Wagner Leal Arienti

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  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Government - University Of Essex (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Estado Capitalista, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia na economia, realismo crítico, contribuições de arrighi, braudel e wallerstein, ensino de economia e fordismo, pós-fordismo, teoria da regulação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wagner Leal Arienti
Nome em citações bibliográficas
ARIENTI, Wagner Leal

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Departamento de Ciências Econômicas.
Campus Universitário
Trindade
88040900 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476
Telefone: (48) 3319458
URL da Homepage: http://www.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1995
Doutorado em Government.
University Of Essex, UNIVERSITY OF ES, Grã-Bretanha.
Título: Economics and Politics of the Developmental Role of the Brazilian State:: a case study of the implementation of PND II development strategy - 1974-85, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Christian Anglade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: IIPND, Estado, Estado brasileiro, implementação de.
Grande área: Ciências Humanas
1980 - 1983
Mestrado em Economia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Os Investimentos em Recursos Florestais no Brasil: um estudo do uso de despesa tributária como instrumento de política setorial,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: Rogério F L. Werneck.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: despesa tributária; reflorestamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.
1976 - 1979
Graduação em Economia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Pós-doutorado


2008
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2006 - 2006
Programa de Capacitação do Banco da Avaliadores do. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Ciências Econômicas da UFSC, .

Linhas de pesquisa
Metodologia Econômica
03/2009 - 12/2009
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Macroeconômica III
Introdução à Economia
7/2007 - 12/2007
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Economia do Conhecimento
Macroeconomia III
3/2007 - 6/2007
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Economia
08/2004 - 03/2007
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Ciências Econômicas da UFSC, Curso de Ciências Econômicas da UFSC.

Atividade realizada
Coordenador de Curso.
7/2006 - 12/2006
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Economia
03/2006 - 06/2006
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Economia
07/2005 - 12/2005
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Economia
7/2005 - 12/2005
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução á Economia
3/2005 - 6/2005
Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
7/2004 - 12/2004
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia III
3/2004 - 6/2004
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia III
Formação Econômica do Brasil I
3/2004 - 6/2004
Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
08/2003 - 12/2003
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Econômica do Brasil II
Macroeconomia
03/2003 - 06/2003
Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
03/2003 - 06/2003
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
Formação Econômica do Brasil I
07/2002 - 12/2002
Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário em História do Capitalismo
07/2002 - 12/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
Formação Econômica do Brasil I
2/2002 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Sócio-Econômico, Departamento de Ciências Econômicas.

03/2002 - 06/2002
Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
03/2002 - 06/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Econômica do Brasil I
Macroeconomia
6/2001 - 12/2001
Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Capitalismo e História
Transformações do Capitalismo Contemporâneo
1/2001 - 12/2001
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
Formação Econômica do Brasil I
3/2000 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Sócio-Econômico, Departamento de Ciências Econômicas.

1/2001 - 6/2001
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
Formação Econômica do Brasil I
6/2000 - 12/2000
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
Formação Economica do Brasil I
6/2000 - 12/2000
Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estado e Economia
1/2000 - 6/2000
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Macroeconomia
Formação Econômica do Brasil I
3/1997 - 12/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Sócio-Econômico, Departamento de Ciências Econômicas.



Linhas de pesquisa


1.
Fordismo e Pós-Fordismo
2.
Teoria da Regulação
3.
Transformações do Capitalismo Contemporâneo
4.
Estado Capitalista
5.
Economia-Mundo Capitalista
6.
Metodologia Econômica
7.
Estado no Fordismo e Pós-Fordismo


