Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves

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  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no Instituto de Humanidade, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado em Itabuna e do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais, no Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro, onde atua no Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/ UERJ (2009), mestre em Educação pela UFMG (2003), graduado em Fonoaudiologia pelas Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1999) e bacharel em Psicologia pela UFMG (2000).Tenho trabalho com pesquisa na área de Educação Básica, particularmente com Política e gestão da educação, nos seguintes temas: política educacional, trabalho docente, educação do campo e educação inclusiva. Entre 2010 e 2011 desenvolvi pesquisa pós-doutoral sobre o campo da inclusão escolar no Québec na Université de Montreal, com bolsa do Ministério de Relações Internacionais do Canadá. Entre 2011 e 2015 desenvolvi uma segunda residência pós-doutoral no Grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente (Gestrado), na FaE/UFMG, vinculado à pesquisa "O trabalho docente na educação básica no Brasil", com bolsa CAPES/PNPD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado.
Rua Itabuna
Ferradas
45613204 - Itabuna, BA - Brasil
Telefone: (73) 36120322


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Programa Escola Ativa: educação do campo e trabalho docente, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Pablo Gentili.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Reformas educacionais; Educação do Campo; Trabalho docente; Organização do trabalho docente; Política Educacional; América Latina.
2001 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Organização do trabalho docente e uso profissional da voz em sala de aula,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Antônia Vitória Soares Aranha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Trabalho docente; voz; saúde e trabalho; Ergonomia; Gestão escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Cuidado À Saúde das Pessoas.
1996 - 2000
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em Fonoaudiologia.
Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix, FAMIH, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
Bolsista do(a): Ministère des Affaires Étrangères et du Commerce Internacional, MAECI, Canadá.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Economia da Educação.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do colegiado especial da formação geral.
09/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do colegiado do curso de licenciatura em ciências humanas e sociais e suas tecnologias.
09/2018 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas públicas educacionais e gestão da educação
Estudos interdisciplinares do trabalho
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Comissão de seleção de bolsas de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Estado e Sociedade.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Cargo ou função
Representante docente na congregação do IHAC.
05/2018 - 09/2018
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases epistemológicas da educação
Campo da educação: saberes e práticas
Experiências do sensível
01/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Cargo ou função
Comissão de equipe técnica do Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica.
02/2018 - 05/2018
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Universidade e contexto planetário
09/2017 - 12/2017
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação para as diferenças
Políticas Públicas educacionais e gestão escolar
09/2017 - 12/2017
Ensino, Programa de pós graduação em Estado e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em políticas públicas: análise e avaliação de politicas públicas em educação
05/2017 - 09/2017
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Campo da educação: saberes e práticas
Universidade e sociedade
05/2017 - 09/2017
Ensino, Programa de pós graduação em Estado e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de dissertação
04/2017 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora para o processo de escolha do decano e vice-decano do instituto de humanidades, artes e ciências do campus Jorge Amado.
02/2017 - 05/2017
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Universidade e contexto planetário
09/2016 - 12/2016
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, escrita e sociedade
Políticas públicas educacionais e gestão escolar
08/2015 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

05/2016 - 09/2016
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases epistemológicas da educação
Campo da educação: saberes e práticas
10/2015 - 08/2016
Direção e administração, Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFESBA, .

Cargo ou função
Coordenador de cursos regulares.
06/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração do projeto pedagógico do curso de licenciatura interdisciplinar em ciências humanas e sociais e suas tecnologias.
02/2016 - 05/2016
Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Humanidades
09/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar
07/2015 - 09/2015
Direção e administração, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Cargo ou função
Decano adjunto pro tempore.
05/2015 - 08/2015
Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Campo da Educação: saberes e práticas
Contexto Planetário
Experiências do sensível

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pós Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como bolsista recém-doutor (Bolsista PNPD) no projeto de pesquisa o Trabalho docente na educação básica no Brasil, coordenado pelo GESTRADO - Grupo de estudos sobre polìtica educacional e trabalho docente. Na fase um (2009-2011) participa da realização de um survey com a colaboração de mais sete grupos brasileiros de pesquisa da área de política educional, a saber: NEDESC/UFG, GETEPE/UFRN, GEDUC/UEM, NUPE/UFPR, NEPE/UFES, GEPETO/UFSC e GESTRADO/UFPAA. Coordena a realização do survey no interior de Minas Gerais. Em 2012-2013 coordena o survey em Pernambuco. Na sua fase dois (2012) participa da realização de grupos focais em dois dos cinco estados brasileiros amostrados. Na fase três vem coordenando a observação em escolas amostradas em Belo Horizonte. Assume encargos didáticos da disciplina Gestão dos sistemas educacionais e modalidades de ensino e Política Educacional; Realiza análise de dados coletados na fase um da referida pesquisa, notadamente dados sobre saúde e gestão educacional; Auxilia na organização de eventos, livros, dentre outras funções relacionadas à pesquisa.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como pesquisador assistente do projeto de pesquisa "Trabalho docente na educação básica no Brasil", em sua primeira fase. Realização de coleta de dados do survey na capital e em três municípios do interior de Minas Gerais. Suporte à coordenação da pesquisa na organização de livros, eventos e oficinas de trabalho.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de coordenação do EMEC, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação na equipe responsável pela organização do I Enconrtro Mineiro de Educação do Campo, com 400 participantes.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação junto ao departamento de Psicologia nas disciplinas: "Psicologia aplicada à fisioterapia e terapia ocupacional", "Psicomotricidade" e "Psicologia Escolar".

