Daniele Aparecida Matoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5146110299023355
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Doutorou-se em Genética pela Universidade Federal do Paraná de onde saiu para realizar seu Pós Doutoramento pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Fez graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos. É professora na Universidade Federal do Amazonas onde ministra as disciplinas de Marcadores Moleculares, Biologia Molecular, Evolução e Genética. Orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do INPA. Coordena o Laboratório de Biotecnologia e Citogenômica Animal da Universidade Federal do Amazonas. É Coordenadora do Curso de Graduação em Biotecnologia da UFAM desde 2016. Foi eleita membro temporário da Academia Brasileira de Ciências entre 2012 e 2016. Desenvolve suas pesquisas na interface entre citogenômica, biologia molecular e transcriptômica, desvendando a variação genética de organismos aquáticos tropicais. Investiga a adaptação desses organismos frente à desafios ambientais caracterizando os processos de evolução cromossômica e molecular subjacentes às esses estressores. http://orcid.org/0000-0001-7346-6352. http://www.researcherid.com/rid/D-7520-2016 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniele Aparecida Matoso
Nome em citações bibliográficas
MATOSO, D. A.;MATOSO, D

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Cíências Biológicas.
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, nº 3000 Setor Sul Bloco 2 ICB
Coroado
69077000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 982228896


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Genética.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Contribuição a Conservação Genética do Peixe surubim (Teleostei Steindachneridion), Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Roberto Ferreira Artoni.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: RAPD; Marcadores moleculares; Marcadores Citogenéticos; Citogenética de Peixes; DNA mitocondrial; Pimelodidae.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal / Especialidade: Genética da conservação.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Atividades dos Serviços Relacionados Com Estas Atividades.
2000 - 2002
Mestrado em Genética e Evolução.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Análise da diversidade genética e estrutura populacional em Astyanax sp do Parque Estadual de Vila Velha e cabeceira do alto rio Tibagi,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Pedro Manoel Galetti Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: diversidade e estrutura genética; Astyanax sp; Parque Estadual de Vila Velha e rio Tibagi; Marcadores moleculares.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1995 - 1998
Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Trapoeraba: identificação botânica.
Orientador: Dalva Cassie Rocha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2011
Pós-Doutorado.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Linha de Pesquisa - Epigenética

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Biotecnologia, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Linha de Pesquisa - Transcriptômica

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas Graduação IBB616 - Genética para o Biotecnólogo IBB269- Biologia molecular IBB068- Desenvolvimento de Marcadores Moleculares Pós -graduação Marcadores moleculares Seminários Biologia Molecular

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Linha de Pesquisa - Citogenômica, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Linha de Pesquisa - Biologia molecular


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho do PPGCBEV

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professora na Pós Graduação, Enquadramento Funcional: professora na pós graduação
Outras informações
Ministrante das disciplinas Comunicação Científica - PPGCBEv Metodologia da Pesquisa Científica - BADPI Citogenética - PPGCBEv Colaboradora na disciplina Genética Molecular

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista Pós Doutorado Júnior - CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de nível superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora colaboradora do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética, ministrante das disciplinas de Genética e Evolução Humana (Curso de Enfermagem), Genética Geral (Curso de Zootecnia), Citologia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) e Genética Geral (Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas)

Atividades

4/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Genética e Evolução Humana
Citologia
Genética Geral

Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, CESCAGE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor de nível Superior, Enquadramento Funcional: Professor de nível supérior, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Genética Humana no Curso de Enfermagem

Atividades

02/2004 - 02/2006
Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Genética e Evolução Humana


