Fabiana Rego Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1698834344658315
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP/RP - 2016). Mestre em Educação Especial (2008) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente trabalha como Psicóloga clínica e como docente do Centro Universitário do Planalto (UNIPLAN). Em 2010 e 2011 foi docente do curso de Psicologia da UNIFEV. Em 2011, trabalhou como Psicóloga do NAPPS desta instituição e como Psicóloga do Colégio UNIFEV. Tem formação em tutoria virtual pela Educação Aberta do Brasil (UAB - UFSCar), tendo atuado nas disciplinas: Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento (2011) do curso de Educação Musical da EaD-UFSCar. Trabalhou como psicóloga clínica de orientação psicodinâmica em consultório particular e no Centro de Atendimento Multidisciplinar em Saúde de São Carlos (CAMS) no período de 2010 e 2011. Foi psicóloga contratada da prefeitura municipal de São Carlos, da secretaria de Educação, atuando como Psicóloga do Projeto "Unidade na Diversidade" (2008) e da secretaria de Assistência Social, no atendimento a moradores de rua da cidade (2009). Ex sócia e membro fundadora do coletivo autogestionário Kooperi da cidade de São Carlos (2009). Foi consultora e assessora na implementação de um projeto de ensino e leitura nas escolas do Ensino fundamental do município de Boa Esperança do Sul (SP) em 2008. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana Rego Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, F. R.;FREITAS, FABIANA REGO


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade of Toledo, Ohio (Orientador: Gregory Meyer - Bolsa CAPES (PDSE)).
Título: MÉTODO DE RORSCHACH EM ADULTOS: EVIDÊNCIAS PSICOMÉTRICAS DA ESCOLA FRANCESA. (Obs: na Universidade de Toledo, EUA, estudei e trabalhei com o R-PAS), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Sonia Regina Pasian.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: consciência fonológica; dificuldades de aprendizagem; educação especial; fracasso escolar; linha de base múltipla.
2000 - 2004
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Promoção de habilidades de consciência fonológica para crianças com dificuldades de aprendizagem.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.




Formação Complementar


2018 - 2018
CASE ILLUSTRATIONS OF R-PAS FOR CLINICAL PRACTICE. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.
2015 - 2015
Avaliação Familiar: aplicação e interpret. da EFE. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2015 - 2015
Assessing Psychosis with Clinical Interview and. (Carga horária: 3h).
Society for Personality Assessment, SPA, Estados Unidos.
2015 - 2015
The R-PAS System: basic interpretation with cases. (Carga horária: 3h).
Society for Personality Assessment, SPA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Introdução à Avaliação Terapêutica. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.
2012 - 2012
2º workshop de Capacitação para Pesquisadores da. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Plágio em Publicações Científicas. (Carga horária: 2h).
Instituto de Estudos Avançados - USP, IEA-USP, Brasil.
2011 - 2011
Sistema Achenbach de avaliação (ASEBA). (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
15º curso de Formação em Tutorial Virtual UAB/UFSC. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
? New Rorschach Performance Assessment System R-PA. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2005 - 2006
Psicologia. (Carga horária: 1920h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Psicologia. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
PSICOLOGIA. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2003
Psicologia. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2002
Psicologia. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
Psicologia. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL, UNIPLAN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Docente da disciplina de Psicologia Jurídica do curso de Direito (1º semestre)


Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 12

Atividades

08/2011 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , Colégio Unifev, .

Serviço realizado
Psicologa do Colégio Unifev - orientação aos alunos, aos pais e participações nas reuniões de HTPC com os docentes da Instituição.
03/2011 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , NAPPS-Unifev, .

Serviço realizado
Atendimento psicossocial aos discentes da UNIFEV.
02/2010 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da pessoa com necessidades especiais
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Tecnicas e Exames Psicológicos - Ensino dos testes Bender GVM, Pfister, WISC III e HTP
Tecnologia da Informação e da Comunicação Escolar 1

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutoria Virtual UaB - UFSCar, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora virtual da disciplina "Psicologia do desenvolvimento" do curso à distância de Educação Musical - UAB/UFSCar

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutora Virtual UaB - UFSCar, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora Virtual da disciplina "Psicologia da Aprendizagem" - curso: Educação Musical (UaB/UFSCar)


Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, SMCAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Outras informações
Psióloga contratada, em caráter temporário( Novembro/09 à Fevereiro/10) pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS II. O CREAS II atende a população em situação de rua do Município de São Carlos. Nesse local são realizadas atividades sócio-educativas para promoção do exercício da cidadania, garantindo padrões éticos de dignidade e não-violência na concretização dos direitos de cidadania da população em situação de rua. O papel do psicólogo é propiciar condições favorecedoras para o processo de desenvolvimento das atividades realizadas, bem como, viabilizar alternativas que possam adequar-se à realidade de quem veio das ruas, restabelecendo novas perspectivas de projetos de vida como, por exemplo, a possibilidade da retomada gradual da atividade produtiva.


