Vinicius Faria Culmant Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0442142220296336
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Araranguá. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela UFRJ, Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação com acordo de co-tutela entre a COPPE/UFRJ e a Universidade Tecnlógica de Eindhoven (HOL). Atualmente, trabalha com pesquisa e desenvolvimento de metodologias e ferramentas tecnológicas para o tratamento e análise de grande quantidade de dados (Big Data) em redes sociais. Suas pesquisas também são voltadas para o ensino de programação de computadores e o desenvolvimento de ambientes construtivistas de aprendizagem presenciais e a distância com o uso de novas tecnologias digitais da informação e comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, novas tecnologias da Web, sistemas adaptativos, avaliação de sistemas adaptativos, ensino de programação e tratamento e análise de big data. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vinicius Faria Culmant Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, V. F. C.;CULMANT-RAMOS, V. F.;RAMOS, VINICIUS F. C.;RAMOS, V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Araranguá.
Rodovia SC-447 - lado ímpar
Jardim das Avenidas
88906072 - Araranguá, SC - Brasil
Telefone: (48) 37216448
URL da Homepage: http://ararangua.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período co-tutela/sanduíche em (Orientador: ).
Título: Adaptive Hypermedia Courses: Qualitative and Quantitative Evaluation and Tool Support, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Geraldo Bonorino Xexéo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Adaptive Hypermedia; Evaluation; Educação a Distância; Computação; Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2005 - 2008
Mestrado em Programa de Engenharia de Sistemas e Computação.
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, COPPE, Brasil.
Título: RelP Surfing: Um Framework para o Relacionamento de Páginas Web,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Luis Alfredo Vidal de Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Web Mining.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.
2001 - 2005
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Desenvolvimento de duas plataformas web integradas baseadas no conceito de objetos de aprendizagem: Constructore e Banco Virtual da Neurociência.
Orientador: Miriam Struchiner.




Formação Complementar


2000 - 2001
Formação de Programadores.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

02/2017 - Atual
Direção e administração, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Coordenador de Ensino.
02/2017 - Atual
Direção e administração, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Subcoordenador de Curso de Graduação.
02/2017 - Atual
Ensino, Tecnologias da Informação e Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Programação
Computação Distribuída
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFSC - Campus Araranguá, .

03/2016 - 12/2016
Ensino, Tecnologias da Informação e Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Distribuída
Programação em Computadores I
Programação em Computadores II

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Bolsista PiBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa e desenvolvimento de ambientes educacionais construtivistas para a WEB.

Atividades

3/2002 - 6/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Laboratório de Tecnologias Cognitivas.


Eindhoven University of Technology, TU/e, Holanda.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado Sanduíche, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Convidado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista pelo programa Erasmus Mundus Euro-Brazilian Window pelo prazo de 6 meses. O programa tem como objetivo iniciar/aumentar a cooperação entre 10 universidades européias e 10 universidades brasileiras. Projeto de pesquisa na área de Adaptive Hypermedia com orientação do Professor Paul De Bra da Universidade Técnica de Eindhoven.


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10

Atividades

03/2012 - 08/2014
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação para a Web
Programação Avançada para a Web
Interface Humano-Computador/Multimídia
Programação I
Lógica e Álgebra de Boole

Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 8
Outras informações
Tutoria presencial de disciplinas do curso de Tecnologia de Sistemas e Informação

Atividades

07/2008 - 02/2009
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquitetura e Projeto de Sistemas II
Arquitetura e Projeto de Sistemas I
Linguagem de Programação III
Banco de Dados

Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, COPPETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de software baseado na tecnologia J2EE. Utilização de arquitetura dirigida a modelos.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de software baseado na tecnologia J2EE. Utilização de arquitetura dirigida a modelos.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 20
Outras informações
Utilização de uma ferramenta OLAP para disponibilização de dados num portal WEB.

Atividades

06/2005 - 03/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos - RJ, .

Linhas de pesquisa
Desenvolvimento de Software

Fundação Universitária José Bonifácio, FUJB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gerente de TI, Carga horária: 20


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Treinamento e Capacitação Técnica, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Software Educacional

Objetivo: Desenvolver sistemas computacionais educativos. Modelar ambientes educacionais. Análisar e avaliar processos educativos supervisionados por computador..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Palavras-chave: Educação a Distância; Tecnologia Educacional.
2.
Pesquisa e Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação

Objetivo: Pesquisar e desenvolver métodos educacionais na área de ensino-aprendizagem a distância. Mesclar atividades lúdicas com atividades a distância. Minerar dados de ambientes EAD para avaliação desses ambientes..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Palavras-chave: Educação a Distância; Web Mining; Tecnologia Educacional; Computação.
3.
Desenvolvimento de Software

Objetivo: Implementação de sistemas computacionais voltados para a Web, utilizando-se da tecnologia Java EE..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Computação.
4.
Ensino de Algoritmos e Programação

