Fleide Daniel Santos de Albuquerque

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7689801049239303
  • Última atualização do currículo em 17/04/2015


Fleide Daniel Santos de Albuquerque é Mestre em Língua Portuguesa (2004) e Bacharel em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (2001) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Desde 2014 atua na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - como professor assistente. É coordenador da área de Português Língua Estrangeira e membro da Comissão de Extensão do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas. Coordena o Programa Português sem Fronteiras na UFRN e os cursos de português para estrangeiros do Instituto Ágora. Tem 10 anos de experiência como professor de Português Língua Materna e Estrangeira em universidades do Brasil e do exterior. Por três anos foi Professor Leitor de Português na Universidade de Comunicação da China, em Pequim, pelo Programa Leitorados da CAPES e do Ministério das Relações Exteriores. Atuou na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA - como Professor Visitante de português para falantes de espanhol. Ministrou cursos de capacitação em Português Língua Estrangeira e Português Língua de Herança na Embaixada do Brasil em Assunção, Paraguai. Criou e coordenou projetos de extensão em Português Língua Estrangeira e Segunda Língua em instituições do Brasil, China e Argentina. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas, ligado ao CNPq. Áreas de interesse: ensino de Português Língua Estrangeira, Segunda Língua e Língua de Herança; formação inicial e continuada de professores; a interface gramática e ensino; interculturalidade no ensino de línguas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fleide Daniel Santos de Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
ALBUQUERQUE, Fleide D. S.;ALBUQUERQUE, FLEIDE DANIEL SANTOS DE


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Da Pesquisa Linguística ao Ensino da Gramática Normativa,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria Teresa Gonçalves Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Ensino de Gramática; Linguistica Teórica; Gramática Normativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
1994 - 2002
Graduação em Letras Inglês Literaturas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: De Gramática e Ensino.
Orientador: Maria Teresa Gonçalves Pereira.




Formação Complementar


2014 - 2014
Atualização Pedagógica (40h). (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Expresiones idiomáticas en español (2h). (Carga horária: 2h).
Universidade Federal da Fronteira Sul.
2013 - 2013
Cátedra Paulo Freire (7h). (Carga horária: 7h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2013 - 2013
Problemas de sotaque e de pronúncia em PLE (2h30m). (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2013 - 2013
I Curso da APLE-RJ (4h). (Carga horária: 4h).
Associação de Professores de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.
2013 - 2013
II Curso da APLE-RJ (4h). (Carga horária: 4h).
Associação de Professores de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.
2013 - 2013
Grammar for teachers: language awareness (5h). (Carga horária: 5h).
University of Cambridge.
2013 - 2013
Grammar 1 Teacher development workshop (1h). (Carga horária: 1h).
British Council.
2013 - 2013
Grammar 2 Teacher development workshop (1h). (Carga horária: 1h).
British Council.
2013 - 2013
Grammar 3 Teacher development workshop (1h). (Carga horária: 1h).
British Council.
2011 - 2011
Taller de Estudio Curricular Comparativo (40h). (Carga horária: 40h).
Ministerio de Cultura, Educación, Ciencia y Tecnología.
2009 - 2009
Treinamento para Alicação do Celpe-Bras (16h). (Carga horária: 16h).
Ministério da Educação.
2008 - 2008
Pre-service (18h). (Carga horária: 18h).
Cultura Inglesa.
2003 - 2003
O Verbo no Ensino de PLE (4h30m). (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1999 - 1999
A Utlização dos Textos da Imprensa em PLE (4h). (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1999 - 1999
A Aquisição da Oralidade em PLE (4h). (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1998 - 1998
Tópicos Especiais de Língua Portuguesa I (30h). (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1996 - 1996
Gramática e Ensino (30h). (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

Cargo ou função
Coordenação da área de Português Língua Estrangeira do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.
03/2015 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

Cargo ou função
Coordenação da área de Português Língua Estrangeira do Instituto Ágora.
03/2015 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

Atividade de extensão realizada
Coodenação do Projeto de Monitoria em Ensino de Português para Estrangeiros.
2/2015 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

