Joana de Jesus de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1479952244350737
  • Última atualização do currículo em 28/05/2014


Possui licenciatura em Ciências Naturais (1998) e em Biologia (1999) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, especialização em Instrumentação para o ensino de ciências - Unicentro, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/ UNICAMP (2011). Atualmente é professora doutora do departamento de Química - Licenciatura, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP. Tem experiência na área de educação e pesquisa, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e desenvolvimento humano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joana de Jesus de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, J. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
Av Bandeirantes, 3900
Monte Alegre
14040-901 - Ribeirao Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36020400
Ramal: 0400
URL da Homepage: http://www.ffclrp.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Modos de conhecer e os sentidos do apre(e)nder: um estudo sobre as condições de produção do conhecimento, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: desenvolvimento humano; Epistemologia; Psicologia Histórico-Cultural; Produção de conhecimento; Elaboração conceitual.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2001 - 2003
Mestrado em Educação Nas Ciências.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Título: Na linguagem Química a produção de conhecimentos e a constituição de subjetividades no espaço escolar,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Otavio Aloisio Maldaner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Ciência; Ensino; Intersubjetividade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1999 - 2000
Especialização em Instrumentalização para o Ensino de Ciências.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Estudo das principais causas de deficiência na aprendizagem e no ensino de Química no Ensino Médio.
Orientador: Otavio Aloisio Maldaner.
1998 - 1999
Graduação em Complementação Em Biologia.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
1995 - 1998
Graduação em Licenciatura Curta Em Ciências Naturais 1º Grau.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.


Formação Complementar


2014 - 2014
1º Encontro internacional sobre Educação Inclusiva. (Carga horária: 8h).
RibDown.
2008 - 2009
Extensão universitária em Neuropsicologia aplicada à neurologia infantil. (Carga horária: 364h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

09/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica da Pesquisa em Ensino de Química e de Ciências
Introdução aos Estudos de Educação em Ciências
Monografia I e II

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Programa de Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 8
Outras informações
Acompanhamento e atuação docente nas disciplinas Educação e Cultura e, Pensamento e Linguagem para turmas de Pedagogia e Licenciaturas diversas.

Atividades

03/2006 - 12/2006
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Estágio docente.

Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Sazional, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

03/2009 - 08/2009
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos neurológicos da aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento

Pós Graduãção Bagozzi, BAGOZZI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: sazional, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 15

Atividades

03/2005 - 08/2009
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Neuropsicologia e processos de aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento - Vigotski

Instituto Brasileiro de pós gradução e extenção, IBPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 24

Atividades

03/2004 - 06/2005
Ensino, Educação Especiaçl, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Neuropsicologia

Centro de pesquisa e pos graduação, CIPPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professora sazional, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 15

Atividades

03/2004 - 05/2006
Ensino, Educação Especial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Neuropsicologia

Colégio Estadual do Paraná, CEP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

Atividades

03/2003 - 03/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática
Biologia
Química

Colégio Estadual Luiza Rosa Zarpellon, CELRZ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/1999 - 11/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Estadual São Pedro Canísio, CESPC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/2000 - 11/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Estadual São Vicente de Paulo, CESVP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

3/1998 - 3/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química
Física
Matemática
Biologia


Linhas de pesquisa


1.
Epistemologia e Psicologia no Ensino de Ciências


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Epistemologia e Psicologia no Ensino de Ciências: um estudo sobre os processos de elaboração conceitual entre graduandos de Licenciatura em Química

Descrição: A elaboração deste projeto de pesquisa pauta-se na intenção de um trabalho conjunto de docência e de pesquisa com alunos de graduação em Licenciatura em Química e com professores da rede pública de ensino. Constitui-se como uma proposta solícita à configuração (interesses, objetivos específicos) da equipe de trabalho e tem como objetivo geral investigar os processos de elaboração conceitual dos termos: ciência, linguagem, conhecimento, relações de ensino e desenvolvimento humano, na esfera da formação inicial e continuada de professores considerando as concepções prévias dos alunos e professores e em diálogo com as obras de autores do campo epistemológico, psicológico e das produções em ensino de ciências. Em termos teórico-metodológicos a proposta é embasada na perspectiva Histórico-Cultural e será desenvolvida por meio de reuniões periódicas do grupo; desenvolvimento de diferentes subprojetos em escola pública e terá como metodologia geral a Pesquisa-Ação-Crítica. Considerando a diversidade das atividades dos subprojetos e do projeto inicial, os dados serão analisados com base nas contribuições dos estudos microgenéticos da linguagem em funcionamento. Os sujeitos em interação utilizam/constituem-se pela linguagem que cria sistemas conceituais complexos. O desafio é entender como essas palavras e redes de conceituações se relacionam e como elas funcionam na sustentação de sempre novas elaborações. Entender os meandros e os fatores que interferem nesse processo, com relação aos termos supracitados, configura-se como o problema central desta pesquisa. Questionamos, portanto, como acontece e que fatores interferem/constituem o processo de elaboração conceitual e aprendizagem no contexto de formação inicial e continuada e nas atividades de transição do aluno, acadêmico de licenciatura em química, para o trabalho de docência na escola. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Coordenador / João Francisco Tasso - Integrante / Flávia Tambolin Francisco - Integrante / Daniela Gonçalves de Abreu - Integrante / Gisdélia Oliveira e Silva - Integrante / Naiara Tostes Cruz - Integrante / Leonardo Araújo - Integrante / Rosangela Fagundes - Integrante / Nathai Moreno - Integrante / Allan Jukovski Lourenço - Integrante / Maria Carolini Lima de Mello - Integrante / Renan de Souza Moser - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 6
2009 - 2012
Fundamentos epistemológicos e psicológicos em educação: um estudo sobre os processos de elaboração conceitual entre graduandos de Licenciatura em Química

Descrição: Tem como objetivo geral investigar os processos de elaboração conceitual dos termos: ciência, linguagem, conhecimento, relações de ensino e desenvolvimento humano, na esfera da formação inicial de alunos de licenciatura em Química, considerando as concepções prévias dos alunos em diálogo com as obras de autores do campo epistemológico, psicológico e das produções em ensino de ciências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Coordenador.
2009 - 2011
Relações de ensino e práticas contemporâneas: um estudo das condições de desenvolvimento no espaço escolar

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Integrante / Ana Luiza Bustamante Smolka - Coordenador.
2008 - 2011
Condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas: as relações de ensino em foco

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Integrante / Ana Luiza Bustamante Smolka - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Contribuições para educação científica na região de Ribeirão Preto

