Leonardo de Bem Lignani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0947183984084883
  • Última atualização do currículo em 08/01/2018


Fiz minha graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001-2004) e Mestrado em Ecologia pelo Instituto de Biologia/UFRJ (2006-2008). Após o mestrado, fui aprovado no concurso para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET/RJ, onde trabalho desde então. Desenvolvi estudos nas áreas de Ecologia e Ensino de Ciências, buscando interfaces entre as ciências ambientais e outros campos do conhecimento. Atualmente realizo meu doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, desenvolvendo pesquisa sobre a história dos agrotóxicos e da toxicologia. Os trabalhos citados aqui podem ser encontrados no site: https://sites.google.com/site/leolignani/ (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo de Bem Lignani
Nome em citações bibliográficas
LIGNANI, L. B.;Lignani, Leonardo de Bem

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Maracanã / Coordenação de Biologia.
Av. Maracanã, 229 - Bloco A (térreo)
Maracanã
20271110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25663147
URL da Homepage: https://sites.google.com/site/leolignani/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: A trajetória de Waldemar Ferreira de Almeida e a toxicologia dos agrotóxicos: ciência, ambientalismo e agências internacionais de saúde (1939-1991),
Orientador: Dominichi Miranda de Sá.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Mestrado em Ecologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: "Respostas ecofisiológicas contrastantes na vegetação aberta da Restinga de Jurubatiba, Macaé, RJ: um estudo de caso em Protium icicariba (Burseraceae), uma espécie abundante, e Byrsonima sericea (Malpighiaceae), uma espécie subordinada",Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Eduardo Arcoverde de Mattos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Assimilação de carbono; Restinga; Disponibilidade hídrica; Ecofisiologia Vegetal.
Grande área: Ciências Biológicas
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Sistemas de Informações Geográficas com Arcgis 10. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2008 - 2008
"História da Mudança Climática". (Carga horária: 30h).
Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia
01/2015 - 12/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Ambientais
01/2012 - 05/2015
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, .

Cargo ou função
Coordenador de Disciplina.
08/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Turismo em Ambientes Naturais

Espaço Ciência Viva, ECV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador voluntário
Outras informações
Participação no desenvolvimento de projetos e atividades de ensino não-formal, atuando como monitor e coordenador de eventos.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica
Outras informações
Aluno de Iniciação Científica (com bolsa do CNPq) no Laboratório de Vertebrados do Instituto de Biologia, desenvolvendo o projeto "Estradas, fragmentação na Mata Atlântica e os pequenos mamíferos".



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Aspectos ecológicos da vegetação urbana na cidade do Rio de Janeiro
Descrição: Com a expansão das áreas urbanas, estudos sobre a ecologia das espécies dentro deste habitat tornam-se bastante relevantes. O presente projeto busca aprofundar o conhecimento relacionado à ecologia das espécies vegetais que ocorrem na cidade do Rio de Janeiro, tendo como objetivo discutir questões como: (i) Quais são as espécies utilizadas na arborização urbana na cidade do Rio de Janeiro? Existe algum critério para a escolha dessas espécies? (ii) Algumas espécies podem ser mais suscetíveis aos estresses do ambiente urbano? (iii) Algumas espécies podem ser utilizadas como bioindicadores para poluição? (iv) A existência de vegetação na cidade pode reduzir níveis de poluentes na atmosfera?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Turismo Ambiental no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: OBJETIVO GERAL Aprofundar o conhecimento a respeito das unidades de conservação do estado do Rio de Janeiro através da criação de um grupo de estudos sobre o tema, contribuindo para a formação científica e profissional dos estudantes do Curso Técnico de Turismo do CEFET/RJ. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Formar um grupo de estudos interdisciplinar composto por alunos do curso técnico de Turismo do CEFET/RJ, contando com a orientação de professores da Coordenação de Biologia e da Coordenação de Turismo. - Levantamento de dados a respeito das unidades de conservação (UC) do estado do Rio de Janeiro, com ênfase inicial nas UC do município do Rio de Janeiro, incluindo uma compilação de dados sobre localização, situação político-administrativa, bases legais e histórico de implantação. - Elaborar um inventário turístico das UC, identificando os atrativos turísticos naturais e culturais de cada local. - Diagnosticar o perfil dos visitantes das UC, abordando, entre outras características, o grau de informação que possuí do local visitado, seu comportamento dentro da unidade e as motivações que o levaram à visitação. - Analisar o caráter educativo da visitação em UCs, procurando compreender de que forma as unidades são utilizadas como espaços de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
O Maracanã e suas árvores: elaboração de um guia sobre a arborização urbana e de identificação de espécies
Descrição: Neste projeto nos propomos a elaborar um guia sobre arborização urbana para utilização por pessoas não especializadas, relatando de forma didática os serviços ambientais fornecidos pela vegetação. Com o objetivo de tornar este tem a mais próximo da comunidade interna e externa do CEFET/RJ, dedicaremos uma abordagem mais detalhada das árvores do entorno do 0estádio do Maracanã. Ao final de sua elaboração, este guia incluirá: (i) Informações básicas sobre a importância da arborização urbana, com destaque para os serviços ambientais associados; (ii) Ficha das árvores do entorno do Estádio do Maracanã, contendo as principais informações botânicas e ecológicas; (iii) Chave para identificação das espécies descritas; (iv) Mapa com a localização das espécies identificadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Conhecendo os Parques do Rio
Descrição: Este projeto surgiu das atividades do grupo de pesquisa interdisciplinar Turismo e Meio Ambiente, desenvolvido desde 2009 pelas Coordenações de Biologia e Turismo do CEFET/RJ. O projeto tem como objetivo a elaboração de roteiros didáticos para Unidades de Conservação do Rio de Janeiro. Estes roteiros serão utilizados como material didático em um curso sobre o tema, a ser ofertado para a comunidade interna e externa do CEFET/RJ. Pretendemos, neste curso trabalhar noções de ecologia, ecoturismo, turismo em bases sustentáveis e história da cidade do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências e da Saúde.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VALENCA, C. R.2016VALENCA, C. R. ; VIEIRA, V. ; LIGNANI, L. B. ; MATTA, D. F. ; FALCAO, E. B. M. . Minicurso 'Conversa Evoluída': uma experiência no ensino da evolução humana. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 6963-6973, 2016.