Cargo ou função
Coordenação do Programa Português sem Fronteiras na UFRN.
2/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de Português como Língua Estrangeira I
Tópicos em Gramática de Português Língua Estrangeira I
6/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Extensão do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM).
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

8/2014 - 11/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II
Tópicos em Cultura Brasileira II (PLE)
Tópicos em Gramática de Português Língua Estrangeira II
10/2014 - 10/2014
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do I Ciclo de Estudos em Ensino de Português como Língua Estrangeira.
8/2014 - 9/2014
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso de Introdução ao Ensino de Português para Estrangeiros.
02/2014 - 06/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Gramática de Português Língua Estrangeira I
Tópicos em Cultura Brasileira I (PLE)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ensino de português a falantes de espanhol provenientes da América do Sul e Caribe. Desenvolvimento e implementação de projetos de extensão para o ensino de português como segunda língua e língua estrangeira. Atuação na Comissão Organizadora do VI Congresso Internacional Roa Bastos: arquivos de fronteira.

Atividades

11/2012 - 04/2013
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico (para hispanofalantes)
11/2012 - 04/2013
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico (para hispanofalantes)
10/2012 - 04/2013
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA.
05/2012 - 04/2013
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Programa de Extensão Los cuentos, mombe'ura, os contos navegam pelo rio Paraná.
03/2012 - 10/2012
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Preliminar (para hispanofalantes)
Descrição de Línguas I (para brasileiros e hispanofalantes)
Português para Brasileiros I
08/2012 - 09/2012
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Extensão Capacitação de Professores de Português atuantes na Licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade Nacional de Assunção, Paraguai..
03/2012 - 06/2012
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Extensão UNILA en el Cruce: a integração pelo ensino de português como língua estrangeira.
01/2012 - 05/2012
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Atuação como professor colaborador do Projeto de Extensão Som, Câmera, Ação: a música no cinema.
06/2011 - 05/2012
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Atuação como professor colaborador do Projeto de Extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras..
09/2011 - 01/2012
Ensino, Engenharia Civil de Infraestrutura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II (para hispanofalantes)
09/2011 - 01/2012
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II (para hispanofalantes)
04/2011 - 08/2011
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I (para hispanofalantes)
04/2011 - 08/2011
Ensino, Engenharia Civil de Infraestrutura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I (para hispanofalantes)

Communication University of China, CUC, China.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Especialista Estrangeiro, Enquadramento Funcional: Professor Leitor de Português, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ensino de português a falantes de chinês em nível de graduação. Desenvolvimento e realização de eventos voltados para a difusão da cultura brasileira. Realização de atividades relativas ao exame CELPE-Bras: Implementação do Posto Pequim na Universidade de Comunicação da China, atuação como entrevistador em três aplicações do exame e regência de cursos preparatórios para alunos de várias universidades chinesas. Orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação e participação em bancas examinadoras de trabalhos produzidos por alunos do curso de Bacharelado em Língua Portuguesa.

Atividades

02/2011 - 04/2011
Ensino, Bacharelado em Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão Oral
Conversação (para o segundo ano)
Conversação (para o primeiro ano)
09/2010 - 01/2011
Ensino, Bacharelado em Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conversação
Compreensão Oral
Português IV
11/2010 - 11/2010
Extensão universitária , Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
Organização da III Mostra de Cinema Brasileiro.
04/2010 - 07/2010
Ensino, Bacharelado em Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão Oral
Português III
Redação
Conversação
05/2010 - 05/2010
Extensão universitária , Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
Organização da II Mostra de Cinema Brasileiro.
03/2010 - 03/2010
Extensão universitária , Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Curso Preparatório para o Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiiros - CELPE-Bras..
09/2009 - 01/2010
Ensino, Bacharelado em Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão Oral
Conversação
Redação
09/2009 - 09/2009
Extensão universitária , Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Curso Preparatório para o Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-Bras..
04/2009 - 07/2009
Ensino, Bacharelado em Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português IV
Compreensão Oral
Redação
04/2009 - 04/2009
Extensão universitária , Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
Organização da I Mostra de Cinema Brasileiro.
09/2008 - 01/2009
Ensino, Bacharelado em Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão Oral
Conversação
Português III

