Rossana Regina Guimarães Ramos Henz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5163989360351447
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


É pós doutora pela Universidade Católica de Pernambuco (2017), doutora(2005) e mestre(2001) em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). graduada em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Notre Dame (1986) e graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar (1996),Atualmente é professora adjunta do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação stritu sensu PROFLETRAS - nos campi de Garanhuns e Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE). Tem experiência na área de Língua Portuguesa, sociolinguística, alfabetização e letramento, Literatura Infantil e Educação Inclusiva. É autora de dez livros nas áreas infantil e pedagógica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rossana Regina Guimarães Ramos Henz
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, Rossana

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, unidade Petrolina.
cidade universitária
cidade universitária
56332-720 - Petrolina, PE - Brasil
Telefone: (87) 38669465


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Cartilhas: um paradigma didático-lingüístico da alfabetização no Brasil, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Jarbas Vargas Nascimento.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Historiografia; Escrita; Lingüística; alfabetização.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 2001
Mestrado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Uso e Norma em Emília no País da Gramática de Monteiro Lobato,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Jarbas Vargas Nascimento.
Palavras-chave: Historiografia; Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1987 - 1989
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2017 - 2018
Aperfeiçoamento em Pós doutorado.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: A epistemologia do professor alfabetizador. Ano de finalização: 2018.
Orientador: Benedito Gomes Bezerra.
1994 - 1996
Graduação em Pedagógia Com Habilitação Em Administração Escolar.
Faculdade de Educação Antonio Augusto Reis Neves, FEAARN, Brasil.
1982 - 1986
Graduação em Licenciatura Em Letras.
Faculdades de Educação Ciências e Letras Notre Dame, FECLND, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Educação de Araçariguama, SMEA, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integra o Núcleo de Extensão e Pesquisa sobre História da Educação. Linguística e Literatura

Atividades

01/2008 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
alfabetização e letramento
Linguística aplicada
sociolinguística

Movimento dos TRabalhadores Sem Terra, MST, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor formador, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto de formação de professores ocorreu no assentamento da Catalúnia - Santa Maria da Boa vista - PE, coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)


editora pró-infanti, EDITORA PRÓ-INFA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: conselheira editorial


faculdade Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Escola Viva, EV, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2007
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor do ensino fundamental, Carga horária: 40
Outras informações
Escola Viva - Cotia SP

Atividades

2/1993 - Atual
Direção e administração, Ensino Fundamental, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.

Centro de Ensino Superior de Cotia, CESC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1998 - 12/1999
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Escrita I
Expressão Escrita II

Faculdade Alfacastelo, FA*, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta III, Carga horária: 0

Atividades

2/2003 - Atual
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
2/2002 - Atual
Direção e administração, Coordenadora do Curso Normal Superior, Barueri.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Faculdade Europan, FE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Atividades

8/2001 - 1/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade Hoyler de Pedagogia, FHP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1998 - 12/1999
Direção e administração, Coordenação, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
2/1998 - 12/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Metodologia Científica

Segmento Instituto de Educação e Serviços, SEGMENTO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outro (convidado), Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 6


Colégio Milton Campos, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1987 - 12/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura

Consulado Geral do Japão, CCJ, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1981 - 12/1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade de Administração Economia e Letras, SESAT, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1989 - 12/1989
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Oral e Escrita

Escola Querubim, EQ, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1992 - 12/1992
Direção e administração, Ensino Fundamental, .

Cargo ou função
Orientadora.
2/1992 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de especialização em Língua Portuguesa - Coordenação e Docência



