Neura Maria Weber Maron

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0922031012900104
  • Última atualização do currículo em 22/07/2014


Neura Maria Weber Maron é doutora em Tecnologia, na área de concentração de Tecnologia e Sociedade, na linha de pesquisa Trabalho e Tecnologia, com ênfase na formação docente para a Educação Profissional de Jovens e Adultos, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Fez um período de doutorado sanduíche na Facultad de Educación da Universidad Complutense de Madrid, sendo acolhida pelo professor Doutor Mariano Fernández Enguita. É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004). Possui Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2007) e Especialização em Pedagogia Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2000), e possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1987). É Pedagoga da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e compõem a Assessoria Técnica Pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Curitiba. É Professora Substituta da Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) do Setor de Educação. É Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia - GETET, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em articulação do processo pedagógico escolar, gestão educacional e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho, Pedagogia e Escolarização na Empresa, Políticas e Processos de Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e PROEJA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neura Maria Weber Maron
Nome em citações bibliográficas
MARON, N. M. W.

Endereço


Endereço Profissional
Conselho Municipal de Educação de Curitiba.
Rua Roberto Barrozo, 630
Bom Retiro
80520070 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32241913
URL da Homepage: http://cmecuritiba.blogspot.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Tecnologia.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Complutense de Madrid (Orientador: Mariano Fernández Enguita).
Título: Os cursos de especialização para formação docente do PROEJA: a tecitura da oferta e dos resultados na perspectiva de cursistas da região sul do Brasil, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Domingos Leite Lima Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação docente; Formação inicial e continuada; Cursos para professores do PROEJA; PROEJA; Educação Profissional e Tecnológica; Educação de Jovens e Adultos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia e Sociedade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia e Trabalho.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, ESCOLARIZAÇÃO FABRIL E INSERÇÃO DO PEDAGOGO NA FÁBRICA. Estudos de Caso na Região de Curitiba,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Noela Invernizzi.
Palavras-chave: Pedagogo na Empresa; Perfil Profissional do Pedagogo; Escolarização Fabril; Reestruturação produtiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação e Trabalho.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Profissionalização: Políticas e Processos.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em Ensino Médio Integrado na modalidade EJA - PROEJA. (Carga Horária: 450h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: A EJA nas Políticas Públicas da Educação Municipal de Curitiba: Sua história e seus sujeitos na contemporaneidade..
Orientador: Joscely Maria Bassetto Galera.
1999 - 2000
Especialização em PEDAGOGIA EMPRESARIAL. (Carga Horária: 450h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: O pedagogo e a aprendizagem empresarial.
Orientador: Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira.
1982 - 1987
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Formação Complementar


2011 - 2011
Controle social do FUNDEB. (Carga horária: 20h).
Controladoria-Geral da União.
2010 - 2010
Extensão universitária em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA. (Carga horária: 80h).
Parceria UnB-MEC/SECAD-MDA-UNESCO/ICAE.
2006 - 2006
Saúde e Prevenção: sexualidade humana.. (Carga horária: 80h).
CENTRO PARANAENSE DE CIDADANIA.
2005 - 2005
Oficina de Planejamento e Elaboração de Projetos. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal da Educação - Picos.
2005 - 2005
Configurando um Ensino Identificado com a EJA.. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba - PR.
1999 - 1999
Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar. (Carga horária: 40h).
Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Vinculada ao Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) do Setor de Educação.

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Infância
O Trabalho Pedagógico na Educação Não-Escolar
Organização do Trabalho Pedagógico na Escola
Organização e Gestão da Escola
Política e Planejamento da Educação Brasileira

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades de estudo e pesquisa com vistas ao desenvolvimento da tese de doutorado.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Projeto de pesquisa: Expansão e reconfiguração institucional da educação profissional e tecnológica no Estado do Paraná: concepções, programas e ações.

Atividades

05/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, .


Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Pedagogia na Empresa Nível: Especialização Disciplina: Possibilidade e Perspectiva de Atuação do Pedagogo na Empresa

Atividades

07/2005 - 08/2007
Ensino, Pedagogia na Empresa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Possibilidade e Perspectiva de Atuação do Pedagogo na Empresa

Prefeitura Municipal de Curitiba, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Suporte Técnico Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Desde 03/2011 atua como assessora Técnico-Pedagógica no Conselho Municipal de Educação de Curitiba. Trabalhos realizados em Unidades de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba: : Coordenação da reelaboração do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar da Escola Municipal Ana Hella - Ensino Fundamental, da Escola Municipal Colônia Augusta - Ensino Fundamental, da Escola Municipal Walter e da Escola Municipal Augusto Cesar Sandino - Ensino Fundamental. Assessoria para viabilização do projeto pedagógico. Acompanhamento e assessoria ao trabalho docente. Membro do Conselho de Escola. Administração de recursos pedagógicos. Coordenação de atividades de ensino. Estruturação dos tempos e espaços pedagógicos. Assessoria ao trabalho docente. Organização de reuniões pedagógicas com a equipe de trabalho. Por muitos anos atuou em regime integral de trabalho (40 horas).

Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/2006 - 06/2008
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Convênio: Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) e Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (IESDE).
Local: Centro de Capacitação de Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Rua Dr. Faivre, 398.
Tutora de duas turmas do Curso Normal Superior na modalidade Semi-Presencial. Orientação de Estágio e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
04/2005 - 02/2006
Direção e administração, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, .

Cargo ou função
Gerente da Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, de 04/2005 a 02/2006. OFICIO 559/2005..
02/1993 - 12/1993
Direção e administração, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, .

