Giselda dos Santos Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4086500150809136
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Doutora e Mestre em letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco . Professora titular vinculada ao Instituto Federal do Piauí- IFPI. Participou de um estágio doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra - Portugal com apoio financeiro da CAPES. Tem experiência como Professora Formadora do curso de Licenciatura em Letras-inglês da Universidade Estadual do Piauí- UESPI (Educação a Distância) com a disciplina Análise do Discurso e Trabalho de Conclusão de Curso. Tem experiência em docência na área de Linguística, com ênfase em disciplinas como Gêneros Textuais, Análise e Interpretação de Texto,Teorias e Técnicas de Comunicação, Pragmática, Semiótica, Letramento Visual Crítica, produção de material didático, tecnologia móvel em sala de línguas ( mobile learning) e Teoria da Comunicação e da Imagem. É autora de vários artigos e capítulos de livros. Tem expressiva participação em eventos científicos, nacionais e internacionais e é parecerista de periódicos e artigos de revistas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giselda dos Santos Costa
Nome em citações bibliográficas
SANTOS COSTA, Giselda dos.;Santos Costa, Giselda;SANTOS COSTA, GISELDA DOS;COSTA, G.S

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Zona Sul.
Avenida Pedro Freitas, 1020
São Pedro - giseldacostas@hotmail.com
64001010 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 32116608
URL da Homepage: http://www.giseldacosta.com


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: MOBILE LEARNING: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino - aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Antonio Carlos dos Santos Xavier.
Coorientador: Ana Amélia Amorim de Carvalho (UC-Portugal).
Palavras-chave: Lingua inglesa; Mobile Learning; Letramento crítico visual; agência; Affordance.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
2000 - 2002
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O livro didático de ingles: usos de intensificadores em diálogos,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Francisco Gomes de Matos.
Palavras-chave: Atos de fala; Gêneros Textuais Emergentes; Pragmática; análise do livro didático; intensificaçao inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
1996 - 1999
Especialização em Especialização em Lingua inglesa.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: O Ensino da lingua estrangeira nas escolas publicas de Floriano.
Orientador: Francisca Chaves Silva.
1986 - 1990
Graduação em Licenciatura Plena em Letras/Ingles.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Teacher for the Future. (Carga horária: 45h).
Hamk University of Applied Sciences, HAMK, Finlândia.
2015 - 2015
Engineering Education Excellence and Inno. (Carga horária: 30h).
Tallinn University of Tecnology, TU, Estônia.
2012 - 2012
Estágio de Doutorando ( Sanduiche).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí, CEFET-PI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piaui - IFPI, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Encarregada de Elaborar o Projeto Político Pedagógico - PPP.
06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal do Piaui - IFPI, .

02/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
Atividades Linguísticas
12/2014 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piaui - IFPI, .

Cargo ou função
Representante Docente do Conselho Superior do Instituto Federal do Piauí.
01/2014 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piaui - IFPI, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior em Licenciatura em Informática-Campus Zona Sul.
11/2016 - 12/2016
Treinamentos ministrados , Instituto Federal do Piaui - IFPI, .

Treinamentos ministrados
Curso de Inglês Instrumental para os Servidores do IFPI
01/2016 - 01/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática - PAFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia da Educação
07/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Biologia- PAFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia na Educação - PAFOR
02/2014 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piaui - IFPI, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Encarregada para Regulamentar o Núcleo de Ensino de Língua Estrangeira-NELE-IFPI.
02/2013 - 04/2013
Ensino, Especialização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguagem e Tecnologia
Pragmática
07/2012 - 12/2012
Estágios , Universidade de Coimbra, .

Estágio realizado
Estágio "Doutorado Sanduiche" na Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Coimbra- Portugal.
02/2000 - 11/2010
Ensino, Tecnólogo Em Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
05/2006 - 05/2007
Pesquisa e desenvolvimento , FAPEPI, .

07/2004 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piaui - IFPI, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Encarregada de Reestruturar o Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFPI- Floriano.
10/2002 - 10/2003
Direção e administração, Instituto Federal do Piaui - IFPI, .

Cargo ou função
Coordenador de Projetos em Cultura Geral e Professor de Ingles e Cultura dos Povos.
03/1999 - 09/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Piaui - IFPI, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Encarregada de Elaboração do Projeto do Ensino Médio da UNED-Floriano.

Governo do Estado do Maranhão, GOVERNO/MA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2004
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: professor concursado, Carga horária: 20

Atividades

05/1995 - 11/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Inglesa

Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador Educação a Distância, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina TCC- Trabalho de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador Educação a Distância, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina - Análise do Discurso

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

02/2003 - 08/2003
Ensino, Licenciatura Plena em Letras/Ingles, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
Prática de Ensino da Lingua Inglesa
Writing II
Metodologia da Lingua Inglesa
Técnica de Tradução

Governo do Estado do Piauí, GOVERNO/PI, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor concursado, Carga horária: 40

Atividades

05/1985 - 07/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Inglesa


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa e desenvolvimento
2.
Teorias da Linguagem e Ensino - Núcleo
3.
Ensino de línguas mediado por tecnologia - Linguística aplicada - Ensino Intercultural - Desenvolvimento de material didático - Letramento crítico visual - Formação de professor