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor de Português, Enquadramento Funcional: Professor de Português para Estrangeiros, Carga horária: 25
Outras informações
Ministrou as disciplinas Português para Estrangeiros - nível 1 e Português para Estrangeiros - nível 2 para falantes de outras línguas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de português para estrangeiros, Carga horária: 25
Outras informações
Ministrou a disciplina Português para Estrangerios - nível 1 a alunos de universidades estrangeiras.

Atividades

01/2011 - 02/2011
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português para Estrangeiros - nível 1
Português para Estrangeiros - nível 2
01/2010 - 01/2010
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português para Estrangeiros - nível 1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 19
Outras informações
Ensino de português para alunos do Instituto de Letras.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitor da disciplina Técnicas de Composição Oral e Escrita do Instituto de Letras. As atividades totalizaram 800 horas.

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio interno complementar realizado no projeto Consultoria Gramatical do Instituto de Letras. As atividades totalizaram 1520 horas.

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

03/2008 - 08/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
03/2008 - 08/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe
Morfologia e Lexicologia
Técnicas de Composição Oral e Escrita
08/2007 - 11/2007
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2007 - 11/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe
Prática de Produção Textual
Morfologia e Lexicologia
01/2007 - 06/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
Morfologia e Lexicologia
Prática de Produção Textual
04/2000 - 01/2001
Estágios , Reitoria, Instituto de Letras.

Estágio realizado
Monitoria na disciplina Técnicas de Composição Oral e Escrita.
07/1997 - 01/1999
Estágios , Reitoria, Instituto de Letras.

Estágio realizado
Consultoria Gramatical no Centro Filológico Clóvis Monteiro.

Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Atuação como tutor a distância e presencial no curso de Letras. Desenvolvimento de programas de ensino a distância. Preração de materiais para o ensino de português e latim em ambiente de ensino a distância.

Atividades

08/2008 - 11/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Latina I
LIteratura Brasileira I
Morfossintaxe I
03/2008 - 07/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
Língua Latina I
Morfossintaxe

Universidade Federal do Espirito Santo, UFES, Espanha.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16
Outras informações
Ensino de português e redação a alunos de graduação.

Atividades

10/2005 - 02/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
10/2005 - 02/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Redação
10/2005 - 02/2006
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
10/2005 - 02/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
05/2005 - 09/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mofossintaxe
05/2005 - 09/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
05/2005 - 09/2005
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
05/2005 - 09/2005
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Redação

Faculdade de Vila Velha, UNIVILA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Ensino de Redação e Comunicação Empresarial a alunos de graduação.

Atividades

03/2005 - 07/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Português
03/2005 - 07/2005
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação
03/2005 - 07/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português

Faculdades Doctum, IDEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Ensino de Português e Inglês Instrumental para alunos de graduação.

Atividades

03/2006 - 07/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
03/2006 - 07/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I
Português I
08/2005 - 11/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português II
Inglês Instrumental II
02/2005 - 06/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental II
Português II
08/2004 - 11/2004
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I
Português I
08/2004 - 11/2004
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português


Linhas de pesquisa


1.
O ensino do português: tradição e renovação
2.
Ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Dificuldades linguístico-discursivas do estrangeiro em língua portuguesa: descrição de aspectos gramaticais, semânticos e pragmáticos

