Karlene do Socorro da Rocha Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3457291450756752
  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP, com pesquisa voltada para o estudo do gênero homepage em contexto educacional. É professora do Departamento de Português da PUC-SP, onde ministra disciplinas presenciais, semipresenciais e a distância em cursos de graduação, extensão e especialização É também professora na Escola Superior de Engenharia e Gestão - ESEG, onde ministra disciplina presencial em cursos de graduação, que visa ao aprimoramento da comunicação empresarial. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa para fins específicos, interação, discurso eletrônico, educação a distância via Internet, gêneros textuais digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karlene do Socorro da Rocha Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, K. S. R.;CAMPOS, Karlene do Socorro Rocha

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Português.
Rua Monte Alegre, 984
Perdizes
05014901 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36708217


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Gênero digital homepage em educação online: uma análise sociorretórica bidimensional, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Mercedes Fátima de Canha Crescitelli.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (bolsa dissídio), PUC/SP, Brasil.
Palavras-chave: Gênero textual digital; Homepage; Análise bidimensional de gênero digital; Educação online.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação a distância.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2004
Mestrado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Cursos de língua portuguesa a distância: a interação em foco,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Sueli Cristina Marquesi.
Palavras-chave: Língua Portuguesa; Educação a distância; Interação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1995 - 1999
Graduação em Letras - Português/Inglês.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Oficina de Metodologias Ativas no Ensino/Aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2015 - 2015
Genres and the Internet. (Carga horária: 3h).
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, VIII SIGET, Brasil.
2014 - 2014
Implantação da Sala de Aula Invertida no Ensino Superior. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Formação para Tutoria em projeto form. professores. (Carga horária: 20h).
Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
2011 - 2011
Formação para Tutoria em projeto form. professores. (Carga horária: 16h).
Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
2011 - 2011
II Colóquio Internacional Brasil-Portugal: Mobilidade, Educação e Tecnologi. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
Oficina - A Arte de Escrever - oferecida no 9o Congresso Brasileiro de LP. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1998 - 1998
O Ensino de Gramática em uma Perspectiva Textual Interativa. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1998 - 1998
Questões Linguísticas e Pedagógicas para o Ensino de Português como LE. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente mestre

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino

Atividades

12/2016 - Atual
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Graduação, .

Serviço realizado
Assessora do NATED - Núcleo Assessor de Tecnologias Educacionais.
08/2010 - Atual
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
- Estudo de gêneros textuais em diferentes práticas sociais
- Produção textual - fundamentos e ensino
08/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Português.

08/2006 - Atual
Ensino, Diversos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
- Formação de Professores no/para o Contexto Digital
- Língua Portuguesa para fins específicos
- Língua Portuguesa para o curso de Letras
- Novas Tecnologias em Educação
- Projetos Pedagógicos de Gêneros Midiáticos
- Tecnologias Digitais
08/2006 - Atual
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Docência no curso Atualização Gramatical (presencial e a distância).
12/2015 - 11/2016
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Educação Continuada, .

Serviço realizado
Membro do Grupo de apoio para uso de TDIC em cursos de educação continuada.

Escola Superior de Engenharia e Gestão (Grupo Etapa Educacional), ESEG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Administração e Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial para os cursos de Administração e Engenharia de Produção

Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, ESMPS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Atividades

09/2009 - Atual
Extensão universitária , Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, .

Atividade de extensão realizada
Docência no curso Revisão Gramatical (a distância, via Internet).

Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora da Reitoria
Outras informações
Como assessora da reitoria, desenvolveu as seguintes tarefas: Assessoria à reitoria - realização de pesquisas que auxiliam a reitora a elaborar textos/documentos, elaboração de textos técnicos e científicos, elaboração, em conjunto, de documentos institucionais (plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico institucional), revisão de textos expedidos pela reitoria e pelas pró-reitorias, participação em comissões institucionais, entre outras. Assessoria ao setor de currículos, ligado à pró-reitoria de graduação - revisão de projetos pedagógicos, tendo em vista a excelência acadêmica, uma das metas da reitoria. Assessoria ao núcleo de educação a distância, ligado à reitoria - elaboração, em conjunto, de diretrizes que norteiam a educação a distância na universidade, elaboração, em conjunto, de material didático voltado para cursos de capacitação de professores da universidade para atuação em cursos a distância, atuação como professora em cursos de capacitação para professores da instituição que pretendem atuar em cursos a distância, revisão de textos expedidos pelo núcleo, entre outras.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisora de textos

Atividades

08/2004 - 06/2006
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Assessoria acadêmico-administrativa à Reitoria, às Pro-reitorias e ao Núcleo de Educação a Distância.
09/2000 - 06/2006
Ensino, Diversos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa instrumental para cursos da área de Humanas, Exatas e Tecnológicas
10/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Núcleo de Ensino à Distância, .

Atividade de extensão realizada
Aperfeiçoamento em educação a distância - formação de professores conteudistas e professores tutores.
02/2000 - 02/2003
Serviços técnicos especializados , CCHSAE, .

Serviço realizado
Revisão de textos.

Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão, COGEAE/PUC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Atividades

06/2002 - 06/2006
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Docência no curso Atualização gramatical (a distância, via Internet).
05/1999 - 06/2003
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Docência no curso Redação para Vestibulandos (curso a distância, via Internet).


