Priscilla Macedo Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1049296252030551
  • Última atualização do currículo em 16/07/2018


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Engenharia Civil pelo INSA de Lyon (2008). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais. É orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. As principais temáticas de atuação são: hidrologia urbana com ênfase em drenagem urbana e sistemas de auxílio à decisão, prioritariamente análise multicritério. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscilla Macedo Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, P.;Moura, P.;Moura, P.M.;MOURA, P. M.;MOURA, PRISCILLA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos.
UFMG - Escola de Engenharia - Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos - Av. Antônio Carlos, 6627
Campus Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34093684
Fax: (31) 34091001


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Engenharia Civil.
Institut National des Sciences Appliquées de Lyon, INSA LYON, França.
Título: Méthode d?Evaluation des Performances des systèmes d?Infiltration des eaux de ruissellement en milieu urbain, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Sylvie Barraud.
Bolsista do(a): Région Rhône Alpes, RÉGION, França.
Palavras-chave: drenagem urbana; Hidrologia urbana; indicadores.
2002 - 2004
Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hidricos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Contribuição para a avaliação global de sistemas de drenagem urbana,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Márcio Benedito Baptista.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: drenagem urbana; Hidrologia urbana; indicadores.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Irrigação e Drenagem; Desenvolvimento Urbano.
1996 - 2001
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Grande área: Engenharias


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Graduação em Engenharia Ambiental.
05/2012 - Atual
Direção e administração, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
11/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos.



Linhas de pesquisa


1.
Hidrologia urbana e drenagem
2.
Modelagem de processos hidrológicos
3.
Modelagem física e matemática em hidráulica
4.
Sistemas de recursos hídricos


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Manejo das águas pluviais usando técnicas verdes no campus UFMG Pampulha: uma abordagem sustentável para as águas urbanas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Talita Fernanda das Graças Silva em 25/08/2017.
Descrição: No Brasil, o manejo das águas pluviais urbanas encontra-se alicerçado nas práticas higienistas, segundo as quais as águas pluviais devem ser escoadas por gravidade para jusante, o mais rápido possível e preferencialmente de modo subterrâneo. Em grande parte das cidades brasileiras, o crescimento populacional, a intensificação da urbanização acompanhada de mudanças no uso do solo e impermeabilização das superfícies têm levado à obsolescência gradual e inexorável das redes de drenagem concebidas sob a óptica higienista. Mesmo com a construção de bacias de detenção para amortecer e/ou retardar o escoamento superficial, prejuízos financeiros, ambientais, estéticos e sanitários continuam ocorrendo. Esse projeto visa investigar como a implementação de técnicas verdes (jardins de chuva, telhados verdes etc) pode contribuir para das inundações no campus Pampulha, assim como para melhoria da qualidade das águas pluviais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Priscilla Macedo Moura - Integrante / Talita Silva - Coordenador / Mateus Matias Nogueira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Avaliação quantitativa e hidrodinâmica da deposição de sedimentos e de resíduos sólidos urbanos em bacias para controle de cheias. estudos de caso de bacias localizadas no município de Belo Horizonte (MG)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Maria Lara Pinto Coelho em 17/03/2017.
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo geral avaliar de forma quantitativa a dinâmica da deposição de resíduos sólidos, não apenas de sedimentos, como também de resíduos sólidos orgânicos e lixo, em bacias destinadas à reservação de águas pluviais (detenção/retenção). Para tanto, pretende-se avaliar tal comportamento com base em estudos de caso no contexto do município de Belo Horizonte - MG.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Avaliação do funcionamento de dispositivos compensatórios de manejo de águas pluviais urbanas na escala do lote
Descrição: O Projeto tem como objetivo a avaliação do funcionamento em escala real de estruturas de drenagem aplicáveis em escala de lote - microrreservatórios e telhados verdes- analisando o amortecimento da vazão de pico e sua influência do controle de cheias em escala da bacia hidrográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscilla Macedo Moura - Coordenador / Márcia Maria Lara Pinto Coelho - Integrante / CAPUTO, Ú.K. - Integrante / Pedro Drumond - Integrante / Marcio Benedito Baptista - Integrante / ILDA MARIA CARVALHO AGUIAR - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Estudos para concepção, formulação e gestão do Programa Nacional de Saneamento Rural