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Quem fala bem, quem fala mal?: uma perspectiva sociolinguística do Português no Brasil
Descrição: O projeto visa desenvolver trabalho de pesquisa no campo da Sociolinguística, sobre as atitudes linguísticas dos indivíduos em relação às inúmeras variantes regionais e sociais utilizadas por falantes da Língua Portuguesa no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador / Fábio Carvalho - Integrante.
2013 - 2014
Em nome do pai, do filho...: uma perspectiva sociolinguística dos nomes próprios
Descrição: O presente projeto analisa a construção da identidade social social dos indivíduos a partir do próprio nome.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.
2012 - 2013
Legendas políticas nas campanhas eleitorais: um estudo de gênero
Descrição: Um breve cenário deste ?texto político? amplamente utilizado em campanhas, nos mais variados suportes, evidencia uma espécie de padrão linguístico alicerçado por formas cristalizadas, isto é, por palavras específicas do campo sociopolítico ? mudança, luta, coragem, povo etc. ? ou por inovações como frases de efeito, de certo, sem relação direta com o campo semântico-ideológico da política, mas que se estabelecem de forma mnemônica por conta de um conjunto semiótico de imagens, sons e discursos com a exemplo de um político que repetia de forma enfática: ?meu nome é Enéas! Podemos justificar esse fenômeno por meio de pelo menos duas vertentes. Uma primeira ideológica que estabelece as bases do conjunto discursivo que envolve as relações politicas e de poder. Uma segunda que mostra um processoargumentativo que, por meio da interação com os propósitos sociais, busca convencer o eleitor a votar nesse ou naquele candidato..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.
2012 - 2013
A utilização dos estrangeirismos nas revistas teen
Descrição: A justificativa social do projeto advém do fato de a pesquisa ter vistas para uma prática que se evidencia no campo do letramento social, ou seja, em relação às leituras que ocorrem fora do âmbito escolar. A pesquisa objetivamente trata da inserção de estrangeirismos nos textos de revistas para adolescentes e jovens. Uma observação anterior à pesquisa nos mostra que este é um recurso lingüístico que caracteriza determinados comportamentos sociais voltados para a questão mercadológica desses produtos (as revistas) na relação de consumo como os grupos sociais aos quais se destinam. Nosso objeto de estudo, ?o uso de estrangeirismos nas revistas teen? é discutido nessa pesquisa a partir do estabelecimento das relações entre língua e sociedade em uma perspectiva que evidencia os comportamentos dos grupos e suas circunstâncias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.
2011 - 2012
LETRA DE MÉDICO: UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa caracterizar e discutir o fenômeno social e linguístico ?letra de médico?, no que se refere a sua relação com as representações simbólicas (signos sociais) e os aspectos pragmáticos por ele produzidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.
2011 - 2011
A linguagem proibida
Descrição: o presente projeto de pesquisa investiga os usos linguísticos de palavrões por crianças e adolescentes, alunos da Escola Municipal Santo Antonio na Ilha do Massangano - Petrolina PE, à luz das práticas sociais que determinam os comportamentos linguísticos dos ilhéus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.
2010 - 2011
a variante linguística da ilha do massangano e os textos escolares
Descrição: As observações geradas durante o projeto de extensão intitulado Alfabetização e Letramento: uma perspectiva multidisciplinar aplicado na Escola Santo Antônio ? Ilha do Massangano ? Petrolina - PE suscitaram entre os membros do grupo de extensionistas (alunos e professora) questionamentos a respeito das frequentes queixas dos professores do Ensino Fundamental a respeito das dificuldades de entendimento dos alunos em relação à leitura dos textos dos livros didáticos. Uma atenção mais localizada para o problema indicou-nos um distanciamento entre a linguagem (variante lingüística - usos) local e aquela utilizada pelos textos escolares (livros didáticos), o que a priori é, conforme Kock (2003), causa da incompreensão ou incoerência textual, partindo-se do princípio que a compreensão textual envolve aspectos pragmáticos, entre eles a identificação do leitor com o tema e com a variante lingüística do texto lido. Um breve levantamento já realizado pelos extensionistas-pesquisadores nos livros didáticos de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia evidenciou um quadro em que 32% dos substantivos utilizados para denominar e descrever alimentos, animais e denominações geográficas, em se tratando de uma ilha, ruas, avenidas, perimetrais etc. não fazem parte do léxico dos alunos, ou então têm outra denominação entre os falantes da comunidade. O fato do distanciamento se justifica, a princípio, pela generalização do material didático adquirido e distribuído pelo governo para todas as regiões do Brasil, tendo as edições elaboradas nas regiões sul e sudeste do país, contendo características socioculturais e lingüísticas destas regiões e, por tanto, desconsiderando os aspectos geográficos, sociais, culturais e lingüísticos de outras regiões em que o livro é utilizado, inclusive da localidade analisada. A justificativa social do projeto se faz a partir da intervenção que os resultados trarão para a esfera didática que discute as relações entre conhecimento, leitura, compreensão text.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO
Descrição: Desenvolver trabalho de extensão no campo educacional com a participação de docentes e discentes dos cursos Letras e Pedagogia voltado para crianças e adolescentes da Comunidade da Ilha do Massangano, localizada no Rio São Francisco ? Petrolina ? PE, que se encontram em defasagem escolar em relação ao processo de leitura e escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.
2013 - Atual
português instrumental
Descrição: O presente projeto de extensão visa oferecer aulas de reforço na área de escrita para alunos do Curso de letras.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Alfabetização e Letramento na Ilha do Massangano: uma ação nas águas do São Francisco
Descrição: o presente projeto desenvolve-se na área de extensão na área de alfabetização com a participação de docentes e discentes dos cursos Letras e Pedagogia voltado para crianças e adolescentes da Escola Municipal Santo Antonio da Ilha do Massangano, localizada no Rio São Francisco ? Petrolina ? PE, que se encontram em defasagem escolar em relação ao processo de leitura e escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.
2011 - 2011
Jogos de escrita e Leitura: um recurso didático
Descrição: O presente projeto Jogos de escrita e Leitura: um recurso didático está submetido a um projeto geral de extensão intitulado Alfabetização e Letramento nas águas do São Francisco (aprovado pelo PROEC) e aos estudos da disciplina de Didática do Ensino de Língua Portuguesa, ministrada no 6º período do curso de Letras ? UPE ? Campus Petrolina . Na perspectiva do ensino de escrita e leitura, visamos com esse projeto à elaboração de material pedagógico e aplicação da metodologia de jogos que realizar-se á pelos graduandos do curso de Letras, que cursam a disciplina de Didática do Ensino de Língua Portuguesa, com 68 alunos do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Santo Antonio na Ilha do Massangano ? Petrolina ? PE, sob orientação da Professora responsável pelo projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
Alfabetização e Letramento: práticas e teorias sobre a aquisição da Língua Escrita.
Descrição: O presente projeto de extensão visa à implantação de ações relativas à formação de professores ? alunos de licenciatura da Universidade de Pernambuco ? Campus Petrolina ?, bem como à formação continuada de professores da Rede Municipal da Educação Básica ? Educação Infantil e Ensino Fundamental de Petrolina. O projeto intitulado Alfabetização e Letramento: práticas e teorias sobre a aquisição da Língua Escrita. desenvolverá no campo da extensão discussões sobre teorias, métodos e técnicas educacionais, com vistas para a aplicação e produção científica. O processo de letramento, com base na idéia de leitura e conhecimento de mundo, direciona o olhar pedagógico para o empreendimento das linguagens artísticas, literárias, históricas, geográficas e biológicas, a partir da compreensão do papel do indivíduo enquanto sujeito sócio-histórico-cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.
2010 - 2011
Alfabetização e letramento
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.
2008 - 2010
Alfabetização e Letramento: Uma pespectiva multidisciplinar
Descrição: O projeto visa à aplicação de práticas de letramento voltadas para a perspectiva multidisciplinar em que integra os campos de estudo da História, das Artes e da Língua Portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF)
2014 - Atual
Periódico: uefs editora
2011 - Atual
Periódico: revista diálogos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Facco Lúcia  Data: 18/05/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Viana, F.2018Viana, F. ; RAMOS, Rossana . Ceto dia dois colega sairo para pasia...?: Uma análise das marcas da oralidade no processo de escrita de alunos do 5ºano. Letra Magna (Online), v. 1, p. 1, 2018.

2.
1RAMOS, Rossana2015RAMOS, Rossana; silva, adelmo ; xavier, germano . GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 22, p. 57, 2015.

3.
RAMOS, Rossana2015RAMOS, Rossana. Alfabetização e letramento nas águas do São Francisco. Pensares em Revista, v. 6, p. 35-50, 2015.

4.
Carvalho, Fábio2015Carvalho, Fábio ; ALVARES, C. A. ; RAMOS, Rossana . variação linguística e preconceito: uma pesquisa de campo. diálogos, v. 1, p. 5-23, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAMOS, Rossana. 200 dias de escrita e leitura na escola. 4a. ed. São Paulo: Cortez, 2017. v. 1. 160p .

2.
RAMOS, Rossana. passos para a inclusão. 3a. ed. São Paulo: Cortez, 2017. v. 1. 70p .

3.
RAMOS, Rossana. Em mi escuela todo el mundo es igual. 1a. ed. São Paulo: Cortez, 2016. v. 1. 26p .

4.
RAMOS, Rossana; bagagi, maria aparecida ; CRUZ, K. . letramento(s), variação/diversidade linguística e ensino: as múltiplas faces. 1o. ed. terezina: edufpi, 2015. v. 100. 283p .

5.
RAMOS, Rossana. Lendo, escrevendo e gramaticando. 1. ed. São Paulo: Cortezeditora, 2014. v. 3000. 105p .

6.
RAMOS, Rossana. literatura infantil. 1. ed. Recife: edupe, 2014. v. 1. 46p .

7.
RAMOS, Rossana. Alfabetização e Letramento. 1. ed. Recife: edupe, 2014. v. 1. 36p .

8.
RAMOS, Rossana. Tereza e Serena, duas meninas. 1ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. v. 1. 24p .

9.
RAMOS, Rossana. meninos dizem obrigado, meninas obrigada. 1a. ed. São Paulo: Cortez, 2011. v. 1. 30p .

10.
RAMOS, Rossana. Inclusão na prática: estratégias eficazes para a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2010. v. 3.000. 110p .