Objetivo: Em nossa pesquisa, utilizamos uma variedade de dados, métodos e análises quantitativos e qualitativos, incluindo projetos experimentais, intervenções em sala de aula e gravações de vídeo de atividades de ensino e aprendizagem de línguas, como salas de aula, trabalho em grupo de alunos, bate-papo on-line, planejamento de aulas e tecnologias digitais inovadoras..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Linguistica Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Letramento crítico.
Palavras-chave: Mobile Learning; Novos letramentos; Material Didático; Ensino intercultural; Formação de professor; Letramento crítico visual.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Design de atividades para o ensino de inglês como língua estrangeira para dispositivos móveis: teoria e prática
Descrição: O objetivo principal desta pesquisa visa desenvolver atividades para tecnologia móvel (celular ou tablet) que poderão facilitar as habilidades linguísticas, a partir de um contraste principalmente entre experiências brasileiras e finlandesa, mas podendo também eventualmente envolver experiências advindas de outras populações mundiais que ensina o inglês como língua estrangeira com auxílio da tecnologia móvel. Vinculados a este objetivo geral, criaremos um aplicativo flexível, individual e personalizado. E no final da pesquisa, publicaremos um e-book com os design das atividades detalhadas com suporte teóricos linguísticos para os professores de línguas. Estamos vivendo uma fase da Linguística Aplicada como design, ou seja, um momento em que alguns professores estão tentando descobrir e criar maneiras de configurar tarefas e atividades que possam permitir uma facilitação da aprendizagem de línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Tecnologia móvel: Uma revolução de leituras
Descrição: Estamos vivendo uma nova fase da Linguística Aplicada como a ciência do design, ou seja, um momento em que alguns professores estão tentando descobrir e criar maneiras de configurar tarefas e atividades com o auxilio da tecnologia que possam facilitar a resolução de problemas relacionados com a linguagem, ensino e letramento. A pesquisa tem como objetivo principal construir design de atividades em forma de um aplicativo educacional para tecnologia celular ou tablet para professores e alunos do ensino médio de escolas públicas. Essas atividades, para a tecnologia móvel, poderão facilitar as habilidades linguísticas como compreensão oral, leitura, fala, escrita e visual, vocabulário, pronúncia, gramática e cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Aprendizagem de produção de textos argumentativos em dispositivos móveis de comunicação
Descrição: Participa do projeto -Aprendizagem de produção de textos argumentativos em dispositivos móveis de comunicação (smartphone e tablet): atividades pedagógicas para o desenvolvimento de um aplicativo educacional.482650-LET-009-2013/10-EDITAL Em 04/04/2013. Edital CNPq UNIVERSAL 14/2012 - FAIXA A - PROCESSO 479705/2012-7. Período: 24 meses ? (jan/2013 a jan/2015).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Celular: um laboratório móvel de ensino de língua estrangeira
Descrição: A nossa proposta é ter um laboratório móvel, inovador que utiliza a tecnologia para tornar o aprendizado interativo, interessante e envolvente. Cremos que um laboratório composto por celulares vai resover alguns desses desafios linguistícos. Com este laboratório móvel, os professores e alunos terão Wireless (Wi-Fi), SMS, MMS, Facebook, Twitter, acesso à Internet, MP3/MP4 player, câmera digital, gravador de vídeo, Flash / ou Java habilitado podendo executar conteúdo multimídia, incluindo áudio e vídeo, software especial de aprendizagem como e-dicionário, cartão de memória flash, entre outros.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (42) .
Integrantes: Giselda dos Santos Costa - Coordenador.
2009 - 2013
MOBILE LEARNING: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino - aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública
Descrição: A pesquisa investigou as potencialidades que emergiram da interação do aluno com o celular e que potencializaram o desenvolvimento das cinco habilidades linguísticas no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. À luz deste objetivo principal, o estudo explorou as percepções dos alunos-participantes sobre o processo de aprendizagem gerado pelas atividades pedagógicas mediadas pelo celular. Além disso, investigou quando usar o celular em sala de aula de língua inglesa e, em seguida, procurou identificar qual a melhor maneira de proporcionar o letramento visual crítico de uma forma que permita aos alunos a capacidade de realmente aprender e de reter a informação com ajuda de um dos dispositivos móveis de comunicação. Por fim, analisou a eficácia do uso do celular como dispositivo móvel para aprendizagem de línguas pelos alunos. As teorias em que a análise foi apoiada foram os conceitos de affordance, segundo os estudos de Gibson (1979), Gaver (1991) e van Lier (2004); o conceito de Zona de Desenvolvmento Proximal (ZDP), que enfatiza a noção de interação social, de acordo com os estudos de Vygotsky (1999), e o conceito de agência retórica humana versus tecnológica, de acordo com os estudos de Rosa e Jones (2003), Miller (2009) e Cooper (2011). A pesquisa constatou que ensinar com ajuda do celular é uma possibilidade real e bem interessante à espera de exploração por parte dos decentes. A aprendizagem móvel ajudou a melhorar a aquisição de habilidades em uma língua estrangeira, colocou os alunos em um contexto real e tornou este processo mais atraente, motivador e interessante. Com a tecnologia móvel, telefone celular,os alunos conseguiram maximizar a aquisição de habilidades, competências linguísticas e otimizar o tempo de estudo, em razão de poderem acessar suas atividades didáticas em qualquer lugar e a qualquer hora. Assim, a conclusão a que chegou esta investigação científica informa que o uso do celular no ensino-aprendizagem de línguas proporciona uma flexibilidade diferente, produtiva para o aprendiz adquirir saberes, habilidades e conhecimentos, quase impossível de ocorrer em um ambiente de ensino tradicional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Workshop itinerante : diminuindo distância entre escola & comunidade
Descrição: O projeto Workshop Itinerante surge como um instrumento de intervenção pedagógica que visa criar workshops para professores de escola pública da cidade de Teresia-Piauí para compartilhar cenários de aprendizagens aproveitando o potencial das tecnologias móveis (celular e tablet) e os recursos educacionais abertos (REA) ou Open Educational Resources (OER), que poderão fornecendo um maior apoio pedagógico a estes docentes para que alcancem maior êxito nas suas práticas em sala de aula com ajuda da tecnologia. Entendemos que o apoio a Educação e a cultura, numa perspectiva itinerante, tornam-se um fator de resgate, formação e transformação para esta realidade de professores, e como consequência, tais benefícios são estendidos aos seus alunos, bem como à sociedade de uma forma geral. Proporcionar aos professores uma vivência prática com vários tipos de tecnologias abertas para auxiliar no ensino e aprendizagem, como: kahoot, Slidetalk,magisto, qr- code, powtoon, thinglink, padlet, todaysmeet, learningap, edpuzzle, screencast-o-matic, quizizz, quizalize,Popplet, movenote. Workshop Itinerante, é um projeto que tem como desígnio fomentar o espírito voluntário e de doação nos educandos, através da interação entre alunos do curso de informática do IFPI- Campus Teresina Zona Sul e a escola da comunidade pública da capital do Piauí , a fim de promover a reflexão e o contato entre diferentes realidades sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Giselda dos Santos Costa - Coordenador.
1999 - 2009
Ingles para pessoas carentes da cidade de Floriano-PI
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
Aplicativo - Cell at school
Descrição: É um aplicativo personalizado que permite o professor adicionar e excluir atividades a qualquer momento. Este App oferece também uma combinação flexível, pois os estudantes conseguem maximizar a aquisição de habilidades, competências linguísticas e otimizar o tempo de estudo, em razão de poderem acessar suas atividades didáticas em qualquer lugar e a qualquer hora. O uso do aplicativo no ensino-aprendizagem de línguas proporciona uma flexibilidade diferente, produtiva para o aprendiz adquirir saberes, habilidades e conhecimentos, quase impossível de ocorrer em um ambiente de ensino tradicional. O aplicativo será instalado nos celelures ou tablet dos alunos, em sala de aula de forma simples e rápida com ajuda do leitor de código QR ou através do endereço: http://goo.gl/QCfvih..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Giselda dos Santos Costa - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Calidoscopio (UNISINOS)
2015 - 2015
Periódico: ILHA DO DESTERRO (UFSC)
2018 - 2018
Periódico: POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM
2018 - 2018
Periódico: POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Linguagem e Tecnologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/letramento crítico visual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/material didático.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/ensino intercultural.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Pragmática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Professor Titular, Instituto Federal do Piauí.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS COSTA, GISELDA DOS2018SANTOS COSTA, GISELDA DOS. Language & Culture in English as a Foreign Language Teaching: a socio-cultural experience of some exchange students from Piauí Federal Institute. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 379-390, 2018.