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima em 29/08/2017.
Descrição: Mediante seleção por meio da Chamada Pública MCidades/SNSA nº. 01/2009, as universidades UFMG, UFRJ e UFBA, sob a coordenação da primeira, elaboraram o Panorama do Saneamento Básico no Brasil, como etapa do processo de elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico ? Plansab. O Plansab determina a elaboração de três programas para a implementação da Política Federal de Saneamento Básico, quais sejam: Saneamento Básico Integrado, Saneamento Rural e Saneamento Estruturante. Determina ainda que a elaboração do Programa de Saneamento Rural (PNSR) ficará a cargo do Ministério da Saúde. Assim como o Plansab, a estrutura do PNSR prevê a contextualização e a análise situacional do saneamento rural no Brasil. O PNSR terá como propósito definir as diretrizes gerais e as estratégias para execução das ações de saneamento básico em áreas rurais, objetivando a universalização do acesso, mediante estratégias que garantam a equidade, a integralidade, a intersetorialidade, a sustentabilidade dos serviços públicos implantados e a participação social das comunidades rurais. Para a condução do processo de formulação do PNSR, a Fundação Nacional de Saúde / Funasa dependerá do aprofundamento e ampliação de estudos que investiguem o panorama do saneamento rural no Brasil, composto pela análise situacional do saneamento rural, e que estabeleçam as macrodiretrizes e estratégias, as metas de curto, médio e longo prazos, as necessidades de investimentos em um horizonte de 20 anos e os programas e ações, implementados em consonância com o referencial do Plansab. Ressalta-se que o PNSR terá sua abrangência em todos os níveis de governo, exigindo, para isso, articulação com os diferentes agentes institucionais e com a comunidade, para que as ações integradas sejam implementadas de forma efetiva e assegurem que os setores assumam suas responsabilidades atuando sobre os problemas de saúde e saneamento em áreas rurais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Gestão de água e gestão do território em escala metropolitana, possibilidades de integração
Descrição: Esse projeto de pesquisa interessa-se em investigar as possibilidades de integração entre instrumentos de gestão de recursos hídricos, de gestão ambiental e de gestão urbana como meio para assegurar a gestão sustentável e integrada de águas urbanas em escala territorial metropolitana. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) é a área de interesse desse projeto e por isso três bacias hidrográficas da RMBH foram selecionadas como estudo de caso: bacia do rio Betim, bacia do Ribeirão Pampulha e bacia do córrego Leitão. A pesquisa a ser realizada pode ser dividida em três eixos: (I) análise institucional sobre as perspectivas de integração dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, ambiental e urbana, (II) monitoramento e modelagem hidrológica e (III) modelagem de prejuízos diretos e indiretos causados por inundações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscilla Macedo Moura - Integrante / Nilo Nascimento - Coordenador / Brigitte Vinçon-Leite - Integrante / Julian Cardoso Eleutério - Integrante / Talita Silva - Integrante / Alessandra Giani - Integrante.
2011 - 2014
PROJETO DE COOPERAÇÃO INSA-ENPC-UFMG Gestão dos meios aquáticos urbanos em função da pressão antrópica em suas bacias
Descrição: O objetivo científico principal da colaboração entre o Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais (EHR-UFMG), o Laboratoire de Génie Civil et Ingénierie Environnementale do INSA de Lyon (LGCIE) e o Laboratoire Eau Environnement et Systèmes Urbains da ENPC (LEESU), objeto do presente projeto, é de promover uma série de atividades relativas à pesquisa e desenvolvimento tecnológico conjunto na área de gestão de águas urbanas. O projeto se insere dentro de uma problemática de desenvolvimento científico e de meios de análise visando uma melhor gestão das bacias de drenagem urbanas e seu impacto sobre os meios receptores, permitindo o desenvolvimento urbano em condições de maior sustentabilidade. Para a consecução do objetivo geral, os seguintes objetivos específicos podem ser listados: (i) Avaliação quantitativa e qualitativa do escoamento em meio urbano, por meio de monitoramento; (ii) Avaliação dos impactos da urbanização nos meios receptores, considerando os contextos e experiências franceses e brasileiros nos modos de diagnóstico e revitalização de cursos d?água; (iii) Uma comparação dos contextos culturais e regulamentares da gestão da água nos dois países; (iv) Construção de métodos de avaliação global de estratégias de gestão na escala da bacia de drenagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (8) .
Integrantes: Priscilla Macedo Moura - Integrante / Márcio Benedito Baptista - Coordenador / Sylvie Barraud - Integrante / Wilson Fernandes - Integrante / Nilo Nascimento - Integrante / Frederic CHERQUI - Integrante / Márcia Maria Lara Pinto Coelho - Integrante / Eduardo von Sperling - Integrante / Marcos von Sperling - Integrante / Gislain - Integrante / Jean Luc Bertrand-Krajewski - Integrante / LE GAUFFRE, P - Integrante / Jean-Claude Deutsch - Integrante / Bernard DeGouvello - Integrante / Brigitte Vinçon-Leite - Integrante / Bruno Tassin - Integrante / Ghassan Chebbo - Integrante / José Frédéric Deroubaix - Integrante / Marie-Cristine Gromaire - Integrante / Martin Seidl - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / COFECUB - Cooperação.
2011 - 2013
Manejo de águas pluviais em meio urbano (MAPLU2)
Descrição: O projeto Manejo de águas pluviais em meio urbano (MAPLU2) é um projeto em rede, composto de 6 subprojetos. Tem como objetivo geral o desenvolvimento de soluções urbanísticas e ambientalmente adequadas de manejo de águas pluviais para a redução do impacto sobre o hidrograma de enchentes, com especial atenção para a qualidade da água, o controle de vetores e a gestão de resíduos sólidos, em bacias experimentais urbanas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Bacias Representativas de Usos Mistos (BRUM)
Descrição: O projeto Bacias Representativas de Usos Mistos (BRUM) é um projeto em rede, composto de 6 subprojetos. Tem como objetivo geral o monitoramento e modelagem dos componentes hidrológicos de bacias representativas de usos mistos, com vistas às investigação científica para dar suporte técnico e embasamento teórico aos órgãos públicos no planejamento do uso e da ocupação do solo, da drenagem urbana e no gerenciamento dos recursos hídricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
PLANSAB - Panorama do Saneamento Básico no Brasil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leo Heller em 30/08/2017.
Descrição: O objetivo geral do estudo é o de pesquisar e analisar a situação do saneamento básico no Brasil e desenvolver uma visão prospectiva estratégica, a partir de uma perspectiva de política pública integrada de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, considerando condicionantes internos e externos a esta política e a articulação entre entes federativos e políticas setoriais. Como objetivos parciais, definem-se: Desenvolver visão estratégica da área de saneamento básico, considerando possíveis cenários para os próximos 20 anos, tendo em vista o diagnóstico da situação atual e o efeito de condicionantes de ordem política, econômica, demográfica, social e tecnológica. Elaborar diagnóstico analítico detalhado da situação do saneamento básico no País, com base em dados secundários disponíveis, constando da avaliação do déficit quantitativo e qualitativo para os quatro componentes do saneamento básico, da avaliação das políticas e programas federais existentes, da quantificação dos investimentos necessários e da análise da gestão em saneamento básico à luz de seus fatores condicionantes. Coordenar a produção de Cadernos temáticos, abrangendo um conjunto de aspectos teórico-conceituais fundamentais para oferecer suporte para a elaboração do Plansab. Propor uma versão preliminar do Plansab, com base nos estudos desenvolvidos. Como objetivos específicos, têm-se: Avaliar as condições futuras para o ambiente institucional, socioeconômico e ambiental, tendo por base os fatores determinantes da política pública de saneamento básico e seus planos, programas e investimentos. Avaliar as dimensões político-institucional, legal, econômico-financeira, administrativa, cultural, tecnológica, social, ambiental e outras, relacionadas à política pública de saneamento básico. Estudar e avaliar as relações entre o desenvolvimento urbano e seus indicadores de expansão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
NEEBH - Núcleo de Estudos Experimentais em Bacias Hidrográficas
Descrição: O Núcleo de Estudos Experimentais em Bacias Hidrográficas (NEEBH) é composto de duas vertentes: i) Estudos hidrológicos e sedimentológicos em uma bacia hidrográfica experimental que já possui um extenso Banco de Dados; 2) Estudos de hidráulica fluvial em campo, laboratório e com utilização de modelagem hidráulica computacional, com vistas a desenvolver metodologias para recuperação e revitalização de trechos de cursos d água. Como bacia hidrográfica experimental elegeu-se a Bacia Hidrográfica de Juatuba, por ser estrategicamente situada próximo a Belo Horizonte, ter mais de 30 anos de dados hidrológicos já consistidos, além de ter, em pleno funcionamento, várias estações hidrológicas. Para os estudos de hidráulica fluvial escolheu-se um trecho erodido do rio das Velhas, próximo à BR-262, além de um trecho, a ser identificado, na propria bacia do Juatuba para funcionar como piloto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Priscilla Macedo Moura - Integrante / Márcio Benedito Baptista - Integrante / Márcia Maria Lara Pinto Coelho - Coordenador / Jefferson Vianna Bandeira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2006 - Atual
Estudos relativos à preservação e restauração de cursos d´água

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcio Benedito Baptista em 15/03/2017.
Descrição: A pesquisa visa estudar e propor metodologias para avaliação de intervenções em cursos de água em áreas urbanas, com base em indicadores que integrem aspectos hidrológicos/ hidráulicos, ambientais, sanitários, sociais e econômicos. Os aspectos hidráulicos e tecnológicos são definidos a partir de modelagem hidráulica bidimensional cotejando diferentes alternativas de revestimentos de canais e contenção das margens para revitalização de cursos de água. A analise do desempenho das estruturas propostas e dos custos das alternativas devem subsidiar o desenvolvimento de um sistema multicritério de auxílio à decisão. Estudos de caso foram definidos em trecho do rio das Velhas, para a modelagem hidráulica, e em bacias contempladas pelo projeto Drenurbs, da Prefeitura de Belo Horizonte, para desenvolvimento, aplicação e validação da metodologia multicritério.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2002 - Atual
Desenvolvimento científico, tecnológico e institucional em Drenagem Urbana

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcio Benedito Baptista em 15/03/2017.
Descrição: A pesquisa proposta baseia-se em três vertentes distintas da questão da drenagem urbana no Brasil, as primeiras, de caráter mais técnico, concernem a proposição de uma metodologia de análise multicritério para avaliação a priori de alternativas de sistemas de drenagem urbana. A terceira vertente de trabalho enfoca a análise dos aspectos institucionais e de financiamento da drenagem urbana no atual contexto brasileiro, buscando identificar modelos alternativos de gestão intersetorial e intermunicipal que possam responder aos diversos problemas inerentes ao setor. Serão estudados ainda aspectos formais relativos a implementação de instrumentos de gestão previstos na Lei 9433/97. No que tange à vertente tecnológica do presente projeto, buscar-se-á a consideração efetiva das questões relativas aos custos dos sitemas de drenagem no contexto econômicos brasileiro, de forma a assegurar o desenvolvimento de um sistema computacional de auxílio à decisão. Estas atividades estão sendo contempladas no quadro de uma dissertação de mestrado. No que diz respeito à vertenteinstitucional da pesquisa, as atividades constituem objeto de duas teses de doutorado, sendo a primeira tese contemplando os modelos de gestão e financiamento da drenagem urbana tomando como base empírica municípios do Estado de Minas Gerais. A segunda tese foca a gestão das águas urbanas à luz da legislação nacional e estaduais de recursos hídricos. O projeto apresenta uma grande sintonia com o projeto de pesquisa "Desenvolvimento, Adaptação e Avaliação de Tecnologias Sustentáveis de Drenagem Pluvial Urbana" do programa de cooperação franco-brasileiro CAPES-COFECUB..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Priscilla Macedo Moura - Integrante / Sylvie Barraud - Integrante / Marcio Benedito Baptista - Coordenador / Aline de Araújo Nunes - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Aprimoramento da ferramenta de auxílio à decisão para ponderação de classes de mapas síntese com a finalidade de criação de ferramenta para avaliação de impactos ambientais de empreendimentos
Descrição: O projeto visa a orientação e auxílio na elaboração da consulta aos especialistas para listagem dos impactos para os setores para o Módulo de Apoio à Decisão do GeoBahia Multifuncional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Modelagem hidrológica e hidráulica na bacia do córrego Engenho Nogueira com vistas à simulação da bacia de detenção.
Descrição: Calibração do modelo Storm Water Management Model na bacia do córrego do Engenho Nogueira e simulação do funcionamento da bacia de detenção do Engenho Nogueira para diferentes condições de projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Desenvolvimento de metodologia baseada em métodos de auxílio à decisão para ponderação de classes de mapas síntese com a finalidade de criação de ferramenta para avaliação de impactos ambientais de empreendimentos
Descrição: Desenvolvimento de metodologia baseada em métodos de auxílio à decisão para ponderação de classes de mapas síntese com a finalidade de criação de ferramenta para avaliação de impactos ambientais de empreendimentos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Análisis multicriterio: aplicación a la restauración de quebradas en centros urbanos
Descrição: O trabalho a ser realizado consiste em duas palestras a serem realizadas na cidade de Bogotá (Colômbia). Uma das palestras no fórum ?Ciudades Sostenibles: propuestas para el futuro? havendo como público o pessoal da gerência ambiental da Empresa de Acueducto y Alcantarillado de Bogotá. A segunda palestra a ser realizada na Faculdade de Engenharia da Universidad Javerina, tendo como público estudantes e professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Estudos hidrológicos e hidráulicos relativos à implantação de bacia de detenção - Via 710
Descrição: Os objetivos do presente estudo correspondem, essencialmente, à definição de hidrogramas sintéticos e a propagação dos hidrogramas resultantes na bacia de detenção proposta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Recursos Hídricos
2012 - Atual
Periódico: Ingeniería y Universidad, Pontificia Universidad Javeriana


