Jefferson Jose Queler

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0849951061574553
  • Última atualização do currículo em 20/03/2018


Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo(2001), graduação em Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo(2004), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas(2004), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas(2008), pós-doutorado pela University of Birmingham(2016) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto e Revisor de periódico da Tempo. Revista do Departamento de História da UFF. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas:Imagem, Propaganda, Política. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Jefferson Jose Queler
Nome em citações bibliográficas
QUELER, Jefferson J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Departamento de História
13083-970 - Campinas, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Entre o mito e a propaganda política: Jânio Quadros e sua imagem pública (1959-1961), Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Vera Hercília Faria Pacheco Borges.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Imagem; Propaganda; Política.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.
2002 - 2004
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Democracia e Desenvolvimento: os posicionamentos políticos do jornal Última Hora no governo Kubitschek (1957-1960),Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Vera Hercília Faria Pacheco Borges.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: democracia; Imprensa; Política.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.
2000 - 2004
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 2001
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: História Contemporânea; História do Brasil III; História do Brasil IV; Introdução à História Econômica do Brasil; Disc. eletiva; Mídia e História Pós-graduação: Impactos sociais da escrita e da imprensa


Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, FESB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: ., Carga horária: 4
Outras informações
Responsável pelo planejamento e execução da disciplina "História, trabalho, sociedade" , do curso de especialização em História Latu Sensu da FESB. A carga horária foi de 32 horas.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Membro do Núcleo História e Linguagens Políticas: Razão, sentimentos e sensibilidades, sediado na UNICAMP. Cadastrado no CNPq, reúne pesquisadores de várias Universidades - UNICAMP, UNESP, USP, UFU, UFPR, UnB, UFSC, UNIMEP - sob coordenação das Profªs. Drªs. M. Stella Bresciani e Izabel Marson.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Pós-doutorando, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Responsável pelo planejamento e execução da disciplina HH 775 A - Tópicos Especiais em História do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas. O título da disciplina é "Política e sociedade no Brasil republicano (1930-1964)".

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Pós-doutorando, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina para a pós-graduação em História sob a supervisão das professoras doutoras Izabel Andrade Marson e Maria Stella Martins Bresciani HH 361G "Política, memória e cidade: matrizes interpretativas do Brasil monárquico e republicano"


Colégio São Vicente de Paulo, SAVI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Funcionário horista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12
Outras informações
Aulas ministradas para o Ensino Médio.


