Luciana Lomakine

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2494821356076988
  • Última atualização do currículo em 26/06/2013


Sou formada em Educação Física, fiz Pós-graduação no Método Dança-Educação Física, Mestrado em Artes Corporais e estou fazendo um curso de formação profissional em Eutonia. Atuo no ensino superior desde 1989. Atualmente leciono nas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP), na Escola Livre de Dança da PMSA e coordeno o curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Dança da Uniesp em São Caetano do Sul. Sou professora de Educação Física da rede municipal da prefeitura de Santo André. Minha área de interesse está relacionada à Dança e à Consciência Corporal. Minhas disciplinas são Dança, Ginástica, Educação Física Escolar, Educação Física Gerontológica, História da Dança e Educação Somática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Lomakine
Nome em citações bibliográficas
LOMAKINE, L.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.
Rua Cel. Oliveira Lima, 3345
Pq Aliança
03071-000 - Ribeirao Pires, SP - Brasil
Telefone: (11) 48282066
URL da Homepage: www.firp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 1999
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: (Re)Descobrindo a Dança em Tempos Pós-Modernos,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Regina Aparecida Polo Muller.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, FIRP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24


Instituto Educacional do Estado de São Paulo, IESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso superior, Carga horária: 8


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

02/2004 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crescimento e Desenvolvimento Motor
Ritmo e Dança; Aprendizagem e Desenvolvimento Motor; Ginástica Geral; Recreação; Educação Física para Adolescência e Terceira Idade

Centro Universitário São Camilo, SÃO CAMILO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Consciência Corporal; Atividades Gímnicas e Rítmicas; Dança

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborados, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40

Atividades

02/2000 - 12/2003
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dança
Ginástica Rítmica Desportiva
Rítmica

Faculdades Integradas de Santo André, FEFISA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

04/2001 - 04/2002
Serviços técnicos especializados , Departamento de Pós-Graduação, .

Serviço realizado
Coordenação do curso de Especialização em Dança.
04/2001 - 05/2001
Serviços técnicos especializados , Departamento de Pós-Graduação, .

Serviço realizado
Professora de História da Dança do curso de Especialização em Dança.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOMAKINE, L.2012LOMAKINE, L. ; NASCIMENTO, D. . Música nas Aulas de Educação Física. Revista ENAF Science, v. 7, p. 319-323, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
LOMAKINE, L. . Fazer, Conhecer, Interpretar e Apreciar: a dança no contexto da escola. In: Marta Scarpato. (Org.). Educação Física: como planejar as aulas na educação básica. 1ªed.São Paulo: Avercamp, 2007, v. , p. 39-56.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOMAKINE, L. . Dança como Contribuição à Qualidade de Vida. Revista Informe Phorte, São Paulo, p. 12 - 13, 01 abr. 2001.

2.
LOMAKINE, L. ; LIBANEO, D. L. . Panorama de la danza en Brasil. Por la Danza, Madri, p. 28 - 29, 01 jan. 1996.

3.
LOMAKINE, L. ; LEONARDI, D. ; AZEM, C. . Panorama de la Enseñanza Superior de Danza en Brasil. Por la Danza, Madri, p. 32 - 34.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOMAKINE, L. ; Marinelli, Eduardo Alexandre . A Dança Recreativa como Prática Pedagógica na Educação Física e Ginástica Geral. In: II Congresso de Ginástica Geral da Sociedade Brasileira de Ginástica Geral Propostas de implementos e novas metodologias no processo de desenvolvimento da Ginástica Geral ., 2008, Barueri. Anais do II Congresso de Ginástica Geral da Sociedade Brasileira de Ginástica Geral Propostas de implementos e novas metodologias no processo de desenvolvimento da Ginástica Geral .. Barueri: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008.

2.
LOMAKINE, L. . O lugar da dança em sistemas de representação: o corpo e o sagrado. In: 1º Congresso Científico Latino-Americano FIEP/UNIMEP, 2000, Piracicaba. Coletâneas do 1º Congresso Científico Latino-Americano FIEP/UNIMEP. Piracicaba: UNIMEP, 2000. p. 319-323.

3.
LOMAKINE, L. . O Lugar da Dança em Sistemas de representação: O Corpo e o Sagrado. In: 1º Congresso Científico Latino-Americano FIEP/UNIMEP - O Fenômeno Esportivo no Início de um Novo Milênio, 2000, Piracicaba. Coletâneas do 1º Congresso Científico Latino-Americano FIEP/UNIMEP O Fenômeno Esportivo no Início de um Novo Milênio. Piracicaba: UNIMEP, 2000.