Descrição: A ação aqui proposta objetiva alargar o campo de estudos de PLE, analisando dificuldades que alunos estrangeiros enfrentam durante seus processos de aprendizagem da língua portuguesa, especialmente as de cunho linguístico-discursivo, mas sem descartar as eventuais interferências de natureza cultural experimentadas por esses discentes. Tais dificuldades tem sido observadas e anotadas nestes quatro anos de existência de nossos cursos e constituem hoje um repositório de questionamentos cujas respostas exigem uma visão da língua radicalmente diferente daquela entretida pela mentalidade subentendida nos estudos de língua materna. Desta forma, pretendemos descrever usos da língua ainda não normatizados pelas metodologias gramaticais existentes ou descritos de forma ainda improdutivos a partir da perspectiva do estrangeiro, buscando aplicações que contemplem aspectos gramaticais, semânticos e pragmáticos e apontando caminhos de exploração de tais tópicos que sejam produtivos na aula de PLE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fleide Daniel Santos de Albuquerque - Integrante / Marcelo da Silva Amorim - Coordenador / Adriana Ferreira de Sousa Albuquerque - Integrante / Ana Graça Canan - Integrante / Janaína Arruda de Oliveira - Integrante / Aline Priscilla de Albuquerque Braga - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Língua Portuguesa para a UNILA

Descrição: Desenvolvimento e implementação do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Falantes de Outras Línguas. O público-alvo foi formado pelos alunos e professores estrangeiros da UNILA, pelos estrangeiros residentes na região da tríplice fronteira e pelos professores argentinos da Escola Intercultural Bilíngue de Puerto Iguazú, Argentina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Fleide Daniel Santos de Albuquerque - Integrante / Andre Luiz Ramalho Aguiar - Coordenador / José Maria Rodrigues - Integrante.

Número de produções C, T & A: 7
2012 - 2013
Língua Portuguesa para a UNILA

Descrição: Projeto voltado para o ensino da Língua Portuguesa a falantes de espanhol como língua materna. Os objetivos incluem: 1. Apoiar os alunos do primeiro ano da UNILA nos estudos de Português como Língua Adicional, nas tarefas de leitura que precisam realizar nas várias disciplinas da graduação e no uso do português para as diversas circunstâncias do meio acadêmico; 2. Promover uma socialização e uma integração mais rápida dos alunos que se defrontam com uma nova realidade e com o modus operandi de uma universidade federal brasileira; 3. Oferecer capacitação em língua portuguesa para os professores estrangeiros e funcionários da UNILA. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fleide Daniel Santos de Albuquerque - Coordenador / Andre Luiz Ramalho Aguiar - Integrante / José Maria Rodrigues - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2012 - 2012
UNILA en el Cruce

Descrição: Projeto de extensão voltado para a formação linguística dos professores argentinos da Escola Intercultural Bilíngue de Puerto Iguazú, Argentina. O projeto consiste no Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, ministrado pelo coordenador, para os professores desta escola e em palestras de vários professores da UNILA sobre cultura brasileira e aspectos ligados à formação docente. O objetivo é, dentre outros, engajar os professores na instituição de uma escola bilíngue e apoiar as atividades pedagógicas que eles desempenham no âmbito do Programa Escolas de Fronteira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fleide Daniel Santos de Albuquerque - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3
2012 - 2012
Los cuentos, mombe'ura, os contos navegam pelo rio Paraná

Descrição: Programa de Extensão intercultural e transdisciplinar com o objetivo de incentivar a leitura em escolas rurais da região da tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai. http://sigaolide.blogspot.com.br/2012/06/os-contos-que-navegam-pelo-rio-parana.html.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Fleide Daniel Santos de Albuquerque - Coordenador.
Número de orientações: 1
2011 - 2012
Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras

Descrição: Projeto voltado para a preparação dos alunos de graduação da UNILA, e demais interessados, para a realização do exame Celpe-Bras. As atividades incluíram aulas para duas turmas durante o ano letivo de 2011 e início de 2012, preparação de material didático voltado para hispanofalantes, orientação dos bolsistas nas tarefas realizadas junto aos alunos do curso e demais tarefas ligadas ao aprimoramento linguístico dos participantes. A carga horária foi de 288 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fleide Daniel Santos de Albuquerque - Integrante / Leandro Rodrigues Alves Diniz - Coordenador.
2011 - 2012
Som, Câmera, Ação: a Música no Cinema