Escola Estadual Professora Maria de Lourdes de França Silveira, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas ministradas para o Ensino Médio.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A sinfonia da cidade: oralidade, letramento e politização no Rio de Janeiro (1889-1910)
Descrição: Neste projeto, pretendo analisar aspectos das ações de vendedores ambulantes e de cantores populares, na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1889 e 1910. Segundo inveterada vertente historiográfica, tal conjuntura inibia quaisquer formas de manifestação política, seja pela dimensão diminuta do eleitorado ou pelas coações e fraudes generalizadas. No entanto, trabalhos recentes têm indicado margens mínimas de participação ou de expressão da cidadania no interior das instituições liberais então vigentes. Com o propósito de aprofundar tal via de análise, investigarei como os referidos sujeitos podem ter contribuído para a politização do espaço público com seus pregões e cantorias. Para tanto, utilizarei uma série de memórias, livros impressos à época, prontuários policiais e periódicos da imprensa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
CNPq-CAPES - Propaganda política e democracia: redefinições da publicidade oficial no pós-Estado Novo (1945-1954)
Descrição: Seguindo com as críticas ao conceito de populismo, esta pesquisa se desenvolve em torno de dois eixos. Em primeiro lugar, problematiza interpretações dos liberais na conjuntura da redemocratização, em 1945, ao tratarem o eleitorado brasileiro como despreparado para as atividades políticas em função do que seriam suas precárias condições materiais e educacionais, bem como da repressão e da propaganda política atuantes sobre eles durante o Estado Novo; perspectiva que, de certa forma, foi incorporada pela historiografia e e pelas ciências sociais em anos posteriores. Como contraponto, sugiro que muitos eleitores e simpatizantes de Vargas faziam propaganda política em prol dele de forma voluntária, procurando assegurar ganhos materiais e simbólicos conquistados em anos anteriores ou mesmo ampliá-los. Compunham poemas ou músicas, confeccionavam seus próprios folhetos ou reproduziam material publicitário oficial, e distribuíam-nos a outras pessoas. Em segundo lugar, a pesquisa procura demonstrar que, nas eleições de 1950, Vargas não mobilizou o eleitorado apenas com seu personalismo. Também manifestou adesão a princípios programáticos, referentes à reforma do capitalismo e ao aumento da seguridade social, afinado com princípios e práticas que deram origem aos chamados Estados de Bem-estar Social na Europa e nos Estados Unidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Jânio Quadros e sua imagem pública
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo principal problematizar o conceito de populismo frequentemente atribuído a Jânio Quadros. Em primeiro lugar, sugere como os epítetos de manipulador, demagogo ou louco, ainda hoje presentes na imprensa e na memória coletiva, foram-lhe atribuídos, em larga medida, por seus adversários e inimigos na luta política para desqualificá-lo, tendo sido bem-sucedidos em permanecer tanto na historiografia . Em segundo lugar, principalmente por meio das cartas populares por ele recebidas ao longo de sua campanha presidencial, indica que seus eleitores e simpatizantes possuíam interesses concretos para apoiá-lo, vislumbravam vantagens nele e portanto não eram manipulados. Em meio ao surto inflacionário relacionado à administração Kubitschek, Jânio apoiou-se no discurso da democracia cristã, ao propor continuar o desenvolvimento econômico então em curso, mas tendo o homem como o centro de suas preocupações. Algo que lhe granjeou apoio entre diversos setores da sociedade. Enfim, após apontar como ele ganhou força ao longo de sua trajetória política por ter se inserido consideravelmente na política partidária, aprofundo a hipótese de que sua renúncia era parte de uma tentativa de golpe de Estado. Investigo as razões pelas quais ele provavelmente resolveu abandonar as vias institucionais na Presidência da República..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
Imprensa e política no governo Kubitschek: o caso do jornal Última Hora
Descrição: O governo Kubitschek, via de regra, aparece no imaginário e na memória coletiva com a designação de "os anos dourados". Um período em que democracia e desenvolvimento teriam se combinado, algo raro em nossa história republicana, marcada por golpes e dificuldades econômicas. De modo a problematizar tal perspectiva, não tomo os conceitos de democracia e desenvolvimento como "dados". Ao invés disso, procuro trabalhar a relação do conceitual com a documentação de época, ou seja, analisar como eles foram cunhados e retrabalhados na luta política. Para tanto, sirvo-me especialmente do jornal Última Hora, fundado pelo jornalista Samuel Wainer sob os auspícios de Getúlio Vargas. Isto porque o periódico possuía um projeto distinto daquele apregoado e implementado pelo governo Kubitschek, centrando-se na ampliação do mercado interno e menos afeito à penetração de capitais estrangeiros no país. De modo que é possível apontar a existência de múltiplas noções de desenvolvimento e democracia no período, as quais disputaram entre si a primazia da administração pública..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Tempo. Revista do Departamento de História da UFF


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUELER, Jefferson J.2017QUELER, Jefferson J.. VISCARDI, Cláudia Maria Riberio & ALENCAR, José Almino (org.). A República revisitada: construção e consolidação do projeto republicano brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. (resenha). REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE), v. 33, p. 1-5, 2017.

2.
QUELER, Jefferson J.2016QUELER, Jefferson J.. DARNTON, Robert. Poesia e polícia: redes de comunicação na Paris do século XVIII (resenha). Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.. Topoi (Online): revista de historia, v. 17, p. 326-331, 2016.

3.
QUELER, Jefferson J.2016QUELER, Jefferson J.. Os sentidos do queremismo: disputas políticas em torno do conceito na redemocratização de 1945. História (São Paulo. Online), v. 35, p. 1-21, 2016.

4.
QUELER, Jefferson J.2016QUELER, Jefferson J.. ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.(resenha). Cadernos de Pesquisa (Fundacao Carlos Chagas), v. 46, p. 896-901, 2016.

5.
QUELER, Jefferson J.2015QUELER, Jefferson J.. 'Oh! Gegê! vem nos salvar': propaganda política popular (1945-1950). Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 21, p. 137-156, 2015.

6.
QUELER, Jefferson J.2014QUELER, Jefferson J.. Jânio Quadros, o pai dos pobres: tradição e paternalismo na projeção do líder (1959-1960). Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 29, p. 119-207, 2014.

