Adelma das Neves Nunes Barros Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9888614392602464
  • Última atualização do currículo em 08/05/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 1995), Mestrado em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2001) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo (2005) com estágio de Doutorado na Universidade de Genebra/Suíça. Atualmente é professora Associada 1 da UNIFAP. Tem experiência na área da linguagem, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas:análise do discurso da educação ambiental, e ensino de leitura; letramento e alfabetização; livro didático de língua materna, didática da Língua Materna e didatização para as escolas regulares e indígenas. Atuou como parecerista de livros didáticos dos Ensinos Fundamental, Médio e Alfabetização para o Ministério da Educação /MEC nos PNLD 2002; 2003; 2004; 2005; 2007. Em 2009 foi parecerista do Programa do MEC -PNBE e em 2012 avaliadora do PNLD de dicionários. Foi Coordenadora Geral do Pró-letramento, Coordenadora Regional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação e Pró-Reitora de Graduação de Ensino na UNIFAP. Foi diretora responsável pela revista Letras Escreve-UNIFAP. Atualmente é coordenadora do Laboratório Interdisciplinar financiado pela CAPES -LIFE- Unifap e Vice-Reitora da Unifap. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adelma das Neves Nunes Barros Mendes
Nome em citações bibliográficas
BARROS- MENDES, A. N. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amapá, Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias, Departamento de Apoio Ao Ensino.
Rodvia JK, S/N
Marco Zero
68902280 - Macapá, AP - Brasil - Caixa-postal: 267
Telefone: (96) 33121703
URL da Homepage: http://www.unifap.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em UNIVERSITY OF GENEVA (Orientador: Bernard Scheuwly).
Título: A LINGUAGEM ORAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL-3º E 4 º CICLOS: ALGUMAS REFLEXÕES, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Gêneros textuais; ensino da linguagem oral como objeto autônomo; Didática da língua materna; História da disciplina língua Portuguesa; livro didático.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Livro Didático e lingüística aplicada.
1999 - 2000
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Silenciamento nos Livros Didáticos,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: lingüística aplicada livro didático língua matern.
1992 - 1995
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
1985 - 1987
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação do Estado do Amapá, IETA, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Didactique de la langue maternelle. (Carga horária: 60h).
Universidade de Genebra, UG, Suiça.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2011 - Atual
Ensino, Direito Ambiental e Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Meio Ambiente e Discurso
08/2010 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
08/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pesquisa, .

10/1998 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Língua Materna I
Didática da Língua Materna II
Estilística da Língua Portuguesa
Leitura e Produção de Textos I
Leitura e Produção de Textos II
Língua Portuguesa e Comunicação
Língua Portuguesa níveis de 1 a 7
Língua Portuguesa VI
Língua Portuguesa VII
Metodologia da Língua Portuguesa
Prática de Ensino da Língua Portuguesa
Tópicos de Pesquisa I
01/2006 - 06/2007
Extensão universitária , DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do programa Conexões de saberes -MEC/SECAD.

Governo do Estado do Amapá, GOVERNO/AP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1998
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de educação básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino aprendizagem da Língua Materna


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Retextualização e movimentos retóricos na construção de gêneros discursivos.
Descrição: Identificar e analisar como os alunos do ensino fundamental, médio e superior, organizam suas escritas e se estão de acordo com as exigências sociais, situacionais e institucionais onde são realizadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes - Coordenador / Marta Cristina Zoni - Integrante / ROSIVALDO GOMES - Integrante / JOSENIR SOUSA DA SILVA - Integrante.
2013 - Atual
Um novo olhar na formação continuada de professoes de Língua Materna do Ensino Médio.
Descrição: Fomentar a formação continuada e atualização dentro do paradigma do ensino de língua materna a partir da perspectiva de gêneros discursivos e sequência didáticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes - Coordenador / josenir sousa da silva - Integrante / Rosivaldo Gomes - Integrante.
2011 - 2014
PROJETO INTEGRADO MULTI/TRANSDISCIPLINAR: A POPULAÇÃO FRONTEIRIÇA E SUAS DIMENSÕES HISTÓRICO-CULTURAIS E LINGUÍSTICAS
Descrição: O Amapá é um estado de fronteira, onde convivem pessoas de língua e cultura muito diversas. Essas marcas impõem à Universidade Federal do Amapá- UNIFAP a se debruçar nas investigações científicas para compreender e atuar nessa realidade. Em função dessa situação sociogeográfica, histórica, cultural e linguística, diversos pesquisadores sentiram a necessidade de trabalhar em conjunto a partir de um caráter inter/multi/transdisciplinar. Nesse sentido, busca-se investigar as dimensões histórico-culturais e linguísticas dos povos dessa região, mais especificamente atuar nas discussões a respeito de práticas de ensino, elaboração e usos de material didático de Línguas Maternas (português e /ou indígenas), na descrição e documentação dessas línguas, visando o letramento digital para inclusão das novas tecnologias. Além disso, se investigará a relação da linguagem na construção identitária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes - Coordenador / Marta Cristina Zoni - Integrante / Simone de jesus Padilha - Integrante / Simone Pereira Garcia - Integrante / José Carlos Chaves da Cunha - Integrante / Abdlak Rasky - Integrante / Roxane Helena Rodrigues Rojo - Integrante.
2011 - 2013
Os gêneros textuais e sua didática: uma prática reflexiva para o ensino-aprendizagem da língua materna.
Descrição: A nova configuração da Língua Portuguesa como disciplina, atualmente, favorecida pela mudança de paradigma coloca os gêneros textuais/discursivos como elemento base para o ensino de língua materna, desta forma forma busca-se investigar como as Sequências Didáticas oportunizam a aquisição de competências do quatro eixos de ensino: leitura, produção de textos orais e escritos e análise linguística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes - Coordenador.
2006 - 2013
O livro didático de Língua Portuguesa: escolha e uso
Descrição: Este projeto tem por objetivo principal verififcar como os professores do estado do Amapá escolhem e usam o livro didático de Português em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Amapá - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2013 - Atual
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização
Descrição: Formar em nível de aperfeiçoamento todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa. Apoiar esses professores a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC às redes que aderirem às ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2007 - 2009
Formação Continuada de Professores do município de Laranjal do Jari
Descrição: Este projeto trata de um trabalho de formação de professores na área de alfabetização e letramento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes - Coordenador / João Beneilson Maia Gatinho - Integrante / Celeste Ribeiro - Integrante / Regina Lúcia da Silva Nascimento - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2009
O professor como formador de leitores
Descrição: O foco deste projeto é centrar-se em aspectos de formação dos professores das escola de ensino básico, primando pela qualidade da formaçao do docente, bem como de sua formaçao continuada.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Letras Escreve
2009 - Atual
Periódico: PLANETA AMAZONIA


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Educação (UFSM)
2010 - Atual
Periódico: PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA DO PROFESSOR - MEC
2010 - Atual
Periódico: Letras Escreve - Revista de Estudos Linguísticos e Literários


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos da Linguagem/Especialidade: Ensino Aparendizagem de Língua Materna.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Livro Didático e lingüística aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Conteúdos de ensino de língua materna.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
TÍTULO HONORÍFICO DE MÉRITO À EDUCAÇÃO, Câmara Municipal de Macapá.
2010
Honra ao Mérito Assembleia Legislativa do estado às mulheres de destaque do ano de 2010 no dia internacional da MUlher, Assembleia Legislativa do estado.
2009
PREMIAÇÃO DE MELHOR PROJETO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA NA AREA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RUELLA, E.2015RUELLA, E. ; BARROS- MENDES, A. N. N. ; MARTINS, C. . Manifestações dos atores comunitários em relação ao contexto de implantação das usinas hidrelétricas de Ferreira Gomes e Porto Grande. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, v. 7, p. 89-98, 2015.

