Claudia Avellar Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3537386569474804
  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Doutora em Educação e Inclusão Social pela FAE-UFMG, possui graduação em Ciências Biológicas (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Realiza investigações no campo da Educação, com ênfase em ensino de ciências e biologia, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: multimodalidade no ensino de ciências e biologia, formação de professores, ação docente, escolarização e o livro didático de ciências e de biologia. Lecionou no ensino básico em escolas das redes particular e estadual de ensino de Minas Gerais. Leciona, atualmente, no ensino superior, na Faculdade de Educação da UFJF, atuando nos cursos de licenciatura em ciências biológicas, licenciatura em enfermagem e pedagogia. Compõe o grupo de estudos do NEC, Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da UFJF, espaço interdisciplinar de formação docente, divulgação científica e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/CAPES). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Avellar Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação.
Rua José Lourenço Kelmer s/n. Campus Universitário
São Pedro
36036-900 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (031) 21023669
Fax: (031) 21023666
URL da Homepage: www.ufjf.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A ESCOLARIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS IMAGÉTICOS DA BIOLOGIA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DE AULAS PELO PROFESSOR DE BIOLOGIA., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade.
Palavras-chave: ensino de biologia; escolarização; imagens; videoanalise; currículo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Imagens Faladas: estudo da dinâmica discursiva, uso e intereptação de imagens em aulas de biologia.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Maria Lúcia Castanheira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1998 - 1999
Especialização em Especialização em Ensino de Ciências. (Carga Horária: 450h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Visualizando uma idéia.
Orientador: Isabel Gonçalves Rodrigues Martins.
1985 - 1997
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


1999 - 1999
História da ciência e da cultura. (Carga horária: 8h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Programa de Monitoria de Pós-Graduação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágios, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação de Estágios da Faculdade de Educação da UFJF

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12
Outras informações
Professora horista no curso de Pedagogia e Licenciaturas A partir de 2009 - professora horista também nos cursos de Ciências Biológicas e de Enfermagem e Nutrição.

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
02/2009 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Biologia

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor no Instituto de Educação Continuada, Carga horária: 4


Escola Estadual Sinhá Andrade, EESA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora P5A, Carga horária: 11


Instituto Rgina Pacis, IRP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de ciências e de biologia, Carga horária: 12


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, FACED - UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágios, Carga horária: 4
Outras informações
Cargo eletivo com duração de 3 anos