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor do DAE/UFMG, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor da Porfessora Dalila Andrade Oliveira junto às disciplinas "Gestão da Escola e Trabalho Docente" e "Prática Educativa I."

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Politica Educacional
02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

09/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

11/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

03/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão dos sistemas educacionais e modalidades de ensino
9/2003 - 1/2004
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia escolar e problemas da aprendizagem
Psicomotricidade
9/2003 - 1/2004
Ensino, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia aplicada a fisioterapia e terapia ocupacional

Université de Montreal, UdeM, Canadá.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Stagiaire postdoctoral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolveu pesquisa sobre a política de adaptação escolar no Québec. Participou igualmente de diversas atividades acadêmicas promovidas pelo CRIFPE - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante, onde desenvolveu seus trabalhos. Foi aluno ouvinte nas disciplinas: ETA6934 - Enjeux des systèmes d'éducation: Mondialisation et politiques éducatives, com Christian Maroy (inverno de 2011) e ETA6120 - Analyse de politiques en éducation, com Claude Lessard (outono de 2010)


Laboratório de Políticas Públicas, LPP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 16
Outras informações
Responsável pela manutenção portal OLPED. Coordenação da equipe responsável pela e publicação semanal das principais notícias sobre políticas educacionais em 18 países latinoamericanos bem como organização de dossiers, análises e documentos.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA DE ENSINO : LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA V
08/2007 - 11/2007
Ensino, Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA DE ENSINO : LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
8/2004 - 4/2005
Ensino, Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Desenvolvimento
2/2004 - 7/2004
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonoaudiologia Escolar

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, FACISA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mensalista N1, Carga horária: 12

Atividades

2/2005 - 4/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O professor da educação infantil: identidade, saúde e atuação
8/2004 - 4/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Educacional: infância


Linhas de pesquisa


1.
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil
2.
O Trabalho na educação básica no Estado de Pernambuco
3.
Gestão e organização do trabalho na escola de tempo integral
4.
Grupo de pesquisa Sociedade, Educação, Universidade


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Formação de educadores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em contextos internacionais de ensino superior
Descrição: Este é um projeto que fundará o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica, composto por várias universidades no Brasil e no exterior. A importância deste observatório está em que ele se propõe a investigar as culturas, políticas e práticas de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nas universidades participantes. Na UFSB, em particular, nossa pretensão é investigar processos de inclusão das pessoas com deficiência, dos indígenas, dos negros, das mulheres, das classes sociais, da diversidade sexual e de gênero, de jovens e adultos, de idosos e de religiosidade em nossa universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Gestão e Organização do Trabalho na Escola de Tempo Integral

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Dalila Andrade Oliveira em 11/03/2014.
Descrição: A pesquisa se propõe a analisar o trabalho docente nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais e as práticas pedagógicas nas unidades escolares de tempo integral, tendo em vista propor intervenções que contribuam para ampliar as oportunidades educacionais dos alunos de maior vulnerabilidade social. A investigação pressupõe a realização de pesquisa documental, revisão de literatura, entrevista com diretores, realização de grupos focais e pesquisa etnográfica nas duas escolas parceiras, a saber: a Escola Estadual São Pedro e São Paulo, localizada no Bairro Novo Santa Mônica, Regional Norte, que pertence à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e integra o Projeto Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - PROETI e o MAIS EDUCAÇÃO do governo federal; e a Escola Municipal Honorinda Rabello, situada na Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste - SARMU-NE - da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pertence à Rede Municipal de Belo Horizonte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
O trabalho na educação básica no estado de Pernambuco

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Dalila Andrade Oliveira em 11/03/2014.
Descrição: A pesquisa tem o propósito de conhecer e analisar o trabalho realizado nas redes públicas de ensino no estado pernambucano. Pretende-se conhecer quem são os profissionais da educação das escolas, o que fazem e em quais condições realizam o seu trabalho. A investigação consiste na realização de um survey em 17 municípios do Estado de Pernambuco, em unidades escolares de Educação Básica, das redes Municipais, Conveniadas e Estadual de ensino, nas quais são entrevistados os docentes e os funcionários de escola das unidades educacionais amostradas por meio de sorteio aleatório..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil
Descrição: Realização de análises a partir dos dados coletados na primeira fase do survey e participação na coleta de dados da segunda fase, por meio de grupos focais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Gestão escolar e trabalho docente: as reformas educacionais em curso nas redes públicas de ensino de Minas Gerais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Ensino Médio Noturno: registro e análise de experiências
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - Atual
Projeto de cooperação internacional UFSB/UQTR: a relação inclusão/exclusão nos sistemas educacionais: perspectivas macro e micro
Descrição: Trata-se de projeto de cooperação internacional que celebram entre si a UFSB e a UQTR cujo foco inicial são intercâmbios na área de educação, mais especificamente relacionados à formação docente com vistas à atuação em contextos de grande diversidade étnica, sócio-cultural e a transferência de tecnologia e expertise em relação à educação superior a distância. Outras áreas de colaboração poderão ser desenvolvidas posteriormente. O convênio se efetivará por meio de: intercâmbio de pesquisadores; troca de materiais acadêmicos e pedagógicos; e coordenação de cursos colaborativos. O gerenciamento do programa de pesquisa, no período inicial do Acordo, será realizado pelos professores Corina Borri Anadon (UQTR) e Gustavo Gonçalves (UFSB). METAS Pesquisa - A relação inclusão/exclusão nos sistemas educacionais: perspectivas macro (sobre o plano sociopolítico, institucional) e micro (sobre o plano da prática dos atores escolares, os percursos dos alunos). A primeira etapa pode consistir em uma revisão bibliográfica comparativa sobre o contexto da implantação de uma perspectiva inclusiva em espaços escolares diversos. Colóquios e seminários de pesquisa: Criação de redes e desenvolvimento de parcerias: Mobilidade de pessoas.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Coordenador / Corina Borri-Anadon - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Políticas Públicas e Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do campo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Aprovado em 1o lugar no concurso público para professor adjunto de Política e gestão educacional da UFES, DEPS/UFES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho2016 GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; OLIVEIRA, Dalila Andrade . SAÚDE VOCAL E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, v. 25, p. 89-104, 2016.