Projetos de extensão


2018 - Atual
Filmes de Economia: filmes para entender Economia e Sociedade, edição 2018
Descrição: A atividade de extensão Filmes de Economia é realizada desde de setembro de 2012. Suas edições anuais permitiram formar uma referência na comunidade universitária da UFSC e ampliar sua audiência para um público ainda maior, seja atraindo a comunidade externa para o campus universitário, seja indo a colégios e pólos de Ensino a Distância (EaD). A referência da atividade deve-se ao seu objetivo de ampliar a cultura econômico da audiência a partir de exibição de trechos de filmes com conteúdo de Economia e, em sequência, ter comentários de professor ou especialista convidado. Une-se, assim, uma atividade de entretenimento, com seleção de filmes destinados para o grande público, com atividade de conhecimento, de formação e ampliação de cultura econômica. As sessões de Filmes de Economia exibem trechos selecionados de filmes com temática em Economia, tendo como critério de seleção as cenas que expressam contexto e situações relacionados a problemas econômicos e seus efeitos sociais e psicológicos sobre as personagens. Ainda na sessão, há palestra de professor convidado para comentar os temas econômicos abordados e fazer relação com as disciplinas dos estudantes, principalmente do curso de Ciências Econômicas, e com a vida cotidiana dos cidadãos, que é afetada pelas mudanças econômicas. Desde de 2015, houve ampliação dos temas dos filmes exibidas para também abordar temas relacionados a Relações Internacionais e Educação. Como acontece todo ano, haverá pequenas mudanças na atividade, para atrair um público maior para as sessões. Pretende-se melhorar a divulgação das sessões nas páginas da internet (http://filmesdeeconomia.ufsc.br/) , Facebook (https://www.facebook.com/FilmesDeEconomia/) e nos sites de informação da UFSC, principalmente o Divulga UFSC. Objetivos: Objetivo Geral: - Selecionar filmes de temática de Economia, Relações Internacionais e de Educação para exibição de trechos em sessões seguidas de palestras e fazer sinopses, recomendações e discussão em sítios na internet ligados ao projeto. Objetivos específicos: - Manutenção das páginas na internet ligadas aos projetos realizados, com estoque de Filmes de Economia exibidos e recomendados em anos anteriores e divulgação das sessões em 2018, ver (http://filmesdeeconomia.ufsc.br/) e (https://www.facebook.com/FilmesDeEconomia/). - Seleção e exibição de trechos de novos filmes de temática de Economia, Relações Internacionais e Educação em sessões amplamente divulgadas, gratuitas e abertas ao público.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador / Patricia Fonseca Ferreira Arienti - Integrante / Daniel Santana Vasconcelos - Integrante / Marcelo Arend - Integrante.
2018 - Atual
Empreendedorismo Econômico-Social: hora de conhecer, hora de fazer
Descrição: O presente projeto visa dar continuidade às atividades desenvolvidas em projeto anterior - "Empreendedorismo econômico-social: O que é? O que faz? Quem faz? Como faz? O que fazer?", SIGPEX 201700608. O conhecimento sobre o conceito de empreendedorismo econômico-social, o mapeamento das instituições ligadas ao apoio a projetos sociais, informações obtidas sobre as dificuldades de sustentabilidade econômica de projetos sociais e o contato com projetos sociais, permitem que possa realizar mais um passo em direção ao apoio do empreendedorismo a projetos sociais. Assim, o presente projeto tem um direção mais precisa, que é conhecer, vivenciar e apoiar projetos sociais de uma instituição específica, qual seja a Centro Cultural Escrava Anastácia, ligada ao Instituto Padre Vilson Groh. A partir do conhecimento das várias formas de empreendedorismo econômico-social e das instituições ligadas ao empreendedorismo social - universidades, empresas de mentorias, fundos de financiamento, editais de financiamento e prêmios, utilizá-lo para propor ao Centro Cultural Escrava Anastácia formas de apoio empreendedor aos seus projetos. Para perseguir tal objetivo é necessário ter como método a interação com o projeto social, o conhecimento das demandas a partir da vivência com o projeto social, a participação nos projetos sociais para, a partir do conhecimento adquirido pela experiência com a demanda do projeto social, poder elaborar propostas de apoio empreendedor para a sustentabilidade, reprodução e ampliação dos projetos sociais. O aprendizado dos estudantes que vierem a participar do projeto é duplo. De um lado, o conhecimento sobre empreendedorismo econômico-social, o que foi reunido no projeto passado e a ser repassado para o projeto presente. De outro lado, a inserção em projeto social específico para conhecimento de suas ações, demandas e possibilidades de expansão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador.
2017 - 2018
Empreendedorismo econômico-social: O que é? O que faz? Quem faz? Como faz? O que fazer?
