Wellington de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7888163549129638
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Wellington de Oliveira cursou mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós- doutorado em Psicologia da Educação pela mesma universidade. Atualmente é Reitor do Centro Universitário Teresa D'Avila- UNIFATEA ; professor permanente no Programa de Estudos Pós-Graduados em Design, Inovação e Tecnologia do UNIFATEA e Coordenador do LAPED: Laboratório Interdisciplinar em Design, Tecnologia e Educação. Suas pesquisas contemplam uma interface entre as áreas do Emotional design, Design de interação e a Psicologia Sócio-histórica, com foco nos seguintes temas: Design, subjetividade e processos culturais; Emotional design e as perspectivas (trans) interdisciplinares nos processos de produção/criação. Pesquisador do Grupo LACE- Linguagem e Atividade em Contextos Escolares na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP e no Grupo Atividade e Formação Docente na mesma universidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wellington de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, W.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Teresa D`Ávila.
Avenida Doutor Peixoto de Castro, 539
Cruz
12606580 - Lorena, SP - Brasil
Telefone: (12) 21242870
URL da Homepage: http://www.unifatea.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A colaboração crítica no desenvolvimento de uma atividade de formação de professores a distância., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Maria Cecília Camargo Magalhães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação a Distância; colaboração crítica; Categoria; Atividade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: De dêiticos a fóricos: a concepção de mudança na classe dos pronomes pessoais e demonstrativos em Língua Portuguesa,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Jarbas Vargas Nascimento.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: pronomes pessoais e demonstrativos; gramatização; mudança lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2013 - 2018
Graduação em Direito.
Centro Universitário de Santo André, UNIA, Brasil.
Título: LIMITES OBJETIVOS E SUBJETIVOS DA COISA JULGADA MATERIAL NO PROCESSO ADMINISTRATIVO- TRIBUTÁRIO.
Orientador: Daniela Pereira.
1997 - 2000
Graduação.
Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
Título: A argumentação no discurso político.
Orientador: Sônia Maria Alvarez.


Pós-doutorado


2011 - 2014
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2017 - 2017
Coaching de Liderança.
Lidera Coaching, LIDERA COACHING, Brasil.
2014 - 2014
The Macromedia MOOC Design Thinking. (Carga horária: 60h).
Macromedia University for Media and Communication, MHMK, Alemanha.
2013 - 2013
Political Philosophy : an introduction. (Carga horária: 40h).
Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
2010 - 2010
Performance: Colaboração e Criticidade. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2009
Pedagogia. (Carga horária: 3210h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2005 - 2005
Planejamento e Avaliação Institucional. (Carga horária: 180h).
Educom- Carta Capital, CARTA CAPITAL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Especialização em Qualidade da Educação Básica. (Carga horária: 460h).
Instituto Nacional para o Desenvolvimento das Américas, INEAM, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação em Gerenciamento para Coordenadores de. (Carga horária: 180h).
Educom- Carta Capital, CARTA CAPITAL, Brasil.
2002 - 2002
Credenciamento e Autorização de Cursos Superiores. (Carga horária: 36h).
Educom- Carta Capital, CARTA CAPITAL, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Reitor, Enquadramento Funcional: Reitor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

05/2015 - Atual
Ensino, Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Avançados em Design
01/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto Santa Teresa, .

Cargo ou função
Diretor Geral.
01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Santa Teresa, .


Faculdades Integradas Coração de Jesus, FAINC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Dedicação Plena, Carga horária: 40

Atividades

01/2011 - Atual
Direção e administração, Faculdades Integradas Coração de Jesus, .

Cargo ou função
Diretor Geral.
01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdades Integradas Coração de Jesus, .

Linhas de pesquisa
Tecnologia e Educação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador do GRUPO LACE O grupo LACE, fundado em 2004, focaliza principalmente a formação de educadores e alunos crítico-reflexivos. Inclui pesquisas de intervenção crítico-colaborativas que investigam a constituição dos sujeitos, suas formas de participação e a produção de sentidos e significados em Educação. Além disso, visa desenvolver e aprofundar: (a) a discussão dos modos como a linguagem está sendo enfocada nos contextos de formação de professores e (b) um quadro teórico-metodológico para o trabalho de intervenção nos contextos profissionais escolares. Integra duas temáticas centrais: Linguagem, Colaboração e Criticidade (LCC), sob a liderança da Profa. Dra. Maria Cecília Magalhães, e Linguagem Criatividade e Multiplicidade (LCM), sob a liderança da Profa. Dra. Fernanda Liberali. Partindo da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Vygotsky, Leontiev, Bakhtin), as temáticas consideram: a) as atividades como formas de transformação da ação do ser humano na vida e b) a pesquisa como uma forma de emancipação pela perspectiva de ação no/para/sobre/com o mundo. O LCC examina e discute o conceito de colaboração como central para o desenvolvimento de reflexão crítica na produção de conhecimento sobre questões de ensino-aprendizagem e de produção da consciência crítica. O LCM aborda questões de formação crítica em contexto mono e bilíngües, em que a linguagem permite a constituição de Cadeias Criativas (Liberali, 2006) como espaço de formação em que os participantes geram novos significados, criando uma multiplicidade de possibilidades de participação no mundo.


faculdades São Bernardo, FASB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Graduação, Carga horária: 16

Atividades

02/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos

Faculdades Integradas Módulo, MÓDULO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2005 - 06/2007
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Pesquisa, Extensão e Relações Comunitárias, .

Serviço realizado
Editor e Coordenador da Área de Educação e Cultura da Revista Acadêmica Digital.
05/2004 - 06/2007
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador do Centro de Estudos Lingüísticos.
02/2004 - 06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção Acadêmica, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Pesquisa e Extensão- CONSEPE.
02/2003 - 06/2007
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2/2002 - 06/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

2/2002 - 06/2007
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
8/2001 - 06/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística
2/2002 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
04/2003 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisa, Extensão e Relações Comunitárias, Diretoria de Pesquisa, Extensão e Relações Comunitárias.

Atividade realizada
Coordenador Executivo dos Projetos de Ação e Desenvolvimento Educativo para o Litoral Norte de São Paulo.
02/2003 - 12/2004
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Alfabetização
Políticas Públicas e Organização da Educação Brasileira
07/2003 - 12/2003
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Programas lingüísticos e processos de intervenção psicopedagógicas

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor da ED. Básica II e Ensino Médio, Carga horária: 32


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor do curso Lato sensu, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina - Metodologia do Ensino Superior



