Sergio Lex

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1807816172462230
  • Última atualização do currículo em 17/04/2013


Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999). Professor titular do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência em Administração, com ênfase em Gestão e Mercados, atuando nas áreas de marketing, estratégia e inovação. Linha de pesquisa: utilização da inovação tecnológica e de produtos como estratégia para a busca de vantagens competitivas sustentáveis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sergio Lex
Nome em citações bibliográficas
LEX, S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Convênio Empresarial de Distribuição de Energia - CEDIS.
R. da Consolação, 896, 1o. andar
Consolação
01302907 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 32368335
Fax: (11) 32368335
URL da Homepage: www.mackenzie.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Administração.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.
Título: Inovação tecnológica e vantagens competitivas sustentáveis: a convergência digital na Indústria Brasileira de Telecomunicações, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: professor doutor Moisés Ari Zilber.
Palavras-chave: Inovação; vantagem competitiva; convergência digital; estratégia; inovação tecnológica; telecomunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: estratégia e inovação.
Setores de atividade: Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações.
1997 - 1999
Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: A Internet como uma ferramenta de Marketing: uma análise da alvancagem dos negócios no setor hoteleiro brasileiro.,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Professor Doutor Silvio Popadiuk.
Palavras-chave: Internet; marketing turístico; comércio eletrônico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Estratégia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.




Formação Complementar


1997 - 1998
Extensão universitária em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 240h).
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.
1977 - 1977
ESTATÍSTICA APLICADA À PRODUÇÃO. (Carga horária: 50h).
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.


Atuação Profissional



Faculdades Integradads Rio Branco, FIRB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágios Profissionalizantes, Carga horária: 24


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

04/2005 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Admnistrativas, Curso de Ciências Econômicas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Graduação Superior.
03/2005 - 11/2005
Direção e administração, Convênio Empresarial de Distribuição de Energia - CEDIS, Curso de Especialização em Marketing.

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Extensão.
03/1996 - 02/1999
Direção e administração, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento de Marketing.
03/1987 - 02/1997
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Assesor para assuntos administrativos.


Projetos de pesquisa


2004 - 2005
Inovação: fatores organizacionais que caracterizam empresas de sucesso no setor de saúde brasileiro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sergio Lex - Coordenador.
2003 - 2004
As privatizações e o novo modelo do setor elétrico brasileiro: o impacto sobre o atendiemnto das necessidades do consumidor
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sergio Lex - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista Organização e Sociedade


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Gestão & Regionalidade
2004 - Atual
Periódico: RAM. Revista de Administração Mackenzie
2007 - Atual
Periódico: RAI. Revista de Administração e Inovação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
7.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
8.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
9.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
10.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZILBER, M. A.2008ZILBER, M. A. ; LEX, S. ; MORAES, C. ; PEREZ, G. ; VIDAL, P. . A inovação e os fatores organizacionais característicos . Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 10, p. 76-96, 2008.

2.
ZILBER, M. A.2006ZILBER, M. A. ; LEX, S. ; SELLMANN, M. C. Z. . Inovação tecnológica e lealdade à marca no mercado de aparelhos celulares no Brasil. Gestão e Regionalidade, v. 22, p. 29-43, 2006.

3.
LEX, S.2006LEX, S.; ZILBER, M. A. ; COSENTINO, H. M. . Factores de Organización y Adopción de una Innovación: Un Estudio Explorador de la Industria Brasileña de Equipamientos Electromédicos. Journal Of Technology Management And Innovation, v. 1, p. 25-39, 2006.

4.
ZILBER, M. A.2005ZILBER, M. A. ; LEX, S. ; ADES, C. . As privatizações e o novo modelo do setor elétrico brasileiro: o impacto sobre o atendimento das necessidades do consumidor. Gestão e Regionalidade, São Caetano do Sul - SP, v. 21, p. 51-63, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
LEX, S.. Planejamento estartégico-financeiro voltado a empreendedores. In: Antonio Pires de Carvalho. (Org.). Os empreendedores da nova era. 1ed.São Paulo: Repro Sul, 1996, v. 1, p. 96-115.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREZ, G. ; LEX, S. . Tecnologia de comunicação de dados e a gestão da cadeia de suprimentos: um Estudo de casos sobre o uso de WEB EDI. In: SIMPOI 2010, 2010, São Paulo. SIMPOI 2010, 2010.

2.
LEX, S.; ZILBER, M. A. ; SOUZA, Saulo S. ; PEREZ, G. . Inovação tecnológica e vantagem competitiva sistentável no setor de telfonia celuar no Brasil: um estudo sobre a interveniência da convergência digital. In: XXXII EnNANPAD, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXXII EnNANPAD, 2008.

3.
SHONO, F. Cláudia ; BIMBATTI, Maria Lúcia ; LEX, S. . Private label creating competitive advantages in the retail market. In: SIMPOI POMS 2001, 2007, Rio de Janeiro. SIMPOI, 2007.

4.
LEX, S.; ZILBER, M. A. ; PEREZ, G. . A percepção das Inovações pelos Consumidores de Equipamentos Eletro-médicos no Brasil: um estudo Qualitativo com Aplicação da Grounded Theoryy. In: 5th. Iberoamerican Acaemy of Management, 2007, Santo Domingo. Proceedings of the 5th. Iberoamerican Acaemy of Management, 2007.

5.
ZILBER, M. A. ; LEX, S. ; PEREZ, G. ; MORAES, C. ; SHIRAISHI, G. F. . A inovação tecnológica e a obtenção de vantagesn competitvas: um estudo duplo qualitativo na indústria brasileira de equipamentos eletromédicos. In: EnANPAD 2007, 2007, Rio de Janeiro. Anias do EnANPAD 2007, 2007.