2.
ARAUJO, R. N. O.2013 ARAUJO, R. N. O. ; BARROS- MENDES, A. N. N. . Educação ambiental não-formal como instrumento de mediação com o meio ambiente: reflexões sobre o espaço social do assentamento rural Nova Canaã. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, v. 5, p. 83-96, 2013.

3.
FONSECA, J. R. B.2013FONSECA, J. R. B. ; BARROS- MENDES, A. N. N. . Educação ambiental: uma compreensão analítico-discursiva. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, v. 5, p. 71-82, 2013.

4.
ARAUJO, R. N. O.2013ARAUJO, R. N. O. ; BARROS- MENDES, A. N. N. . Educação ambiental não-formal como instrumento de mediação com o meio ambiente: reflexões sobre o espaço social do assentamento rural Nova Canaã. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, v. 5, p. 83-96, 2013.

5.
BARROS- MENDES, A. N. N.2012BARROS- MENDES, A. N. N.; G. Rosivaldo ; sousa da silva joseir . O Gênero artigo de opinião: da transposição didática ao contexto da sala de aula. Estação Científica, v. 1, p. 1-17, 2012.

6.
GOMES, R.2012GOMES, R. ; BARROS- MENDES, A. N. N. . Educação ambiental à luz da análise dialógica do discurso: saber científico e quadrinização no gênero textual cartilha quadrinizada. Estacao Cientifica (Macapa), v. 2, p. 2-1, 2012.

7.
BARROS- MENDES, A. N. N.2011BARROS- MENDES, A. N. N.; G. Rosivaldo ; sousa da silva joseir . O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL RESUMO/SINOPSE DE FILME POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Revista Práticas de Linguagem, v. 1, p. 6-16, 2011.

8.
BARROS- MENDES, A. N. N.2011BARROS- MENDES, A. N. N.; BRITO, J. N. ; MIRANDA, L. N. ; GOMES, L. A. X. ; COHEN, M. C. S. ; SILVA, M. A. D. ; RIBEIRO, P. C. ; SILVA, R. N. ; FERREIRA, S. S. ; COIMBRA, S. J. ; ARAUJO, V. S. B. . A PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL E ESCRITA SEGUNDO OS PARÂMETROS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. Letras Escreve, v. 1 n 1, p. 168-177, 2011.

9.
BARROS- MENDES, A. N. N.2009BARROS- MENDES, A. N. N.; sousa da silva joseir ; G. Rosivaldo . Letramento para a Construção da Cidadania. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 02, p. A10N20009-20, 2009.

10.
BARROS- MENDES, A. N. N.2007BARROS- MENDES, A. N. N.. Língua Protuguesa Percurso de uma disciplina. MOARA, v. 26, p. 26-36, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PINHEIRO, E. ; BARROS- MENDES, A. N. N. . A interface meio ambiente e linguagem. 1. ed. Berlim - Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2014. 272p .

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GEISEN, M. R. C. ; GARCIA, V. A. . Novo bem-me-quer : língua portuguesa, 4° ano. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2014. v. 1.

3.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GEISEN, M. R. C. ; GARCIA, V. A. . Novo bem-me-quer : língua portuguesa, 5º ano.. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2014. v. 1.

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GEISEN, M. R. C. ; GARCIA, V. A. . Novo bem-me-quer : língua portuguesa, 5º ano.. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2014. v. 1.

5.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GEISEN, M. R. C. ; GARCIA, V. A. . Novo bem-me-quer : língua portuguesa, 4° ano. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2014. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GOMES, R. ; SILVA, J. S. . Os recursos didáticos como meio de articulação entre os diferentes componentes curriculares.. In: Eliana Borges Correia de Albuquerque, Flávia Dias de Souza, Telma Ferraz Leal, Ester Calland de Sousa Rosa. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização.. 1ed.BRASILIA: MEC, 2015, v. 1, p. 2-.

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GOMES, R. ; SILVA, J. S. . Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. In: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, Neila Tonin Agranionih, Telma Ferraz Leal, Ester Calland de Sousa Rosa. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. 1ed.BRASILIA: MEC/SEB, 2015, v. 1, p. 1-2.

3.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CUNHA, D. A. ; TELES, R. . Dialogando com as diferentes áreas de conhecimento. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetização em foco: Projetos Didáticos e Sequências Didáticas em diálogo com os diferentes Componentes Curriculares. 3ed.Brasilia: Ministério da Educação, 2012, v. 6, p. 6-10.

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CUNHA, D. A. ; TELES, R. . Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetização em foco: Projetos Didáticos e Sequências Didáticas em diálogo com os diferentes Componentes Curriculares. 3ed.Brasilia: Ministério da Educação, 2012, v. 6, p. 11-19.

5.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CUNHA, D. A. ; TELES, R. . Organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetização em foco: Projetos Didáticos e Sequências Didáticas em diálogo com os diferentes Componentes Curriculares. 3ed.Brasilia: Ministério da Educação, 2012, v. 6, p. 20-27.

6.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CUNHA, D. A. ; TELES, R. . Sequência didática - História em quadrinhos. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetização em foco: Projetos Didáticos e Sequências Didáticas em diálogo com os diferentes Componentes Curriculares. 3ed.Brasilia: Ministério da Educação, 2012, v. 6, p. 35-42.

7.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CUNHA, D. A. ; TELES, R. ; PADILHA, V. M. R. N. . Projeto Didático - O Centenário de Luiz Gonzaga. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetização em foco: Projetos Didáticos e Sequências Didáticas em diálogo com os diferentes Componentes Curriculares. 3ed.Brasilia: Ministério da Educação, 2012, v. 6, p. 28-34.

8.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Da alfabetização ao letramento, da palavra ao gênero textual e a escola e o professor em meio a tudo isso: inclusões possíveis?. In: Valdo Barcelos e helenise Sangoi Antunes. (Org.). Alfabetização, letramento e leitura: terrítórios formativos. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010, v. 1, p. 69-96.