Descrição: A Divulgação Científica e a preocupação com a Educação Científica dos alunos da região de Ribeirão Preto é um intento que faz parte da história do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Nesse sentido, tem tido contribuição primordial as atividades desenvolvidas pelo Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ). Criado em 1997 o CEIQ pertence ao Departamento de Química e tem tradição no desenvolvimento de atividades que envolvem centenas de alunos e professores da Região de Ribeirão Preto/SP. Além da organização e apresentação na Feiras de Profissão da USP, o CEIQ tem como objetivo atividades como: a) a organização de visitas de alunos e professores da escola básica ao DQ; b) o oferecimento de oficinas sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade para alunos de ensino fundamental e médio; c) apoio à realização de feiras de ciências em escolas; d) prestação de apoio científico e pedagógico a projetos educacionais que visam à melhoria do ensino de química nas escolas; e) disponibilização de seu acervo, constituído por livros didáticos e paradidáticos, reagentes e vidrarias, para professores de química da escola básica e também aos alunos de licenciatura em química para realização de atividades nas escolas; f) realização de exposições de divulgação científica com a participação dos alunos da Licenciatura em Química; g) participação em eventos de Ensino de Ciências e de Educação para divulgação das atividades e para formação dos alunos de graduação envolvidos. Outra atividade que merece destaque é a promoção de Olimpíadas Regionais de Química (ORQ). Desde 2003, tais olimpíadas são voltadas para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto e região e tem como objetivos principais, que podem inclusive ser considerados como objetivos deste projeto: a) despertar e estimular o interesse dos alunos pelas ciências, em especial, pela química; b) incentivar e aprofunda.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Coordenador.
2013 - 2013
Olimpíadas Regionais de Química: contribuições para o ensino de química e a formação de professores

Descrição: Desde 2003, o Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) tem promovido Olimpíadas Regionais de Química (ORQ). Nos dois últimos anos, aproximadamente 3000 estudantes de ensino médio participaram deste evento. Os temas abordados têm possibilitado a discussão e contextualização de conteúdos químicos, bem como a mobilização de professores e alunos no ambiente escolar. Desta forma, objetiva-se dar continuidade a esse trabalho reconhecido pelo público externo à universidade e para isso consideramos fundamental a colaboração de um bolsista. Este projeto prevê a participação do bolsista na organização da ORQ, no agendamento das visitas das escolas (durante a 1a fase da ORQ), na elaboração e apresentação de uma palestra sobre o tema da ORQ para cada escola visitante. A palestra oferecida na primeira fase visa possibilitar discussões e reflexões sobre as influências da ciência Química nos diversos setores na sociedade. E a segunda fase é composta pelas provas teóricas e práticas no mesmo período em que os professores participam de uma atividade de formação continuada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Coordenador.
2012 - 2013
Teorias e Práticas da atividade docente: reflexões sobre ciência e conhecimento na relação universidade e escola

Descrição: Neste projeto apresentamos uma proposta de formação inicial e continuada de professores que surge a partir de duas experiências de pesquisa que tem sido desenvolvida na Universidade e em uma Escola Pública de Ribeirão Preto. A proposta emerge da constatação da possibilidade de melhoria tanto de uma quanto de outra experiência por meio do trabalho coletivo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Coordenador.
2011 - 2011
Projeto Rondon - Operação Carajás

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Integrante / Luis Henrique Souza Guimarães - Coordenador.
2010 - 2011
Articulação entre ensino e extensão: contribuições do Centro de Ensino Integrado de Química para a educação científica em Ribeirão Preto e Região

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Coordenador / Ivo da Silva Pozzani - Integrante.
Número de orientações: 1
2010 - 2010
Projeto Rondon - Operação Centro-Nordeste

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Coordenador / Antonio Adilton Oliveira Carneiro - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2014 - Atual
PIBID - ampliação

Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Joana de Jesus de Andrade - Coordenador / Daniela Gonçalves de Abreu - Integrante.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Quimica Nova na Escola
2012 - Atual
Periódico: Alexandria (UFSC)
2012 - Atual
Periódico: Pró-Posições (UNICAMP. Online)
2013 - Atual
Periódico: Revista Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
2013 - Atual
Periódico: Ideação (Unioeste. Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2008 - Atual
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
5.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABREU, D. G.2013ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. ; GARCIA, J. . Contexto colaborativo e formação continuada de professores: possibilidades formativas da teoria da atividade.. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1132-1136, 2013.

2.
ANDRADE, J. J.2013ANDRADE, J. J. ; MOSER, R. S. ; ABREU, D. G. ; CAVASSANI, T. B. . O conceito de relações de ensino: elaboração conceitual entre licenciandos em química. Indagatio Didactica, v. 5, p. 561-570, 2013.

3.
ZANARDI, F.2013ZANARDI, F. ; ANDRADE, J. J. ; FONSECA, S. . O CURRÍCULO DE QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3807-3811, 2013.

4.
ANDRADE, J. J.2012ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. ; Smolka, A. L. B. . Reflexões sobre desenvolvimento humano e neuropsicologia na obra de Vigotski. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 17, p. 699-709, 2012.

5.
ANDRADE, J. J.2009ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIFERENTES PERSPECTIVAS: CONTRIBUIÇÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE BACHELARD E VIGOTSKI. Ciência e Educação (UNESP), v. 15, p. 245-268, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, J. J. . Caminhos e semeaduras. In: Daniela Gonçalves de Abreu; Thiago de Souza Cavallini. (Org.). Olimpíada Regional de Química: uma década de mobilização escolar e contribuições par ao ensino de química. 1ed.: , 2012, v. , p. 142-144.

2.
ANDRADE, J. J. . Sobre indícios e indicadores da produção de conhecimentos:relações de ensino e elaboração conceitual. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. (Org.). Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos.. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2010, v. 1, p. 81-106.

3.
ANDRADE, J. J. . Na linguagem química a produção de conhecimentos e a constituição de subjetividades no espaço escolar. In: Ana Santiago, Claudio Garcia, Leomar Tesche, Ruth Fricke. (Org.). Educação nas ciências - pesquisas discentes. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2004, v. 1, p. 277-294.

4.
ANDRADE, J. J. . Ciência, ensino e intersubjetividade. In: Claudio B. Garcia; Edirles Mattjes Backes; Luciane Veronese. (Org.). Linguagem, escrita e mundo 2. Ijuí: UNIJUÍ, 2002, v. 2, p. 123-132.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, J. J. . Equipe da FFCLRP volta do Projeto Rondon com o espírito de cidadão mais fortalecido. JORNAL DA USP RIBEIRÃO PRETO, RIBEIRAO PRETO, p. 02 - 02, 08 mar. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZANARDI, F. ; ANDRADE, J. J. ; FONSECA, S. . O currículo de química no Ensino dde Ciências: uma análise sob a perspectiva dos professores. In: 9º Congreso Internacional sobre Investigacion en didactica de las ciencias, 2013, Girona. 9º Congreso Internacional sobre Investigacion en didactica de las ciencias. Girona, 2013. p. 3807-3811.

2.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. ; GARCIA, J. S. . Contexto colaborativo e formação continuada de professores: possibilidades formativas da teoria da atividade.. In: 9º Congreso Internacional sobre Investigacion en didactica de las ciencias, 2013, Girona. 9º Congreso Internacional sobre Investigacion en didactica de las ciencias. Girona, 2013. v. 5. p. 1602-1606.

3.
ANDRADE, J. J. ; MOSER, R. S. ; ABREU, D. G. ; CAVASSANI, T. B. . O conceito de relações de ensino: elaboração conceitual entre licenciandos em química. In: 2º Congresso Luso Brasileiro em Investigação Qualitativa, 2013, Aveiro. 2º Congresso Luso Brasileiro em Investigação Qualitativa, 2013.

4.
GIUBBINA, F. F. ; ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. . A concepção da educação ambiental segundo a percepção dos licenciandos em química. In: IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. IX Enpec, 2013.