Linhas de pesquisa


1.
- Ensino de línguas mediado por tecnologia
2.
- Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa
3.
- Texto e discurso nas modalidades oral e escrita


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Discurso e argumentação: estratégias linguísticas, estilo e subjetividade
Descrição: O tema deste projeto é o estudo de estratégias linguísticas de argumentação em gêneros textuais produzidos em diversas esferas de atividades, que englobam diversos discursos: jurídico, político, religioso, artístico, entre outros. O conhecimento de tais estratégias propicia melhor compreensão da natureza subjetiva e argumentativa da linguagem, evidenciando-se o seu caráter utilitário (KOCH, 2011 [1987]), em que um locutor, em determinada circunstância, tem sempre um propósito e visa a atuar sobre um interlocutor por meio de enunciados tipificados socialmente, marcados por escolhas. O objetivo geral do estudo é contribuir para a ampliação de conhecimento sobre estratégias linguísticas utilizadas na argumentação construída em diferentes situações comunicativas. Os objetivos específicos consistem em descrever os elementos linguísticos utilizados na construção da argumentação em gêneros textuais que circulam em diversas esferas de atividades humanas; verificar se há recorrência desses elementos na produção de gênero textual produzido em determinada situação de comunicação; analisar como esses elementos contribuem para a construção de efeitos persuasivos nos textos em que são empregados. O estudo é de natureza qualitativa e enfoca, essencialmente, a produção e o uso da linguagem, na perspectiva dos usuários produtores e consumidores de um gênero textual em um dado contexto social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Projeto Laboratório de Pesquisa em Educação Digital - LAPED
Descrição: A pesquisa proposta tem o objetivo geral de desenvolver uma metodologia de criação e implementação de uma base de dados sobre o conhecimento produzido em relação aos temas de educação e tecnologias, bem como analisar as principais incidências da produção desenvolvida e as tendências que apontam. Desenvolvida por docentes da PUC-SP, focalizará a produção das universidades PUC-SP e UNICAMP, instituições que abrigam grupos de pesquisa sobre educação e tecnologias, que realizam atividades de formação profissional, em especial cursos a distância, presenciais ou híbridos em parceria com redes públicas de ensino e/ou cursos de formação continuada. Contudo, a despeito da existência da produção, observa-se carência no registro, organização e disponibilização dos materiais produzidos para acesso público. Além disso, as bases de dados científicos na internet (como as da CAPES, IBICT, programas de pós-graduação etc.), apresentam mecanismos de busca específicos, cujos campos de informações definidos nem sempre auxiliam o pesquisador na seleção das produções relevantes relacionadas ao seu estudo. Como consequência observa-se que grande parte dos trabalhos científicos revela desconhecimento, por parte dos pesquisadores, da produção científica existente sobre a temática de sua pesquisa, apresentam levantamentos assistemáticos da produção científica e não seguem critérios da revisão sistemática de literatura. Nesse contexto, propõe-se o desenvolvimento da presente pesquisa motivada pela preocupação de como organizar o conhecimento produzido em uma base de dados, criar condições para torná-la de fácil acesso, identificação e uso em investigações sobre temas relacionados à educação e tecnologias. A metodologia da pesquisa se estrutura em três vertentes ? tecnológica, bibliográfica e documental, que se desenvolvem integradas com suporte nos pilares infraestrutura, pesquisa e criação, os quais sustentam a pesquisa em todas as suas etapas. A metodologia de pesquisa prevê análise qualiquantitativa dos dados, opção coerente com o volume de dados disponíveis na sociedade informatizada. Destacam-se dentre os objetivos específicos: a) a concepção e implementação de um laboratório de pesquisa em educação digital (LAPED), como estímulo ao desenvolvimento à pesquisa interdisciplinar teórica, tecnológica e prática; b) a identificação e análise das principais incidências da produção desenvolvida sobre educação e tecnologias, bem como as tendências que apontam, c) a intensificação da formação de redes de pesquisa e cooperação intra e interinstitucional, d) a assessoria a instituições públicas e privadas nos campos de estudos da educação e tecnologias.O grupo de pesquisadores é multidisciplinar, o que propiciará olhares complementares para os dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Karlene do Socorro da Rocha Campos - Coordenador / Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Integrante / Mário Luís Ribeiro Cesaretti - Integrante / Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeid - Integrante / Fernando José de Almeida - Integrante / Maria das Graças Moreira da Silva - Integrante / José Armando Valente - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Auxílio financeiro.
2009 - 2014
Organização sociorretórica em gêneros textuais digitais em EAD (Projeto de Doutorado)
Descrição: Estudo da organização retórica da informação em gêneros textuais digitais. Os objetivos são: 1. verificar qual a representação social de EAD apresentada pelos alunos da PUC/SP e em que medida essa representação corrobora a concepção de EAD que subsidia a construção de disciplinas semipresenciais e a distância na instituição; 2. verificar os gêneros textuais digitais presentes nas disciplinas e, ainda, o modo como as informações se organizam no interior desses gêneros e o modo como esses gêneros se organizam nas homepages das disciplinas, no intuito de observar se eles convergem ou não para um processo de aprendizagem eficaz. Pretendemos analisar esses gêneros com base na concepção sociorretórica de Miller (2009), Bazerman (2005), Swales (1990) e Bhatia (2003), utilizando o modelo bidimensional para análise de documentos e gêneros da WEB , proposto por Askehave e Nielsen (2004), que leva em consideração não só o modo de leitura de tais gêneros, em uma perspectiva tradicional ? de linearidade ?, como também o modo de navegação, em uma perspectiva hipertextual, verificando os propósitos comunicativos, os links e as estratégias retóricas empregadas para interação com o aluno; 3. refletir sobre uma concepção de EAD que vá ao encontro das expectativas dos alunos da PUC/SP e propor possíveis modos de organização retórica da informação nos gêneros textuais empregados em disciplinas semipresenciais e a distância oferecidas via Internet, com vistas a aprimorar o processo de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2004
Estratégias de interação em material didático para curso de língua portuguesa a distância (Projeto de Mestrado)
Descrição: Estudo da interação em um conteúdo didático voltado para um curso de língua portuguesa via Internet. O objetivo no projeto é observar e analisar como ocorre a interação em um material didático elaborado para um curso de atualização gramatical, com vistas ao aprimoramento da prática pedagógica em ambientes virtuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação a distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRESCITELLI, MERCEDES FÁTIMA CANHA2015CRESCITELLI, MERCEDES FÁTIMA CANHA ; CAMPOS, Karlene do Socorro Rocha . ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL NA HOMEPAGE. Linha d'Agua, v. 28, p. 9-29, 2015.