Linhas de pesquisa


1.
Projeto de iniciação científica
2.
Formação docente e EAD
3.
Tecnologia e Educação
4.
Inovação e Empreendedorismo

Objetivo: Esta linha de pesquisa envolve temas pertinentes à gestão e às práticas organizacionais das corporações, pensados por meio do referencial teórico-metodológico do Design. O aspecto empreendedor agregado ao Design tem como objetos de estudo a formação e a implementação de resultados advindos das estratégias criativas exploradas nos projetos influenciados por fatores individuais, sociais, culturais, regionais, organizacionais e ambientais que impulsionam o surgimento e o sucesso de novos produtos e processos. Esta linha também enfatiza o estudo estratégico dos processos organizacionais que promovem o compartilhamento de conhecimento e tecnologias..
Palavras-chave: Inovação; Tecnologia.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Design e Experiência da teoria à práxis ? elementos para construção de uma metodologia de identificação e análise das categorias de experiência e interação em ambientes digitais educativos.
Descrição: Emoção e cognição não se separam na atividade do sujeito. Este é um dos motivos pelos quais profissionais das áreas de criação de produtos e interfaces começam a considerar como parte do processo de criação as emoções e prazeres do usuário. Assim, palavras como sentimento, emoção e experiência passaram a ter mais importância em pesquisas. Todavia, pesquisas neste campo ainda são escassas e os esforços concentram-se na área de projeto de produto, havendo ainda poucos trabalhos no campo do design de interação e design emocional. A presente pesquisa tem como finalidade elaborar uma metodologia para identificação e análise da experiência dos usuários em ambientes digitais educativos com base nas teorias do design de interação e do design emocional. Primeiramente, realizaremos uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos envolvidos. Em seguida, com base na fundamentação teórica, elaboraremos uma ferramenta de análise, objetivando o auxílio à compreensão dos diversos fatores que participam da experiência do usuário com o produto nestes ambientes. A partir desta grade analisaremos três ambientes digitais criados para diferentes níveis de ensino em suas potencialidades: Geekie Lab, Youtube Edu e Gatópolis. Após a análise preliminar destes ambientes, promoveremos encontros colaborativos (Oliveira, 2009, 2014 e Hijen, 2015) entre designers e usuários dos ambientes (professores e alunos), a fim de explorar a partir da interação destes usuários as experienciações e reavivações dos sentidos, os desdobramentos da experiência de uso, a intensidade e a interatividade com o ambiente. As informações obtidas na análise preliminar dos ambientes serão trianguladas com informações dos encontros colaborativos como forma de confrontação entre a construção teórica e a experiência de uso, a fim de detalhar um percurso de construção e análise de dados dos movimentos da experiência entre usuários e produtos. A pergunta que norteará o desenvolvimento da pesquisa é: Como os designers podem aprender a desenvolver processos de produção a partir da análise da experiência e interação de usuários com produtos? A relevância desta pesquisa está na possibilidade de reflexão e produção de uma ferramenta de análise visando o processo de produção, a partir dos interesses do usuário e os métodos de trabalho do designer em interação colaborativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Wellington de Oliveira - Coordenador.
2012 - 2014
Global Perspectives on Learning and Development with Digital Video-Editing Media: A Qualitative Inquiry in Everyday Lives of Marginalized Young People
Descrição: Este projeto de dois anos de colaboração intensa entre a Universidade de Creta, a Instituo de Educação de Londres, a Universidade de Londres, a Universidade Estadual de Psicologia e Educação de Moscou, a Universidade Gratuita de Berlin, a Universidade Jawaharlal Nehru e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo tem como tema o estudo das perspectivas globais sobre aprendizagem e desenvolvimento com mídia de edição de vídeos digitais (Digital Video-Editing Media). Investiga, de forma qualitativa, como jovens marginalizados usam as medias digitais e de que forma esses usos atuam na constituição de suas identidades. O intercâmbio entre os pesquisadores tem como foco o trabalho das dimensões sociais, culturais, educacionais, e multimídiaticas que envolvem a práticas cotidianas com ênfase no uso de aparelhos utilizados para capturar, editar e divulgar dados em forma de vídeos. Os objetivos do projeto envolvem o desenvolvimento de uma metodologia inovadora para os estudos interculturais, interdisciplinares e comparativos, de mídias digitais emergentes e práticas tecnológicas, com atenção especial às vozes e perspectivas dos jovens envolvidos nesta pesquisa. O projeto possibilitará uma construção mais completa e criativa de uma sinergia de pesquisa sólida entre as tradições alemã e indiana acerca de pesquisas antropológicas e sociológicas sobre a juventude; conhecimentos britânicos sobre análise de mídia; pesquisas brasileiras e gregas sobre a juventude; e teorias de aprendizagem russas. Os instrumentos teóricos e metodológicos se baseiam na psicologia pós-vygotskiana e teoria da aprendizagem, na análise multimodal e na pesquisa antropológica...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Mídias Digitais, subjetividade e colaboração crítica nas relações humanas
Descrição: O projeto tem com finalidade discutir o uso das redes sociais como forma e meio de comunicação, sua representação e utilização dentro dos diversos ambientes de interação humana, sobretudo o trabalho e a educação. Apontar os caminhos que as mídias digitais têm tomado na articulação e animação de redes sociais e qual o impacto dessas transformações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Wellington de Oliveira - Coordenador / Pamela Kawanaka dos Santos - Integrante / Missila Cardozo - Integrante / Ivone Braga de Rezende - Integrante / João Bosco Rodrigues de Oliveira - Integrante / Augusto Cézar Losano - Integrante.
2011 - Atual
Colaboração crítica, subjetividade e formação docente.
Descrição: O projeto contempla três objetivos principais: investigar os processos de produção da subjetividade a partir de uma perspectiva sócio-histórica, em situações de interação identificáveis como próprias à emergência e manutenção da colaboração crítica em processos de formação docente; contribuir para o refinamento do pressuposto da colaboração crítica como categoria ontológico-social, tendo como background os pressupostos epistemológicos e analíticos da psicologia sóciohistórica; detalhar um percurso de construção e análise de dados da colaboração crítica, a partir de uma abordagem sócio-histórica em psicologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Interdisciplinares em Educação
2014 - Atual
Periódico: ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação
2011 - Atual
Periódico: INTERFAINC


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Revista de Educação ANEC ISSN 2526-9089


Revisor de projeto de fomento


2012 - Atual
Agência de fomento: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Lorena.
2018
Cidadão Aparecidense, Prefeitura Municipal de Aparecida.
2017
Professor do Ano, Câmara Municipal de Aparecida.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, W.2017OLIVEIRA, W.; SANTOS, T. J. N. ; SILVA, D. M. A. . Design de interação em diversas visões: uma revisão integrativa. DI Factum, v. 1, p. 91-99, 2017.

2.
OLIVEIRA, W.2016OLIVEIRA, W.. Confronting the challenges of digital media and learning: Advancing the debate on education, youth and citizenship. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 7, p. 79-87, 2016.

3.
ALVARELI, L. V. G.2016ALVARELI, L. V. G. ; OLIVEIRA, W. . O uso de encontros colaborativos como metodologia para pesquisas interdisciplinares em Design. DI Factum, v. 1, p. 31-36, 2016.

4.
Magalhães, M.C.C.2011Magalhães, M.C.C. ; OLIVEIRA, W. . Vygotsky e Bakhtin/Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 1, p. 103-115, 2011.

5.
OLIVEIRA, W.2011OLIVEIRA, W.. A produção colaborativa e critica na ciência: uma alternativa para desenvolvimento da pluripertença social. Inter FAINC, v. 1, p. 46-56, 2011.

6.
OLIVEIRA, W.2010OLIVEIRA, W.. Discussing Reasoning, creating, interaction and social reasoning. Mind, Culture and Activity, v. 17, p. 295-297, 2010.

7.
OLIVEIRA, W.2010OLIVEIRA, W.. A prática da colaboração crítica: uma realidade possível na atividade docente. Múltiplas Leituras, v. 03, p. 197-209, 2010.

