Viviane da Silva Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5388549060655237
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Doutora em História pelo programa de pós-graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre pelo mesmo programa e graduada em História pela UERJ. Atualmente é professora adjunta vinculada ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Tem desenvolvido pesquisas relacionadas às áreas de História do Brasil e da América Latina, com ênfase na produção fotográfica documental dos séculos XIX e XX. Investiga e possui trabalhos sobre os temas de história urbana, modernidade e representações visuais, identidade local e nacional, identidade latino-americana, história da fotografia e história intelectual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane da Silva Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, Viviane da Silva.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Fragmentos urbanos da modernidade: a fotografia em Buenos Aires e no Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria Elisa de Noronha Sá Mäder.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Detrás da objetiva: fixidez e movimento na fotografia e no Rio de Janeiro de Augusto Malta,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Eunícia Barros Barcelos Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
2000 - 2004
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Retratos das ruas do Rio: comércio ambulante, civilização e imagem.
Orientador: Marco Morel.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ILAACH- Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada para ministrar aulas junto à disciplina História da América III, disciplina obrigatória do curso de graduação em História da PUC-Rio.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada para ministrar aulas junto à disciplina História da América II e IV, disciplinas obrigatórias do curso de graduação em História da PUC-Rio.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professora convidada para ministrar aulas junto à disciplina História da América IV, disciplina obrigatória do curso de graduação em História da PUC-Rio.

Atividades

08/2014 - 08/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América III
05/2014 - 05/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América II e IV
05/2013 - 05/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América IV

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa (Mestre), Carga horária: 20
Outras informações
Projeto ?Manguinhos: Território em Transe?, vinculado ao eixo de Educação, Comunicação e Cultura da Coordenadoria de Cooperação Social da FIOCRUZ. Atuação na pesquisa de fontes escritas, audiovisuais e orais sobre a história social de Manguinhos e dos movimentos sociais locais. Realizou investigação histórica, organização do acervo de mapas e fotografias e produziu textos para a elaboração de exposição itinerante, bem como para o site do projeto. www.territorioemtranse.com.br



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Cidades modernas, imagens plurais: cosmopolitismo e singularidade na urbe Latino-Americana
Descrição: A pesquisa analisa, por meio da noção de "pitoresco", representações visuais e textuais que abordam tensões entre cosmopolitismo e singularidade em meio à modernização urbana da passagem para o século XX em diversas cidades latino-americanas, perseguindo na circulação de imagens visuais e verbais diálogos com as noções de modernidade, tradição, exotismo, progresso, etc., a fim de perceber ambivalentes percepções acerca da modernidade latino-americana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Viviane da Silva Araujo - Coordenador / Jhonatan Pinto Vieira - Integrante / Fernanda Gabina Alvarenga Fioravanti - Integrante / Graziele Rodrigues de Oliveira - Integrante.
2011 - 2015
Manguinhos: território em transe
Descrição: O objetivo do Projeto Manguinhos Território em Transe é realizar uma pesquisa sobre a história da ocupação territorial da favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro, reunindo fotos, mapas e recolhendo entrevistas e depoimentos de moradores e, a partir desta pesquisa, elaborar uma exposição itinerante com realização de oficinas pedagógicas. Desde o ano de 2012 a Exposição Itinerante "Manguinhos Território em Transe", atuando em parceria com o Museu da Vida/COC/FIOCRUZ, percorre o território de Manguinhos em escolas e espaços de convívio coletivo, contando com a participação de moradores locais para reelaboração dos conteúdos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Viviane da Silva Araujo - Integrante / Marcos Bhering Jungman - Integrante / Marcela Melo de Carvalho - Integrante / Alessandro Machado Baptista - Integrante / Daniel Pinha Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Ciclo de diálogos sobre imagem, estética e política
Descrição: As atividades de formação em torno do olhar constituem uma importante oportunidade para nos posicionarmos diante daquilo que vemos, dos fluxos informacionais, das práticas culturais e artísticas, das discussões e disputas históricas que se estabelecem de maneira acirrada. Mediante a análise e o debate acerca de obras de arte, documentos históricos, repertórios midiáticos, registros audiovisuais e iconografias latino-americanas, o curso ?Ciclo de diálogos sobre imagem, estética e política? pretende apresentar e discutir ferramentas teóricas e metodológicas desenvolvidas nos estudos sobre a imagem, articulando-os com sua dimensão estética e política, criando assim subsídios pedagógicos que permitam aguçar a nossa capacidade de questionamento e construíndo, enfim, um adensamento do olhar. A proposta está direcionada a professores do ensino fundamental e médio de Foz do Iguaçu e região, bem como a estudantes, técnicos e docentes da Unila e demais interessados no tema, cumprindo, desse modo, o caráter extensionista em sua aproximação com a comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Viviane da Silva Araujo - Integrante / Fabio Allan Mendes Ramalho - Coordenador / Rosângela de Jesus Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2007
Bolsa de desempenho acadêmico, Capes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, Viviane da Silva.2018ARAUJO, Viviane da Silva.. A História como processo: narrativa histórica, modernidade e razão do ocidente no pensamento de Voltaire. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências, v. 1, p. 34-49, 2018.