5.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Relações entre teorias e métodos na pesquisa em ensino de ciências: ressiginificações de um percurso. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e Congresso Iberoamericano de Investigación en Ensenanza de las ciencias, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e Congresso Iberoamericano de Investigación en Ensenanza de las ciencias, 2011.

6.
ANDRADE, J. J. ; MALDANER, O. A. . Linguagem química e produção de conhecimento escolar: limiar entre os conceitos científicos e cotidianos. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS VIII ENPEC e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS I CIEC, 2011, Campinas. VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS VIII ENPEC e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS I CIEC, 2011.

7.
MARIANIO, I. A. ; ANDRADE, J. J. ; MERINO, S. . Condições de produção do conhecimento escolar: uma Situação de estudo em foco. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS VIII ENPEC e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS I CIEC, 2011, Campinas. VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS VIII ENPEC e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS I CIEC, 2011.

8.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. ; FIGUEIREDO, B. I. ; GARCIA, J. S. . Reflexões coletivas sobre a prática docente: formação de professores em contextos colaborativos. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS VIII ENPEC e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS I CIEC, 2011, Campinas. VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS VIII ENPEC e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS I CIEC, 2011.

9.
ANDRADE, J. J. . Conhecimento científico, conhecimento cotidiano e a construção dos nexos nos processos de elaboração conceitual. In: XV ENEQ Encontro Nacional de ensino de Química, 2010, Brasília. XV ENEQ Encontro Nacional de ensino de Química, 2010.

10.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Perspectivas epistemológicas e psicológicas nas relações de ensino de ciências: a elaboração conceitual em foco. In: IX Encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2009, São Carlos/SP. IX Encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2009.

11.
ANDRADE, J. J. . Knowledge construction and conceptual development: discussing the concept of rupture in teaching relations. In: ISCAR - International Society for Cultural and Active Research, 2008, San Diego. ISCAR - International Society for Cultural and Activity Research. San Diego, 2008.

12.
ANDRADE, J. J. . Sobre a tese de doutoramento - modos de conhecer e os sentidos do aprender. In: Seminário Interno do GPPL, 2006, Campinas. Seminário Interno do GPPL, 2006.

13.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Sobre as formas de elaboração de conhecimento e desenvolvimento humano. In: XII Jornadas de Investigación II Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosul, 2006, Buenos Aires. XII Jornadas de Investigación II Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosul, 2006.

14.
ANDRADE, J. J. ; MALDANER, O. A. . Indícios de constituição subjetiva de professora na produção / apropriação de conhecimentos sobre Ensino de Química nas interações proporcionadas em grupo de estudo e sala de aula. In: II Encontro Internacional Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino., 2003, Belo Horizonte. II Encontro Internacional Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino., 2003.

15.
ANDRADE, J. J. ; MALDANER, O. A. . Óxidos no Ensino Médio: Oportunidade de formação ampla do pensamento químco inicial. In: XXI EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química, 2001, Santa Maria - RS. XXI EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química. educando em química com novas tecnologias. Santa Maria: UFSM /RS, 2001.

16.
ANDRADE, J. J. . Agrotóxicos. In: III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação para a Ciência, 1999, CURITIBA. III SIMPÓSIO LATINO AMERICANO E CARIBENHO DE EDUCAÇAO PARA A CIÊNCIA, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, J. J. ; LOURENCO, A. J. ; MELLO, M. C. L. ; CAVASSANI, T. B. . Graduando faz pesquisa? Experiências de um grupo de estudos e pesquisas em um curso de licenciatura em química. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2014, Águas de Lindóia. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2014.

2.
Renan de Souza Moser ; ANDRADE, J. J. . Formação inicial de professores de química: perspectivas em construção.. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011.

3.
ABREU, D. G. ; CAVALLINI, T. S. ; ANDRADE, J. J. . Formação continuada de professores de Ensino Médio: a importância da mediação para a construção dos conceitos.. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011.

4.
Renan de Souza Moser ; ANDRADE, J. J. . O grupo de pesquisa EPSEC e suas reflexões sobre o processo de elaboração conceitual: um estudo sobre os termos linguagem, ciência e conhecimento. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011.

5.
ANDRADE, J. J. . Interação social e construção do conhecimento químico em sala de aula. In: X Evento de Educação em Química, 2011, Araraquara. X Evento de Educação em Química, 2011.

6.
ANDRADE, J. J. ; SILVA, F. A. . A química no EF e no EM: relações entre currículo e livro didático. In: X Evento de Educação em Química., 2011, Araraquara. X Evento de Educação em Química., 2011.

7.
GIUBBINA, F. F. ; ANDRADE, J. J. . A atividade de experimentação e a educação ambiental na disciplina de química geral experimental. In: VI EPEA Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2011, Ribeirão Preto. VI EPEA Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2011.

8.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Os sentidos da/na experimenação no ensino: um estudo sobre ensino de química para crianças com baixa visão. In: XIII ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química - educação em Química no Brasil 25 anos de ENEQ, 2006, Campinas. XIII ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química - educação em Química no Brasil 25 anos de ENEQ, 2006.

9.
ANDRADE, J. J. ; MALDANER, O. A. . Indícios de constituição subjetiva de professora em sala de aula e em grupo de estudos. In: IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, J. J. ; MELLO, M. C. L. ; LOURENCO, A. J. . Formação inicial e continuada no contexto da educação inclusiva: o trabalho coletivo como meio de transformação do espaço escolar. In: XI EVEQ: Evento de Educação em Química (2013), 2013, Araraquara/SP. XI EVEQ: Evento de Educação em Química (2013). Araraquara, 2013.

2.
ANDRADE, J. J. ; LOURENCO, A. J. ; MELLO, M. C. L. . Políticas da Educação Especial: intervenção para real educação inclusiva na escola. In: XI EVEQ: Evento de Educação em Química (2013), 2013, Araraquara/SP. XI EVEQ: Evento de Educação em Química (2013), 2013.

3.
MARIANIO, I. A. ; ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. . Ciência, cinema e educação: reflexões coletivas sobre as muitas formas de produção do conhecimento. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS VIII ENPEC e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS I CIEC, 2011, Campinas. VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS VIII ENPEC e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS I CIEC, 2011.

4.
ANDRADE, J. J. ; SILVA, S. C. . O Laboratório Pedagógico como um espaço de experimentação e formação na área de Ensino de Química.. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011.

5.
MARIANIO, I. A. ; ANDRADE, J. J. ; MERINO, S. . Condições de produção do conhecimento escolar: uma Situação de estudo‟ em foco. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011.

6.
NOGUEIRA, L. F. B. ; ABREU, D. G. ; CARLOS, M. L. ; SAHM, I. D. ; RODRIGUES, P. H. B. R. ; ANDRADE, J. J. . O Ensino de Química através da 5ª arte: Marie Curie em cena. In: IX EVEQ Evento de Educação em Química, 2011, Araraquara. IX EVEQ Evento de Educação em Química, 2011.

7.
MARIANIO, I. A. ; ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. . Reflexões sobre a contribuição da mídia cinematográfica na formação de professores. In: IX EVEQ Evento de Educação em Química, 2011, Araraquara. IX EVEQ Evento de Educação em Química, 2011.

8.
DAMASCENO, F. A. ; SOARES, G. P. ; CAVALLINI, T. S. ; ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. . Ano Internacional da Química: elaboração de material didático para divulgação científica na IX Olimpíada Regional de Química. In: IX EVEQ Evento de Educação em Química, 2011, Araraquara. IX EVEQ Evento de Educação em Química, 2011.

