Ana Laura Godinho Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4941128584192341
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Ana Laura Godinho Lima é licenciada em Pedagogia (1996), mestre (1999) e doutora (2004) em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Realizou, como parte das atividades do doutorado, um estágio de pesquisa na Universidade de Wisconsin-Madison, sob a orientação do Prof. Dr. Thomas S. Popkewitz. É professora na Faculdade de Educação da USP, onde atua na graduação e na pós-graduação, e orientadora credenciada no Programa de Mestrado em Estudos Culturais na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Suas pesquisas e publicações inserem-se no campo da História da Educação e da Psicologia e referem-se aos discursos especializados da psicologia sobre a criança e sua educação. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa "A Psicologia Ensinada aos Professores: uma análise dos discursos dirigidos a professores em formação", financiado pela FAPESP e participa no projeto de pesquisa interinstitucional "A escola obrigatória e seus alunos: acesso, permanência e desempenhos (1870-1970), desenvolvido com financiamento do CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Laura Godinho Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, A. L. G.;LIMA, ANA LAURA GODINHO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciencias e Humanidades.
Av. Arlindo Bettio, 1000
Ermelino Matarazzo
03828-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30911054


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Wisconsin-Madison (Orientador: Thomas Popkewitz).
Título: O espectro da irregularidade ronda o aluno: um estudo da literatura pedagogica e da legislacao sobre a crianca-problema, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Denice Barbara Catani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: historia da educaçao; crianca-problema; governo da infância e da família; imprensa periodica educacional; psicologia da educação; bio-poder.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1997 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: De Como Ensinar o Aluno a Obedecer (Um estudo dos discursos sobre a disciplina escolar entre 1944 e 1965),Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Denice Barbara Catani.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Contribuições da psicanálise p/ o entendimento.... (Carga horária: 44h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista PAE, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Atividades

06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação na Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
03/2016 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências da Infância: análise de discursos médicos, psicológicos e pedagógicos a partir de uma perspectiva foucaultiana
02/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias do Desenvolvimento, práticas escolares e processos de subjetivação
2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágios.
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Psicologia e Educação
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

05/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
? Representante do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) na Comissão de Curso das Licenciaturas.
03/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Escolares, Contemporaneidade e Processos de Subjetivação
08/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I (Teorias Psicogenéticas e Temáticas Educacionais Contemporâneas)
03/2012 - Atual
Ensino, ESTUDOS CULTURAIS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Cultura
03/2014 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
? Coordenação da Área de Psicologia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF).
02/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas escolares, contemporaneidade e processos de subjetivação
03/2008 - 12/2012
Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Diversificados: História da Infância e da Família no Brasil
03/2008 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino de Ciências: orientação de estágios
03/2006 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
08/2005 - 12/2012
Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
03/2005 - 12/2012
Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Resolucao de Problemas
03/1998 - 06/1999
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Programa de Aperfeicoamento de Ensino.

Centro Universitario Ibero-americano, UNIBERO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Professora Responsavel, Enquadramento Funcional: Professora Responsavel, Carga horária: 8

Atividades

02/2001 - 1/2005
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Didática

Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 8

Atividades

08/1999 - 06/2000
Ensino, Programa Especial de Formacao Pedagogoca, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Estrutura e funcionamento da Educação Básica
Didática


Linhas de pesquisa


1.
Psicologia e Educação
2.
História da educação e Historiografia


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O Imperativo do Desenvolvimento na Educação: uma análise dos discursos da psicologia dirigidos a professores
Descrição: O projeto incide sobre a psicologia do desenvolvimento ensinada aos professores no decorrer do século XX, a partir da perspectiva de uma história crítica interessada em compreender como seus conteúdos se tornaram uma referência central para o discurso pedagógico. Para caracterizar os saberes sobre o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, assim como as orientações práticas para o trabalho dos professores derivadas desses saberes, a investigação recorre aos textos de Michel Foucault e outros autores contemporâneos sobre a análise do discurso. A pesquisa toma como fontes nucleares manuais de psicologia do desenvolvimento empregados na formação de professores publicados no Brasil durante o século XX. Muitos desses livros foram escritos a partir da experiência dos seus autores como professores da disciplina e, em alguns casos, corresponde ao conjunto de suas aulas, ministradas de acordo com os programas de ensino então vigentes. A pesquisa focaliza os discursos relacionados ao desenvolvimento dos alunos e as recomendações sobre como adaptar as rotinas e atividades escolares às suas necessidades, possibilidades e interesses em cada faixa etária. Pretende oferecer subsídios para as reflexões atuais sobre o ensino das teorias psicogenéticas aos professores em formação, por meio da problematização do consenso atual em torno do enunciado de acordo com o qual a função principal da escola é promover o desenvolvimento do aluno. Para isso, evidencia o aparecimento e as transformações nos conteúdos relacionados ao desenvolvimento humano nos discursos da psicologia destinados à formação dos professores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador / Gabriela Pinsdorf - Integrante / Aline Gama - Integrante / Alexandre Gilsogamo - Integrante / Laiene Okimura Kadena - Integrante / Marina Chagas Luz - Integrante / Lara Chaud Palacios Marin - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2015 - 2017
A Psicologia Ensinada aos Professores: uma análise dos discursos dirigidos a professores em formação
Descrição: A investigação incide sobre a psicologia ensinada aos professores, a partir da perspectiva de uma história crítica. Justifica-se em razão da crescente demanda por formação psicológica para os professores e atendimento psicológico aos alunos, paralelamente à emergência, no campo acadêmico, de perspectivas críticas ao excesso de interferência da psicologia na escola. Recorre aos escritos de Michel Foucault e outros autores contemporâneos relativos aos discursos para caracterizar os enunciados sobre a psicologia e sua importância para a formação docente, bem como para descrever os conteúdos da disciplina considerados necessários aos professores em e as recomendações para a sua prática derivadas desses conhecimentos. Toma-se como fontes nucleares manuais de psicologia empregados nas escolas normais e cursos de pedagogia e licenciatura publicados no decorrer do século XX> Frequentemente, esses livros foram escritos a partir da experiência de seus autores como professores dessa disciplina e alguns consistem na publicação de suas aulas, ministradas conforme os programas então vigentes. Dentre os conteúdos veiculados nesses compêndios, sobressaem, conforme o período: a psicologia dos testes para a avaliação dos alunos quanto à sua inteligência e suas aptidões; a psicanálise e os efeitos das relações familiares nos comportamentos desajustados da criança-problema; as teorias psicogenéticas e a determinação das etapas do desenvolvimento infantil. A investigação busca oferecer subsídios para as reflexões atuais sobre o ensino da psicologia a professores em formação. Para isso, pretende evidenciar os modos de emergência desse tema e suas transformações nos discursos da psicologia destinados aos professores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador / Gabriela Pinsdorf - Integrante / Aline Gama - Integrante / Alexandre Gilsogamo - Integrante / Fabrício Aparecido Bueno - Integrante / Laiene Okimura Kadena - Integrante / Marina Chagas Luz - Integrante / Lara Chaud Palacios Marin - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
2014 - Atual
A escola obrigatória e seus alunos: acesso, permanência e desempenhos (1870-1970)
Descrição: Este projeto de pesquisa articula-se aos estudos acerca da história da escolarização no Brasil interessando-se em compreender as práticas e os discursos em torno da passagem dos alunos pela escola obrigatória. Assim, importa saber como se deu o acesso da população à instituição escolar, quais os padrões de fluxo dos alunos pelas séries do ensino primário, como foram tratadas e representadas as crianças que não seguiam os padrões esperados. Pretende-se conhecer os discursos especializados, a produção e interpretação das estatísticas, as práticas de avaliação e classificação dos alunos, a definição das políticas educacionais que instituíram/consolidaram um certo modelo escolar e sua relação com o tempo, o ritmo e a qualidade na escola. Interessa, ainda, apreender as orientações aos professores e os debates em torno das questões relativas à excelência escolar, à repetência dos alunos, ao rendimento do ensino e ao fracasso escolar. O projeto tem como Coordenadora-Geral a Prof. Dra, Natália de Lacerda Gil e como Coordenadora (núcleo São Paulo) a prof. Dra. Ana Laura Godinho Lima..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Conhecer e conduzir as crianças: um estudo dos discursos da psicologia para a formação dos professores no decorrer do século XX
Descrição: Trata-se de uma investigação sobre os discursos da psicologia ensinada aos professores, a partir de uma perspectiva histórica. Toma como fontes primárias nucleares manuais de psicologia empregados nas escolas normais e cursos de pedagogia e licenciatura publicados no decorrer do século XX. Recorre aos escritos de Michel Foucault sobre as formações discursivas e investiga os enunciados acerca da importância da psicologia para a formação dos professores, assim como descreve os modos de apresentação dos conhecimentos da psicologia sobre a criança, considerados necessários para os professores em formação, tais como: a psicologia dos testes para a avaliação dos alunos quanto à sua inteligência e suas aptidões; a psicanálise e os efeitos das relações familiares nos comportamentos desajustados da criança-problema; o construtivismo e a determinação das etapas do desenvolvimento infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador.
2011 - 2014
Repetência e evasão na escola brasileira (1889-1930)
Descrição: Este projeto de pesquisa articula-se aos estudos acerca da escolarização no Brasil interessando-se em compreender especificamente como o fluxo dos alunos pelas séries da escola primária passou a ser representativo da crise da educação nacional constantemente reafirmada no discurso educacional. Pretende-se conhecer o discurso oficial, a produção e interpretação das estatísticas, a definição das políticas educacionais que instituíram/consolidaram um certo modelo escolar e sua relação com o tempo, o ritmo e a qualidade na escola. Interessa, ainda apreender os debates em torno das questões relativas à repetência e evasão escolar, ao rendimento do ensino e ao fracasso escolar em outros espaços de circulação do discurso sobre educação, em especial a partir do exame da imprensa periódica educacional e dos manuais de psicologia. o estudo detém-se nas primeiras décadas do período republicano, entre 1890 e 1930, circunscrevendo a análise à documentação referente a Minas Gerais, Distrito Federal (Rio de Janeiro), São Paulo e Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
O desenvolvimento infantil e as diferenças individuais explicadas às mães e às professoras: um estudo dos discursos da puericultura e da psicologia
Descrição: A pesquisa tem como objetivo empreender uma análise das explicações elaboradas por pediatras e psicólogos sobre o desenvolvimento infantil e as diferenças individuais no comportamento das crianças, bem como das recomendações para a educação que esses especialistas faziam derivar se duas concepções sobre essas diferenças. Busca-se contribuir para a compreensão dos processos de normalização da infância e também para a história da psicologia educacional e da formação docente no Brasil. A investigação incide sobre manuais de puericultura e psicologia infantil publicados no Brasil entre 1930 e 1970 para serem utilizados nas escolas normais ou para fornecer orientações paara as mães sobre os cuidados e a educação de seus filhos. A investigação baseia-se em textos de Foucault, Nikolas Rose e outros autores contemporâneos sobre os conceitos de normalidade, disciplina, governamentalidade e bio-política..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador / Denice Barbara Catani - Integrante / Jocelyn Hyo Shin Lepelletier - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2009 - 2012
Manuais escolares de higiene: produção, circulação e recomendações de usos.
Descrição: O projeto insere-se no conjunto de investigações que se voltam para o estudo de uma história dos manuais escolares interessada em compreender as dimensões ligadas à sua produção, circulação e apropriação, uma vez que tem como objetivo central contribuir para a constituição de uma Biblioteca de Higiene , por meio do levantamento, catalogação e análise de manuais escolares de Higiene, destinados aos alunos das escolas primárias paulistas e à formação de professores, produzidos entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. O projeto insere-se nas linhas de atuação do Centro de Memória da Educação, órgão de caráter científico, criado em 2001 junto à Faculdade de Educação da UNICAMP, como centro de documentação e referenciação em educação. Os dados levantados no âmbito do projeto serão catalogados na base de dados MANES (UNED, Madri, Espanha), o que possibilitará a disponibilização dos resultados da pesquisa à comunidade de pesquisadores. Edital Universal (MCT/CNPq 14/2009) Processo 478621/2009-4..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Integrante / Heloisa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / VIVIANI, Luciana Maria - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2008
Conhecimentos especializados sobre bebês e o governo das mães e das famílias: um estudo histórico de manuais de puericultura publicados no Brasil
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende elucidar as seguintes questões: como os especialistas das áreas da saúde, da educação e da psicologia procuraram governar as relações entre a mãe e o bebê? Quais os padrões de prescrições formuladas por esses especialistas em relação aos cuidados com o recém-nascido, a organização do lar e a rotina da família? Como se procurou tornar acessíveis às mães os conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento dos bebês? A pesquisa incide sobre manuais de puericultura destinados às mães e publicados no Brasil entre 1868 e 1968. A investigação baseia-se em textos de Michel Foucault sobre a governamentalidade, a disciplina e a bio-política..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2
2000 - 2004
Estudos Comparados sobre a Escola: Brasil e Portugal - seculos XIX e XX
Descrição: Este projeto de pesquisa empreendeu uma investigacao comparada da escola de massas em Portugal e no Brasil, nos seculos XIX e XX.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Integrante / Denice Barbara Catani - Coordenador / Rosario Genta Lugli - Integrante / Paula Perin Vicentini - Integrante / Flavia Silvia Rodrigues - Integrante / Antonio Novoa - Integrante / Cynthia Pereira de Sousa - Integrante / Jaime Cordeiro - Integrante / Jorge Ramos do O - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante / Rita de Cassia Galego - Integrante / Natalia de Lacerda Gil - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO)
2014 - Atual
Periódico: ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE)
2014 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO E REALIDADE
2015 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO E PESQUISA
2016 - Atual
Periódico: LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE)
2016 - Atual
Periódico: Revista IEB