8.
OLIVEIRA, W.2010OLIVEIRA, W.. CONSTITUIÇÃO DO PADRÃO INTERACIONAL EM UM CURSO A DISTÂNCIA: MOVIMENTOS CRÍTICO-COLABORATIVOS. Fórum Linguístico (UFSC. Impresso), v. 7, p. 55-73, 2010.

9.
OLIVEIRA, W.2009OLIVEIRA, W.. Professores e alunos no contexto da formação tecnológica: caminhos para uma nova discussão. P@rtes (São Paulo), v. V.00, p. 03, 2009.

10.
OLIVEIRA, W.2009OLIVEIRA, W.. A atividade de ensino na formação tecnológica: processo de formação de professores e alunos. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 8, p. 41-51, 2009.

11.
OLIVEIRA, W.2004OLIVEIRA, W.. Discussões em torno da Historiografia Lingüística. Modular (Caraguatatuba), v. I, p. 91-102, 2004.

12.
OLIVEIRA, W.1999OLIVEIRA, W.. Por uma leitura intertextual da obra de Clarice Lispector e Lewis Carrol. Página da Universidade Braz Cubas, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G. ; PARAGUAY, C. R. ; HERINGER, Benedita Hirene de França ; RIBEIRO, Rosinei Batista . Aplicação de um instrumento para medida da emoção de produtos via PERMATUS: estudo de caso de um kit. 1. ed. Lorena - SP: Instituto Santa Teresa, 2018. v. 1. 91p .

2.
OLIVEIRA, W.. Diálogos, alegrias e esperanças: reflexões sobre educação missionária na universidade. 1. ed. UNIFATEA: Copyright 2017 Centro Universitário Teresa D'Ávila Lorena, São Paulo, Brasil, 2017. v. 1. 54p .

3.
OLIVEIRA, W.. Cinema, Arte e Pensamento: XI Cinefest Gato Preto. 1. ed. Lorena, São Paulo, SP: UNIFATEA, 2016. v. 1. 60p .

4.
OLIVEIRA, W.. Configurações Subjetivas das Zonas de Colaboração: Subsídios para Pesquisa em Formação Docente. 1. ed. Lorena: Editora UNIFATEA, 2016. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
Magalhães, M.C.C. ; OLIVEIRA, W. . Argumentação na construção de contextos colaborativos em pesquisas com formação de educadores. In: Fernanda Coelho Liberali, Maria Cristina Damianovic, Maria Otilia Guimarães Ninin, Elaine Mateus, Mônica Guerra (Orgs.). (Org.). Argumentação em Contexto Escolar: Relatos de Pesquisa. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. , p. 205-235.

2.
OLIVEIRA, W.. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira e mediação tecnológica: professores e alunos em relação constitutiva com os gêneros digitais. In: CANO, Márcio Rogério de Oliveira ; LIBERALI, Fernanda Coelho.. (Org.). Inglês- A reflexão e a prática de ensino. 1ed.São Paulo: BLUCHER, 2012, v. 2, p. 143-156.

3.
OLIVEIRA, W.. Subjetividade e Pesquisa em Educação: discutindo o papel das zonas de colaboração em investigações com foco na atividade docente. In: Ibiapina; I.M.L.M.; Limaq, M.G.S.B; Carvalho, M.V.C.. (Org.). Pesquisa em Educação: múltiplos referenciais e suas práticas. 1ed.Teresina- PI: , 2012, v. I, p. 211-220.

4.
OLIVEIRA, W.; Magalhães, M.C.C. . A colaboração crítica como categoria de análise da atividade docente. In: Maria Cecília Camargo Magalhães; Sueli Sales Fidalgo. (Org.). Questões de Método e de Linguagem na Formação. 1ed.São Paulo: Mercado das Letras, 2011, v. 1, p. 19-39.

5.
OLIVEIRA, W.. Cotidiano e transformação social na escola: uma experiência linguística de colaboração crítica. In: Simões, Darcília; Melo, Eliana Menezes de.. (Org.). Linguagens, Criatividade e Sentidos: pelos percursos da semiótica do cotidiano. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2010, v. , p. 275-306.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, W.. Educar no Sistema Preventivo Hoje. Boletim Salesiano - Rede Salesiana Brasil, São Paulo, 04 jul. 2015.

2.
OLIVEIRA, W.. Trilhando Caminhos para uma universidade crítica e missionária: a experiência do II encontro das ISS-FMA. EM FAMÍLIA, SÃO PAULO, , v. 38, p. 20 - 21, 04 mar. 2014.

3.
OLIVEIRA, W.. Promotoras legais populares e FMA: união de vozes para construção de um discursofeminista contra violência. EM FAMÍLIA, SÃO PAULO, , v. 37, p. 36 - 37, 12 nov. 2013.

4.
OLIVEIRA, W.. Um lugar chamado Mornese. EM FAMÍLIA, SÃO PAULO, , v. 35, p. 38 - 39, 02 maio 2013.

5.
OLIVEIRA, W.. Os caminhos para uma formação crítico-reflexiva: a experiência da educação virtual na Universidade do Futebol. Site da Universidade do Futebol.

6.
OLIVEIRA, W.. Sistema Preventivo: caminhos para escola crítica e missionária. EM FAMÍLIA.

7.
OLIVEIRA, W.. Santa Maria Domenica Mazzarello: ensinamentos de uma vida em misericórdia. EM FAMÍLIA, São Paulo - SP, p. 24 - 31.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVARELI, L. V. G. ; OLIVEIRA, W. . Formação Tecnológica de professores e complexidade: reflexões para uma nova compreensão sobre a função docente. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016, São Carlos,SP, Brasil. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos, São Paulo, Brasil: UFSCAR, 2016. v. I.

2.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G. . O papel de professores e alunos no contexto virtual de educação. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016, São Carlos. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos, SP: UFSCAR, 2016. v. I.

3.
OLIVEIRA, W.. O sujeito, o instrumento e a interação: reflexões para Educação a Distância. In: Virtual Educa 2007, 2007, São José dos Campos. Anais do Virtual Educa 2007, 2007.

4.
OLIVEIRA, W.. Anáfora ou referência: um estudo da dêixis discursiva. In: 9º Congresso de Língua Portuguesa, 2002, São Paulo. Anáfora ou referência: um estudo da dêixis discursiva, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Gasparotto, Mário ; OLIVEIRA, W. . A colaboração crítica na perspectiva do uso do blog em um curso a distância. In: 2o. Simpósio Ação Cidadã, 2008, São PAulo. 2o. SIAC- Criatividade, Colaboração e Criticidade nas práticas sociais (caderno de resumos), 2008.

2.
OLIVEIRA, W.. As significações sobre reflexão crítica em EAD: uma leitura de possibilidades a partir dos sentidos produzidos por professores em formação.. In: 2o. Simpósio Ação Cidadã, 2008, São Paulo. 2o. SIAC- Criatividade, Colaboração e Criticidade nas práticas sociais (caderno de resumos, 2008.

3.
SANTOS, P. K. ; QUACHIO, V. A. ; OLIVEIRA, W. . Reflexão, ação e colaboração: experiências de um grupo de estudos em Ensino a Distância. In: 2o. Simpósio Ação Cidadã, 2008, São Paulo. 2o. SIAC- Criatividade, Colaboração e Criticidade nas práticas sociais (caderno de resumos), 2008.