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Recursos Hídricos
2011 - Atual
Periódico: Urban Water Journal (Print)
2013 - Atual
Periódico: Journal of Water Resources Planning and Management
2014 - Atual
Periódico: Engenharia Sanitária e Ambiental
2012 - Atual
Periódico: Ingeniería y Universidad, Pontificia Universidad Javeriana
2013 - Atual
Periódico: AMBIENTE CONSTRUÍDO (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DRUMOND, P. P.2018DRUMOND, P. P. ; MOURA, P. ; COELHO, M. M. L. P. . Comparison the monitoring data of an on-site stormwater detention (OSD) and the results in the use of theoretical methods for its design. REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDIRCOS, v. 23, p. 18, 2018.

2.
SILVA, M. M. A. P. M.2017SILVA, M. M. A. P. M. ; FARIA, S. D. ; MOURA, P. M. . Modelagem da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba (MG). Engenharia Sanitária e Ambiental (Online), v. 22, p. 133-143, 2017.

3.
DRUMOND, P. P.2014DRUMOND, P. P. ; COELHO, M. M. L. P. ; Moura, P. . Investigação experimental dos valores de coeficiente de descarga em tubos de saída de microrreservatórios. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 19, p. 267-279, 2014.

4.
Barraud, S.2014Barraud, S. ; GONZALES-MERCHAN, C. ; NASCIMENTO, N. ; Moura, P. ; SILVA, A. . A method for evaluating the evolution of clogging: application to the Pampulha Campus infiltration system (Brazil). Water Science and Technology, v. 69, p. 1241-1248, 2014.

5.
LIBANIO, M.2014LIBANIO, M. ; Moura, P. . Panorama da disponibilidade e dos usos dos recursos hídricos no Brasil. Brasil em Números (Edição em Inglês. Impresso), v. 22, p. 409-416, 2014.

6.
GALARZA-MOLINA, SANDRA LORENA2014GALARZA-MOLINA, SANDRA LORENA ; TORRES, ANDRÉS ; MOURA, PRISCILLA ; LARA-BORRERO, JAIME . CRIDE: A Case Study in Multi-Criteria Analysis for Decision-Making Support in Rainwater Harvesting. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFORMATION TECHNOLOGY & DECISION MAKING, v. 13, p. 1-25, 2014.

7.
MOURA, P.2014MOURA, P.; CARDOSO, A.S. ; SANTOS, A.C.P.B. ; Baptista, M. B. . Avaliação ambiental para restauração hidrológica e fluvial em áreas degradadas por atividades de mineração. REGA. Revista de Gestão de Águas da América Latina, v. 11, p. 5-19, 2014.

8.
MOURA, P.;Moura, P.;Moura, P.M.;MOURA, P. M.;MOURA, PRISCILLA2011MOURA, P.; Barraud, S. ; BAPTISTA, M. B. ; MALARD, F. . Multicriteria decision-aid method to evaluate the performance of stormwater infiltration systems over the time. Water Science and Technology, v. 64, p. 1993, 2011.

9.
MOURA, P.;Moura, P.;Moura, P.M.;MOURA, P. M.;MOURA, PRISCILLA2010MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. . Metodologia para avaliação de sistemas de infiltração de águas pluviais urbanas ? fase de concepção. REGA. Revista de Gestão de Águas da América Latina, v. 7, p. 05-16, 2010.

10.
MOURA, P.;Moura, P.;Moura, P.M.;MOURA, P. M.;MOURA, PRISCILLA2009MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. . Avaliação Multicritério de Sistemas de Drenagem Urbana. REGA. Revista de Gestão de Águas da América Latina, v. 6, p. 31-42, 2009.

11.
MOURA, P.;Moura, P.;Moura, P.M.;MOURA, P. M.;MOURA, PRISCILLA2008 MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. . Méthodologie multicritère d'aide à la décision pour les systèmes d'infiltration des eaux pluviales. European Journal of Environmental and Civil Engineering, v. 12, p. 687-700, 2008.

12.
Le Coustumer S.2007MOURA, P.; Le Coustumer S. ; BARRAUD, S. ; Clozel B. ; Vernier J.-C. . Temporal evolution and spatial distribution of heavy metals in a stormwater infiltration basin - estimation of the mass of trapped pollutants. Water Science and Technology, v. 56, p. 93, 2007.

13.
MOURA, P.;Moura, P.;Moura, P.M.;MOURA, P. M.;MOURA, PRISCILLA2007MOURA, P.; Barraud, S. ; BAPTISTA, M. B. ; Baptista, M. . Multicriteria procedure for the design and the management of infiltration systems. Water Science and Technology, v. 55, p. 145, 2007.

14.
MOURA, P.;Moura, P.;Moura, P.M.;MOURA, P. M.;MOURA, PRISCILLA2006MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. . Comparison between two methodologies for urban drainage decision aid. Water Science and Technology, v. 54, p. 493, 2006.

15.
MOURA, P.;Moura, P.;Moura, P.M.;MOURA, P. M.;MOURA, PRISCILLA2006MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. . Procédure multicritère pour la conception et le suivi des ouvrages d?infiltration des eaux pluviales. Annales du bâtiment et des travaux publics, v. 06, p. 59-63, 2006.

16.
BAPTISTA, M. B.2005 BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. ; ALFAKIH, E. ; NASCIMENTO, N. ; FERNANDES, W. ; MOURA, P. ; CASTRO, L. . Performance-costs evaluation for urban storm drainage. Water Science and Technology, v. 51, p. 99-107, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
POLETO, C. (Org.) ; SILVEIRA, A. L. L. (Org.) ; CARDOSO, A. (Org.) ; GOLDENFUM, J. A. (Org.) ; DORNELLES, F. (Org.) ; TASSI, R. (Org.) ; Moura, P. (Org.) . Águas Urbanas. 1. ed. Porto Alegre: ABRH, 2015. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
Baptista, M. ; Moura, P. ; EVANGELISTA, J. ; MUZZI, M. R. S. ; GOMES, L. N. L. . Técnicas para intervenções em cursos d'água. In: Márcio Baptista; Valter Lúcio de Pádua. (Org.). Restauração de sistemas fluviais. 1ed.Barueri: Manole, 2016, v. , p. 259-304.

2.
MOURA, P.; CARDOSO, A.S. ; EVANGELISTA, J. ; Baptista, M. B. . Utilização de técnicas multicriteriais para análise e seleção de intervenções em sistemas fluviais. In: Márcio Baptista; Valter Lúcio de Pádua. (Org.). Restauração de sistemas fluviais. 1ed.Barueri: Manole, 2016, v. , p. 305-337.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VENTURA, L. A. ; FERNANDES, W. S. ; MOURA, P. . Análise comparativa preliminar de curvas-chaves geradas pelo modelo HEC-RAS e SWMM. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais. Porto Alegre: ARBH, 2017.

2.
ROSA, D. W. B. ; NASCIMENTO, N. ; MOURA, P. ; MACEDO, G. D. . Modelagem hidrológica de uma bacia hidrográfica urbana em diferentes cenários de uso e ocupação do solo - bacia do córrego do Leitão, Belo Horizonte, MG. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais. Porto Alegre: ABRH, 2017.

3.
NOGUEIRA, M. M. ; SILVA, T. ; LADEIRA, B. ; MOURA, P. . Proposição e modelagem de técnicas compensatórias em drenagem urbana no campus UFMG Pampulha (Belo Horizonte, MG). In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais. Porto Alegre: ABRH, 2017.