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E MOLECULAR DE PARASITOS DO ACARÁ-DISCO Symphysodon discus HECKEL, 1840 E DO CARDINAL TETRA Paracheirodon axelrodi SCHULTZ, 1956, EXPORTADOS DO MÉDIO RIO NEGRO, AMAZONAS, BRASIL
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Coordenador / Fabrício Barros de Sousa - Integrante / Ana Lúcia Silva Gomes - Integrante.
2017 - Atual
CARACTERIZAÇÃO DO TRANSCRIPTOMA DO TAMBAQUI AMAZÔNICO (COLOSSOMA MACROPOMUM) DE CATIVEIRO EXPOSTO AO ANTIPARASITÁRIO TRICLORFON
Descrição: O Trichlorfon é um inseticida organofosforado que, além de ser usado na agricultura para controle de pragas, é utilizado também na piscicultura para o controle de parasitas nos peixes. Vários estudos realizados com esse composto mostram que, ao ser serem expostos, os peixes podem ter seu metabolismo afetado de uma forma negativa. Esse composto afeta os peixes, principalmente, na atividade da enzima acetilcolinesterase, o que pode acarretar danos ao organismo, fazendo com que as fibras musculares fiquem em constante estado de contração. Como resultado disso, o peixe banhado com Trichlorfon pode apresentar corpo deformado, pode perder o equilíbrio e a habilidade natatória, e apresentar dificuldades para encontrar alimento e evitar predadores. Vários estudos também apontam que esse composto pode estar sendo bioacumulado no músculo desses peixes expostos. Sendo um dos peixes mais consumidos e um dos que mais apresentam um acelerado crescimento de produção em piscicultura, o tambaqui (Colossoma macropomum) se mostra um modelo experimental muito promissor, uma vez que a maioria das pisciculturas responsáveis por sua produção utilizam o Trichlorfon como meio de manter o controle de parasitas, como é o caso de algumas fazendas de produção localizadas nos arredores da cidade de Manaus-AM. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a técnica de RNA-seq para a análise do transcriptoma de tambaquis tratados com o inseticida Trichlorfon para avaliar os genes que possuem sua expressão alterada nesses animais e validar esses genes, a fim de que possam ser sugeridos para o seu uso como bioindicador de contaminação ambiental e do organismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Coordenador / Roberto Ferreira Artoni - Integrante / Hallana Cristina Menezes da Silva - Integrante.
2017 - Atual
Mapeamento cromossômico de elementos retrotransponíveis Rex1, Rex3, Rex6 e detecção da heterocromatina em espécimes de Tambaqui Colossoma macropomum (Characiformes, Serrasalmidae) expostos ao antiparasitário Triclorfon
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Coordenador / Eliane Feldberg - Integrante / Maria dos Santos Costa - Integrante.
2017 - Atual
Abordagem Integrativa para análise dos efeitos do antiparasitário Triclorfon em espécimes cultivados de tambaqui (Colossoma macropomum)
Descrição: O Triclorfon é um inseticida organofosforado que, além de ser usado na agricultura para controle de pragas, é utilizado também na piscicultura para o controle de parasitas nos peixes. Vários estudos realizados com esse composto mostram que, ao serem expostos, os peixes podem ter seu metabolismo afetado de uma forma negativa. Como resultado, o peixe banhado com Triclorfon pode apresentar corpo deformado, perda do equilíbrio e da habilidade natatória, dificuldades para encontrar alimento e evitar predadores. Vários estudos apontam que esse composto pode estar sendo bioacumulado no músculo dos animais expostos e por isso podem afetar indiretamente o consumidor final. Além disso, a piscicultura tem enfrentado constantes perdas econômicas em função de doenças, porém poucos estudos com fins terapêuticos para as principais patogenias associadas a peixes têm sido postos em prática. O fato dos produtores tentarem controlar o problema das parasitoses sem base científica adequada, além de muitas vezes não solucionar o problema, pode levar a produção de alimento não seguro a saúde humana. O tambaqui (Colossoma macropomum) sendo um dos peixes mais consumidos pela população regional e ribeirinhos é também um dos que apresentam acelerado crescimento de produção em piscicultura. Por isso essa espécie mostra-se um modelo experimental muito promissor, uma vez que a maioria das pisciculturas responsáveis pela produção do tambaqui de cativeiro utiliza o Triclorfon como meio de manter o controle de parasitas. A presente investigação objetiva utilizar uma abordagem de caráter integrativo cuja meta principal é levantar informações que subsidiem a correta tomada de decisão quanto ao controle e manejo de parasitas, através do uso controlado do composto organofosforado e seus efeitos sobre o genoma, a fisiologia e a bioquímica do peixe. As informações aqui levantadas servirão de subsídios para a elaboração de estratégias de conservação e medidas sanitárias que viabilizem o uso sustentável e seguro desse importante recurso pesqueiro da região Norte do país. A atual proposta de trabalho visa conciliar o uso sustentável de um recurso natural amazônico, assegurando qualidade e segurança na produção aquícola e conservação biológica por evitar a sobrepesca de estoques selvagens na natureza. O projeto objetiva também o incremento da produção por mitigar os danos causados por agentes parasitológicos que ocasionam grande mortandade de peixes em viveiros de criação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Coordenador / Leila Braga Ribeiro - Integrante / Roberto Ferreira Artoni - Integrante / Eliane Feldberg - Integrante / Hallana Cristina Menezes da Silva - Integrante / wallice Luiz Paxiuba Duncan - Integrante / Ana Lúcia Silva-Gomes - Integrante / Sandro de Varga Schons - Integrante / Maria dos Santos Costa - Integrante / Ana Paula Costa - Integrante / Pedro Vinicius Rodrigues Nunes - Integrante / Teresa Cristina Almeida Cabral - Integrante / Maria Mirtes de Lima Pinheiro - Integrante.
2014 - Atual
ANÁLISE FILOGENÉTICA DA FAMÍLIA ASPREDINIDAE (OSTARIOPHYSI, SILURIFORMES) POR MEIO DE MARCADORES CITOGENÉTICOS E MOLECULARES
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Integrante / Eliana Feldberg - Coordenador / Milena Ferreira - Integrante / Caroline Garcia - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2015
Mapeamento Cromossômico e Expressão Gênica dos Elementos Retrotransponíveis Rex 1, 3 e 6 em Colossoma macropomum expostos ao Cobre (Cu++)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Evolução e diversificação cromossômica no gênero Ancistrus (Siluriformes, Loricariidae, Ancistrini) através da caracterização e mapeamento de DNA repetitivo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Coordenador / Roberto Ferreira Artoni - Integrante / Maelin da Silva - Integrante / Eliana Feldberg - Integrante / Ramon Marin Favarato - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2014
Variabilidade genética de duas gerações de tambaqui (Colossoma macropomum), provenientes de um estoque cultivado, analisadas por marcadores microssatélites
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Coordenador / Doriane Picanço Rodrigues - Integrante / Paulo Cesar de Sena Costa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2015
Expressão Gênica da Metalotioneína em Brycon amazonicus submetidos a estresse por exposição aguda ao cobre
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Adaptação de peixes a mudanças ambientais por meio da identificação de marcadores moleculares em espécies adaptadas a diferentes regimes climáticos, a diferentes ambientes e submetidas à fragmentação recente no ambiente natural
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Integrante / Adalberto Luis Val - Integrante / Vera Maria F. de Almeida e Val - Coordenador / Maria de Nazaré Paula da Silva - Integrante / Nayara Souza Castro - Integrante / Carlos Henrique dos Santos dos Anjos - Integrante / Carolina Fernandes Silva de Souza - Integrante / Maria Manuela Gomes Coelho de Noronha Trancoso - Integrante / Sérgio Ricardo Nozawa - Integrante / Tiago Filipe Salgueiro Jesus - Integrante / Maria Angela Inacio - Integrante / RAMON BARROS BAPTISTA - Integrante / DAIANI KOCHHANN - Integrante / PRISCILA ROBERTA M. NASCIMENTO - Integrante.
2010 - 2013
Mapeamento Físico Cromossômico de Elementos repetitivos em Colossoma macropomum (Characiformes, Serrasalmidae) associado à piscicultura
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Integrante / Leila Braga Ribeiro - Integrante / Américo Moraes Neto - Integrante / Artoni, Roberto Ferreira - Integrante / Eliana Feldberg - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2009 - 2012
ADAPTA - CENTRO DE ESTUDOS DA BIOTA AQUÁTICA DA AMAZÔNIA
Descrição: A expressiva diversidade biológica existente na Amazônia tem sido exaustivamente documentada e, ao que tudo indica, estamos muito longe de ter números definitivos para a sua dimensão. Talvez, nunca venhamos a tê‐los, particularmente para algumas áreas vulneráveis, onde estão ocorrendo mudanças ambientais muito rápidas. Essa diversidade ocupa um conjunto de habitats igualmente diverso que se espalha por todo o norte da América do Sul. São plantas, mamíferos, aves, peixes, insetos e microrganismos que ao longo do processo evolutivo desenvolveram capacidades excepcionais para interagir, reduzir e até se favorecer dos efeitos das condições naturais extremas dos ambientes em que vivem. Esses ambientes são dinâmicos, com mudanças que ocorrerem diariamente, entre as quais as variações na disponibilidade de oxigênio dissolvido, e anualmente, como os pulsos de cheia e vazante. Essas variações envolvem diferentes tipos de água, como as águas pretas do Rio Negro e as águas brancas do rio Solimões; aquelas possuindo quantidades muito baixas de sais, com alta quantidade de carbono orgânico dissolvido e pH extremamente ácido, estas com uma alta quantidade de material em suspensão e pH próximo ao neutro. Em contraste com a expressiva diversidade biológica, a habilidade adaptativa descrita até aqui para poucas espécies e situações ambientais revela que há vários mecanismos similares, compartilhados por organismos de diferentes grupos. São convergências adaptativas a variações naturais do ambiente amazônico. Esses mecanismos adaptativos são extremamente úteis para estabelecer ações para conservação ambiental, para subsidiar processos decisórios acerca de intervenções ambientais e produzir produtos e processos para a melhoria da qualidade de vida do homem da Amazônia. Entre os exemplos interessantes estão a capacidade de detectar o início da enchente por várias espécies de plantas e insetos, a capacidade de diversas espécies de peixes em ajustar seus met.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
EFEITO DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS SOBRE PEIXES DA AMAZÔNIA: Estudo da Proteína Desacopladora UCP2
Descrição: Os padrões de distribuição de espécies no mundo refletem gradientes de temperatura que podem ocorrer tanto no ambiente terrestre como no aquático. Tais gradientes podem ocorrer espacial ou temporalmente influenciando a composição de um bioma como um todo bem como possíveis mudanças que nele ocorram. Alguns animais aquáticos mostram migrações verticais diurnas típicas da variação térmica durante o dia e ainda ?escolhem? um período de alimentação mais favorável ao seu metabolismo. O efeito da temperatura sobre as espécies é, em geral, universal. Entretanto, a intensidade dos mesmos pode variar de acordo com o regime térmico ao qual o organismo está adaptado. Basicamente, a temperatura afeta todos os aspectos da fisiologia de um organismo e, consequentemente, impõe limites restritos nos quais a vida pode ocorrer.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Estudo Citogenético em algumas espécies de Alticinae (Coleptera, Crhysomelidae): sistema de determinação sexual, heterocromatina e localização das regiões organizadoras de nucléolo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniele Aparecida Matoso - Integrante / Marcelo Ricardo Vicari - Integrante / Mara Cristina de Almeida - Coordenador / Roberto Ferreira Artoni - Integrante / Leonardo Gusso - Integrante / Carlos Campaner - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Reviews in Fish Biology and Fisheries
2013 - Atual
Periódico: Revista Ceres
2014 - Atual
Periódico: Conservation Genetics
2016 - Atual
Periódico: Zebrafish (Larchmont, NY)
2016 - Atual
Periódico: Scientia Amazonica
2017 - Atual
Periódico: Frontiers in Genetics


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Citogenômica.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética molecular e aqüicultura.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética da conservação.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Epigenética.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Paraninfa da turma de Formandos em Biotecnologia de 2016, Universidade Federal do Amazonas.
2015
Menção honrosa ao trabalho de Iniciação Científica 2015, Universidade Federal do Amazonas.
2014
Professora Homenageada dos Formandos em Biotecnologia de 2014, Universidade Federal do Amazonas.
2013
Paraninfa da turma de Formandos em Biotecnologia de 2013, Universidade Federal do Amazonas.
2012
Prêmio Professor Abraham Moysés Cohen pelo melhor trabalho de iniciação científica da área de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Amazonas.
2011
Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências de 2012-2016, Academia Brasileira de Ciências.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Ribeiro, L. B.2017Ribeiro, L. B. ; MORAES NETO, A. ; ARTONI, R. F. ; MATOSO, D. A. ; FELDBERG, E. . Chromosomal Mapping of Repetitive Sequences ( Rex3 , Rex6 , and rDNA Genes) in Hybrids Between Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) and Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887). Zebrafish (Larchmont, NY), p. 00-000, 2017.

