Thabatha Aline Trevisan

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  • Última atualização do currículo em 05/03/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Marília/SP (Bolsa PIBIC/CNPq/UNESP); Mestrado em Educação (Bolsa FAPESP); Doutorado em Educação (Bolsa FAPESP), com estágio de Doutorado Sanduíche (Bolsa PDEE/CAPES) junto a Université René Descartes-Paris 5- Sorbonne; e, Pós-Doutorado junto a FFC/UNESP/Marília (início 2012). Atuou como professora substituta da FFC/UNESP/Marília (2007, 2008, 2014) e também como orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso de curso de Especialização (2011-2012) junto a FFC/UNESP/Marília e SECADI/MEC. É integrante, desde 2001, do GPHELLB - Grupo de Pesquisa 'História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil' e integrante das equipes executoras dos Projetos Integrados de Pesquisa 'História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil', 'Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (2003-2011) (CNPq) e MHEMaR - Memória e História da Educação em Marília/SP e Região (desde 2010), todos coordenados pela Professora Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti. Foi membro titular do Conselho Fiscal da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização (2012-2014) e secretária dessa Associação. Atualmente, atua como professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Marília. É organizadora de livro; autora de artigos publicados em revistas qualificadas; de capítulos de livros; de textos completos; resumos expandidos; e resumos simples publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome Social
Thabatha Aline Trevisan
Nome em citações bibliográficas
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (Orientador: Rebecca Rogers).
Título: História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo (1874-1959), Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Pedagogia; formação de professores; manuais de ensino; disciplinas escolares; Historia da educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Pedagogia por meio de 'Pedagogia: teoria e prática' (1954), de Antônio d´Ávila,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Ana Clara Bortoleto Nery.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Antonio d avila; formação de professores; Pedagogia; Historia da educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Um estudo sobre 'Práticas Escolares' (1940), de Antônio d´Ávila.
Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.


Formação Complementar


2010
integrante da equipe executora do projeto MHEMaR.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001
integrante do Grupo de Pesquisa - GPHELLB.
Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília, FFC/UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Desafios Transferências Culturais-Diana C-Richet. (Carga horária: 6h).
Faculdade de Ciências e Letras de Assis, FCL/UNESP/ASSIS, Brasil.
2009 - 2011
integrou a equipe executora do BBHELLB.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2011
bolsista de doutorado FAPESP ago.2008/mar.2011.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
École et Société.
École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, CEMS/EHESS, França.
2009 - 2009
L´histoire politiques éducatives-ministère Allègre.
Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.
2009 - 2009
Enfance, jeunesse et éducation aux XIXe et XXe siè.
Universidade de Paris-Sorbonne IV, UP IV, França.
2009 - 2009
Sources documentaires de l´histoire fait colonial.
École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, CEMS/EHESS, França.
2009 - 2009
Stage de doctorat (avec Anne-Marie Chartier).
Institut National de Recherche Pédagogique, INRP, França.
2009 - 2009
Stage de doctorat (avec Rebecca Rogers).
Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, PARIS V SORBONNE, França.
2009 - 2009
bolsista dout exterior CAPES/PDEE -abr./set.2009.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
bolsista de doutorado CNPq -junho e julho 2008.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2007
bolsista de mestrado FAPESP mar.2005/fev.2007.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2004
bolsista PIBIC/CNPq/UNESP - ago.2003/jul.2004.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Pedagogia de Projetos Re Significação do Processo. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2003
bolsista PIBIC/CNPq/UNESP - ago.2002/jul.2003.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2003
Habilitação Administração Escolar-curso Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Universo Bergman a Psicologia do Cinema.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Individuos Especiais e Suas Relações Familiares. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Estágio Extracurricular Em Dificuldade de Aprendiz. (Carga horária: 46h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em A Arte de Contar Contos Sementes Debaixo da Língua. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília, FFC/UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como professora substituta junto ao Departamento de Didática, para o curso de Pedagogia, ministrando a disciplina "Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino: Ciências" e "Didática I", com carga horária de 75 horas/aula para cada turma, sendo turmas A, B e C.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora orientadora de TCC, Enquadramento Funcional: Bolsa CAPES, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da educação inclusiva, oferecido pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP-Marília em parceria com a Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão-SECADI/MEC. O trabalho de orientação foi financiado com bolsa CAPES.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor conferencista, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 16
Outras informações
Atuou na qualidade de professora conferencista junto ao Departamento de Didática, no curso de Pedagogia, na disciplina Didática III, com carga horária de 64 horas/aulas, no 2º semestre de 2008, para as turmas B e C.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 15
Outras informações
Professora substituta junto ao Departamento de Didática no curso de Pedagogia da FFC/UNESP/Marília, na disciplina "Metodologia do Ensino Fundamental (séries iniciais): Ciências", com carga horária de 60 horas/aulas, no 2º semestre de 2007, para as turmas A, B e C.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: professor voluntário, Enquadramento Funcional: professor voluntário, Carga horária: 0
Outras informações
Participação no "Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA" e do "Programa de Formação Permanente de Funcionários - PROPERF", desenvolvendo regência de aulas em nível de Ciclo I e Ciclo II do ensino fundamental, bem como participando de reuniões para planejamento de curso e elaboração de planos de aula.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: estágio extra-curricular, Enquadramento Funcional: estágio extra-curricular, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio extra-curricular realizado no Centro de Estudos da Educação e Saúde - CEES, FFC/UNESP/Marília. Área de atuação: dificuldade de aprendizagem

Atividades

12/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília, .

06/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino: Ciências
Didática I
05/2011 - 04/2012
Ensino, Especialização Atend Educacional Especializado, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
07/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática III
07/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino fundamental (séries iniciais): Ciências
02/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas de Português - Ciclo I e Ciclo II do Ensino Fundamental no "Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA" e do "Programa de Formação Permanente de Funcionários - PROPERF"
03/2000 - 12/2000
Estágios , Centro de Estudos da Educação e Saúde - CEES/FFC/UNESP/campus II-Marília, .

Estágio realizado
Estágio extra-curricular na área de dificuldade de aprendizagem.

Prefeitura Municipal, PM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Estágiaria bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Emei Creche Bem Me Quer -estágio remunerado da Secretaria Municipal da Educação de Marília, nos termos da Lei Municipal nº 4422/98

Atividades

02/2001 - 12/2001
Estágios , Emei Creche Bem Me Quer, Marília.

Estágio realizado
Estágio remunerado extra-curricular em escola de educação infantil.

Escola de Educação Infantil Pingo no i, EI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: professor particular, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)professor particular, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Inglês para turma de pré III da Escola de Educação Infantil "Pingo no i" de São José do Rio Preto.

Atividades

07/1999 - 11/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para educação infantil

Prefeitura Municipal de Marília, PM/Marília, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor ensino fundamental, Carga horária: 28
Outras informações
Professora contratada com prazo determinado, regime CLT. Período de março de 2017 a dezembro de 2017.



Linhas de pesquisa


1.
Fundamentos da Educação
2.
Formação de professores e manuais de ensino
3.
História do ensino da leitura e escrita
4.
Memória e História da Educação
5.
Pedagogia e Didática
6.
Ensino e Aprendizagem


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - HELLB VII

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Rosário Longo Mortatti em 03/06/2015.