6.
LEX, S.; ZILBER, M. A. ; DIDIO, G. . Inovação tecnológica e vantages competitivas na indústria de equipamentos eletromédicos. In: IX SIMPOI - Simpósio de Adminstração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2006, São Paulo. Anais do IX SIMPOI - Simpósio de Adminstração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2006.

7.
LEX, S.; ZILBER, M. A. ; SELLMANN, M. C. Z. ; COSTA, K. . Inovação e vantagens competitivas no mercado brasileiro de telefones celulares. In: CLADEA 2006 Assembly, 2006, Montpellier - França. Anais do CLADEA 2006 Assembly, 2006.

8.
LEX, S.; ZILBER, M. A. ; PEREZ, G. ; DIDIO, G. . Fatores Organizacionais e adoção de Inovação. In: EnANPAD 2006, 2006, salvador - BA. Anais do EnANPAD 2006, 2006.

9.
LEX, S.; ZILBER, M. A. ; ADES, C. ; MORAES, C. . Estratégia competiitva: um estudo da indústria do alumínio. In: EnANPAD 2006, 2006, Salvador - BA. Anais do EnANPAD 2006, 2006.

10.
LEX, S.; ZILBER, M. A. ; PEREZ, G. ; DIDIO, G. . A percepção das inovações pelos consumidores de equipamentos eletromédicos no Brasil: um estudo qualitativo com aplicação da Grounded Theory. In: EnANPAD 2006, 2006, Salvador - BA. Anais do EnANPAD 2006, 2006.

11.
LEX, S.. Vertical Integration and Corporate Diversification Strategies - Study Based on Brazilian Industries. In: BALAS 2005 Annual Conference, 2005, Madrid. Anais do BALAS 2005 Annual Conference, 2005.

12.
LEX, S.. Estratégias de integração vertical e de Diversificação Corporativa - Estudo de Setores Industriais Brasileiros. In: II encontro de estudos em Estratéia - 3E's, 2005, Rio de Janeiro. Anais, 2005.

13.
LEX, S.; TEIXEIRA, C. G. P. . A Agricultura na relação Brasil-Estados Unidos sob a ótica da Organização Mundial do Comércio. In: VIII SIMPOI - SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 2005, São Paulo. Anais do VIII SIMPOI - SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 2005.

14.
LEX, S.; MORAES, C. ; PEREZ, G. ; ZILBER, M. A. . A inovação e seus fatores organizacionais determinantes. In: XXIX EnANPAD 2005 Encontro Científico de Administração, 2005, Brasília - DF. Resumo dos trabalhos, 2005.

15.
LEX, S.; ZILBER, M. A. ; MORAES, C. ; FRAGOSO, N. D. ; ADES, C. ; VIDAL, P. . Fatores organizacionais e inovação: um estudo do setor de equipamentos eletromédicoss. In: XXIX EnANPAD 2005 Encontro Científico de Administração, 2005, Brasília - DF. Resumo dos Trabalhos, 2005.

16.
LEX, S.; GRISI, C. C. H. . Sistemas de Informação de Mercado. In: Seminários de Administração da FEA_USP - SEMEAD, 2001, São Paulo. Anais do V SEMEAD, 2001.

17.
LEX, S.. A Internet como instrumento de alavancagem do desempenho das empresas do setor hoteleiro. In: XXXV ASAMBLEA ANUAL DEL CONSEJO LATIONOAMERICANO DE ESCUELAS DE ADMINISTRACIÓN (CLADEA), 2000, Barcelona. Anais de la XXXV Asamblea Anual CLADEA 2000, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
LEX, S.; ZILBER, M. A. ; PEREZ, G. ; SOUZA, Saulo S. . Anais do XXXII Encontro Nacional da ANPAD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREZ, G. ; LEX, S. . A contribuição de incubadoras para o desenvovimento regional: estudo d ecaso da cidade de Itú. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
MCDANIEL, C. ; GITMAN, L. J. ; LEX, S. . O Futuro dos Negócios. São paulo: Cengage Learning, 2010 (revisão técnica).

2.
WILLIAMS, c. ; LEX, S. . Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010 (Revisão técnica).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEX, S.. Gestão estratégica de recursos em Marketing. 2005. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
MATTAR, F. N.; TOLEDO, G. L.; GOUVEIA, M. A.; ZILBER, M. A.; LEX, S.. Participação em banca de Cláudio Alberto de Moraes. Segmentação estratégica de mercado empresarial: uma proposição de esterutura de posicionamento com base nos benefícios procurados. 2010. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEX, S.; BARBOSA, C. A.; Perera, L C. J.. Participação em banca de Felipe Oliveira et al..Fusões e aquisições: um estudo sobre os ganhos obtidos pelos bancos no período pós 2002. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

2.
LEX, S.; MEDEIROS JR., A.; CALDEIRA, Adilson. Participação em banca de Antunielle de Fátima da Fonseca.O papel das entidades de classe na articulação de cooperações para a competitividade de empresas do setor têxtil brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

3.
BARBOSA, C. A.; MEDEIROS JR., A.; LEX, S.. Participação em banca de Eduardo Correia Neri da Cunha et al..Estratégia e inovação em novos modelos de negócios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

4.
MEDEIROS JR., A.; PEREZ, G.; LEX, S.. Participação em banca de Amanda Domingues Araujo et al..Valor percebodo pelo cliente gerado pela inovação das etiquetas no setor têxtil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

5.
BARBOSA, C. A.; ZILBER, M. A.; LEX, S.. Participação em banca de Fernanda Ginçalves Benine.Diferencial competitivo em empresas de pequeno porte: reciclagem de resíduos na construção civil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

6.
LOMBARDI; BRITO, E. P. Z.; LEX, S.. Participação em banca de Gabrielle Junqueira Hernandes et al..Um estudo sobre o procsso de gestão estratégica em instituições de ensino superior. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