7.
QUELER, Jefferson J.2014QUELER, Jefferson J.. Burke, Peter. Uma história social do conhecimento - II. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. (resenha). Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 20, p. 395-398, 2014.

8.
QUELER, Jefferson J.2014QUELER, Jefferson J.. Dávila, Jerry. Hotel trópico: o Brasil e o desafio da descolonização africana (1950-1980) (resenha). Revista de Historia (USP), v. 170, p. 367-371, 2014.

9.
QUELER, Jefferson J.2013QUELER, Jefferson J.. A conspiração dos trustes ameaça o desenvolvimento: política e imaginário nas páginas do jornal Última Hora durante o governo Kubitschek (1955-1960). Anos 90 (UFRGS. Impresso), v. 20, p. 269-290, 2013.

10.
QUELER, Jefferson J.2013QUELER, Jefferson J.. Assmann, Aleida.Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural (resenha). Varia História (UFMG. Impresso), v. 29, p. 367-369, 2013.

11.
QUELER, Jefferson J.2013QUELER, Jefferson J.. Do consumidor de mercadorias ao leitor de jornal: peculiaridades da indústria cultural nas páginas do semanário Flan (1953-1954). Topoi (Rio de Janeiro), v. 14, p. 105-118, 2013.

12.
QUELER, Jefferson J.2011QUELER, Jefferson J.. A vassoura é a espada do povo: lutas de eleitores janistas para estabelecer uma justiça independente no Brasil (1959-1960). Revista Documentação e Memória, v. 2, p. 94-106, 2011.

13.
QUELER, Jefferson J.2011QUELER, Jefferson J.. A roupa nova do presidente: a politização da imagem pública de Jânio Quadros (1947-1961). Anais do Museu Paulista (Impresso), v. 19, p. 45-69, 2011.

14.
QUELER, Jefferson J.2010QUELER, Jefferson J.. Quando o eleitor faz a propaganda política: o engajamento popular na campanha eleitoral de Jânio Quadros (1959-1960). Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 28, p. 59-84, 2010.

15.
QUELER, Jefferson J.2010QUELER, Jefferson J.. Tensões entre memória e história em testemunhos: Getúlio Vargas e seu legado político nos relatos de Samuel Wainer e Carlos Lacerda. Tempo e Argumento, v. 2, p. 52-70, 2010.

16.
QUELER, Jefferson J.2010QUELER, Jefferson J.. A modernização no discurso do poeta: João Cabral de Melo Neto e os sentidos do trajeto do campo à cidade em Morte e Vida Severina. Emblemas (UFG. Catalão), v. n.7, p. 125-140, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
QUELER, Jefferson J.. Ternos amarrotados, colarinhos abertos e slacks indianos: os significados políticos das roupas de Jânio Quadros (1947-1961). In: BONADIO, Maria Cláudia & SIMILI, Ivana Guilherme. (Org.). Histórias do vestir masculino: narrativas de moda, beleza, elegância. 1ed.Maringá: Eduem, 2017, v. , p. 71-95.

2.
QUELER, Jefferson J.. Proteção social e bem-estar: demandas e perspectivas de trabalhadores brasileiros e argentinos nas décadas de 1950 e 1960. Jefferson José Queler. In: María Elena Barral; Marco Antonio Silveira. (Org.). Historia, poder e instituciones. Diálogos entre Brasil y Argentina. 1aed.Rosario: Prohistoria/Universidad Nacional de Rosario, 2015, v. , p. 249-263.

3.
QUELER, Jefferson J.. Tramas e programas de um político: Getúlio Vargas e o reformismo social na campanha eleitoral de 1950. In: NAXARA, M.; SEIXAS, J.; CERASOLI, J.. (Org.). Tramas do político: linguagens, formas, jogos. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2012, v. , p. 1-20.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUELER, Jefferson J.. A conspiração dos trustes ameaça o desenvolvimento: política e imaginário nas páginas do jornal Última Hora durante o governo Kubitschek. In: 6o Seminário Brasileiro de História da Historiografia, 2012, Mariana-MG. 6o Seminário Brasileiro de História da Historiografia, 2012.

