Aparecida de Araújo Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 17/11/2018


Possui graduação em Letras - portugues - inglês e suas literaturas (Funedi-UEMG; 1997); especialização em Língua Inglesa (PUC-Minas, 2000), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua estrangeira, com ênfase no estudo da interlíngua (UFMG, 2003) e doutorado em Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva (UFMG, 2009, como bolsista FAPEMIG; com estágio sanduíche na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, em 2007, como bolsista CAPES), pós-doutorado em Linguística teórica e descritiva (UFMG), na área de valências verbais e construções de movimento. Na área de Aquisição de Línguas Estrangeiras, tem pesquisado temporalidade, aspecto gramatical e aspecto lexical. No quadro teórico da Gramática Cognitiva, tem interesse na conceitualização e expressão linguística do espaço e do tempo, com ênfase na semântica de preposições. Em suas pesquisas, tem procurando a convergência empírica entre córpus e experimentação. Como docente, lecionou língua inglesa na UIT e na UFMG, inglês e português instrumentais na UFV, no campus de Rio Paranaíba, e, atualmente, atua na área de linguística do departamento de Letras da UFV em Viçosa. Atua na pós-graduação da UFV, na área de aquisição de L2, associada à Ling. Cognitiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aparecida de Araújo Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, A. A.;de Araújo Oliveira;OLIVEIRA, APARECIDA DE ARAÚJO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Letras.
Campus Universitário, s/n
Centro
36570000 - Viçosa, MG - Brasil
Telefone: (31) 38991581
URL da Homepage: http://www.ufv.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Relações semântico-cognitivas no uso da preposição ?em? no português do Brasil, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Heliana Ribeiro Mello.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: semântica cognitiva; semântica preposicional; esquema imagético; metáfora conceptual; perspectivação conceptual; polissemia motivada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2007 - 2007
Doutorado em Estágio de doutorado.
Universidade Católica Portuguesa, UCP, Portugal.
com período sanduíche em Universidade Católica Portuguesa (Orientador: Augusto Soares da Silva).
Título: Relações Semântico-cognitivas no uso da preposição, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Heliana Ribeiro Mello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: esquemas imagéticos; metáforas conceptuais; perspectivação conceptual; polissemia motivada; semântica preposicional; semântica cognitiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2001 - 2003
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A aquisição do Present Perfect em contexto de língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Dra. Heliana Ribeiro Mello.
Palavras-chave: Present Perfect; Aspecto; transferência; Aquisição; recurso lexical; recurso morfológico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Semântica Verbal.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
1998 - 2000
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Investigating Students' Beliefs.
Orientador: Vera Lucia Menezes Paiva.
1993 - 1997
Graduação em Letras portugues - ingles e suas literaturas.
Instituto de Ensino Superior e Pesquisa, INESP, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2017 - 2017
Introdução ao PVANet. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2007 - 2007
Workshop Wordsmith Tools. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Grammar And Space: Approaching Semantic Typology. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Estágio de Aperfeiçoamento de Doutoramento. (Carga horária: 560h).
Universidade Católica Portuguesa, UCP, Portugal.
2005 - 2005
GRE.
Educational Testing Service, ETS, Estados Unidos.
2004 - 2004
Toefl.
Educational Testing Service, ETS, Estados Unidos.
2001 - 2001
Culture, Cognition and the Ecology of First Langua. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Dimensões da Prática Reflexiva. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1997
Seminário Tópico Variável Em L A Ao Ensino de Le E. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1996 - 1997
Extensão universitária em Curso Básico de Espanhol. (Carga horária: 136h).
Instituto de Ensino Superior e Pesquisa, INESP, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Semana do Letras. (Carga horária: 20h).
Instituto de Ensino Superior e Pesquisa, INESP, Brasil.
1982 - 1982
First Cambridge Certificate In English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora da Disciplina Inglês I, nos cursos de Agronomia e Administração, no segundo semestre de 2008, cf. ato 0084/2008/CRP, de 03.09.2008. Coordenadora da Disciplina Português Instrumental I, no primeiro semestre de 2009, a partir de 02.03.2009. Cf. Ato 046/2009/CRP, de 16.04.2009.

Atividades

04/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Ensino.
04/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Membro Comissão de Planejamento de Capacitação de Docentes 2012-2015.
04/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Acompanhamento de Processos de Treinamento e de Viagem de Curta Duração.
03/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Departamento de Economia Rural, .

Serviço realizado
Revisora de artigos acadêmicos para a Revista Isegoria do DER-UFV.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semântica
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental- Leitura e Produção de Textos
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
03/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos II
semântica
02/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos
02/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguíatica II - teorias de gramática
Metodogia de pesquisa
08/2009 - 12/2009
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - leitura
08/2008 - 12/2009
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês
03/2009 - 06/2009
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
03/2009 - 06/2009
Ensino, Ciências de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Outro (professor substituto), Carga horária: 20

Atividades

3/2006 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Habilidades Integradas 1
Expressão oral

Fundação Universidade de Itaúna, FUIT, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 8

Atividades

3/1998 - 9/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
lingua inglesa

Escola Sagrado Coração de Jesus - Rede Pítágoras, ESCJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora ensino fundamental e médio, Carga horária: 14

Atividades

02/1999 - 10/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
02/1999 - 10/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Centro Universitário de Caratinga, UNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

5/2006 - 5/2006
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e escrita em língua inglesa
4/2005 - 4/2005
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e escrita em Língua Inglesa

Fundação de Ensino Superior de Oliveira, FEOL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

2/2003 - 3/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUA INGLESA
INGLÊS INSTRUMENTAL
8/2003 - 12/2003
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental

Fundação Educacional Divinópolis, FUNEDI-UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8

Atividades

8/2005 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética da Língua Inglesa
Literatura de Expressão em Língua Inglesa
Estágio Supervisionado em Ensino de L. Inglesa
5/1999 - 9/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Faculdades Integradas do Oeste de Minas, FADOM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

2/2003 - 7/2004
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês instrumental

Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos - UFV, CEP-UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Membro Efetivo, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações
Portaria 0713/2018, de 03/7/2018, da Reitoria da Universidade Federal de Viçosa.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O papel de gramáticas distintas na aquisição de L2
Descrição: A gramática das línguas varia conforme a concepção de mundo de cada povo, e diferentes línguas podem oferecer recursos morfossintáticos distintos para expressar objetos e eventos semelhantes. Assume-se a premissa de que a gramática de uma língua materna pode favorecer ou dificultar a aquisição de uma segunda ou terceira língua, por meio de transferência ou interferência, e o conhecimento desses aspectos traz subsídios para o ensino de L2. Este projeto visa investigar, através de subprojetos, aspectos da interlíngua em que ocorre influência da gramática de L1 na aquisição de diversos aspectos da L2, entre outros: estratégias da expressão da temporalidade e aspecto verbal; estrutura da narrativa; figura e fundo na narrativa, expressão de movimento na tipologia talmyiana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Aparecida de Araújo Oliveira - Coordenador / kelly Yasmin Belardino - Integrante / Keven Xavier - Integrante.
2015 - 2016
CAPB - (Corpus Acadêmico de Português Brasileiro)
Descrição: Descrição: O CAPB (Corpus Acadêmico de Português Brasileiro) é um projeto que visa integrar professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de Viçosa. O objetivo do projeto é criar um corpus linguístico formado por textos acadêmicos escritos em língua portuguesa brasileira (PB). Serão selecionados textos dos variados gêneros acadêmicos, como teses, dissertações, TCCs e artigos acadêmicos, escritos a partir de 2010. Com o CAPB, que conterá 67 milhões de palavras, pretende-se representar o uso formal do PB em textos acadêmicos. Também, objetiva-se o desenvolvimento de pesquisas linguísticas e textuais de modo a incrementar a literatura a cerca da Linguística de Corpus aplicada ao PB. Ainda, os dados serão usados para a criação de material didático voltado ao ensino do registro formal da língua. Almeja-se, também, a formação de alunos de graduação e pós-graduação no trabalho com dados e uso de corpus bem como a disponibilização dos dados para outros pesquisadores, professores e estudantes. O corpus será útil para os estudos da língua e linguagem em uso, oferecendo material para estudos sobre a interface sintaxe-semântica, processos de gramaticalização e pragmaticalização num viés sincrônico; as pesquisas sobre léxico e a descrição do português escrito, além de outros...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Aparecida de Araújo Oliveira - Integrante / Ana Larissa Adorno Marciotto de Oliveira - Coordenador / MIRANDA, MONIQUE VIEIRA - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2016
Características pragmático-cognitivas determinantes no uso das locuções prepositivas em cima de e embaixo de
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aparecida de Araújo Oliveira - Coordenador / Marcelo Rodrigues de Lima - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
2013 - 2014
Características pragmático-cognitivas determinantes do uso espacial das locuções prepositivas acima de e abaixo de no PB
Descrição: Objetivo geral: · Analisar e descrever aspectos semânticos, cognitivos e pragmáticos envolvidos em usos espaciais autênticos das locuções prepositivas abaixo de e acima de no PB, através de exemplos do corpus CETENFolha, do projeto Linguateca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aparecida de Araújo Oliveira - Coordenador / Marcelo Rodrigues de Lima - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2012 - 2014
ESTUDO DAS COLOCAÇÕES E FUNÇÕES TEXTUAIS DO VOCABULÁRIO TÉCNICO E ACADÊMICO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA DE CORPUS
Descrição: Objetivos gerais: desenvolver o conhecimento sobre fundamentos da Linguística de Corpus e obter uma base empírica, teoricamente orientada, sobre o emprego mais comum das palavras de conteúdo mais frequentes em artigos acadêmicos sobre melhoramento de plantas e sobre aquisição da linguagem, escritos em português do Brasil. - Objetivos específicos a) Conhecer princípios gerais e alguns construtos específicos e o uso de algumas ferramentas da Linguística de Corpus: o gerador de concordâncias, colocados e lista de palavras e o próprio manejo com os corpora. b) Identificar os 20 itens lexicais mais frequentes em cada corpus. c) Analisar como esses itens são usados nesses textos, por meio de suas linhas de concordância e colocações. d) Entre esses itens lexicais, identificar o que é vocabulário técnico e o que é vocabulário acadêmico. e) Identificar a função, no texto (formular, investigar, analisar, tirar conclusões, relatar, citar), de cada um desses itens. f) Comparar os resultados das análises dos textos como dois corpora separados por tema e como parte de um só conjunto de textos acadêmicos. g) Elaboração de um texto sobre os métodos usados e resultados obtidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aparecida de Araújo Oliveira - Coordenador / Monique Vieira Miranda - Integrante.Financiador(es): Fundação Arthur Bernarde - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2012 - Atual
Estudos gramaticais e semânticos de expressões espaciais à luz da Linguística Cognitiva
Descrição: Analisar e descrever aspectos semânticos e gramaticais de expressões espaciais (preposições, verbos de movimento, etc.) e processos metafóricos a partir de significados espaciais na língua portuguesa e em outras línguas, à luz da Linguística Cognitiva, através de exemplos de uso, em corpus e/ou via experimentação psicolinguística. Este projeto inclui diversos subprojetos que tratam da expressão de conceitos espaciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Assimetria e semelhança de família no significado das preposições espaciais sob e sobre: um estudo baseado no uso
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Aparecida de Araújo Oliveira - Coordenador / Nayara Carolina Soares Branco - Integrante / Bruna Falcone Zauza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3
2005 - 2009
Relações semântico-cognitivas no uso da preposição ?em? no português do Brasil
Descrição: Projeto de pesquisa relacionado à tese de doutorado, do mesmo nome, defendida na UFMG-POSLIN em 2009. O interesse na semântica de preposições por linguistas cognitivos tem propiciado uma rica literatura sobre modelos de rede de polissemia, baseados no conceito de categorias prototípicas. Apesar de sua reconhecida coerência, esses modelos deram origem a críticas não apenas quanto à sua diversidade, mas, em particular, no que concerne a sua presumida natureza cognitiva (SANDRA & RICE, 1995 e CROFT, 1998), notadamente o grau de compatibilidade entre a visão do pesquisador e a do falante leigo. Inspirada por este último questionamento, esta tese apresenta uma análise semântico-cognitiva da polissemia da preposição em do português do Brasil, utilizando dois métodos empíricos: uma análise introspectiva baseada em um corpus de 1,2 milhão de palavras de textos jornalísticos e um experimento psicolinguístico com universitários não-treinados, falantes nativos do português do Brasil. Para explicar a polissemia dessa preposição, adotou-se especialmente o modelo teórico de linguagem baseado no uso e a noção de conceitualização (LANGACKER, 1987), a proposta da linguagem corporificada, em especial, esquemas imagéticos (JOHNSON, 1987), a noção de metáforas conceituais (LAKOFF & JOHNSON, 1980), a semântica de classes fechadas (TALMY, 2000) e funções relacionais envolvidas na semântica de preposições espaciais (VANDELOISE, 1991). O estudo explorou o aspecto cognitivo da proposta teórica em duas etapas: primeiramente, buscou-se explorar os processos cognitivos envolvidos na interpretação de usos sincrônicos da preposição e na ligação entre os mesmos, seguindo o modelo de rede esquemática (LANGACKER, 2008, 1987), que prevê relações de esquematização/instanciação e de sancionamento por extensão. A análise de 2813 ocorrências no corpus revelou dois sentidos esquemáticos para a preposição em, derivados do esquema imagético de contentor: localização e especificação. O primeiro é instanciado em vinte e duas categorias e subcategorias, que representam 86,78% dos usos, sendo oito pertencentes ao domínio espacial, três, ao temporal, e onze a outros domínios concretos e abstratos. O segundo aparece elaborado em nove subcategorias de especificação diversa, também de domínios concretos e abstratos, que emergem de efeitos funcionais de controle e de suporte. A maior parte da variação em contextos espaciais pôde ser explicada pela perspectivação conceitual e pela relação funcional Contentor/objeto contido. Os demais usos foram interpretados por meio de processos metafóricos e metonímicos. Na segunda etapa da pesquisa, 48 frases representando categorias obtidas na análise do corpus foram submetidas à avaliação de falantes não-treinados para serem agrupados por semelhança percebida. Cada informante também participou de uma entrevista após a tarefa de classificação, na qual descreveu as estratégias empregadas na sua execução. Utilizando os métodos estatísticos de hierarquia de agrupamentos e Tocher, de análise multidimensional, verificou-se um isomorfismo fraco entre a rede proposta pela pesquisadora e a avaliação dos participantes. Eles perceberam a estrutura relacional da rede e identificaram algumas das categorias menores previstas na análise de corpus, em um total de sete conjuntos de usos. A estrutura relacional da rede se manifesta, por exemplo, na associação de usos locativos e não-locativos em um grupo maior de usos metafóricos, de usos espaciais e não-espaciais em um grupo de localização e vários tipos de especificação (forma, cor, material, especificação abstrata) em uma categoria única mais ampla. Além disso, os sujeitos formaram grupos grandes e pequenos com diferentes índices de coesão interna, o que confirma a granularidade característica dessas redes, ainda que em menor escala, e a coerência das ligações entre as categorias semânticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Aparecida de Araújo Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 8