Cargo ou função
Chefia de Apoio ao Centro de Educação Integral Augusto Cesar Sandino - Ensino Fundamental. De 16/02/1993 a 21/12/1993. PORTARIA 1459/1993 DOM de Curitiba/PR..
07/1987 - 03/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

CELC-UP Colégio Martinus - Ensino Fundamental e Médio, CELC-UP, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/1980 - 03/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, PMMCR, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1980
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/1976 - 01/1980
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental.


Linhas de pesquisa


1.
Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Educação e Tecnologia - GETET


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Expansão e reconfiguração institucional da educação profissional e tecnológica no Estado do Paraná: concepções, programas e ações

Descrição: Descrição: O projeto é financiado pela Fundação Araucária (PR), Edital Universal 05/2011 e tem como objetivo geral investigar a oferta da educação profissional e tecnológica no Estado do Paraná, da década de noventa à atualidade, buscando a construção de um quadro referencial de análise que identifique as concepções e sentidos das reformas, políticas, programas e ações educacionais, de seus elementos constituintes e constituídos, bem como de suas continuidades, descontinuidades e inflexões nos diversos momentos da gestão estadual da educação profissional e tecnológica, em diálogo com a gestão federal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Neura Maria Weber Maron - Integrante / Domingos Leite Lima Filho - Coordenador.
2011 - 2012
Formação de Professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos na Espanha

Descrição: A ênfase dessa pesquisa de estágio doutoral no exterior esteve na revisão bibliográfica e na análise da legislação que ordena a formação inicial docente e dos programas de formação inicial docente para a educação profissional e para a educação de pessoas adultas na Espanha. Interessou-nos especialmente as políticas de formação docente atualmente em vigor bem como as mudanças ocorridas nos itinerários formativos e nos conteúdos presentes nos processos de formação e qualificação de docentes, desenvolvidos pela Universidade Complutense de Madrid na Espanha, através de seu curso Máster en Formación del Profesorado de Educación Secundaria Obligatoria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanza de Idiomas . (PROJETO FINANCIADO PELO CNPq COM BOLSA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Neura Maria Weber Maron - Coordenador / Mariano Fernández Enguita - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - 2011
Demandas e Potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná

Descrição: Identificação das demandas e potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná, desenvolvimento de metodologias para referenciais pedagógicos e de desenvolvimento de itinerários formativos com organização curricular integrada para Educação de Jovens e Adultos / Ensino Médio / Educação Profissional e formação de recursos pós-graduados com foco de pesquisa na temática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Neura Maria Weber Maron - Integrante / Domingos Leite Lima Filho - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Trabalho.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia e Trabalho.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Profissionalização: Políticas e Processos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Moção de Reconhecimento por postura profissional de alta qualidade dedicada aos trabalhos de planejamento, organização e execução da 1ª Audiência Pública do CME de Curitiba., Conselho Pleno do Conselho Municipal de Educação de Curitiba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARON, N. M. W.2010MARON, N. M. W. ; GERMANO, M. S. . Perspectivas e desafios para a formação profissional no atual contexto da educação e do mundo do trabalho no Brasil. Trabalho & Educação (UFMG), v. 19, p. 53-66, 2010.

2.
MARON, N. M. W.2009MARON, N. M. W. ; MARON, D. G. C. ; MARON NETO, E. . Entre, a SAÍDA é por aqui! A EJA vai ao teatro. REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos. NEJA-FaE-UFMG: Belo Horizonte, Jun.. Revej@ (UFMG), v. 3, p. 71-78, 2009.

3.
MARON, N. M. W.2009 MARON, N. M. W. . Os Cursos de Especialização do PROEJA como estratégia de formação de professores e gestores. Educere et Educare Revista de Educação. Cascavel: Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação. Educere et Educare (Impresso), v. 4, p. 1-16, 2009.

4.
MARON, N. M. W.2009MARON, N. M. W. . Os Cursos de Especialização do PROEJA como estratégia de formação de professores e gestores. Educere et Educare Revista de Educação. Publicação online: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/issue/view/272. Cascavel: Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação. Educere et Educare (versão eletrônica), v. 4, p. 1-16, 2009.

5.
MARON, N. M. W.2007MARON, N. M. W. . REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, ESCOLARIZAÇÃO FABRIL E O PROCESSO HISTÓRICO DE INSERÇÃO DO PEDAGOGO NA FÁBRICA. ESTUDOS DE CASO NA REGIÃO DE CURITIBA. Publicação online: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/viewFile/275/183. RECE : Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 6 No 2, p. 1-12, 2007.

6.
MARON, N. M. W.2003MARON, N. M. W. ; VIEIRA, A. D. P. . O pedagogo e a aprendizagem empresarial. Publicação online: http://www.utp.br/proppe/edcient/site%20tcc/fchla/fchla%2028/pdf/art%201.pdf. Tuiutí (UTPR), UTP - FCHLA, Curitiba, PR., v. 4, n.FCHLA 28, p. 11-44, 2003.

7.
MARON, N. M. W.2002MARON, N. M. W. ; VIEIRA, A. D. P. . O pedagogo e a aprendizagem empresarial. Revista Tuiuti: Ciência e Cultura. 28 / FCHLA 04 (Mar 2002) Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2002.. Tuiutí (UTPR), v. 4, p. 11-44, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA FILHO, D. L. ; MARON, N. M. W. . Desafios para a formação inicial e continuada de docentes da EPT e do PROEJA. In: ZANARDINI, Isaura Monica Souza; LIMA FILHO, Domingos Leite, SILVA, Monica Ribeiro da. (Org.). Produção do conhecimento no PROEJA : cinco anos de pesquisa.. 1ed.Curitiba: Editora da UTFPR, 2012, v. , p. 161-183.

2.
MARON, N. M. W. . Os cursos de especialização do PROEJA como estratégia de formação de professores e gestores. In: Domingos Leite Lima Filho, Mônica Ribeiro da Silva, Roberto Antonio Deitos. (Org.). PROEJA : educação profissional integrada à EJA : questões políticas, pedagógicas e epistemológicas. 1ªed.Curitiba: Ed. UTFPR, 2011, v. , p. 179-200.

