Maria Inês da Silva Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3255279933095240
  • Última atualização do currículo em 08/05/2018


possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e mestrado em Educação: Distúrbios da Comunicação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Foi professora de edac-habilitação da pedagogia - Educação de Surdos; professora da disciplina de LIBRAS nas licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; coordenadora do Programa de Acessibilidade / LIBRAS, professora dos cursos e oficinas de Libras da Derdic/PUCSP; tradutora e intérprete de libras/português da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação PUCSP; professor/intérprete de libras/português do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e professora do módulo Alfabetização de Surdos; professora convidada da disciplina de Cultura, Identidade Surda e Alteridade e de Cultura e Literatura Surda do Pós Graduação Mackenzue . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da língua de sinais, língua de sinais e educação de surdos, língua brasileira de sinais, educação bilingüe para surdos e linguagem e surdez. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Inês da Silva Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, M. I. S.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação.
Rua Dra. Neide Apparecida Sollitto, 435
Vila Clementino
04022040 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 5908000
Ramal: 7986
Fax: (11) 59087986
URL da Homepage: http://www.derdic.pucsp.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2000
Mestrado em Fonoaudiologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O efeito do uso de sinais na aquisição de linguagem por crianças surdas filhas de pais ouvintes,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Dra. Maria Cristina da Cunha Pereira.
Bolsista do(a): PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, PUCSP, Brasil.
Palavras-chave: crianças surdas - linguagem - surdo - educação - h.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Distúrbios da Comunicação / Especialidade: Surdez.
Setores de atividade: Outro; Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1976 - 1979
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2004
Língua Brasileira de Sinais - nível avançado. (Carga horária: 60h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Comunicação, língua e costumes na comunidade surda. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em O processo de interpretação em Línguas de Sinais. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Tradução lingüística: fundamentos semântico-pragmá. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Pós Graduação


Faculdades Paullus de Tecnologia e Comunicação, FAPCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 4


Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, DERDIC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS/Português, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Programa Acessibilidade/LIBRAS, Carga horária: 25
Outras informações
Coordenadora do Programa de Acessibilidade: Curso Livre de LIBRAS com 250 alunos, 7 professores surdos, 1 coordenador surdo da prática da LIBRAS, 1 técnico para elaboração de material didático dos cursos. Participação do movimento surdo em prol dos direitos da comunidade surda. Coordenadora dos 14 Tradutores-Intérpretes de LIBRAS da PUCSP Responsável pelas oficinas e workshop de LIBRAS em empresas públicas e privadas, sensibilização e intervenção em empresas públicas e privadas; oficinas de LIBRAS para pais e funcionários da DERDIC.

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora das Oficinas de LIBRAS/DERDIC

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Aprimoramento em Língua de Sinais

Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de EDAC-Habilitação da Pedagogia, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica EI, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1980 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Atividades

10/2001 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Técnico do Ensino.
10/2001 - 09/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Diretor da DERDIC.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Inicialmente em 1976, como funcionária administrativa, em 1980 como professora especializada; professora substituta na habilitação de EDAC nos anos de 1996 a 1998 e 2001 até o momento na disciplina "Princípios , métodos de educação e reabilitação dos distúrbios da comunicação".Em 2006, tambem professora da disciplina "Introdução a Educação Especial". Professora da disciplina LIBRAS em todos os cursos de Licenciatura da PUCSP -de 2007 até o momento.

Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 5

Vínculo institucional

1976 - 1979
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Funcionária Administrativa, Carga horária: 40

Atividades

08/2007 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
02/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Educação Especial
10/2001 - Atual
Serviços técnicos especializados , Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, Iesp.

Serviço realizado
Coordenadora do curso de Educação Infantil do IESP.
2/2001 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios, métodos da educação e reabilitação dos distúrbios da comunicação
4/1980 - 10/2001
Serviços técnicos especializados , Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, Iesp.