9.
BARROS- MENDES, A. N. N.. A língua portuguesa e seu ensino hoje - desafio em didatiza-la. In: Clarice Traversini, Eldla Eggrt, Eliane Peres, Iara Bonin. (Org.). Trajetorias e processos de ensinar e aprender - praticas e didaticas. 1ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008, v. 2, p. 59-83.

10.
BARROS- MENDES, A. N. N.; Padilha, S. J . Metodologia de análise de livros didáticos de língua portuguesa. In: MARIA DA GRAÇA COSTA VAL E BETH MARCUSCHI (ORGS.). (Org.). LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: LETRAMENTO E CIDADANIA. 1ed.Belo Horizante: Autêntica, 2006, v. , p. 1-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.; COSTA, J. C. J. ; CARVALHO, K. R. . A avaliação sobre o olhar dos parâmetros e orientações curriculares nacionais para a educação básica. Letras Escreve - Revista de Estudos Línguísticos e Literários do Curso de Letras, Portal de Períodicos UNIFAP, p. 152 - 159, 23 mar. 2011.

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; BRITO, J. N. ; MIRANDA, L. N. . A produção textual oral e escrita segundo os parâmetros e orientações curriculares para educação básica. Lestras Escreve - Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras da UNIFAP, Portal de Períodicos da UNIFAP, p. 168 - 177, 23 mar. 2011.

3.
BARROS- MENDES, A. N. N.; ARAUJO, C. . Os conhecimentos linguísticos sob a perspectiva dos parâmetros e orientações curriculares para a educação básica. Letras Escreve - Revista de Estudos Linguísticos e Literários do curso de Letras da UNIFAP, Portal de períodicos da UNIFAP, p. 178 - 185, 23 mar. 2011.

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.; PEREIRA, G. A. ; SANTOS, E. . A leitura segundo os documentos oficiais para a educação básica. Lestras Escreve - Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras UNIFAP, Portal de Períodicos da UNIFAP, p. 160 - 161, 23 mar. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, J. C. ; BARROS- MENDES, A. N. N. . O GÊNERO TEXTUAL TWITTER COMO OBJETO DE ENSINO: AS MULTIMODALIDADES E OS MULTILETRAMENTOS EM SALA DE AULA.. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portugues, 2015, Uberlândia. Anais do SIELP 2014, 2015. v. 3. p. 1-14.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.; NOGUEIRA, H. B. . Apropriação dos elementos linguístico-gramaticais por meio de sequências didáticas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/materna. In: 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC's e 3ª Exposição de Pesquisa Científica, 2012, Macapá. 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC's e 3ª Exposição de Pesquisa Científica, 2012.

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CASTRO, J. C. . O ensino dos gêneros textuais discursivos por meio de sequências didáticas. In: 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC's e 3ª Exposição de Pesquisa Científica, 2012, Macapá. 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC's e 3ª Exposição de Pesquisa Científica, 2012.

3.
BARROS- MENDES, A. N. N.; sousa da silva joseir ; G. Rosivaldo . OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA DIDÁTICA: UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA. In: 5ª SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFAP E 4ª MOSTRA DE TCCs, 2009, MACAPÁ. 5ª SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFAP, 2009.

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.; G. Rosivaldo ; sousa da silva joseir . O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICA. In: 4º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFAP, 3ª MOSTRA DE TCC E 4ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA SETEC, 2008, MACAPÁ. 3ª MOSTRA DE TCC E 4ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA SETEC, 2008. v. 3.

5.
BARROS- MENDES, A. N. N.. A linguagem oral nos cursos de formação de Professores ( Letras e Pedagogia): como os futuros professores são orientados para trabalhar esse objeto na educação básica?. In: 16º InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Língüística Aplicada, 2007, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo: PUC São Paulo, 2007. v. 16. p. 130-130.

6.
BARROS- MENDES, A. N. N.. A educação fundamental de 09 anos: perspectivas para seu ensino. In: I Conferencia e I Congresso em educação do Laranjal do Jari, 2007, Laranjal do Jari. I Conferencia e I Congresso em educação do Laranjal do Jari. Laranjal do Jari: Secretaria Muncipal de educação de laranjal do Jari, 2007. v. 1. p. 01-01.

7.
BARROS- MENDES, A. N. N.; Padilha, S. J . Novos objetos em foco no ensino-aprendizagem de língua materna: pesquisas das regiões norte e centro-oeste.. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada: Linguagem em atividade, 2007, São Paulo. 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007. v. 16. p. 130-130.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.. A didatização dos saberes escolares pelos professores indígenas do Oiapoque-Amapá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pesquisa no Curso de Letras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, A. G. C. ; BARROS- MENDES, A. N. N. . Educação Ambiental como Política Social: Uma Estratégia de Desenvolvimento da Amazônia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.. A Iniciação Científica como Alicerce da Formação de Futuros Pesquisadores: Um Retrato do Brasil em Comparação com Região Norte, Destacando o Amapá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARROS- MENDES, A. N. N.. A iniciação científica como alicerce da formação de futuros pesquisadores: Um retrato do Brasil em comparação com a Região Norte, destacando o Amapá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARROS- MENDES, A. N. N.. A EDUCAÇÃO DE NOVE ANOS: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARROS- MENDES, A. N. N.; G. Rosivaldo ; sousa da silva joseir . Alfabetização e Letramento no III Encontro de Formação Continuada do Programa Escola Ativa/Amapá Módulo III Alfabetização e Letramento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BARROS- MENDES, A. N. N.. OS CURRÍCULOS DA ESCOLA BÁSICA E AS DISCUSSÕES E REFLEXÕES ACERCA da lei 10639/2003.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BARROS- MENDES, A. N. N.. 5- Resultados de produção científica do grupo de pesquisa em língua materna -Letras.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, E.F. ; GALLAD, R. ; BARROS- MENDES, A. N. N. ; SUPERTI, E. . Editorial para a revista Planeta Amazonia. Macapá: on line site da Universidade Federla do Amapá, 2009 (Editorial).

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Cartilha com pressupostos básicos de orientação para a escolha de livros didáticos. Macapá: Setor de Livros didáticos-Secretaria Municipal de Educação-, 2001 (Cartilha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HOGA, L. A. K. ; BORGES, A. L. V. ; BARROS- MENDES, A. N. N. . Pesquisa Empírica em Saúde: Guia Prático para Inciantes. 2016.

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GATINHO, J. B. M. . Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de letras da Universidade Estadual do Amapá. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.; José Calos Tavares Carvalho ; PETRY, O. J. ; Seloniel Barroso ; ARAUJO, S. W. C. . Comissão de Estruturação do Projeto de Implantação do Campus Binacional do Oiapoque. 2011.