Associação Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde (São Carlos, SP), CAMS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10
Outras informações
A Associação CAMS é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção da saúde da população que não pode arcar com as despesas de um atendimento particular. Possui profissionais capacitados nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoudiologia e Psicopedagogia.


Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos (SP), SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Assessoria Técnica, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 18
Outras informações
Participação como Psicóloga do Projeto Unidade na Diversidade. O projeto teve como público-alvo crianças de zero a 12 anos com deficiência, problemas de comportamento ou de saúde mental, encaminhados pelos serviços comunitários, secretarias municipais e municípios e seus familiares e/ou responsáveis. O atendimento foi focado na orientação de pais/ responsáveis visando trabalhar as possíveis dificuldades dos familiares na aceitação das necessidades do(s) filho(s); favorecer a comunicação e o relacionamento entre os membros da família; orientar as educadoras para o acompanhamento do processo familiar; colaborar para a difusão do brincar (brinquedo) como recurso valioso para a comunicação de crianças; sugerir, quando necessário, encaminhamentos aos serviços de saúde disponíveis na rede pública da região ou serviços especializados e elaborar apostila/ material informativo sobre problemas comuns relacionados a questões familiares, de relacionamento, distúrbios de comportamento, problemas emocionais objetivando promover ações psicológicas, preventivas e pedagógicas.


Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Sul (SP), PMBES, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 15
Outras informações
Realização de Consultoria e Assessoria na implementação de um programa informatizado de leitura, oferecido para crianças do Ensino Fundamental da rede pública municipal que participaram de atividades de reforço escolar . Responsável pela coordenação de 16 professores da rede municipal de Ensino.


Clinica de saude, CLINICA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Psicologa Clinica Particular, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 10
Outras informações
Psicologa Clinica de orientação psicanalítica


Associação Kooperi, KOOPERI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Ex- Membro-sócio fundador, Carga horária: 10
Outras informações
As ações da Associação voltam-se, primordialmente, à população em situação de vulnerabilidade social e atores sociais do Movimento de Economia Solidária, como empreendimentos solidários da cidade, gestores públicos e demais interessados na temática.



Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso)
2017 - 2017
Periódico: INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, FABIANA REGO2018 FREITAS, FABIANA REGO; PASIAN, SONIA REGINA . Reassessment (after 15 Years) of Non-Patient Adults by the Rorschach Method. THE SPANISH JOURNAL OF PSYCHOLOGY, v. 21, p. E35, 2018.

2.
BERNARDINO JUNIOR, J. A.2006BERNARDINO JUNIOR, J. A. ; FREITAS, F. R. ; Souza, G. D. ; Maranhe, E. A. ; Bandini, H.H. M. . Aquisição de leitura como resultado do ensino de habilidades de consciência fonológica.. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, p. 423-450, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
Barbieri, V. ; Pasian, S. R. ; FREITAS, F. R. . O procedimento de Desenhos Estórias e suas formas derivadas: enfoque diagnóstico e interventivo. In: Deise Matos do Amparo; Eliana Rigotto Lazzarini; Isabela Machado da Silva; Larissa Polejack. (Org.). Psicologia Clínica e cultura Contemporânea. 3ed.Brasília_DF: Technopolitik, 2017, v. 3, p. 738-760.

2.
FERNANDES, S. ; RASPANTINI, R. L. ; Pasian, S. R. ; FREITAS, F. R. . Método de Rorschach em dois grupos de criança do ensino fudamental. In: Sonia R. Pasian, Erika T. K. Okino, Deise M. do Amparo, Fabiana R. Freitas, Flavia de L. Osório, Sonia R. Loureiro. (Org.). Desafios para a prática ética da Avaliação Psicológica. 1ed.Ribeirão Preto: , 2014, v. , p. 190-205.