Descrição: Frente o cenário internacional, a universidade brasileira está atrasada em relação as universidades estrangeiras, especialmente dos EUA e União Européia, na oferta de atividades de extensão ligadas ao empreendedorismo, mais especificamente o empreendedorismo econômico-social. Este projeto visa ofertar aos estudantes dos cursos do CSE-UFSC atividades que os envolvam em estudo e informações sobre empreendedorismo social, em contatos, visitas a instituições que implementam projetos sociais e em ações empreendedoras com impacto social. O objetivo é, a partir do conceito e caracterização do empreendedorismo econômico-social, colocar grupos de estudante em contato com projetos implementados por instituições sociais para, a partir das visitas e vivências, contribuir para aumentar o impacto social e a sustentabilidade econômica dos projetos. Visa também dar vivência aos estudantes para, a partir da experiência, reflexão e discussão, formular projetos inovadores e iniciar suas ação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador / Armando de Melo Lisboa - Integrante / Patricia Fonseca Ferreira Arienti - Integrante / Evelize Welzel - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Bolsa.
2017 - 2018
Filmes de Economia: filmes para entender Economia, edição 2017, rumo ao quinto ano
Descrição: A atividade de extensão Filmes de Economia, com este projeto, pretende completar seu quinto aniversário em setembro de 2017. Desde 2012, quando começou as atividades, Filmes de Economia vem ampliando suas ações para alcançar um público maior. O objetivo da atividade é formar e ampliar a cultura econômica necessária, e por isto, demandada, por estudantes e cidadãos modernos. O conhecimento de Economia não está mais restrito aos economistas e estudantes de Economia. Como a economia afeta a vida de todos, principalmente em momentos de crise e de desaceleração de seu crescimento, com a desilusão pelo não cumprimento das promessas do capitalismo de melhorar materialmente a vida de todos, há necessidade de maior divulgação e explicação de temas econômicos para os cidadãos. A esta demanda por cultura econômica, houve uma grande resposta da indústria cinematográfica em abordar temas econômicos contemporâneos como uma forma de mostrar contexto econômico e social e dramas pessoais. Houve e há uma grande oferta de filmes e documentários com temática econômica em linguagem cinematográfica. As sessões de Filmes de Economia visam exibir trechos de filmes de Economia e em seguida apresentar palestra de professor convidado para comentar os temas econômicos abordados e fazer relação com as disciplinas dos estudantes, principalmente do curso de Ciências Econômicas, e com a vida cotidiana dos cidadãos que é afetada pelas mudanças econômicas. Filmes de Economia visa ampliar a cultura econômica dos estudantes da UFSC e dos cidadãos. Por isto, além das sessões tradicionais e mensais no auditório do CSE-UFSC, campus Florianópolis, haverá esforços para atrair a comunidade externa para estas sessões e também realizar sessões nos demais campi, pólos de EaD e escolas do ensino médio.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador / Armando de Melo Lisboa - Integrante / Daniel Santana Vasconcelos - Integrante / Gustavo Machado Brighenti - Integrante / Mateus Hintz - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Bolsa.
2016 - 2017
Ampliar a cultura política, econômica e social dos estudantes de escolas da rede pública e dos cursinhos comunitários de Florianópolis?.
Descrição: Quase todos os estudantes que entraram numa universidade pública, principalmente numa universidade tão bem conceituada como a UFSC, estudaram em escolas particulares e/ou pagam para fazer um cursinho pré-vestibular, com o objetivo de obter uma preparação específica para a prova de vestibular e para o ENEM. Tanto as escolas particulares como os cursinhos pagos possuem disciplinas específicas que preparam os alunos para temas de atualidades visando oferecer elementos para que eles possam ter conteúdo para responder várias questões que abordem geografia e história contemporânea, assim como elementos para poder escrever uma redação com conteúdo. Socialmente, um dos elementos que favorece a entrada nas universidades públicas de estudantes com maior renda econômica é exatamente por eles possuírem uma ?bagagem? cultural e de informações, que vem, em parte do nível educacional das famílias, mas, também, desse aprendizado fornecido pelos colégios particulares e cursos preparatórios para o vestibular. No entanto, esse aprendizado extra só é oferecido, normalmente, para aqueles estudantes que podem pagar por isso. Assim, o projeto ?Ampliar a cultura política, econômica e social dos estudantes de escolas da rede pública e dos cursinhos comunitários de Florianópolis? busca levar os estudantes universitários a oferecer aos estudantes de menor renda (seja em escolas estaduais, seja em cursinhos preparatórios) um incremento na cultura política, econômica e social desses estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (48) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Integrante / Patricia Fonseca Ferreira Arienti - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Bolsa.
2016 - 2017
Filmes de Economia: filmes para entender Economia