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; FONSECA FILHO, H. D. ; ALMEIDA, M. O. S. ; MONTEIRO, W. G. S. ; SENGER, E. . Comissão de Estudo da Proposta de Adesão da Instituição ao ENEM. 2010.

3.
BARROS- MENDES, A. N. N.; ARRUDA, Ana Paula Costa ; SOUSA, M. A. . Portaria n°432/2009 - Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2009.

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Comitê interno de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Iniciação Científica para nível de Gradução PROBIC/UNIFAP. 2006.

5.
PARECERISTAS, C. C. P. V. ; BARROS- MENDES, A. N. N. . Avaliação Nacional de livros didáticos. 2005.

6.
BARROS- MENDES, A. N. N.; PARECERISTAS, C. C. P. V. . Avaliação de Livros didáticos do Ensino médio. 2004.

7.
BARROS- MENDES, A. N. N.; PARECERISTAS, C. C. P. V. . Avaliação de Livros didáticos do Ensino Fundamental. 2003.

8.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Avaliação Nacional de livros didáticos. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.. V SEMINÁRIO REGIONAL DE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GOMES, R. . IV Fórum das Universidades Participantes do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BARROS- MENDES, A. N. N.; LEAL, T. F. ; SUASSUNA, L. . VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem Temática do Debate: 'Produção de textos na escola'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.. SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Didatização e transposição didática: como os saberes chegam aos alunos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Os Modos de Tratamento da Linguagem Oral nos LDP. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

3.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Os gêneros do discurso e sua entrada na escola. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.; NOGUEIRA, H. B. . Apropriação dos elementos linguístico-gramaticais por meio de sequências didáticas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/materna. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CASTRO, J. C. . O ensino dos gêneros textuais discursivos por meio de sequências didáticas. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
BARROS- MENDES, A. N. N.; SANTOS JUNIOR, J. B. R. . Apropriação dos elementos linguístico-gramaticais por meio de sequências didáticas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/materna. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Currículo no ciclo de Alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem. 2012. (Contribuições para o quadro de direitos de aprendizagem).

8.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Currículo Inclusivo o direito de ser alfabetizado. 2012. (Contribuições para o quadro de direitos de aprendizagem).

9.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Planejamento Escolar: Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. 2012. (Contribuições para a produção dos quadros de direitos de aprendizagem).

10.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Os diferentes textos em salas de Alfabetização. 2012. (Leitura Critica).

11.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - O trabalho com Gêneros Textuais na sala de aula. 2012. (Leitura Critica).

12.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - O trabalho com os diferentes gêneros textuais em sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas. 2012. (Leitura Critica).

13.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento projetos didáticos e sequências didática. 2012. (Leitura Critica).

14.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento. 2012. (Leitura Critica).

15.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos. 2012. (Leitura Critica).

16.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - A heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização. 2012. (Leitura Critica).

17.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - A heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades. 2012. (Leitura Critica).

18.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Currículo no ciclo de alfabetização: perspectivas para uma educação do campo. 2012. (Contribuições para o quadro de direitos de aprendizagem).

19.
BARROS- MENDES, A. N. N.; sousa da silva joseir ; G. Rosivaldo . FICHA DE AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

20.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Afinal, o que é um projeto de pesquisa? Como se organiza? Para que serve? Como devemos elaborá-lo?. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

21.
BARROS- MENDES, A. N. N.; COUTO.A . Eficiencia na comunicação: exercitando a fala pública. 2009. .

22.
BARROS- MENDES, A. N. N.; RIBAS, Ceris . Formação Continuada de Professores - Proletramento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Os gêneros orais formais/públicos na academia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

24.
BARROS- MENDES, A. N. N.; G. Rosivaldo ; sousa da silva joseir . Trabalhando com resumo e resenhas como documentação de leituras críticas na academia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

25.
BARROS- MENDES, A. N. N.; sousa da silva joseir ; G. Rosivaldo . APRESENTANÇÃO DO RESUMO DO PROJETO DE PESQUISA: OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA DIDÁTICA: UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA.. 2009. (Relatório de pesquisa).

26.
G. Rosivaldo ; BARROS- MENDES, A. N. N. . LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:ESCOLHA E USO. 2009. (Relatório de pesquisa).

27.
BARROS- MENDES, A. N. N.; Ribeiro, C. . Atualização linguistico-gramatical. 2008. .

28.
BARROS- MENDES, A. N. N.. A relação entre linguagem oral e escrita: perspectivas diversas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

29.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Gêneros e tipologias textuais e a construção dos sentidos nos textos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

30.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Nota síntese sobre Conto. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

31.
BARROS- MENDES, A. N. N.; G. Rosivaldo ; sousa da silva joseir . Textualidade, coesão e coerência. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

32.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GATINHO, J. B. M. ; COUTO.A ; Nascimento. R L S ; Ribeiro, C. . MATRIZ CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO DE NOVE ANOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAPÁ. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO).

33.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GATINHO, J. B. M. . Curso de Formação Contuinuada de Professores. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GATINHO, J. B. M. . Redação Técnica para servidores da Universidade Federal do Amapá. 2007. .

35.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Livro didático de língua Portuguesa (LDP) de ensino fundamental e médio: como os professores escolhem o livro no estado do Amapá. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.; BRITO, D. M. C.; SUPERTI, E.; ZONI, M. C.. Participação em banca de Risolete Nunes de Oliveira Araújo. Direito Ambiental do Desenvolvimento Sustentável como instrumentos de Educação Ambiental em assentamento de Reforma Agrária no Amapá/AP. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; SUPERTI, E.; SOARES, A. C. P. M.. Participação em banca de Idiomar Sá Gonçalves. Percepção Ambiental dos Moradores do Conjunto Cabralzinho, a partir de seus discursos em relação à Lagoa dos Índios Macapá-AP. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

3.
CALDAS,Y. P; BARROS- MENDES, A. N. N.; FOSTER, Eugenia L.S. Participação em banca de Helen Gosta Coelho. o desenvolvimento regional e o discurso religioso nos ladrões de marabaixo: uma perspectiva teórico-dialógica da linguagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

4.
CALDAS,Y. P; BARROS- MENDES, A. N. N.; FOSTER, Eugenia L.S. Participação em banca de Daniel de Nazaré de Souza Madureira. O marabaixo e seus "ladrões": História, Literatura e memória cultural do Amapá. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

5.
FOSTER, Eugenia L.S; BARROS- MENDES, A. N. N.; CALDAS,Y. P. Participação em banca de Patrick Luiz Galvão do Carmo. A Educação das relações étnico-sociais e o currículo da filosofia: concepções do professor em escolas de ensino médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amapá.

