Luciene das Graças Miranda Medeiros

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  • Última atualização do currículo em 12/01/2017


Professora da Universidade Federal do Pará, aposentada.Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1977); Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará/Instituto de Ciências da Educação (2012); Pesquisadora da Rede UNIVERSITAS-Br, Sub Grupo 2; do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES e do Grupo de Estudos sobre Trabalho Docente- GESTRADO, da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior; Gestão de Sistema Público de Ensino. Foi Secretária de Educação do Município de Belém de 2002 a 2004. Associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED. Atualmente exerce a função de Secretária Geral da Associação de Docentes da UFPA - ADUFPA, SSIND do ANDES-SN (biênio 2014-2016); coordena o Grupo de Política Educacional da ADUFPA,; representa a ADUFPA na Coordenação Estadual do Núcleo da Audotoria Cidadã da Dívida Pública-Pará (2015-2016). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciene das Graças Miranda Medeiros
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS, L. G. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Universidade Popular.
Av. Senador Lemos, 557
Umarizal
66050-000 - Belem, PA - Brasil
Telefone: (091) 32249074


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O REUNI-Uma Nova Regulação da Política de Expansão da Educação Superior: O Caso da UFPA, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Olgaises Cabral Maués.
Palavras-chave: Universidade; educação Superior;; Trabalho Docente; expansão.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1983 - 1985
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Amazônia na ótica do livro didático: uma análise dos livros de estudos sociais de 1ª a 4ª série do 1º grau utilizados em Belém em 1984.,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: Marcos Tarciso Masetto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Amazônia; livro didático; estudos sociais; currículo; grandes projetos; índios.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1971 - 1977
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Dislexia: um distúrbio da fala.
Orientador: Odinéia Teles de Figueiredo.




Formação Complementar


2007 - 2007
Avaliação de Projetos Sociais. (Carga horária: 100h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
1999 - 1999
Licitações Públicas Recursos Adm. e Sanções. (Carga horária: 20h).
SECRETARIA MUNICÍPAL DE ADMINISTRAÇÃO, SEMAD, Brasil.
1998 - 1998
Financiamento da Educação. (Carga horária: 24h).
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Pará, UNDIME/ PA, Brasil.
1985 - 1985
O Método Dialético: teoria e prática. (Carga horária: 96h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Amazonico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental, IAGUA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 8
Outras informações
Assessora Pedagógica do Projeto de Qualificação e Requalificação de Agentes Sociais envolvidos direta e indiretamente na Cadeia Produtiva do Turismo na Região Metropolitana de Belém com vistas a atuação no Forum Social Mundial em janeiro de 2009, fazendo orientação pedagógica nos processos formativos de educadores e na elaboração de material didático ( Cartilhas)


Instituto Universidade Popular, UNIPOP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora pedagógica, Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto Universidade Popular, .

Serviço realizado
Assessoria Pedagógica.
08/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Universidade Popular, .

Cargo ou função
Consultora na Elaboração do Planejamento Estratégico de Ação para o Trienal 2006-2008.

Prefeitura Municipal de Belém, P/BELEM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Escola Bosque, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da FMAE, Carga horária: 40
Outras informações
FMAE - Fundação Municipal de Assistência ao Estudante

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Geral Sec. Municipal de Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2002 - 12/2004
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de Belém, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.

Fundação Educacional do Estado do Pará, FEP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60

Atividades

01/1990 - 12/1990
Ensino, Especialização em Enfermagem do Trabalho, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1989 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1986 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1995 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior, .

Linhas de pesquisa
Educação Superior
06/1986 - 02/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação Vocacional
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
Teoria do Currículo
03/1994 - 12/1994
Ensino, Mestrado em Educação: Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Dissertação I
10/1992 - 02/1994
Direção e administração, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado Pró-Tempore do Curso de Mestrado em Educação: Políticas Públicas.
08/1992 - 01/1993
Direção e administração, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior.
03/1990 - 03/1990
Ensino, Curso de Especialização em Avaliação e Currículo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior
Didática do Ensino Superior
11/1987 - 11/1989
Direção e administração, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Serviço de Planificação e Pesquisa da Educação ? SPE.
03/1988 - 08/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Representante do Centro de Educação.
03/1988 - 08/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, .