2.
NARDOCCI, I. M.2011NARDOCCI, I. M. ; CAMPOS, K. S. R. . Interdiscurso e interação no fórum educacional digital. Revista Intercâmbio, v. 24, p. 148-164, 2011.

3.
CAMPOS, K. S. R.2010CAMPOS, K. S. R.; SILVA, M. A. C. M. B. . Expectativas e desempenho de participantes em disciplina semipresencial em cursos de graduação. Intercâmbio (CD-ROM), v. 21, p. 139-152, 2010.

4.
CAMPOS, K. S. R.2004CAMPOS, K. S. R.. Contribuições da lingüística para a construção da interação em cursos via Internet. Revista UNICSUL, São Paulo, v. 11, p. 07-15, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, K. S. R.. Estratégias de interação em ambiente virtual de aprendizagem: o fórum educacional. In: MARQUESI, S. C.; ELIAS, V. M. S.; CABRAIL, A. L. T.. (Org.). Interações virtuais. Perspectivas para o ensino de língua portuguesa a distância. 1ed.São Carlos/SP: Claraluz, 2008, v. 01, p. 93-104.

2.
CRESCITELLI, M. F. C. ; CAMPOS, K. S. R. . A escrita do material didático virtual. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua portuguesa - reflexões lusófonas. 1ed.São Paulo: EDUC, 2006, v. 01, p. 315-334.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NARDOCCI, I. M. ; CAMPOS, K. S. R. . Estratégias de polidez em práticas interacionais: estabelecimento de acordo discursivo em situações mediadas por computador. In: I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - I CITeD, 2011, Assis/SP. I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - Caderno de Programação e Resumos - CD ROM. Assis/SP: FUNDEPE, 2011. v. 1.

2.
NARDOCCI, I. M. ; CAMPOS, K. S. R. . Interdiscurso e interação no fórum educacional digital. In: 18º InPla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos - 18º InPla, 2011. v. 1. p. 254-254.

3.
CAMPOS, K. S. R.. Gêneros textuais digitais em EAD e modelo bidimensional de análise: o caso do fórum. In: III Colóquio ALED Brasil, 2010, Recife. III Colóquio Aled Brasil. Discurso e práticas sociais. Resumos, 2010. v. 1. p. 253-254.

4.
SILVA, M. A. C. M. B. ; CAMPOS, K. S. R. . Expectativas e desempenho de participantes em disciplina semipresencial de curso de graduação. In: 17o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos - 17o. InPLA - Perspectivas, Dimensões. São Paulo, 2009. p. 303-303.

5.
NARDOCCI, I. M. ; CAMPOS, K. S. R. . Características do discurso docente em ambientes virtuais de aprendizagem. In: 12o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3o. Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2008, São Paulo. 12o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP, 2008. p. 38-38.

6.
CRESCITELLI, M. F. C. ; CAMPOS, K. S. R. ; NARDOCCI, I. M. . Gênero digital videoconferência: estratégias interacionais. In: II Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2007, Fortaleza. Caderno de Resumos do II Encontro Nacional sobre Hipertexto. Fortaleza, 2007.

7.
MARQUESI, S. C. ; CAMPOS, K. S. R. . Interação em evento síncrono realizado em ambiente virtual de aprendizagem. In: 58a Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. CD de Resumos da 58a Reunião Anual da SBPC, 2006.

8.
MARQUESI, S. C. ; ELIAS, V. M. S. ; CAMPOS, K. S. R. ; ANDRADE, C. A. B. . Tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino de língua portuguesa. In: 11o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2o Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2006, São Paulo. Caderno de Resunos do Congresso, 2006. v. 1. p. 15-15.

9.
MARQUESI, S. C. ; ELIAS, V. M. S. ; CAMPOS, K. S. R. . Estratégias interacionais e tecnologias da informação e comunicação: propostas para atividades de apoio ao ensino de graduação. In: 57a Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. CD da 57a Reunião Anual da SBPC, 2005.

10.
MARQUESI, S. C. ; CABRAL, A. L. T. ; ANDRADE, C. A. B. ; CAMPOS, K. S. R. ; CRESCITELLI, M. ; PANTALEONI, N. T. ; ELIAS, V. M. S. . Ensino de língua portuguesa mediado pelo computador: algumas reflexões. In: 10o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2004, São Paulo. Caderno de Resumos 10o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo: IP-PUC-SP, 2004. v. 1. p. 31-31.

11.
CAMPOS, K. S. R.. A constituição da interação no dizer do professor em um curso de língua portuguesa a distância. In: II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens, 2003, São Paulo. II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2003. v. 1. p. 66-66.

12.
CAMPOS, K. S. R.. Ensino de língua portuguesa presencial e a distância - fatores que propiciam a interação. In: 9o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, 2002, São Paulo. 9o Congresso brasileiro de língua portuguesa - caderno de resumos. São Paulo: IP-PUC-SP, 2002. v. 1. p. 50-50.

