Katia Cristina Schuhmann Zilio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1447272582721732
  • Última atualização do currículo em 22/03/2018


Doutora em Ciências da Linguagem UNISUL ( 2012 - 2016 ) Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003).Possui graduação em Letras pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1997), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (1988) e graduanda do curso de Pedagogia. Atualmente é professora titular da Fundação Universidade do Contestado nas disciplinas de Português nos cursos de Direito, Administração, Pedagogia, Letras, Ciências Contábeis; de Metodologia do Ensino de Português no curso de Pedagogia; de Metodologia da Pesquisa no curso de Educação Física, Matemática.Foi coordenadora do Curso de Letras e coordenadora do PIBID, colaboradora do Polo do Arte na Escola e, atualmente, atua como tutora do PROESDE-licenciatura e coordena o Proler na UnC campus Curitibanos. Também atua como docente na Escola de Educação Básica Santa Teresinha e no Colégio Maria Imaculada. Realiza palestras e formações de professores na área de leitura e escrita. É colunista no jornal A semana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e cursos de formação de professores das redes pública e privada de ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katia Cristina Schuhmann Zilio
Nome em citações bibliográficas
ZILIO, K. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Contestado, Pró Reitoria de Ensino, Curso de Pedagogia.
Rua Leoberto Leal s/nº
Universitário
89520-000 - Curitibanos, SC - Brasil
Telefone: (49) 32414100
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: O PROCESSO BUSCA/PESQUISA NA INTERNET: GESTOS DE LEITURA E CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DA AUTORIA NA ESCOLA, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Solange Leda Gallo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: A escolha do uso da modalidade oral e escrita da língua materna no espaço acadêmico,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Osmar de Souza.
Palavras-chave: fala; escrita; escolha; ambiente acadêmico.
Grande área: Ciências Humanas
1995 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em Ciências Contábeis.
Universidade do Contestado, UNC, Brasil.




Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Curitibanos, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/1991 - 2/1999
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Educação e Cultura.

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

Universidade do Contestado, UnC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PRODUÇÃO TEXTUAL: RESUMOS, RESENHAS E ARTIGOS LINGUAGEM JURÍDICA PORTUGUÊS

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa 210 Letras 2007/1 Fundamentos da Literatura Infantil 30 Pedagogia 2007/2 Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa 90 Pedagogia 2006/1 Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa 60 Pedagogia 2007/1 2008/1 2010/1 Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I 60 Pedagogia 2001/1 2001/2 2002/1 2002/2 2003/2 2004/2 2005/2 Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa II 30 Pedagogia 2001/1 2001/2 2002/1 2002/2

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Língua Portuguesa V 60 Letras 2004/1 2006/1 Língua Portuguesa VI 60 Letras 2006/2 Língua Portuguesa VII 60 Letras 2004/2 2005/1 Linguagem Jurídica 30 Direito 2002/2 2003/2 2004/2 2005/2 2006/2 2007/2 2008/2 2009/2 Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 60 Letras 2006/2 Português 60 Arquitetura e Urbanismo 2009/1

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Português 60 Administração 2003/1 2004/1 2005/2 2006/2 2007/2 2008/2 2009/2 Português 60 Ciências Contábeis 2006/2 2007/2 2008/2 2009/2 Português 60 Direito 2001/1 2002/1 2003/1 2004/1 2005/1

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa II 30 Pedagogia 2003/1 2004/1 2005/1 2006/1 Língua Portuguesa I 60 Letras 2001/2 2002/1 2004/1 2010/1 Língua Portuguesa II 60 Letras 2004/2 Língua Portuguesa III 60 Letras 2002/2 2003/1 Língua Portuguesa IV 60 Letras 2003/2 2005/2

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Português 60 Direito 2006/1 2007/1 2008/1 2009/1 2010/1 Português 60 Geografia 2009/2 Português 60 Matemática 2008/1 Português 60 Pedagogia 2001/1 2002/1 2003/1 2005/1 2005/2 2007/1 2009/1 Português 60 Informática 2001/2 2002/1 2004/1

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Português 60 Sistemas de Informação 2003/1 2007/1 Português 60 Tecnologia em Produção Agropecuária 2006/1 Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa 150 Letras 2004/2 2005/1 Produção Textual: Resumos, Resenhas e Artigos 30 Pedagogia 2008/2 2009/1 2009/2

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , unisul, .

Linhas de pesquisa
Discurso, cultura e mídia
01/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa
01/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LINGUA PORTUGUESA
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
Português
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
07/2012 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Lingua Portuguesa
07/2012 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa
07/2012 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
07/2010 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Jurídica
Português
01/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
Produção textual: Resumos, Resenhas e Artigos
3/2001 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português I
3/2001 - Atual
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português I
3/2001 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português I
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa
3/2001 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português I
04/2014 - 04/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitibanos, .