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, ANA LAURA GODINHO2017 LIMA, ANA LAURA GODINHO. É preciso adaptar o ensino às características do aluno: análise histórica de um enunciado. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 311-333, 2017.

2.
LIMA, A. L. G.2017LIMA, A. L. G.. VERDADES SOBRE OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA E PROVIDÊNCIAS PARA SUPERÁ-LOS: uma análise dos discursos da psicologia. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 17, p. 92-107, 2017.

3.
LIMA, A. L. G.2017LIMA, A. L. G.; GIL, Natalia de Lacerda . Apresentação da Seção Temática: avaliação e rendimento escolar: reflexões em perspectiva sócio-histórica. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 17, p. 5-7, 2017.

4.
LIMA, ANA LAURA GODINHO2016LIMA, ANA LAURA GODINHO. A psicologia ensinada a normalistas: um estudo de manuais de ensino. Revista Psicologia Escolar e Edcuacional, v. 20, p. 23-31, 2016.

5.
LIMA, ANA LAURA GODINHO2016LIMA, ANA LAURA GODINHO; VICENTE, BARBARA CAROLINE . Os conhecimentos sobre a maternidade e a experiência da maternidade: uma análise de discursos. Estilos da Clínica (USP. Impresso), v. 21, p. 96, 2016.

6.
LIMA, ANA LAURA GODINHO2016LIMA, ANA LAURA GODINHO; GIL, NATÁLIA DE LACERDA . Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 42, p. 1127-1151, 2016.

7.
LIMA, A. L. G.2015LIMA, A. L. G.; Viviani, Luciana . Conhecimentos especializados sobre os problemas de rendimento escolar: um estudo de manuais de psicologia e da Revista de Educação. História da Educação (UFPel), v. 19, p. 93-112, 2015.

8.
LIMA, A. L. G.2015 LIMA, A. L. G.; CATANI, Denice Barbara . 'Que tipo de aluno é esse?': psicologia, pedagogia e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 571-593, 2015.

9.
LIMA, ANA LAURA GODINHO2013LIMA, ANA LAURA GODINHO. Recomendações médicas para a educação da criança-problema: um estudo de manuais de higiene mental, 1939-1947. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), v. 20, p. 317-325, 2013.

10.
LIMA, A. L. G.;LIMA, ANA LAURA GODINHO2012LIMA, A. L. G.. O normal e o patológico na relação mãe-bebê: um estudo a partir de manuais de puericultura publicados no Brasil. Estilos da Clínica (USP. Impresso), v. 17, p. 324, 2012.

11.
LIMA, A. L. G.;LIMA, ANA LAURA GODINHO2011LIMA, A. L. G.. A promoção das mulheres no espaço social como efeito da normalização da maternidade e da infância. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 18, p. 316-321, 2011.

12.
BARREYRO, Gladys Beatriz2010BARREYRO, Gladys Beatriz ; CAZETTA, V. ; DOMINGUEZ, C.R.C. ; INFANTE-MALACHIAS, M. E. ; LIMA, A. L. G. . Uma proposta inovadora de estágios para os professores de ciências: a experiência do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (EACH-USP) em São Paulo, Brasil. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 5, p. 83-93, 2010.

13.
BARREYRO, Gladys Beatriz2010BARREYRO, Gladys Beatriz ; CAZETTA, V. ; DOMINGUEZ, C.R.C. ; INFANTE-MALACHIAS, M. E. ; LIMA, A. L. G. ; VIVIANI, L.M. . Una propuesta innovadora para las prácticas de enseñanza de profesores de ciencias: la experiencia del curso de licenciatura en ciencias de la naturaleza (EACH-USP) en São Paulo, Brasil.. Investigación en la Escuela, v. 72, p. 95-105, 2010.

