Susiele Machry da Silva

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  • Última atualização do currículo em 12/10/2018


Doutora e mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Especialista e Graduada em Letras Português /Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2005). É professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Seus interesses compreendem : Percepção Fonológica e Alofônica, Sociolinguística, Sociofonética, Aquisição de Línguas Estrangeiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Susiele Machry da Silva
Nome em citações bibliográficas
MACHRY DA SILVA , Susiele;DA SILVA, SUSIELE MACHRY


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Aprendizagem Fonológica e Alofônica em L2: Percepção e Produção das Vogais Médias do Português (L2) por falantes nativos do espanhol, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Cláudia Regina Brescancini.
Coorientador: Lilian Cristine Sherer.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Percepção; Aquisição; Produção; Variação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2013
Doutorado em Doutorado Sanduíche.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
com período sanduíche em Universitat de Barcelona (Orientador: Joan Carles Mora).
Título: Percepção e produção de vogais médias do português (L2) por falantes nativos do espanhol., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Cláudia Regina Brescancini.
Coorientador: Lilian Cristine Scherer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Elevação das Vogais Médias Átonas Finais e Não Finais no Português Falado em Rincão Vermelho -RS,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Cláudia Regina Brescancini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Lingüística; Variação; Fonologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2005
Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas. (Carga Horária: 420h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: Mecanismo Mental e o Processo de Aquisição de uma Língua Estrangeira.
Orientador: Jorge Walter da Rocha Espiga.
1999 - 2003
Graduação em LETRAS/ESPANHOL.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Bolsista do(a): Programa de Iniciação Cientifica, PIIC URI, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Fonética (Español).
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
2012 - 2012
Estatística SPSS. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2012 - 2012
Language Attitud.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
2011 - 2011
Redução Vocálica e Enfraquecimento Consonantal. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Tópicos sobre o sistema vocálico do PB. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Fundamentos de Estatística e Análise com SPSS. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Leitura e Cognição. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
Entoações: Fonética e Fonologia. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2007 - 2007
Fonética Articulatória: curso prático. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1999 - 2000
Qualificação em Educaçao Infantil. (Carga horária: 230h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Variação Linguística
Tópicos Especiais em Análise Quantitativa de Dados Linguísticos
08/2014 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Estrangeira; Estágio Supervisionado III; Estágio Supervisionado IV

Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Língua Portuguesa, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista Integral de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Varsul - Amostra Digital, .

Linhas de pesquisa
Teorias e Uso da Linguagem

Instituto Educacional FACSUL, FACSUL- UNITINS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 5


Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Auxiliar Administrativo, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Teorias e Uso da Linguagem