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Conhecimentos e pedagogias em construção em projetos do Programa de Bolsas de Iniciação à docência
Descrição: O objetivo geral do projeto é compreender o que aprendem e como aprendem os estudantes, bolsistas de iniciação à docência, na experiência de participar de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID ? UFJF. Para isso pretendemos observar, descrever e analisar reuniões de grupos de estudo e de planejamento de atividades dos projetos, nas quais estudantes e professores supervisores estejam engajados; Ler e analisar relatórios enviados à CAPES sobre os projetos PIBID da UFJF; Observar, descrever e analisar algumas práticas educativas elaboradas para turmas da Educação Básica que participam dos projetos, identificando especificidades do trabalho docente neste contexto. Os conhecimentos que objetivamos produzir vêm de encontro à necessidade de identificar e valorizar saberes específicos da profissão docente (TARDIF, 2012). A partir desse estudo, pretendemos escrever artigos de divulgação em meios acessíveis aos profissionais da educação em geral. Também esperamos poder produzir resultados para auxiliar na qualificação de avaliações do PIBID na Universidade Federal de Juiz de Fora, processo que é de extrema relevância para apoiar futuros projetos desta modalidade. Buscamos, fundamentalmente responder às seguintes questões: Que conhecimentos podem ser aprendidos em um projeto de iniciação à docência tanto por estudantes quanto por professores? Como o conhecimento dos educadores mais experientes é aprendido pelos estudantes de iniciação à docência? Quais são os conhecimentos específicos do oficio dos professores mais discutidos nas reuniões?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia Avellar Freitas - Coordenador / THAÍS CRISTINA MOREIRA ANTÔNIO - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
2015 - 2017
Discursos multimodais em aulas de Biologia e a produção de significados em quatro domínios da prática
Descrição: Este projeto propõe observar aulas de Biologia, a partir de uma perspectiva etnográfica na qual o(a) pesquisador(a) se insere no campo e dele participa realizando observações por um período que seja suficiente para que se consiga compreender os significados construídos pelos participantes a partir de uma perspectiva interna, ou seja, há um esforço do(a) pesquisador(a) em tentar interpretar os discursos com base em referencias semelhantes aos que alunos e professores daquele contexto específico utilizam para fazê-lo. A construção dos dados de pesquisa compreende a observação contínua de aulas com anotações em caderno de campo e gravações audiovisuais. As entrevistas serão feitas quando se fizer necessário explorar algo observado na prática que possa responder às questões levantadas. De acordo com a perspectiva teórico-metodológica adotada para a realização desta investigação, o significado linguístico e cultural de uma enunciação depende do contexto no qual ela foi produzida (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2006) e, portanto, o processo de transposição de dados linguísticos com sua recontextualização é determinante para a apresentação da informação contida nesses dados. Dessa forma, iremos conservar todas as gravações originais, para que se possa recuperar entonação, expressão e outros dados que são característicos do discurso oral, durante o processo de análise. Os discursos gravados serão transcritos em um processo que se inicia com a escrita de um texto único que apresenta principalmente a linguagem verbal e depois, com o retorno as gravações, passamos para a construção de uma segunda fase da transcrição, na qual gestos, prosódia e expressões faciais serão representados também (OCHS, 1979; FREITAS, 2002). Os dados transcritos serão analisados por meio da construção de mapas de eventos (CASTANHEIRA e colaboradores, 2001) das dinâmicas discursivas. O fluxo das aulas registrado em mapas será a base para a realização de um recorte que irá possibilitar um olhar mais detalhado dos eventos que se mostrarem interessantes para uma análise ?microscópica? realizada a partir da analise do discurso com base, principalmente, nas teorias de Bakhtin/Volochínov (2006), Bernstein (1996) e Kress e van Leeuwen (2001)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia Avellar Freitas - Coordenador.
2011 - 2013
Saberes científicos escolares e os valores que subjazem a prática educativa
Descrição: Este projeto tem como objeto os saberes escolares que circulam em sala de aula de ciências, em uma escola pública de Juiz de Fora. Estes saberes se objetivam quando passam a fazer parte do discurso de alunos e professores e, do ponto de vista expresso em seu discurso, podem ser identificados, registrados e analisados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia Avellar Freitas - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Encontros Formativos
Descrição: O projeto Encontros Formativos consiste em um espaço para possibilitar a troca de saberes e práticas entre Universidade e Escolas, por meio de ações que envolvem estudantes de licenciatura, docentes da Educação Básica e a equipe multidisciplinar de docentes do Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação da UFJF. O projeto é constituído por um conjunto de oficinas mensais oferecidas a partir do segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, que se ocuparão em abordar temáticas diversas a cada mês. Seu objetivo é promover vivências formativas de caráter multidisciplinar que contribuam com a qualificação das ações das/os docentes envolvidas/os diante das complexas e variadas questões educacionais e sociais contemporâneas. Nestas oficinas serão tramadas problematizações em relação aos conhecimentos e suas verdades, às concepções que lhes são atreladas, à produção de saberes, de práticas e de subjetividades a elas conjugadas. Para tanto, propõe-se uma trama a partir dos conteúdos escolares que os/as docentes experimentam em sua prática na escola. Podem se inscrever docentes que lecionem na Educação Básica em qualquer segmento ou modalidade de ensino e estudantes de licenciatura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Claudia Avellar Freitas - Coordenador / Paulo Henrique Menezes - Integrante / Angélica Cosenza - Integrante / Roney Polato de Castro - Integrante / Mariana Cassab Torres - Integrante / Rita de Cássia Reis - Integrante / Margareth Sacramento Rotondo - Integrante.
2014 - Atual
Programa Institucional de bolsa de Inciação à Docência PIBID
Descrição: Coordenação do subprojeto Interdisciplinar Ciências I, que envolver as licenciaturas de Pedagogia, Física, Química e Ciências Biológicas da UFJF. O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Claudia Avellar Freitas - Coordenador / Paulo Belletato - Integrante.
2011 - 2015
Experimentoteca do NEC
Descrição: Espaço para o desenvolvimento de propostas de educação em ciências e matemática para estudantes do ensino básico sob a orientação de licenciandos em ciências e em matemática da UFJF.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Claudia Avellar Freitas - Integrante / Roney Polato de Castro - Coordenador / Margareth Rotondo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências


Membro de comitê de assessoramento


2013 - Atual
Agência de fomento: Ministério da Saúde


Revisor de periódico


2011 - 2017
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TOLEDO, M. L. S.2017TOLEDO, M. L. S. ; FREITAS, C. A. . Alfabetizando interdisciplinarmente com o PIBID. Revista Práticas de Linguagem, v. 7, p. 458-466, 2017.