01/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da língua Portuguesa
01/2012 - 06/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa V
07/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa IV
01/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
01/2011 - 06/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Prática em Letras III
07/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
07/2010 - 12/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
01/2010 - 06/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I

Jornal A Semana, JA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Coordenadora de projeto Jornal, Enquadramento Funcional: Coordenadora


Colégio Maria Imaculada, CMI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

Atividades

2/1999 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura

Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu, EEBCA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: pofessora ensino médio, Carga horária: 10

Atividades

3/1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura

Escola de Educação Básica Santa Teresinha, EEBST, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisas em Educação Básica: processos e práticas educativas
2.
Discurso, cultura e mídia


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Biblioteca: local de leitura e pesquisa no século 21?
Descrição: Interessa a este projeto de pesquisa saber como estão sendo utilizados os ambientes destinados à biblioteca, como o acesso à leitura e a escrita se faz e como a pesquisa se efetiva nesse ambiente. Essa verificação pode ajudar a compreender os espaços de leitura e escrita e as ações de acesso e permanência na escola que incidem diretamente no desempenho dos estudantes em atividades que envolvem as práticas de leitura e escritura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Katia Cristina Schuhmann Zilio - Coordenador.
2017 - Atual
IDEB e Políticas de leitura: um caminho para o desenvolvimento?
Descrição: Pensar em qualidade de ensino é também pensar em proficiência leitora, pois ao investigar o índice de desenvolvimento da escola básica, pretende-se compreender a relação dos resultados numéricos às ações que já foram ou são desenvolvidas pela escola, prevista no Plano Político Pedagógico, a fim de auxiliar no nível de proficiência dos sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Katia Cristina Schuhmann Zilio - Coordenador.
2016 - Atual
?GÊNERO E NORMALIZAÇÃO SOCIAL DO DISCURSO FEMININO DA VÍTIMA
Descrição: A pesquisa é pautada na metodologia da História Oral e da Análise do Discurso (AD) a fim de Identificar as condições que possibilitam mulheres a retornar a convivência com o agressor após a realização do Boletim de Ocorrência. Interessa a história de mulheres que sofreram algum tipo de agressão e posteriormente resolveram voltar ao convívio familiar com os agressores. Aspectos econômicos, sociais ou sentimentos envolvidos que as levam a ?esquecer? a agressão sofrida serão levantados na tentativa de registrar os depoimentos e assim analisarmos a condição as quais essas mulheres se submetem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Katia Cristina Schuhmann Zilio - Coordenador / Simone Rocha - Integrante.
2016 - Atual
ENVELHECIMENTO E CIDADANIA: HISTÓRIAS DE VIDA E DIREITO
Descrição: O projeto deseja coletar histórias de vida no asilo de Curitibanos e analisar como se dá o direito do idoso no discurso do próprio idoso. O objetivo é compreender o envelhecimento a partir do Direito e do exercício da cidadania discutindo a presença e a contribuição dele na sociedade para que a organização social possibilite sermos sujeitos humanizados. A compreensão do processo de envelhecimento traz consigo a ideia de aceitação de uma condição de não juventude, ao mesmo tempo, não pode permitir uma condição de não aceitação do envelhecimento.Por isso a coleta de narrativas orais intentam mobilizar ouvinte e narrador para uma relação dialogada da vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Katia Cristina Schuhmann Zilio - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
PROLER PROJETO 2016: ESPAÇOS DE LEITURA E DEMOCRATIZAÇÃO DE CULTURA
Descrição: GRUPO DE ESTUDO: A LEITURA NA ESCOLA (2ª EDIÇÃO) PROLER Este subprojeto ancora a iniciativa já concretizada em 2015 de assessoria para implementação de projetos de leitura nas escolas públicas da região em formato de grupo de estudo. A intenção do subprojeto Grupo de estudos: A leitura na escola é desenvolver a prática reflexiva sobre a leitura na escola e também projetos de incentivo à leitura que possam ser desenvolvidos pelos orientadores de leitura ou responsáveis pelas bibliotecas escolares. Os encontros serão mensais, totalizando quarenta horas, sempre na perspectiva da teoria e da prática, visto que os cursistas desenvolverão e aplicarão projeto no local onde trabalham..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Katia Cristina Schuhmann Zilio - Coordenador / Jeanine Rodermel - Integrante / Ligia da Silva Martins - Integrante.
2015 - 2015
I MESA REDONDA TÉCNICAS DE PESQUISA
Descrição: Projeto que desenvolve troca de saberes entre alunos concluintes e graduandos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Que palavra você me dá?
Descrição: Projeto de intervenção urbana relacionando arte e poesia resultando numa instalação poética.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Katia Cristina Schuhmann Zilio - Coordenador.
2015 - Atual
ler além do texto
Descrição: Curso de extensão que objetiva ampliar as possibilidades de leitura de diferentes materialidades textuais.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
O que as mãos faziam? O que as mãos fazem?
Descrição: Projeto de produção poética e fotografia realizado com alunos matriculados na universidade da terceira idade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Agora (UNC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: análise do discurso.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Ehrhardt, Cristina Maria Agustini Moraes2014Ehrhardt, Cristina Maria Agustini Moraes ; Rodermel, Jeanine ; ZILIO, K. C. S. . Da interdisciplinaridade do ensino superior à interdisciplinaridade da educação básica. IV Colóquio Internacional de Educação, v. 2, p. 07 nº1 2014-1174, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZILIO, K. C. S.; ROCHA, Simone (Org.) . Educação e pesquisas: perspectivas contemporâneas. 1. ed. Concórdia: , 2017. v. 1. 130p .