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Variação Fonológica em Língua Materna: Panorama Sociolinguístico das Regiões Centro-Oeste e Sudoeste do Paraná
Descrição: O presente estudo tem por objetivo investigar os processos de variação fonológica presentes na fala que se realizam na fala de nativos de não nativos de cidades da região sudoeste e centro-oeste do Paraná. Partindo dos pressupostos da Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 1972), a ideia é analisar processos de variação fonológica que caracterizam os falares da região, contribuindo para a descrição do português falado. Para tanto, prevê-se a seleção de 72 informantes das cidades de Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Itapejara do Oeste, Quedas do Iguaçu, Coronel Vivida e Francisco Beltrão, com uma amostra de 12 informantes de cada cidade. Os informantes, previamente contatados e comunicados dos objetivos da pesquisa, serão convidados a participar da realização de três instrumentos simples de produção, compreendendo nomeação de imagens, leitura de frases e conversa informal. A análise de dados será realizada com suporte teórico da Sociolinguística Laboviana, buscando explicar aspectos sociais e linguísticos, bem como situações de contato linguístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Susiele Machry da Silva - Coordenador / denize terezinha teis - Integrante.
2016 - Atual
Aquisição do português como Língua Estrangeira: Percepção e Produção de Aspectos Fonético/Fonológicos do Português por Imigrantes Haitianos
Descrição: Considerando a demanda cada vez mais emergente de ?recepção linguística? aos imigrantes, em especial os Haitianos, esta proposta busca o estudo do processo de aquisição do português como língua estrangeira, com foco na metodologia e nos aspectos fonético\fonológicos, no que tange à percepção e à produção de segmentos. A finalidade primária é investigar possíveis dificuldades que os imigrantes encontram para reconhecer e pronunciar sons da língua portuguesa que não fazem parte da língua nativa, assim como investigar o uso e a compreensão dos processos que envolvem a variação linguística, nesse caso, tomando por referência a comunidade de Pato Branco e região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Susiele Machry da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Português como Língua Estrangeira: Compreensão, Pronúncia, Expressão Verbal e Escrita (Módulo II)
Descrição: O projeto, direcionado para imigrantes interessados na aquisição e no desenvolvimento das habilidades linguísticas do português, busca atender a uma demanda atual da sociedade, em que são cada vez mais comuns os processos imigratórios e as práticas de multilinguismo. Como sequência do Módulo I, a ideia é trabalhar o aperfeiçoamento das habilidades de compreensão, pronúncia, expressão verbal e escrita do português, incluindo aspectos fonético-fonológicos, compreensão e leitura de textos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Susiele Machry da Silva - Coordenador / Lourdes Terezinha Graebin Parise - Integrante.
2016 - Atual
Português como língua estrangeira: compreensão, pronúncia, expressão oral e escrita
Descrição: O projeto desenvolvido junto ao Departamento Acadêmico de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tem por objetivo oferecer cursos de português como Língua Estrangeira para falantes não nativos, assim como desenvolver material especializado para o ensino, com foco nos aspectos que envolvem a percepção e a pronúncia de sons, aspectos sociolinguísticos, escrita e conversação na língua..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Susiele Machry da Silva - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
Projeto Amostra Digital Varsul
Descrição: Este projeto, numa parceiria insterinstitucional que reúne a UFSC, a PUCRS, a UFRGS e a UFPR, tem por objetivo dispoibilizar à comunidade científica nacional e internacional uma amostra digital de fala do Projeto Varsul (Variação Linguística Urbana na Região Sul), referente às três capitais do sul do Brasil (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre); e dois bancos de dados da fala rural de Florianópolis, a fim de servir como fonte de informação sobre as variedades sociolinguísticas do Sul do País e como fonte para pesquisa sociocultural dos informantes...
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Letrônica
2014 - 2014
Periódico: Revista Estudos da Lingua(gem)
2016 - 2016
Periódico: Revista Signo
2016 - Atual
Periódico: Letras de Hoje
2016 - 2016
Periódico: Revista Virtual de Estudos da Linguagem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Aprovação em 2º lugar - concurso público para professor de Língua Portuguesa/Linguística, UTFPR.
2013
Aprovação em concurso público para professor de Língua Portuguesa - UERGS, .
2006
Funcionaria Homenageada cursos de Administração e Turismo, Universidade Regional Integrada - URI.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHRY DA SILVA , Susiele2018MACHRY DA SILVA , Susiele; BRISOLARA, L. B. . Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita. MATRAGA, v. 25, p. 50-68, 2018.

2.
MACHRY DA SILVA , Susiele;DA SILVA, SUSIELE MACHRY2017MACHRY DA SILVA , Susiele; BIASIBETTI, A. P. C. . O papel do léxico no alçamento sem motivação aparente das vogais médias pretônicas do português brasileiro. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 151-178, 2017.

3.
DA SILVA, FABIANA SOARES2017DA SILVA, FABIANA SOARES ; DA SILVA, SUSIELE MACHRY . Consciência fonológica e língua estrangeira: um estudo acerca da aprendizagem de espanhol por falantes brasileiros. LETRÔNICA, v. 10, p. 805-821, 2017.

4.
MACHRY DA SILVA , Susiele;DA SILVA, SUSIELE MACHRY2017MACHRY DA SILVA , Susiele. Aprendizagem do português por imigrantes haitianos: percepção das consoantes líquidas /l/ e /r/. ILHA DO DESTERRO, v. 70, p. 47, 2017.

5.
MACHRY DA SILVA , Susiele;DA SILVA, SUSIELE MACHRY2015 MACHRY DA SILVA , Susiele. O Papel do Léxico e a Contribuição de Modelos Multirrepresentacionais para a Aprendizagem Fonológica de L2. Revista do GEL, v. 11, p. 145-169, 2015.