Cargo ou função
Representante do Centro de Educação.
03/1988 - 08/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Representante do Centro de Educação.
03/1987 - 03/1989
Direção e administração, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu do Centro de Educação.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Paritária

Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa

Atividades

06/1984 - 06/1985
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós Graduação em Educação: Supervisão e Currículo.

Cargo ou função
Membro da Comissão Paritária.

Faculdades Integradas Colégio Moderno, FICOM, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
?Elaborou o Plano de Concurso para admissão de Professor ao Ensino de 3º Grau das FICOM,para o ano de 1986 ?Membro da Banca Examinadora do Concurso de professores para o Departamento de Ciências Sociais das FICOM, 1986. ?Membro da Banca Examinadora dos Concursos de Professor-Auxiliar de Ensino da Disciplina Introdução à Filosofia do departamento de Pedagogia das FICOM e da seleção à Monitoria da disciplina Introdução à Educação, 1986.

Vínculo institucional

1978 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

01/1986 - 12/1986
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Educação
01/1980 - 12/1982
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
01/1978 - 12/1980
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicologia
01/1978 - 12/1980
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicologia
01/1978 - 12/1980
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicologia

Sociedade Civil Colégio Moderno, CM, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora educacional, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1966 - 1974
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/1979 - 12/1985
Serviços técnicos especializados , Serviço de supervisão escolar, .

Serviço realizado
Supervisão escolar.
01/1966 - 12/1974
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Estudos Sociais
Matemática
Português


Linhas de pesquisa


1.
Educação Superior


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Politicas de Expansão da Educação Superior e os novos Formatos Acadêmicos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olgaíses Cabral Maués em 25/02/2016.
Descrição: Investiga novos formatos acadêmicos para identificar mudanças no contexto do estado do Pará. Estuda o fenomeno tendo como referencia os novos formatos acdemicos e como ocorrem em instituições de ensino superior públicas ou privadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luciene das Graças Miranda Medeiros - Integrante / Olgaises Cabral MAUÉS - Coordenador / Arlete Maria Monte Camargo - Integrante.
2012 - Atual
As Políticas de Formação e Valorização do Professor e os Impactos sobre o Trabalho Docente
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar as políticas públicas brasileira de formação docente e de valorização do magistério nos anos 2000, desenvolvidas por Instituições de Educação Superior no Pará, o que incluem a Formação Inicial, a Formação Continuada, o Plano de Cargos e Carreira e o Piso Salarial, procurando identificar a repercussão que essas medidas estão tendo sobre o trabalho docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciene das Graças Miranda Medeiros - Integrante / Olgaises Cabral MAUÉS - Coordenador / Arlete Maria Monte Camargo - Integrante.
2010 - 2013
Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará
Descrição: O projeto objetiva analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, tendo como finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. O Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará, é parte integrante do Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, constituindo um subprojeto, que se desenvolve npo Pará investigando cinco municípios, incluindo os aspectos metodológicos do projeto ao qual se vincula, ampliando seu escopo na medida em que busca investigar a relação da condição do trabalho docente, o que se obterá por meio de um survey, e as políticas de avaliação da educação básica, traduzidas pelos exames externos, tendo como referência o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A importância e necessidade de estudar o trabalho do docente na educação básica está vinculada às políticas educacionais que foram elaboradas pelos governos federal, estadual e municipal para esse nível de ensino e as repercussões que estas têm no trabalho dos profissionais que labutam nas escolas públicas. Neste projeto específico e dando continuidade aos estudos feitos anteriormente, o estudo focará a Educação Básica, mais especificamente a política de avaliação externa estabelecida pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Desde os anos de 1990, com a reforma do Estado, uma série de políticas foi estabelecida e que vem alterando o modus operandi da escola da educação básica no Brasil o que por si só, requer investigação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciene das Graças Miranda Medeiros - Integrante / Olgaises Cabral MAUÉS - Coordenador / Arlete Maria Monte Camargo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2013
Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil Pós LDB- Subprojeto 2 . Organização Institucional e Acadêmica na Expansão da Educação Superior
Descrição: Busca identificar os formatos institucionais/ acadêmicos e de modalidades de educação que se apresentam na expansão da educação superior brasileira pós/LDB1996, estabelecendo suas bases teórico-conceituais e suas relações com as políticas públicas de diversificação e diferenciação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciene das Graças Miranda Medeiros - Integrante / Olgaises Cabral MAUÉS - Coordenador / Arlete Maria Monte Camargo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil
Descrição: Pesquisa que pretende analisar o trabalho realizado nas redes públicas municipais e estaduais, de ensino, de sete estados brasileiros. No Pará, além da capital, Belém, fazem parte da amostra os municípios de Altamira, Curralinho, Concórdia do Pará,Marituba.É coordenada em nível nacional pelas professoras doutoras Dalila Andrade Oliveira, da UFMG e no Pará pela professora doutora Olgaises Cabral Máués, da UFPA.É financiada pelo INEP/MEC.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
O REUNI - uma nova regulação da política de expansão da educação superior: o caso da UFPA
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar a política de reestruturação e expansão da educação superior promovida pelo Programa REUNI, identificando as consequências na arquitetura acadêmica do ensino de graduação, no trabalho docente e na cultura da Universidade Federal do Pará, em particular. O estudo destina-se a constituir-se em tese de doutorado a ser apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


