Érica Mitsue Nakamura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1879663868527165
  • Última atualização do currículo em 22/08/2013


Mestranda do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2010), graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érica Mitsue Nakamura
Nome em citações bibliográficas
NAKAMURA, E. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Av. Bertrand Russell, 801
13083-865 - Campinas, SP - Brasil
URL da Homepage: http://www.fe.unicamp.br


Formação acadêmica/titulação


2011
Mestrado em andamento em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Problematização indisciplinar de práticas socioculturais na formação inicial de professores,Orientador: Anna Regina Lanner de Moura.
2007 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Problematização da prática de controle de estoque: limites e possibilidades em uma turma de Educação Infantil.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura.
2001 - 2005
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Gestão por Competências. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CNPq e FAPESP. Título: Estudo e Desenvolvimento de Compósitos de Polietileno com Amido para a Obtenção de Polímeros Ambientalmente Degradáveis .


Prefeitura Municipal de Vinhedo, PM Vinhedo, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental I, Carga horária: 28


Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Educação Infantil, Carga horária: 32



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2004
Menção honrosa na área de Tecnológicas do XII Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NAKAMURA, E. M.2012NAKAMURA, E. M.; MOURA, A. R. L. de . Usos dos números por crianças de uma turma de educação infantil: uma forma de ver sob a perspectiva wittgensteiniana. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 1723-1729, 2012.

2.
MEI, L.H.I2005MEI, L.H.I ; DURAN, N. ; CORDI, L. ; ALMEIDA, G. S. G. ; NAKAMURA, E. M. . Study and development of LDPE/Starch partially biodegradable compounds. Journal of Materials Processing Technology, v. 162-3, p. 236-241, 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NAKAMURA, E. M.; MOURA, A. R. L. de . Jogos de linguagem, jogos memorialísticos: a problematização de uma prática sociocultural em uma turma de Educação Infantil. In: III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS), 2012, Campinas. Anais do III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS), 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NAKAMURA, E. M.; MOURA, A. R. L. de . Problematizando a prática de controle de estoque em uma turma de Educação Infantil: limites e possibilidades. In: V Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação: desafios da educação, 2011, Campinas. Anais do V Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação: desafios da educação. Campinas, 2011. p. 163-164.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NAKAMURA, E. M.; MOURA, A. R. L. de . Problematização indisciplinar de práticas socioculturais na formação inicial de professores. In: VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2011, Campinas. Caderno de Resumos do VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2011. p. 46-47.

Apresentações de Trabalho
1.
NAKAMURA, E. M.; MOURA, A. R. L. de . Jogos de linguagem, jogos memorialísticos: a problematização de uma prática sociocultural em uma turma de Educação Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
NAKAMURA, E. M.; MOURA, A. R. L. de . Usos dos números por crianças de uma turma de educação infantil: uma forma de ver sob a perspectiva wittgensteiniana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NAKAMURA, E. M.; MOURA, A. R. L. de . Problematizando práticas socioculturais na formação inicial de professores: contribuições da terapia filosófica wittgensteiniana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NAKAMURA, E. M.; MOURA, A. R. L. de . Problematizando a prática de controle de estoque em uma turma de Educação Infantil: limites e possibilidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
NAKAMURA, E. M.. Problematização indisciplinar de práticas socioculturais na formação inicial de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
NAKAMURA, E. M.. Problematização da prática sociocultural do controle de estoque de mercadorias através do código de barras, no contexto de uma turma de Educação Infantil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.Jogos de linguagem, jogos memorialísticos: a problematização de uma prática sociocultural em uma turma de Educação Infantil. 2012. (Simpósio).

2.
VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.Problematização indisciplinar de práticas socioculturais na formação inicial de professores. 2011. (Seminário).

3.
VI Seminário da Faculdade de Educação e V Seminário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.Problematizando a prática de controle de estoque em uma turma de Educação Infantil: limites e possibilidades. 2011. (Seminário).

4.
Congresso Internacional de Pedagogia dos Sentidos. 2010. (Congresso).

5.
Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade de Educação.Problematização da prática de controle de estoque: limites e possibilidades em uma turma de Educação Infantil. 2010. (Outra).

6.
17º Congresso de Leitura do Brasil. 2009. (Congresso).

7.
III Semana da Educação: Educação nacional pós-LDB. 2009. (Encontro).

8.
Seminário de Educação Infantil Artecriança. 2009. (Seminário).

9.
II Semana da Educação: Quem educa o educador? A formação do professor em questão. 2008. (Encontro).

10.
VI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. Blendas de PEBD/amido: caracterização e biodegradação. 2005. (Congresso).

11.
XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Estudo e desenvolvimento de compostos de polietileno com amido para obtenção de materiais ambientalmente degradáveis. 2004. (Congresso).

12.
I Mostra Interna de Iniciação Científica. Estudo e desenvolvimento de compostos de polietileno com amido para a obtenção de polímeros ambientalmente degradáveis. 2003. (Congresso).

13.
XI Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Estudo e desenvolvimento de compostos de polietileno com amido para a obtençao de polímeros ambientalmente degradáveis. 2003. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 17:01:50