2.
SILVA, H. C. M.2017SILVA, H. C. M. ; MARTINS-JUNIOR, M. M. C. ; RIBEIRO, Leila Braga ; MATOSO, D. A. . Fluorescence Image Analyzer - FLIMA: software for quantitative analysis of fluorescence in situ hybridization. GENETICS AND MOLECULAR RESEARCH, v. 16, p. 1-4, 2017.

3.
FERREIRA, M.2017FERREIRA, M. ; GARCIA, C. ; MATOSO, D. A. ; JESUS, I. S. ; CIOFFI, M. ; BERTOLLO, L. A. C. ; ZUANON, J. A. S. ; FELDBERG, ELIANA . The Bunocephalus coracoideus Species Complex (Siluriformes, Aspredinidae). Signs of a Speciation Process through Chromosomal, Genetic and Ecological Diversity. Frontiers in Genetics, v. 8, p. 1-01, 2017.

4.
FAVARATO, R. M.2016FAVARATO, R. M. ; SILVA, M. ; OLIVEIRA, R. ; Artoni, Roberto Ferreira ; FELDBERG, E. ; MATOSO, D. A. . Cytogenetic Diversity and the Evolutionary Dynamics of rDNA Genes and Telomeric Sequences in the Genus (Loricariidae: Ancistrini). Zebrafish (Larchmont, NY), v. 13, p. 1-111, 2016.

5.
COSTA, P. C. S.2016COSTA, P. C. S. ; RODRIGUES, D. P. ; MATOSO, D. A. . Monitoring of genetic variability in Colossoma macropomum by using microsatellite markers. Academia Journal of Biotechnology, v. 4, p. 269-275, 2016.

6.
FERREIRA, M.2016FERREIRA, M. ; GARCIA, C. ; MATOSO, D. A. ; JESUS, I. S. ; FELDBERG, E. . A new multiple sex chromosome system X1X1X2X2/X1Y1X2Y2 in Siluriformes: cytogenetic characterization of Bunocephalus coracoideus (Aspredinidae). Genetica ('s-Gravenhage), v. 144, p. 591-599, 2016.

7.
Cortinhas, M. C. S.2016Cortinhas, M. C. S. ; Kersanach, R. ; PROIETTI, M. ; DUMONT, F. C. ; D?INCAO, F. ; LACERDA, A. L. ; PRATA, P. S. ; MATOSO, D. A. ; Noleto, R. B. ; Ramsdorf, W. ; BONI, T. A. ; Prioli, A. J. ; CESTARI, M. M. . Genetic structuring among silverside fish (Atherinella brasiliensis) populations from different Brazilian regions. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print), v. 178, p. 148-157, 2016.

8.
FAVARATO, R. M.2016FAVARATO, R. M. ; Ribeiro, L. B. ; FELDBERG, E. ; MATOSO, D. A. . Chromosomal mapping of transposable elements of the Rex family in the bristlenose catfish, Ancistrus (Siluriformes, Loricariidae), from the Amazonian region.. Journal of Heredity, p. esw084-8, 2016.

9.
Ribeiro, L. B.2014Ribeiro, L. B. ; MATOSO, D. A. ; FELDBERG, E. . Chromosome mapping of repetitive sequences in four serrasalmidae species (Serrasalmidae, Characiformes). GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 37, p. 46-53, 2014.

10.
SILVA, M.2014SILVA, M. ; RIBEIRO, E. D. ; MATOSO, D. A. ; SOUSA, L. M. ; HRBEK, T. ; PY-DANIEL, L. R. ; FELDBERG, E. . Chromosomal polymorphism in two species of Hypancistrus (Siluriformes: Loricariidae): an integrative approach for understanding their biodiversity. Genetica (Dordrecht. Online), v. 142, p. 127-139, 2014.

11.
DA SILVA, MAELIN2014DA SILVA, MAELIN ; MATOSO, D. A. ; ARTONI, R. F. ; FELDBERG, ELIANA . New Approach Data in Electric Fish (Teleostei: Gymnotus ): Sex Chromosome Evolution and Repetitive DNA. Zebrafish (Larchmont, NY), v. 11, p. 528-535, 2014.

12.
MATOSO, D. A.2013MATOSO, D. A.; SILVA, M. ; ARTONI, R. F. ; Torres, R. A. . Molecular taxonomy and evolutionary hypothesis concerning Astyanax fasciatus (Characiformes, Characidae) from Vila Velha State Park and Tibagi and Iguaçu Rivers. Genetics and Molecular Research, v. 12, p. 631-638, 2013.

13.
CLÍMACO, G. T.2013CLÍMACO, G. T. ; ANJOS, C. H. S. ; NASCIMENTO, P.R.M. ; SILVA, M. N. P. ; MATOSO, D. A. ; ALMEIDA VAL, V. M. F. . Permanent Genetic Resources added to Molecular Ecology. Molecular Ecology Resources (Online), v. 13, p. 341-343, 2013.

14.
MORAES NETO, A.2011MORAES NETO, A. ; SILVA, M. ; MATOSO, D. A. ; ALMEIDA, M. C. ; VICARI, M. R. ; COLLARES-PEREIRA, M. J. ; ARTONI, R. F. . Karyotype variability in neotropical catfishes of the Pimelodidae family (Teleostei:Siluriformes). Neotropical Ichthyology (Impresso), v. 9, p. 97-105, 2011.

15.
SILVA, M.2011SILVA, M. ; MATOSO, D. A. ; LUDWIG, L. A.M. ; GOMES, E. ; ALMEIDA, M. C. ; VICARI, M. R. ; ARTONI, R. F. . Natural triploidy in Rhamdia quelen identified by cytogenetic monitoring in Iguaçu basin, southern Brazil.. Environmental Biology of Fishes, v. 91, p. 361-366, 2011.

16.
MATOSO, D. A.2011 MATOSO, D. A.; ALMEIDA VAL, V. M. F. ; SILVA, M. ; MORAES NETO, A. ; ALMEIDA, M. C. ; VICARI, M. R. ; MOREIRA FILHO, O. ; ARTONI, R. F. . Chromosomal polymorphism in Steindachneridion melanodermatum Garavello, 2005 (Siluriformes, Pimelodidae) - a reappraisal the existence of sex chromosomal system in the species. Reviews in Fish Biology and Fisheries, v. 21, p. 497-508, 2011.

17.
SILVA, M.2011SILVA, M. ; MATOSO, D ; VICARI, M. R. ; ALMEIDA, M. C. ; MARGARIDO, V. P. ; ARTONI, R. F. . Physical mapping of 5S rDNA in two species of knifefishes: Gymnotus pantanal and Gymnotus paraguensis (Gymnotiformes). Cytogenetic and Genome Research (Printed ed.), v. 1, p. 1-1, 2011.

18.
Silva, Maelin2011Silva, Maelin ; MATOSO, D. A. ; Marcelo Ricardo Vicari ; ALMEIDA, Mara Cristina ; Margarido, Vladimir Pavan ; ARTONI, Roberto Ferreira . Repetitive DNA and Meiotic Behavior of Sex Chromosomes in Gymnotus pantanal (Gymnotiformes, Gymnotidae). Cytogenetic and Genome Research (Printed ed.), v. 135, p. 143-149, 2011.

19.
MATOSO, D. A.;MATOSO, D2011MATOSO, D. A.; SILVA, M. ; CORTINHAS, MARIA CRISTINA DA SILVA ; Cestari, M.M. ; ALMEIDA, Mara Cristina de ; Vicari, Marcelo Ricardo ; ARTONI, R. F. . Two genetic stocks of Steindachneridion melanodermatum living in sympatry in nature and genetic variability of wild parents and F1 generation. Genetics and Molecular Research, v. 10, p. 2606-2612, 2011.