3.
CURY-JACQUEMIN, R. P. ; Pasian, S. R. ; FREITAS, F. R. . O método de Rorschach em adolescentes: especificidades de produção em função do gênero. In: Deise M. do Amparo, Erika T. K. Okino, Flávia de L. Osório, Carla Luciano C. Hisatugo, Marcelo Tavares. (Org.). Métodos Projetivos e Avaliação Psicológica: atualizações, avanços e perspectivas. 1ed.Ribeirão Preto: , 2012, v. 1, p. 28-46.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, F. R.; BERNARDINO JUNIOR, J. A. ; Souza, G. D. . Desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e aquisição do repertório de leitura em crianças com dificuldades de apredizagem de leitura.. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha, 2007, Vitória. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no Brasil/Região Sudeste ? Desafios da educação básica a pesquisa em educação, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, F. R.; MEYER, G. ; Pasian, S. R. . Reassessment of adults with the Rorschach after 15 years: An analysis with the R-Pas system. In: Annual Convention - Society Personality of Assessment, 2016, Chicago. Advances in Rorschach Research, 2016.

2.
FREITAS, F. R.; Pasian, S. R. . Validade clínica do Rorschach na Escola Francesa: o divórcio e sua repercussão, um estudo de caso. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Resumo, 2015.

3.
FREITAS, F. R.; Pasian, S. R. . Reassessment (after 15 years) of Non-Patient Adulst by the Rorschach Method. In: XXI International Congress of Rorschach and Projective Methods, 2014, Istambul. Abstract Book, 2014.

4.
FREITAS, F. R.; Pasian, S. R. ; Barros, J. B. ; Theodozio, D. R. . Affective Dynamics in Adolescence on the Pfister's Test. In: XXI International and Congress of Rorschach and Projective Methods, 2014, Istambul. Abstract book, 2014.

5.
FREITAS, F. R.; OKINO, E. T. K. ; Pasian, S. R. . Estabilidade das fórmulas vivenciais do Rorschach em adultos avaliados após 15 anos. In: VII Congresso da ASBRo - Desafios para a prática ética da Avaliação Psicológica, 2014, Ribeirão Preto, SP. Desafios para a prática ética da Avaliação Psicológica, 2014.

6.
FREITAS, F. R.; Pasian, S. R. . ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE NO MÉTODO DE RORSCHACH EM ADULTOS REAVALIADOS APÓS 15 ANOS. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica = IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013, Maceió - AL. Anais do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica & IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013.

7.
CURY-JACQUEMIN, R. P. ; Pasian, S. R. ; FREITAS, F. R. . O método de Rorschach em adolescentes: especifidades de produção em função do gênero. In: VI Congresso da ASBRo - Métodos Projetivos e avaliação psicológica: atualizações, avanços e perspectivas, 2012, Brasília, DF. Métodos Projetivos e avaliação psicológica: atualizações, avanços e perspectivas, 2012.

8.
FREITAS, F. R.; Souza, G. D. . Independência e interdependência funcional no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológicas e crianças. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007, Florianópolis. XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007.

9.
FREITAS, F. R.; BERNARDINO JUNIOR, J. A. ; Souza, G. D. . Programa de promoção de habilidades de conscîência foológica em crianças com dificldades de aprendizagem. In: XXXVI Reunião Anual de Psicologia, 2006, Salvador. XXXVI Reunião Anual Brasileira de Psicologia, 2006.

10.
Migliorino, W. J. M. ; Peçanha D. L. ; FREITAS, F. R. . Problemas de conduta como máscara ao luto infantil. Intervenção em Psicologia Clínica. In: XXXV Reunião Anual de Psicologia, 2005, Curitiba. XXXV Reunião Brasileira de Psicologia, 2005.

11.
FREITAS, F. R.; Souza, G. D. . Programa de promoção de habilidades de consciência fonológica em crianças com difculdades de aprendizagem. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2004, São Carlos. Promoção de habilidades de consciência fonológica para crianças com dificuldades de aprendizagem, 2004.

12.
FREITAS, F. R.; Scopinho, R.A. . Acompanhando a formação de uma cooperativa de trabalho no Bairro Jardim Gonzaga. In: IV Encontro de Extensão da UFSCar: compromisso social e conhecimento, 2003, São Carlos. Acompanhando a formação de uma cooperativa de trabalho no Bairo Jardim Gonzaga.