9.
AGUIAR, L. R. R. ; SCHINOR, E. C. ; ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. . Considerações sobre o habitat humano a partir de uma reflexão coletiva num contexto colaborativo universidade-escola. In: IX EVEQ Evento de Educação em Química, 2011, Araraquara. IX EVEQ Evento de Educação em Química, 2011.

10.
ANDRADE, J. J. ; Renan de Souza Moser ; Yassuko Iamamoto . Construção de nexos na elaboração conceitual: estudo do conceito de solução tampão em livros didáticos de química. In: XV ENEQ Encontro Nacional de ensino de Química, 2010, Brasília. XV ENEQ Encontro Nacional de ensino de Química, 2010.

11.
ANDRADE, J. J. ; Renan de Souza Moser ; TASSO, J. F. . Identidade docente: um estudo sobre os processos de elaboração conceitual entre graduandos de Licenciatura em Química. In: XV ENEQ Encontro Nacional de ensino de Química, 2010, Brasília. XV ENEQ Encontro Nacional de ensino de Química, 2010.

12.
ANDRADE, J. J. . About indications and markers of conceptual development: a case study. In: ISCAR - International Society of Cultural and Activity Research, 2008, San Diego. ISCAR - International Society for Cultural and Activity Research, 2008.

13.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Modos de conhecer e os sentidos do apre(e)nder: um estudo sobre as formas de elaboração de conhecimento. In: EDEQ - Encontro de debates sobre o ensino de química, 2005, Ijuí. EDEQ - A formação em química hoje. Ijuí, 2005.

14.
ANDRADE, J. J. ; MALDANER, O. A. . Objetos e métodos em construção: a sala de aula como espaço e fonte de pesquisa no ensino de química. In: XXV EDEQ - Encontro de debates sobre o ensino de química, 2005, Ijuí. XXV EDEQ - A formação em química hoje. Ijuí, 2005.

15.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Modos de conhecer e os sentidos do apre(e)nder: reflexões sobre as formas de elaboração de conhecimentos. In: XXXV Reunião anual da sociedade brasileira de psicologia, 2005, Curitiba. XXXV Reunião anual da sociedade brasileira de psicologia, 2005.

16.
ANDRADE, J. J. ; MALDANER, O. A. . Ciência, Ensino e Intersubjetividade. In: IV ANPED - SUL. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO DA REGIÃO SUL: na contracorrente da universidade operacional, 2002, Florianópolis. IV ANPED - SUL. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO DA REGIÃO SUL: na contracorrente da universidade operacional. Florianópolis: Nucleo de Publicaçoes - NUP - UFSC, 2002.

17.
ANDRADE, J. J. ; MALDANER, O. A. . O desenvolvimento profissional do educador em processo discursivo de reconstrução curricular - epistemologia da prática. In: VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2001, Ijuí. VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí - RS: UNIJUÍ, 2001. p. 303-303.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, J. J. ; CAVASSANI, T. B. ; MELLO, M. C. L. ; LOURENCO, A. J. . Graduando faz pesquisa? Experiências de um grupo de estudos e pesquisas em um curso de licenciatura em química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, J. J. . Educação Inclusiva: os desafios da sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, J. J. ; MOSER, R. S. ; ABREU, D. G. ; CAVASSANI, T. B. . O conceito de relações de ensino: elaboração conceitual entre licenciandos em química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ZANARDI, F. ; ANDRADE, J. J. ; FONSECA, S. . O currículo de química no Ensino dde Ciências: uma análise sob a perspectiva dos professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. ; GARCIA, J. S. . Contexto colaborativo e formação continuada de professores: possibilidades formativas da teoria da atividade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ANDRADE, J. J. ; MELLO, M. C. L. ; LOURENCO, A. J. . Formação inicial e continuada no contexto da educação inclusiva: o trabalho coletivo como meio de transformação do espaço escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ANDRADE, J. J. ; LOURENCO, A. J. ; MELLO, M. C. L. . Políticas da Educação Especial: intervenção para real educação inclusiva na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MOSER, R. S. ; ANDRADE, J. J. ; ROSA, M. E. . Contribuições dos grupos de pesquisa em ensino para o desenvolvimento da identidade docente: reflexões sobre a formação inicial de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ANDRADE, J. J. ; MALDANER, O. A. . Linguagem química e produção de conhecimento escolar: limiar entre os conceitos científicos e cotidianos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Relações entre teorias e métodos na pesquisa em ensino de ciências: ressiginificações de um percurso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARIANIO, I. A. ; ANDRADE, J. J. ; MERINO, S. . Condições de produção do conhecimento escolar: uma Situação de estudo em foco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARIANIO, I. A. ; ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. . Ciência, cinema e educação: reflexões coletivas sobre as muitas formas de produção do conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. ; FIGUEIREDO, B. I. ; GARCIA, J. S. . Reflexões coletivas sobre a prática docente: formação de professores em contextos colaborativos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Renan de Souza Moser ; ANDRADE, J. J. . Formação inicial de professores de química: perspectivas em construção.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Renan de Souza Moser ; ANDRADE, J. J. . O grupo de pesquisa EPSEC e suas reflexões sobre o processo de elaboração conceitual: um estudo sobre os termos linguagem, ciência e conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CAVALLINI, T. S. ; ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. . Formação continuada de professores de Ensino Médio: a importância da mediação para a construção dos conceitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ANDRADE, J. J. ; SILVA, S. C. . O Laboratório Pedagógico como um espaço de experimentação e formação na área de Ensino de Química.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MARIANIO, I. A. ; ANDRADE, J. J. ; MERINO, S. . Condições de produção do conhecimento escolar: uma Situação de estudo em foco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
ANDRADE, J. J. ; SILVA, F. A. . A química no EF e no EM: relações entre currículo e livro didático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ANDRADE, J. J. . Interação social e construção do conhecimento químico em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NOGUEIRA, L. F. B. ; CARLOS, M. L. ; SAHM, I. D. ; RODRIGUES, P. H. B. R. ; ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. . O Ensino de Química através da 5ª arte: Marie Curie em cena. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MARIANIO, I. A. ; ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. . Reflexões sobre a contribuição da mídia cinematográfica na formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
AGUIAR, L. R. R. ; SCHINOR, E. C. ; ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. . Considerações sobre o habitat humano a partir de uma reflexão coletiva num contexto colaborativo universidade-escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
DAMASCENO, F. A. ; SOARES, G. P. ; ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. . Ano Internacional da Química: elaboração de material didático para divulgação científica na IX Olimpíada Regional de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
GIUBBINA, F. F. ; ANDRADE, J. J. . A atividade de experimentação e a educação ambiental na disciplina de química geral experimental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ANDRADE, J. J. ; FRANCISCO JUNIOR, J. ; MALVESTIO, L. M. . Modelo de átomo para deficientes visuais.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
ANDRADE, J. J. . Aula de ciências: ensino e pesquisa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
ANDRADE, J. J. . Conhecimento científico, conhecimento cotidiano e a construção dos nexos nos processos de elaboração conceitual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ANDRADE, J. J. ; Renan de Souza Moser ; TASSO, J. F. . Identidade docente: um estudo sobre os processos de elaboração conceitual entre graduandos de Licenciatura em Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
ANDRADE, J. J. ; Yassuko Iamamoto ; Renan de Souza Moser . Construção de nexos na elaboração conceitual: estudo do conceito de solução tampão em livros didáticos de química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
ANDRADE, J. J. ; SOARES, G. P. ; FERREIRA, J. ; FRANCISCO, F. T. ; CAVALLINI, T. S. ; ABREU, D. G. ; GONCALVES, R. R. . Elaboração de palestra da primeira fase da VIII ORQ: relatos e reflexões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Perspectivas epistemológicas e psicológicas nas relações de ensino de ciências: a elaboração conceitual em foco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
ANDRADE, J. J. . Afeto, mente e cérebro: releituras de Vigotski e problemas contemporâneos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
ANDRADE, J. J. . Mente e cérebro: Vigotski e problemas contemporâneos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
ANDRADE, J. J. . About indications and markers of conceptual development: a case study. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
ANDRADE, J. J. . Knowledge construction and conceptual developmen: discussing the conceptual of rupture in teaching relations. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
ANDRADE, J. J. . Modos de conhecer e os sentidos do aprender. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
ANDRADE, J. J. . Modos de conhecer e os sentidos do aprender: um estudo sobre elaboração de conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Os sentidos da/na experimentação no ensino: um estudo sobre o ensino de química para crianças com baixa visão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Sobre as formas de elaboração de conhecimento e desenvolvimento humano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, J. J. . Ciências para Ensino Fundamental. Curitiba: Dom Bosco, 2004 (material didático).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, J. J. . Avaliadora - IX Enpec. 2013.