20.
MATOSO, D. A.;MATOSO, D2010MATOSO, D. A.; MARTINS, C. ; ARTONI, R. F. ; GALETTI JUNIOR, P. M. . Preliminary qualitative analysis on mtDNA in populations of fish Astyanax fasciatus. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 53, p. 663-667, 2010.

21.
Cortinhas, M. C. S.2010Cortinhas, M. C. S. ; GLIENKE, C. ; Prioli, A. J. ; Noleto, R. B. ; MATOSO, D. A. ; CESTARI, M. M. . A prime inference on genetic diversity (RAPDs) in the marine fish Atherinella brasiliensis (Teleostei, Atherinopsidae) from Southern Brazil. Acta Zoologica (Stockholm), v. 91, p. 242-248, 2010.

22.
ARTONI, R. F.2008ARTONI, R. F. ; GROSS, M ; SCHNEIDER, C ; VICARI, M ; DEALMEIDA, M ; MATOSO, D. A. . Epifluorescence and light microscopy evidencing structural and functional polymorphism of ribosomal DNA in fish (Teleostei: Astyanax fasciatus). Micron (Oxford), v. 39, p. 1156-1159, 2008.

23.
Ribeiro, L. B.2008Ribeiro, L. B. ; MATOSO, D. A. ; ALMEIDA, M. C. ; VICARI, M. R. ; MORAES NETO, A. ; SVIDINICKI, M. C. C. M. ; ARTONI, R. F. . Karyotypic variability in Iheringichthys labrosus (Teleostei, Pimelodidae) from the Tibagi River basin (Paraná State, Brazil). Genetics and Molecular Research, v. 7, p. 718-724, 2008.

24.
Matoso, Daniele Aparecida2004Matoso, Daniele Aparecida ; Artoni, Roberto Ferreira ; Galetti Jr, Pedro Manoel ; MATOSO, D. A. . Genetic Diversity of the Small Characid Fish Astyanax sp., and its Significance for Conservation. Hydrobiologia (The Hague), Netherlands, v. 527, p. 223-225, 2004.

25.
MATOSO, D. A.;MATOSO, D2004MATOSO, D. A.; Torres, R. A. ; ARTONI, R. F. . Genética de Peixes Neotropicais II. Biologia Molecular de Peixes Neotropicais. Publicatio UEPG, Ponta Grossa, v. 10, n.2, p. 27-37, 2004.

26.
MATOSO, D. A.;MATOSO, D2002MATOSO, D. A.; VICARI, M. R. ; ALMEIDA, M. C. ; SHIBATTA, O. A. ; MOREIRA FILHO, O. ; BERTOLLO, L. A. C. ; ARTONI, R. F. . Karyotypic Studies in the Characidae Fish, Genus Astyanax. An Endemic and Highly Isolated Population of Astyanax sp.. Cytologia, Japão, v. 67, p. 123-128, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, H. C. M. ; BARROS, R. B. ; VAL, A. L. ; ALMEIDA VAL, V. M. F. ; MATOSO, D. A. . Análise de Expressão da Metalotioneína em Brycon amazonicus sob Estresse por Exposição ao Cobre. In: II Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia, 2012, Londrina. II Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia, 2012.

2.
MATOSO, D. A.; MORAES NETO, A. ; SVIDINICKI, M. C. C. M. ; PISTUNE, H. F. M. ; VICARI, M. R. ; ALMEIDA, M. C. ; CESTARI, M. M. ; ARTONI, R. F. . Inferência filogeográfica por sequenciamento da região D-loop do mtDNA corrobora endemismo do gênero Steindachneridion.. In: III Simpósio de Genética, Ecologia e Evolução e II Worshop de Pós Graduação, 2007, Guarapuava. III Simpósio de Genética, Ecologia e Evolução e II Worshop de Pós Graduação, 2007.

3.
MORAES NETO, A. ; SVIDINICKI, M. C. C. M. ; MATOSO, D. A. ; VICARI, M. R. ; ALMEIDA, M. C. ; CESTARI, M. M. ; ARTONI, R. F. . Análise citogenética do peixe surubim Steindachneridion melanodermatum Garavello, 2005: uma nova espécie de bagre endêmica ao rio Iguaçu.. In: III Simpósio de Genética, Ecologia e Evolução e II Worshop de Pós Graduação, 2007, Guarapuava. III Simpósio de Genética, Ecologia e Evolução e II Worshop de Pós Graduação, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, M. ; CAMPOS, A. S. ; GARCIA, C. ; MATOSO, D. A. ; Feldberg, E. . 'Um novo sistema múltiplo de cromossomos sexuais X1X1X2X2/X1Y1X2Y2 em Siluriformes: caracterização citogenética de Bunocephalus coracoideus (Aspredinidae)'. In: XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2016, São Carlos. XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2016. v. 0. p. 0.

2.
SILVA, H. C. M. ; MARTINS JUNIOR, M. M. C. ; Ribeiro, L. B. ; MATOSO, D. A. . 'Fluorescence Image Analyzer ? FLIMA: Software para análise quantitativa da Hibridização in situ por Fluorescência (FISH)'. In: XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2016, São Carlos. XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2016. v. 00.

3.
CORTINHAS, M. C. S. ; Kersanach, R. ; PROIETTI, M. ; DUMONT, F. C. ; D?INCAO, F. ; LACERDA, A. L. ; PRATA, P. S. ; MATOSO, D. A. ; Noleto, R. B. ; Ramsdorf, W. ; BONI, T. A. ; Prioli, A. J. ; CESTARI, M. M. . ALTA ESTRUTURAÇÃO POPULACIONAL REGIONAL DE Atherinella brasiliensis DA COSTA BRASILEIRA. In: XVI Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2015, Cuiabá. XVI Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2015.

4.
SILVA, M. ; RIBEIRO, E. D. ; MATOSO, D. A. ; FELDBERG, E. . Abordagem Integrativa para a identificação de espécies Amazônicas do gênero Hypancistrus. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. Pôster no XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.

5.
MATOSO, D. A.; VAL, A. L. ; ALMEIDA VAL, V. M. F. . Análise de sequências e expressão gênica da UCP2 (Uncoupling Protein 2) em preixes da região Amazônica. In: IV Workshop INCT ADAPTA, 2012, Manaus. IV Workshop INCT ADAPTA, 2012.

6.
SILVA, M. ; MATOSO, D. A. ; ARTONI, R. F. ; FELDBERG, E. . Diversity chromosomal suggests the occurrence of cryptical species in the genus Gymnotus. In: 58º Congressso Brasileiro de Genética, 2012, Foz do Iguaçu. Genética e Sustentabilidade. Riberão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2012.

7.
SILVA, H. C. M. ; BARROS, R. B. ; ALMEIDA VAL, V. M. F. ; MATOSO, D. A. . Gene sequencing of the uncoupling protein 2 (UCP2) in Brycon amazonicus. In: 58º Congresso Brasileiro de Genética, 2012, Foz do Iguaçu. Genética e Sustentabilidade. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2012.

8.
Ribeiro, L. B. ; HONCZARYK, A. ; MATOSO, D. A. ; FELDBERG, E. . Mapeamento Físico Cromossômico Associado à Pscicultura de Tambaqui. In: IV Workshop ADAPTA, 2012, Manaus. Resumos do IV Workshop INCT ADAPTA, 2012.

9.
CASTRO, N. S. ; GHELFI, A. ; MATOSO, D. A. ; ALMEIDA VAL, V. M. F. . CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE REGIÕES CODIFICANTES E NÃO CODIFICANTES DO LOCUS DE LDH-A E FILOGENIA EM ESPÉCIES DE PEIXES AMAZÔNICOS. In: 56ª CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA: REVISITANDO O CONCEITO DE GENE UM NOVO OLHAR NA BASE DA GENÉTICA, 2010, GUARUJÁ. REVISITANDO O CONCEITO DE GENE UM NOVO OLHAR NA BASE DA GENÉTICA. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2010.