Descrição: Projeto de extensão realizado a partir de pesquisas sobre cinema e música. As atividades incluíram também a exibição e debate de filmes para a comunidade de Foz do Iguaçu em cooperação com o SESC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fleide Daniel Santos de Albuquerque - Integrante / Marli Aparecida Rosa - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - Atual
Monitoria em Ensino de Português para Estrangeiros

Descrição: O Projeto de Monitoria em Ensino de Português para Estrangeiros tem por principal meta auxiliar as ações da área de português para estrangeiros da UFRN. As atribuições da equipe executora consistem em auxiliar a formação de professores de português para estrangeiros nas disciplinas da graduação e elaborar produtos didáticos impressos e audiovisuais. Os monitores dedicar-se-ão ao atendimento dos alunos da graduação, à elaboração de um Banco de Textos e Atividades com vistas à produção de materiais de ensino, e à leitura com vistas à fundamentação teórica em ensino/aprendizagem de português como língua estrangeira PLE. Como resultados imediatos teremos a formação de professores de PLE aptos a planejar e implementar cursos de português para estrangeiros, a criação de um Banco de Textos e Atividades, de um Caderno de Atividades e de um CD de áudio e vídeo, materiais indispensáveis às ações e projetos de ensino de português para estrangeiros da UFRN..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fleide Daniel Santos de Albuquerque - Coordenador / Nicholas Almeida Rezende de Moura - Integrante / Vicente Alves de Oliveira Neto - Integrante / Sara Lincka de Sousa - Integrante.


Revisor de periódico


1998 - 1998
Periódico: Caderno Seminal (UERJ)
2013 - 2013
Periódico: Revista Sures


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de português como língua estrangeira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de português como segunda língua.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Ensino de português como língua materna.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AGUIAR, A. L. R.2014 AGUIAR, A. L. R. ; ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Projeto de extensão língua portuguesa para a UNILA: a integração pelo ensino de Português como Língua Estrangeira. Revista SURES, v. 3, p. 35-47, 2014.

2.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S.2014 ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Linguística Descritiva, Gramática Normativa e Exclusão Social: considerações necessárias. Revista da Academia Brasileira de Filologia, v. XV, p. 58, 2014.

3.
AGUIAR, ANDRÉ LUIZ RAMALHO2013 AGUIAR, ANDRÉ LUIZ RAMALHO ; ALBUQUERQUE, FLEIDE DANIEL SANTOS DE ; MONTALBETTI, CYNTHIA LUNA ; DUARTE, EMANUELY . Projeto de extensão língua portuguesa para a UNILA. Extensio (Florianópolis), v. 10, p. 55-61, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DINIZ, A. G. (Org.) ; ALBUQUERQUE, Fleide D. S. (Org.) . Anais do VI Congresso Internacional Roa Bastos: Arquivos de Fronteira. 1. ed. , 2011. v. 1. 312p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, A. L. R. ; ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA: a integração pelo ensino de português língua estrangeira. In: VII Encontro Internacional de Letras / Literatura e Linguística: linguagens do século XXI, 2013, Foz do Iguaçu. VII Encontro Internacional de Letras 2013, 2013. p. 174-188.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . O Programa Leitorado da CAPES/MRE na Universidade de Comunicação da China: Práticas de Ensino e Promoção da Língua Portuguesa e Cultura Brasileira a falantes de chinês. In: IV Congresso Internacional da AILP, 2014, Macau, China.. Caderno de Resumos, 2014. p. 45-45.

2.
AGUIAR, A. L. R. ; ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA: um relato de experiência. In: VII Encontro Internacional de Letras - Literatura e Linguística: Linguagens do Século XXI, 2013, Foz do Iguaçu. VII Encontro Internacional de Letras 2013, 2013. p. 16-16.

3.
AGUIAR, A. L. R. ; ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; MONTALBETTI, C. L. ; DUARTE, E. . Português Língua Estrangeira para Docentes da Escola Intercultural Bilíngue n.2 de Puerto Iguazú / Argentina. In: VII Encontro Internacional de Letras - Literatura e Linguística: Linguagens do Século XXI, 2013, Foz do Iguaçu. VII Encontro Internacional de Letras 2013, 2013. p. 17-17.