7.
BARBOSA, C. A.; MEDEIROS JR., A.; LEX, S.. Participação em banca de Bruno Ambar Vitorino et al.."A handshake or a high five": a invação emporcessos com o uso de redes colaborativas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

8.
BARBOSA, C. A.; MEDEIROS JR., A.; LEX, S.. Participação em banca de Jorge Louzada Kozlovsky.O impacto da formação de joint ventures no desenvolvimento de novos pordutos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

9.
ZILBER, M. A.; PEREZ, G.; LEX, S.. Participação em banca de Christiane Cardoso Novais et al..Inovação e estratégia de posicionamento: um estudo exploratório de setor autmobilístico brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

10.
PEREZ, G.; MEDEIROS JR., A.; LEX, S.. Participação em banca de Camila Aparecida Torres Freire et al..Gestão da inovação nos setores de biotecnologia e biomedicina: um estudo exploratório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

11.
MORI, R. G.; BIDO, D.; LEX, S.. Participação em banca de Wendel de Souza Archas et al..A cabotagem no multimodalismo: o estudo de caso da Monsanto S/A. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

12.
PEREZ, G.; LEX, S.; ZILBER, M. A.. Participação em banca de Eduardo Simioni.Inovação e crescimento empresarial: estudo de caso do setor vitivinicultor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

13.
PEREZ, G.; THOMAZ, J. C.; LEX, S.. Participação em banca de Gilmar Dourado Alencar.Contabilidae gerencila como diferencial competitivo: um estudo sobre a contribuição dos sistemas ERP para obtenção de competitividade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

14.
BARBIERI, F.; LEX, S.. Participação em banca de Cláudia Andreia Lourenço Pereira.Evolução do emprego formal no Brasil pós-plano real. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

15.
BARBIERI, F.; LEX, S.. Participação em banca de Milena Bueno da Silva.A abertura e a evolução da produtividade da indústria brasileira na década de 90, em especial na indústria automobilística. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

16.
BARBIERI, F.; LEX, S.. Participação em banca de Daniela da Silva Machado.Educar e incluir: a importância da inclusão digital para o desenvolvimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

17.
BARBIERI, F.; LEX, S.. Participação em banca de Gun jen Wan.Inovação tecnológica como fator de competitividade no setor de telefonia móvel. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

18.
BARBIERI, F.; LEX, S.. Participação em banca de Sidney Campos Neto.Concorrência e competitividade na indústria automobilística brasileira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

19.
LEX, S.; FRANKLIN, M. A.. Participação em banca de Bruno José Fortino et al..Aplicação da metodologia six sigma na melhoria d eprocessos de manufatura para a obtenção de vantagem competitiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

20.
LEX, S.; MORAES, C.. Participação em banca de Alan Franco Brioschi et al..Orientação para o mercado e inovação: um estudo no setor de cosméticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

21.
LEX, S.; FRAGOSO, N. D.. Participação em banca de José Carlos Carvalho Guerra et al..As inovações de produtos e marketing aplicadas pelas cervejarias contribuem para o aumento de participação no mercado?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

22.
LEX, S.; PEREZ, G.. Participação em banca de Fernado Dantas de Souza et al..Tecnologia da infromação gerando competitividade nas empresas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

23.
PACE, E. S. U.; PALANDI JUNIOR, J.; LEX, S.. Participação em banca de Alessandra Melo et al..Planejamento de marketing para a fifelização da marca Fienkost de cereais matinais junto ao target. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

24.
GABRIELLI, L. M.; MOTTA; LEX, S.. Participação em banca de Marcos Arrastia et al..Home care. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

25.
GABRIELLI, L. M.; LEX, S.; MOTTA. Participação em banca de celso Rodrigo et al..Marilan. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

26.
ZILBER, M. A.; PEREZ, G.; LEX, S.. Participação em banca de Dopuglas Gonçalves et al..Inovação e eswtratégia de crescimento: o caso Anprotec. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

27.
LEX, S.. Participação em banca de Amanda Beraldi et al.A inovação como Fator Preponderante do Ecosport no Mercado Nacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

28.
LEX, S.. Participação em banca de Alex Watanabe et al.Lançamento do porduto Solamer BR8 no Mercado de Cosméticos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

29.
LEX, S.. Participação em banca de Cleiton Pereira Zenaro.Elaboração de Plano d emarketing para os Adoçantes da Marca Linea Visando Aumento de Faturamento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

30.
LEX, S.. Participação em banca de Fabiana Soares Silva.Como Fazer Construção de Marca e criar diferenciação para Chandon no Mercado de Espumantes finos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

31.
LEX, S.. Participação em banca de Adriana Soares Rodrigues.Proposta de Fortalecimento da Marca Citifinacial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

32.
LEX, S.. Participação em banca de Cleber Campelo Vieira.Reposicionamento da revista Quem Acontece. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

33.
LEX, S.. Participação em banca de Alan Sampaio Barros et al.Investigar se o Cliente Pão de Açucar Compreende a Relação Custo/Benefício em suas Compras. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

34.
LEX, S.. Participação em banca de Paulo Henrique de Souza.Radiojornalismo Empresarial: Desenvolvimento de um Programa de Rádio para Disseminação ;;;;. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

35.
LEX, S.; LEITE, P. R.; ZILBER, M. A.. Participação em banca de Carolina Bueno da Silva.Semicondutores: o desenvolvimento do setor eletroeletrônico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

36.
LEX, S.; FIGUEIREDO, V.; KEDI, S.. Participação em banca de Adriana Nogami e outros.As tendências da logística de transporte entre os países do Mercosul. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

37.
LEX, S.; LEITE, P. R.; FIGUEIREDO, V.. Participação em banca de André Luiz Santos Macchiori e outros.Consórcio de exportação e a competitividade - um estudo no setor textil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