2.
CANTARINO, A. M.2016 CANTARINO, A. M. ; FREITAS, C. A. . Saberes em legitimação na formação de professores: diálogos entre universidade e escola. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 21, p. 173-195, 2016.

3.
ROCHA, R. O.2014ROCHA, R. O. ; FREITAS, C. A. . FUNÇÕESPEDAGÓGICASDEIMAGENS E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMESTUDO SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 1370-1380, 2014.

4.
FREITAS, C. A.2013 FREITAS, C. A.. O papel do professor na escolarização dos saberes: produção e reprodução de discursos sobre a genética mendeliana. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 15, p. 97-112, 2013.

5.
FREITAS, C. A.2007 FREITAS, C. A.; Maria Lúcia Castanheira . Talked Images: Examining the Contextualised Nature of Image Use. Pedagogies (Mahwah, N.J.), v. 2, p. 151-164, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, C. A.. Discurso Multimodal, Etnografias e Normalizações em Aulas de Ciências e Biologia. In: Reginaldo Fernando Carneiro; Cristhiane Carneiro Cunha Flor. (Org.). Formação de Professores para a Educação Básica. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2016, v. , p. 99-111.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, C. A.; BRAGA, A. O. ; PEREIRA, L. L. ; AUGUSTO, R. P. ; CABRAL, A. . Atividade Lúdica como ferramenta facilitadora da aprendizagem sobre o corpo humano no Ensino de Ciências. In: III Semana da Faced | VIII Semana da Educação | XI Seminário Anual de pesquisa em Educação do PPGE, 2016, Juiz de Fora. III Semana da Faced | Anais - VIII Semana da Educação | XI Seminário Anual de pesquisa em Educação do PPGE. Juiz de Fora, 2016. v. único. p. 227-233.

2.
PEREIRA, L. L. ; COSTA, I. A. ; FREITAS, C. A. ; AUGUSTO, R. P. . A Narrativa das histórias em quadrinhos como incentivo à escrita. In: IX Simpósio de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, 2015, Juiz de Fora. IX Simpósio de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional, 2015.

3.
FREITAS, C. A.; ROCHA, R. O. . Textos multimodais no ensino de biologia: entendendo a leitura dos alunos. In: X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

4.
FREITAS, C. A.; ROCHA, R. O. . AS FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DAS IMAGENS ENCONTRADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA MAIS USADOS EM JUIZ DE FORA. In: XXXVI Semana de Biologia e XIX Mostra de Produção Científica da UFJF., 2013, Juiz de Fora. Anais da XXXVI Semana de Biologia, 2013.

5.
FREITAS, C. A.. Os espaços ocupados pelas imagens canônicas da Biologia em seu processo de construção em sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2001, Atibaia / SP. Anais do IIIº Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2001. v. unico.

6.
FREITAS, C. A.; Isabel Martins . Visualizando uma Idéia: as relações entre texto e imagem na representaçào de conceitos em Biologia. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Biologia, 2000, São Paulo. Coletânea VII EPEB - Encontro de Pesquisa em Ensino de Biologia. São Paulo: USP, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TOLEDO, M. L. S. ; FREITAS, C. A. . ALFABETIZANDO INTERDISCIPLINARMENTE COM O PIBID. In: IV COLÓQUIO DE LETRAMENTOS DO NÚCLEO FALE: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE, 2017, Juiz de Fora. Caderno de resumos do IV Colóquio Letramentos, Linguagem e Ensino do núcleo FALE. Juiz de Fora: UFJF, 2017. v. 1. p. 59-60.

2.
FREITAS, C. A.; LOPES, J. C. F. . Conteúdos Atitudinais, ensino de Ciências e 'educação para a vida'. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática e Ensino, 2014, Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014. v. unico. p. 35-35.