6.
MACHRY DA SILVA , Susiele;DA SILVA, SUSIELE MACHRY2015MACHRY DA SILVA , Susiele. A produção das vogais tônicas do português (L2) por falantes nativos do espanhol. Revista ORGANON, v. 30, p. 91-108, 2015.

7.
MACHRY DA SILVA , Susiele;DA SILVA, SUSIELE MACHRY2015MACHRY DA SILVA , Susiele; CHAVES, R. G. . Síncope e alçamento da vogal postônica não final \o\: uma relação entre dois fenômenos variáveis. Signum: Estudos da Linguagem, v. 18, p. 253-282, 2015.

8.
CHAVES, R. G.2014CHAVES, R. G. ; MACHRY DA SILVA , Susiele . Síncope e alçamento da vogal postônica não-final: indícios de motivação extralinguística. Working Papers em Linguística (Online), v. 15, p. 1-1, 2014.

9.
ALVES, Ubiratã Kickhöfel2013ALVES, Ubiratã Kickhöfel ; MACHRY DA SILVA , Susiele . M[e]nino ou m[i]nino? Bol[o] ou bol[u]? O tratamento das vogais do Português Brasileiro (LE) por manuais voltados a aprendizes argentinos.. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 16, p. 131-153, 2013.

10.
MACHRY DA SILVA , Susiele;DA SILVA, SUSIELE MACHRY2009MACHRY DA SILVA , Susiele. Alçamento das vogais médias átonas finais no português falado em Rincão Vermelho-RS. Revista Língua & Literatura, v. 11, p. 211-234, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Cláudia Regina Brescancini (Org.) ; MACHRY DA SILVA , Susiele (Org.) ; BEZ, A. S. (Org.) . Letrônica - Sociolinguística Variacionista. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. v. 1. 337p .

Capítulos de livros publicados
1.
MACHRY DA SILVA , Susiele; Cláudia Regina Brescancini ; HUBNER, L. C. . Percepção e variação: O alçamento das pretônicas no português (L2) por falantes nativos do espanhol. In: Ubiratã Kickhöfel Alves. (Org.). Aquisição Fonético-Fonológica de Língua Estrangeira. 1ªed.Campinas: Pontes, 2016, v. , p. 105-127.

2.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Aquisição de contrastes não nativos: evidências propostas a partir de estudo com imigrantes adultos. In: Marco Antônio Martins; Lucrécio Araújo de Sá Júnior; Kássia Kamilla de Moura; Aryonne da Silva Morais. (Org.). Estudos linguísticos: textos selecionados ABRALIN/2013. 1ªed.João Pessoa: , 2013, v. , p. 2468-2483.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Alternância alofônica e percepção em Segunda Língua. In: 2º Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2014, Buenos Aires. Actas del Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2013. p. 1432-1440.

2.
MACHRY DA SILVA , Susiele; ESPIGA, J. . Mecanismo mental e o processo de aquisição de uma língua estrangeira. In: IX Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, 2005, Porto Alegre. X Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Elevação das vogais postônicas médias e finais no português falado em Rincão Vermelho-RS. In: III Mostra de Pesquisa da Pós Graduação da PUC, 2008, Porto Alegre. IX Salão de Iniciação científica da PUC, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Percepção de contrastes não-nativos: evidências propostas a partir de estudo com imigrantes adultos. In: VIII Congresso Internacional - ABRALIN, 2013, Natal - RN. VIII Congresso Internacional da ABRALIN: Caderno de programação e resumos. Natal - RN: UFRN, 2013.

2.
Cláudia Regina Brescancini ; CHAVES, R. G. ; MACHRY DA SILVA , Susiele . Síncope e Alçamento: As proparoxítonas em uma comunidade do sul do Brasil. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal - RN. VIII Congresso Internacional da ABRALIN: caderno de programação e resumos. Natal- RN: UFRN, 2013.

3.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Percepção e produção de regras variáveis do português (L2) por falantes nativos do espanhol. In: 2º Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2013, Buenos Aires. Libro de Resuménes. Buenos Aires, 2013. p. 485-485.