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.2018SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile learning e zona de desenvolvimento proximal: transformando o ensino e aprendizagem de línguas através da tecnologia móvel.. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 25, p. 206-220, 2018.

3.
SANTOS COSTA, Giselda dos.2018SANTOS COSTA, Giselda dos.. Aplicando conceitos teóricos em atividades educacionais no campo do Mlearning: affordance, agência e rizoma. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 21, p. 88-102, 2018.

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.2016SANTOS COSTA, Giselda dos.. Construindo pensamento crítico através do letramento visual mediada por tecnologia móvel. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 14, p. 30-43, 2016.

5.
SANTOS COSTA, Giselda dos.2015SANTOS COSTA, Giselda dos.. Kahoot: a aplicabilidade de uma ferramenta aberta em sala de língua inglesa, como língua estrangeira, num contexto inclusivo. Anais Eletrônicos, v. 6, p. 45, 2015.

6.
SANTOS COSTA, Giselda dos.2010SANTOS COSTA, Giselda dos.. Netnografia e MROCs: análise e coleta de dados em pesquisas qualitativas na era das redes sociais. Anais Eletrônicos, v. 2, p. 54, 2010.

7.
SANTOS COSTA, Giselda dos.2009SANTOS COSTA, Giselda dos.. Podcating: um gênero ou suporte? novo, emergente ou híbrido? oral ou escrito?. III Encontro Nacional sobre Hipertexto â013 CEFET- BH, v. 3, p. 34, 2009.

8.
SANTOS COSTA, Giselda dos.2008SANTOS COSTA, Giselda dos.. Multiletramento Visual na WEB.. Anais Eletrônicos, v. 2, p. 56, 2008.

9.
SANTOS COSTA, Giselda dos.2006SANTOS COSTA, Giselda dos.. Torpedo: um novo gênero digital emergente nas aulas de línguas. I Congresso Internacional de professores universitário de Inglês, v. 1, p. 23, 2006.