Serviço realizado
Professora especializada de surdos.
2/1996 - 12/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípio, métodos de educação e reabilitação dos distúrbios da comunicação
06/1976 - 08/1979
Direção e administração, Secretaria do Vestibular, .

Cargo ou função
Auxiliar de secretaria.

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado de Pós Graduação em EDAC, Carga horária: 5
Outras informações
Alfabetização de Surdos no curso de Pós Graduação em EDAC

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professor convidado - Alfabetização de Surdos, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada do Pós-Graduação em EDAC - orientadora de 4 Monografias

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor/Intérprete de LIBRAS/Português, Carga horária: 10
Outras informações
Tradutora-Intérprete de LIBRAS no curso de Pós-Graduação em EDAC

Atividades

03/2007 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Atividade realizada
Professor/Intérprete de LIBRAS/Português.

Faculdade de Administração e Informática, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 40

Atividades

07/2004 - 07/2004
Ensino, Magistério Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Deficiência Auditiva


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Distúrbios da Comunicação/Especialidade: Surdez.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2001
Diretora Regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS.
2000
Mestre em Educação - Distúrbios da Comunicação, PUC-SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GASPAR, P.2004 GASPAR, P. ; PEREIRA, M. C. C. ; VIEIRA, M. I. S. . Uso da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - por crianças surdas de 0 a 3 anos de idade. Letras de Hoje, Porto Alegre, RS, v. 39, p. 261-271, 2004.

2.
VIEIRA, M. I. S.1993VIEIRA, M. I. S.. Orientação a pais, no uso do português sinalizado. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 6, n.1, p. 70-73, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, M. C. C. ; VIEIRA, M. I. S. ; NAKASATO, R. Q. ; GASPAR, P. ; CHOI, D. . LIBRAS ? conhecimento além dos sinais. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. v. 1. 127p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, M. I. S.; PEREIRA, M. C. C. ; BALIEIRO, C. R. ; FICKER, L. . A inclusão de surdos: uma discussão em dois tempos. In: A.M.C. de Souza; M. Nascimento; S. Daher. (Org.). Caminhos da Inclusão. 1ed.Gioânia: Kelps, 2008, v. 1, p. 65-82.

2.
VIEIRA, M. I. S.; MOURA, M. C. . Língua de Sinais - a clínica e a escola - de quem é esse território. In: Sandra Pavone. Yone Maria Rafaelli. (Org.). Audíção, voz e linguagem: a clínica e o sujeito. 'ed.Sào Paulo: Cortez Editora, 2005, v. 1, p. 109-117.

3.
VIEIRA, M. I. S.; MOURA, M. C. ; HARRISON, K. M. P. . Fonoaudiologia, pedagogia e surdez: reconstruindo Picasso. In: Sandra Pavone. Yone Maria Rafaelli. (Org.). Audiçâo, voz e linguagemÇ a clínica e o sujeito. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2005, v. 1, p. 199-211.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NAKASATO, R. Q. ; VIEIRA, M. I. S. ; PEREIRA, M. C. C. . Existem Girias em Língua de Sinais dos surdos?. MUNDO ESTRANHO, Editora Abril, p. 58 - 59, 10 out. 2010.

2.
VIEIRA, M. I. S.. Inclusão: Deficiência Auditiva - Falar com as mãos. Nova Escola, São Paulo, p. 72 - 74, 20 abr. 2009.

3.
VIEIRA, M. I. S.. Nova Escola. Revista Nova Escola.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, M. I. S.. A INCLUSÃO DO SURDO NA ESCOLA REGULAR. In: Seminário Educação para todos: uma agenda positiva, 2009, São Paulo. Seminário Educação para todos: uma agenda positiva. SãoPaulo: Prefeitura da Cidade de SP, 2009. v. 1. p. 23-25.