4.
FERNANDES, C. Y. ; VENTURA, L. A. ; MOURA, P. ; NASCIMENTO, N. ; Baptista, M. . Avaliação do plano de contingência para desastres de Belo Horizonte 2016/2017. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais. Porto Alegre: ABRH, 2017.

5.
NASCIMENTO, F. A. ; MOURA, P. ; SILVA, F. . Análise comparativa entre as respostas de modelos chuva-vazão concentrados e semi-distribuídos. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais. Porto Alegre: ABRH, 2017.

6.
DRUMOND, P. P. ; MOURA, P. ; COELHO, M. M. L. P. ; RAMIRES, J. C. . Comparação entre o funcionamento real e teórico de um microrreservatório. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais. Porto Alegre: ABRH, 2017.

7.
MOURA, P.; AGUIAR, I. M. C. ; BUENO, E. O. ; TEIXEIRA, M. L. C. ; MELO, N. I. ; ROSA, D. W. B. . Avaliação do parâmetro hidrológico CN-SCS para as bacias hidrográficas de Belo Horizonte. In: Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2017, Belo Horizonte. Anais do XI ENAU. Porto Alegre: ABRH, 2017.

8.
DRUMOND, P. P. ; MOURA, P. ; COELHO, M. M. L. P. . Comparação das políticas públicas para implantação de microrreservatórios. In: Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2017, Belo Horizonte. Anais do XI ENAU. Porto Alegre: ABRH, 2017.

9.
VENTURA, L. A. ; MOURA, P. . Obtenção de curvas chave para cursos d?água urbanos: uma revisão de literatura. In: Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2017, Belo Horizonte. Anais do XI ENAU. Porto Alegre: ABRH, 2017.

10.
ROSA, D. W. B. ; NASCIMENTO, N. ; MOURA, P. . Obtenção indireta de curvas-chave por meio de modelagem hidrodinâmica no HEC-RAS e SWMM. In: Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2017, Belo Horizonte. Anais do XI ENAU. Porto Alegre: ABRH, 2017.

11.
LADEIRA, B. ; SILVA, T. ; NOGUEIRA, M. M. ; MOURA, P. . Telhados verdes na drenagem urbana: composição, classificação e desempenho hidrológico. In: Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2017, Belo Horizonte. Anais do XI ENAU. Porto Alegre: ABRH, 2017.

12.
DAEDEN, C. ; NUNES, N. I. M. A. ; MOURA, P. ; PEIXOTO, L. A. ; Barraud, S. . Telhados verdes: avaliação da capacidade de retenção do escoamento superficial por meio de estudo experimental. In: Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2017, Belo Horizonte. Anais do XI ENAU. Porto Alegre: ABRH, 2017.

13.
EVANGELISTA, J. ; Baptista, M. B. ; MOURA, P. M. ; Barraud, S. . Case study of impacts of DRENURBS Project on Bonsucesso Creek. In: Novatech, 2016, Lyon. Anais. Lyon: GRAIE, 2016.

14.
Baptista, M. B. ; MOURA, P. ; BARRAUD, S. ; EVANGELISTA, J. . Funções e serviços fluviais na priorização da restauração de cursos de água. In: Simpósio Luso-Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília. XII Simpósio Luso-Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2015.

15.
DRUMOND, P. P. ; MOURA, PRISCILLA ; COELHO, M. M. L. P. . Análise do tempo de retorno do investimento para implantação de microrreservatórios na escala de bacia em um cenário de cobrança da taxa de drenagem. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2015.

16.
SILVA, M. M. A. P. M. ; FARIA, S. D. ; MOURA, P. . Aplicação do modelo hidrológico de grandes bacias (MGB-IPH) na bacia hidrográfica do rio Piracicaba, MG. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2015.

17.
EVANGELISTA, J. ; Barraud, S. ; Moura, P. ; Baptista, M. B. . Matriz DPSIR aplicada à avaliação de serviços fluviais em restauração de cursos de água. In: Séptimo Simposio Regional sobre Hidráulica de Ríos, 2015, Montevideu. Séptimo Simposio Regional sobre Hidráulica de Ríos. Montevideu: IAHR, 2015.

18.
SIQUEIRA, R. C. ; AGUIAR, I. M. C. ; MELO, N. I. ; MOURA, P. . Validation of the Flood Maps of Belo Horizonte: Case Study of Ressaca Catchment. In: International Conference on Flood Management, 2014, São Paulo. Proceedings. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hidricos, 2014.

19.
EVANGELISTA, J. ; Baptista, M. B. ; Moura, P. . Avaliação de alternativas de intervenções em rios - Estudo de caso córrego Engenho Nogueira - Belo Horizonte/Brasil. In: Congreso Latinoamericano de Hidraulica, 2014, Santiago. Congresso Latino Americano XII de Hidrogeologia XXVI de Hidráulica, 2014.

20.
RICO, E. A. M. ; Moura, P. ; Baptista, M. B. . Estudio para priorizatión de intervenciones en la quebrada Yomasa, Bogotá - Colômbia. In: Congreso Latinoamericano de Hidráulica, 2014, Santiago. Anais XXVI Congreso Latinoamericano de Hidráulica, 2014.

21.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; COELHO, M. M. L. P. ; BARRAUD, S. . The experience on alternative stormwater management techniques in Belo Horizonte - 15 years of a posteriori analysis.. In: Novatech, 2013, Lyon. Anais.... Lyon: IWA - IAHR - GRAIE, 2013.

22.
DRUMOND, P. P. ; COELHO, M. M. L. P. ; Moura, P. . Simulation of using OSD in a sub-basin of Belo Horizonte City - MG, Brazil. In: Novatech, 2013, Lyon. Anais.... Lyon: Graie/IWA, 2013.

23.
BARRAUD, S. ; GONZALES-MERCHAN, C. ; NASCIMENTO, N. ; Moura, P. ; SILVA, A. . Evolution of clogging assessment applied to Pampulha Campus infiltration system (Brazil). In: Novatech, 2013, Lyon. Anais.... Lyon: Graie/IWA, 2013.

24.
CHAIB, E. B. D. ; LIMA, F. N. ; COSTA, K. T. ; Moura, P. ; Baptista, M. B. . Avaliação de planos de contingência para inundações no Brasil. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2013.

25.
DRUMOND, P. P. ; COELHO, M. M. L. P. ; Moura, P. . Avaliação do funcionamento de um microrreservatório com o volume exigido pela legislação de Belo Horizonte. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2013.

26.
SOUZA, M. F. ; COELHO, M. M. L. P. ; MOURA, P. ; BAPTISTA, M. B. ; MENEZES, M. V. . Custos de manutenção de bacias de detenção para controle de cheias na cidade de Belo Horizonte-MG. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2013.

27.
RICO, E. A. M. ; Moura, P. ; Baptista, M. B. . Estudo para priorização de intervenções na torrente Bolonia, Bogotá - Colômbia. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2013.

28.
SOUZA, M. F. ; COELHO, M. M. L. P. ; Moura, P. ; Baptista, M. B. ; LIBANIO, M. . Metodologia para avaliação da produção de sedimentos e da qualidade da água em bacias urbanas de controle de cheias: Estudo de caso - cidade de Belo Horizonte-MG. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Bento Gonçalves: ABRH, 2013.

29.
SIQUEIRA, R. C. ; AGUIAR, I. M. C. ; MOURA, P. . Monitoramento hidrológico de Belo Horizonte: estudo de caso. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2013.

30.
EVANGELISTA, J. ; Baptista, M. B. ; Moura, P. . Reflexões sobre a priorização de intervenções em cursos de água à luz de modelos aplicados ao saneamento básico. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2013.

31.
CAPUTO, Ú.K. ; Moura, P. ; NASCIMENTO, N. ; AGUIAR, I. M. C. . Trincheiras de infiltração instaladas em Belo Horizonte - aspectos operacionais. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2013.

32.
CARDOSO, A.S. ; EVANGELISTA, J. ; MOURA, P. ; BAPTISTA, M. B. . Utilização de técnicas multicriteriais para análise de alternativas de intervenção em cursos de água. In: XXV Congresso Latino-Americano de Hidráulica, 2012, San José. Anais..., 2012.

33.
MOURA, P.; COELHO, M. M. L. P. ; BAPTISTA, M. B. . Análise da efetividade de bacias de detenção para controle de inundações em meio urbano: estudo de caso em Belo Horizonte. In: XXV Congresso Latino-Americano de Hidráulica, 2012, San José. Anais..., 2012.