2.
ANDRADE, J. J. . Relatora para Revista Química Nova na Escola. 2012.

3.
ANDRADE, J. J. . Parecerista - Fapesp. 2012.

4.
ANDRADE, J. J. . Relatora para Revista Alexandria. 2012.

5.
ANDRADE, J. J. . Relatora para Revista Pro-posições. 2012.

6.
ANDRADE, J. J. . Relatora para Revista Química Nova na Escola. 2011.

7.
ANDRADE, J. J. . Parecerista - Fapesp. 2011.

8.
ANDRADE, J. J. . Relatora para Revista Química Nova na Escola. 2010.

9.
ANDRADE, J. J. . Parecerista - Fapesp. 2010.

10.
ANDRADE, J. J. . Parecerista - Fapesp. 2009.

11.
ANDRADE, J. J. . Relatora para Revista Química Nova na Escola. 2009.

12.
ANDRADE, J. J. . Relatora para Revista Química Nova na Escola. 2008.

13.
ANDRADE, J. J. . Relatora para Revista Química Nova na Escola. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, J. J. ; CAVALLINI, T. S. ; SANTOS, C. ; ROCHA, A. C. ; SOFIATI, L. . Kits de experimentação em química - apostilas do estado de São Paulo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Kits de experimentação em química).

2.
ANDRADE, J. J. . INVESTIGAÇÕES SOBRE O SISTEMA FUNCIONAL COMPLEXO NA OBRA DE LEV VIGOTSKI: DIÁLOGO ENTRE PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO. 2011. (Relatório de pesquisa).

3.
ANDRADE, J. J. . Neurociências e desenvolvimento humano: contribuições da Psicologia para a Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANDRADE, J. J. . Educação e Neurociências: contribuições de um trabalho investigativo. 2008. .

5.
ANDRADE, J. J. . Fundamentos de Neuropsicologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
ANDRADE, J. J. . Questões sobre Neuropsicologia no debate contemporâneo sobre pensamento e linguagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ANDRADE, J. J. . Neurociências e desenvolvimento humano: sobre as implicações das pesquisas neuropsicológicas na educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ANDRADE, J. J. . Cérebro e Pensamento: saúde mental em foco. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ANDRADE, J. J. . Imaginação e arte na infância - contribuições de Vigotski. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ANDRADE, J. J. . Desenvolvimento humano e processos de conceituação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ANDRADE, J. J. . Fundamentos de Neuropsicologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
ANDRADE, J. J. . Aspectos metodológicos de pesquisa no ensino de ciências: química. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ANDRADE, J. J. . Sobre a produção (escolar) do conhecimento científico - elaboração conceitual no ensino de química. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
ANDRADE, J. J. . Fundamentos de Neuropsicologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
ANDRADE, J. J. . A dinânima discursva no ensino de química: os fundamentos e os procedimentos de pesquisa em um estudo de caso. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
ANDRADE, J. J. . Fundamentos de Neuropsicologia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
ANDRADE, J. J. . Química para ensino fundamental. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

18.
ANDRADE, J. J. . Fundamentos de Neuropsicologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANDRADE, J. J.; PISSETTI, F. L.; GIROTTO, V. C.. Participação em banca de Rafael Salgado Silva. Experimentação Investigativa: como entender as aprendizagens a partir da Teoria da Atividade. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Alfenas.

2.
ANDRADE, J. J.; CEDRO, W. L.; ECHEVERRIA, A. R.. Participação em banca de Amanda Tavares Naves. Formação entre pares: análise das interações discursivas com vistas à aprendizagem de conceitos científicos em um grupo de estudos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ANDRADE, J. J.; MALDANER, O. A.. Participação em banca de Cleusa Molinari Battisti. A inclusão do deficiente visual no ensino regular: um estudo de caso do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
ANDRADE, J. J.; MARQUES, C. A.; ZANON, L. B.; SILVA, R. M. G.; SILVA, H. C.. Participação em banca de Fábio André Sangiogo. A elaboração conceitual sobre representações de partículas submicroscópicas em aulas de química da educação básica: aspectos pedagógicos e epistemológicos. 2014. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ANDRADE, J. J.; FERREIRA, L. H.; ALTARUGIO, M. H.; YONASHIRO, M.; HARTWIG, D. R.. Participação em banca de Ana Cláudia Kasseboehmer. O método investigativo em aula teórica como fator de estímulo para o desenvolvimento de conhecimento químico. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
ANDRADE, J. J.; ARROIO, A.; SASSERON, L. H.. Participação em banca de Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos. A formação continuada de professores de química: o uso dos recursos visuais, estudo Recife-São Paulo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

2.
ANDRADE, J. J.. Participação em banca de Fábio André Sangiogo. Representações de partículas submicroscópicas no processo de ensino e aprendizagem de química: limites e possibilidades. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
Yassuko Iamamoto; ANDRADE, J. J.; CIANFLONE, A. R. L.. Participação em banca de Renata Bernardo Araújo. Instrumentos de avaliação na atividade experimental da disciplina de química analítica qualitativa. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

2.
ABREU, D. G.; ANDRADE, J. J.; ARAUJO, E. S.. Participação em banca de João Ricardo Sanchez. A atividade orientadora de ensino como recurso didático na disciplina de química analítica qualitativa. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

3.
ANDRADE, J. J.; Yassuko Iamamoto; ARAUJO, E. S.. Participação em banca de Daniela Mica Espimpolo. Atividade Orientadora de Ensino e a apreensão de conhecimento em química. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências) - Faculdade de Filosofia Ciências e Lestras de Riberião Preto - Uiversidade d.