6.
BARROS- MENDES, A. N. N.; BRITO, D. M. C.. Participação em banca de Antônio dos Martírios Barros. Aspectos jurídicos e socioambientais da exploração manual de ouro aluvionar em terras indígenas: estudo de caso da garimpagem dos índios waiãpi, em Pedra Branca do Amapari. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

7.
BARROS- MENDES, A. N. N.; ZONI, M. C.; SUPERTI, E.; BRITO, D. M. C.. Participação em banca de Rosivaldo Gomes. O discurso sobre Educação Ambiental em Cartilhas Quadrinizadas: Uma análise a partir da abordagem dialógica do discurso.. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

8.
BARROS- MENDES, A. N. N.; BRITO, D. M. C.; Borges; ZONI, M. C.. Participação em banca de Alessandro de Araujo Pimentel. A Poluição Sonora no Centro Comercial de Macapá e a Necessidade de Educação Ambiental. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

9.
BARROS- MENDES, A. N. N.; BRITO, D. M. C.; Borges; ANDRADE, R. F.. Participação em banca de Rosa Dalva Gonçalves de Oliveira. Educação Ambiental Alternativa de Sustentabilidade na Área de Proteção Ambiental(APA) do Rio Curiaú. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

10.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CHELALA, C. M. S. C. F.; ZONI, M. C.. Participação em banca de Fábio Xavier da Silva Araújo. políticas públicas de acesso à informação e participação ambiental: glossário terminológico exaustivo do novo código florestal brasileiro em português e no dialeto franco-indígena kheuol (patoá).. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

11.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CHELALA, C. M. S. C. F.; ZONI, M. C.. Participação em banca de Dariane de Oliveira Moraes. Linguagem jurídico ambiental: os diversos discursos que influenciam na tomada de decisão judicial na comarca Santana. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

12.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CHELALA, C. M. S. C. F.; ZONI, M. C.. Participação em banca de Euridece Pacheco Ruella. O discurso da sustentabilidade: uma análise sobre a linguagem, semiótica, mídia e educação ambiental. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

13.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CHELALA, C. M. S. C. F.; ZONI, M. C.. Participação em banca de Elisa Maria Andrade Meneghin. A educação ambiental como instrumento para implementação da lei de resíduos sólidos no município de Macapá-AP. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

14.
BARROS- MENDES, A. N. N.; BRITO, A. U.; ZONI, M. C.. Participação em banca de Idomar Sá Gonçalves. Percepção ambiental dos moradores do conjunto cabralzinho, a partir de seus discursos em relação à ressaca Lagoa dos Índios. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

15.
BARROS- MENDES, A. N. N.; LIMA, R. A. P.; GARCIA,S.P. Participação em banca de Adirleide Creice Carmo de Souza. Educação ambiental como política social: estratégias de reação social a pesca predatória no município de Pracuúba- AP. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

16.
CUNHA, H. F. A.; BARROS- MENDES, A. N. N.; PETRY, O. J.; CRISPINO, NI.. Participação em banca de Vanete da Conceição Oliveira Nery. Análise da aplicação do principios da sustentabilidade com base na lei 9.795/99, nas escolas da rede municipal de ensino de Santana - AP. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

17.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CRISPINO, NI.; BRITO, D. M. C.; ANDRADE, R. F.. Participação em banca de Carla Maria Pena dos Santos. A viabilidade juridica da implementação da licitação pública sustentável no estdo do Amapá. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

18.
BARROS- MENDES, A. N. N.; BRITO, D. M. C.; ZONI, M. C.; OLIVEIRA, J. B. G.. Participação em banca de Jeann Robert Bezerra da Fonseca. Educação Ambiental: Uma Experiência de Sensibilização Crítica para a Ambiência na Escola Estadual José do Patrocínio. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

19.
BARROS- MENDES, A. N. N.; BRITO, D. M. C.; ZONI, M. C.; OLIVEIRA, J. B. G.. Participação em banca de Rosemary Araújo de Oliveira. Experiências de Educação Ambiental na Apa da Fazendinha: Um Estudo Crítico de Práticas Educativas Formais e Não-Formais. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

20.
OLIVEIRA, R. J.; BARROS- MENDES, A. N. N.; RIBEIRO, A. C.; COUTO, A. A. R. D.. Participação em banca de Adriana Felícia Farias de Araújo Gomes. A TECNOLOGIA AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE REGULAÇÃO NORMATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO AMAPÁ. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

21.
BARROS- MENDES, A. N. N.; OLIVEIRA, J. B. G.. Participação em banca de Carla Patrícia Ribeiro Nobre. Os princípios jurídicos do desenvolvimento sustentável e a participação vistos através de uma poética do meio do mundo como instrumentos para educação ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

22.
BARROS- MENDES, A. N. N.; RIBEIRO, A. C.; TOSTES, J. A.; CRISPINO, NI.. Participação em banca de Raimundo Gomes Barbosa. impactos da compensação financeira sobre a exploração mineral no processo de urbanização do município de Pedra Branca do Amapari. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

23.
CRISPINO, NI.; BARROS- MENDES, A. N. N.; GALAAD, Raul. Participação em banca de Estela Maria Sá. A efetividade da responsabilidade civil do dano ambiental por meio da ação civil pública no Amapá. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

24.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CARVALHO, E.F.; ANDRADE, R. F.. Participação em banca de Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá. A efetividade da responsabilidade civil do dano ambiental por meio da ação civil pública no Amapá. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

25.
CUNHA, A. C.; SCHULZ, H. E.; CUNHA, H. F. A.; BARROS- MENDES, A. N. N.. Participação em banca de Ideusanira de Vasconcelos Sepeda. A aplicação do metodo de avaliação de contigentes (MAC) para valorazação no municipio de Macapá. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

26.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CARVALHO, E.F.; ANDRADE, R. F.. Participação em banca de Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá. A EFETIVIDADE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO DANO AMBIENTAL POR MEIO DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA NO AMAPÁ. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

27.
CUNHA, A. C.; SCHULZ, H. E.; CUNHA, H. F. A.; BARROS- MENDES, A. N. N.. Participação em banca de Ideusanira de Vasconcelos Sepeda. APLICAÇÃO DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE CONTIGENTE(MAC) PARA VALORAÇÃO ECONÔMICA DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

28.
CUNHA, H. F. A.; BARROS- MENDES, A. N. N.; PETRY, O. J.; CRISPINO, NI.. Participação em banca de Vanete da Conceição Oliveira Nery. ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE COM BASE NA LEI 9.795/99, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTANA. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

29.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Participação em banca de ADILSON GUARCIA. REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO AMAPÁ: O PROCESSO HISTÓRICO INSTITUCIONAL FUNDIÁRIO E AS CONSEQUÊNCIAS DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO A COBERTURA FLORESTAL. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

30.
BARROS- MENDES, A. N. N.; Padilha, S. J; BARROS, C. G. P.; PETRONI, M. R.. Participação em banca de JEFFERSON FERREIRA. O Gênero Seminário Escolar: uma Proposta de Didatização. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