2.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho2013GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Entrevista com Claude Lessard: reflexões sobre a valorização docente na província de Québec, Canada.. Revista Educação em Questão (Online), v. 46, p. n/a, 2013.

3.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho2013 GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; LESSARD, C. . L?évolution du champ de l'adaptation scolaire au Québec: politiques, savoir legitimes et enjeux actuels. Revue canadienne de l'éducation, v. 36, p. 327-373, 2013.

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho2013 GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A diversidade na escola e as nova demandas para o trabalho docente. Educação (UFSM), v. 38, p. 565-576, 2013.

5.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho2012GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A saúde vocal do professor em uma pesquisa nacional.. Revista Retratos da Escola, v. 6, p. 447-462, 2012.

6.
OLIVEIRA, Dalila Andrade2004OLIVEIRA, Dalila Andrade ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; MELO, Savana Diniz Gomes . Cambios en la organización del trabajo docente - consecuencias para los profesores. Revista Mexicana de Investigación Educativa, México, v. 09, n.20, p. 183-197, 2004.

7.
OLIVEIRA, Dalila Andrade2002OLIVEIRA, Dalila Andrade ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; MELO, Savana Diniz ; FARDIN, V. ; MILL, D. . Transformações na Organização do Processo de Trabalho Docente e suas Conseqüências para os Professores. Trabalho & Educação (UFMG), Belo Horizonte, v. 11, p. 44-51, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORRI-ANADON, C. (Org.) ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho (Org.) ; HIRSH, Sivane (Org.) ; ODININO, J.P.Q. (Org.) . La formation des éducateurs en contexte de diversité ethnoculturelle. 1. ed. Wisconsin: Deep Education Press, 2018. v. 1. 257p .

Capítulos de livros publicados
1.
BORRI-ANADON, C. ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; HIRSH, Sivane ; ODININO, J.P.Q. . Introduction. In: Corina Borri-Anadon; Gustavo Gonçalves; Sivane Hirsch; Juliane di Paula Queiroz Odinino. (Org.). La formation des éducateurs en contexte de diversité ethnoculturelle. 1ed.Wisconsin: Deep Education Press, 2018, v. 1, p. 9-17.

2.
ODININO, J.P.Q. ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . La formation des enseignants et l'éducation pour la diversité au Brésil: dilemmes émergents et pratiques de résistance. In: Corina Borri-Anadon; Gustavo Gonçalves; Sivane Hirsch; Juliane di Paula Queiroz Odinino. (Org.). La formation des éducateurs en contexte de diversité ethnoculturelle. 1ed.Wisconsin: Deep Education Press, 2018, v. , p. 225-243.

3.
BORRI-ANADON, C. ; BOISVERT, Marilyne ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . Conclusion. In: Corina Borri-Anadon; Gustavo Gonçalves; Sivane Hirsch; Juliane di Paula Queiroz Odinino). (Org.). La formation des éducateurs en contexte de diversité ethnoculturelle. 1ed.Winconsin: Deep University Press, 2018, v. , p. 244-250.

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Um olhar sobre a saúde do trabalhador docente em Minas Gerais. In: Adriana Duarte; Savana Diniz Gomes Melo; Dalila Andrade Oliveira. (Org.). O trabalho docente na educação básica em Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. , p. 157-.

5.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A saúde vocal do docente brasileiro: fatores de risco para distúrbios de voz relacionados ao trabalho. In: Dalila Andrade Oliveira; Lívia Fraga Vieira. (Org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. , p. 399-428.

6.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; ROCHA, Maria Isabel Antunes ; RIBEIRO,V. . Programa Escola Ativa: um pacote educacional ou uma possibilidade para a Educação do Campo?. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej. (Org.). Escola de Direito: reinventando a escola multisseriada. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 49-60.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A voz no trabalho docente. Revista do Ensino Médio, Brasília, p. 11 - 11, 15 out. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. De Educação Rural a Educação do Campo: movimentos sociais e políticas públicas. In: 35a Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI, 2012.

2.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Justiça, igualdade, atendimento à diversidade e as novas demandas para o trabalho docente. In: IX Seminário de la Red Estrado, 2012, Santiago. Politicas educativas y transformación social, 2012.

3.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. O Programa Escola Ativa: uma pedagogia em movimento para as classes multisseriadas rurais?. In: III Encontro Nacional de Pesqusia em Educação do Campo, 2010, Brasília. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. Brasília: Observatório de Educação do Campo, 2010.

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Análise do Trabalho Docente em Classe Multisseriada: uma estratégia metodológica. In: VIII Seminário Internacional Red Estrado, 2010, Lima. Educación y Trabajo Docente en el Nuevo Escenario Latinoamericano. Lima: UCH - Gestrado, 2010.

5.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Uma interpretação coletiva do trabalho docente no Programa Escola Ativa. In: II Encontro nacional de pesquisadores de Educação do campo, 2008, Brasília. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. Brasília: Observatório de Educação do Campo, 2008.

