Oscar Ferreira Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4385852230831352
  • Última atualização do currículo em 15/05/2012


Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Mestre em Educação/UFPB (2007). Especialista em Educação, Cultura e Organização Social/UFPA (2005). Graduado em Pedagogia/UEPA (2003). É líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo na Região Tocantina (GEPECART/UFPA) e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA. Coordena o Projeto de Extensão INTERFORI (PROEX/UFPA) atuando com a formação de lideranças populares nos Fóri de Educação do Campo, Agroecologia e Eeconomia Solidária. É vice-coordenador da Pesquisa "Políticas de Formação, Currículo e Trabalho para a Juventude do Campo na Amazônia: construindo indicadores de qualidade para o Ensino Médio do Campo na Região Tocantina/Estado do Pará" (CNPQ/2011-2013). Integra a Coordenação do Fórum de Educação do Campo, das Águas e da Floresta da Região Tocantina/Pa-FECAF. Realiza pesquisas e formações de professores nas temáticas "Educação do Campo, Escolas Multisseriadas, EJA, Currículo e Planejamento, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Pesquisa Educacional e Educação em Espaços Não-Escolares". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Oscar Ferreira Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, Oscar F.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Educação e Trabalho Ribeirinho: um estudo da relação entre os saberes das práticas produtivas e a escola do campo,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Wilson Honorato Aragão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Educação Popular; Educação do Campo; Escolas Ribeirinhas; práticas produtivas; Escolas Multisseriadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular / Especialidade: Escolas do Campo e Políticas Públicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Rural.
Setores de atividade: Educação; Desenvolvimento Rural.
2004 - 2005
Especialização em Educação, Cultura e Organização Social. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A organização do Trabalho Pedagógico das Escolas Multisseriadas em comunidades e vilas ribeirinhas da Amazônia Paraense.
Orientador: Sônia de Jesus Nunes Bertolo.
2000 - 2003
Graduação em pedagogia.
Universidade do Estado do Pará.
Título: Classes Multisseriadas em escola rural-ribeirinha: a práxis pedagógica de uma educadora.
Orientador: Ivanilde Apoluceno de Oliveira.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Economia Solidária. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Capacitação dos Educadores. (Carga horária: 150h).
Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da Disciplina Didática e Formação Docente, vinculado à Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Atua nas disciplinas pedagógicas Avaliação, Currículo, Planejamento Educacional, Organização do Trabalho Pedagógico e Educação em Ambientes não-escolares.


Programa Educamazônia: construindo ações inclusivas e Multiculturais.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Serviço Prestado
Outras informações
Refirimos a atuação na Pesquisa do Programa EducAmazônia, onde houve o levantamento de dados e informações sobre a realidade das escolas ribeirinhas multisseriadas e a situação sócio-cultural e econômica das familias rurais para Banco de Dados do Programa. Essa pesquisa foi realizada no município de Breves/PA, no período de 16 a 20 de Janeiro de 2006.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Formador, Enquadramento Funcional: Serviço prestado, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação como Formador de Educadores e Educadoras do Campo pelo Programa EducAmazônia em parceria com a Universidade Federal do Pará/Campus de Santarem e a Secretaria Municipal de Educação, durante as Oficinas de Formação de Educadores do Campo, realizada no município de Santarém/PA, no período de 12 a 16 de junho de 2006.

Atividades

06/2006 - 06/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Formação de Educadores do Campo; Políticas Públicas de Educação do Campo; Projetos de Intervenção
01/2006 - 01/2006
Outras atividades técnico-científicas , EDUCAMAZÔNIA, .

Atividade realizada
Realização de Pesquisa de Campo; Levantamento de Dados e Informações sobre a realidade das Escolas Multisseriadas e das familias ribeirinhas.

Museu Paraense Emílio Goeldi.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Pesquisador - Pedagogo, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços
Outras informações
Refere-se à participação no Projeto Experimentação Científico Pedagógica: a construção do saber sob a ótica da Alfabetização Científica - ALFACIÊNCIA. O projeto é cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e é destinado à capacitação de professores da rede pública de ensino do Estado do Pará, bem como à produção de recursos didático-científicos regionalizados, com intuito de inovar e incrementar o processo de ensino -aprendizagem, tendo como base a linha teórico-metodológica da alfabetização científica. É coordenado pela Profª. Drª. Waldinete Costa.

Atividades

09/2004 - 05/2005
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Museologia, .

Serviço realizado
Realização de Pesquisa de Campo; Produção de Relatórios; Ministrante de Oficinas.

Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como Monitor do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos-MOVA/PA, desenvolvendo as atividades de Acompanhamento e Orientação Pedagógica às Turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos. O MOVA foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Belém, em parceria com a Sociedade Civil. O MOVA atuava na linha teórico-metodológica Freireana de Alfabetização, propondo a investigação sócio-antropológica como pressuposto para o levantamento de dados e informações do cotidiano como base para a orgaização do currículo e a prática pedagógica de educadores e educandos.


Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Cosultor Técnico
Outras informações
O contrato de prestação de serviços com o PNUD, destinou-se a elaboração de Pareceres Técnicos dos Projetos Político-Pedagógicos das Secretarias Estaduais de Educação e Instituições de Ensino Superior dos Estados do Pará, Rondônia, e Rio Grande do Sul, referentes à participação desses estados no Programa ProJovem Campo-Sabres da Terra-Secad/MEC. Também durante a vigência do contrato, produziu-se documento analítico contendo a avaliação do I Seminário de Formação de Formadores do Programa ProJovem Campo-Sabres da Terra e um relatório de avalição das Formações estaduais que aconteceram nos estados de PA, RO e RS. Informações sobre os dados apresentados pelo fone: 61 2194 6263, 2104 6112

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico
Outras informações
O contrato com o PNUD prestava-se: A) produção de um documento contendo a sistematização dos materiais didáticos levantados durante às visitas técnicas nos estados do PA, TO, PR, SC, MS e RO. B) Construir um guia metodológico para o educador e um caderno de textos para o educando sobre os materiais sistematizados, referentes aos eixos Sistema de Produção e rocessos de Trabalho no Campo; e Economia Solidária. C) Caderno de Textos de atividades para os educandos referente ao eixo temático Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Enfoque Territorial; Essas ações estavam vinculadas ao Programa Saberes da Terra da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade- Secad do Ministério da Educação.

Atividades

07/2008 - Atual
Serviços técnicos especializados , PNUD, .

Serviço realizado
Elaborar Parecer Técnico dos Projetos Político-Pedagógicos das Secretarias Estaduais de Educação e Instituições de Ensino Superior dos Estados do Pará, Rondônia, e Rio Grande do Sul; Produção de um documento analítico contendo a avaliação do I Seminá.
10/2007 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , PNUD, .

Serviço realizado
Levantamento e sistematização de materiais didáticos; Produção de uma proposta de Cadernos de Textos e Guia Metodológico para Educandos referentes aos materiais levantados dos Estados PA, TO, RO, SC, MS, PR..

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Consultor Técnico-Pedagógico, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20
Outras informações
Referimos à participação como Consultor Técnico (PNUD), de atuação na equipe pedagógica do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra. Este Programa está inserido na Coordenação-Geral de Educação do Campo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-SECAD, do Ministério da Educação. O ProJovem Campo-Saberes da Terra é um programa de educação do campo que raliza a escolarização de jovens agricultores familiares no ensino fundamental, integrada à quaificação social e profissional. Surgiu em 2005, com atendimento de 5.000 jovens agricultores. Em 2008, o atendimento ampliou-se para 35.000 vagas destinadas para 19 estados da federação (PA, TO, AM, RO, MA, PI, SE, CE, BA, PB, PE, AL, RN, SC, MT, MS, PR, ES e MG). O programa atua junto às Secretarias Estaduais de Educação e às Instituições de Ensino Supeiror, responsáveis, respectivamete, pelas coordenações executivas estaduais e formaçãoes continuadas de educadores e coordenadores de turmas.

Atividades

07/2008 - Atual
Serviços técnicos especializados , Coordenação Geral de Educação do Campo, .

Serviço realizado
Sisntematização de materiais didáticos; Elaboração de Parecer Técnico; Elaboração de Relatórios; Elaboração de materiais didáticos; Atividades técnicas e administrativas;.

Centro Universitário Euro-Americano, UNIEURO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Curso de Pedagogia, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação como Professor do Curso de Pedagogia nas disciplinas Fundamentos e Metodos da Educação do Campo e Fundamentos da Educação em Espaços-Não Escolares. A disciplina Fundamentos e Métodos da Educação do Campo apresenta-se como inovadora na grade curricular de um curso de pedagogia, pois a Educação do Campo vem se constituindo cada vez mais no Brasil como um novo campo de conhecimento científico, acumulando experiências políticas e pedagógicas oriundas dos Movimentos Sociais e demais ações governamentais e não-governamentais destinadas a escolaralização e formação profissional com crianças, jovens e adultos do campo. Desse modo, torna-se importante para a formação do educador na contemporaneidade estudar a origem conceitual da educação do campo, debater as políticas públicas de educação do campo pautadas pelo estado e sua relação com o modelo de desenvolvimento rural para o Brasil. Além disso, a construção do projeto político-pedagógico da educação do campo, pautando o desafio da escola camponesa, é outro conhecimento específico a ser estudado. Assim como é preciso estudar as diversas metodologias utilizadas nas experiências de educação básica do campo para a formação dos jovens agricultores. A disciplina Fundamentos da Educação em Espaços Não-Escolares, por sua vez, possibilita os estudos dos diferentes ambientes educativos e suas possibilidades de inclusão social reconhecendo a educação como condição essencial ao exercício da cidadania e à construção da democracia; Torna-se esencial nesse cenário de ampliação dos campos de atuação do pedagogo, onde se insere a discussão da pedagogia hospitalar, pedagogia empresarial, Educação popular com ênfase na pedagogia em comunidades periféricas, Arte e Educação e outros cenários sociais. Ela se propõe a fazer a formação em educação nos espaços sociais, debatendo os fundamentos teóricos e metodológicos que a sustentam como um projeto de desenvolvimento da sociedade. Um tipo de Educação Popular, de bases sócio-antropólogic