10.
SANTOS COSTA, Giselda dos.2004 SANTOS COSTA, Giselda dos.. Diálogo Didático de Inglês à luz da Pragmática. Ciências&Informação, v. 1, p. 25-32, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. M-learning: pensamento crítico em sala de língua inglesa através da leitura visual de videoclipe. In: Carvalho Ana Amélia;Pons Juan de Pablos; Marques Célio Gonçalo;Cruz Sónia; Moura Adelina Santos Idalina L;Guimarães Daniela. (Org.). M-learning: pensamento crítico em sala de língua inglesa através da leitura visual de videoclipe. 4ed.Coimbra: CEIS20, 2018, v. 4, p. 643-651.

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Incentivar pensamento crítico & letramento visual com ajuda da tecnologia móvel: Relato de experiênci. In: Carvalho Ana Amélia;Pons Juan de Pablos; Marques Célio Gonçalo,Cruz Sónia; Moura Adelina Santos Idalina L;Guimarães Daniela. (Org.). Incentivar pensamento crítico & letramento visual com ajuda da tecnologia móvel: Relato de experiência. 4ed.Coimbra: CEIS20, 2018, v. 4, p. 715-718.

3.
Santos Costa, Giselda; Xavier, Antonio Carlos . Critical visual literacy: the new phase of applied linguistics in the era of mobile technology. New perspectives on teaching and working with languages in the digital era. 13ed.: Research-publishing.net, 2016, v. , p. 201-212.

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Habilidades do século 21: construir o pensamento crítico através do letramento visual. In: Simone Reis e Alex Alves Egido. (Org.). I Congresso Internacional da Linguística Aplicada Crítica: linguagem, ação e transformação /. 01ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016, v. 1, p. 53-58.

5.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Cellatschool PLUS: um novo design de aplicativo híbrido para ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. In: Ana Amélia A. Carvalho, Sónia Cruz, Célio Gonçalo Marques,Adelina Moura e Adalina Santos. (Org.). 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. 3ed.Coimbra: Universidade de Coimbra, 2016, v. 3, p. 99-109.

6.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; XAVIER, A. C. . Aprendizagem formal, não-formal e informal com a tecnologia móvel: um processo rizomático. III Congresso Internacional das TIC na Educação. 3ed.Lisboa: Universidade de Lisboa, 2014, v. 3, p. 642-647.

7.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; XAVIER, A. C. ; CARVALHO, A. A. . Mobile learning: explorando affordances do celular no ensino de língua inglesa. 2 Encontro sobre Jogos e Mobile learning. 2ed.Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014, v. 2, p. 199-207.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Língua & cultura no ensino de inglês como língua estrangeira: uma experiência sociocultural de alguns estudantes de intercâmbio do Instituto Federal do Piauí. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Unesp- Araraquara, p. 381 - 393, 02 maio 2018.

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile learning e zona de desenvolvimento proximal: transformando o ensino e aprendizagem de línguas através da tecnologia móvel.. Polifonia, UFMG, p. 206 - 220, 03 jan. 2018.

3.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Ver: a quinta habilidade linguística no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Linguagem em Foco, Fortaleza, p. 166 - 181, 22 nov. 2012.

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Grupos Focais: Um Novo Olhar Sobre o Processo de Análise das Interações Verbais. Revista Intercâmbio, PUC São Paulo, , v. v. XXV, p. 153 - 172, 26 jan. 2012.

5.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Textos spimes: criando novas trilhas no percurso da linguística textual. Letras de Hoje (Online), PUC Rio Grande do SUL, , v. 47, p. 102 - 111, 23 jan. 2012.

6.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Diálogo Didático de Ingles à Luz da Pragmática. Ciência &Informação, Teresina-PI, p. 25 - 32, 05 jun. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Kahoot: a aplicabilidade de uma ferramenta aberta em sala de língua inglesa, como língua estrangeira, num contexto inclusivo. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologia da Educação, 2015, Recife. 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologia da Educação. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2015. v. 06. p. 99-109.

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; XAVIER, A. C. . TISLID'14 -II internation workshop on technological innovation for specialized linguistic Domains. In: TISLID'14 -II internation workshop on technological innovation for specialized linguistic Domains, 2014, Avila. Critical visual literacy: the new phase of Applied Linguistics in the teaching and learning of foreign languages in the era of mobile technology. àvila: Universidade de Salamanca - Espanha, 2014. v. 2. p. 52-65.

3.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile learning: explorando affordances em sala de inglês. In: Jogos e Mobile Learning, 2012, Coimbra. Jogos e Mobile Learning, 2012.

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Podcast: gênero ou suporte? novo,emergente ou híbrido? oral ou escrito?. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. III Encontro Nacional sobre Hipertexto. Belo Horizonte: CEFET-BH, 2009. v. 1. p. 10-20.

5.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Multiletramento Visual na WEB. In: II Simposio Hipertexto e Tecnologias na Edcação, 2008, Recife. Anais Eletrônicos. Recife: UFPE, 2008. v. 1. p. 10-25.

6.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. SMS: um novo gênero digital emergente nas aulas de línguas. In: I Congresso Internacional de professores universitário de Inglês, 2007, Belo Horizonte. I Congresso Internacional de professores universitário de Inglês - ABRAPUI. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. v. 01. p. 20-35.

7.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. SMS: pensar oralmente e escrever foneticamente. In: I Encontro Linguistico e Literário do Mestrado em Letras, 2006, Teresina. I Encontro Linguistico e Literário do Mestrado em Letras. Teresina: UFPI -PI, 2006. v. 1. p. 10-25.