Objetivo: Investigar, reunir e sistematizar propostas pedagógicas do campo do ensino de algoritmos e programação, desenvolver e avaliar intervenções, métodos e artefatos que auxiliem o professor no processo de ensino-aprendizagem dessas disciplinas..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Programação; CS1; Ensino de Algoritmos.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã
Descrição: Universidade e escola estão juntas na experimentação de um paradigma alternativo de educação que trata da formação de cidadãos para os direitos humanos através da imersão na cultura digital em uma perspectiva ativista de empoderamento, autoria e produção colaborativa que é característica da cultura hacker. Projeto com articulação multidisciplinar, nacional e internacional, com linhas de pesquisa como: 1) Escola hacker/educação hacker; 2) Educação para a cidadania e direitos humanos na cultura digital; 3) Formação de Professores; 4) Políticas públicas em educação e institucionalização (da educação hacker em DH); 5) (Uso e desenvolvimento de) Ferramentas digitais da educação hacker...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Vinicius Faria Culmant Ramos - Integrante / Marina Bazzo de Espíndola - Integrante / Andrea Brandão Lapa - Coordenador / Fernanda Brandão Lapa - Integrante / Antonio Bartolomé Piña - Integrante / Fábio Gomes Gouveia - Integrante / Nelson de Luca Pretto - Integrante / Mario Pireddu - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Ensino de Algoritmos e Programação: Busca e Consolidação de Melhores Práticas, Intervenções e Materiais de Apoio
Descrição: As taxas de reprovação em disciplinas introdutórias de programação (CS1, do inglês Computer Science 1) nas instituições de ensino superior têm média próxima de 30%. A revisão da literatura aponta que, apesar da inclusão de tecnologias no ensino dessas disciplinas, pouco se avançou na redução dessas taxas. Além disso, existem poucos trabalhos com dados que possam validar e incentivar a utilização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de programação, o que permite concluir que nesta área ainda existem oportunidades de pesquisa. Portanto, o objetivo deste trabalho é investigar, reunir e sistematizar propostas pedagógicas do campo do ensino de algoritmos e programação, desenvolver e avaliar intervenções, métodos e artefatos que auxiliem o professor no processo de ensino-aprendizagem dessas disciplinas. Como forma de atingir este objetivo principal, propõe-se: 1) identificar, classificar e analisar os problemas de ensino-aprendizagem de algoritmos e programação; 2) sistematizar propostas pedagógicas do campo de ensino de algoritmos e programação; 3) desenvolver, aplicar e validar artefatos e estratégias de ensino baseados nas diferentes propostas pedagógicas identificadas; e 4) aprimorar e consolidar o referencial de boas práticas de ensino de programação a partir de intervenções pedagógicas validadas e ferramentas tecnológicas no ensino da disciplina CS1. A partir dessas ações, pretende-se encontrar os seguintes resultados: 1) mapeamento ou correlação dos problemas de ensino-aprendizagem com as estratégias de ensino das disciplinas de programação; 2) observação de redução das taxas de reprovação e desistência em turmas-piloto; 3) consolidação de métodos de ensino baseados nas intervenções pedagógicas utilizadas no projeto; e 4) similarmente ao conceito de LPS ? Linha de Produto de Software, a definição de uma Linha de Processo de Ensino-Aprendizagem consistindo em um framework a partir do qual práticas de ensino/aprendizagem possam ser construídas e adaptadas a diferentes realidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Educação e tecnologia: investigando o potencial das redes sociais virtuais para a formação do sujeito e a produção coletiva do conhecimento
Descrição: Este projeto de pesquisa se refere ao Núcleo 2 do Projeto em Rede do Observatório de Educação da Capes - 20336_OBEDUC_2012: Política, tecnologia e interação social na educação, sob coordenação geral de Tamara Egler (IPPUR/UFRJ). O Núcleo 2 (UFSC) investiga ações nas redes sociais que são indicativas de se tornarem espaços de possibilidade para a formação do sujeito. Primeiramente pelo conhecimento das iniciativas já existentes, no que elas são capazes de atender ao objetivo de formação do sujeito. E depois na proposição e na investigação em ação de uma possível apropriação das redes sociais, que permita analisar os desafios e conflitos para a educação (dentro e fora da escola) para uma apropriação das redes sociais como espaços de possibilidade para a formação do sujeito e a construção coletiva do conhecimento científico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Vinicius Faria Culmant Ramos - Integrante / Marina Bazzo de Espíndola - Integrante / Andrea Brandão Lapa - Coordenador / Isabel Colucci Coelho - Integrante / Simone Leal Schwertl - Integrante / Juliana Cristina Faggion Bergmann - Integrante / Carla Burigo - Integrante.
2002 - 2008
Apreciação Analítica de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem baseados nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação na Área das Ciências da Saúde

