues das Neves. Xeque mate: a prática do xadrez explorando o raciocínio auxilia na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Wilson da.; LOPES, A.. Participação em banca de CRYSTYAN GUIMARÃES e LUIZ RICARDO DE CASTRO JUNIOR.A EDUCAÇÃO FÍSICA INSERIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, FATORES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO NA VIDA DA CRIANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

2.
SILVA, Wilson da.; LOPES, A.. Participação em banca de LISEMAR KALESKI SAMPAIO.DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA APLICAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE EM SUAS AULAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

3.
SILVA, Wilson da.; LOPES, A.. Participação em banca de DIEGO HENRIQUE SULPÍCIO e JEFFERSON RODRIGO DOS SANTOS.A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

4.
SILVA, Wilson da.; LOPES, A.. Participação em banca de ISLAINE TEIXEIRA SZYCHOWSKI e LARISSA DA LUZ BUENO.A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FATOR DE INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

5.
SILVA, Wilson da.; LOPES, A.. Participação em banca de MARCOS AURELIO RODRIGUES JUNIOR MARCELO VINICIUS DA SILVA MA.PERSPECTIVAS DO GRADUANDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM RELAÇÃO ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO FUTEBOL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

6.
SILVA, Wilson da.; LIMA, A. S.; ENGELMANN, A. A.. Participação em banca de Debora Esteves Zyto.A influência do alcoolismo na educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

7.
SILVA, Wilson da.; LIMA, A. S.; ENGELMANN, A. A.. Participação em banca de Desiree Adrielli Blanche.O lúdico na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

8.
DIRENE, Alexandre; SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Ueder dos Santos Budni.Definição de táticas do xadrez por meio da ferramenta Huchess. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciência da computação) - Universidade Federal do Paraná.

9.
DIRENE, Alexandre; SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Patricia da Silva Bueno.Desenvolvimento de software de apoio ao aprendizado de jogos pré-enxadrísticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciência da computação) - Universidade Federal do Paraná.

10.
SILVA, Wilson da.; DEMETERCO, Solange. Participação em banca de Cinthia Gabriel Lopes.A afetividade na construção da auto-estima. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

11.
DEMETERCO, Solange; SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Letícia Nunes da Silva.Bullying: uma preocupação contemporânea na educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

12.
DIRENE, Alexandre; SILVA, Wilson da.; Feitosa, A. R. M.. Participação em banca de Tiago Luiz Gomes de Assis.Documentação e Avaliação da Ferramenta HeuChess+. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Paraná.

13.
DIRENE, Alexandre; SILVA, Wilson da.; Feitosa, A. R. M.. Participação em banca de Daniel Pestana de Gouveia.Integração dos componentes do servidor de xadrez para simulação de competições entre jogadores heurísticos automáticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Paraná.

14.
DIRENE, Alexandre; SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Rafael Marcondes Bissoto.Gradação de força em competidor automático de xadrez. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciência da computação) - Universidade Federal do Paraná.

15.
DIRENE, Alexandre; SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Tiago Luiz Gomes de Assis.Representação e documentação de conhecimento tático sobre o xadrez. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciência da computação) - Universidade Federal do Paraná.

16.
SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Débora Pereira Nunes Faniman.Estimulo parental na aprendizagem infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

17.
SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Elenize Suelem Mylene da Silva.Imagem mental e a representação gráfica que a criança tem do próprio corpo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

18.
SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Irene Aparecida Ostrovski.A influência familia no desenvolvimento social da criança na pré-escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

19.
SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Thailise Roberta Becker Mariano de Campos.A influência do ambiente no desenho da criança de 7 a 10 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

20.
SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Estela Trevisol.A receptividade do professor do Ensino Regular sobre a inclusão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

21.
SILVA, Wilson da.. Participação em banca de Luciane A. de Araújo e Sirlene W. Villanova.Aprender brincando: o jogo como recurso incentivador e facilitador da aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

22.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Carla Isabel Souza Lima.Liderança Escolar com Docentes de Educação Física no Ensino Fundamental de 5a a 8a Séries. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

23.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Alessandra N. Magaghotto.Ação para Integração Social - Uma Práxis Pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

24.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Suzana Vieira.História do Curso de Educação Física. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

25.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Cláudio Dedo Woelner.Yoga e Qualidade de Vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

26.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Carolina Z. Zimmermann.Ensino Aprendizagem em Natação e Hidrofobia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

