Cátia Veneziano Pitombeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5795698668844195
  • Última atualização do currículo em 16/12/2018


Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, ambos na linha de pesquisa de Linguagem, Tecnologia e Educação. Graduada em 1992 em Letras: Português/Inglês com habilitação em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-americana e em 1993 em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Possui experiência na área de Letras com ênfase em Língua Inglesa no ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas nas modalidades presencial e a distância, inglês instrumental ou inglês para fins específicos, formação de professores, tecnologia aplicada ao ensino e à formação docente, desenho de curso, desenho de material didático, linguística aplicada, metodologia de ensino, estágio supervisionado e interpretação simultânea. Atuou no curso de Letras da PUC Campinas de 2014 a 2016 e atualmente é professora da graduação da FATEC Praia Grande. De 2012 a junho de 2013 atuou como coordenadora geral de tutoria do curso Inglês Online da EVESP/SEE e Fundação Padre Anchieta. Atuou como professora de língua inglesa na graduação da Universidade Metodista e coordenou os cursos presenciais de Letras e Tradutor e Intérprete por 6 anos e o curso de Letras a distância por 1 ano. Lecionou no ensino fundamental e médio dos colégios Metodista de São Bernardo do Campo e São Vicente de Paula. Estuda a teoria da complexidade, a formação tecnológica e o desenho de material didático para o ensino de línguas em contexto presencial e a distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cátia Veneziano Pitombeira
Nome em citações bibliográficas
PITOMBEIRA, C. V.;VENEZIANO PITOMBEIRA, CÁTIA

Endereço


Endereço Profissional
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Praia Grande.
Praça Dezenove de Janeiro
Boqueirão
11700100 - Praia Grande, SP - Brasil
Telefone: (13) 35911303


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Caminhos da formação tecnológica a distância: a complexidade emergente no desenho de curso de licenciatura, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maximina Maria Freire.
Palavras-chave: abordagem hermenêutico-fenomenológica; complexidade; desenho de curso; formação tecnológica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2003
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A presença de ensino no chat do curso de "Leitura instrumental em inglês via Internet": uma análise de conteúdo,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Anise A. G. D'Orange Ferreira.
Palavras-chave: ensino-online- chat- forum.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Língua Inglesa.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1990 - 1993
Graduação em Rádio e TV.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
1989 - 1992
Graduação em Letras Português-Inglês e tradutor e intérprete.
Faculdade Ibero-Americana, IBERO, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Vocabulary games and giving effective presentations. (Carga horária: 6h).
Centro Paula Souza, CENTRO PAULA SOU, Brasil.
2018 - 2018
American English (AE) E- Teacher Program. (Carga horária: 80h).
Embaixada Norte-Americana, US EMBASSY, Brasil.
2017 - 2017
Teacher Development Interactive Speaking. (Carga horária: 40h).
Prosperity Fund Embaixada Britânica no Brasil, GOV.UK, Brasil.
2017 - 2017
Oficina Recursos do Moodle. (Carga horária: 20h).
Centro Paula Souza, CENTRO PAULA SOU, Brasil.
2017 - 2017
Preparation for TKT. (Carga horária: 40h).
Prosperity Fund Embaixada Britânica no Brasil, GOV.UK, Brasil.
2017 - 2017
Teacher Development Interactive Listening. (Carga horária: 40h).
Prosperity Fund Embaixada Britânica no Brasil, GOV.UK, Brasil.
2017 - 2017
Teacher Development Interactive Reading. (Carga horária: 40h).
Prosperity Fund Embaixada Britânica no Brasil, GOV.UK, Brasil.
2016 - 2016
Teacher Development II - Developing teaching profession awareness. (Carga horária: 60h).
Faculdade Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
2016 - 2016
TEFL. (Carga horária: 120h).
International House London, IHLONDON, Inglaterra.
2015 - 2015
TOEIC.
UP Language, UP LANGUAGE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Francês Instrumental 1. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Curso intensivo de LIBRAS módulo I. (Carga horária: 40h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Inglês instrumental leitura fins acadêmicos 2. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Buscando novos caminhos inglês intrumental e prof.. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Buscando novos caminhos inglês intrumental nível 1. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Inglês Instrumental leitura fins específicos 1. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1998 - 1998
CEELT Cambridge examination in English for languag.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1988 - 1988
Extensão universitária em Advanced 2. (Carga horária: 10h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1988 - 1988
Extensão universitária em Advanced 1. (Carga horária: 15h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1988 - 1988
FCE First Certificate in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, FATEC PRAIA GRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 26

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Processos químicos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês IV, V, VI
02/2013 - Atual
Ensino, Análise e desenvolvimento de sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês II, V
02/2013 - Atual
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I, II

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio supervisionado de Ensino de língua Inglesa I, II e III Metodologia de Ensino de língua Inglesa I, II e III. Compreensão e produção de texto em Língua Inglesa Tradução


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: prestador de serviços - conteudista curso
Outras informações
Conteudista curso Inglês online


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Coordenador de Projetos, Enquadramento Funcional: coordenadora geral de tutoria Inglês Online, Carga horária: 44
Outras informações
Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo - EVESP

Atividades

02/2012 - Atual
Direção e administração, Fundação Padre Anchieta, .

Cargo ou função
Coordenadora geral de tutoria.

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2011
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do curso de Letras presencial e do Centro de Línguas Metodista de 2005 a 2011. Atuou como coordenadora do Lato Sensu Português: língua e literatura e coordenou a elaboração do projeto pedagógico e o Curso de Letras: Português/Espanhol a distância em 2007. Docente de língua inglesa nos cursos de Letras licenciatura Português/Inglês, de intrpretação simultânea no curso de Letras bacharelado em Tradutor e Intérprete em Inglês, de inglês instrumental nos cursos de comércio exterior, secretariado, administração financeira, turismo e cinema digital.

Atividades

08/2006 - 12/2011
Ensino, Letras: Português/Espanhol a distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagem reflexia e integradora do eixo II
Abordagem reflexiva e integradora do eixo I
Tecnologias para o ensino de línguas
02/2005 - 12/2011
Direção e administração, Instituto metodista de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Letras presencial.
08/2004 - 12/2011
Direção e administração, Instituto metodista de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso do Centro de Línguas Metodista.
04/2004 - 12/2011
Ensino, Especialização em língua inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação e produção de material didático em contextos digitais
O inglês para fins específicos:reflexões sobre os aspectos instrumentais e técnicos
02/2004 - 12/2011
Ensino, Letras: Tradutor e Intérprete em Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua inglesa
Revisão de texto
08/1993 - 12/2011
Ensino, Letras: Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua inglesa
02/2005 - 12/2007
Direção e administração, Instituto metodista de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa de Lato Sensu: Português: língua e literatura.
08/2006 - 08/2007
Direção e administração, Instituto metodista de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Letras a distância.
02/1998 - 12/2005
Ensino, Secretariado Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
07/2001 - 12/2004
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental para Turismo
02/1999 - 12/2004
Ensino, Administração Geral e Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
02/1998 - 12/2004
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua inglesa

Faculdade de filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, FASB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: professora graduação Letras, Enquadramento Funcional: professora mestre, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 6
Outras informações
Docente de Língua Inglesa no curso de Letras.

Atividades

02/2004 - 08/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Colégio Metodista, COLÉGIO METODIST, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Professora de língua inglesa, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de língua inglesa no ensino fundmental e médio.