34.
GALARZA-MOLINA S.L. ; TORRES, A. ; LARA-BORRERO, J. ; MOURA, P. . CRIDE - Multicriteria decision tool for decision making support for rainwater harvesting in Javeriana University's campus. In: Congreso Interamericano de ingeniería Sanitaria y Ambiental AIDIS, 2012, Salvador. Anais XXXII Congreso Interamericano de ingeniería Sanitaria y Ambiental AIDIS, 2012.

35.
CAPUTO, Ú.K. ; MOURA, P. ; NASCIMENTO, N. . Evaluating the implementation of infiltration trenches in areas with consolidated urbanization: Case of Belo Horizonte, Brazil. In: 12th International Conference on Urban Drainage, 2011, Porto Alegre. 12th International Conference on Urban Drainage - Proceedings, 2011.

36.
EVANGELISTA, J. ; MOURA, P. ; BAPTISTA, M. B. . AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE CUSTOS DE IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE INTERVENÇÕES EM CURSOS DE ÁGUA. In: XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 2011, Maceió. Anais.... Porto Alegre: ABRH, 2011.

37.
CAPUTO, Ú.K. ; MOURA, P. ; NASCIMENTO, N. . Avaliação dos Critérios de Implantação de Trincheiras de Infiltração: Estudo de Caso do Município de Belo Horizonte - MG. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. Anais.... Posrto Alegre: ABRH, 2011.

38.
COELHO, M. M. L. P. ; MOURA, P. ; DRUMOND, P. P. . Análise do funcionamento dos microreservatórios de águas pluviais, segundo a legislação de Belo Horizonte. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. Anais.... Porto Alegre: ABRH, 2011.

39.
DRUMOND, P. P. ; COELHO, M. M. L. P. ; MOURA, P. . Análise do volume de reservação de águas pluviais em lotes:comparação do caso de Belo Horizonte com outras cidades brasileiras. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. Anais.... Porto Alegre: ABRH, 2011.

40.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; COELHO, M. M. L. P. ; PARREIRAS, L. ; BANDEIRA, J. V. ; PARSIA, F. . Estudos para implantação de um sistema de previsão e alerta de cheia no campus Pampulha da UFMG. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. Anais..... Porto Alegre: ABRH, 2011.

41.
MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. ; MALARD, F. . Multicriteria decision-aid method to evaluate the performance of stormwater infiltration systems over the time. In: 7ème conférence internationale sur les techniques et stratégies durables pour la gestion des eaux urbaines par temps de pluie, 2010, Lyon. Proceedings 7th Novatech, 2010.

42.
MOURA, P.; CARDOSO, A.S. ; SANTOS, A.C.P.B. ; QUICK, F. ; BAPTISTA, M. B. . METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE RECUPERAÇÃO DE CURSOS DE ÁGUA EM ÁREAS DE MINERAÇÃO. In: XXIV CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA, 2010, PUNTA DEL ESTE. XXIV CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA Anais, 2010.

43.
MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. . O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DE INFILTRAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande. Anais, 2009.

44.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. . Concepção e gestão dos sistemas de infiltração de águas pluviais urbanas. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2008, Santiago. Anales XXXI Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2008.

45.
MILOGRANA, J. ; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. ; CAMPANA, N. ; MOURA, P. . Elementos para o planejamento do controle de inundações em areas urbanas. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2008, Santiago. Anales XXXI Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2008.

46.
MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. ; CHERQUI F. . Global performance evaluation of infiltration systems using multicriteria procedures at a design stage. In: 11th INTERNATIONAL CONFERENCE ON URBAN DRAINAGE, 2008, Edimburgo. Proceedings 11th INTERNATIONAL CONFERENCE ON URBAN DRAINAGE. Edimburgo: IAHR/IWA, 2008.

47.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. . Aspectos de concepção e gestão dos Sistemas de infiltração de drenagem pluvial urbana. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS e VI ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO EM HIDROLOGIA URBANA, 2008, Rio de Janeiro. CD ROM VIII ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS e VI ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO EM HIDROLOGIA URBANA, 2008.

48.
MILOGRANA, J. ; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. ; CAMPANA, N. ; MOURA, P. . Elementos para o planejamento do controle de inundações em áreas urbanas. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS e VI ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO EM HIDROLOGIA URBANA, 2008, Rio de Janeiro. CD ROM VIII ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS e VI ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO EM HIDROLOGIA URBANA, 2008.

49.
MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. ; CHERQUI F. . Méthodes de définition d?indicateurs pour l?évaluation des ouvrages d?infiltration des eaux pluviales. In: XXIVemes RENCONTRES UNIVERSITAIRES DE GENIE CIVIL, 2008, Nancy. Proceedings XXIVemes RENCONTRES UNIVERSITAIRES DE GENIE CIVIL, 2008.

50.
MOURA, P.; BARRAUD, S. ; VARNIER JC . Comparison between different approaches for the definition of soil contamination indicators of stormwater infiltration systems. In: NOVATECH 2007. In: 6ÈME CONFÉRENCE INTERNATIONALE SUR LES TECHNIQUES ET STRATÉGIES DURABLES POUR LA GESTION DES EAUX URBAINES PAR TEMPS DE PLUIE, 2007, Lyon. Proceedings 6ÈME CONFÉRENCE INTERNATIONALE SUR LES TECHNIQUES ET STRATÉGIES DURABLES POUR LA GESTION DES EAUX URBAINES PAR TEMPS DE PLUIE. Lyon: GRAIE, 2007. p. 843-850.

51.
CASTRO, L. ; MOURA, P. ; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. . Critical analysis of a multicriteria decision-aid for the choice of urban drainage systems. In: 6ÈME CONFÉRENCE INTERNATIONALE SUR LES TECHNIQUES ET STRATÉGIES DURABLES POUR LA GESTION DES EAUX URBAINES PAR TEMPS DE PLUIE, 2007, Lyon. Proceedings 6ÈME CONFÉRENCE INTERNATIONALE SUR LES TECHNIQUES ET STRATÉGIES DURABLES POUR LA GESTION DES EAUX URBAINES PAR TEMPS DE PLUIE. Lyon: GRAIE, 2007. p. 431-438.

52.
Le Coustumer S. ; MOURA, P. ; BARRAUD, S. ; Clozel B. ; VARNIER JC . Spatial analysis and temporal evolution of pollutants in a stormwater infiltration basin ? estimation of the mass of trapped pollutants. In: 6ÈME CONFÉRENCE INTERNATIONALE SUR LES TECHNIQUES ET STRATÉGIES DURABLES POUR LA GESTION DES EAUX URBAINES PAR TEMPS DE PLUIE, 2007, Lyon. Proceedings 6ÈME CONFÉRENCE INTERNATIONALE SUR LES TECHNIQUES ET STRATÉGIES DURABLES POUR LA GESTION DES EAUX URBAINES PAR TEMPS DE PLUIE. Lyon: GRAIE, 2007. p. 819-826.

53.
BAPTISTA, M. B. ; NASCIMENTO, N. ; CASTRO, L. ; FERNANDES, W. ; BARRAUD, S. ; MOURA, P. . Multicriteria evaluation for urban storm drainage. In: First Switch Scientific Meeting, 2007, Birmingham. Switch Scientific Meeting, 2007.

54.
MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. . Multicriteria procedure for the design and the management of infiltration systems. In: 7th International Conference on Urban Drainage Modelling and the 4th International Conference on Water Sensitive Urban Design, 2006, Melbourne. 7th International Conference on Urban Drainage Modelling and the 4th International Conference on Water Sensitive Urban Design, 2006.

55.
MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. . Multicriteria procedure for the design and the management of infiltration systems. In: Fifth World Wide Workshop for Young Environmental Scientists, 2006, Paris. Urban waters: Resource or risk?, 2006.

56.
MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. . Procédure multicritère pour la conception et le suivi des ouvrages d?infiltration des eaux pluviales. In: XXIVèmes Rencontres Universitaires de Génie Civil, 2006, La Grande Motte. XXIVèmes Rencontres Universitaires de Génie Civil, 2006.

57.
MOURA, P.; BARRAUD, S. ; BAPTISTA, M. B. . Méthodologie multicritère d?aide à la décision pour les systèmes d?infiltration des eaux pluviales. In: 2èmes Journées Doctorales en Hydrologie Urbaine, 2006, Nantes. Proceedings 2èmes Journées Doctorales en Hydrologie Urbaine. Nantes, 2006.

58.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. . Comparison between two methodologies for urban drainage decision aid. In: 10th International Conference on Urban Drainage, 2005, Copenhague. Preceedings.