4.
ANDRADE, J. J.; CEDRO, W. L.; ECHEVERRIA, A. R.. Participação em banca de Amanda Tavares Naves. Atividade alternativa de formação complementar na universidade:um estudo discursivo do grupo de estudos entre calouros e veteranos do Instituto de Quimica da UFG. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

5.
ANDRADE, J. J.. Participação em banca de José Henrique de Souza. A arte da dança de par e seus aspetos terapêuticos. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, J. J.. Participação em banca de Márcia Gomes Eugenio.Histórias em Quadrinhos: Uma Pesquisa Documental no Ensino de Química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

2.
ANDRADE, J. J.. Participação em banca de Gisdelia Oliveira e Silva.Inteligências Múltiplas no ensino de química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

3.
ANDRADE, J. J.; SILVA, F. A.; Yassuko Iamamoto. Participação em banca de Naiara Tostes Cruz.Para que mesmo se Ensina/Aprende Química? Fazendo uma análise do Ensino de Química a partir da perspectiva de Áttico Chassot. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

4.
ANDRADE, J. J.; SANTOS, M. J.; RETONDO, C. G.. Participação em banca de Fernanda Angélica Sala.O ensino técnico como formação acadêmica e profissional: diálogo entre políticas e sujeitos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo.

5.
ANDRADE, J. J.; NOGUEIRA, A. L. H.; SANTOS, M. J.. Participação em banca de Ivan Araújo Mariano.Condições de produção do conhecimento escolar: uma Situação de Estudo em foco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Faculdade de Filosofia Ciências e Lestras de Riberião Preto - Uiversidade d.

6.
ANDRADE, J. J.; MOTOKANE, M.; SILVA, G. M.. Participação em banca de Joziel Fernandes da Silva.Correntes teórico-metodológicas no campo do Ensino de Ciências no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Faculdade de Filosofia Ciências e Lestras de Riberião Preto - Uiversidade d.

7.
ANDRADE, J. J.; CIANFLONE, A. R. L.; SILVA, G. M.. Participação em banca de Raul Freitas Lima.Do castigo do corpo à medicalização: um estudo sobre as formas de estímulo no cotidiano escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Faculdade de Filosofia Ciências e Lestras de Riberião Preto - Uiversidade d.

8.
ANDRADE, J. J.; ABREU, D. G.; SILVA, E.. Participação em banca de Rute Diogo.Novas tecnologias e o ensino de ciências. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Faculdade de Filosofia Ciências e Lestras de Riberião Preto - Uiversidade d.

9.
ANDRADE, J. J.. Participação em banca de Carolina Fantin.Processos de significação: palavras e gestos na constituição do brincar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
ANDRADE, J. J.. Participação em banca de Juliana Giuseline Granado.Memória e Aprendizagem: um estudo sobre as contribuições neurobiológicas e seus aspectos histórico-culturais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo.

11.
ANDRADE, J. J.. Participação em banca de Francisco de Araújo Silva.Breve estudo do currículo de química expresso nos livros didáticos da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo.

12.
ANDRADE, J. J.. Participação em banca de José Luis de Souza.Relações entre o Agronegócio e o ensino de ciências na região de Ribeirão Preto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo.

13.
ANDRADE, J. J.; ABREU, D. G.. Participação em banca de Bruno Henrique Cervantes Fuzari.Conceitos de eletroquímica: concepções de alunos iniciantes em licenciatura em Química e abordagens no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo.

14.
ANDRADE, J. J.. Participação em banca de Amanda Silva Aragão.A educação química inclusiva e suas contribuições para a inclusão escolar de alunos com deficiência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Faculdade de Filosofia Ciências e Lestras de Riberirão Preto - Universidade.

15.
ANDRADE, J. J.; SILVA, G. M.. Participação em banca de Plínio Salmazo Vieira.A construção da profissão, profissionalidade e profissionalismo docente a partir da concepção dos estagiários de Licenciatura em Química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo.

16.
ANDRADE, J. J.; SILVA, G. M.. Participação em banca de Wellington José Alves Santos Gomes.A inserção dos cadernos didáticos da Secretaria Estadual de Educação no planejamento didático da disciplina de Química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, J. J.; RAMOS, A. P.. Seleção - Bolsista-Monitor para Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. 2013. Universidade de São Paulo.

2.
ANDRADE, J. J.; MOTOKANE, M.; FERNANDEZ, F. R. B.; BONZANINI, T. K.; FERNANDES, J. A. B.. Concurso para professor doutor no departamento de Biologia da FFCLRP/USP. 2013. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

3.
ANDRADE, J. J.; RETONDO, C. G.. Seleção - Bolsista-Monitor para Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. 2012. Faculdade de Filosofia Ciências e Lestras de Riberião Preto - Uiversidade d.

4.
ANDRADE, J. J.; MOTOKANE, M.. Seleção - Bolsista-Monitor Ciências Biológicas e Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. 2011. Universidade de São Paulo.

5.
ANDRADE, J. J.; SILVA, G. M.; MATOS, M.. Concurso Público para a função de Educador junto ao Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. 2010. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
ANDRADE, J. J.; DORO, F. G.. Processo Seletivo Monitor Bolsista 2014. 2014. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Paulista sobre Formação de Educadores. Graduando faz pesquisa? Experiências de um grupo de estudos e pesquisas em um curso de licenciatura em química. 2014. (Congresso).

2.
Simpósio em Neuropsiquiatria. 2014. (Simpósio).

3.
1º Encontro internacional sobre Educação Inclusiva. 2014. (Encontro).

4.
2º congresso Luso Brasileiro em Investigação qualitativa. O conceito de relações de ensino: elaboração conceitual entre licenciandos em química. 2013. (Congresso).

5.
9 º Congresso Internacional sobre Investigación em didáctica de las ciencias. O currículo de química no ensino de ciências: uma análise sob a perspectiva dos professores. 2013. (Congresso).

6.
Workshop Análise qualitativa suportada pelo softwares webQDA. 2013. (Oficina).

7.
9º encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química. 2013. (Encontro).

8.
Fórum 2013: ensino básico de química. 2013. (Encontro).

9.
I Ciclo de palestras: temas atuais para a Educação Científica.Implicações do uso de questões sociocientíficas para o ensino de ciências. 2013. (Encontro).

10.
SBQ - Workshop - Perspectivas da pós graduação em ensino de química. 2013. (Outra).

11.
Ciclo de palestras do IEA USP "Educando para a Inovação e Aprendizagem Independente. 2013. (Outra).

12.
35ª Semana da química - FFCLRP-USP. 2011. (Seminário).

13.
IX EVEQ - Evento de Educação em Química.Interação social e construção...; A química no EF e no EM...; Considerações sobre o habitat humano...; Reflexões sobre a contribuição da mídia cinematográfica...; O Ensino de Química através da 5ª arte...; Formação inicial de professores de química...; A. 2011. (Encontro).

14.
VI EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Condições de produção do conhecimento escolar:...; Formação inicial de professores de química... ; O grupo de pesquisa EPSEC e suas reflexões sobre o processo de elaboração conceitual...; Formação continuada de professores de Ensino Médio... ; O Labora. 2011. (Encontro).

15.
VIII ENPEC e I CIEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e Congreso Iberoamericano de Investigacion en Ensenanza de las ciencias.Ciência, Cinema e Educação: reflexões coletivas sobre as muitas formas de produção do conhecimento; Condições de produção do conhecimento escolar... ; Relações entre teorias e métodos na pesquisa em ensino de ciências; Linguagem química e produção de conh. 2011. (Encontro).