Colégio São vicente de Paulo, CSV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10

Atividades

01/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

High Point Idiomas, HP IDIOMAS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1996
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de língua inglesa níveis: básico, intermediário e avançado.



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
A construção do trabalho de conclusão de curso (TCC) em EAD
Descrição: Este projeto se volta para o curso de Português/Espanhol da Universidade Metodista. Além de verificar como os alunos da modalidade a distância estabelecem seu objeto de estudo, traçam os objetivos de sua pesquisa e pesquisam o material necessário para desenvolver seu TCC, o projeto visa contribuir com os professores de metodologia científica de todos os cursos de EAD da Metodista, apresentando material que lhes permita orientar seus alunos nesta modalidade. A ser desenvolvido durante dois anos, o projeto pretende também conhecer como a construção do TCC é feita a distância em outros cursos que não os da Metodista. Prevê-se, para a obtenção dos resultados, além de uma revisão da literatura na área, a pesquisa de pelo menos cinco outros cursos a distância que já tenham a prática do TCC; acompanhamento durante os quatro semestres finais do curso de letras português/espanhol de um grupo de 30 alunos de diversos pólos do Brasil que iniciarão o 3º semestre em agosto, registrando suas expectativas, suas dificuldades e suas realizações; elaboração de material a ser disponibilizado aos professores de EAD da universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cátia Veneziano Pitombeira - Integrante / Edna Maria Barian Perrotti - Coordenador / PEREIRA, A. S. - Integrante.
2006 - 2007
Disciplinas semipresenciais e cursos de graduação a distância: avaliação da implantação
Descrição: O objetivo é realizar uma investigação que permita avaliar tanto a implantação das disciplinas semipresenciais do Curso de Pedagogia como a implantação dos Cursos de Pedagogia e Espanhol a Distância, de forma a aprofundar as discussões sobre: as vantagens e as desvantagens, os limites e as possibilidades das disciplinas semipresenciais no Curso de Pedagogia da FACEL; como se estabeleceu a interação (comunicação) entre os alunos e os 2 professores/tutores analisando as mensagens circuladas no AVA ? Ambiente Virtual de Aprendizagem no 1º período dos Cursos de Pedagogia e Espanhol a Distância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cátia Veneziano Pitombeira - Integrante / Edna Maria Barian Perrotti - Integrante / Mara Pavani da Silva Gomes - Integrante / Norinês Panicacci Bahia - Coordenador.Financiador(es): Universidade Metodista de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Intercâmbio
2008 - 2011
Periódico: Múltiplas leituras: Revista eletrônica da FACEL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino a distância.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Lopes, L. R.2018Lopes, L. R. ; PITOMBEIRA, C. V. . Entre resistências, desafios e (im)possibilidades: A emergência do professor de Língua Inglesa no Ensino Superior Tecnológico sob lentes discursivas. Revista CBTecLE, v. 1, p. 151, 2018.

2.
PITOMBEIRA, C. V.2017PITOMBEIRA, C. V.; DELFINO, M. C. N. . Diálogos: linguística de corpus e complexidade no ensino de LE com letras de música. Revista CBTecLE, v. 1, p. 241-255, 2017.

3.
PITOMBEIRA, C. V.2016PITOMBEIRA, C. V.; LOPES, L. R. . O estágio supervisionado de letras sob lentes complexo-discursivas: a cultura de ensinar (re)visitada.. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line), v. 2, p. 1-9, 2016.

4.
PITOMBEIRA, C. V.;VENEZIANO PITOMBEIRA, CÁTIA2014PITOMBEIRA, C. V.. Uma oficina online de Inglês Instrumental sob a lente da complexidade: Relato de uma professora. The ESPecialist. Pesquisa em Línguas para Fins Específicos. Descrição, Ensino e Aprendizagem., v. 35, p. 7-27, 2014.

5.
PITOMBEIRA, C. V.;VENEZIANO PITOMBEIRA, CÁTIA2013PITOMBEIRA, C. V.; LOPES, L. R. . Reflexões preliminares ao desenho de curso: um viés complexo. REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU, v. 4, p. 223-231, 2013.

6.
PITOMBEIRA, C. V.;VENEZIANO PITOMBEIRA, CÁTIA2013PITOMBEIRA, C. V.. A formação de tutores de um curso de inglês online para alunos do ensino médio. Educação & Linguagem, v. 16, p. 103-118, 2013.

7.
PITOMBEIRA, C. V.;VENEZIANO PITOMBEIRA, CÁTIA2009PITOMBEIRA, C. V.. Apresença de ensino no chat pedagógico. Múltiplas Leituras, v. 2, p. 131-140, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Letras: Português - Espanhol. 1. ed. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2007. v. 1. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
PITOMBEIRA, C. V.; PAZETTI, J. A. T. ; CARDOSO, S. O. S. . A TRAJETÓRIA DO EAD NO BRASIL E NOVAS POSSIBILIDADES PARA O DESIGN INSTRUCIONAL SOB A PERSPECTIVA COMPLEXA. In: Antonio Carlos Frasson; Edevaldo Rodrigues Carneiro. (Org.). Coletânea nacional sobre ensino a distância. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. , p. 34-41.

2.
PITOMBEIRA, C. V.; JOSE, M. A. . Seleção e formação de tutores para atuarem como mediares no diálogo com o aluno no percurso da aprendizagem. In: Ana Carolina Nunes Lafemina; Fernanda Montenegro de Menezes Rizek; Fernando José de Almeida; Maria da Graça Moreira da Silva. (Org.). Inglês Online conexão com o mundo. 1ed.São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2013, v. 1, p. 34-43.

3.
PITOMBEIRA, C. V.. Inglês para fins específicos ou Inglês Instrumental para turismo. In: Marcelo de Souza Bispo. (Org.). Formação em Turismo: comunicação, patrimônio e sustentabilidade. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2010, v. 1, p. 49-60.

4.
PITOMBEIRA, C. V.. Refletindo sobre didática. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Linguagem: Comunicação e Sociedade. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2008, v. 1, p. 59-62.

5.
PITOMBEIRA, C. V.. A integração entre contexto histórico e ensino. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Linguagem: Comunicação e Sociedade. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2008, v. 1, p. 63-66.

6.
PITOMBEIRA, C. V.. As tendências pedagógicas em perspectiva histórica. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Linguagem: Comunicação e Sociedade. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2008, v. 1, p. 67-70.

7.
PITOMBEIRA, C. V.. Refletindo sobre a prática docente. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Linguagem: Comunicação e Sociedade. 1ed.s: Editora Metodista, 2008, v. 1, p. 79-82.

8.
PITOMBEIRA, C. V.. Formação de professores e novas concepções de ensino. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Linguagem: Comunicação e Sociedade. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2008, v. 1, p. 83-86.

9.
PITOMBEIRA, C. V.. O professor e a alfabetização tecnológica. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Linguagem e Interpretação. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2008, v. 1, p. 48-52.

10.
PITOMBEIRA, C. V.. O papel do professor e do aluno em face as novas tecnologia. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Linguagem e Interpretação. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2008, v. 1, p. 53-56.

11.
PITOMBEIRA, C. V.. A interação no ensino mediado pelo computador. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Linguagem e Interpretação. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2008, v. 1, p. 57-60.