11.
RAMOS, Rossana. No meu peito, há liberdade. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

12.
RAMOS, Rossana. Histórias com Pé e Cabeça. Curitiba: Pró-Infante Editota, 2009.

13.
RAMOS, Rossana. Em meu seio há liberdade. Cortez Editora, 2009.

14.
RAMOS, Rossana. trabalho de criança não é brincadeira não. 1a. ed. São Paulo: Cortez, 2006. v. 1. 30p .

15.
RAMOS, Rossana. A formigadinha. 1a. ed. São Paulo: Cortez, 2006. v. 1. 28p .

16.
RAMOS, Rossana. coisas de menino coisas de menina. 1a. ed. Fortaleza: IMEPH, 2006. v. 1. 26p .

17.
RAMOS, Rossana. Pepo, el caballito que nació del corazón. 1a. ed. são paulo: cortez, 2006. v. 1. 26p .

18.
RAMOS, Rossana. na minha escola todo mundo é igual. 5a. ed. São Paulo: Cortez, 2004. v. 1. 26p .

19.
RAMOS, Rossana. pepo o cavalinho que nasceu do coração. 2a. ed. São Paulo: Cortez, 2004. v. 1. 22p .

Capítulos de livros publicados
1.
RAMOS, Rossana. Que história é essa?. Lucia Oliveira; Fulvio Torres. 1aed.: , 2018, v. , p. 10-13.

2.
RAMOS, Rossana. A ORTOGRAFIA E OS NÍVEIS DE ESCRITA. In: Silvânia Núbia Chagas. (Org.). A ORTOGRAFIA E OS NÍVEIS DE ESCRITA. 1ed.salvador: Edufba, 2017, v. 1, p. 186-195.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 nov. 2009.

2.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 abr. 2009.

3.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 out. 2008.

4.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 set. 2008.

5.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 ago. 2008.

6.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 jul. 2008.

7.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 jun. 2008.

8.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 maio 2008.

9.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 mar. 2008.

10.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 fev. 2008.

11.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 jan. 2008.

12.
RAMOS, Rossana. Aprender Fazendo. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, 01 dez. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HENZ, R. R. G. R. ; RAMOS, Rossana . ALFABETIZAÇÃO E LETRA MEN TO ÀS MAR GENS DO SÃO FRAN CIS CO. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE, 2015, garanhuns. ALFABETIZAÇÃO E LETRA MEN TO ÀS MAR GENS DO SÃO FRAN CIS CO. Recife: pipa editorial, 2015. v. 1. p. 2789-2800.

2.
RAMOS, Rossana. Alfabetização e Letramento: uma perspectiva multidisciplinar. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2010, CAMPINAS. Alfabetização e Letramento: uma perspectiva multidisciplinar, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
RAMOS, Rossana; Viana, F. . ?Ceto dia dois colega sairo para pasia...?: Uma análise das marcas da oralidade no processo de escrita de alunos do 5ºano. Letra Magna (Online), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, Rossana. A história das histórias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RAMOS, Rossana. por que se cometem erros de ortografia?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RAMOS, Rossana. Nos oceanos da Literatura Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RAMOS, Rossana. Agência, letramentos e relações com o saber: o uso pedagógico da ferramenta pixton na construção de tirinhas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RAMOS, Rossana. Inclusão na prática: Estratégias eficazes para a Educação Inclusiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RAMOS, Rossana. Mesa Redonda sobre '' Arte na Escola''. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RAMOS, Rossana. Educação Inclusiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RAMOS, Rossana. Seminário de Português. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
RAMOS, Rossana. Inclusão e Letramento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RAMOS, Rossana. 200 dias de leitura e escrita na escola: Jogos Pedagógicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RAMOS, Rossana. Variações Históricas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RAMOS, Rossana. Psicogênese da Língua Escrita. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RAMOS, Rossana. Projeto de Inclusão. 1994.


Demais tipos de produção técnica
1.
RAMOS, Rossana. Análise do discurso. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
RAMOS, Rossana. Literatura Infantil : uma construção de espaço e tempo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
RAMOS, Rossana. Teoria do Conhecimento e da Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
RAMOS, Rossana. Planejamento da Gestão Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
RAMOS, Rossana. Teoria do conhecimento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
RAMOS, Rossana. Dinâmica do comportamento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
RAMOS, Rossana. Introdução ao Ensino de Português. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
RAMOS, Rossana. Psicopedagogia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
RAMOS, Rossana. Especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
RAMOS, Rossana. Letras da Terra. 2008. (elaboração de projeto do Curso de graduação em letras).

11.
RAMOS, Rossana. Escola, Escrita e Inclusão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
RAMOS, Rossana. Os Caminhos da Inclusão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
RAMOS, Rossana. Oficina de Brinquedos. 2001. Outra.

Demais trabalhos
1.
RAMOS, Rossana. Alfabetização Solidária. 1998 (Projeto) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RAMOS, Rossana; BEZERRA, Benedito; CAIADO, R. V. R.. Participação em banca de Erika Maria da Rocha Colaço. Linguagem Verbo-Visual dos Gêneros Textuais no Livro Didático de Alfabetização.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

2.
BEZERRA, Benedito; RAMOS, Rossana. Participação em banca de Francilene Leite Cavalcante. O trabalho com a oralidade: de bate regrado via whatsapp. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

3.
RAMOS, Rossana; CARVALHO,L. S.. Participação em banca de Iane Portela Gomes. Leitura de poesia: uma proposta de interação texto/leitor no 9o ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em profletras) - Universidade Estadual do Piauí.

4.
Flores, fulvio torres; HENZ, R. R. G. R.; RAMOS, Rossana. Participação em banca de Zaira Dantas de Miranda Cavalcanti. avaliação de um curso de aperfeiçoamento em língua inglesa: uma análise a partir das práticas pedagógicas de professores da rede pública. 2016. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação formação de professores e práticas interdisciplin) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina.

5.
Barbosa, Maria do Rosário; RAMOS, Rossana. Participação em banca de Maria José de Oliveira Fagundes. O processo de interpretação de texto na escola sob a perspectiva da gramática do design visual: uma leitura do gênero multimodal "capa de revista". 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - upe campus garanhuns.

6.
RAMOS, Rossana; CARVALHO,L. S.; BRITO, Stela. Participação em banca de Gisele Cristiane de Souza Lima. O apagamento do fonema L e a troca pela semivogal W em coda silábica na escrita de alunos do 6o ano do EF: um estudo de base sociolinguística. 2015. Dissertação (Mestrado em profletras) - Universidade Estadual do Piauí.

7.
HENZ, R. R. G. R.; Martins, N. R. S. P; HENZ, R. R. G. R.; RAMOS, Rossana. Participação em banca de Brigida Barbosa. Produção do gênero oral entrevista no EF. 2015. Dissertação (Mestrado em profletras) - Universidade Estadual do Piauí.