10.
SILVA, M. ; MATOSO, D. A. ; VICARI, M. R. ; ALMEIDA, M. C. ; ARTONI, R. F. . Isolamento de DNA repetitivo por microdissecção cromossômica, digestão enzimática por AluI e Cot1 em Steindacheridion melanodermatum (Teleostei: Siluriformes). In: 61 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2009, Manaus. 61 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Resumos, 2009.

11.
DA SILVA CORTINHAS, M. C. ; MATOSO, D ; Noleto, R. B. ; Ramsdorf, W. ; BONI, T. A. ; Prioli, A. J. ; CESTARI, M. M. . ANÁLISE DA DIVERSIDADE POPULACIONAL DE Atherinella brasiliensis DA COSTA BRASILEIRA ATRAVÉS DA REGIÃO D-LOOP DO DNA MITOCONDRIAL. In: XIII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2009, Ponta Grossa. XIII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2009.

12.
ALMEIDA, M. C. ; GOLL, L. G. ; ARTONI, R. F. ; VICARI, M. R. ; VICARI, V. N. ; MATOSO, D. A. . Obtenção de sequência de rDNA 18S em Omophoita octoguttata (Coleoptera, Alticinae), sequenciamento, localização in situ e inferências evolutivas. In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia. Resumos do 55º Congresso Brasileiro de Genética. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2009. p. 337-337.

13.
Cortinhas, M. C. S. ; Ramsdorf, W. ; MATOSO, D. A. ; Glienke, C. ; Prioli, A. J. ; CESTARI, M. M. . Estudo da Diversidade Genética de Atherinella brasiliensis (Atheriniformes, Atherinopsidae) baseado em marcadores de RAPD de sete diferentes localidades da costa brasileira. In: XII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2008, Uberlândia. XII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2008.

14.
MORAES NETO, A. ; SILVA, M. ; MATOSO, D. A. ; CESTARI, M. M. ; ALMEIDA, M. C. ; VICARI, M. R. ; COLLARES-PEREIRA, M. J. ; ARTONI, R. F. . Caracterização citogenética de Steindachneridion melanodermatum, Pseudoplatystoma fasciatum, Pimelodus ortmanii e Sorubim lima. In: XII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2008, Uberlândia. XII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2008.

15.
MATOSO, D. A.; SILVA, M. ; MORAES NETO, A. ; VICARI, M. R. ; ALMEIDA, M. C. ; ARTONI, R. F. . Citogenética clássica e molecular da espécie Steindachneridion melanodermatum (Siluriformes, Pimelodidae), um grande bagre endêmico do Iguaçu. In: XII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2008, Uberlândia. XII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2008.

16.
MORAES NETO, A. ; MATOSO, D. A. ; SILVA, M. ; CESTARI, M. M. ; ALMEIDA, M. C. ; VICARI, M. R. ; ARTONI, R. F. . POLIMORFISMO CROMOSSÔMICO EM Steindachneridion melanodermatum (SILURIFORMES, PIMELODIDAE).. In: IX Encontro Paranaense de Genética, 2008, Curitiba. IX Encontro Paranaense de Genética, 2008.

17.
MATOSO, D. A.; ARTONI, R. F. ; MARTINS, C. ; GALETTI JUNIOR, P. M. . Diversidade Genética e Estrutura Populacional de uma espécie de Peixe (Astyanax sp) do Parque Estadual de Vila Velha, inferida através de RAPD. In: 48º Congresso Nacional de Genética, 2002, Águas de Lindóia. A Genética na Inclusão Social. Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2002.

18.
MATOSO, D. A.; MARTINS, C. ; ARTONI, R. F. ; GALETTI JUNIOR, P. M. . Estrutura Populacional de Astyanax do Parque Estadual de Vila Velha e alto rio Tibagi, acessada através de RFLP da região D-Loop do DNA mitocondrial. In: 47º Congresso Nacional de Genética, 2001, Águas de Lindóia. A Genética no Século XXI - DESAFIOS. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2001.

19.
Andrioni, P.F. ; VICARI, M. R. ; MATOSO, D. A. ; Gross, M. C. ; ARTONI, R. F. . O cariótipo de uma espécie endêmica de lambaris: Astyanax cf. eigenmaniorum (Characidae).. In: IX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2000, Londrina. IX Encontro Anual de Iniciação Científica.. Londrina: Editora da UEL, 2000. v. 2. p. 35-36.

20.
ARTONI, R. F. ; VICARI, M. R. ; MATOSO, D. A. ; BERTOLLO, L. A. C. . Citogenética de Peixes do Gênero Triportheus. In: 45º Congresso Nacional de Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 1999. v. 22. p. 61-61.

21.
ARTONI, R. F. ; VICARI, M. R. ; MATOSO, D. A. ; BERTOLLO, L. A. C. . Dados Preliminares sobre o cariótipo de Astyanax cf. eigenmaniorum (Characidae). In: 45º Congresso Nacional de Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 1999. v. 22. p. 60-60.

22.
MATOSO, D. A.; ROCHA, D. C. . Identificação Botânica de Trapoerabas no Paraná (Commelinaceae R. Br.). In: XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998, Salvador. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 1998.

23.
MATOSO, D. A.; ROCHA, D. C. . Trapoerabas Identificação Botânica. In: VII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1998, Maringá. Anais do VII Encontro Anual de Iniciação Científica. Maringá: Editora da Universidade Estadual dePonta Grossa, 1998. p. 172-172.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOSO, D. A.. Identificação de Cromossomos sexuais em peixes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MATOSO, D. A.. Uso de Marcadores Moleculares e Citogenéticos em Aquicultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MATOSO, D. A.. O projeto ADAPTA, conhecendo os mecanismos de adaptação biota aquática da Amazônia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MATOSO, D. A.; ALMEIDA VAL, V. M. F. ; VAL, A. L. . Climate changes effects on the Amazon fish: study of Uncoupling Protein Two (UCP2) in Colossoma macropomum, Pterygoplichthys pardalis and Corydoras reticulatus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MATOSO, D. A.; MORAES NETO, A. ; SVIDINICKI, M. C. C. M. ; PISTUNE, H. F. ; VICARI, M. R. ; ALMEIDA, M. C. ; CESTARI, M. M. ; ARTONI, R. F. . INFERÊNCIA FILOGEOGRÁFICA POR SEQUENCIAMENTO DA REGIÃO D-LOOP DO mtDNA CORROBORA ENDEMISMO DO GÊNERO Steindachneridion. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MATOSO, D. A.; ROCHA, D. C. . Trapoerabas: Identificação Botânica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PENCKOWSKI, L. H. ; ROCHA, D. C. ; RODELLA, R. A. ; MATOSO, D. A. ; CHURKA, S. ; PODOLAN, M. J. . Guia Ilustrado de Identificação e Controle de Espécies de Trapoerabas. 2006.

2.
MATOSO, D. A.; ARTONI, R. F. . Variabilidade Genética em estoques populacionais do surubim (Steindachneridion scripta). Análise genômica com vistas a conservação da espécie e ao cultivo em piscicultura. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MATOSO, D. A.. Pesquisa no Parque Estadual de Vila Velha. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATOSO, D. A.. Uso de marcadores moleculares e citogenéticos na Aquicultura. 2011. (Palestra).

2.
SILVA, M. ; MATOSO, D. A. ; SCHEMBERGER, M. O. . Métodos de Análise utilizados no aconselhamento genético. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MATOSO, D. A.. Análise de sequências de DNA, uma abordagem prática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MATOSO, D. A.. Contribuição à Conservação Genética do peixe surubim (Teleostei: Steindachneiridion). 2007. (Relatório de pesquisa).

5.
MATOSO, D. A.. APLICANDO CONCEITOS E MODELOS ECOLÓGICOS EM POPULAÇÕES NATURAIS PARA ESTIMAR A DIVERSIDADE GENÉTICA. 2007. (Palestra).