14.
LIMA, A. L. G.;LIMA, ANA LAURA GODINHO2007LIMA, A. L. G.. Testes ABC: proposta de governo para uma população problemática.. Psicologia Escolar e Educacional, v. 11, p. 145-152, 2007.

15.
LIMA, A. L. G.;LIMA, ANA LAURA GODINHO2007LIMA, A. L. G.. Maternidade higiênica: natureza e ciência nos manuais de puericultura publicados no Brasil. História. Questões e Debates, v. 47, p. 95-122, 2007.

16.
LIMA, A. L. G.;LIMA, ANA LAURA GODINHO2006LIMA, A. L. G.. A criança-problema e o governo da família.. ESTILOS DA CLÍNICA (USP. IMPRESSO), São Paulo, v. ano XI, n.número 21, p. 126-149, 2006.

17.
LIMA, A. L. G.;LIMA, ANA LAURA GODINHO2004LIMA, A. L. G.; RODRIGUES, Flavia Silvia . Medidas oficiais para a protecao a infancia e a familia: um estudo da legislacao federal e outros textos, entre 1890 e 1945. Boletim do Centro de Documentacao e Pesquisa Helene Antipoff, Belo Horizonte, v. 1, n.n.17, p. 1, 2004.

18.
LIMA, A. L. G.;LIMA, ANA LAURA GODINHO1997LIMA, A. L. G.; LUGLI, Rosario Genta ; VICENTINI, P. P. . "A historia do movimento docente em Sao Paulo nos anos 30 - o ambiguo sacerdocio dos 'humildes obreiros da alfabetizaçao'". SOLAR Estudios latinoamericanos, Santiago, Chile, v. 7, p. 7-299, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, A. L. G.. A 'criança problema na escola brasileira: uma análise do discurso pedagógico. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 217p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, H. H. P. ; Viviani, Luciana ; LIMA, A. L. G. . Formação de cidadãos higienizados para a construção do progresso nacional: produção e circulação de livros escolares de higiene na primeira metade do século XX. In: Bertucci, Liane Maria; Mota, André; Schraiber, Lilia Blima. (Org.). Saúde e Educação: um encontro plural. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017, v. , p. 305-326.

2.
LIMA, A. L. G.. Administração das diferenças individuais na escola: um estudo histórico do discurso da psicologia sobre as crianças que não aprendem. In: Denice Barbara Catani; Décio Gatti Júnior. (Org.). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2015, v. 7, p. 17-49.

3.
LIMA, A. L. G.; CORREIA, V. . A constituição histórica da gravidez na adolescência como um problema social. In: Zara Pinto-Coelho; Moisés de Remos Martins; Maria Manuel Baptista; Sara Maia. (Org.). Representações e práticas de género. 1ed.Braga, Portugal: Editora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, 2015, v. , p. 157-174.

4.
LIMA, ANA LAURA GODINHO; BAUTHENEY, K. C. S. F. . A relação mãe-bebê nos discursos maternos: um estudo de manuais, blogs e revistas sobre bebês. In: Busnel, Marie-Claire; Melgaço, Rosely Gazire. (Org.). O bebê e as palavras: uma visão transdisciplinar sobre o bebê. 1ed.São Paulo: Instituto Langage, 2013, v. 1, p. 129-140.

5.
LIMA, A. L. G.. O governo da relação mãe-bebê: descrições do recém-nascido nos manuais de puericultura publicados no Brasil entre 1918 e 1968. In: Oliveira, Eunice F.L. de; Ferreira, Severina Sílvia; Barretto, Tereza Avellar. (Org.). As interfaces da clínica com bebês. 1ed.Recife: Bagaço, 2009, v. 1, p. 97-111.

6.
LIMA, A. L. G.. The Specter of the Abnormal Haunts the Child: A Historical Study of the Problem-child in Brazilian Educational Discourses. In: Marianne Bloch; Devorah Kennedy; Theodora Lightfoot; Dar Weyenberg. (Org.). The Child in the world / the world in the child: education and the configuration of a universal, modern and globalized childhood. 1ed.New York: Palgrave Macmillan, 2006, v. , p. 157-174.

7.
LIMA, A. L. G.; RODRIGUES, Flavia Silvia . Um Mapeamento das Instituicoes de Assistencia a infancia no Brasil nas Decadas de 1880 a 1960.. In: Lima, Ana Laura Godinho; Rodrigues, Flavia Silvia; Rufino, Cesar. (Org.). Para uma historia da Reeducacao e Assistencia a Menores em Portugal e no Brasil dos Seculos XIX e XX: Discursos e Instituicoes.. 1ed.Lisboa: Educa, 2003, v. , p. 7-126.

8.
LIMA, A. L. G.; CATANI, A. M. . "Teses e Dissertaçoes sobre educaçao superior no Brasil, 1968-1995: uma analise a partir de bases de dados e catalogos". In: Peixoto, Maria do Carmo Lacerda.. (Org.). Educaçao superior: avaliaçao da produçao cientifica. 1ed.Belo Horizonte: Imprensa Universitaria da UFMG, 2000, v. , p. -293.

9.
LIMA, A. L. G.; CATANI, Denice Barbara . Vigilância e Controle: os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo e a história do trabalho docente no Brasil (1907-1937). In: Catani, Denice Barbara; Bastos, Maria Helena Camara. (Org.). Educaçao em Revista: a imprensa periodica e a historia da educaçao.. 1ed.Sao Paulo: Escrituras, 1998, v. 1, p. -187.

10.
LIMA, A. L. G.; CATANI, A. M. . "Dissertaçoes e Teses sobre a Educaçao Superior no Brasil, 1968-1995: um estudo preliminar". In: Morosini, Marilia; Sguissardi, Valdemar. (Org.). A Educaçao Superior em Periodicos Nacionais. 1ed.Vitoria: FCA / UFES, 1998, v. , p. -319.

11.
LUGLI, Rosario Genta ; VICENTINI, P. P. ; LIMA, A. L. G. . A história do movimento docente em São Paulo nos anos 30: o ambíguo sacerdócio dos 'humildes obreiros da alfabetização'. Estudios Latinoamericanos - SOLAR. Santiago: SOLAR, 1997, v. , p. -.

12.
CATANI, Denice Barbara ; LIMA, A. L. G. . Vigilância e controle: os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo e a história do trabalho docente no Brasil (1907-1937). In: Télez, M.. (Org.). Educación, cultura y Política: ensayos para la compreensión de la Historia de la Educación en América Latina. Caracas: Universidade Central de Venezuela, 1997, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, ANA LAURA GODINHO. Conhecer e conduzir as crianças: um estudo da literatura sobre a psicologia educacional entre 1931 e 1957. In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana, 2014, Toluca, México. Sujetos, poder y disputas por la educación: textos de historiografia de la educación latinoamericana, 2014.

2.
LIMA, A. L. G.. O ensino de psicologia nas escolas normais: um estudo a partir de livros didáticos publicados na primeira metade do século XX. In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba: PUCPR, 2014.

3.
LIMA, ANA LAURA GODINHO. Os conhecimentos especializados sobre os problemas de aprendizagem nos manuais de psicologia educacional. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação: circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013, Cuiabá. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013.

4.
LIMA, A. L. G.. Projetos de residências e escolas como intervenções no campo da saúde: um estudo a partir de manuais de puericultura e higiene escolar. In: IV Projetar 2009 - Projeto como investigação: ensino, pesquisa e prática, 2009, São Paulo. Projeto como Investigação: antologia. São Paulo: Editora Alter Market, 2009.

5.
LIMA, A. L. G.. A educação da mãe-enfermeira e o futuro da nação: um estudo a partir de manuais de puericultura (1919-1968). In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana: Educação, Autonomia e Identidades na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.

6.
LIMA, A. L. G.. A recepção higiênica do bebê: um estudo a partir de manuais de puericultura publicados no Brasil entre 1918 e 1968. In: VII Colóquio do LEPSI: Formação de Profissionais e a criança sujeito, 2009, São Paulo. Formação de Profissionais e a criança sujeito, 2008.

7.
LIMA, A. L. G.. Os saberes especializados da pediatra e a adaptação das mães às necessidades de seus bebês: um estudo de manuais de puericultura publicados no Brasil. In: 31a. Reunião Anual da ANPEd, 2008, Caxambu. Portal da ANPEd, 2008. p. 1-17.