Projetos de extensão


2011 - 2011
APRIMORAMENTO DA HABILIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO NO IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), CAMPUS ALEGRE
Descrição: Projeto destinado ao desenvolvimento da produção do gênero discursivo resumo acadêmico entre alunos do 2º ano do ensino médio.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aparecida de Araújo Oliveira - Coordenador / Juliely Veiga Gomes - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
Compilação do CAPB: Corpus Acadêmico do Português Brasileiro FASE 2
Descrição: Descrição: Este é um projeto interinstitucional envolvendo professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de Viçosa, que pretende criar um corpus sistematizado de textos acadêmicos produzidos em língua portuguesa, na variedade brasileira, a partir de 2010, a saber, teses, dissertações, TCCs, artigos acadêmicos, resumos e resenhas. O CAPB (Corpus Acadêmico de Português Brasileiro) objetiva: (a) representar o uso do registro formal do português brasileiro (PB) em produções escritas de gêneros acadêmicos distintos até atingir o número mínimo de 57 milhões de palavras; (b) desenvolver pesquisas linguísticas e textuais sobre e baseadas em corpus de textos acadêmicos, publicando trabalhos de modo a ampliar a literatura existente sobre a Linguística de Corpus aplicada ao PB; (c) desenvolver material didático para o ensino do registro formal do PB; (d) formar alunos de graduação e de pós-graduação na coleta e tratamento de dados, assim como na utilização de corpus como ferramenta de pesquisa linguística e (d) disponibilizar o corpus compilado para outros pesquisadores, professores e estudantes por meio da criação de uma plataforma online dedicada. O corpus contribuirá para os estudos da linguagem da língua em uso, relativos ao domínio acadêmico, podendo fornecer material de pesquisa para estudos sobre a interface sintaxe-semântica; os processos de gramaticalização e pragmaticalização em perspectiva sincrônica; os estudos sobre o léxico e a descrição do português escrito, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aparecida de Araújo Oliveira - Integrante / Ana Larissa Adorno Marciotto de Oliveira - Coordenador / Monique Vieira Miranda - Integrante / Ricardo José Alves - Integrante / Michelle Mercês dos Santos - Integrante / Willyan Cordeiro - Integrante / Lucas Willian Oliveira Marciano - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Isegoria - Ação Coletiva em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Aquisição de Línguas Estrangeiras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Cognitiva.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística de corpus.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio UFMG de Teses, UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
OLIVEIRA, Aparecida de Araújo  Data: 17/02/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
4OLIVEIRA, APARECIDA DE ARAÚJO2017OLIVEIRA, APARECIDA DE ARAÚJO; GOOD GOD, PEDRO IVO VIEIRA . Validade empírica das redes de polissemia para o significado preposicional. Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, p. 11-44, 2017.

2.
1OLIVEIRA, A. A.2016OLIVEIRA, A. A.. Functional effects, prepositional semantics, and metaphorical containment in Brazilian Portuguese: the case of em, dentro de, and fora de. Scripta (PUCMG), v. 20, p. 61/3-83, 2016.

3.
8MIRANDA, MONIQUE VIEIRA2016MIRANDA, MONIQUE VIEIRA ; OLIVEIRA, APARECIDA DE ARAÚJO . Substantivos em artigos científicos: o vocabulário técnico e acadêmico na perspectiva da Linguística de Corpus. Signotica (UFG), v. 28, p. 509-532, 2016.

4.
6OLIVEIRA, A. A.2016OLIVEIRA, A. A.; BRANCO, Nayara C.S. . Aspectos cognitivos e funcionais na semântica das preposições espaciais sob e sobre no português do Brasil. Revista Portuguesa de Humanidades, v. 20, p. 77-100, 2016.

5.
5OLIVEIRA, A. A.2015OLIVEIRA, A. A.. Distinct Grammars and their Role in Interlanguage Development. Gláuks Online, v. 15, p. 101-120, 2015.

6.
2OLIVEIRA, A. A.2011 OLIVEIRA, A. A.. Mapeamentos metafóricos a partir do esquema imagético de CONTENTOR: o caso de em. Revista da ABRALIN, v. 10, p. 43-65, 2011.