4.
LOMAKINE, L. . O Ensino da Dança no Terceiro Grau. In: Encontro Internacional de Dança, 1998, Oeiras. Actas do Encontro Internacional de Dança. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, 1998. p. 33-36.

5.
LOMAKINE, L. . O ensino da dança no terceiro grau. In: Encontro Internacional de Dança Continentes em Movimento, 1998, Oeiras. Actas do Encontro Internacional de Dança Continentes em Movimento Novas Tendências no Ensino da Dança.. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, 1998.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Angela Souza dos Santos ; DOMINGUES, E. L. ; LOMAKINE, L. . A Ausência do Professor de Educação Física na Educação Infantil . In: Congresso Científico do 49º Encontro Nacional de Atividade Física, 2010, Poços de Caldas. Revista ENAF Science. Belo Horizonte: Instituto ENAF Educação e Pesquisa, 2010. v. 5. p. 01-240.

2.
LOMAKINE, L. . A Construção Cultural do Corpo pela Dança e sua Contribuição à Educação Motora. In: II Congresso Latino-Americano / III Congresso Brasileiro de Educação Motora, 2000, Natal. Anais do II Congresso Latino Americano / III Congresso Brasileiro de Educação Motora, 2000. p. 71-71.

3.
LOMAKINE, L. . Professores de Educação Física do Terceiro Grau: A Serviço de Quem Está o Nosso Trabalho? . In: V Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Consciência Corporal na Teoria e na Prática, 1994, São Caetano do Sul. Anais do V Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Consciência Corporal na Teoria e na Prática". São Caetano do Sul: UNIFEC, 1994.

4.
LOMAKINE, L. . O valor da aplicação do alongamento num contexto profilático e terapêutico. In: V Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Consciência Corporal na Teoria e na Prática, 1994, São Caetano do Sul. Anais do V Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Consciência Corporal na Teoria e na Prática. São Caetano do Sul: UNIFEC, 1994.

5.
LOMAKINE, L. . O flamenco como estratégia alternativa para a dança-educação física. In: V Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Consciência Corporal na Teoria e na Prática, 1994, São Caetano do Sul. Anais do V Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Consciência Corporal na Teoria e na Prática. São Caetano do Sul: UNIFEC, 1994.

6.
LOMAKINE, L. . A dança inserida em um contexto educacional: a importância do trabalho de dança para a formação do profissional de educação física. In: IV Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Conscientização do Ser Humano, 1991, São Caetano do Sul. Anais do IV Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Conscientização do Ser Humano. São Caetano do Sul: FEC do ABC, 1991.

7.
LOMAKINE, L. . A importância do significado do termo couraças musculares aplicado ao trabalho do professor de educação física. In: IV Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Conscientização do Ser Humano, 1991, São Caetano do Sul. Anais do IV Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Conscientização do Ser Humano. São Caetano do Sul: FEC do ABC, 1991.

8.
LOMAKINE, L. . A importância da dança na aquisição de consciência corporal em estudantes do curso de graduação em educação física. In: IV Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Conscientização do Ser Humano, 1991, São Caetano do Sul. Anais do IV Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Conscientização do Ser Humano. São Caetano do Sul: FEC do ABC, 1991.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, N. ; MARTINS, P. F. ; SOUZA, G. V. ; LOMAKINE, L. . A frequência com que os alunos do curso de educação física praticam atividade física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LOMAKINE, L. . A importância da dança nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LOMAKINE, L. . A importância da dança nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CARVALHO, T. A. ; Marina Gabriela ; SILVA, W. de L. ; LOMAKINE, L. . A importância da dança nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARVALHO, T. A. ; FERREIRA, M. G. ; SILVA, W. de L. ; LOMAKINE, L. . A importância da dança nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOMAKINE, L. ; RIBEIRO, P. A. . Perfil Corporal do Grupo de Dança FIRP . 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LOMAKINE, L. ; SANTOS, D. P. ; RUSSO, E. L. ; RODRIGUES, E. A. ; OLIVEIRA, I. C. P. ; DORTE, P. C. ; FELIPE, P. A. P. . As Danças Circulares como Expressões Terapêuticas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, C. L. C. ; LOMAKINE, L. . inCORPOrar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOMAKINE, L. . A Construção Cultural do Corpo pela dança nos Principais Períodos de sua História. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LOMAKINE, L. . Um olhar contemporâneo sobre o corpo que dança. Santo André: Publicação da Prefeitura do Município de Santo André, 2007 (Artigo completo publicado em periódico).