12.
PITOMBEIRA, C. V.. Ensino online e presencial. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Linguagem e Interpretação. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2008, v. 1, p. 61-64.

13.
PITOMBEIRA, C. V.. Abordagem Reflexiva e Integradora - Eixo II. In: Cátia Veneziano Pitombeira. (Org.). Letras: Português - Espanhol. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2007, v. 1, p. 51-54.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PITOMBEIRA, C. V.; DELFINO, M. C. N. . DIÁLOGOS: LINGUÍSTICA DE CORPUS E COMPLEXIDADE NO ENSINO DE LE COM LETRAS DE MÚSICA. In: III CBTecLE, 2016, São Paulo. Anais do III CBTecLE, 2016. v. 1. p. 239-253.

2.
PITOMBEIRA, C. V.; PAZETTI, J. A. T. ; CARDOSO, S. O. S. . A trajetória do EAD no Brasil e novas possibilidades para o design instrucional sob a perspectiva Complexa. In: 21o CIAED Congresso Internacional de Educação a Distância, 2015, Bento Gonçalves. 21o CIAED Congresso Internacional de Educação a Distância, 2015.

3.
PITOMBEIRA, C. V.. A presença de ensino no chat pedagógico. In: IX Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação - CELACOM 2005, 2005, São Bernado do Campo. Celacom ... Endicom (UMESP). São Bernardo do Campo: Metodista e Cátedra UNESCO-UMESP, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PITOMBEIRA, C. V.. A formação tecnológica no fórum de discussão vista sob a lente da abordagem hermenêutico-fenomenológica. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Language and literature in the age of technology, 2012.

2.
PITOMBEIRA, C. V.. A complexidade iluminando a elaboração de material didático no moodle: um relato de experiência. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011.

3.
PITOMBEIRA, C. V.. O processo de criação de uma tarefa a distância, sob a perspectiva da complexidade, para um curso de língua para fins específicos. In: 18o. InPla, 2011, São Paulo. 18o. InPla, 2011.

4.
PITOMBEIRA, C. V.. A lente da complexidade para um olhar sobre a formação tecnólogica de professores. In: 18o. InPla, 2011, São Paulo. 18o. InPla, 2011.

5.
PITOMBEIRA, C. V.. O design de material didático em ambiente virtual de aprendizagem à luz da teoria da complexidade. In: 14o. Congresso de Iniciação e produção científica da Metodista, 2011, São Bernardo do Campo. 14o. Congresso de Iniciação e produção científica da Metodista, 2011.

6.
PITOMBEIRA, C. V.; FURLIN, M. . Modalidades em diálogo: ensino presencial e a distância à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica. In: III CLAFPL, 2010, Taubaté. III Congresso Latino-amerciano de Fromação de professores de línguas. Taubaté- SP: Editora Casa Cultura, 2010. v. 1. p. 1-368.

7.
PITOMBEIRA, C. V.. A formação tecnológica do profissional da área de Letras sob a perspectiva da teoria da complexidade. In: 13o. Congresso Metodista de Iniciação e produção científica, 2010, São Bernardo do Campo. 13o. Congresso Metodista de Iniciação e produção científica, 2010.

8.
PITOMBEIRA, C. V.. Reflexões e possibilidades para o desenho de curso: contribuições da teoria da complexidade. In: 13o. Congresso Metodista de Iniciação e produção científica, 2010, São Bernardo do Campo. 13o. Congresso Metodista de Iniciação e produção científica, 2010.

9.
PITOMBEIRA, C. V.. A formação tecnológica do profissional da área de Letras sob a perspectiva da teoria da complexidade. In: 13ª Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica, 2010, São Bernardo do Campo. 13o. Comgresso Metodista, 2010.

10.
PITOMBEIRA, C. V.. Análise de conteúdo do chat pedagógico de um curso de inglês via Internet. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística / I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (SILEL), 2006, Uberlândia. Resumos. Uberlândia, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Práticas translingues e a emergência do professor de línguas: necessidades, rupturas e formação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PITOMBEIRA, C. V.. O gênero resumo em inglês: uma oficina sob a perspectiva da complexidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PITOMBEIRA, C. V.. A formação tecnológica no curso de licenciatura a distância: A complexidade emergente no desenho de curso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PITOMBEIRA, C. V.; PAZETTI, J. A. T. . A trajetória do EAD no Brasil e novas possibilidades para o design instrucional sob a perspectiva Complexa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PITOMBEIRA, C. V.. Tecnologias no ensino de língua inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
STELLA, P.R. ; PITOMBEIRA, C. V. . .Dialogando com o ensino e aprendizagem de línguas: questões, reflexões e avanços. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PITOMBEIRA, C. V.. Era da informação: necessidades e rupturas sob a perspectiva do pensamento Complexo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PITOMBEIRA, C. V.. Traços da Complexidade na interpretação do fenômeno a formação tecnológica no curso de Letras a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PITOMBEIRA, C. V.. An online workshop on English for Specific Purpose from the complexity perspective. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PITOMBEIRA, C. V.. Uma oficina online de Inglês Instrumental sob a lente da complexidade:relato de uma professora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
PITOMBEIRA, C. V.. A formação tecnológica no fórum de discussão vista sob a lente da abordagem hermenêutico-fenomenológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PITOMBEIRA, C. V.. Formação tecnológica: possibilidades complexas no fórum de discussão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PITOMBEIRA, C. V.. O design de material didático em ambiente virutal de aprendizagem à luz da teoria da Complexidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PITOMBEIRA, C. V.. A Complexidade iluminando a elaboração de material didático no moodle: um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PITOMBEIRA, C. V.; Oliveira, G. . A lente da complexidade para um olhar sobre a formação tecnológica de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PITOMBEIRA, C. V.. Formação tecnológica de professores: a Complexidade e a mudança de pensamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PITOMBEIRA, C. V.; FREIRE, M. M. ; Oliveira, G. ; Maria Eugênia D'Espósito . Tematização do fenômeno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BAHIA, N. P. ; PERROTTI, E. M. B. ; PITOMBEIRA, C. V. . Disciplinas semipresenciais e cursos de graduação a distância: avaliação da implantação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PITOMBEIRA, C. V.. Análise de conteúdo do chat pedagógico de um curso em inglês via internet. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
PITOMBEIRA, C. V.. A presença de ensino no chat pedagógico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
PITOMBEIRA, C. V.. Afinal, o que é inglês instrumental?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
PITOMBEIRA, C. V.. Marcas de ensino no chat. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
PITOMBEIRA, C. V.. Concepções e práticas do inglês instrumental e da internet na sala de aula. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
PITOMBEIRA, C. V.. Caracterização da presença de ensino de língua estrangeira em chat pedagógico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
PITOMBEIRA, C. V.. A utilização do computador e a noção de gênero e tarefa na atuação do professor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
PITOMBEIRA, C. V.. Novas tecnologias e o ensino da língua inglesa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PITOMBEIRA, C. V.. Língua inglesa e a educação a distância. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PITOMBEIRA, C. V.. Projetos no ensino de LE. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PITOMBEIRA, C. V.; Maria Eugênia D'Espósito . Caderno de Resumo do I Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica 2009 (Caderno de Resumo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Parecer de resumos da AILA Associação Internacional de Linguística aplicada 2017. 2016.