59.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. ; MOURA, T. V. M. . Ponderação de indicadores para a avaliação de sistemas de drenagem. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005, João Pessoa. Anais.

60.
BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. ; ALFAKIH, E. ; NASCIMENTO, N. ; FERNANDES, W. ; MOURA, P. ; CASTRO, L. . Proposal of an evaluation system for urban storm drainage. In: Novatech, 2004, Lyon. Sustainable Techniques and Strategies in Urban Water Management. Lyon: Graie, 2004. v. 1. p. 441-448.

61.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. . Global evaluation of urban drainage systems: environmental social and cost aspects. In: Third World Wide Workshop for Young Environmental Scientists, 2004, Paris. Preceedings. -: -.

62.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. . Indicator weighting for decision aid applied to urban stormwater systems. In: 4th International Conference on Decision Making in Urban & Civil Engineering, 2004, Porto. Preceedings.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, R. S. ; MOURA, P. . Análise da permeabilidade de pavimento intertravado vazado. In: X Encontro Nacional de Águas Ubanas, 2014, São Paulo. Anais X Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2014.

2.
SOUZA, M. F. ; OLIVEIRA, R. P. ; COELHO, M. M. L. P. ; MOURA, P. . Segurança de barragens em reservatórios de controle de cheias de Belo Horizonte-MG, classificação conforme Lei nº 12.334/2010. In: Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2014, São Paulo. Anais X Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2014.

3.
CAPUTO, Ú.K. ; MOURA, P. ; NASCIMENTO, N. . Avaliação da implantação de trincheiras de infiltração em espaços com urbanização consolidada: estudo de caso do município de Belo Horizonte. In: IX Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2012, Belo Horizonte. Anais..., 2012.

4.
TEIXEIRA, M. L. C. ; VAZ, C. L. ; MOURA, P. . Estimativa de área impermeável do município de Belo Horizonte. In: IX Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2012, Belo Horizonte. Anais..., 2012.

Outras produções bibliográficas
1.
BERGER, V. ; FAN, F. M. ; GABEL, F. ; GALVAO, P. H. ; GIES, M. ; GRABNER, D. ; LANGHANS, S. ; MOURA, P. M. ; MACHADO, A. A. S. ; MANZIONE, R. L. ; MATTA, E. ; MENDEZ, A. A. ; MORAES, M. A. E. ; MORIHAMA, A. C. D. ; PAIVA, A. L. R. ; PERIOTTO, N. A. ; PORST, G. ; RIGOTTO, C. ; ROTERS, B. ; SCHULZ, S. ; SILVA, T. ; SOUSA, M. M. ; SUHOGUSOFF, A. ; WAHNFRIED, I. ; WOLF, C. . How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions. Berlin: Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina, Academia Brasileira de Ciências, Die Junge Akademie, 2017 (Science Policy Report).

2.
ANTHONJ, C. BESKOW, S. DORNELLES, F. FUSHITA, A. T. GALHARTE, C. A. GALVAO, P. GATTI JUNIOR, P. GUCKER, B. HILDEBRANDT, A. KARTHE, D. KNILLMANN, S. KOTSILA, P. KRAUZE, K. SILVA, A. K. L. LEHMANN, P. Moura, P. PERIOTTO, N. A. RODRIGUES FILHO, J. L. SANTOS, D. R. L. SELGE, F. SILVA, T. SOARES, R. M. STROHBACH, M. SUHOGUSOFF, A. WAHNFRIED, I. , et al.ZANDONA, E. ZASADA, I. ; Water in Urban Regions. Berlim: Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina, Academia Brasileira de Ciências, Die Junge Akademie,, 2014 (Science Policy Report).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARRAUD, S. ; MOURA, P. ; GONZALES-MERCHAN, C. ; BEDELL J.P. ; DELOLME, C. ; Clozel B. ; BACOT L. . Rapport final du projet: Analyse des dynamiques d?évolution du colmatage d?ouvrages d?infiltration des eaux de ruissellement pluvial en relation avec les apports. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
MOURA, P.. Relatório de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa Aplicação da Técnica de Traçadores ao estudo de Hidrogramas de Cheia na Bacia Representativa de Juatuba-MG. 1999. (Relatório de Iniciação Científica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASCIMENTO, N.; MOURA, P.; SILVA, T.; MIGUEZ, M. G.; COSTA, H. S. M.. Participação em banca de Deyvid Wavel Barreto Rosa. Resposta hidrológica de uma bacia hidrográfica urbana à implantação de técnicas compensatórias de drenagem urbana - Bacia do córrego do Leitão, Belo Horizonte, Minas Gerais. 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MOURA, P.; SILVA, T.; NASCIMENTO, N.; FAN, F. M.; MENEZES FILHO, F. C. M.. Participação em banca de Rejane Cristina Siqueira Domingos. Proposição de metodologia para construção de Gráficos de Risco de Inundação em bacias urbanas: Estudo de caso da bacia do Córrego Cachoeirinha. 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MOURA, P.; SOUZA, V. C. B.; FERNANDES, W. S.; SALIBA, A.. Participação em banca de Flávia Alves Nascimento. Comparação das respostas hidrológicas de modelos chuva-vazão concentrados, distribuídos e semi-distribuídos aplicados a área urbana. 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Baptista, M.; HELLER, P.; PADUA, V. L.; MOURA, P.. Participação em banca de Astrid Carolina Bustos Valencia. Modelo para determinação da afluência dos resíduos sólidos ao sistema de drenagem urbana: Estudo de caso em Belo Horizonte/MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MOURA, P.; LIBANIO, M.; FONSECA, A. F. C.. Participação em banca de Otávio Henrique Campos Hamdan. Avaliação de indicadores aplicados a sistemas de abastecimento de água segundo portes populacionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
MOURA, P.; FERNANDES, W.; SILVA, F.; MELLO, C. E. F.. Participação em banca de Tainá Ulhoa Mota. Associação entre os métodos SCS-CN e GRADEX para cálculo de vazões máximas. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
LIBANIO, M.; MOURA, P.; OLIVEIRA, S. M. A. C.; GALVAO JUNIOR, A. C.. Participação em banca de Misael Dieimes de Oliveira. Desenvolvimento, aplicação e avaliação de sistema de indicadores de desempenho de estações de tratamento de água. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
Moura, P.; MORUZZI, R. B.; BARBASSA, A. P.. Participação em banca de Natália Tecedor. Monitoramento e modelagem hidrológica de plano de infiltração construído em escala real. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
Moura, P.; BARBASSA, A. P.; MORUZZI, R. B.. Participação em banca de Mayara Caroline Felipe. Avaliação e modelagem matemática da remoção de material particulado em canal gramado construído em escala real no campus UFSCar, São Carlos - SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
von Sperling, M.; TIMBÓ ELMIRO, M. A.; Moura, P.; FARIA, S. D.. Participação em banca de Maytê Maria Abreu Pires de Melo Silva. Modelagem da qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Piracicaba, MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
BARBASSA, A. P.; VILAR, O. M.; MOURA, P.. Participação em banca de Lóide Angelini Sobrinha. Monitoramento e modelagem de um poço de infiltração de águas pluviais em escala real e com filtro na tampa. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
FARIA, S. D.; MITRE, L. A.; MOURA, P. M.; TIMBÓ ELMIRO, M. A.. Participação em banca de Gilcimar Pires Cabral Oliveira. Modelagem Hidrológica Apoiada por Sistema de Informações Geográficas. 2012. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
NASCIMENTO, N.; OLIVEIRA, L.K.; BARBOSA, H. M.; MARTINS, J. R. S.; MOURA, P.. Participação em banca de Rodrigo Amaral Bonatti. Desenvolvimento de modelo para a gestão de sistemas de trânsito em situações de contingência de inundações. 2011. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
MILOGRANA, J.; PADUA, V. L.; BAPTISTA, M. B.; MOURA, P.. Participação em banca de Janaína de Andrade Evangelista. Proposição de metodologia para avaliação técnica e econômica de alternativas de intervenções em cursos de água urbanos. 2011. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
MOURA, P.; TORRES, A.; LARA, J.. Participação em banca de Sandra Lorena Galarza Molina. Desarrollo de una herramienta de análisis multi-criterio para el soporte de toma de decisiones en el aprovechamiento de aguas lluvias en el campus de la PUJB. 2011. Dissertação (Mestrado em Maestría en hidrosistemas) - Pontificia Universidad Javeriana - Bogotá.