3.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A formação de professores e gestores como ação estruturante do PROEJA. In: Nanci S. da Luz; Décio E. do Nascimento; Marilda L. P. Queluz. (Org.). Tecnologia e transformação social: reflexões sobre gênero, trabalho e educação.. Curitiba: Ed. UTFPR, 2011, v. 1, p. 237-250.

4.
MARON, N. M. W. ; VIEIRA, A. D. P. . O papel do pedagogo na aprendizagem empresarial. In: Ana Maria Eyng; Romilda Teodora Ens; Sérgio Rogério Azevedo Junqueira. (Org.). O tempo e o espaço na educação: a formação do professor. 1ªed.Curitiba: Champagnat, 2003, v. 4, p. 163-175.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARON, N. M. W. . O atendimento da demanda de EJA em Curitiba. Disponível: http://uncme-pr.blogspot.com/2011/10/o-atendimento-da-demanda-de-eja-em.html?spref=fb. Blog do Conselho Municipal de Educação de Curitiba - Paraná, 03 out. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARON, N. M. W. . A formação inicial docente para a Educação Profissional na Espanha: a legislação e o processo formativo do Máster de Secundária da UCM. In: V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - VTecSoc-Esocite.BR., 2013, Curitiba. V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - VTecSoc-Esocite.BR., 2013. p. 01-10.

2.
LIMA FILHO, D. L. ; MARON, N. M. W. . The importance of Social Studies of Science and Technology in the training of PROEJA teachers.. In: International Conference on Information Communication Technologies in Education - ICICTE/2012, 2012, Rhodes - Greece. International Conference on Information Communication Technologies in Education - ICICTE/2012 Proceedings. Linda Morris; Costas Tsolakidis (Eds.).. Rhodes: University of the Aegean - Southampton Solent University, 2012. p. 258-272.

3.
MARON, N. M. W. ; MARON NETO, E. . Tecnologia e trabalho nos processos de formação humana.. In: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2011, Curitiba. Ciência e Tecnologia construindo a igualdade na diversidade. Disponível: http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt015-tecnologiae.pdf. Curitiba: UTFPR, 2011. v. CD. p. 01-10.

4.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A formação docente ao PROEJA: formação inicial ou continuada? CD. Curitiba : UTFPR. In: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2011, Curitiba. Ciência e Tecnologia construindo a igualdade na diversidade. Disponível: http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt012-aformacaodocente.pdf. Curitiba: UTFPR, 2011. v. CD. p. 01-10.

5.
MARON, N. M. W. . A relação entre a feminização do magistério e a atuação da pedagoga na fábrica.. In: VIII Congresso Iberoamericano em Ciência, Tecnologia e Gênero, 2010, Curitiba. VIII Congresso Iberoamericano em Ciência, Tecnologia e Gênero - 05 a 09 de abril de 2010. Curitiba, Brasil. Disponível: http://200.134.25.85/eventos/cictg/conteudo_cd/E7_A_Relação_entre_a_Feminização.pdf, 2010. v. Único. p. 01-11.

6.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A importância dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação dos professores do PROEJA. In: II SENEPT, 2010, Belo Horizonte. II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT8/A_IMPORTANCIA_DOS_ESTUDOS.pdf. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2010. v. Único. p. 1-18.

7.
MARON, N. M. W. ; OLIVEIRA, N. . Desafios e perspectivas do Curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade PROEJA: o caso do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia do Paraná. In: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa - PB. I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. Disponível: http://www.catedraunescoeja.org/GT06/COM/COM014.pdf. João Pessoa - PB: Editora Universitária UFPB, 2010. v. 1. p. 1-19.

8.
MARON, N. M. W. ; GERMANO, M. S. ; OLIVEIRA, N. . O eixo cultura no currículo integrado do PROEJA: a diversidade como direito.. In: In: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. Disponível: http://www.catedraunescoeja.org/GT06/COM/COM014.pdf, 2010, João Pessoa - PB. I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. João Pessoa - PB: Editora Universitária UFPB, 2010. v. 1. p. 1-16.

9.
MARON, N. M. W. ; GERMANO, M. S. . Perspectivas e desafios para a formação profissional no atual contexto da educação e do mundo do trabalho. In: VIII ANPED SUL. Formação, Ética e Pesquisa: Qual Pesquisa? Qual Educação?, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul Anped Sul. Londrina: Universidade Estadual de Londrina. Disponível: http://www.anpedsul.com.br/anais.php., 2010. v. Único. p. 1-18.

10.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A importância dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação dos professores do PROEJA. In: II Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - II MOPP da UTFPR, 2010, Curitiba. http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/eventos/mopp/2010. Curitiba: UTFRPR, 2010. p. 1-8.

11.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A formação de professores e gestores como ação estruturante do PROEJA.. In: III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Desafios para a Transformação Social., 2009, Curitiba. III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2009. v. Único. p. 01-13.

12.
MARON, N. M. W. . A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO FACE À AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO: NOVOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES.. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR (EDUCERE) Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas (CIAVE), 2008, Curitiba - PR. VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR (EDUCERE), III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas (CIAVE) FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Disponível: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/347_196.pdf. Curitiba: Editora Champagnat, 2008. v. Único. p. 368-380.

13.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. ; JORGE, C. M. ; CESTILLE, J. A. ; CUSSOLIN, E. P. ; SKURA, C. ; VASCONCELOS, R. A. . Elevação da escolaridade e profissionalização de jovens e adultos: desafios para a construção de uma política.. In: In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul, 2008, Itajaí., 2008, Itajaí - SC. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul - Pesquisa e Inserção Social.. Itajaí: Ed. UNIVALI, 2008. v. Único. p. 1-16.