7.
9OLIVEIRA, A. A.2010OLIVEIRA, A. A.. Cognição e Pragmática na Semântica de Preposições Espaciais. Gláuks online, v. 10, p. 59-81, 2010.

8.
3OLIVEIRA, A. A.2007 OLIVEIRA, A. A.. Esquemas Espaciais e extensões metafóricas na semântica de preposições do português do Brasil: um estudo de caso. Revista da ABRALIN, v. 6, p. 223-258, 2007.

9.
7OLIVEIRA, A. A.2007OLIVEIRA, A. A.. Noções topológicas, geométricas e funcionais na descrição de usos espaciais da preposição em do português do Brasil. Revista Portuguesa de Humanidades, v. 11-2, p. 23-49, 2007.

10.
10OLIVEIRA, A. A.2005OLIVEIRA, A. A.. A aquisição do present perfect: um estudo de caso. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n.2, p. 43-86, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, A. A.. Construção transitiva de movimento no português do Brasil: uma herança metafórica. In: Adriana Maria Ternuta; Sueli Maria Coelho. (Org.). Uma abordagem cognitiva da linguagem: perspectivas teóricas e descritivas. 1ed.Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2018, v. , p. 93-113.

2.
OLIVEIRA, A. A.. A correspondência entre as coisas do mundo e a linguagem: a proposta corporificada da Semântica Cognitiva. In: Maria Carmen Aires Gomes; Gerson Luiz Roani. (Org.). Interfaces entre linguagem, cultura e sociedade. 1ed.Viçosa: Editora UFV, 2013, v. , p. 10-27.

3.
OLIVEIRA, A. A.. Uma introdução à Gramática Cognitiva. In: HERMONT, Arabie B.; ESPÍRITO SANTO, Rosana S.; CAVALCANTE, Sandra M. S.. (Org.). Linguagem e Cognição - Diferentes perspectivas - de cada lugar um olhar. Belo Horizonte: PUC Minas -, 2010, v. , p. 105-123.

4.
OLIVEIRA, A. A.. O estudo da interlíngua por meio de abordagens combinadas baseadas no uso. In: Sonia Zyngier, Vander Viana, Juliana Jandre. (Org.). Linguagem, criatividade e ensino: adordagens empíricas e interdisciplinares. Rio de Janeiro: Publit, 2009, v. , p. 79-108.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, A. A.. How much can students gain from writing activities?. Apliemge News, Belo Horizonte, , v. 6, p. 2 - 2, 01 out. 2001.

2.
OLIVEIRA, A. A.. Training our students for strategy use. Apliemge - Newsletter, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 mar. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
de Araújo Oliveira. Cognitive relations in the semantics of Brazilian-Portuguese preposition em. In: 3rd UK-Cognitive Linguistics Conference - UK-CLC3, 2012, Hartfordshire. Selected Papers from UK-CLA Meetings, 2012. v. 1. p. 19-45.

2.
OLIVEIRA, A. A.. Do corpo para a linguagem: a gramática cognitivamente motivada. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília. Anais do IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005.

3.
OLIVEIRA, A. A.. O uso de concordancing e tagging na análise de corpora. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2002, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Belo Horizonte: Associação de Linguüística Aplicada do Brasil-FALE, 2002.

4.
OLIVEIRA, A. A.. O uso de "concordancing" e "tagging na análise de corpora". In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - UFMG, 2001, Belo Horizonte. Anais do VI CBLA. ASS. LING. APLICADA DO BRASIL, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. A.. Relações Semântico-cognitivas no uso da preposição "em" no português do Brasil -. In: I Seminário de Teses e Dissertações, 2008, Belo Horizonte. I SETED - Programação e Resumos. Belo Horizonte: POSLIN- UFMG, 2008. p. 31-33.

2.
OLIVEIRA, A. A.. Questões metodológicas: aplicando parâmetros semântico-conceituais para a distinção de entidos de preposições. In: iv conferencia de linguistica e cognição: questões metodológicas, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos da iv conferencia de linguistica e cognição. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2007. p. 61-63.

3.
OLIVEIRA, A. A.. Construindo sem tijolos: a relevância da perspectivação na produção do sentido. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional da Associaçao Brasileira de Linguistica. Belo Horizonte-MG: FALE-UFMG, 2007. v. único. p. 676-677.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. A.. Metaphor motivating grammar: the case of the transitive motion construction. In: 4th International Conference on Figurative Thought and Language, 2018, Braga. 4th International Figurative.... Book of Abstracts. Braga: FACFIL - Universidade Católica Portuguesa, 2018. p. 116-118.

2.
OLIVEIRA, A. A.; PERINI, M. A. . Preposições espaciais, verbos de movimento e papeis semânticos. In: I Congresso Ibero-Americano de Semântica Cognitiva, 2015, Salvador. Livro de Resumos - I CISCOG - I Congresso Ibero-americano de Semântica Cognitiva, 2015. p. 89-89.

3.
LIMA, M. R. ; OLIVEIRA, A. A. . Características pragmático-cognitivas determinantes do uso espacial das locuções prepositivas acima de e abaixo de no PB. In: I Congresso Ibero-americano de Semântica Cognitiva, 2015, Salvador - BA. Livro de Resumos - I CISCOG, 2015. p. 25-25.

4.
OLIVEIRA, A. A.. Cognitive relations in the semantics of Brazilian-Portuguese preposition EM. In: 3rd UK Cognitive Linguistics Conference, 2010, Hatfield. 3rd UK Cognitive Linguistics Conference - book of abstracts, 2010. p. 12-12.

5.
OLIVEIRA, A. A.. O estudo da interlíngua por meio de abordagens combinadas baseadas no uso. In: IX Encontro de Ciência Empírica, 2008, Rio de Janeiro. IX ECEL - Realidades e Projeções - o fazer empírico - cardeno de resumos. Rio de Janeiro: REDES-Research and Development in Empirical Studies, 2008.

6.
OLIVEIRA, A. A.. From Space and Beyond: a cognitive view of polysemy of Modern Brazilian Portuguese. In: Conference Space and Time in Language and Literature, 2007, Rijeka. Book of Abstracts - the STLL 2007. Rijeka -Croatia: University of Rijeka - Faculty of Philosophy- Dep of English, 2007.

7.
OLIVEIRA, A. A.. O que há em EM? o papel do trajector na construção do significado. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de letras e Linguistica, 2006, Uberlândia. Resumos do XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de letras e Linguistica. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

8.
OLIVEIRA, A. A.. Do corpo para a linguagem: a gramática cognitivamente motivada. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília-DF. ABRALIN 2005 - Livro de Resumos, 2005.

