Caroline Stumpf Buaes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9983211037045873
  • Última atualização do currículo em 15/05/2017


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1999), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Especialização em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Em sua tese analisou o processo coletivo de construção de conhecimento a partir de uma pesquisa participante, realizada com mulheres idosas em um contexto popular da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cujo objetivo foi problematizar as relações de consumo e o uso do dinheiro. Já trabalhou como docente na área de Didática nos cursos de Licenciatura da UFRGS. Atuou como docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS (2008 e 2009) e da Faculdade Meridional em Passo Fundo/RS (2012 a 2014). Atualmente, em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao consumo e endividamento a partir da interface entre Psicologia, Educação e Envelhecimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Stumpf Buaes
Nome em citações bibliográficas
BUAES, Caroline Stumpf;Buaes, Caroline Stumpf


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Sobre a construção de conhecimentos: uma experiência de educação financeira com mulheres idosas em um contexto popular, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Johannes Doll.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Aprender a ser viúva: experiências de mulheres idosas no meio rural,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Johannes Doll.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Envelhecimento; Viuvez; Mulheres; Educação.
2001 - 2002
Especialização em Gerontologia Social. (Carga Horária: 390h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2001 - 2002
Graduação em Licenciatura em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em Psicologia.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Arte terapia: Intervenção com arte. (Carga horária: 25h).
Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação, CLIP, Brasil.
2012 - 2012
Fundamentos teórico-práticos de coordenação de gru. (Carga horária: 65h).
Instituto Pichon-Rivière, IPR, Brasil.
2006 - 2006
Libras Básico. (Carga horária: 40h).
Fundação de Articulação e Des de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RGS, FADERS, Brasil.
1998 - 1998
Introdução a Dinâmica das Relações Familiares. (Carga horária: 60h).
Centro de Estudos da Familia, CEF, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Meridional, IMED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

02/2012 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento suicida
Dinâmicas de grupos
Orientação de TCC
Psicologia do Desenvolvimento III
Psicologia Escolar e da Aprendizagem
Psicomotricidade
Supervisão de Estágio Básico I e II

Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 26

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Específico II
Pesquisa em Psicologia
Psicologia da Vida Adulta e da Velhice
Psicologia nos Processos Educacionais
Trabalho Final de Graduação I
Trabalho Final de Graduação II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Específico I
Pesquisa em Psicologia
Psicologia da Vida Adulta e da Velhice
Psicologia nos Processos Educacionais
Trabalho Final de Graduação I
Trabalho Final de Graduação II
07/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Específico II
Pesquisa em Psicologia
Psicologia da Vida Adulta e da Velhice
Psicologia e Processos de Aprendizagem
Trabalho Final de Graduação II
03/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Final de Graduação I
Pesquisa em Psicologia
Psicologia, Ciência e Profissão
Estágio Específico I

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

08/2009 - 01/2010
Ensino, Pedagogia Licenciatura modalidade distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática, Planejamento e Avaliação
3/2006 - 2/2008
Ensino, Faculdade de Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Educação e Envelhecimento: Perspectivas Pedagógicas
Ensino e Identidade Docente
Organização Curricular, Planejamento e Avaliação
8/2001 - 3/2003
Extensão universitária , Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento, Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento.

Atividade de extensão realizada
Trabalho realizado junto ao Editor da Revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento.

Asilo Padre Cacique, APC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Voluntária