4.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . O ensino de PLE na UNI LA: percursos e percalços. In: VIII PLE RJ: Encontro de Português Língua Estrangeira, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2012.

5.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Da Pesquisa Linguística ao Ensino da Gramática Normativa. In: III Semana de Letras Leituras em Foco: Múltiplas Leituras, 2007, Duque de Caxias. III Semana de Letras Leituras em Foco: Múltiplas Leituras, 2007. v. Único. p. 11-11.

Apresentações de Trabalho
1.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Alguns aspectos interculturais do ensino de português em universidade chinesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; MACENA DA SILVA, Y. U. A. P. . A expansão do ensino de português como língua estrangeira - PLE - e a formação de professores de PLE na UFRN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . O Ensino de Português no Brasil e no Mercosul: atualidade e projeções. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AGUIAR, A. L. R. ; ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para os professores da Escola Intercultural Bilíngue de Puerto Iguazú, Argentina: um relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . O Ensino de Português na China e na Tríplice Fronteira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; AGUIAR, A. L. R. . Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA: um relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . O Ensino de PLE na UNILA: Percursos e Percalços. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . UNILA en el Cruce: a integração pelo ensino de PLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . 7 Motivos para Ensinar Português nas Fronteiras do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . O Pronome Cê. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Dicionário Trilíngue do Mercosul. Assunção, Paraguai.: Imprenta Salesiana, 2013 (Revisão).

2.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Ciudadanía Democrática y Multilingüismo: La construcción de la Identidad lingüística y cultural del Mercosur. Assunção, Paraguai.: Imprenta Salesiana, 2012 (Revisão).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; AGUIAR, ANDRÉ LUIZ RAMALHO ; RODRIGUES, J. M. . Introdução ao Ensino de Português para Estrangeiros. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Oficina de Introdução à Língua Portuguesa (4h). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Lendo Dalton Trevisan sem medo e sem preconceito (18h). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; RODRIGUES, J. M. ; MACHADO, . E. W. ; SILVA, . J. M. . Capacitação de Professores de Português atuantes na Licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade Nacional de Assunção. 2012. .

5.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; Yan Qiaorong . Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . O Português do Brasil através da Mídia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

7.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; GONCALVES, L. V. ; Yan Qiaorong ; ZHANG . Aplicação do Exame Celpe-Bras. 2010. (Aplicação do Exame Celpe-Bras).

8.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; GONCALVES, L. V. ; Yan Qiaorong ; ZHANG . Aplicação do Exame Celpe-Bras. 2010. (Aplicação do Exame Celpe-Bras).

9.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; Yan Qiaorong . Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Questões de Português Brasileiro. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

11.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; Yan Qiaorong ; ZHANG ; GONCALVES, L. V. . Aplicação do Exame Celpe-Bras. 2009. (Aplicação do Exame Celpe-Bras).

12.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; GONCALVES, L. V. ; Yan Qiaorong ; ZHANG . Aplicação do Exame Celpe-Bras. 2009. (Aplicação do Exame Celpe-Bras).

13.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Minicurso Da Pesquisa Linguística ao Ensino da Gramática Normativa (4h). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . Primeiro Encontro de Corais do Centro de Tecnologia. 1995 (Apresentação Artística).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LI; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; ZHANG. Participação em banca de Zhang Lan.O desenvolvimento da economia de baixo carbono no Brasil e na China. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

2.
LI; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; ZHANG. Participação em banca de Xu Danna.Os principais problemas sociais do Brasil e as inspirações que as medidas brasileiras podem oferecer ao desenvolvimento social da China. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

3.
GONCALVES, L. V.; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; LI; ZHANG. Participação em banca de Xu Jia.Proteção e desenvolvimento da indústria de cortiça em Portugal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

4.
GONCALVES, L. V.; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; LI; ZHANG. Participação em banca de Zhuang Su.Gato Fedorento: um fenómeno de humor inteligente, o deleite humorístico do povo português. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