9.
OLIVEIRA, A. A.. Present Perfect: dificuldades de conceitualização e seus reflexos na aprendizagem. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - Resumos. São Paulo: ALAB, 2004. p. 87-87.

10.
OLIVEIRA, A. A.. Questões Aspectuais na aquisição do Present Perfect. In: X SELAC - Universidade Federal de São João Del Rey, 2004, São João Del Rey. Caderno de Resumos e Programação. São João Del Rey: UFSJ, 2004. p. 13-13.

11.
OLIVEIRA, A. A.. Questões aspectuais na aquisição do Present Perfect. In: X SELAC - UFSJ, 2004, São João del Rey. Caderno de Resumos e Programação. São João del Rey: Coordenadoria de Letras - FunRey, 2004. p. 13-13.

12.
OLIVEIRA, A. A.. O uso de concordancing e tagging na análise de corpora. In: 12o. InPLA, 2002, São Paulo. 12o. InPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. São Paulo: LAEL- PUC, 2002. p. 205-205.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, A. A.. Metaphor motivating grammar: the case of the transitive motion construction.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, A. A.. Linguística Cognitiva: quadro teórico e possibilidades de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, A. A.. Telicity and Verb Meaning in the Choice of Transitive or Intransitive Motion Constructions in Brazilian Portuguese. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, A. A.; ZAUZA, Bruna Falcone . Functional effects of spatial scenes underlying metaphorical meanings of Portuguese Prepositions. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, APARECIDA DE ARAÚJO; PERINI, M. A. . Preposições espaciais, verbos de movimento e papeis semânticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, A. A.. Princípios fundamentais da gramática cognitiva: conceitualização e simbolização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, A. A.. 'Explicação do Que é a Pesquisa Quantitativa e Como a Mesma Pode Ser Aplicada nos Trabalhos Científicos Desenvolvidos em Sua área de Pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, A. A.. Uma visão cognitiva das classes gramaticais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
de Araújo Oliveira; BRANCO, Nayara C.S. . What use reveals about prepositional meaning: the case of sobre in Brazilian Portuguese. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRANCO, Nayara C.S. ; OLIVEIRA, A. A. ; ZAUZA, Bruna Falcone . Semântica da preposição sobre: análise das características Sustentador/sustentado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, A. A.; BRANCO, Nayara C.S. ; ZAUZA, Bruna Falcone . Assimetria focal como explicação para preposições (não) conversas: sob versus sobre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GOMES, Juliely V. ; OLIVEIRA, A. A. . Aprimoramento da habilidade de produção textual no ensino médio no Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, A. A.. Em resposta a Sandra e Rice: validação empírica das redes esquemáticas de polissemia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, A. A.. Noções Básicas da Gramática Cognitiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA, A. A.. Mapeamentos metafóricos a partir do esquema imagético de CONTENTOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOMES, Juliely V. ; OLIVEIRA, A. A. . A busca por melhoras na alfabetização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BRANCO, Nayara C.S. ; OLIVEIRA, A. A. ; ZAUZA, Bruna Falcone . Assimetria e semelhança de família no significado das preposições espaciais sob e sobre: um estudo baseado no uso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
OLIVEIRA, A. A.. Present Perfect tense: form, meaning and acquisition. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CRUZ, V. M. A. ; MELGACO, P. T. ; LINS, M. A. C. ; OLIVEIRA, A. A. . Estruturas de narrativas: diferenças e semelhanças entre homens e mulheres. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
OLIVEIRA, A. A.. Cognitive relations in the semantics of Brazilian-Portuguese preposition em. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA, A. A.. Relações semântico-cognitivas no uso da preposição 'em' do português do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
OLIVEIRA, A. A.. O estudo da Interlingua por meio de adordagens combinadas baseadas no uso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
OLIVEIRA, A. A.. From space and beyond: a cognitive view of polisemy in modern Brazilian-Portuguese. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
OLIVEIRA, A. A.. Construindo sem tijolos: a relevância da perspectivação na produção de sentido. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OLIVEIRA, A. A.. Questões metodológicas: aplicando parâmetros semântico-conceituais para a distinção de sentidos de preposições. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
OLIVEIRA, A. A.. O que há em EM? O papel do trajector na construção do significado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
OLIVEIRA, A. A.. Do corpo para a linguagem: a gramática cognitivamente motivada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
OLIVEIRA, A. A.. Present Perfect: dificuldades de conceitualização e seus reflexos na aprendizagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
OLIVEIRA, A. A.. Questões aspectuais na aquisição do Present Perfect. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
OLIVEIRA, A. A.. O uso de concordancing e tagging na análise de corpora. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, A. A.. Comparando metáforas de movimento-emoção em Inglês, Sueco e Espanhol. Belo Horizonte: PUC Minas, 2016. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, A. A.. Assessoria ad hoc PIBIC. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, A. A.. Parecer ad hoc n. 11, ano 6, Jan-jul, 2018 - Jangada: Revista de Estudos Literários. 2018.

2.
OLIVEIRA, A. A.. Parecer ad hoc Revista Estudos da Linguagem - RELIN. 2018.

3.
JORGE, M. L. S. ; TENUTA, Adriana M. A. ; GONZÁLEZ, Neide T. M. ; OLIVEIRA, A. A. . Coordenadora Adjunta do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011) - Línguas Estrangeira Moderna (6o ao 9o ano). 2010.. 2010.

4.
GONZÁLEZ, Neide T. M. ; JORGE, M. L. S. ; TENUTA, Adriana M. A. ; OLIVEIRA, A. A. . Redação e revisão de pareceres (restritos) e resenhas para o Guia de Livros Didáticos - PNLD 2011. 2010.

5.
FARIA, Maurício J. ; OLIVEIRA, A. A. ; LEÃO, Helian de Almeida . Relatório de Verificação de Curso - Letras - Faculdades Int. Pedro Leopoldo. 2008.

6.
Necy Maria de Campos Castro ; Renato Kennedy de Oliveira ; Maurício José de Faria ; OLIVEIRA, A. A. ; David Loures Machado ; Gilmar Alves Costa ; Enilda Costa Fagundes . Relatório de Verificação de funcionamento de curso - Fund. Com. Educ. e Cultural de João Monlevade. 2006.

7.
Thomaz de Andrade Nogueira ; Maurício José de Faria ; Eunice Maria Nazarethe Nonato ; OLIVEIRA, A. A. ; Char Kazzi . Relatório de verificação de curso - UNIMONTES. 2005.