Descrição: O objetivo da atividade é formar e ampliar a cultura econômica necessária, e por isto, demanda, por estudantes e cidadãos modernos. O conhecimento de Economia não está mais restrito aos economistas e estudantes de Economia. Como a economia afeta a vida de todos, principalmente em momentos de crise e de desaceleração de seu crescimento, com a desilusão pela não cumprimento das promessas do capitalismo de melhorar materialmente a vida de todos, há necessidade de maior divulgação e explicação de temas econômicos para os cidadãos. A esta demanda por cultura econômica, houve uma grande resposta da indústria cinematográfica em abordar temas econômicos contemporâneos como uma forma de mostrar contexto econômico e social e dramas pessoais. Houve e há uma grande oferta de filmes e documentários com temática econômica e linguagem cinematográfica contemporânea. As sessões de Filmes de Economia visam exibir trechos de filmes de Economia e em seguida apresentar palestra de professor convidado para comentar os temas econômicos abordados e fazer relação com as disciplinas dos estudantes, principalmente do curso de Ciências Econômicas, e com a vida cotidiana dos cidadãos que é afetada pelas mudanças econômicas. Filmes de Economia visa ampliar a cultura econômica dos estudantes da UFSC e dos cidadãos. Por isto, além das sessões tradicionais e mensais no auditório do CSE-UFSC, campus Florianópolis, haverá esforços para atrair a comunidade externa para estas sessões e também realizar sessões nos demais campi, pólos de EaD e escolas do ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador / Daniel Santana Vasconcelos - Integrante / Gustavo Machado Brighenti - Integrante / Marcelo Arend - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Cultura e Arte da UFSC - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2015 - Atual
Formação da Pré-Incubadora do CSE-UFSC de Empreendimentos Privados e Sociais e formação de Ambiente Empreendedor Integrado do CSE-UFSC
Descrição: O projeto propõe a criação de Pré-Incubadoras do CSE de empreendimentos privados e sociais do CSE-UFSC. As equipes, formadas por estudantes, egressos e membros da comunidade, com participação de pelo menos um aluno dos cursos de do CSE-UFSC, devem apresentar propostas de empreendimentos. As propostas selecionadas devem receber apoio dos núcleos formados pelos professores do CSE-UFSC para capacitação e formulação de plano de negócios e projetos sociais. O resultado final deve ser a apresentação dos planos de negócios e projetos sociais para a sociedade, visando sua viabilização, financiamento e implementação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador / Armando de Melo Lisboa - Integrante / Fred Leite Siqueira Campos - Integrante / Elisete Dahmer Pfitsher - Integrante / Patricia Fonseca Ferreira Arienti - Integrante / Rafael Pereira Ocampo Moré - Integrante / Rolf Hermann Erdmann - Integrante.
2014 - 2015
Economia UFSC para o ensino médio
Descrição: curso de Ciências Econômicas requer dedicação e motivação dos alunos para um bom desempenho. Os recentes estudos do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Econômicas da UFSC (NDE-C. Econômicas-UFSC) identificaram problemas como: alto nível de abandono e desistência, alto índice de reprovação nas disciplinas e reduzido número de formatura. Pode-se levantar várias causas para estes problemas, sendo que uma a ser destacada é a motivação dos alunos e a dificuldade em fazer a relação entre disciplinas e realidade, ou entre teoria e análise. Outro problema identificado é a falta de informação sobre o curso e a profissão quando o estudante deve fazer sua decisão no vestibular. Primeiro, a decisão no vestibular é tomada pelo candidato, normalmente adolescente, com poucas informações e muita ilusão. Segundo, o choque entre a ilusão e a realidade do curso se dá nas primeiras fases, com efeitos sobre a motivação e permanência no curso. Frente estes problemas, várias medidas, atitudes e atividades podem ser realizadas. No caso deste projeto, a proposta é de motivar estudantes, seja os que ainda estejam no ensino médio ou que tenham pretensões de se candidatar a uma vaga do curso, seja os que estejam ao longo do curso de Economia, a fazer a ponte entre disciplinas e realidade, entre teoria e análise, a partir da discussão de temas econômicos que são apresentados em filmes, seja ficção ou documentários. A idéia é apresentar assuntos de Economia que estejam em uma comunicação atrativa, como disponível na mídia visual, e mostrar que tais temas estão relacionados com o curso, o currículo, as disciplinas e a profissão. A partir de linguagem e visual atrativos, o objetivo geral é motivar o estudante a fazer conexões do estudo em Economia com vários temas de seu cotidiano. Com uma mídia que os estudantes normalmente dominam, como o acesso a recursos disponíveis na internet, o objetivo é recomendar alguns filmes e, principalmente, organizar discussões para que haja a percepção que o aprendizado no curso de Economia pode contribuir para entender melhor várias questões que a sociedade demanda explicações. De um lado, a proposta visa ampliar as fontes de informação sobre temas econômicos, com a recomendação de filmes. De outro lado, a proposta também visa ampliar a discussão e revelar que o conhecimento de Economia, normalmente apresentado nas disciplinas, pode ajudar a entender melhor temas expostos nos filmes. Objetivos: O objetivo geral é criar novas fontes de informação e discussão para estudantes interessados em temas de Economia e, com isto, criar motivação para aplicar o conhecimento de Economia em temas apresentados e disponíveis na mídia. Os objetivos específicos são: 1. Criação de home page na UFSC, com link pela home page do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC, com informações sobre filmes relacionados a temas econômicos; 2. Organização de sessões de discussões de filmes recomendados na home page..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador / Maísa Goulart - Integrante.