Avaliação de Entidades e Programas de Treinamento de Mão-de Obra
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
A Formação do Professor para as Séries Iniciais do 1º Grau
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Organização da Escola para as Camadas Populares
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MEDEIROS, L. G. M.; CAMARGO, A. M. M. ; BOTELHO, A. ; MEDEIROS, L. G. . Análise do Censo da Educação Superior do Estado do Amazonas. 1. ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? INEP, 2006.

2.
MEDEIROS, L. G. M.; GEMAQUE, R. (Org.) . O Sucesso e o fracasso na Educação Básica. 1. ed. Belém: Secretaria Municipal de Educação, 1999.

3.
MEDEIROS, L. G. M.; ROSA, S. . Supervisão educacional: possibilidades e limites. 1. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1985.

Capítulos de livros publicados
1.
MEDEIROS, L. G. M.. Bacharelados Interdisciplinares. In: Stella Cecilia Duarte Segenreich. (Org.). Bacharelados Interdisciplinares IN: Stella Cecilia Duarte Segenreich (Org)Organização Institucional e Acadêmica na expansão da educação superior: Glossário. 1ªed.Rio de Janeiro: Publit, 2016, v. 1, p. 11-14.

2.
MEDEIROS, L. G. M.. REUNI. In: Stella Cecilia Duarte Segenreich. (Org.). REUNI, IN: Stell e Academica na Expansão da Educação Superior: Glossárioa Cecilia Duarte Segenreich.(Org) Organização Institucional. 1ªed.Rio de Janeiro: Publit, 2016, v. 1, p. 52-55.

3.
MEDEIROS, L. G. M.; REIS, M. I. A. . Condições de trabalho e efeitos sobra a saúde dos docentes. In: Olgaises Maués; Arlete Camargo;Dalila Andrade Oliveira; Livia fraga Vieira. (Org.). O Trabalho Docente na Educação Básica: o Pará em Questão. 1ªed.Belo Horizonte, MG, Brasil: Fino Traço Editora Ltda, 2012, v. , p. 7-220.