8.
Sonia Turfi Gannam ; Rogata Soares Del Gaudio ; OLIVEIRA, A. A. ; Adalson de Oliveira Nascimento ; Leonardo Pena Catão ; Maria Beatriz Morais Correa . Relatório de Verificação de funcionamento de curso - Fundação Ed. Com. Formiguense. 2004.

9.
Ricardo José Vaz Tolentino ; Air Rabelo ; Maurício José de Faria ; OLIVEIRA, A. A. ; Esteley Favaro Tavares ; Roney Ximenes Martins ; Ângelo Adriano Faria de Assis ; Ronaldo S. Paes Alves ; Maria Aparecida Silva ; Thomaz de Andrade Nogueira ; Hebert Mendes dos Reis ; Kátia Maria Ferreira Faria ; Enilda Costa Fagundes ; Cláudia Márcia Cunha Ribeiro . Relatório de Verificação de funcionamento de curso. UNIPAC. 2004.

10.
Thomaz de Andrade Nogueira ; Maurício José de Faria ; OLIVEIRA, A. A. ; Maria Francisca de Souza de Lopes ; Char Kazzi . Relatório de verificação de funcionamento de curso - FENORD. 2003.

11.
Hebert Mendes dos Rios ; Danielle Bastos Correa Belchior ; OLIVEIRA, A. A. ; Clodoaldo Lopes Nizza Junior ; Ângelo Adriano Faria de Assis ; Deo Pimenta Dutra ; Char Kazzi ; Izabel Aparecida Cambraia . Relatório de verificação de curso - UNIPAC - Administração, Direito, História, Letras e Filosofia. 2003.

12.
Maurício José de Faria ; OLIVEIRA, A. A. ; Izabel Aparecida Cambraia . Relatório para reconhecimento de Curso - FUPAC Andrelândia. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, A. A.. Parecer ad hoc de Relatório PIBIC 2018 - Comissão de Pesquisa DLA- UFV. 2018. (Consultor ad hoc).

2.
OLIVEIRA, A. A.. Parecerista ad hoc da Revista Scripta - PUC Minas - Abril/2016 - Estudos gramaticais à luz de diferentes construtos teóricos. 2016. (Consultor ad hoc).

3.
OLIVEIRA, A. A.. Compreendendo phrasal verbs a partir de esquemas imagéticos e metáforas conceituais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA, A. A.. ENGLISH PHRASAL VERBS: A COGNITIVE APPROACH. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA, A. A.. Parecerista Ad hoc da Revista Gláuks - Estudos linguísticos, da UFV - V. 12, N, 1. 2012. (Consultor ad hoc).

6.
OLIVEIRA, A. A.. Desenvolvimento de Habilidades Orais e Escritas em Língua Inglesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
OLIVEIRA, A. A.. Sintaxe Cognitiva. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TENUTA, Adriana M. A.; OLIVEIRA, A. A.; ORFANO, B. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Camila Aparecida Martins. A relação entre a complexidade do sintagma nominal e o princípio da informação em narrativas orais e escritas de crianças com e sem TDAH. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Patrícia Miranda Machado. A Construção Superlativa Sintética de Estados Absolutos com o sufixo -íssimo: um caso de desencontro/mismatch morfológico. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
TENUTA, Adriana M. A.; CUNHA, M. A. F.; OLIVEIRA, A. A.; COELHO, S. M.; MARINHO, J. H. S. R. C.. Participação em banca de Maria Carolina Ferreira Reis. O verbo FAZER no Português do Brasil: da visão lexicalista a perspectivas cognitivo-funcionais. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
TENUTA, Adriana M. A.; COELHO, S. M.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Anya Karina Campos D'Almeida e Pinho. Análise da distinção de adjunto nominal e complemento nominal de substantivo: uma perspectiva cognitiva. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TENUTA, Adriana M. A.; OLIVEIRA, A. A.; COELHO, S. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Maria Carolina Ferreira Reis. O verbo fazer no texto escrito do português do Brasil: descrição e análise. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, A. A.; SIQUEIRA, J. S.; STACUL, J. F.. Seleção de Tutores - Língua Portuguesa. 2013.

2.
OLIVEIRA, A. A.; COURA SOBRINHO, J.; JUDICE, N. P. M.. Concurso de professor auxiliar nível I - português para estrangeiro. 2013. Universidade Federal de Viçosa.

3.
ARRUDA, N. I. L.; OLIVEIRA, A. A.; PRAZERES, L. A.. Classe A - Professor Assistente A - Nível I - DE DOU nº 148, de 02.08.2013. 2013. Universidade Federal de Viçosa.

4.
GOMES, M. C. A.; OLIVEIRA, A. A.; SHRODER, U. A.. Concurso Público para Professor Adjunto 1 - Estudos Linguísticos/Português para estrangeiros. 2013. Universidade Federal de Viçosa.

5.
GOMES, M. C. A.; PAES, Cristiane Cataldi dos S.; SILVA, Adriana; OLIVEIRA, A. A.; MARTINS, Edson F.; LADEIRA, Wânia Terezinha. Concurso de Professor Substituto em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna: Estudos do Texto e do Discurso- Departamento de Letras. 2012. Universidade Federal de Viçosa.

6.
BAETA, Odemir V.; SILVA, Adriana; GOMES, M. C. A.; MELO, Mônica S. S.; LADEIRA, Wânia Terezinha; OLIVEIRA, A. A.. Concurso de Professor Substituto na área de L. Portuguesa/Linguística. 2011. Universidade Federal de Viçosa.

7.
PAES, Cristiane Cataldi dos S.; SILVA, Adriana; OLIVEIRA, A. A.. Concurso para Monitor I - Port. Instrumental I e II; Leitura e Produção de Textos I e II; Oficina de Leitura e Prod. de Gêneros Acad.; Ling. Port. - redação e exp. oral.. 2011. Universidade Federal de Viçosa.

8.
SILVA, Adriana; GOMES, M. C. A.; OLIVEIRA, A. A.. Seleção de tutores nível 1 - área de Português. 2011. Universidade Federal de Viçosa.

9.
OLIVEIRA, A. A.; LOPES, E. C.; MELO, M. S. S.. Seleção de monitor nível II - Português para estrangeiro. 2010.

10.
OLIVEIRA, A. A.; BASTOS, H. M. L.; GOMES, M. C. A.. Concurso Público para Professor Assistente I - Português/Inglês. 2009. Universidade Federal de Viçosa.