Descrição: Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2012 foram concluídas seis etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV); 2007-2009 (V); 2010-2012 (VI). Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Integrante / Maria do Rosário Longo Mortatti - Coordenador / Fernando Rodrigues de Oliveira - Integrante / Franciele Ruiz Pasquim - Integrante / Ingrid Torquato Oliveira - Integrante / Vivianny Bessão de Assis - Integrante / Laís Silva Casimiro dos Santos - Integrante / Ana Paula Lopes Galante - Integrante / Karina Cássia Oliveira Reis - Integrante / Janaína Rédua Madeira Barão - Integrante.
2010 - 2012
História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - HELLB VI

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Rosário Longo Mortatti em 03/06/2015.

Descrição: Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2009 foram concluídas cinco etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV); 2007-2009 (V). Neste projeto, propõem-se, como continuidade, outras três etapas trienais: 2010-2012 (VI); 2013-2015 (VII); 2016-2018 (VIII). Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Integrante / Maria do Rosário Longo Mortatti - Coordenador / Fernando Rodrigues de Oliveira - Integrante / Gizelma Guimarães Pereira Sales - Integrante / Bárbara Cortella Pereira - Integrante / Cyntia Grizzo Messenberg - Integrante / Franciele Ruiz Pasquim - Integrante / Angélica Pall Oriani - Integrante.
2010 - Atual
MHEMaR - Memória e História da Educação em Marília e Região

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Rosário Longo Mortatti em 03/06/2015.

Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa, vinculado ao Gphellb - Grupo de Pesquisa História do ensino de língua e literatura no Brasil, criado em 1994, e ao Instituto de Políticas Públicas de Marília, criado em 2010, com sede na FFC-UNESP-Marília. O MHEMaR tem: como objetivo geral, contribuir para a formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas voltadas para a educação no município de Marília e região; e, como objetivos específicos, contribuir para a preservação da memória e para o registro da história da educação no município assim como reunir bibliografia e fontes documentais para o estudo da educação em Marília. O projeto pretende envolver, especialmente: docentes da FFC vinculados aos departamentos de ensino da área da Educação; docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC; estudantes de cursos de licenciatura, de mestrado e de doutorado em Educação da FFC; dirigentes da Secretaria Municipal de Educação de Marília e da Diretoria Regional de Ensino de Marília; diretores, professores e alunos de escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino de Marília; memorialistas e historiadores marilienses. Vinculadamente a esse projeto, serão elaborados (sub)projetos de pesquisa e extensão, a fim de se desenvolverem atividades, tais como: localização, recuperação e reunião de bibliografia sobre história da educação no município de Marília e região assim como de fontes documentais (orais, escritas (impressas e manuscritas), iconográficas, fonográficas, filmográficas) sobre as instituições escolares públicas de Marília e região e sobre o patrono de cada escola, dentre outros aspectos; organização do acervo das bibliotecas das escolas públicas de Marília e região; organização de acervo de fontes documentais dessas escolas; e entrevistas com alunos/ex-alunos, professores/ex-professores, funcionários/ex-funcionários. Dentre os principais resultados previstos têm-se: constituição de acervo bibliográfico e documental, apresentação e pu.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Integrante / Maria do Rosário Longo Mortatti - Coordenador / Fernando Rodrigues de Oliveira - Integrante / Bárbara Cortella Pereira - Integrante / Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini - Integrante / Franciele Ruiz Pasquim - Integrante / Juliana Malhado Bassan - Integrante / Aline Novaes Conceição - Integrante / Thaís de Biagi - Integrante / Ingrid Torquato Oliveira - Integrante.
2009 - 2011
Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (2003-2011) - BBHELLB

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Rosário Longo Mortatti em 03/06/2015.

Descrição: Como decorrência das atividades do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino assim como para subsidiar pesquisas históricas sobre o tema, objetiva-se com este projeto de pesquisa dar continuidade ao projeto de pesquisa Ensino de língua e literatura no Brasil: repertório documental republicano , desenvolvido entre 1999 e 2003, com apoio e auxílio CNPq e auxílio FAPESP. Do desenvolvimento desse projeto resultou documento contendo um total de 2025 referências bibliográficas de documentos escritos impressos e/ou publicados, produzidos por autores brasileiros, entre 1874 e 2002, e relativos a cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide o tema ensino de língua e literatura no Brasil . No presente projeto, objetiva-se, portanto, elaborar uma obra de referência contendo: introdução; nota metodológica; relação de referências bibliográficas relativas a cada linha de pesquisa do GPHELLB e produzidas por brasileiros entre 2003 e 2011 (ano previsto para o encerramento da pesquisa aqui proposta); e relação de instituições e sites consultados. Como principais resultados, serão concluídos trabalhos acadêmicos em nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como serão publicados livros, capítulos e artigos, além da apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais, com a publicação dos respectivos resumos e textos completos em anais desses eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Integrante / Maria do Rosário Longo Mortatti - Coordenador / Fernando Rodrigues de Oliveira - Integrante / Gizelma Guimarães Pereira Sales - Integrante / Rosane Michelli de Castro - Integrante / Bárbara Cortella Pereira - Integrante / Monalisa Renata Gazoli - Integrante / Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Integrante / Márcia Cristina de Oliveira Mello - Integrante / Cyntia Grizzo Messenberg - Integrante / Franciele Ruiz Pasquim - Integrante / Angélica Pall Oriani - Integrante / Rosimeiri Darc Cardoso - Integrante / Luzia de Fátima Paula - Integrante / Leoneide Maria Brito Martins - Integrante.
2007 - 2011
História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo (1874-1959)

Descrição: Visando a contribuir para a história da formação de professores no Brasil e para aspectos ainda pouco explorados da história das disciplinas escolares, desenvolvi pesquisa de doutorado com o objetivo de compreender a história da disciplina Pedagogia no currículo dos cursos de formação de professores das escolas normais do estado de São Paulo, entre 1874 e 1959. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, optei por abordagem histórica do tema, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, por meio de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação de documentos fontes e de análise da configuração textual do documento selecionado como corpus da pesquisa, pelo seu caráter emblemático. Para apresentar o desenvolvimento da disciplina Pedagogia apoiei-me em documentos, tais como: manuais de ensino de Pedagogia, programas, atas, provas, ofícios e outros documentos. O documento emblemático intitulado O futuro da pedagogia é scientifico, publicado em 1914 e escrito por Oscar Thompson, possibilitou compreender a disciplina Pedagogia em dois momentos. O primeiro, de 1874 a 1900, refere-se a primeira vez que essa disciplina aparece no currículo das Escolas Normais do estado de São Paulo até o momento em que se iniciam modificações nesse currículo relativas as novas bases que iriam guiar o desenvolvimento da disciplina, a partir do século XX. O segundo momento se estende de 1900 a 1959 quando, então, a disciplina Pedagogia aparece pela última vez no currículo das Escolas Normais do estado de São Paulo. É nesse segundo momento ainda que a Pedagogia se constitui e se consolida como disciplina. Os resultados dessa pesquisa indicam que, ao longo do tempo, essa disciplina apresentou mudanças e permanências em sua organização e estrutura e no seu conteúdo e ensino. Até o final do século XIX, o ensino de Pedagogia era basicamente voltado para formar as virtudes no professor com o intuito de torná-lo um bom exemplo para seus alunos. No segundo momento, já republicano, ao professor tornou-se necessário ter conhecimentos baseados na ciência, especialmente na Psicologia, também na Biologia, na Sociologia. Tornou-se necessário também conhecer o aluno, tornar o ensino mais científico e, portanto, conceber a Pedagogia como ciência e não mais como arte ou vocação. São tantas mudanças que a disciplina Pedagogia se distancia do seu objetivo, perde a sua essência e então é extinta do currículo dos cursos de formação de professores das Escolas Normais do estado de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2007 - 2009
História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - HELLB V

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Rosário Longo Mortatti em 03/06/2015.