4.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Aquisição de Regras Variáveis em L2: Harmonia Vocálica no Português (L2) por Falantes Nativos do Espanhol.. In: I Encontro Intermediário do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL, 2013, Porto Alegre. Livro de resumo. Porto Alegre, 2013. v. 1. p. 45-45.

5.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Percepção de vogais médias do português (L2) por falantes nativos do espanhol. In: I Jornada do grupo de pesquisa cognição e aquisição/aprendizagem de L2: uma perspectiva psicolinguística, 2012, Porto Alegre. cognição e aquisição/aprendizagem de L2: uma perspectiva psicolinguística, 2012. p. 7-8.

6.
MACHRY DA SILVA , Susiele; CHAVES, R. G. . Comportamento das vogais médias em posição pós-tônica não final na fala de Rincão Vermelho.. In: III Simpósio sobre Vogais - SIS Vogais, 2011, Porto Alegre. III SIS Vogais: Livro de Resumos. Porto Alegre, 2011.

7.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Alçamento da vogal média /e/ em posição átona final no português falado em uma comunidade de fronteira do Rio Grande do Sul. In: VII Fórum FAPA, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos VII Fórum. Porto Alegre, 2008. p. 131-131.

8.
MACHRY DA SILVA , Susiele; MAZO, H. ; STEINKE, L. . Leitura: Apreensão e Estratégias. In: I Congresso Internacional das Linguagens, 2002, Erechim. Linguagens & Linguagens. Erechim: URI, 2002. v. Unico. p. 95-95.

9.
MACHRY DA SILVA , Susiele; COSTA, G. . O diferencial decisivo: um caminho metodológico para a maximização de resultados no estudo de língua espanhola através do laboratório de línguas. In: VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 2001, Erechim. A Universidade e os caminhos da Ciência. Erechim: Erechim, 2001. v. 360. p. 05-382.

10.
COSTA, G. ; MACHRY DA SILVA , Susiele . O diferencial decisivo: um caminho metodológico para a maximização de resultados no estudo da Língua Espanhola através do laboratório de Linguas da URI. In: XIII salão iniciação científica X feira, 2001, Porto Alegre. Salao de Iniciação Cientifica. Porto Alegre: UFRGS, 2001. v. unico. p. 665-665.

11.
MACHRY DA SILVA , Susiele; COSTA, G. ; GARCIA, V. . A busca de Metodologias para a otimização do uso do laboratório de línguas e ensino da Língua Espanhola. In: III Salão e III Feira de Iniciação Científica e I Mostra de Extençao Comunitaria, 2000, Canoas. Cadermo de resumos. Canoas: La Salle, 2000. v. Unico. p. 84-84.