31.
CRISPINO, NI.; BARROS- MENDES, A. N. N.; SUPERTI, E.; GALLAD, R.. Participação em banca de Adilson Garcia do Nascimento. A Reforma Agraria no Estado do Amapá: o processo histórico-institucional fundiário e as consequências dos projetos de assentamento sobre a cobertura florestal. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

32.
BARROS- MENDES, A. N. N.; OLIVEIRA, R. J.. Participação em banca de Ladilson Costa Moita. A responsabilidade civil ambiental das montadoras brasileiras de veículos automotivos terrestres em razão da emissão de gases poluentes. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

33.
CARVALHO, E.F.; BARROS- MENDES, A. N. N.; GALLAD, R.. Participação em banca de FÁBIO CARVALHO VERZOLA. ANÁLISE DA LEGALIDADE DA RESTRIÇÃO À INFORMAÇÃO SOBRE OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS. 2008. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

34.
Padilha, S. J; BARROS- MENDES, A. N. N.; BARROS, C. G. P.. Participação em banca de Dalva Aaprecida do Carmos Constantino. As propostas de produção escritados livros didáticos de Língua Portuguesa do esnino médio: um olhar enunciativo-discursivo. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

35.
Padilha, S. J; BARROS, C. G. P.; BARROS- MENDES, A. N. N.. Participação em banca de Ismar Inácio dos Santos Filho. A dialogia entre a revista nova escola e o professor leitro:implicações para o trabalho docente.. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
G. Rosivaldo; sousa da silva joseir; BARROS- MENDES, A. N. N.. Participação em banca de Deusilene dos S. Barbosa; Nívia S. Maciel e Ravena Serrão.Concepções de leitura em documentos referentes: da leitura como cognição à leitura como prática social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.

2.
FERREIRA, L. C.; BARROS- MENDES, A. N. N.; MELAZZI, S. L. S.. Participação em banca de Gilsiane da Silva Sousa; Priscila dos Santos Nunes.Avaliação no Curso de Educação Física à distância da UNIFAP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá.

3.
G. Rosivaldo; sousa da silva joseir; BARROS- MENDES, A. N. N.. Participação em banca de Jennife Pacheco Farias; Jéssica Duarte Furtado.Livro Didático de Língua Portuguesa: Como (não) usar.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Amapá.

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.; LIMA, V. S.; Ribeiro, C.. Participação em banca de MARIA DE FÁTIMA XAVIER / MARCOS ROBERTO OLIVEIRA DE ALMEIDA.O estudo de língua portuguesa através dos Gêneros Textuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá.

5.
ZONI, M. C.; BARROS- MENDES, A. N. N.; NAIFF, M. E.. Participação em banca de Ângelo Pastana;Dilma Freitas; Euclides Vidal.O caráter sensual feminino e as ideologias das propagandas publicitárias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá.

6.
BARROS, L.; BARROS- MENDES, A. N. N.; LIMA, V. S.; MORAIS, R. P.. Participação em banca de Lucinei Barros.O ensino de leitura nas escolas do múnícípio de macapá: uma comparação. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá.

7.
SILVA, . B. L. DA; BARROS- MENDES, A. N. N.; ZONI, M. C.; NAIFF, M. E.. Participação em banca de Beatriz Lima da Silva.A importância da contextualização da realidade do aluno na disciplina Língua Portuguesa no ensino Fundamental. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá.

8.
UBAIARA, M. M. F.; BARROS- MENDES, A. N. N.; NAIFF, M. E.; ZONI, M. C.. Participação em banca de Mara Maria Farias Ubaiara.Uma Visão Crítica dop ensino da língua portuguesa de 5a. a 8a. séries. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá.

9.
VIANA, L. DA R.; BARROS- MENDES, A. N. N.; ZONI, M. C.; NAIFF, M. E.. Participação em banca de Lucirene da Rocha Viana.A escola, produção de textos, seus mitos e medos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá.

10.
BARBOSA, A. V.; BARROS- MENDES, A. N. N.; ZONI, M. C.; NAIFF, M. E.. Participação em banca de Alesandra Vilhena Barbosa.Como estão lendo os alunos de 4a. série do ens. Fundamental. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Banca para Professor da área de Estudos da Linguagem. 2012. Universidade Federal do Amapá.

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; Ribeiro, C.; SOUSA, M. A.. Banca de seleção para professor substituto. 2011. Universidade Federal do Amapá.

3.
BARROS- MENDES, A. N. N.; ZONI, M. C.; JOSÉ MARIA DE SILVA. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE- JORNALISMO E ESTATISTICA. 2010. Universidade Federal do Amapá.

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.; ZONI, M. C.; RONALDO SILVA. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ESPECIALISTA - LIBRAS. 2010. Universidade Federal do Amapá.

5.
BARROS- MENDES, A. N. N.; RASKY; ELVIO ZENKER. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE- RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2010. Universidade Federal do Amapá.

6.
BARROS- MENDES, A. N. N.; RASKY; ELVIO ZENKER. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE- RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2010. Universidade Federal do Amapá.

7.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GATINHO, J. B. M.; Ribeiro, C.. Concurso Publicom para professor de terceiro grau dialetologia. 2009. Universidade Federal do Amapá.

8.
BARROS- MENDES, A. N. N.; NAIFF, M. E.; Ribeiro, C.. Professor de terceiro grau língua materna. 2009. Universidade Federal do Amapá.

Outras participações
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Prêmio Professor Samuel Benchimol/Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo consciente. 2010.

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.. Banca avaliadora do Resumos de TCC's, na ára de Educação, Linguística e Artes, apresentados 1º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e Embrapa, 5ª Mostra de TCC's e 1ª Exposição de Pesquisa Científica. 2010. Universidade do Estado do Amapá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMINÁRIO GERAL DE CULMINÂNCIA DA 1ª ETAPA - PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.Formação Continuada na Região Norte do Brasil. 2014. (Seminário).

2.
Congresso Amapaense de Iniciação Científica. 2012. (Congresso).

3.
Semana do Calouro 2012 - Por uma Universidade Popular.Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Encontro).

4.
11º Colóquio de Iniciação Científica.A Iniciação Científica como Alicerce da Formação de Futuros Pesquisadores: Um retrato do Brasil em Comparação com Região Norte, Destacando o Amapá. 2011. (Outra).

5.
Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Região Norte. 2011. (Outra).

6.
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior da Região Norte - FOPROP - Norte. 2011. (Outra).

7.
I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal.Educação Ambiental como Política Social: Estratégia de Desenvolvimento Local da Amazônia. 2011. (Simpósio).

8.
Semana do Calouro de Letras 2011.A Pesquisa no Curso de Letras. 2011. (Seminário).

9.
Semana do Calouro de Letras 2011.Pesquisa no Curso de Letras. 2011. (Outra).

10.
XI Coloquio de Iniciaão Científica.A iniciação científica como alicerce da formação de futuros pesquisadores: um retrato do Brasil em comparação com a Região Norte, destacando o Amapá. 2011. (Outra).