27.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Zenaide Antonelo.Atividade Física para Mulheres no Período Pré-Menstrual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

28.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Robson Witkovski.Suplementos Nutricionais Herbalife e Atividade Física: Busca da Saúde e Qualidade de Vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

29.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Maria das Dores Oliveira Francelino.Atividade Física na Empresa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

30.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Allan Portella.Treinamento de Força e Flexibilidade para o Surf. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

31.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Janaina Izair.Técnica de Alexander: Harmonia Corpórea e Qualidade de Vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

32.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Graciele Correa da Silva.Qualidade e Atividade Física, Bem Estar Social, Afetivo e Saúde dos Diabéticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

33.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de Tatiane Leli Czypisny.Futsal para Pessoas com Deficiência Visual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.

34.
SILVA, Wilson da.; ZANONI, João Henrique Bohn. Participação em banca de André Luis Spuldaro.Futebol no Contexto Social dos Acadêmicos do Curso de Educação Física do Centro Universitário Campos de Andrade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MARCIANO, C. N.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

2.
TESSEROLI, R. G.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

3.
MEI, D. S.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

4.
HORN, A. T.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

5.
PORTELINHA, R. K.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

6.
FRANCA, L. H.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

7.
PUTZ, R. E.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

8.
MAIA, M.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

9.
CORRADINI, A. L. D.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

10.
PAIOA, E. F.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.

11.
ZATERA, L. C.; SILVA, Wilson da.. Seleção de professores nível II - mestre. 2017. Centro Universitário Internacional.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2 jornada acadêmica 2017.Aprendendo ou ensinando: xadrez uma possibilidade. 2017. (Oficina).

2.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

3.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

4.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

5.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

6.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

7.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

8.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

9.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

10.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

11.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

12.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

13.
2 jornada acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

14.
2 Jornada Acadêmica 2017. 2017. (Encontro).

15.
A postura docente em sala de aula. 2017. (Encontro).

16.
Código de Conduta. 2017. (Outra).

17.
Docência e Inovação na Educação Superior. 2017. (Encontro).

18.
Games e Gamificação em Educação. 2017. (Exposição).

19.
Jornada Acadêmica - Formação de Professores.Aprendendo ou Ensinando: xadrez, uma possibilidade. 2017. (Encontro).

20.
Jornada Acadêmica - Formação de Professores. 2017. (Encontro).

21.
Jovens Infratores: realidade no sistema educacional. 2017. (Exposição).

22.
Metodologias para a Docência para não professores. 2017. (Encontro).

23.
Portfólio, Estudo de Caso e o Novo Sistema de Avaliação da ESE. 2017. (Encontro).

24.
XIII ENFOC. 2017. (Congresso).

25.
XVII Encontro do Nesef.Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais. 2017. (Seminário).

26.
Capacitado de professores.O Uso de Mapas Conceituais na Educação. 2016. (Encontro).

27.
Capacitado de professores.A Elaboração de Mapas Conceituais para o Ensino Fundamental. 2016. (Encontro).

28.
I Congresso Paranaense de Ludoterapia e Interdisciplinaridades - Alegria em todas as idades. OJogo e a Psicopedagogia. 2016. (Congresso).

29.
Palestra.Mapas Conceituais para Corporações. 2015. (Encontro).

30.
Visita técnica e Palestra. O Jogo de Xadrez e as Ciências Cognitivas. 2015. (Exposição).

31.
Curso de Capacitação Pedagógica para Instrutores de Xadrez.Regras básicas e metodologias para o ensino do xadrez. 2013. (Oficina).

32.
E agora José?.O xadrez e o desenvolvimento cognitivo humano. 2013. (Encontro).

33.
Momento IBPEX.Xadrez e Cognição. 2013. (Outra).

34.
Semana da Matemática.Xadrez e Matemática: o jogo de xadrez como forma de estimular o raciocínio lógico. 2013. (Simpósio).

35.
1 Ciclo de Palestras. 2012. (Seminário).

36.
Capacitação de professores.Jogos e Tecnologias Educacionais. 2011. (Oficina).

37.
Capacitação de professores.Jogos e tecnologias educacionais. 2011. (Oficina).

38.
Programa MEC-UCA no Paraná.Aplicação pedagógica de tecnologias educacionais para o programa MEC-UCA no Paraná. 2011. (Encontro).