6.
MATOSO, D. A.. Biologia Molecular Aplicada a Conservação. 2002. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de SARAH VENTURA CARVALHO. Análise genético-populacional de Brycon amazonicus (Spix & Agassiz, 1829) da bacia amazônica. 2017. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

2.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de JOSÉ FRANCISCO DE SOUSA E SOUZA. Citotaxonomia de Boulengerella (Characiformes: Ctenoluciidae) da região amazônica central. 2017. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

3.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Edika Sabrina Mitozo Tavares. Mapeamento cromossômico de elementos transponíveis em quatro espécies de ciclídeos neotropicais utilizando dados de sequenciamento de nova geração. 2016. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

4.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Bruna Soares. o papel das corredeiras e do clima no pleistoceno na diferenciação genéticacde Prochilodus nigricans (Agassiz, 1892). 2016. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

5.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Francijara Araújo da Silva. Mapeamento físico de sequências repetitivas de DNA em cromossomos mitóticos e micronúcleos de Hoplosternum littorale (Callichthyidae, Siluriformes) provenientes de ambientes antropizados e não antropizados de Manaus, AM. 2015. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Rômulo Celestino Souza. Soil warming alters extracellular enzyme activities at the Alpine treeline. 2014. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

7.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Andreza Batista Lopes. Interações agonísticas, indicadores de estresse e expressão diferencial do gene EGR1 do ciclídeio ornamental acará bandeira Pterophyllum scalare. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Aquicultura) - Universidade Nilton Lins - INPA.

8.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Ana Carolina Coelho. Citogenética comparativa de seis espécies de anuros de gênero Leptodactylus (Leptodactylidae) coletadas no estado do Amazonas, Brasil.. 2013. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

9.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Thais Lemos de Mattos. Abordagem citogenética clássica e molecular de sete espécies amazônicas de Hypsiboas (Lissamphibia, Anura, Hylidae). 2013. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

10.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Jennifer Gomes ferreira. Padrões genéticos em Spizaetus (Aves: Accipitridae): dinâmica populacional e delimitação de espécies. 2013. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

11.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Adriel Lira Cordeiro. Estimativa da variabilidade genética da piraíba negra Brachyplatystoma capapretum (Siluriformes: Pimelodidae), por meio de marcadores mitocondriais e microssatélites. 2013. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

12.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Emanuell Duarte Ribeiro. Diversidade molecular dos Ancistrinni (Loricariidae: Siluriformes) reofílicos da ecorregião Xingu-Tapajós. 2013. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

13.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Giselle Moura Guimarães Marques. Isolamento, caracterização de locos microssatélites e variabilidade genética em Anopheles albitarsis sensu lato (Diptera: Culicidae), de duas populações do Amazonas e uma de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

14.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Vivian Meireles Brandão Leite. Biomarcadores de contaminação ambiental em Pygocentrus nattereri, Colossoma macropomum e Pterygoplichthys pardalis: ferramentas para o biomonitoramento da área de influência do petróleo na Amazônia. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Urbana) - Universidade Nilton Lins.

15.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Heidi Luz Bonifácio. Citogenética Clássica e Molecular do Boto-vermelho Inia geoffrensis (Blainville, 1817). 2011. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

16.
MATOSO, D. A.; ZUANON, J. A. S.; REZENDE, C. F.. Participação em banca de Natália Dayane Moura Carvalho. Uso de marcadores citogenéticos clássicos e moleculares para a caracterização de Synbranchus spp. (Synbranchiformes) da Amazônia Central. 2011. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

17.
ALMEIDA VAL, V. M. F.; NOZAWA, M. F.; MATOSO, D. A.. Participação em banca de Carolina Fernandes Silva de Souza. Desenvolvimento e Caracterização de Marcadores Microssatélites para Astronotus crassipinis (Heckel, 1840) a partir de Biblioteca Genômica Enriquecida. 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia Urbana) - Universidade Nilton Lins.

18.
ARTONI, R. F.; ZAWADSKI, C.; MATOSO, D. A.. Participação em banca de Américo Moraes-Neto. Investigação da variabilidade genética em bagres de interesse comercial e para a conservação. 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia Evolutiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Teses de doutorado
1.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de EDUARDO SCHMIDT ELER. Estudos citogenéticos evolutivos em roedores da família Echimyidae (Mammalia:Rodentia), com ênfase no gênero Proechimys.. 2017. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

2.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de LUCAS CAETANO DE BARROS. Isolamento, caracterização e mapeamento cromossômico de elementos repetitivos em espécies da família Anostomidae (Ostariophysi ? Characiformes): Análise comparativa em diferentes tipos de águas amazônicas. 2017. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

3.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de DIANA VIEIRA BRITO. Investigação das vias de determinação do sexo e da casta na abelha sem ferrão Melipona interrupta (Hymenoptera: Apidae).. 2017. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

4.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Carlos Henrique Schneider. Mapeamento cromossômico comparativo de ciclídeos amazônicos utilizando sequências repetitivas de DNA. 2013. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

5.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Maria Leandra Terêncio. Mapeamento físico e cromossômico de elementos repetitivos em Semaprochilodus spp. (Characiformes, Prochilodontidae): estudo comparativo em diferentes tipos deáguas amazônicas.. 2013. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

6.
Sampaio, I; Sacarpassa, V; Carvalho-Zilse, G. A.; GUSMÃO, E.; MATOSO, D. A.. Participação em banca de Carlos Henrique dos Anjos dos Santos. Manejo reprodutivo e Conservação genética do peixe Neotropical Arapaima gigas (Schinz 1822) Osteoglossídeo: Acanthopterigii da Bacia Amazônica. 2011. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Qualificações de Doutorado
1.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Caroline Pereira de Campos. Variabilidade genética do tucunaré Ciclha temensis (Humboldt, 1833) da bacia do rio Negro, Brazil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Pesqueiras Nos Trópicos) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Eduardo Schmidt Eler. Novos registros cariotípcos para o gênero Proechimys (Rodentia: Echimidae) na Amazônia brasileira e mapeamento físico-cromossômico de DNA repetitivo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

3.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Letícia Cegatti Bridi. GNBP domain in chromosome inversion of Anopheles darlingi: adaptive immune response gene to climate change?. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

4.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Carolina Sousa de Sá Leitão. Influência do paleocanal do Tarumã-Mirim e do rio Cuieiras sobre a estruturação e diferenciação genética das populações da espécie Apistogrammas sp.(Cichlidae:Perciformes).. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

5.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de José Gregório Martínez. Desvendando processos atuais e históricos dos peixes migradores e sedentários: uma análise filogeográfica e genético-populacional trans-fronteirístico trans-bacia.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Denise Corrêa Benzaquem. DNA barcoding em peixes lápis (Lebiasinidae: Nannostomus) revela diversidade críptica ao longo da bacia Amazônica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

7.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Maria Leandra Terêncio. Estabilidade cariotípica: uma regra para os peixes da família Prochilodontidae ?. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

8.
MATOSO, D. A.; Falcão, J.. Participação em banca de Carlos Henrique Schneider. Evolução Cariotípica. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Qualificações de Mestrado
1.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Masseo Egidio Pereira Sales. Dados citogenômicos de Podocnemis da Amazônia Central, AM. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
MATOSO, D. A.; CLEMENT, C. R.. Participação em banca de David Bronze Molles. Desenvolvimento de protocolo de extração de DNA de madeira para aplicação forense e monitoramento da cadeia de custódia na exploração de madeira nativa. 2015.

3.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Lorena Conceição Oliveira. Filogenia de Parkia R. Br.. 2014.

4.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Rubia Maielli Lima Brandão. Efeito da Somatotropina exógena sobre a expressão dos genes GH, IGF e PACAP em juvenis de tambaqui. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Aquicultura) - Universidade Nilton Lins - INPA.

5.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Larissa Azevedo de Medeiros. Citogenética comparativa de Baryancistrus xanthellus (Loricariidae, Hypostominae) ao longo da bacia do rio Xingu. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

6.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Aline Mourão Ximenes. : Caracterização genética de Pellona castelnaeana e Pellona flavipinnis na calha do rio Amazonas.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

7.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Thalita Caroline da Silva Siqueira. Identificação de genes de interesse biotecnológico na abelha Melipona interrupta (Hymenoptera, Melipoonini).. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

8.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Elen Carla Pereira dos Santos. Caracterização fenotípica e genética de matrizes de tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) em pisciculturas do Estado do Amazonas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Aquicultura) - Universidade Nilton Lins - INPA.