11.
1º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA-AP, 5ª MOSTRA DE TCC's e 1ª Exposição de Pesquisa Científica. 2010. (Congresso).

12.
Educação, ciência e Tecnologia: Um caminho possível para a sustentabilidade no Amapá. 2010. (Encontro).

13.
III Encontro de Formação Continuada do Programa Escola Ativa/Amapá Módulo III Alfabetização e Letramento.Alfabetização e Letramento. 2010. (Encontro).

14.
DEBATE SOBRE LIVRO DIDATICO.Compreensão do livro didático: perfil, atores envolvidos e critérios de escolhas e usos Prefeitura Municipal de educação ?Macapá- AP.. 2009. (Seminário).

15.
ENCONTRO DE ESCOLHA DE LIVRO DIDÁTICO.Compreensão do livro didático: perfil, atores envolvidos e critérios de escolhas e usos. 2009. (Simpósio).

16.
EREL (Encontro Regional de Estudantes de Letras).formação inicial de professores - pontos, contrapontos e desafios. 2009. (Encontro).

17.
Fórum de Pro-Reitores Norte e Nordeste. Formação Continuada de Professores: Reflexões e Perspectivas. 2009. (Congresso).

18.
II Seminário de acesso ao Ensino Superior.O processo seletivo da Universidade federal do Amapá: percurso histórico.. 2009. (Outra).

19.
II Seminário de Letras.A linguagem oral e seu ensino na sala de aula. 2008. (Seminário).

20.
IV Semana de Letras da UNIFAP.Formação continuada de Porfessores frente as novas demandas de ensino. 2008. (Outra).

21.
Seminário de Acesso ao Ensino Superior.Relatora SAESUNN. 2008. (Seminário).

22.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. A Língua Portuguesa e seu ensino hoje: desafios em didatizá-la. 2008. (Congresso).

23.
16º InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Língüística Aplicada.A linguagem oral nos cursos de formação de porfessores ( Letras e Pedagogia): como os futuros professores são orientados para trabalhar esse objeto na educação básica?. 2007. (Simpósio).

24.
II Seminário Nacional ;V Seminário de Fromação de professores: alfabetização e letramento.Formação de professores: Alfabetização e Letramento - Possibilidades de Inclusão Social. 2007. (Seminário).

25.
A Língua Portuguesa como disciplina e os novos paradigmas para seu ensino.I Encontro de Profissinais da Educação. 2006. (Seminário).

26.
15o. Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Metodologia de seleção e recorte de corpus na análise de livros didátiocs de Língua Portuguesa. 2005. (Simpósio).

27.
14o. Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada.No caminho da cidadania: o livro didático e a variação lingüística. 2004. (Simpósio).

28.
Congresso Wrinting. 2004. (Congresso).

29.
13o. Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.A incoporação da linguagem oral nos livros didáticos de Português. 2003. (Simpósio).

30.
Ciclo de Palestras do Curso de Letras.Tópicos em Lingüística Aplicada. 2003. (Seminário).

31.
Segundas do Lael.Como os conteúdos são construidos em língua materna? Uma abordagem histórico- social. 2002. (Outra).

32.
Segundas do Lael.Unidades da Análise de discurso. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS- MENDES, A. N. N.; MORTATTI, M. R. L. ; FRADE, I. C. A. S. ; LOPES, D. M. C. ; CARDOSO, C. J. ; SCHWARTZ, C. M. ; OLIVEIRA, F. R. ; MACIEL, F. I. P. ; PICCOLI, L. ; MACEDO, M. S. A. N. ; MACHADO, M. Z. V. ; MONTEIRO, S. M. . I Congresso Brasileiro de Alfabetização: Tema: ?Os sentidos da alfabetização no Brasil: o que sabemos, o que fazemos e o que queremos??. 2013. (Congresso).

2.
BARROS- MENDES, A. N. N.; CRISPINO, NI. ; GALAAD, Raul . III SEMINARIO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PUBLICAS. 2010. (Outro).

3.
BARROS- MENDES, A. N. N.; SUPERTI, E. . III Seminário de Acesso ao Ensino Supeior da Unifap. 2009. (Exposição).

4.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GALLAD, R. ; SUPERTI, E. . II Seminário de Direito Ambiental e Politicas Publicas. 2009. (Outro).

5.
BARROS- MENDES, A. N. N.; OTERO ; Ribeiro, C. . II Seminário de Acesso ao Ensino Supeior da Unifap.. 2008. (Exposição).

6.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GATINHO, J. B. M. . I Fórum de Língua Materna e ensino aprendizagem da UNIFAP. 2007. (Outro).

7.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GATINHO, J. B. M. . I Jornada de Educação Fundamental de 09 anos. 2007. (Outro).

8.
BARROS- MENDES, A. N. N.; OTERO . I Seminário de Acesso ao Ensino Superior da UNIFAP. 2007. (Exposição).

9.
BARROS- MENDES, A. N. N.; GATINHO, J. B. M. . Seminário de acesso e permanência de estudantes da origem popular no ensino superior. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Risolete Nunes de Oliveira Araújo. Direito Ambiental do Desenvolvimento Sustentável como instrumentos de Educação Ambiental em assentamento de Reforma Agrária no Amapá/AP. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá, . Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

2.
Idiomar Sá Gonçalves. Percepção Ambiental dos Moradores do Conjunto Cabralzinho, a partir de seus discursos em relação à Lagoa dos Índios Macapá-AP. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá, . Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

3.
Rosivaldo Gomes. O discurso sobre educação ambiental em cartilhas quadrinizadas: uma análise a partir da abordagem dialógica da linguagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá, . Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

4.
Josenir Sousa da Silva. Os silenciamentos do discurso de preservação ambiental do Estado do Amapá. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

5.
Rosivaldo Gomes. O discurso ambiental nos documentos oficiais (PCN, LDB e Lei 9.795/99): uma análise dialógica das concepções sobre Educação Ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

6.
Rosa Dalva Gonçalves de Oliveira. Educação Ambiental para a sustentabilidade: Area de preservação do Curiau- Amapá. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá, . Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Heloane Baía Nogueira e José Barreto dos Santos Júnior. Contribuições do PIBID/LETRAS - UNIFAP para a Renovação de Práticas Pedagógicas: os professores supervisores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

2.
Rosivaldo Gomes. O livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental:um lugar de interação ou de conflitos/disputa dentre os gêneros orais e escritos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

3.
Josenir Sousa da Silva. Os Gêneros Textuais/discursivos memória/autobiografia e resumo/sinopse de filme - duas propostas para o Ensino de Língua Materna por meio de Sequências Didáticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

4.
Anaíle Hassan G. L.; Kellyane R. Leão; Lucilene R. da Silva. Letramento na Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos dos docentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