2.
PITOMBEIRA, C. V.. Parecer sobre pesquisa de mestrado de funcionário para afastamento. 2016.

3.
PITOMBEIRA, C. V.; STELLA, P.R. ; FURLIN, M. . Projeto Pedagógico graduação em Letras: Língua Portuguesa. 2010.

4.
PITOMBEIRA, C. V.; STELLA, P.R. ; FURLIN, M. . Projeto Pedagógico graduação Letras: Língua Estrangeira - licenciatura. 2010.

5.
PITOMBEIRA, C. V.; Brezolin, A. ; STELLA, P.R. ; FURLIN, M. . Projeto Pedagógico graduação em Letras: Língua Estrangeira bacharelado tradutor. 2010.

6.
PITOMBEIRA, C. V.; MELO, A. P. ; PERROTTI, E. M. B. ; Brezolin, A. ; STELLA, P.R. . Projeto Pedagógico do curso de graduação em Letras:Português/Inglês. 2007.

7.
PITOMBEIRA, C. V.; Brezolin, A. ; STELLA, P.R. ; CARDOSO, M. C. ; PERROTTI, E. M. B. . Projeto pedagógico do curso de graduação em Letras: Tradutor e Intérprete em Inglês. 2007.

8.
PITOMBEIRA, C. V.; PELEGRINO, A. L. T. ; MELO, A. P. ; PERROTTI, E. M. B. ; CRUZES, K. A. ; FURLIN, M. . Projeto Pedagógico do curso de graduação a distância de Letras: Português- Espanhol. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Conteudista curso de Inglês online SENAC. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteudista curso de Inglês online SENAC).

2.
PITOMBEIRA, C. V.. Docência em EAD - oficina de Inglês Instrumental do Programa de Inclusão Pedagógica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PITOMBEIRA, C. V.. Elaboração de contéudo EAD da oficina de Inglês Instrumental do Programa de Inclusão Pedagógica. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina de Inglês Instrumental - elaboração de conteúdos EAD).

4.
PITOMBEIRA, C. V.. Oficina de Inglês Instrumental - Programa de Inclusão Pedagógica da Universidade Metodista. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PITOMBEIRA, C. V.. Oficina de Inglês Instrumental EAD no Programa de Inclusão Pedagógica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PITOMBEIRA, C. V.. Elaboração conteúdos EAD da Oficina de Inglês Instrumental no Programa de Inclusão Pedagógica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina de Inglês Instrumental - elaboração de conteúdos EAD).

7.
PITOMBEIRA, C. V.. Oficina de inglês instrumental a distância e presencial-Programa de Inclusão Pedagógica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PITOMBEIRA, C. V.. Oficina de Inglês Instrumental a distância e presencial - Programa de Inclusão Pedagógica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PITOMBEIRA, C. V.. oficina a distância e presencial de inglês instrumental. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina presencial e a distância).

10.
FREIRE, M. M. ; PITOMBEIRA, C. V. ; Maria Eugênia D'Espósito ; FURLIN, M. ; Juliana Belmonte . Grupo de Estudos:A formação de professores na/para a sociedade em processo de digitalização, sob um enfoque hermenêutico-fenomenológico. 2009. (Grupo de Estudos).

11.
PITOMBEIRA, C. V.. Oficina Inglês instrumental a distância e presencial-Programa de Inclusão Pedagógica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
PITOMBEIRA, C. V.. Avaliação e produção de material didático em contextos digitais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
PITOMBEIRA, C. V.. Inglês instrumental a distância. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - oficina a distância).

14.
GUIMARÃES, L.S.R. ; AZEVEDO, A. ; PITOMBEIRA, C. V. . I Relatório de Avaliação Institucional EAD. 2007. (membro docente na Comissão Setorial de Educação a Distância).

15.
PITOMBEIRA, C. V.. Guia de Percurso do curso de graduação em Letras:Português/espanhol a distância. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Percurso).

16.
PITOMBEIRA, C. V.. O inglês para fins específicos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
PITOMBEIRA, C. V.. Equipe de revisão de textos do 7º Congresso de Produção Científica e 6º seminário de Extensão da Universidade Metodista de São Paulo.. 2004. (Equipe de revisão de textos).

18.
PITOMBEIRA, C. V.. Business letters online. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de curso de redação de cartas comerciais online).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância Letras Português/Espanhol. 2011 (Teleaula).

2.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância Letras Português/Espanhol. 2011 (Teleaula).

3.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância Letras Português/Espanhol. 2011 (Teleaula).

4.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância Letras Português/Espanhol. 2011 (Teleaula).

5.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula Graduação a distância em Letras: Português/ Espanhol. 2010.

6.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula Graduação a distância em Letras: Português/ Espanhol. 2010.

7.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em letras Português/Espanhol. 2010 (Teleaula).

8.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância Letras Português/Espanhol. 2010 (Teleaula).

9.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula Graduação a distância em Letras: Português/Espanhol. 2009.

10.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula Graduação a distância em Letras: Português/Espanhol. 2009.

11.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula Graduação a distância em Letras: Português/Espanhol. 2009.

12.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula Graduação a distância em Letras: Português/ Espanhol. 2009.

13.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em Letras: Português/ Espanhol. 2009.

14.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula Graduação a distância em Letras: Português/Espanhol. 2009.

15.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em Letras: português/espanhol. 2008.

16.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em Letras: português/espanhol. 2008.

17.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em Letras: português/espanhol. 2008.

18.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em Letras: português/espanhol. 2008.

19.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em Letras: português/espanhol. 2007.

20.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em Letras: português/espanhol. 2007.

21.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em Letras: português/espanhol. 2007.

22.
PITOMBEIRA, C. V.. Teleaula graduação a distância em Letras: português/espanhol. 2006.

Demais trabalhos
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Interpretação concomitante apresentação proposta pedagógica Colégio Metodista. 2010 (Interpretação Concomitante) .

2.
PITOMBEIRA, C. V.. Interpretação Simultânea Semana de Estudos em Tecnologia da Informação: Cisco Networking Academy Products and Packet Tracer. 2009 (Interpretação Simultânea) .

3.
PITOMBEIRA, C. V.. Interpretação Simultânea VI Encontro EAD Metodista Mobile Learning. 2009 (Interpretação Simultânea) .

4.
PITOMBEIRA, C. V.. Business Letters. 2001 (curso online de redação de cartas em Inglês) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
STELLA, P.R.; PEREIRA, A. S.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Fábio Rodrigues dos Santos. Um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina Libras no curso de licenciatura em Letras-Português de uma instituição superior pública de Alagoas.. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
ROCHA, C. H.; LIMA, E. L. A.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Natasha Guimarães Konopczyk Maluf farhat. Um estudo exploratório e propositivo sobre avaliação de aplicativos móveis para aprendizagem de línguas. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
STELLA, P. R.; PEREIRA, A. S.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Juliana Patrícia Nunes Costa. Práticas de viéscomunicativo em uma sala de aula: reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental público. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Teses de doutorado
1.
ROCHA, C. H.; PITOMBEIRA, C. V.; KADRI, M. S. E.; FIDELIS, A. C. E. S.; PEDRO, J. S.. Participação em banca de Karina Aparecida Vicentin. Carta para um amor que vai embora ou que vai fazer história?: narrativa de uma professora-formadora do ensino e aprendizagem de línguas, das tecnologias educacionais e das instâncias de apropriação.. 2018. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
ROCHA, C. H.; PITOMBEIRA, C. V.; BRAGA, D. B.. Participação em banca de Karina Aparecida Vicentin. Tecnologias digitais e móveis e ensino de línguas estrangeiras. 2017 - Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP.