8.
BARREYRO, Gladys Beatriz ; CAZETTA, V. ; DOMINGUEZ, C.R.C. ; INFANTE-MALACHIAS, M. E. ; LIMA, A. L. G. ; VIVIANI, L.M. . Programa de supervisión de la práctica curricular de profesores de ciências: una aproximación a la experiência del curso de licenciatura em ciências de la naturaleza (EACH-USP) em São Paulo, Brasil.. In: Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docência., 2008, Sevilha. Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docência - Anais, 2008.

9.
LIMA, A. L. G.; GIL, Natalia de Lacerda . Os pediatras e o governo da relação mãe-bebê: um estudo histórico dos usos da estatística nos manuais de puericultura publicados no Brasil. In: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2007, Buenos Aires. VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana: contactos, cruces y luchas en la historia de la educacion latinoamericana. Buenos Aires: Agência Nacional de Promoción Cientifica y Tecnologica, 2007.

10.
LIMA, A. L. G.. A inscrição do recém-nascido no campo da maternidade: um estudo de manuais de puericultura publicados no Brasil: 1918-1968. In: II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica, 2006, Salvador. Anais II CIPA: Congresso Internacional sobre PEsquisa (Auto) biográfica - tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Salvador, 2006.

11.
LIMA, A. L. G.. A maternidade entre a natureza e a ciência: um estudo históricode manuais de puericultura: 1918-1968. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos - Anais. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006.

12.
LIMA, A. L. G.; RODRIGUES, Flavia Silvia . A educação da mãe-enfermeira: um estudo dos manuais de puericultura no Brasil entre 1918 e 1941. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao, 2006, Uberlândia. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação. Uberlândia: EDUFU: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação, 2006. v. 1. p. 666-677.

13.
LIMA, A. L. G.. O governo da maternidade: um estudo historico de manuais de puericultura publicados no Brasil: 1918-1941. In: I Seminario Internacional Enfoques Feministas e o Seculo XXI: Feminismo e Universidade na America Latina, 2005, Salvador. I Seminario Internacional Enfoques Feministas e o Seculo XXI: Feminismo e Universidade na America Latina. Salvador, 2005.

14.
LIMA, A. L. G.; LIMA, Ana Gabriela Godinho . Modernas Escolas na cidade de São Paulo - marcos históricos na paisagem urbana: Ramos de Azevedo e Hélio Duarte. In: III Seminario Docomomo Estado de Sao Paulo: Permanencia e Transitoriedade do Modernismo Paulista, 2005, São Paulo. III Seminário Docomomo Estado de São Paulo: Permanência e Transitoriedade do Modernismo Paulista.. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005.

15.
LIMA, A. L. G.. "A disciplina de professores e alunos no contexto das escolas publicas paulistas (um estudo do periodo de 1945 a 1964)". In: IV Simposio de Pesquisa da Faculdade de Educaçao da USP, 1998, Sao Paulo. Anais do IV simposio de Pesquisa da Faculdade de Educaçao da USP. Sao Paulo, 1998. v. 40. p. 3-583.

16.
LIMA, A. L. G.. A disciplina de professores e alunos no discurso dos educadores entre 1945 e 1964. In: II Conresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao, 1998, São Paulo. Atas do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1998. v. 1.

17.
LIMA, A. L. G.; CATANI, Denice Barbara . Vigilancia e Controle: os Anuarios do Ensino do Estado de Sao Paulo e a historia do trabalho docente no Brasil (1907-1937). In: III Congreso de Historia de la Educacion Latinoamericana, 1997, Caracas. Educacion, Cultura y Politica: ensayos para la compreension de la Historia de la Educacion en America Latina, 1996.

18.
LIMA, A. L. G.. A disciplina de professores e alunos no contexto das escolas públicas paulistas (um estudo do período de 1945 a 1964). In: IV Simposio de Pesquisa da FEUSP, 1997. Anais do quarto Simpósio de Pesquisa da FEUSP. São Paulo: FEUSP, 1997.

19.
LIMA, A. L. G.. A Configuração Oficial da Disciplina de Professores e Alunos ( uma análise das práticas e representações a partir dos Anuários do Ensino do Estado de São Paulo: 1907-1937). In: III Simposio de Pesquisa da FEUSP, 1996, São Paulo. Anais do Terceiro Simpósio de Pesquisa da FEUSP. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 1996.

20.
LIMA, A. L. G.. Entre a mãe e o´'professor': as educadoras sanitárias. In: I Seminario Docencia Memoria e Genero, 1996, São Paulo. Seminário Docência, Memória e Gênero, GEDOMGE - FEUSP. São Paulo: Plêiade, 1996.

21.
LIMA, A. L. G.. "O Trabalho Docente: praticas e representaçoes - um estudo dos Anuarios do Ensino do Estado de Sao Paulo:1907-1937". In: II Simposio de Pesquisa da Faculdade de Educaçao da USP, 1995, Sao Paulo. Anais do II Simposio de Pesquisa da Faculdade de Educaçao da USP. Sao Paulo, 1995. v. 34. p. 7-209.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. L. G.. As diferenças individuais exlicadas às mães e às professoras em manuais de puericultura e psicologia (1925-1955). In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: rituais, espaços & patrimônios escolares, 2012, Lisboa. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: rituais, espaços & patrimônios escolares. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.

2.
LIMA, A. L. G.; SILVIA, Rodrigues Flavia . Higiene Fisica e Mental e o governo da familia e da infancia. In: V Congresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao, 2004, Evora. V Congresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao, 2004.

3.
LIMA, A. L. G.; RODRIGUES, Flavia Silvia . Educacion de Ninos. In: VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana, 2003, San Luis Potosi. VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana - Libro de resumenes y referencias curriculares. San Luis Potosi, Mexico: Departamento de Divulgacion y Publicaciones de El Colegio San Luis, 2003. p. 5-173.

4.
LIMA, A. L. G.; RODRIGUES, Flavia Silvia . Official Measures for the Protection and the Correction of Children 'At Risk': The Minors Code (1927) and other documents of the Brazilian Federal Legislation. In: XXV International Standing Conference for the History of Education, 2003, Sao Paulo. XXV ISCHE International Standing Conference for the History of Education - Abstracts. Sao Paulo: Pleiade, 2003. p. 9-407.

5.
LIMA, A. L. G.; RODRIGUES, Flavia Silvia . Assistencia a infancia no Brasil: um estudo da legislacao federal (1880-1960). In: III Congresso Paulista de Educacao Infantil, 2003, Aguas de Lindoia. III COPEDI - Congresso Paulista de Educacao Infantil: Pedagogia da Infancia: exigencias de um novo tempo. Programa Geral e Resumos, 2003.

6.
LIMA, A. L. G.; RODRIGUES, Flavia Silvia . Instituicoes de assistencia a infancia no Brasil nas decadas de1880 a 1960: um estudo da legislacao federal. In: II Congresso Brasileiro de Historia da Educacao, 2002, Natal. II Congresso Brasileiro de Historia da Educacao - Historia e Memoria da educacao brasileira. Anais. Natal: Nucleo de Arte e Cultura da UFRN, 2002. p. 11-466.

7.
LIMA, A. L. G.; RODRIGUES, Flavia Silvia . Um estudo da legislação federal sobre crianças em risco entre 1880 e 1960. In: IV Coloquio LEPSI: os adultos, seus saberes e a infancia, 2002, São Paulo. IV Colóquio LEPSI: os adultos, seus saberes e a infância, 2002.

8.
LIMA, A. L. G.. Saberes e praticas relativos a educacao das criancas em risco: um estudo baseado na legislacao e na literatura educacional em Sao Paulo e no Rio de Janeiro, de 1889 a 1945.. In: VII Simposio de Pesquisa da FEUSP, 2001, Sao Paulo. VII Simposio de Pesquisa da FEUSP, 2001.

9.
LIMA, A. L. G.; LIMA, Ana Gabriela Godinho . Escolas Paulistanas nas decadas de 40,50 e 60: um estudo da aplicacao dos principios modernos em sua arquitetura. In: III Congresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao: escolas, culturas e identidades, 2000, Coimbra. III Congresso Luso-Brasileiro de Historia da Educaçao: escolas, culturas e identidades - livro de resumos. Coimbra, 2000.

10.
LIMA, A. L. G.. "Historia dos saberes produzidos sobre os alunos em instituiçoes de assistencia a menores na cidade de Sao Paulo". In: I Congresso Brasileiro de Historia da Educaçao: educaçao no Brasil - historia e historiografia, 2000, Rio de Janeiro. I Congresso Brasileiro de Historia da Educaçao: educaçao no Brasil - historia e historiografia, 2000. p. 1-395.

11.
LIMA, A. L. G.; LIMA, Ana Gabriela Godinho . "School Architecture and up bringing of the modern citizen (a brazilian case study between 1945 and 1964)". In: XXth International Standing Conference for the History of Education: the visual in the making of the educational space through History, 1998, Leuven. Imagine, All the Education... the visual in the making of the educational space through History - programme and abstract book of the XXth International Standing Conference for the History of Education, 1998. p. 2-183.