Atividades

08/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Métodos da Educação do Campo; oriegem, marcos históricos e conceitos; Agroecologia e Educação do Campo; Políticas Públicas de Educação do Campo; Experiências de Educação do Campo em Espaços Não-Escolares.
08/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação em Espaços Não-Escolares; Origem, conceitos e Métodos; Tendências Pedagógicas; Concepções de Educação, Educação Popular e Cultura; Experieincias de Educação em Espaços Sociais

Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas, FACITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Curso de Pedagogia da Disciplina Trabalhos Pedagógicos em Diferentes Contextos Sociais. Essa disciplina se apoia na realização de estudo, pesquisa e reflexão aos diferentes ambientes educativos. Parte pelo estudo das contribuições dos diferentes Movimentos sócio-culturais e suas interlocuções educativas para o curso de pedagogia. Investiga o conceito de Trabalho Pedagógico. Problematiza Educação, inclusão e exclusão social. Fundamenta-se na Educação Popular como estratégias política, cultural e pedagógica em contextos sociais e propõe a elaboração, implementação e avaliação de projetos educativos interdisciplinares.

Atividades

07/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalhos Pedagógicos nos Diferentes Contextos Sociais; Tendências Pedagógicas; Conceitos de Educação, Educação Popular e Cultura; Educação em espaços sociais: comunidade, empresa, hospital, circo. Projetos de Intervenção

Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ pertence ao Centro de Educação da UFPA e objetiva realizar estudos e produzir conhecimentos sobre a realidade educacional do campo na Amazônia. Ele foi criado com a aprovação do Projeto de Pesquisa "Classes Multisseriadas: Desafios da Educação Rural no Estado do Pará/ Região Amazônica", financiado pelo CNPq/PNOPG, e desenvolvido no biênio 2002-2004. A pesquisa apresentou como resultado um diagnóstico da realidade educacional do campo no Pará, focalizando as escolas multisseriadas com destaque para as dificuldades que enfrentam educadores e educandos no processo ensino-aprendizagem. O GEPERUAZ é formado por uma ampla equipe de pesquisadores e estudantes que participam do programa de extensão denominado "Educação Cidadã na Transamazônica", financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA, que oferece educação de Jovens e Adultos aos assentados da Reforma Agrária a nível fundamental e médio. No início de 2005, aprovou para financiamento através do Edital Universal do CNPq o Projeto de Pesquisa "Currículo e Inovação Educacional: Transgredindo o Paradigma Multisseriado nas Escolas do Campo na Amazônia" que objetiva realizar um inventário de experiências educacionais exitosas em desenvolvimento no campo na Amazônia Paraense e elaborar uma proposta de intervenção pedagógica que se apresente como possibilidade de transgredir à "precarização do modelo seriado urbano" que constitui o traço identitário dominante das escolas multisseriadas. Em conjunto com outras entidades que participam do Fórum Paraense de Educação do Campo e com o apoio do UNICEF, o GEPERUAZ desenvolve o Programa "EDUCAmazônia: Construindo Ações Inclusivas e Multiculturais no Campo", visando a efetivação de ações de intervenção que possam contribuir para com a melhoria das condições de ensino nas escolas do campo da Amazônia Paraense.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica Tecnológica, Carga horária: 20
Outras informações
Referimos à participação como bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica do Projeto de Pesquisa "Classes Multisseriadas: Desafios da Educação Rural no Estado do Pará/ Região Amazônica", sob orietação do Prof Dr. Salomão Antonio Mufarreja Hage (UFPA), aprovado para financiamanto pelo CNPq/PNOPG, e desenvolvido no biênio 2002-2004. A pesquisa apresentou como resultado um diagnóstico da realidade educacional do campo no Pará, focalizando as escolas multisseriadas com destaque para as dificuldades que enfrentam educadores e educandos no processo ensino-aprendizagem. Esses resultados foram publicados no livro HAGE, S. (2005) Educação do Campo na Amazônia: um retrato das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica Gutemberg, com o apoio do CNPQ. Esse livro está composto por um conjunto de artigos, fotos e um Banco de Dados e Informações sobre a realidade das escolas multisseriadas nos 123 municipios do Pará, e mais especificamente, uma análise detalhada da realidade de 06 municípios que comporam a pesquisa de campo do Projeto.

Atividades

03/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GEPERUAZ, .


Núcleo de Educação Popular Paulo Freire Nep.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador
Outras informações
O Núleo de Educação Popular Paulo Freire está vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará-UEPA, cujo o Grupo de Pesquisa em Educação Popular está cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPQ. O NEP realiza um conjunto de atividades pedagógicas, entre elas, a alfabetização de jovens e adultos nas periferias de Belém/PA e nas comunidades ribeirinhas do município de São Domingos do Capim/PA e São João da Ponta/PA; Atua desenvolvendo cursos de Formação de Educadores em Educação Popular de Jovens e Adultos; Pesquisas em EJA e na elaboração de materiais didáticos formativos. O núcleo já publicou diversos trabalhos na área entre eles estão OLIVEIRA, I.A. (Org) Caderno de Atividades Pedagógicas em Educação Popular, 2004; e OLIVEIRA, I.A. (Org) Cartografias Ribeirinhas: sabres, imaginários e representações dos alfabetizandos das comunidades rurais-ribeirinhos da Amazônia Paraense, (2006). O NEP écoordenado pela Profª Dr. Ivanilde Apoluceno de Oliveira.

Atividades

03/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, .

Atividade realizada
Projeto de Ensino Educação de Jovens e Adultos nas Comunidades Ribeirinhas do Município de São Domingos do Capim-PA.
02/2002 - 02/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Formador de Educadores na Alfabetização de Jovens e Adultos nas comunidades Ribeirinhas de São Domingos do Capim/PA
Alfabetizador de Jovens e Adultos na Vila da Barca/Belém/PA
Alfabetizador de Jovens e Adultos no Centro Comunitário do Guamá/Belém/PA

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor público contratado, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 30
Outras informações
Referimos à atuação como Auxiliar Administrativo da Coordenação do Curso de Formação de Professores para o Pré-escolar e 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental (2002-2003) do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE da Universidade do Estado do Pará/UEPA.

Atividades

10/2002 - 9/2003
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Sociais e Educação Ccse Uepa, Coordenação do Curso de Formação de Professores Para o Pré Escolar e 1ª a 4.

Serviço realizado
Auxiliar Administrativo.


Linhas de pesquisa


1.
Povos Amazônicos: história, identidade e educação

Objetivo: A Rede foi criada em dezembro de 2001, no Seminário organizado pelo CNPq em Belém, onde se reuniram todos os pesquisadores que tiveram seus projetos aprovados para financiamento pelo edital do Programa Norte de Pesquisa e Pós-Graduação - PNOPG, criamos a "Rede de Pesquisa: Povos Amazônicos: história, identidades e educação". A Rede assumiu como objetivo fortalecer o intercâmbio entre instituições, movimentos sociais, grupos e pesquisadores que investigam sobre a história, as identidades e a educação dos povos da Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação do Campo; Amazônia Paraense; Povos Amazônicos.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Políticas de Formação, Currículo e Trabalho para a juventude do Campo na Amazônia: construindo indicadores de qualidade para o Ensino Médio do Campo na Região Tocantina/Cametá

Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado pelo Edital Universal 04/2010/CNPQ, coordenador pelo GEPECART com o Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva. O Projeto está realizando uma investigação sobre o Sistema de Organização Modular de Ensino-SOME, que atende o Ensino Médio no Campo no Pará, analisando as condições de ofertada, infraestrutura, curriculo, trabalho e o egresso do some. O Projeto pretende apresentar um banco de dados e um livro final da pesquisa contendo informações sobre a qualidade do ensino médio no campo no Pará e na região Tocantina/Cametá..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Oscar Ferreira Barros - Integrante / Gilmar Pereira da Silva - Coordenador / Odete da Cruz Mendes - Integrante / Maria Sueli Corrêa dos Prazeres - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2008 - 2010
Políticas de Nucleação e Transporte Escolar: construindo indicadores de qualidade para a educação básica do campo

Descrição: Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPQ - Edital Universal, coordenado pelo GEPERAUZ com o Prof. Dr. Salomão Mufarrej Hage. O projeto investigou os processos de nucleação das escolas multisseriadas e a sua vinculação na oferta do transporte escolar no campo, tendo como foco o município de Curralinho, Ilha do Marajó-Pa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Oscar Ferreira Barros - Integrante / Sérgio Roberto Moraes Corrêa - Integrante / Salomão Mufarrej Hage - Coordenador / Edel Moraes Tenório - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2006 - 2008
Currículo e Inovação: transgredindo o paradigma multisseriado nas Escolas do Campo

Descrição: Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPQ, Coordenado pelo GEPERUAZ, por meio do Prof. Dr Salomão Hage. O projeto investigou práticas exitosas dos professores das escolas multisseriadas no município de Portel, Marajó-Pa, atuando por meio da realização de oficinas pedagógicas com professores d asescolas ribeirinhas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Oscar Ferreira Barros - Integrante / Sérgio Roberto Moraes Corrêa - Integrante / Salomão Mufarrej Hage - Coordenador / Maria Natalina Mendes Freitas - Integrante / Edel Moraes Tenório - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2002 - 2004
Classes Multisseriadas: Desafios da Educação Rural no Estado do Pará/Região Amazônica