4.
OLIVEIRA, W.; MITHERHOFER, Sandra da Silva . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVAS FORMAS, NOVOS CONCEITOS. In: VIII ECEL, 2007, Rio de Janeiro. VIII ECEL, 2007.

5.
OLIVEIRA, W.. OS PADRÕES INTERATIVOS E O PAPEL DOS INSTRUMENTOS: REFLEXÕES DA LINGÜÍSTICA APLICADA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. In: VIII ECEL, 2007, Rio de Janeiro. VIII ECEL, 2007.

6.
OLIVEIRA, W.. O uso do e-portfolio na EAD: instrumento gerador de aprendizagem e reflexão crítica.. In: I SIAC, 2007, São Paulo. I SIAC, 2007.

7.
OLIVEIRA, W.. Revisitando as cenas de aquisição da linguagem: o papel da criatividade na escola. In: 2a. semana de Educação, 2005, São Bernardo do Campo. Caderno da 2a. Semana de Educação, 2005.

8.
OLIVEIRA, W.. O papel do professor reflexivo: foco nas interações em sala de aula. In: 2a. Semana de Educação, 2005, São Bernardo do Campo. Caderno da 2a. Semana de Educação, 2005.

9.
OLIVEIRA, W.. O Ensino de Língua Estrangeira no Currículo de Práticas Reais: Compromisso com a Aprendizagem. In: XVIII Spring Conference: The place of the student in the teaching-learning post-modern landscape, 2004, Caraguatatuba. Caderno de Resumos. S. José dos Campos: Imagem Copiadora, 2004.

10.
OLIVEIRA, W.. Alfabetização e escrita sob uma perspectiva sócio-interacionista. In: I Congresso Módulo - Educação e Ambiente: Gestão Social, 2002, Caraguatatuba. Alfabetização e escrita sob uma perspectiva sócio-interacionista, 2002.

11.
OLIVEIRA, W.. Argumentação no discurso político. In: 3º CONGRED - Congresso Regional de Educação, 2001, Mogi das Cruzes. Argumentação no discurso político, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, W.; LIBERALI, F.C. . Praxis as support for socialization and constitution of citizenship: the experience of the PAC projects. Annual Review of Critical Psychology (Online), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, W.. A Escola como espaço de emancipação de sujeitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, W.. Diálogos, Alegria e Esperança: reflexões sobre educação missionária na universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, W.; KONTOPODIS, M. . Digital Filming, Multimedia & Youth Empowerment: Cultural-historical insights. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
OLIVEIRA, W.; KONTOPODIS, M. . Confronting the Challenges of Digital Media and Learning: advancing debate to education, youth and citizenship. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIBERALI, F.C. ; Magalhães, M.C.C. ; LESSA, A. B. C. T. ; OLIVEIRA, W. . Transforming Teaching and Learning through Digital Media: Exploring a Creative Chain of Activities in Sao Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, W.. Novas Tecnologias e Ensino: pensar, pesquisar e criar (in)certezas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, W.. Discussing subjectivity in teachers training research. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
OLIVEIRA, W.; Holzman, Lois ; Cortés, Miguel E. . Praxis as a Locus for the Constitution of Citizenship: The Experience of the Acting Citizens Program Projects. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
OLIVEIRA, W.. Sobre o conceito de configuração subjetiva das zonas de colaboração: confluências e diálogos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, W.. Subjetividade e pesquisa em educação: múltiplos referenciais e práticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
OLIVEIRA, W.. Pesquisa Crítica de Colaboração: contribuições teórico-metodológicas sobre o saber-fazer docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, W.; Aguiar, W.M.J. ; QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira . A constituição da subjetividade na formação docente: desafios e projeções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
OLIVEIRA, W.. Conversações sobre as bases de Spinoza em Vygotsky. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
OLIVEIRA, W.. Sentido e significado: confluências entre Linguística e Micro-história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA, W.. Escrita, Colaboração e Reflexão Critica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTOS, P. K. ; QUACHIO, V. A. ; OLIVEIRA, W. . Reflexão, ação e colaboração: experiências de um grupo de estudos em Ensino a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Gasparotto, Mário ; OLIVEIRA, W. . A colaboração crítica na perspectiva do uso do blog em um curso a distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, W.. As significações sobre reflexão crítica em EAD: uma leitura de possibilidades a partir dos sentidos produzidos por professores em formação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Freitas, M.T. ; OLIVEIRA, W. . Educação e Tecnologias da Informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
OLIVEIRA, W.. Formadores e formandos no ambiente virtual: o uso do e-portfólio como instrumento de reflexão crítica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA, W.. O Contexto crítico-reflexivo para formação de professores em EAD: diálogos e perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
OLIVEIRA, W.. Hannah Arendt e Paulo Freire: diálogos para uma epistemologia humanizadora em educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, W.. Iniciação à Docência PIBID: Formação de Professores UNIFATEA. Lorena, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
OLIVEIRA, W.. Educação e pesquisa: reflexões sobre o cuidar nas produções científicas de Enfermagem. Lorena: Gráfica Santa Teresa, 2015 (Editorial).

3.
OLIVEIRA, W.. Ciência e interdisciplinaridade 2014 (Editorial).

4.
OLIVEIRA, W.. Ciência e Saúde 2012 (Editorial).

5.
OLIVEIRA, W.. Ciência e Crítica 2012 (Editorial).

6.
OLIVEIRA, W.; CARDOZO, M. . Ciência e Crítica 2011 (Editorial).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, W.. Dossiê: Educação Humanista. 2017.

2.
OLIVEIRA, W.. A leitura como caminho para formação do pensamento crítico nas diferentes áreas do conhecimento. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, W.. Seleção Pública para o Programa Circuito Cultural da UFRN. 2016.

2.
OLIVEIRA, W.. Parecer técnico para Comissão de Bolsas do PPG- LAEL da Pontificia Universidade Católica de São Paulo. 2015.

3.
OLIVEIRA, W.. Parecer Técnico para Diretoria de Pesquisa e Inovação da UNIFEI -MG. 2015.

4.
OLIVEIRA, W.. Parecer técnico para o Seminário Interno - PIBIC- CNPQ. 2015.

5.
OLIVEIRA, W.. Parecer técnico para o Seminário Interno - PIBIT- CNPQ. 2015.

6.
OLIVEIRA, W.. Parecer técnico para o Seminário Interno - PIC- CNPQ. 2015.

7.
OLIVEIRA, W.. Parecer técnico para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/Universidade Federal do Piauí (PARFOR/UFPI). 2015.

8.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G. . Balanço Social 2015 - FATEA. 2015.

9.
OLIVEIRA, W.. Seleção Pública do Edital nº 014/2015. 2015.

10.
OLIVEIRA, W.. Parecer técnico para Comissão de Seleção de Bolsas do PPGE-LAEL-PUC/SP. 2013.

11.
OLIVEIRA, W.. Parecer para revista Informática na educação: teoria & prática. 2013.

12.
OLIVEIRA, W.. Parecer para Revista Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso ISSN 2176-4573. 2012.

13.
OLIVEIRA, W.. Parecer para Revista Linguagens, Educação e Sociedade ? LES. 2012.

14.
OLIVEIRA, W.. Parecer técnico para Comissão de Seleção de Bolsas do PPGE-LAEL-PUC/SP. 2012.

15.
OLIVEIRA, W.. Parecer para Revista L@el em Discurso. 2010.

16.
OLIVEIRA, W.. Parecer para Comissão Científica do 4o. SIAC-PAC no LAEL-PUC/SP. 2010.

17.
OLIVEIRA, W.. Reviewer of the of the International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR). 2010.

18.
OLIVEIRA, W.. Parecer para Revista L@el em Discurso. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, W.. Formação de Gestores. 2015. .