6.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Trabalho docente na escola ativa e na escuela nueva: um estudo comparado da reforma educacional do campo. In: Primer encuentro latinoamericano de Estudios Comparados en Educación, 2007, Buenos Aires. Hacia una educación de calidad para todos. Buenos Aires: SAECE Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación, 2007.

7.
OLIVERA, C. B. ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . Precarização do Trabalho Docente na Argentina, Colômbia e Brasil: um estudo comparado. In: Primer encuentro latinoamericano de Estudios Comparados en Educación, 2007, Buenos Aires. Hacia una educación de calidad para todos. Buenos Aires: SAECE - Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación, 2007.

8.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Mudanças na organização do trabalho docente no campo: a experiência do programa Escola Ativa. In: V Colóquio de Pesquisa em Educação, 2007, Belo Horizonte. A pesquisa no Mestrado em Educação. Belo Horizonte: Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Minas, 2007.

9.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Ingerências da gestão escolar sobre o uso da voz em sala de aula. In: IV Simpósio ANPAE sudeste, 2003, Belo Horizonte. Marília: ANPAE, 2003.

10.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Gestão e Organização do Trabalho Docente e uso Profissional da Voz em Sala de Aula. In: XXI Simpósio Brasileiro/ III Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2003, Recife. Espaço público e gestão da educação: desafios de um novo tempo, 2003.

11.
OLIVEIRA, Dalila Andrade ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . A Gestão Democrática da Educação e o Trabalho do Diretor. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002, Águas de Lindóia. V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; PIMENTEL, A. ; PUIG, D. F. . L?interdisciplinarité comme stratégie pour aborder la diversité socioculturelle dans la formation à l?enseignement.. In: Vers une société inclusive: la formation des éducateurs en contexte de diversité, 2016, Trois Rivières. Vers une société inclusive: la formation des éducateurs en contexte de diversité, 2016. v. 1.

2.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; LESSARD, C. . Les effets des nouveaux modèles de régulation des systhèmes éducatifs sur le champ de l'adaptation scolaire. In: 80e Congrès de L'associatión francophone pour le savoir, 2012, Montréal. Parce que j'aime la savoir, 2012.

3.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Incorporation du discours d?Educação do Campo dans la politique brésilienne pour les classes multiâges en milieu rural. In: 79e Congrès de L'association francophone pour le savoir, 2011, Sherbrooke. Curiosité, diversité, responsabilité. Montreal: Acfas, 2011.

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Trabalho Docente em Escolas Rurais. In: IX Seminário da ANPAE- São Paulo: Educação brasileira hoje: Formas e reformas, 2005, Piracicaba. V Simpósio ANPAE - Sudeste: Educação brasilleira hoje: Formas e reformas, 2005.

5.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Gestão Escolar e o Uso Profissional da Voz no Ensino Fundamental: possíveis efeitos na saúde. In: V Encontro estadual de política e administração da educação, 2002, Vitória. V Encontro Estudual de Política e Administração da Educação, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A pesquisa OIIIIPe na Universidade Federal do Sul da Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; FERREIRA, Eliza Bartollozzi ; DUARTE, Adriana Maria Cancella . Políticas Públicas e Gestão educacional e suas implicaçõe para a prática educativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, E. B. ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; DUARTE, Adriana Maria Cancella . Políticas Públicas e Gestão Educacional e suas implicações para a prática educativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Trabalho docente na educação básica no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; PIMENTEL, A. ; PUIG, D. F. . L?interdisciplinarité comme stratégie pour aborder la diversité socioculturelle dans la formation à l?enseignement. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; PIMENTEL, A. ; PUIG, D. F. ; PRUDHOMME, L. ; POTVIN, M. ; SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. ; BORRI-ANADON, C. ; BORGES, M. K. . L´interdisciplinarite comme strategie pour aborder la diversité socioculturlle dans la formation à l enseignement. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GAFFO, L. ; PIMENTEL, A. ; PUIG, D. F. ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; LIMA, F. ; LAGO, D. . Integrated Complex o Education. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Por una universidad democratica: la experiencia de creación de la UFSB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Poliicas Educativas e Trabalho Docente na América Latina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Condições, relações e satisfação no trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Saúde do trabalhador docente na educação superior: uma proposta de intervenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; ASSUNÇÃO, Ada Ávila ; Mesquita, A. . Pesquisa sobre saúde dos professores no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. De Educação Rural a Educação do Campo: movimentos sociais e políticas públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; THIESTED, S. ; WILIANSON, G. ; ISCH, E. . Los desafíos de la docencia frente e la diversidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Incorporation du discours d?Educação do Campo dans la politique brésilienne pour les classes multiâges en milieu rural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Mudanças na Organização do Trabalho Docente no Campo: a experiência do Programa Escola Ativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVERA, C. B. ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . Precarización del Trabajo Docente: un estudio comparado entre Brasil, Argentina y Colombia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Trabalho docente na escuela nueva e na Escola Ativa: um estudo comparado da reforma educacional no campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Discutiendo el Trabajo con los que Hacen Escuela. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A voz no trabalho docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Trabalho Docente em Escolas Rurais: um estudo comparativo entre Brasil, Chile e Colômbia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
OLIVEIRA, Dalila Andrade ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; LEAL, Kátia Mendes . O trabalho do diretor no contexto da gestão democrática da escola pública.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Gestão Escolar e Trabalho Docente: as reformas educacionais em curso nas redes públicas de ensino de Minas Gerais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Uso profissional da voz em sala de aula e organização do trabalho docente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; FARDIN, V. L. ; OLIVEIRA, Dalila Andrade . Saber e Trabalho Docente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Gestão e Organização do Trabalho Docente e o Uso Profissional da Voz em Sala de Aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Ingerências da gestão escolar sobre o uso da voz em sala de aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. La voz como medio de trabajo de los maestros. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
OLIVEIRA, Dalila Andrade ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; LEAL, Kátia Mendes . A Gestão Democrática da Educação e o Trabalho do Diretor Escolar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A Voz Como Meio de Trabalho dos Professores: Ressonâncias na Saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A Voz Como Meio de Trabalho dos Professores: Ressonâncias na Saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Gestão Escolar e Uso Profissional da Voz no Ensino Fundamental: Possíveis Efeitos na Saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A Voz Como Meio de Trabalho dos Professores: Ressonâncias na Saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A Gestão da Escola Pública de Minas Gerais e as Condições de Trabalho e Saúde do Professor. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Trabalho docente rural (verbete). Belo Horizonte: Gestrado/UFMG, 2010 (Verbete).