12.
LIMA, A. L. G.; VICENTINI, P. P. ; LUGLI, Rosario Genta . "OCPP (Centro do Professorado Paulista) e o sistema de ensino paulista nos anos 30". In: IV Congresso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana, 1998, Santiago. IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana, 1998. p. 11-382.

13.
LIMA, A. L. G.; LIMA, Ana Gabriela Godinho . Arquitetura Moderna e a Configuracao das Escolas no Estado de Sao Paulo entre 1945 e 1964. In: I Encontro DOCOMOMO Estado de Sao Paulo. I Seminario, Grupo de Trabalho Vale do Paraiba, 1998, Sao Jose dos Campos. I Encontro DO.CO.MO.MO. Estado de Sao Paulo I Seminario, Grupo de Trabalho Vale do Paraiba, Programacao e Resumos., 1998.

14.
LIMA, A. L. G.. A Disciplina e a Educacao Moral nas Escolas Publicas Paulistas (1945-1964). In: V Simposio de Pesquisa da FEUSP, 1998, Sao Paulo. V Simposio de Pesquisa da FEUSP, 1998.

15.
VICENTINI, P. P. ; LUGLI, Rosario Genta ; LIMA, A. L. G. . O CPP (Centro do Professorado Paulista) nos anos 30: uma proposta de investigação. In: IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana, 1998, Chile. IV Congresso Iberoamericano de historia de la Educación Latinoamericana, 1998.

16.
LIMA, A. L. G.. A Disciplina de professores e alunos na imprensa periodica educacional - um estudo do periodo entre 1945 e 1964. In: I Congresso de Ciencias da Educacao, 1997, Araraquara / Sao Paulo. I Congresso de Ciencias da Educacao: Perspectivas de Investigacao, 1997.

17.
LUGLI, Rosario Genta ; VICENTINI, P. P. ; LIMA, A. L. G. . A História do movimento docente em São Paulo nos anos 30 O ambíguo sacerdócio dos humildes obreiros da alfabetização. In: VIII F.I.E.A.L.C. Congreso de la Federacion Internacional de Estudios sobre America Latina y el Caribe, 1997, Talca, Chile. VIII Congresso internacional da FIEALC (Federacion Internacional de Estudios Sobre America Latina y el Caribe), 1997.

18.
CATANI, Denice Barbara ; LIMA, A. L. G. . Vigilância e Controle: os anuários do Ensino do Estado de são Paulo e a história do trabalho docente no Brasil (1907-1937). In: III Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana, 1996, Caracas, Venezuela. III Congreso de Historia de la Educación Latinoamericana. Caracas, Venezuela, 1996.

19.
LIMA, A. L. G.. O Trabalho Docente: práticas e representações. In: III Simposio de Iniciacao Cientifica da USP, 1995, São Paulo. III Simpósio de Iniciação Científica da USP: área de Ciências Humanas e Humanidades. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. L. G.. A psicologia e o trabalho dos professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, A. L. G.. A cientificação do campo pedagógico, a escola e a pesquisa em educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, A. L. G.. Verdades sobre os problemas de aprendizagem na escola e providências para superá-los: uma análise dos discursos da psicologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, A. L. G.. Como se explica o mau rendimento do aluno na escola primária? respostas da psicologia educacional na primeira metade do século XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, A. L. G.. Os professores devem adaptar o ensino às características dos alunos: uma análise histórica de um enunciado recorrente na psicologia educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, A. L. G.. É preciso adaptar o ensino às características do aluno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, A. L. G.; Bautheney, Katia Cristina Silva Forli . La relation mère-bébé dans les discours maternels: une étude des manuels, blogs et revues de bébés. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, A. L. G.. Os médicos diante da criança-problema: um exame das recomendações feitas às mães e às professoras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, A. L. G.. A educação da mãe-enfermeira e o futuro da nação: um estudo a partir de manuais de puericultura (1919-1968). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, A. L. G.. Projetos de residências e escolas como intervenções no campo da saúde infantil: um estudo a partir de manuais de puericultura e higiene escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, A. L. G.. Os saberes especializados da pediatria e a adaptação das mães às necessidades de seus bebês: um estudo de manuais de puericultura publicados no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, A. L. G.. A recepção higiênica do bebê: um estudo a partir de manuais de puericultura publicados no Brasil entre 1918 e 1968. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, A. L. G.. Reconhecendo diferenças e fabricando a desigualdade: ciências da educação, escolarização e abjeção. Uberlândia: EDUFU, 2015. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre originais apresentados ao Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia. 2016.

2.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre artigo para a Revista do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. 2016.

3.
LIMA, ANA LAURA GODINHO. Parecer sobre artigo para a revista Linhas. 2016.

4.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre solicitação de bolsa de mestrado. 2015.

5.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre solicitação de bolsa de doutorado. 2015.

6.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre trabalho final de curso. 2015.

7.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre pedido de reconhecimento de diploma de doutorado obtido em universidade estrangeira. 2015.

8.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre artigo para a revista Educação & Realidade. 2015.

9.
LIMA, A. L. G.. Avaliação de artigo original para a revista Educação & Pesquisa. 2015.

10.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre artigo submetido à revista Educação & Realidade. 2014.

11.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre pedido de recredenciamento de docente junto à CERT. 2014.

12.
LIMA, ANA LAURA GODINHO. Parecer circunstanciado sobre currículo docente. 2014.

13.
LIMA, ANA LAURA GODINHO. Parecer sobre artigo submetido à revista Acta Scientiarum. 2014.

14.
LIMA, ANA LAURA GODINHO. Parecer sobre artigo submetido à Revista Brasileira de História da Educação. 2013.

15.
LIMA, ANA LAURA GODINHO. Parecer sobre solicitação de bolsa de mestrado.. 2013.

16.
LIMA, ANA LAURA GODINHO. Parecer sobre solicitação de bolsa de doutorado. 2013.

17.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre artigo para o periódico Cadernos de História da Educação. 2012.

18.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre solicitação de credenciamento de docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. 2012.

19.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre solicitação de matrícula discente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. 2012.

20.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre projeto de iniciação científica 'Acreditação da educação superior no Mercosul'. 2012.

21.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre artigo submetido à revista Educação & Realidade. 2011.

22.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre relatório de iniciação científica "A arte da política: o Departamento de Cultura de São Paulo e a gestão de Mário de Andrade". 2011.

23.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre artigo submetido à revista Educação & Realidade. 2010.

24.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre projeto de iniciação científica para a Universidade Federal do Paraná. 2010.

25.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre projeto de iniciação científica: A epistemologia de Humberto Maturana: algumas relfexões educacionais. 2010.

26.
LIMA, A. L. G.. Parecer sobre o relatório final de iniciação científica: Educação Libertadora e consciência crítica: a atualidade do pensamento de Paulo Freire.. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, A. L. G.; PAULILO, A. L. ; VIVIANI, L.M. . Administração das diferenças individuais na escola: um estudo histórico do discurso da psicologia sobre as crianças que não aprendem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, A. L. G.. Guia de Manuais de Puericultura Publicados no Brasil. 2008. (Obra de referência).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, Ana Gabriela Godinho; LIMA, A. L. G.; PERRONE, R. A. C.. Participação em banca de Miriã Dias de Carvalho Hasswani. Leitura do espaço pré-escolar em territórios vulneráveis: o caso Jardim Lapenna. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
LIMA, A. L. G.; CAZETTA, V.; MARCELO, F. A.. Participação em banca de Caio Moretto Ribeiro. A criança incompreendida: análise de um roteiro familiar. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
LIMA, A. L. G.; COELHO, L. M. C. C.; MACHADO, A. M.. Participação em banca de Patrícia Peixoto Zapletal. Ampliação da jornada escolar: mais aprendizagem de quê?. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
LIMA, A. L. G.; BOTO, C. J. M. C. R.; SOUZA, R. F.. Participação em banca de Liliane Maria Santana de Oliveira. Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de; SILVA, V. G.; LIMA, A. L. G.. Participação em banca de Mariana Roveroni Brêda. Projeto Político Pedagógico: reflexões sobre o discurso de educadores de Rio Claro. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
LIMA, A. L. G.; GIL, Natalia de Lacerda; QUADROS, C.; STEPHANOU, M.. Participação em banca de Marlos Tadeu Bezerra de Mello. Testar crianças para educar cidadãos: as representações dos testes psicológicos da revista do Ensino e no Boletim do CPOE-RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
LIMA, A. L. G.; FERREIRA, D. M.; SIQUEIRA, R. M.. Participação em banca de Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de Oliveira. Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