2.
MOURA, M. C. ; VIEIRA, M. I. S. ; HARRISON, K. M. P. . Fonoaudiologia, Pedagogia e Surdez: Reconstruindo Picasso. In: Fórum Clínico - Leituras do Sintoma, 2004, SÃO PAULO. A ser publicado no livro: Audição, vóz e linguagem: a clínica e o sujeito. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

3.
PEREIRA, M. C. C. ; VIEIRA, M. I. S. ; GASPAR, P. . Aquisição de Língua Brasileira de SInais. In: 6o. E4ncontro Nacional sobre Aquisiçào de Linguagem, 2003, Porto Alegre. Anais do 6o. ENAL. Porto Alegre: PUCRS, 2003. p. 22-23.

4.
MOURA, M. C. ; VIEIRA, M. I. S. . A fonoaudiologia, a pedagogia e a surdez: encontros e desencontros. In: Forum Clínico - Direção do tratamento emClínicas da Audição, voz e Linguagem, 2003, São Paulo. Fórum Clínico DERDIC 2003, 2003.

5.
MOURA, M. C. ; VIEIRA, M. I. S. . Língua de Sinais: a clínica e a escola - de quem é esse território?. In: Fórum Clínico: Práticas Interdisciplinares na DERDIC - A clínica, a linguagem e o Sujeito, 2002, São Paulo. A ser publicado no livro: Voz, Audição e Linguagem: a clínica e o sujeito. São Paulo: Cortez, 2002.

6.
VIEIRA, M. I. S.; GASPAR, P. . Uso da Língua Brasileira de Sinais por crianças Surdas de 0 a 3 anos de idade. In: INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2002, São Paulo. 13o. INPLA, 2003.

7.
VIEIRA, M. I. S.. Aquisição das Línguas de Sinais. In: 5o. Encontro Nacional sobre Aquisição de Línguagem, 2000, Porto Alegre. Anais do 5o. ENAL. Porto Alegre: PUCRGS, 2000.

8.
VIEIRA, M. I. S.. A importância do uso do alfabeto digital com crianças surdas. In: I Congresso Ibero-Americano de Educação Bilingüe para Surdos, 1998, Lisboa. Anais do I COngresso Ibero-Americano de Educação Bilingüe para surdos. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1998.

9.
VIEIRA, M. I. S.. Relatos de histórias para/por criança surda. In: I Congresso Ibero-Americano de Educação Bilingüe para Surdos, 1998, Lisboa. Anais do I Congresso Ibero-Americano de Educação Bilingüe para surdos, 1998.

10.
VIEIRA, M. I. S.. Letramento. In: III Simpósio sobre Comunicação - Pensando a Surdez, 1998, São Paulo, 1998.

11.
VIEIRA, M. I. S.. Atendimento Educacional de crianças surdas de 0 a 3 anos de idade numa abordagem bimodal. In: Simpósio Internacional de Língua de Sinais e Educação do Surdo, 1997, Havana. Anais do II Congresso Iberoamericano de Educación Especial y VI COnferência Científica Latinoamericana de Educación Especial. Havana, 1997.

12.
VIEIRA, M. I. S.. Orientaçãao a pais, no uso do português sinalizado. In: Simpósio Internacional de Língua de Sinais e Educação do Surdo, 1993, São Paulo. Revista Distúrbios da Comunicação. São Paulo, 1993. v. 6. p. 70-73.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, M. C. C. ; ALMEIDA, C. E. ; XIMENES, F. S. ; MONACO, S. H. ; FONTES, S. ; MANZINI, V. L. ; VIEIRA, M. I. S. . Aquisição da leitura e da escrita por crianças surdas da Educação Infantil - relato de experiência. In: VIII Congreso Latinoamericano de Educación Bilingüe para Sordos, 2005, Havana, Cuba. VIII Congreso Latinoamericano de Educación Bilingüe para Sordos. Havana,Cuba, 2005.

