Lina Maria Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3279517809220564
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Doutora em Educação: currículo (CED) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1995). Atualmente é Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL), na linha de Pesquisa em ?Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Territorial?. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Currículo e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: TDIC e currículo; Formação de professores; Educação mediada pelas tecnologias; Integração curricular das TDIC: Educação, ética e desenvolvimento rural. Avaliadora de trabalhos em congressos na área de Educação, Tecnologias e Currículo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lina Maria Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, L. M.;GONÇALVES, LINA MARIA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Mudanças nas concepções e ações docentes: processo de integração de computadores portáteis ao currículo, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Web currículo; Mudanças Conceituais e Atitudinais; Indícios de inovações; Laptops Prouca.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Mídias Call free e interatividade: potencial interativo no sistema EaD/UNITINS,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
Palavras-chave: interatividade; Educação a distância; mídias interativas; potencialidades pedagógicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / Especialidade: Uso das tecnologias.
2005 - 2007
Especialização em Gestão Educacional.
Universidade Católica de Brasília, UCB-VIRTUAL, Brasil.
Título: Gestão Educacional e o Sucesso na Aprendizagem dos Alunos: pelo resgate das habilidades básicas.
Orientador: Juarez Moreira.
1995 - 1997
Especialização em Supervisão Educacional.
Pontifícia Universidade Católica de MG, PUC - MG, Brasil.
Título: As subculturas organizacionais e a coordenação/supervisãso pedagógica na Escola Batista de Acesita.
Orientador: José Leão Marinho Falcão Filho.
1988 - 1995
Graduação em Pedagogia.
Instituto católico de Minas Gerais, ICMG, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Pos. ped...vídeos, animações art. webconferencias. (Carga horária: 4h).
Consorcio das Universidades Federais do Sul sudeste de Minas Gerais, CUFSSMG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Oficina: Elaboração de provas escritas .... (Carga horária: 24h).
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS, UNITINS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Inglês Instrumental:leitura para fins acadêmicosII. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Inglês Instrumental:Leitura para fins acadêmicos I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PRÓ-REITORA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, .

01/2017 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicada
08/2016 - Atual
Extensão universitária , PROEXT, .

Atividade de extensão realizada
PROJETO: Formação para Integração Curricular das TDIC.
02/2016 - 02/2018
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência e Ética
Oficina de Produção Acadêmica I
Oficina de Produção Acadêmica II
Sociologia e Desenvolvimento Rural
08/2013 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Gurupi, .

08/2010 - 06/2014
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Produção Acadêmica ((CHU 674)
02/2011 - 07/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Realidade
Fundamentos da Educação
Informática e Educação
03/2010 - 07/2013
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência e Ética (CHU 773)
Leitura e Prática de Produção Textual (LLA 157)
Oficina de Produção Acadêmica (CHU 881)
Sociologia do Desenvolvimento Rural
08/2011 - 01/2013
Extensão universitária , PROEXT, .

Atividade de extensão realizada
Cursinho pré-vestibular.
12/2010 - 02/2012
Ensino, Especialização em Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Intervenção e TCC
07/2010 - 01/2012
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Formação de Professores
História e Filosofia da Educação
Introdução à Linguagem de Informática
Produção Textual e Linguagem Científica
Seminários Interdisciplinares I
08/2010 - 08/2011
Extensão universitária , PROEXT, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Nivelamento Acadêmico.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS, UNITINS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora regente em EaD, Carga horária: 40

Atividades

2004 - 2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Fundamentos do Trabalho Acadêmico
Gestão dos Processos Escolares
Pensamento Matemático e Construção de Conceitos
2006 - 2009
Pesquisa e desenvolvimento , Pro-reitoria de Pesquisa, .

2003 - 2009
Outras atividades técnico-científicas , UNITINS - EaD, UNITINS - EaD.

Atividade realizada
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO.
2006 - 2008
Pesquisa e desenvolvimento , Pro-reitoria de Pesquisa, .

2005 - 2007
Extensão universitária , Proreitoria de extensão, .

Atividade de extensão realizada
Participação na produção de materiais didático-pedagógicos para professores e alunos do Programa Saberes da Terra no Tocantins.
2006 - 2006
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Trabalho Acadêmico
2006 - 2006
Extensão universitária , Proreitoria de extensão, .

Atividade de extensão realizada
Formação de professores para o Programa Saberes da Terra no Tocantins.
2003 - 2004
Outras atividades técnico-científicas , UNITINS/TELEPRESENCIAL, UNITINS/TELEPRESENCIAL.

Atividade realizada
ORIENTAÇÃO DE TCC.
2002 - 2004
Outras atividades técnico-científicas , REGIME ESPECIAL, REGIME ESPECIAL.

Atividade realizada
ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO.
2001 - 2004
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado III - TCC

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-graduação
Outras informações
Pesquisa-doutoramento



Linhas de pesquisa


1.
INTERFACES PEDAGÓGICAS DOS PRODUTOS MIDIÁTICOS
2.
Mídias Call free e interatividade: Potencial Interativo no sistema EaD UNITINS
3.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
4.
Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Territorial
5.
Educação, currículo e tecnologias digitais