13.
FREITAS, F. R.; Luizze, L. ; AIELLO, A. L. R. . Sinais precoces de autismo: Comparando comportamento de crianças em cenas que envolvem o brincar. In: XI Congresso Científico da UFSCar, 2003, São Carlos. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar., 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
Pasian, S. R. ; Okino, E. T. K. ; FREITAS, F. R. . Indicadores relativos à Saúde Mental em alunos da Pós-Graduação do interior de São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FREITAS, F. R.; MEYER, G. ; Pasian, S. R. . Reavaliação de Adultos após 15 anos: análise por sistema R-PAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FREITAS, F. R.; Pasian, S. R. . REASSESSMENT (AFTER 15 YEARS) OF NON-PATIENT ADULTS BY THE RORSCHACH METHOD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Pasian, S. R. ; Barros, J. B. ; Theodozio, D. R. ; FREITAS, F. R. . AFFECTIVE EXPERIENCES OF ADOLESCENCE THROUGH THE TEST PFISTER. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FERNANDES, S. ; RASPANTINI, R. L. ; Pasian, S. R. ; FREITAS, F. R. . Método de Rorschach em dois grupos de crianças do ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FREITAS, F. R.; Pasian, S. R. ; Okino, E. T. K. . ESTABILIDADE DAS FÓRMULAS VIVENCIAIS DO RORSCHACH EM ADULTOS REAVALIADOS APÓS 15 ANOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FREITAS, F. R.; Pasian, S. R. . ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE NO MÉTODO DE RORSCHACH EM ADULTOS REAVALIADOS APÓS 15 ANOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CURY-JACQUEMIN, R. P. ; Pasian, S. R. ; FREITAS, F. R. . O Método de Rorschach em Adolescentes: especificidades da produção em função do gênero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Souza, G. D. ; Postalli ; FREITAS, F. R. ; Reis, T.S . Pesquisa e Aplicação: contribuições da análise do comportamento para o ensino de Leitura e Escrita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FREITAS, F. R.; Almeida, F. S. ; Del Monaco, G. . Curso de formação de trabalhadores de uma central de triagem de resíduos de construçã civil l- Trabalho Coletivo e Economia Solidária (Relatório final de curso. 2008).. 2008.

2.
Almeida, F. S. ; FREITAS, F. R. ; Del Monaco, G. ; Jesus, V.M.B. ; Duarte, M. T. . Projeto para Promoção de Inclusão Produtiva por meio da implantação de hortas comunitárias. 2008.

3.
Jesus, V.M.B. ; Del Monaco, G. ; Duarte, M. T. ; FREITAS, F. R. ; Almeida, F. S. . Avaliação e acompanhamento pós-obras de urbanização integrada dos bairros Jardim Gonzaga/ Monte Carlo Convênio Programa Habitar Brasil Bid/ Prefeitura Municipal de São Carlos.. 2008.

4.
Almeida, F. S. ; FREITAS, F. R. ; Del Monaco, G. ; Duarte, M. T. ; Jesus, V.M.B. . Ata de Assembléia Geral de Fundação da Associação Kooperi Coletivo Autogestionário para Promoção de Práticas Solidárias. 2008.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, F. R.. Tradução do texto lógico dos relatórios da plataforma R-PAS. 2017. (Tradução).

2.
FREITAS, F. R.. Psicodiagnóstico e Testes. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de ensino).

3.
FREITAS, F. R.. Humanização e Políticas Públicas de Saúde. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de ensino).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Grangel; de Paula; FREITAS, F. R.. Participação em banca de Juliana Laurindo e Bruna Rafaela de Oliveira.A juventude atual e suas implicações frente ao consumo e o significado do dinheiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga.

2.
de Paula; Grangel; FREITAS, F. R.. Participação em banca de João Carlos Ávila e Veranice de Ávila.Atitudes e emoções associadas ao divórcio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga.

3.
Bisaccioni; Poltronieri; FREITAS, F. R.. Participação em banca de Mariana Lisboa Fefin.A inclusão do aluno surdo no ensino superior: relação com professores, intérprete e colegas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga.

4.
Fonseca; de Paula; FREITAS, F. R.. Participação em banca de Giseli Moretti de Oliveira e Eduardo Crusca Nazarini.Relações Humanas no contexto escolar: analisando aspectos da relação professor-aluno sob a perspectiva da análise do comportamento em uma escola de ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga.

5.
Poltronieri; Bisaccioni; FREITAS, F. R.. Participação em banca de Amália Rodrigues e Junio César dos Santos Pádua.Prevalência de sinais de depressão e de ansiedade na adicção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga.

6.
FREITAS, F. R.; Bisaccioni; Poltronieri. Participação em banca de Joana Marcia Moraes Teixeira.Cuidar de quem cuida: o perfil dos cuidadores de idosos de uma instituição de amparo de uma cidade do noroeste paulista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga.