Descrição: A pesquisa diagnosticou a realidade educacional da zona rural no Pará, focalizando a realidade das escolas multisseriadas; com destaque para a criação de uma base de dados que evidencie a situação dessas classes nos vários municípios do estado; visando apresentar indicadores que possam referenciar políticas educacionais que garantam o sucesso escolar na zona rural da Região Amazônica. Ela teve seu projeto aprovado para financiamento pelo CNPq na chamada de Fomento à Pesquisa/Programa Norte de Pesquisa e Pós-Graduação PNOPG (01/2001), para ser desenvolvida no biênio 2002-2004...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Oscar Ferreira Barros - Integrante / Salomão Mufarrej Hage - Coordenador / Maria Natalina Mendes Freitas - Integrante / Ana Cláudia da Silva Pereira - Integrante / Adalcile Helena Café Duarte - Integrante / Sérgio Roberto Moares Corrêa - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2011 - 2012
INTERFORI: desenvolvimento e uso de Tecnologias Agroecológicas, Inovações Pedagógicas e Organização de Empreendimentos Populares

Descrição: Projeto de Extensão aprovado no Edital Navega Saberes da PROEX (2011-2012), Coordenado pelo GEPECART com o prof. Ms. Oscar Ferreira Barros. O Projeto está realizando uma pesquisa nos Fóri de Educação do Campo, Agroecologia e Economia Solidária de Cametá e em 2012 irá realizar a formação de lideranças populares que atuam nesses mesmos Fóri. Pretende-se criar um banco de dados e apoiar na formação de lideranças populares para atuarem em seus territórios..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Oscar Ferreira Barros - Coordenador / Salomão Mufarrej Hage - Integrante / Gilmar Pereira da Silva - Integrante / Odete da Cruz Mendes - Integrante / Maria Sueli Corrêa dos Prazeres - Integrante.
Financiador(es): Pro-Reitoria de Extensão/UFPA - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARROS, Oscar F.2004 BARROS, Oscar F. ; LIMA, Adriane Raquel Santana de ; GOMES, Roseane Corrêa ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes . A identidade dos Povos Amazônidas: uma experiência em educação de jovens, adultos e idosos nas e com as comunidades rurais e ribeirinhas. Caderno de Atividades Pedagógicas Em Educação Popular Pesquisas e Práticas Educativas de Inclusaão Social, Belém - PA, v. 1, n.1, p. 97-113, 2004
Palavras-chave: Educação de Jovens, Adultos e Idosos; Amazônia; Comunidades rurais e ribeirinhas; Diálogo; Rede Temática; Assessoria dialógica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Educação de Jovens e Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Pesquisa e Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 85 9824
Este Artigo vem mais uma vez analisar as experiências que o Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Popular (GETEPAR) do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) vem desenvolvendo nas comunidades rurais e ribeirinhas em São Domingos do Capím com a Formação de Alfabetizadores e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos locais.. .

2.
BARROS, Oscar F.2004 BARROS, Oscar F. . Classes Multisseriadas em Escola Rural-Ribeirinha: a práxis pedagógica de uma educadora. Caderno de Atividades Pedagógicas Em Educação Popular Práticas e Pesquisas Educativas de Inclusão Social, Belém - PA, v. 1, n.1, p. 115-125, 2004
Palavras-chave: Classes Multisseriadas; Escolas rurais e ribeirinhas; Práxis pedagógica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Pesquisa e Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Pesquisas Em Comunidades Rurais e Ribeirinhas da Amazônia.
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 85 9824
Este trabalho socializa a pesquisa desenvolvida numa comunidade rural-ribeirinha do município de São Domingos do Capim no ano de 2003, tendo como foco as escolas multisseriadas. É fruto do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará e foi orientado pela Profª Drª Ivanilde Apoluceno de Oliveira.. .

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS, Oscar F. ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes ; HAGE, Salomão Mufarrej ; TENÓRIO, Edel M. . Transgredindo o Paradigma (multis)seriado nas Escolas do Campo. In: Salomão Mufarrej Hage; Maria Izabel Antunes-Rocha. (Org.). Escola de Direito: reiventando a Escola Multisseriada. 2ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 2, p. 14-423.
Palavras-chave: Escolas Multisseriadas; transgressão.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 3; Número da revisão: 2; ISBN: 9788575264874.

2.
BARROS, Oscar F. ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes ; HAGE, Salomão Mufarrej ; TENÓRIO, Edel M. . Retrato de Realidade das Escolas do Campo: multissérie, precarização, diversidade e perspectivas. In: Salomão Mufarrej Hage; Maria Izabel Antunes-Rocha. (Org.). Escola de Direito: reiventando a Escola Multisseriada. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 2, p. 15-423.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 3; Número da revisão: 1; ISBN: 9788575264874.

3.
BARROS, Oscar F. . A Organização do Trabalho Pedagógico das Escolas Multissriadas: Indicativos de Saberes Pedagógicos de resistência educaional no campo. In: HAGE, Salomão Mufarrej. (Org.). Educação do Campo na Amazônia: Retratos da realidade das Escolas Multisseriadas no Pará. 1ed.Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 2005, v. 1, p. 11-13.
Palavras-chave: Educação do Campo; Escolas Multisseriadas; Amazônia Paraense; Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 859053221-6.
O Artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada pelo GEPERUAZ nos municípios de Breves e Moju/PA, focalizando os aspectos relacionados à Organização do Trabalho Pedagógico, tendo como linha de estudo a organização do espaço, do tempo e do conhecimento. Destaca os desfios enfrentados pelos educadores para desenvolver as aulas para uma turma com diferentes idades, séries e aprendizagens num mesmo espaço educativo. Relaciona esses desafios com as quetões ambientais, sociais e produtivas das familias rurais e ribeirinhas e revela que os desafios educacionais estão estritamente ligados aos aspectos conjunturais que envolvem as familias e a região amazônica. Revela ainda que, na contramão dessa situação, os professores acumulam saberes experiencias referentes ao próprio fazer pedagógico de organização escolar, saberes que vão construindo o fazer educativo de cada dia e resistindo as dificuldades de trabalho com uma turma multisseriada..

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, Oscar F. . Saberes do trababalho ribeirinho e a escola multisseriada: um estudo na ótica da educação do campo na amazônia paraense. In: I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo no Estado do Pará, 2008, Belém. Educação do Campo e Pesquisa na Amazônia: mudando paradigmas e afirmando direitos, 2008.
Palavras-chave: Amazônia Paraense; Saberes tradicionais; Trabalho popular; Escolas Multisseriadas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético.
Refere-se a síntese da dissertação de Mestrado apresentada ao PPGE/UFPB em 2007. Discute a existencia de diferentes saberes do trabalho ribeirinho que são produzidos no momento de sua realização, saberes que estão distantes da escola ribeirinha, organizada em multisseriação. Estuda as barreiras que existem na escola que distanciam o curriculo escolar dessas saberes populares do trabalho e apresenta a necessidade de se pesar e costruir um projeto político-pedagógico da escola ribeirinha que reoriente o curriculo e o trabalho pedagógico para novas formas flexiveis de atuar com a educação escolar e os saberes locais..

2.
BARROS, Oscar F. ; DUARTE, E. . A gestão da Educação do Campo no Pará: construindo processos de inovação educativa. In: III Encontro Paraense de Educação do Campo, 2007, Belém. Educação do Campo na Amazônia: direito nosso, dever do Estado. Belém: independente, 2007. v. 1. p. 08-50.
Palavras-chave: Educação do Campo; Poíticas Públicas; Gestão da educação do campo.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1.
Texto presparatório parao III Seminário de Educação do Campo. Discute a gestão da educação do campo no Pará na perspectiva de elaborar novas estratégias para criar e omplementar políticas públicas..

3.
BARROS, Oscar F. . Trabalho Popular em Comunidades ribeirinhas e a Educação Popular na Amazônia. In: IV Seminário de Educação e Movimentos Sociais, 2006, João Pessoa. Educação, Movimentos Sociais e Democracia no Brasil: Desafios e Perspectivas. João Pessoa: Editora Universitária-UFPB, 2006. v. 1. p. 09-269.
Palavras-chave: Trabalho popular; Educação Popular; Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 8577450406.
Trabalho ampliado da mografia de Especialização em Educação Cultura e Organização Social da UFPA. O artigo discute os impactos da implantação das empresas madeireras nas comunidades ribeirinhas do município de Breves, no sul da Ilha do Marajó-PA, e desestruturação das formas de trabalho popular com a natureza, resultando na descontinuidade dos estudos escolares, evasão, repetência e distorção idade-série. Outros impactos identificados reflete a derrubada intensiva das matas ciliares e a desestruturação dos ecossistemas locais. Esses situações requerem a intensificação de estudos e pesquisas que integrem a educação popular e a economia solidária, numa perpspetiva de elaboração de propostas pedagógicas e políticas públicas que venham enfrentar essa situação problemática nas áreas ribeirinhas..

4.
BARROS, Oscar F. ; HAGE, Salomão Mufarrej . "Tenho que trabalhar, tenho que faltar aulas": a relação entre o trabalho popular ribeirinho e a educação popular na amazônia. In: Congresso Internacional de Educação, 2006, Maceió. Congresso Internacional de Educação. Maceió, 2006.
Palavras-chave: Educação Popular; Trabalho popular; Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.
O artigo realiza um debate sobre o trabalho popular e as suas relações com a educação ribeirinha na amazônia. É resultado do Curso de Especialização em Educação, Cultura e Organização Social da UFPA no período de 2004-05, e pretende contribuir com os debates sobre a participaão infanto-juvenil no trabalho e procura mobilizar os diversos segmentos públicos para reverter os impactos educacionais na vida ribeirinha da Amazônia..

