Maria Irene Carballido Romero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3088845383066651
  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Sou professora da Graduação do Mackenzie e ministro módulos em pós-graduações de Criação e Branding/Naming, além de cursos in Company. Atuo há 18 anos no mercado publicitário e há 15 anos como professora universitária. Sou Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo ESPM/SP. Bolsista Capes/Prosup. Integrante do Grupo de Pesquisa Discursos e Poéticas do Consumo do PPGCOM da ESPM. Pós-Graduada em Psicocriatividad pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Especialista em Branding - Gestão de Marcas pelo Insper-SP. Sou graduada em Comunicação Social-Publicidade pela Universidade Católica de Salvador e também graduada em Sociologia pela UFBA. Sócia e diretora de criação da Alma Comunicação e Causas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Irene Carballido Romero
Nome em citações bibliográficas
CARBALLIDO, Irene;Irene Carballido


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Comunicação e microdiscurso do consumo: lógicas de produção dos nomes de marcas publicitárias no Brasil.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: João Anzanello Carrascoza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2009
Especialização em Psicocreatividad. (Carga Horária: 450h).
Universidad Autónoma de Barcelona, UAB, Espanha.
Título: Memoria de Investigación sobre Creatividad. Un estudo sobre la Campaña de Publicidad y Marketing Social del Gobierno de Bahia..
Orientador: Santiago Estaun.
1991 - 1995
Graduação em Comunicação Social- Hab. Publicidade e Propaganda.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
1988 - 1993
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assist Mestre I, Carga horária: 20
Outras informações
Ministro Aulas de Criação Publicitária


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação


Faculdades Integradas Rio Branco, FIRB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações
48h em módulo de Pós-Graduação em Branding


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20


Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador III, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador I, Carga horária: 8
Outras informações
Pedido de demissão para fazer curso em Barcelona

Atividades

03/2000 - 07/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Publicitária I e II

Escola Superior de Administração, Marketing e Publicidade (BA, ESAMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Faculdade Jorge Amado, FJA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Agência Experimental, Carga horária: 24

Atividades

02/2000 - 04/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atelier de Criação I
Redação Publicitaria I e II
11/2002 - 08/2003
Outras atividades técnico-científicas , Agência Experimental de Publicidade, Agência Experimental de Publicidade.

Atividade realizada
Implantação e coordenação de criação da Agência Jr..
08/2002 - 08/2003
Ensino, Administração c/ Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Publicidade e Propaganda

PROPEG, PROPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Ideia 3 Comunicação, IDEIA 3, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 40


Objectiva Comunicação, OBJECTIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora de Criação, Carga horária: 40


Link Propaganda, LINK, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redatora Publicitária, Carga horária: 40

Atividades

07/2003 - 05/2004
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Criação de Campanhas Publicitárias.

Pejota Propaganda Ltda, PEJOTA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redatora Senior, Carga horária: 40

Atividades

11/1998 - 10/2002
Serviços técnicos especializados , Departamento de Criação, .

Serviço realizado
Elaboração de Campanhas Publicitárias.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Catalão
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Comunicon, PPGCOM - ESPM.
2011
Prêmio Bahia Recall - Finalista Jornal, Rede Bahia.
2011
36º Prêmio Colunistas Norte-Nordeste - Prata, Colunistas.
2008
Central de Outdoor-Prata, Central de Outdoor.
2006
Central de Outdoor - Bronze -SET, Central de Outdoor.
2005
29º Prêmio Colunistas Norte-Nordeste, Colunistas.
2004
28 Prêmio Colunistas - Bronze, Colunistas.
2003
Festival Internacional de Publicidade de Gramado, Galo de Bronze.
2003
Prêmio Bahia Recall Grand Prix Radio, Rede Bahia.
2002
Prêmio Bahia Recall - Grand Prix Jornal, Rede Bahia.
2002
Prêmio Central de Outdoor - Prata - Categoria: Ação Social, Central de Outdoor.
2001
Prêmio Bahia Recall - Finalista, Rede Bahia.
2000
22º Profissionais do Ano - Finalista, Rede Globo.
2000
Prêmio Portfolio, Gazeta Mercantil.
1999
Prêmio Portfolio, Gazeta Mercantil.
1998
Prêmio Colunistas-Ouro, Colunistas.
1998
Prêmio Colunistas-Bronze, Colunistas.
1998
Marketing Regional - Menção Honrosa, Chevrolet.
1997
Prêmio Bahia Recall - Finalista, Rede Bahia.
1995
Premio Abril, Abril Editora.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARBALLIDO, I.2013 CARBALLIDO, I. ; CARBALLIDO, Irene . Leia na minha camisa - Comunicação, consumo e subversão de sentido de marcas absolutas. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 17, p. 71, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
CARBALLIDO, Irene. Como dar nome às coisas - lógicas de produção do microdiscurso de marcas publicitárias. In: Denise Cogo, Rose de Melo Rocha, Tania Hoff. (Org.). O que é consumo. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2016, v. , p. 91-111.