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Políticas Públicas para Integração Curricular das Tecnologias Digitais no Contexto Educacional Brasileiro: uma revisão sistemática da literatura
Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 1995 a 2017, disponíveis nos bancos de dados nacionais. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas públicas para a integração das TDIC ao contexto educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador.
2016 - Atual
Projeto Laboratório de Pesquisa em Educação Digital - LAPED
Descrição: A pesquisa proposta tem o objetivo geral de desenvolver uma metodologia de criação e implementação de uma base de dados sobre o conhecimento produzido em relação aos temas de educação e tecnologias, bem como analisar as principais incidências da produção desenvolvida e as tendências que apontam. Desenvolvida por docentes da PUC-SP, focalizará a produção das universidades PUC-SP e UNICAMP, instituições que abrigam grupos de pesquisa sobre educação e tecnologias, que realizam atividades de formação profissional, em especial cursos a distância, presenciais ou híbridos em parceria com redes públicas de ensino e/ou cursos de formação continuada. Contudo, a despeito da existência da produção, observa-se carência no registro, organização e disponibilização dos materiais produzidos para acesso público. Além disso, as bases de dados científicos na internet (como as da CAPES, IBICT, programas de pós-graduação etc.), apresentam mecanismos de busca específicos, cujos campos de informações definidos nem sempre auxiliam o pesquisador na seleção das produções relevantes relacionadas ao seu estudo. Como consequência observa-se que grande parte dos trabalhos científicos revela desconhecimento, por parte dos pesquisadores, da produção científica existente sobre a temática de sua pesquisa, apresentam levantamentos assistemáticos da produção científica e não seguem critérios da revisão sistemática de literatura. Nesse contexto, propõe-se o desenvolvimento da presente pesquisa motivada pela preocupação de como organizar o conhecimento produzido em uma base de dados, criar condições para torná-la de fácil acesso, identificação e uso em investigações sobre temas relacionados à educação e tecnologias. A metodologia da pesquisa se estrutura em três vertentes ? tecnológica, bibliográfica e documental, que se desenvolvem integradas com suporte nos pilares infraestrutura, pesquisa e criação, os quais sustentam a pesquisa em todas as suas etapas. A metodologia de pesquisa prevê análise qualiquantitativa dos dados, opção coerente com o volume de dados disponíveis na sociedade informatizada. Destacam-se dentre os objetivos específicos: a) a concepção e implementação de um laboratório de pesquisa em educação digital (LAPED), como estímulo ao desenvolvimento à pesquisa interdisciplinar teórica, tecnológica e prática; b) a identificação e análise das principais incidências da produção desenvolvida sobre educação e tecnologias, bem como as tendências que apontam, c) a intensificação da formação de redes de pesquisa e cooperação intra e interinstitucional, d) a assessoria a instituições públicas e privadas nos campos de estudos da educação e tecnologias.O grupo de pesquisadores é multidisciplinar, o que propiciará olhares complementares para os dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Integrante / Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Coordenador / José Armando Valente - Integrante.
2013 - 2015
Mudanças nas concepções e ações docentes: processo de integração de computadores portáteis ao currículo
Descrição: Projeto tese de doutoramento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador.
2010 - 2012
Avaliação dos impactos educacionais e sociais, nos municípios tocantinenses, da realização dos cursos de licenciatura EaD ofertados pela UFT
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral investigar as possíveis mudanças ocorridas no contexto educacional e social dos diferentes municípios tocantinenses a partir da conclusão dos cursos de licenciatura na modalidade EAD, ofertados pela UFT. A investigação deverá explicitar aspectos tais como: índices de aprovação em concursos públicos e outras formas de progressão na carreira e/ou mudança de função profissional, lotação na área de formação, participação em órgãos colegiados e processos decisórios na escola, mudanças metodológicas efetivadas nos processos de ensino e aprendizagem, dados de aprovação/reprovação dos alunos nas escolas/áreas de atuação dos egressos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Augustus Caeser Franke Portella - Integrante / Raquel Castilho de Souza - Integrante / Paulo Vitoriano Dantas - Integrante / Renata Acácio Ogawa - Integrante / Júlia Ferreira Brito - Integrante / Fernando Ferreira Leão - Integrante.
2007 - 2009
EaD NO TOCANTINS: O EGRESSO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Descrição: Investigação sobre os impactos educacionais, sociais e econômicos da conclusão do primeiro curso a distância ofertado pela UNITINS no estado do TO: o Curso Normal Superior.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Elizabeth M. Lopes Tolêdo - Integrante / Maria Fátima Viana Brasileiro - Integrante / . Holda Coutinho - Integrante.
2006 - 2008
Midias Call free e interatividade: potencial interativo no sistema EaD UNITINS
Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital _ TIDD.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Educação, saude e tecnologias: produção, edição e compartilhamento de videoaulas
Descrição: A ação visa realizar videoaulas didáticas e explicativas sobre temas atuais relacionados a saúde, como recursos auxiliares para os professores da educação básica e contribuir para disseminar os saberes sobre determinados assuntos. Cada videoaula terá por volta de 8 a 10 minutos, uma vez que vídeos longos se tornam cansativos aos alunos, que muitas vezes tem sua atenção dispersada. A proposta de integrar as tecnologias digitais ao contexto educacional vem ganhando cada dia mais espaço. Alguns grupos de pesquisa, na UFT, já vem desenvolvendo linhas de extensão relacionadas ao uso das tecnologias digitais em contextos escolares, portanto, essa nova proposta vem agregar conhecimento e fortalecer as atividades já desenvolvidas na UFT..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Mateus dos Santos Limeira Luz - Integrante / Ana Carolina Abreu dos Santos - Integrante / George Luis Carvalho Santos - Integrante.Número de orientações: 1
2016 - 2018
Formação para integração curricular das TDIC
Descrição: Este projeto tem como objetivo, ofertar vivências para a formação continuada de docentes, das redes públicas (municipal, estadual e federal) para a integração curricular das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Tais vivências serão planejadas e desenvolvidas de forma compartilhada com o público alvo de cada atividade (oficina, minicurso ou curso), que serão delineadas a partir de diagnóstico realizado com representantes de cada segmento envolvido, a saber professores, coordenadores pedagógicos e de TIC das escolas públicas de Gurupi e região. Os resultados esperados englobam a realização de pelo menos dois cursos semestrais, na modalidade híbrida, e a consequente integração entre universidade e escolas de educação básica. Tal integração deve servir de ponto de partida para a integração curricular das tecnologias digitais, a partir da criação de uma rede de aprendizagem e de compartilhamento de práticas educativas com o uso das TDIC, desenvolvida pelos diferentes atores envolvidos nas ações de formação. bem como por seus pares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Augustus Caeser Franke Portella - Integrante / Chrystian de Assis Siqueira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2013 - 2014
PROUCA Tocantins - UFT: Formação para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ? TDIC na escola
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Integrante / George França - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
2011 - 2012
Proposta de formação de docentes e discentes para o uso das tecnologias educacionais, integração e convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância.
Descrição: O evento congregou a V Semana Acadêmica da Biologia EaD e a I Jornada de formação docente, com palestras, mesas redondas, apresentação de pôsteres e comunicações orais por estudantes e egressos do curso de Biologia e das Especializações em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Coordenação Pedagógica (escola de gestores), na modalidade a distância. Embora pequena participação dos estudantes dos cursos presenciais (por causa da greve) tiveram também apresentações de trabalhos do curso de Agronomia. Tivemos a participação de professores da rede pública, além dos docentes da UFT do Campus de Gurupi e representantes dos campi de Arraias e Araguaína..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Fernando Ferreira Leão - Integrante / Augustus Caeser Franke Portella - Integrante / Júlia Ferreira Brito - Integrante / Susana Cristine Siebeneichler - Integrante / Juliana Barilli - Integrante / Raquel A. Castilho Souza - Integrante / Marcela Cristina Agustini Carneiro da Silveira - Integrante / Leandro Augusto Toigo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2010 - 2012
Oficinas Pedagógicas para docentes do Campus Universitário de Gurupi
Descrição: Foi realizado um curso com os docentes do Campus, conforme demanda confirmada/aceita por eles. As demais oficinas foram estendidas e focadas no atendimento às demandas de estudantes, tutores dos cursos a distância e professores da rede pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Júlia Ferreira Brito - Integrante / Maria Conceição Alves Soares - Integrante / Marcela Cristina Agustini Carneiro da Silveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação, currículo e Tecnologias.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Extensão.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1995
Destaque acadêmico, Instituto Católico de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES, LINA MARIA2017 GONÇALVES, LINA MARIA; PERRIER, GERLANE ROMÃO FONSECA ; ALMEIDA, MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE . Relatos de práticas docentes: o discurso do sujeito coletivo desvelando suas contribuições. Educação (PUCRS. Impresso), v. 40, p. 263, 2017.