2.
QUELER, Jefferson J.. Jânio Quadros e a indignação das multidões controladoras de preços. In: II Seminário Internacional Mundos do Trabalho, 2012, Rio de Janeiro. II Seminário Internacional Mundos do Trabalho. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

3.
QUELER, Jefferson J.. Jânio Quadros, o pai dos pobres: paternalismo e participação política na projeção do líder. In: 35 Encontro Anual da Anpocs, 2012, Caxambu. Mídia, política e eleições, 2011.

4.
QUELER, Jefferson J.. O biógrafo como propagandista: a trajetória de Getúlio Vargas na perspectiva de Epitácio Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. In: 5o Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual, 2011, Mariana-MG. Caderno de Resumos & Anais, 2011.

5.
QUELER, Jefferson J.. A propaganda dos seguidores de Getúlio: aspectos da participação política na campanha eleitoral de 1950. In: XX Encontro Regional de História-Anpuh-SP, 2010, Franca. XX Encontro Regional de História: história e liberdade, 2010.

6.
QUELER, Jefferson J.. Imaginar o presidente: cartas a Jânio Quadros. In: XVIII Encontro Regional de História - Anpuh - SP, 2006, Assis. XVIII Encontro Regional de História - Anpuh - SP, 2006.

7.
QUELER, Jefferson J.. O fiel intérprete do povo: Jânio Quadros por Viriato de Castro. In: XXIII Encontro Nacional de História-Anpuh, 2005, Londrina-PR. XXIII Simpósio Nacional de História. História: Guerra e Paz, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
QUELER, Jefferson J.. Canções e opinião pública: disputas políticas no Rio de Janeiro no início do século XX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
QUELER, Jefferson J.. Ternos amarrotados, colarinhos abertos e slacks indianos: os significados políticos das roupas de Jânio Quadros (1947-1961). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
QUELER, Jefferson J.. 1964: golpe, ditadura e mídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
QUELER, Jefferson J.. El populismo rediscutido en la redemocratización brasileña de 1945: disputas politicas alrededor del concepto de queremismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
QUELER, Jefferson J.. Em busca do Estado de Bem-estar Social: demandas e perspectivas de trabalhadores brasileiros e argentinos nas décadas de 1950 e 1960. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
QUELER, Jefferson J.. Do consumidor de mercadorias ao leitor de jornal: estratégias e limites da indústria cultural no semanário Flan (1953-1954). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
QUELER, Jefferson J.. A conspiração dos trustes ameaça o desenvolvimento: política e imaginário nas páginas do jornal Última Hora durante o governo Kubitschek (1955-1960). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
QUELER, Jefferson J.. Jânio Quadros e a indignação das multidões controladoras de preços. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
QUELER, Jefferson J.. O biógrafo como propagandista: a trajetória de Getúlio Vargas na perspectiva de Epitácio Pessoa Cavalcanti de Albuquerque". 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
QUELER, Jefferson J.. Jânio Quadros, o pai dos pobres: paternalismo e participação política na projeção do líder (1959-61). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
QUELER, Jefferson J.. Vestindo a máscara de ditador?Considerações sobre a renúncia de Jânio Quadros à Presidência da República. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
QUELER, Jefferson J.. A propaganda dos seguidores de Getúlio: aspectos da participação política na campanha presidencial de 1950. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
QUELER, Jefferson J.. Tramas e programas de um político: Getúlio Vargas e o reformismo social (1950). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
QUELER, Jefferson J.. Golpista antes de ensaiar o golpe? Considerações sobre a polêmica da renúncia de Jânio Quadros à Presidência da República. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
QUELER, Jefferson J.. A democracia cristã no Brasil: exceção ou peculiaridade na América Latina?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
QUELER, Jefferson J.. A roupa nova do presidente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
QUELER, Jefferson J.. Imaginar o presidente: cartas a Jânio Quadros. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
QUELER, Jefferson J.. Jânio QUadros e sua imagem pública. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
QUELER, Jefferson J.. Parecer revista História e Cultura (UNESP). 2015.