8.
RAMOS, Rossana; Pinto, M.L. Participação em banca de Adriana Marques Lopes Fagundes Rodrigues. O programa além das palavras como alternativa de recuperação de alunos de 6o ano com defasagem na alfabetização. 2015. Dissertação (Mestrado em profletras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
Pinto, M.L; RAMOS, Rossana. Participação em banca de Luciane Zaida Ferreira da Silva Viana. A produção de jornal escolar no 6o ano do EF. 2015. Dissertação (Mestrado em profletras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

10.
RODRIGUES, A. M. L. F.; GIACON, Eliane; RAMOS, Rossana; Pinto, M.L; CHAVES, A.S.; CARVALHO, E.F.. Participação em banca de Adriana Marques Lopes Fagundes Rodrigues. O Programa Além das Palavras como Alternativa de Recuperação de Alunos de 6º Ano com Defasagem na Alfabetização. 2015. Dissertação (Mestrado em profletras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

11.
LOPES, Iveuta; RAMOS, Rossana; Martins, N. R. S. P. Participação em banca de Brígida Barbosa. Produção do Gênero Oral Entrevista no Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em profletras) - Universidade Estadual do Piauí.

12.
NASCIMENTO, M. R.; RAMOS, Rossana; OLIVEIRA, Robson; SILVA, Morgana. Participação em banca de Maria Rivaldízia do Nascimento. Gêneros Textuais e Prática Social: A produção de Artigo de Opinião por Alunos de 9º Ano de Uma Escola Pública Pernambucana.. 2015. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em letras) - Universidade de Pernambuco.

13.
GIACON, Eliane; Pinto, M.L; RAMOS, Rossana; CHAVES, A.S.; CARVALHO, E.F.. Participação em banca de Luciane Zaida Ferreira da Silva Viana. A Produção de Jornal Escolar no 6º Ano do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em profletras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

14.
Neto, eraldo; HENZ, R. R. G. R.; RAMOS, Rossana. Participação em banca de Vera Lúcia Santos Alves. Retrato Ecolinguístico dos Pescadores do Angari, Ribeirinhos do São Francisco. 2014. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
RAMOS, Rossana; Santos, Marizete; Martins, Ivanda. Participação em banca de Michele Rodrigues de Albuquerque da Silva. Rádio e ciberespaço na formação de professores a distânca. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão e) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RAMOS, Rossana. Participação em banca de Vera Lúcia santos Alves. Editorial: o olhar crítico do jornalismo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Comunicação Social) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
RAMOS, Rossana; Almeida, Iolanda; Bandeira, Andrea; Rios, Rita Cristina Novaes. Participação em banca de Alessandra Alves Patrício. Gestão Escolar e a Relação Entre a Prática Pedagógica e o Nível de Aprendizagem em Língua Portuguesa dos Educandos do 6 Ano ao 9 Ano de uma Escola Pública. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco.

3.
RAMOS, Rossana; Almeida, Iolanda; Bandeira, Andrea; Rios, Rita Cristina Novaes. Participação em banca de Helenilda de Amorim Gomes. Gestão Escolar e Leitura e Escrita nas Turmas Multisseriadas: Como Quebrar Paradigmas?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RAMOS, Rossana. Participação em banca de Denise Dias Almeida.Letramento e compreensão de textos: análise de desempenho de estudantes do 1o ano do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
RAMOS, Rossana. Participação em banca de Luzicleide F. Santos, Jaqueline N. Silva e Michele R. Albuqu.Rádio na Escola: Implantação de uma rádio escola no CPM/ Juazeiro - BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco.

3.
Almeida, Iolanda; RAMOS, Rossana. Participação em banca de Daniel Silva de Jesus.A Complexidade Humana em Memórias Póstumas e Inovadora de Machado de Assis em Interface com os Temas do Realismo no Brasil.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco.

4.
RAMOS, Rossana; Almeida, Iolanda. Participação em banca de nilzete teixeira da paz.Gênero Normativo: A Constituição da República como Ferramenta Auxiliar na Formação do/a aluno/a leitor/a, Produtor/a de Texto em Escolas da Rede Pública Estadual de Petrolina.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco.

5.
RAMOS, Rossana; Almeida, Iolanda. Participação em banca de john williams bezerra dos santos.O ultra-romantismo em Álvares de Azevedo: Um Estudo acerca da Influência exercida por Goethe na Poética Romântica do Século XIX.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco.

6.
RAMOS, Rossana; Almeida, Iolanda. Participação em banca de Aldaísa Barbosa de Souza.O Ensino da Literatura no Cotidiano Escolar: A Formação do Leitor a partir da Metodologia, da Concepção e da Prática Docente.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco.

7.
RAMOS, Rossana; Almeida, Iolanda. Participação em banca de Thaillita Onilda Guimarães de Souza.O Ensino da Literatura na Escola Pública: Aprendizagens e Dificuldades.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Costa, A.; VIANA, A. M. A.; RAMOS, Rossana. concurso para professor efetivo. 2016. Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano.

Concurso público
1.
Moraes, Antonio; RAMOS, Rossana. seleção pública da autarquia Educacional do araripe - AEDA língua portuguesa. 2017. Autarquia Educacional do Araripe.

2.
Moraes, Antonio; RAMOS, Rossana. seleção pública da autarquia Educacional do araripe - AEDA Literatura. 2017. Autarquia Educacional do Araripe.

3.
Moraes, Antonio; RAMOS, Rossana. seleção pública da autarquia Educacional do araripe - AEDA Língua Inglesa. 2017. Autarquia Educacional do Araripe.

4.
Moraes, Antonio; RAMOS, Rossana. seleção pública da autarquia Educacional do araripe - AEDA Libras. 2017. Autarquia Educacional do Araripe.

5.
RAMOS, Rossana; Almeida, Sherry; SILVA, F. J. M.. Concurso público para professor Adjunto. 2015. Universidade de pernambuco - campus mata norte.

6.
MUDO, R. L. P. de Castro; SOUSA, G. M. C. de; RAMOS, Rossana. Concurso Público para Docente do Quadro efetivo de Pessoal da Universidade de Pernambuco. 2015. Universidade de Pernambuco Campus Petrolina.

7.
RAMOS, Rossana; Almeida, Sherry; SILVA, F. J. M.. Concurso Público para Professor Adjunto na área de conhecimento Letramento Literário. 2015. Universidade de Pernambuco.

8.
RAMOS, Rossana; COELHO, Leilyane. Docente do Quadro Efetivo de Pessoal da Universidade de Pernambuco/UPE - Campus Petrolina. 2015.

9.
RAMOS, Rossana; NOVAES, afonso henrique; Cavalcante, Maria Vilani. concurso para professor efetivo de língua portuguesa. 2014. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

10.
RAMOS, Rossana; Nascimento Genivaldo; Coelho Antonise. concurso para professor efetivo. 2012. Universidade de Pernambuco Campus Petrolina.