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, Oscar F. ; HAGE, Salomão Mufarrej ; FREITAS, Maria Natalina Mendes ; DAMASCENO, F. A. F. . Educação do Campo, Trabalho Docente e os desafios da construção do Projeto Político Pedagógico das escolas ribeirinhas do municipio de Portel/Pa.. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2008, Brasilia. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2008.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.
O Artigo refere-se a socialização da pesqusa realizada entre os educadores ribeirinhos do município de Portel/PA. Aborda questões referentes aos desafios pedagógicos dos educadores, gestores e técnicos para desenvolver o trabalho educativo em turmas multisseriadas da região. A pesquisa aconteceu durante a realização de Oficinas Pedagógicas de formação de educadores do campo o município, utilizando entrevistas, conversas, observações e registros digitais. Apresenta a necessidade articular formação pedagógica ao movimento de educadores em integração nas oficinas, troca de experiencias e fortalecimento do poder docente local..

2.
BARROS, Oscar F. . Educação Ribeirinha e Trabalho Popular na Amazônia:um estudo dos impactos educacionais e sócio-ambientais através da extração do palmito do açaí nas comunidades ribeirinhas. In: Seminário Luso-Brasileiro-CaboVerdiano e II Enconro Paraibano de Geografia e III SEMAGEO- Semana de Geografia da UFPB, 2006, João Pessoa. Agricultura Familiar em Regiões com risco de desertificação. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2006. v. 1. p. 29-188.
Palavras-chave: Trabalho popular; Educação Ribeirinha; Amazônia Paraense.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 8523705554.
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante o curso de especialização em Educação, Cultura e Organização Social pela Univerisidade Federal do Pará, no biênio 2004-2005. Pesquisa realizada no município de Breves/PA onde focaliza a compreensão das fomas de atuação pedagógica do educador na escola ribeirinha frente as mazelas públicas e sócio-ambientais que provovam impacos educacionais e sócio-ambientais na natureza e na vida das familias ribeirinhas..

3.
BARROS, Oscar F. . Escolas Ribeirinhas da Ilha do Marajó e a Gestão dos Conhecimentos Locais: um desafio ao desenvolvimento comunitário e às políticas públicas na Amazônia. In: Seminário Luso-Brasileiro-CaboVerdiano e II Enconro Paraibano de Geografia e III SEMAGEO- Semana de Geografia da UFPB, 2006, João Pessoa. Agricultura Familiar em regiões com risco de desertificação. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2006. v. 1. p. 29-188.
Palavras-chave: Escolas Ribeirinhas; Desenvolvimento comunitário; Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 8523705554.
Este resumo apresenta os levantamento iniciais da proposta de pesquisa submtida ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação da UFPB. A pesquis se propõe investigar as formas populares de gestão do conhecimento local ribeirinho, numa perspectiva de estudar a elaboração de um projeto educativo da escola ribeirinha e de políticas públicas voltados ao desenvolvimento comunitário local..

4.
BARROS, Oscar F. ; GOMES, R. ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes . A Alfabetização de Jovens e Adultos numa perspectiva Freireana: Um desafio ético-político-pedagógico nas comunidades ribeirinhas do Estado do Pará. In: II Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2002, Teresina. Formação de Professores, Direitos Humanos e Diversidades Culturais. Teresina: Editora Universitária UFPI, 2002. v. 1. p. 03-124.
Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos;; Comunidades Ribeirinhas;; Estado do Pará; Formação de Alfbetizadores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Educação de Jovens e Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Pesquisa e Formação de Professores Em Comunidades Rurais e Ribeirinhas da Amazônia.
Setores de atividade: Outro.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.ufpi.br/educmest; Série: 1; ISSN/ISBN: 8574630578.
Este trabalho socializa as experiencias de formação de professores das comunidades rurais e ribeirinhas do município de São Domingos do Capim, pelo Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Popular na Amazônia Rural - GETEPER do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP..

Artigos aceitos para publicação
1.
BARROS, Oscar F. ; HAGE, Salomão Mufarrej . Currículo e Educação do Campo na Amazônia: referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo. Revista Espaço do Currículo (Online), 2011.
Palavras-chave: Curriculo; Amazônia Paraense; Educação do Campo.; ISSN/ISBN: 19831579.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, Oscar F. ; HAGE, Salomão Mufarrej . Nucleação das Escolas do Campo, Afirmação da Seriação e implicações quanto à organização do trabalho pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação do Campo; Transporte Escolar; Políticas de Nucleação; Escola do campo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFAM; Cidade: Manaus; Evento: XIX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal do Amazonas.

2.
BARROS, Oscar F. ; HAGE, Salomão Mufarrej . Panorama Estatístico e aspectos legais da política de nucleação e transporte escolar: reflexoes sobre a extinção das escolas multisseriadas e a sua permanência nas comunidades do campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Políticas de Nucleação; Educação do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFPB; Cidade: João Pessoa; Evento: Encontro de pesquisas e Práticas de Educação do Campo da Paraíba; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal da Paraíba.

3.
BARROS, Oscar F. . Saberes Docentes e os desafios da pesquisa numa escola ribeirinha da Amazônia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFPB; Cidade: João Pessoa; Evento: 19ª Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN; Inst. promotora/financiadora: Univrsidade Federal da Paraíba.

4.
BARROS, Oscar F. . Currículo e os Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Currículo; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hotel; Cidade: Porto Velho-RO; Evento: Encontro Estadual de Formação dos Professores da EJA-RO; Inst. promotora/financiadora: Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.
Refirimos a uma Palestra de Abertura do encontro de formação de educadores da EJA realizada no dia 10/10/2008 em Porto Velho-RO. Os temas abordados centravem-se nos marcos históricos da EJA, as polítcas de EJA nos decorrer periodos históricos, educação popular, Amazônia e a EJA nos marcos da Educação Popular, Economia Solidária e da EcoPedagogia..

5.
BARROS, Oscar F. . Fundamentos e Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Diretrizes Operacionais; Poíticas Públicas; Educação do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Hotel; Cidade: Goiania; Evento: Formação de Formadores que atuam no Programa Escola Ativa; Inst. promotora/financiadora: Secretaria de Educação do Estado de Goias.
Palestra ocorrida no dia 23/04/08 por ocasião da semana de formação de educadores e gestores que atuam com o Programa Escola Ativa/MEC no Estado de Goiás. A palestra apresnetou e debateu os conceitos e diretires presentes na política pública de educação do campo com o objetivo de orietar para o desevolvimento de ações que resultem na aplicação das Diretrizes Operacionais nos respectivos sistemas de ensino municipais representados pelos sujeitos que particiapavam da formação..

6.
BARROS, Oscar F. . Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico das Escolas Multisseriadas: relatos de experiências dos educadores do campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação do Campo; Organização do Trabalho Pedagógico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Colégio Marista; Cidade: Maceió-AL; Evento: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN; Inst. promotora/financiadora: UFAL.
Essa Comunicação é resultado da pesquisa intitulada "Classes Multisseriadas: desafios da educação rural no Estado do Pará/Região Amazônica" que diagnosticou a realidade educacional das escolas multisseriadas na Amazônia Paraense. No texto trabalhamos com os relatos de expereincias de trabalho docente em salas multisseriadas..

7.
BARROS, Oscar F. . Políticas Públicas em Educação Ribeirinha na Amazônia: a contribuição das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo no Pará. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Poíticas Públicas; Educação Ribeirinha; Amazônia; Educação do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Maceió; Evento: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste-EPENN; Inst. promotora/financiadora: UFSE.
Este Artigo apresenta uma síntese de um dos capítulos da Dissertação "Educação Popular Ribeirinha: as práticas produtivas do trabalho na Amazônia", PPGE/UFPB. Socializa um estudo da representação do conceito de campo presente nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (CNE/CEB: 2002) e indica possiblidade de construir uma política de educação ribeirinha a partir das referencias de campo e das peculiaridades dos sujeitos ribeirinhos da Amazônia..

8.
BARROS, Oscar F. ; PEREIRA, Ana Cláudia da Silva . Pôster A Organização Escolar das Classes Multisseriadas na Amazônia Paraense. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Organização Escolar; Classes Multisseriadas; Amazônia Paraense; Comunidades Ribeirinhas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Escolas Rurais e Ribeirinhas da Amazônia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Pesquisas Em Comunidades Rurais e Ribeirinhas da Amazônia.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Desenvolvimento Rural.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal de Pernanbuco; Cidade: Recife; Evento: 5º Congresso Nacional de Educação - CONED; Inst. promotora/financiadora: Fórum Nacional de Defesa da Escola Pública.
Trabalho apresentado no XV Congresso Nacional de Educação/CONED. Socializa os esultados preeliminares da Pesquisa Classes Multisseriadas: Desafios da Educação Rural no Estado do Pará / Região Amazônica, financiado pelo CNPQ para ser desenvolvida no biêncio 2002-2004. Discute as formas de organização escolar criadas e desenvolvidas no âmbirto de uma escola composta por várias séries, onde o educador realiza vários planejamentos de aula, cria várias fileiras seriadas e fragmenta o espaço escolar de acordo com o bom senso de ministrar da melhor forma possivel os conteúdos escolares. Esta pesquisa realizaou um diagnóstico da realidade educacional do Estado do Pará, focalizando as Escolas Multisseriadas..

9.
BARROS, Oscar F. . Experiencia Educativa do Núcleo de Educação Popular. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Educação; Cidade: Belém; Evento: I Jornada Pedagógica do Núcleo Eletivo de EJA do Centro de Educação da UFPA; Inst. promotora/financiadora: UFPA/CED.
Apresentação das experiências educativas do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire..