2.
LOMAKINE, L. . A Construção Cultural do Corpo pela Dança nos Principais Períodos de sua História. São Paulo: Editora da Universidade Cidade de São Paulo, 2003 (Artigo completo publicado em periódico).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOMAKINE, L. . História da Dança. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LOMAKINE, L. . Dança na escola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
LOMAKINE, L. . Estudo do Movimento segundo as teorias de Rudolf Laban. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Rosilene Bazeio de Andrade.Handebol em cadeira de rodas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

2.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Ana Claudia Laporte Ribeiro.Educação Física: facilitadora da educação emocional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

3.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Renan Lopes da Silva.A influência do método russo adaptado no desenvolvimento do salto em distância. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

4.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Acácio Góis Monteiro.A importância do treinamento de velocidade na formação de goleiros de futebol nas categorias de base. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

5.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Anderson Boturi; Felipe Marcondes Moreira; Jean Carlos Macha.O desenvolvimento motor e psicomotor da criança até a adolescência por meio do treinamento do futsal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

6.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Mani Palácio Dias; Renata de Souza.Recreio Lúdico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

7.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Alcione Castro Silveira Nasimento; Vandilson Amador da Silva.Primeiros Socorros em Academia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

8.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Vinícius Plenas Lacerda; Eduardo de Oliveira Lippi.Primeiros socorros no âmbito escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

9.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de David Santos da Silva; Diego Oliveira de Faria Silva.Capoeira nas aulas de educação física na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

10.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Maurilio Lisboa Escarpini.Atividade física e seus benefícios para a saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

11.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Thiago Wagner Gonçalves Martins.A importância da nutrição adequada para a prática de atividade física em crianças e adolescentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.

12.
LOMAKINE, L.. Participação em banca de Luis Fernando Bispo.A dança, a educação física e a escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Brasileiro de Bem Estar, Exercício Físico e Saúde - COBBEFISA. A Dança Circular na Escola: uma proposta para o desenvolvimento da cidadania. 2012. (Congresso).

2.
53º ENAF Science Congresso Científico. Música nas Aulas de Educação Física. 2012. (Congresso).

3.
Congresso Científico do Encontro Nacional de Atividade Física. A frequência com que os alunos do curso de educação física praticam atividade física. 2011. (Congresso).

4.
VIII Congresso Científico Latino-Americano e VIII Congresso Científico Brasileiro da FIEP. A importância da dança nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. (Congresso).

5.
Seminário de Ginástica. 2011. (Seminário).

6.
XII Seminário.Comissão de pareceristas AD HOC. 2011. (Seminário).

7.
Congresso Científico do 49º Encontro Nacional de Atividade Física. A Ausência do Professor de Educação Física na Educação Infantil . 2010. (Congresso).

8.
II Congresso de Ginástica Geral da Sociedade Brasileira de Ginástica Geral. A Dança Recreativa como Prática Pedagógica na Educação Física e Ginástica Geral . 2008. (Congresso).

9.
I Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Ginástica Geral. Perfil Corporal do Grupo de Dança FIRP . 2005. (Congresso).

10.
3º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) / 1º Congresso Internacional de Iniciação Científica (COINT). As Danças Circulares como Expressões Terapêuticas. 2003. (Congresso).

11.
XV Enarel Encontro Nacional de Recreação e Lazer. 2003. (Encontro).

12.
12th World Gymnaestrada. 2003. (Encontro).

13.
I Encontro Internacional de Pesquisadores da Motricidade Humana. 2003. (Encontro).

14.
II Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2003. (Outra).

15.
Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2003. (Outra).

16.
VI Encontro de Iniciação Científica / II Encontro de Pós-Graduação.inCORPOrar. 2002. (Encontro).

17.
VIII Encontro Nacional da daCi Brasil.VIII Encontro nacional da daCi Brasil (dance and the Child international). 2001. (Encontro).

18.
VI Encontro Regional daCi São Paulo Meninos e Meninas, Dança ou Ballet?. 2001. (Encontro).

19.
I Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2001. (Outra).

20.
1º Congresso Científico Latino-Americano FIEP/UNIMEP - O Fenômeno Esportivo no Início de um Novo Milênio. 1º Congresso Científico Latino-Americano UNIMEP/FIEP. 2000. (Congresso).

21.
VI Encontro Nacional da daCi-Brasil O Uno e o Múltiplo nos Corpos Dançantes.Coordenação da Mesa Redonda Estudos Culturais e a Dança . 1999. (Encontro).

22.
V Educador - Congresso Internacional de Educação O que o mundo anda ensinando. 1998. (Congresso).

23.
Encontro Internacional de Dança Continentes em Movimento.Encontro Internacional de Dança. 1998. (Encontro).

24.
Congresso Educação no Futuro e Futuro da Educação. O Corpo na Dança e a Dança-Educação: Propostas de Reflexão para um Trabalho Multidisciplinar . 1997. (Congresso).