2.
PERRIER, G.R.F2017 PERRIER, G.R.F ; GONÇALVES, L. M. ; ALMEIDA, M. E. B. . Narrativa digital e o desenvolvimento do pensamento computacional. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN, v. EXTRA, p. 40, 2017.

3.
MORAES, C. M. M.2016MORAES, C. M. M. ; GONÇALVES, L. M. . O uso de computadores portáteis no ensino de Geografia: com a palavra professores e alunos. Interface (Porto Nacional), v. 11, p. 266-278, 2016.

4.
GONÇALVES, L. M.;GONÇALVES, LINA MARIA2016GONÇALVES, L. M.. MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE COMPUTADORES E A EMERGÊNCIA DE WEBCURRÍCULO. Temas em Educacao (UFPB), v. 25, p. 149-161, 2016.

5.
RODRIGUES, A.2014RODRIGUES, A. ; GONÇALVES, L. M. . Narrativas Digitais na Formação de Professores da Memória, do Registro e do Discurso Emergem Posturas e Experiências. Revista Contexto & Educação, v. 29, p. 212-237, 2014.

6.
MORAES, C. M. M.2014MORAES, C. M. M. ; GONÇALVES, L. M. . O uso dos computadores portáteis no contexto do PROUCA Tocantins: com a palavra os professores. Interface (Porto Nacional), v. 8, p. 14-24, 2014.

7.
GONÇALVES, L. M.;GONÇALVES, LINA MARIA2008GONÇALVES, L. M.; ROS, C. V. ; SANTOS, P. C. ; SANTOS, A. C. . Tutoria em Educação a Distância: novos papéis, grandes desafios. Expressão (Guaxupé), v. 9, p. 9, 2008.

8.
GONÇALVES, L. M.;GONÇALVES, LINA MARIA2003GONÇALVES, L. M.. Ensino Telepresencial: Novas concepções de tempo e espaço na formação de professores no Estado do Tocantins. Coletânea do Telepresencial, Palmas - Tocantins, v. 1, n.1, p. 9-17, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GONÇALVES, L. M.. Tecnologias e Educação: Inovações curriculares na concepção docente. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1000. 267p .

2.
SOUZA,R.A. (Org.) ; GONÇALVES, L. M. (Org.) . Coordenação Pedagógica: experiências e desafios na formação continuada a distância. 1. ed. Goiania: Ed. da PUC Goiás, 2012. v. 500. 276p .