11.
RAMOS, Rossana. Banca Examindora na Seleção Pública Simplificada na Área de Conhecimento: Língua Portuguesa e suas Literaturas da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. 2011. Universidade de Pernambuco.

12.
RAMOS, Rossana. Banca de seleção para professores formadores do Curso de Letras do Programa de formaçao de Professores do Estado Proesp - BA. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
RAMOS, Rossana. Mostra de Extensão da XI Semana Universitária da UPE. 2011. Universidade de Pernambuco.

2.
RAMOS, Rossana. Júri do prêmio jabuti de literatura. 2010. camara brasileira do livro.

3.
RAMOS, Rossana. Júri do Prêmio Jabuti de Literatura. 2009. camara brasileira do livro.

4.
RAMOS, Rossana. Prêmio Jabuti de Literatura. 2008.

5.
Rios, Rita Cristina Novaes; RAMOS, Rossana. Recorte da experiência do Departamento de Ciências Humanas / Juazeiro (Bahia) no Campo da EJA: memórias de formação tecidas no cotidiano dos espaços-tempos?, in Formação de educadores de Jovens e Adultos publicado pela Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e diversidade do MEC, em parceria com a UNESCO e Editora Autêntica.. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

6.
RAMOS, Rossana. Prêmio Jabuti. 2007. camara brasileira do livro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
gelne. "erros"de grafia em contextos sociais distintos. 2017. (Congresso).

2.
sinalge.Alfabetização contextualizada. 2017. (Simpósio).

3.
VI semana de Letras da UFPI.Alfabetização Contextualizada. 2017. (Outra).

4.
X conferencia internacional lingüística. MARCAS DE ORALIDAD EN LA ESCRITURA DE ESTUDIANTES DEL 5º AÑO DE LA ENSEÑANZA PRIMARIA. 2017. (Congresso).

5.
clisertão. Clisertãozinho: teatro e contação de histórias. 2016. (Congresso).

6.
gelne. erros de grafia em contextos sociais distintos. 2016. (Congresso).

7.
I convalle. alfabetização de adultos. 2016. (Congresso).

8.
I convalle. alfabetizar letrando. 2016. (Congresso).

9.
I congresso nacional Profletras. Práticas de Escrita no Ensino Fundamental: Criando estratégias de Aprendizagem em Produção textual. 2015. (Congresso).

10.
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagemas.Por que se cometem erros de ortografia?. 2015. (Encontro).

11.
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagemas.Agência, letramentos e relações com o saber: o uso da ferramenta digital pixon na construção de tirinhas. 2015. (Encontro).

12.
I Seminário Temático.A Inclusão escolar. 2015. (Seminário).

13.
I seminário temático - comitê gestor do programa de pós-graduação em Ciências.Educação Inclusiva: novas perspectivas. 2015. (Seminário).

14.
Semana de Pedagogia.Nos Oceanos da Literatura Infantil. 2015. (Oficina).

15.
Semana de Pedagogia.Nos Oceanos da Literatura Infantil. 2015. (Encontro).

16.
25º Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste.Alfabetização e Cartilhas nas Águas do Rio São Francisco. 2014. (Outra).

17.
Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, Seminário de Iniciação Cientifica e Seminário de Inovação Tecnológica.Avaliador. 2014. (Encontro).

18.
gelne.alfabetização e cratilhas nas águas do São Francisco. 2014. (Outra).

19.
IV Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS. 2014. (Outra).

20.
semana acadêmica de pedagogia.Mesa redonda: Letramento: questões contemporâneas. 2014. (Outra).

21.
XLII Encontro de pró-reitores de extensão das instituições.XLII Encontro de de Pró-reitores de extensão: ressignificação cultural. 2014. (Encontro).

22.
Clisertão. Letramento Multidisciplinar. 2012. (Congresso).

23.
Clisertão. Letramento. 2012. (Congresso).

24.
gel.Alfabetização e Letramento: uma ação nas águas do São Francisco. 2012. (Seminário).

25.
II seminário de Educação e Cultura do Vale do São Francisco.Letramento multidisciplinar. 2012. (Seminário).

26.
I Congresso Regional sobre o Cordel. Cordel e Literatura Infantil: uma casamento possível. 2011. (Congresso).

27.
I Conrcordel: I Congresso Regional sobre o Cordel.Cordel e Literatura Infantil: um casamento possível. 2011. (Outra).

28.
I Encontro de Linguística e Literatura A Alquimia da Linguagem.a aquisição da escrita e o desenvolvimento da consciência metalinguística. 2011. (Encontro).

29.
I Encontro de Linguística e Literatura A Alquimia da Linguagem.mediadora. 2011. (Encontro).

30.
II Mostra de Pesquisa da UPE Campus Petrolina.A importância dos Projetos de Extensão - Relatos de casos. 2011. (Encontro).

31.
II Mostra de Pesquisa da UPE Campus Petrolina.Ética na Pesquisa. 2011. (Encontro).

32.
Novas Práticas Pedagógicas.Novas práticas pedagógicas. 2011. (Oficina).

33.
Seminário de iniciação científica - UPE.a variante linguística da Ilha do Massangano e os Livros didáticos. 2011. (Seminário).

34.
Seminário de iniciação científica - UPE.A linguagem Proibida. 2011. (Seminário).

35.
Seminário internacional Ser Inclusão.Inclusão na prática. 2011. (Seminário).

36.
VI seminário de Educação Inclusiva: direito à diversidade.Educação Inclusiva e a escola grafocêntrica. 2011. (Seminário).

37.
VI Seminário de Educação Inclusiva: direito à diversidade.Políticas Públicas - Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2011. (Seminário).

38.
VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o Decreto 6.571/2008 e as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado - AEE na Educação Básica. 2011. (Seminário).

39.
gel.a variante escrita na ilha do massangano e a escrita dos textos escolares. 2010. (Seminário).

40.
17º CONGESSO DE LEITURA DO BRASIL. Alfabetização e Letramento: uma perspectiva multidisciplinar. 2009. (Congresso).

41.
Literatura infantil uma construção de espaço e tempo.Literatura infantil uma construção de espaço e tempo. 2009. (Seminário).

42.
8ª Jornada Pedagógica de Luis Eduardo Magalhães. 200 Dias de Leitura e Escrita na Escola. 2008. (Congresso).

43.
8ª Jornada Pedagógica de Luis Eduardo Magalhães - BA. Educação inclusiva: Por que sim, por que não?. 2008. (Congresso).

44.
EMEI Marechal Odílio Denys.Inclusão. 2008. (Encontro).

45.
I Congresso Municipal de Educação de Guanambi - BA. Gramática - Conceito, Usos e Normas. 2008. (Congresso).

46.
I Congresso Municipal de Educação de Guanambi - BA. Eucação nclusiva - Por que sim, por que não?. 2008. (Congresso).

47.
I Encontro de alfabetização e letramento.Literatura infantil: uma construção de espaço-tempo. 2008. (Encontro).

48.
III SEMEAR - Seminário de Educação do Araripe.Inclusão Sem Barreiras. 2008. (Seminário).

49.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Português Instrumental. 2008. (Seminário).