9.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Erika Milena Corrêa. Comparação cariotípica de Hoplias malabaricus (Bloch, 1974) (Characiformes, Erythrinidae) de duas bacias na reserva Adolpho Ducke, Manaus, AM.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

10.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Ana Carolina Coelho. Citogenômica Comparativa de anuros de gênero Leptodactylus comumente encontrados nos arredores de Manaus- AM. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

11.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Mary Anne Braz Silva. Caracterização Ontogenética do Tambaqui (Colossoma macropomum) a partir da expressão da enzima estearoil CoA. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Aquicultura) - Universidade Nilton Lins - INPA.

12.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Ellen Cristina Monteiro de Souza. Frequência do canibalismo e crescimento heterogêneo durante a larvicultura do matrinxã, Brycon amazonicus. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Aquicultura) - Universidade Nilton Lins - INPA.

13.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Felipi Augusto Bacellar. Aplicação de técnicas modernas para conservação e manejo sustentável de Tambaqui (Colossoma macropomum). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Aquicultura) - Universidade Nilton Lins - INPA.

14.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Jefferson Ferreira dos Santos. Expressão gênica diferencial do Mesonauta festivus nos rios Negro e Solimões. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Multi-institucional de Pós-graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

15.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Andressa Cristiane Cunha. Influência do aumento de temperatura e CO2 nos efeitos do cobre em tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier 1816). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

16.
MATOSO, D. A.; Oliveira, C. P. F.; Carvalho-Zilse, G. A.. Participação em banca de Daniel Fagundes Barros. Identificação e Categorização de genes potencialmente envolvidos na formação do edema labial na espécie Colossoma macropomum (Cuvier, 1818). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

17.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Thatianna de Lira. Citogenética clássica e molecular de alguns representantes da tribo Oryzomyini Rodentia, Cricetidae) da Amazônia Central. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

18.
MATOSO, D. A.. Participação em banca de Valéria da Rocha Sobral. Efeito da hipóxia intermitente sobre o ganho de peso de juvenis de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier,1818) Serrasalmidae: Ajustes fisiológicos, bioquímicos e expressão de genes. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Aquicultura) - Universidade Nilton Lins - INPA.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATOSO, D. A.; GROSS, M; GRAVENNA, W.. Participação em banca de Roberta Cunha de Oliveira.Estimativa da variabilidade genética de populações naturais de matrinxã (Brycon amazonicus) na Amazônia Central. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
MATOSO, D. A.; SOUZA, C. F. S.; LEÃO, A. S. A.. Participação em banca de Luciana Fabíola Martins de Lima.DIVERSIDADE E ESTRUTURA GENÉTICA DE PIRANHA-CAJU (Pygocentrus nattereri Kner, 1860) EM SEIS LAGOS DE VÁRZEA DO RIO SOLIMÕES NO TRECHO ENTRE COARI E MANAUS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
Ribeiro, L. B.; ARTONI, R. F.; ALMEIDA, M. C.; MATOSO, D. A.. Participação em banca de Leila Braga Ribeiro.Caracterização da Macroestrutura Cariotípica de Iheringichthys labrosus (Teleostei, Pimelodidae) do Alto Rio Tibagi. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
Vianna, M. C. B.; Soares, M. A. M.; ALMEIDA, M. C.; MATOSO, D. A.. Participação em banca de Murilo Carlos Bizam Vianna.Construção de um plasmídeo controle para análise funcional de seqüência a montante de gene C3-22 de Rhyncosciara americana (Diptera: Sciaridae). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MATOSO, D. A.. membro de Banca Examinadora para Seleção Simplificada de Professor Temporário. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

Outras participações
1.
VEIGA JUNIOR, V. F.; MATOSO, D. A.; MARIUBA, L. A. M.. Banca da Seleção de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

2.
MATOSO, D. A.. Citotaxonomia de Acestrorhynchidae (Characiformes) da região amazônica central. 2016. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

3.
MATOSO, D. A.. Identificação Molecular de Espécies de Hypophthalmus e Estimativa da Variabilidade Genética do Mapará - Hypophtalmus edentatus (Siluriformes-Pimelodidae) na amazônia Brasileira. 2016. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

4.
MATOSO, D. A.. Caracterização Citogenética e da heterocromatina de rainhas e operarias de Melipona seminigra (Hymenoptera, Apidae). 2016. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

5.
MATOSO, D. A.. Membro do Comitê Científico do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica PIBIC/CNPq/FAPEAM. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

6.
MATOSO, D. A.. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Biotecnologia. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

7.
MATOSO, D. A.. Membro da Comissão de Seleção de Mestrado da Prova de Conhecimento Específico do Programa de Pós Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva. 2012. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

8.
MATOSO, D. A.; FELDBERG, E.; BATISTA, J. S.. Membro da Comissão de Seleção do PPG-GCBev Prova de Conhecimento Específico Portaria 407 de 29-06-2011. 2011. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

9.
MATOSO, D. A.; BILLALBA, T.; GUSMÃO, E.. Membro da comissão de Seleção da Prova de Conhecimento Específico do Programa de Pós Graduação em Aqüicultura. 2011. Universidade Nilton Lins - INPA.

10.
MATOSO, D. A.. Membro do Comitê Científico Local do Programa Institucional de Bolsas de Inicação Científica - PIBIC/CNPq/FAPEAM. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

11.
MATOSO, D. A.. Representante do Departamento de biologia no Colegiado de Curso de Biotecnologia. 2011. Universidade Federal do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
58º Congresso Brasileiro de Genética. Gene sequencing of UCP2 in Brycon amazonicus. 2012. (Congresso).

2.
IV Workshop INCT ADAPTA. 2012. (Encontro).

3.
9th International Congress on the Biology of Fish. Climate changes effects on the Amazon fish: study of Uncoupling Protein Two (UCP2) in Colossoma macropomum, Pterygoplichthys pardalis and Corydoras reticulatus. 2010. (Congresso).

4.
II Workshop ADAPTA-AMAZÔNIA. 2010. (Outra).

5.
61 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Isolamento de DNA repetitivo por microdissecção cromossômica, digestão enzimática por AluI e Cot1 em Steindacheridion. 2009. (Congresso).

6.
IV Simpósio de Genética, Ecologia e Evolução III Worshop de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva.Ferramentas Moleculares para Inferências Evolutivas. 2009. (Simpósio).

7.
XIII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes.Análise da Diversidade Genética de Atherinella baseada em sequencias do mtDNA. 2009. (Simpósio).

8.
IX Encontro Paranaense de Genética.Polimorfismo cromossômico em Steindachneridion melanodermatum (Siluriformes, Pimelodidae). 2008. (Encontro).

9.
XII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes.Citogénetica clássica e molecular de Steindachneridion melanodermatum (Siluriformes, Pimelodidae), um grande bagre endêmico do rio Iguaçu. 2008. (Simpósio).

10.
III Simpósio de Genética, Ecologia e Evolução e II Worshop de Pós Graduação.INFERÊNCIA FILOGEOGRÁFICA POR SEQUENCIAMENTO DA REGIÃO D-LOOP DO mtDNA CORROBORA ENDEMISMO DO GÊNERO Steindachneridion. 2007. (Simpósio).

11.
XIX Semana Acadêmica de Estudos em Biologia. 2007. (Outra).

12.
I International Congress of Fish Genetics. 2006. (Congresso).

13.
XI Brazilian Symposium on Fish Cytogenetics and Genetics. 2006. (Simpósio).

14.
Palestra - Matriz extracelular. 2003. (Outra).

15.
48º Congresso Nacional de Genética. 2002. (Congresso).

16.
47º Congresso nacional de Genética. 2001. (Congresso).

17.
45º Congresso Nacional de Genética. 1999. (Congresso).