12.
GARCIA, V. ; MACHRY DA SILVA , Susiele ; COSTA, G. . O diferencial decisivo: Um caminho metodologico para a maximização de resultados no estudo da Língua Espanhola através do Laboratório de Lìnguas da URI. In: VI Seminário Instiucional de Iniciação Científica, 2000, Frederico Westphalen. A ciência no Novo Milênio. Frederico Westphalen: URI, 2000. v. Unico.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Variação Vocálica em Pré-Tônicas: percepção e produção do PB como L2. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Aprendizagem do português por imigrantes haitianos: estudo da percepção das líquidas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Análise dos aspectos fonético-fonológicos na fala de imigrantes haitianos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Aprendizagem Fonológica e Alofônica em L2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Estudio sociolingüístico de la producción de procesos variables en L2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MACHRY DA SILVA , Susiele. O papel da percepção na aquisição de processos variáveis: as vogais médias pretônicas do português (L2) por falantes nativos do espanhol.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Percepção de contrastes não-nativos: evidências propostas a partir de estudo com imigrantes adultos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Cláudia Regina Brescancini ; CHAVES, R. G. ; MACHRY DA SILVA , Susiele . Síncope e Alçamento: as proparoxítonas em uma comunidade do sul do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Percepção e produção de regras variáveis do português (L2) por falantes nativos do espanhol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Aquisição de Regras Variáveis em L2: Harmonia Vocálica no Português (L2) por Falantes Nativos do Espanhol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Percepção de vogais médias do português (L2) por falantes nativos do espanhol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Aquisição do Contraste Fonológico das Vogais Médias do Português (L2) por Falantes Nativos do Espanhol. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MACHRY DA SILVA , Susiele; CHAVES, R. G. . Comportamento das Vogais Médias em Posição Pós-Tônica Não-Final na Fala de Rincão Vermelho-RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MACHRY DA SILVA , Susiele. O que é variedade de fala?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
AQUINO, C ; MACHRY DA SILVA , Susiele ; Souza, Susana Silva . Varsul - Variação Linguística na Região Sul do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Alçamento da vogal média /e/ em posição átona final pelos falantes da comunidade de Rincão Vermelho: análise dos fatores linguísticos e sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Alçamento da vogal média /e/ em posição átona final no português falado em uma comunidade de fronteira do Rio Grande do Sul. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Elevação das vogais postônicas médias e finais no português falado em Rincão Vermelho -RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Mecanismo Mental e o processo de aquisiçao de Línguas Estrangeiras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MACHRY DA SILVA , Susiele; ESPIGA, J. . Mecanismo mental e o processo de aquisição de línguas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MACHRY DA SILVA , Susiele; STEINKE, L. . Apreensão e Estrategias de Leitura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MACHRY DA SILVA , Susiele; COSTA, G. . O diferencial decisivo: um caminho metodológico para a maximização de resultados atraves do laboratorio de linguas da URI. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MACHRY DA SILVA , Susiele. O diferencial decisivo: um caminho metodológico para a maximização de resultados atraves do laboratorio de linguas da URI. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Aprender y desarrrollar competencias. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Novas tendências metodológicas no ensino de línguas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
COSTA, G. ; MACHRY DA SILVA , Susiele . O diferencial decisivo: um caminho metodológico para a maximização de resultados atraves do laboratorio de linguas da URI. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATZENAUER, C. L. B. ; MACHRY DA SILVA , Susiele . V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Simpósio).

2.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Segmentação e análise de vogais no Praat. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Espanhol para a Terceira Idade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MACHRY DA SILVA , Susiele; Arruda, Lucileia . Planeta Redação: Viajando pelo mundo das palavras. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUZA, D. A. ; MACHRY DA SILVA , Susiele . Projeto de Iniciação Ciêntifica: Leitura: Apreensão e Estratégias. 2002. (Relatório de pesquisa).

6.
COSTA, G. ; MACHRY DA SILVA , Susiele . Um caminho metodológico para a maximização de resultados no estudo da Língua Espanhola através do laboratório de línguas da URI. 2001. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DENARDI, D. A. C.; OLIVEIRA, S. M.; STUTZ, L.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Taynan Paz Ribeiro da Silva. O agir representado nos discursos de professores sobre o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Fundação de Apoio à Educ., Pesq. e Desenvol.Cient. e Tec. da UTFPR.

2.
ALVES, Ubiratã Kickhöfel; FONTES, A. B. A. L.; LUCHINI, P. L.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Bruna da Rosa de Los Santos. A produção da vogal átona final /e/ por porto-alegrenses aprendizes de espanhol como segunda língua (L2): uma investigação sobre atrito linguístico em ambiente de L2 não dominante. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
GRAVINA, A. P.; CAMBRUSSI, M. F.; MARCHESAN, A. C.; MACHRY DA SILVA , Susiele; FINGER-KRATOCHVIL, C.. Participação em banca de Amanda E Sá Giachin. Descrição diacrônica da presença/ausência do sujeito e das variedades do objeto direto anafórico em jornais catarinenses. 2016.

4.
FERREIRA-GONÇALVES, Giovana; BRUM-DE-PAULA, M. R.; MACHRY DA SILVA , Susiele; BRISOLARA, L. B.; BLANCK, C.. Participação em banca de Giulian da Silva-Pinto. Percepção e produção das vogais anteriores arredondadas do francês por locutoras nativas do português brasileiro (L1), proficientes em francês (L2).. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
SCHEIFER, C. L.; MATZENAUER, C. L. B.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Leandro Pimentel Rodrigues Moreira. A percepção da fricativa interdental surda do inglês (L2) por falantes nativos do português. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

6.
MATZENAUER, C. L. B.; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Viviane Peres de Jesus Lino. O processo de aquisição do rótico coronal do português brasileiro: estratégias de desenvolvimento. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