16.
Mostra 2011 das atividades do curso de Licenciatura em Química.Modelo de átomo para deficiêntes visuais. 2011. (Outra).

17.
Reunião de Instrução Programa Palestras AIQ 2011. 2011. (Outra).

18.
Jornada das Licenciaturas da USP. 2011. (Outra).

19.
Uniceub - A Neuropsicologia de Vigotski-Luria. 2011. (Outra).

20.
Uniceub - Os três períodos da biografia de Vigotski. 2011. (Outra).

21.
Uniceub - A biografia e as contribuições de Vigotski e Luria para a Psicologia. 2011. (Outra).

22.
XV ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química.. Conhecimento científico, conhecimento cotidiano e a construção dos nexos nos processos de elaboração conceitual. 2010. (Congresso).

23.
Semana de Estudos do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL) FE-UNICAMP..Debatedora. 2010. (Encontro).

24.
II Semana de Estudos do GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem) FE-UNICAMP.Aula de ciências: ensino e pesquisa. 2010. (Encontro).

25.
VIII EVEQ Evento de educação em química.Elaboração de palestra da primeira fase da VIII ORQ: relatos e reflexões. 2010. (Encontro).

26.
III Seminário Interno GPPL.Afeto, mente e cérebro: releituras de Vigotski e problemas contemporâneos. 2009. (Seminário).

27.
IX Encontro de pesquisa em educação da região sudeste.Perspectivas epistemológicas e psicológicas nas relações de ensino: a elaboração conceitual em foco. 2009. (Encontro).

28.
III Jornada das Licenciaturas da USP.. 2009. (Encontro).

29.
A pesquisa acadêmica sobre educação em ciências no Brasil. 2009. (Outra).

30.
ISCAR - International Society for Cultural and Activity Research. Knowledge construction and conceptual development: discussing the concept of rupture in teaching relations:. 2008. (Congresso).

31.
Jornada Linguagem e Música. 2008. (Seminário).

32.
VII São Paulo Research Conferences - Cérebro e Pensamento. 2007. (Congresso).

33.
Psicopedagogia agregando formadores. Neurociências e desenvolvimento humano: sobre as implicações das pesquisas neuropsicológicas na educação. 2007. (Congresso).

34.
Simpósio Internacional - desenvolvimento humano e as condições histórico-culturais. 2007. (Simpósio).

35.
Colóquio Internacional: A perspectiva histórico-cultural na Russia - tendências atuais. 2007. (Outra).

36.
XII Jornadas de Investigación II Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosul. Modos de elaboração de conhecimento. 2006. (Congresso).

37.
Aspectos da perspectiva histórico-cultural - Dr. Yves Clot. 2006. (Seminário).

38.
Discurso e memória - Dr. David Middleton. 2006. (Seminário).

39.
Experiência e memória - Dr. David Middleton. 2006. (Seminário).

40.
Sobre memória e esquecimento - Dr. David Middleton. 2006. (Seminário).

41.
Seminário Interno do GPPL: apresentação de mestrados e doutorados em andamento.Sobre a tese de doutoramento - modos de conhecer e os sentidos do aprender. 2006. (Seminário).

42.
XXXI Semana da Química - USP- Ribeirão Preto.Aspectos metodológicos de pesquisa no ensino de ciências - química. 2006. (Seminário).

43.
Fórum permanente de conhecimento e tecnologia da informação - Comunicação cinetífica: produção e divulgação. 2006. (Simpósio).

44.
XIII ENEQ Encontro Nacional de Ensino de Química - educação em Química no Brasil 25 anos de ENEQ.Os sentidos da/na experimentação no ensino: um estudo sobre ensino de química para crianças com baixa visão.. 2006. (Encontro).

45.
A contribuição de Psicologia Histórico-Cultural à clínica do trabalho e à terapia de afásicos. 2006. (Outra).

46.
Educação continuada em distúrbios do movimento-atualizações. 2005. (Encontro).

47.
XXV EDEQ - Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química.Objetos e métodos em construção: a sala de aula como espaço e fonte de ensino de química. 2005. (Encontro).

48.
XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Modos de conhecer e os sentidos do aprender: reflexões sobre as formas de elaboração de conhecimento. 2005. (Outra).

49.
V ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. (Seminário).

50.
Linguagem e identidade: um constante trabalho de estilo - Dra. Beth Brait. 2004. (Seminário).

51.
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

52.
XI International Bakhtin Conference. 2003. (Congresso).

53.
II Encontro Internacional Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino..Indicios de constituição subjetiva de professora na produção/apropriação de conhecimentos sobre ensino de química nas interações proporcionadas em grupo de estudos e sala de aula.. 2003. (Encontro).

54.
IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Indícios de constituição subjetiva de professora em sala de aula e em grupo de estudos. 2003. (Encontro).

55.
IV Seminário Internacional de Educação - Na interação de saberes, a formação da docência. 2002. (Seminário).

56.
IV Seminário de pesquisa em educação da região sul - ANPED SUL - na contracorrente da universidade operacional. 2002. (Seminário).

57.
Minicurso Método científico e fronteiras do conheicmento. 2002. (Outra).

58.
Socializando Saberes, tecendo educação. 2001. (Seminário).

59.
XXI EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química.Óxidos no Ensino Médio: Oportunidade de formação ampla do pensamento químco inicial. 2001. (Encontro).

60.
Relacionamento professor-aluno no cotidiano escolar. 2001. (Outra).

61.
VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. 2001. (Outra).

62.
III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação para a Ciência.Agrotóxicos. 1999. (Simpósio).

63.
Estudos técnicos em Química e Bioquímica. 1999. (Outra).

64.
Seminário para professores de ciênicas físicas e bológicas. 1998. (Seminário).

65.
Seminário estadual para professores de matemática. 1998. (Seminário).

66.
Semana de estudos do meio ambiente. 1997. (Encontro).

67.
Semana de Ciências. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, J. J. ; CAVALLINI, T. S. . XI Olimpíada Regional de Química. 2013. (Outro).

2.
ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. ; CAVALLINI, T. S. . XI Olimpíada Regional de química. Química na Rede: curta e compartilhe. 2013. .

3.
ANDRADE, J. J. . Mostra 2013 das Atividades do Curso de Licenciatura em Química. 2013. (Outro).

4.
ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. . X Olimpíada Regional de química. 2012. 2012. (Outro).

5.
ANDRADE, J. J. . Comissão Coordenadora do Centro de Ensino Integrado de Química- CEIQ. 2010 a 2012. 2012. (Outro).

6.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. ; CAVALLINI, T. S. . X ORQ - A Química é 10: visitando o passado com os olhos no futuro!. 2012. .

7.
ANDRADE, J. J. . VI EPPEQ. 2011. (Congresso).

8.
ANDRADE, J. J. . Mostra 2011 das atividades do curso de Licenciatura em Química. 2011. (Outro).

9.
ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. . IX Olimpíada Regional de química 2011. 2011. (Outro).

10.
ANDRADE, J. J. . 35ª Semana da Química do DQ 2011. 2011. (Outro).

11.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. ; CAVALLINI, T. S. . IX ORQ - Ano Internacional da Química: o mundo em transformação!. 2011. .