Descrição: Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2006 foram concluídas quatro etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV). Neste projeto, propõem-se, como continuidade, outras três etapas trienais: 2007-2009 (V); 2010-2012 (VI); 2013-2015 (VII). Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Integrante / Maria do Rosário Longo Mortatti - Coordenador / Fernando Rodrigues de Oliveira - Integrante / Gizelma Guimarães Pereira Sales - Integrante / Bárbara Cortella Pereira - Integrante / Monalisa Renata Gazoli - Integrante / Cyntia Grizzo Messenberg - Integrante / Agnes Iara Domingos Moraes - Integrante / Franciele Ruiz Pasquim - Integrante / Angélica Pall Oriani - Integrante / Rosimeiri Darc Cardoso - Integrante / Luzia de Fátima Paula - Integrante / Leoneide Maria Brito Martins - Integrante / Luana Grazielle dos Santos - Integrante.
2005 - 2007
A Pedagogia por meio de 'Pedagogia: teoria e prática' (1954), de Antônio d´Ávila

Descrição: Visando a contribuir para aspectos ainda pouco explorados da história dos manuais de ensino no Brasil, apresentam-se, nesta comunicação, resultados de pesquisa de mestrado. Mediante pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida com base nas contribuições advindas da ?história cultural? e por meio da análise da ?configuração textual?, o estudo teve como corpus documental o manual Pedagogia: teoria e prática, escrito por Antônio d?Ávila e publicado em 1954, pela Companhia Editora Nacional/SP. Esse educador foi: professor de várias disciplinas, inclusive de Pedagogia, autor de manuais de ensino, membro de várias entidades profissionais e culturais etc. A análise do manual permitiu conhecer e compreender os saberes e práticas divulgados pelos professores na formação de novos quadros do magistério e compreender a concepção de Pedagogia presente nesse manual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2003 - 2003
Um estudo sobre 'Práticas Escolares' (1940), de Antônio d´Ávila

Descrição: Visando a contribuir para a compreensão da história da formação de professores primários no Brasil, em especial, de alfabetizadores, apresentam-se, neste Trabalho de Conclusão de Curso, resultados de pesquisa de iniciação científica, vinculada à linha de pesquisa "Formação de professores de língua e literatura", do Projeto Integrado de Pesquisa ?Ensino de língua e literatura no Brasil: repertório documental republicano? (apoio e auxílio CNPq; auxílio FAPESP) e do Grupo de Pesquisa ?História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil?, ambos coordenados pela professora Maria do Rosário Longo Mortatti. Mediante pesquisa documental e bibliográfica e utilização de procedimentos de recuperação, reunião e ordenação de referências bibliográficas de manuais de ensino, para uso em cursos de formação de professores primários, elaborou-se, inicialmente, um instrumento de pesquisa, cuja análise permitiu constatar a intensa produção de manuais desse tipo por parte de importantes educadores brasileiros, sobretudo a partir dos anos de 1930. Dentre esses educadores, encontra-se o paulista Antônio D'Ávila, autor de vários manuais para o ensino de diferentes matérias, os quais foram bastante utilizados até pelo menos os anos de 1970, especialmente nas escolas normais dos institutos de educação do estado de São Paulo. Optou-se, então, por desenvolver análise da configuração textual, com ênfase nos cinco capítulos referentes ao ensino da leitura e da escrita, do manual Práticas Escolares, escrito por esse educador, com primeira edição publicada em 1940, pela Editora Saraiva (SP), e que foi posteriormente acrescido de dois volumes complementares, tendo alcançado, no total, 11 edições até 1966. Os resultados da pesquisa permitem, por um lado, constatar que, no manual analisado, encontra-se uma síntese de saberes e práticas derivados, predominantemente, do ideário do movimento da Escola Nova e que eram considerados necessários para o exercício eficiente e eficaz do magistério, por parte dos professores e, em especial, dos alfabetizadores; por outro lado, propiciam uma melhor compreensão de aspectos do passado da formação desses professores em nosso país, podendo, assim, contribuir para os debates propostos no presente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1999 - 2003
ELLB - Ensino de Língua e Literatura no Brasil: repertório documental republicano

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Rosário Longo Mortatti em 03/06/2015.

Descrição: Como decorrência das atividades do Grupo de Pesquisa "História do ensino de língua e literatura" e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino assim como subsidiar pesqusias de fundo histórico sobre o tema, objetiva-se com este Projeto Integrado de Pesqusia produzir e divulgar uma obra de referência, com caráter de repertório, relativa à produção de brasileiros e abrangendo o período compreendido entre as duas últimas décadas do século XIX e os dias atuais. O projeto se subdivide em cinco linhas de pesquisa -- formação de professores de língua e literatura; alfabetização; ensino de língua portuguesa, ensino de literatura; literatura infantil e juvenil -- e contou com uma equipe executora composta por coordenadora, pesquisadora, doutorandos, mestrandos e graduandos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Integrante / Maria do Rosário Longo Mortatti - Coordenador / Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Integrante / Márcia Cristina de Oliveira Mello - Integrante / Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini - Integrante / Luzia de Fátima Paula - Integrante / Claudete Cameschi de Souza - Integrante / Senise Camargo Lima - Integrante / Vanessa Cuba Bernardes - Integrante / Sarah Lorenzon Ferreira - Integrante / Sirlene Teixeira - Integrante / Maria dos Remédios da Silva - Integrante / Áurea Esteves Serra - Integrante / Nair Sanzovo Pivatto - Integrante / Eloísa Helena Sentinello - Integrante / Aline Cristina Amorim Olhos - Integrante / Rosangela Aparecida Marquesi - Integrante / Roberta Cristina Zocolaro - Integrante / Rosemeire Leonardo de Carvalho - Integrante / Cleila de Fátima Siqueira Stanislavski - Integrante / Lázara Nanci Amâncio - Integrante / Vanessa Martiliano da Silva Leber - Integrante / Rodrigo Rabello da Silva - Integrante / Neucinéia Rizzato Ribeiro - Integrante / Valéria Souza dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2003 - 2003
Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA e Programa de Formação Permanente de Funcionários - PROPERF

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Carlos Miguel em 20/07/2015.