2.
LIGNANI, L. B.;Lignani, Leonardo de Bem2015 LIGNANI, L. B.; AZEVEDO, Maicon . Aceitar o fato e questionar as teorias. Ciência Hoje, v. 55, p. 28-31, 2015.

3.
Freitas, Simone Rodrigues2011 Freitas, Simone Rodrigues ; LIGNANI, L. B. ; Cabral, D. C. . Influence of Landscape Features on Forest Maturity: the Case of a Fragmented Landscape in the erra do Mar Coastal Forest in Brazil. Natureza & Conservação, v. 9, p. 194-199, 2011.

4.
LIGNANI, L. B.;Lignani, Leonardo de Bem2011LIGNANI, L. B.; Fragelli, C. ; VIDAL, A. L. . Unidades de Conservação da cidade do Rio de Janeiro: serviços ambientais, benefícios econômicos e valores intangíveis. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 13, p. 17-28, 2011.

5.
VILARDO, M. C. B.2010VILARDO, M. C. B. ; AZEVEDO, Maicon ; LIGNANI, L. B. ; PARIS, I. L. ; Alves, M., R. . Promovendo a divulgação científica na escola. Revista da SBEnBIO, v. 3, p. 2477-2485, 2010.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIGNANI, L. B.; MATTOS, E. A. . "Ecofisiologia do estresse: lições de ecologia com as plantas da restinga". Revista Bio ICB, http://www.icb.ufrj.br/, 13 jan. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIGNANI, L. B.. Toxicologia dos agrotóxicos: ciência, ambientalismo e saúde internacional na trajetória de Waldemar Ferreira de Almeida (1939-1991). In: III Escuela de Posgrados da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), 2017, Anapolis (GO-Brasil). ANAIS SNCMA 2017, 2017.

2.
ALVES, G. ; WARLEY, P. ; QUADROS, J. ; LIGNANI, L. B. ; OGASAWARA, E. . ControlHarvest: Ensino de Ecologia por Meio de Gamificação do Controle Biológico. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014), 2014, Dourados (MS). Anais do SBIE 2014, 2014. p. 342-351.

3.
LIGNANI, L. B.; AZEVEDO, Maicon . 'Casa' de quem? História Ambiental e o ensino de Ecologia. In: IX ENDIPE - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX ENDIPE, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIGNANI, L. B.. Começar pelos estudantes ou professores? Pensando diferentes possibilidades para a integração através de projetos. In: I Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET-RJ, 2017. Anais do I Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET-RJ, 2017.