7.
FERREIRA-GONÇALVES, Giovana; BRUM-DE-PAULA, M. R.; MACHRY DA SILVA , Susiele; VIEIRA, M. J. B.. Participação em banca de Felipe Bilharva da Silva. Produção oral e escrita dos róticos em Arroio do Padre (RS): avaliando a relação português/pomerano com base na fonologia gestual. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
MATZENAUER, C. L. B.; LORANDI, A.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Fabiana Soares da Silva. Consciência Fonológica em Língua Estrangeira: Um estudo acerca da aquisição do espanhol por falantes brasileiros. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

9.
MATZENAUER, C. L. B.; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Liane Régio Lucas. A perceção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes da língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional.. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Teses de doutorado
1.
MATZENAUER, C. L. B.; BRISOLARA, L. B.; MACHRY DA SILVA , Susiele; AZEVEDO, R. Q.; ALCANTARA, C. C.. Participação em banca de Miriam Cristina Carniato. As vogais médias no espanhol de montevidéo e da fronteira com o Brasil. 2017.

2.
MATZENAUER, C. L. B.; HORA, D.; ALCANTARA, C. C.; BRISOLARA, L. B.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Gabriela Tornquist Mazzaferro. Vogais médias postônicas do português: um estudo de variação linguística no extremo sul do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

3.
MATZENAUER, C. L. B.; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BATTISTI, E.; VELOSO, J.; MIRANDA, A. R. M.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Roberta Quintanilha Azevedo. Formalização fonético-fonológica da interação de restrições na produção e na percepção da epêntese no português brasileiro e no português europeu. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

4.
MATZENAUER, C. L. B.; MONARETTO, V. N. O.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Aline Neuschrank. Fonologização na diacronia: do latim ao português moderno. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

5.
Rauber, Andréia Schurt; MATZENAUER, C. L. B.; RATO, A. A. S.; PLANAS, A. M. F.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Giane Rodrigues dos Santos. Percepção e Produção das Vogais Médias do Espanhol por Falantes do Português Brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Qualificações de Doutorado
1.
MATZENAUER, C. L. B.; ALCANTARA, C. C.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Javier Eduardo Silveira Luzardo. Variação no espanhol de Montevidéo - Uruguai: O uso das consoantes fricativas. 2017.

2.
MATZENAUER, C. L. B.; BRISOLARA, L. B.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Miriam Cristina Carniato. As vogais médias no espanhol de Montevidéo e da fronteira com o Brasil. 2017.

3.
MATZENAUER, C. L. B.; MONARETTO, V. N. O.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Aline Neuschrank. Fonologização na diacronia: o papel dos traços na construção do inventário consonantal do PB. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

4.
Rauber, Andréia Schurt; MATZENAUER, C. L. B.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Giane Rodrigues dos Santos. Percepção e Produção das Vogais Médias do Espanhol por Falantes do Português Brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, A. P.; BORGES, F. T.; DA SILVA, SUSIELE MACHRY. Participação em banca de Alana Destri. Aspectos da dimensão linguístico-discursiva da memória nostálgica: uma análise de editoriais da revista ferrovia. 2018 - Fundação de Apoio à Educ., Pesq. e Desenvol.Cient. e Tec. da UTFPR.