14.
MARON, N. M. W. . A formação do pedagogo face à ampliação dos espaços de atuação: novos desafios e possibilidades. Publicação online: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/347_196.pdf. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR (EDUCERE) Edição Internacional e III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas (CIAVE), 2008, Curitiba - PR. VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR (EDUCERE), III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas (CIAVE) FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. Curitiba - PR: Editora Champagnat, 2008. p. 368-380.

15.
MARON, N. M. W. . A valorização da escolaridade do trabalhador no contexto das mudanças nos processos de trabalho. In: 2º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2007, Curitiba. 2º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba: Gráfica UTFPR, 2007. v. Único. p. 01-07.

16.
MARON, N. M. W. . A valorização da escolaridade do trabalhador no contexto das mudanças nos processos de trabalho. Publicação online: http://forumeja.org.br/files/artigotrabalhomaron.PDF. In: 2º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2007, Curitiba. 2º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba: Gráfica UTFPR, 2007. p. 1-8.

17.
MARON, N. M. W. . O ingresso do pedagogo no setor produtivo industrial: um resgate histórico do processo em quatro empresas da Região Metropolitana de Curitiba. In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEdSUL, 2004, Curitiba. V ANPEdSul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Disponível: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2004/Painel/Painel/01_22_41_O_INGRESSO_DO_PEDAGOGO_NO_SETOR_PRODUTIVO_INDUSTRIAL_UM_RESG.pdf. Curitiba: PUCPR, 2004.

18.
MARON, N. M. W. ; NOELA INVERNIZZI . Reestruturação Produtiva, Escolarização Fabril e Inserção do Pedagogo na Fábrica. Estudos de caso na região de Curitiba.. In: SEPE - Semana de Ensino e Pesquisa da UFPR, 2004, Curitiba. http://www.educacao.ufpr.br/publicacoes/sepe20032004/completos/2004/748.pdf. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2004.

19.
MARON, N. M. W. ; NOELA INVERNIZZI . Reestruturação produtiva, escolarização fabril e inserção do pedagogo na fábrica.. In: XVIII Semana de Ensino, Pesquisa & Extensão, 2004, Curitiba PR. SEPE 2004 Trabalhos Completos. Curitiba PR: UFPR/Setor de Educação, 2004. v. 18. p. 03-16.

20.
MARON, N. M. W. ; VIEIRA, A. D. P. . O papel do pedagogo na aprendizagem empresarial. In: EDUCERE - Khronos e kairós - II Congresso da área de educação, 2002, Curitiba - PUCPR. EDUCERE - II Congresso da área de educação, 2002, Curitiba., 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA FILHO, D. L. ; MARON, N. M. W. . The importance of Social Studies of Science and Technology in the training of PROEJA teachers.. In: International Conference on Information Communication Technologies in Education ? ICICTE/2012 ? Proceedings., 2012, Rhodes - Greece. International Conference on Information Communication Technologies in Education - ICICTE/2012 - Proceedings. Linda Morris; Costas Tsolakidis (Eds.). http://www.icicte.org/Proceedings2012/Abstract-07-1.htm. Rhodes: University of the Aegean, Southampton Solent University, 2012.

2.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A formação docente ao PROEJA: formação inicial ou continuada? Disponível: http://ct.utfpr.edu.br/ocs/index.php/tecsoc/2011/paper/view/260. In: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2011, Curitiba. Ciência e Tecnologia construindo a igualdade na diversidade. Curitiba: UTFPR, 2011.

3.
MARON, N. M. W. ; MARON NETO, E. . Tecnologia e trabalho nos processos de formação humana. Disponível: http://ct.utfpr.edu.br/ocs/index.php/tecsoc/2011/paper/view/264. In: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2011, Curitiba. Ciência e Tecnologia construindo a igualdade na diversidade. Curitiba: UTFPR, 2011.

4.
MARON, N. M. W. . A relação entre a feminização do magistério e a atuação da pedagoga na fábrica. In: Caderno de Resumos. Curitiba: Gráfica UTFPR - Campus Curitiba.. In: VIII Congresso Iberoamericano em Ciência, Tecnologia e Gênero, 2010, Curitiba. VIII Congresso Iberoamericano em Ciência, Tecnologia e Gênero, 2010. p. 125-125.

5.
MARON, N. M. W. . Das proposições dos seminários de formação de educadores de EJA às ações do PROEJA: um percurso. In: III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA, 2010, Porto Alegre. Formação de Educadores de Educação de Jovens e Adultos. Anais do 3º Seminário de Formação Nacional. Disponível on line: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/3_snf_poa.pdf. Porto Alegre: Editora Deriva, 2010. v. Único. p. 204-204.

6.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A formação de professores e gestores como ação estruturante do PROEJA.. In: III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2009. Caderno de Resumos. Curitiba : Gráfica UTFPR - Campus Curitiba. p. 61-61.

7.
MARON, N. M. W. . A valorização da escolaridade do trabalhador no contexto das mudanças nos processos de trabalho. In: 2º Simpísio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2007, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: Gráfica UTFPR - Campus Curitiba, 2007.

8.
MARON, N. M. W. . Reestruturação Produtiva, Escolarização Fabril e o Processo Histórico de Inserção do Pedagogo na Fábrica. Estudos de caso na região de curitiba.. In: III Congresso Brasileiro de Formação de Professores e Professoras, 2006, Campo Largo. Anais do III Congresso Brasileiro de Formação de Professores e Professoras. Sertanópolis: GRAFCEL, 2006. p. 115-116.