2.
QUELER, Jefferson J.. Parecer Revista Cadernos de História (UFOP). 2014.

3.
QUELER, Jefferson J.. Parecer Revista História Social - Unicamp. 2014.

4.
QUELER, Jefferson J.. Parecer Revista Brasileira de Ciência Política. 2013.

5.
QUELER, Jefferson J.. Parecer Revista Cadernos de História (UFOP). 2013.

6.
QUELER, Jefferson J.. Parecer Revista Cadernos de História. 2012.

7.
QUELER, Jefferson J.. Parecer Revista Cadernos de História -UFOP. 2011.

8.
QUELER, Jefferson J.. Parecer para a Revista de Sociologia e Política, UFPR. 2010.

9.
QUELER, Jefferson J.. Relatório de pesquisa FAPESP. 2008.

10.
QUELER, Jefferson J.. Relatório de pesquisa FAPESP. 2007.

11.
QUELER, Jefferson J.. Relatório de pesquisa FAPESP. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
QUELER, Jefferson J.. Relembre passos de Getúlio Vargas em Ouro Preto (Estado de Minas). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FARIA, M. H. P. ; QUELER, Jefferson J. ; ABREU, M. S. ; BIGNOTTO, C. . Imprensa e século XX. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ANTUNES, E. ; QUELER, Jefferson J. . Mídia e acontecimento. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
QUELER, Jefferson J.; MOTTA, R. P. S. ; VENANCIO, G. . Os estudos biográficos e as dimensões do poder no Brasil republicano. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LANNA JUNIOR, M. C. M.; JESUS, R. P. de; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Odair John Dias dos Reis. Cultura associativa e estratégias de organização no Brasil imperial: associação de imigrantes portugueses na corte (1860-1889). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ABREU, M. S.; AVELAR, A. S.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Izaac Erder Silva Soares. Um narrador de si e da guerra: testemunhos de um praça da Força Expedicionária Brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
ANDRADE, F. E.; SILVA, W. J.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Éder Liz Novaes. Memórias do distrito diamantino de Joaquim Felício dos Santos: republicanismo e cultura historiográfica (1860-1871). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FARIA, M. H. P.; MOTTA, R. P. S.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Leon Frederico Kaminski. Por entre a neblina: o festival de inverno de Ouro Preto (1967-1979) e a experiência histórica dos anos setenta. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Qualificações de Mestrado
1.
ABREU, M. S.; QUELER, Jefferson J.; PEREIRA, L. R.. Participação em banca de Felipe Alves. A trajetória do conceito de nacionalismo no Brasil (1945-1964). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
GONCALVES, A. L.; ANDRADE, F. E.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Éder Liz Novaes. Memórias do distrito diamantino de Joaquim Felício dos Santos: republicanismo e cultura historiográfiica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
JESUS, R. P. de; VISCARDI, C. M. R.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Odair John Dias dos Reis. Cultura associativa e estratégias de organização no Rio de Janeiro imperial: associações de imigrantes portugueses na corte (1860-1889). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FERNANDES, L. E. O.; NICOLAZZI, F.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Vanessa Carnielo Ramos. Ao pé da página: estudo sobre as notas de rodapé em Casa-Grande & Senzala. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
FARIA, M. H. P.; MATTA, S. R. da; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Mauro Eustáquio Costa Teixeira. Orvil: memória, história e política na narrativa do Exército sobre a luta armada e a repressão. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edgar S. de Decca; QUELER, Jefferson J.; FREITAS NETO, José Alves de. Participação em banca de Renata Xavier Barbosa do Amaral. As origens do mito do Cavaleiro da Esperança: o percurso de Luiz Carlos Prestes do tenentismo ao comunismo (1927-1930). 2011 - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABREU, M. S.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Lorraine Marilyn Leonel.Usos do passado e divulgação histórica: história e jornalismo na produção de Aventuras na História (2010-2013). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
FERNANDES, L. E. O.; QUELER, Jefferson J.; PEREIRA, L. R.. Participação em banca de Fábio Eduardo de Araujo Baião.Uma longa revolução: história, memória e usos políticos do passado na guerra simbólica entre estado e zapatistas no México. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FARIA, M. H. P.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Felipe Moreira.O Voo do Jaburu: modernismo em Paulística (1925) e Retrato do Brasil (1928) de Paulo Prado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FARIA, M. H. P.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Camila Cristina Silva.Orientações políticas de uma esquerda moderada: o PCB e o centralismo democrático (1958-1979). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
FARIA, M. H. P.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Natália Andrade Carvalho.Em busca do "credo vermelho": operação limpeza e subversão na Escola de Minas de Ouro Preto após o golpe de 1964. 2011.