4.
MEDEIROS, L. G. M.. Rede Municipal de Ensino. In: OLIVEIRA, Dalila;DUARTE Adriana; VIEIRA, Lívia Fraga. (Org.). Dicionário trabalho, profissão e condiçãom docente. Belo Horizonte: EDUFMG, 2010, v. , p. -.

5.
MEDEIROS, L. G. M.; CHAVES, V. J. ; LIMA, R. N. . Reforma da Educação Superior Brasileira- de Fernando Henrique Cardoso a Luiz Inácio Lula da Silva:políticas de expansão, diversificação e privatização da educação superior brasileira. In: Mariluce Bittar;João Ferreira de Oliveira;Marília Morosini. (Org.). Educação Superior no Brasil: 10 Anos Pós-LDB. 1ed.Brasilia: INEP/MEC, 2008, v. 2, p. 6-348.

6.
MEDEIROS, L. G. M.. Currículo Escolar: espaço de diálogo entre diferentes saberes. In: Associação Nacional de Educação C146atólica do Brasil. (Org.). Tensões, rupturas e possibilidades no processo de docência. Brasilia: Bandeirantes Soluções Gráficas Ltda, 2008, v. 146, p. 5-104.

7.
MEDEIROS, L. G. M.; OTTERLOO, A. . Políticas Públicas para a Juventude: educação, cultura e trabalho. Observatório da Cidadania: controle social sobre as políticas públicas na Amazônia Oriental. : FAOR, 2006, v. , p. -.

8.
MEDEIROS, L. G. M.; MAUES, O. C. ; CHAVES, V. J. . Universidae Federal do Pará: Um Modelo de Universidade Multicampi para a Amazônia. In: Marília Morosini. (Org.). A Universidade no Brasil: concepções e modelos. 1ed.Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? INEP, 2006, v. , p. 187-199.

9.
MEDEIROS, L. G. M.. Gestão Democrática. In: Marília Morosini. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária, Glossário. 1ed.Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? INEP, 2006, v. 2, p. -.

10.
MEDEIROS, L. G. M.; CHAVES, V. J. ; VASCONCELOS, H. C. . A Política de Financiamento da Educação Superior: o debate atual no periódico Universidade e Sociedade. In: Deise Mancebo; Maria de Lourdes Fávero. (Org.). Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. 1ed.São Paulo: Cortez, 2004, v. , p. -.

11.
MEDEIROS, L. G. M.; CHAVES, V. J. ; SEIFFERT, O. M. L. B. ; VASCONCELOS, H. C. . Manutenção e Financiamento da Educação Superior. In: Valdemar SGUISSARDI; João dos Reis SILVA JR. (Org.). Educação superior: análise e perspectivas de pesquisa. 1ed.São Paulo: Xamã, 2001, v. , p. -.

12.
MEDEIROS, L. G. M.. Manutenção e Financiamento da Educação Superior. In: Helena Corrêa de Vasconcelos. (Org.). Múltiplos Olhares sobre Educação Superior: a pesquisa como fio condutor. 1ed.Belém: UFPA/Centro de Educação, 2001, v. , p. -.

13.
MEDEIROS, L. G. M.; CHAVES, V. J. ; VASCONCELOS, H. C. . Cadernos ANDES: a produção científica dos militantes do movimento docente das universidades brasileiras. In: Maria do Carmo Lacerda PEIXOTO. (Org.). Educação Superior: avaliação da produção científica.. 1ed.Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2000, v. , p. -.

14.
MEDEIROS, L. G. M.. Educação Pública de Qualidade: a construção possível. In: Carlos LIMA; Edmilson RODRIGUES. (Org.). Educação: nave do futuro. 1ed.Belém: Labor Editorial, 2000, v. , p. -.

15.
MEDEIROS, L. G. M.. Projeto Político-Pedagógico para uma Escola Pública Democrática e Popular. In: Carlos LIMA; Edmilson RODRIGUES. (Org.). Educação: nave do futuro. 1ed.Belém: Labor Editorial, 2000, v. , p. -.