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Propensão ao endividamento de pessoas idosas: um estudo sobre fatores de risco no Rio Grande do Sul
Descrição: As armadilhas da sociedade de consumo criadas a partir das facilidades de acesso a créditos representam um constante perigo de endividamento excessivo, podendo chegar ao superendividamento, situação em que a pessoa perde as condições de quitar suas dívidas. Estas constelações trazem ameaças muito específicas para pessoas idosas. Por um lado existe um apelo constante das instituições de crédito para que as mesmas façam um crédito consignado. Por outro lado, os idosos tornaram-se importantes fontes de recursos para muitas famílias brasileiras. Com isso, o risco de violência financeira contra pessoas idosas também está aumentando significativamente. Neste cenário torna-se importante conhecer mais detalhadamente os mecanismos que podem impulsionar pessoas idosas a contratar créditos e, com isso, comprometer, muitas vezes de forma drástica, seus rendimentos. A presente pesquisa pretende estudar os processos e riscos que podem levar pessoas idosas ao endividamento para, desta forma, oferecer recursos detalhados para intervenções multidisciplinares, seja da ordem educacional, psicológica ou jurídica. Para atender este objetivo, será elaborado um instrumento (questionário) a partir de quatro escalas já existentes de riscos que podem levar ao endividamento, além de perguntas sócio-demográficas e sobre a situação financeira dos participantes. Este instrumento será aplicado em pessoas idosas de sete diferentes lugares no Rio Grande do Sul (Porto Alegre e região metropolitana; Passo Fundo; Pelotas; Caxias; Bagé; Torres; Santa Maria). Este grupo de pessoas idosas será acompanhado por três anos por meio de entrevistas anuais elaborado para poder captar as formas de lidar com o dinheiro e possíveis processos de endividamento neste grupo. Os resultados desta pesquisa contribuirão para uma melhor compreensão dos modos como pessoas idosas lidam com as questões financeiras e com possíveis problemas de endividamento Pela característica longitudinal da pesquisa, ela possui fundamentos sólidos para identificar fatores de risco de endividamento entre os idosos. Além disso, o estudo contribuirá também para uma consolidação ou revisão das escalas que já foram validadas e estão sendo utilizadas atualmente no Brasil...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2012
O idoso frente ao empréstimo consignado: implicações educacionais
Descrição: Desde 2004 existe um crédito específico para aposentados e pensionistas do INSS, que permite a este grupo atrair um crédito com juros menores cujas prestações são descontadas diretamente do benefício. O projeto de pesquisa visa analisar o uso do empréstimo consignado por aposentados e pensionistas, as motivações para contratar o crédito e as vulnerabilidades frente às práticas das instituições de crédito. Os resultados da pesquisa podem fundamentar medidas educacionais para um uso consciente deste crédito, que pode significar uma inclusão na sociedade de consumo, bem como uma entrada no superendividamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Caroline Stumpf Buaes - Integrante / Johannes Doll - Coordenador / Alexandre Martins Ferreira - Integrante / Cristiano Heineck Schmitt - Integrante / Ana Carolina Corrêa de Sousa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2005 - 2007
Outros modos de olhar, outras palavras para ver e dizer, diferentes modos de ensinar e aprender: exercitando a docência na contemporaneidade
Descrição: O projeto tem como objetivos: a) analisar como os professores formados em cursos de licenciatura da grande Porto Alegre/RS estão exercitando a docência na contemporaneidade, considerando os diferentes desafios do cotidiano escolar e os deslocamentos teóricos produzidos pelos estudos e pesquisas no campo da educação nos últimos anos. b) Perceber de que modo os docentes em ação nas salas de aula buscam a continuidade da formação para o exercício de práticas pedagógicas, que visam a ampliação dos espaços de representação dos diversos sujeitos escolares. O projeto desenvolve-se a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais. Na investigação conta-se com um grupo de professores graduados nos Cursos de Licenciatura em instituições de ensino superior da grande Porto Alegre, nos últimos cinco anos. Para constituir tal grupo inicialmente será feita uma aproximação com as escolas, por meio de contato direto com os alunos dos cursos de licenciatura das turmas que tenho contato e que atuam nas escolas; contato com professores, colegas que atuam nos cursos de licenciatura que lidam diretamente com disciplinas que envolvem observações ou estágios docentes nas escolas; contato direto com escolas. Além da disponibilidade de fazer parte do projeto, haverá a inclusão de professores considerando os seguintes critérios: a) ter cursado licenciatura nos últimos cinco anos, ou seja, de 2000 a 2004; b) que atuem no Ensino Fundamental e Médio; c) oriundos das redes pública e particular. Como metodologia utiliza-se entrevistas, observação e formação de grupos de discussão. Nesses grupos serão discutidas as entrevistas e outros textos (depoimentos de alunos/as, produções textuais ou outra atividade realizada pelos/as estudantes, projetos de trabalho elaborados pelos/as docentes para desenvolver as ações propostas,livros didáticos,...) disponibilizados pelos entrevistados/as, a fim de compreender os caminhos construídos para o exercício da docência na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
Envelhecimento, trabalho e educação: Aquisição de conhecimentos de informática e seus reflexos na vida profissional e privada de trabalhadores mais velhos
Descrição: O projeto de pesquisa "Envelhecimento, trabalho e educação: Aquisição de conhecimentos de informática e seus reflexos na vida profissional e privada de trabalhadores mais velhos " visa aprofundar a questão da atualização profissional de trabalhadores mais velhos. A pesquisa analise os processos de aprendizagens de trabalhadores mais velhos (acima de 40 anos) da indústria metalúrgica em relação à computação e os reflexos desta aprendizagem na vida profissional e privada destes trabalhadores. Em relação aos processos de aprendizagem, a pesquisa parte do pressuposto que estes processos em pessoas adultas são influenciados tanto por processos psicológicos (inteligência, memória, personalidade), quanto por processos sócio-culturais e biográficos. Considerando a importância da aprendizagem contínua, tanto para um mercado de trabalho em tempos de modernização acentuada (Sobral 1999), quanto para um desenvolvimento pessoal em fases de mudança (aposentadoria, saída dos filhos da casa paterna, etc.), a pesquisa procura analisar as possibilidades e as condições específicas de processos de aprendizagem de trabalhadores mais velhos. Sabe-se, porém, que os conhecimentos adquiridos em cursos de atualização, especialmente referente à computação, nem sempre são aproveitados depois. Por isso, a pesquisa prevê o acompanhamento dos participantes dos cursos de computação durante um ano, para observar os efeitos do curso, tanto na vida profissional, quanto na vida provada destes trabalhadores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Caroline Stumpf Buaes - Integrante / Johannes Doll - Coordenador / Anne Carolina Ramos - Integrante / Viviane Loeser - Integrante / Ceris Angela Paulo - Integrante / Claudia da Silva Porto - Integrante / Gustavo Caetano de Mattos Mano - Integrante / Roberta Gonçalves Brinhol - Integrante / Leonéia Hollerweger - Integrante / Sionara Tamanini de Almeida - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2002 - 2005
Envelhecimento, trabalho e educação: Como aprendem os trabalhadores mais velhos
Descrição: O projeto de pesquisa aqui apresentado é um desdobramento da pesquisa anterior, denominada "Envelhecimento populacional e o mercado de trabalho no Brasil: a imagem do trabalhador mais velho". Desta forma, constitui-se como uma segunda etapa de um projeto maior, o qual se situa no campo ainda pouco explorado das interfaces entre envelhecimento populacional e individual, trabalho e educação. Enquanto as relações múltiplas entre trabalho e educação vêm sendo estudadas já por mais tempo e contam hoje com um número considerável de reflexões e pesquisas com enfoques variados (veja, por exemplo, Silva 1991, Kuenzer 1995, Del Pino 1997, Ferreti 1999), a questão do envelhecimento, tanto em nível populacional, quanto individual, no campo de trabalho e educação foi abordada somente em pouquíssimos estudos (por exemplo, Jacques 1993). A pesquisa anterior (Doll 2002), onde foram realizadas entrevistas em 16 empresas da indústria mecânico-metalúrgia com 80 pessoas apontou para uma imagem diferenciada do trabalhador mais velho. Como características positivas de trabalhadores mais velhos foram destacadas experiência, consciência das suas capacidades e limitações, agüentar trabalhar sob pressão, poucas faltas no trabalho, persistência e tomar decisões mais realistas. Por outro lado, certas características importantes foram consideradas ausentes nos trabalhadores mais velhos, especialmente buscar atualização, idéias inovativas, criatividade e bom estado de saúde. O projeto de pesquisa "Envelhecimento, trabalho e educação: Como aprendem os trabalhadores mais velhos?" visa aprofundar a questão da atualização profissional de trabalhadores mais velhos. Considerando a importância da aprendizagem contínua, tanto para um mercado de trabalho em tempos de modernização acentuada (Sobral 1999), quanto para um desenvolvimento pessoal em fases de mudança, a pesquisa procura analisar as possibilidades e as condições específicas de processos de aprendizagem de trabalhadores mais velhos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Caroline Stumpf Buaes - Integrante / Johannes Doll - Coordenador / Anne Carolina Ramos - Integrante / Viviane Loeser - Integrante / Ceris Angela Paulo - Integrante / Claudia da Silva Porto - Integrante / Gustavo Caetano de Mattos Mano - Integrante / Roberta Gonçalves Brinhol - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2001 - 2002
Envelhecimento populacional e o mercado do trabalho no Brasil: a imagem do trabalhador envelhecendo
Descrição: Frente ao envelhecimento populacional do Brasil, esta pesquisa analisou a situação e a imagem de trabalhadores com mais que 45 anos na indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 80 entrevistas em 16 empresas da indústria metalúrgica, com trabalhadores mais jovens, trabalhadores mais velhos e empregados do setor de recursos humanos da empresa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Caroline Stumpf Buaes - Integrante / Ana Carolina Selmi - Integrante / Johannes Doll - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUAES, Caroline Stumpf2016 BUAES, Caroline Stumpf; COMERLATO, Denise Maria . INTERAÇÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM DE ADULTOS: uma experiência de educação financeira em um contexto popular. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 16, p. 578-598, 2016.