2014 - 2015
Legendas em Português para Filmes de Economia e Relações Internacionais
Descrição: Formular legendas em Português para filmes estrangeiros, de domínio público, para que sejam utilizados nas atividades de extensão em desenvolvimento pelo Departamento de Economia e Relações Internacionais direcionadas para estudantes do ensino médio e de graduação da UFSC. Objetivos Específicos: - Seleção de filmes, documentários e entrevistas relacionados à temática de Economia e Relações Internacionais e adequados aos objetivos dos projetos de extensão do Departamento de Economia e Relações Internacionais. - Tradução e elaboração de legendas em Português dos filmes selecionados. - Disponibilização dos filmes legendados nas apresentações das atividades ligadas aos projetos de extensão; - Catalogação e disponibilização de filmes legendados para demais professores para divulgação, ilustração e discussão de temas de Economia e Relações Internacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador.
2013 - 2014
Filmes de Economia para Estudantes do Ensino Médio: filmes para conhecer Economia, curso de Economia e profissão de economista
Descrição: Objetivo geral: Apresentação, por meio de filmes, de conteúdos relacionados com a temática de Economia para os alunos do ensino médio, para que estes possam ter mais informações e conhecimento sobre Economia mundial e brasileira, sobre o curso de Ciências Econômicas e sobre a profissão de economista. Objetivos específicos: - Criação de site na internet com informações de filmes, sinopse de seus conteúdos e explicações sobre sua relação com temas de Economia, para acesso a alunos do ensino médio. - Organização de sessões de apresentação e de discussão de filmes com temática de Economia em escolas do ensino médio. - Formulação de vídeo, a partir de extratos de filmes relacionados com Economia e entrevista com economistas e professores, para divulgação e apresentação do curso de Ciências Econômicas da UFSC e da profissão de economista..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador / Luiz Marchesini Correia - Integrante / Laís Daltoé - Integrante / viviane Círio - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Bolsa.
2013 - 2013
Legendas em Português para Filmes de Economia
Descrição: Introdução: Desde o segundo semestre de 2012, através dos projetos de extensão no. 2012.4095, com renovação em 2013, projeto no. 2013.4095, o Departamento de Economia e Relações Internacionais desenvolve o projeto de extensão ?Filmes que o Estudante de Economia deve Assistir antes de Graduar?. Em 2013, há também o desenvolvimento de novo projeto de extensão, no. 2013.0862, intitulado ?filmes de Economia para Estudantes do Ensino Médio: filmes para conhecer Economia, curso de Economia e Profissão de Economista?. Os projetos referem-se a exibição e comentários relacionados a temática de Economia e que, por sua vez, podem suscitar relações entre o conteúdo das disciplinas e as representações da realidade apresentadas em filmes. Além disso, pode-se aproveitar a oportunidade da mídia visual para discutir temas de Economia que foram abordados nos filmes. Há uma grande disponibilidade de filmes que podem ser apresentados. Vários deles disponíveis como domínio público na internet. No entanto, encontra-se uma parcela de bons filmes de produção estrangeira que ainda não tem legenda disponível em Português. Neste caso, há dificuldade de recomendar tais filmes para os estudantes de graduação e ensino médio que os projetos mencionados visam alcançar. Este projeto tem objetivo, ainda que limitado em termos quantitativos, superar esta dificuldade. Objetivo: Formular legendas em Português para filmes estrangeiros, de domínio público, para que sejam aproveitados nas atividades de extensão em desenvolvimento pelo Departamento de Economia e Relações Internacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Wagner Leal Arienti - Coordenador / Leonardo Regis - Integrante / Pedro Lucas - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Bolsa.
2012 - 2013
Filmes de Economia
Descrição: O projeto de extensão Filmes de Economia (Filmes que o estudante de Economia deve assistir antes de graduar) visa estimular o estudante, principalmente do curso de Ciências Econômicas, mas estudantes de outros cursos também são bem vindos, a fazer a relação entre temas do cotidiano, principalmente aqueles representados em filmes e documentários, e os temas apresentados e discutidos nas disciplinas do curso de Ciências Econômicas. O objetivo é recomendar alguns filmes e, principalmente, organizar discussões para que haja a percepção de que o aprendizado do curso de Economia pode contribuir para entender melhor várias das questões que a sociedade demanda explicações. De um lado, a proposta visa ampliar as fontes de informação sobre temas econômicos, com a recomendação de filmes. De outro lado, a proposta também visa ampliar a discussão e revelar que o conhecimento de Economia, normalmente apresentado nas disciplinas, pode ajudar a entender melhor temas expostos nos filmes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