10.
BARROS, Oscar F. . Educação Rural na Amazônia: (des) construindo o sistema de ensino multisseriado da escola rural. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Educação do Campo; Amazônia; Escolas Multisseriadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: CCSE; Cidade: Belém; Evento: VIII Semana Acadêmica do CCSE; Inst. promotora/financiadora: UEPA.
Retrata o panorama do sistema de ensino seriado das escolas rurais, configurados na precarização da escola e da qualidade da formação de educadores e de educandos. Propõe a necessidade de desconstruir esse sistema e construir um outro modelo de escola do campo, por meio da elaborção de um projeto político-pedagógico da escola do campo..

11.
BARROS, Oscar F. . Políticas Públicas em Educação Rural no Estado do Pará: realidades, experiências e perspectivas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Classes Multiseriadas; Educação do Campo; Comunidades e vilas ribeirinhas; Políticas Públicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: CED/UFPA; Cidade: Belém; Evento: I Seminário Temático; Inst. promotora/financiadora: Grupo de Esuto de Pesquisa em Educação Rural na Amazônia.
Exposição da Pesquisa de Conclusão de Curso de Pedagogia, intitulada "Classes Multisseriadas em Escola rural-ribeirinha: a práxis de uma educadora", realizada no município de São Domingos do Campim/PA. Debates a organização escolar, o currículo e a relação pedagógica da educadora com a comunidade e a Secretaria Municipal de Educação. Indica a necessidade de construir açoes que envolvam a comunidade e penasr a elaboração de políticas públicas educacionais para as escolas multisseriadas..

12.
BARROS, Oscar F. . Novos Olhares com Multisseriados: organização, planejamento e didática pedagógica na escola rural do Município de Cametá. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Classes Multisseriadas; didática; Escolas rurais e ribeirinhas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Canetá-PA; Evento: I e II Encontros de Professores de Classes Multisseriadas do Município de Cametá; Inst. promotora/financiadora: Prefeitura Municipal de Cametá.
Referimos a uma Palestra proferida para os Professores das Escolas Multisseriadas do Município de Cametá, durante o I e o II encontro de Professores das Escolas Mutisseriadas, ocorridos respectivamente nos periodos de 30 de abril e 17 e 18 de novembro de 2003..

13.
BARROS, Oscar F. . Coordenador da Palestra Formação Docente: a importancia da formação teórica do(a) professor(a) como caminho fundamental para a garantia do sucesso da criança na escola. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: Formação docente; Sucesso Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE / UEPA; Cidade: Belém; Evento: III Simpósio do Curso de Formação de Professores; Inst. promotora/financiadora: Coordenação do Curso de Formação de Professores para o Pré-escolar e 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.

14.
BARROS, Oscar F. . Formação contínua de Educadores para a Alfabetização de Jovens e Adultos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos; Amazônia Paraense.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Secretraria Municipal de Educação de Tucurui; Cidade: Tucurui; Evento: Programa Campus Avançado - IX Etapa; Inst. promotora/financiadora: Pro-Reitoria de Extensão - PROEX / UEPA.
Participaram professores e estudantes do curso de pedagogia local. Trabalhamos fundamentalmente uma concepção freireana de educação para alfabetizar jovens e adultos do campo e das periferias urbanas..


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, Oscar F. ; CAVALCANTE, Cacilda ; EMERICK, Gildete Dutra ; OLIVEIRA, J. R. ; FIGUEIREDO, Ana Paula Lima . Orientações Pedagógicas para a Formação de Educadores e Educadoras. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Assessoria Pedagógica).
Palavras-chave: Orientação pedagógica; Educação do Campo; Classes Multisseriadas; Escola Ativa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Fornecer subsídios teórico-metodológicos para a organização do trabalho pedagógico nas escolas multisseriadas.
Assessoria Pedagógica prestada ao Programa Escola Ativa vinculado ao Ministério da Educação. O presente caderno de orientações pedagógicas do programa Escola Ativa visa realizar uma reformulação teórica, técnica e metodológica da formação de educadores que atuam nas escolas do campo organizadas em turmas multisseriadas, oferecendo subsídios da política nacional de educação do campo, a concepção de escola do campo, os princípios do Programa Escola Ativa e a metodologica de organização do espaço escolar. ISBN: 978-85-60731-72-5 .

2.
BARROS, Oscar F. . Curriculo e os Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. 2008. .
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Currículo.
Referências adicionais: Brasil/Português;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Hotel; Cidade: Porto Velho; Inst. promotora: Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.
Mini Curso ocorrido por ocasião da semana de formação de educadores da EJA, no periodo de 06 a 10 de outrubro de 2008 em Porto Velho-RO. Os temas abordados foram: EJA e os marcos históricos, Educação Popular, Economia Solidária, Ecopedagogia..

3.
BARROS, Oscar F. ; CAVALCANTE, Cacilda ; OLIVEIRA, J. R. ; EMERICK, Gildete Dutra ; FIGUEIREDO, Ana Paula Lima . Projeto Base do Programa Escola Ativa. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Assessoria Pedagógica).
Palavras-chave: Escola Ativa; Escolas Multisseriadas; projeto político-pedagógico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Orientação técnicas e operacionais para preparação, implantação e acompanhamento das estratégias teórico-metodológicas do programa Escola Ativa nas Escolas do Campo organizadas em turmas multisseriadas..
Assessoria Pedagógica prestada ao Programa Escola Ativa vinculado ao Ministério da Educação. O Escola Ativa é um programa destinado a reformulação teórica, técnica e metodológica das escolas localizadas no meio rural brasileiro, prioritariamente escolas constituidas por turmas multisseriadas. O programa oferece um conjunto de cadernos pedagógicos e materiais didáticos voltados as séries iniciais do ensino fundamental. ISBN: 978-85-60731-71-8.

4.
BARROS, Oscar F. ; DALBERGARIA, E. ; COSTA, Gilson da Silva ; GIACOMETTI, L. D. ; STAUB NETO, João ; DELAMORA, M. M. M. . Projeto Político-Pedagógico do ProJovem Campo-Saberes da Terra. 2008. (Editoração/Coletânea).
Palavras-chave: Agricultura Familiar; Educação do Campo; Juventude do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage:http://www.mec.gov.br; Editora: SECAD/MEC; Nº páginas: 92; Cidade: Brasília-DF; Inst. promotora/financiadora: Ministério da Educação-MEC.
O Caderno Projeto Político-Pedagógico compõe a Coleção Cadernos Pedagógicos do ProJovem Campo Saberes da Terra, uma produção do Ministério da Educação (SECAD/Coordenação Geral de Educação do Campo) destinado à orientar a implementação do programa nos estados e à formação dos educadores, técnicos e gestores que atuarão na escolarização e qualificação profissional de jovens camponeses agricultores no período de 2009-2011. ISBN: 978-85-60731-59-6.

5.
BARROS, Oscar F. ; DALBERGARIA, E. ; GIACOMETTI, L. D. ; STAUB NETO, João ; DELAMORA, M. M. M. . Percurso Formativo do ProJovem Campo-Saberes da Terra. 2008. (Editoração/Coletânea).
Palavras-chave: Agricultura Familiar; Metodologias; Educação do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Editora: SECAD/MEC; Nº páginas: 43; Cidade: Brasília-DF; Inst. promotora/financiadora: Ministério da Educação.
O Caderno Percurso Formativo da Coleção Cadernos Pedagógicos do ProJovem Campo Saberes da Terra, é uma produção do Ministério da Educação (SECAD/Coordenação Geral de Educação do Campo). Contempla a base conceitual e metodológica estruturante do programa, com o objetivo de subsidiar o processo de planejamento e organização do trabalho educativo no cotidiano das atividades de escolarização e qualificação profissional. ISBN: 978-85-60731-60-2.

6.
BARROS, Oscar F. ; DALBERGARIA, E. ; DELAMORA, M. M. M. ; GIACOMETTI, L. D. ; COSTA, Gilson da Silva ; STAUB NETO, João . Agricultura Familiar: Identidade, Cultura, Gênero e Etnia (EDUCADORES/AS). 2008. (Editoração/Coletânea).
Palavras-chave: Agricultura Familiar; Identidade; cultura; Educação do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Editora: SECAD/MEC; Nº páginas: 139; Cidade: Brasília; Inst. promotora/financiadora: Ministério da Educação.
O Caderno dos Educadores e Educadoras intitualdo Agricultura Familiar: identidade, cultura, gênero e etnia, compõe a Coletânia de Cadernos Pedagógicos do ProJovem Campo Saberes da Terra. É uma produção do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-SECAD, coordenado pela Coordenação Geral de Educação do Campo. Tem o objetivo de orientar os educadores e as educadoras na realização das atividades educativas a serem realizadas no tempo escola e no tempo comunidade. É composto por um conjunto de processos teóricos e metodológicos que direcionam a prática pedagógica para a pesquisa didática e a produzção de sinteses sobre as temáticas estudadas. Sua orientação geral é construir uma nova cultura no campo brasileiro: a agricultura familiar sustentável. ISBN: 978-85-60731-61-9.

7.
BARROS, Oscar F. ; DALBERGARIA, E. ; COSTA, Gilson da Silva ; GIACOMETTI, L. D. ; DELAMORA, M. M. M. . Agricultura Familiar: Identidade, Cultura, Gênero e Etnia (EDUCANDOS/AS). 2008. (Editoração/Coletânea).
Palavras-chave: Agricultura Familiar; Identidade; Educação do Campo; Juventude do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Editora: SECAD/MEC; Nº páginas: 144; Cidade: Brasília-DF; Inst. promotora/financiadora: Ministério da Educação.
O Caderno dos Educandos e Educandas intitualdo Agricultura Familiar: identidade, cultura, gênero e etnia, compõe a Coletânia de Cadernos Pedagógicos do ProJovem Campo Saberes da Terra. É uma produção do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-SECAD, coordenado pela Coordenação Geral de Educação do Campo. Tem o objetivo de orientar os educandos a realizarem atividades educativas a serem feitas no tempo escola e no tempo comunidade. É composto por um conjunto de textos e informações que direcionam a formação do jovem para uma nova concepção de educação e juventude do campo: a agricultura familiar sustentável. ISBN: 978-85-60731-62-6.