3.
FREITAS, C. A.; LOPES, J. C. F. . Os conteúdos atitudinais em aulas de ciências: análise do currículo em uso na sala de aula de. In: X Colóquio sobre questões curriculares, 2012, Belo Horizonte. Anais do X colóquio sobre questões curriculares. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 1. p. 311-311.

4.
FREITAS, C. A.; Isabel Cristina Alves Frade . O uso de recursos semióticos em sala de aula: um estudo sobre formas de letramentona biologia.. In: Terceiro Colóquio internacional sobre letramento e cultura escrita., 2010, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos do 3 Colóquio internacional sobre letramento e cultura escrita.. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. v. unico. p. 86-86.

5.
FREITAS, C. A.; Isabel Cristina Alves Frade . Estudos sobre linguagem e o ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV Endipe. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. unico.

6.
FREITAS, C. A.; Maria Lúcia Castanheira . Talked Images:Process of Meaning Construction in a biology class. In: The 14th World Congress of Aplied Linguistics, 2005, Madison. Symposia Abstracts of the 14th world congress of aplied linguistics, 2005. v. unico.

7.
FREITAS, C. A.; Isabel Martins ; Alfonso Chíncaro . Tipos e Funções de Imagens em Livros didáticos de Ciências: uma análise preliminar. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasília. Cadernos de Resumos do XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Brasília: UNB, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, C. A.; MICARELLO, H. ; OLIVEIRA, R. . As questões curriculares colocadas pela BNCC ao ensino de Ciências nas séries iniciais e à formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Oliveira ; Nara Pinheiro ; FREITAS, C. A. ; Paulo Menezes . Problemas Ambientais Locais: educabilidades possíveis a partir do enfoque CTSA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FREITAS, C. A.. X ENPEC. 2015.

2.
FREITAS, C. A.. IX ENPEC. 2013.

3.
FREITAS, C. A.; TAVARES, M. . Elaboração de pareceres para o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. 2013.

4.
FREITAS, C. A.; CASTRO, R. P. ; HARA, M. P. . Elaboração do currículo de ciências naturais para a Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora. 2012.

5.
FREITAS, C. A.. Elaboração de Avaliação para Prefeitura de Serra - ES. 2007.

Produtos tecnológicos
1.
FREITAS, C. A.; HARA, M. P. ; CASTRO, R. P. . Proposta Curricular da Rede Municipal de Juiz de Fora - Ciências. 2012.

2.
FREITAS, C. A.; Alfonso Chíncaro . Luz e Visão. 1998.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERNANDES, P. C. ; SILVA, F. A. R. ; BARBOSA, M. A. C. ; FREITAS, C. A. . Universidade-escola: diálogos entre professores. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, C. A.. Experimentoteca do NEC. 2013. (Extensão).

2.
FREITAS, C. A.; HARA, M. P. . Oficina do Avalia BH. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HARA, M. P. ; Duarte, A.K. ; FREITAS, C. A. . Boletim do Sistema de Avaliação Avallia BH. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim).

4.
FREITAS, C. A.. Ciências e Biologia e o Currículo Básico Comum - CBC: diretrizes e procedimentos didáticos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
FREITAS, C. A.; MUNFORD, D.; Isabel Martins; Marina de Lima Tavares; NEVES, V. F. A.. Participação em banca de Vanessa Avelar Cappelle Fonseca. Construindo Investigações em aulas de Ciências: práticas, modos de comunicação e relações temporais nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
MUNFORD, D.; NEVES, V. F. A.; FREITAS, C. A.. Participação em banca de Vanessa Avelar Cappelle Fonseca. A Construção de Práticas Investigativas Utilizando Diferentes Modos de Comunicação ao longo dos Três Primeiros Anos do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
FREITAS, C. A.; SILVA, F. A. R.; SILVA, N. S.. Participação em banca de Carla Ribeiro de Paiva Gomes. O uso do jogo Mistério no Zoo em uma sequência didática sobre vertebrados. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, C. A.; Paulo Menezes; ROSA, F. B.. Participação em banca de Raphaela de Paula Augusto.COMO EU SEI QUE SOU PROFESSORA? SABERES EXPERIENCIAIS E A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PIBID. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
CASTRO, R. P.; TAVARES, L. S.; FREITAS, C. A.. Participação em banca de Neima Alice Menezes Evangelista.CONCEITOS E CONCEPÇÕES GENÉTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, C. A.; CASTRO, R. P.; RICHETTI, G. P.. Banca Examinadora de Processo Seletivo Simplificado. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
FREITAS, C. A.; ROSA, F. B.; COELI, R. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
Marina de Lima Tavares; LEAL, M. C.; FREITAS, C. A.. Concurso para professor efetivo, na área de Ensino de Biologia. 2013. Universidade Federal de São João Del-Rei.