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Struchiner em 31/01/2014.
Descrição: O presente projeto insere-se na pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 1995, com apoio do CNPq (bolsa CNPq/PQ ID) que constitui o projeto guarda-chuva "Apreciação Analítica de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação na área das ciências e da saúde" (sigma 5017). Ao longo dos anos, o foco de trabalho tem sido pesquisa, desenvolvimento e análise de ambientes e materiais educativos mediados pelas TICs na Educação em Ciências e Saúde com "subprojetos" que compartilham a mesma epistemologia e abordagem metodológica,incorporando questões de estudo, modelos de análise e métodos pertinentes a cada problema pesquisado. Os dois "subprojetos" no período de 2012-2013 são: "Inovações no Ensino Superior: análise de experiências de professores universitários da área das Ciências da Saúde com o uso de TICs em suas práticas educativas" (apoio APQ1/Faperj, 2011-2012 e Edital Universal/CNPq, 2011-2013) e "Análise do Processo de Integração de TICs em Atividades Educativas no Ensino Fundamental no Contexto do "Programa Um Computador por Aluno" (PROUCA)" (apoio: Edital MCT/CNPq/CAPES/MEC-SEB n.76/2010, 2011-2013). Objeto e objetivos O objeto de estudo é a geração de processos e artefatos educacionais baseados em TICs, a construção de metodologias para desenvolvimento de abordagens de representação e de estruturação do conhecimento em materiais interativos, a formação docente para o uso de TICs e a pesquisa sobre integração e uso destes recursos nas práticas educativas em contextos de ensino de Ciências e Saúde. A finalidade é explorar o potencial das TICs para promover inovações que acarretem mudanças qualitativas no processo educativo por meio de soluções propostas a problemas complexos do processo ensino-aprendizagem. Diferentemente da proliferação de produtos educacionais, possibilitada pela disseminação das TICs, nosso objetivo fundamental é desenvolver conhecimentos sobre o processo educativo, onde se inclui, também, o processo de construção destes materiais, as formas como eles são incorporados às práticas e as experiências vivenciadas por alunos e professores com o uso deste recursos. Justificativa Como superar a tradicional transmissão de grande quantidade de informações, que transforma os estudantes em agentes passivos do processo educacional? Como viabilizar uma formação científica sólida que possibilite a estes alunos compreenderem os princípios fundamentais das disciplinas? Quais os processos e meios educativos adequados para responder a necessidade de associar teoria e prática, ciências básicas e aplicadas, desenvolvendo habilidades para a resolução de problemas, livre acesso às informações, e pensamento crítico e produtivo? Estas questões são fundamentais levam em conta a complexidade e as múltiplas determinações na compreensão dos fenômenos e, também, a acelerada produção de grande quantidade de informação, que torna difícil aos alunos e à comunidade acadêmica, em geral, manterem-se atualizados (Belloni, 2005; Castells, 2000). A estratégia possível, então, é capacitar o estudante na busca do conhecimento, preparando-o para acompanhar criticamente os avanços científicos e tecnológicos, estimulando a criatividade, a reflexão, abandonando o tradicional ensino enciclopédico, colocando o aluno no centro do processo ensino-aprendizagem (Jonassen, 2000; Laurillard, 2003). É importante que os docentes se conscientizem desta situação, viabilizando mudanças curriculares e um ensino ativo, baseado em problemas e conteúdos relevantes, que enfatizem a pesquisa, a tomada de decisões e a cooperação (Laurillard, 2003). As TICs oferecem um campo fértil de consolidação de currículos mais flexíveis, que permitem explorar novas experiências de aprendizagem, conferindo aos alunos maior independência e autonomia em sua formação (Jonassen, 1998; 2000; Kenski, 2004;....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Vinicius Faria Culmant Ramos - Integrante / Guilherme Salles D'Acri - Integrante / Flavio Baptista de Oliveira - Integrante / Miriam Struchiner - Coordenador / Taís Rabetti Giannella - Integrante / Roberto Lent - Integrante / Regina M. V. Ricciard - Integrante / Carlos Eduardo Coelho Gomes - Integrante.
2002 - 2006
Inovações no Ensino das Ciências Biomédicas: desenvolvimento e avaliação de um Espaço Construtivista para a Implementação de Alternativas de Ensino-Aprendizagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Struchiner em 31/01/2014.
Descrição: Este trabalho propõe a implementação e avaliação de uma série de iniciativas para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem das ciências básicas nos cursos das carreiras biomédicas e da saúde oferecendo recursos de infra-estrutura, atividades de atualização docente e ambientes com recursos inovadores que estimulem e assegurem sua adoção no meio acadêmico. Integra uma série de sub-projetos inter-relacionadas que visam contribuir para mudanças qualitativas no processo educativo de graduação na área das ciências biomédicas da saúde por meio de pesquisa e desenvolvimento de metodologias e ferramentas, bem como de ambientes de aprendizagem construtivistas, abertos à exploração do conhecimento, que se baseiam na atividade, na interatividade e na construção de conceitos científicos pelos alunos, utilizando, para isso, novas tecnologias da informação, cuja base para criação, distribuição e troca de experiências e informações será a rede mundial de computadores. Todas as iniciativas serão objeto de acompanhamento e pesquisas educacionais onde as transformações na prática docente e no perfil das disciplinas serão analisadas e as experiências de aprendizagem dos alunos, com novas abordagens e meios, serão estudadas com base em métodos autênticos de avaliação. Serão ainda investigadas a eficiência e a satisfação na percepção de professores e alunos envolvidos neste processo. Pretende-se, assim, validar os modelos pedagógicos construídos, bem como as mudanças ocorridas nestas disciplinas como decorrência das inovações introduzidas. Trata-se, portanto, de uma proposta que inicia um processo de integração de novos conceitos nas práticas educativas no âmbito da formação de profissionais nas carreiras biomédicas e da saúde, de forma a viabilizar não apenas mudanças na prática presencial, mas uma reflexão sobre o papel de uma universidade virtual a distância nesta área de conhecimento. O impacto destas atividades será analisado por métodos quantitativos, como índice de adesão, projetos concluídos, alunos beneficiados etc, bem como por estudos qualitativos sobre as mudanças nas visões de docentes e alunos a respeito de categorias como ensino, aprendizagem, conhecimento, formação científica, cooperação e avaliação, tanto em suas práticas virtuais como nas presenciais. subprojeto 1: pesquisa e desenvolvimento de um "Ambiente Virtual de Tecnologia Educacional - AVTE" dirigido a docentes universitários como fonte de informação, espaço para troca de experiências e participação em atividades de educação continuada (mini-cursos). A construção e estratégias de avaliação do ambiente fundamenta-se na abordagem construtivista, especialmente na Teoria da Atividade. subprojeto 2 - Pesquisa e desenvolvimento de ferramentas para criação, edição, gerência e publicação de materiais educativos na WEB para apoiar professores universitários na área da saúde na adoção de novas tecnologias de comunicação e informação. subprojeto 3 - pesquisa sobre linguagens e modelos pedagógicos para iniciativas de educação permanente de docentes universitários na área da saúde, tendo em conta as especificidades do meio acadêmico, da cultura da universidade e as experiências destes docentes tanto no ensino como na pesquisa em suas áreas de conhecimento. (projeto submetido e aprovado ao MEC/Programa Especial de Apoio a Projetos destinados à Modernização e Qualificação Institucional do Ensino Superior Público - aprovado, auxílio não repassado) Apoio o MEC /PAPED (programa de apoio à pesquisa em educação a distância) - subprojeto de dissertação de mestrado de Taís Rabetti Giannella. CNPq- Edital Universal - 2001 - apoio financeiro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Vinicius Faria Culmant Ramos - Integrante / Pedro Calisto Luppi Monteiro Junior - Integrante / Miriam Struchiner - Coordenador / Taís Rabetti Giannella - Integrante / Roberto Lent - Integrante / Regina M. V. Ricciard - Integrante / Frank Wilson Roberto - Integrante / Suely da Silva Rodrigues - Integrante.
2002 - 2004
Construção e Avaliação de Ambientes Construtivistas de Educação a Distância