50.
seminário de educação infantil.linguagem na educação infanti. 2008. (Seminário).

51.
Seminário de educação infantil.Seminário de educação infantil. 2008. (Seminário).

52.
1ª Jonada de Educação de Piripiri.Educação Incusiva. 2007. (Outra).

53.
3ª Conferência de Educação Inclusiva.Curso: Escrita e Leituras Inclusivas.. 2007. (Outra).

54.
3º Salão do livro do Tocantins.Palestra: Educação Inclusiva.. 2007. (Outra).

55.
3º Salão do Livro do Tocantins.Oficina de Português.. 2007. (Oficina).

56.
I Congreso Municial de Educação.Curso: Os Caminhhos da Inclusão. 2007. (Outra).

57.
II Fórum Municipal de Educação de Bretuba.Inclusão e Letramento. 2007. (Outra).

58.
II Semniário Educacional de Iuna.Escola, Escrita e Inclusão. 2007. (Seminário).

59.
II Simpósio de Pedagogia Letras.Passos Para a Inclusão Digital. 2007. (Simpósio).

60.
VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Palestra sobre o tema do livro Trabalho de Criança não é brincadeira não.. 2007. (Outra).

61.
VI Seminário do Normal Médio.INclusãõ Sem Barreiras. 2007. (Seminário).

62.
X Congresso da APROFEM - A interface do pessoal com o rpofissional: rumo a uma educação integral. Inclusão sem Barreiras. 2007. (Congresso).

63.
. I Congresso de Educação da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina ? A Educação em foco, compartilhando vozes, integrando saberes. Título: Novos Caminhos da Inclusão.. 2006. (Congresso).

64.
Cidade dos Meninos.Palestra: Novos caminhos da inclusão.. 2006. (Outra).

65.
Cidade dos Meninos.Palestra: Novos caminhos da inclusão.. 2006. (Outra).

66.
Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores. Tema: Feira e exposição de livros e material pedagógico.. 2006. (Congresso).

67.
Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores. Tema: Plano didático: o que muda com a inclusão.. 2006. (Congresso).

68.
Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores. Coordenadora da sessão de comunicação oral: leitura e mediação em contextos educacionais.. 2006. (Congresso).

69.
III Seminário de Educação Inclusiva.Experiências Educacionais. 2006. (Seminário).

70.
IV Congresso de Educação de Vitória da Conquista. Participante da mesa de diálogo: Educação Inclusiva: direito de todos.. 2006. (Congresso).

71.
IV Congresso de Educação de Vitória da Conquista. Participante da mesa de diálogo: Educação Inclusiva: direito de todos.. 2006. (Congresso).

72.
IV Congresso de Educação de Vitória da Conquista. conferência: Inclusão e Leitura.. 2006. (Congresso).

73.
IV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Tema: Uma experiência de educação inclusiva.. 2006. (Congresso).

74.
Sociedade Pestalozzi de São Paulo.Inclusão Sem Barreiras. 2006. (Outra).

75.
3º Seminário de Historiografia Lingüística.Comunicação: Roteiro para elaboração de pesquisa científica.. 2005. (Seminário).

76.
3º Seminário de Historiografia Lingüística.Roteiro para elaboração de pesquisa acadêmica.. 2005. (Seminário).

77.
II Bienal Nacional do Livro de Maceió.200 dias de escrita e leitura na escola ? titulo da palestra: Passos para a Inclusão.. 2005. (Oficina).

78.
II Fórum de Educação Acadêmica.Educação Inclusiva e Direitos Humanos. 2005. (Outra).

79.
IV Congresso Municipal de Educação: Educação em São Paulo, contextos e protagonistas. Conferência sobre o livro Na minha escola todo mundo é igual.. 2005. (Congresso).

80.
V Encontro de Formação de Professores.Conferência: Passos para a Inclusão.. 2005. (Encontro).

81.
VI Semana de Pedagogia e IX Encontro de Oficinas Pedagógicas.Tema da oficina: Passos para inclusão.. 2005. (Outra).

82.
10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Comunicação: Mudanças Lingüísticas: uma abordagem histórica no Português no Ensino Fundamental.. 2004. (Congresso).

83.
1º HUNICON. - Comunicação: Mudanças Lingüísticas: uma abordagem histórica no Português no Ensino Fundamental.. 2004. (Congresso).

84.
de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.Conferência: Metodologia da Análise de Documento em História.. 2004. (Encontro).

85.
I Colóquio de Letras. 200 dias de escrita e leitura na escola.. 2004. (Congresso).

86.
I Congresso de Letras do Vale do Ribeira. O Ensino de Língua Portuguesa no Brasil na década de 60.. 2004. (Congresso).

87.
Prefeitura Municipal de Araçariguama.O ensino da Língua Portuguesa: uma abordagem histórica.. 2004. (Outra).

88.
Prefeitura Municipal de Araçariguama.Curso para professores: Alfabetização: uma tarefa de todos.. 2004. (Outra).

89.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.3º Seminário de Historiografia Lingüística.. 2004. (Encontro).

90.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.Conferência: Perspectivas de Abordagem da Gramática em Historiografia Lingüística.. 2004. (Encontro).

91.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.Conferência: Perspectivas de Abordagem da Gramática em Historiografia Lingüística. 2004. (Encontro).

92.
Faculdades Hoyler.Conferência: Psicogênese da Língua Escrita.. 2003. (Outra).

93.
I Seminário de Historiografia Lingüística.A Terminologia em Historiografia Lingüística.. 2003. (Seminário).

94.
I Seminário de Historiografia Linguistica - Convergências.A Terminologia em Historiografia Linguistica. 2003. (Seminário).

95.
Semana de Letras ? 2003.Palestra: Variações Históricas.. 2003. (Outra).

96.
II Encontro de Linguistica e Historia.Metalinguagem. 2002. (Outra).

97.
II Encontro de Lingüística e História.Programa de Pós-graduação em Lingüística ? Comunicação: Metalinguagem.. 2002. (Encontro).

98.
I Simpósio de Estudos Históricos e Lingüísticos.A história da língua no Ensino Fundamental (Fábulas do século VI).. 2002. (Seminário).

99.
. XIV Seminário do Cellip.Centro de Estudos Literários e Lingüísticos do Paraná. 2000. (Encontro).

100.
II Simpósio de Letras.Emilia no pais da gramática e do ensino.. 2000. (Simpósio).

101.
Atividades em homenagem ao centenário de Jean Piaget.Tema: O Construtivismo na Educação.. 1999. (Encontro).

102.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.Minicurso e Seminários sobre Referências Bibliográficas. 1999. (Encontro).

103.
º Congred ? Congresso Regional de Educação. Emilia no País da gramática e na escola.. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAMOS, Rossana; Nascimento Genivaldo . clisertão. 2016. (Congresso).