2.
ARAUJO, Viviane da Silva.2018ARAUJO, Viviane da Silva.. Cidade, modernidade e imaginação: as metrópoles do século XXI na imprensa ilustrada carioca e bonaerense do século XX. ENSINO & PESQUISA, v. 16, p. 33-45, 2018.

3.
ARAUJO, Viviane da Silva.2017ARAUJO, Viviane da Silva.. Educação, integração nacional e cultura iberoamericana no pensamento de José Vasconcelos. ACESSO LIVRE, v. 7, p. 71-86, 2017.

4.
ARAUJO, Viviane da Silva.2016ARAUJO, Viviane da Silva.. De grande aldeia à metrópole: reforma urbana, fotografia e discurso do progresso em Buenos Aires (1880-1885). Maracanan, v. 12, p. 175-189, 2016.

5.
ARAUJO, Viviane da Silva.2015ARAUJO, Viviane da Silva.. Exotismos próximos: reflexões sobre a cidade moderna na imagem das primeiras favelas cariocas. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 14, p. 39-51, 2015.

6.
ARAUJO, Viviane da Silva.2014ARAUJO, Viviane da Silva.. O papel da fotografia na construção simbólica das reformas urbanas. Rio de Janeiro, 1904-1906. Urbana - Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade, v. 6, p. 47-69, 2014.

7.
ARAUJO, Viviane da Silva.2013ARAUJO, Viviane da Silva.. Retratos da civilização e do progresso argentino nas fotografias de El chaco santafesino, 1887. Anima (PUCRJ), v. 3, p. 4-22, 2013.

8.
ARAUJO, Viviane da Silva.2011ARAUJO, Viviane da Silva.. Augusto Malta: o fotógrafo-de-Pereira-Passos?. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, v. 5, p. 211-226, 2011.

9.
ARAUJO, Viviane da Silva.2009 ARAUJO, Viviane da Silva.. Cidades fotografadas: Rio de Janeiro e Buenos Aires sob as lentes de Augusto Malta e Harry Olds, 1900-1936. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos, v. 2009, p. 1-1, 2009.

10.
ARAUJO, Viviane da Silva.2007ARAUJO, Viviane da Silva.. Marc Ferrez e as imagens da nação: uma investigação acerca da construção da identidade nacional brasileira. História, Imagem e Narrativas, v. 5, p. 20-20, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Cidades modernas, imagens plurais: cosmopolitismo e singularidade na urbe latino-americana. In: Francisca Paula Soares Maia. (Org.). Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA. 1ed.: Boavista Press, 2018, v. , p. 42-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Diante desta foto. Folha do Centro, coluna Memórias do Centro, p. 10 - 10, 10 out. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Retratos do pitoresco: tipos urbanos entre modernidade e tradição. In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016, São Paulo. Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016. p. 1-14.

2.
ARAUJO, Viviane da Silva.. A fotografia e a construção simbólica de Buenos Aires moderna: as reformas de Torcuato de Alvear no álbum de Emilio Halitzky (1880-1885). In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem/II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina. Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem/II Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 10. p. 9-24.

3.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Futuras metrópoles: a cidade latino-americana do século XXI na imaginação visual do século XX. In: IX Semana de História Política: Política, conflitos e identidades na modernidade, 2014, Rio de Janeiro. Anais da IX Semana de História Política - VI Seminário Nacional de História. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. p. 3365-3373.

4.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Da marginalidade à centralidade: quiosques e pés rapados entre o espaço urbano e o retângulo fotográfico. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História, 2009.

5.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Retratos das ruas do Rio: comércio ambulante, modernização e imagem. In: Caminhos da historiografia brasileira contemporânea, 2006, Mariana. I Seminário de História do ICHS: caminhos da historiografia brasileira contemporânea, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.. A fotografia e a construção simbólica de Buenos Aires moderna: as reformas de Torcuato de Alvear no álbum de Emilio Halitzky (1880-1885). In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem/II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina. Caderno de resumos do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. p. 336-336.

2.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Futuras metrópoles: a cidade latino-americana do século XXI na imaginação visual do século XX. In: IX Semana de História Política: Política, conflitos e identidades na modernidade, 2014, Rio de Janeiro. Semana de História Política - Seminário Nacional de História, 2014. p. 439-440.