2.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Programa Escola Ativa (verbete). Belo Horizonte: Gestrado/UFMG, 2010 (Verbete).

3.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Sala de Recursos (verbete). Belo Horizonte: Gestrado/UFMG, 2010 (Verbete).

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Nucleaçao de Escolas Rurais (verbete). Belo Horizonte: Gestrado/UFMG, 2010 (Verbete).

5.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Educaçao Inclusiva (verbete). Belo Horizonte: Gestrado/UFMG, 2010 (Verbete).

6.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Algumas Reflexões Sobre a Disfonia Enquanto Doença Ocupacional e a Atuação Terapêutica de Fonoaudiólogos com Docentes 2000 (Ensaio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; OLIVEIRA, Dalila Andrade ; DUARTE, Adriana Maria Cancella ; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira ; PAOLIELLO, Maria Do Carmo ; FERREIRA, Eliza Bartollozzi ; MORALLES, Oscar Ortiz ; MELO, Savana Diniz ; SILVA, Jacqueline Moreno ; GASPARINI, Sandra ; AUGUSTO, Maria Helena Oliveira Gonçalves ; JANUZZI, Flávio ; BRITO, Juliana Pinheiro ; SARUBI, Érica Rocha ; MONTEIRO, Suely Ribeiro ; SOUZA, Elizete Rodrigues de ; GONÇALVES, Flora Rodrigues ; SILVA JUNIOR, Nilson Ribeiro da . Relatório Memória Seminário Escola Estadual Professor Astor Viana. 2005.

2.
OLIVEIRA, Dalila Andrade ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; AUGUSTO, Maria Helena Gonçalves . O Ensino Médio e a Política Educacional de Minas Gerais: A Observação Em Dez Escolas Públicas De Ensino Médio Noturno. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Condições, relações e satisfação no trabalho. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Gestão Democrática e Políticas Públicas em Educação do Campo. 2011. .

2.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Gestão Educacional no Campo. 2010. .

3.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Educação Ambiental: diálogo com o rural. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A organização do trabalho docente e a saúde do professor: reflexões para o pedagogo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARTINEZ, Deolídia ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . Mini Curso Mal estar docente. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Aspectos da Fala e da Voz na Comunicação Humana. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, Dalila Andrade ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . O Sujeito Diretor e a Gestão Democrática. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DUARTE, Adriana Maria Cancella; LEITE, L. H. A.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de CIBELLE DE SOUZA BRAGA. ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES/COLABORAÇÕES ENTRE DOCENTES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Olavo Augusto Araújo de Simas. Gestão eletrônica de documentos no departamento de engenharia de produçao da UFMG. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de instituições federais de educação superi) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Jader de Freitas Batista. Planejamento organizacional do laboratorio de tecnologia da informação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de instituições federais de educação superi) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Rosângela da Silva SANTOS. Gestão das ações de extensão da diretoria de ação cultural da universidade federal de Minas Gerais: uma proposta de reestruturação do trabalho desenvolvido na realização do festival de inverno. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de instituições federais de educação superi) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Acácia de Souza Paula. Doenças ocupacionais e implantação de ginástica laboral. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de instituições federais de educação superi) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Alberto Machado dos Santos. Terceirização e violência no setor público: estudo de caso sobre o sofrimento do trabalhador. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de instituições federais de educação superi) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Rosemary da Silva MADEIRA. Organização do arquivo digital do PPGE/UFMG: uma análise do processo de construção do saber pelos servidores técnicos administrativos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de instituições federais de educação superi) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Cláudia Maria Pereira. Proposta de reestruturação dos departamentos acadêmicos da faculdade de direito. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de instituições federais de educação superi) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, R.; PIMENTEL, A.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Istefania de Oliveira Santos.Interdisciplinaridade em ambiente escolar: um estudo de caso com os professores do ensino médio do Colégio Estadual General Osório localizado no município de Itabuna - Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