13.
CAMPOS, K. S. R.. A gramática na sala de aula. In: 8o Encontro de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999, São Paulo. 8o Encontro de Iniciação Científica. São Paulo: PUC-SP, 1999. v. 1. p. 130-130.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, K. S. R.; NARDOCCI, I. M. . A construção do ethos discursivo em disciplinas online. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAMPOS, K. S. R.. Gênero digital homepage em educação online: uma análise sociorretórica bidimensional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CRESCITELLI, MERCEDES FÁTIMA CANHA ; CAMPOS, K. S. R. . Organização do material didático virtual na homepage. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRESCITELLI, M. F. C. ; CAMPOS, K. S. R. ; GERALDINI, A. F. S. . Sala Temática: Ensinar e aprender com tecnologias digitais - possibilidades, limites e desafios docentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CAMPOS, K. S. R.; NARDOCCI, I. M. . Estratégias de polidez em práticas interacionais: estabelecimento de acordo discursivo em situações mediadas por computador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMPOS, K. S. R.; NARDOCCI, I. M. . Interdiscurso e interação no fórum educacional digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAMPOS, K. S. R.. Organização sociorretórica de gêneros textuais digitais em EAD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMPOS, K. S. R.. Gêneros textuais digitais em EAD e modelo bidimensional de análise: o caso do fórum. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAMPOS, K. S. R.. Reflexões sobre o modelo bidimensional de análise de documentos e gêneros da Web. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAMPOS, K. S. R.; SILVA, M. A. C. M. B. . Expectativas e desempenho de participantes em disciplina semipresencial de curso de graduação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CAMPOS, K. S. R.; NARDOCCI, I. M. . Características do discurso docente em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CAMPOS, K. S. R.; CRESCITELLI, M. F. C. ; NARDOCCI, I. M. . Gênero digital videoconferência: estratégias interacionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARQUESI, S. C. ; ELIAS, V. M. S. ; CAMPOS, K. S. R. ; ANDRADE, C. A. B. . Sala Temática Tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CAMPOS, K. S. R.; OLIVEIRA, I. C. A. . Aspectos de um curso para capacitação de professores em ambientes de Internet e TV. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MARQUESI, S. C. ; CAMPOS, K. S. R. . Interação em evento síncrono realizado em ambiente virtual de aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MARQUESI, S. C. ; ELIAS, V. M. S. ; CAMPOS, K. S. R. . Estratégias Interacionais e Tecnologias da Informação e Comunicação: Propostas para Atividades de Apoio ao Ensino de Graduação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CAMPOS, K. S. R.. Sessões de Comunicação dos Grupos de Pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MARQUESI, S. C. ; CABRAL, A. L. T. ; ANDRADE, C. A. B. ; CAMPOS, K. S. R. ; CRESCITELLI, M. F. C. ; PANTALEONI, N. T. ; ELIAS, V. M. S. . Ensino de língua portuguesa mediado pelo computador: algumas reflexões. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CAMPOS, K. S. R.. Ensino de Língua Portuguesa a distância: a interação em foco. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CRESCITELLI, M. ; CAMPOS, K. S. R. . Planejamento de curso virtual de língua portuguesa: estratégias, efeitos de sentido e construção de relações interacionais no material didático. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CAMPOS, K. S. R.. A constituição da interação no dizer do professor em um curso de língua portuguesa a distância. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CAMPOS, K. S. R.. Ensino e avaliação de produção textual: procedimentos metodológicos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
CAMPOS, K. S. R.. A interação em cursos de língua portuguesa a distância. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CAMPOS, K. S. R.. Avaliando o material didático do curso de Atualização Gramatical. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CAMPOS, K. S. R.. Ensino de língua portuguesa presencial e a distância - fatores que propiciam a interação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CAMPOS, K. S. R.. A gramática na sala de aula. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
CAMPOS, K. S. R.. O jornal na sala de aula. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPOS, K. S. R.. Interação no ensino de língua portuguesa a distância: marcas de informalidade 2002 (Artigo informativo).

2.
CAMPOS, K. S. R.. Nota sobre livro: Gartner, E. (ed.) (1997). Pesquisas lingüísticas em Portugal e no Brasil 1999 (Nota sobre livro).

3.
CAMPOS, K. S. R.. Nota sobre livro: Guy, G.R et. al (eds.) (1997) Towards a social science of Language 1998 (Nota sobre livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPOS, K. S. R.. Assessoria a docentes sobre uso de novas tecnologias em educação. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
CAMPOS, K. S. R.. Parecer - Relatório final de pesquisa discente (Leonardo de Souza Henrique) - A construção retórico-argumentativa em discursos sobre as relações homoafetivas veiculados pela mídia brasileira. 2018.

2.
CAMPOS, K. S. R.. Parecerista ad hoc - Revista e-Curriculum ed. jul/set., vol. 16, n. 3. 2018.

3.
CAMPOS, K. S. R.. Parecerista - Comitê Científico - V Seminário Web Currículo. 2017.

4.
CAMPOS, K. S. R.. Parecerista ad hoc - Revista e-Curriculumm, vol. 14 (3). 2016.

5.
CAMPOS, K. S. R.. Parecer - Relatório final de pesquisa discente (Mireya Aracena) - Estratégias de interação em aulas de Língua Portuguesa. 2015.

6.
CAMPOS, Karlene do Socorro Rocha. Participação em Comitê Científico - IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo: Contexto, Aprendizado e Conhecimento. 2015.

7.
CAMPOS, K. S. R.. Parecer - Relatório parcial de pesquisa discente (Mireya Aracena) - Estratégias de interação em aulas de Língua Portuguesa. 2015.