Projeto de Pós-Doutorado
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Estado e Economia/Especialidade: Estado Capitalista.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Política/Especialidade: Capitalismo Contemporâneo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Mundo/Especialidade: Economias Periféricas.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Macroeconomia/Especialidade: Economia Monetária e Financeira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARIENTI, Wagner Leal2017ARIENTI, Wagner Leal. A suportável busca pela leveza de ser na sociedade contemporânea. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 17, p. 138-140, 2017.

2.
ARIENTI, Wagner Leal2009 ARIENTI, Wagner Leal. Resenha: LIPOVETSKY, G. A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Politica, v. 24, p. 121-124, 2009.

3.
ARIENTI, Wagner Leal2007ARIENTI, Wagner Leal; FILOMENO, Felipe Amin . Economia política do moderno sistema mundial: as contribuições de Wallerstein, Braudel e Arrighi. Ensaios FEE (Impresso), v. 28, p. 99-126, 2007.

4.
ARIENTI, Wagner Leal2006 ARIENTI, Wagner Leal. Teorias da regulação capitalista, objeto e método: além do economicismo, estruturalismo e funcionalismo. Textos de Economia, v. 9, p. 38-60, 2006.

5.
ARIENTI, Wagner Leal2003 ARIENTI, Wagner Leal. Do Estado Keynesiano ao Estado Schumpeteriano. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 23, n.4, p. 97-113, 2003.

6.
ARIENTI, Wagner Leal2002ARIENTI, Wagner Leal. Uma análise regulacionista das reformas do Estado capitalista: rumo ao Estado pós-fordista?. Textos de Economia, Florianópolis - SC, v. 8, n.1, p. 1-36, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARIENTI, Wagner Leal; ARIENTI, P. F. F. ; Vasconcelos, D. S. . Economia Política Internacional: um texto introdutório. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2017. 347p .

2.
Stephani, Clarissa (Org.) ; Almeida, Carla Gabbi (Org.) ; ARIENTI, Wagner Leal (Org.) . Cultura do empreendedorismo: bases para a pré-incubadora da UFSC. 201. ed. Florianópolis: Via - Estação do conhecimento, 2016. 20p .

3.
ARIENTI, Wagner Leal. Apostila Teoria Macroeconômica III. Florianópolis: Universidade Federal de santa Catarina - UAB, 2010. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARIENTI, Wagner Leal; LARA, L. F. . Os impactos da reestruturação produtiva sobre o trabalho: um estudo de caso da percepção dos trabalhadores em uma empresa do setor de bens de capital. In: Cário, S.A.F. ; Pereira, L.B. ; Brollo, M.X.. (Org.). Economia Paranaense: estudos de setores selecionados. Florianópolis: UFSC, 2002, v. , p. 371-403.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARIENTI, Wagner Leal. Resultado do Vestibular UFSC-2014 para o curso de C. Econômicas: evidências, análise e polêmica. Atualidade Econômica, Florianópolis, p. 1 - 6, 30 jul. 2014.

2.
ARIENTI, Wagner Leal. Curso de Ciências Econômicas da UFSC: caracterização de problemas e necessidade de superação. Atualidade Econômica, Florianópolis, SC, p. 1 - 5, 31 jul. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARIENTI, Wagner Leal; ARIENTI, P. F. F. . O USO DE FILMES EM ENSINO E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DE APRESENTAR A TRAJETÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO ATRAVÉS DE FILMES. In: 4a. Seminário de Relações Internacionais, 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais do 4a. Seminário de Relações Internacionais, 2018. v. 1. p. 1-24.