Qualificações de Mestrado
1.
STELLA, P.R.; PEREIRA, A. S.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Josenildo Farias Neto. Reflexões sobre a prática docente e o ensino de língua estrangeira.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VILLANI, L.; REIS, D. S. M.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Antony Aguadio Gabarron, Julio Concolino, Paula Vergine.Foodeasy: un sistema de compartilhamento de receitas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande.

2.
PITOMBEIRA, C. V.; CURY, R.; Juliana Belmonte; MENDES, F. B.. Participação em banca de Christian G. Nogueira, Bruno J. Canuto, Victor H Ferreira.Avatar.me: o jogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande.

3.
ROCHA, C. H.; LIMA, E. A.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de José Stênio Costa de Carvalho.Análise dos gêneros discursivos presentes em jogos eletrônicos e do seu potencial educativo para língua estrangeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP.

4.
DIAS, J.; MENDES, F. B.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Fábio Henrique Cabral, Gustavo Gomes do Prado, Magno Assis.Sistema de interação para usuários de esportes eletrônicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande.

5.
MENDES, F. B.; PITOMBEIRA, C. V.; LABANCA, P.. Participação em banca de Arthur Blanco, Felipe Carvalho, Peterson Petravicius.Nice2meet: Aplicação de guia para pontos turístcos e históricos da baixada santista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande.

6.
VILLANI, L.; CANDIDO, P. R. T.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de JOICE FOGAÇA DE SOUZA DOS SANTOS.A utilização do desenvolvimento guiado a teste para ter um código limpo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande.

7.
PITOMBEIRA, C. V.; NASCIMENTO, V. E. S.; PAZETTI, J. A. T.. Participação em banca de MARIENE SANTOS SILVA; GABRIEL MARQUES XAVIER e MURILO EDUAR.Integra - FATEC: a rede social Fatecana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande.

8.
GOMES, J. C.; SOUZA, V. E.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Daniel Sunao Nonaka, Luis Vinicius Vertoni e Arthur Ribeiro.Plano de negócios: Ecofast. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - FATEC Praia Grande.

9.
NASCIMENTO, V. E. S.; SOLER, C. A.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Ricardo Neves Costa de Santana.Café solúvel no mercado internacional: desafios e oportunidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

10.
DIEGUES, U. C. C.; COELHO, F. P.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Gabriel Calegario Vieira.A importância das línguas estrangeiras na aplicação das terminologias específicas de Comércio Exterior. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

11.
CURY, R.; CRUZ, S. L. B.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Patricia Lopes Rodrigues de Oliveira.Gestão empreendedora e inovações estratégicas no âmbito internacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

12.
CURY, R.; CARDOSO, S. O. S.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Daisy Maria da Silva.Os impactos socioecon6omicos da importação de roupas femininas fabricadas na china para o mercado produtor brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

13.
PITOMBEIRA, C. V.; ACCIOLLY, R. C.; FERREIRA, R. N.. Participação em banca de Jaconis Dias.Marketing digital - propaganda direcionada, desenvolvimento de sistemas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande.

14.
PITOMBEIRA, C. V.; ACCIOLLY, R. C.; CANDIDO, P. R. T.. Participação em banca de Kelly Cristina Ferreira Alcantara.Sistema ERP: Estudo de caso de implementação.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande.

15.
PITOMBEIRA, C. V.; CARDOSO, M. C.; CARDOSO, S. O. S.. Participação em banca de Giovanni Zanatta.Estudo dos fatores que influenciam o crescimento das importaçòes de jogos eletrônicos no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

16.
Marcondes, L. N. L.; RABADAN, A. O.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Camila Lisoni Lira.RECOF - a solução para simplificação das exportações brasileiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

17.
PITOMBEIRA, C. V.; SANTOS, F.R.; PAZETTI, J. A.. Participação em banca de Sandra Regina Lupe Feliciano.Empreendedorismo: iniciando um pequeno negócio na Praia Grande. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Praia Grande.

18.
NERY, R. C.; DIEGUES, U. C. C.; PITOMBEIRA, C. V.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Nathalia Andrade Spinelli.A modernização do Porto de Santos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

19.
GIACHETTI, E. R.; PITOMBEIRA, C. V.; CRUZ, S. L. B.. Participação em banca de Natalia Varela Beserra.A importância das certificações ambientais para a indústria brasileira de papel e celulose no mercado internacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

20.
MARCONDES, N. R.; PITOMBEIRA, C. V.; PAIVA, L. S.. Participação em banca de Mario Pereira de Alvarenga.A importação de lixo par ao Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

21.
GOMES, J. C.; SA, F. P.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Elizabete Chida de Lima.A mão de obra portuária avulsa e seus impactos nas exportações brasileiras: um estudo no porto de Santos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

22.
DIEGUES, U. C. C.; RABADAN, A. O.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Débora de Rezende Pereira.Língua Inglesa: a língua franca do Comércio Exterior?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - FATEC Praia Grande.

23.
Brezolin, A.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de André Luiz B. Bonughi.Naturalidade na tradução: análise das legendas em Português do filme Forrest Gump. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Tradutor e Intérprete em Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

24.
Brezolin, A.; FURLIN, M.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Katia Frittoli e Ivete Araújo.Dois para um: um estudo comparativo entre dois pares de sinônimos em inglês com apenas um equivalente em português.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Tradutor e Intérprete em Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

25.
Juliana Belmonte; SZABO, L.C.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Denise Basile Binhardi, Jonyane A. Arújo e Juliana Ortega.Diferenças na linguagem dos jovens de classe social média alta e média baixa da região de Santo André. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

26.
PITOMBEIRA, C. V.; SZABO, L.C.; Juliana Belmonte. Participação em banca de Ana Cristina C de Araújo.A redação jornalística na Folha de São Paulo e no O Estado de São Paulo: considerações sobre a qualidade dos textos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

27.
SZABO, L.C.; SILVA, S.P.; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Vinícius Santos Silva.Representação dos vampiros nas obras de Drácula, Entrevista com o vampiro e Crepúsculo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

28.
PITOMBEIRA, C. V.; SZABO, L.C.. Participação em banca de Claudia de Lima Beligoli, Sabrina Rodrigues de Melo.Relações de poder: Emília/ Narizinho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

29.
PITOMBEIRA, C. V.; SZABO, L.C.. Participação em banca de Mayara Evangelista Siqueira.Sexualidade em contos de fada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

30.
PITOMBEIRA, C. V.; SZABO, L.C.. Participação em banca de Adriane V. del Russo.Inglês Instrumental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

31.
PITOMBEIRA, C. V.; SZABO, L.C.. Participação em banca de Angelo Ardanuy.Dialogismo e ethos dentro do discurso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

32.
PITOMBEIRA, C. V.; SZABO, L.C.. Participação em banca de Ana Paula de Farias, André Luis dos Santos, Caroline Guraris.Representação do mundo da moda nos textos e imagens da revista Vogue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

33.
PITOMBEIRA, C. V.; SZABO, L.C.. Participação em banca de Oséias Mendes de Oliveira.Análise do Salmo 37 à luz da linguística textual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

34.
Alessandra Maria de Oliveira; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Alessandra M de Oliveira, Cristina Freitas e Elaine Santos.Dificuldades de aprendizagem do ensino na Fundação Casa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Espanhol a distância) - Universidade Metodista de São Paulo.