5.
ZHANG; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI. Participação em banca de Yu Xi.Estudo do fenômeno favela tour no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

6.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI; ZHANG. Participação em banca de Yang Tanli.Análise das estratégias da vitória do Brasil na candidatura aos jogos olímpicos de 2016. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

7.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI; ZHANG. Participação em banca de Li Tingyao.A imigração japonesa no Brasil: um exemplo para pessoas expatriadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

8.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI; ZHANG. Participação em banca de Liu Xiaoqian.As características da tristeza nas letras de bossa nova. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

9.
LI; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; ZHANG; GONCALVES, L. V.. Participação em banca de Liu Qiang.O caminho brasileiro para o BRIC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

10.
LI; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; ZHANG. Participação em banca de Chen Mingrong.Uma discussão inicial sobre a contribuição de trem de alta velocidade para o desenvolvimento de transporte de passageiros no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

11.
LI; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; ZHANG. Participação em banca de Li Wenbo.Os problemas da urbanização brasileira e as suas indicações para a China. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

12.
GONCALVES, L. V.; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; LI; ZHANG. Participação em banca de Wang Chennan.A cidade de Sanya e o Rio de janeiro: breve análise do fenômeno turismo próspero - povo desfavorecido. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

13.
GONCALVES, L. V.; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; LI; ZHANG. Participação em banca de Ma Jianwei.O desconhecimento das pequenas e médias empresas chinesas acerca do mercado brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

14.
GONCALVES, L. V.; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; LI; ZHANG. Participação em banca de Tao Xinru.Os restaurantes chineses em Portugal e a Operação Oriente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

15.
ZHANG; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI. Participação em banca de Sun Qingyue.As inspirações das medidas brasileiras nos conflitos comerciais internacionais: análise da guerra comercial entre o Brasil e os EUA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

16.
ZHANG; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI. Participação em banca de Jiang Wen.As diferenças entre as telenovelas da TV Globo e da CCTV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

17.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI; ZHANG. Participação em banca de Jiang Bing.O Gao Kao e o Vestibular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

18.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI; ZHANG. Participação em banca de Qi Ji.A ascensão do Brasil e a formação de uma nova ordem mundial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

19.
ZHANG; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI. Participação em banca de Cao Zhenzhen.Uma comparação entre a revista Veja e a revista World Vision. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.

20.
ZHANG; ALBUQUERQUE, Fleide D. S.; GONCALVES, L. V.; LI. Participação em banca de Chen Lu.Uma comparação da educação prática no ensino superior entre a China e o Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S.. Banca de Correção da Prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2008. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Teach Step Web Conference. 2014. (Congresso).

2.
XXV Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2014. Avaliador dos resumos dos trabalhos apresentados. 2014. (Congresso).

3.
XXV Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2014. Avaliador dos painéis apresentados. 2014. (Congresso).

4.
X PLE RJ Encontro de Português Língua Estrangeira e I Congresso de Português Língua Internacional - I CPLI. Alguns aspectos interculturais do ensino de português em universidade chinesa. 2014. (Congresso).

5.
XX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - CIENTEC 2014. Avaliador dos painéis apresentados. 2014. (Feira).

6.
XX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - CIENTEC 2014. A expansão do ensino de português como língua estrangeira - PLE - e a formação de professores de PLE na UFRN. 2014. (Feira).

7.
Seminário Ibero-Americano de Diversidade Linguística.Mesa Redonda Politicas Linguísticas, Fronteiras e Patrimônio. 2014. (Seminário).

8.
Seminário Ibero-Americano de Diversidade Linguística.Membro da Comissão Científica. 2014. (Seminário).

9.
Webinar Drama in the young learner classroom. 2014. (Outra).

10.
Webinar Developing and assessing listening skills at B1 and B2 levels. 2014. (Outra).

11.
Webinar It's a two-way street, isn't it?. 2014. (Outra).

12.
Webinar Language learning with technology: best practice. 2014. (Outra).

13.
Webinar Working around the world. 2014. (Outra).

14.
Webinar Video revisited. 2014. (Outra).

15.
III Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFFS/Chapecó: Leituras de Fronteiras, Fronteiras de Leituras.Reflexões sobre o Ensino de PLE na América do Sul: o caso da tríplice fronteira. 2013. (Seminário).