8.
CAMPOS, K. S. R.. Correção de redações para processo seletivo vestibular unificado PUC-SP. 2008.

9.
CAMPOS, K. S. R.. Correção de redações para processo seletivo vestibular UNICSUL. 2003.

10.
CAMPOS, K. S. R.. Correção de redações para processo seletivo vestibular UNICSUL. 2003.

11.
CAMPOS, K. S. R.. Correção de redações para processo seletivo vestibular UNICSUL. 2002.

12.
CAMPOS, K. S. R.. Correção de redações para processo seletivo vestibular UNICSUL. 2002.

13.
CAMPOS, K. S. R.. Correção de redações para processo seletivo vestibular UNICSUL. 2002.

14.
CAMPOS, K. S. R.. Assistência editorial. 1999.

15.
CAMPOS, K. S. R.. Atividade de monitoria para a disciplina Língua Portuguesa. 1999.

16.
CAMPOS, K. S. R.. Atividade de monitoria para a disciplina Língua Portuguesa. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, K. S. R.. Revista Época - Quer escrever melhor? Faça um post. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, K. S. R.; NARDOCCI, I. M. . Produção de material didático para ambiente digital. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAMPOS, K. S. R.. Oficina: Gramática e Produção de Sentidos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CRESCITELLI, M. F. C. ; CAMPOS, K. S. R. ; GERALDINI, A. F. S. ; AGUIAR, A. P. S. . Ensino de LP e Tecnologia na Educação Básica: o que o professor precisa saber?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CAMPOS, K. S. R.. Formação do Concurso Público para Provimento de Cargo Efetivo de Professor de Educação Básica II, PEB II Língua Portuguesa. 2012. .

5.
CAMPOS, K. S. R.. Formação do Concurso Público para Provimento de Cargo Efetivo de Professor de Educação Básica II, PEB II - Núcleo Básico. 2011. .

6.
CAMPOS, K. S. R.. Formação do Concurso Público para Provimento de Cargo Efetivo de Professor de Educação Básica II, PEB II - Língua Portuguesa. 2011. .

7.
QUEVEDO, A. G. ; CRESCITELLI, M. F. C. ; GERALDINI, A. F. S. ; CAMPOS, K. S. R. . Formação de Professores de Língua para o contexto Digital. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CAMPOS, K. S. R.. Videoconferência ministrada sobre o tema O Tratamento Didático da Prática de Produção de Textos Orais e Escritos e o Ensino de Gramática no PEC Municípios. 2007. .

9.
CAMPOS, K. S. R.. Videoconferência ministrada sobre o tema O Tratamento Didático da Prática de Produção de Textos Orais e Escritos e o Ensino de Gramática no PEC Municípios. 2007. .

10.
CAMPOS, K. S. R.. Videoconferência ministrada sobre o tema A Prática de Análise Lingüística e o Ensino de Gramática no PEC Municípios. 2007. .

11.
CAMPOS, K. S. R.. Videoconferência ministrada sobre o tema Organização Curricular e Análise do Material Didático de Língua Portuguesa no PEC Municípios. 2007. .