2.
ZILIO, K. C. S.. Das verdades e mentiras que se quer contar. 1. ed. Curitibanos: , 2017. v. 1. 87p .

Capítulos de livros publicados
1.
ZILIO, K. C. S.; ROCHA, Simone . Educação e cultura: o preconceito racial na formação da identidade na criança. Educação e pesquisas: perspectivas contemporãneas. 1ed.Florianopolis: , 2017, v. 1, p. 13-22.

2.
ZILIO, K. C. S.; ROCHA, Simone . Entre o ler e o escrever: uma reflexão sobre autoria e linguagem na escola. Educação e Pesquisas: perspectivas contemporâneas. 1ed.Concórdia: , 2017, v. 1, p. 4-12.

3.
ZILIO, K. C. S.; GIUSTINA, A. P. D. ; ROCHA, Simone ; ZOTTO, A. J. . Empreendedorismo feminino: motivações, características e obstáculos das mulheres empreededoras em Curitibanos. Negócio Fechado. 1ed.Curitibanos: , 2017, v. 1, p. 4-17.

4.
ZILIO, K. C. S.. O PROCESSO BUSCA/PESQUISA NA INTERNET: GESTOS DE LEITURA E CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DA AUTORIA NA ESCOLA. In: Giovanna G. Benedetto Flores, et al. (Org.). Discurso, cultura e mídia : pesquisas em rede. 1ed.Santiago: Oliveira Books, 2017, v. 1, p. 114-125.

5.
ZILIO, K. C. S.. As condições de produção da autoria no processo de busca/pesquisa da/na internet. In: Giovanna G. Benedetto Flores; Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Maria Leda Gallo.. (Org.). Discurso, cultura e mídia : pesquisas em rede. 1ªed.Palhoça: Editora Unisul, 2015, v. 1, p. 41-51.

6.
ROSA, G. A. ; ZILIO, K. C. S. . DO MUNDO DA LEITURA À LEITURA DO MUNDO: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ALÉM DO DISCURSO NEOLIBERAL. In: Geraldo Antônio da Rosa; Marilane Maria Wolff Paim. (Org.). EDUCAÇÃO BÁSICA POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 1ªed.Campinas - SP: MERCADO DE LETRAS, 2012, v. , p. 179-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ZILIO, K. C. S.. Armadilhas da língua. A semana, Curitibanos.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZILIO, K. C. S.; GALLO, S. M. L. . ANÁLISE DISCURSIVA DE TEXTUALIDADES DIGITAIS: PESQUISA E AUTORIA PARA/NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 5º Encontro Rede Sul Letras, 2017, Caxias do Sul RS. Anais do 5º Encontro da rede Sul Letras. Caxias do Sul: UCS, 2017. v. 2. p. 21-32.

2.
ZILIO, K. C. S.. Tecnologia e Educação: Sentidos do Digital. In: 4º Encontro Rede Sul Letras, 2016, Palhoça. 4º Encontro da Rede Sul Letras. Palhoça, 2016. v. 1.

3.
ZILIO, K. C. S.. História da educação e política de leitura : uma história com o jornal local. In: XI COLUBHE, 2016, Porto/ Portugal. Leitura, cultura escrita e cultura escolar, 2016. v. 1. p. 157-168.

4.
ZILIO, K. C. S.; ROCHA, Simone ; Cruz Eliane ; Goetten Juliane . Experiência do PIBID. In: I Seminário Institucional do PIBID, 2015, Mafra. Seminário Institucional do PIBID/UnC. Mafra, 2015. v. 1. p. 76-79.

5.
ZILIO, K. C. S.; ROCHA, Simone ; Hofmann Dayane ; Rocha Karine Sartor . A leitura e escrita no ensino fundamental: uma experiência de docência. In: I Seminário Institucional do PIBID, 2015, Mafra. I Seminário Institucional do PIBID, 2015. p. 84-88.

6.
ZILIO, K. C. S.; ROCHA, Simone ; Teske Terezinha Alves Ramos ; Ortiz Sandra Maria Rosa . A produção de texto e leitura na universidade. In: I Seminário Institucional do PIBID, 2015, Mafra. I Seminário Institucional do PIBID. Mafra, 2015. v. 1. p. 91-93.

7.
ZILIO, K. C. S.; ROCHA, Simone . PIBID e as TICs: uma análise da experiência de formação. In: I Seminário Institucional do PIBID, 2015, Mafra. I Seminário Institucional do PIBID. Mafra, 2015. v. 1. p. 73-75.