2.
LIGNANI, L. B.. Ecologia, questões ambientais e sustentabilidade: que contribuições podemos (e o que não devemos) esperar da ciência?. In: Semana de Extensão CEFET/RJ, 2012, Rio de Janeiro. RJ. Semana de extensão 2012: tecnologias verdes, sustentabilidade e impactos socioeconomicos: qual a contribuição do mundo acadêmico?, 2012. p. 1-498.

3.
ALMEIDA, J. C. ; LIGNANI, L. B. ; KURTENBACH, E. ; ALMEIDA-LAFETA, R. C. G. . Viagem ao passado do Rio de Janeiro: Educação Ambiental crítica através de imagens históricas. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Anais do XIV ENDIPE, 2008.

4.
Silvestre, J. B. ; LIGNANI, L. B. ; dos Santos, F. L. ; Vairo, A. C. ; Straker, L C. ; Gonçalves, R. O. ; de Lima, M. J. G. S. . Evoluindo com os Vertebrados. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia; III Encontro Regional de Ensino de Biologia: Rj/ES - Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa, 2005.

5.
Gonçalves, R. O. ; LIGNANI, L. B. ; de Lima, M. J. G. S. ; dos Santos, F. L. ; Silvestre, J. B. ; Straker, L C. ; Vairo, A. C. . As lições de ?Procurando Nemo?: Analisando concepções prévias dos alunos sobre o ambiente marinho. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia; III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES - Ensino de Biologia: conhecimento e valores em disputa, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUADROS, J. R. T. ; SCHOCAIR, C. ; AMORIM, M. ; AMORIM, G. ; SASAKI, D. ; LIGNANI, L. B. ; OLIVEIRA, T. ; OGASAWARA, E. . Jogos e Aplicativos, Trabalhos de Conclusão de Curso e Competições em TI como Ferramentas de Desenvolvimento Educacional. In: 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014. p. 184.

2.
LIGNANI, L. B.; LIGNANI, H. B. . A viagem do Beagle: diálogos entre História e Biologia. In: 65a Reunião Nacional da SBPC, 2013, Recife, PE. Anais/Resumo da 65a Reunião Nacional da SBPC, 2013.

3.
LIGNANI, L. B.; LIGNANI, J. B. . A utilização de informações nutricionais como ferramenta para o ensino de bioquímica na Educação Básica. In: 62a Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal (RN). Anais/Resumos da 62a Reunião Anual da SBPC: publicação eletrônica. Natal : Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010., 2010.

4.
LIGNANI, L. B.; CAVALCANTI, D. P. ; da SILVA, W. S. B. ; VIEIRA, M. C. R. ; CAVALCANTI, C. C. B. . Educação Ambiental e Ensino Não-Formal: as diferentes abordagens realizadas no Espaço Ciência Viva, RJ. In: 60a Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC: publicação eletrônica. Campinas : Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008., 2008.

5.
LIGNANI, L. B.; MATTOS, E. A. . Desempenho fotossintético e dominância em ambientes pobres em recursos: quando maior ganho de carbono não implica em maior abundância na restinga de Jurubatiba, Macaé (RJ). In: LVIII Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. Anais do LVIII Congresso Nacional de Botânica, 2007.

6.
LIGNANI, L. B.; Cabral, D. C. ; Freitas, S. R. ; Cerqueira, R. . Conectividade da rede de estradas como indicador de fragmentação florestal antropogênica: Uma aplicação à bacia do rio Macacu, RJ. In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu. Anais do VII Congresso de Ecologia do Brasil - Avanços nos estudos de ecossistemas terrestres. marinhos e de águas continentais, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
LIGNANI, L. B.. A trajetória de Waldemar Ferreira de Almeida e a toxicologia dos agrotóxicos: ciência, ambientalismo e agências internacionais de saúde(1939-1991). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LIGNANI, L. B.. Diálogos possíveis entre a história da biologia e a educação politécnica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LIGNANI, L. B.. De quem é esta casa? A história ambiental e o ensino de ecologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIGNANI, L. B.. Práticas e experiências na formação inicial do professor de Biologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIGNANI, L. B.. O que é que a Ciência tem? Contribuições da Ecologia para as questões ambientais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIGNANI, L. B.; Fragelli, C. . Potencial turístico das Unidades de Conservação no município do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIDAL, A. L. ; LIGNANI, L. B. . Turismo em Unidades de Conservação do Rio de Janeiro.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIGNANI, L. B.. Como vejo meu planeta? Refletindo sobre nossas visões do 'ambiente'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIGNANI, L. B.. O Jardim Didático em um museu de ciências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIGNANI, L. B.. Por que as folhas são verdes? Descobrindo as cores nas plantas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SCHERPEL, L. G. ; LIMA, L. G. V. ; LIGNANI, L. B. . O Maracanã e suas árvores. 2017.