8.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Fenomeno linguistico da intensificaçao em textos didáticos de ingles. In: Seminário Nacional de Linguas Estrnageiras, 2002, Goiania, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile Learning em sala de aula de língua inglesa: realidade atual e possibilidades futuras. In: II Fórum de Linguìstica Aplicada e Ensino de Línguas, 2010, Fortaleza. II Fórum de Linguìstica Aplicada e Ensino de Línguas, 2010.

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. O uso do celular no ensino aprendizagem de Língua inglesa. In: I Simpósio de Linguística Aplicada e o Educador de Língu Inglesa: por um conhecimento que mude a vida de alguém, 2010, Recife. I Simpósio de Linguística Aplicada e o Educador de Língu Inglesa: por um conhecimento que mude a vida de alguém, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. M-learning: pensamento crítico em sala de língua inglesa através da leitura visual de videoclipe. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Incentivar pensamento crítico & letramento visual com ajuda da tecnologia móvel: Relato de experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Como trabalhar com a tecnologia móvel sem internet em sala de aula: teoria e prática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Aplicando conceitos teóricos em atividades educacionais no campo do Mlearning: affordance, agência e rizoma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. O Ensino de Línguas mediado pelas Novas Tecnologias digitais da Informação e Comunicação: Perspectivas, oportunidades e Desafios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Ensino de língua inglesa em contexto inclusivo: relato de experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Da globalização à Glocalização: Repensando a interculturalidade no ensino de línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. BNCC: Avanços e desafios no ensino de línguas materna e estrangeiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; SOUSA, F. F. L. . Construindo e desconstruindo discursos midiáticos para humanizar à luz da pragmática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; SOUSA, F. F. L. . Inovações e desafios na construção do pensamento crítico à luz do letramento visual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Diferentes abordagens utilizando as tecnologias móveis para projetar novas oportunidades de aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. 18 Congresso Mundial de Linguística Aplicada: Inovação e Desafios Epistemológicos em Linguística Aplicada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Cellatschool PLUS: um novo design de aplicativo híbrido para ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; OLIVEIRA, S. B. C. . Interculturalidade no ensino de línguas: uma análise do programa Inglês sem fronteiras ( Isf). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Cenários de aprendizagens inovadores para o ensino de línguas aproveitando o potencial das tecnologias móveis e dos recursos educacionais abertos: teoria e prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Santos Costa, Giselda. Mobile Learning: diferentes abordagens utilizando as tecnologias móveis para projetar novas oportunidades de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Santos Costa, Giselda. Gêneros Textuais, Agência e Ação social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Construindo pensamento crítico através do letramento visual mediada por tecnologia móvel. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; OLIVEIRA, S. B. C. . Competência comunicativa intercultural: um desafio para o professor de língua estrangeira no século 21. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; SOUSA, F. F. L. . Desconstruir discursos midiáticos para humanizar à luz da pragmática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Gêneros digitais online: como trabalhar em sala de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; XAVIER, A. C. . Building Critical Thinking through Visual Literacy. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; COSTA, G. S. . Habilidades do século 21: construir o pensamento crítico através do letramento visual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; COSTA, G. S. ; OLIVEIRA, S. B. C. . Letramento crítico visual: explorando a língua em muitas formas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Design of activities for teaching language with mobile devices: theory and practice. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; OLIVEIRA, S. B. C. . Kahoot: a aplicabilidade de uma ferramenta aberta em sala de língua inglesa, como língua estrangeira, num contexto inclusivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. MOBILE LEARNING in English classroom. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Taitaja- 2015 Skill Finland. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile Learning:Design de atividades para o celular em sala de linguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Letramento Crítico visual: Você vê o que eu vejo?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; XAVIER, A. C. . Aprendizagem formal, não-formal e informal com a tecnologia móvel: um processo rizomático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; XAVIER, A. C. . Mobile learning: explorando affordances do celular no ensino de língua inglesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Explorando as aplicações pedagógicas dos celulares para o ensino das cinco habilidades linguísticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Visualização: a quinta habilidade linguística no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile Learning: explorando potencialidades em sala de língua inglesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Aprendizagem móvel: explorando affordances com o uso do celular em sala de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile learning: integrando o letramento visual ao ensino de Inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Agência, affordance e ZDP: do real para o potencial no ensino de inglês com o celular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. O uso do celular em sala de aula de língua inglesa:uma constelação de affordances. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile learning em sala de língua: realidade atual e possibilidades futuras ISBN 978-85-7315-803-8. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. O celular em sala de língua inglesa: realidade atual e possibilidades futuras INSS: 2179-2798. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Netnography e MROCS: pesquisas qualitativas na era das redes sociais- ISSN-1984-1175.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Podcast: gênero ou suporte? novo,emergente ou híbrido? oral ou escrito?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Multiletramento Visual na WEB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. SMS: um novo gênero digital emergente nas aulas de línguas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Letramento visual: da web ao celular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. SMS: pensar oralmente eescrever foneticamente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Textos em língua inglesa à luz da pragmática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Textos em língua inglesa à luz da pragmática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. A Construção do Conhecimento e os Aspectos Pragmáticos da Linguagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para o 4º Encontro de Jogos e Mobile Learning - Universidade de Coimbra. 2018.

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para a Revista Polifonia : Estudo da Linguagem - UFMT. 2018.

3.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para a Revista Calidoscopio (UNISINOS) - São Paulo. 2017.

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para a revista 'Somma- IFPI. 2016.

5.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para a revista Somma- IFPI. 2016.