8.
ZILIO, K. C. S.; ROCHA, Simone ; Ortiz Soriene ; Felipe Juliana Aparecida ; Lisboa Angelita M. de Lima . Tecnologia e Educação: Mudanças na sociedade em um mundo de novas tecnologia. In: I Seminário Institucional do PIBID, 2015, Mafra. I Seminário Institucional do PIBID, 2015. p. 80-84.

9.
ZILIO, K. C. S.; Ehrhardt, Cristina Maria Agustini Moraes ; Rodermel, Jeanine . Da interdisciplinaridade do ensino superior à interdisciplinaridade na educação básica. In: IV Colóquio Internacional de Educação, 2014, Joaçaba. Colóquio Internacional de Educação. Joaçaba: Editora Unoesc, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, Simone ; ZILIO, K. C. S. . PIBID E AS TICs: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO. In: Seminário Institucional da PIBID, 2015, Mafra. Anais do I Seminário Institucional do PIBID/UnC, 2015. v. 1. p. 74-75.

2.
ZILIO, K. C. S.; ALMEIDA, F. P. F. . Quem conta reconta- memórias de histórias costurando o cotidiano. In: V SIPEX, 2015. V SIPEX, 2015. p. 249-249.

3.
ZILIO, K. C. S.; Martins Ligia da Silva . O que as mãos fazem, o que as mãos faziam: proposta poética desenvolvida na UNATI. In: V SIPEX, 2015. V SIPEX, 2015. p. 250-250.

4.
ZILIO, K. C. S.; Ehrhardt, Cristina Maria Agustini Moraes ; Rodermel, Jeanine . Da interdisciplinaridade do ensino superior à interdisciplinaridade na educação básica. In: IV SIPEX, 2014. IV SIPEX, 2014. p. 152-153.

5.
ZILIO, K. C. S.; Rodermel, Jeanine ; REINALDI, S. B. C. . Contação de História como metodologia para a aprendizagem. In: IV SIPEX, 2014. IV SIPEX, 2014. p. 170-170.

6.
ZILIO, K. C. S.. O sujeito aluno e as condições de produção da autoria no processo de busca/pesquisa da/na internet. In: IV SIPEX, 2014. IV SIPEX, 2014. p. 176-177.

7.
ZILIO, K. C. S.; GARCIA, A. C. ; MACHADO, E. O. C. ; Mello, Katia Socha . Alfabetização e Letramento: diferentes e indissociáveis. In: IV SIPEX, 2014. ANAIS do IV SIPEX, 2014. p. 89-90.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZILIO, K. C. S.; BOLL, J. S. . DIÁRIO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO. In: 7º Seminário de Literatura Infantil e juvenil, 2016, Florianópolis. 7º Seminário de Literatura Infantil e juvenil, 2016.

2.
ROCHA, Simone ; ZILIO, K. C. S. . Liberdade de Imprensa: discurso e sentidos de J Suis Charlie. In: 3ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2015, Maringá Pr. Outras Arqueologias: Arte,Política e Sexualidade. Maringá PR, 2015. v. 1. p. 69-69.

3.
ROCHA, Simone ; ZILIO, K. C. S. . Tecnologias Educacionais e Formação Docente:Desafios.... In: PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL, 2015, Lages. Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL. Lages, 2015. v. 1.

4.
ZILIO, K. C. S.; Ehrhardt, Cristina Maria Agustini Moraes ; Rodermel, Jeanine . Da interdisciplinaridade do ensino superior à interdisciplinaridade na educação básica. In: IV Colóquio Internacional de Educação, 2014, Joaçaba. IV Colóquio Internacional de Educação I Seminário de estratégias e ações multidisciplinares. Erechim: Graffoluz, 2014. v. 01.

5.
ZILIO, K. C. S.. O SUJEITO ALUNO E AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DA AUTORIA NO PROCESSO DE BUSCA/PESQUISA DA/NA INTERNET. In: SIPEX, 2014, Curitibanos. ANAIS DO IV SEMINÁRIO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO. Mafra, 2014. v. único. p. 12-267.

6.
ZILIO, K. C. S.; MORAES, A. J. . Tecnologia e educação na mídia impressa. In: IV SIPEX, 2014. ANAIS IV SIPEX, 2014. v. 1. p. 178-178.

7.
ZILIO, K. C. S.. O discurso pedagógico: entre a paráfrase e a polifonia. In: II Seminário Internacional De Língua e Literatura, 2013, Chapecó. II Seminário Internacional De Língua e Literatura na Fronteira Sul I Instituto de Estudos Linguísticos, 2013. v. 01.