2.
CARDOSO, J. D. ; CAETANO, D. V. ; FERREIRA, L. G. P. ; OGASAWARA, E. ; LIGNANI, L. B. . Sim-Evolution. 2017.

3.
ALVES, G. ; WARLEY, P. ; LIGNANI, L. B. ; OGASAWARA, E. . Control Harvest. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VALENCA, C. R. ; VIEIRA, V. ; D?AVILA, E. ; LIGNANI, L. B. . Crenças religiosas e conceitos científicos: uma convivência possível nas aulas de biologia?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
VALENCA, C. R. ; VIEIRA, V. ; MATTA, D. F. ; LIGNANI, L. B. . Conversa evoluída: discutindo e experienciando a diversidade humana. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIGNANI, L. B.. Ecologia e conservação de comunidades vegetais no Rio de Janeiro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FALCAO, F. ; LIGNANI, L. B. . Sangue e Cidadania. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FALCAO, F. ; LIGNANI, L. B. . Sangue e Cidadania. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VILARDO, M. C. B.; WALDHELM, M.C.V.; LIGNANI, L. B.. Participação em banca de Eliana da Silva Pinto. Letramento Digital e Prática Pedagógica: relatos de uma professora de ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OGASAWARA, E.; LIGNANI, L. B.; AMORIM, M.; PASCHOAL JUNIOR, F.. Participação em banca de Diego V. Caetano / Josué D. Cardoso / Luana G. P. Ferreira.Sim-Evolution: Uma perspectiva de apoio ao aprendizado de biologia no ensino médio através de simulador educativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
BRITO, L.; BELLOZE, K.; LIGNANI, L. B.. Participação em banca de Gabriel Alves da Silva & Patrick Warly Telles da Silva.ControlHarvest: aprendizado de controle biológico por meio de gameficação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Expotec 2015 - CEFET/RJ. O Maracanã e suas árvores. 2015. (Exposição).

2.
Expotec 2014 - CEFET/RJ. Diagnóstico da arborização urbana no entorno do CEFET/RJ. 2014. (Exposição).

3.
62a Reunião Anual da SBPC. A utilização de informações nutricionais como ferramenta para o ensino de bioquímica na Educação Básica. 2010. (Congresso).

4.
Dez anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC): Lições do Passado, Realizações Presentes e Perspectivas para o Futuro. 2010. (Seminário).

5.
V Encontro Regional de Ensino de Biologia.O que a bioquímica e a bijuteria tem em comum? Construção de modelos didáticos de proteínas a partir do uso de miçangas.. 2010. (Encontro).

6.
Expotec 2009 - CEFET/RJ. Turismo em unidades de conservação do Rio de Janeiro.. 2009. (Exposição).

7.
60a Reunião Anual da SBPC. Educação Ambiental e Ensino Não-Formal: as diferentes abordagens realizadas no Espaço Ciência Viva, RJ. 2008. (Congresso).

8.
SBPC Jovem - 60a Reunião Anual da SBPC. "Como vejo meu planeta? Refletindo sobre nossas visões do ambiente". 2008. (Congresso).

9.
Encontro de Divulgadores da Ciência, com o Prof. Jorge Wagensberg (diretor do museu Cosmocaixa, Espanha). 2007. (Encontro).

10.
LVIII Congresso Nacional de Botânica. Desempenho fotossintético e dominância em ambientes pobres em recursos: quando maior ganho de carbono não implica em maior abundância na restinga de Jurubatiba, Macaé (RJ). 2007. (Congresso).

11.
II Simpósio de Ecologia Teórica. 2006. (Simpósio).

12.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - "Ciência e Arte na Praça Saens Pena - A Água do seu Bairro".Módulo experimental "Por que as folhas são verdes? - Descobrindo as cores nas plantas". 2006. (Outra).

13.
I Encontro Nacional de Ensino de Biologia.As lições de ?Procurando Nemo?: Analisando concepções prévias dos alunos sobre o ambiente marinho. 2005. (Encontro).

14.
VII Congresso de Ecologia - I Encontro de Ecologia da Paisagem. Conectividade da rede de estradas como indicador de fragmentação florestal antropogênica: Uma aplicação à bacia do rio Macacu, RJ. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AZEVEDO, Maicon ; LIGNANI, L. B. . VI Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2012. (Congresso).