6.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Avaliador de Projetos de extensão- IFPI. 2016.

7.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Avaliador de projeto de extensão - IFPI. 2016.

8.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para a o 3º encontro sobre jogos e mobile learning- Universidade de Coimbra. 2016.

9.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para a revista Somma-IFPI. 2015.

10.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para a revista A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies -UFSC. 2015.

11.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para artigos da Congresso Norte e Nordeste de pesquisa e inovação IFs. 2015.

12.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para artigo do Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação- IFs. 2015.

13.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para artigo do Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação- IFs. 2015.

14.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer de artigo para o 2º Encontro sobre jogos e mobile learning- Universidade de Coimbra. 2014.

15.
Santos Costa, Giselda. Parecer de artigo para o 2º Encontro sobre jogos e mobile learning- Universidade de Coimbra. 2014.

16.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Parecer para artigo no 2º Encontro sobre jogos e mobile learning- Universidade de Coimbra. 2014.

17.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Avaliador de Protejo de extensão interno do IFPI. 2014.

18.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Avaliador de projeto de extensão interno do IFPI. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Aplicativo -Cell at School. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Celular: um laboratório de língua móvel no ensino de inglês como língua estrangeira. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Professora de Inglês apresenta trabalho na Espanha. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. O celular em sala de línguas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile Learning sem internet. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Celular: de vilão à mocinho da sala de aula. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. A era da portabilidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. facebook. 2009; Tema: diversos. (Rede social).

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Tecnologia móvel e sala de linguas. 2008; Tema: tecnologia móvel e o ensino de línguas estrangeiras. (Blog).

3.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Twitter. 2008; Tema: tecnologia e educação. (Rede social).

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Página pessoal. 2005; Tema: Página pessoal e profissisonal. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Inglês Instrumental - Reading I. 2016. .

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Inglês Instrumental para os funcionários do IFPI. 2016. .

3.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile CellAtSchool PLUS App. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativo).

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Design of activities for teaching language with mobile devices: theory and practice. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Tecnologia Móvel: uma revolução de leituras. 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Celular: um laboratório móvel de ensino de língua estrangeira. 2013. (Relatório de pesquisa).

7.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Instrutora de Inglês Instrumental para turismo. 1999. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
Silva, A.C. O; Gomes, F.W.B; SANTOS COSTA, GISELDA DOS. Participação em banca de Célia de Freitas Araújo Neta. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no desenvolvimento das habilidades de fala, escuta, escrita e leitura no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2018.

2.
ZIBETTI, M. L.; SOUZA, A. M. L.; SANTOS COSTA, Giselda dos.. Participação em banca de Patrícia Pereira Ferreira. O uso de tecnologias digitais nos processos de ensino: análise de experiências docentes. 2017.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; COSTA, G. S.; OLIVEIRA, S. B. C.; SOUSA, F. F. L.. Participação em banca de Gilvana Mendes da Costa. Currículo integrado no PROEJA: Práticas interdisciplinares. 2015 - Instituto Federal do Piauí.

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.; COSTA, G. S.; OLIVEIRA, S. B. C.; SOUSA, F. F. L.. Participação em banca de Jocielma de carvalho Sousa. Práticas Avaliativas do PROEJA: contrapontos e ressignificações. 2015 - Instituto Federal do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Participação em banca de Thaciane Lareska Vaz de Sousa.Dispositivos móveis na educação: desafios ao uso de smartphone como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFPI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
LOPES, J. B.; Cunha, P.B; TEIXEIRA, M. A. C. M.; SINIMBU NETO, F. A.; COUTINHO, A. N. L.; COSTA, G. S.. Promoção Funcional à Classe de Professor Titular - Maria Elizabete de Oliveira. 2018. Universidade Federal do Piauí.

2.
COSTA, G. S.; TEIXEIRA, M. A. C. M.; SINIMBU NETO, F. A.; SILVA, A. S. V. E.; COUTINHO, A. N. L.; BATISTA, F. R. B.. Promoção Funcional à Classe de Professor Titular - Gerson Albuquerque de Araújo Neto. 2018. Universidade Federal do Piauí.

3.
COSTA, G. S.; REIS SOBRINHO, J. F.; LIMA, A.; SANTOS, M. R. M. C.; REGO, V. R.. Promoção Funcional à Classe de Professor Titular- Carla Verônica Rodarte de Moura. 2018. Universidade Federal do Piauí.

4.
LIMA, A.; COSTA, G. S.; SINIMBU NETO, F. A.; REIS SOBRINHO, J. F.; NERY, I. S.; FONSECA, A. F. C.. Promoção Funcional à Classe de Professor Titular - Lídya Tolstenko Nogeuira. 2018. Universidade Federal do Piauí.

5.
COSTA, G. S.; REIS SOBRINHO, J. F.; SILVA, C. E.; CARVALHO, C. M. R. G.; SOUSA, R. R. M.. Promoção Funcional à Classe de Professor Titular - Otacilio da Mota Almeida. 2018. Universidade Federal do Piauí.

Concurso público
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Presidente da banca professor substituto. 2006. Universidade Estadual do Piauí.

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Presidente da banca professor substituto. 2005. Universidade Estadual do Piauí.

3.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Presidente da banca professor substituto. 2004. Universidade Federal do Piauí.

4.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Presidente da banca professor substituto. 2003. Universidade Estadual do Piauí.