8.
BARROS, Oscar F. . Relatório do I Seminário Nacional do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra. 2008. (Relatoria de Seminário Nacional).
Palavras-chave: ProJovem Campo Saberes da Terra; Educação do Campo; Juventude do Campo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Registro., sistematização, organização e socialização das etapas de execussão do Seminário; Local: Academia de Tênia; Cidade: Brasilia; Inst. promotora/financiadora: Ministério da Educação-MEC.
O I Seminário Nacional do ProJovem Campo Saberes da Terra, ocorreu no periodo de 15 a 19 de setembro de 2008, em Brasilia-DF, e teve a participação de 19 estados de todas as regiões do Brasil: PA, RO, TO, AM, MA, PI, BA, RN, CE, PB, PE, SE, MG, SC, ES, MT, MS e PR. O ProJovem Campo é um programa de educação do campo do Ministério da Educação, inserido na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-Secad, e coordenado a nível nacional pela Coordenação-Geral de Educação do Campo-Secad/MEC. Destina-se à escolarização fundamental de jovens e adultos camponeses, com qualificação social e profissional em agroecologia. No I Seminário, discutuiu-se a construção de uma referência comum em agricultura familiar, agroecologia e curriculo integrado. Apresentaram-se os Cadernos Pedagógicos do Eixo Temático I, o Percuso Formativo e o Caderno Projeto Base. Discutiu-se ainda o processo de implementação do ProJovem nos Estados, o repasse de recursos financeiros junto ao FNDE e o inicio das matriculas dos educandos, inicio das formações estaduais e o inicio das aulas..

9.
BARROS, Oscar F. ; PEREIRA, Ana Cláudia da Silva . Planejamento Currícular das Escolas Multisseriadas em Portel-PA. 2007. .
Palavras-chave: Planejamento curricular interdisciplinar; Escolas Multisseriadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Outra; Duração do evento: 30; Local: Portel; Cidade: Portel; Inst. promotora: Secretaria Municipal de Educação de Portel.
O curso realizou um debate sobre a reorientação curricular das escolas multisseriadas aontando para a construção do currículo numa perspectiva integrada, que envolva multiplas séries, saberes, idades e metodologias de ensino. O curso integrou 200 professores das escolas multisseriadas e apontou para os debates sobre: interdisciplinariedade, educação do campo, currículo e projetos de intervenção..

10.
BARROS, Oscar F. ; GIACOMETTI, L. D. ; RODRIGUES, José . Relatorio do IV Seminário Nacional de Formação de Formadores do Programa Saberes da Terra-Secad/MEC. 2007. (Relatoria de Seminário Nacional).
Palavras-chave: Educação do Campo; Políticas Públicas; Juventude do Campo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Sistematização, organização e sociailização das pautas e conteúdos debatidos e apresentados no IV Seminário Nacional; Local: Hotel Fazenda Braslandia; Cidade: Brasilia-DF; Inst. promotora/financiadora: Ministério da Educação.
O IV Seminário Nacional do Saberes da Terra, ocorrido no periodo de 27 a 29 de novembro de 2007, em Brasília-DF, congregou a participação de representantes de 12 estados da federação: PA, RO, TO, SC, PB, BA, PR, MG, MS, PE, MA e PI. Teve como objetivo discutir as bases pedagógicas e técnicas do Currículo Integrado, do Eixo Articulador e dos Eixos Temáticos que compõe a organização currícular do Programa Saberes da Terra, como alicerce para a elaboração dos Cadernos Pedagógicos Nacionais do Programa. No Seminário, foram apresentados as brochuras dos Cadernos Pedagógicos do Eixo Temático I Agricultura Familiar: identidade, cultura, gênero e etnia, dos educadores e educandos, produzidos em consórcio entre a UFPA e UFPE..

11.
BARROS, Oscar F. . Oficina de Criação de Metodologias em Educação de Jovens e Adultos. 2006. .
Palavras-chave: Educação de Jovens, Adultos e Idosos; Metodologias.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: EGPA; Cidade: Belém; Inst. promotora: Escola de Governo do Pará -EGPA.
Esta Oficina tem como objetivo realizar a formação de educadores em EJA, partindo da discussão sobre as políticas públicas em EJA, destacando seu panorama histórico e a emergencia da educação popular. Nesse contexto, destaca-se a possibilidade de criação de novas metodologias considerando as necessidades dos projetos educacionais e da criação de novas políticas em EJA..

12.
BARROS, Oscar F. ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes . Cadeia Alimentar: Teia de relações e saberes. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Cadeia alimentar; Saberes tradicionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 10; Local: Museu Paraense Emilio Goeldi; Cidade: Belém; Inst. promotora: Projeto Alfaciencia -MPEG.
O curso se realizou durante a Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia através do Projeto Alfaciencia do MPEG. Seu objetivo é refletir sobre o conjunto de relações que estabelecemos com os ecossistemas, destacando a cadeia alimentar como instrumento de sustentablidade sócio-ambiental repleto de saberes e tradições culturais e naturais..

13.
BARROS, Oscar F. ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes . A formação de educadores para a construção do planejamento curricular interdisciplinar nas escolas rurais com classes multisseriadas. 2003. .
Palavras-chave: Classes Multisseriadas; Formação de Educadores; Planejamento curricular interdisciplinar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Capitão Poço; Cidade: Capitão Poço; Inst. promotora: Universidade do Estado do Pará.
Este curso foi ministrado aos educadores da rede pública de ensino do Município de Capitão Poço que lecionam em escolas multisseriadas nas áreas rurais e ribeirinhas locais. Buscou instiga-los a construir um novo planejamento curricular numa perspectiva interdisciplinar para que o processo educativo nas escolas multisseriadas desenvolva-se com mais potencionalidade.

14.
BARROS, Oscar F. ; LISBOA, Débora ; VIEIRA, Gyllis . Por uma Pedagogia interdisciplinar para as escolas rurais com Classes Multisseriadas da Amazônia Paraense. 2003. .
Palavras-chave: Pedagogia Interdisciplinar; Escolas Multisseriadas; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Escolas Rurais e Ribeirinhas da Amazônia.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Centro de Ciencias Sociais e Educação - CCSE; Cidade: Belém; Inst. promotora: Universidade do Estado do Pará.
Este curso foi ministrado para professores e alunos da UEPA (Capital e Interior) na Semana Acadêmica do CCSE. Buscava problematizar a escola multisseriada, indicando possibilidades de intervenção numa perspectiva interdisciplinar..

15.
BARROS, Oscar F. . Classes Multisseriadas: desafios da educação rural na Amazônia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Classes Multisseriadas; Educação Rural.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Escol Pública; Cidade: Moju/PA; Inst. promotora: Secretaria Municipal de Educação de Moju/PA.
Mini curso realizado durante o IV Encontro Pedagógico "Democratização do Ensino: meios para a consolidação de mudanças paradigmáticas", para professores das escolas multisseriadas das regiões ribeirinhas e rurais, no periodo de 04 a 07 de fevereiro de 2003, no município de Moju/PA..

16.
BARROS, Oscar F. . Classes Multisseriadas: desafios e possibilidades da Educação rural na Amazônia . 2002. .
Palavras-chave: Classes Multisseriadas; Educação Rural; Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Escolas Rurais e Ribeirinhas da Amazônia.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Centro de Ciencias Sociais e Educação; Cidade: Belém; Inst. promotora: Universidade do Estado do Pará.
Mini Curso apresentado no III Simpósio do Curso de Formação de Professores da UEPA. Teve como público alvo professores e estudantes dos cursos de pedagogia, formação de professores e matemática da UEPA. .

17.
BARROS, Oscar F. . Currículo e Educação Rural: A formação do Educador na Amazônia. 2002. .
Palavras-chave: Educação Rural; Currículo; Formação do Educação; Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Escolas Multisseriadas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Centro de Ciências Sociais e Educação; Cidade: Belém; Inst. promotora: Universidade do Estado do Pará.
Este curso integrou a I Jornada Pedagógica do 4º Magistério, em dezembro de 2002..

18.
BARROS, Oscar F. . Um currículo a favor dos alunos das classes populares: construindo a escola cidadã. 2002. .
Palavras-chave: Escola cidadã; Curriculo; Classes Populares.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE / UEPA; Cidade: Belém; Inst. promotora: Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE / UEPA.

19.
BARROS, Oscar F. . Desafios da Educação Rural na Amazônia. 2002. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Local: CCSE; Cidade: Belém; Inst. promotora: Centro de Ciências Sociais e Educação/UEPA.

20.
BARROS, Oscar F. ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moares ; GOMES, Roseane Corrêa . Alfabetização de Jovens e Adultos nas Periferias de Belém: uma concepção freireana. 2001. .
Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos; Educação libertadora; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE / UEPA; Cidade: Belém; Inst. promotora: Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE / UEPA.

21.
BARROS, Oscar F. . Vygotski e desenvolvimento cognitivo: a relevância do sicial numa perspectiva interacionista. 2001. .
Palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo; interação; Sociabilidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE / UEPA; Cidade: Belém; Inst. promotora: Coordenação do Curso de Formação de Professores para o Pré-escolar e 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.
Aprofundamos as categorias vygotskianas: interação, niveis de aprendizagens e sociabilidade..