16.
VI Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa. 2013. (Seminário).

17.
IX PLE RJ Encontro de Português Língua Estrangeira e I SINCELPE.Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para os professores da Escola Intercultural Bilíngue de Puerto Iguazú, Argentina: um relato de experiência. 2013. (Encontro).

18.
VII Encontro Internacional de Letras - Literatura e Linguística: Linguagens do Século XXI.Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA: um relato de experiência. 2013. (Encontro).

19.
Webinar Teachers as Writers. 2013. (Outra).

20.
Webinar Using grammar to create a good relationship. 2013. (Outra).

21.
Webinar Motivating teens through activating their brain's own reward system. 2013. (Outra).

22.
Webinar The importance of being vague when speaking. 2013. (Outra).

23.
VIII PLE RJ.O ensino de PLE na UNILA: percursos e percalços. 2012. (Encontro).

24.
I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da UNILA: Conhecer e Transformar.UNILA en el Cruce: a integração pelo ensino de PLE. 2012. (Encontro).

25.
VI Congresso Internacional Roa Bastos. 7 Motivos para Ensinar Português nas Fronteiras do Brasil. 2011. (Congresso).

26.
VII PLE RJ.O pronome Cê. 2011. (Encontro).

27.
II Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa. 2002. (Seminário).

28.
III Fórum de Estudos LingÜísticos. 1998. (Congresso).

29.
II Fórum de Estudos Lingüísticos. 1997. (Congresso).

30.
XVIII Congresso Brasileiro de Língua e Literatura. 1996. (Congresso).

31.
V Semana de Estudos Anglo-Germânicos. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . I Ciclo de Estudos em Ensino de Português como Língua Estrangeira. 2014. (Congresso).

2.
DINIZ, A. G. ; ALBUQUERQUE, Fleide D. S. ; Pereira, Diana Araújo . VI Congresso Internacional Roa Bastos: arquivos de fronteira. 2011. (Congresso).

3.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . II Mostra de Cinema Brasileiro. 2010. (Outro).

4.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . III Mostra de Cinema Brasileiro. 2010. (Outro).

5.
ALBUQUERQUE, Fleide D. S. . I Mostra de Cinema Brasileiro. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Nicholas Almeida Rezende de Moura. Monitoria em Ensino de Português para Estrangeiros. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Vicente Alves de Oliveira Neto. Monitoria em Ensino de Português para Estrangeiros. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Sara Lincka de Sousa. Monitoria em Ensino de Português para Estrangeiros. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Li Tingyao. A Imigração Japonesa no Brasil: um exemplo para pessoas expatriadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

2.
Yang Tanli. Análise das estratégias da vitória do Brasil na candidatura aos jogos olímpicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

3.
Liu Xiaoqian. As características da tristeza nas letras de Bossa Nova. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

4.
Qi Ji. A Ascensão do Brasil e a Formação de uma Nova Ordem Mundial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

5.
Jiang Bing. O Gao Kao e o Vestibular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa) - Communication University of China. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

Orientações de outra natureza
1.
Denis Antonio Silva. Programa de Extensão Os Contos, Mombe'ura, Los Cuentos navegam pelo Rio Paraná. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

2.
Cynthia Luna Montalbetti. Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

3.
Emanuely Duarte. Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

4.
Denis Antonio Silva. Projeto de Extensão UNILA en el Cruce: a integração pelo ensino de português como língua estrangeira. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

5.
Francisco Leandro de Oliveira. Projeto de Extensão UNILA en el Cruce: a integração pelo ensino de português como língua estrangeira. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.

6.
Marilisa Moura Germano. Projeto de Extensão UNILA en el Cruce: a integração pelo ensino de português como língua estrangeira. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Fleide Daniel Santos de Albuquerque.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/04/2015 às 13:40:30