Descrição: O PEJA é um projeto de extensão universitária destinado a contribuir para a minimização da enorme dívida social do analfabetismo mediante a escolarização de pessoas jovens ou adultas. Estabelecendo interfaces entre as diversas áreas do conhecimento, visa à articulação entre teoria e prática. Caracteriza-se pelo exercício de uma prática escolar comprometida com a interdependência escola/sociedade, tendo como objetivo situar os educandos como cidadãos, a partir do resgate de sua identidade cultural. Prioriza ações voltadas para a expansão da oferta de ações político - institucionais de alfabetização pela formação de agentes multiplicadores e pela inserção mais significativa da Educação de Jovens e Adultos no contexto do debate mais amplo sobre a educação. Desse modo, se estabelece como importante instrumento para a discussão sobre as políticas públicas de educação. O PROPERF destina-se à escolarização de funcionários da instituição e o posterior encaminhamento para a qualificação profissional. Constitui ação didático-pedagógica e pesquisa porquanto desenvolve ação de ensino de jovens e adultos e analisa os condicionantes dessa prática pedagógica à luz da Teoria Histórico-Cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Thabatha Aline Trevisan - Integrante / José Carlos Miguel - Coordenador.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Educação e Cultura Contemporânea
2014 - Atual
Periódico: Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, FERNANDO RODRIGUES DE2015OLIVEIRA, FERNANDO RODRIGUES DE ; TREVISAN, THABATHA ALINE . Medidas de controle da circulação do livro didático para o ensino de leitura e escrita em São Paulo: atuação da commissão revisora de 1918. História da Educação, v. 19, p. 103-125, 2015.

2.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2014TREVISAN, T. A.. Produção acadêmico-científica sobre memória e história da educação publicada em periódicos qualificados (1990-2012). Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 3216-3220, 2014.

3.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2013TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. . Leituras recomendadas para as Escolas Normais no Brasil e na França (séc. XIX): transferências culturais e de modelos pedagógicos. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 9, p. 223-237, 2013.

4.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2012TREVISAN, T. A.; OLIVEIRA, F. R. . A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V. de Carvalho (1959) e Antônio d´Ávila (1961). Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 365-385, 2012.

5.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2009TREVISAN, T. A.. O ensino da leitura e escrita segundo Antônio d´Ávila: 'Práticas escolares' (1940). Revista Brasileira de História da Educação, v. 9, p. 165-191, 2009.

6.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2009TREVISAN, T. A.. O cultivo de valores exemplares: ´Galeria dos patronos de escolas´, de Antônio d´Ávila (1980-1989). História da Educação (UFPel), v. 13, p. 191-209, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORTATTI, M. R. L. (Org.) ; BERTOLETTI, E. N. M. (Org.) ; OLIVEIRA, F. R. (Org.) ; MELLO, M. C. O. (Org.) ; TREVISAN, T. A. (Org.) . Sujeitos da Historia do Ensino de leitura e escrita no Brasil. 1. ed. São Paulo: Unesp-digital, 2015. 303p .

Capítulos de livros publicados
1.
TREVISAN, T. A.. O educador paulista Antônio d´Ávila (1903-1989): sua atuação e sua produção escrita. In: Mortatti, Maria do Rosário L.; Bertoletti, Estela N. M.; Oliveira, Fernando R.; Mello, Márcia C. O.; Trevisan, Thabatha A.. (Org.). Sujeitos da Historia do Ensino de leitura e escrita no Brasil. 1ed.São Paulo: Unesp-digital, 2015, v. 1, p. 195-219.

2.
TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. ; MORAES, A. I. D. . Considerações sobre a produção acadêmico-científica brasileira sobre formação de professores (1876-2011). In: José María Hernández Díaz. (Org.). Formación de élites y educación superior en Iberoamérica (ss. XVI-XXI). 1ed.Salamanca: Hergar Ediciones Antema, 2012, v. 2, p. 781-791.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TREVISAN, T. A.; OLIVEIRA, F. R. . Livros recomendados para o ensino de leitura e escrita na escola primária paulista: a Comissão do Livro Didático de 1918. In: II Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, 2013, Belo Horizonte. Anais do I Congresso de Alfabetização e II Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, 2013. v. 1. p. 1-18.

2.
TREVISAN, T. A.; BASSAN, J. M. . Bibliografia sobre Memória e História da Educação (1936-2012): instrumento de pesquisa. In: IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares.. Lisboa: Insituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. p. 1-15.

3.
TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. . Manuais de ensino franceses e brasileiros para o ensino da leitura e escrita no Brasil (1851-1966). In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011. p. 1-15.

4.
TREVISAN, T. A.. Manuais de pedagogia franceses para formação de professores no Brasil (1851-1959). In: VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2010, São Luís. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação. São Luís: UFMA, 2010. p. 1-15.

5.
MORTATTI, M. R. L. ; TREVISAN, T. A. ; OLIVEIRA, F. R. ; SALES, G. G. P. . Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas do ensino da leitura e escrita no Brasil. In: II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, 2009, Rio de Janeiro/Niterói. Anais do II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial. Rio de Janeiro: Clone Carioca (digitalizadora), 2009. v. 1. p. 1-15.

6.
TREVISAN, T. A.. História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2009, Porto. Cultura Escolar, Migração e Cidadania. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009. p. 1-11.

7.
TREVISAN, T. A.. A CONCEPÇÃO DE PEDAGOGIA NO MANUAL PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DE ANTÔNIO D´AVILA. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LIVRO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, 2007, São Paulo. LIVRO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, 2007. p. 2016-2027.

8.
TREVISAN, T. A.. A PEDAGOGIA SEGUNDO ANTÔNIO D´ÁVILA. In: 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. ANAIS do 16º COLE - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las, 2007. p. 1-10.

9.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE OS TEXTOS BIOGRÁFICOS DA GALERIA DOS PATRONOS DE ESCOLAS POR ANTÔNIO D´ÁVILA (1980-1989). In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2006, Goiânia. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - A EDUCAÇÃO E SEUS SUJEITOS NA HISTÓRIA, 2006. p. 03-10.

10.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE O MANUAL DE ENSINO PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DO EDUCADOR ANTÔNIO D´ÁVILA. In: VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação, 2006, Uberlândia. VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação, 2006. p. 3203-3213.

11.
TREVISAN, T. A.. ALGUNS ASPECTOS DA DIVULGAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS POR MEIO DE PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, 2005, QUITO/EQUADOR. VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, 2005.

12.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE O MANUAL PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DE ANTÔNIO D´ÁVILA.. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2005, Belo Horizonte. VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2005.

13.
TREVISAN, T. A.. A PEDAGOGIA POR MEIO DE PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2004, Curitiba. III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - A Educação escolar em perspectiva histórica, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, F. R. ; TREVISAN, T. A. . Contribuições de B. V. Carvalho (1959) e A. d?Ávila (1961) para o ensino da Literatura Infantil e da leitura no Brasil. In: I SIHELE - Seminário Internacional sobre história do ensino de leitura e escrita, 2010, Marília - SP - Brasil. FUNDEPE EDITORA. Marília - SP - Brasil: Fundepe editora, 2010. p. 1-7.