39.
Qualidade de Vida do Trabalhador da FCC. 2011. (Simpósio).

40.
Cinema e Educação.CINEMA, JOGOS E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE OS CONFLITOS NO FILME LANCES INOCENTES. 2009. (Encontro).

41.
Palestra para alunos de graduação.O real, o possível e o necessário no jogo de xadrez. 2009. (Encontro).

42.
XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. Raciocínio lógico e o jogo de xadrez: em busca de relações. 2006. (Congresso).

43.
IV Semana de Atualização Pedagógica. 2005. (Encontro).

44.
V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Análise do Erro no Jogo de Xadrez. 2005. (Congresso).

45.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2005. (Congresso).

46.
Ciclo de Palestras Teoria e Prática dos Desportos Individuais.O Jogo de Xadrez e a Educação. 2001. (Outra).

47.
Teoria e PRática dos Desportos Individuais.O Jogo de Xadrez. 2001. (Encontro).

48.
Congresso Internacional dos Expoentes na Educação. 2000. (Congresso).

49.
I Congresso Internacional sobre Inteligências Múltiplas. O Jogo de Xadrez: Possibilidades de Trabalho sob a Perspectiva das Inteligências Múltiplas. 2000. (Congresso).

50.
Capacitação para o Centro de Excelência de Xadrez.Metodologia do Ensino do Xadrez. 1999. (Encontro).

51.
Concurso de Projetos Educaiconais.O Jogo de Xadrez: possibilidades de trabalho sob a perspectiva das Inteligências Múltiplas. 1999. (Outra).

52.
Congresso Internacional sobre Inteligências Múltiplas. Inteligências Múltiplas: uma experiência expoente. 1999. (Congresso).

53.
6º EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR.A filosofia na educação: uma reflexão necessária sobre os manuais de filosofia da educação. 1998. (Seminário).

54.
Pró-Ler. 1998. (Oficina).

55.
5º EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR. 1997. (Encontro).

56.
XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 1988. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Higor Vidal Mazzeo. Xadrez e Educação: uma análise das principais dificuldades encontradas pelos professores de xadrez no Ensino Fundamental I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Wilson da Silva.

2.
Luis Fernando de Oliveira Levino; Daniel Luz; Marcos Roberto. Xadrez: um estímulo cognitivo para os alunos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Wilson da Silva.

3.
Monica F. do Nascimento. A Importância de Estímulos Linguísticos Materno e Docente para a Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem em Crianças de 2 a 5 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Wilson da Silva.

4.
Juliane Freitas Geraldi. Jogos na Aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Wilson da Silva.

5.
Daniele Freitas Geraldi. Inclusão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Wilson da Silva.

6.
Darci Campos de Carvalho. A Influência do Xadrez na Resolução de Problemas no Raciocínio Lógico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Wilson da Silva.

7.
Fernando Gabriel Harmuch. Avaliação do Desempenho de Enxadristas e não Enxadristas na Resolução do Problena do Pêndulo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ed Física) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Wilson da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
THEOTO ROCHA, FABIO2016THEOTO ROCHA, FABIO ; GONCALVES DE MAGALHAES JUNIOR, ROBERTO ; OLIVEIRA HORTA, THOMAS ; HENRIQUE GONCALVES CESAR, FABIO ; MAURICE D'ISRAEL, DAVID ; DA SILVA, WILSON ; THOMAZ, CARLOS EDUARDO . EEG acquisition and processing for cognitive brain mapping during chess problem solving. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 1129-1134, 2016.


Livros e capítulos
1.
SILVA, Wilson da.. Xadrez e Educação: contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2012. v. 1. 413p .

1.
SILVA, Wilson da.; BRENELLI, Rosely Palermo . O estado da arte nas pesquisas sobre o jogo de xadrez. In: Wilson da Silva. (Org.). O estado da arte nas pesquisas sobre o jogo de xadrez. 1ªed.Curitiba: Editora UFPR, 2012, v. 1, p. 37-64.

2.
SILVA, Wilson da.; BRENELLI, Rosely Palermo . Raciocínio lógico e o jogo de xadrez: em busca de relações. Raciocínio lógico e o jogo de xadrez: em busca de relações. 1ªed.Curitiba: Editora UFPR, 2012, v. , p. 87-100.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Wilson da.. Oficina de Mapas Conceituais com ênfase no ENADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Minha tese e dissertação podem ser obtidas no seguinte endereço:

http://www.wilsondasilva.com.br/producao_wilson.html



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 15:13:48