2.
OLIVEIRA, W.. Revista Interfainc. 2013. (Editoração/Periódico).

3.
OLIVEIRA, W.; CARDOZO, M. . Revista INTERFAINC. 2012. (Editoração/Periódico).

4.
Aguiar, W.M.J. ; SOARES, J. R. ; OLIVEIRA, W. . Pesquisa Críticas e Cotidiano Escolar: possibilidades e limites das ações investigativas com foco na prática docente. 2011. .

5.
OLIVEIRA, W.; CARDOZO, M. . Revista INTERFAINC. 2011. (Editoração/Periódico).

6.
OLIVEIRA, W.. A Filosofia da Práxis na constituição de projetos críticos e colaborativos na escola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, W.. A nova ortografia e suas implicações pedagógicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
OLIVEIRA, W.. Contribuições de Vygotsky para uma reflexão sobre o cotidiano escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
OLIVEIRA, W.. Práticas Interdisciplinares na educação básica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
OLIVEIRA, W.. A linguagem escrita como construção do sujeito: algumas implicações para o ensino de Língua Portuguesa. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

11.
OLIVEIRA, W.. Ensino Pragmático de língua portuguesa: novos tempos, novas práticas. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G.; RIBEIRO, Rosinei Batista. Participação em banca de Bruno de Camargo Eduardo. Tecnologia Social contribuindo para a diminuição do êxodo rural no município de Lorena - SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
OLIVEIRA, W.; SA, O.; ALVARELI, L. V. G.. Participação em banca de Sônia Maria Gonçalves Siqueira. Design e História Cultural: um estudo aplicado às práticas e aos costumes relacionados com o chá e café no século XVIII.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
OLIVEIRA, W.; TRISKA, R.; RIBEIRO, Rosinei Batista. Participação em banca de Marcilio Antunes Leite Filho. Design de Dispositivo de Armazenamento de Ferramental em Aço SAE 1020 aplicado à Indústria Automotiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

4.
OLIVEIRA, W.; FARIA, J. R. F.; RAYMUNDO, E. A.; RIBEIRO, Rosinei Batista. Participação em banca de Pedro Henrique Villela Freire. Tecnologia e Sustentabilidade - O Processo do Uso de Containers na Construção Civil e Suas Relações com o Design Sustentável e a Arquitetura Sustentável. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

5.
OLIVEIRA, W.; RODRIGUES, Rita de Cássia Lacerda Brambilla; CONTE, Rosa Ana; SANTOS, Ricardo Mendonça Neves dos. Participação em banca de Ana Carolina da Silva Antunes Carvalho. Uso da estratégia "ensinar ao redor do ciclo de aprendizagem da David Kolb" em associação com o sistema de resposta interativa (clikers) como instrumento em biologia para o ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE)) - Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena - EEL.

6.
MOREIRA, Carlos Alberto dos Santos; MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; OLIVEIRA, W.; SILVA, Messias Borges. Participação em banca de Bruno Ligabo de Moura. Aplicação do Peer Instruction no ensino de matemática para alunos de quinto ano. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE)) - Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena - EEL.

7.
RODRIGUES, Rita de Cássia Lacerda Brambilla; MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; PEREIRA, Marco Antonio Carvalho; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Mateus Ligabo. Uso de mapas conceituais em associação com círculo hermenêutico - dialético na construção de conceitos de biologia no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE)) - Escola de Engenharia de Lorena - EEL.

8.
SANTOS, C. A. M.; RIBEIRO, Rosinei Batista; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Rodrigo de Brito Dionisio. Usabilidade em Sistemas Web: planejamento para otimização da navegação e acesso a informação. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

9.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G.; MOREIRA, Carlos Alberto dos Santos. Participação em banca de Daniel Maciel Alves da Silva. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um Estudo Aplicado com Base nas Teorias de Acessibilidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

10.
OLIVEIRA, W.; QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira; GALVÃO, Henrique Martins. Participação em banca de Luiz Gustavo Rodrigues de Souza. Arranjo Produtivo Local para o Desenvolvimento do Circuito Turístico Religioso na Região Metropolitana do Vale do Paraíba - Paulista: Possibilidades e Avanços. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

11.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G.; GARCIA, J. R. M.. Participação em banca de Kleber Benedito Souza Ligabo. Design Aplicado ao Monitoramento de Redes de Computadores em Tempo Real em Ambiente de Supercomputação. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

12.
OLIVEIRA, W.; RIBEIRO, Rosinei Batista; TRISKA, R.. Participação em banca de Rosenil Honorato de Melo. Análise de Processo de Estampagem no Disco e Suas Influências no Design do Produto de Rodas Automotivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

13.
OLIVEIRA, W.; RIBEIRO, Rosinei Batista; ALVARELI, L. V. G.; VELLOSO, V. F. Participação em banca de Willian Robson Ribeiro Brazil. Usabilidade na Interface de um aplicativo digital móvel: um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

14.
IBIAPINA, I. M. L. M.; CABRAL, C. L. O.; CARVALHO, M. V. C.; MACIEL, E. M.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA. TRAVESSIA COLABORATIVA: OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE DOCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DO IFMA - CAMPUS CAXIAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

15.
LIBERALI, F.C.; Magalhães, M.C.C.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Camila Santiago. A gestão da produção de conhecimento em fóruns de educação a distância. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
IBIAPINA, I. M. L. M.; BRITO, A. E.; MACEDO, B. M.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Arlete Fragas da Silva. Prática pedagógica: instrumento e resultado no processo de reflexão crítica em contexto colaborativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

17.
LIBERALI, F.C.; Magalhães, M.C.C.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Teresa D' Angelo Santos. A aula de filosofia: formação do agir crítico-reflexivo.. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
Magalhães, M.C.C.; LESSA, A. B. C. T.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Márcia Maria Scarranaro. Uma perspectiva colaborativa na produção do conhecimento histórico no ensino médio.. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
Freire, M.M.; CELANI, M.A.A.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Renato José de Souza. O Ensino de gramática da Língua Inglesa, no Ensino Médio, antes e após a implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

20.
Magalhães, M.C.C.; LESSA, A. B. C. T.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Cacilda Aparecida Silva. Os sentidos e significados sobre o trabalho do professor eventual: construção de uma proposta com leitura. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
IBIAPINA, I. M. L. M.; CARVALHEDO, J. L. P.; LUSTOSA, A. V. M. F.; GUEDES, N. C.; BANDEIRA, H. M. M.; FERREIRA, M. S.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Fabrícia da Silva Machado. Caminhar é Preciso: Estudo das Relações entre Contextos Formativos em Valores Humanos e as Práticas de Enfrentamento ao Bullying. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

2.
OLIVEIRA, W.; Magalhães, M.C.C.; NAVAS, D.; NININ, M.O.G.. Participação em banca de Rodolfo Meissner Rolando. Contribuições da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural para não encapsulamento da Literatura no Ensino Médio. 2018. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
OLIVEIRA, W.; IBIAPINA, I. M. L. M.; LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.; CRUZ, R. E.; BANDEIRA, H. M. M.; FERREIRA, M. S.. Participação em banca de Hostiza Machado Vieira. Navegando nas Significações da Formação Contínua: Quebrando o Silêncio. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação/CCE) - Universidade Federal de PIAUÍ.