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Struchiner em 30/01/2014.
Descrição: Este projeto de pesquisa e desenvolvimento adota uma metodologia de trabalho cooperativo e a distância no planejamento e na elaboração de um ambiente virtual construtivista de educação continuada para profissionais de saúde, por meio de um "Web Site de Formação de RH" na Internet. As pesquisas deste projeto orientam-se em três direções principais (sub-projetos): (1) Pesquisa, desenvolvimento e avaliação de ambientes construtivistas de aprendizagem a distância, com base em aportes teórico-metodológicos dos campos das ciências cognitivas/teorias de aprendizagem, educação e educação permanente, informática (fatores humanos e modelagem computacional). (2) Formação de formadores para a Educação a Distância em serviço: com base nas teorias sobre educação permanente em serviço, trabalho docente e teoria da atividade (abordagem histórico-social). Estratégias de formação vêm sendo utilizadas e comparadas em diferentes contextos sócio-culturais (Brasil, Costa Rica, Peru, Chile, até a presente data). (3) Análise da implantação e implementação do curso piloto em diferentes contextos sócio-culturais, com base na teoria da atividade, estudando e fazendo análises comparativas sobre aspectos como: interatividade, colaboração, autonomia na aprendizagem, uso de ferramentas, formação de comunidades virtuais. Sua finalidade é construir conhecimentos sobre o processo de aprendizagem em ambientes virtuais baseados nas novas tecnologias de informação e comunicação. Pretende, também, contribuir para a transformação e o aprimoramento da organização do trabalho em saúde no marco da reforma sanitária dos países da América Latina. O enfoque utilizado para estruturação do programa procurou torná-lo flexível para acomodar diferentes realidades sócio-políticas e culturais do continente, bem como as condições técnicas de infraestrutura possíveis em cada país. O programa aborda questões críticas envolvidas no trabalho de gestão de RH, tanto do ponto de vista de sua fundamentação teórica como do ponto de vista prático. Foi estruturado a partir de três eixos fundamentais: marco conceitual da reforma setorial, funções do gestor e situações problemas Os participantes poderão consultar referências bibliográficas e dialogar/interagir com tutores, especialistas da área e/ou com outros colegas e participar de grupos de discussão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Vinicius Faria Culmant Ramos - Integrante / Alexandre de Oliveira Stauffer - Integrante / Miriam Struchiner - Coordenador / Taís Rabetti Giannella - Integrante / Regina M. V. Ricciard - Integrante / Suely da Silva Rodrigues - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - 2012
Periódico: IEEE Transactions on Learning Technologies
2012 - 2014
Periódico: New Review of Hypermedia and Multimedia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Aprovação em Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Departamento de Automação e Sistemas/UFSC.
2015
Aprovação em Concurso Público para Cadastro de Reserva, DATAPREV - Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social.
2014
Aprovação em Concurso Público para Professor Adjunto, Departamento de Informática e Estatística/UFSC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE BRA, PAUL2013 DE BRA, PAUL ; KNUTOV, EVGENY ; SMITS, DAVID ; STASH, NATALIA ; RAMOS, VINICIUS F. C. . GALE: a generic open source extensible adaptation engine. New Review of Hypermedia and Multimedia, v. 19, p. 182-212, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAMOS, V. F. C.. Adaptive Hypermedia Courses: Qualitative and Quantitative Evaluation and Tool Support. 1. ed. Eindhoven: Eindhoven University of Technology, 2014. v. 1. 198p .

Capítulos de livros publicados
1.
RAMOS, V. F. C.; Júnior . Aplicação Web SoNDA: Social Network Data Analysis. In: Andrea Lapa; Andreson Lacerda. (Org.). Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, v. 2, p. 82-98.

2.
FREITAS, L. M. ; Lemos, R. R. ; RAMOS, V. F. C. ; Fiuza, P. J. . Avaliação da Ergonomia e Usabilidade do Módulo Laboratório Virtual de Programação do Moodle. In: Patrícia Jantsch Fiúza; Robson Rodrigues Lemos. (Org.). INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO Perspectivas do uso das tecnologias interativas Perspectivas do uso das tecnologias interativas. 1ed.Jundiá/SP: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 44-60.

3.
Lapa, A.B. ; COELHO, I. C. ; RAMOS, V. F. C. ; Malini, F. . Um desenho de pesquisa para a análise de movimentos sociais contemporâneos. In: Andrea Brandão Lapa; Andreson Lopes de Lacerda. (Org.). Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, v. 2, p. 59-81.