2.
Cláudia Regina Brescancini; DA SILVA, SUSIELE MACHRY. Participação em banca de Charlene da Silva Almeida. Vogais tônicas e pré-tônicas orais do Açoriano-Catarinense: uma análise sociofonética. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
AMARAL, L. C.; ALTENHOFEN, C. V.; MOZZILLO, I. F.; BORGES, P. R. S.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Daiane Mackedanz. O papel da identidade para a manutenção do Pomerano na Serra dos Tapes, RS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GRITTI, L. L.; MACHADO, E. H. S.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de GRANDO, Rafael Francisco Pellin.Produção textual em Língua Portuguesa: uma análise da escrita e da reescrita de textos de imigrantes haitianos da cidade de Pato Branco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MARQUEZI, R. A.; CONSOLI, M. O.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de MATTEI, Elidinês Sandre.Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
MARQUEZI, R. A.; CONSOLI, M. O.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de BALANSIN, Juliana Aparecida.A representação do índio pelo índio na literatura infantil: um olhar sobre Karu Taru e Txopai e Itohã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
GRITTI, L. L.; LIMA, A. P.; TEIS, D. T.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Thaís Aparecida Burato.Artigo de opinião: aspectos recorrentes no processo de produção textual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
LIMA, A. P.; TEIS, D. T.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de MEZOMO, Ediane Fátima.Práticas de ensino-aprendizagem de escrita acadêmica de estudantes do oitavo período do Curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
SANTOS, M. A.; DENARDI, D. A. C.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de LIMA, Daniele Aparecida Bueno de..A constituição da identidade cultural do Sudoeste Paranaense por meio o gênero oral causos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
SANTOS, M. A.; MUNIZ, M. I. A.; MACHRY DA SILVA , Susiele. Participação em banca de Renata do Santos Kaspreski.Umbanda é o círculo que encerra o triângulo Oooxyyy, é a lei: a imagem em um terreiro de Umbanda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional da ABRALIN. Aprendizagem do português por imigrantes haitianos: estudo da percepção das líquidas l, r e R.. 2017. (Congresso).

2.
X Congresso Internacional da ABRALIN. Variação vocálica em pré-tônicas: percepção e produção do PB como L2.. 2017. (Congresso).

3.
Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Ensino/Aprendizagem do Português para Imigrantes Haitianos: Reflexões Didático-Pedagógicas e o Trabalho com Aspectos Fonético-Fonológicos. 2016. (Encontro).

4.
2º Congresso Internacional de profesores de lenguas oficiales del Mercosur. Percepção e produção de regras variáveis do português (L2) por falantes nativos do espanhol. 2013. (Congresso).

5.
IV Seminário Internacional de Fonologia. 2012. (Seminário).

6.
V Colóquio de Literatura e Linguística.Percepção e produção das vogais médias do português (L2) por falantes nativos do espanhol. 2012. (Outra).

7.
I Encontro Internacional de Sintaxe e Semântica e Suas Interfaces. 2011. (Encontro).

8.
III SIS VOGAIS.Comportamento das vogais médias em posição pós-tônica não final na fala de Rincão Vermelho - RS. 2011. (Simpósio).

9.
I Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem.Aquisição do Contraste Fonológico das Vogais Médias do Português (L2) por Falantes Nativos do Espanhol. 2011. (Seminário).

10.
VII Congresso Internacional da Abralin. 2011. (Congresso).

11.
A escravidão em Machado de Assis - Ciclo Filosofia e Literatura II.. 2010. (Outra).

12.
Ética e Linguagem em Wittgenstein - Ciclo Filosofia e Literatura II. 2010. (Outra).

13.
III Colóquio de Linguística e Literatura. 2010. (Outra).

14.
IX Encontro do CELSUL.Alçamento da vogal média /e/ em posiçao átona final pelos falantes da comunidade de Rincão Vermelho-RS:Análise dos fatores linguísticos e sociais. 2010. (Encontro).

15.
Jornada Internacional de Linguística. 2010. (Outra).

16.
Os aspectos da Enunciação em Émile Benveniste -Ciclo de Palestras: O discurso em perspectiva.. 2010. (Outra).

17.
Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso. 2010. (Seminário).

18.
VIII Semana de Letras - A globalização cultural através das letras.Alçamento das vogais médias átonas finais no português falado em uma comunidade de fronteira do Rio Grande do Sul - Análise das motivações sociais. 2008. (Encontro).

19.
8th INTERNATIONAL CONGRESS OF ISAPL. 2007. (Congresso).

20.
II Seminário Internacional de Fonologia. 2007. (Seminário).

21.
V SENALE.Do Bilingüismo ao Monolingüismo. 2007. (Seminário).

22.
Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura. 2006. (Congresso).

23.
Fórum Internacional Integrado de Cidadania. 2006. (Outra).

24.
XI SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E IX SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.Mecanismo Mental e o Processo de Aquisição de Línguas. 2005. (Seminário).