8.
LIMA, ANA LAURA GODINHO; OLIVEIRA, R. C.; SCHWENGBER, M. S. V.. Participação em banca de Vanessa Aparecida Araújo Correia. Gravidez na adolescência: a construção discursiva de uma condição desviante. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

9.
LIMA, A. L. G.; Viviani, Luciana; PINAZZA, M. A.. Participação em banca de Rosmari Pereira de Oliveira. Entre a fralda e a lousa: um estudo sobre identidades docentes em berçários. 2013. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

10.
LIMA, A. L. G.; LUGLI, Rosario Genta; CATANI, Denice Barbara. Participação em banca de Flavia Silvia Rodrigues. Dimensoes educativas das normas e saberes acerca da infancia desfavorecida no Estado de Sao Paulo: a legislacao e a literatura especializada entre 1890 e 1927.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

11.
LIMA, A. L. G.; LUGLI, Rosario Genta; APRILE, Maria Rita. Participação em banca de Manoel Felipe Leao Filho. A violencia e seus efeitos na escolarizacao de jovens de periferia. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educacao) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
LIMA, A. L. G.; GURIDI, V. M.; PRADO, G. V. T.; PINTO NETO, P. C.; BAROLLI, E.. Participação em banca de Geisiele da Silva Marchan. Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente: a configuração do perfil pedagógico. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
LIMA, A. L. G.; MONARCHA, C. R. S.; GATTI JUNIOR, D.; RIBEIRO, B. O. L.; ARAUJO, J. C. S.. Participação em banca de Claudio Gonçalves Prado. Dimensões contextuais e particulares do percurso histórico da disciplina psicologia da educação no curso de pedagogia na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil (1959-2006). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
LIMA, A. L. G.; BOTO, C. J. M. C. R.; AQUINO, J. R. G.; CESAR, M. R. A.; LOPES, M. C.. Participação em banca de Marcelo Rito. Carne recortada, almas expostas: da visualização escolanovista à utopia do homem aprimorável. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
LUGLI, Rosario Genta; BEISIEGEL, C.R.; CATANI, Denice Barbara; PEREIRA, G.R.M.; LIMA, A. L. G.. Participação em banca de Katiene Nogueira da Silva. Do controle das paixões à maestria de si: um estudo acerca das práticas e das representações de moralização na escola pública paulista (1948-1978). 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
LIMA, A. L. G.; Prieto, Rosangela Gavioli; Voltolini, Rinaldo; MOYSES, M. A. A.; Souza, Marilene Proença Rebello. Participação em banca de Katia Cristina Silva Forli Bauthney. Transtornos de aprendizagem: quando "ir mal na escola" torna-se um problema médico e/ou psicológico.. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
LIMA, A. L. G.; Dagmar Meyer; Alfredo Veiga Neto; Maria Isabel Bujes; Rosa Maria Hessel Silveira. Participação em banca de Claudia Amaral dos Santos. A Vida do Bebê: biopolíticas dirigidas às mães para a produção de infâncias saudáveis e normais. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, ANA LAURA GODINHO; AQUINO, J. R. G.; PUPO, M. L. S. B.. Participação em banca de Sidmar Silveira Gomes. Por uma história outra do teatro infantil brasileiro: teatro, educação e governamento da infância. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
LIMA, A. L. G.; CATANI, D. B.; SILVA, K. N.. Participação em banca de Eduardo Mosna Xavier. Política "Dá a bola; deixa jogar": análise historiográfica da Educação Física e da formação dos professores entre 1948 e 1961. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
AQUINO, J. R. G.; NEIRA, M. G.; LIMA, A. L. G.. Participação em banca de Clayton Cesar de Oliveira Borges. Governo, verdade, subjetividade: uma anarqueologia da pedagogia cultural da educação física. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
PINTO NETO, P. C.; AGUILAR, L. E.; LIMA, A. L. G.. Participação em banca de Geisiele da Silva Marchan. Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente: a configuração do perfil pedagógico. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, Ana Gabriela Godinho; LIMA, A. L. G.; PERRONE, R. A. C.. Participação em banca de Miriã Dias de Carvalho Hasswani. Arquitetura escolar paulista e primeira infância: intervenções em territórios vulneráveis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
LIMA, A. L. G.; JARDIM, F. A. A.; SUPRINYAK, C. E.. Participação em banca de André Felipe Dutra Martins Rocha Elias. Do planejamento educacional à gestão por incentivos: percursos da economia da educação e seus caminhos neoliberais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
LIMA, A. L. G.; VIVIANI, L.M.; SANTOS, M. F.. Participação em banca de Eliane Maria Pereira Agostinho. O ensino das culturas africanas e afro-brasileiras em foco: uma análise dos discursos produzidos a partir da Lei 10.639/2003. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

4.
PAULILO, A. L.; LIMA, A. L. G.; GALLO, S. D. O.. Participação em banca de Matheus Henrique da Silveira. A escolarização da infância problema: a produção das fichas do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental do Rio de Janeiro (1934-1939). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

5.
LIMA, A. L. G.; SOUZA, R. F.; BOTO, C. J. M. C. R.. Participação em banca de Liliane Maria Santana de Oliveira. Compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
LIMA, A. L. G.; NEIRA, M. G.; DUBOC, A. P. M.. Participação em banca de Marcos Ribeiro das Neves. O currículo cultural de Educação Física em ação e seus possíveis efeitos na representação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
LIMA, ANA LAURA GODINHO; SILVA, V. G.; CARVALHO, J. S. F.. Participação em banca de Mariana Roveroni Breda. Projeto político e pedagógico: possibilidades e limites. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

8.
LIMA, A. L. G.; FERREIRA, D. M.; Perosa, Graziela Serroni. Participação em banca de Alexandre César Gilsogamo Gomes de Oliveira. Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

9.
LIMA, A. L. G.; BAUTHENEY, K. C. S. F.; Viviani, Luciana. Participação em banca de Andressa Caroline Francisco Leme. Agora é para alfabetizar, sim ou não? análise dos discursos especializados. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

10.
LIMA, A. L. G.; STEPHANOU, M.; QUADROS, C.. Participação em banca de Marlos Tadeu Bezerra de Mello. Os testes de desenvolvimento e o discurso psicológico no Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
LIMA, A. L. G.; NEIRA, M. G.; CAZETTA, V.. Participação em banca de Clayton Cesar de Oliveira Borges. Currículo, saberes e relações de poder: o lugar da educação física em uma proposta oficial. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, A. L. G.; OLIVEIRA, R. C.; PEROSA, G. S.. Participação em banca de Viviane Aparecida Costa.Indisciplina e percepção sobre a escola entre estudantes de uma escola municipal de Ermelino Matarazzo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

2.
LIMA, A. L. G.. Participação em banca de Patrícia Andrade Bertolon.Metodologias para desenvolvimento de calçados infantis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Têxtil e Moda) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

3.
LIMA, A. L. G.; CAZETTA, V.; Viviani, Luciana. Participação em banca de Regiane de Souza Araujo.Higiene mental e magistério paulista: manuais escolares em uso na primeira metade do século XX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

4.
LIMA, A. L. G.; Perosa, Graziela Serroni; LEITE, C. K. S.. Participação em banca de Rita Mairam Ischkanian de Oliveira.Indicadores da qualidade na educação infantil: um estudo exploratório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.

5.
VIVIANI, L.M.; LIMA, A. L. G.. Participação em banca de Renata se Souza Araújo.As ciências naturais na Escola Normal paulista e o movimento da Escola Nova (1927-1937). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

6.
LIMA, A. L. G.; INFANTE-MALACHIAS, M. E.; DOMINGUEZ, C.R.C.. Participação em banca de Victor Seiji Fujiwara.Encontros de Ciências extra-aula: uma aproximação à alfabetização científica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

7.
LIMA, A. L. G.; VIVIANI, L.M.. Participação em banca de Karla Beatriz Gomes Saraiva.Formação continuada e prática docente: estudo de cotidiano em uma escola municipal de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

8.
LIMA, A. L. G.; Perosa, Graziela Serroni. Participação em banca de Ivone Dantas Farias.Percepções de famílias de baixa renda e com pouca escolaridade sobre o desempenho escolar de seus filhos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

9.
LIMA, A. L. G.; INFANTE-MALACHIAS, M. E.. Participação em banca de Marcone José das Neves.Educação para a saúde no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, A. L. G.; BERNARDES, M. E. M.; SILVA, K. N.. Processo Seletivo de provas para o provimento de um cargo de Professor Doutor. 2014. Universidade de São Paulo.