12.
CAMPOS, K. S. R.. Videoconferência ministrada sobre o tema Avaliação em Língua Portuguesa no PEC Municípios. 2007. .

13.
PALMA, D. V. ; CRESCITELLI, M. F. C. ; CAMPOS, K. S. R. . Português Empresarial para a Universidade Petrobras. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CAMPOS, K. S. R.; ELIAS, V. M. S. ; MARQUESI, S. C. . Tópico do descritivo no ensino de língua portuguesa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
CAMPOS, K. S. R.. O ensino da língua portuguesa no contexto brasileiro, as novas tecnologias na educação e o perfil do professor de ensino a distância. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CRESCITELLI, M. F. C.; AGUIAR, A. P. S.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Rosa Lídia da Silva. Template para elaboração de uma unidade didática na perspectiva dos estudos sociorretóricos de gênero. 2018. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
FERREIRA, L. P.; SERVILHA, E. A. M.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Ana Terra Santos Pompeu. Intervenção fonoaudiológica com professores: análise de uma proposta realizada na modalidade de educação a distância. 2016. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
FERREIRA, L. A.; OLIVEIRA, C. N. B. A.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Aidil Soares Navarro. Educação a distância, interação e movimentos retóricos. 2016. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
FREIRE, M. M.; CAMPOS, K. S. R.; FURLIN, M.. Participação em banca de Lisa Paula Generoso. Ciclo multimodal complexo de leitura em língua francesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CRESCITELLI, M. F. C.; CAMPOS, K. S. R.; Silva, S. L.. Participação em banca de Maria Inês Toledo Guimarães Naso. Estratégias interacionais para o envolvimento do aluno na docência on line. 2015. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
FREIRE, M. M.; OLIVEIRA, G.; CAMPOS, K. S. R.; FURLIN, M.; SOARES, M. F.. Participação em banca de Eliana Aparecida Oliveira Burian. Formação online de professores de inglês dos anos finais do ensino fundamental da rede pública do estado de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
FREIRE, M. M.; CAMPOS, K. S. R.; SANTOS, L. I. S.; FURLIN, M.; SOARES, M. F.. Participação em banca de Ariane Macedo Melo. Pela estrada do pensamento complexo na rota das tecnologias digitais: o aluno e o professor, o piloto e o navegador. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
FREIRE, M. M.; CAMPOS, K. S. R.; SOARES, M. F.; OLIVEIRA, G.; FURLIN, M.. Participação em banca de Luciana Siqueira Rosseto Salotti. A negociação no processo de escrita colaborativa para a produção de um blog em um curso semipresencial de Espanhol LE. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
FREIRE, M.; GERALDINI, A. F. S.; CAMPOS, K. S. R.; FURLIN, M.; OLIVEIRA, G.. Participação em banca de Keyla Christina Almeida Portela. A formação tecnológica a distância para docentes de um curso técnico em Secretariado, sob a perspectiva da Complexidade. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
FREIRE, M. M.; CELANI, M. A. A.; CAMPOS, K. S. R.; AUGUSTINI, C. L. H.; FURLIN, M.. Participação em banca de Maurício Viana de Araújo. O ensino-aprendizagem de produção textual no ensino a distância em uma perspectiva complexa e transdisciplinar. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
CRESCITELLI, M. F. C.; QUEVEDO, A. G.; CAMPOS, K. S. R.; BARROS, K. S. M.; CUNHA, D. S. W.. Participação em banca de Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio da Silva. Formação do professor de Língua Portuguesa para o contexto digital em Mato Grosso. 2015. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
CRESCITELLI, MERCEDES FÁTIMA CANHA; MELO, B. O. R.; RODRIGUES, D. L. D. I.; CAMPOS, K. S. R.; MARQUESI, S. C.. Participação em banca de Andrea Pisan Soares Aguiar. Copidescagem: um estudo pelo viés da (re) textualização e da organização sociorretórica de gênero. 2015. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
SIQUEIRA, J. H. S.; ELIAS, V. M. S.; BONINI, L. M. M.; CAMPOS, K. S. R.; GALLY, C. M.. Participação em banca de Wagner Santos Araujo. A construção de identidades: da leitura para o roteiro e do roteiro para a leitura - um estudo analítico de projetos de adaptação de textos literários para jogos digitais. 2014. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
FREIRE, M. M.; FURLIN, M.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Suzanny Pinto Silva Bium. Saberes em movimento: a tessitura do conhecimento que emerge de práticas de professores universitários. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
FREIRE, M. M.; CAMPOS, K. S. R.; SOARES, M. F.; FURLIN, M.; AGUILAR, G. J.. Participação em banca de Ariane Macedo Melo. Pela estrada do pensamento completo na rota das tecnologias digitais: o aluno e o professor, o piloto e o navegador. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CAMPOS, K. S. R.; MARQUESI, S. C.; CRESCITELLI, M. F. C.. Participação em banca de Andrea Pisan Soares Aguiar. A copidescagem da perspectiva da retextualização. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
FREIRE, M. M.; CAMPOS, K. S. R.; D´ESPOSITO, M. E. W.. Participação em banca de Luciana Siqueira Rosseto Salotti. A negociação no processo de escrita colaborativa para a produção de um blog em aulas particulares semipresenciais de Espanhol LE. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
FREIRE, M. M.; CAMPOS, K. S. R.; QUEVEDO, A. G.; FURLIN, M.. Participação em banca de Gabriel Jimenez Aguilar. A auto-heteroecoformação de alunos/professores de um curso de Letras em Espanhol: reconstruindo significados da docência em uma perspectiva Complexa. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CRESCITELLI, M. F. C.; CAMPOS, K. S. R.; AGUIAR, A. P. S.. Participação em banca de Rosa Lidia da Silva. Template para elaboração da unidade didática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
FERREIRA, L. A.; CAMPOS, K. S. R.; LUZ, L. T. A.. Participação em banca de Aidil Soares Navarro. Educação a distância: interatividade e movimentos retóricos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
MARQUESI, S. C.; CAMPOS, K. S. R.; CRESCITELLI, MERCEDES FÁTIMA CANHA. Participação em banca de Wenderson Pinto Farias. Sequências descritivas na construção de argumentatividade no gênero textual artigo de opinião no jornal online. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
FERREIRA, L. P.; GIANNINI, S. P. P.; SERVILHA, E. A. M.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Ana Terra Santos Pompeu. Intervenção fonoaudiológica com professores: análise de uma proposta realizada a distância. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CRESCITELLI, M. F. C.; Silva, S. L.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Maria Inês Toledo Guimarães Naso. O discurso do professor em ambientes virtuais de aprendizagem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREIRE, M.; CAMPOS, K. S. R.; MARQUESI, S. C.. Participação em banca de Cecília Silva Lima.Gêneros textuais na mídia virtual: uma breve análise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CASAGRANDE, N. S.; CAMPOS, K. S. R.; NARDOCCI, I. M.. Participação em banca de Pedro Cerqueira da Silva.Palavras de origem africana na obra O sumiço da santa: uma história de feitiçaria, de Jorge Amado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
FREIRE, M.; CAMPOS, K. S. R.; BARBOSA, J. P.. Participação em banca de Ellen Aparecida da Silva.Multiletramentos e o trabalho com objetos digitais na escola: análise da plataforma Currículo+. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
SELLAN, A. R. B.; SIQUEIRA, C. E.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Virginia de Biasi Vicari.O uso do neologismo como recurso persuasivo nos textos publicitários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
MORI, C. C.; GARCIA, A. L. M.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Raysa Pereira Cardoso.O ensino do blog em livros didáticos de língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
BARBOSA, Jacqueline Peixoto; GARCIA, A. L. M.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Danilo Campos Espeleta.Gêneros e procedimentos constitutivos do feed de notícias no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
AVOLIO, Jelssa Ciardi; GERALDINI, A. F. S.; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Wilson Santos Souza.A Internet como ferramenta para o aprendizado da língua francesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
BARBOSA, Jacqueline Peixoto; CAMPOS, K. S. R.; GARCIA, A. L. M.. Participação em banca de Átila Augusto Morand.Letramentos e culturas juvenis: análise de uma unidade de livro didático e dos resultados de suas propostas de produção escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
GERALDINI, A. F. S.; CAMPOS, K. S. R.; AVOLIO, Jelssa Ciardi. Participação em banca de Nilce Vieira Costa.EAD no centro de línguas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
QUEVEDO, A. G.; CAMPOS, K. S. R.; GERALDINI, A. F. S.. Participação em banca de Silvana Paganini R. L. da Silva.Fórum de discussão on line: conceitos e análise. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
GARCIA, A. L. M.; CAMPOS, K. S. R.; BARBOSA, J. P.. Participação em banca de Maria Inês Toledo G. Naso.Jogos didáticos digitais: contribuição para o desenvolvimento da leitura, da escrita e dos processos de letramento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
GONÇALVES, Eliane; CAMPOS, K. S. R.. Participação em banca de Rosana das Neves Galdino.Comunicação empresarial por e-mail: ruídos e disfunções. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
BARBOSA, Jacqueline Peixoto; CAMPOS, K. S. R.; GONÇALVES, Eliane. Participação em banca de Valkiria Santos.Metodologias de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais e a ampliação de letramentos: análise de WebQuests. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
QUEVEDO, A.; CAMPOS, K. S. R.; FREIRE, M. M.. Participação em banca de Marcelo Pereira de Carvalho.A origem do blog e seu papel na educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
GARCIA, A. L. M.; CAMPOS, K. S. R.; SILVA, M. A. C. M. B.. Participação em banca de Renan de Oliveira Souza.A influência da modalidade oral nos gêneros textuais digitais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
CAMPOS, K. S. R.; CESARETTI, M. L. R.; BRAUER, K. C. N.; FREIRE, M. M.. Avaliação do curso Alemão para Juristas: Leitura de Textos Jurídicos. 2016. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CAMARGO, Z. A.; CAMPOS, K. S. R.; MAGGIO, G.; FREIRE, M. M.. Avaliação do curso Italiano para Fins Específicos: Leitura de Textos Acadêmicos. 2016. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. 2017. (Congresso).