9.
MARON, N. M. W. . O ingresso do pedagogo no setor produtivo industrial: um resgate histórico do processo em quatro empresas da Região Metropolitana de Curitiba. In: V ANPEdSUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba. V ANPEdSUL ANAIS 2004. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2004. v. 1. p. 193-193.

10.
MARON, N. M. W. ; NOELA INVERNIZZI . Reestruturação Produtiva, Escolarização Fabril e Inserção do Pedagogo na Fábrica. Estudos de caso na região de Curitiba.. In: SEPE -Semana de Ensino Pesquisa e Extensão - UFPR, 2004, Curitiba. http://www.educacao.ufpr.br/publicacoes/sepe20032004/resumos/2004/68.pdf, 2004.

11.
MARON, N. M. W. ; NOELA INVERNIZZI . Reestruturação produtiva escolarização fabril e inserção do pedagogo na fábrica. In: XVIII Semana de Estudos Pesquisa e Extensão da UFPR, 2004, Curitiba. XVIII SEPE Resumos. Curitiba PR: UFPR/Setor de Educação, 2004. v. 18. p. 01-02.

12.
MARON, N. M. W. ; VIEIRA, A. D. P. . O papel do pedagogo na aprendizagem empresarial. In: EDUCERE - Chronos e Kairós - II Congresso da Área de Educação - PUCPR, 2002, Curitiba PR. II Congresso da Área de Educação da PUCPR. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2002. v. 1. p. 29-29.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
MARON, N. M. W.2002MARON, N. M. W. ; VIEIRA, A. D. P. . O pedagogo e a aprendizagem empresarial. Tuiutí, Universidade Tuiuti do Paraná, v. 04, n.FCHLA 28, p. 11-44, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
MARON, N. M. W. . A formação inicial docente para a Educação Profissional na Espanha: a legislação e o processo formativo do Máster de Secundária da UCM. V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - VTecSoc-Esocite.BR. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA FILHO, D. L. ; MARON, N. M. W. . The importance of Social Studies of Science and Technology in the training of PROEJA teachers. Rhodes Greece: International Conference on Information Communication Technologies in Education - ICICTE/2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MARON, N. M. W. ; MARON NETO, E. . Tecnologia e trabalho nos processos de formação humana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A formação docente ao PROEJA: formação inicial ou continuada?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARON, N. M. W. . A relação entre a feminização do magistério e a atuação da pedagoga na fábrica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARON, N. M. W. . Das proposições dos seminários de formação de educadores de EJA às ações de formação de professores do PROEJA: um percurso. Porto Alegre: III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A importância dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação dos professores do PROEJA. II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Belo Horizonte : CEFET-MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARON, N. M. W. ; GERMANO, M. S. ; OLIVEIRA, N. . O eixo cultura no currículo integrado do PROEJA: a diversidade como direito. João Pessoa: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovense Adultos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARON, N. M. W. ; OLIVEIRA, N. . Desafios e perspectivas do Curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade PROEJA: o caso do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia do Paraná. João Pessoa: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovense Adultos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . A importância dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação dos professores do PROEJA. II Mostra de Pesaquisa e Pós-Graduação. Curitiba: UTFPR,. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARON, N. M. W. . A formação de professores e gestores como ação estruturante do PROEJA. III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Desafios para a Transformação Social. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná,. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . Os Cursos de Especialização do PROEJA como estratégia de formação de professores e gestores: um estudo da oferta e de seus resultados na região sul do Brasil. Apresentação de Pôster. In: Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Brasília, DF,. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MARON, N. M. W. ; V. Autores . Demandas e Potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná. Apresentação de Pôster. Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Brasília, DF. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MARON, N. M. W. . A formação do pedagogo face à ampliação dos espaços de atuação: Novos desafios e possibilidades. VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR (EDUCERE) e III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas (CIAVE). Curitiba - PR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MARON, N. M. W. . A valorização da escolaridade do trabalhador no contexto das mudanças nos processos de trabalho. 2º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. UTFPR, Curitiba - PR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
MARON, N. M. W. . Reestruturação Produtiva, Escolarização Fabril e o Processo Histórico de Inserção do Pedagogo na Fábrica.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MARON, N. M. W. ; NOELA INVERNIZZI . Reestruturação produtiva, escolarização fabril e inserção do pedagogo na fábrica. XVIII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPR. Curitiba, Universidade Federal do Paraná - PR. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MARON, N. M. W. ; VIEIRA, A. D. P. . O papel do pedagogo na aprendizagem empresarial. II Congresso da Área de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba - PR. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARON, N. M. W. . Os cursos de especialização para formação docente do PROEJA : a tecitura da oferta e dos resultados na percepção de cursistas da região sul do Brasil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação em Tecnologia.. Curitiba 2013 (Tese de Doutorado).

2.
MARON, N. M. W. ; DELFINO, D. L. ; BITENCOURT, K. . Somatisação e Depressão: diferenças marcantes e semelhantes preconceitos. Curitiba: Ediçao do Autor, 2006 (Ápice das Emoções - Coletânea Literária).

3.
MARON, N. M. W. ; DELFINO, D. L. ; BITENCOURT, K. . Jesus: Grande Amigo!. Curitiba: Edição do Autor, 2006 (Ápice das Emoções - Coletânea Literária).

4.
MARON, N. M. W. . Reestruturação Produtiva, Escolarização Fabril e Inserção do Pedagogo na Fábrica: estudos de caso na região de Curitiba. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. 2004 (Dissertação de Mestrado).

5.
MARON, N. M. W. . FORMAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA. Revista Ensino e Pesquisa. São Leopoldo, Departamento de Educação da IECLB, Edição de Primavera de 1986. nº 6, p. 26-34,. São Leopoldo: Departamento de Educação da IECLB, 1986 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARON, N. M. W. . Consultora AD-HOC da Revista de Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/ Câmpus de Frederico Westphalen/RS.. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
MARON, N. M. W. ; V. Autores . Comissão de Revisão do Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação. Portaria nº. 01/2011. Curitiba: DOM nº. 31 de 26 de abril de. 2011.