11.
OLIVEIRA, A. A.; ARRUDA, N. I. L.; MENEGON, T. V.. Concurso Monitor Nível I, Português Instrumental- UFV -Campus Rio Paranaíba. 2009.

Outras participações
1.
SILVA, N. A. G.; OLIVEIRA, A. A.; SILVA, A.. Banca da avaliação de promoção carreira docente. 2014. Universidade Federal de Viçosa.

2.
OLIVEIRA, A. A.; CRUZ, A. S.; VALE, R. P. G.. seleção de monitor nível 1 - Leitura e produção de textos. 2014. Universidade Federal de Viçosa.

3.
OLIVEIRA, A. A.; SILVA, A.; MELO, M. S. S.. Banca de avaliação processo de promoção carreira docente. 2014. Universidade Federal de Viçosa.

4.
OLIVEIRA, A. A.; SILVA, A.; VALE, R. P. G.. Banca de seleção de tutores, nível I, língua portuguesa. 2014. Universidade Federal de Viçosa.

5.
PAES, C. C. S.; OLIVEIRA, A. A.; SIMOES, A. C.. Concurso para monitor nível 1 - Leitura e produção de textos. 2013. Universidade Federal de Viçosa.

6.
GOMES, M. C. A.; OLIVEIRA, A. A.; PIRES, C. C.. Seleção de monitor II - Português para estrangeiro. 2013. Universidade Federal de Viçosa.

7.
LOPES, Renato A.; OLIVEIRA, A. A.; MELO JUNIOR, J. A. C. C.; PEREIRA, Marlon C.; OLIVEIRA, André L. N.; BOTREL, Diego A.. Edital FUNARPEX 2010/2011. 2009. Fundação Arthur Bernardes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4th Conference on Figurative Thought and Language. Metaphor motivating grammar: the case of the transitive motion construction. 2018. (Congresso).

2.
VIII SETED - POSLIN.Debatedor no viii seted POSLIN - UFMG. 2017. (Seminário).

3.
5th International Conference on Metaphor in Language and Thought. Functional Effects of spatial scenes underlying metaphorical meanings of Portuguese prepositions. 2015. (Congresso).

4.
I Congresso Ibero-americano de Semântica Cognitiva. Preposições espaciais, verbos de movimento e papeis semânticos. 2015. (Congresso).

5.
VI Seminário de Teses e Dissertações- POSLIN/FALE-UFMG.Debatedora Mesa 10 -. 2015. (Seminário).

6.
Workshops em Linguística Cognitiva - Prof. Hanna Batoréo. 2014. (Oficina).

7.
12th ICLC - International Cognitive Linguistics Conference. What use reveals about prepositional meaning: the case of sobre in Brazilian Portuguese. 2013. (Congresso).

8.
XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. Semântica da preposição sobre: análise das características Sustentador/sustentado. 2012. (Congresso).

9.
XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. Assimetria focal como explicação para preposições (não) conversas: sob versus sobre. 2012. (Congresso).

10.
Guidelines for writing well. 2011. (Oficina).

11.
IV Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento. 2011. (Congresso).

12.
IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Mapeamentos metafóricos a partir do esquema imagético de CONTENTOR. 2011. (Congresso).

13.
IX Semana Acadêmica de Letras.A busca por melhoras na alfabetização. 2011. (Simpósio).

14.
VII Congresso Internacional da ABRALIN. Em resposta a Sandra e Rice: validação empírica das redes esquemáticas de polissemia. 2011. (Congresso).

15.
III SETED - Simpósio de Teses e Dissertações- POSLIN - FALE - UFMG.Construções gramaticais. 2010. (Simpósio).

16.
I SETED - SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES.Relações Semântico-Cognitivas no uso da preposição 'em' no português do Brasil. 2008. (Seminário).

17.
IX Encontro de Ciência Empírica. 2008. (Encontro).

18.
IX Encontro de Ciência Empírica.O estudo da interlíngua por meio de abordagens combinadas baseadas no uso. 2008. (Encontro).

19.
Ciclo de Estudos Contemporâneos em Língua Portuguesa.A gramática Cognitiva: princípios e conceitos fundamentais. 2007. (Seminário).

20.
Conference Space and Time in Language and Literature. From space and beyond: a cognitive view of prepositional polisemy in modern Brazilian Portuguese. 2007. (Congresso).

21.
IV Conferencia de Linguistica e Cognicao: questoes metodologicas. Sistematicidade metodolpgica: aplicando parametros semantico-conceituais para a distinçao de sentidos de preposiçoes. 2007. (Congresso).

22.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. Construindo sem tijolos: a relevância da perspectivação na produção do sentido. 2007. (Congresso).

23.
Aula - FALE UFMG.Introdução à gramática cognitiva. 2006. (Outra).

24.
III Conferência Lingüística e Cognição - UNICAMP. 2006. (Congresso).

25.
III Conferência Lingüística e Cognição - UNICAMP. Esquemas espaciais e extensões metafóricas na semântica de preposições do PB: um estudo de caso. 2006. (Congresso).

26.
I Oficina de Metodologia de Pesquisa - Lingüística de Corpus - UFJF.Ferramentas de Corpora na Lingüística Cognitiva e Aquisição de L2. 2006. (Oficina).

27.
VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE.Processos cognitivos recorrentes nos usos da preposição sob. 2006. (Encontro).

28.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguistica - UFU. O que há em EM? O papel do trajector na construção do significado emergente. 2006. (Congresso).

29.
XXXII Semana de Letras - UNIPAC.Esquemas e metáforas na semântica de preposições do Português do Brasil. 2006. (Encontro).

30.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. Do corpo para a linguagem: a gramática cognitivamente motivada. 2005. (Congresso).

31.
Palestra - FUNEDI - UEMG.Tese da Corporeidade. 2005. (Outra).

32.
VII CBLA PUC SP. Present Perfect: difuculdades de Conceitualização e seus reflexos na aprendizagem. 2004. (Congresso).

33.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE L. APLICADA - Aprendizagem de Vocabulário em aulas de ingês. 2004. (Oficina).

34.
X SELAC - UFSJ. Questões Aspectuais na Aquisição do Present Perfect. 2004. (Congresso).

35.
I Encontro Regional de Professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.Investigating Students' Beliefs. 2003. (Encontro).

36.
12º InPLA As Interlocuções na lingüística aplicada- puc SP. O uso de concordancing e tagging na análise de corpora. 2002. (Congresso).