Artigos aceitos para publicação
1.
ZILIO, K. C. S.. OS SENTIDOS QUE (RE) FAZEM O SENTIDO. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ZILIO, K. C. S.. O processo busca/pesquisa na internet: gestos de leitura e condições de produção da autoria na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ZILIO, K. C. S.. Reforma Ortográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ZILIO, K. C. S.. História da Educação e Política de Leitura: uma história com o jornal local. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ZILIO, K. C. S.. DIÁRIO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ZILIO, K. C. S.; ROCHA, Simone . Gênero e raça em o ?Presidente Negro?: idealização racial no estereótipo feminino.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ZILIO, K. C. S.. tecnologia e Educação: sentidos do digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ZILIO, K. C. S.. LIBERDADE DE IMPRENSA: DISCURSO E SENTIDOS DE JE SUIS CHARLIE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ZILIO, K. C. S.. As Condições de Produção da autoria no processo de busca/pesquisa da/na internet. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROCHA, Simone ; ZILIO, K. C. S. . Tecnologias Educacionais e Formação Docente:Desafios.... 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ROCHA, Simone ; ZILIO, K. C. S. . Tecnologia Educacionais e Formação Docente: Desafios.... 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ZILIO, K. C. S.. O que as mãos fazem, o que as mãos faziam: proposta poética desenvolvida pela UNATI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROCHA, Simone ; ZILIO, K. C. S. . PIBID e as TICs: uma análise da experiência de formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ZILIO, K. C. S.; Ehrhardt, Cristina Maria Agustini Moraes ; Rodermel, Jeanine . Da interdisciplinaridade do ensino superior à interdisciplinaridade na educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ZILIO, K. C. S.. A autoria no processo busca pesquisa na internet: algumas reflexões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MORAES, A. J.(Ana Julia Moraes ; ZILIO, K. C. S. . Tecnologia e Educação na mídia impressa: condições de produção de um discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ZILIO, K. C. S.. O sujeito aluno e as condições de produção da autoria no processo de busca/pesquisa da/na internet. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Ehrhardt, Cristina Maria Agustini Moraes ; Rodermel, Jeanine ; ZILIO, K. C. S. . Da interdisciplinaridade do ensino superior à interdisciplinaridade na educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ZILIO, K. C. S.. MEMÓRIA DISCURSIVA E LINGUAGEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ZILIO, K. C. S.. Discurso Pedagógico: Entre a Polissemia e a Paráfrase. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ZILIO, K. C. S.. Os sentidos que (re) fazem o sentido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ZILIO, K. C. S.. Dinâmicas de Comunicação e Leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ZILIO, K. C. S.. Os Descritores Referentes à aprendizagem da Leitura e Escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ZILIO, K. C. S.. Análise Discursiva do Processo de Pesquisa/ Busca: As Tics nas Escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ZILIO, K. C. S.. O Jornal no Contexto Escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
ZILIO, K. C. S.. A análise linguística aliada à produção textual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ZILIO, K. C. S.. Curso de Formação Estratégias e Procedimentos para Aprender e Ensinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ZILIO, K. C. S.. Seminários de Atualização da proposta Curricular de Santa Catarina 2014 (Resenha).

2.
ZILIO, K. C. S.; VALENTINI, D. J. . Contestar o Contestado. Porto Alegre: Letra e Vida, 2013 (poesia).

3.
ZILIO, K. C. S.. Interpretação: Autoria, Leitura e Efeitos do Trabalho Simbólico. Palhoça/SC: UNISUL, 2013 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ZILIO, K. C. S.. PROCESSO SELETIVO ACT Nº001/2013 REDE MUNICIPAL. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
ZILIO, K. C. S.. Memória discursiva e linguagem poética. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ZILIO, K. C. S.. Contação de História em Língua de Sinais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ZILIO, K. C. S.. FORMAÇÃO CONTINUADA: As práticas pedagógicas e como garantir o direito de aprendizagem dos alunos do 4º e 5º Ano.. 2013. .

4.
ZILIO, K. C. S.. Leitura e estratégia de formação leitora:desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ZILIO, K. C. S.. REDAÇÃO. 2013. (PROCESSO SELETIVO).

6.
ZILIO, K. C. S.. I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: DIÁLOGOS E DESAFIOS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ZILIO, K. C. S.; ZILIO, K. C. S. . Formação de Estratégias e Procedimentos para Aprender e Ensinar. 2011. .

8.
ZILIO, K. C. S.. Ortografia: Jogos Para Aprender. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ZILIO, K. C. S.. Ortografia: Jogos Para Aprender. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ZILIO, K. C. S.. Ortografia: Jogos Para Aprender. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
ZILIO, K. C. S.. Produção Textual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ZILIO, K. C. S.. Curso de formação de profissionais na educação:o aprender contínuo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ZILIO, K. C. S.. Formação Continuada para Professores da UnC Curitibanos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAES, A. J.(Ana Julia Moraes; ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Ana Julia Moraes.TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE UM DISCURSO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado.

2.
Lima Julie Tatiane de; ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Julie Tatiane de Lima.O jornal: projetos e sucessos no incentivo à leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado.

3.
Abreu, Ana Caroline; ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Ana Caroline Abreu.A leitura como condição para a formação do cidadão: Proposta de incentivo à leitura na/da biblioteca minicipal de Frei Rogério com alunos e comunidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado.