35.
Bianca Gaudêncio Capato; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Bianca Gaudêncio Capato.Mãoes e olhos que clamam pela liberdade de uma educação inclusiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Espanhol a distância) - Universidade Metodista de São Paulo.

36.
Isabel Fernandes El Kadri; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Isabel Fernandes El Kadri.A literatura de cordel: enquanto ferramenta paradidática, na alfabetização e aprendizagem de alunos, nos ensinos fundamental e médio na cidade de São Paulo.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Espanhol a distância) - Universidade Metodista de São Paulo.

37.
Luciana Pereira Franco; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Luciana Pereira Franco.O estudo dos heterôsemânticos e heterogênicos como facilitador do aprendizado de espanhol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Espanhol a distância) - Universidade Metodista de São Paulo.

38.
Marcelo Donizete da Silva; PITOMBEIRA, C. V.. Participação em banca de Marcelo Donizete da Silva.Estudo sobre a proximidade entre a língua portuguesa e espanhola e a interferência dos heterossemânticos na aprendizagem da língua estrangeira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português/Espanhol a distância) - Universidade Metodista de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES, J. M.; ROSA, S. S.; PITOMBEIRA, C. V.. Banca seleção docente graduação em Tradução e Interpretação Universidade Católica de Santos. 2012. Universidade Católica de Santos.

Avaliação de cursos
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Parecerista área de Letras, Tradução e Interpretação avaliação cursos superiores Guia do Estudante 2011. 2010.

Outras participações
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Membro da Comissão de Avaliação do 5o. Concurso de Redação da FATEC Praia Grande. 2016. FATEC Praia Grande.

2.
PITOMBEIRA, C. V.; AMARANTE, M. F. S.; AZZARI, E. F.. Comissão julgadora na categoria Poesia e mini-conto em Língua Inglesa. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21o Inpla. Formação tecnológica de professores de línguas sob lentes complexas na hipermodernidade. 2018. (Congresso).

2.
21o Inpla.A prática docente no Ensino Superior Tecnológico: (des)territorializações do ensino de língua-cultura inglesa. 2018. (Simpósio).

3.
18o.Congresso Munidal de Linguística Aplicada da AILA. A complexidade emergente no desenho de curso de licenciatura a distância: caminhos da formação tecnológica. 2017. (Congresso).

4.
4a. Jornada da Educação, linguagem e tecnologia JELT. 2017. (Outra).

5.
XII Encontro de Letras da Faculdade de São Bernardo do Campo.Multiletramentos: perspectiva pluralista e crítica para o ensino de línguas. 2017. (Encontro).

6.
III CBTecle. Diálogos: Linguística de corpus e complexidade no ensino de LE com letras de música. 2016. (Congresso).

7.
Semana de Tecnologia da FATEC Praia Grande.Oficina de artigos científicos. 2016. (Oficina).

8.
VIII Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade.A formação tecnológica na licenciatura a distância e a complexidade emergente no desenho de curso. 2016. (Encontro).

9.
20º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. A formação tecnológica no curso de licenciatura a distância: A complexidade emergente no desenho de curso.. 2015. (Congresso).

10.
20º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Dialogando com o ensino e aprendizagem de línguas: questões, reflexões e avanços. 2015. (Simpósio).

11.
21o Congresso Internacional ABED de Ensino a Distância. A trajetória do EAD no Brasil e novas possibilidades para o design instrucional sob a perspectiva Complexa. 2015. (Congresso).

12.
II Congresso de Ensino de Língua Inglesa da PUC Campinas. Tecnologias no ensino de língua inglesa. 2015. (Congresso).

13.
LinFE 2015. O gênero resumo em inglês: uma oficina sob a perspectiva da complexidade. 2015. (Congresso).

14.
Usando corpus na sala de aula Linfe 2015. 2015. (Oficina).

15.
VI EPA Encontro de Profissionais e Alunos Faculdade de São Bernardo do Campmpo.Era da informação: necessidades e rupturas sob a perspectiva do pensamento Complexo. 2015. (Encontro).

16.
XI CBLA. Práticas translingues e a emergência do professor de línguas: necessidades, rupturas e formação. 2015. (Congresso).

17.
AILA World Congress 2014. An online workshop on English for Specific Purpose from the complexity perspective. 2014. (Congresso).

18.
IV Congresso internacional da ABRAPUI. Traços da Complexidade na interpretação do fenômeno a formação tecnológica no curso de Letras a distância. 2014. (Congresso).

19.
PROGRAMA PERMANENTE DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA -ENCONTRO PEDAGÓGICO DAS LICENCIATURAS DA PUC-CAMPINAS. 2014. (Outra).

20.
PROGRAMA PERMANENTE DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA - LIDERANÇA E AUTORIDADE DO PROFESSOR NA SALA DE AULA. 2014. (Outra).

21.
19o. InPLA e 5o.SIL.Uma oficina online de Inglês Instrumental sob a lente da complexidde:relato de uma professora. 2013. (Simpósio).

22.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. A formação tecnológica no fórum de discussão vista sob a lente da abordagem hermenêutico-fenomenológica. 2012. (Congresso).

23.
IV Encontro de pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica.Formação tecnológica: possibilidades complexas no fórum de discussão. 2012. (Encontro).

24.
14o. Congresso Científico da Universidade Metodista. O design de material didático em ambiente virtual de aprendizagem à luz da teoria da Complexidade. 2011. (Congresso).

25.
18o. INPLA. A lente da complexidade para um olhar sobre a formação tecnológica de professores. 2011. (Congresso).

26.
III Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. 2011. (Encontro).

27.
IX CBLA Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. A complexidade iluminando a elaboração de material didático no moodle: um relato de experiência. 2011. (Congresso).

28.
XXVII JELI.Formação tecnológica de professores: a Complexidade e a mudança de pensamento. 2011. (Outra).

29.
XXV Spring Conference - Apliesp. 2011. (Encontro).

30.
13ª Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica. A formação tecnológica do profissional da área de Letras sob a perspectiva da teoria da complexidade. 2010. (Congresso).

31.
13ª Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica. Reflexões e possibilidades para o desenho de curso: contribuições da teoria da complexidade. 2010. (Congresso).

32.
1a.Mostra de trabalhos discentes mediados por TICs - UNIBAN.Um olhar complexo para a formação tecnológica de professores. 2010. (Outra).

33.
Capacitação para professores de Língua Portuguesa de escolas da rede púbida do Estado de São Paulo - Projeto Jovem de Futuro..Workshop de novas práticas docentes a partir das reflexões acerca de resultados de instrumentos de avaliação na escola da rede pública. 2010. (Oficina).

34.
Capacitação para professores do ensino fundamental e médio da E.E. Washington Alves Natel.Reflexões sobre a língua Portuguesa para professores da área de Humanas. 2010. (Outra).

35.
Curso A Pedagogia do Oprimido - 6h. 2010. (Outra).

36.
I Encontro de Profissionais e Alunos na Faculdade de São Bernardo do Campo.Reflexões: Possibilidades e contribuições do ensino a distância para o profissional do século XXI. 2010. (Encontro).