7.
FREITAS, F. R.; de Paula; Grangel. Participação em banca de Aline Andressa Gonzales Calister.Bullying e Esquizofrenia: como esses fenômenos se relacionam e podem influenciar na prática de crimes hediondos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga.

8.
FREITAS, F. R.; de Paula; Fonseca. Participação em banca de Marilaine Aparecida de Paula.Inclusão dos alunos com deficiência intelectual: avaliação da aquisição de habilidades cognitivas e da socialização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Pires, J. C.; FREITAS, F. R.; LENKE, R. A.. Concurso Público de docente da UFMS. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Outras participações
1.
FREITAS, F. R.. I Encontro do Programa de Bacharelado Especial em Pesquisa. 2013. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/SP.

2.
FREITAS, F. R.. VII UNIC (Congresso de Iniciação Científica) - UNIFEV. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso ASBRo. A aplicação do Rorschach em diferentes contextos. 2018. (Congresso).

2.
IX Congresso ASBRo. Depressão e suas consequências em diferentes contextos do desenvolvimento: contribuições da avaliação psicológica. 2018. (Congresso).

3.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Validade clínica do Rorschach na Escola Francesa: O divórcio e sua repercussão, um estudo de caso.. 2015. (Congresso).

4.
Annual Convention - 2015 Charting the Future of Personality Assessment. 2015. (Congresso).

5.
Society for Personality Assessment. 2015. (Congresso).

6.
VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Estabilidade das fórmulas vivenciais do Rorschach em adultos reavaliados após 15 anos. 2014. (Congresso).

7.
VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. 2014. (Congresso).

8.
VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Método de Rorschach em dois grupos de crianças do Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).

9.
Workshop: Avaliação educacional de competências socioemocionais: fundamentos, métodos e ferramentas. 2014. (Outra).

10.
XXI International Congress of Rorschach and Projective Methods. AFFECTIVE EXPERIENCES OF ADOLESCENCE THROUGH THE TEST PFISTER. 2014. (Congresso).

11.
XXI International Congress of Rorschach and Projective Methods. REASSESSMENT (AFTER 15 YEARS) OF NON-PATIENT ADULTS BY THE RORSCHACH METHOD. 2014. (Congresso).

12.
I Encontro do Programa de Bacharelado Especial em Pesquisa. 2013. (Encontro).

13.
I Encontro do Programa de Bacharelado Especial em Pesquisa.Debatedora de painéis de alunos da graduação em Psicologia da USP (FFCLRP). Avaliação de trabalhos de iniciação científica.. 2013. (Encontro).

14.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica = IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica. ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE NO MÉTODO DE RORSCHACH EM ADULTOS REAVALIADOS APÓS 15 ANOS. 2013. (Congresso).

15.
2º Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Cientí!ca. 2012. (Outra).

16.
I Simposio Labnet USP Esquizofrenia. 2012. (Seminário).

17.
Plágio em publicações científicas. 2012. (Outra).

18.
Treinamento sobre Web of Knowledge. 2012. (Seminário).

19.
VI Congresso Nacional da ASBRO. O Método de Rorschach em adolescentes: especificidades de produção em função do gênero. 2012. (Congresso).

20.
VI Congresso Nacional da ASBRO. 2012. (Congresso).

21.
Mini-curso ?An Introduction to the New Rorschach Performance Assessment System (R-PAS)? de Gregory Meyer da Universidade de Toledo (EUA) no V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2011. (Congresso).

22.
Compulsão. 2009. (Seminário).

23.
Conversando sobre a Pesquisa em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica e Psicanálise. 2009. (Seminário).

24.
I Psicanálise em Foco: Novos enfoques da clínica Contemporânea. 2008. (Congresso).

25.
XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Independência e Interdependência Funcional no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em crianças. 2007. (Congresso).

26.
XXXVI Reunião Anual de Psicologia. Promoção de habilidades de consciência fonológica em crianças com dificuldades na aprendizagem de leitura.. 2006. (Congresso).

27.
XXXV Reunião Anual de Psicologia. Problemas de conduta como máscara ao luto infantil: Intervenção em psicologia clínica.. 2005. (Congresso).

28.
Colóquio de Winnicott: A Clínica das depressões. 2004. (Outra).

29.
Grupo de estudos de Práticas e Técnicas Psicanalíticas. 2004. (Outra).

30.
XXXIV Reunião Anual de Psicologia. 2004. (Congresso).

31.
Grupo de Estudos de Melanie Klein. 2003. (Outra).

32.
I Encontro de Psicanálise e Educação. 2003. (Encontro).

33.
XI Congresso Científico da UFSCar. Sinais precoces de autismo: Comparando comportamento de crianças em cenas que envolvem o brincar. 2003. (Congresso).