2.
BUAES, Caroline Stumpf2015 BUAES, Caroline Stumpf. Perspectivas de Educação Financeira com Idosos em um Contexto Popular. Educação e Realidade, v. 40, p. 105-127, 2015.

3.
DOLL, J.2015DOLL, J. ; RAMOS, Anne Carolina ; BUAES, Caroline Stumpf . Apresentação da Seção Temática Educação e Realidade. Educação e Realidade, v. 40, p. 9-15, 2015.

4.
BUAES, Caroline Stumpf2014BUAES, Caroline Stumpf; COMERLATO, Denise. ; DOLL, Johannes . A construção de novas práticas de consumo: uma intervenção pedagógica junto a mulheres idosas na perspectiva da educação popular. EJA em debate, v. 3, p. 111-127, 2014.

5.
BUAES, Caroline Stumpf2014BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes . Perspectivas de educação para o consumo com idosos: reflexões a partir de uma experiência no contexto brasileiro. SENSOS-E REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, v. 4, p. 91-103, 2014.

6.
BUAES, Caroline Stumpf;Buaes, Caroline Stumpf2014BUAES, Caroline Stumpf; COMERLATO, Denise Maria ; DOLL, J. . A construção de novas práticas de consumo: uma intervenção pedagógica junto a mulheres idosas na perspectiva da Educação Popular. EJA em debate, v. 3, p. 111-127, 2014.

7.
COMERLATO, Denise.2013COMERLATO, Denise. ; BUAES, Caroline Stumpf . Protagonistas do MNLM - Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Revista da Extensão, v. 6, p. 44, 2013.

8.
BEVILAQUA, Caroline Foletto2012BEVILAQUA, Caroline Foletto ; BUAES, Caroline Stumpf . Sentidos de chefia familiar feminina em contextos de comunidades populares. Psicologia Argumento (PUCPR. Online), v. 30, p. 99, 2012.

9.
Gonçalves, Julia2012Gonçalves, Julia ; BUAES, Caroline Stumpf . Sentidos do trabalho e do afastamento por problemas de saúde mental para motoristas de transporte coletivo urbano: um estudo de caso. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP), v. 14, p. 195, 2012.

10.
Patias, Naiana Dapieve2012Patias, Naiana Dapieve ; BUAES, Caroline Stumpf . 'Tem que ser uma escolha da mulher'!representações de maternidade em mulheres não-mães por opção. Psicologia & Sociedade (Online), v. 24, p. 300-306, 2012.

11.
TRAVERSINI, C.2009TRAVERSINI, C. ; BUAES, Caroline Stumpf . Como discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes?. Revista Portuguesa de Educação, v. 22, p. 141-158, 2009.

12.
PATIAS, N. D.2009PATIAS, N. D. ; BUAES, Caroline Stumpf . Não tem filhos, por quê?. Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas, v. 10, p. 121-133, 2009.

13.
DOLL, Johannes2009DOLL, Johannes ; BUAES, Caroline Stumpf . Aprendizagem em Cursos de Inclusão Digital para Pessoas Adultas e Idosas. RBCEH. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 6, p. 320-331, 2009.

14.
BUAES, Caroline Stumpf;Buaes, Caroline Stumpf2007BUAES, Caroline Stumpf. O envelhecimento e a viuvez da mulher em um contexto rural: algumas reflexões. RBCEH. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 4, p. 103-114, 2007.

15.
BUAES, Caroline Stumpf;Buaes, Caroline Stumpf2005BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes . Aprender a ser viúva: narrativas de mulheres idosas no meio rural. Revista Kairós, São Paulo, v. 8, n.8, p. 171-188, 2005.

16.
BUAES, Caroline Stumpf;Buaes, Caroline Stumpf2004BUAES, Caroline Stumpf. Envelhecimento e Educação: em foco a aprendizagem de trabalhadores mais velhos. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 6, p. 7-20, 2004.

17.
BUAES, Caroline Stumpf;Buaes, Caroline Stumpf2003BUAES, Caroline Stumpf. A colônia japonesa de Ivoti - impressões de uma jovem pesquisadora. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito (UFRGS), Porto Alegre, v. 1, n.3, p. 49-51, 2003.

18.
BUAES, Caroline Stumpf;Buaes, Caroline Stumpf2000BUAES, Caroline Stumpf; MARCHI, L. ; COJOCARU, L. . O papel da mulher ao longo dos séculos. Expressão Psi (UCPel), Pelotas RS, v. 4, n.1, p. 73-89, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BUAES, Caroline Stumpf; COMERLATO, Denise Maria ; DOLL, J. . Caderno de Educação Fiananceira: viver bem com o dinheiro que se tem. 1. ed. Porto Alegre RS: Editora da UFRGS, 2015. v. 1. 87p .

Capítulos de livros publicados
1.
COMERLATO, Denise Maria ; BUAES, Caroline Stumpf ; POLVORA, J. B. . Struggling fou Housing: The November 20 Occupation in Porto Alegre. In: Michalis Kontopodis; Maria Cecilia Camargo Guimarães; Maria José Coracini. (Org.). Facing Poverty and Marginalization: fifty years of Critical Research in Brazil. 1ed.Oxford: Peter Lang, 2016, v. 1, p. 29-52.