2.
Canesqui, Ana Maria; Altmann, Helena; Dantas, Sylvia Duarte; Perosa, Graziela Serroni; LIMA, A. L. G.. Concurso Público Docente referente ao edital EACH/ATAc 085/2010. 2011. Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

3.
Grandino, Patrícia Junqueira; CORDEIRO, J. F. P.; Colello, Silvia de Mattos Gasparian; LERNER, R.; Amaral, Mônica do; LIMA, A. L. G.. Concurso público docente referente ao edital EACH/ATAc 024/2010. 2010. Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

4.
ROCHA, H. H. P.; BIZZO, N. M. V.; INFANTE-MALACHIAS, M. E.; LIMA, A. L. G.; VIDAL, D. G.. Concurso Público Docente referente ao Edital EACH/ATAc 279/2007. 2008. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
LIMA, A. L. G.; EUZEBIO, M. S. P.. Comissão Interna de Avaliação das Teses. 2017. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
POLYDORO, S. A. J.; LIMA, A. L. G.; ROJAS, M. F.. Comissão de Especialistas do Prêmio de Reconhecimento pela Dedicação ao Ensino de Graduação. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

3.
LIMA, A. L. G.; BUENO, Belmira Amelia; CARVALHO, José Sérgio Fonseca de; SOUZA, Elizeu Clementino de; BARREYRO, Gladys Beatriz. Processo seletivo para a contratação de um docente na categoria de Professor Doutor, ref. MS-3 em RDIDP, no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, área de Pedagogia. 2007. Universidade de São Paulo.

4.
LIMA, A. L. G.; Viviani, Luciana; Oliveira, Romualdo Portella; Zakia, Sandra. Processo seletivo para contratacao de Professor Doutor. 2006. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40th International Standing Conference for the History of Education. Does ontogenesis reproduce phylogenesis? The Recapitulation Theory in the Discourse of Psychology on Student Development. 2018. (Congresso).

2.
Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoametiericana. O desenvolvimento do aluno na escola seriada: uma análise de discursos da psicologia dirigidos aos professores. 2018. (Congresso).

3.
39 International Standing Conference for the History of Educationa. School, psychology and democracy in the pedagogical discourses of the 1930s and 1940s. 2017. (Congresso).

4.
Congresso Brasileiro de História da Educação. A expertise e a techne da psicologia aplicadas à investigação do aluno na escola.. 2017. (Congresso).

5.
Congresso Brasileiro de História da Educação. Disciplinas escolares e ensino de história da educação. 2017. (Congresso).

6.
Jornadas de História e Filosofia da Educação.Escola, psicologia e democracia nos discursos pedagógicos dos anos 1930 e 1940. 2017. (Seminário).

7.
Jornadas de História e Filosofia da Educação.Pedagogia, escola e modernidade: governar, ensinar, aprender. 2017. (Seminário).

8.
VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Verdades sobre os problemas de aprendizagem na escola e providências para superá-los: uma análise dos discursos da psicologia. 2016. (Outra).

9.
XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Como se explica o mau rendimento do aluno na escola primária? respostas da psicologia educacional na primeira metade do século XX. 2016. (Congresso).

10.
Reunião Anual da ANPEd. É preciso adaptar o ensino às características do aluno. 2015. (Congresso).

11.
XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE e 37th Annual Conference of the International School Psychology Association - ISPA. Os professores devem adaptar o ensino às características dos alunos: uma análise histórica de um enunciado recorrente na psicologia educacional. 2015. (Congresso).

12.
22o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP/FE.Coordenação da mesa "Educação Infantil". 2014. (Simpósio).

13.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O ensino de psicologia nas escolas normais: um estudo a partir de livros didáticos publicados na primeira metade do século XX. 2014. (Congresso).

14.
XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Conhecer e conduzir as crianças: um estudo da literatura sobre a psicologia educacional entre 1931 e 1957. 2014. (Congresso).

15.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Os conhecimentos especializados sobre os problemas de aprendizagem nos manuais de psicologia educacional (1925-1969). 2013. (Congresso).

16.
13o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Recomendações para a administração das diferenças individuais. 2012. (Seminário).

17.
IIème Séminaire International Transdisciplinaire sur le bébé: compétences du bébé et intervencion précoce.La relation mère-bébé dans le discours maternels: une étude des manuels, blogss et revues de bébés. 2011. (Seminário).

18.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, juventude e relações de gênero na História da Educação. Os médicos diante da criança-problema: um exame das recomendações feitas às mães e às professoras. 2010. (Congresso).

19.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana. A educação da mãe-enfermeira e o futuro da nação: um estudo a partir de manuais de puericultura (1919-1968). 2009. (Congresso).

20.
I Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción a la Docência. Programa de supervisión de la práctica curricular de profesores de ciências: uma aproximación a la experiencia de licenciatura em ciências de naturaleza (EACH-USP) em São Paulo, Brasil. 2008. (Congresso).

21.
IV Encontro Nordestino sobre Psicanálise e Clínica com Bebês: as interfaces da clínica com bebês.O governo da relação mãe-bebê: descrições do recém-nascido nos manuais de puericultura publicados no Brasil entre 1918 e 1968. 2007. (Encontro).

22.
VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Os pediatras e o governo da relação mãe-bebê: um estudo histórico dos usos da estatística nos manuais de puericultura publicados no Brasil. 2007. (Congresso).

23.
II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica. A inscrição do recém-nascido no campo da maternidade: um estudo de manuais de puericultura publicados no Brasil: 1918-1968. 2006. (Congresso).

24.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.Apresentação da comunicação: A maternidade entre a natureza e a ciência: um estudo histórico de manuais de puericultura: 1918-1968. 2006. (Seminário).

25.
VI Congresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao: Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de historia da educacao. A educacao da mae enfermeira: um estudo dos manuais de puericultura no Brasil entre 1918 e 1941. 2006. (Congresso).

26.
Contribuicoes da Universidade para as questoes da infancia e juventude: aspectos da educacao.Palestra: De onde vem a crianca problema? Um estudo da literatura educacional.. 2005. (Outra).

27.
III Seminario Docomomo Estado de Sao Paulo: Permanencia e Transitoriedade do Modernismo Paulista.Apresentacao da Comunicacao: Modernas escolas na cidade de Sao Paulo - marcos historicos na paisagem urbana: Ramos de Azevedo e Helio Duarte. 2005. (Seminário).

28.
I Seminario Internacional: enfoques feministas e o seculo XXI: feminismo e universidade na America Latina.O governo da maternidade: um estudo historico de manuais de puericultura publicados no Brasil: 1918-1941. 2005. (Seminário).

29.
II Semana da Educacao.Higiene Fisica e Mental: o governo da infancia e da familia.. 2004. (Outra).

30.
III Congresso Paulista de Educacao Infantil. Assistencia a infancia no Brasil: Um estudo da Legislacao Federal (1880-1960). 2003. (Congresso).

31.
Semana de Educacao 2003.As criancas em risco e a legislacao federal. 2003. (Outra).

32.
VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. Educacao de Criancas em risco: um estudo a partir da legislacao federal (1880-1960). 2003. (Congresso).

33.
XXV ISCHE - International Standing Conference for the History of Education.Medidas Oficiais para a Protecao e a Correcao das Criancas em risco: o Codigo de Menores (1927) e outros documentos da legislacao federal.. 2003. (Outra).

34.
European Conference on Educational Research. Childhood Assistance Institutions in Brazil from 1940 to 1960. 2002. (Congresso).

35.
II Congresso Brasileiro de Historia da Educacao. Apresentacao da comunicacao: Instituicoes de assitencia a infancia no Brasil nas decadas de 1880 a 1960: um estudo da legislacao federal. 2002. (Congresso).

36.
IV Coloquio LEPSI: os adultos, seus saberes e a infancia.Um estudo da legislacao federal sobre as criancas em risco entre 1880 e 1960. 2002. (Outra).

37.
V Encontro de Pesquisa em Educacao da Regiao Sudeste.Assistencia a infancia no Brasil: um estudo da legislacao federal (1880-1960). 2002. (Encontro).

38.
VII Semana de Letras e Educacao.Boletim tematico: uma proposta de encaminhamento para a discussao de temas atuais. 2002. (Outra).

39.
III Congresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao: escolas, culturas e identidades. Apresentacao da comunicacao: Escolas paulistanas nas decadas de 40, 50 e 60.. 2000. (Congresso).

40.
II Conresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao. Apresentacao da comunicacao: A Disciplina de Professores e alunos no discurso dos educadores entre 1945 e 1964 (Uma analise da Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos). 1998. (Congresso).

41.
I Seminario DO.CO.MO..MO. do Grupo de Trabalho do Vale do Paraiba.Arquitetura Moderna e a Configuracao das escolas no Estado de Sao Paulo entre 1945 e 1967.. 1998. (Seminário).