4.
CULMANT-RAMOS, V. F.; Xexéo, G. B. ; DE BRA, P. . A Continuous Layered Evaluation of Adaptive Hypermedia Systems. In: Yannis Psaromiligkos; Athanasios Spyridakos; Symeon Retalis. (Org.). Evaluation in e-Learning. 1ed.New York: Nova Publishers, 2012, v. , p. 145-158.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHOEFFEL, P. ; WAZLAWICK, R. S. ; RAMOS, V. F. C. ; Vahldick, A. ; Souza, M. . Evaluation of an Instrument to Identify Factors that Impact the Motivation and Engagement of Undergraduate Students in Computing. In: Frontiers in Education, 2018, San José, CA, USA. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018.

2.
SCHOEFFEL, P. ; WAZLAWICK, R. S. ; RAMOS, V. F. C. . Using Multiple Active Teaching-Learning Approaches in Software Project Management: A longitudinal analysis of students' motivation and learning. In: Frontiers in Education, 2018, San José, CA, USA. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018.

3.
SCHOEFFEL, P. ; RAMOS, V. F. C. ; WAZLAWICK, R. S. ; Vahldick, A. ; Souza, M. . Identification of Pre-University Factors that Affect the Initial Motivation of Students in Computing Programs: A multi-institutional case study. In: Frontiers in Education, 2018, San José, CA, USA. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018.

4.
Machado, M. F. B. ; CECHINEL, C. ; RAMOS, V. F. C. . Comparação de diferentes configurações de bases de dados para a identificação precoce do risco de reprovação: o caso de uma disciplina semipresencial de Algoritmos e Programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza, CE. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018.

5.
SCHOEFFEL, P. ; WAZLAWICK, R. S. ; RAMOS, V. F. C. ; Vahldick, A. ; Souza, M. . Mapping Factors that Impact on Motivation of Undergraduate Students in Software Engineering: A case study. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza, CE. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018.

6.
SILVA, E. ; MORALES, A. S. ; MORAES, R. A. ; RAMOS, VINICIUS F. C. ; OURIQUE, F. ; Araújo, G. M. . A Smart Meter Designed to Reduce Waste of Energy. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2017, Porto Alegre. Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2017.

7.
SCHOEFFEL, P. ; WAZLAWICK, R. S. ; RAMOS, VINICIUS F. C. . ​​​​Impact of Pre-University Factors on the Motivation and Performance of Undergraduate Students in Software Engineering. In: Conference on Software Engineering Education and Training, 2017, Savannah, Gerogia, USA. 2017 Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), 2017. v. 1.

8.
COELHO, I. C. ; Lapa, A.B. ; RAMOS, V. F. C. ; Malini, F. . A Research Design for the Analysis of Contemporary Social Movements. In: 5th Workshop on Making Sense of Microposts (#Microposts2015), 2015, Florence. Proceedings of the the 5th Workshop on Making Sense of Microposts (#Microposts2015), 2015. p. 38-42.

9.
Lapa, A.B. ; COELHO, I. C. ; RAMOS, V. F. C. ; Malini, F. . Fatores e circunstâncias para o empoderamento do sujeito nas redes sociais: um desenho de pesquisa. In: Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2015, Aracaju. Proceedings of the 4th Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2015. v. 2. p. 594-599.

10.
RAMOS, V. F. C.; Freitas, M. ; Galimberti, M.F. ; Mariani, A.C. ; WAZLAWICK, R. S. . A Comparação da Realidade Mundial do Ensino de Programação para Iniciantes com a Realidade Nacional: Revisão sistemática da literatura em eventos brasileiros. In: Simpósio Brasileiro de Inform ática na Educação (SBIE 2015), 2015, Maceió. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Inform ática na Educação (SBIE 2015). Porto Alegre/RS: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2015. p. 318-327.

11.
RAMOS, V. F. C.; DE BRA, P. ; Xexéo, G. B. . Qualitative and Quantitative Evaluation of an Adaptive Course in GALE. In: CONFERENCE ON TECHNOLOGY ENHANCED LEARNING, 2013, Paphos. 8th European Conference on Technology Enhanced Learning, EC-TEL 2013, 2013. v. 8095. p. 301-313.

12.
CULMANT-RAMOS, V. F.; DE BRA, P. . GALE Extensibility Evaluation: a Qualitative Approach. In: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education, ELearn 2013, 2013, Las Vegas. Proceedings: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, & Higher Education. Chesapeake: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2013.

13.
ESPINDOLA, M. B. ; STRUCHINER, M. ; RAMOS, V. F. C. ; GIANNELLA, T. R. . Inovações no Ensino Superior: Análise das Percepções de Professores das Áreas das Ciências e da Saúde sobre o Processo de Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação. In: VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, 2012, Lisboa. VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, 2012.

14.
ESPINDOLA, M. B. ; Reses, G. N. ; RAMOS, V. F. C. . Formação Docente para o Ensino Superior Mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação: Articulando Conhecimentos e Práticas. In: VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, 2012, Porto. VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, 2012.

15.
GIANNELLA, T. R. ; RAMOS, V. F. C. ; STRUCHINER, M. . Research and Development of Constructore, a Web Course Authoring Tool: analysis of educational material developed by Science and Health Graduate Students. In: 22nd ICDE- World Conference in Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. Proceeeding of the 22nd ICDE- World Conference in Distance Education. São Paulo: ABED, 2006. v. 22. p. 1-10.