3.
GONÇALVES, L. M.; Martins (Org.) ; BOLWERK, D. (Org.) . Pontos e contrapontos [livro eletrônico] : desafios da formação continuada online. 1. ed. Palmas: UFT, 2012. 291p .

Capítulos de livros publicados
1.
GONÇALVES, L. M.; PERRIER, G. R. F. . Design do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. In: Roseli Zen Cerny; Edla Maria Faust Ramos; Elizandro Maurício Brick; Alexandre dos Santos Oliveira; Mônica Renneberg da Silva. (Org.). http://nup.ced.ufsc.br/files/2017/06/PDF_Formacao_de_Educadores_na_Cultura_Digital_a_construcao_coletiva_de_uma-proposta3.pdf. 1ed.Florianópolis: UFSC, 2017, v. 1, p. 505-530.

2.
GONÇALVES, L. M.; SILVA, N. C. N. . Currículo em Movimento: teoria e prática. Coordenação Pedagógica - Experiências e desafios na formação continuada a distância. 1ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2012, v. 1, p. 35-66.

3.
GONÇALVES, L. M.; FACUNDES, M. H. S. . Avaliando o Currículo: a contribuição das salas ambiente na formação de coordenadores pedagógicos. Coordenação Pedagógica.... 1ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2012, v. 1, p. 67-80.

4.
GONÇALVES, L. M.; CARRIJO, M. C. F. O. B. . Pesquisa-ação: o processo de orientação virtual e presencial no desenvolvimento da pesquisa e dos trabalhos de conclusão de curso. Coordenação Pedagógica .... 1ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2012, v. 1, p. 173-190.

5.
GONÇALVES, L. M.. Tutoria em EaD: com a palavra tutores e estudantes. In: GEORGE FRANÇA; MARIA RITA DE CÁSSIA PELLIZARI LABANCA. (Org.). Práticas em EaD: temas emergentes. 1ed.Palmas: UNITINS, 2008, v. 1, p. 22-.

6.
GONÇALVES, L. M.; MORAES, H. L . Redes Colaborativas: Paradigma para o Estágio curricular na Educação a Distância. In: GEORGE FRANÇA; MARIA RITA DE CÁSSIA PELLIZARI LABANCA. (Org.). Didátia em EaD: Temas Emergentes. 1ed.Palmas: UNITINS, 2008, v. 1, p. 125-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERRIER, G. R. F. ; GONÇALVES, L. M. . Representações sociais de pesquisadores em educação e TIC: perspectivas na construção de WEB currículos. In: IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, 2018, Lisboa. Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade. IV Colóquio Luso-Afro- Brasileiro de Questões Curriculares. Livro do Colóquio: Conferências e Mesas redondas, Simpósios e Comunicações. Resumos online. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2018. v. Único. p. 230-230.

2.
GONÇALVES, L. M.; PORTELLA, A.C.F ; LUZ, M. S. L. . TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA. In: V Seminário Web Currículo, 2017, São Paulo. Web Currículo: educação e cultura digital, 2017.

3.
BERALDO, K. A. ; GONÇALVES, L. M. . ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NO TERRITÓRIO DO BICO DO PAPAGAIO, TOCANTINS: o papel do empoderamento da sociedade civil para o desenvolvimento.. In: XVI Congresso Internacional do FoMerco, 2017, Salvador. XVI Congresso Internacional do FoMerco "Integração Regional em Tempos de Crise: Desafios Políticos e Dilemas Teóricos", 2017.

4.
GONÇALVES, L. M.; ALMEIDA, M. E. B. ; PERRIER, G. R. F. . INTEGRAÇÃO DAS TDIC NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: AVANÇOS, ENTRAVES E POSSIBILIDADES. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife. Atas do XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016.

5.
GONÇALVES, L. M.; ALMEIDA, M. E. B. . Integração Curricular das TDIC: Pensamento e Ação Docente. In: Challenges 2015, 2015, Braga. Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Education. Braga: Universidade do Minho, 2015. p. 758.

6.
GONÇALVES, L. M.; REIS, S. E. S. . AS RELAÇÕES ENTRE EXPECTATIVAS E SATISFAÇÃO DE EGRESSOS E ESTUDANTES, NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. In: 19º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA, 2013, Salvado - Bahia. Bons Profissionais fazem bons programas de EaD: como estamos?, 2013.

7.
GONÇALVES, L. M.; LEÃO, F.F . O currículo no Curso de Licenciatura em Biologia na modalidade EaD na UFT. In: I Jornada de Formação Docente ?Tecnologias Digitais: Integração e convergência entre as modalidades de ensino?., 2012, Gurupi - To. Anais dos eventos integrados para formação, integração e convergência entre as modalidades educacionais, no Campus UFT de Gurupi,. Palmas - To: Universidade Federal do Tocantins. Diretoria de Tecnologias Educacionais,, 2012. v. unico. p. 237-250.

8.
BORGES, M. A. F. ; FRANCA, G. ; GONÇALVES, L. M. ; RAMOS, L. . Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do LAPTOP educacional no estado do Tocantins. In: II Congresso Ibero-americano de política e administração da educação, 2011, São Paulo. Politicas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates e novas perspectivas, 2011.

9.
GONÇALVES, L. M.. REFERENCIAIS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE TUTORES: REFLEXÕES PRELIMINARES. In: II SEMINÁRIO WEB-CURRICULO PUC SP, 2010, SÃO PAULO. II SEMINÁRIO WEB-CURRICULO PUC SP: Integração de tecnologias na prática pedagógica e no currículo. SÃO PAULO: PUC SP, 2010.