16.
MEDEIROS, L. G. M.; SEIFFERT, O. M. L. B. . Cadernos ANDES: vozes do movimento docente sobre educação superior. In: Marília MOROSINI ; Valdemar SGUISSARDI. (Org.). A Educação Superior em Periódicos Nacionais. 1ed.Vitória: FCAA/UFES, 1998, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, L. G. M.. Uma Nova Regulação da Política de Expansão da Educação Superior na UFPA: O REUNI em Processo. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011, Maceió. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente: Políticas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar, 2011.

2.
MEDEIROS, L. G. M.. REUNI:Passaporte para a Intensificação do Trabalho Docente?. In: VIII Seminário de La RED Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente, 2010, Lima. VIII Seminario de la RED Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente, 2010.

3.
MEDEIROS, L. G. M.; CHAVES, V. J. ; CAMARGO, A. M. M. ; MAUES, O. C. . UFPA: um modelo de universidade multicampi para a Amazônia. In: XI Seminário Nacional do Projeto Universitas, 2006, Maceió. A Universidade no Brasil: concepções e modelos. Maceió, 2006. v. 1. p. 187-189.

4.
MEDEIROS, L. G. M.; CHAVES, V. J. ; LIMA, R. N. . Política de Expansão, Diversificação e Privatização da educação superior brasileira. In: II SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 2006, Campo Grande. II SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MEDEIROS, L. G. M.. 20 Anos do GEPES/UFPA: História e contribuições para a pós-graduação no ICED. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MEDEIROS, L. G. M.. Projeto Escola sem Partido: a quem interessa?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MEDEIROS, L. G. M.. A PEC 241/2016, a BNCC e seus impactos na Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MEDEIROS, L. G. M.. O Pagamento da Dívida Pública e a falência da Educção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MEDEIROS, L. G. M.. Contra Escola sem Partido e BNCC, em defesa da Democracia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MEDEIROS, L. G. M.. As Políticas de Valorização do Professor e os Impactos sobre o Trabalho Docente- resultados dos Grupos Focais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MEDEIROS, L. G. M.. A Contrareforma doEstado e os Impactos na Educação Pública e o PNE:mercantilização e ressignificação do caráter público da educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MEDEIROS, L. G. M.. O PNE (Lei 130035/14), 'Pátria Educaora' e a Educação Brasileira.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MEDEIROS, L. G. M.. As Politicas de Expansão da Educação Superior como indutoras de novas 'Arquiteturas Acadêmicas'nas Universiddes Públicas Federais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MEDEIROS, L. G. M.. O REUNI e a expansão da educação superior pública nas universidades federais brasileiras: o caso da UFPA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MEDEIROS, L. G. M.. O REUNI: uma nova regulação para a expansão da educação superior pública ou um maior controle das universidades federais?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MEDEIROS, L. G. M.. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PL 8.035/2010 (PNE). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MEDEIROS, L. G. M.. Uma Nova Regulação da Política de Expansão da Educação Superior na UFPA: o REUNI em Processo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MEDEIROS, L. G. M.. REUNI:passaporte para a intensificação do trabalho docente?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MEDEIROS, L. G. M.. Rede Municipal de Ensino 2010 (Verbete).

2.
MEDEIROS, L. G. M.. Os Caminhos da Educação a Distancia na UFPA. Belém: Editora Universitária-EDUFPA, 2008 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MEDEIROS, L. G. M.. Planejamento Estratégico da Comissão Estadual da Verdade - Pará. 2015.

2.
MEDEIROS, L. G. M.. Planejamento Estratégico da Comissão Estadual da Verdade - Pará. 2014.

3.
MEDEIROS, L. G. M.. Planejamento Estratégico de Ação para o Trienal 2006-2008 do Instituto Universidade Popular. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
MEDEIROS, L. G. M.. Membro do Comitê de Avaliação Nacional do Prêmio Itaú-UNICEF. 2009.