2.
BUAES, Caroline Stumpf. Velhos consumidores, novos (super)endividados? Impactos do crédito consignado. In: Conselho Federal de Psicologia. (Org.). Envelhecimento e Subjetividade: desafios para uma cultura de compromisso social. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2009, v. , p. 163-174.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BUAES, Caroline Stumpf. Idosos, empréstimos consignados e seus efeitos nas relações familiares. O Nacional, Passo Fundo, 28 abr. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GASPODINI, I. B. ; BUAES, Caroline Stumpf . Compreensão integral do sofrimento humano na triagem psicológica em clínica-escola. In: VIII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED, 2014, Passo Fundo. Anais da VIII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED, 2014.

2.
SIMOR, T. ; TOMASI, M. ; ALMEIDA, R. ; BUAES, Caroline Stumpf . Consumidores idosos de classes populares e os riscos de exploração financeira. In: VIII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED, 2014, Passo Fundo. Anais da VIII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED, 2014.

3.
SERPA, M. G. ; BUAES, Caroline Stumpf . PAULO FREIRE E A PSICOLOGIA ESCOLAR E COMUNITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. In: VII Encontro Nacional da Associação Brasileria de Ensino em Psicologia, 2011, Goiania. VII Encontro Nacional da ABEP, 2011.

4.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes . O crédito "amigo da melhor idade" e os perigos do superendividamento dos idosos. In: VI Congresso Internacional de Educação. Educação Tecnologias Sujeitos (des)conectados?, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação. Educação Tecnologias Sujeitos (des)conectados?, 2009.

5.
BARBIERI, A. ; BUAES, Caroline Stumpf . Infâncias contemporâneas: narrativas sobre a mídia e o consumo. In: VI Congresso Internacional de Educação. Educação Tecnologias Sujeitos (des)conectados?, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação. Educação Tecnologias Sujeitos (des)conectados?, 2009.

6.
TRAVERSINI, C. ; LOPONTE, L. G. ; BUAES, Caroline Stumpf . Ensino e Identidade Docente: possibilidades de uma disciplina com foco no ensino-pesquisa. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre RS: ediPUCRS, 2008.

7.
BUAES, Caroline Stumpf; BALEM, N. ; SILVA, S. D. R. . E escolha dos professores quanto à seleção de conteúdos e metodologias de ensino. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Encontro Nacional de Didática e Prática e Ensino. Porto Alegre RS: ediPUCRS, 2008.

8.
DOLL, Johannes ; RAMOS, Anne Carolina ; BUAES, Caroline Stumpf . Inclusão digital de adultos maduros e idosos: desafios para educação na contemporaneidade. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2008, Itajaí. Anais, 2008.

9.
DOLL, Johannes ; BUAES, Caroline Stumpf . A inserção mercadológica de novos consumidores: os velhos entram em cena. In: IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2008, Rio de Janeiro. IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2008.

10.
LUNARDI, Bruna M. ; BUAES, Caroline Stumpf . Psicanálise e Terapia Cognitivo-comportamental: possíveis diálogos a partir de um estudo de caso de depressão infantil. In: XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano ? SEPE, 2008, Santa Maria. XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008.

11.
BUAES, Caroline Stumpf; RAMOS, Anne Carolina . Percepções de mulheres velhas e crianças sobre as relações intergeracionais nas famílias. In: VII Reunião Antropológica do Mercosul, 2007, Porto Alegre. RAM. Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007.

12.
SILVA, S. D. R. ; TRAVERSINI, C. ; BLOISE, A. ; BUAES, Caroline Stumpf . A Docência e olhar dos professores sobre a sua escolha profissional. In: III Encontro Estadual de Educação Básica, 2007, Canoas. III Encontro Estadual de Educação Básica, 2007. p. 635-645.

13.
BUAES, Caroline Stumpf. Aprendendo a ser viúva: narrativas de mulheres velhas de um contexto rural. In: 2º SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO, 2006, Canoas. 2º SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO, 2006.

14.
BUAES, Caroline Stumpf. Narrativas da Viuvez Feminina. In: III Jornada da ANG/RS - Envelhecimento, Gênero e Relações Sociais, 2005, Porto Alegre RS. Programação do Evento, 2005. p. 12-18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GASPODINI, I. B. ; MILITZ, R. ; TEIXEIERA, T. ; BUAES, Caroline Stumpf . Cuidado intergeracional: apontamentos sobre famílias conviventes. In: VII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VI Mostra de Pesquisa de Pós Graduação da IMED, 2013, Passo Fundo. VII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VI Mostra de Pesquisa de Pós Graduação da IMED, 2013.

2.
ROTH, Antônia. M. ; ANTONIAZZI, Marina P. ; AMARAL, Marília. S. ; ABAID, Josiane ; BUAES, Caroline Stumpf . O sofrimento psíquico em cuidadores de pacientes com Demência de Alzheimer. In: 4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009, Gramado. 4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul. A comunidade como protagonista, 2009.

3.
BERGER, Larissa ; BUAES, Caroline Stumpf . A constituição da feminilidade e dos relacionamentos amorosos na contemporaneidade sob a ótica da Revista Men´s Health. In: XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, Santa Maria. XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008.

4.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes . Viuvez: dores e possibilidades de uma perda. In: II Encontro Internacional sobre o luto e cuidados paliativos, 2007, São Paulo. Publicações On-Line, 2007.

5.
BUAES, Caroline Stumpf. Narrativas sobre a viuvez: experiências de mulheres idosas no meio rural. In: Congresso Nacional de Ciência do Envelhecimento Humano: Múltiplos Olhares, 2005, Passo Fundo RS. Múltiplos Olhares [recurso eletrônico]. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2005.

6.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes . How to learn to be a widow: experiences of elderly women in the rural environment. In: 18º WORLD CONGRESS OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION OF GERONTOLOGY, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

7.
DOLL, Johannes ; XAVIER, Flávio ; SCHNEIDER, Rodolfo ; MORIGUCHI, Emílio ; LICHTENFELS, Patricia ; ROZENFELD, Maira ; SANTOS, Milton dos ; BUAES, Caroline Stumpf . Clinical and Environmental Factors associated with cognitive decline in Elderly.. In: 18º WORLD CONGRESS OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION OF GERONTOLOGY, 2005, Rio de Janeiro. Anais, 2005.