10.
GONÇALVES, L. M.. Interação Mediada por Computador: a web-tutoria no sistema EaD UNITINS. In: 14ºCongresso Internacional de Educação a Distância, 2008. 14ºCongresso Internacional de Educação a Distância, 2008.

11.
GONÇALVES, L. M.; MORAES, H. L . Redes Colaborativas: Paradigma para o Estágio Curricular na Graduação a Distância. In: VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC/SP, 2008, São Paulo. VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC/SP. São Paulo: PUC/SP, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, L. M.; PERRIER, G.R.F ; ALMEIDA, M. E. B. . NARRATIVA DIGITAL E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. In: XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2017, BRAGA. Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação Universidade Minho, 2017. v. II. p. 520-521.

Artigos aceitos para publicação
1.
GONÇALVES, L. M.; PERRIER, G. R. F. ; ALMEIDA, M. E. B. . Avanços, entraves e possibilidades de integração curricular das TDIC: as representações sociais de professores do Ensino Fundamental I.. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, L. M.; BERALDO, K. A. . ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NO TERRITÓRIO DO BICO DO PAPAGAIO, TOCANTINS: o papel do empoderamento da sociedade civil para o desenvolvimento.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, A. C. A. ; GONÇALVES, L. M. ; LUZ, M. S. L. ; SANTOS, G. L. C. . EDUCAÇÃO, SAUDE E TECNOLOGIAS: produção, edição e compartilhamento de videoaulas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GONÇALVES, L. M.; PERRIER, G. R. F. ; ALMEIDA, M. E. B. . INTEGRAÇÃO DAS TDIC NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: AVANÇOS, ENTRAVES E POSSIBILIDADES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GONÇALVES, L. M.. USO EDUCACIONAL DAS TDIC: POR QUE É TÃO FRACO?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORAES, C. M. M. ; GONÇALVES, L. M. . O USO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS: TECNOLOGIA OU METODOLOGIA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GONÇALVES, L. M.. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: UMA APROXIMAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GONÇALVES, L. M.; ALMEIDA, M. E. B. . INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TDIC: PENSAMENTO E AÇÃO DOCENTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORAES, C. M. M. ; GONÇALVES, L. M. . O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO PROUCA TOCANTINS: COM A PALAVRA PROFESSORES E ALUNOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GONÇALVES, L. M.. TECNOLOGIA, CURRÍCULO E INOVAÇÃO: O ESTADO DA ARTE (2009-2013). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GONÇALVES, L. M.; SILVA, M. G. V. ; PROVENCI, J. A. R. . AS COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR DAS TECNOLOGIAS DA ESCOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GONÇALVES, L. M.; REIS, S. E. S. . AS RELAÇÕES ENTRE EXPECTATIVAS E SATISFAÇÃO DE EGRESSOS E ESTUDANTES, NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GONÇALVES, L. M.; LEÃO, F.F . Reflexões sobre o Currículo no Curso de Licenciatura em Biologia Ead na Universidade Federal do Tocantins ? UFT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GONÇALVES, L. M.. REFERENCIAIS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE TUTORES: REFLEXÕES PRELIMINARES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GONÇALVES, L. M.. Interação Mediada por computador:a web-tutoria no sistema EaD UNITINS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GONÇALVES, L. M.. Tutoria em EaD: com a palavra tutores e alunos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GONÇALVES, L. M.. Interação mediada por computador: A web-tutoria no sistema EaD-UNITINS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GONÇALVES, L. M.; ALLEGRETTI, S. M. M. . FÓRUNS: movimentos da oralidade nas produções escritas em uso do moodle na disciplina DPTA do TIDD-PUC/SP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PERRIER, G.R.F ; ALMEIDA, M. E. B. ; GONÇALVES, L. M. ; LEMOS, S. D. V. ; MUNOZ, C. . WEB CURRÍCULO E AS PERCEPÇÕES EVIDENCIADAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DA SUA CONSTRUÇÃO. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2018 (Simpósio).

2.
GONÇALVES, L. M.; Martins ; BOLWERK, D. . Pontos e contrapontos: desafios da formação continuada online. Palmas: DTE/UFT, 2012 (e-book).

3.
GONÇALVES, L. M.; LEÃO, F.F ; BRITO, J.F. . Anais dos eventos integrados para formação, integração e convergência entre as modalidades educacionais, no Campus UFT de Gurupi. Gurupi: UFT, 2012 (Anais).

4.
GONÇALVES, L. M.. Anais dos eventos integrados para formação, integração e convergência entre as modalidades educacionais, no Campus UFT de Gurupi. Palmas, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GONÇALVES, L. M.; BERALDO, K. A. . Membro da Comissão Organizadora do IV SEDRES. 2018.

2.
GONÇALVES, L. M.. Parecerista no Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores- CECIFOP. 2017.

3.
GONÇALVES, L. M.. Parecerista no Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPoC 2017. 2017.

4.
GONÇALVES, L. M.. Membro da comissão científica e Parecerista no V Seminário Web Currículo. 2017.

5.
GONÇALVES, L. M.. Parecerista do(s) curso(s) de Pedagogia da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2017. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES, L. M.. Oficinas Pedagógicas para docente. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GONÇALVES, L. M.. Formação de tutores. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GONÇALVES, L. M.; SOARES, M. C. A. . Legislação e Gestão da Educação a Distância no Brasil.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo instrucional).

4.
GONÇALVES, L. M.. Elaboração de material didático para EaD. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo instrucional).