12.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. . VIII Olimpíada Regional de Química - A química através dos tempos: viaje nessa história. 2010. (Outro).

13.
ABREU, D. G. ; CAVALLINI, T. S. ; ANDRADE, J. J. . VIII ORQ - Química através dos tempos: viaje nesta história.... 2010. .

14.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. . V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2009. (Congresso).

15.
ANDRADE, J. J. ; SILVA, G. M. . Membro da Comissão Científica da Mostra de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências da Licenciatura em Química da FC. 2009. (Outro).

16.
ANDRADE, J. J. ; Knobel, M. . 60 Reunião Anual da SBPC - SBPC Jovem. 2008. (Congresso).

17.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . II Seminário Interno GPPL. 2008. (Congresso).

18.
ANDRADE, J. J. ; SMOLKA, A. L. B. . Seminário Interno GPPL. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Francisco Nunes Tasso. Elaboração conceitual e ensino de química. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Sthéfani Balero dos Santos Peria. Metodologias de pesquisa em ensino de química. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. (Orientador).

3.
Clóvis Reis da Silva Junior. Formação continuada de professores - ATPC. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. (Orientador).

4.
Alice Keiko Okabayashi. Alfabetização científica. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. (Orientador).

5.
Leonardo Lopes de Araújo Oliveira. Currículo oculto. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carolina dos Santos. Olimpíadas Regionais de Química: contribuições para o ensino de química e a formação de professores. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Ariane Carolina da Rocha. Olimpíadas Regionais de Química: contribuições para o ensino de química e a formação de professores. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Lucas Sofiati. Contribuições para educação científica na região de Ribeirão Preto. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Ana Paula Segantin Gaspari. Monitoria para o curso de Licenciatura em química. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Naiara Tostes Cruz. Revisitando os. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

2.
Gisdélia Oliveira e Silva. Ensino de química e inteligências múltiplas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

3.
Márcia Gomes Eugenio. Histórias em quadrinhos no ensino de química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

4.
Fernanda Angélica Sala. O ensino técnico como formação acadêmica e profissional: diálogo entre políticas e sujeitos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

5.
Fabrício Bortolucci Zanardi. O currículo de química no Ensino dde Ciências: uma análise sob a perspectiva dos professores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

6.
Sabrina Ikeda Neves Saeki. Um estudo de caso com uma aluna disléxica e suas dificuldades de aprendizagem em química e matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

7.
Joziel Fernandes da Silva. Correntes teórico-metodológicas no campo do Ensino de Ciências no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

8.
Raul Freitas Lima. Do castigo do corpo à medicalização: um estudo sobre as formas de estímulo no cotidiano escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

9.
Ivan Araújo Mariano. Condições de produção do conhecimento escolar: uma 'Situação de Estudo' em foco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

10.
Bruno Henrique Cervantes Fuzari. Conceitos de eletroquímica: concepções de alunos iniciantes em Licenciatura em Química e abordagens no ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

11.
Fernanda Furlan Giubbina. Reflexões sobre o despertar da responsabilidade individual nas questões ambientais por meio da experimentação : a disciplina Química Geral Experimental como contexto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

12.
Jussara Batista da Costa. Agrotóxicos: Múltiplos olhares construídos no diálogo com professores de Ensino Médio de uma escola pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

13.
José Luis de Souza. Relações entre o Agronegócio e o Ensino de Ciências na Região de Ribeirão Preto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

14.
Adriana Ferreira Lopes Vilella. Análise sobre o tema Agrotóxicos em materiais destinados ao Ensino Médio do estado de São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

15.
Juliana Giuseline Granado. Memória e Aprendizagem: um estudo sobre as contribuições neurobiológicas e seus aspectos histórico-culturais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

16.
Francisco de Araújo Silva. Breve estudo do currículo de química expresso nos livros didáticos da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

17.
Drielly Cristina de Oliveira. Concepções discentes e práticas docentes no ensino de química:equilíbrio dinâmico em foco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Licenciatura) - Faculdade de Filoaofia Ciencia e Letras de Riberião Preto - Universidade de. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

18.
João Ricardo Sanchez. Estudo sobre as implicações das Olimpíadas Regionais de Química para o ensino de química de Ribeirão Preto e região. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Licenciatura) - Faculdade de Filosofia Ciências e Lestras de Riberião Preto - Uiversidade d. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

Iniciação científica
1.
Marlon Andrey Passarelli. Tutoria Científica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

2.
Thais Elias da Silva. Tutoria Científica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

3.
Cynthia Sena da Silva. Tutoria Científica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

4.
Flávia Tambolin Francisco. Metodologias de pesquisa utilizadas no curso de Licenciatura em Química: sistematização e implicações do percurso. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

5.
Sabrina Ikeda Neves Saeki. Ensinar a aprender: um estudo das relações de ensino na escola. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, unoversidade de sao paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

6.
Rafael Antônio da Silva. Tutoria Científica - Formação de professores, relações de ensino. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, unoversidade de sao paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

7.
Thiago Aparecido dos Santos. Tutoria Científica - Ensino de química e deficiência visual. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, unoversidade de sao paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

8.
Nathai Teresa Moreno. Teorias e Práticas da atividade docente: reflexões sobre ciência e conhecimento na relação universidade e escola. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

9.
Ivan Araújo Mariano. Ciência, cinema e educação: reflexões coletivas sobre as muitas formas de produção do conhecimento. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

10.
Renan de Souza Moser. Epistemologia e Psicologia em Educação: aprofundamentos acerca dos processos de elaboração conceitual entre licenciandos em Química. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

11.
Ivan Araújo Mariano. Condições de produção do conhecimento escolar: uma Situação de Estudo em foco. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

12.
Renan de Souza Mozer e João Francisco Tasso. Fundamentos epistemológicos e psicológicos em educação: um estudo sobre os processos de elaboração conceitual entre graduandos de Licenciatura em Química. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

Orientações de outra natureza
1.
Ivo da Silva Pozzani. Articulação entre ensino e extensão: contribuições do Centro de Ensino Integrado de Química para a educação científica em Ribeirão Preto e Região. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.

2.
Luis Eduardo Lopes. Química Geral Experimental na Licenciatura em Química: diferentes perspectivas na construção coletiva de uma proposta teórico-metodológica. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Química) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Orientador: Joana de Jesus de Andrade.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ANDRADE, J. J. ; CAVALLINI, T. S. ; SANTOS, C. ; ROCHA, A. C. ; SOFIATI, L. . Kits de experimentação em química - apostilas do estado de São Paulo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Kits de experimentação em química).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, D. G. ; CAVALLINI, T. S. ; ANDRADE, J. J. . VIII ORQ - Química através dos tempos: viaje nesta história.... 2010. .

2.
ANDRADE, J. J. ; ABREU, D. G. ; CAVALLINI, T. S. . XI Olimpíada Regional de química. Química na Rede: curta e compartilhe. 2013. .

3.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. ; CAVALLINI, T. S. . IX ORQ - Ano Internacional da Química: o mundo em transformação!. 2011. .

4.
ABREU, D. G. ; ANDRADE, J. J. ; CAVALLINI, T. S. . X ORQ - A Química é 10: visitando o passado com os olhos no futuro!. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/07/2014 às 10:57:01