2.
MEDEIROS, L. G. M.. Avaliadora Regional de Projetos Sociais do Prêmio Itaú-UNICEF. 2009.

3.
MEDEIROS, L. G. M.. Avaliadora Regional do Processo de Seleção de Projetos inscritos no Prêmio Itaú-UNICEF. 2007.

4.
MEDEIROS, L. G. M.. Coordenadora de Campo na Avaliação Externa do Projeto Nacional de Qualificação Profissional CUT/Brasil. 2001.

5.
MEDEIROS, L. G. M.. Elaboração do Plano de Concurso para admissão de Professor ao Ensino de 3º Grau das FICOM. 1986.

6.
SAUL, A. M. ; MEDEIROS, L. G. M. . Organização da Escola para as Camadas Populares. 1984.

7.
MEDEIROS, L. G. M.. Aplicadora de Testes do Diagnóstico Nacional de Desenvolvimento Educacional ? 1º Grau no município de Belém. 1975.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MEDEIROS, L. G. M.. A PEC 241/2016; o PL Escola sem Partido e seus impactos na Educação.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MEDEIROS, L. G. M.. Investimentos para a Educação. o PNE e a Formação de Professores. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MEDEIROS, L. G. M.; ELAINE, F. ; LUCIO, N. ; MARCELO, P. ; LAUDELINO, S. ; Márcia Rodrigues ; VANESSA, C. . Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
MEDEIROS, L. G. M.; LUCIO, N. ; MARCELO, P. ; LAUDELINO, S. ; VANESSA, C. ; Márcia Rodrigues . Hospedagem Familiar. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
MEDEIROS, L. G. M.. Informações Turísticas Conhecendo Belém: cultura, natureza, serviços. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
MEDEIROS, L. G. M.. Políticas de Avaliação da Educação Básica e da Educação Superior. 2004. (Palestra).

5.
MEDEIROS, L. G. M.. Gestão Pedagógica e Gestão Cultural: Currículo, Pedagogia e Cultura. 2003. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MEDEIROS, L. G. M.. Participação em banca de Maria das Graças Monteiro Godinho,. A Luta dos Estudantes Paraenses pela Democratização da Universidade: por quê reprimir?. 1992. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Federal do Pará.

2.
MEDEIROS, L. G. M.. Participação em banca de Islândia Sampaio. A Mão-de- Obra do Menor Inserido no Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Belém. 1990. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MEDEIROS, L. G. M.; CAMARGO, A. M. M.. Participação em banca de DÉBORA REGINA ALMEIDA DA SILVA..A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NO PERÍODO PÓS-LDB E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MEDEIROS, L. G. M.. Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor Temporário. 1998. Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor.

2.
MEDEIROS, L. G. M.. Banca de Avaliação para Progressão Funcional de Professor. 1996. Universidade Federal do Pará.

3.
MEDEIROS, L. G. M.. Banca de Seleção do Curso de Especialização em Educação e Problemas Regionais. 1996. Universidade Federal do Pará.

4.
MEDEIROS, L. G. M.. Banca de Avaliação da Progressão Funcional de Professor. 1996. Universidade Federal do Pará.

5.
MEDEIROS, L. G. M.. Banca de Avaliação da Progressão Funcional de Professor. 1995. Universidade Federal do Pará.

6.
MEDEIROS, L. G. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto. 1995. Universidade Federal do Pará.

7.
MEDEIROS, L. G. M.. Comissão de Avaliação para fins de Progressão Funcional de Professores. 1995. Universidade Federal do Pará.

8.
MEDEIROS, L. G. M.. Banca Examinadora do Concurso de Professores para o Departamento de Ciências Sociais. 1986. Faculdades Integradas Colégio Moderno.

9.
MEDEIROS, L. G. M.. Examinadora dos Concursos de Professor-Auxiliar de Ensino da Disciplina Introdução à Filosofia do Departamento de Pedagogia. 1986. Faculdades Integradas Colégio Moderno.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª ANPED Norte. 2016. (Outra).