16.
NASCIMENTO, N.; Rezende, S.; MOURA, P.; RUTKOWSKI, E. W.; COSTA, H. S. M.. Participação em banca de Rodrigo França Coelho Dias. Avaliação da Percepção de Risco da População em Áreas Urbanas Sujeitas a Inundação: Estudo de Caso na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
FERNANDES, W.; NAGHETTINI, M.; PINTO, E. J. A.; MOURA, P.; PRUSKI, F. F.. Participação em banca de Isabel Santos Saraiva. Regionalização de Parâmetros de Modelos de Simulação Hidrológica para Emprego em Bacias Hidrográficas sem Monitoramento Fluviométrico. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
BAPTISTA, M. B.; MOURA, P.; COELHO, M. M. L. P.; SOBREIRA, F. G.. Participação em banca de Ana Clara Pereira Barbosa Santos. Proposição de abordagem para a avaliação do estado de degradação de cursos de água. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
MOURA, P.; CORDEIRO NETTO, O. M.; SOUZA, M. A. A.. Participação em banca de Eduardo Concesso Mendonça. Análise multiobjetivo para diagnóstico de sistermas de manejo de águas pluviais urbanas. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de Brasília.

20.
GOMES, C. A. B. M.; MOURA, P.; LIBANIO, M.; COELHO, M. M. L. P.. Participação em banca de Kenya Gomes de Oliveira Lopes. Proposição de Metodologia para Priorização da Reabilitação de Redes de Distribuição de Água. 2009. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hidricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
Baptista, M. B.; PINTO, E. J. A.; FERNANDES, W. S.; MOURA, P.; SILVEIRA, A. L. L.; SILVA, D. D.. Participação em banca de Aline de Araújo Nunes. Tendências em eventos extremos de precipitação na Região Metropolitana de Belo Horizonte: Detecção, impactos e adaptabilidade. 2018. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MOURA, P.; SIMOES, G. F.; SOBREIRA, F. G.; ESPOSITO, T. J.. Participação em banca de Ricardo Ribeiro Nascimento. Procedimento baseado em rotina de apoio à decisão aplicado à redução de risco de movimentos gravitacionais de massa em margens de cursos de água: estudo em Rio Branco - AC. 2016. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BAPTISTA, M. B.; MOURA, P.; BARBASSA, A. P.; CORDEIRO NETTO, O. M.; PADUA, V. L.. Participação em banca de Janaína de Andrade Evangelista. Planejamento de intervenções em cursos de água: priorização e avaliação de alternativas. 2016. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
NASCIMENTO, N.; SILVA, A. P. E.; MOURA, P.; CORREA, E.C.S.; SELMO, S.M.S.; KOBIYAMA, M.. Participação em banca de Cristiane Machado Parisi Jonov. Avaliação Dos Danos às Edificações Causados por Águas de Inundações e Estudo de Alternativas de Proteção para tornar as Edificações mais Resilientes. 2012. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
MOURA, P.; COELHO, M. M. L. P.; SILVA, T.; BARBASSA, A. P.; TASSI, R.. Participação em banca de Pedro de Paula Drumond. Estudo do uso de microreservatórios na gestão do sistema de drenagem urbana com controle na fonte. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SIMOES, G. F.; MARQUES, E. A. G.; PARIZZI, M. G.; MOURA, P.. Participação em banca de Ricardo Ribeiro do Nascimento. Suscetibilidade a movimentos de massa complexos em encostas marginais urbanas: Sistemática baseada em rotina deapoio à decisão com aplicação em Rio Branco/AC. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Baptista, M. B.; Moura, P.; PADUA, V. L.; MOURA, A. C. M.; BARBASSA, A. P.. Participação em banca de Janaína de Andrade Evangelista. Sistema de auxílio à decisão para priorização de intervenções em cursos de água. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
NASCIMENTO, N.; SILVA, A. P. E.; MOURA, P.; CORREA, E. C. S.. Participação em banca de Cristiane Machado Parisi Jonov. Avaliação de danos às edificações causados por inundações e estudo de alternativas de recuperação e adaptação para tornar as edificações mais resilientes. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
MOURA, P.; TEIXEIRA, B. A. N.; BARBASSA, A. P.; MORUZZI, R. B.. Participação em banca de Mayara Caroline Felipe. Modelagem da remoção de material particulado do escoamento superficial direto em faixas de infiltração gramadas por reator pistonado de cinética de primeira ordem. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
MOURA, P.; TIMBÓ ELMIRO, M. A.; FARIA, S. D.. Participação em banca de Maytê Maria Abreu Pires de Melo Silva. Modelagem da qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Piracicaba, MG. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MOURA, P.; GONCALVES, L. M.; BARBASSA, A. P.. Participação em banca de Luana Fernanda da Silva Baptista. Aplicação do LID (Low Impact Development) em campus universitário. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, F.; COSTA, V. A. F.; MOURA, P.. Participação em banca de Hadassa Regis Guia.Análise da influência da discretização espacial de unidades hidrológicas em um modelo chuva-vazão conceitual aplicado em meio urbano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SILVA, T.; OLIVEIRA, S. M. A. C.; MOURA, P.; MARQUES, L. S.. Participação em banca de Anna Flavia Almeida Perini.Aplicação de técnicas de estatística multivariada à qualidade da água de escoamento superficial urbano: estudo de caso dos córregos Ressaca e Sarandi (MG). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Moura, P.; Baptista, M. B.; CHAIB, E. B. D.. Participação em banca de Nádia Ishitani Melo.Avaliação do uso de reservatório individual de água pluvial com dupla função de amortecimento de cheias e reserva de água para abastecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Moura, P.; Baptista, M. B.; SILVA, T.. Participação em banca de Luiz Gustavo Pinto Dabés Guimarães.Estudo e avaliação do uso de técnicas compensatórias no projeto de drenagem do empreendimento Localiza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MOURA, P.; MONCORVO, M. L. F. B.; HUEBNER, R.. Participação em banca de Reginaldo Soares Barbosa.Uso alternativo do pavimento intertravado para drenagem pluvial de vias urbanas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B.; SILVA, T.. Participação em banca de Luiz Gustavo Pinto Dabés Guimarães.Estudo e avaliação do uso de técnicas compensatórias no projeto de drenagem do empreendimento Localiza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
MOURA, P.; PALMIER, L. R.; BIANCHETTI, F. J.. Participação em banca de Marcos Prates Aguiar.Aspectos qualitativos e quantitativos da infraestrutura de coleta de água pluvial para fins não potáveis em meio urbano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
MOURA, P. M.; PINHEIRO, M. C.; COSTA, V. A. F.. Participação em banca de Bruna Campos Péres.Avaliação da importância das bacias de detenção de cheias em áreas urbanas: discussão sobre soluções concentradas e distrubuidas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
Moura, P.; COELHO, M. M. L. P.; ELEUTERIO, J. C.. Participação em banca de Thaísa Silveira Nascimento.Impacto do aproveitamento da água de chuva na drenagem pluvial: estudo de caso da sub-bacia do córrego da Francisco Sá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
Moura, P.; PALMIER, L. R.; FREITAS, S. P.. Participação em banca de Mariana Amorim Ribeiro.Análise comparativa entre modelos de transformação chuva-vazão na bacia do rio Santo Antônio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
MOURA, P.; THEODORO, H. D.. Participação em banca de Luciana Elias de Sousa.Impactos do uso de reservatórios de amortecimento de cheias em áreas urbanas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.MODELAGEM HIDROLÓGICA DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA URBANA EM DIFERENTES CENÁRIOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO - BACIA DO CÓRREGO DO LEITÃO, BELO HORIZONTE, MG. 2017. (Simpósio).

2.
Encontro Nacional de Águas Urbanas.Análise da permeabilidade de pavimento intertravado vazado. 2014. (Encontro).

3.
International Conference on Flood Management. Validation of the Flood Maps of Belo Horizonte: Case Study of Ressaca Catchment. 2014. (Congresso).

4.
Novatech. The experience on alternative stormwater management techniques in Belo Horizonte - 15 years of a posteriori analysis. 2013. (Congresso).

5.
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2013. (Simpósio).

6.
Seminário Chuvas e Desastres Urbanos.Técnicas Compensatórias em Drenagem Urbana e Métodos Multicritério de Auxílio à Decisão. 2012. (Seminário).

7.
12th International Conference on Urban Drainage. Evaluating the implementation of infiltration trenches in areas with consolidated urbanization: Case of Belo Horizonte, Brazil. 2011. (Congresso).

8.
XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Estudos para implantação de um sistema de previsão e alerta de cheia no campus Pampulha da UFMG. 2011. (Simpósio).