38.
LEX, S.; ZILBER, M. A.; MARTIN, D. M. L.. Participação em banca de Marcela Galhardo serafim et al.Canais de distribuição: fator estratégico no ambiente competitivo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

39.
LEX, S.; MUNOZ, E.; LEME, F. L.. Participação em banca de Regina Kakehi Takatori.Utilização da ferramenta Kaizen na indústria moderna e suas interferências na produtividade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

40.
LEX, S.; MUNOZ, E.; LEME, F. L.. Participação em banca de Ricardo Romagosa Raposo.Evolução das ferramentas de corte, suas aplicações nos processos com materiais diversos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

41.
LEX, S.; MUNOZ, E.; RIBEIRO, B.. Participação em banca de Rodrigo Stormiolo Trancoso.Segurança do trabalho na construção civil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

42.
LEX, S.; MUNOZ, E.; RIBEIRO, B.. Participação em banca de Daniel Meira da Silva.Segurança do trabalho: custo/benefício. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

43.
LEX, S.; MUNOZ, E.; GARCIA, F. V.. Participação em banca de Alice Gil Braz et al.Processo decisório para contratação de fornecedores de serviços de telecomunicações. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

44.
LEX, S.. Participação em banca de Daniel Meira da Silva.Segurança do trabalho - custo/ benefício. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

45.
LEX, S.. Participação em banca de Alexandra Nicolau et al.Linha de Hamburgueres Perdigão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

46.
LEX, S.. Participação em banca de Adilson Rodrigues Martins et al.Estudo da Imagem Institucional da Empresa de Fast Food Arabe Habib's. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

47.
LEX, S.. Participação em banca de Anderson Salomão et al.Fortalecimento da Marca Olimpikus. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

48.
LEX, S.; joão Manoel; Sergio motta. Participação em banca de Marina da Costa Thomé.Planejamento mercadológico parar a promoção turística da Cidade de Santos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

49.
LEX, S.; POPADIUK, S.. Participação em banca de André Shimabuku e outros.Fatores que influenciam a escolha de uma franquia no setor de perfumaria e cosméticos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

50.
LEX, S.; LEITE, P. R.; POPADIUK, S.. Participação em banca de Daniel Gimenez Solá e outros.Hidrovia Tietê-Paraná: utilização no escomaento da soja. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

51.
LEX, S.. Participação em banca de Alexandre Feliciano et al.Allen. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

52.
LEX, S.; Sergio Fronterotta; Paulo Shinzato. Participação em banca de FABRÍCIO S. BRAGA.Análise técnica e econômica para implantação de suprimentos para a indústria montadora de automóveis. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

53.
LEX, S.; FALLEIROS, A.; Sergio Fronterotta. Participação em banca de Manfred Brenno Zenzinger.Gerenciamento de Sistemas de Iluminação Pública. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

54.
LEX, S.; MUNOZ, E.; LEME, S.. Participação em banca de BRUNO ORSINI.Requisitos de Qualidade na Indústria Automobilística. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

55.
LEX, S.; Sergio Fronterotta; Paulo Shinzato. Participação em banca de RODRIGO S. BRITO.Análise Tecnico-econômica da Implantação do Cabo OPGW. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

56.
LEX, S.; MUNOZ, E.; LEME, S.. Participação em banca de DANIEL HENRIQUE SUDA.O Tratamento Acústico das Construções em Benefício do Homem. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LEX, S.. Avaliação de Cartazes para Trabalhos de Conclusão de Cursos. 2004. UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

2.
LEX, S.. V Encontro de Iniciação Científica. 2004. UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ERP Oracle peoplesoft - módulo controladoria. 2012. (Outra).

2.
III Encontro de Educação para a Sustentabilidade.Educação para a Sustentabilidade. 2012. (Encontro).

3.
III Encontro Internacional Mackenzie de Controladoria.Controladoria Internacional. 2012. (Encontro).

4.
II Mesa Redonda - Desafio Curriculares - Universidade Contemporânea.Universidade Contemporânea. 2012. (Oficina).

5.
II Mostra de Iniciação em Tecnologia e Inovação.Tecnologia e Inovação. 2012. (Encontro).

6.
II Painel sobre Defesa - O Exército Brasileiro no Panorama da Defesa Nacional. 2012. (Simpósio).

7.
I Semana de Preparação Pedagógica da UPM. 2012. (Simpósio).

8.
Universidade Contemporânea - História e desafios do futuro. 2012. (Encontro).

9.
VIII Jornada de Iniciação Científica.Iniciação Científica. 2012. (Outra).

10.
I Encontro de Educação para a Sustentabilidade - UPM e Senac.introdução da sustentabilidade no ensino da graduação em Administração. 2010. (Simpósio).

11.
SIMPOI 2010.Tecnologias de comunicação de dados e a gestão da cadeia de surpimentos: um estudo de caso sobre o uso de WEB EDI. 2010. (Seminário).

12.
Top Brazil UK Study Abroad Programme.Top Brazil UK Study Abroad Programme. 2010. (Encontro).

13.
VI Jornada de Iniciação Científica - Universidade Presbiteriana Mackenzie.Sessão de Posters. 2010. (Simpósio).

14.
XIII Competição de Resolução de Casos - FEA USP Empresa Júnior.Estudo d ecaso - Dow Quimica. 2010. (Oficina).

15.
XIII SEMEAD - FEA USP. A importância estratégica dos relacionamnetos de negócios em redes de empresas: uma visão baseada em Resource Basd View - RBV. 2010. (Congresso).

16.
XXXIV EnANPAD. EnANPAD 2010. 2010. (Congresso).

17.
Análise de dados qualitativos apoiada por computador: QSR NVivo7. 2008. (Seminário).

18.
XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.A contribuição de incubadoras para o desenvolvimento regional: estudo de caso da cidade de Itú.. 2008. (Simpósio).