2.
GASPAR, P. ; VIEIRA, M. I. S. ; PEREIRA, M. C. C. . Aquisição da Língua Brasileira de Sinais por uma criança surda. In: 6o Encontro Nacional sobre Aquisição da LInguagem, 2003, Porto Alegre, RS. Livro de Resumos, 2003. p. 22-23.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, M. I. S.; DERDIC/PUCSP, P. A. . Apostila do Curso de Libras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VIEIRA, M. I. S.; DERDIC/PUCSP, P. A. . Como incluir o aluno surdo na Universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
VIEIRA, M. I. S.. Documentos Legais e Acessibilidade do surdo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VIEIRA, M. I. S.. A inclusão do surdo na escola regular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VIEIRA, M. I. S.; CHOI, D. . Metodologia e organização do Currículo Bilingue. 2012.

2.
VIEIRA, M. I. S.; CHOI, D. . Metodologia e organização de Escola Bilingue. 2011.

3.
VIEIRA, M. I. S.. Conferência dos direitos de cidadania do surdo. 2005.

4.
VIEIRA, M. I. S.. Inclusão cuidadosa. 2004.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIEIRA, M. I. S.. Questão de ordem. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
VIEIRA, M. I. S.. Assembléia em debate. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, M. I. S.; NAKASATO, R. Q. ; KOYAMA, C. C. A. ; CHOI, D. ; GASPAR, P. . Curso de Libras. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

2.
VIEIRA, M. I. S.. Aula Teórica dos Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VIEIRA, M. I. S.. Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VIEIRA, M. I. S.; NAKASATO, R. Q. ; KOYAMA, C. C. A. ; CHOI, D. ; GASPAR, P. . Curso de Libras. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

5.
VIEIRA, M. I. S.. Aula Teórica dos Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VIEIRA, M. I. S.. Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
VIEIRA, M. I. S.; NAKASATO, R. Q. ; KOYAMA, C. C. A. ; CHOI, D. ; GASPAR, P. . Curso de Libras. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

8.
VIEIRA, M. I. S.. Aula Teórica dos Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
VIEIRA, M. I. S.. Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
VIEIRA, M. I. S.. Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
VIEIRA, M. I. S.. Cartilha Orientadora SENAC. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Oriewntadora para o trabalho pedagógico de pessoas com D.A.).

12.
VIEIRA, M. I. S.. Aula Teórica dos Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
VIEIRA, M. I. S.. Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
VIEIRA, M. I. S.. Apostila da Língua Brasileira de Sinais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

15.
VIEIRA, M. I. S.. Aula Teórica dos Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
VIEIRA, M. I. S.. Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
VIEIRA, M. I. S.; NAKASATO, R. Q. . Oficinas de LIBRAS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
VIEIRA, M. I. S.; NAKASATO, R. Q. . WORKSHOP de LIBRAS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
VIEIRA, M. I. S.. Aula Teórica dos Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
VIEIRA, M. I. S.. Curso de Libras da Derdic/PUCSP. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
VIEIRA, M. I. S.; NAKASATO, R. Q. . Oficinas de LIBRAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
VIEIRA, M. I. S.; NAKASATO, R. Q. . WORKSHOP de LIBRAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
VIEIRA, M. I. S.. Workshop em Língua Brasileira de Sinais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
VIEIRA, M. I. S.. Workshop em Língua Brasileira de Sinais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
VIEIRA, M. I. S.; KOYAMA, C. C. A. . Oficina de Língua Brasileira de Sinais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
VIEIRA, M. I. S.; KOYAMA, C. C. A. . Oficina de Língua Brasileira de Sinais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o Simpósio "O Bilingüismo na prática pedagogica com crianças surdas"..Mesa Redonda: O educador bilingüe: exigências de uma nova formação. 2005. (Simpósio).

2.
Conferência dos direitos de cidadania do surdo.Coordenadora do tema: Intérprete de Língua Brasileira de Sinais. 2005. (Outra).

3.
VIII Congreso Latinoamericano de Educación Bilingüe para Sordos. Palestra: Aquisição da leitura e da escrita por crianças surdas da Educação Infantil. 2005. (Congresso).