9.
7ème conférence internationale sur les techniques et stratégies durables pour la gestion des eaux urbaines par temps de pluie. Multicriteria decision-aid method to evaluate the performance of stormwater infiltration systems over the time. 2010. (Congresso).

10.
XXIV CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA. METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE RECUPERAÇÃO DE CURSOS DE ÁGUA EM ÁREAS DE MINERAÇÃO. 2010. (Congresso).

11.
XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DE INFILTRAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS. 2009. (Simpósio).

12.
11th INTERNATIONAL CONFERENCE ON URBAN DRAINAGE. Global performance evaluation of infiltration systems using multicriteria procedures at a design stage. 2008. (Congresso).

13.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS e VI ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO EM HIDROLOGIA URBANA.Aspectos de concepção e gestão dos Sistemas de infiltração de drenagem pluvial urbana. 2008. (Encontro).

14.
XXIVemes RENCONTRES UNIVERSITAIRES DE GENIE CIVIL.Méthodes de définition d?indicateurs pour l?évaluation des ouvrages d?infiltration des eaux pluviales. 2008. (Encontro).

15.
6ÈME CONFÉRENCE INTERNATIONALE SUR LES TECHNIQUES ET STRATÉGIES DURABLES POUR LA GESTION DES EAUX URBAINES PAR TEMPS DE PLUIE. Comparison between different approaches for the definition of soil contamination indicators of stormwater infiltration systems. 2007. (Congresso).

16.
2èmes Journées Doctorales en Hydrologie Urbaine.Méthodologie multicritère d?aide à la décision pour les systèmes d?infiltration des eaux pluviales. 2006. (Outra).

17.
5th Conference on Decision Making in Urban and Civil Engineering. 2006. (Congresso).

18.
FIFTH WORLD WIDE WORKSHOP FOR YOUNG ENVIRONMENTAL SCIENTISTS.Multicriteria Procedure for the design and the management of infiltration systems. 2006. (Oficina).

19.
XXIVèmes Rencontres Universitaires de Génie Civil.Procédure multicritère pour la conception et le suivi des ouvrages d?infiltration des eaux pluviales.. 2006. (Encontro).

20.
10th International Conference in Urban Drainage. Comparison between two methodologies for urban drainage decision aid. 2005. (Congresso).

21.
5ème Conférence internationale sur les techniques et stratégies durables - Novatech. Proposal of an evaluation system for urban storm drainage. 2004. (Congresso).

22.
THIRD WORLD WIDE WORKSHOP FOR YOUNG ENVIRONMENTAL SCIENTISTS.Global evaluation of urban drainage systems: environmental social and cost aspects. 2004. (Oficina).

23.
I Encontro Franco-Brasileiro em Gestão da Água. 2003. (Encontro).

24.
XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURA, P.. XI Encontro Nacional de Águas Urbanas. 2017. (Congresso).

2.
POLETO, C. ; TASSI, R. ; SILVEIRA, A. L. L. ; GOLDENFUM, J. A. ; DORNELLES, F. ; CARDOSO, A. ; MOURA, P. . X Encontro Nacional de Águas Urbanas. 2014. (Congresso).

3.
MOURA, P.; BAPTISTA, M. B. ; MILOGRANA, J. ; SOUZA, V. C. B. ; BARBASSA, A. P. ; TASSI, R. . IX Encontro Nacional de Águas Urbanas. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mateus Matias Nogueira. PROPOSIÇÃO E MODELAGEM DE TÉCNICAS COMPENSATÓRIAS EM DRENAGEM URBANA NO CAMPUS UFMG PAMPULHA (BELO HORIZONTE, MG). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Pedro de Paula Drumond. Avaliação integrada do uso de microrreservatórios com infiltraçao para a redução dos problemas de inundação. Estudo de caso: cidade de Belo Horizonte-MG.. Início: 2014. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rejane Cristina Siqueira Domingos. Proposição de metodologia para construção de Gráficos de Risco de Inundação em bacias urbanas: Estudo de caso da bacia do Córrego Cachoeirinha. 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Priscilla Macedo Moura.

2.
Flávia Alves Nascimento. Comparação das respostas hidrológicas de modelos chuva-vazão concentrados, distribuídos e semi-distribuídos aplicados a área urbana. 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Priscilla Macedo Moura.

3.
Luísa Almeida Ventura. AVALIAÇÃO DO USO DE PREVISÃO METEOROLÓGICA NO ALERTA DE INUNDAÇÕES: ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIBEIRÃO ARRUDAS - BH. 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Priscilla Macedo Moura.

4.
Deyvid Wavel Barreto Rosa. Resposta hidrológica de uma bacia hidrográfica urbana à implantação de técnicas compensatórias de drenagem urbana - Bacia do córrego do Leitão, Belo Horizonte, Minas Gerais. 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Priscilla Macedo Moura.

5.
Edwin Andrés Mancilla Rico. Metodologia para priorização de intervenções em trechos de cursos de água: estudo de caso trechos Bolonia e Yomasa, Bogotá ? Colômbia. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

6.
Maytê Maria Abreu Pires de Melo Silva. Modelagem da qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Piracicaba, MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Priscilla Macedo Moura.

7.
Janaína Evangelista. Proposição de metodologia para avaliação técnica e econômica de alternativas de intervenções em cursos de água urbanos. 2011. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Priscilla Macedo Moura.

8.
Úrsula Kelli Caputo. Avaliação da implantação de trincheiras de infiltração em espaços com urbanização consolidada: Estudo de caso do município de Belo Horizonte - MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Priscilla Macedo Moura.

9.
Pedro de Paula Drumond. Estudo da influência da reservação de águas pluviais em lotes com áreas impermeabilizadas no município de Belo Horizonte, MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Coorientador: Priscilla Macedo Moura.

Tese de doutorado
1.
Janaína de Andrade Evangelista. Planejamento de intervenções em cursos de água: priorização e avaliação de alternativas. 2016. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Priscilla Macedo Moura.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniela Moreira de Souza Ferreira. APLICAÇÕES DE NORMAS E LEIS EM EMPREENDIMENTOS PARA CONTENÇÃO DE ENCHENTES E USO DE ÁGUA PLUVIAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vitor Aguiar. Avaliação do SWMM na modelagem de microrreservatórios de detenção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

2.
Raquel Nicolau Gonçalves. AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA USOS NÃO POTÁVEIS NO TERMINAL INTEGRADOR DE SANTA LUZIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

3.
Weber Luiz Pinto Martins. APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NA IRRIGAÇÃO DE PLANTAÇÃO DE CAPIM TIFTON: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

4.
Nádia Ishitani Melo. Avaliação do uso de reservatório individual de água pluvial com dupla função de amortecimento de cheias e reserva de água para abastecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

5.
Luiz Gustavo Pinto Dabés Guimarães. Estudo e avaliação do uso de técnicas compensatórias no projeto de drenagem do empreendimento Localiza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

6.
Reginaldo Soares Barbosa. Uso alternativo do pavimento intertravado para drenagem pluvial de vias urbanas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

7.
Fernanda Coelho de Andrade. Drenagem moderna: Técnicas compensatórias na Edificação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

8.
Thaísa Silveira Nascimento. Impacto do aproveitamento da água de chuva na drenagem pluvial: estudo de caso da sub-bacia do córrego da Francisco Sá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

9.
Nicolas Conde Maynie. Dimensionamento de dispositivos de drenagem para rodovias seguindo a metodologia do DNIT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

10.
Luciana Elias de Sousa. Impactos do uso de reservatórios de amortecimento de cheias em áreas urbanas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

11.
Lenadro Parreiras de Morais Mota. Influência da urbanização na drenagem urbana:relação entre área impermeável e densidade habitacional para Belo Horizonte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

12.
Walison Luiz da Silva. INUNDAÇÕES URBANAS DA CIDADE DE BRUMADINHO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

13.
Fábio Quick Misk Lourenço de Lima. PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DE CURSOS D?ÁGUA EM ÁREA DE MINERAÇÃO ESTUDO DE CASO: QUÉIAS - BRUMADINHO/MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

Iniciação científica
1.
João Victor Leão maia. Avaliação do funcionamento de dispositivos compensatórios de manejo de águas pluviais urbanas na escala do lote. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

2.
Gracielle Silva Guimarães. Comparação do parâmetro CN estimado e observado para estimativa do escoamento superficial. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

3.
Luciano Albuquerque Rosa Junior. Impacto da utilização de telhados verdes na quantidade e qualidade do escoamento superficial. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Priscilla Macedo Moura.

4.
Marina Lorena Campos Teixeira. Estimativa de área impermeável do município de Belo Horizonte. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Priscilla Macedo Moura.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 20:53:54