8.
BUAES, Caroline Stumpf; RAMOS, Anne Carolina . Mudanças na Educação e no Trabalho: perspectivas de trabalhadores mais velhos. In: V Anpedsul - Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba. Anais da V ANPEd Sul, 2004.

9.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, J. . Viúvas e sua Relação com o Esposo Falecido. In: XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2004, Salvador.. Anais - Envelhecimento Ativo: enfrentando fragilidades resgatando competências, 2004.

10.
BUAES, Caroline Stumpf. Aprendizagem de Trabalhadores Mais Velhos: o estudo de um caso. In: XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2004, Salvador. Anais - Envelhecimento Ativo: enfrentando fragilidades resgatando competências, 2004.

11.
BUAES, Caroline Stumpf; RAMOS, Anne Carolina . Trabalhadores Mais Velhos: testemunhos das mudanças no mundo do trabalho. In: XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2004, Salvador. Anais - Envelhecimento Ativo: enfrentando fragilidades resgatando competências, 2004.

12.
BUAES, Caroline Stumpf; PINTO, P. R. . Experiência de aprendizagem de trabalhadores mais velhos no seu contexto histórico. In: III Seminário Internacional da Região Sul - Desafios da Educação para a América Latina: Educação Permanente / Educação Continuada, 2003, Pelotas RS. CD-ROM, 2003.

13.
DOLL, Johannes ; BUAES, Caroline Stumpf ; SELMI, A. C. . Atualização profissional de Trabalhadores mais Velhos: desafios para uma pedagogia social. In: V Jornada de Inverno da Sociedade brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG/RS - Velhice Avançada: Realidade e Perspectivas, 2002, Porto Alegre RS. Programa, 2002. p. 19-19.

Apresentações de Trabalho
1.
BUAES, Caroline Stumpf. Educação financeira para idosos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Buaes, Caroline Stumpf; SANTIN, R. R. R. P. ; PAULI, J. . A contratação de crédito consignado por idosos: relações afetivas-financeiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Buaes, Caroline Stumpf; MARTINELLI, A. C. . Bem-estar subjetivo e envelhecimento: Instituições de Longa Permanência para Idosos em questão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TOMASI, M. ; ALMEIDA, R. ; SIMOR, T. ; Buaes, Caroline Stumpf . Superendividamento de idosos: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DOMINGUES, L. R. ; BUAES, Caroline Stumpf ; COELHO, L. R. M. . O processo de 'inclusão' escolar: a percepção de alguns atores do cenário escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BUAES, Caroline Stumpf. Educação financeira para idosos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SERPA, M. G. ; BUAES, Caroline Stumpf . Paulo Freire e a psicologia escolar e comunitária: um relato de experiência pedagógica,. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PATIAS, N. D. ; BUAES, Caroline Stumpf . ?Tu vai ter que cuidar dele pro reto da tua vida?: sobre a opção pela não-maternidade e a constituição de vínculos contemporâneos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BUAES, Caroline Stumpf. Psicologia da Vida Adulta e da Velhice: encontros com o "outro" em sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RUIZ, E. N. F. ; MOULIN, C. C. ; SCARPARO, A. L. ; DIHL, M. ; BUAES, Caroline Stumpf ; OLIVEIRA, A. B. A. ; HOFMANN, C. ; PINHO, S. R. . Formação de diretores de escolas públicas no Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma proposta metodológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CAMPELLO, T. F. ; MONTEIRO, R. R. ; SILVA, R. H. ; BUAES, Caroline Stumpf . Articulando ensino e ação investigativa: a aproximação de estudantes de Psiclogia do contexto escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ROTH, Antônia. M. ; ANTONIAZZI, Marina P. ; AMARAL, Marília. S. ; ABAID, Josiane ; BUAES, Caroline Stumpf . O sofrimento psíquico em cuidadores de pacientes com Demência de Alzheimer. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BUAES, Caroline Stumpf. Velhos consumidores, novos (super)endividados? Impactos do crédito consignado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BUAES, Caroline Stumpf. Aspectos Psicológicos da Institucionalização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
TRAVERSINI, C. ; LOPONTE, L. G. ; BUAES, Caroline Stumpf . Ensino e Identidade Docente: possibilidades de uma disciplina com foco no ensino-pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BUAES, Caroline Stumpf; BALEM, N. ; SILVA, S. D. R. . E escolha dos professores quanto à seleção de conteúdos e metodologias de ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BUAES, Caroline Stumpf. Inclusão digital de adultos maduros e idosos: desafios para educação na contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BUAES, Caroline Stumpf. A inserção mercadológica de novos consumidores: os velhos entram em cena. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BUAES, Caroline Stumpf; RAMOS, Anne Carolina . Percepções de mulheres velhas e crianças sobre as relações intergeracionais nas famílias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BUAES, Caroline Stumpf. A docência e o olhar dos professores sobre sua escolha profissional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BUAES, Caroline Stumpf. Aprendendo a ser viúva: narrativas de mulheres velhas de um contexto rural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BUAES, Caroline Stumpf. Narrativas da Viuvez Feminina. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BUAES, Caroline Stumpf. Narrativas sobre a viuvez: experiências de mulheres idosas no meio rural.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes . How to learn to be a widow: experiences of elderly women in the rural environment. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
DOLL, Johannes ; BUAES, Caroline Stumpf ; RAMOS, Anne Carolina ; PAULO, C. A. ; MATTOS, G. ; AGUIAR, L. B. ; PINTO, P. R. ; PORTO, C. S. . Introdução ao uso do computador para trabalhadores mais velhos da indústria metalúrgica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes . Viúvas e sua Relação com o Esposo Falecido. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
BUAES, Caroline Stumpf. Aprendizagem de Trabalhadores Mais Velhos: o estudo de um caso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
BUAES, Caroline Stumpf; RAMOS, Anne Carolina . Trabalhadores Mais Velhos: testemunhos das mudanças no mundo do trabalho. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes . A Produção de Identidades de Trabalhadores Mais Velhos: uma reflexão.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
DOLL, Johannes ; LICHTENFELS, Patricia ; ROZENFELD, Maira ; SANTOS, Milton dos ; BUAES, Caroline Stumpf . Memória: uma revisão epidemiológica interdisciplinar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
BUAES, Caroline Stumpf; RAMOS, Anne Carolina . Mudanças na educação e no trabalho: perspectivas de trabalhadores mais velhos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
BUAES, Caroline Stumpf. Viuvez: uma construção cultural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
BUAES, Caroline Stumpf; PINTO, P. R. . Experiência de aprendizagem de trabalhadores mais velhos no seu contexto histórico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BUAES, Caroline Stumpf; RAMOS, Anne Carolina . Aprendizagem de pessoas idosas: uma experiência diversificada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
DOLL, Johannes ; BUAES, Caroline Stumpf ; SELMI, A. C. ; RAMOS, Anne Carolina ; PINTO, P. R. ; MATTOS, G. ; LOESER, Viviane ; PAULO, C. A. . Como aprendem os trabalhadores mais velhos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
DOLL, Johannes ; BUAES, Caroline Stumpf ; SELMI, A. C. . Atualização profissional de Trabalhadores mais Velhos: desafios para uma pedagogia social. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
BENINCÁ, C. ; BUAES, Caroline Stumpf ; CALEFFI, J. ; ILHA, V. . Tentativa de Suicídio na Adolescência: Características Demográficas e Sociais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BUAES, Caroline Stumpf. Pré-análise da avaliação pedagógica de obras didáticas no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2018. 2016.