2.
ARIENTI, Wagner Leal. Keynes e pós-keynesianos em sala de aula: notas didáticas sobre circuito financiamento, investimento, poupança, funding. In: VI Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, 2013, Vitória, ES. http://www.akb.org.br/encontro-internacional-da-akb.asp, 2013.

3.
ARIENTI, Wagner Leal. Realismo Crítico e o ensino de Economia: em direção à ontologia. In: XXXVIII Encontro Nacional de Economia - ANPEC, 2010, Salvador. XXXVIII Encontro Nacional de Economia - anpec. Salvador: ANPEC, 2010. v. 38.

4.
ARIENTI, Wagner Leal. Realismo crítico e a reafirmação da heterodoxia na teoria econômica. In: XIV encontro Nacional de Economia Política, 2009, São Paulo. Anais do XIV encontro Nacional de Economia Política, 2009.

5.
ARIENTI, Wagner Leal; FILOMENO, Felipe Amin . Economia Política do Moderno Sistema Mundial: as contribuições de Wallerstein, Braudel e Arrighi. In: X Encontro Nacional de Economia Política, 2005, Campinas. Anais do X Encontro Nacional de Economia Política, 24 a 27 de maio de 2005, Campinas, São Paulo, 2005.

6.
ARIENTI, Wagner Leal; FILOMENO, Felipe Amin . Economia Política da Abordagem do Moderno Sistema Mundial: uma introdução para romper o não-debate. In: VI Encontro de Economia da Região |Sul - ANPEC-SUL, 2003, Curitiba. Anais do VI Encontro DeEconomia da Região Sul-ANPEC-SUL, 2003.

7.
ARIENTI, Wagner Leal. Do Estado Keynesiano para o Estado Schumpeteriano na Transição Pós-Fordista: críticas às hipóteses de Jessop. In: VI Encontro Nacional de Economia Política, 2001, São Paulo. Anais do VI Encontro Nacional de Economia Política, 2001.

8.
ARIENTI, Wagner Leal. Uma Análise Regulacionista das Reformas do Estado Capitalista: rumo ao Estado pós-fordista. In: IV Encontro Nacional de Economia da Região Sul, 2001, Maringá. Anais do IV Encontro de Economia da Região Sul, 2001.

9.
ARIENTI, Wagner Leal. Autoritarismo, Desenvolvimento e Relação Estado-Empresariado: tensão na implementação do II PND.. In: III Congresso Brasileiro de História Econômica e IV Conferência Internacional de História de Empresas, 1999, Curitiba. Anais do III Congresso de História Econômica, 1999.

10.
ARIENTI, Wagner Leal. Instituições na Transição Pós-Fordista: uma discussão baseada na teoria da Regulação. In: I Seminário Brasileiro sobre a Nova Economia Institucional, 1998, São Paulo. Anais do I Seminário Brasileiro sobre a Nova Economia Institucional, 1998.

11.
ARIENTI, Wagner Leal. Instituições e Regulação: em busca de um método para explicar forma institucional e função reguladora. In: I Encontro de Economia e Econometria da Região Sul, 1998, Florianópolis. Anais do I Encontro de Economia e Econometria da Região Sul, 1998.

12.
ARIENTI, Wagner Leal. Economia e Política na Análise do Estado Brasileiro: referências metodológicas e históricas para uma proposição sobre o caráter específico do Estado brasileiro.. In: XXV Encontro Nacional de Economia, 1997, Recife. Anais do XXV Encontro Nacional de Economia, 1997. v. III. p. 1979-1999.

13.
ARIENTI, Wagner Leal. Fordismo e Pós-Fordismo: uma abordagem regulacionista. In: II Encontro Nacional de Economia Política, 1997, São Paulo. Anais do II Encontro Nacional de Economia Política, 1997. v. II. p. 16-30.

14.
ARIENTI, Wagner Leal. Teorias da Regulação Capitalista, Objeto e Método: além do economicismo, estruturalismo e funcionalismo.. In: Encontro Nacional de Economia Clássica e Política, 1996, Niterói. Anais do Encontro Nacional de Economia Clássica e Política, 1996. p. 2-10.