2.
TREVISAN, T. A.; OLIVEIRA, F. R. . Fontes para o estudo das disciplinas Pedagogia e Literatura infantil nos cursos de formação de professores no Brasil (1874-1991). In: I SIHELE - Seminário Internacional sobre história do ensino da leitura e escrita, 2010, Marília - SP - Brasil. FUNDEPE EDITORA. Marília-SP: Fundepe editora, 2010. p. 1-7.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TREVISAN, T. A.. Produção acadêmico-científica sobre memória e história da educação publicada em periódicos qualificados (1990-2012). In: 19º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2014, Campinas/SP. Caderno de atividades e resumos. Campinas/SP: FE/UNICAMP; ALB, 2014. v. 1. p. 419-419.

2.
TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. . Lectures recommandées aux élèves-maîtres dans les écoles normales de São Paulo (Brésil) et en France au 19ème siècle. In: 34 ISCHE - International Standing Conference for the History of Education, 2012, Genebra. Internationalisation dans le champ éducatif (18e - 20e siècles) - ISCHE, 34, SHCY, DHA - Résumés/Abstracts. Genebra, 2012. p. 312-312.

3.
TREVISAN, T. A.; BASSAN, J. M. . Bibliografia sobre memória e História da Educação (1936-2012): instrumentos de pesquisa. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares, 2012, Lisboa. Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Lisboa: Guide - Artes Gráficas, Lda, 2012. p. 204-204.

4.
TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. . Manuais de ensino franceses e brasileiros para o ensino da leitura e escrita no Brasil (1851-1966). In: VI Congresso Brasileiro de HIstória da Educação - Invenção, Tradição e Escritas da História da Educação no Brasil, 2011, Vitória. Anais: livro de Resumos [do] VI Congresso Brasileiro de História da Educação - Invenção, Tradição e Escritas da História da Educação no Brasil. Vitória: UFES, 2011. p. 373-373.

5.
TREVISAN, T. A.. Manuais de pedagogia franceses para formação de professores no Brasil (1851-1959). In: VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2010, São Luís. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação. São Luís: UFMA, 2010. p. 1-1.

6.
MORTATTI, M. R. L. ; TREVISAN, T. A. ; OLIVEIRA, F. R. ; SALES, G. G. P. . Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas do ensino da leitura e escrita no Brasil. In: II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, 2009, Rio de Janeiro / Niterói. Livro do II Lihed - Seminário Brasileiro Livro e História Editorial. Guarulhos: EGB Editora Gráfica Bernardi, 2009. p. 163-164.

7.
TREVISAN, T. A.. HISTÓRIA DA DISCIPLINA PEDAGOGIA NAS ESCOLAS NORMAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO (1874-1959). In: VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2008, Porto. VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2008. p. 407-408.

8.
TREVISAN, T. A.. Manuais de ensino de Pedagogia no Brasil (1874-1959): um instrumento de pesquisa. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. V Congresso Brasileiro de História da Educação - O ensino e a pesquisa em História da Educação. São Cristóvão; Aracaju: Universidade Federal de Sergipe; Universidade Tiradentes, 2008. p. 286-286.

9.
TREVISAN, T. A.. A CONCEPÇÃO DE PEDAGOGIA NO MANUAL PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LIVRO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, 2007, São Paulo. LIVRO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, 2007. p. 92-93.

10.
TREVISAN, T. A.. A PEDAGOGIA SEGUNDO ANTÔNIO D´ÁVILA. In: 16º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2007, Campinas. 16º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2007. p. 217-217.

11.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE O MANUAL DE ENSINO PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DO EDUCADOR ANTÔNIO D´ÁVILA. In: VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2006, Uberlândia. VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - PERCURSOS E DESAFIOS DA PESQUISA E DO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2006. p. 271-271.

12.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE OS TEXTOS BIOGRÁFICOS DA GALERIA DOS PATRONOS DE ESCOLAS POR ANTÔNIO D´ÁVILA (1980-1989). In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2006, Goiânia. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - A EDUCAÇÃO E SEUS SUJEITOS NA HISTÓRIA. Goiânia: Editora Vieira e Editora da UCG, 2006. p. 106-107.

13.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE O MANUAL PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DE ANTÔNIO D´ÁVILA.. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2005, BELO HORIZONTE. VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2005. p. 272-273.

14.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: 15º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2005, Campinas. Caderno de Resumos - 15º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2005. p. 143-143.

15.
TREVISAN, T. A.. ALGUNS ASPECTOS DA DIVULGAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS POR MEIO DE PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, 2005, Quito/Equador. VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, 2005. p. 83-84.

16.
TREVISAN, T. A.. A PEDAGOGIA POR MEIO DE PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA (1954), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2004, CURITIBA. III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM PERSPECTIVA HISTÓRICA, 2004. p. 243-244.

17.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE ANTÔNIO D´ÁVILA, SUA PRODUÇÃO ESCRITA E SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA - CIPA, 2004, PORTO ALEGRE. 1º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA - CIPA, 2004.

18.
TREVISAN, T. A.; MORTATTI, M. R. L. . MANUAIS DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO BRASIL: UM INSTRUMENTO DE PESQUISA. In: IX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CÂMPUS DE MARÍLIA, 2003, Marília. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CAMPUS DE MARÍLIA, 9., 2003. v. 1. p. 17-17.

19.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS ESCOLARES (1940), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: X JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CÂMPUS DE MARÍLIA, 2003, MARÍLIA. X JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO CÂMPUS DE MARÍLIA, 2003. p. 40-41.

20.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS ESCOLARES (1940), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: II JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA: Vygotsky e a escola atual: implicações no fazer pedagógico, 2003, MARÍLIA. II JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA: Vygotsky e a escola atual: implicações no fazer pedagógico, 2003. p. 83-83.

21.
TREVISAN, T. A.. CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA PRESENTES NO MANUAL PRÁTICAS ESCOLARES (1940), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: VI JORNADA DE EDUCAÇÃO, 2003, ASSIS. VI JORNADA DE EDUCAÇÃO, 2003. p. 24-24.

22.
TREVISAN, T. A.. UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS ESCOLARES (1940), DE ANTÔNIO D´ÁVILA. In: 14º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2003, CAMPINAS. 14º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2003.