37.
II Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica.Tematização do fenômeno. 2010. (Encontro).

38.
III CLAFPL. Modalidades em diálogo: ensino presencial e a dist6ancia à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica. 2010. (Congresso).

39.
I Jornada sobre ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. 2010. (Outra).

40.
I Jornada sobre ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais - USP - 10 horas. 2010. (Outra).

41.
I Semana de Educação em Direitos Humanos. 2010. (Outra).

42.
Panorama do ensino superior e avaliação: avanços e fragilidades. 2010. (Outra).

43.
17o Inpla - Intercâmbio em Pesquisa de Linguística Aplicada. 2009. (Congresso).

44.
1o.Fórum do Projeto Metodista Sustentável. 2009. (Outra).

45.
BANDPRO 2009 - Bandeirantes nas profissões.O profissional da área de letras. 2009. (Encontro).

46.
Dia mais Cidadania: A Billings vive com você. 2009. (Outra).

47.
ENADE - palestra para cursos de graduação tecnológica.ENADE. 2009. (Outra).

48.
I ENCONTRO DE PESQUISADORES DA ABORDAGEM HERMENÊUTICA-FENOMENOLÓGICA: BUSCANDO INTERLOCUÇÕES. 2009. (Encontro).

49.
IX Mostra de produção acadêmica, IV colóquio regional de pesquisa em educação, I encontro de ex-alunos do programa. 2009. (Encontro).

50.
Palestra: como fazer alunos lerem e gostarem de ler. 2009. (Outra).

51.
BANDPRO 2008 - Bandeirantes nas Profissões.Plantão de dúvidas curso de letras e tradutor e intérprete. 2008. (Outra).

52.
Curso CAPDOC TV avançado. 2008. (Outra).

53.
Curso intensivo de LIBRAS - módulo 1. 2008. (Outra).

54.
Curso SIGA do Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2008. (Oficina).

55.
Curso Técnicas para dinamizar Teleaula. 2008. (Outra).

56.
Ensino a distância: o processo de Bolonha e o novo modelo pedagógico da Universidade Aberta de Lisboa. 2008. (Encontro).

57.
Fórum EAD. 2008. (Outra).

58.
O novo perfil do aluno universitário. 2008. (Outra).

59.
Palestra de abertura: Questões didático-pedagógicas do programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2008. (Outra).

60.
Semana de Capacitação PROEAD. 2008. (Oficina).

61.
13o.Congresso Internacional de Educação a Distância. Disciplinas semipresenciais e cursos de graduação a distância: avaliação da implantação. 2007. (Congresso).

62.
Curso: Elaboração de aulas semipresenciais. 2007. (Oficina).

63.
Curso Novo SIGA. 2007. (Oficina).

64.
Feira Guia do Estudante 2007.A educação e o curso de letras: mercado de trabalho. 2007. (Outra).

65.
Grupo de estudos e pesquisas sobre Interdisciplinaridade e espiritualidade na Educação - INTERESPE. 2007. (Encontro).

66.
Oficina: A aventura pedagógica no Ensino Superior. 2007. (Oficina).

67.
Oficina: Práticas pedagógicas diferenciadas de ensino. 2007. (Oficina).

68.
X Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. Educação e EAD - o impacto da implantação das disciplinas semipresenciais e dos cursos de graduação EAD. 2007. (Congresso).

69.
XII ENAME- Encontro Nacional Metodista de Educadores. 2007. (Encontro).

70.
Curso: CAPDOC TV - extensão cultural. 2006. (Outra).

71.
Curso: Coordenação de curso em EAD. 2006. (Outra).

72.
I Fórum de Educação a Distância - desafios da EAD. 2006. (Outra).

73.
Jornada 2006 de Universidades e Profissões.Plantão de dúvidas sobre o profissional da área de Letras. 2006. (Encontro).

74.
Políticas de ensino superior no contexto da globalização. 2006. (Seminário).

75.
Seminário: O impacto da nova avaliação do MEC para o coordenador de curso. 2006. (Seminário).

76.
V Jornada Teenager de Universidades e Profissões.O mercado de trabalho para a área de letras. 2006. (Outra).

77.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - Linguagem e cultura: Intersecções.Análise de conteúdo do chat pedagógico de um curso em inglês via intenet. 2006. (Simpósio).

78.
1a Feira de Profissões do Colégio da Polícia Militar.O mercado de trabalho para o profissional da área de Letras. 2005. (Outra).

79.
4º EAD Encontro de educação a distância. 2005. (Encontro).

80.
Ações para a implantação da EAD nas instituições de ensino superior. 2005. (Outra).

81.
Credenciamento EAD - documentos a serem encaminhados ao MEC. 2005. (Seminário).

82.
Feira de Profissões do Colégio Cidade dos Meninos.O profissional da área de Letras. 2005. (Outra).

83.
Fórum Nacional de cursos seqüenciais. 2005. (Outra).

84.
II Workshop de Redação.A produção de texto. 2005. (Oficina).

85.
IV Encontro de Educação a distância da universidade Metodista de São Paulo. 2005. (Encontro).

86.
IX Celacom- Colóqui Internacional sobre a Escola Latino-americana de Comunicação.Apresença de ensino no chat pedagógico. 2005. (Outra).

87.
Tec Educ@tion 2005 - Congresso e exposição Internacional de Tecnologia Educacional. 2005. (Congresso).

88.
Workshop de Capacitação para EAD. 2005. (Outra).

89.
Semana de Letras Licenciaturas e Bacharelados.Afinal, o que é inglês instrumental?. 2004. (Outra).

90.
8a Aplicação do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros - CELPE-Bras.professora examinadora. 2003. (Outra).

91.
9a Aplicação do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros - CELPE-Bras.professora examinadora. 2003. (Outra).

92.
Criação e publicação de páginas WEB - curso de extensão cultural. 2003. (Outra).

93.
Criatividade e contextualização para cursos a distância - Curso de entensão cultural. 2003. (Outra).

94.
Curso Fundamentos da instrução centrada no professor. 2003. (Outra).

95.
Publicação de curso na WebCT - curso de extensão cultural. 2003. (Outra).

96.
6º Congresso de Produção Científica e 4º Seminário de Extensão. Caracterização da presença de ensino de língua estrangeira em chat pedagógico. 2002. (Congresso).

97.
I Seminário Interativo para professores da UMESP. 2002. (Seminário).

98.
V ENAPOL.Marcas de ensino no chat. 2002. (Encontro).

99.
XVIII JELI.A utilização do computador e a noção de gênero e tarefa na atuação do professor de inglês instrumental. 2002. (Outra).

100.
XVI Spring Conference.Concepções e práticas do inglês instrumental e da Internet na sala de aula. 2002. (Outra).

101.
Capacitação docente em educação a distância. 2001. (Oficina).

102.
Comissão ad hoc para a correção do exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros - CELPE-Bras.examinadora. 2001. (Outra).

103.
IV Jornada de Letras e V encontro de Tradução.Novas Tecnologias e o ensino de Língua Inglesa. 2001. (Encontro).

104.
V Encontro de Letras - Linguagem e cultura tecnológica.Língua inglesa e educação a distância. 2001. (Encontro).

105.
XVII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa.Projetos no ensino de LE. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Comissão Acadêmico-científica no IV JELT. 2017. (Outro).