4.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Marianna Lais Ferretti Cheffer.Reinventando as Práticas Pedagógicas no Ensino da Lingua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Trilingue) - Universidade do Contestado.

5.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Luciane Fernandes dos Santos.A Leitura como Processo de Transformação e Construção do Desenvolvimento Intelectual do Aluno. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado.

6.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Cristiane Aparecida Schmidt.O Ensino de Língua Portuguesa sob a Perspectiva da Leitura e da Escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Contestado.

7.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Mariane Aparecida Talamini.Leitura e produção Textual como Abordagem de Ensino em Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Trilingue) - Universidade do Contestado.

8.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Daina Lima de Medeiros.A Arte, o texto e sua influência na produção textual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Trilingue) - Universidade do Contestado.

9.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Erzília Maria Barbosa da Silveira.O que há no texto?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Trilingue) - Universidade do Contestado.

10.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Alexsandra Aparecida da Silveira Ribeiro.O Ensino da Língua Portuguesa: Leitura, Produção Textual e Análise Linguística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Trilingue) - Universidade do Contestado.

11.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Letícia de Moraes Rodrigues.Uma Prática Significativa à Leitura e escrita no Ensino de Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Trilingue) - Universidade do Contestado.

12.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Jocemar Mayéski.Os Elementos da Intertestualidade como Construção de Sentido de Leitura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Trilingue) - Universidade do Contestado.

13.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Ana Paula da Luz.Leitura e Escrita no Processo Intertextual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Trilingue) - Universidade do Contestado.

14.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Alcivani da Cruz Ortiz.O Ensino Noturno e a Leitura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado.

15.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Any Francieli Maciel de Carvalho.As Práticas Avaliativas dos Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Curitibanos. 2012.

16.
ZILIO, K. C. S.. Participação em banca de Edna Carina Becker.Escola Regular Inclusiva: Pesquisando a Integração dos Planejamentos de Professores Regentes e do Professor da Sala de AEE. 2012.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ZILIO, K. C. S.. Processo Seletivo ACT nº 001/2013 Rede Municipla de Educação. 2013. Prefeitura Municipal de São Cristóvão do Sul.

Avaliação de cursos
1.
ZILIO, K. C. S.. COMISSÃO AVALIADORA DOS PROJETOS DE PESQUISA DO ARTIGO 170 DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE SANTA CATARINA. 2014.

2.
ZILIO, K. C. S.. IV Fórum Integrado de Ensino,Pesquisa e Extensão da ACAFE. 2013. Associação Catarinense das Fundações Educacionais.

3.
ZILIO, K. C. S.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQq. 2013. CNPQq/PIBIC.

4.
ZILIO, K. C. S.. Comissão Avaliadora para Cursos de Graduação. 2013.

Outras participações
1.
ZILIO, K. C. S.. SIPEX. 2015. Universidade do Contestado.

2.
ZILIO, K. C. S.. Comissões Avaliadoras para os Cursos de Graduação da UnC. 2013. Universidade do Contestado.

3.
ZILIO, K. C. S.. Avaliação e Seleção das propostas para o Programa Institucional de Bolsas e de Iniciação Científica PIBIC/CNPQq e FAP. 2013. Universidade do Contestado.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Intitulada "Derrida com Makumba": do racismo científico às vanguardas".. 2014. (Outra).

2.
I Seminário O Ensino da Arte na Contemporaneidade e Oficina:A Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina. 2014. (Seminário).

3.
I Seminário O Ensino da Arte na Contemporaneidade e Oficina: Imagens Fílmicas: Proposições de Leitura de Imagen na Perspectiva Discursiva.sI. 2014. (Seminário).

4.
Curso de Capacitação para professores de educação básica Sólon Rosa I. 2013. (Outra).

5.
Curso de Capacitação para professores de educação básica Sólon Rosa II. 2013. (Outra).

6.
Formação Continuada para Professores da Universidade do Contestado. 2013. (Oficina).

7.
I Jornada Universidade Escreve @ Multiplas Autorias @ Formas de Existência e Participação Social. 2013. (Simpósio).

8.
I Seminário dos Saberes Pedagógicos - Um Olhar sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem. 2013. (Seminário).

9.
IX Congresso de Educação. 2013. (Congresso).

10.
Método Lógico para Redação Científica. 2013. (Oficina).

11.
VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2013. (Seminário).

12.
V SIMFOP - Simpósio Sobre Formação de Professores: Educação Básica: Desafios Frente às Desigualdades Educacionais. 2013. (Simpósio).

13.
I Seminário de Educação para Sustentabilidade: Diálogos e Desafios. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZILIO, K. C. S.. Seminário Institucional do PIBID/UnC. 2015. (Outro).

2.
ZILIO, K. C. S.. II Seminário de Educação A educação atual: desafios e possibilidades. 2014. (Congresso).

3.
ZILIO, K. C. S.. III seminário de Educação: Saberes para garantir o direito de aprender- Busca por uma Educação Formal Integral. 2014. (Congresso).