5.
SATUF, F. ; GONÇALVES, L. M. . Cursinho pré vestibular. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SIQUEIRA, C. A. ; GONÇALVES, L. M. . Nivelamento acadêmico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GONÇALVES, L. M.. Caderno complementar: Educação e Realidade. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas listadas como outras produções bibliográficas).

8.
GONÇALVES, L. M.; BARILLI, J. . Educação e Realidae. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Móduloinstrucional).

9.
GONÇALVES, L. M.; TOLÊDO, E. M. Lopes . Caderno de estudos para Estágio em Supervisão e Gestão Escolar.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas listadas como outras produções bibliográficas).

10.
RIBEIRO, S.M.R ; GONÇALVES, L. M. . Caderno do professor do program Saberes da Terra - Tocantins. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas listadas como outras produções bibliográficas).

11.
RIBEIRO, S.M.R ; GONÇALVES, L. M. . Caderno do aluno - Linguagens e Ciências Humanas - Programa Saberes da Terra - Tocantins. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas listadas como outras produções bibliográficas).

12.
GONÇALVES, L. M.; RIBEIRO, S. M de Souza . Caderno do aluno do programa Saberes da Terra - Linguagens Matemáticas e Ciências da Natureza. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas listadas como outras produções bibliográficas).

13.
GONÇALVES, L. M.; TOLÊDO, E. M. Lopes . Apostilas para o Curso Normal Superior: Apostilas de Estágio I (4º período) e II (5º período). 2006. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas listadas como outras produções bibliográficas).

14.
GONÇALVES, L. M.; TOLÊDO, E. M. Lopes . Apostila para o Curso de Pedagogia: Apostila para o Estágio III - TCC (6º período). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas listadas como outras produções bibliográficas).

15.
GONÇALVES, L. M.; RIBEIRO, S. M de Souza . Apostilas de Fundamentos do Trabalho Acadêmico para os Cursos de Pedagogia, Normal Superior e Serviço Social - EaD- UNITINS/EDUCON. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas listadas como outras produções bibliográficas).

16.
GONÇALVES, L. M.; TOLÊDO, E. M. Lopes . Apostilas de Pesquisa na Prática Pedagógica II (2º período) e III (3º período). 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas listadas como outras produções bibliográficas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
GONÇALVES, L. M.. Participação em banca de JAQUELINE DE KASSIA RIBEIRO DE PAIVA. DO DEBATE EPISTEMOLÓGICO DAS PRATICAS DE ESTAGIO DA UNIRG À CLÍNICA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
NUNES, S. G. C.; GONÇALVES, L. M.. Participação em banca de REBECA VASCONCELOS FERNANDES. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA NA UFT/GURUPI - POSSIBILIDADES PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO SUPERIO DO DISCENTE VULNERÁVEL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
GONÇALVES, L. M.; BERALDO, K. A.. Participação em banca de DEYSE KELLY PEDROSA ALVES. O PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR E SUA EFETIVIDADE NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
GONÇALVES, L. M.; ZAMBOM, A. C.; DANTAS, R. F.; OLIVEIRA, I.. Participação em banca de Wagner José da Silva. Identificação de características em perfis psicológicos contidos em modelos mentais que demonstrem tendência a evasão escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em TECNOLOGIA) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GONÇALVES, L. M.; NASCIMENTO, M.. Participação em banca de SUELENE L. MATOS,. Fatores que contribuem para o alto índice de reprovação dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual 31 de Março. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
GONÇALVES, L. M.; NASCIMENTO, M.. Participação em banca de JULIANE PEREIRA SALES. Avaliação escolar: em favor de uma prática de avaliação da aprendizagem significativa na escola Estadual Antonio Alves Moreira. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
GONÇALVES, L. M.; PINHO, E. M. C.; SOARES, M. C. A.. Participação em banca de Márcia Jandira Carneiro da Costa. Leitura no 1º ano do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
GONÇALVES, L. M.; PINHO, E. M. C.; SOARES, M. C. A.. Participação em banca de Eunice Figueiras Silva. Metodologia e estratégias inovadoras na educação de jovens e adultos na Escola Estadual Ana Maria de Jesus. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Tocantins.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVARES, R. C.; GONÇALVES, L. M.; BERALDO, K. A.. Participação em banca de Erlete Dias.Aulas práticas de Biologia por meio de experimentos com tintas de solo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
GONÇALVES, L. M.; PUGLIESE, A.S; MEDINA, P. Participação em banca de Claudemir Fernandes dos Santos.Arquivamento de Documentos Escolares e Documentos Institucionais, secretaria Escolar: Organização e Funcionamento-um estudo bibliográfico. 2007 - Universidade Federal do Tocantins.

3.
GONÇALVES, L. M.. Participação em banca de Acadêmicos do Projeto Alvorada- Tocantins.Artigos científicos no Curso de Licenciatura em Matemática - Projeto Alvorada. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS.

4.
GONÇALVES, L. M.. Participação em banca de Turmas SEDUC - regime especial.Artigos científicos no Curso de graduação em Matemática. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
GONÇALVES, L. M.. Banca examinadora no concurso para professor efetivo -2016/1 - UFT. 2016. Universidade Federal do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21º CIAED - Congresso Internacional de Educação a Distância. USO EDUCACIONAL DAS TDIC: POR QUE É TÃO FRACO?. 2015. (Congresso).

2.
IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo.Revisão Sistemática da Literatura: uma aproximação na área da Educação. 2015. (Seminário).

3.
IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, PUC-SP.O USO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS: TECNOLOGIA OU METODOLOGIA?. 2015. (Seminário).