18.
Palestra - Origem da Vida e Origem das Espécies. 1999. (Outra).

19.
XII Encontro Regional dos Estudantes de Biologia. 1999. (Encontro).

20.
Palestra - A Citogenética como Ciência e Campo de Atuação do Biológo. 1998. (Outra).

21.
VII Encontro anual de Iniciação científica.Trapoerabas: Identificação botânica. 1998. (Encontro).

22.
VII Simpósio de Citogenética Evolutiva e Aplicada de Peixes Neotropicais. 1998. (Simpósio).

23.
XLIX Congresso Nacional de Botânica. 1998. (Congresso).

24.
Palestra - Água e sua importância. 1997. (Outra).

25.
X Semana Acadêmica de Biologia. 1997. (Encontro).

26.
III Encontro Paranaense de Genética. 1996. (Encontro).

27.
IX Semana Acadêmica de Biologia. 1996. (Encontro).

28.
Palestra - Zonas Fitoecológicas da APA dos Campos Gerais. 1996. (Outra).

29.
1º Encontro de Avaliação Permanente dos Cursos de Licenciatura. 1995. (Encontro).

30.
VIII Semana de Estudos de Biologia. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOSO, D. A.. III Semana de Biotecnologia. 2013. (Outro).

2.
MATOSO, D. A.; SILVA, M. . 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - A Amazônia em fotos e versos - fauna e flora. 2012. (Exposição).

3.
ROCHA, D. C. ; MATOSO, D. A. . IX semana Acadêmica de Biologia. 1996. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria dos Santos Costa. Mapeamento cromossômico de elementos retrotransponíveis REX1, 3 e 6 em Colossoma macropomum exposto ao triclorfon. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. (Orientador).

2.
Luana da Silva Nonato. Análise do metiloma de tambaqui exposto à estresse ambiental. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Fabrício Barros de Sousa. CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E MOLECULAR DE PARASITOS DO ACARÁ-DISCO Symphysodon discus HECKEL, 1840 E DO CARDINAL TETRA Paracheirodon axelrodi SCHULTZ, 1956, EXPORTADOS DO MÉDIO RIO NEGRO, AMAZONAS, BRASIL. Início: 2018. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. (Orientador).

2.
Hallana Cristina Menezes da Silva. CARACTERIZAÇÃO DO TRANSCRIPTOMA DO TAMBAQUI AMAZÔNICO (COLOSSOMA MACROPOMUM) DE CATIVEIRO EXPOSTO AO ANTIPARASITÁRIO TRICLORFON. Início: 2017. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carinna Rodrigues de Oliveira. Abordagem Integrativa para análise do triclorfon em Tambaqui. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Teresa Cristina Almeida Cabral. Teste de eficiência de Primers de Metalotioneína para Expressão Gênica em Colossoma macropomum (Tambaqui). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

3.
Igor Belém de Souza. Abordagem Integrativa para análise do triclorfon em Tambaqui. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

4.
Pedro Vinicius Rodrigues Nunes. Análise de metilação do DNA de Colossoma macropomum por digestão enzimática. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Sandra Barbosa de Sousa. Estágio de docência na disciplina de Genética para Biotecnólogos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Joelma dos Santos Fernandes. Estágio de docência na disciplina de Genética para Biotecnólogos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Hallana Cristina Menezes da Silva. Níveis de expressão e mapeamento gênico de elementos retrotransponíveis REX1, 3 e 6 em Colossoma macropomum. 2016. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

2.
Ramon Marin Favarato. Evolução e diversificação cromossômica no gênero Ancistrus (Siluriformes, Loricariidae, Ancistrini) através da caracterização e mapeamento de DNA repetitivo. 2014. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

3.
Gisele Torres Clímaco. Variabilidade genética de Brycon amazonicus (Spix & Agassiz 1829) (Charicidae: Bryconinae) em ambiente natural e cativeiro através de marcadores microssatélites. 2012. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Daniele Aparecida Matoso.

Tese de doutorado
1.
Leila Braga Ribeiro. Mapeamento físico cromossômico de elementos repetitivos em Colossoma macropomum (Characiformes, Serrasalmidae) associado à piscicultura. 2014. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Daniele Aparecida Matoso.

2.
Milena Ferreira dos Santos. ANÁLISE FILOGENÉTICA DA FAMÍLIA ASPREDINIDAE (OSTARIOPHYSI, SILURIFORMES) POR MEIO DE MARCADORES CITOGENÉTICOS E MOLECULARES. 2013. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Daniele Aparecida Matoso.

Iniciação científica
1.
Giovanna Carolina Resk Maklouf Correa. Obtenção de primers específicos do elemento retrotransponível REX6 para Colossoma macropomum (tambaqui). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

2.
Rafael Cruz Travassos. Expressão gênica do elemento retrotransponível 1 (REX1) em Hoplosternum litoralle (tamoatá) e Colossoma macropomum (tambaqui). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

3.
Carlos Henrique Aguiar Costa. Sequenciamento da região D-loop do DNA mitocondrial de Steindachneridion parahybae para uma abordagem filogenética. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

4.
Lorena Ferreira de Oliveira Leles. Obtenção de primers específicos do Retroelemento REX1 para análise da expressão gênica em tamoatá. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

5.
Ana Paula Botelho Gualda dos Santos. INVESTIGAÇÃO DAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS ESTRUTURAIS EM PORTADORES DE DEFICIÊNCIA MENTAL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

6.
Hallana Cristina Menezes da Silva. ANÁLISE DE EXPRESSÃO DA METALOTIONEÍNA EM Brycon amazonicus SOB ESTRESSE POR EXPOSIÇÃO AO COBRE. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

Orientações de outra natureza
1.
Francijara Araujo da Silva. Estágio de docência na disciplina de Desenvolvimento de Marcadores Moleculares. 2017. Orientação de outra natureza. (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

2.
Vanessa Susan Pinheiro Figliuolo. Estágio de Docência na disciplina de Biologia Molecular. 2017. Orientação de outra natureza. (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

3.
Marcelo Valente. Estágio de Monitoria na disciplina de Biologia Molecular. 2017. Orientação de outra natureza. (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

4.
Lidyane de Amorim Xabregas Brito. CARACTERIZAÇÃO DO GENE DA METALOTIONEÍNA EM Colossoma macropomum (TAMBAQUI) EXPOSTOS AO SULFATO DE COBRE.. 2017. Orientação de outra natureza. (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

5.
Joelma Fernandes. Orientação de Estágio Docência na disciplina de Biologia Molecular. 2017. Orientação de outra natureza. (Programa de Pós Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

6.
Sandra Sousa. Orientação de Estágio Docência na disciplina de Desenvolvimento de Marcadores Moleculares. 2017. Orientação de outra natureza. (Programa de Pós Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

7.
Joelma dos Santos Fernandes. Estágio de docência na disciplina de Biologia Molecular. 2017. Orientação de outra natureza. (Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

8.
Sandra Sousa. Estágio de docência na disciplina de Desenvovlimento de Marcadores Moleculares. 2017. Orientação de outra natureza. (Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

9.
Maria Clara Astolfi. Estágio de Monitoria na disciplina de Biologia Molecular. 2017. Orientação de outra natureza. (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

10.
Vanessa Susan Pinheiro Figliuolo. Estágio de Docência na área de Genética. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

11.
Patrick Ferreira Viana. Estágio de Docência na área de Genética. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

12.
Lorena Ferreira de Oliveira Leles. OBTENÇÃO DE PRIMERS ESPECÍFICOS PARA ELEMENTO RETROTRANSPONÍVEL REX3 EM Hoplosternum littorale (TAMOATÁ). 2016. Orientação de outra natureza. (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

13.
Matheus Sales Campelo. TESTE DE EFICIÊNCIA DE PRIMERS PARA A ANÁLISE DA EXPRESSÃO GÊNICA DE METALOTIONEÍNA EM Colossoma macropomum. 2016. Orientação de outra natureza. (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.

14.
Hallana Cristina Menezes da Silva. Expressão gênica do elemento retrotransponível 1 (REX1) em Hoplosternum litoralle (tamoatá). 2013. Orientação de outra natureza. (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Daniele Aparecida Matoso.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOSO, D. A.. III Semana de Biotecnologia. 2013. (Outro).

2.
MATOSO, D. A.; SILVA, M. . 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - A Amazônia em fotos e versos - fauna e flora. 2012. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 16:06:20