15.
ARIENTI, Wagner Leal. A Relação Estado-Empresariado e seus Efeitos sobre a Política Econômica Recente. In: II Encontro dos Economistas de Língua Portuguêsa, 1995, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro dos Economistas de Língua Portuguesa, 1995. p. 527-542.

Apresentações de Trabalho
1.
ARIENTI, Wagner Leal; ARIENTI, P. F. F. . O USO DE FILMES EM ENSINO E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DE APRESENTAR A TRAJETÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO ATRAVÉS DE FILMES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ARIENTI, Wagner Leal. Keynes e pós-keynesianos em sala de aula: notas didáticas sobre circuito financiamento, investimento, poupança, funding. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ARIENTI, Wagner Leal. Dificuldades do professor moderno 2014 (Artigo de opinião).

2.
ARIENTI, Wagner Leal. Introdução ao Realismo Crítico e sua contribuição para reafirmação da heterodoxia na teoria econômica. Florianópolis: Departamento ciências Econômicas, CSE, UFSC, 2009 (Texto para Discussão, Departamento de Ciências Econômicas, CSE, UFSC).

3.
ARIENTI, Wagner Leal. Realismo Crítico e o ensino de Economia: possibilidades de reorientações. Florianópolis: Departamento de Ciências Econômicas, CSE, UFSC, 2009 (Texto para Discussão, Departamento de Ciências Econômicas, CSE, UFSC).

4.
ARIENTI, Wagner Leal. Reflexões de um Professor do Curso de Graduação: crise da sociedade salarial e mal-estar na sala de aula 2001 (Texto para Discussão do Departamento de Economia da UFSC).

5.
ARIENTI, Wagner Leal. Do Estado Keynesiano para o Estado Schumpeteriano na Transição Pós-Fordista 2000 (Texto para Discussão do Departamento de Economia da UFSC).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ARIENTI, Wagner Leal; PORTELA, A. A. ; LISBOA, A. M. ; FERNANDEZ, B. P. M. ; CATELA, E. Y. A. S. ; LINS, H. N. ; SILVEIRA, J. J. ; VALENTE, M. A. . Relatório de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas, UFSC, períodos letivos, 2011.1 e 2011.2. 2012.

2.
ARIENTI, Wagner Leal; PORTELA, A. A. ; LISBOA, A. M. ; FERNANDEZ, B. P. M. ; CATELA, E. Y. A. S. ; LINS, H. N. ; SILVEIRA, J. J. ; VALENTE, M. A. . 1o. Relatório do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Econômicas - UFSC. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ARIENTI, Wagner Leal; DALTOE, L. ; CIRIO, V. . Economia UFSC para ensino médio. 2013; Tema: Economia. (Site).

2.
HARA, K. ; CORREIA, L. M. ; ARIENTI, Wagner Leal . Filmes de Economia: filmes interessantes que o estudante de Economia deve assistir antes de graduar. 2012; Tema: Economia. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ARIENTI, Wagner Leal; FURTADO, J.; CARIO, S. A. F.. Participação em banca de Feliciano Lhanos Azuaga. A reestruturação da indústria petroquímica brasileira no período pós-privatização. 2007. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ARIENTI, Wagner Leal; VIEIRA, P. A.; MEURER, R.. Participação em banca de Luiz Fernando Lara. Os impactos da reestruturação produtiva sobre o trabalho: um estudo de caso da percepção dos trabalhadores em uma empresa de bens de capital. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4a. Seminário de Relações Internacionais. O Uso de Filmes em Ensino e Extensão: a experiência de apresentar a trajetória da classe trabalhadora no capitalismo contemporâneo através de filmes. 2018. (Congresso).

2.
XXXVI Seminário de Extensão Universitária da Regional Sul - SEURS.Empreendedorismo Econômico Social: hora de conhecer, hora de fazer. 2018. (Seminário).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Stephani, Clarissa (Org.) ; Almeida, Carla Gabbi (Org.) ; ARIENTI, Wagner Leal (Org.) . Cultura do empreendedorismo: bases para a pré-incubadora da UFSC. 201. ed. Florianópolis: Via - Estação do conhecimento, 2016. 20p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARIENTI, Wagner Leal. Curso de Ciências Econômicas da UFSC: caracterização de problemas e necessidade de superação. Atualidade Econômica, Florianópolis, SC, p. 1 - 5, 31 jul. 2012.


Redes sociais, websites e blogs
1.
ARIENTI, Wagner Leal; DALTOE, L. ; CIRIO, V. . Economia UFSC para ensino médio. 2013; Tema: Economia. (Site).




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