16.
BRUM, F. R. ; STRUCHINER, M. ; RAMOS, V. F. C. . Análise das Interações Online de um Grupo de Trabalho Multidisciplinar em um Curso de Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Resíduos Perigosos. In: V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2005, Bauru. V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2005.

17.
GIANNELLA, T. R. ; STRUCHINER, M. ; RAMOS, V. F. C. ; LENT, R. . Pesquisa e Desenvolvimento de um Banco Virtual de Objetos de Aprendizagem em Neurociência. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. v. 1. p. 1-10.

18.
RAMOS, V. F. C.; BRUM, F. R. ; STRUCHINER, M. . Análise da formação de equipes de trabalhomultidisciplinar em um ambiente de aprendizagem online. In: XVI Simpósio Brasileira de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. XVI Simpósio Brasileira de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2005. v. II. p. 570-579.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHOEFFEL, P. ; WAZLAWICK, R. S. ; RAMOS, V. F. C. . Motivation and Engagement Factors of Undergraduate Students in Computing: A systematic mapping study. In: Frontiers in Education, 2018, San José, CA, USA. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018.

2.
STRUCHINER, M. ; BRUM, F. R. ; RICCIARD, R. M. V. ; RAMOS, V. F. C. . Formação de Equipes de Trabalho Multidisciplinar em Ambiente de Aprendizagem Online na Área da Saúde. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2005. v. 1. p. 3-6.

3.
STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; RAMOS, V. F. C. ; GIANNELLA, T. R. ; STRUCHINER, M. . Plataforma Constructore e Banco Virtual de Objetos de Aprendizagem: uma proposta de pesquisa e desenvolvimento de um modelo de aplicação de objetos de aprendizagem. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. ANAIS do XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro: SBC, 2004. v. 15. p. 38-40.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, VINICIUS F. C.; SILVA, A. O. ; ESPINDOLA, M. B. . Monitoria em Programação de Computadores: Desafios e Potencialidades. In: Twelfth Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO 2017), 2017, La Plata. XII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), 2017. v. 1.

2.
RAMOS, V. F. C.; DE BRA, P. . The influence of adaptation on hypertext structures and navigation. In: 21st ACM conference on Hypertext and hypermedia, 2010, Toronto, CA. HT '10: Proceedings of the 21st ACM conference on Hypertext and hypermedia. New York, NY, USA: ACM, 2010. p. 77-82.

3.
Jorge, R. A. ; RAMOS, V. F. C. ; BRUM, F. R. ; STRUCHINER, M. . Análise da implementação de um curso online para a formação de equipes multidisciplinares de avaliação de riscos a saúde humana por exposição a resíduos perigosos. In: XXVII Jornada de Iniciação Científica, 2005, Rio de Janeiro. XXVII Jornada de Iniciação Científica, 2005. v. 2005.

4.
RAMOS, V. F. C.; Gomes, C.E.C. ; GIANNELLA, T. R. ; STRUCHINER, M. . Análise de um curso virtual sobre o uso da Internet como ferramenta de cooperação para o trabalho em rede na área da saúde: 'Internet na gestão hospitalar'. In: XXVII Jornada de Iniciação científica, 2005, Rio de Janeiro. XXVII Jornada de Iniciação científica, 2005. v. 2005.

5.
OLIVEIRA, Flavio Baptista de ; RAMOS, V. F. C. ; GIANNELLA, T. R. ; STRUCHINER, M. . 'Comunicação, Cooperação e Educação em Espaços Virtuais': pesquisa e desenvolvimento de um curso a distância para profissionais de serviços de saúde. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica, 2004. v. 2004.

6.
RAMOS, V. F. C.; D'ACRI, Guilherme Salles ; Roberto, F.W. ; GIANNELLA, T. R. ; STRUCHINER, M. . Pesquisa e desenvolvimento de um modelo de aplicação de objetos de aprendizagem: Banco Virtual de Folclore. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica, 2004. v. 2004.

7.
RAMOS, V. F. C.; BRUM, F. R. ; STRUCHINER, M. . Pesquisa e desenvolvimento de um curso virtual sobre a aplicação da metodologia de avaliação de risco à saúde humana da ATSDR. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica, 2004. v. 2004.

8.
RAMOS, V. F. C.; STAUFFER, Alexandre de Oliveira . Análise de um Curso Virtual para Docentes Universitários da Área da Saúde. In: 55 Congresso da Sociedade para o Progresso da Ciência, 2003, Recife - PE, 2003.

9.
STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; RAMOS, V. F. C. . Estudo sobre um Modelo Flexível de Educação Continuada a Distância para a Formação de Profissionais de Saúde da Área de Recursos Humanos em Sete Países da América Latina. In: 55 Congresso da Sociedade para o Progresso da Ciência, 2003, Recife - PE, 2003.

10.
D'ACRI, Guilherme Salles ; RAMOS, V. F. C. ; OLIVEIRA, Flavio Baptista de ; STAUFFER, Alexandre de Oliveira . Desenvolvimento e Análise de um Ambiente de Fórum Virtual Sobre Qualidade da Educação em Saúde Pública. In: XXV Jornada de Inciação científica, 2003, Rio de Janeiro. XXV Jornada de Inciação científica, 2003. v. 2003. p. 5-6.

11.
STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; D'ACRI, Guilherme Salles ; RAMOS, V. F. C. ; OLIVEIRA, Flavio Baptista de . Análise Comparada do Processo de Implementação do Programa de Aprendizagem a Distância de Recursos Humanos em Saúde(Padrhus) em Sete Países da América Latina. In: XXV Jornada de Inciação científica, 2003, Rio de Janeiro. XXV Jornada de Inciação científica, 2003. v. 2003. p. 318-319.