23.
TREVISAN, T. A.. MANUAIS DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO BRASIL: UM INSTRUMENTO DE PESQUISA. In: XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Presidente Prudente. XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
TREVISAN, T. A.. Produção acadêmico-científica sobre memória e história da educação publicada em periódicos qualificados (1990-2012). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TREVISAN, T. A.; OLIVEIRA, F. R. . Livros recomendados para o ensino de leitura e escrita na escola primária paulista: a Comissão do Livro Didático de 1918. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. . Lectures recommandées aux élèves-maîtres dans les écoles normales de São Paulo (Brésil) et en France au 19ème siècle. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TREVISAN, T. A.; BASSAN, J. M. . Bibliografia sobre Memória e História da Educação (1936-2012): instrumentos de pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. ; MORAES, A. I. D. . Considerações sobre a produção acadêmico-científica brasileira sobre formação de professores (1876-2011). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. . Leituras recomendadas para as escolas normais no Brasil e na França (século XIX): transferências culturais e de modelos pedagógicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. . Manuais de ensino franceses e brasileiros para o ensino da leitura e escrita no Brasil (1851-1966). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TREVISAN, T. A.. Manuais de pedagogia franceses para formação de professores no Brasil (1851-1959). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TREVISAN, T. A.. História da disciplina Pedagogia nas Escolas Normais do Estado de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, F. R. ; TREVISAN, T. A. . Contribuições de B. V. Carvalho(1959) e A. d?Ávila (1961) para o ensino da literatura infantil e da leitura no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TREVISAN, T. A.; OLIVEIRA, F. R. . Fontes para o estudo das disciplinas Pedagogia e Literatura Infantil nos cursos de formação de professores no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MORTATTI, M. R. L. ; TREVISAN, T. A. ; OLIVEIRA, F. R. ; SALES, G. G. P. . Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas do ensino da leitura e escrita no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TREVISAN, T. A.. Histoire de la discipline pédagogie dans les écoles normales de l´état de São Paulo-Brésil (1874-1959). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TREVISAN, T. A.. Sources pour l´étude de l´histoire de la discipline Pédagogie dans les écoles normales primaires de l´état de São Paulo-Brésil (1874-1959): un instrument de recherche. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TREVISAN, T. A.. História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo (1874-1959). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TREVISAN, T. A.. Manuais de ensino de pedagogia no Brasil (1874-1959): um instrumento de pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TREVISAN, T. A.. História da disciplina pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo (1874-1959). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TREVISAN, T. A.. A concepção de Pedagogia no manual Pedagogia: teoria e prática (1954), de Antônio d´Ávila. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
TREVISAN, T. A.. A Pedagogia segundo Antônio d´Ávila. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
TREVISAN, T. A.. Um estudo sobre o manual de ensino Pedagogia: teoria e prática (1954), do educador Antônio d´Ávila. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
TREVISAN, T. A.. Alguns aspectos da divulgação de saberes e práticas por meio de Pedagogia: teoria e prática (1954), de Antônio d´Ávila. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
TREVISAN, T. A.. Um estudo sobre Pedagogia: teoria e prática (1954), de Antônio d´Ávila. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
TREVISAN, T. A.. Um estudo sobre o manual Pedagogia: teoria e prática (1954), de Antônio d´Ávila. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
TREVISAN, T. A.. A Pedagogia por meio de Pedagogia: teoria e prática (1954), de Antônio d´Ávila. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
TREVISAN, T. A.. Um estudo sobre Antônio d´Ávila, sua produção escrita e sua atuação profissional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
TREVISAN, T. A.. Concepões de leitura e escrita presentes no manual Práticas escolares (1940), de Antônio d´Ávila. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
TREVISAN, T. A.. Manuais de ensino para formação de professores primários no Brasil: um instrumento de pesquisa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
TREVISAN, T. A.. Um estudo sobre Práticas escolares (1940), de Antônio d´Ávila. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
TREVISAN, T. A.. Um estudo sobre Práticas escolares (1940), de Antônio d´Ávila. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
TREVISAN, T. A.. Um estudo sobre Práticas escolares (1940), de Antônio d´Ávila. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
TREVISAN, T. A.. Manuais de ensino para formação de professores primários no Brasil: um instrumento de pesquisa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CHARTIER, A.M. ; TREVISAN, T. A. ; PEREIRA, B. C. . 1980-2010: Trinta anos de pesquisas sobre a história do ensino da leitura. Que balanço?. São Paulo: Editora Unesp, 2012. (Tradução/Outra).

2.
TREVISAN, T. A.. História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo (1874-1959) 2011 (tese de doutorado).

3.
TREVISAN, T. A.. Histoire de la discipline Pédagogie dans les écoles normales de l´état de São Paulo (1874-1959) 2011 (versão em francês da tese de doutorado).

4.
CHARTIER, A.M. ; TREVISAN, T. A. ; PEREIRA, B. C. . 1980-2010: Trinta anos de pesquisas sobre a história do ensino da leitura. Que balanço?. São Paulo; Marília: Cultura Acadêmica; Oficina Universitária, 2011. (Tradução/Artigo).

5.
TREVISAN, T. A.. A Pedagogia por meio de 'Pedagogia: teoria e prática' (1954), de Antônio d´Ávila 2007 (dissertação de mestrado).

6.
TREVISAN, T. A.. Um estudo sobre 'Práticas escolares' (1940), de Antônio d´Ávila 2003 (Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TREVISAN, T. A.. Pareceres científicos para o II CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2015.

2.
TREVISAN, T. A.. Pareceres científicos para o I CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização e para o II SIHELE - Seminário Internacional sobre história do ensino de leitura e escrita. 2013.

3.
TREVISAN, T. A.. Memória e História da Educação no município de Marília/SP e região: repertório de fontes documentais (1925-2012). 2012.

4.
TREVISAN, T. A.. História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo (1874-1959). 2007.

5.
TREVISAN, T. A.. A Pedagogia por meio de 'Pedagogia: teoria e prática' (1954), de Antônio d´Ávila. 2004.

6.
TREVISAN, T. A.. Um estudo sobre 'Práticas Escolares' (1940), de Antônio d´Ávila. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
TREVISAN, T. A.. Relatório Científico final de pós-doutorado (período 01/05/2013 a 30/04/2014). 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
TREVISAN, T. A.. Relatório Científico parcial de pós-doutorado (período 01/05/2012 a 30/04/2013). 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
TREVISAN, T. A.. Relatório científico final. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
TREVISAN, T. A.. Relatório científico parcial (1º de outubro de 2009 e 10 de abril de 2010). 2010. (Relatório de pesquisa).

5.
TREVISAN, T. A.. Relatório científico parcial (11 de abril de 2010 e 10 de novembro de 2010). 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
MORTATTI, M. R. L. ; CASTRO, R. M. ; TREVISAN, T. A. ; PEREIRA, B. C. ; GAZOLI, M. R. . O método de análise da configuração textual: fundamentos e possiblidades de aplicação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
TREVISAN, T. A.. Relatório Científico (01 de abril de 2009 e 30 de setembro de 2009). 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
TREVISAN, T. A.. Relatório Científico Parcial (01 de agosto de 2008 e 20 de maio de 2009). 2009. (Relatório de pesquisa).

9.
TREVISAN, T. A.. Rapport Scientifique (du 1er abril au 30 septembre 2009). 2009. (Relatório de pesquisa).

10.
TREVISAN, T. A.. Relatório anual de atividades discentes. 2008. (Relatório de pesquisa).

11.
TREVISAN, T. A.. Relatório científico final. 2007. (Relatório de pesquisa).

12.
TREVISAN, T. A.. Relatório anual de atividades dos Pós-graduandos da FFC-Unesp. 2007. (Relatório de pesquisa).

13.
TREVISAN, T. A.. Relatório científico parcial nº 1. 2006. (Relatório de pesquisa).

14.
TREVISAN, T. A.. Relatório científico parcial nº 2. 2006. (Relatório de pesquisa).

15.
TREVISAN, T. A.. Relatório anual de atividades discentes. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TREVISAN, T. A.. Participação em banca de Mara Augusto Dias.Um estudo sobre o Tesouro da Criança (1965), de Antônio d´Ávila. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Produção acadêmico-científica sobre memória e história da educação publicada em periódicos qualificados (1990-2012). 2014. (Congresso).