34.
I Jornada da Análise do Comportamento. 2002. (Outra).

35.
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Avaliação psicológica: avanços e desafios. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Castro, P. F. ; OKINO, E. T. K. ; RESENDE, A. C. ; Cardoso, L. M. ; Ribeiro, R. K. S.M. ; FREITAS, F. R. . IX Congresso Brasileiro da ASBRo - Fundamentos e Construções Contemporâneas dos Métodos Projetivos. 2018. (Congresso).

2.
OKINO, E. T. K. ; Pasian, S. R. ; FREITAS, F. R. ; SCORTEGAGNA, S. A. ; OSORIO, F. L. ; Cardoso, L. M. ; Castro, P. F. ; Nunes, M. F. O. . VIII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. 2016. (Congresso).

3.
Pasian, S. R. ; OKINO, E. T. K. ; AMPARO, D. M. ; FREITAS, F. R. ; OSORIO, F. L. ; LOUREIRO, S. R. . VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. 2014. (Congresso).

4.
OKINO, E. T. K. ; Pasian, S. R. ; AMPARO, D. M. ; FREITAS, F. R. ; OSORIO, F. L. ; LOUREIRO, S. R. . VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOANA MARCIA MORAES TEIXEIRA. CUIDAR DE QUEM CUIDA: O PERFIL DOS CUIDADORES DE IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE AMPARO DA CIDADE DO NOROESTE PAULISTA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Fabiana Rego Freitas.

2.
ALINE ANDRESSA GONZALES CALISTER. BULLYING E ESQUIZOFRENIA: COMO ESSES FENÔMENOS SE RELACIONAM E PODEM INFLUENCIAR NA PRÁTICA DE CRIMES HEDIONDOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Fabiana Rego Freitas.

Iniciação científica
1.
MARILAINE APARECIDA DE PAULA. INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: AVALIAÇÃO DA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS E DA SOCIALIZAÇÃO. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Fabiana Rego Freitas.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OKINO, E. T. K. ; Pasian, S. R. ; AMPARO, D. M. ; FREITAS, F. R. ; OSORIO, F. L. ; LOUREIRO, S. R. . VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. 2014. (Congresso).

2.
OKINO, E. T. K. ; Pasian, S. R. ; FREITAS, F. R. ; SCORTEGAGNA, S. A. ; OSORIO, F. L. ; Cardoso, L. M. ; Castro, P. F. ; Nunes, M. F. O. . VIII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


Bosista Iniciação Científica (2002-2003) PIBIC/CNPq. 
Monitora da disciplina Pesquisa em Psicologia 2 (2º semestre 2003).
Bosista Apoio Técnico CNPq (2005-2006) do Laboratório de Estudos e Comportamento Humano. 
Estágios: ÁREA EDUCACIONAL
Supervisora: Profª Drª Ana Lúcia Rossito Aiello
Projeto: ?A Família Especial: Construindo uma relação de parceria?, 120h
ÁREA SÁUDE
Supervisora: Profª Drª Lúcia C. de Albuquerque Williams
Projeto: ?Intervenção Psicológica com Vítimas de Violência Doméstica?, 120h
ÁREA ORGANIZACIONAL
  Supervisora: Profª Drª Rosimeire Scopinho
Projeto: ?Desenvolvimento Organizacional e Interpessoal em Assentamentos e Cooperativas Populares?; 180h
ÁREA SAÚDE
Supervisores: Prof. Dr. Walter J. M. Migliorini e Profª Drª Dóris Lieth Peçanha.
Projeto: ?Desenvolvimento e Saúde Psicossomática - Intervenção Psicológica com crianças?; 360h.
Extra-Curricular:
Grupo de estudos: ?Introdução à obra de Melanie Klein?, 40h.
Grupo de estudos: ?Fundamentos da Técnica Psicanalítica?, 36h.
Grupo de estudos: ?Desenvolvimento Emocional em Winnicott?, 20h.
?IX Colóquio Winnicott: A Teoria e a Clínica das Depressões?, 14h.
I Jornada de Análise do Comportamento.
I Encontro de Psicanálise e Educação, 7h e 30m.
Oficina: ?Jogo de Areia (Sand Play)?, 2h e 30m.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 21:24:58