6.
SILVEIRA, M. A.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Bruno Mateus Pereira de Andrade.O Sertão do Jequitinhonha: demografia e família nas matas de São Miguel do Jequitinhonha (1889-1891). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
SILVEIRA, M. A.; FARIA, M. H. P.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Willian Prada Silvério.Mário de Andrade: um tema em debate. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
FERNANDES, L. E. O.; FARIA, M. H. P.; QUELER, Jefferson J.. Participação em banca de Fernanda Luiza Teixeira Lima.Quebrando o silêncio:Ditadura e Memória no cinema chileno uma análise dos filmes Machuca (2004) e Tony Manero (2008). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HERNANDEZ, L. L.; QUELER, Jefferson J.; CARVALHO, M. J.. História Contemporânea/História da África. 2013. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
QUELER, Jefferson J.; MACHADO, C. E. L.; FARIA, M. H. P.. Festivais de inverno, desbunde e repressão: arte, contracultura e ditadura em Ouro Preto (1967-1979). 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de História e Cultura de Moda: Histórias do Vestir Masculino. 2017. (Seminário).

2.
XXIX Simpósio Nacional de História-ANPUH. 2017. (Simpósio).

3.
AHILA (Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus) - Berlim. 2014. (Congresso).

4.
Seminário Internacional Diálogos entre Brasil e Argentina. 2013. (Seminário).

5.
SHARP (Society for the History of Autorship, Reading and Publishing). 2013. (Congresso).

6.
II Seminário Internacional Mundos do Trabalho. 2012. (Seminário).

7.
35 Encontro Anual da Anpocs. 2011. (Congresso).

8.
5o Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual. 2011. (Seminário).

9.
Encontro do Núcleo História e Linguagens Políticas (02. 05. 2011). 2011. (Encontro).

10.
Seminário Semestral da linha de pesquisa Jogos do Político: conceitos, representações e memória (Unicamp). 2011. (Seminário).

11.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP. 2011. (Seminário).

12.
XXVI Simpósio Nacional de História-ANPUH. 2011. (Simpósio).

13.
Colóquio Internacional Tramas e dramas do político: linguagens, formas, jogos. 2010. (Encontro).

14.
III Seminário Dimensões da Política na História: culturas políticas, redes sociais e relações de poder. 2010. (Seminário).

15.
II Simpósio de Filologia e Cultura Latino-Americana-PROLAM/ USP. 2010. (Simpósio).

16.
Organização do Colóquio Internacional "Tramas e dramas do político: linguagens, formas, jogos". 2010. (Outra).

17.
XX Encontro Regional de História-Anpuh-São Paulo. 2010. (Congresso).

18.
Núcleo História e Linguagens Políticas - Unicamp. 2009. (Encontro).

19.
XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos-Anpuh. 2007. (Congresso).

20.
Ciclo de Palestras Sujeito, Ética e Autonomia. 2006. (Seminário).

21.
XVIII Encontro Regional de História - Anpuh - SP. 2006. (Congresso).

22.
Ciclo de Conferências Arte na América Latina. 2005. (Seminário).

23.
XXIII Simpósio Nacional de História. História: Guerra e Paz -Anpuh. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, M. A. ; QUELER, Jefferson J. ; FERNANDES, L. E. O. . Seminário Internacional Diálogos entre Brasil e Argentina:história e historiografia. 2014. (Congresso).

2.
GONCALVES, A. L. ; QUELER, Jefferson J. . Impérios e Lugares do Brasil (ILB). 2012. (Outro).

3.
QUELER, Jefferson J.; GONCALVES, A. L. . XVIII Encontro regional (ANPUH-MG) - Seminário Temático. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Kátia Colen. Integração sul-americana no governo José Sarney: processo decisório. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Natália Fraga de Oliveira. A inserção de Arthur Bernardes na política mineira e seu diálogo com as elites agrárias e o uso da imprensa local: uma relação de poder (1905-1922). Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Mônica Euzébio da Costa. O LAR CATÓLICO E O LAMPADARIO, A ?BÚSSOLA? DAS FAMÍLIAS: Divórcio, cultura e gênero em Juiz de Fora- MG (1930-945). Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

4.
Amanda Ribeiro Mafra Lima. SOBRE MARIAS, SEUS VENENOS E SURRUPIOS: AS REPRESENTAÇÕES DA CRIMINALIDADE FEMININA NA LITERATURA DE CRIME NO RIO DE JANEIRO (1880 a 1910). Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Renan Vinícius Magalhães. História dos direitos trabalhistas no campo: João Goulart e o Estatuto do Trabalhador Rural (1960-1963). Início: 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcelo Martins Vieira. Secular e religioso: D. Luciano Mendes de Almeida e a construção dos direitos da criança e do adolescente no Brasil (1984-1990). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Jefferson Jose Queler.