4.
II Seminário WEB Currículo PUC SP.Referenciais Curriculares na formação de tutores: reflexões preliminares. 2012. (Seminário).

5.
I seminário Integrado da UFT e II Seminário de Extensão e Cultura. 2011. (Seminário).

6.
VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância-ESUD. 2011. (Congresso).

7.
14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Interação Mediada por Computador: a web-tutoria no sistema EaD_UNITINS. 2008. (Congresso).

8.
I Encontro para Troca de Experiências Educacionais e Tecnólogicas. 2008. (Encontro).

9.
I Seminário Nacional de Formação de Formadores do ProJovem Campo - Saberes da Terra. 2008. (Seminário).

10.
VII Encontro de Pesquisadores em Educação em Educação:Currículo.Redes colaborativas; paradigma para o estágio Curricular na Graduação a Distância. 2008. (Encontro).

11.
VIII ENCONTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA BRASIL 2007..Tutoria em EaD: com a palavra tutores e alunos. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, L. M.; BERALDO, K. A. . IV SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade. 2018. (Outro).

2.
DISSENHA, S. E. K. ; LEMOS, S. D. V. ; GONÇALVES, L. M. ; RODRIGUES, A. . IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, PUC-SP. 2015. (Congresso).

3.
GONÇALVES, L. M.; CARLINI, A. L. ; QUEVEDO, A. ; COSTA, D. ; MUNOZ, C. ; SILVA, F. S. ; ARRUDA, H. ; GODOI, K. A. ; VILLARINHOS, M. C. S. ; ASSIS, M. P. ; MENEZES, M. E. L. ; MANDAJI, M. ; PASSINATO, N. ; ALMEIDA, N. M. P. ; ALVES, R. M. ; LEMOS, S. D. V. ; DISSENHA, S. E. K. . Colóquio Web currículo. 2014. (Outro).

4.
GONÇALVES, L. M.; BRITO, J.F. ; LEÃO, F.F ; OGAWA, R.A. ; SOARES, M. C. A. ; PORTELLA, A.C.F ; SIEBENEICHLER, S. C. ; BARILLI, J. ; SOUZA, R. A. C. ; SILVEIRA, M. C. A. C. ; TOIGO, L. A. ; SANTOS, J. P. . I Jornada de Formação docente-Tecnologias digitais: integração e convergências entre as modalidades de ensino.. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tânia Maria Lago. POLÍTICAS ESTUDANTIS NA PERMANÊNCIA E EVASÃO DE ESTUDANTES NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG EM GURUPI, TO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

2.
Silvia Helena da Silva Marrafon. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

3.
Victor Ferreira Diniz. O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR - PROEMI: UMA AVALIAÇÃO DE SUAS AÇÕES EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PALMAS ? TO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adivina Araújo Ponce Barros. Formação Continuada em Leitura Literária, para Professores. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

2.
Gisélia Conrado de Souza Barros. Formação Continuada de Professores no Ensino Fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

3.
Cleunice Rosa da Silveira. A Coordenação Pedagógica e a Formação Continuada De Professores. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

4.
Julieta Nunes Carvalho. Valorização Profissional e Pessoal: um Estudo de Caso sobre Formação Docente Continuada. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

5.
Leticia Silva Borges. A utilização de jogos pedagógicos, como ferramenta facilitadora da aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

6.
Lindalva Rodrigues de Sousa. Formação Continuada Para Professores da Educação Básica para o uso das TICS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

7.
Ione Milhomes de Castro. Recreio Dirigido: Diversão e Aprendizado Para Crianças dos Anos Iniciais do Ens. Fundamental.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

8.
Anacléia Pinheiro Milhomens Fonseca. A Tecnologia como ferramenta indispensável na prática do professor. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

9.
Alexandra Cândida Machado Sena. O Uso Pedagógico do Computador: um Estudo Sobre Formação Docente. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

10.
Abgail Ribeiro Rodrigues da Silva. Escola e Comunidade Juntas fazem a Diferença. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

11.
Cristiane Putencio Gloria Vieira. Gestão Pedagógica e o uso da Diversidade Textual nas Classes de Alfabetização. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

12.
Gerusia Ponce Leones. Desafios e Perspectivas na Superação da Indisciplina Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

13.
Renalva Ribeiro Alves. Ensino e Aprendizagem da Matemática: um Estudo de Caso no Ensino Fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

14.
Rosinete da Conceição de A. Lopes. A Importância da Participação dos Pais na Vida Escolar dos Filhos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

15.
Sandra Alzerina Martins. Bullying: combater essa violência também é papel da escola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

16.
Maria do Espírito Santo Milhomem. Como Preservar o Meio Ambiente Físico e Social no Município de Formoso do Araguaia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

17.
Maria do Socorro Barbosa de S. Cruz. Integrando biblioteca e sala de aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

18.
Vanúzia Rocha da Silva Rodrigues. Formação Continuada de Professores no Ensino Fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

19.
Zelinda Bezerra Gomes Pereira. A Importância do Trabalho Coletivo na Reestruturação do Projeto Político Pedagógico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

20.
Rosemari E. Dunck Oliveira et al. Gestão Educacional e Currículo: Caso do E. M Noturno no Centro de Ensino Médio Castro Alves - Palmas, Tocantins. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Gestão Educacional e Met. de Ensino) - Empresa de Educação continuada Ltda. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

21.
Mirany Louça Gonçalves Curcino et al. O lúdico na Matemática nas séries iniciais do E.F. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Gestão Educacional e Met. de Ensino) - Empresa de Educação continuada Ltda. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