5.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Presidente de banca- Professor substituto. 2000. Instituto Federal do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning.M-learning: pensamento crítico em sala de língua inglesa através da leitura visual de videoclipe. 2018. (Encontro).

2.
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? III - SNTDE 2018.Explorando as tecnologias digitais de Informação e comunicação (TDIC) em sala de aula: gêneros digitais - leitura on-line e produção textual.. 2018. (Simpósio).

3.
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? III - SNTDE 2018.Como trabalhar com a tecnologia móvel sem internet em sala de aula: teoria e prática. 2018. (Simpósio).

4.
FAUBAI 2017 Conference.Da Globalização à Glocalização: Repensando a interculturalidade no ensino da língua inglesa. 2017. (Outra).

5.
II Colóquio sobre práticas pedagógicas inclusivas.Ensino de língua inglesa em contexto inclusivo: relato de experiência. 2017. (Outra).

6.
II Congresso Internacional de Ensino de Espanhol no Braasil. Da Globalização à Glocalização: Repensando a interculturalidade no ensino de línguas. 2017. (Congresso).

7.
II Congresso Internacional de Ensino de Espanhol no Braasil. BNCC: Avanços e desafios no ensino de línguas materna e estrangeiras. 2017. (Congresso).

8.
II Congresso Internacional de Ensino de Espanhol no Braasil.Desafios no ensino de línguas para o século XXI. 2017. (Simpósio).

9.
3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning.Cellatschool PLUS: um novo design de aplicativo híbrido para ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. 2016. (Encontro).

10.
5th International Conference on Multicultural Discourses: Multi-Inter or Trans-Cultural Communication: Reflections.Competência comunicativa intercultural: um desafio para o professor de língua estrangeira no século 21. 2016. (Outra).

11.
5th International Conference on Multicultural Discourses: Multi-Inter or Trans-Cultural Communication: Reflections..Desconstruir discursos midiáticos para humanizar à luz da pragmática. 2016. (Outra).

12.
FAUBAI 2016 CONFERENCE - Social Responsibility in the Internationalization of Higher Education.Interculturalidade no ensino de línguas: uma análise do programa Inglês sem fronteiras ( Isf).. 2016. (Outra).

13.
I Congresso Nacional de Variação Linguística e Letramentos. Construindo pensamento crítico através do letramento visual mediada por tecnologia móvel. 2016. (Congresso).

14.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologia da Educação.Kahoot: a aplicabilidade de uma ferramenta aberta em sala de língua inglesa, como língua estrangeira, num contexto inclusivo. 2015. (Simpósio).

15.
Engineering Education towrds excellence and innovation. 2015. (Congresso).

16.
Finish-Brazilian Research Seminar.Design of activities for teaching language with mobile devices: theory and practice. 2015. (Oficina).

17.
International Congress of Critical Applied Linguistics. Letramento Crítico Visual: explorando a língua em muitos formas. 2015. (Congresso).

18.
Taitaja- 2015. 2015. (Olimpíada).

19.
Workshop Internacional de Inovação na Educação Profissional ( WIIEP) - Encontro Internacionall de Educação Profissional.Mobile learning: design de atividades para o celular em sala de linguas. 2015. (Oficina).

20.
2 Encontro sobre jogos e mobile learning.Mobile learning: explorando affordances do celular no ensino de língua inglesa. 2014. (Encontro).

21.
II Internation workshop on technological innovation for specialized linguistic domains: lifelong leg learning on the move. Critical visual literacy: the new phase of Applied Linguistics in the teaching and learning of foreign languages in the era of mobile technology. 2014. (Congresso).

22.
IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.Letramento Crítico visual: Você vê o que eu vejo?. 2014. (Outra).

23.
IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.Mobile learning: explorando as aplicações pedagógicas dos celulares para o ensino das habilidades linguísticas em sala de língua inglesa.. 2014. (Outra).

24.
IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Cell at School - Celular na Escola. 2014. (Congresso).

25.
5 Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação - ISBN 978 85 66530 25 4.MOBILE LEARNING: exploring affordance in English classroom. 2013. (Simpósio).

26.
5 Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação - ISBN 978 85 66530 25 4.Mobile learning: exploring affordance with use of cell phone in language classroom. 2013. (Oficina).

27.
Política e Políticas Linguísticas. Visualização: a quinta habilidade linguística no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2013. (Congresso).

28.
III Congresso Internacional da ABRAPUI Language and Literature in the age of Technology. Mobile learning: integrando o letramento visual ao ensino de Inglês. 2012. (Congresso).

29.
Jogos e Mobile Learning.Agência, affordance e ZDP: do real para o potencial no ensino de inglês com o celular. 2012. (Encontro).

30.
18 Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. O uso do celular em sala de língua inglesa: uma constelação de affordances. 2011. (Congresso).

31.
II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas ISSN:2179-2798.O celular em sala de língua inglesa: realidade atual e possibilidades futuras. 2010. (Outra).

32.
III Simpósio Hipertexto e tecnologia na Educação: redes sociais e aprendizagem.Netnography e MROCs: pesquisas qualitativas na era das redes sociais. 2010. (Simpósio).

33.
I Simpósio de Linguistica Aplicada e o Educador de Língua Inglesa: por um conhecimento que mude a vida de alguém ISBN 978-85-7315-803-8.Mobile learning em sala de língua: realidade atual e possibilidades futuras. 2010. (Oficina).