2.
CARBALLIDO, Irene. O carro que se chamaria Zica: lógicas de produção dos nomes de marcas e produtos. In: João Anzanello Carrascoza. (Org.). Laboratório do Sensível - Comunicação, consumo e arte. 1ed.Porto Alegre: Sulinas, 2016, v. 1, p. 41-55.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Irene Carballido; CARBALLIDO, I. . COMUNICAÇÃO E MICRODISCURSO DO CONSUMO. LÓGICAS DE PRODUÇÃO DOS NOMES DE MARCAS NO BRASIL.. In: V Pro-Pesq, 2014, São Paulo. Por  uma  Publicidade  Livre  Sempre  -­‐  IV  Pró-­‐Pesq  PP  -­‐  Encontro  Nacional  de   Pesquisadores  em  Publicidade  e  Propaganda  . São Paulo: INMOD  /  ABP2  /   PPGCOM-­‐ECA-­‐USP, 2014.

2.
Irene Carballido. Naming: Espetáculo e Simulacro no nome das marcas. In: http://www.eca.usp.br/propesq/downloads/ebook_IV_Propesq_pp.pdf, 2013, são Paulo. Por uma Publicidade Livre Sempre - IV Pró-Pesq PP- Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.. SP: InMod/ABP2/ PPGCOM/ECA/USP, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CARBALLIDO, Irene. Lógicas de produção dos Nomes de Marcas: o ponto de vista do criativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARBALLIDO, Irene. Como Dar Nome as Coisas- Lógicas de Produção do Microdiscurso de Marcas Publicitárias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARBALLIDO, Irene. Comunicação e Microdiscurso do Consumo. Lógicas de Produção dos Nomes de Marcas no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARBALLIDO, Irene. Naming - O micro discurso da publicidade (introdução e tipologias). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARBALLIDO, Irene. Comunicação Consumo e o Poder Simbólico do Nome das Marcas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CARBALLIDO, Irene. Naming: Espetáculo e Simulacro do Nome de Marcas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARBALLIDO, Irene. O batismo da Mercadoria. a Historicidade do Microdiscurso do Consumo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARBALLIDO, Irene. Comunicação, Consumo, Subjetividade e Portabilidade: do relógio de pulso ao iPhone. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CARBALLIDO, Irene. Leia na Minha Camisa - Comunicação, Consumo e Subversão de Sentido de Marcas Absolutas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARBALLIDO, I. ; CARBALLIDO, Irene . Naming - Processo que faz o produto ser identificado no mundo inteiro (Revista da SBPC). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARBALLIDO, Irene. Naming. 2014; Tema: Microdiscurso dos nomes de marcas brasileiras. (Rede social).

2.
CARBALLIDO, I. ; CARBALLIDO, Irene . http://namingbrasil.blogspot.com.br/. 2010; Tema: Naming. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARBALLIDO, I. ; Irene Carballido . Naming e Identidade Verbal. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CARBALLIDO, Irene. Branding - Gestão de Marcas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CARBALLIDO, Irene. Relatório Bolsa Prosup/Capes. 2013. (Relatório Bolsa Prosup/Capes).

4.
CARBALLIDO, I. ; CARBALLIDO, Irene . Naming para Redarores e Designers. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARRASCOZA, João; DIAS, Cristina; CARBALLIDO, Irene. Participação em banca de Camila de Felice Cossermelli.Uma língua de muitos nomes: a percepção de nomes de marcas por falantes de português de Portugal, Moçambique e Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação e Artes ECA - USP.