4.
ZILIO, K. C. S.. Curso de Formação Continuada: Um Novo olhar sobre a Práxis pedagógica. 2014. (Outro).

5.
ZILIO, K. C. S.. Grupo de estudo e pesquisa. 2014. (Outro).

6.
ZILIO, K. C. S.. Olimpíada de Língua Portuguesa. 2014. .

7.
ZILIO, K. C. S.. I Seminário :Os Saberes Pedagógicos- Um Olhar sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem. 2013. (Outro).

8.
ZILIO, K. C. S.. Elaboração de tema de redação. 2013. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tonin, Irene Teresinha;. A escrita como representação da linguagem na alfabetização. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

2.
Werncke, Maria de Fátima Sartor. Dislexia : um olhar.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

3.
Rocha, Taymara. O brincar de faz -de-conta na educação infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

4.
Guetten, Ieda Maria;. Leitura e diversidade de textos na escola.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em séries iniciais) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julie Tatiane de Lima. O Jornal: projetos e sucessos no incentivo à leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

2.
Samantha Buchner da Cruz Reinaldi. Contação de história como metodologia para a aprendizagem: relatos construídos e vividos na formação de professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

3.
Andréia Medeiros. Ambiente alfabetizador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

4.
Rosangela Cristiane Palhano. formação da Comunidade Leitora: o projeto Jornal na Escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

5.
Lima, Vaneide Amaral de. Leitura : os recursos utilizados no processo do ensino da aprendizagem nos anos iniciais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

6.
Garcia, Viviane Aparecida Costa;. A importância de contar histórias : na perspectiva de alunos do 4ºano do ensino funcidamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

7.
Ribeiro, Solimar Luzia Pasolini. A oralidade e sua influência na alfabetização.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

8.
Paula, Bruna Valtrim de. Revendo a literatura na educação especial.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

9.
Souza, Eliane Rodrigues de. Um olhar para a leitura e a escrita de alunos autistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

10.
Oliveira, Marilene Ap. A. Ferreira de. Leitura e interpretação.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

11.
Rocha, Andressa da. Leitura e interpretação.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

12.
Oliveira, Graziéle Aparecida Novakoski de. A influência da língua portuguesa para os alunos do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

13.
Santos, Mara Lucia Ortiz dos. A língua portuguesa embasada na leitura e produção textual.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

14.
Diniz, Simony Silva Pinto. Alfabetização de alunos surdos : uma proposta de educação inclusiva.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

15.
Lodi, Francielli. As dificuldades e as diferenças em sala de aula.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

16.
Werncke, Maria de Fátima Sartor. Dislexia : um olhar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

17.
Reis, Elisete Alves dos. Hábito da leitura no mundo atual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

18.
Xavier, Janaína Martins. Leitura e a arte da produção. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

19.
Scolari, Josiele Presila Scolaro. Leitura, produção e análise lingüistica no ensino de língua portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

20.
Branco, Sandra Vieira. O ensino reflexivo da língua. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

21.
Ariotti, Makelli. O papel da leitura de textos literários na produção da escrita. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

22.
Bondavalle, Larissa Fernanda. Relatório de estagio supervisionado em língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

23.
Longhi, Giselle Karine. Uma abordagem diferenciada para o uso da língua portuguesa através do lúdico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

24.
Bitencourt, Natália. Uma abordagem prática e significativa para o ensino da língua portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

25.
Souza, Cláudia Magali Fabrício Perroni Sebbem de. Alfatização na educação infantil.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

26.
Camargo, Mariane Vera Longhi. Inclusão : acontece realmente?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

27.
Becker, Nadia Lilian. Influências da relação professor-aluno na aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

28.
Pereira, Rubia Thaiana Albino. Os significados da alfabetização e do letramento : uma nova perspectiva sobre o processo de ensino da linguagem escrita. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

29.
Pereira, Adriana Aparecida. A problemática do ensino da literatura infantil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

30.
Alves, Ana Paula. A vivência da linguagem na escola.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

31.
Ortiz, Mariaelena Polis Miri. Aprendizado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

32.
Takizawa, Nádia Natsumi. as dificuldades e as diferenças em sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

33.
Closs, Josete Ivana Almeida. As práticas do ensino da Língua Portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

34.
Guimarães, Joseli Jacon. Caminhando para uma educação reflexiva.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

35.
Chaves, Marcos Ribeiro. Edificando o sentido do texto.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

36.
Bueno, Silvia Maria Gomes. Educação e consciência.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

37.
Padilha, Izabel. Gramática reflexiva.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

38.
Ferrarez, Dinacir Ribeiro. Leitura : ponto de partida para a produção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

39.
Guetten, Ieda Maria. Leitura e diversidade de textos na escola.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

40.
Santos, Ana Cleide dos. Leitura, interpretação e escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

41.
Ortiz, Maria Isabela. Lingua portuguesa - prática reflexiva.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

42.
Borges, Ane Priscilla. Nova esperança para o ensino de língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

43.
Fernandes, Flaviane de Lorenzi. O ensino reflexivo da língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

44.
Correa, Andréia Lúcia. Prática de ensino e estágio em língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

45.
Varela, Indiara Pétala. Prática de ensino e estágio em Língua Portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