2.
GUZMÁN, M.J.; RIBEIRO,V.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Vários.Trabalhos de Conclusão do Projeto de Pesquisa Acadêmica: Recursos e estratégias para a atenção aos alunos com necessidades especiais em sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
BRASILEIRO, S.; COUTINHO, F.A.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Vários.Trabalhos de Conclusão do Projeto de Pesquisa Acadêmica: Processos de inclusão e socialização fora da sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
BRASILEIRO, S.; GUZMÁN, M.J.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Vários.Trabalhos de Conclusão do Projeto de Pesquisa Acadêmica: Relações de ensino-aprendizagem com alunos com necessidades educacionais especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
BRASILEIRO, S.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; COUTINHO, Francisco. Participação em banca de Jaqueline Justino de Morais; Vanessa Aparecida de Souza.Iluminar: subsídios auxiliares para um melhor desenvolvimento do aluno com deficiência visual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
BRASILEIRO, S.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; COUTINHO, F.A.. Participação em banca de Regiane Rodrigues Cristino; Roseni Gomes dos S. Paula.Atividades Lúdicas para Crianças com Definicência Visual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
BRASILEIRO, S.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; COUTINHO, Francisco. Participação em banca de Marilda da Silveira.Desenvolvimento da Lateralidade na Educação Especial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
HORTA, R.; MORAIS, S.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Participação em banca de Vários.Trabalhos de Conclusão do Projeto de Pesquisa Acadêmica: Trabalho docente e as necessidades especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NASCIMENTO, A. L. B.; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; RAIC, D. F. F.. Professor auxiliar e assistente nível A - Políticas públicas educacionais e gestão da educação. 2018. Universidade Estadual de Santa Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
80e Congrès de L'associatión francophone pour le savoir. Les effets des nouveaux modèles de régulation des systhèmes éducatifs sur le champ de l'adaptation scolaire. 2012. (Congresso).

2.
IX Seminário da Rede Estrado.Los desafíos de la docencia frente a la diversidad. 2012. (Seminário).

3.
Oficina Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil.A saúde vocal do docente brasileiro: fatores de risco para distúrbios de voz relacionados ao trabalho. 2012. (Oficina).

4.
79e Congrès de l'Acfas. Émergence d?une politique de « Éducation de la campagne » pour les Classes à Années Multiples au Brésil. 2011. (Congresso).

5.
Conferences de Midi du CRIFPE.Programme Escola Ativa: éducation rurale et travail enseignant au Brésil. 2011. (Outra).

6.
III Encontro Nacional de Pesquisadores em Educaçao do Campo.O Programa Escola Ativa: uma pedagogia em movimento para as classes multisseriadas rurais?. 2010. (Encontro).

7.
II Encontro nacional de pesquisadores de Educação do campo.UMA INTERPRETAÇÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA ESCOLA ATIVA. 2008. (Encontro).

8.
Primer encuentro latinoamericano de Estudios Comparados en Educación.Trabalho docente na Escola Ativa e na Escuela Nueva:un estudo comparado da reforma educacional no campo. 2007. (Encontro).

9.
V Colóquio de Pesquisa em Educação.Mudanças na organização do trabalho docente no campo: a experiência do programa Escola Ativa. 2007. (Seminário).

10.
Fórum Mundial de Educação.A luta pelo direito à educação na América Latina: desafios e perspectivas. 2006. (Outra).

11.
Fórum Mundial de Educação.Educação no Campo: demandas sociais e desafios políticos. 2006. (Outra).

12.
Seminário internacional de políticas públicas de cultura. 2005. (Seminário).

13.
V Simpósio ANPAE - Sudeste - Educação brasileira hoje: formas e reformas.Trabalho docente em escolas rurais. 2005. (Simpósio).

14.
Encontro pela Inclusão de Pessoas com Deficiência. 2004. (Encontro).

15.
III Fórum Mundial de Educação - A educação para um outro mundo possível. 2004. (Outra).

16.
II Simpósio trabalho e educação.Coordenação do grupo de trabalho organização escolar e trabalho docente. 2004. (Simpósio).

17.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Uso profissional da voz em sala de aula e organização do trabalho docente. 2004. (Encontro).

18.
4a Reunión Anual del Grupo de Trabajo de CLACSO Educación, Trabajo y Exclusión Social. 2003. (Encontro).

19.
Colóquio da Rede Estrado.Encontro de Pesquisadores da Rede de Estudos Sobre Trabalho Docente. 2003. (Encontro).

20.
IV Encontro ANPAE sudeste.Ingerências da gestão escolar sobre o uso da voz em sala de aula. 2003. (Simpósio).

21.
As Reformas Educacionais na América Latina e os Trabalhadores Docentes. 2002. (Seminário).

22.
V Encontro de pesquisa em Educação da Região Sudeste.V Encontro de pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2002. (Encontro).

23.
V Encontro estadual de política e administração da educação.Gestão escolar e uso profissional da voz no ensino fundamental: possíveis efeitos na saúde. 2002. (Encontro).

24.
I Simpósio Trabalho e Educação. 2001. (Simpósio).

25.
VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia: Transformações sociais, subjetividade e política. 2001. (Seminário).

26.
XX Simpósio brasileiro de política e administração da educação momentos e movimentos.XX Simpósio brasileiro de política e administração da educação momentos e movimentos. 2001. (Simpósio).

27.
2o Encontro de Fonoaudiologia do Izabela Hendrix. 1999. (Encontro).

28.
Atuação fonoaudiológica nas Alterações da Linguagem. 1999. (Encontro).

29.
O Término da Década do Cérebro: O que Aprendemos. 1999. (Congresso).

30.
1o Encontro de Fonoaudiologia. 1998. (Encontro).

31.
Simpósio de Laringologia Para Fonoaudiólogos. 1998. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TUGNY, R. ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . Seminário UFSB: Popular e Pluriepistêmica. 2018. (Outro).

2.
CANSI, E. ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; MACIEL, K. S. ; NORONHA, R. H. F. ; STEIN, P. P. ; JESUS, M. F. ; GOES, E. D. A. ; PIPPI, J. ; ARAUJO, E. C. ; HORA, S. F. ; ARAUJO, J. S. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? SNCT. 2018. (Outro).