5.
Edfran Lobato;Ma. de Fátima F.G; Rildo M. C.;Robson L.B.de M. Perfil de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio elaborado à luz do PCN e utilizados nas escolas públicas do Amapá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

6.
Naira da Costa Queiroz; Tatiane Alves Miranda. O gênero artigo de opinião no Ensino Médio como ferramenta de ensino e desenvolvimento de capacidades de linguagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

7.
Geraldine Rodrigues Paixão;Luciana Gomes de Oliveira. O papel dos gêneros textuais para o desenvolvimento de capacidades de leitura e escuta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

8.
Josilena Balieiro Pinheiro. A importância do ensino-aprendizagem do gênero propaganda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

9.
Edilene Tavares dos Prazeres ;Sâmmya Filgueiras Candeira. O gênero textual resumo como objeto de ensino-aprendizagem em práticas de produção textual no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

10.
Alda Gomes; Railene Santos Lopes; Valdeci Medeiros Mendes. O resultado do Pró-Letramento na prática docente em duas Escolas da rede pública do município de Santana-AP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

11.
Billy Magalhães Monard N.; Dandara Crysleine Ferreira Gomes. Abordagem dos conhecimentos linguísticos/ gramaticais nos livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

12.
ADELMA DAS NEVES NUNES BARROS-MENDES. O PROFESSOR COMO FORMADOR DE LEITORES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

13.
ADELMA DAS NEVES NUNES BARROS-MENDES. A IMPORTÃNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE ESFERA ARTÍSTICO-CULTURAL NA VIDA DE CRIANÇAS DA VILA DO MUCAJÁ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

14.
Marcos Roberto O. de Almeida; Maria de Fátima Silva Xavier. O ensino da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

15.
Felipe Luiz Ribeiro Barcessat; Flávio Antônio de S. Nogueira. A prática dos professores de Português e a relação de Formação de produtores de texto escrito no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

16.
Josenir Sousa da Silva. Os gêneros memórias/autobiografia e resumo/sinopse de filmes - duas propostas para o ensino de Língua Materna meio de sentenças didáticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

17.
Rosivaldo Gomes. O livro didático de Língua Portuguesa ao Ensino Fundamental: um lugar de interação ou de conflitos disputa entre gêneros orais e escritos?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

18.
Ana C. O. S.; Cris E. da C. D.; Maressa M. R. C.;Roberto S.. Sequência didática: uma estratégia para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais/ discursivos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

19.
Adriana Sarmento Cunha; Renata Sousa Dias. O novo perfil do ensino da Língua Materna e a realidade.... 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

20.
Mayara Priscila de Jesus Reis. As práticas discursivas da exposição oral como objeto autônomo de ensino em turmas de EJA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

21.
Hellielson dos Santos Ferreira. Da literatura marginal à literatura canônica: um paralelo entre o que/gosta de ler e o que precisa ler. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

22.
Monica Danielle Silva Trindade; Sabrina Picanço de Almeida. O professor como formador de leitores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

23.
Ana Célia Sá Soares; Liliane F. Nunes Cardoso. O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua na alfabetização de surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

24.
Adelma das Neves Nunes Barros. A CONSTRUÇÃO DO NOVO PERFIL DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. QUE OBJETOS ENSINAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

25.
Billy Magalhães Monard Nascimento. Recursos linguísticos/gramaticais no livro didático e o professor frente a eles.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

26.
E, Gomes; E santos.. Contação de histórias: recurso necessário e estimulante à prática docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

27.
Lindaci Cantuária Gomes; Maria Cláudia Pinheiro. Produção de textos através de história em quadrinhos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

28.
Carla T.d.S.H;Elienay R.P.;Fracimar L.d.S;Leizyane B.d Silva. A importância do conhecimento prévio na leitura de mangás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

29.
Eucione Coutinho dos S.;Fabiana S. de O.;Josielma C. Garcia. A interação professor x aluno em uma oficina de Língua Portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

30.
Edinalva Noronha Aguiar;Eliezer monteiro silva;Dileuza viega. COMO AS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS CONSTROEM SENTIDOS NOS TEXT0S. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

31.
Divanilda Santos. As orientações dos PCN nos Livros didáticos das séries iniciais: uma análise. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

32.
J . MOrais; L.Nacimento;M.Campos;M.Santos. O trabalho do professor com os gêneros orais públicos na sala de aula de 8ª série via livro didático. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

33.
Simone Façanha. Educação de Jovens e adultos: como ocorre a prática de ensino na aquisição do código. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

34.
Francinete Pacheco de Oliveira. Prática de leitura em sala de aula:um trabalho desenvolvido com os generos conto e charge. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

35.
Ana Cristina da Silva Cardoso. O conto como gênero textual, enfocando a leitura enquanto prática social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

36.
Karla Tatiane Chaves. O gênero formal público debate como objeto de ensino capaz de desenvolver a expessão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

Iniciação científica
1.
Eloiny Ptra Brasil Lazamé. A formação continuada de professores: uma visão geral da região norte do Brasil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

2.
Adriana Carvalho Souza. Gêneros textuais orais: desenvolvendo competências discursivas por meio de sequências didáticas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

3.
Jose Barreto Romariz dos Santos Junior. Gêneros Digitais e Midiáticos: a produção escrita na mídia virtual por meio de sequências didáticas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

4.
Heloane Baía Nogueira. Análise Linguística do Gênero Emergente Twitter por meio de Sequências Didática. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

5.
Josenir Sousa da Silva. Os gêneros textuais e sua didática: uma prática reflexiva para ensino/aprendizagem de língua materna. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

6.
Rosivaldo Gomes. O livro didático de Língua Portuguesa: escolha e uso nas práticas docentes. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

7.
JULIANA DA COSTA CASTRO. OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA DIDÁTICA: UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

8.
José Barreto Romariz dos Santos Junior. Apropriação dos elementos linguístico-gramaticais por meio de sequências didáticas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/materna.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

9.
Heloane Baía Nogueira. Apropriação dos elementos linguístico-gramaticais por meio de sequências didáticas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/materna.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

10.
IGOR SOUSA. Os gêneros textuais e sua didática no ensino da língua Materna. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

11.
Darcimara da Matta. Livro didático de língua Portuguesa: escolha e uso. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amapá, Centro de tecnologia do estado do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.

12.
Dariane Virgulino. A leitura nos livros didátiocs de língua Portuguesa. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amapá, Centro de tecnologia do estado do Amapá. Orientador: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes.



Outras informações relevantes


Recebi apoio através de uma bolsa para Cursar Doutorado sanduíche na Universidade de genebra-Suíça, onde além de participar de alguns cursos, participei do Grupo de Pesquisa da Faculté de Psycologie et des sciences de L'éducation - Université de Genève e do Seminário "L'analyse didactique des interctions en classe: l' entrée par la didactique comparée. Assisti ainda a diversas Conferências no período de maio a outubro de 2004.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 6:13:37