12.
RAMOS, V. F. C.; STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; D'ACRI, Guilherme Salles ; OLIVEIRA, Flavio Baptista de . Conceito e Aplicação dos Objetos de Aprendizagem no Contexto do Ensino de Graduação: Experiências na Área de Ensino de Neurociência e de Folclore. In: XXV Jornada de Inciação científica, 2003, Rio de Janeiro. XXV Jornada de Inciação científica, 2003. v. 2003. p. 320-320.

13.
RAMOS, V. F. C.; STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; BRAGA, M. A. N. C. ; MONTEIRO JUNIOR, P. C. L. . Desenvolvimento de uma plataforma orientada a objetos de aprendizagem para a construção de atividades educativas na Web. In: XXIV Jornada de Inciação científica, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XXIV Jornada de Inciação científica, 2002.

14.
STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; RAMOS, V. F. C. ; MONTEIRO JUNIOR, P. C. L. ; RICCIARDI, R. M. V. ; RODRIGUES, S. S. ; STRUCHINER, M. . Implantação de um Modelo de Curso a Distância para a Área da Saúde Atendendo aos Diferentes Contextos de Países da América Latina. In: XXIV Jornada de Iniciação científica, 2002, Rio de Janeiro. XXIV Jornada de Iniciação científica, 2002. v. 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, V. F. C.; DE BRA, P. . GALE Extensibility Evaluation: a Qualitative Approach. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ESPINDOLA, M. B. ; RAMOS, V. F. C. ; GIANNELLA, T. R. ; STRUCHINER, M. . Inovações no Ensino Superior: Análise das Percepções de Professores das Áreas das Ciências e da Saúde sobre o Processo de Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RAMOS, VINICIUS F. C.; DE BRA, P. . The influence of adaptation on hypertext structures and navigation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Jorge, R. A. ; RAMOS, V. F. C. ; BRUM, F. R. ; STRUCHINER, M. . Análise da implementação de um curso online para a formação de equipes multidisciplinares de avaliação de riscos a saúde humana por exposição a resíduos perigosos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BRUM, F. R. ; STRUCHINER, M. ; RAMOS, V. F. C. . Análise da formação de equipes de trabalho multidisciplinar em um ambiente de aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
OLIVEIRA, Flavio Baptista de ; RAMOS, VINICIUS F. C. ; GIANNELLA, T. R. ; STRUCHINER, M. . Comunicação, Cooperação e Educação em Espaços Virtuais: Pesquisa e Desenvolvimento de um Curso a Distância para Profissionais de Serviços de Saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; RAMOS, V. F. C. . Estudo sobre um Modelo Flexível de Educação Continuada a Distância para a Formação de Profissionais de Saúde da Área de Recursos Humanos em Sete Países da América Latina. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RAMOS, V. F. C.; STAUFFER, Alexandre de Oliveira . Análise de um Curso Virtual para Docentes Universitários da Área da Saúde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
D'ACRI, Guilherme Salles ; OLIVEIRA, Flavio Baptista de ; RAMOS, VINICIUS F. C. ; STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; BENIGNO, S. ; STRUCHINER, M. . Desenvolvimento e Análise de um Ambiente de Fórum Virtual Sobre Qualidade da Educação em Saúde Pública. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
RAMOS, VINICIUS F. C.; D'ACRI, Guilherme Salles ; STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; OLIVEIRA, Flavio Baptista de ; GIANNELLA, T. R. ; STRUCHINER, M. . Conceito e Aplicação dos Objetos de Aprendizagem no Contexto do Ensino de Graduação: Experiências na Área de Ensino de Neurociência e de Folclore. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
RAMOS, V. F. C.; STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; BRAGA, M. A. N. C. ; MONTEIRO JUNIOR, P. C. L. . Desenvolvimento de uma plataforma orientada a objetos de aprendizagem para a construção de atividades educativas na Web. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RAMOS, V. F. C.; STAUFFER, Alexandre de Oliveira ; BRAGA, M. A. N. C. ; MONTEIRO JUNIOR, P. C. L. . Estudo Sobre um Modelo Flexível de Educação Continuada a Distância para Formção de Profissionais de Saúde da Área de Recursos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
STRUCHINER, M. ; LENT, R. ; GIANNELLA, T. R. ; RAMOS, V. F. C. ; STAUFFER, Alexandre de Oliveira . Banco Virtual de Objetos de Aprendizagem em Neurociência. 2005.

2.
STRUCHINER, M. ; GIANNELLA, T. R. ; RAMOS, V. F. C. ; BENIGNO, S. ; STAUFFER, Alexandre de Oliveira . Plataforma Constructore. 2005.

3.
STRUCHINER, M. ; BENIGNO, S. ; RICCIARD, R. M. V. ; BRUM, F. R. ; RAMOS, V. F. C. . Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Resíduos Perigosos. Experiência Brasileira na Aplicação da Metodologia da ATSDR. 2005.

4.
STRUCHINER, M. ; BENIGNO, S. ; RAMOS, V. F. C. . Foro Virtual sobre Calidad de Gestión de Pos-grados en Salud Publica. 2003.