2.
BUAES, Caroline Stumpf. Desenvolvimento de estudos analíticos com intuito de aprimorar os processos de avaliação pedagógica do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD e do Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. 2016.

3.
BUAES, Caroline Stumpf. Avaliação dos conceitos introdutórios da Base Nacional Comum Curricular - Documento de Referência para a discussão nacional - janeiro 2015. 2015.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BUAES, Caroline Stumpf; BOHM, V. ; OLIVEIRA, S. N. . Cinema e Envelhecimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BUAES, Caroline Stumpf. Educação Financeira para idosos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BUAES, Caroline Stumpf. Síndrome de Burnout em professores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BUAES, Caroline Stumpf. Saúde do trabalhador docente: a síndrome de Burnout. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BUAES, Caroline Stumpf. Sobre a formação de conhecimentos na interação: uma experiência de educação financeira com mulheres idosas em um contexto popular. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BUAES, Caroline Stumpf. Learning how to survive in a consumer society: working with eldery women in a favela in Porto Alegre. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BUAES, Caroline Stumpf. Abordagem multidisciplinar: educação para o crédito. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
BUAES, Caroline Stumpf. Velhos consumidores, novos (super)endividados?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BUAES, Caroline Stumpf. Oficina de Autoconhecimento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BUAES, Caroline Stumpf; TRAVERSINI, C. ; SILVA, S. D. R. ; BLOISE, A. . (Re) pensando práticas de ensino: desafios e possibilidades. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BUAES, Caroline Stumpf. Analfabetismos, letramentos e as relações intergeracionais: desafios da EJA na contemporaneidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BUAES, Caroline Stumpf. Juventude e Envelhecimento: implicações para as práticas docentes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BUAES, Caroline Stumpf. Juventude e Envelhecimento: implicações para as práticas docentes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BUAES, Caroline Stumpf. Disciplina Didática, Planejamento e Avaliação. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

15.
BUAES, Caroline Stumpf. Geração e implicação para a formação e prática docente. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
BUAES, Caroline Stumpf. Vivendo e Aprendendo com a Experiência da Viuvez. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
BUAES, Caroline Stumpf. Computação para trabalhadores mais velhos - 2. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
BUAES, Caroline Stumpf. Conversando 2004 - Módulo: Educação e Envelhecimento. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
BUAES, Caroline Stumpf. Introdução ao uso do computador para trabalhadores mais velhos - 2. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
BUAES, Caroline Stumpf. Introdução ao uso do computador para trabalhadores mais velhos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
BUAES, Caroline Stumpf. Envelhecimento: novos modelos e experiências. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
BUAES, Caroline Stumpf. Fundamentos Psicológicos de Envelhecimento. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
BUAES, Caroline Stumpf. Cuidar de Pessoas Idosas em Instituições I e II. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
BUAES, Caroline Stumpf. A Promoção da Saúde Física e Mental nas Creches Comunitárias do Município de Viamão, RS. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
BUAES, Caroline Stumpf. Envelhecer com sabedoria. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GAGLIETI, M. J.; MATTJIE, M. L.; BUAES, Caroline Stumpf. Participação em banca de Daiane Carina Hahn.As representações sociais da morte compartilhadas por pessoas idosas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

2.
DALBOSCO, S. N. P.; PAULETTO, E. A.; BUAES, Caroline Stumpf. Participação em banca de Fernanda Tres.O Psicólogo Escolar ou o Apagador de Incêndios?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

3.
GAGLIETI, M. J.; CENCI, C. M. B.; BUAES, Caroline Stumpf. Participação em banca de Marciana Zambillo.Representações Sociais em Saúde Mental: o reconhecimento pós reforma psiquiátrica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

4.
BOTH, T. L.; OLIVEIRA, L. R. F.; BUAES, Caroline Stumpf. Participação em banca de Fernanda Teixeira.As Mudanças Sentidas na Menopausa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

5.
BOTH, T. L.; OLIVEIRA, L. R. F.; BUAES, Caroline Stumpf. Participação em banca de Deomar Luis Bordignondo.A Transmissão da Educação da Família nua Perspectiva Trigeracional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

6.
BUAES, Caroline Stumpf; BOTTOLI, C.; CEZNE, G. O. M.. Participação em banca de Naiana Dapieve Patias.Eu sou mulher não mãe! Significados atribuídos a (não)maternidade. Um estudo realizado com mulheres da cidade de Santa Maria - RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

7.
BUAES, Caroline Stumpf; SMEHA, L; OLIVEIRA, F.S.. Participação em banca de Cristiane Braga Dias.Adoção de crianças por casais homoafetivos: olhares de estudantes de direito sobre uma das variadas formas de ser família.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

8.
BUAES, Caroline Stumpf; MEDEIROS, M. P.; TRAESEL, E. S. Participação em banca de Priscila Nunes Diesel.As produções científicas sobre infância, mídia e consumo no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

9.
SERPA, M. G.; BUAES, Caroline Stumpf; OLIVEIRA, F.S.. Participação em banca de Francieli Lorenzi Vacari.O impacto das redes sociais na socialização dos adolescentes: um estudo sobre o site de relacionamento Orkut. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