25.
IV Encontro Nacional daCi-Brasil - O Corpo nas Danças das Crianças e dos Jovens.IV Encontro Nacional daCi Brasil. 1997. (Encontro).

26.
III Encontro Nacional daCi-Brasil - Infância e Juventude no Brasil: qual é o papel da dança?. 1996. (Encontro).

27.
V Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Consciência Corporal na Teoria e na Prática. Professores de Educação Física do Terceiro Grau: A Serviço de Quem Está o Nosso Trabalho? . 1994. (Congresso).

28.
IV Congresso Brasileiro de Dança-Educação Física Conscientização do Ser Humano. O Valor da Aplicação do Alongamento num Contexto Profilático e Terapêutico . 1991. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOMAKINE, L. . VIII Encontro Nacional da daCi Brasil (dance and the Child international) Os Meios de Comunicação e a Dança Imagens e Representações na Construção dos Corpos: um caminho sem volta? . 2001. (Congresso).

2.
LOMAKINE, L. . II Encontro Regional daCi Núcleo Santo André - O Ensino de Dança na Infância e Adolescência Reflexões Sobre Sua Relevância . 1999. (Outro).

3.
LOMAKINE, L. . I Encontro Regional daCi Núcleo Santo André - A Situação das Crianças e dos Jovens na Sociedade Contemporânea e o Ensino da Dança Nesse Contexto . 1997. (Outro).

4.
LOMAKINE, L. . IV Encontro Nacional daCi-Brasil - O Corpo nas Danças das Crianças e dos Jovens . 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cássio Murilo Favali. Dança: Prazer em conhecê-la. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Faculdades Integradas de Santo André. Orientador: Luciana Lomakine.

2.
Renata Cristina Casemiro. Seitai-ho e Dança. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Faculdades Integradas de Santo André. Orientador: Luciana Lomakine.

3.
Carmem Lúcia Caetano de Souza. inCORPOrar. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Faculdades Integradas de Santo André. Orientador: Luciana Lomakine.

4.
Débora Banhetti dos Santos. A Capoeira na Dança Contemporânea. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Faculdades Integradas de Santo André. Orientador: Luciana Lomakine.

5.
Eliana Teles de Albuquerque. A Importância da Expressão Corporal na Pré-Escola. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar (Educaçã) - Faculdades Integradas de Santo André. Orientador: Luciana Lomakine.

6.
Vladimir Surgelas. Artes Marciais - Defesa pessoal - Aspectos Metodológicos para o Ensino de Defesa Pessoal no Exército Brasileiro. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar (Educaçã) - Faculdades Integradas de Santo André. Orientador: Luciana Lomakine.

7.
Sandra Aparecida Zotovici. O Ensino de Dança na Educação Física Escolar. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar (Educaçã) - Faculdades Integradas de Santo André. Orientador: Luciana Lomakine.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Débora Nascimento. Música nas Aulas de Educação Física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

2.
Vanessa Prearo Sanches. A Dança Circular na Escola: uma proposta para o desenvolvimento da cidadania. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

3.
Simone Pereira de Oliveira. Como a dança popular brasileira pode influenciar na formação do adolescente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

4.
Bruna Goulart da Cunha. A dança influenciando na auto-estima dos alunos de ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

5.
Greice Batista da Silva. A importância da dança na escola para o ensino fundamental I e II. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

6.
Alline Cristina Ferreira; Evelin Cristina dos Santos; Fabian. O acampamento e sua contribuição no desenvolvimento social da criança de 7 a 10 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

7.
José Donizete Botelho; Luciana Casale. Os senescentes, o envelhecimento e a atividade física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

8.
Andreza Viviane Granzioli. Adolescência Feminina em Foco: Aspectos Históricos, Psicológicos e Socioculturais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

9.
Ariane Aparecida Dias. A Expressão Corporal como Melhor Qualidade de Vida para o Portador de Encefalopatia Crônica Não Progressiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

10.
Thiago João Neves. O bullying no contexto escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

11.
Renata Mendes da Silva. A Importância do Lúdico nas Aulas de Educação Física no Ciclo I do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

12.
Gabriela Gattera Souza Giampietro. Dançando nas Escolas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

13.
Mariléia Alves Dias Szot. A Dança Criativa no Auxílio da Socialização e Desenvolvimento de Crianças com Faixa Etária Entre 5 e 6 Anos de Idade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

14.
Marcelo José Mucci. O Educador Físico na Prevenção e Combate ao Bullying. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