19.
XXXII EnNANPAD. Inovação tecnológica e vantagem competitiva sustentável no setor de telefonia celular no Brasil: um estudo sobre a interveniência da convergência digital. 2008. (Congresso).

20.
5th. Iberoamerican Academy of Management. Inovação tecnológica e vantagens competitivas no setor de telefonia celular brasileiro. 2007. (Congresso).

21.
EnANPAD 2007. A inovação tecnológica e as vantagens competitivas sustentáveis no Setor de Telecomunicações brasileiro: um estudo qualitativo da Convergência Digital. 2007. (Congresso).

22.
III Jornada de iniciação Científica da UPM.Sessão de Posters da área de Ciências econômicas. 2007. (Outra).

23.
III Jornada de Iniciação Científica - UPM.INOVAÇÔES ACELERADAS E PROPENSÃO AO ARREPENDIMENTO: IMPACTOS NA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES.. 2007. (Encontro).

24.
SIMPOI/ POMPS 2007. Marcas prórias no varejo: uso da estartégia para conquistar a fidelização de clientes. 2007. (Congresso).

25.
VI Semana do CCSA.Coordenação. 2007. (Encontro).

26.
XII Seminário latino Americano de Gestion Tecnologica - ALTEC 2007. Inovação tecnlógica e vantagem competitva na Indústria de equipamentos eletromédicos brasileira. 2007. (Congresso).

27.
XI Seminário de Metodologia Científica - CCSA - UPM. 2007. (Seminário).

28.
X SEMEAD FEA-USP.Golbalização e internacionalização de Empresas. 2007. (Seminário).

29.
X Seminário de Atulaização Didática - CCSA - UPM. 2007. (Seminário).

30.
Cosórcio doutoral da EnANPAD 2006 - minicurso Doutor Stev Claigg.Inovação tecnológica e vantagens competitivas sustentáveis: a convergência digital na indústria brasileira de telecomunicações. 2006. (Oficina).

31.
IX Seminário de Atualização Didática - FCECA - UPM. 2006. (Seminário).

32.
VIII Semnjário de Atualização Didática. 2006. (Seminário).

33.
X Seminário de Metodologia Científica - FCECA - UPM. 2006. (Seminário).

34.
Seminário sobre gestão estratégica de recursos em Marketing.Administração financeira e adminsitação de marketing. 2005. (Seminário).

35.
V Encontro Brasileiro de Finanças. 2005. (Encontro).

36.
VIII Seminário de Metodologoa Científica. 2005. (Seminário).

37.
V Encontro de Iniciação Científica.O Novo Modelo do Setor Elétrico Brasileiro e da Privatização - Impacto sobre o Atendimento dos Consumidores. 2004. (Encontro).

38.
VI Seminário de Metodologia Científica. 2004. (Seminário).

39.
Estágios, Ensino Superior e Mercado de Trabalho. 2003. (Encontro).

40.
III Seminário de atualização didática. 2003. (Seminário).

41.
III Seminário de Metodologia Científica. 2003. (Seminário).

42.
II Seminário de Desenvolvimento de Casos. 2003. (Seminário).

43.
II Seminário de Desenvolvimento de Casos.O caso da empresa Brasilata: inovação tecnológica e ganhos de participação de mercado. 2003. (Seminário).

44.
IV Seminário de Metodologia Científica. 2003. (Seminário).

45.
I workshop de TGI - FCA - PPC. 2003. (Oficina).

46.
I Workshop de TGI - FCA - PPC. 2003. (Oficina).

47.
Seminário sobre cobrança de impostoe em organizações filantrópicas - UPM. 2003. (Seminário).

48.
II Seminário de Metodologia Científica. 2002. (Seminário).

49.
I Seminário de Metodologia Científica. 2002. (Seminário).

50.
SEMINÁRIO DE LIDERANÇA - UPM. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEX, S.. XI Semana do Centro de Ciência Sociais e Aplicadas da UPM. 2012. (Outro).

2.
LEX, S.. X Semana do Centro de Ciência Sociais e Aplicadas da UPM. 2011. (Outro).

3.
LEX, S.. IX Semana do Centro de Ciência Sociais e Aplicadas da UPM. 2010. (Outro).

4.
LEX, S.. VIII Semana do Centro de Ciência Sociais e Aplicadas da UPM. 2009. (Outro).

5.
LEX, S.. VII Semana do Centro de Ciência Sociais e Aplicadas da UPM. 2008. (Outro).

6.
LEX, S.; ANTUNES, M. T. P. ; THOMAZ, J. C. . VI Semana do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. 2007. (Congresso).

7.
LEX, S.; THOMAZ, J. C. ; ANTUNES, M. T. P. . V Semana da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Admisnistrativas. 2006. (Congresso).

8.
LEX, S.; THOMAZ, J. C. ; ANTUNES, M. T. P. . III Semana da faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Admisntrativas. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Elena Sierra. A inovação influenciando a convergência digital. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Fernanda Estimado. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E VARIÁVEIS ESTRUTURAIS DO MERCADO: IMPACTOS NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Delaine Ferreira da Silva. Inovação tecnológica e sua implicação no nível de emprego do setro bancário brasileiro. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Economia) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jean Lucaa Lucri et al.. Como a estratégia de inovação em produtos transgênicos influencia a vantagem competitiva das empresas do setor agrícola?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

2.
Emili Felix Delgado et al.. A influência da inovação tecnológica no empreendedorismo social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

3.
Gustavo Fugita et al.. Como as empresas se utilizam das redes sociais para obter vantagem competitiva em um ambiente competitivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

4.
Akina Mai Nonogushi. A introdução de aplicativos no mercado de revistas mensais geram aumento da frequência da leitura dos alunos de Administração?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