2.
Seminários "20 anos do GPHELLB" - Palestra: A importância da constituição de centros de memórias especializadas - Seminários. 2014. (Seminário).

3.
I CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização - Os sentidos da alfabetização no Brasil: o que sabemos, o que fazemos e o que queremos?. 2013. (Congresso).

4.
II Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita.Livros recomendados para o ensino de leitura e escrita na escola primária paulista: a Comissão do Livro Didático de 1918. 2013. (Seminário).

5.
34 ISCHE - INTERNATIONAL STANDING CONFERENCE FOR THE HISTORY OF EDUCATION.Lectures recommandées aux élèves-maîtres dans les écoles normales de São Paulo (Brésil) et en France au 19ème siècle. 2012. (Outra).

6.
IX COLUBHE - CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. Bibliografia sobre Memória e História da Educação (1936-2012): instrumentos de pesquisa. 2012. (Congresso).

7.
VI Encontro do CEDAP - Preservação do Patrimônio e Democratização da Memória.Leituras recomendadas para as escolas normais no Brasil e na França (século XIX): transferências culturais e de modelos pedagógicos. 2012. (Encontro).

8.
X C.I.H.E.L.A - CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA. Considerações sobre a produção acadêmico-científica brasileira sobre formação de professores (1876-2011). 2012. (Congresso).

9.
A imprensa pedagógica como tema, fonte e objeto para a História da Educação paranaense: Jornal Escola Aberta (1980-1990). 2011. (Oficina).

10.
Didática no Ensino Superior. 2011. (Outra).

11.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Manuais de ensino franceses e brasileiros para o ensino da leitura e escrita no Brasil (1851-1966). 2011. (Congresso).

12.
I EPHEU - Encontro de Pesquisa em História da Educação na Unesp.História da disciplina Pedagogia nas Escolas Normais do Estado de São Paulo. 2010. (Encontro).

13.
I SIHELE - Seminário Internacional sobre história do ensino de leitura e escrita.Fontes para o estudo das disciplinas Pedagogia e Literatura Infantil nos cursos de formação de professores no Brasil (1874-1991); Contribuições de B. V. Carvalho (1959) e A. d´Ávila (1961) para o ensino da Literatura Infantil e da leitura no Brasil. 2010. (Seminário).

14.
Reunião Geral do Gphellb - Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil". 2010. (Outra).

15.
VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Manuais de pedagogia franceses para formação de professores no Brasil (1851-1959). 2010. (Congresso).

16.
13e Symposium International des musées de l´éducation et des collections de patrimoine scolaire. 2009. (Simpósio).

17.
Café Histórico-Cultural-Conferência. 2009. (Outra).

18.
Colloque "Evaluation du travail des élèves". 2009. (Outra).

19.
II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial.Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas do ensino da leitura e escrita no Brasil. 2009. (Seminário).

20.
Journée d´études "Enfance et littérature-Colonies et colonisation". 2009. (Outra).

21.
Journée doctorante."Histoire de la discipline pédagogie dans les écoles normales de l´état de São Paulo, Brésil (1874-1959). 2009. (Outra).

22.
Séminaire spécial d´encadrement des travaux doctoraux des étudiants brésiliens.Sources pour l´étude de l´histoire de la discipline Pédagogie dans les écoles normales primaires de l´état de São Paulo-Brésil (1874-1959): un instrument de recherche. 2009. (Seminário).

23.
Reunião Geral do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil". 2008. (Outra).

24.
Seminário Aberto de Pesquisa "História da Formação Docente e do Ensino de Língua e Literatura no Brasil".História da disciplina pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo (1874-1959). 2008. (Seminário).

25.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. Manuais de ensino de pedagogia no Brasil (1874-1959): um instrumento de pesquisa. 2008. (Congresso).

26.
VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo (1874-1959). 2008. (Congresso).

27.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. A Pedagogia segundo Antônio d´Ávila. 2007. (Congresso).

28.
Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História.A concepção de Pedagogia no manual Pedagogia: teoria e prática (1954), de Antônio d´Ávila. 2007. (Simpósio).

29.
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - A EDUCAÇÃO E SEUS SUJEITOS HISTÓRICOS. Um estudo sobre os textos biográficos da Galeria dos Patronos de Escolas por Antônio d´Ávila (1980-1989). 2006. (Congresso).

30.
VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - PERCURSOS E DESAFIOS DA PESQUISA E DO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2006. (Congresso).

31.
15º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 15º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 2005. (Congresso).

32.
II Seminário de Pesquisa sobre cultura escolar: perspectivas históricas. 2005. (Seminário).

33.
VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA. VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA. 2005. (Congresso).

34.
VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE. 2005. (Encontro).

35.
1º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA - CIPA. 1º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA - CIPA. 2004. (Congresso).

36.
III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM PERSPECTIVA HISTÓRICA. 2004. (Congresso).

37.
14º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 14º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 2003. (Congresso).

38.
II JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA - TÓPICOS DE GEOMETRIA. 2003. (Oficina).

39.
II JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO - VYGOTSKY E A ESCOLA ATUAL: IMPLICAÇÕES NO FAZER PEDAGÓGICO.II JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO - VYGOTSKY E A ESCOLA ATUAL: IMPLICAÇÕES NO FAZER PEDAGÓGICO. 2003. (Outra).

40.
IX JORNADA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA DO CÂMPUS DE MARÍLIA.IX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CÂMPUS DE MARÍLIA. 2003. (Outra).

41.
VI JORNADA DE EDUCAÇÃO.VI JORNADA DE EDUCAÇÃO. 2003. (Outra).

42.
V SIMPÓSIO DE FILOSOFIA E CIÊNCIA - Trabalho e conhecimento: desafios e responsabilidades da ciência. 2003. (Simpósio).

43.
X JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CÂMPUS DE MARÍLIA.X JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CÂMPUS DE MARÍLIA. 2003. (Outra).

44.
X JORNADA PEDAGÓGICA-O CURSO DE PEDAGOGIA EM DEBATE: A NECESSÁRIA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR. 2003. (Seminário).

45.
XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. 2003. (Congresso).

46.
XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP - FICHAMENTO DE LEITURA TEXTUAL E CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA. 2003. (Oficina).

47.
XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- NORMALIZAÇÃO PARA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DE DOCUMENTOS IMPRESSOS E ELETRÔNICOS. 2003. (Oficina).

48.
I JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA.I JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA - POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO ESCOLAR. 2002. (Outra).

49.
I JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA - COMO FAZER PROJETOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2002. (Oficina).

50.
SEMINÁRIOS ABERTOS DE PESQUISA.SEMINÁRIOS ABERTOS DE PESQUISA. 2002. (Seminário).

51.
Seminários Abertos de Pesquisa - PALESTRA: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO DOS ESTUDOS PEDAGÓGICOS: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS. 2002. (Seminário).