2.
LIGNANI, L. B.; Jaqueline Couto de Almeida ; KURTENBACH, E. . Água, imagem e ambiente. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Larisse Timóteo. O Uso das Tecnologias da Informação e comunicação no Ensino de Ciências. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diego Vaz Caetano. Sim-Evolution: uma perspectiva de apoio ao aprendizado de biologia no ensino médio através de simulador educativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

2.
Josué Dias Cardozo. Sim-Evolution: uma perspectiva de apoio ao aprendizado de biologia no ensino médio através de simulador educativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

3.
Luana Guimarães Piani Ferreira. Sim-Evolution: uma perspectiva de apoio ao aprendizado de biologia no ensino médio através de simulador educativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

4.
Gabriel Alves da Silva. ControlHarvest: Aprendizado de Controle Biológico por meio de Gameficação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

5.
Patrick Warley Telles da Silva. ControlHarvest: Aprendizado de Controle Biológico por meio de Gameficação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

6.
Jaqueline Couto de Almeida. "Educação ambiental através de imagens: uma proposta transdisciplinar no desenvolvimento de um módulo interativo em um espaço de educação não formal". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

Iniciação científica
1.
Alessandra Mariana de Senna Oliveira. Mais árvores, ar mais limpo? As relações entre a arborização urbana e a poluição atmosférica no Rio de Janeiro. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Segurança do Trabalho) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

Orientações de outra natureza
1.
Victor Vieira Nunes. Aplicação Android para Simulação de Teoria da Evolução Ensino Médio-Técnico Integrado do CEFET/RJ. 2016. Orientação de outra natureza. (Informática (Curso técnico integrado)) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

2.
Leonardo Galvão Lima. O Maracanã e suas árvores: elaboração de um guia sobre a arborização urbana e de identificação de espécies. 2015. Orientação de outra natureza. (Informática (Ensino Profissional de Nível Médio)) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

3.
Lucas Guarnelli Scherpel. O Maracanã e suas árvores: elaboração de um guia sobre a arborização urbana e de identificação de espécies. 2015. Orientação de outra natureza. (Informática (Ensino Profissional de Nível Médio)) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

4.
Giovanni Salles. Árvores da cidade do Rio de Janeiro: levantamento de espécies e caracterização botânica. 2014. Orientação de outra natureza. (Segurança do Trabalho) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

5.
Diego Madeira. SICEFET: Onde está a Biologia em um modelo de simulações da ONU?. 2013. Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

6.
Anna Carolina Alves Gomes Da Silva e Silva. Para além da "véspera das provas": atividades da monitoria da Coordenação de Biologia.. 2013. Orientação de outra natureza. (Meteorologia (curso técnico)) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

7.
Maria Carolina Pires de Andrade. Para além da "véspera das provas": atividades da monitoria da Coordenação de Biologia.. 2013. Orientação de outra natureza. (Eletrotécnica (curso técnico)) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

8.
Thaís de Faria Silva. Concessões como modelo de gestão de serviços em Unidades de Conservação: um estudo de caso no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2012. Orientação de outra natureza. (Turismo (curso técnico)) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

9.
Júlia Kaiser Sant´Anna. Elaboração de roteiros didáticos para parques municipais do Rio de Janeiro. 2012. Orientação de outra natureza. (Turismo (curso técnico)) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.

10.
Adriana Lopes Vidal. Ecoturismo urbano no município do Rio de Janeiro. 2010. Orientação de outra natureza. (Turismo (curso técnico)) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo de Bem Lignani.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
ALVES, G. ; WARLEY, P. ; LIGNANI, L. B. ; OGASAWARA, E. . Control Harvest. 2013.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIGNANI, L. B.. Por que as folhas são verdes? Descobrindo as cores nas plantas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIGNANI, L. B.. Como vejo meu planeta? Refletindo sobre nossas visões do 'ambiente'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
ALVES, G. ; WARLEY, P. ; LIGNANI, L. B. ; OGASAWARA, E. . Control Harvest. 2013.


Cursos de curta duração ministrados
1.
FALCAO, F. ; LIGNANI, L. B. . Sangue e Cidadania. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FALCAO, F. ; LIGNANI, L. B. . Sangue e Cidadania. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LIGNANI, L. B.. Ecologia e conservação de comunidades vegetais no Rio de Janeiro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
VALENCA, C. R. ; VIEIRA, V. ; MATTA, D. F. ; LIGNANI, L. B. . Conversa evoluída: discutindo e experienciando a diversidade humana. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIGNANI, L. B.; Jaqueline Couto de Almeida ; KURTENBACH, E. . Água, imagem e ambiente. 2007. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 12:17:40