Processos ou técnicas
1.
STRUCHINER, M. ; GIANNELLA, T. R. ; FISZMAN, R. ; RAMOS, V. F. C. . Design Instrucional e Produção do material didático do curso Comunicação, Cooperação e Educação em Espaços Virtuais. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
RAMOS, V. F. C.. PLATAFORMA MOODLE - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RAMOS, V. F. C.. PLATAFORMA MOODLE 2018.2 - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RAMOS, V. F. C.. Moodle: Perspectivas e Possibilidades Pedagógicas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Lemos, R. R.; RAMOS, V. F. C.; Fiuza, P. J.; Silva, J. B.. Participação em banca de Larissa Magé de Freitas.Análise de Usabilidade do Módulo Laboratório de Programação Virtual do Moodle. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
POZZEBON, E.; LUNARDI, G. M.; RAMOS, V. F. C.. Participação em banca de Amanda Irizaga Lucrecio.Análise de Diferentes Ferramentas para Ensino de Programação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
GONCALVES, A. L.; YEVSEYEVA, O.; RAMOS, V. F. C.. Participação em banca de Guilherme Lucon Pinto.Um Estudo Comparativo entre Banco de Dados Relacional e Banco de Dados Baseado em Memória. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
RAMOS, V. F. C.; FRANCO, A. J. P.; Araújo, G. M.; MACHADO, G. M.. Participação em banca de Henrique Ramos Limas; Gustavo Teixeira Ignácio.Um Estudo Comparativo entre dois Algoritmos de Classificação de Páginas da Web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Araújo, G. M.; Morales, A. S.; PEREZ, A. L. F.; RAMOS, VINICIUS F. C.. Participação em banca de Edmar Albino da Silva.Controle e Monitoramento para Consumo Eficiente de Energia Elétrica em uma Smart Home Utilizando Redes Neurais Artificiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
MORALES, A. B.; CASTIÑEIRA, M. I.; RAMOS, VINICIUS F. C.. Participação em banca de Douglas Petronilio de Oliveira.Solução para Web Conferência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

7.
Schuhmacher, V. R. N.; Andriani, M. L.; RAMOS, VINICIUS F. C.. Participação em banca de Denis Diniz e Luiz Ricardo Guarezzi.Avaliação de Usabilidade: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

8.
Schuhmacher, V. R. N.; RAMOS, VINICIUS F. C.; Lessa, R.. Participação em banca de Eduardo Maia de Almeida.Jogos Sociais na Rede: Conectando o Facebook e Engines 3D em um jogo Multiplayer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

9.
BRAZ JUNIOR, O. O.; RAMOS, V. F. C.; ASSINK, R. R.. Participação em banca de Bruno Egidio Santi Teixeira e Cassio Lisboa de Souza.Mineração de dados como ferramenta na identificação de perfis de aluno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

10.
BRAZ JUNIOR, O. O.; Schulze, C.; RAMOS, VINICIUS F. C.. Participação em banca de Tomás Soares.Jogo Aplicado A Seguridade Social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

11.
Zambiasi, S. P.; MORALES, A. B.; RAMOS, VINICIUS F. C.. Participação em banca de Ivan Gomes Fretta e Marcelo Maluf Teixeira.Get Discount: Portal Web para busca de promoções de vendas em supermercados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

12.
MORALES, A. B.; Ceci, F.; RAMOS, VINICIUS F. C.. Participação em banca de Nelson Antonio Medeiros.Sistema de Automação para Controle de Gastos com Iluminação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2005. (Simpósio).

2.
XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2004. (Congresso).

3.
55 Congresso Brasileiro para o Progresso da Ciência. 55 Congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2003. (Congresso).

4.
XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computacao. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computacao. 2003. (Congresso).

5.
XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computacao. XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computacao. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fiuza, P. J. ; Lemos, R. R. ; LUNARDI, G. M. ; RAMOS, V. F. C. . II Seminário de Mídia e Conhecimento - MIDCON. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carlyle Torres Bezerra de Menezes Filho. RGA - Registro Geral de Animais: Um sistema para o Registro e Identificação de Animais de Companhia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.

2.
Cesar Smaniotto Júnior. SoNDA: Um software para apoio à análise qualitativa de postagens de redes sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.

3.
Henrique Ramos Limas; Gustavo Teixeira Ignácio. Um Estudo Comparativo ente dois Algoritmos de Classificação de Páginas da Web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.

4.
Marcelo de Figueiredo Ferraz. Proposta para uma Plataforma Web de Publicidade para Publishers Sociais e Anunciantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.

5.
Vinicius Koerich Espindola. Proposta de um Ambiente Tecnológico para o Apoio à Gestão de Conhecimento de uma Empresa de Telecomunicações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.

6.
Leandro Jacinto Martins. Desenvolvimento de uma Rede Social para a Saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.

7.
Thiago dos Santos Branco Nunes. O GOVERNO ELETRÔNICO E A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO BASEADO NA REDE PE-MULTIDIGITAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Centro Universitário Carioca. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.

8.
Diogo Sessa Grecco e Marco Aurélio Pessoa Ramos. Um Estudo de Caso Utilizando SOA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Centro Universitário Carioca. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.

Iniciação científica
1.
Cesar Smaniotto Junior. Educação e tecnologia:investigando o potencial das redes sociais virtuais para a formação do sujeito e a produção coletiva do conhecimento. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.

2.
Diefferson Môro. nsino de Algoritmos e Programação: Busca e Consolidação de Melhores Práticas, Intervenções e Materiais de Apoio. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Vinicius Faria Culmant Ramos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Lapa, A.B. ; COELHO, I. C. ; RAMOS, V. F. C. ; Malini, F. . Um desenho de pesquisa para a análise de movimentos sociais contemporâneos. In: Andrea Brandão Lapa; Andreson Lopes de Lacerda. (Org.). Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, v. 2, p. 59-81.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 12:55:53