52.
XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE PRESIDENTE PRUDENTE. 2002. (Congresso).

53.
XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: SUBSÍDIOS AO USO DE MULTIMEIOS. 2002. (Oficina).

54.
XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA. 2002. (Oficina).

55.
XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ELABORAÇÃO DE RESUMOS. 2002. (Oficina).

56.
XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA. 2002. (Oficina).

57.
2ª JORNADA DE EDUCAÇÃO DO INTERIOR PAULISTA. 2001. (Outra).

58.
III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA - POLÍTICAS PÚBLICAS: DIRETRIZES E NECESSIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2001. (Encontro).

59.
IV SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA - UNIVERSIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA. 2001. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TREVISAN, T. A.. I CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização e II SIHELE - Seminário Internacional sobre história do ensino de leitura e escrita (Comissão científica). 2013. (Congresso).

2.
TREVISAN, T. A.. moderadora de uma sessão do eixo "Testemunhos orais e memórias da educação" no IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. 2012. (Congresso).

3.
TREVISAN, T. A.. I SIHELE - Seminário Internacional sobre história do ensino da leitura e escrita. 2010. (Congresso).

4.
TREVISAN, T. A.. I SIHELE - Seminário Internacional sobre história do ensino de leitura e escrita. 2010. (Congresso).

5.
TREVISAN, T. A.. Café Histórico-Cultural-Conferência "Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: uma história trágica ou dramática?". 2009. (Outro).

6.
TREVISAN, T. A.. Coordenadora da mesa "Prática pedagógica na educação infantil" durante a 7ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. 2008. (Outro).

7.
TREVISAN, T. A.. Coordenadora da Mesa "História da Educação Brasielira" na sessão de comunicações da X Jornada de Iniciação Científica do campus de Marília. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edenir Aparecida Arruda. A inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Atend Educacional Especializado) - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília. Orientador: Thabatha Aline Trevisan.

2.
Lobélia Freitas Madeira. A importância do Atendimento Educacional Especializado para crianças portadoras da Síndrome de Down. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Atend Educacional Especializado) - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília. Orientador: Thabatha Aline Trevisan.

3.
Márcia da Silva Garcia. O papel da EJA na escolarização de sujeitos com deficiência intelectual. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Atend Educacional Especializado) - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília. Orientador: Thabatha Aline Trevisan.

4.
Marisa de Ávila Antônio Camargo. Hiperatividade infantil: transtorno de déficit de atenção ou falta de limites?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Atend Educacional Especializado) - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília. Orientador: Thabatha Aline Trevisan.

5.
Marizete do Socorro Silva dos Santos. O papel da escola enquanto instituição de ensino frente às dificuldades na formação e na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Atend Educacional Especializado) - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília. Orientador: Thabatha Aline Trevisan.

6.
Renata Dias Bastos. Mediações pedagógicas como estratégias de atuação junto aos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Atend Educacional Especializado) - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília. Orientador: Thabatha Aline Trevisan.

7.
Vera Lúcia Leite Freire. Educação inclusiva escolar: desafios, tendências e perspectivas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Atend Educacional Especializado) - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília. Orientador: Thabatha Aline Trevisan.

8.
Zaira Vidal Caetano. Adaptações curriculares: uma alternativa para integrar e atender a diversidade. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Atend Educacional Especializado) - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília. Orientador: Thabatha Aline Trevisan.

9.
Maria Cristina dos Santos Pazini. A inclusão do aluno com Síndrome de Down na sala de aula. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Atend Educacional Especializado) - Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP-Marília. Orientador: Thabatha Aline Trevisan.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2009TREVISAN, T. A.. O ensino da leitura e escrita segundo Antônio d´Ávila: 'Práticas escolares' (1940). Revista Brasileira de História da Educação, v. 9, p. 165-191, 2009.

2.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2009TREVISAN, T. A.. O cultivo de valores exemplares: ´Galeria dos patronos de escolas´, de Antônio d´Ávila (1980-1989). História da Educação (UFPel), v. 13, p. 191-209, 2009.

3.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2012TREVISAN, T. A.; OLIVEIRA, F. R. . A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V. de Carvalho (1959) e Antônio d´Ávila (1961). Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 365-385, 2012.

4.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2013TREVISAN, T. A.; PEREIRA, B. C. . Leituras recomendadas para as Escolas Normais no Brasil e na França (séc. XIX): transferências culturais e de modelos pedagógicos. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 9, p. 223-237, 2013.

5.
TREVISAN, T. A.;TREVISAN, THABATHA ALINE2014TREVISAN, T. A.. Produção acadêmico-científica sobre memória e história da educação publicada em periódicos qualificados (1990-2012). Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 3216-3220, 2014.

6.
OLIVEIRA, FERNANDO RODRIGUES DE2015OLIVEIRA, FERNANDO RODRIGUES DE ; TREVISAN, THABATHA ALINE . Medidas de controle da circulação do livro didático para o ensino de leitura e escrita em São Paulo: atuação da commissão revisora de 1918. História da Educação, v. 19, p. 103-125, 2015.



Outras informações relevantes


- Atualmente é professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Marilia, em regime CLT.
- Aprovada em Concurso Público para professor efetivo de ensino fundamental da Pref. Municipal de Marília em 37ºlugar.
- Foi secretária da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização e membro titular do Conselho Fiscal dessa Associação (2012-2014).
- Desenvolveu projeto de Pós-Doutorado junto à UNESP-Marília, sob supervisão da Profa. Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti.
- É Doutora em Educação pela UNESP, câmpus de Marília (de março 2007 a março 2011)
Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti
Obteve Bolsa CNPq de jun. a jul 2008
Obteve Bolsa FAPESP de ago 2008 a mar. 2011, com interrupção de 6 meses (abril a set.2009)
Obteve Bolsa CAPES de abril a set. de 2009 para realização de Doutorado Sanduíche na Université René Descartes - Sorbonne-Paris V, Paris-França, sob orientação da Dra. Rebecca Rogers e co-orientação da Dra. Anne-Marie Chartier

- É Membro do Projeto Integrado de Pesquisa "História do ensino de língua e literatura no Brasil" e do Grupo de Pesquisa "História do ensino de língua e literatura no Brasil" (Cadastrado no CNPq), ambos coordenados pela profa. Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti.
- É Membro do Projeto MHEMaR - Memória e História da Educação em Marília/SP e Região, coordenado pela Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti.

- Foi membro da Equipe Executora do Projeto Integrado de Pesquisa "Ensino de Língua e Literatura no Brasil: repertório documental republicano", coordenado por Maria do Rosário Longo Mortatti (apoio CNPq, processo n.520144/99-6-1ª fase 08/1999 a 07/2001, 2ª fase: 08/2001 a 07/2003; Auxílio FAPESP, processo n.00/02430-2, vigência 06/2000 a 05/2002).

- Foi bolsista de Iniciação científica PIBIC/CNPq/UNESP de jan. 2002 a dez. de 2003. Orientadora: Profa.Dra.Maria do Rosário Longo Mortatti. 

- É Mestre em Educação pela UNESP/Marília (mar. 2004 a fev. 2007)-Orientadora:Profa. Dra. Ana Clara Bortoleto



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