Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves
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- Última atualização do currículo em 14/02/2019
Professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no Instituto de Humanidade, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado em Itabuna e do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais, no Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro, onde atua no Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/ UERJ (2009), mestre em Educação pela UFMG (2003), graduado em Fonoaudiologia pelas Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1999) e bacharel em Psicologia pela UFMG (2000).Tenho trabalho com pesquisa na área de Educação Básica, particularmente com Política e gestão da educação, nos seguintes temas: política educacional, trabalho docente, educação do campo e educação inclusiva. Entre 2010 e 2011 desenvolvi pesquisa pós-doutoral sobre o campo da inclusão escolar no Québec na Université de Montreal, com bolsa do Ministério de Relações Internacionais do Canadá. Entre 2011 e 2015 desenvolvi uma segunda residência pós-doutoral no Grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente (Gestrado), na FaE/UFMG, vinculado à pesquisa "O trabalho docente na educação básica no Brasil", com bolsa CAPES/PNPD. (Texto informado pelo autor)
Identificação
Endereço
Rua Itabuna
Ferradas
45613204 - Itabuna, BA - Brasil
Telefone: (73) 36120322
Formação acadêmica/titulação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Programa Escola Ativa: educação do campo e trabalho docente, Ano de obtenção: 2009.
Orientador:

Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Reformas educacionais; Educação do Campo; Trabalho docente; Organização do trabalho docente; Política Educacional; América Latina.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Organização do trabalho docente e uso profissional da voz em sala de aula,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador:

Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Trabalho docente; voz; saúde e trabalho; Ergonomia; Gestão escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Cuidado À Saúde das Pessoas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix, FAMIH, Brasil.
Pós-doutorado
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
Bolsista do(a): Ministère des Affaires Étrangères et du Commerce Internacional, MAECI, Canadá.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Economia da Educação.
Atuação Profissional
Vice-coordenador do colegiado especial da formação geral.
Vice-coordenador do colegiado do curso de licenciatura em ciências humanas e sociais e suas tecnologias.
Políticas públicas educacionais e gestão da educação
Estudos interdisciplinares do trabalho
Comissão de seleção de bolsas de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Estado e Sociedade.
Representante docente na congregação do IHAC.
Bases epistemológicas da educação
Campo da educação: saberes e práticas
Experiências do sensível
Comissão de equipe técnica do Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica.
Universidade e contexto planetário
Educação para as diferenças
Políticas Públicas educacionais e gestão escolar
Tópicos especiais em políticas públicas: análise e avaliação de politicas públicas em educação
Campo da educação: saberes e práticas
Universidade e sociedade
Projeto de dissertação
Comissão Organizadora para o processo de escolha do decano e vice-decano do instituto de humanidades, artes e ciências do campus Jorge Amado.
Universidade e contexto planetário
Leitura, escrita e sociedade
Políticas públicas educacionais e gestão escolar
Bases epistemológicas da educação
Campo da educação: saberes e práticas
Coordenador de cursos regulares.
Comissão de elaboração do projeto pedagógico do curso de licenciatura interdisciplinar em ciências humanas e sociais e suas tecnologias.
Educação e Humanidades
Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar
Decano adjunto pro tempore.
Campo da Educação: saberes e práticas
Contexto Planetário
Experiências do sensível
Politica Educacional
Gestão dos sistemas educacionais e modalidades de ensino
Psicologia escolar e problemas da aprendizagem
Psicomotricidade
Psicologia aplicada a fisioterapia e terapia ocupacional
PRÁTICA DE ENSINO : LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA V
PRÁTICA DE ENSINO : LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Linguagem e Desenvolvimento
Fonoaudiologia Escolar
O professor da educação infantil: identidade, saúde e atuação
Psicologia Educacional: infância
Linhas de pesquisa
Projetos de pesquisa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Integrante / Alamo Pimentel - Integrante / Gabriela Rodella - Integrante / Gilca Seidinger - Integrante / Leandro Gaffo - Integrante / Luana Oliveira Sampaio - Integrante / Regina de Oliveira - Integrante / Monica Pereira dos Santos - Coordenador / Mylene Santiago - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante / Livia Fraga - Integrante / Camila Benevenuto - Integrante / Ana Maria Clementino - Integrante / Ana Maria Saraiva - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Alexandre Wilson Duarte - Integrante / Tiago Jorge - Integrante / Camila Benevenuto - Integrante / Carlos Alexandre Soares da Silva - Integrante / Juliana Souza - Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante / Savana Diniz Gomes - Integrante / Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante / Alexandre Wilson Duarte - Integrante / Carlos Alexandre Soares da Silva - Integrante.
Integrantes: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Coordenador.
Integrantes: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Maria Helena Gonçalves Augusto - Integrante.
Outros Projetos
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Coordenador / Corina Borri-Anadon - Integrante.
Áreas de atuação
Idiomas
Prêmios e títulos
Produções






Bancas
Eventos
Orientações


Educação e Popularização de C & T
Outras informações relevantes
Como pesquisador da área de educação vinculei-me a quatro grupos de pesquisa, a saber: Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO (Universidade Federal de Minas Gerais; 2001-2004; 2009-2010; 2011-2015); Laboratório de Políticas Públicas - LPP (Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2005-2007); Núcleo de estudos e pesquisas em educação do campo e sustentabilidade - Educampo (Universidade Federal de Minas Gerais; 2008, 2009) e Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante - CRIFPE (Université de Montréal; 2010-2011). Um aspecto importante do meu perfil curricular é o interesse pelas políticas educacionais no contexto da América Latina, materializado, desde 2001, pela minha participação em uma rede de pesquisadores sobre o trabalho docente, a Red Estrado, vinculada ao Grupo de Trabajo Políticas educativas y desigualdad en América Latina y el Caribe do CLACSO. Meu interesse tem se voltado para as políticas de atenção à diversidade e seus efeitos sobre o trabalho docente, especialmente a política de educação inclusiva e a educação do campo.