3.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; CERQUEDA, S. ; PIMENTEL, A. ; WADDINGTON, M. ; ROCHEBOIS, C. ; LAGO, D. ; RODELLA, G. ; SEIDINGER, G. ; GAFFO, L. ; DOMEQ, M. ; MIDLEJ, M. ; GIANELLA, V. ; OLIVEIRA, R. ; NIETO, F. ; LIMA, F. ; LIMA, I. ; CANCELLA, F. ; ESPEJO, J. C. ; MCANDREW, M. ; SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. ; BORRI-ANADON, C. ; BORGES, M. K. ; FLEURY, R. M. . III Seminário Internacional (Cooperação Brasil - Québec) Diversidade e educação inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas. 2017. (Congresso).

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; CERQUEDA, S. . III Seminário Internacional Cooperação Brasil Quebec: Diversidade e educação inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepitêmicas. 2017. (Congresso).

5.
HYPOLITO, A. ; BENEVENUTO, C. ; SILVA, C.A.S. ; OLIVEIRA, Dalila Andrade ; FERREIRA, Eliza Bartollozzi ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; SILVA, Jacqueline Moreno ; CIRILO, P.R. ; QUADROS, R.C. . VII Encontro da Rede Estrado. 2013. (Congresso).

6.
OLIVEIRA, Dalila Andrade ; DUARTE, Adriana Maria Cancella ; HYPOLITO, A. ; Vieira, Lívia M. F. ; MELO, Savana Diniz Gomes ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; AUGUSTO, Maria Helena Oliveira Gonçalves . IX Seminário Internacional de la Red Estrado. 2012. (Congresso).

7.
OLIVEIRA, Dalila Andrade ; DUARTE, Adriana Maria Cancella ; Vieira, Lívia M. F. ; GOMES, Savana Diniz ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . VIII Seminário Internacional Red Estrado - UCH - CLACSO. 2010. (Congresso).

8.
ROCHA, Maria Isabel Antunes ; MENEZES NETO, Antônio Júlio ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho . Encontro Mineiro de Educação do Campo. 2009. (Outro).

9.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. II Simpósio Trabalho e Educação: a Relação Trabalho e educação no Atual Contexto de Regulação Social. 2004. (Congresso).

10.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. IV Simpósio da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. 2003. (Congresso).

11.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. I Seminário de Pesquisa Trabalho e Educação. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Likem Edson Silva de Jesus. Participação democrática das comunidades periféricas nas cidades do sul da Bahia - reconhecimento social e multiculturalismo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Kelly Cristina Santos Morais. DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A DIREITOS E LUTA POR VISIBILIDADE: uma análise sobre o Movimento Nacional de População em Situação de Rua.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alexandre Capatto. Práticas políticas e educacionais no contexto da educação intercultural indígena no município de Porto Seguro. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosemary da Silva MADEIRA. Organização do arquivo digital do PPGE/UFMG: uma análise do processo de construção do saber pelos servidores técnicos administrativos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de instituições federais de educação superi) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

2.
Rosângela da Silva SANTOS. Gestão das ações de extensão da diretoria de ação cultural da universidade federal de Minas Gerais: uma proposta de reestruturação do trabalho desenvolvido na realização do festival de inverno. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de instituições federais de educação superi) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

Iniciação científica
1.
Maria Goreti dos Santos. Relação entre professor e aluno hiperativo em sala de aula. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

2.
Marcia Monteiro de Andrade Gomes; Cristiane Madureira Assis. A importância da escola no processo de aprendizagem da criança hiperativa. 2008. Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

3.
Amanda Regina Ferreira Duarte; Luciana Guimarães Paiva Lagar. Contribuição da música no ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

4.
Nadia Maluf. Práticas para desenvolvimento pedagógico na educação infantil de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

5.
Helenice Alves Rodrigues; Samille Oliveira de Freitas. Estratégias utilizadas por professores em sala de aula com crianças que apresentam sintomas de Transtorno de Defict de Atenção / Hiperatividade. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

6.
Cristiane Nicole Reis Tanzarella; Renata Junia Dias Bento. A importância do lúdico na alfabetização. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

7.
Patricia Lima da Silva; Cristiane Ribeiro Rodrigues. A preparação do professor para a alfabetização de crianças com Síndrome de Down. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

8.
Girlene Braga de Melo. Alfabetização de alunos com Síndrome de Down. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

9.
Ana Cristina Fernandes. Inclusão e alfabetização do aluno com Síndrome de Down na escola regular. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

10.
Djenane Alves Costa Pio. Desempenho escolar de alunos disléxicos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

11.
Sheila Roberta Gomes da Silva; Priscila Fernanda Barbosa Bar. A criança cega no ensino regular. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

12.
Laila de Fátima Dias; Camila Cecília Siqueira. A sexualidade da pessoa com Síndrome de Down. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

13.
Dulcineia Consolaçao Batista; Elizangela Timóteo Brito. A criança com Síndrome de Down no Ensino Regular. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

14.
Silvânia Graciele Alves; Lúcia de Fátima Mendonça de Carvalh. A inclusão do aluno autista na escola comum na perspectiva dos professores. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

15.
Jussara Afonso Franca; Magali Antonia Bento. A Socialização da Criança com Síndrome de Down na Família e na Escola e o Processo de Escolarização. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

16.
Myreille de Sousa Gonçalves; Luciene Menezes de Lima. Educação como facilitador do acesso de alunos com deficiência ao mercado de trabalho. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

17.
Marlon Bruno de Souza; Sonia Márcia Profeta. O papel do professor na inclusão de alunos com DM na escola regular. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