37.
VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - UFMG. O uso de 'Concordancing' e 'Tagging' na análise de corpora.. 2001. (Congresso).

38.
VI Encontro Mineiro de Estudantes de Letras - EMEL.A lingüística de Corpora e o Ensino de Língua estrangeria. 2001. (Encontro).

39.
XXXII Semana da Educação.Estratégias de Aprendizagem de Lingua Inglesa. 2000. (Encontro).

40.
Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras - APLIEMGE.Investigando as crenças de alunos. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, A. A.. I Encontro da Pesquisa e Extensão do Campus de Rio Paranaíba. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcelo Rodrigues Lima. CARACTERÍSTICAS PRAGMÁTICO-COGNITIVAS DETERMINANTES DO USO ESPACIAL DAS LOCUÇÕES PREPOSITIVAS EM CIMA DE E EMBAIXO DE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Monique Vieira Miranda. Substantivos em artigos científicos: o vocabulário técnico e acadêmico na perspectiva da Linguística de Corpus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

2.
Bruna Falcone Zauza. A polissemia da locução prepositiva "fora de" no português do Brasil: esquemas e metáforas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

Iniciação científica
1.
Marcelo Rodrigues Lima. Características pragmático-cognitivas determinantes no estudo das locuções prepositivas EM CIMA DE e EMBAIXO DE no português brasileiro. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

2.
Marcelo Rodrigues de Lima. Características pragmático-cognitivas determinantes do uso das locuções prepositivas acima de e abaixo de. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

3.
Monique Vieira Miranda. ESTUDO DAS COLOCAÇÕES E FUNÇÕES TEXTUAIS DO VOCABULÁRIO TÉCNICO E ACADÊMICO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE CORPUS. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação Arthur Bernarde. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

4.
Marcelo Rodrigues de Lima. Características pragmático-cognitivas determinantes do uso espacial das locuções prepositivas acima de e abaixo de no PB. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

5.
Nayara Carolina Soares Branco. Assimetria e semelhança de família no significado das preposições espaciais sob e sobre: um estudo baseado no uso. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

6.
Bruna Falcone Zauza. Assimetria e semelhança de família no significado das preposições espaciais sob e sobre: um estudo baseado no uso. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Natalícia Aparecida Máximo. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

2.
Raquel Nunes Crispim. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

3.
Nínive Andrade Pinto. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

4.
Bruna Falcone Zauza. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

5.
Jéssica Aparecida da Silva. Revisão textual de artigos científicos. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

6.
Nayara Carolina Soares Branco. Revisão linguística e textual de artigos científicos. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

7.
Marcela Constantino Sotta. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

8.
Carla Maria de Souza. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

9.
Nathália de Freitas Fajardo Silveira. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

10.
Samira Baiao Pereira e Mucci. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

11.
Bruna Falcone Zauza. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

12.
Thalita Cunha de Rezende. Assessoramento a alunos das disciplinas de Linguística I (LET 190), Linguística II (LET 191) e Semântica (LET 292) para o curso de Letras da UFV. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

13.
Nathália de Freitas Fajardo Silveira. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

14.
Marcela de Azevedo Masala. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

15.
Carla Maria de Souza. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

16.
Luciana de Carvalho Medeiros. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

17.
Bruna Falcone Zauza. Tutores do Programa de Apoio Didático às Ciẽncias Básicas - Língua Portuguesa. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Pró-reitoria de Ensino UFV. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

18.
Jéssica Aparecida de Silva. Revisão textual de artigos científicos. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.

19.
Bruno Luiz Xavier Soares. Monitoria remunerada disciplina CRP 290. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Aparecida de Araújo Oliveira.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1OLIVEIRA, A. A.2016OLIVEIRA, A. A.. Functional effects, prepositional semantics, and metaphorical containment in Brazilian Portuguese: the case of em, dentro de, and fora de. Scripta (PUCMG), v. 20, p. 61/3-83, 2016.

2.
8MIRANDA, MONIQUE VIEIRA2016MIRANDA, MONIQUE VIEIRA ; OLIVEIRA, APARECIDA DE ARAÚJO . Substantivos em artigos científicos: o vocabulário técnico e acadêmico na perspectiva da Linguística de Corpus. Signotica (UFG), v. 28, p. 509-532, 2016.

3.
6OLIVEIRA, A. A.2016OLIVEIRA, A. A.; BRANCO, Nayara C.S. . Aspectos cognitivos e funcionais na semântica das preposições espaciais sob e sobre no português do Brasil. Revista Portuguesa de Humanidades, v. 20, p. 77-100, 2016.

4.
4OLIVEIRA, APARECIDA DE ARAÚJO2017OLIVEIRA, APARECIDA DE ARAÚJO; GOOD GOD, PEDRO IVO VIEIRA . Validade empírica das redes de polissemia para o significado preposicional. Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, p. 11-44, 2017.


Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, A. A.. Construção transitiva de movimento no português do Brasil: uma herança metafórica. In: Adriana Maria Ternuta; Sueli Maria Coelho. (Org.). Uma abordagem cognitiva da linguagem: perspectivas teóricas e descritivas. 1ed.Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2018, v. , p. 93-113.


Apresentações de Trabalho
1.
BRANCO, Nayara C.S. ; OLIVEIRA, A. A. ; ZAUZA, Bruna Falcone . Semântica da preposição sobre: análise das características Sustentador/sustentado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOMES, Juliely V. ; OLIVEIRA, A. A. . Aprimoramento da habilidade de produção textual no ensino médio no Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, A. A.. Uma visão cognitiva das classes gramaticais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, A. A.. Princípios fundamentais da gramática cognitiva: conceitualização e simbolização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, APARECIDA DE ARAÚJO; PERINI, M. A. . Preposições espaciais, verbos de movimento e papeis semânticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, A. A.. Telicity and Verb Meaning in the Choice of Transitive or Intransitive Motion Constructions in Brazilian Portuguese. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, A. A.. Linguística Cognitiva: quadro teórico e possibilidades de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Membro de Comissão de Extensão - UFV - Campus Rio Paranáíba - ato 121/2008/CRP - de 22.06.2009

Apoio recebido FAPEMIG - para participação na 3rd UK Cognitive Linguistics Conference - jul-2010 - Hatfield - Inglaterra - processo PEE-00531-10

Bolsa CAPES - Programa de Doutorado no Brasil com Estágio no Exterior - Processo PDEE 1513/07-9

Bolsista de Extensão - Projeto "Contribuições de práticas de Economia Solidária para a Educação de Jovens e Adultos - vinculado ao Departamento de Economia Rural - UFV



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