2.
RAMOS, Rossana. Clisertão. 2016. (Congresso).

3.
RAMOS, Rossana; Nascimento Genivaldo . Clisertão. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cleide Aparecida de Farias Costa. A consciência metalinguística no processo de alfabetização: um esudo de caso no 4o ano do Ensino Fundamental. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - upe campus garanhuns, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Juliana Carla Mariano da Silva. Gêneros textuais e ensino: sequências didáticas para o desenvolvimento da competência escrita. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - upe campus garanhuns, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Edson BENTZEN. AUTOBIOGRAFIA: UMA PONTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. 2018. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade de pernambuco - campus mata norte, . Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

2.
ADELMO FRANCISCO DA SILVA MEDEIROS. PRÁTICAS DE ESCRITA MULTIMODAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANDO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM PRODUÇÃO TEXTUAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Profletras) - upe campus garanhuns, . Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

3.
Fernanda Viana de Castro. "ceto dia dois colega sairo para pasia..."Uma análise ds marcas da oralidade na escrita de alunos do 5o ano. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - upe campus garanhuns, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

4.
Kelly Eunice Ferreira da Silva Oliveira. Palavras cruzadas: uma estratégia didática para o ensino de língua. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - upe campus garanhuns, . Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

5.
Marcela Marinho Lima Macedo. Charge: leitura multimodal e produção de sentidos em uma turma de 8o ano. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - upe campus garanhuns, . Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

6.
Maria Rivaldízia do Nascimento. Gêneros Textuais e prática social: a produção de um artigo de opinião por alunos de uma escola pública penambucana. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - upe campus garanhuns, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

7.
Daniella Cavalcanti Silva. Jogos pedagógicos: uma prática de alfabetização e letramento. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - upe campus garanhuns, . Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

8.
Daniella Cavalcante da Silva. Jogo Pedagógico: uma proposta de alfabetização e Letramento. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em letras) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

9.
Maria Rivaldízia do nascimento. Leitura e argumentação no ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em letras) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

10.
rosa maria dos reis e arruda. leitura e letramento nos descaminhos do livro didático. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Manuela Bispo de Almeida. Como se dá o processo de Alfabetização e Letramento nas séries iniciais em uma escola da rede pública de Pública. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Letras) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

2.
Ana Karoline Gomes da Silva. A metodologia da professora de português do 9o ano de Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco para incluir a variedade linguística nas aulas de português. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Letras) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

3.
Rosa Mota Morais Silva. As gírias encontradas na linguagem dos Homossexuais em um grupo de Juazeiro - BA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Letras) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

4.
Maria Irander Clemente Guimarães e Silvana F. de Siqueira. A Intervenção da gestão escolar nos níveis de ensino/aprendizagem da Escola Municipal Ricardo Soares Coelho.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

5.
Eliete Luzia Café Coelho Pachêco. Alfabetização em Foco Sistemático e Dinâmico.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

6.
Paulo José Vieira da Silva. A intervenção da Gestão Escolar nos Níveis de Ensino da escola municipal santa Cruz. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

7.
Selma Santana da Silva. Afetividade x Aprendizagem. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

8.
Luciene Batista Martins. A gestão escolar e a influência da afetividade na aprendizagem escolar. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

9.
Marizete Rodrigues de Souza. A gestão escolar e a influência na aprendizagem escolar entre funcionários e alunos da escola municipal José Fernandes Coelho. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

10.
Rosa Maria Pile. a Gestão Escolar e os desafios da educação social na escola. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

11.
Clarice Maria da Silva Cavalcanti Rodrigues. A gestão e a aprendizagem escolar na escola municipal de Izacolândia. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

12.
Libânea dias Leite Almeida. A gestão escolar e o sistema de avaliação. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

13.
Maria Aparecida Rodrigues Santos. A gestão e a influência da afetividade na escola. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

14.
Eliete Luzia C. C. Pacheco, Maria Adilma B. R. dos Santos. Alfabetização em Foco Sistemático e Dinâmico. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

15.
Josenilde A. Santos, Maria das G. A. Bastos e Marile M. Nune. Educação Inclusiva: Um desafio para os sistemas educacionais e gestão escolar. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mayara de Lima. A Perspectiva de Interação Linguística nas Relações entre Usuários e Profissionais de uma Unidade de Saúda da Família - USF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

2.
Ana Karoline Gomes da Silva. A Metodologia da Professora de Português do 9º Ano de Ensino Fundamental de uma Escola Pública do Estado de Pernambuco para Incluir a Variedade Linguística nas Aulas de Português. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

3.
Manuela Bispo de Almeida. Como se Dá o Processo de Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais em uma Escola da Rede Pública de Petrolina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

4.
Camila Vieira Rodrigues. o tratamento da variação linguística no livro didático de português: projeto Radix. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

5.
Hélio ferreira Dias. o conhecimento da gramática na prática social do cidadão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

6.
Ana Karina Pereira de Castro. a representação do feminino nos contos de fadas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

7.
Naiara Cristina Barbosa de Oliveira. as propostas do construtivismo no 1o ano do ensino fundamental.... 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

8.
Ana Karina Pereira de Castro. A representação do feminino nos contos de fadas numa perspectiva tradicional e contemporânea: uma contribuição para a formação da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

9.
Clara Raqueline Rodrigues. Epistemologia do Professor: questões metodológicas e práticas pedagógicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

10.
Roberta Pereira de Novaes Sampaio. A linguagem proibida no comportamento linguístico dos alunos do 3º e 7º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santo Antônio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

11.
Caroline Santos Almeida de Oliveira. Atitude Linguística: A linguagem pejorativa sob a perspectiva da militância social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

12.
Milla Ingrid Marques de Moura Araujo. A aquisição da língua escrita e a ativação da consciência metalinguística nos alunos de 4º ano do Ensino Fundamental I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

13.
Daiana Batista da Silva. A variante linguística da Ilha do Massangano e a escrita dos livros didáticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

14.
Macelio Macedo dos Santos. Shrek para sempre: A resignificação dos contos de fada dos dias atuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

15.
Solange Rocha dos Anjos. Da "besteira ao mundo dos significados: um estudo linguístico e semiótico dos monumentos artístico-histórico-culturais de Petrolina-PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

16.
Neusa Nogueira Alves da Cruz. A relação discursiva da oralidade com a produção de gêneros escritos dos alunos do Ensino Médio em uma escola pública de Juazeiro-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

17.
Rosa Barbosa Freitas. A ética/estética das persongens dos contos de fada na perspectiva do real e do imaginário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

18.
Jocilene Nogueira de Moraes. Os recursos linguístico-acústicos utilizados pelo rádio na transmissão de mensagens. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

19.
Eudene Mauricio Cruz de Oliveira. A fala nossa de cada dia: uma perspectiva dos usos linguísticos dos adolescentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

20.
Lorraine Miranda Zwick. As competências e habilidades da Língua Portuguesa nos alunos graduados de Língua Portuguesa e suas literaturas do Campus III da UPE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