10.
SIQUEIRA, A. C.; BUAES, Caroline Stumpf; ABAID, Josiane. Participação em banca de Carlos Armindo Simon.Motivos atribuídos a família para a repetência escolar dos filhos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

11.
SMEHA, L; BUAES, Caroline Stumpf; BOTTOLI, C.. Participação em banca de Luciele Coradini de Oliveira.Quem disse que tem que ser a mãe: o homem como cuidador dos filhos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

12.
BUAES, Caroline Stumpf; SERPA, M. G.; MOTTA, R. F.. Participação em banca de Caroline Foletto Bevilaqua.Sentidos de chefia familiar produzidos por mulheres de classes populares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

13.
OLIVEIRA, F.S.; BUAES, Caroline Stumpf; OLIVEIRA, V.. Participação em banca de Liliane Almeida Frizzon.A expressão do amor e da sexualidade nos idosos que freqüentam os bailes da terceira idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

14.
BUAES, Caroline Stumpf; BAIERLE, T.; RODHE, C.L.C. Participação em banca de Júlia Gonçalves.Os sentidos do trabalho e do afastamento para motoristas de transporte coletivo urbano: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

15.
BUAES, Caroline Stumpf; SERPA, M. G.; OLIVEIRA, F.S.. Participação em banca de Tassiele Mendes Simas.Sentidos de amor produzidos por adolescentes na contemporaneidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

16.
BAIERLE, T.; BUAES, Caroline Stumpf; RODHE, C.L.C. Participação em banca de Joziane Rodrigues Moro.Vivências do afastamento do trabalho por licença-saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

17.
MEDEIROS, M. P.; CASANAVE, C. M. I. L.; BUAES, Caroline Stumpf. Participação em banca de Cristiane de Oliveira Iensen.A podução de subjetividades em movimentos religiosos: análise de dados coletados entre adeptos da Igreja Pentecostal Assembléia de Deus de Val de Serra - RS,. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

18.
MARTINS, C.A.D; BUAES, Caroline Stumpf; RODHE, C.L.C. Participação em banca de Vanuza Pavan.Fatores que interferem na escolha profissional dos adolescentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

19.
DORNELLES, V. G; BUAES, Caroline Stumpf; ABAID, Josiane. Participação em banca de Joice Tatiane Sipp.Diferença na eliciação de falsas memórias em mulheres e homens universitários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

20.
BUAES, Caroline Stumpf; BAIERLE, T.; GONCALVES, C. S.. Participação em banca de Ângela Barbieri.Mídia e Consumo na produção das infâncias contemporâneas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

21.
BUAES, Caroline Stumpf; BAIERLE, T.; OLIVEIRA, V.. Participação em banca de Larissa Berger.A constituição da feminilidade e dos relacionamentos amorosos na contemporaneidade sob a ótica da revista Men's Health. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

22.
BUAES, Caroline Stumpf; ABAID, Josiane; BOTTOLI, C.. Participação em banca de Francielle Soldati Duarte.Vivência da maternidade e suas conseqüências para o desenvolvimento psicológico do feto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

23.
BUAES, Caroline Stumpf; GONCALVES, C. S.; OLIVEIRA, F.S.. Participação em banca de Daynah Waihrich Leal.Sob olhar do dependente químico, o que motiva a aderência ao tratamento?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

24.
RODHE, C.L.C; BUAES, Caroline Stumpf; SMEHA, L. Participação em banca de Luzia Kehrwald.Transtorno de Humor Bipolar e sua repercussão psicossocial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano.

25.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes; MACHADO, C. L. B.. Participação em banca de Fabiane Puper.A vivência do idoso no campo, o resgate do hoje. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária.

26.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes; MACHADO, C. L. B.. Participação em banca de Elisiane de Fátima Jahn.Trabalho como uma perspectiva cultural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária.

27.
BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes; MACHADO, C. L. B.. Participação em banca de Inajara Bogo.Trajetória das mulheres do campo e suas transformações do corpo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BUAES, Caroline Stumpf. XVIII Salão de Iniciação Científica - Sessão Formação e Atualização de Professores. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
BUAES, Caroline Stumpf. XVIII Salão de Iniciação Científica - Sessão Formação e Atualização de Professores. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
BUAES, Caroline Stumpf. XVIII Salão de Iniciação Científica - Sessão Envelhecimento. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. A contratação de crédito consignado por idosos: relações afetivas-financeiras. 2014. (Congresso).

2.
XVII Encontro da ABRAPSO.Velhos consumidores (novos) endividados: perspectivas de educação para o consumo na contemporaneidade. 2013. (Encontro).

3.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Consumo e envelhecimento na sociedade contemporânea: uma experiência de educação financeira com mulheres idosas em um contexto popular. 2012. (Congresso).

4.
Oficina sobre Crédito e Superendividamento.Abordagem multidisciplinar: educação para o crédito. 2010. (Oficina).

5.
Fórum Estadual do Ano da Psicoterapia - CRP/RS. 2009. (Encontro).

6.
NAR-Symposium - First Metting of the Scientific Board Directors. 2009. (Simpósio).

7.
VII Encontro Nacional da ABEP. Psicologia da Vida Adulta e da Velhice: encontros com o "outro" em sala de aula. 2009. (Congresso).

8.
Seminário Nacional Envelhecimento e Subjetividade: Desafios para uma Cultura de Compromisso Social. 2008. (Seminário).

9.
VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2008. (Seminário).

10.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

11.
VII Reunião Antropológica do Mercosul. 2007. (Congresso).

12.
V Jornada Paulista Sobre o Luto. II Encontro Internacional Sobre o Luto e Cuidados Paliativos. 2007. (Encontro).

13.
2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação - 2º SBECE. 2006. (Seminário).

14.
IV Jornada da ANG/RS - Envelhecer aprendendo. 2006. (Encontro).

15.
18 Congress of the International Association of Gerontology. 2005. (Congresso).

16.
Congresso Nacional de Ciências do Envelhecimento Humano: Múltiplos Olhares. 2005. (Congresso).

17.
III Jornada da ANG/RS - Envelhecimento, Gênero e Relações Sociais.Narrativas da viuvez feminina. 2005. (Encontro).

18.
Curso Espiritualidade e Finitude. VI Jornada de Inverno - Desafios da Ciência do Envelhecimento: Interface entre a Ética e a Gerontologia. 2004. (Oficina).