4.
Seminário.Palestra: Relato de Experiências em Leitura e Escrita. 2004. (Seminário).

5.
6o Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem.Palestra: Aquisição da Língua Brasileira de Sinais por uma criança surda. 2003. (Encontro).

6.
Comunidade surda e Língua Brasileira de Sinais. Educador e intérprete. 2003. (Congresso).

7.
Forum clínico:práticas interdisciplinares na DERDIC.Língua de Sinais - a clínica e a escola - de quem é esse território?. 2002. (Simpósio).

8.
Semana da Educação.Palestra: O direito da pessoa surda. 2001. (Outra).

9.
I ciclo de palestras sobre o deficiente auditivo e família.Palestra: A educação precoce do surdo. 1998. (Outra).

10.
III Simpósio sobre Comunicação - Pensando a Surdez.Poster: Educação Infantil. 1998. (Simpósio).

11.
III Simpósio sobre Comunicação - Pensando a Surdez.Poster: A importância do uso do alfabeto digital com crianças surdas. 1998. (Simpósio).

12.
II Simpósio sobre Comunicação - Pensando a Surdez.Poster: Programa de Atendimento Bimodal para bebês. 1998. (Simpósio).

13.
Semana da Educação.A atuação do pedagogo na educação especial de crianças surdas de 0 a 8 anos. 1996. (Outra).

14.
I Encontro Nacional de Educadores Surdos.Alfabetização da criança surda para profissionais que atuam com crianças surdas. 1994. (Oficina).

15.
Adicionais para professores na área de deficiência auditiva: Estimulação de crianças surdas de 0 a 3 anos e Pressupostos para o trabalho pré-escolar com criannça surda.Curso: Adicionais para professores na área de deficiência auditiva. 1993. (Outra).

16.
Palestra para professores, fonoaudiólogos e pais de crianças surdas.A alfabetização da criança surda. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, M. I. S.. Semana de Inclusão e Acessibilidade da PUC-SP. 2010. (Outro).

2.
VIEIRA, M. I. S.. PROLIBRAS SP. 2010. (Concurso).

3.
VIEIRA, M. I. S.. PROLIBRAS. 2008. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Angela Regina B. de Oliveira Sila e Ivonete Mangaba Machado. A constituição da Identidade Surda. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

2.
Camila Aparecida Garcia. Identidade Surda. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

3.
Elaine de Fátima Oliveira David. A Educação de Jovens e Adultos Surdos numa perspectiva bilíngue: Um caminho a ser trilhado pela Prefeitura Municipal de SP. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

4.
CAMILA LOPES DE SOUZA. Uma proposta bilingue da prefeitura de SP para alunos da EJA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

5.
Claudete Pereira da Silva Barbosa. Constituição da Identidade Surda. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

6.
ANGELA MARIA DOS SANTOS COSTAMANHA. CULTURA E IDENTIDADE DA CRIANÇA SURDA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

7.
Marcela Dalla Pria Hipolito de Souza Beltrán. O jovem surdo negro: uma questão de identidade. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

8.
DENIZE DIAS BATISTA DE FRANÇA. A EDUCAÇÃO DE SURDOS: o reconhecimento da constituição da identidade e cultura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

9.
Patrícia da Silva. A educação de surdos nas escolas Municipais de SP:o reconhecimento da cultura e identidade surda como essência da inclusão. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

10.
Sara Nascimento Andrade Ferreira. O papel dos profissionais na área da surdez. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

11.
Priscila da Silva Barrena. Exclusão branda dos alunos surdos no projeto de inclusão da rede municipal de SP. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

12.
Vanessa Maria de Lima Albuquerque. Desenvolvimento do bilinguismo e identidade surda. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.

13.
ANDRÉA SANTOS SILVA. A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR ? CULTURA E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE SURDA: Desafios. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação Especial com ênfase na Su) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Inês da Silva Vieira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 26/09/2018 às 10:22:35