4.
FERREIRA, M. S.; IBIAPINA, I. M. L. M.; OLIVEIRA, W.; ANDRADE, J. M. V.; UFRN, M. A. Q. -.. Participação em banca de Maria da Paz Cavalcante. ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE INTERPRETAÇÃO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA CRÍTICA. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
FARO, J. S.; OLIVEIRA, W.; HELLER, B.; CUNHA, M. N.; LIMA JUNIOR, W. T.. Participação em banca de José Eduardo paraíso Razuk. UM TEATRO EM NOME DA LIBERDADE: UM ESTUDO SOBRE A DRAMATURGIA DE CHICO BUARQUE E SUAS RELAÇÕES MIDIÁTICAS. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
Aguiar, W.M.J.; BOCK, Ana Mercês B.; DAVIS, Cláudia L.F.; OLIVEIRA, W.; CARVALHO, Maria Vilani C.. Participação em banca de Raquel de Godoy Retz. A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docencia: um estudo sobre os estágios. 2012. Tese (Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
Freire, M.M.; OLIVEIRA, W.; GERALDINI, A. S.; IFA, S.; OKUINGHTTONS, M. F. M.. Participação em banca de Luciani Vieira Gomes Alvareli. Auto-heteroecoformação tecnológica experenciada por um professor atuante na plataforma moodle sob a perspectiva da complexidade. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
Freire, M.M.; Rodrigues, M.L.; LESSA, A. B. C. T.; OLIVEIRA, W.; REZENDE, P. S.. Participação em banca de Luis Otávio Batista. Tecendo Teias Complexas em um curso online para futuros professores de inglês. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
Magalhães, M.C.C.; OLIVEIRA, W.; SILVA, M. A. C. M. B.; GERVAI, S. M. S.; Freire, M.M.. Participação em banca de Bèlia Fantina Bonini Pinto de Arruda. Formação de professores em um curso de aperfeiçoamento para professores de língua inglesa em contexto virtual. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
Magalhães, M.C.C.; LIBERALI, F.C.; LESSA, A. B. C. T.; NININ, M.O.G.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Joelma Pereira de Faria. A monitoria na escola pública: sentidos e significados de professores e monitores. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
LIBERALI, F.C.; Magalhães, M.C.C.; DAMIANOVIC, M. C. C. L.; MOTTA, L. M. V. M.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Mônica Galante Gorini Guerra. Formação de educadores: produzindo conhecimento e possibilitando mudanças sociais na comunidade. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
OLIVEIRA, W.; LIBERALI, F.C.; Magalhães, M.C.C.. Participação em banca de Nilton Eduardo Mendes Pinto. Formação de Formadores em Tecnologia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estu. da Lingu) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
IBIAPINA, I. M. L. M.; LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.; CRUZ, R. E.; BANDEIRA, H. M. M.; FERREIRA, M. S.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Hostiza Machado Vieira. Contradições da Prática dos Professores Formadores de Alfabetização: Navegando nas Significações da Formação Contínua. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação/CCE) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
Magalhães, M.C.C.; NININ, M.O.G.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Formação de professores para o trabalho com leitura e escrit. Formação de professores para o trabalho com leitura e escrita no Ensino Médio Integrado: a produção de jornal eletrônico. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
Magalhães, M.C.C.; NININ, M.O.G.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Luiz Miguel Martins Garcia. A prática da colaboração crítica em uma disciplina de curso superior de administração na modalidade de educação a distância. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
Magalhães, M.C.C.; NININ, M.O.G.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Leonor Nora Fabian Branez.. O estágio supervisionado no currículo do curso de Letras Português/Espanhol: formação inicial do docente de língua espanhola. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
Aguiar, W.M.J.; DAVIS, Cláudia L.F.; BOCK, Ana Mercês B.; CARVALHO, Maria Vilani C.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Raquel de Godoy Retz. A reflexão propriciada pelas autoconfrontações da atividade executada-o estágio: mudanças e transformações. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
Freire, M.M.; OLIVEIRA, W.; POLIFEMI, Marcos César. Participação em banca de Gisele de Oliveira. A disciplina produção textual no curso de Educação Física: necessidades e vivências dos graduandos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
LESSA, A. B. C. T.; Magalhães, M.C.C.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Leonardo Nogueira da Silva Filho. O papel do tutor presencial na educação a distância. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
Freire, M.M.; Rodrigues, M.L.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Luís Otávio Batista. Tecendo teias complexas em um curso online para futuros professores de inglês. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
LIBERALI, F.C.; Aguiar, W.M.J.; OLIVEIRA, W.; SCHETTINI, R.H.. Participação em banca de Mônica Golini Galante Guerra. Argumentação e Cidadania no Projeto Aprender Brincando. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
Magalhães, M.C.C.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Belia Fantini Bonini Pinto de Arruda. O desempenho de dois participantes em um curso online: uma trajetória sócio-histórica. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
LIBERALI, F.C.; NININ, M.O.G.; OLIVEIRA, W.; Magalhães, M.C.C.. Participação em banca de Claudia Gil Ryckebusch. Argumentação e colaboração na Educação Infantil.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
Magalhães, M.C.C.; LIBERALI, F.C.; NININ, M.O.G.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Cláudia Gil Ryckebusch. A roda de conversa na educação infantil: uma abordagem crítico-colaborativa na produção de conhecimento.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ARAUJO, C. L. O.; MAIA, J. M. D; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Sandra Regina Martins Ferreira de Godoy. O uso excessivo da tecnologia digital no cotidiano do adolescente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
TRISKA, R.; OLIVEIRA, W.; RIBEIRO, Rosinei Batista. Participação em banca de Marcilio Antunes Leite Filho. Design de dispositivo para armazenamento de ferramental em aço SAE 1010 e 1060 aplicado à indústria automotiva. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
OLIVEIRA, W.; RAYMUNDO, E. A.; RIBEIRO, Rosinei Batista. Participação em banca de Pedro Henrique Villela Freire. Arquitetura em Containers - Pressupostos e Métodos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

4.
OLIVEIRA, W.; RIBEIRO, Rosinei Batista; SOBRAL, J. E. C.. Participação em banca de Lucas Placer Gonçalves. Design e Seleção de Materiais: Adaptabilidade de Conceitos Projetuais do Design e Le Corbusier na Elaboração de Joias. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

5.
OLIVEIRA, W.; SOBRAL, J. E. C.; RIBEIRO, Rosinei Batista. Participação em banca de Adriano Monteiro de Brito. Processos de Design em Jogos para inclusão socioemocional de crianças autistas: pressupostos e métodos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

6.
OLIVEIRA, W.; AZEVEDO, G. J. R.; MELLO, A. S.; RIBEIRO, Rosinei Batista. Participação em banca de Wilton Antonio Machado Junior. Interdisciplinaridade no Estudo de Artefatos Cerâmicos com a Técnica de Raku na Cidade de Cunha / São Paulo. 2018.