34.
I Simpósio de Linguística Aplicada e o Educador de Língu Inglesa: por um conhecimento que mude a vida de alguém.Mobile learning em sala de língua inglesa: realidade atual e possibilidades futuras. 2010. (Oficina).

35.
III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. III Encontro Nacional sobre Hipertexto. Belo Horizonte : CEFET-BH, 2009. v. 1. p. 10-20..Podcast: gênero ou suporte? novo,emergente ou híbrido? oral ou escrito?.. 2009. (Encontro).

36.
II Simposio Hipertexto e tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino.Multiletramento Visual na WEB. 2008. (Seminário).

37.
I Congresso Internacional de professores universitário de Inglês. SMS: um novo gênero digital emergente nas aulas de línguas. 2007. (Congresso).

38.
II Encontro Nacional sobre Hipertexto.Letramento Visual: da web ao celular. 2007. (Encontro).

39.
I Encontro Linguistico e Literário do Mestrado em Letras.SMS: pensar oralmente e escrever foneticamente. 2006. (Encontro).

40.
IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI.A geração polegar. 2006. (Encontro).

41.
XI SILEL. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.SMS: um torpedo lingüístico nas aulas de línguas. 2006. (Simpósio).

42.
I Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia. 2005. (Seminário).

43.
V Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).

44.
VII congresso Nacional de Lingüística Aplicada. Fenômenos lingüísticos da intensificação em textos didáticos de inglês. 2004. (Congresso).

45.
VII congresso Nacional de Lingüística Aplicada. Textos em língua inglesa à luz da pragmática. 2004. (Congresso).

46.
55ª Reunião anual da SBPC. 2003. (Encontro).

47.
IV Encontro Estadual dos Estudantes de Biologia.Produção de trabalhos científicos. 2003. (Encontro).

48.
XVI seminário nacional de inglês instrumental.Fenômenos lingüísticos da intensificação em textos didáticos de inglês. 2002. (Seminário).

49.
XII seminario nacional de inglês instrumental. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. I encontro de professores de língua estrangeira do Instituto Federal do Piauí. 2013. (Outro).

2.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Semana Nacional de Ciências e Teconologia. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emília Gomes da Silva. Mensajes wahtsapp en la enseñanza de español como lengua extranjera: una revisión integradora. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Glaice Kelly Rosendo. Blog institucional: professor aprendendo com a tecnologia. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal do Piauí. Orientador: Giselda dos Santos Costa.

2.
Micaías dos Santos Castro. Ferramentas digitais para aulas inovadoras. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal do Piauí. Orientador: Giselda dos Santos Costa.

3.
Valdeilson da Silva Ramos. Website educacional: uma arquitetura da informação. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal do Piauí. Orientador: Giselda dos Santos Costa.

4.
Kenad Wanderson Araújo Silva. O uso do celular em sala de línguas: Integração do letramento visual ao ensino de Inglês via videoclip. 2011. Iniciação Científica - Instituto Federal do Piauí, Centro Federal de Ensino Tecnológico do Piaui. Orientador: Giselda dos Santos Costa.

5.
Cinthia Fernanda da Silva e Sousa Pacífico.. A transformação operada no livro didático de inglês à luz dos gêneros digitais. 2006. Iniciação Científica - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Giselda dos Santos Costa.

6.
Eva Layse Araujo Reis. Livro didático: o que há de novo?. 2006. Iniciação Científica - Centro Federal de Ensino Tecnologico do Piaui. Orientador: Giselda dos Santos Costa.

7.
Lucivânio Santana da Silva. A transformação operada no livro didático de português à luz dos gêneros digitais. 2006. Iniciação Científica - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Giselda dos Santos Costa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Inglês Instrumental - Reading I. 2016. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SANTOS COSTA, Giselda dos.. Mobile CellAtSchool PLUS App. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativo).



Outras informações relevantes


Participou como parecerista do periódico eletrônico Letras em Reviata - ISSN 2318-1788 do Mestrado Acadêmico em Letras, da Universidade Estadual do Piauí-UESPI. ( Setembro-2018) 

Participou como parecerista do Comitê Científico do 4 Encontro sobre jogos & mobile learning - Realizado no dia 07 de maio/2018 na Universidade de Coimbra -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação- Portugal.

Participou como parecerista do Comitê Científico do 3 Encontro sobre jogos & mobile learning - Realizado no dia 07 de maio/2016 na Universidade de Coimbra -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação- Portugal. 

Participou como parecerista do Comitê Científico do IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação - Realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro/2011 em Recife -PE. Promovido pelo Sistema FECOMÉRCIO/SENAC/SESC.

Participou como parecerista do Comitê Científico do 2 Encontro sobre jogos & mobile learning - Realizado no dia 09 de maio/2014 na Universidade de Coimbra -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Portugal.

Participa do projeto -Aprendizagem de produção de textos argumentativos em dispositivos móveis de comunicação (smartphone e tablet): atividades pedagógicas para o desenvolvimento de um aplicativo educacional.482650-LET-009-2013/10-EDITAL Em 04/04/2013. Edital CNPq UNIVERSAL 14/2012 - FAIXA A - PROCESSO 479705/2012-7. Período: 24 meses ? (jan/2013 a jan/2015)

Participou como parecerista do Comitê Científico do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que tem como tema "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E A ESCOLA DO FUTURO", a ser realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015, promovido pelo Sistema FECOMÉRCIO / SENAC / SESC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 15:13:12