2.
PITOMBEIRA, C. V.. Comissão organizadora 2a. Semana Cultural de Letras, Tradução e Interpretação. 2011. (Outro).

3.
PITOMBEIRA, C. V.; Juliana Belmonte . Exame Celpe-Bras 2011. 2011. (Outro).

4.
PITOMBEIRA, C. V.; FURLIN, M. ; Juliana Belmonte . Organização 5th ABC English Language Professionals Conference. 2011. (Outro).

5.
PITOMBEIRA, C. V.. XXV Spring Conference - Apliesp. 2011. (Outro).

6.
PITOMBEIRA, C. V.; Andréa da Silva Pereira . Semana Cultural de Letras, Tradução e Interpretação. 2010. (Outro).

7.
PITOMBEIRA, C. V.; Juliana Belmonte . Exame Celpe-Bras edição 2010 - 1o. sem. 2010. (Outro).

8.
PITOMBEIRA, C. V.. Comissão executiva I Semana de Educação em Direitos Humanos. 2010. (Outro).

9.
PITOMBEIRA, C. V.. 4th ABC English Language Professionals Conference. 2010. (Outro).

10.
PITOMBEIRA, C. V.; FREIRE, M. M. . Comissão Organizadora II Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. 2010. (Outro).

11.
PITOMBEIRA, C. V.. 5a. Semana Cultural da Faculdade de Humanidades e Direito - O livro digital:perspectivas para o profissional de pedagogia, letras e tradutor.. 2009. (Outro).

12.
PITOMBEIRA, C. V.; FURLIN, M. ; Juliana Belmonte . 3rd ABC English Language Professionals Conference. 2009. (Outro).

13.
PITOMBEIRA, C. V.. 4a Semana Cultural da FACEL. 2008. (Outro).

14.
PITOMBEIRA, C. V.; CARDOSO, M. C. . Oficina de Inglês Instrumental no programa de inclusão pedagógica - presencial. 2008. (Outro).

15.
PITOMBEIRA, C. V.; PERROTTI, E. M. B. . Oficina de leitura, produção e interpretação de textos em língua portuguesa no programa de inclusão pedagógica. 2008. (Outro).

16.
PITOMBEIRA, C. V.. Oficina de Inglês Instrumental no programa de inclusão pedagógica - a distância. 2008. (Outro).

17.
PITOMBEIRA, C. V.; FURLIN, M. . 2nd ABC English Language Professionals Conference. 2008. (Outro).

18.
PITOMBEIRA, C. V.. 3a Semana Cultural da FACEL. 2007. (Outro).

19.
PITOMBEIRA, C. V.; FURLIN, M. . 1st ABC English Language Professionals Conference. 2007. (Outro).

20.
PITOMBEIRA, C. V.. X Congresso de Iniciação e Produção científica e IX Seminário de extensão da Metodista. 2007. (Congresso).

21.
PITOMBEIRA, C. V.. 2a Semana Cultural da FACEL. 2006. (Outro).

22.
PITOMBEIRA, C. V.. 9o Congresso de Iniciação e Produção científica e 8o Seminário de extensão da Metodista. 2006. (Congresso).

23.
PITOMBEIRA, C. V.. 8º Congresso de Iniciação e produção Científica & 7º Seminário de Extensão. 2005. (Congresso).

24.
PITOMBEIRA, C. V.. Semana Cultural FACEL. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Kleber Aparecido Sanches. Implicatura conversacional e denúncia social no curta metragem "Ilha das Flores".. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Português: língua e literatura) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

2.
Ione Sampaio Briselli. Alegorias do sagrado e profano na obra de Lucíola. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Português: língua e literatura) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

3.
Bruna Bartolo. Marta, Noci, Jezibel e Dordalmea: A representação feminina em "antes de nascer o mundo".. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Português: língua e literatura) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

4.
Paulo Sergio Barreda Placencia. A importância e o processo da comunicação não verbal no aprendizado de uma língua estrangeira. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Português: língua e literatura) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

5.
Dennis Ribeiro Tura. As mudanças de papéis em ensino a distância. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua inglesa) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

6.
Francélia Regina Siqueira. Literatura feminina: análise comparativa de três contos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Português: língua e literatura) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Christian G. Nogueira, Bruno J. Canuto, Victor H Ferreira. Avatar.me: o jogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

2.
MARIENE SANTOS SILVA; GABRIEL MARQUES XAVIER e MURILO EDUAR. Integra - FATEC: a rede social Fatecana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

3.
Glenda Souza da Silva. Jogos digitais na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

4.
VICTOR AUGUSTO BORGES DE GIOVANNI. A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas) - FATEC Praia Grande. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

Orientações de outra natureza
1.
Juliana Scarpelli. Orientação de monitores da oficina de Inglês Instrumental do Programa de Inclusão Pedagógica EAD. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

2.
Jane Madona Sangiacomo. Versão português-inglês do site da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras Tradutor e Intérprete) - Universidade Metodista. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

3.
Camila Santiago outros alunos do curso. Monitoria da Oficina de Inglês Instrumental no Programa de Inclusão Pedagógica. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

4.
alunos dos cursos de letras e tradutor. Oficina de Inglês Instrumental presencial e a distância no programa de inclusão pedagógica da Universidade Metodista. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

5.
alunos do curso de letras e tradutor. Oficina de Inglês Instrumental presencial e a distância no programa de inclusão pedagógica presencial e a distância da Universidade Metodista. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras: Tradutor e Intérprete em Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.

6.
Alunos de colégio e cursinho - pré-vestibulandos. II workshop de redação. 2005. Orientação de outra natureza - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Cátia Veneziano Pitombeira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PITOMBEIRA, C. V.. Traços da Complexidade na interpretação do fenômeno a formação tecnológica no curso de Letras a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PITOMBEIRA, C. V.. Práticas translingues e a emergência do professor de línguas: necessidades, rupturas e formação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PITOMBEIRA, C. V.. O gênero resumo em inglês: uma oficina sob a perspectiva da complexidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PITOMBEIRA, C. V.. A formação tecnológica no curso de licenciatura a distância: A complexidade emergente no desenho de curso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PITOMBEIRA, C. V.; PAZETTI, J. A. T. . A trajetória do EAD no Brasil e novas possibilidades para o design instrucional sob a perspectiva Complexa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PITOMBEIRA, C. V.. Tecnologias no ensino de língua inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
STELLA, P.R. ; PITOMBEIRA, C. V. . .Dialogando com o ensino e aprendizagem de línguas: questões, reflexões e avanços. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
PITOMBEIRA, C. V.. Era da informação: necessidades e rupturas sob a perspectiva do pensamento Complexo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Projeto Inglês Online premiado como Iniciativa de Sucesso no Learning & Performance Brasil 2013 (atuaei como coordenadora geral de tutoria)
Aprovada no concurso para docente na Universidade Estadual de Goiás - Diário oficial/GO no.20.890 de 30 de junho de 2010 e nomeada em setembro de 2010.
Participação no Grupo de Estudos da Abordagem Hermenêutica- Fenomenológica na Linguística Aplicada da PUC-SP coordenado pela prof. Dra. Maximina Maria Freire de janeiro a setembro de 2010 quando torna-se um grupo de pesquisa - GPeAHF (www.gpeahf.com.br). 
Membro da APLIESP - Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo - 2a. diretora Social 2011 a 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:26:57