3.
ARAUJO, Viviane da Silva.. O gaucho nos álbuns da Sociedad Fotográfica Argentina de Aficionados. In: IX Colóquio Internacional: Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano, 2012, Rio de Janeiro. Atas do IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano, 2012. p. 8-8.

4.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Entre vendas e poses: o vendedor ambulante na fotografia de Marc Ferrez e Harry Olds. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2010, Londrina. Domínios da Imagem, 2010. p. 183-183.

5.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Nação em foco: fotografia oficial e formação de uma identidade brasileira. In: V Simpósio de História da Universo: Nação, identidade e território, 2008, Niterói/São Gonçalo. Nação, identidade e território, 2008. p. 100-100.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Retratos do Pitoresco: Tipos Urbanos entre Modernidade e Tradição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAUJO, Viviane da Silva.. A fotografia e a construção simbólica de Buenos Aires moderna: as reformas de Torcuato de Alvear no álbum de Emilio Halitzky (1880-1885). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARAUJO, Viviane da Silva.. A fotografia, o progresso e seus efeitos não previstos: Rio de Janeiro e Buenos Aires (1890-1920). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Futuras metrópoles: a cidade latino-americana do século XXI na imaginação visual do século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Imagens da modernidade: fotografia e reforma urbana em Buenos Aires e no Rio de Janeiro (1880-1906). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Workshop: ?Fotografia e experiência da modernidade na virada do século XIX: Rio de Janeiro e Buenos Aires em perspectiva comparada?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ARAUJO, Viviane da Silva.. O gaucho nos álbuns da Sociedad Fotográfica Argentina de Aficionados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Entre vendas e poses: os vendedores ambulantes na fotografia de Marc Ferrez e Harry Olds. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Retratos de lo pintoresco: los vendedores ambulantes de Buenos Aires a través de la fotografía de Harry Grant Olds. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Imagens passadas, projeções futuras: fotografia e transformação urbana no Rio de Janeiro (1920-1922). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAUJO, Viviane da Silva.. A Avenida Central em retratos de utopia e progresso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Da marginalidade à centralidade: quiosques e pés rapados entre o espaço urbano e o retângulo fotográfico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Retratos das ruas do Rio: coméricio ambulante, modernização e imagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.; COSTA, Amanda. D. . Imagens e interpretações da cidade, intelectuais e cultura urbana. União da Vitória: ENSINO & PESQUISA - Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente/ UNESPAR, 2018 (Organização/Edição de dossiê em periódico acadêmico).

2.
BITTENCOURT, R. N. ; ARAUJO, Viviane da Silva. . Rio de Janeiro 450 anos. Revista Espaço Acadêmico, 2015 (Organização de Dossiê Temático).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Parecer Ad. Hoc. Revista Ars Historica. 2014.

2.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Parecer Ad. Hoc. Artigo '¡Para verte mejor América Latina! Historias del imaginario urbano a través de la Fotografía Contemporánea?. Revista Memoria y Sociedad. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.; COSTA, Amanda. D. . Ensino & Pesquisa. 2018. (Organização/Edição de dossiê em periódico acadêmico).

2.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Revista de Estudios Brasileños. 2017. (Parecer Ad. Hoc.).

3.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Argentina Contemporânea: do menemismo à crise de 2001. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Argentina Contemporânea: do menemismo à crise de 2001. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.; KOBELINSKI, M.; FAGUNDES, B. F. L.. Participação em banca de Luis Felipe Sanches. Memória e Patrimônio em Tupã-SP: Proposta pedagógica para o Solar Luiz de Souza Leão (Tupã-SP). 2018. Dissertação (Mestrado em PROFHISTORIA) - Universidade Estadual do Paraná.

2.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Participação em banca de María Silvina Sosa Vota. Prensa satírica en el Río de la Plata a finales del siglo XIX: el caso de El Mosquito (Buenos Aires) y La Ortiga y el Garrote (Montevideo). 2017. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Qualificações de Mestrado
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.; CIACCHI, A.; DAVILA, I. V.. Participação em banca de Maíra Costa Gamarra. Enlaces da fotografia latino-americana: estratégias, aproximações e ações em rede. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.. Banca de correção da prova de História do exame discursivo do vestibular UERJ. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Fernanda Gabina Alvarenga Fioravanti. Uma modernidade pitoresca: a Buenos Aires da revista Caras y Caretas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Jhonatan Pinto Vieira. Santiago pitoresca: cosmopolitismo e singularidade nas páginas da revista Zig-Zag. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PIBIC-Unila. Orientador: Viviane da Silva Araujo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ARAUJO, Viviane da Silva.2015ARAUJO, Viviane da Silva.. Exotismos próximos: reflexões sobre a cidade moderna na imagem das primeiras favelas cariocas. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 14, p. 39-51, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:47:40