2.
MARON, N. M. W. ; V. Autores . Revisão do Relatório da I Audiência Pública do Conselho Municipal de Educação de Curitiba. Curitiba: Salão de Atos do Parque Barigui, 19 de Abril de 2011. Disponível: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/conselho/arquivosPDF/I_AudienciaCME-RelatorioFinal.pdf. 2011.

3.
MARON, N. M. W. ; V. Autores . Comissão Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do Estado do Paraná/CEAEJA-PR. Resolução 5108/2010. Curitiba: Diário Oficial do Paraná - Edição nº. 8371 de 27/Dez. 2010.

4.
MARON, N. M. W. ; SORBILLE, R. N. ; WESCHENFELDER, M. L. ; ANDRÉS, A. ; RODRIGUES, F. A. A. . Comissão de Seleção e Avaliação de Cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização das Instituições Públicas de Ensino Superior do Sistema UAB do edital nº. 06 da SECAD/MEC de 1º de abril de 2009, da Rede de Educação para a Diversidade. Portaria nº. 65, de 29/06/2009, B.S. nº. 26 de 10/07/2009 - Brasília/DF - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rede_de_educacao.pdf. 2009.

5.
MARON, N. M. W. ; V. Autores . Comissão de Análise e Classificação de Projetos inscritos no Projeto Escola & Universidade. Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação. Portaria 19/2009. Curitiba, DOM nº 58 de 30 de julho de 2009.. 2009.

6.
MARON, N. M. W. ; V. Autores . Comissão Estadual de avaliação das experiências inscritas para o processo de Concessão da Medalha Paulo Freire. Brasília: SECAD/MEC. Diário Oficial da União (DOU) Nº 134 de 16/07/2009, Pg. 19. Seção 2. Disponível: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=2&pagina=19&data=16/07/2009. 2009.

7.
MARON, N. M. W. ; AUTORES, V. . Diretrizes Curriculares para a Educação de Curitiba - Educação de Jovens e Adultos. Vol.4. 2006.

8.
MARON, N. M. W. ; V. Autores . Diretrizes Curriculares para as Escolas Municipais de Curitiba - Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: SME, 2006. Disponível: . 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARON, N. M. W. . Chamamento Público de alfabetizadores. Rádio Banda B - AM 550. Curitiba - PR.. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MARON, N. M. W. . Divulgação do Programa Brasil Alfabetizado. Entrevista concedida ao programa "Canal Aberto" - Rádio Clube Paranaense. Curitiba - PR. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MARON, N. M. W. . Alfabetização de Jovens e Adultos no Programa Brasil Alfabetizado. Entrevista concedida ao programa "Edição da Tarde" - Rádio CBN Curitba - 90.1 FM - Curitiba / PR. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MARON, N. M. W. . Alfabetização de Jovens e Adultos em horários e locais alternativos. Comentário no Programa "Bom dia Curitiba" - Rádio Atalaia AM - Curitiba - PR. 2005. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARON, N. M. W. . "Possibilidade de Construção do Currículo Integrado" no I Seminário Interno de Formação Continuada com o tema "PROEJA e currículo: desafios e contradições" realizado nos dias 23 e 24/06/2008 no CEFETES em Vitória - ES.. 2008. (Oficina).. 2008. (Oficina).

2.
MARON, N. M. W. . Configurando um Ensino Identificado com as Necessidades da Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Centro de Capacitação da SME. 08/10/2005 a 10/12/2005. Disonível: http://www.boaaula.com.br/iolanda/ticeja/geja.htm. 2005. (Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos.).

3.
MARON, N. M. W. ; PRADO, N. T. Z. ; NOVACKI, I. M. C. . Coordenação do Programa de Atendimento a EJA - PEJA - MEC/SECAD em Curitiba - Portaria n.º 17/2005, Publicada no DOM. n.º 58 de 02/08/2005.. 2005. (Comissão).

4.
MARON, N. M. W. ; V. Autores . Dificuldades de quem não lê ou escreve. Entrevista ao Jornal "O Estado do Paraná" em 30/10/2005. Curitiba - PR. Matéria disponível "Paraná-Online: http://www.parana-online.com.br/editoria/mundo/news/146762/. 2005. (Entrevista - Comentário).

Demais trabalhos
1.
MARON, N. M. W. . O docente da EJA: um profissional solidário ou solitário . Palestra proferida no evento: Proficiência: Formação que movimenta e direciona a qualidade da educação . Auditório SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Pinhais PR. 04 de fevereiro. 2013 (Palestra) .

2.
MARON, N. M. W. . Reestruturação produtiva, escolarização fabril e inserção do pedagogo na fábrica. Palestra proferida aos alunos do Curso de Pedagogia da PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba - PR. 2008 (Palestra) .

3.
MARON, N. M. W. . A Educação de Jovens e Adultos nas Políticas Públicas da Educação Municipal de Curitiba: Sua História e seus sujeitos na Contemporaneidade. 2007 (Monografia de Especialização) .

4.
MARON, N. M. W. ; Grupo de trabalho . 1ª Audiência Pública sobre EJA - CNE/CEB - MEC/SECAD, para reformulação do Parecer CNE/CEB 11/2000.. 2007 (Audiência Pública CNE/CEB) .

5.
MARON, N. M. W. . Reestruturação produtiva, escolarização fabril e inserção do pedagogo na fábrica. Palestra proferida aos alunos do Curso de Pedagogia da PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba - PR. 2006 (Palestra) .