22.
BARROS, Oscar F. . I Simpósio Político Pedagógico: Educação Inclusiva: quem são os excluidos da Escola?. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: CCSE/UEPA; Cidade: Belém; Inst. promotora: Coordenação do Curso de Pedagogia/UEPA.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GAIA NETO, D. S.; BARROS, Oscar F.. Participação em banca de Durval dos Santos Gaia Neto. POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Pará.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação do Campo; ProJovem Campo Saberes da Terra.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, H. J. C.; BARROS, Oscar F.. Participação em banca de Humberto de Jesus Caldas Pereira.A realidade da educação do campo no município de Cametá: um estudo sobre o cotidiano estudantil dos filhos de trabalhadores rurais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
Palavras-chave: Educação do Campo; cotidiano estudantil; Amazônia Paraense.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
O TCC pesquisou a vida cotidiana de jovens adolescentes ribeirinhos do município de Cametá-Pa que precisavam sair das suas localidades para dar continuidade aos estudos na cidade, ou mesmo interrompiam os estudos no ensino médio, provocando o deslocamento territorial, a perca da identidade sócio-cultural e a interferência nos estudos e na carreira profissional. Estudo de base qualitativa, com ênfase em aspectos históricos da educação no município e na comunidade do Ajará-Panema, abordando os temas Educação do Campo, Cotidiano e políticas Educacionais..



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
BARROS, Oscar F.. Licenciatura em Educação do Campo-EDUCAMPO/SECAD/MEC. 2008. Universidade de Brasília.
Palavras-chave: Educação do Campo; Formação de Professores; Poíticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo / Especialidade: Educação do Campo.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
A participação em Banca de Comissão Julgadora acontece na Comissão Técnica Multidisciplinar do Curso de Licenciatura em Educação do Campo-PROCAMPO. O referido Curso é uma iniciativa do Ministério da Educação, Edital MEC/SECAD n 2 de 23 de Abril de 2008 e da Resolução CD/FNDE n 16, de 07 de maio de 2008. Para atender a demanda de seleção de projetos pedagógicos enviados pelas Instituições de Ensino Superior, o Ministério da Educação publicou uma Portaria no Diário Oficial da União (DOU) no dia 14 de agosto de 2008 constituindo o Comitê Técnico Multidisciplinar. As atribuições do comitê foram: a) avaliar a cosnsistência acadêmica das propostas e as suas adequações às diretrizes e aos objetivos do edital acima referido; b) emitir Parecer Técnico; c) recomendar adequação nas ações, no orçamento e no cronograma dos projetos a serem apoiados; e d) selecionar os projetos a serem apoiados pelo Programa PROCAMPO..

Outras participações
1.
BARROS, Oscar F.; FREITAS, E. D.; OLIVEIRA, J. R.. Análise dos Projetos das Instituições de Ensino Superior submetidos ao ProJovem Campo Saberes da Terra. 2008. Ministério da Educação/SECAD/Coordenação de Educação do Campo.
Palavras-chave: Educação do Campo; ProJovem Campo Saberes da Terra.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
A participação na equipe que analisou os projetos pedagógicos das Instituições de Ensino Superior dos Estados do PA, RO, TO e SC submetidos ao ProJovem Campo Saberes da Terra no mês de agosto de 2008, em atendimento à Resolução FNDE/CD n 25 de 04 de julho de 2008. O ProJovem Campo Saberes da Terra é um programa do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Tecnológica-SETEC e a Secretaria Nacional de Juventude vinculada à Presidência da República, destinado à escolarização em nivel fundamental com qualificação social e profissional para jovens agricultores de 18 a 29 anos. Em 2008 o Programa irá escolarizar 35.000 jovens agricultores. A gestão operacional será realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação e a formação de educadores e coordenadores será de incubêmcia das Instituições de Ensino Superior, está ultima objeto de análise dos projetos..

2.
BARROS, Oscar F.; FREITAS, E. D.; OLIVEIRA, J. R.. Análise dos PPP das Secretarias Estaduais de Educação submetido ao ProJovem Campo Saberes da Terra/MEC/SECAD. 2008. Ministério da Educação.
Palavras-chave: Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Poíticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.
A participação na equipe que analisou os projetos pedagógicos das Secretarias Estaduais de Educação do PA, RO, TO e SC ,submetidos ao ProJovem Campo Saberes da Terra no mês de agosto de 2008, em atendimento à Resolução FNDE/CD n 21 de 26 de maio de 2008. O ProJovem Campo Saberes da Terra é um programa do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Tecnológica-SETEC e a Secretaria Nacional de Juventude vinculada à Presidência da República, destinado à escolarização em nivel fundamental com qualificação social e profissional para jovens agricultores de 18 a 29 anos. Em 2008 o Programa irá escolarizar 35.000 jovens agricultores. A gestão operacional será realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação, objeto da análise dos projetos enviados, e a formação de educadores e coordenadores será de incubêmcia das Instituições de Ensino Superior..



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Nacional de Juventude. 2008. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

2.
II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo.Educação do Campo, Trabalho Docente e os desafios da construção do Projeto Político-Pedagógico das escolas ribeirinhas do municipio de Portel-Pa.. 2008. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.encontroobservatorio.com.br.

3.
III Encontro Paraense de Educação do Campo.A gestão da Educação do Campo no Pará: construindo processos de inovação educativa. 2007. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.educampoparaense.org.

4.
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste - EPENN.Políticas Públicas em Educação Ribeirinha na Amazônia: a contribuição das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo no Pará. 2007. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

5.
XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

6.
II Colóquio Internacional de Currículo e Práticas Curriculares. 2005. (Outra).
Palavras-chave: Currículo; Poíticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

7.
5 Congresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

8.
Seminário sobre Racismo, Etnocentrismo, Homofobia e Política Afirmativa: As ações dos Atores e das Instituições Públicas. 2004. (Seminário).
Palavras-chave: Racismo; Etnocentrismo; Homofobia; Política Afirmativa; Universidade Pública Universal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Antropologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Superior; Outro.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

9.
Educação Popular em Economia Solidária. 2004. (Oficina).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

10.
II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).
Palavras-chave: Educação de Jovens, Adultos e Idosos; Diversidade sócio-cultural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

11.
I Seminário do Curso de Formação de Professores. 2002. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

12.
I Seminário Acadêmico A Identidade do Pedagogo: passado, presente e desafios. 2002. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

13.
II Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 2002. (Encontro).
Palavras-chave: Pesquisa; educação; Desenvolvimento social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Pesquisa e Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

14.
12º Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia - EPEPE. 2002. (Encontro).
Palavras-chave: políticas curriculares; poder; ideologia; educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

15.
Semana do Calouro do Curso de Pedagogia. 2002. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

16.
Jornada Paulo Freire Educação Popular e a Classe Trabalhadora. 2002. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

17.
Seminário de Literatura Brasileira. 2001. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

18.
Curso de Curta Duração com Kátia Corrêia. 2001. (Oficina).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

19.
Palestra: Um olhar Freireano sobre a problemática da exclusão social de pessoas com necessidades especiais e mostra de vídeo Profº Profº Paulo Freire - constructor de sueños. 2001. (Outra).
Palavras-chave: Educação especial; Exclusão social; Pedagogia da libertação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

20.
Seminário Os Impactos da Ação Governamental na Política Educacional Brasileira. 2000. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

21.
Oficina Expressão Corporal. 2000. (Oficina).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

22.
Curso História e Imaginário Político. 2000. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

23.
Palestra Educação Sexual e PCN's. 2000. (Outra).
Palavras-chave: Educação Sexual; Parâmetros Currículares Nacionais; Sociedade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

24.
II Encontro Norte de História. 2000. (Outra).
Palavras-chave: História; Imaginário Político; Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

25.
Mesa Redonda O papel social do Educador na construção de uma sociedade para todos. 2000. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

26.
Mini curso Um convite ao mundo prático das teorias educacionais. 2000. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, Oscar F. ; MEIRELES, R. S. M. . I Plenária do Fórum de Educação do Campo, das Águas e da Floresta da Região Tocantina. 2011. (Outro).
Palavras-chave: Educação do Campo; Políticas Públicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: Salão Paroquial; Cidade: Mocajuba; Inst. promotora/financiadora: UFPA e SEMED/MOCAJUBA.

2.
BARROS, Oscar F. ; HAGE, Salomão Mufarrej ; FREITAS, Maria Natalina Mendes ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes ; PEREIRA, Ana Cláudia . I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo no Estado do Pará. 2008. (Outro).
Palavras-chave: Educação do Campo; pesquisa em educação; Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo / Especialidade: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural / Especialidade: Pesquisa e Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Local: Universidade Federal do Pará-UFPA; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: Fórum Paraense de Educação do Campo-FPEC.
O I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo no Estado do Pará ocorreu entre os dias 29 a 30/05/2008 na Univesidade Federal do Pará e teve como tema: "Educação do Campo na Amazônia: mudando paradigmas e afirmando direitos". Este encontro reuniu mais de 250 pesquisadores que atualmente realizam estudos e investigações sobre as políticas e práticas educativas que se desenvolvem no meio rural da Amazônia paraense. Na ocasião, oportunizou-se um espaço para a construção de uma agenda comum de pesquisa na área, capaz de elaborar subsídios às políticas públicas intersetoriais que possam contribuir com a promoção do desenvolvimento e da educação nos territórios rurais, e com o fortalecimento do Movimento Paraense Por Uma Educação do Campo..