Outras participações
1.
FREITAS, C. A.; Angélica Cosenza; Roney Polato. Seleção de professor Substituto. 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3er Congreso Internacional de Editores Redalyc. A Evolução da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências: da editoração de números impressos ao fluxo contínuo em formato eletrônico. 2018. (Congresso).

2.
II Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais.Cidadania e sustentabilidade: relato de uma experiência pibidiana. 2017. (Encontro).

3.
II Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais.Experiência de uma horta vertical na Escola Duarte de Abreu em Juiz de Fora. 2017. (Encontro).

4.
II Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais CIMAI.Roda de Conversas. 2017. (Encontro).

5.
II Quiencontro UFJF.Roda de Conversa. 2017. (Encontro).

6.
II Quiencontro UFJF.A importância do trabalho em grupo para o desenvolvimento da criança. 2017. (Encontro).

7.
IV Colóquio de Letramentos do Núcleo FALE: Formação e Trabalho Docente.Alfabetizando Interdisciplinarmente com o PIBID. 2017. (Outra).

8.
IV Semana da FACED.Currículo. 2017. (Seminário).

9.
IX Encontro de Pesquisa em educação Ambiental. 2017. (Encontro).

10.
VI Colóquio Internacional Sobre Letramento e Cultura Escrita.Perspectivas multimodais da cultura escrita. 2017. (Encontro).

11.
V Seminário de Iniciação à docência da UFJF.Sustentabilidade como tema de práticas pedagógicas na escola. 2017. (Seminário).

12.
XL Semana de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.Desenvolvimento de Intervenção Pedagógica Para Fins de Divulgação Científica no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2017. (Outra).

13.
I Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais CIMAI.Roda de Conversas. 2016. (Encontro).

14.
I Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais CIMAI.A importância da experimentação no Ensino de Ciências. 2016. (Encontro).

15.
I Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais CIMAI.Um relato sobre a relevância de atividade lúdica no Ensino de Ciências. 2016. (Encontro).

16.
III Semana da FACED, VIII Semana da Educação, XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE.OFICINA: TEM CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS?. 2016. (Seminário).

17.
III Semana da FACED, VIII Semana da Educação, XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE.TROCA DE EXPERIÊNCIAS: O PONTO DE PARTIDA PARA CONSOLIDAÇÃO DE UM BOM TRABALHO. 2016. (Seminário).

18.
IV seminário de iniciação à docência.Percursos Trilhados e Desafios do Devir. 2016. (Seminário).

19.
Encontro Regional de Ensino de Biologia. Regional 4. Ser Professor de Ciências e Biologia: entre políticas inquietações saberes e sensibilidades.Universidade-escola: diálogos entre professores. 2015. (Encontro).

20.
III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF).Ensinar ciências para crianças na escola: produção de saberes/experiências sobre a docência.. 2015. (Oficina).

21.
III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF).Saberes docentes em construção. 2015. (Encontro).

22.
III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF).Classificações biológicas: utilização de recursos lúdicos e expositivos como ferramenta para a aprendizagem. 2015. (Encontro).

23.
III SMEQ.Rótulos como material de ensino e aprendizagem: investigando produtos químicos. 2015. (Simpósio).

24.
IX SICEA.A Narrativa das histórias em quadrinhos como incentivo à escrita. 2015. (Seminário).

25.
X ENPEC.Textos multimodais no ensino de biologia: entendendo a leitura dos alunos. 2015. (Encontro).

26.
II Semana da FACED; VII Semana da Educação; X Seminário Anula de Pesquisa em Educação do PPGE.?PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM ESPAÇO PARA EXPERIÊNCIAS PRODUTORAS DE SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE.. 2014. (Seminário).

27.
V Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBio.FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DE IMAGENS E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. 2014. (Encontro).

28.
XVII Encontro Nacional de Didátca e Prática de Ensino.Conteúdos Atitudinais, ensino de Ciências e "educação para a vida'. 2014. (Encontro).