6.
MARON, N. M. W. . Reestruturação produtiva, escolarização fabril e inserção do pedagogo na fábrica. Palestra proferida aos alunos do Curso de Pedagogia na UniExp - Unidade de Ensino Superior Expoente. Curitiba - PR. 2005 (Palestra) .

7.
MARON, N. M. W. . Pedagogia Empresarial e Educação de Jovens e Adultos. Palestra na Semana de Pedagogia. Profissão Pedagogo: História, Representações e Saberes Sócio-ambientais. Universidade Tuiuti do Paraná.. 2005 (Palestra) .

8.
MARON, N. M. W. . Construindo Conhecimento sobre o Próprio Corpo: Orientação sexual no Ciclo ll do Ensino Fundamental. 2001 (Projeto de Pesquisa e Intervenção Pedagógica) .

9.
MARON, N. M. W. . Construindo Conhecimento sobre o Próprio Corpo: Orientação Sexual no II Ciclo do Ensino Fundamental.. 2000 (Projeto de Pesquisa e Intervenção Pedagógica) .

10.
MARON, N. M. W. . O Pedagogo e a Aprendizagem Empresarial. 2000 (Monografia de Especialização) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARON, N. M. W.; AMORIM, M. L.; VIRIATO, E. O.; LIMA FILHO, D. L.. Participação em banca de Cesar Augusto Cruz da Silva. O Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em um Centro Estadual de Educação Profissional: abandono e remanescência.. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
MARON, N. M. W.; VIRIATO, E. O.; LIMA FILHO, D. L.; AMORIM, M. L.. Participação em banca de Cesar Augusto Cruz da Silva. O caso do PROEJA em um Centro Estadual de Educação Profissional: abandono e remanescência. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARON, N. M. W.; STIVAL, M. C. E. E.. Participação em banca de Marcela Luana Grande.Bullying: um debate necessário na escola pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

2.
MARON, N. M. W.; STIVAL, M. C. E. E.. Participação em banca de Camila Cristini Chiquim.Programa amigos do Zippy na educação básica: uma perspectiva sobre a morte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

3.
MARON, N. M. W.; STIVAL, M. C. E. E.. Participação em banca de Amanda de Cássia dos Santos Andrade Correa.Ensino Fundamental de 0 (nove) anos: uma educação de qualidade.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

4.
MARON, N. M. W.; STIVAL, M. C. E. E.. Participação em banca de Josiane Ribeiro Geraldo.A Educação de Jovens e Adultos no sistema penitenciário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARON, N. M. W.; STIVAL, M. C. E. E.; MARAFON, D.. Concurso Público para Contratação de Professor Efetivo da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR).. 2013. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá.

2.
MARON, N. M. W.. Prova de Didática do Concurso Público ao cargo de Profissional do Magistério da PMC.. 2001. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3.
MARON, N. M. W.. Prova Didática da 2ª fase do Concurso Público para os cargos de Professor do Ensino Fundamental. 1999. Prefeitura Municipal de Curitiba.

Outras participações
1.
MARON, N. M. W.. Avaliação e seleção de projetos do Projeto Fazendo Escola.. 2004. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Paraná. Curitiba: Universidade Federal do Paraná,. 2014. (Seminário).

2.
Seminário Escola pública e o papel dos trabalhadores da educação. Câmara Municipal de Curitiba.. 2013. (Seminário).

3.
Jornadas Monográficas sobre Educación, Mujeres y Prisión. Madrid/España: Facultad de Educación - Centro de Formación del Profesorado. Universidad Complutense de Madrid.. 2012. (Seminário).

4.
I Seminário do Fórum de Apoio à Formação de Docente do Paraná (PARFOR). Curitiba: SEED-PR,. 2012. (Seminário).

5.
I Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ,. 2012. (Seminário).

6.
I Simpósio do Dia Mundial de Saúde Sexual: No mundo diverso, saúde sexual para todos. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná,. 2012. (Simpósio).

7.
Workshop: ELEDUCA: Libertad, calidad y financiación de la educación en España. Madrid, Universidad San Pablo CEU, 21/03/ 2012.. 2012. (Outra).

8.
Conferência: La formación de profesionales de informática en España. Madrid/España: Facultad de Educación - Centro de Formación del Profesorado. Universidad Complutense de Madrid. 2012. (Outra).

9.
Conferência: Evaluación de diagnóstico en la comunidad de Madrid. Madrid/España: Facultad de Educación - Centro de Formación del Profesorado. Universidad Complutense de Madrid.. 2012.. 2012. (Outra).

10.
IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade..Tecnologia e trabalho nos processos de formação humana. IV Simpósio Nacional de Tecnologia. Curitiba : UTFPR.. 2011. (Simpósio).

11.
Workshop: Os desafios do Ensino Médio no Brasil. Curitiba: Serviço Social da Indústria - Paraná,. 2011. (Outra).

12.
34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Natal/RN: 34ª Anped - Educação e Justiça Social.. 2011. (Outra).

13.
VIII Congresso Iberoamericano em Ciência, Tecnologia e Gênero. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A relação entre a feminização do magistério e a atuação da pedagoga na fábrica.. 2010. (Congresso).

14.
I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovense Adultos. João Pessoa. Paraíba.. O eixo cultura no currículo integrado do PROEJA: a diversidade como direito.. 2010. (Congresso).

15.
III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA. Porto Alegre. 2010. (Seminário).

16.
I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Belo HorizonteBelo Horizonte..A importância dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação dos professores do PROEJA. 2010. (Seminário).

17.
Simpósio Ensino Médio Integrado na modalidade EJA - PROEJA. Foz do Iguaçu: SEED. 2010. (Simpósio).

18.
I Encontro Estadual dos Estudantes do PROEJA do Rio Grande do Sul. Santa Maria: Instituto Federal Farroupilha e UFRGS. 2010. (Encontro).