3.
BARROS, Oscar F. ; FREITAS, E. D. ; OLIVEIRA, J. R. ; GIACOMETTI, L. D. ; DELAMORA, M. M. M. . I Seminário Nacional do ProJovem Campo-Saberes da Terra. 2008. (Outro).
Palavras-chave: Agricultura Familiar; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Poíticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo / Especialidade: Educação do Campo.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Academia de Tênis e Resort; Cidade: Brasília-DF; Inst. promotora/financiadora: Ministério da Educação.
O I Seminário Nacional do ProJovem Campo-Saberes da Terra reuniu no periodo ded 15 a 19 de setembreo dee 2008 em Brasília-DF, 119 participantes representantes das coordenações estaduais do Projovem Campo-Saberes da Terra, as coordeenações de educação do campo das Secretarias Estaduais de Educação, os comitês estaduais de Educação do Campo e as Instituições Públicas de Esnino Superior de 19 estados integrantes das cinco regiões do país. No seminário discutiu-se a operacionalização do Programa para 2009, tratando de assuntos sobre a política de educação e juventude do campo, formação de educadores e jovens agricultores em produção rural familiar, cadernos pedagógicos, curriculo, gestão financeira e calendário de atividades/2009. O conteúdo desse seminário pode ser solicitado e consultado via correio eletrônico, por meio do endereço: coordenacaoeducampo@mec.gov.br .

4.
BARROS, Oscar F. ; HAGE, Salomão Mufarrej ; Evanildo Estumano . Coordenação do Círculo Epistemológico Temático "Currículo, Cultura e Educação do Campo". 2008. (Outro).
Palavras-chave: Curriculo; cultura; Educação do Campo.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Magnético; Evento itinerante: Não; Local: Universidade Federal do Pará; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo.
O Círculo Epistemológico Temático Currículo, Cultura e Educação do Campo, integrou a programação do I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, per meio de apresentações de Pôster e Comunicação Oral de diferentes trabalhos e pesquisas em Educação do Campo. O referido encontro ocorreu durante os dias 29 e 30 de agosto de 2008 ma UFPA e reuniu um total de 250 participantes. Os trabalhos apresentados neste Circulo epistemológico tratavam sobre pesquisas em Escola do ca]Campo, Projeto Político-Pedagógico, Políticas educacionais do Campo, Experiencias de Educação do Campo..

5.
BARROS, Oscar F. ; LIMA, Sara de Oliveira ; FREITAS, E. D. ; RODRIGUES, José ; GIACOMETTI, L. D. . IV Seminário Nacional de Formação de Formadores do Programa Saberes da Terra. 2007. (Outro).
Palavras-chave: Educação do Campo; Formação de Educadores; Poíticas Públicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Hotel; Cidade: Brasilia; Inst. promotora/financiadora: Ministério da Educação.
Seminário destinado a estudar a produação dos cadernos pedagógicos para educadores e educandos do Programa Saberes da Terra. Estiveram presentes 19 estados, com 60 participantes..

6.
BARROS, Oscar F. ; OLIVEIRIA, Ivanilde Apoluceno de ; XAVIER, Mario Brasil ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes ; GOMES, Roseane Corrêa ; MOTA NETO, João Colares da ; LIMA, Adriane Raquel Santana de . I Seminário de Educação de Jovens e Adultos do Município de São Domingos do Capim. 2005. (Outro).
Palavras-chave: Educação do Campo; Política educacional rural; Amazônia; Formação de Alfbetizadores; Comunidades rurais e ribeirinhas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Local: Salão Paroquial da Igreja São Domingos; Cidade: São Domingos do Capim; Inst. promotora/financiadora: Núcleo de Educação Popular Paulo Freire; Universidade do Estado do Pará; Secretaria Municipal de Educação de São Domingos do Capim; Movimento das Mulheres do Nordeste Paraense; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública..
Este evento foi preparatótio para o II Encontro Estadual de Educação do Campo do Pará. Congregou professores, vereadores, gestores, alunos, comunitários rurais e ribeirinhos. Além da participação da Universidade Federal do Pará, do SINTEPE, do Movimento das Mulheres do Nordeste Paraense, da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC, da Secretaria Municipal de Educação e do Fórum Paraense de Educação do Campo. .

7.
BARROS, Oscar F. . Encontro Internacional: Educação, Democracia e Diversidade Cultural. 2004. (Outro).
Palavras-chave: educação; Democracia; Desenvolvimento; Diversidade cultural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local: Universidade da Amazônia; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: Universidade da Amazônia, Fundação Instituto de Desenvolvimento da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Participamos como integrantes do GEPERUAZ na organização deste evento.

8.
BARROS, Oscar F. ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moares ; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de ; LIMA, Adriane Raquel Santana de . I Semináro Temático de Educação Popular. 2004. (Outro).
Palavras-chave: Educação Popular.
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: CCSE/UEPA; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: Núcleo de Educação Popular Paulo Freire.

9.
BARROS, Oscar F. ; OUTROS . I Simpósio Político Pedagógico: Formação e Valorização do Profissional da Educação. 2003. (Outro).
Palavras-chave: Currículo; Hegemonia; Sociedade; educação; Mudança.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Local: Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE / UEPA; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: Universidade do Estado do Pará.
Este Simpósio foi Organizado pela Comissão de Formatura do 4º Ano de Pedagogia do Centro de Ciencias Sociais e Educação da UEPA. Tinha como objetivo promover um espaço de formação envolvendo graduandos e professores das Universidades Estaduais e Privadas (UEPA, UVA-PA, UNAMA e ESMAC-PA) trabalhando com mini cursos e palestras, possibilitando reflexões sobre a educação e a sociedade e, ao mesmo tempo, que contribuisse no arrecadamento de fundos para a turma..

10.
BARROS, Oscar F. ; OLIVEIRIA, Ivanilde Apoluceno de ; GOMES, Roseane Corrêa ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moares ; LIMA, Adriane Raquel Santana de ; MOTA NETO, João Colares da . II Jornada Paulo Freire. 2003. (Outro).
Palavras-chave: Paulo Freire; Educação Popular; Humanização.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular / Especialidade: Educação de Jovens e Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Local: Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE / UEPA; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: Núcleo de Educação Popular Paulo Freire.
Este evento problematizou a concepção de educação popular freireana concatenada a realidade paraense. Teve como tema Universidade e Educação Popular. foi realizado no dia 23/05/2003. Tomou como base as experiências que o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire desenvolve em comunidades periféricas de Belém e nas comunidades ribeirinhas de São Domingos do Capim.

11.
BARROS, Oscar F. ; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes ; XAVIER, Mario Brasil ; LIMA, Adriane Raquel Santana de ; MOTA NETO, João Colares da . II Seminário de Educação de Jovens e Adultos nas Comunidades Ribeirinhas do Município de São Domingos do Capim. 2003. (Outro).
Palavras-chave: Educação Popular; Comunidades Ribeirinhas; Populações e Saberes Tradicionais; Alfabetização Alfabetizadora e Humanizadora; Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular / Especialidade: Educação de Jovens e Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular / Especialidade: Amazônia Paraense.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Local: Comunidade Ribeirinha Santíssima Trindade; Cidade: São Domingos do Capim; Inst. promotora/financiadora: Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP / UEPA.
O tema central deste Seminário tratou das Populações e Saberes Tradicionais: limites, desafios e possibilidades para uma alfabetização libertadora na amazônia. Contou com a participação de várias comunidades e familias (com crianças, jovens adultos e idosos), das lideranças comunitárias e das assossiações locais. .

12.
OLIVEIRIA, Ivanilde Apoluceno de ; XAVIER, Mario Brasil ; BARROS, Oscar F. ; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes ; GOMES, Roseane Corrêa . I Seminário de Educação de Jovens e Adultos nas Comunidades Ribeirinhas de São Domingos do Capim. 2002. (Outro).
Palavras-chave: Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos; Comunidades Ribeirinhas; São Domingos do Capim.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo na Amazônia / Especialidade: Educação do Campo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular / Especialidade: Educação de Jovens e Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo na Amazônia / Especialidade: Comunidades Ribeirinhas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local: Comunidade Ribeirinha São José do S; Cidade: São Domingos do Capim; Inst. promotora/financiadora: Núcleo de Educação Popular Paulo Freire.
Este seminário, por ser realizado na própria comunidade ribeirinha, contou com a participação das familias (com crianças, jovens adultos e idosos), das lideranças comunitárias e das assosiações locais. O Tema Central foi Desafios e Perspectivas na Educação de Jovens e Adultos nas Comunidades Ribeirinhas da Amazônia e discutiu fundamentalmente a aceitabilidade e a inclusão do NEP e do Projeto de Educação de Jovens e Adultos nas comunidades. Tratamos de temas como o elevado índice de analfabetismo nas comunidades rurais e ribeirinhas locais, políticas públicas e escolarização obrigatória. .

13.
GUSMÃO, Zanete Almeida ; BARROS, Oscar F. ; MADSON, Anderson ; VASCONCELOS, Jacirene . III Simpósio do Curso de Formação de Professores. 2002. (Outro).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Formação de Professores; Competencias.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pública e de Qualidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Local: Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE / UEPA; Cidade: Belém; Inst. promotora/financiadora: Coordenação do Curso de Formação de Professores para o pré-Escolar e 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Durval dos Santos Gaia Neto. Políticas Públicas em Educação do Campo: uma análise da implementação e desenvolvimento do PROJOVEM CAMPO/Saberes da Terra em Cametá/Pa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oscar Ferreira Barros.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Poíticas Públicas; Gestão da educação do campo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ORLIELSON DE SOUZA MORAES e EVERALDO DE SENA PAZ. EDUCAÇÃO RIBEIRINHA EM CAMETÁ: UM ESTUDO DA RELAÇÃO DOS SABERES CULTURAIS COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DA 4ª SÉRIE NA E. M. E. F. DE PACOVATUBA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oscar Ferreira Barros.
Palavras-chave: Educação Ribeirinha; saberes culturais; Prática pedagógica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pesquisa de base qualitativa, com trabalho de campo e investigação teórica. Estudou a relação entre saberes culturais e a prática pedagógica de uma professora do ensino fundamental numa escola ribeirinha do município de Cametá/Pa..




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2014 às 11:35:17