2.
Camilla Cristina Silva. Embate entre camaradas:reconfigurações do imaginário comunista pelas páginas do jornal Imprensa Popular (1956-1958). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Coorientador: Jefferson Jose Queler.

3.
Victor Augusto Lage Pena. Os posseiros de Cotaxé e o movimento udelinista: conflitos de representação. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jefferson Jose Queler.

4.
Renan Vinícius Magalhães. O segundo governo Vargas e o trabalhador rural: propostas políticas por uma legislação trabalhista no campo (1950-1954). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Jefferson Jose Queler.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vitor Nascimento Repolês. Império eletrônico: a comunidade gamer, o individualismo e a segmentação social (1990-1992). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

2.
Claudemir Guilherme Geraldo. Como a imagem pública dos cassinos de Poços de Caldas-MG eram apresentadas nos jornais da época. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

3.
Thayná Pianez Rocha Silva. Super-iconografia: uma análise das capas do Superman (1985-1993). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

4.
Simeia dos Santos Santana. ISTO É ÁFRICA: Historicidade, narratividade e formações identitárias nos videoclipes de artistas africanos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

5.
Josué de Carvalho Vilas Boas. O dia do presidente: a construção da imagem pública de Getúlio Vargas no jornal Última Hora (1951-1954). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

6.
Daniela de Paula Gomes. O jovem no cinema norte-americano: uma análise de Juventude Transviada (1955) e Drugstore Cowboy (1989). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

7.
Renan Vinicius Magalhães. O segundo governo Vargas e o trabalhador rural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

8.
Felipe de Moraes Ferreira. O imaginário monarquista: a memória do Império no início da Primeira República (1889-1893). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

9.
Samantha Blazziza. A sedução impressa: os sentidos da publicidade dos bens de consumo duráveis no jornal Última Hora (1955-1960). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

10.
Pedro Henrique Rodrigues Magri. A interferência norte-americana na imprensa brasileira: o caso do jornal A Noite. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

11.
Flávio Barbara Reis. Luz no fundo da tela: a legitimação de Terra Estrangeira e Central do Brasil como contraposição à indústria cultural através da imprensa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

12.
Doan Ricardo Neves da Cruz. Ser professor de história: identidades, significados, saberes e profissionalidade de docentes atuantes no ensino básico de Mariana e Ouro Preto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

13.
Rodolfo Salvador de Oliveira. Territórios da nação: ciência e política no Estado Novo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

Iniciação científica
1.
Kaian Luca Perce Eugênio. Mídia e consciência ecológica: a revista Veja diante dos impactos ambientais no Brasil contemporâneo (1960-1990). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jefferson Jose Queler.

2.
RIODOURO, Jussara Marques. Desconstruindo a ideia de República Velha: a participação popular em Ouro Preto durante a Primeira República. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jefferson Jose Queler.

3.
Pedro Henrique Rodrigues Magri. A influência norte-americana na imprensa brasileira. O caso do jornal A Noite.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Orientador: Jefferson Jose Queler.

4.
Flávio Barbara Reis. A retomada do cinema brasileiro: a contraposição à indústria cultural de Walter Salles. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jefferson Jose Queler.

5.
Samantha Blazziza. A sedução impressa: os sentidos da publicidade de bens de consumo duráveis no jornal Diário de Notícias. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jefferson Jose Queler.

6.
MAGALHÃES, Renan Vinicius. Propaganda e democracia: a constituição de 1946 e a imprensa no Brasil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

7.
FURTADO, Inigh Freire. Por uma história conceitual: Gustavo Corção e uma perspectiva de modernidade em jogo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

8.
CRUZ, Doan Ricardo Neves. Ser professor de História no Brasil: significados, subjetividades, identidade profissional e relação com o saber. 2012. Iniciação Científica - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.

9.
FERNANDES, Valéria Dal Cim. A psicologia das coletividades: a condução da festa do dia do trabalhador no Estado Novo ( 1937-1945). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Jefferson Jose Queler.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 3:47:32