42.
IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. O CPP (Centro do Professorado Paulista) e o sistema de ensino paulista nos anos 30. 1998. (Congresso).

43.
V Simposio de Pesquisa da FEUSP.A disciplina e a Educacao Moral nas Escolas Publicas Paulistas (1945-1964). 1998. (Simpósio).

44.
XX International Standing Conference for the History of Education: the visual in the making of the educational space through History.School architecture and up bringing of the modern citizen (a Brazilian case study between 1945 and 1964). 1998. (Outra).

45.
I Congresso de Ciencias da Educacao. A disciplina de professores e alunos na imprensa periodica educacional - um estudo do periodo entre 1945 e 1964. 1997. (Congresso).

46.
IV Simposio de Pesquisa da FEUSP.A disciplina de professores e alunos no contexto das escolas publicas paulistas (um estudo do perido de 1945 a 1964). 1997. (Simpósio).

47.
VIII F.I.E.A.L.C. Congreso de la Federacion Internacional de Estudios sobre America Latina y el Caribe. A Historia do movimento docente em Sao Paulo nos anos 30. O ambiguo sacerdocio dos humildes obreiros da alfabetizacao. 1997. (Congresso).

48.
III Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. Vigilancia e Controle: os Anuarios do Ensino do Estado de Sao Paulo e Historia do trabalho docente no Brasil.. 1996. (Congresso).

49.
III Simposio de Pesquisa da FEUSP.A configuracao oficial da disciplina de professores e alunos. 1996. (Simpósio).

50.
I Seminario Docencia Memoria e Genero.Entre a mae e o professor: As educadoras sanitarias. 1996. (Seminário).

51.
III Simposio de Iniciacao Cientifica da USP.O Trabalho Docente: praticas e representacoes (um estudo dos Anuarios do Ensino do Estado de Sao Paulo: 1907-1937). 1995. (Simpósio).

52.
II Simposio de Pesquisa da FEUSP.O trabalho docente: praticas e representacoes (um estudo dos Anuarios do Ensino do EStado de Sao Paulo: 1907-1937). 1995. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, A. L. G.; BOTO, C. J. M. C. R. ; CARVALHO, J. S. F. ; AQUINO, J. R. G. ; CUSTODIO, C. O. ; VAL, G. ; TRINDADE, C. C. . Jornadas de História e Filosofia da Educação. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Laiene Okimura Kadena. A história dos saberes para a formação de professores no I.E. Dr. Cardoso de Almeida - Botucatu - SP (1953-1975): um estudo por meio de manuais didáticos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Lara Chaud Palacios Marin. A infância vivida em três gerações: referências culturais infantis e suas influências na educação contemporâena. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Eliane Maria Pereira Agostinho. O ensino da cultura africana em foco: uma análise dos discursos que orientam os cursos de formação de professores para o ensino da cultura africana. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Caio Moretto Ribeiro. Um roteiro familiar: o apoio à individualidade dos filhos no dispositivo pedagógico do cinema contemporâneo. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

5.
Raphaela Secco Comisso. Homofobia na escola e suas implicações para a formação dos sujeitos. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Fabrício Aparecido Bueno. Presença e atuação dos saberes "psi" no discurso educacional contemporâneo: um estudo a partir de periódicos da imprensa pedagógica nacional (1950-2010). Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Elaine Muniz Pires. A maternidade naturalista enquanto discurso pedagógico. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Alexandre Gilsogamo de Oliveira. "Crianças-problema" em escolas públicas periféricas: poder, discurso e (des)caminhos.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Aline Aparecida Gama Vieira. O preconceito racial contido nos Manuais de Psicologia Educacional publicados no Brasil: uma análise dos discursos no período de 1930 a 1960.. Início: 2017 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Marina Chagas Luz. Diagnóstico e tratamento dos transtornos de aprendizagem? análise de discursos acadêmicos sobre uma questão controversa. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Gabriela Pinsdorf. As teorias da aprendizagem nos discursos da Revista de Pedagogia. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Caio Moretto Ribeiro. A criança incompreendida: análise de um roteiro familiar. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

2.
Eliane Maria Pereira. O ensino das culturas africanas e afro-brasileiras em discurso: uma análise a partir da Lei 10.639/2003. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, . Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

3.
Raphaela Secco Comisso. Verdade e normalidade nos discursos sobre sexualidade e gênero na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

4.
Andressa Caroline Francisco Leme. Agora é para alfabetizar, sim ou não? análise dos discursos especializados sobre a alfabetização no contexto da ampliação do ensino fundamental para nove anos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, . Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

5.
Vanessa Aparecida Araújo Correia. Gravidez na adolescência: a construção discursiva de uma condição desviante. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, . Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jenifer Pereira de Oliveira Pontes. Ensino sobre corpo humano e saúde: um estudo a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

2.
Rita de Cássia Fiúza Neves. O processo de inclusão dos alunos identificados como deficientes mentais na escola pública de ensino fundamental: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

3.
Mariana Rodrigues Marques. A Idade-Problema entre 1960 e 1970 no Brasil: um estudo do conceito de adolescência na obra de Imídeo Giuseppe Nérici. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

Iniciação científica
1.
Gabriela Pinsdorf. As teorias da aprendizagem nos discursos da Revista de Pedagogia. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

2.
Gabriela Zanella Stockl. Um estudo da produção/descoberta da identidade nos livros para adolescentes. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

3.
Carolina Castro Batista. Sampaio Dória e o ensino de psicologia na Escola Normal Caetano de Campos (1914-1925). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

4.
Catarina Medeiros do Livramento Barreto. Noemy da Silveira Rudolfer e o ensino de psicologia para professores em formação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

5.
Barbara Caroline Vicente. A descrição do parto em guias maternos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Obstetrícia) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

6.
Jocelyn Hyo Shin Lepelletier. Diferenças individuais e fracasso escolar: um estudo a partir de manuais de psicologia educacional. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

7.
Gisseila Andréa Ferreira Garcia. Espaços e materiais para a educação infantil: um estudo das recomendações pedagógicas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Obstetrícia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

8.
Jenifer Pereira de Oliveira Pontes. A Higiene do bebê: um estudo histórico a partir de manuais de puericultura (1937-1941). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

9.
Eliane Pereira de Oliveira. Eliane Pereira de Oliveira. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.

10.
Mariana Rodrigues Marques. Manuais de puericultura no Brasil entre 1930 e 1941: um estudo das recomendações sobre a educação infantil. 2007. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Laura Godinho Lima.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIMA, A. L. G.2015LIMA, A. L. G.; Viviani, Luciana . Conhecimentos especializados sobre os problemas de rendimento escolar: um estudo de manuais de psicologia e da Revista de Educação. História da Educação (UFPel), v. 19, p. 93-112, 2015.

2.
LIMA, A. L. G.2015 LIMA, A. L. G.; CATANI, Denice Barbara . 'Que tipo de aluno é esse?': psicologia, pedagogia e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 571-593, 2015.


Livros e capítulos
1.
LIMA, A. L. G.. A 'criança problema na escola brasileira: uma análise do discurso pedagógico. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 217p .

1.
LIMA, ANA LAURA GODINHO; BAUTHENEY, K. C. S. F. . A relação mãe-bebê nos discursos maternos: um estudo de manuais, blogs e revistas sobre bebês. In: Busnel, Marie-Claire; Melgaço, Rosely Gazire. (Org.). O bebê e as palavras: uma visão transdisciplinar sobre o bebê. 1ed.São Paulo: Instituto Langage, 2013, v. 1, p. 129-140.

2.
ROCHA, H. H. P. ; Viviani, Luciana ; LIMA, A. L. G. . Formação de cidadãos higienizados para a construção do progresso nacional: produção e circulação de livros escolares de higiene na primeira metade do século XX. In: Bertucci, Liane Maria; Mota, André; Schraiber, Lilia Blima. (Org.). Saúde e Educação: um encontro plural. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017, v. , p. 305-326.


Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. L. G.. Os professores devem adaptar o ensino às características dos alunos: uma análise histórica de um enunciado recorrente na psicologia educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, A. L. G.. É preciso adaptar o ensino às características do aluno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, A. L. G.. A psicologia e o trabalho dos professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, A. L. G.. A cientificação do campo pedagógico, a escola e a pesquisa em educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, A. L. G.. Verdades sobre os problemas de aprendizagem na escola e providências para superá-los: uma análise dos discursos da psicologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, A. L. G.. Como se explica o mau rendimento do aluno na escola primária? respostas da psicologia educacional na primeira metade do século XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, A. L. G.; PAULILO, A. L. ; VIVIANI, L.M. . Administração das diferenças individuais na escola: um estudo histórico do discurso da psicologia sobre as crianças que não aprendem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 16:17:24