46.
Lins, Francieli Gonçalves. Prática de ensino e estágio em Língua Portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

47.
Santos, Elaine Cristina dos. Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

48.
Barbosa, Ana Paula Burnagui. Praticas reflexivas no ensino da língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

49.
Cordeiro, Kelen. Refletindo e praticando linguagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

50.
Zanella, Tania Santos. Relatório de ensino e estágio supervisionado em Língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

51.
Gomes, Tatiane Aparecida. Tecendo os caminhos da Língua Portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

52.
Belli, Beatriz. Vivência e práticas do ensino de Língua Portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

53.
Oliveira, Soleima Aparecida de. A prática do ensino da língua.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

54.
Ricardo, Maristela da Silva. Como fazer a leitura para o mundo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

55.
Coelho, Rosilda Muniz. Como fazer leitura para o mundo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

56.
Lima, Carla Simone Carlin do Prado. Estágio supervisionado de Língua Portuguesa : ensino fundamental e ensino médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

57.
Piola, João Silvestre Pereira. Falar, ler, criar e escrever, elos de uma mesma corrente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

58.
Silva, Dany Cristine. Língua portuguesa : letramento e cidadania. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

59.
Schmidt, Katiélli Aparecida. O ensino da língua portuguesa ressaltando a importância da leitura.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

60.
Agostini, Jocelise Fossatti. Prática de ensino e estágio em Língua portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

61.
Alexandre, Marizete do Rocio Cordeiro da Silva. Projeto de estágio supervisionado no ensino médio e ensino fundamental de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

62.
Rodrigues, Sandra Helena. Relatório de ensino e estágio em Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

63.
Oliveira, Daniélle de. Relatório de ensino e estágio supervisionado em Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

64.
Maziero, Cristiane. Relatório de estágio da disciplina de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

65.
Kotacho, Cleomar de Fátima. Relatório de estágio de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

66.
Silva, Eliane Terezinha Moreira dos Santos. Relatório de estágio de LÍngua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

67.
Lima, Deikimar Antonio. Relatório de estágio de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

68.
Dias, Kátia. Relatório de estágio em Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

69.
Waltrick, Rosangela Gomes. Relatório de estágio em língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

70.
Costa, Lucia Aparecida Peixer da. Relatório de estágio em Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

71.
Klein, Soeli Maria. Relatório de estágio em Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

72.
Guindani, Ivaldo. Relatório de estágio ensino da Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

73.
Viapiana, Andréa Donizete Rodrigues. Relatório de estágio no ensino médio e ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

74.
Silva, Laide Richter. Relatório de estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

75.
Piola, Amélia Aparecida Pereira. Relatório de estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

76.
Deus, Anderson Ferreira de. Relatório de estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

77.
Mozzer, Sandra Regina. Relatório de estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

78.
Ortlieb, Ivania Maria. Relatório de estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

79.
Zanatta, Luceres Aparecida de Farias. Relatório de estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

80.
Gomes, Sônia Helena Ferreira. Relatório de estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

81.
Oliveira, Sintia Furquim de Camargo de. Relatório de estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

82.
Moscon, Adriana Izabel Longhi. Relatório de estágio supervisionado de Llíngua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

83.
Souza, Beatriz Amazonas de. Relatório de estágio supervisionado do curso de Letras. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

84.
Felipe, Angela Maria Sandri. Relatório de estágio supervisionado em Língua Portuguesa : ensino fundamental e ensino médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

85.
Costa, Juciane Tagliari da. Relatório de estágio supervisionado em Língua Portuguesa nas escolas de ensino fundamental e ensino médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

86.
Ortiz, Alcivani da Cruz. Relatório de estágio supervisionado em Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

87.
Machado, Caroline Rosa Luersen Cararo. Relatório de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

88.
Fagundes, Luiz André. Relatório de prática de estágio em Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

89.
Razzia, Karine. Relatório de práticas de ensino e estágio supervisionado em Língua portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.

90.
Longhi, Daniela Isana. Uma proposta da prática reflexiva ao ensino de Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Contestado. Orientador: Katia Cristina Schuhmann Zilio.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ZILIO, K. C. S.. A análise linguística aliada à produção textual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ZILIO, K. C. S.. Análise Discursiva do Processo de Pesquisa/ Busca: As Tics nas Escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ZILIO, K. C. S.. Contação de História em Língua de Sinais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ZILIO, K. C. S.; ZILIO, K. C. S. . Formação de Estratégias e Procedimentos para Aprender e Ensinar. 2011. .



Outras informações relevantes


Desenvolve projetos na área de Literatura e produção textual em escolas da rede pública.É incentivadora de atividades de leitura nas redes pública e particular de ensino.Participa na qualidade de docente de cursos de formação na área de Língua Portuguesa no município e região.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 14:46:57