25.
Semana Acadêmica de Letras "A vida só é possível reinventada".Minicurso: Planeta Redação. 2003. (Outra).

26.
I congresso internacional das Linguagens - V SENELP.Leitura: Apreensão e Estratégias. 2002. (Seminário).

27.
Intercâmbio cultural Interestadual de Língua Estrangeira Moderna - Espanhol. 2002. (Outra).

28.
Semana de Letras: e Agora Drumond. 2002. (Outra).

29.
XIII Salão de Iniciação Cientifica.O diferencial decisivo: um caminho metodológico para a maximização de resultados no estudo de Língua Espanhola atraves no Laboratório de Línguas da URI - Língua Espanhola. 2002. (Seminário).

30.
Colóquio Internacional - Língua e Literatura.Aprender y Desarrrollar Competencias. 2001. (Outra).

31.
Colóquio Internacional Língua e Literatura - as interfaces do discurso/ II Encontro Internacional Língua e Cultura Hispânica/ II Encontro Estadual de Língua e Literatura. 2001. (Congresso).

32.
II Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras do Planalto Médio- Século XXI um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem da Língua Estrangeira e da II Mostra de Cursos e Materiais didáticos de Línguas Estrangeiras. 2001. (Seminário).

33.
Primer encuentro regional de Teoría y Crítica Literária. 2001. (Encontro).

34.
Semana de Letras: uma visão interdisciplinar.Novas tendências metodológicas no ensino de Línguas Estrangeiras. 2001. (Outra).

35.
VII SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA, VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.O diferencial decisivo: um caminho metodológico para maximização de resultados no estudo da Língua Espanhola atraves do laboratório de línguas da URI. 2001. (Seminário).

36.
VI SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E IV SEMINÁRIO DE INTEGRAÇAO DE PESQUISA E POS-GRADUAÇÃO.O diferencial decisivo: um caminho metodológico para a maximização de resultados atraves do laboratorio de linguas da URI. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHRY DA SILVA , Susiele; CAMILOTTI, C. P. . Haïti no Brasil: Uma noite de interação cultural. 2016. (Outro).

2.
MACHRY DA SILVA , Susiele; SCHEIFER, C. L. ; RODRIGUES, L. P. . Diálogos Interdisciplinares: Vozes do Sul. 2015. (Outro).

3.
BISOL, L. ; COLLISCHONN, G. ; MACHRY DA SILVA , Susiele . IV Seminário Internacional de Fonologia. 2012. (Outro).

4.
LAITANO, Paloma ; AQUINO, C ; Faedrich Martins, Anna ; MACHRY DA SILVA , Susiele . IV Colóquio Linguística e Literatura. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Melanie Floriano de Oliveira. A Construção da Fonologia das Vogais Frontais Arredondadas do Francês. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Programa de Pós-Graduação Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Susiele Machry da Silva.

2.
Fabiana Soares da Silva. Consciência Fonológica em Língua Estrangeira: Um estudo acerca da aquisição do espanhol por falantes brasileiros. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Susiele Machry da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PALAVACINI, Jonathan Luiz. Aquisição do português por imigrantes haitianos: um levantamento de aspectos fonético-fonológicos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Susiele Machry da Silva.

2.
Mayara Compagnoni. O trabalho com gêneros textuais na modalidade de Ensino Especial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Susiele Machry da Silva.

3.
Vanessa Batista Rosa. Proposta de sequência didática: as contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a construção de artigos de opinião. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Susiele Machry da Silva.

4.
Luciana Machado. Despalatalização e consequente vocalização em Saudade do Iguaçu - Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Susiele Machry da Silva.

5.
Juliana da Silva. O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas do terceiro ano do Ensino Fundamental 1. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Susiele Machry da Silva.

6.
PALHANO, Maria Siliane de Andrade. Rotacismo na cidade de Quedas do Iguaçu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Susiele Machry da Silva.

7.
MOSELE, Fernanda. Elaboração de propostas didáticas para o ensino de português para imigrantes haitianos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Susiele Machry da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Cláudia Regina Brescancini (Org.) ; MACHRY DA SILVA , Susiele (Org.) ; BEZ, A. S. (Org.) . Letrônica - Sociolinguística Variacionista. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. v. 1. 337p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
MACHRY DA SILVA , Susiele. Segmentação e análise de vogais no Praat. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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