5.
Karla Mendes Barros et al.. As influências da inovação tecnológica no mercado de telefonia móvel nas cinco regiões brasileiras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

6.
Dasrcio M. Utida et al.. O Comportamnento do consumidor no ponto de vista das empresas para produtos texteis de origem sustentável em São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

7.
Amanda Elena da Rocha et al.. A inovação como forma de se atingir vantagem competiitva nas Telecomunicações com o contexto da regulação e da convergência tecnológica no Estado de São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

8.
Amdré Nobrega da Silveira et al.. Como processos inovadores promovem vantagens competitivas para a Indústria sucroalcooleira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

9.
Bruno Eiti Yanaga Morimoto et al.. A relação entre as estratégias de marketing e inovação nas empresas de games brasileiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

10.
Carlos Eduardo Ludeman et al.. Inovação tecnológica dos sistemas de aquecimento de água e sua contribuição para o melhor aproveitamento dos recursos energéticos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

11.
Andréa Gomes Allegrussi et al.. Utilização da inovação tecnológica como instrumento de estratégia para busca de vantagens competitivas para o etanol no mercado barsileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

12.
Dennis Marcos das Neves. A adaptação das micro e pequenas empresas do setor formal da economia ao processo de reestruturação produtiva ocorrido nos anos 1990. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

13.
Eduardo Noboru Yoshida. A modernização do Porto de Santos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

14.
Angela da Silva Fernandes et al.. A influência da marca Café Brasil na estratégia de internacionalização do café processado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

15.
Rodrigo Pozzi S. Pestana et al.. A logística interna do alcool: as dificuldades frente a crecente demanda global. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

16.
Juliana Yogui et al.. Contribuições do planeja,emtop estartégico formal e emergente para a conquista de vantagem competitiva em empresas de cosntrução civil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

17.
Debora Pereira Lima Valente et al.. Inteligência competitiva gerando vantagem competitiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

18.
Igor Augustus Nakano et al.. Wifi e o comportamento do consumidor em cafeterias e doçarias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

19.
Claudia Furusawa Shono. Marcas próprias e vantagens competitivas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

20.
Aline Cristina de Araújo. A evolução tecnológica das empresas de telefonia móvel e o comportamento de compra dos consumidores classe C no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

21.
Tomas Mordo. Efeitos da inovação na criação de vantagens competivas - estudo de caso da Brasilata. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

22.
Luciene Queiroz de Freitas et al. As barreiras de saída às exportações brasileiras para a Argentina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

23.
Adriano Cavalcante Correia et al. A influência das estratégias de internacionalização de empresas brasileiras nas vendas de coeméticos e perfumes no mercado internacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

24.
Ana Paula Jardim et al. Possíveis estratégias que as empresas texteis brasileiras poderão adotar para aumentar seu market share no mercado norte-americano, considerando o fim do acordo de texteis e vestuários.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

25.
Catarina Guedes da Silva et al.. A sustentabilidade nas empresas de cosméticos leva a um diferencial competitivo?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

26.
Adriana Sanomiya et al.. Barreiras à internacionalização das empresas brasileiras exportadoras de proteína animal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

27.
Caio Morita Forastieri da Silva et al.. Associatovismo como estratégia de competitividade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

28.
Ana Carolina Cabral Bonilha et al.. Proposta de reposicionamento da marca FMR junto ao mercado de serviços de transporte ferroviário. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

29.
Debora Manzano dos Santos. Reformulação do composto mercadológico do Ski Mountain Park. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

30.
Andreia Cardoso et al. A Agricultura na relação Brasil-EUA sob a ótica da OMC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

31.
Cristina H. Iseri et al. Meio ambiente e exportação de embalagens. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

32.
Anderson Bortolai Saraiva Filho. Incentivos à exportação das pequenas e médias empresas da indústria textil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

33.
Andrea S. Costa et al. A análise dos fatores estratégicos utilizados pelas empresas brasileiras que obtiveram sucesso nas exportações para a China. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

34.
Anselmo A. de Azevedo et al. Comunicação de marketing e o desempenho dos restaurantes italianos da região central da cidade de São Paulo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

35.
Carolina Delboux Minuchi et al. Proposta para reposicionar a marca Santander Banespa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

36.
Daniele Paula de Moraes. Estudo sobre a liderança da Caixa Econômica Federal no mercado de consórcios imobiliários. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

37.
André M. F. Kawate et al. Chicohamburguer - ampliando a rede e melhorando a distribuição. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

38.
Cristina Sayuri Nakano. Proposta de um plano de divulgação da Pizzaria Piola Jardins. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

39.
Angela Kikuchi et al. Estudo paar o aumento no consumo do Café Bomdia gourmet orgânico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

40.
Alex augusto Stoque Castellano et al. Plano de marketing para fortalecimento do relacionamento da Companhia do Metropolitano de São Paulo com seus usuários. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

41.
Camila Marzochi de Paula. Estudo de mercado para re-lançamento da revista TUDO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

42.
Edwart C. Pereira Lopes. TV Cultura - otimização das relações entre seus serviços prestados e seus telespectadores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

43.
Augusto Sorgo Neto et al. Estratégias de marketing para o sucesso da linha de produtos de higiene infantil Mundo Marinho Davene. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

44.
Mariana Santos Amâncio et al. Estratégias para aumentar a participação das confecções Reebok no mercado de produtos esportivos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

45.
Carolina Izumi Sato et al. Percepção dos consumidores diante de OMO Progress. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

46.
Diogo Bulhões de Moura et al. SPEEDY: além da velocidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

47.
Alexandre Neves Clemente e outros. Influência da cultura na exportação de frango para o Oriente Médio. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