21.
Ana Luize Mecedo Camacam. Esses Lopes de Guimarães Rosa: uma abordagem sociolinguística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

22.
Rosylene Gomes de Lima. A utilização das variantes linguísticas, siglas, símbolos e reduções nas salas de bate-papo na cidade de Petrolina-PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

23.
Eudene Maurício Luiz de Oliveira. A fala nossa de cada dia: uma perspectiva dos usos linguísticos dos adolescentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

24.
Rosa Barbosa Freitas. A ética/estética dos personagens dos contos de fada na perspectiva do real e do imaginário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

25.
Neusa Nogueira Alves da Cruz. A relação discursiva da oralidade com a produção de gêneros escritos dos alunos do Ensino Médio em uma Escola Pública de Juazeiro BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

26.
Lorraine Miranda Zuick. As competências e habilidades da língua portuguesa nos alunos graduandos do curso de Língua Portuguesa e suas Literaturas do Campus III da UPE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

27.
Gabrielle Lima Rodrigues Carvalho. A atuação do atendimento educacional especializado: duas visões de um mesmo trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

28.
Ingrid Rodrigues Honória. A prática de leitura de alunos com deficiência na EJA: o caso da Escola Municipal Maniçoba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

29.
Arislândia Queiroz de Castro. (In) Disciplina: prática presente no contexto escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

30.
Marinalva dos Santos Silva. O ensino da leitura e produção de textos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

31.
Vânia Conceição Lopes. Usos da Língua versus Normas da gramática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

32.
Rita de Cássia Nery Gomes. O uso do livro didático de Língua Portuguesa nas escolas da zona rural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

33.
Meidimere Coutinho da Silva. O professor de Português diante de sua missão de aprimorar o saber linguístico e incluir seus alunos no múltiplo mundo do discurso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

34.
Mauri Célio Alves Santana. A representação do negro na literatura infantil brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

35.
Luziânia Fagundes Santos. Literatura infantil: uma análise morfológica dos contos couro de piolho e cinderela. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

36.
Maria Aparecida Barbosa Torres. A literatura oral - contação de histórias - e seus reflexos no processo de construção do imaginário da criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

37.
Francisnalva Lopes Pimentel. A ortografia no processo de aquisição da escrita de alunos do 9 ano, segundo a prática do professor de Língua Portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

38.
Genilza Bomfim da Silva. A utilização dos recursos linguísticos nos textos produzidos por alunos do Ensino Médio da rede estadual de Juazeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

39.
Rosevania dos Santos Varjão. O ensino da Língua Portuguesa na educação de jovens e adultos nas escolas públicas de Curaçá-BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

40.
Cleide Alves de Souza. A produção textual no ensino médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

41.
Tathiane Mendes Galvão. A epistemologia do professor de língua portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

42.
Carmélia Félix Moreira. O ensino de gramática e as variações linguísticas nos segmentos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

43.
Maria Radilene Lopes Gomes. Os modificadores de uma língua e programadores de intolerância linguística. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

44.
Andriara Wanderley Silva. A prática da análise linguística pela reescrita de textos - uma ação reflexiva e atuante. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

45.
Ana Cristina de Souza Rodrigues. A leitura e produção do texto em turmas de 9º ano do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

46.
Ana Lariça Leite Santos. A leitura infantil: seus encantos e a produção de significado para o leitor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

47.
Suzimá Jaques Silveira. A utilização do gênero história em quadrinhos como recurso didático na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

48.
Silvana Araújo Reis. O processo da alfabetização para alunos surdos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

49.
Roseane Barbosa de Araújo. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: a vivência no cotidiano de duas escolas públicas no município de Petrolina-PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

50.
Aldaísa Barbosa de Souza. O ensino da literatura no cotiiano escolar. A formação do leitor a parir da metodologia, da concepção e da prática docente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

51.
Daniel Silva de Jesus. A complexidade humana em "Memórias póstumas de Brás Cubas": um estudo sobre a lógica narrativa e inovadora de Mchad de Assis em interface com os temas do Realismo no rasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

52.
Nlsete Teixeira da Paz. Gênero normativo: A construção da República como ferramenta auxiliar na formação do aluno(a) leitor(a), produtor(a) e textos em escolas da rede pública estadual de Petrolina-PE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

53.
John Williams Bezerra dos Santos. O Ultra-romantismo em Álvares de Azevedo: um estudo acerca da influência exercida por Goethe na poética romântica do séculoXIX.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

54.
Thallita Onilda guimarães de Souza. O ensino da literatura na escola pública: aprendizagens e dificuldades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

Iniciação científica
1.
Wellington Moreira de Souza. em nome do pai, do filho... uma perspectiva sociolinguística dos nomes próprios. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, upe. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

2.
Fábio Carvalho. quem fala bem, quem fala mal: uma perspectiva sociolinguística do português no Brasil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, upe. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

3.
Daiane Batista da Silva. A variante linguística da Ilha do Massangano e a variante do Livro didático. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

4.
Roberta Sampaio. A Linguagem Proibida. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

5.
Rafael Vitória do Nascimento. A produção de significados na relação desenvolvida pela Linguagem no Cotidiano Escolar. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

Orientações de outra natureza
1.
Elysa Matutynna Queiroz Santos. Impactos da gestão democrática numa Escola Estadual em Pernambuco. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

2.
Elisangela da Silva Alencar. A relação entre professores: atividade de movimento e psicomotricidade na Educação infantil. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

3.
Fernando Luiz Cavalcante Filho. Gestão democrática: a importância da elaboração participativa de um projeto de gestão escolar. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

4.
Lúcia Maria de Lira Silva. Os desafios encontrados pelos discentes que retornam a sala de aula na modalidade EJA e sua perspectiva quando ao ensinar e aprender na cidade de Lagoa dos Gatos - PE. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

5.
José Dayvid Ferreira da Silva. Educação inclusiva. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

6.
Josenaide Daise Alves de Gusmão. Coordenação Pedagógica: a importância da motivação dos professores em formações continuadas. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

7.
Jucelia Florencio dos Santos. (TICs) Tecnologias das informações e comunicação e docência: O papel do coordenador pedagógico na Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

8.
Leandro Alexandre dos Santos. Do diretor ao gestor escolar: uma análise histórica de seu processo de transição na educação brasileira. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

9.
Livia Emanuele dos Santos Barbosa. A gestão democrática na prática escolar dentro de uma perspectiva inclusiva e participativa. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.

10.
Francisco José Alves. Linguagem- A contextualização do ensino de gramática ( uma análise do ensino contextualizado de gramática). 2015. Orientação de outra natureza. (Letras Português e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Orientador: Rossana Regina Guimarães Ramos Henz.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, Rossana. Variações Históricas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RAMOS, Rossana. Psicogênese da Língua Escrita. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RAMOS, Rossana. 200 dias de leitura e escrita na escola: Jogos Pedagógicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAMOS, Rossana. Clisertão. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovação no concurso para professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - Unidade Petrolina



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 22:23:24