2.
As Políticas de Formação e Valoização do professor e os Impactos sobre o Trabalho Docente. 2016. (Outra).

3.
Colóquio As Políticas de Formação e Valorização do professor e os Impactos no Trabalho Docente.Socialização dos Resultados dos Grupos Focais. 2016. (Outra).

4.
I Seminario internacional de políti, Cultura e Formação de professorescas Educacionais. 2014. (Seminário).

5.
XII Seminario Nacional de politicas Educacionais e Currículo. 2014. (Seminário).

6.
II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação políticas, práticas e Investigação: pontes para a mudança.O REUNI e a expansão da educação superior pública nas universidades federais brasileiras: o caso da UFPA. 2013. (Encontro).

7.
XXI Seminário Nacional UNIVERSITAS/Br. 2013. (Seminário).

8.
35ª Reunião Anual da ANPED.O REUNI: uma nova regulação para a expansão da educação superior pública ou um maior controle das universidades federais?. 2012. (Outra).

9.
A Investigação em trabalho, profissão e condição docente: aspectos teóricos e metodológicos. 2012. (Seminário).

10.
XX Seminário nacional UNIVERSITAS/Br 2012. 2012. (Seminário).

11.
CICLO DE DEBATE E ESTUDO SOBRE O PL 8.035/2010-PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DECENIO 2011-2020.A Educação Superior no PL 8.035/2010 (PNE). 2011. (Outra).

12.
III Seminário Internacional sobre Politicas Educacionais e Trabalho Docente: Estado, Educação, Formação e Trabalho Docente. 2011. (Seminário).

13.
III Seminário sobre Trabalho Docente. 2011. (Seminário).

14.
SEMINÁRIO DA REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE. 2011. (Seminário).

15.
SEMINÁRIO ESTADUAL - Docentes na Educação Básica Brasileira, o caso de Minas Gerais:debatendo os resultados finais da pesquisa. 2011. (Seminário).

16.
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA.O PARÁ EM QUESTÃO.SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO. 2011. (Seminário).

17.
XVI SEMANA ACADÊMICA do centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará.Plano Nacional de Educação: balanços, desafios e projeções do PL 8.035.. 2011. (Encontro).

18.
XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste. 2011. (Seminário).

19.
XX EPENN. 2011. (Seminário).

20.
II Seminário Internacional Política Educacional e Trabalho Docente. 2010. (Seminário).

21.
Seminário Internacional Políticas Educacionais e Trabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Seminário).

22.
XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

23.
32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Póa-Graduação e Pesquisa em Educação. 2009. (Outra).

24.
I Seminário Trabalho Docente e Política Educacional. 2009. (Seminário).

25.
Minicurso Trabalho Docente Intensificado, Pós-Graduação e Produtivismo Acadêmico. 2009. (Outra).

26.
VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2009. (Seminário).

27.
Encontro Regional de Formação em Belém,Premio Itaú UNICEF 2008.Apresentação das ONGs Premiadas. 2008. (Encontro).

28.
Avaliar Para Quê? Avaliando as Políticas de Avaliação Educacional. 2003. (Seminário).

29.
III Conferência Municipal de Educação.Gestão Pedagógica e Gestão Cultural: Currículo, Pedagogia e Cultura. 2003. (Outra).

30.
III Conferência de Educação do município de Cascavel, Paraná.Educação e Inclusão Social. 1998. (Outra).

31.
V Congresso Qualidade em Educação. Grupo Pitágoras. A Importância de um Projeto Pedagógico na Identidade da Escola. 1998. (Congresso).

32.
I Semana de Pedagogia da UNIR.Teoria e Prática Docente. 1990. (Outra).

33.
I Simpósio da Educação Pública do Ceará.O Currículo da Escola Pública face ao Projeto de Construção da Cidadania. 1990. (Simpósio).