48.
Ana Paula Tamura et al. Perspectivas do setor aeronáutico frente à ALCA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

49.
Angálica Rodrigues Faria. Métodos de avaliações de imóveis. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

50.
Angela Tchizli de Castro et al. A influência das alianças estratégicas sobre o desempenho das empresas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

51.
Fabio Hiroshi Sato et al. A gestão da carteira de crédito direto ao consumidor e sua influência na competitividade das instituições financeiras. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

52.
Karla Karine Muniz et al. A fromação da AmBev: mudanças no comportamento do consumidor no mercado de cervejas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

53.
Bruna Duran Iorio et al. Exportação de papel e celulose para países do Mercosul. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

54.
Ana Paula Correa Maximiliano et al. Exportação de bens associada à exportação de serviços de engenharia civil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

55.
Donato Adriano Ferreira et al. Reformulação do marketing mix para o aumento d eperticipação da TVA no mercado de TV por assinatura na cidade de São Paulo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

56.
Danielle Rodrigues et al. Aumento da venda do ALUCOBOND no mercado de revestimentos de fachadas através do reposicionamento do produto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

57.
Fernanda Ayres et al. Plano d emarketing para alavancar as vendas da linha PRODERM no mmercado de higiene e hidratação infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

58.
Andreia Teixeira e Wagner Oliveira. Reposicionamento da marca SANTA MARINA BY SANTA MARINA através de um novo modelo de comunicação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

59.
Alessandra B. F. de Araujo et al. Escola de idiomas com foco em business: estudo de mercado para a UP LANGUAGE. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

60.
Caroline D'Angelo Augusto et al. Estabilizadores de tensão e no-breaks da APC: estudo para aumentar a participação de mercado no Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

61.
André Carvalho et al. Banco real ABN AMRO Bank - responsabilidade socila como diferencial competitivo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

62.
Ana Paula Moraes Silva et al. Esrudo d emercado sobre a rede de cabelereiros SOHO na cidade de São Paulo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

63.
Daniela de Barros M. Machado et al. Estudo sobre a influência das feramentas de marketing nas vendas do porduto Pó Xadrez da BAYER ao seu consumidor final. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

64.
Daniela Maria Gil de Ferreira et al. Óleo composto MARIA tradicional - estratégia de fidelização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

65.
Thais Albuquerque. Cirio - o sabor do bom gosto. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

66.
CIBELE SPACOW. Plano de Marketing para o Chester da Perdigão. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

67.
CASSIA INOUE. Introdução de Nova Estratégia Mercadológica para a MARKETSYSTEM. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

68.
RODRIGO MARTINS. Clube de Mães: Transformando Mãos que Pedem em Mãos que Fazem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

69.
SHEILA ARAUJO BARBOSA. Planejamento de Comunicação para o Lançamento da Balança Toledo PRIX 4 N. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

70.
ANA MELISE COUTO. Relação entre o esforço de diferenciação e a quantidade de contas do banco Itaú Personnalité. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

71.
DEBORA S. FRANCISCO. Logística Relacionada à Redução de Custos na Indústria Farmacêutica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

72.
JANAÍNA C. D. ALBOLEA. Benefícios e procedimentos da logística de transportes no MERCOSUL. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

73.
JUCENE FUGOLIN. Análise do investimento direto do sistema bancário no Brasil: estudo de caso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

74.
MARIANA M. HANANIA. Tecnologia de Informação: os Impactos das Técnicas de CRM. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

75.
RAQUEL A. MARQUETTI. Aplicação do método PDCA: estudo de caso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

76.
Thiago Barone e outros. A relação entre o crescimento econômico e o uso do cartão de crédito. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

77.
ALEXANDRE F. SMITH. Programas de Marketing para a Chocolates Garoto. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

78.
Amir El Hage e outros. Estudo da importância do financiamento dos insumos para os produtos agrícolas brasileiros ganharem competitividade no mercado externo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

79.
Carolina Araújo Amaro Camargo e outros. Estudo comportamental do processo de compra dos produtos de grife. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

80.
Jamil Tadeu de Oliveira e outros. O transporte ferroviário como opção para o escoamento da soja do mato grosso até o porto d eSantos e sua contreibuição para aumentar a competitividades do produto no mercado internacional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

81.
Debrah Pignatari Nardy e outros. Atuação d eempresas do ramo moveleiro no mercado internacional com a adoção de uma política de desenvolvimento sustentável através do Certificado Ambiental Forest Stwardship Council. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

82.
Denise Roque e outros. Reebok: estudo para verificação da relação entre a propaganda e o merchandising do tênis Icon IV DMX 10 com seu volume de vendas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

83.
Clara Breda e outros. Carrefour Turismo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

84.
Cristiane Petrucci e outros. Rádio Nativa FM: a comunicação em busca de audiência. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

85.
Fábio de Castro e outros. Reposicionamento do novo Polo 1.0 16v. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

86.
Amanda Fonseca e outros. Estudo de marketing para promover os programas Work and Travel e Trainee da Experimento. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

87.
Gustavo Calenzani e outros. Estratégia para evitar que os clientes do itaú Personalité procurem outros bancos para fazer seus negócios. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

88.
Eduardo Guimarães e outros. Estudo do perfil do consumidor de Pet Shop para reposicionamento do "Oh My Dog"". 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

89.
Cristiane Ribeiro e outros. Planejamento estratégico de marketing cultural para o Instituto Teatro Escola Brincante. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

90.
Marco Antonio Dresler. Popularização dos serviços do Itaú Cultural por meio de uma estratégia de comunicação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

91.
Camila de Arruda e outros. Filme Kodak Ultra: estudo dos fatores do composto de marketing que influenciam a participação de mercado de filme. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