22.
Arlene Guimarães Rezende Antunes et al. Letramento e sucesso escolar:desafios da Gestão Democrática. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Gestão Educacional e Met. de Ensino) - Empresa de Educação continuada Ltda. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

23.
Maria de Fátima Avello de Matos et al. Gestão democrática: O poder da participação no processo decisório. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Gestão Educacional e Met. de Ensino) - Empresa de Educação continuada Ltda. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

24.
Rita de Cássia Fernandes de Araújo Souza et al. Surgimento, evolução e objetivos da Supervisão Escolar. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Gestão Educacional e Met. de Ensino) - Empresa de Educação continuada Ltda. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

25.
Carlos Ribeiro Lopes et al. A construção do PPP da Escola Estadual Vila Nova - Araguaína. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Gestão Educacional e Met. de Ensino) - Empresa de Educação continuada Ltda. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

26.
José Iran Pinto Silva et al. Gestão Democrática na Escola Pública: Algumas considerações. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Gestão Educacional e Met. de Ensino) - Empresa de Educação continuada Ltda. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

27.
Lizete Antônia de Miranda Costa e Milton César Moura. Um olhar sobre a Gestão Escolar: Caso da mediação exercida pelo coordenador pedagógico na Avaliação-2ª série na E. E Vila Nova. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Gestão Educacional e Met. de Ensino) - Empresa de Educação continuada Ltda. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Clemy de França. Ensinar e aprender Geografia na rede municipal de Natividade: como e com que trabalhar?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

2.
Cleide Maria Marques Morais. O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO PROUCA TOCANTINS: COM A PALAVRA PROFESSORES E ALUNOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

3.
Adaides Aires da Rocha. Elaboração de Projetos de Crédito Rural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

4.
Célia Maria Pereira Azevedo. Ensinando Ciências: Metodologias para o Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

5.
Eneila de Cássia Maia Ferreira. Geometria: A imaginação que dá asas ao universo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

6.
Sandra B. França Silva. Medidas, Geometria e Álgebra em conexão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

7.
Ana Cláudia Amorim Vieira. O lúdico e a Matemática no Ens. fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

8.
Dulce Nogueira Marques Milhomem. Memória e Aprendizagem: Uma abordagem sócio-interacionista no Ensino aprendizagem da Matemática Básica.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

9.
Helena de Souza Silva. As operações Fundamentais como base para o Ensino da Matemática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

10.
Ana Cléia Lopes Barros. Desenvolver habilidades para ler e interpretar textos e expressões matemáticas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

11.
Raimundo Gomes de Souza. A importância da constextualização no Ensino-aprendizagem da Geometria métrica na Educação Básica.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

12.
Antônio dos Reis Barros Souza. Uma reflexão sobre a utilizaçào de jogos na Matemática do Ensino Médio.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

13.
Carmem Lúcia da Silva Chaves - Telessala 100 - Xambioá. A importância do ato de ler nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

14.
Regiara Teixeira Vaz - Telessala 100 - Xambioá. Cartografia nas séries iniciais sob uma visão metodológica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

15.
Eliane Alves da Silva - Telessala 099 - Santa Fé do Araguaia. Literatura Infantil: Despertando a paixão pela leitura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

16.
Hélia de Souza Caruca - telessala 117 - Pequizeiro. A importância da alfabetização no processo de ensino-aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

17.
José Nelson Brito da silva - Telessala 095- Ananás.. Construindo a liberdade: Leitura para jovens e adultos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

18.
Rui Novo Carneiro - Telessala 100- Xambioá.. Ensino da Matemática - 4ªsérie : O lúdico e a prática pedagógica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

19.
Jandiaria da Silva Rios Costa - telessala 095- Ananás.. Literatura Infantil: A escola e a formação de leitores críticos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Carolina Abreu dos Santos. EDUCAÇÃO, SAUDE E TECNOLOGIAS: produção, edição e compartilhamento de videoaulas. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

2.
Lucas Carneiro Maciel. Monitoria Indígena em Ciências Humanas, Linguagens e suas tecnologias.. 2017. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

3.
Ana Carolina Abreu dos Santos. Monitoria Indígena em Ciências Biológicas e suas tecnologias.. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Biotecnológica) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

4.
Christie-anne da Silva Leão. Monitoria Indígena em Matemática, Física e suas tecnologias.. 2017. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lina Maria Gonçalves.

5.
Guilherme Sousa da Silva. Monitoria Indígena em Química e suas tecnologias. 2017. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lina Maria Gonçalves.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MORAES, C. M. M.2016MORAES, C. M. M. ; GONÇALVES, L. M. . O uso de computadores portáteis no ensino de Geografia: com a palavra professores e alunos. Interface (Porto Nacional), v. 11, p. 266-278, 2016.


Livros e capítulos
1.
GONÇALVES, L. M.; Martins (Org.) ; BOLWERK, D. (Org.) . Pontos e contrapontos [livro eletrônico] : desafios da formação continuada online. 1. ed. Palmas: UFT, 2012. 291p .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, L. M.; BRITO, J.F. ; LEÃO, F.F ; OGAWA, R.A. ; SOARES, M. C. A. ; PORTELLA, A.C.F ; SIEBENEICHLER, S. C. ; BARILLI, J. ; SOUZA, R. A. C. ; SILVEIRA, M. C. A. C. ; TOIGO, L. A. ; SANTOS, J. P. . I Jornada de Formação docente-Tecnologias digitais: integração e convergências entre as modalidades de ensino.. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 21:26:22