18.
Andreza Cristina Ribeiro; Marina Faria Fontes; Kelli Fernand. Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

19.
Nilmara de Fátima Santos. Os processos teatrais e o desenvolvimento cognitivo sócio-cultural da pessoa com deficiência auditiva. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

20.
Helida Lauana Guimarães Marçal; Inara Carolina Duarte Nunes. Relação família-escola. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

21.
Patrícia Maciel de Souza. A formação do professor para atuar com crianças com necessidades educacionais especiais. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

22.
Joseane da Silva Baptista. Trabalho pedagógico desenvolvido com crianças hospitalizadas. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

23.
Fernanda Aparecida da Mata Abreu; Ludimylle Gracielle Amorim. Uma década de LDB: mudanças e impactos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

24.
Flávia Assunção; Telma Bruna;. Educação ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

25.
Érica Paula Barromeu;Marcelia Pacheco. Integração entre família e escola para o desenvolvimanto da aprendizagem da Criança com Síndrome de Down. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

26.
Iara dos Santos Batalha Vaz. A dislexia em sala de aula. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

27.
Graciane Gonçalves dos Santos; Rômulo Dias de Oliveira. Alunos com necessidades especiais em escolas regulares de tempo integral. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

28.
Arlete Alves Ribeiro. Recepção Inclusiva no Ensino Regular: ampliando a diversidade. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

29.
Michele de Oliveira Machado. A inclusão de surdos em escolas regulares. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

30.
Débora Marques; Joyce Figueiredo. A importância da família e da escola no desenvolvimento da aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

31.
Vera Lucia Teixeira Maia. Conhecimento de libras pela família como facilitadora no processo de aprendizagem da criança surda. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

32.
Sirleni Rocha Gomes. Inclusão de Crianças com necessidades educacionais especiais nas EM de Sarzedo. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

33.
Juliana Álvares de Almeida. Análise dos métodos pedagógicos ... integração escolar de crianças com TDAH. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

34.
Relton Rodrigues Ferreira. O processo de alfabetização da criança surda. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

35.
Sanderléia Rodrigues. Dança e inclusão. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

36.
Aline Regina Amaral dos Santos. O desestímulo escolar dos alunos da 1ª série do ensino fundamental. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

37.
Marconi Lopes Benfica; Silésio Eustáquio Lopes. Concepções das crianças sobre drogas e violência após participarem do PROERD. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

38.
Valéria dos Remédios; Fernanda Eunice. Alfabetização de surdos na escola regular: um estudo sobre as praticas pedagógicas utilizadas no início da alfabetização. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

39.
Lilian Jane Cristina Aleixo. A importância da Escola na construção da identidade da criança negra. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia Com Ênfase Em Necessidades Educacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

Orientações de outra natureza
1.
Jaqueline Barros Santos. III Seminário Brasil-quebec. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

2.
Kessia Alicia. III Seminário Brasil-quebec. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - Licenciaturas Interdisciplinares) - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

3.
Kelly Cristina Santos Morais. Laboratório interdisciplinar e intercultural:ambientes e cenários para práticas didáticas: educação para as diferenças. 2017. Orientação de outra natureza. (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

4.
Ivan Rodrigues dos Santos. O trabalho docente nos complexos integrados de educação; Gestão e Organização. 2016. Orientação de outra natureza. (Interdisciplinar em Artes e Suas Tecnologias) - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.

5.
Pablo Freire Santana. Observatório do trabalho docente/ O trabalho docentes nos complexos integrados de educação. 2016. Orientação de outra natureza. (Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e Suas Tecnologias) - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; PIMENTEL, A. ; PUIG, D. F. ; PRUDHOMME, L. ; POTVIN, M. ; SANTOS, M. P. ; SANTIAGO, M. ; BORRI-ANADON, C. ; BORGES, M. K. . L´interdisciplinarite comme strategie pour aborder la diversité socioculturlle dans la formation à l enseignement. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GAFFO, L. ; PIMENTEL, A. ; PUIG, D. F. ; GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho ; LIMA, F. ; LAGO, D. . Integrated Complex o Education. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Por una universidad democratica: la experiencia de creación de la UFSB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Poliicas Educativas e Trabalho Docente na América Latina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. A pesquisa OIIIIPe na Universidade Federal do Sul da Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; FERREIRA, Eliza Bartollozzi ; DUARTE, Adriana Maria Cancella . Políticas Públicas e Gestão educacional e suas implicaçõe para a prática educativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; CERQUEDA, S. . III Seminário Internacional Cooperação Brasil Quebec: Diversidade e educação inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepitêmicas. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Como pesquisador da área de educação vinculei-me a quatro grupos de pesquisa, a saber: Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO (Universidade Federal de Minas Gerais; 2001-2004; 2009-2010; 2011-2015); Laboratório de Políticas Públicas - LPP (Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2005-2007); Núcleo de estudos e pesquisas em educação do campo e sustentabilidade - Educampo (Universidade Federal de Minas Gerais; 2008, 2009) e Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante - CRIFPE (Université de Montréal; 2010-2011). 
Um aspecto importante do meu perfil curricular é o interesse pelas políticas educacionais no contexto da América Latina, materializado, desde 2001, pela minha participação em uma rede de pesquisadores sobre o trabalho docente, a Red Estrado, vinculada ao Grupo de Trabajo Políticas educativas y desigualdad en América Latina y el Caribe do CLACSO. Meu interesse tem se voltado para as políticas de atenção à diversidade e seus efeitos sobre o trabalho docente, especialmente a política de educação inclusiva e a educação do campo.



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