29.
IV Encontro Nacional das Licenciaturas III Seminário Nacional do PIBID. 2013. (Encontro).

30.
XXXVI Semana da Biologia e XIX Mostra de Produção Científica da UFJF.AS FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DAS IMAGENS ENCONTRADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA MAIS USADOS EM JUIZ DE FORA. 2013. (Encontro).

31.
X Colóquio sobre questões Curriculares, VI Colóquio Luso-Brasileiro de currículio.Os conteúdos atitudinais em aulas de ciências. 2012. (Encontro).

32.
Reflexões sobre a pós-graduação e seus impactos junto 'a escola básica: relação multifacetada. 2011. (Outra).

33.
Reflexões sobre a pós-graduação e seus impactos junto 'a escola básica: relação multifacetada. 2011. (Outra).

34.
VIII ENPEC.Problemas Ambientais Locais: educabilidades possíveis a partir do enfoque CTSA. 2011. (Encontro).

35.
III Colóquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita.O uso de recursos semióticos em sala de aula: um estudo sobre formas de letramentona biologia.. 2010. (Encontro).

36.
XV ENDIPE.Estudos sobre linguagem e o ensino de ciências naturais. 2010. (Encontro).

37.
I Colóquio de Semiótica.I Colóquio de Semiótica. 2000. (Outra).

38.
I Simpósio Latino-Americano da IOSTE.Visualizando uma ideia: as relações entre texto e imagem na representação de conceitos em Biologia. 2000. (Simpósio).

39.
XIII Simpósio Nacional de ensino de Física. 1999. (Simpósio).

40.
XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Tipos e Funções de imagens em livros didáticos de ciências: uma análise preliminar. 1999. (Simpósio).

41.
Seminário do Programa de Apoio à Formação de Professores e à Docência em Ciências e Matemática nos Ensinos Médio e Fundamental. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Angélica Cosenza ; PINTO, V. P. S. ; FREITAS, C. A. . IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2017. (Congresso).

2.
FREITAS, C. A.. IV Semana da FACED IX Semana da Educação XII Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE. 2017. (Congresso).

3.
FREITAS, C. A.. III Semana da FACED Experiência e Educação VIII Semana da Educação | XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE. 2016. (Outro).

4.
FREITAS, C. A.; Angélica Cosenza ; CASTRO, R. P. ; CASSAB, M. ; ANDRADE, G. T. B. . III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF). 2015. (Congresso).

5.
FREITAS, C. A.. XXXVIII Semana de Biologia e XXI Mostra de Produção Científica da UFJF. 2015. (Congresso).

6.
FREITAS, C. A.. II Semana de Divulgação Científica na FACED. 2013. (Outro).

7.
FREITAS, C. A.. XXXIII Semana de Biologia da UFJF e XVI Mostra de Produção Científica. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Silva Crivellari. Os saberes dos livros didáticos de ciências dos anos iniciais. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rodolfo Oliveira Rocha. Discursos multimodais em aulas de Biologia e a produção de significados em quatro domínios da prática. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

2.
Josana Lopes. Saberes científicos escolares e os valores que subjazem a prática educativa. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aida Maria Drummond Lanza. Um múltiplo olhar sobre as tarefas escolares que os estudantes levam para casa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Claudia Avellar Freitas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphaela de Paula Augusto. Como eu sei que sou professora?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Claudia Avellar Freitas.

2.
Yasmin Santos de Paula. Minha escalada na trajetória educacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Claudia Avellar Freitas.

3.
Manuela Fernandino Tinoco. O programa embrapa escola e os parâmetros curriculares nacionais de ciências e geografia para o ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Claudia Avellar Freitas.

4.
Bárbara Campos Ribeiro. Educação não-escolar e o programa Embrapa & Escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Claudia Avellar Freitas.

Iniciação científica
1.
Josana Costa Ferreira Lopes. Saberes científicos escolares e os valores que subjazem a prática educativa.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Claudia Avellar Freitas.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ROCHA, R. O.2014ROCHA, R. O. ; FREITAS, C. A. . FUNÇÕESPEDAGÓGICASDEIMAGENS E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMESTUDO SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 1370-1380, 2014.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, C. A.; Angélica Cosenza ; CASTRO, R. P. ; CASSAB, M. ; ANDRADE, G. T. B. . III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF). 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


Recentemente inscrita no Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação em Ciência, do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação da UFJF.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 18:09:35