19.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - VIII Anped Sul 2010. Londrina: Universidade Estadual de Londrina,. 2010. (Encontro).

20.
Fórum Regional de Pesquisas e Experiências em PROEJA da Região Sul II. Florianópolis: Instituto Federal de Santa Catarina IF-SC.. 2010. (Outra).

21.
Fórum Estadual de Pesquisas e Experiências em PROEJA. Universidade Federal de Santa Maria - 27 a 29 de outubro - Santa Maria, RS.. 2010. (Outra).

22.
III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Desafios para a Transformação Social. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná..A formação de professores e gestores como ação estruturante do PROEJA.. 2009. (Simpósio).

23.
XI ENEJA Identidades dos Fóruns de EJA: conquistas e estratégias de lutas. Belém Pará.GT Eja e interface com a Educação Profissional. 2009. (Encontro).

24.
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Brasília, DF.Os cursos de Especialização do PROEJA como estratégia de formação de professores e gestores: um estudo da oferta e de seus resultados no Sul do Brasil. 2009. (Outra).

25.
VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR (EDUCERE) e III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas (CIAVE). Curitiba - PR. A formação do pedagogo face à ampliação dos espaços de atuação: Novos desafios e possibilidades.. 2008. (Congresso).

26.
I Seminário sobre PROEJA da UTFPR - Curitiba - PR. 2008. (Seminário).

27.
V Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto da B'nai B'rith do Brasil. 2008. (Simpósio).

28.
X ENEJA - História e memória dos ENEJAS no Brasil: dez anos de luta pelo direito à educação de qualidade social para todos. Rio das Ostras - RJ. 2008. (Encontro).

29.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS - Goiânia - GO. 2007. (Seminário).

30.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - SEED/PR. 2007. (Seminário).

31.
Seminário de Pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. 2007. (Seminário).

32.
2º Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - UTFPR - Curitiba - PR. 2007. (Simpósio).

33.
II Encontro do PROEJA - Departamento de Educação e Trabalho - SEED/PR. 2007. (Encontro).

34.
IX ENEJA - A atualidade do Pensamento de Paulo Freire e as Políticas de EJA. Curitiba/Faxinal do Céu - PR.. 2007. (Encontro).

35.
III Congresso Brasileiro de Formação de Professores e Professoras - FACECLA - Campo Largo - PR. Reestruturação Produtiva, Escolarização Fabril e o Processo Histórico de Inserção do Pedagogo na Fábrica. Estudos de caso na região de Curitiba.. 2006. (Congresso).

36.
Almanaque do Aluá nº 2, oficina promovida pelo SAPÉ - Serviço de Apoio à Pesquisa em Educação em parceria com SECAD/MEC.. 2006. (Oficina).

37.
VIIl ENEJA - Uma Política Pública de Estado: Avaliação e Perspecivas. Recife - PE. 2006. (Encontro).

38.
IV Seminário Adolescência e Sexualidade na Escola. Curitiba - PR. 2005. (Seminário).

39.
2º Seminário de Integração das Equipes Pedagógico-Administrativas da Rede Mun. de Ensino de Curitiba. 2005. (Seminário).

40.
VII ENEJA - Diversidade na EJA: Papel do Estado e dos Movimentos Sociais nas Políticas Públicas. Brasília / Luziânia GO. 2005. (Encontro).

41.
V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - V Anpedsul. Curitiba : PUCPR. 2004. (Seminário).

42.
II Congresso da área de educação da PUCPR. II EDUCERE: Chronos e Kairós. Curitiba - PR. O papel do pedagogo na aprendizagem empresarial.. 2002. (Congresso).

43.
VI Encontro Nacional do ProInfo. Faxinal do Céu - PR. 2000. (Encontro).

44.
lll SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE RIO NEGRO. 1999. (Seminário).

45.
Congresso Internacional de Educação. São Paulo. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . Coordenação do GT 21 Educação de Jovens e Adultos: Políticas de inclusão, trabalho e tecnologia. V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - VTecSoc-Esocite.BR.. 2013. (Outro).

2.
LIMA FILHO, D. L. ; MARON, N. M. W. ; SILVA, M. R ; VIRIATO, E. O. ; COLONTONIO, E. M. . CENÁRIOS DO PROEJA: Diálogos Interinstitucionais. Curitiba: UTFPR. http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/eventos/proeja2010/http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/eventos/proeja2010/. 2010. (Outro).

3.
MARON, N. M. W. ; AUTORES, V. . IX Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - O Pensamento de Paulo Freire e as Políticas de EJA. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Professores da Escola Municipal Newton Borges dos Reis - Ens. Proposta para uma abordagem global de Ensino. As Olimpíadas propiciando a integração da escola com o mundo.. 2004. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Neura Maria Weber Maron.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARON, N. M. W. . A formação inicial docente para a Educação Profissional na Espanha: a legislação e o processo formativo do Máster de Secundária da UCM. V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - VTecSoc-Esocite.BR. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARON, N. M. W. ; LIMA FILHO, D. L. . Coordenação do GT 21 Educação de Jovens e Adultos: Políticas de inclusão, trabalho e tecnologia. V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - VTecSoc-Esocite.BR.. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em 1.º lugar no concurso para Professor Substituto da Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal do Paraná - Setor de Educação   Departamento de Planejamento e Administração Escolar. - Diário Oficial da União n.º 28, seção 3, de 10/02/2014. ____________

MARON, N. M. W. Responsável Técnico Pedagógico pelo PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO junto ao Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC). Processo Nº. 23 000 011 374/2005-79, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ FNDE   Ano 2005/06 (Resolução CD/FNDE nº. 23, de 08 de junho de 2005).                                                                                                 






Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 28/07/2014 às 15:25:48