92.
Ana Melisse e outros. Itaú Personalité. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

93.
Marco antônio Hovnanian. Instituto Cultural Itaú. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

94.
Lucila Mouro e outros. rteposicionamento da marca Cirio no mercado de derivados de tomate. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

95.
André Ousse e outros. Balanças Toledo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

96.
Cibele Spacov e outros. Aumento de participação de mercado do Chester Perdigão. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

97.
Cássia Inoue e outros. Programas de fidelidade para manter o público alvo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

98.
Rodrigo Martins e outros. Clube de Mães:transformando mãos que pedem em mãos que fazem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

99.
Roberto Ichiura e outros. Clube sertanejo: criasção e lançamento de site. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

100.
Cristiane Ribeiro et al. Teatro-escola Brincante. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

101.
Marco Antonio Hovnanian. Plano de Marketing para o Itau Cultural. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

102.
Fábio de Castro et al. Plano de marketing para lançamento principal do POLO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

103.
Amanda Fonseca et al. Plano de marketing para a promoção de vendas dos planos de itercâmbio da experimento. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

104.
Clara Breda et al. Aumento de participação de mercado da Carrefour Turismo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

105.
Sylvia Biancalana. Itaú seguros. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e publicidade habilitação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

106.
Andréia de Franchi. Itauprev - Previdência privada. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e publicidade habilitação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

107.
Tainá L. Cortez. Waaap, da Telesp Celular - empresarial. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda er publicidade habilitaçã em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

108.
Luana Pace. Trama Cenografia e Eventos, planelamento de Marketing. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e publicidade habilitação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

109.
Eduardo Fleury A. A. Camargo. Chá pronto para beber: Lipton Ice tea. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em propaganda e publicidade habilitação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

110.
Rafael Nery. Sistema Brasileiro de Pagamentos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

111.
Pietro dos Santos. Tendências da Construção Civil no Brasil. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

112.
Rafael Biagio. Tendências do Setor de telefonia móvel no Brasil. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

113.
Rafael Petcov de Medeiros. Marketing de relacionamento no setor bancário: estudo de caso do Citibank. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

114.
Priscila Leardine Handa. Responsabilidade social das empresas; estudo de caso: Banco Itaú S/A. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

115.
Inaê A. Brás. Fujifilm: estartégias adotadas que consideram a cultura da empresa matriz. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

116.
Vlademir Soares. Linha eletrônica de produtos da SEW. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

117.
Luciana Santos. Palno de Marketing para uma organização Não Governamental :AACD. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

118.
Aline Duarte. Crescimento da participação de mercado com concorrência desleal: Plano de Marketing para a TECNOL. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

119.
Carolina Schuskel. Credicard: novo posicionamento. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

120.
Daniel de Moura. Planejamento estartégico:identificação de diferenciadores para a British Arways. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

121.
Elaine Pereira. Novo posicionamento para a linha de produtos da Tupperware. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

122.
Emileide C. da Silva. Plano de Marketing para o cartão de crédito Visa. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

123.
Mariana Chiarini. Sofitel: uma marca. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

124.
Ana Cecília Baroncelli. Desenvolvimento de novos produto: capacetes EBH. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

125.
GRACIELA LOPES ROCHA. Estratégias de Marketing para o SUPRADYN PRÉ NATAL, Multivitamínico para Gestantes.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

126.
GILSON ALFREDO LIMA. A Motivação no Trabalho pela Adaptação dos Estilos Gerenciais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

127.
GUILHERME DE FARIA RANZANI. Importação e Processos de Garantias Internacionais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

128.
SYLVIO M. D´ALKIMIN A. NICOLEIT. Marketing de Relacionamento e Soluções CRM. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

129.
VALÉRIA DA CRUZ SILVA MORAIS. Comportamento do cosumidor de Internet. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

130.
SADI TOMAZONI JUNIOR. Estudo para a Marca Tomazoni Aumentar sua Participação no Mercado Arrozeiro. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

131.
Karina de Castro. Estude de mercado para o Mercedes Benz Classe A. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Publicidade habilitação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

132.
Fernanda Cabral. Nestlé - Leite Ninho Crescimento. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

133.
Adriano Monaco. New Beatle. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

134.
Carolina Soares. Plano de marketing para o Classe A. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

135.
Gunther Bernardes. Gol Geração III- Plano estartégico. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

136.
Beatriz Cappellato. Estratégia para lançamento de contas-correntes populares: Bradesco. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

137.
Heidrun Koelln. Marketing Institucional para a Faculdade de Medicina de Jundiaí. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

138.
Glécia Araújo. BCP Telecomunicações: novos planos de marketing. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

139.
Cládia L. Galletti. CCAA: crescimento de participação de pmercado. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

140.
Juliana Sampel. Power - Empresa de Segurança. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

141.
Cláudia Reis da Silva. A Tendência do Iogurte Mix Vigor. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sergio Lex.

Iniciação científica
1.
Elena Cristina Sierra. A nova estrutura de mercado do setor de telecomunicações no Brasil que emerge da inovação e da convergência digital.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

2.
Fernada Estimado. Inovações tcnológicas e variáveis estruturais do mercado: impactos no setor de telecomunicações brasileiro no período de agosto d e2007 a julho de 2008. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

3.
Karla Mendes de Barros. Influência da inovação de produto sobre o comportamento do consumidor brasileiro de telefonia celular. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

4.
Priscilla Brisolla Sereno. O setor de telecomunicaçõres e sua cosntante busca por inovações para obter vantagem competiitva sustentável. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.

5.
Karla Mendes Barros. Influência da inovação de produto sobre o comportamento do consumidor brasileiro de telefone celular. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sergio Lex.

6.
Priscilla Brisilla Sereno. O setor de telecomunicações e sua constante busca por inovações para obter vantagem competitiva sustentável. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em ADMINISTRAÇÃO) - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Orientador: Sergio Lex.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 8:01:08