2.
IV CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. A construção do ethos discursivo em disciplinas online. 2017. (Congresso).

3.
V Seminário Web Currículo.Mediador no V Seminário Web Currículo - PUC/SP. 2017. (Seminário).

4.
V Semnário Web Currículo. 2017. (Seminário).

5.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Gênero digital homepage em educação online: uma análise sociorretórica bidimensional. 2015. (Congresso).

6.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET).Organização sociorretórica do material didático na homepage. 2015. (Simpósio).

7.
15o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 6o Congresso Internacional de de Lusofonia do IP-PUC/SP. Sala Temática: Ensinar e aprender com tecnologias digitais - possibilidades, limites e desafios docentes. 2014. (Congresso).

8.
II Jornada de Lengua y Cultura Luso-Brasileñas.Oficina: Gramática e Produção de Sentidos. 2014. (Encontro).

9.
14o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 5o Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Minicurso: Ensino de LP e tecnologia na educação básica - o que o professor precisa saber?. 2012. (Congresso).

10.
18º InPla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Interdiscurso e interação no fórum educacional digital. 2011. (Congresso).

11.
I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - I CITeD.Estratégias de polidez em práticas interacionais: estabelecimento de acordo discursivo em situações mediadas por computador. 2011. (Outra).

12.
13o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4o Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Oferecimento de Minicurso - Formação de professores de língua para o contexto digital e apresentação oral e de Comunicação - Organização sociorretórica de gêneros textuais digitais em EAD. 2010. (Congresso).

13.
4º Congresso de Pesquisa Discente - Semana Acadêmica da PUC/SP. Reflexões sobre o modelo bidimensional de análise de documentos e gêneros da Web. 2010. (Congresso).

14.
III Colóquio ALED Brasil.Gêneros textuais digitais em EAD e modelo bidimensional de análise: o caso do fórum. 2010. (Outra).

15.
17o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (PUC/SP). Expectativas e desempenho deiparticipantes em disciplina semipresencial de curso de graduação. 2009. (Congresso).

16.
12o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3o. Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Características do discurso docente em ambientes virtuais de aprendizagem. 2008. (Congresso).

17.
II Encontro Nacional sobre Hipertexto.Gênero Digital Videoconferência: Estratégias Interacionais. 2007. (Encontro).

18.
11o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2o Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Sala Temática; Tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino de língua portuguesa. 2006. (Congresso).

19.
58a Reunião Anual da SBPC. Interação em evento síncrono realizado em ambiente virtual de aprendizagem. 2006. (Congresso).

20.
Mesa redonda: Tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino de língua portuguesa.Aspectos de um curso para capacitação de professores em ambientes de Internet e TV. 2006. (Outra).

21.
57a Reunião Anual da SBPC. Estratégias interacionais e tecnologias da informação e comunicação: propostas para atividades de apoio ao ensino de graduação. 2005. (Congresso).

22.
Semana Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Sessões de comunicação dos grupos de pesquisa. 2005. (Encontro).

23.
10o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Ensino de língua portuguesa mediado pelo computador: algumas reflexões. 2004. (Congresso).

24.
I Congresso de Humanas da UNICSUL - I HUNICON 2004. Minicurso Tópicos do descritivo no ensino da língua portuguesa. 2004. (Congresso).

25.
Mesa Redonda: Pragmática e Ensino de Língua Portuguesa à Distância.Ensino de língua portuguesa à distância: a interação em foco. 2004. (Outra).

26.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Planejamento de curso virtual de língua portuguesa: estratégias, efeitos de sentido e construção de relações interacionais no material didático. 2004. (Congresso).

27.
1o Seminário: Ensino de Língua Portuguesa - língua materna.A interação em cursos de língua portuguesa a distância. 2003. (Seminário).

28.
Conferência Aprender na Prática. 2003. (Seminário).

29.
II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens. A constituição da interação no dizer do professor em um curso de língua portuguesa a distância. 2003. (Congresso).

30.
Português: Língua e Literatura Brasileira.Ensino e avaliação de produção textual: procedimentos metodológicos. 2003. (Outra).

31.
9o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Ensino de língua portuguesa presencial e a distância - fatores que propiciam a interação. 2002. (Congresso).