7.
OLIVEIRA, W.; GALVÃO, Henrique Martins; QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira. Participação em banca de Luiz Gustavo Rodrigues de Souza. Avaliação da Contribuição de Arranjo Produtivo Local para o Desenvolvimento do Circuito Turístico Religioso da Região Metropolitana do Vale do Paraíba - Paulista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

8.
ALVARELI, L. V. G.; RIBEIRO, Rosinei Batista; GARCIA, José Roberto Motta; OLIVEIRA, W.; LEONOR, B. B. F.. Participação em banca de Rogério da Silva e Souza. Autenticação Multifatores: Design Metodológico de segurança em Ambiente de Supercomputação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

9.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G.; GARCIA, José Roberto Motta. Participação em banca de Kleber Benedito Souza Ligabo. Design Aplicado ao Monitoramento de Redes de Computadores em Tempo Real em Ambiente de Supercomputação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

10.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G.; VELLOSO, V. F. Participação em banca de Willian Robson Ribeiro Brazil. AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DO APLICATIVO UNIFATEA DIGITAL, UTILIZANDO A METODOLOGIA GOAL - DERECTED DESIGN PROCESS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

11.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G.; SA, O.. Participação em banca de Sônia Maria Gonçalves Siqueira. Design e História Cultural: um estudo aplicado às práticas e aos costumes ligados ao uso do chá e café no século XVIII. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

12.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G.; SILVA, M. R.. Participação em banca de Pedro Otávio Tiburcio Repinaldo. Desenvolvimento de um Sistema de Gestão Integrado Universitário com foco na Experiência dos usuários. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

13.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G.; RIBEIRO, Rosinei Batista. Participação em banca de Bruno de Camargo Eduardo. Tecnologia Social. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

14.
OLIVEIRA, W.; IBIAPINA, I. M. L. M.; SAWAIA, B. B.; BOMFIM, M. C. A.; CARVALHO, M. V. C.; BANDEIRA, H. M. M.; LOPES, A. P. C.. Participação em banca de Fabrícia da Silva Machado. RELAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA-COLABORATIVA À PRODUÇÃO DE VALORES HUMANOS COM AS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI. 2016.

15.
RIBEIRO, Rosinei Batista; HERINGER, Benedita Hirene de França; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Celso Ricardo Paraguay. Aplicação de um instrumento para medida da emoção de produtos via Permatus: estudo de um Kit modelos em escala (miniaturas) de veículos rodoviários. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

16.
GALVÃO, Henrique Martins; RIBEIRO, Rosinei Batista; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Luis Marcelo Marcondes Pinto. Proposta de Modelo de Centro de Empreendedorismo Universitário: CEU UNIFATEA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

17.
OLIVEIRA, W.; ALVARELI, L. V. G.; MOREIRA, Carlos Alberto dos Santos. Participação em banca de Daniel Maciel Alves da Silva. Acessibilidade em um ambiente virtual de aprendizagem: um estudo aplicativo com base nas teorias de acessibilidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

18.
OLIVEIRA, W.; MOREIRA, Carlos Alberto dos Santos; RIBEIRO, Rosinei Batista. Participação em banca de Rodrigo de Brito Dionisio. Usabilidade em Sistemas Web: Planejamento para uma Otimização da Navegação e Acesso a Informação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, W.; SCAGLIA, Alcides. Participação em banca de Sérgio Jorge Burihan.Capoeira Angola: um aluta ou um jogo?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Módulo.

2.
OLIVEIRA, W.; MITHERHOFER, Sandra da Silva; QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira. Participação em banca de Maria de Lurdes Mota.A construção da coerência na produção textual em uma classe de 3ª série do ensino fundamental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.

3.
OLIVEIRA, W.; QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira; MITHERHOFER, Sandra da Silva. Participação em banca de Ana Maria Assis Leite dos Santos.A imagem de norma no texto oral não culto. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.

4.
OLIVEIRA, W.; MITHERHOFER, Sandra da Silva; QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira. Participação em banca de Carmem Silvia A. de Souza Bruzos.Gêneros textuais: caminhos para o ensino de língua portuguesa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.

5.
OLIVEIRA, W.; MITHERHOFER, Sandra da Silva; QUADROS, Silvio Cristina de Oliveira. Participação em banca de Givanildo Ferreira Tavares.Interferâncias ideológicas do signo na cognição redacional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.

6.
OLIVEIRA, W.; MITHERHOFER, Sandra da Silva; QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira. Participação em banca de Ana Paula Salles Teixeira.A personificação da gramática na obra de Monteiro Lobato. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.

7.
OLIVEIRA, W.; ECOBAR, Lúcia Maria Do Prado. Participação em banca de Tatiana Bueno S. Florentino.A magia literária no texto de Harry Potter. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.

8.
OLIVEIRA, W.; MIRANDA, Hélio Rosa de. Participação em banca de Amador José M. Garcia.Mitologia na obra Bahia de Todos os Santos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.

9.
OLIVEIRA, W.; MIRANDA, Hélio Rosa de. Participação em banca de Lucinda Rodrigues de Carvalho.Coesão e coerência: apontamentos teóricos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.

10.
OLIVEIRA, W.; MIRANDA, Hélio Rosa de; ESCOBAR, Lúcia Maria Do Prado. Participação em banca de Iolete Valéria.Considerações acerca da obra de Eça de Queiroz. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.

11.
OLIVEIRA, W.; MIRANDA, Hélio Rosa de. Participação em banca de Rosemary Aparecida de Souza.Por uma educação do ser-fazer: um retrato da obra freiriana. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, W.. Seleção Pública do Edital nº 008/2016 de 16 de dezembro. 2016.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, W.. Exame de proficiência CELP Bras. 2010. Universidade Metodista de São Paulo.

2.
OLIVEIRA, W.. Exame de proficiência do CELP-Bras. 2009. Universidade Metodista de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9th Internacional Conference on Industrial Engineering and Operations Management. Device design for SAE 1020 steel tool storage applied to automotive industry. 2019. (Congresso).

2.
Câmara Municipal da Estância Turístico-Religiosa de Aparecida.Professor do Ano de 2017. 2017. (Outra).

3.
III Congresso Integrado do Conhecimento. Novas Tecnologias e ensino: pensar, pesquisar e criar as (in)certezas. 2011. (Congresso).

4.
VI Colóquio Nacional da AFIRSE. Subjetividade e pesquisa em Educação: Múltiplos referenciais e práticas. 2011. (Congresso).

5.
Leituras de Vygotsky- bases e novas perspectivas.Conversações sobre as bases de Spinoza em Vygotsky. 2010. (Outra).

6.
Renião Anual da ANPED. 2005. (Congresso).

7.
Reunião Anual da ANPED. 2004. (Congresso).

8.
XVIII Spring Conference: The place of the student in the teaching post-modern landscape. The place of the student in the teaching post-modern landscape. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriel Villela. Pedagogia Financeira Aplicada à Rede Salesiana Brasil Escolas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

2.
Adriano Monteiro de Brito. Desenvolvimento de Jogo Educacional sobre a Língua Portuguesa fazendo uso da Engenharia Kansei. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

3.
João Rubens de Sales. Avaliação e autonomia: um estudo sobre as contribuições da multidisciplinaridade do design. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

4.
Gustavo Santiago Lopes. O uso das lousas interativas no Senac São Paulo e o processo de ensino aprendizagem. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo de Brito Dionisio. Usabilidade em Sistemas Web: planejamento para otimização da navegação e acesso a informação. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação) - Centro Universitário Teresa D'Ávila, . Orientador: Wellington de Oliveira.