19.
Fórum Mundial de Educação. 2004. (Congresso).

20.
I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação. 2004. (Seminário).

21.
VI Jornada de Inverno - Desafios da Ciência do Envelhecimento: Interface entre a Ética e a Gerontologia. 2004. (Outra).

22.
V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Mudanças na educação e no trabalho: perspectivas de trabalhadores mais velhos. 2004. (Seminário).

23.
XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia e III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia. 2004. (Congresso).

24.
III Seminário Internacional da Região Sul.Experiências de aprendizagem de trabalhadores mais velhos no seu contexto histórico. 2003. (Seminário).

25.
IV Congresso Sulbrasileiro de Geriatria e Gerontologia. Painel: O velho como cuidador. 2003. (Congresso).

26.
I Encontro Ibero-Americano: a intervenção educativa na velhice desde a perspectiva de uma pedagogia Social. 2002. (Congresso).

27.
Seminário de Atualização em Geriatria e Gerontologia. 2002. (Seminário).

28.
Atualização em Gerontologia. 2001. (Encontro).

29.
III Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia III Jornada Catarinense de Geriatria e Gerontologia. 2001. (Congresso).

30.
VII Seminário Estadual do Idoso - Vivendo a Velhice. 2001. (Seminário).

31.
III Jornada de Geriatria e Gerontologia do Planalto Médio e II Jornada da Idade Madura. 2000. (Outra).

32.
Oficina Cuidadores de idosos. III Jornada de Geriatria e Gerontologia do Planalto Médio e II Jornada da Idade Madura. 2000. (Oficina).

33.
Simpósio Finitude. III Jornada de Geriatria e Gerontologia do Planalto Médio e II Jornada da Idade Madura. 2000. (Simpósio).

34.
I Encontro Estadual de Clínicas-Escola em Psicologia: A Clínica na Saúde. 1999. (Encontro).

35.
II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 1998. (Congresso).

36.
IX Semana Acadêmica da Psicologia. 1998. (Outra).

37.
O Valor Simbólico do Trabalho e o Sujeito Contemporâneo. 1998. (Congresso).

38.
1ª Jornada de Terapia de Família do CEF - Passo Fundo. 1997. (Outra).

39.
1ª Jornada Multidisciplinar "Casamento, Separação, Reconstrução". 1997. (Outra).

40.
1ª Jornada do Planalto de Alcoolismo e Outras Dependências. 1996. (Outra).

41.
VI Semana Acadêmica de Psicologia. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DOLL, Johannes ; SANTOS, Geraldine dos ; BUAES, Caroline Stumpf ; FERNANDES, Jorge . III Jornada da ANG RS: Envelhecimento, gênero e relações sociais. 2005. (Congresso).

2.
DOLL, Johannes ; SANTOS, Geraldine dos ; BUAES, Caroline Stumpf ; FERNANDES, Jorge ; LAFIN, S. ; VARANI, G. . II Jornada da ANG/RS Gerontologia: antigas profissões novos enfoques. 2004. (Congresso).

3.
DOLL, Johannes ; BUAES, Caroline Stumpf ; SANTOS, Geraldine dos ; MATTOS, F. B. ; BREDEMEIER, S. . I Jornada da ANG/RS - Gerontologia: o estudo de muitas velhices. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LEANE DA ROSA DOMINGUES. Migração de brasileiros para Dubai: Adaptação ao trabalho e à cultura árabe. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

2.
Ana Caroline Martinelli. Feli(z)idade em Instituição de Longa Permanência: valorizando os sentidos subjetivos atribuídos por idosos aos processos que permeiam o envelhecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

3.
Marcio Halmenschlager. Educação inclusiva: Uma experiência possível?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

4.
Natacha Martins Machado. Consumo e endividamento entre jovens universitários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

5.
Raíssa Rafaela Pereira Santin. Consumo e envelhecimento: alguns apontamentos sobre a contratação do crédito consignado por idosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

6.
Viviane Savaris. A perspectiva dos pais acerca dos impactos e repercussões do tratamento do câncer infantil na vida familiar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

7.
Suelen Oliveira Tomasi. Bullying: quais as características da produção científica brasileira no período de 2002 a 2012?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

8.
Cristiane Iensen. A produção de subjetividades em movimentos religiosos: análise de dados coletados entre adeptos da Igreja Pentecostal Assembléia de Deus de Val de Serra - RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

9.
Naiana Dapieve Patias. Eu sou mulher não mãe! Significados atribuídos a (não) maternidade. Um estudo realizado com mulheres da cidade de Santa Maria RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

10.
Cristiane Braga Dias. Adoção de crianças por casais homoafetivos: olhares de estudantes de direito sobre uma das variadas formas de ser família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

11.
Tassiéli Mendes Simas. Sentidos de amor produzidos por adolescentes na contemporaneidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

12.
Julia Gonçalves. Sentidos do trabalho e do afastamento para motoristas de transporte coletivo urbano: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

13.
Priscila Nunes Diesel. As produções científicas sobre infância, mídia e consumo no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

14.
Caroline Foletto Bevilaqua. Sentidos de chefia familiar produzidos por mulheres de classes populares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

15.
Larissa Carline Berger. A constituição da feminilidade e dos relacionamentos amorosos na contemporaneidade sob a ótica da Revista Men´s Health. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

16.
Daynah Leal. Sob o olhar do dependente químico, o que motiva a aderência ao tratamento?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

17.
Angela Barbieri. Mídia e consumo na produção das infâncias contemporâneas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

18.
Vanessa Ustra Diefenbach. Estudo sobre a violência contra crianças e adolescentes no município de Santa Maria, RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.

19.
Francielle Soldati Duarte. Vivências da maternidade e suas consequências para o desenvolvimento psicológico do feto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Caroline Stumpf Buaes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BUAES, Caroline Stumpf2014BUAES, Caroline Stumpf; DOLL, Johannes . Perspectivas de educação para o consumo com idosos: reflexões a partir de uma experiência no contexto brasileiro. SENSOS-E REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, v. 4, p. 91-103, 2014.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BUAES, Caroline Stumpf. Idosos, empréstimos consignados e seus efeitos nas relações familiares. O Nacional, Passo Fundo, 28 abr. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
TOMASI, M. ; ALMEIDA, R. ; SIMOR, T. ; Buaes, Caroline Stumpf . Superendividamento de idosos: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 16:39:43