2.
CARRASCOZA, João; DIAS, Cristina; CARBALLIDO, Irene. Participação em banca de Larissa Lima Francez.Estrutura da Jornada do Herói no RPG eletrônico: uma análise do caso Undertale. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação e Artes ECA - USP.

3.
CARRASCOZA, João; MIranda, Dora; CARBALLIDO, Irene. Participação em banca de Danilo Cavalcanti Souto.Tudo precisa de um nome: o naming na construção de marcas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação e Artes ECA - USP.

4.
CARRASCOZA, João; DIAS, Cristina; CARBALLIDO, Irene. Participação em banca de Lucas Siqueira Cesar.Boa e Barata: o uso da criatividade publicitária em campanhas de baixo orçamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação e Artes ECA - USP.

5.
CARBALLIDO, I.; CARBALLIDO, Irene. Participação em banca de Renata Neumann.Storytelling, muito além da história - A arte de contar histórias na publicidade contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação e Artes ECA - USP.

6.
CARBALLIDO, I.; CARBALLIDO, Irene. Participação em banca de Olivia Pena Moraes.Da mesa à marca - Como os programas gastronômicos de televisão constroem sua marca na sociedade pós-moderna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação e Artes ECA - USP.

7.
CARBALLIDO, Irene. Participação em banca de Simone Suzart Edington.Imagem Institucional - Caso Baneb. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARBALLIDO, Irene. XIII Festival Nacional 5 Minutos. 2009. Fundação Cultural do Estado da Bahia.

2.
CARBALLIDO, Irene. Prêmio Abril -Norte Nordeste. 2008. Prêmio Abril - Norte Nordeste.

3.
CARBALLIDO, Irene. Premio Colibri. 2001. Prêmio Colibri/ES.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Comunicon 2016. Lógicas de Produção dos Nomes de Marcas e Produtos: o ponto de vista do criativo. 2016. (Congresso).

2.
Comunicon ? IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. Como Dar Nome as Coisas- Lógicas de Produção do Microdiscurso de Marcas Publicitárias. 2014. (Congresso).

3.
Pro-Pesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. COMUNICAÇÃO E MICRODISCURSO DO CONSUMO. LÓGICAS DE PRODUÇÃO DOS NOMES DE MARCAS NO BRASIL. 2014. (Congresso).

4.
COMUNICON III. O Batismo da Mercadoria: a Historicidade do Micro Discurso do Consumo. 2013. (Congresso).

5.
Conferência de Referência dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo. 2013. (Outra).

6.
Conferência - Regimes de Sentido e Estilo de Vida - Eric Landowski. 2013. (Outra).

7.
PRÓ-PESQ IV - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Naming: Espetáculo e Simulacro no Nome de Marcas. 2013. (Encontro).

8.
SIEP - III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas: Consumo: Experiência e Sentido.COMUNICAÇÃO, CONSUMO E O PODER SIMBÓLICO DO NOME DAS MARCAS. 2013. (Seminário).

9.
COMPOS 2012 - XXI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2012. (Encontro).

10.
COMUNICON - II Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. LEIA NA MINHA CAMISA ? COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBVERSÃO DE SENTIDO DE MARCAS ABSOLUTAS.. 2012. (Congresso).

11.
CONECO V Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. Comunicação, Consumo, Subjetividade e Portabilidade: do relógio de pulso ao iPhone. 2012. (Congresso).

12.
Conferência - O Mundo em Casa - Abordagens Etnográficas ao Consumo Midiatizado. 2012. (Outra).

13.
Mini-Curso - Cultura Visual, Arte Y Tecnologia - Interconexiones Estéticas Contemporanesas. 2012. (Outra).

14.
Painel- O Brasil na Novela, a Novela no Brasil.. 2012. (Outra).

15.
Seminário - Protocólos Metodológicos em Redes Internacionais de Pesquisa Científica. 2012. (Seminário).

16.
Simpósio Internacional - A Vida Secreta dos Objetos. 2012. (Simpósio).

17.
Simpósio Internacional - A Vida Secreta dos Objetos. 2012. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
CARBALLIDO, Irene. Naming. 2014; Tema: Microdiscurso dos nomes de marcas brasileiras. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 6:18:09