34.
VI Semana Acadêmica do centro de Ciências Sociais e da Educação da UEPA.Políticas Públicas e Educação na Amazônia - SEMEC. 1990. (Outra).

35.
A Supervisão Educacional sob o ponto de Vista Legal e como Agente de Mudanças.A Supervisão Educacional sob o ponto de Vista Legal e como Agente de Mudanças. 1984. (Outra).

36.
III Conferência Brasileira de Educação.Repensando a Supervisão Educacional a partir dos ENSEs. 1984. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, L. G. M.; MAUES, O. C. ; CAMARGO, A. M. M. . Colóquio: As Políticas de Formação e Valorização do Professor e os Impactos no Trabalho Docente. 2016. (Outro).

2.
MEDEIROS, L. G. M.. SEMINÁRIO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.O PARÁ EM QUESTÃO. 2011. (Outro).

3.
MEDEIROS, L. G. M.. Ciclo de Debate e estudo sobre o PL 8.035/2010 - Plano nacional de Educação para o decenio 2011-2020. 2011. (Exposição).

4.
MEDEIROS, L. G. M.. II SEMINÁRIO TRABALHO DOCENTE O TRABALHO DOCENTE:SAÚDE EM QUESTÃO.. 2011. (Exposição).

5.
MEDEIROS, L. G. M.. III Seminário Internacional sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente: Estado, Educação, Formação e Trabalho Docente.. 2011. (Outro).

6.
MEDEIROS, L. G. M.. III Seminário sobre Trabalho Docente. 2011. (Outro).

7.
GEMAQUE, R. ; CHAVES, V. J. ; MAUES, O. C. ; MEDEIROS, L. G. M. . II Seminário Internacional: ?Política educacional e trabalho docente: avaliação e privatização do conhecimento?. 2010. (Congresso).

8.
MEDEIROS, L. G. M.. Seminário: Tendências e prioridades de Currículo na Realidade Brasileira. 1984. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA M. C, de ; RAMOS S. M, C. ; CHAVES V. L. J.. O Ensino de Estudos Sociais de 1ª a 4ª série do 1º Grau. 1991. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Problemas Regionais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luciene das Graças Miranda Medeiros.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Míriam da Silva Braga. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NOVO DISCURSO, VELHAS PRÁTICAS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia-PARFOR) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luciene das Graças Miranda Medeiros.

2.
ADRIANA HELENA MATTOS BARROSO. A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO NA PRÉ- ESCOLA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia-PARFOR) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luciene das Graças Miranda Medeiros.

3.
: CRISLENE OLIVEIRA DAS CHAGAS DE ALMEIDA. APRENDER BRINCANDO: OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS, NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE MARITUBA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia- PARFOR) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luciene das Graças Miranda Medeiros.

4.
Divanilza de Souza Vilhena. Um. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luciene das Graças Miranda Medeiros.

5.
Rosilene Gomes de Melo. A Implantação do Ensino Fundamental de 9 Anos na rede Municipal de Santa Bárbara do Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luciene das Graças Miranda Medeiros.

6.
Terezinha de Jesus Nunes dos Santos. As Práticas pedagógicas na 1ª Etapa da EJA em uma Escola Municipal de Marituba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luciene das Graças Miranda Medeiros.

7.
Clézio Pinheiro da Conceição. As Vozes dos Alunos sobre a Evasão Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundanental do Anexo " Lucíola Brasil" na comunidade Fazenda no município de Colares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luciene das Graças Miranda Medeiros.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


?Membro da Câmara Técnica do Observatório da Cidadania: controle social sobre as políticas públicas na Amazônia Oriental, do Fórum da Amazônia Oriental - FAOR ? 2005-2007;
Representante Discente no Colegiado do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPA - 2008-2009
Pesquisadora do GESTRADO/UFPA desde 2008
Membro da Diretoria da ADUFPA/SSIND do ANDES/SN 2012; 2013
Secretária Geral da ADUFPA/SSIND do ANDES 2014-2016



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