2.
Sônia Maria Gonçalves Siqueira. Bebidas Quentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila, . Orientador: Wellington de Oliveira.

3.
Willian Robson Ribeiro. Usabilidade na Interface de um aplicativo móvel: um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila, . Orientador: Wellington de Oliveira.

4.
Pedro Henrique Villela Freire. Arquitetura em continers ? Manual de informações, diretrizes e sugestões.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila, . Orientador: Wellington de Oliveira.

5.
Daniel Maciel Alves da Silva. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um Estudo Aplicado com Base nas Teorias de Acessibilidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila, . Orientador: Wellington de Oliveira.

6.
Bruno de Camargo Eduardo. Instrumentos de análise empreendedora na Gestão Pública e Inovação. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila, . Orientador: Wellington de Oliveira.

7.
Luiz Gustavo Rodrigues de Souza. Arranjo produtivo local: perspectivas para empreendedorismo e inovação do turismo no Vale do Paraíba. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design, Inovação e Tecnologia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila, . Orientador: Wellington de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bernardo Alexandre de Queirós. Implicações discursivas na prosa sermonária. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Integradas Modulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

2.
Otacílio Teodoro Jr.. Os intertextos psicanalítiocs entre o discurso machadiano e a poética de Hilda Hilst. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Integradas Modulo, Centro Universitário - UNIMÓDULO. Orientador: Wellington de Oliveira.

3.
Sônia Batista Gomes. A arte de contar história: uma linguagem esquecida. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

4.
Enedir da Costa Nunes. A alfabetização de jovens e adultos no Brasil: tendências e desafios. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdades Integradas Modulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

5.
Flávia Janaína de Oliveira. Alfabetização e Vivência. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

6.
Iris do carmo Mingrone. A biblioteca escolar: ação concreta no processo de formação de leitores e democratização da leitura. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Módulo Centro Universitário. Orientador: Wellington de Oliveira.

7.
Belezomar A. Moreira. A formação docente: reflexões sobre a natureza do saber ensinar. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

8.
Mercedes Brabo. Intervenções no processo de alfabetização da criança disléxica. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

9.
Glória Maria Caetano. Intervenções Psicopedagógicas na escrita do sujeito. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Aparecida Campos de Oliveira. Sentidos e Significados do professor na prática docente e na aprendizagem significativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

2.
Rosângela dos Santos Hermógenes. A colaboração crítica como prática de reorganização pedagógica de uma professora do ensino fundamental.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

3.
Viviane de Souza Luiz. A Colaboração crítica no ensino da Literatura de Tradição na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

4.
Gerson Marques Frutuoso. Ecopedagogia e Educação: Caminhos Para A Formação Crítica Na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

5.
Kelly da Silva Figueiredo et al. O Texto não verbal e o verbal no processo de leitura de crianças entre 04 e 06 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

6.
Rosa Maria Ponte de Almeida. Contribuições da literatura infantil para alfabetização:aportes na Psicologia sócio-histórica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

7.
Hellen Repullo et al. Literatura infantil em sala de aula e o desenvolvimento afetivo da criança.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

8.
Kelly de Oliveira Ramos et al. Criatividade, computador e educação: trabalhando com softwares educacionais para uma mudança cognitiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

9.
Edna Cristina da Silva Ferreira et al. Tecnologias do Conhecimento e da Informação Aplicadas à Educação: uma abordagem a partir da pesquisa ação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

10.
Roselaine Cristina de Lima Chicarolli et al. A educação a distância na formação de professores: diálogos possíveis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

11.
Cristiane Pulfer Teixeira. A Linguagem e a interferência ideológica do signo na interpretação do leitor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

12.
Fabíola Germano de Paula. Os processos de aquisição de leitura e escrita: tendências e debates. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

13.
Tatiane Felix de Souza. A linguagem do RAP como uma alternativa para o ensino interativo de língua portuguesa. 2003. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - faculdades São Bernardo. Orientador: Wellington de Oliveira.

14.
Telma Soares dos Santos. A leitura, a criança e a literatura infantil: avaliação de um projeto pedagógico. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

15.
Maria Tereza Salles Pereira. Contribuições da psicanálise ao processo de aprendizagem da leitura. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

16.
Simone Flores Tarcha. Contribuições de Vigostsky e Wallon para o contexto educacional atual. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

17.
Andréia Pereira Rodrigues. O sujeito e a construção da escrita na alfabetização. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

18.
Gislene M de Lima. Pedagogia do afeto: o velho revestido de uma nova roupagem. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

19.
Ana Alice da Fonseca. As duas faces de Alice no país das maravilhas. 2002. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

20.
Fabiola Ramos de Freitas. Duas mulheres, dois discursos e a face do feminino na obra de Jane Austen. 2002. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

21.
Tânia de Fátima Fabro Ferreira. In nomini homini: do sagrado para o profano e do divino para o humano. 2002. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

22.
Andréia Miranda de Oliveira. Inclusão versus Exclusão: um intertexto no interior de um romance norte americano. 2002. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

23.
Sinésio Pinto de Carvalho. A pragmática e a neurolinguística no ensino/aprendizagem da língua inglesa. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

24.
Alciene Ribeiro Feitosa. Mantenha sua classe motivada para o ensino da língua inglesa. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

25.
Roseli Alves. Charles Dickens: o desvendar de uma escritura. 2001. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

26.
Patricia Marques Ribeiro. O método e a pesquisa no ensino de língua estrangeira. 2001. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

27.
Marcelo Jung. Revisitando historicamente o conceito de metáfora. 2001. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Módulo. Orientador: Wellington de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Adriano Monteiro de Brito. Design e subjetividade: compreendendo a emoção e criatividade no desenvolvimento de produtos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Wellington de Oliveira.

2.
Mario AlvesGasparotto. O Blog como ferramenta crítico-colaborativa na Educação a Distância. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

3.
Valdete Aparecida Quachio. A formação crítica de professores em um processo pedagógico virtual.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.

4.
Pamela Kawanaka dos Santos. Mediação e Construção de sentidos na formação de professores a distância. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Wellington de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALVARELI, L. V. G.2016ALVARELI, L. V. G. ; OLIVEIRA, W. . O uso de encontros colaborativos como metodologia para pesquisas interdisciplinares em Design. DI Factum, v. 1, p. 31-36, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, W.; KONTOPODIS, M. . Digital Filming, Multimedia & Youth Empowerment: Cultural-historical insights. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
OLIVEIRA, W.. A Escola como espaço de emancipação de sujeitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, W.. Diálogos, Alegria e Esperança: reflexões sobre educação missionária na universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Membro da Comissão Organizadora da XVIII Spring Conference 
Membro da Comissão Organizadora do I Congresso Educação e Trabalho (Unimódulo)
Membro da Comissão Científica da 5a. Semana de Educação (FASB)
Membro da Comissão Organizadora do I Simpósio Ação Cidadã (LAEL- PUC/SP)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:24:49