32.
Primeiro Colóquio de Educação Tecnológica e Educação a Distância da Comfil: Experiência.Avaliando o material didático do curso de Atualização Gramatical. 2002. (Encontro).

33.
11o InPla - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2001. (Congresso).

34.
Conferência - Pragmática: Texto e Contexto, oferecida no Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP. 2001. (Outra).

35.
Fórum Informal Intr@puc. 2000. (Outra).

36.
8o Encontro de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.A gramática na sala de aula. 1999. (Encontro).

37.
9o Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 1999. (Congresso).

38.
Curso de Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Área de Português.Palestra - O jornal na sala de aula. 1999. (Outra).

39.
7o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 1998. (Congresso).

40.
V Simpósio de Letras: O Profissional de Letras - Desafios do 3o Milênio. 1998. (Simpósio).

41.
IV Simpósio de Letras: das Origens à Modernidade. 1996. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINTO, S. H. B. ; CAMPOS, K. S. R. . 18o Encontro de Comunicação Empresarial - Ética nas organizações. 2017. (Outro).

2.
PINTO, S. H. B. ; CAMPOS, K. S. R. . 19o Encontro de Comunicação Empresarial - Comunicação em tempos de crise. 2017. (Outro).

3.
PINTO, S. H. B. ; CAMPOS, K. S. R. . 16o Encontro de Comunicação Empresarial - A influência da comunicação empresarial na logística brasileira. 2016. (Outro).

4.
PINTO, S. H. B. ; CAMPOS, K. S. R. . 17o Encontro de Comunicação Empresarial - A conduta da ética nas organizações. 2016. (Outro).

5.
PINTO, S. H. B. ; CAMPOS, K. S. R. . 17o Encontro de Comunicação Empresarial - A conduta ética nas organizações. 2016. (Outro).

6.
CAMPOS, K. S. R.; PINTO, S. H. B. . 14o Encontro de Comunicação Empresarial - Comunicação no Empreendedorismo. 2015. (Outro).

7.
CAMPOS, Karlene do Socorro Rocha; PINTO, S. H. B. . 15o Encontro de Comunicação Empresarial - Comunicação no Empreendedorismo. 2015. (Outro).

8.
CAMPOS, K. S. R.; PINTO, S. H. B. . 12o Encontro de Comunicação Empresarial - A importância da comunicação empresarial na logística. 2014. (Outro).

9.
CAMPOS, K. S. R.; PINTO, S. H. B. . 13o Encontro de Comunicação Empresarial - A Comunicação como ferramenta estratégica no lean manufacturing. 2014. (Outro).

10.
CAMPOS, K. S. R.; PINTO, S. H. B. . 10o Encontro de Comunicação Empresarial - Comunicação na gestão de pessoas. 2013. (Outro).

11.
CAMPOS, K. S. R.; PINTO, S. H. B. . 11o Encontro de Comunicação Empresarial - Comunicação e responsabilidade social nas empresas. 2013. (Outro).

12.
CAMPOS, K. S. R.; PINTO, S. H. B. . 8o Encontro de Comunicação Empresarial - Comunicação como ferramenta estratégica na empresa. 2012. (Outro).

13.
CAMPOS, K. S. R.; PINTO, S. H. B. . 9o Encontro de Comunicação Empresarial - Comunicação digital na empresa. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniela Carnaúba Benedito. Gamificação e aprendizagem de leitura em língua portuguesa. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

2.
Roselaine Barbosa de Almeida. Oralidade e escrita: processo de retextualização no ensino fundamental. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

3.
Matheus Dias Costa. A estruturação da ironia como unidade cômica nos enunciados políticos do site Sensacionalista. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

4.
Jéssica Alves da Silva. Tiras cômicas: inferência e humor. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Coordenadoria Geral de Atividades de Extensão -PUC/SP. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

5.
Jucélio Alves da Silva. O uso do vídeo no ensino a distância de Língua Portuguesa: estratégias de interação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Coordenadoria Geral de Atividades de Extensão -PUC/SP. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

6.
Fabiana de Souza Trindade Lira. O uso dos livros didáticos de Língua Portuguesa no processo de produção textual escrita. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Coordenadoria Geral de Atividades de Extensão -PUC/SP. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

7.
Josiane Santos do Carmo. A retextualização do internetês como prática de ensino em sala de aula. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

8.
Natália Costa. Marcas de oralidade nas redes sociais e ensino de língua portuguesa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

9.
Mariana Paula Pereira de Lima Ferreira. Produção textual em Língua Portuguesa no Ensino Médio: gênero digital mensagem instantânea. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

10.
Joana de Paulo. Produção textual do gênero crônica no Ensino Fundamental II - critérios de avaliação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

11.
Andrea Fonseca Martins. Comunicação administrativa como fator estratégico para o desenvolvimento das organizações. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial) - Escola Superior de Engenharia e Gestão (Grupo Etapa Educacional). Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cristina Nakamura. Tradução do conto Psychology, de Katherine Mansfield, por Erico Verissimo: aspectos linguísticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Tradução Inglês e Português) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

2.
Joyce Aparecida Lima. Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologia de Informação e Comunicação: Recursos Audiovisuais e Construção de Conhecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

3.
Denis de Jesus Souza. O processo de preparação e revisão de textos na edição de livros impressos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

4.
Jucélio Alves da Silva. A plataforma Moodle: recursos tecnológicos e possibilidades de interação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

5.
Claudia Mastromauro Cerveira Quintas. A importância do feedback em processos de ensino e aprendizagem em ambiente virtual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

6.
Maiana Ostronoff. Interação em ambientes virtuais de aprendizagem: diminuindo distâncias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.

7.
Lívia Vieira Mandarino. Estratégias de Leitura para o Letramento Literário no Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Karlene do Socorro da Rocha Campos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 23:16:34