15.
Débora Aparecida Cotrin Lino. Dança de Salão como Esporte e Qualidade de Vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

16.
Regislaine Regina Domingos. A Influência da Capoeira no Desenvolvimento das Capacidades Físicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

17.
Hermes da Silva Cavalcanti. Movimento Expressivo Aplicado para Crianças do Ensino Fundamental I. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

18.
Lisiane Zapparoli. A Importância da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

19.
Valmir Santos Bahia. Dança Educativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

20.
Valdomiro José Dorta. O Preconceito na Dança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

21.
Natasha Seixas Muller. A Dança como Recurso do Equilíbrio Emocional na Idade Escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

22.
Janaína Pavani Sarabando. O Conhecimento do Corpo por meio dos Movimentos Expressivos na Primeira Infância. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

23.
Fabiana Cristina Mendes. Dança de Rua na Escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

24.
Elaine Cristina de Paula Silva Gomes. História da Dança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

25.
Sheila Carlos Pinto Pimenta. A Educação Física como Meio de Inclusão para Crianças Hiperativas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

26.
Patrícia Sararoli. História da Educação Física Escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

27.
Mara de Oliveira. Yoga, Alongamento e Flexibilidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

28.
Paulo Alexandre Ribeiro. A Dança na Educação Infantil uma visão da Psicomotricidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

29.
Danielle Spósito. Dança de Salão na Terceira Idade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

30.
Priscila de Moura. Dança Popular na Educação Física Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

31.
Renato Britos de Almeida. O Profissional de Lazer e o Mercado de Trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

32.
Fernanda de Mello Silva. Método Pilates. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

33.
Wellington José de Melo. Os temas transversais e sua relação com a educação física no 1º e 2º ciclos do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

34.
Edileide Carvalho. Desenvolvimento das capacidades físicas através do lúdico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

35.
Tatiane Martins Teixeira. A relação dos chacras com a dança do ventre. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

36.
Zenilda Maria Antunes. Danças circulares sagradas como prática acessível. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

37.
Géssica Bato do Amaral Prado. Habilidades Motoras Desenvolvidas nas Aulas de Dança no Ensino Infantil para Crianças de 04 a 06 Anos . 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Luciana Lomakine.

38.
Micheli Teixeira Brazão. Educação Somática X Educação Física: isso pode mudar?. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Luciana Lomakine.

39.
Silvia Roberta Pereira. A Criança em Movimento na Idade Escolar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

40.
Washington Santos Meira. É Nóis na Fita, Tá Ligado?. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

41.
Célia Magda Gomes. O Corpo na Dança Contemporânea. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

42.
Tania Mary Del Santo. A Prática da Dança no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

43.
Daniela Conrado Korner. A Expressão da Personalidade num Contexto de Comunicação Não-Verbal. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Luciana Lomakine.

44.
Andréa Barion. A Dança como Contribuição na Expressão Corporal. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Luciana Lomakine.

45.
Luciana Aparecida da Silva. O Valor Educativo da Dança na Educação Física. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

46.
Luciana Cristina Nunes. A Dança como Alternativa na Educação Corporal de Crianças de 4 a 6 Anos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

47.
Márcio da Silva Araújo. A Dança como um Recurso no Desenvolvimento de Consciência Corporal do Deficiente Auditivo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

48.
Sany Bárbara Denis. Biodança para terceira idade. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

49.
Marisa Bueno de Genaro. A Importância da Flexibilidade na Dança em Meninas de 9 a 14 anos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

50.
Vânia Aparecida de Oliveira Siqueira. Expressão Corporal para Terceira Idade: Teatro e Dança. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

51.
Telma Moraes. Expressão Corporal na Ginástica Rítmica Desportiva. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

52.
Caline Lira Soares. A Influência da Dança na Sociabilização das Crianças. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

53.
Maria Marluce Quitéria de Lima. A Importância da Flexibilidade na Dança. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires. Orientador: Luciana Lomakine.

Iniciação científica
1.
Alessandra Aparecida de Alencar. A Expressão Corporal no Processo de (Trans)Formação da Criança . 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Luciana Lomakine.

2.
Deize P. dos Santos; Elaine L. Russo; Eliete A. Rodrigues;. As danças circulares como expressões terapêuticas. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Luciana Lomakine.

3.
Rozane Louzada. Corpo e Expressão: Uma Linguagem Corporal. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Faculdades Integradas de Santo André. Orientador: Luciana Lomakine.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LOMAKINE, L.2012LOMAKINE, L. ; NASCIMENTO, D. . Música nas Aulas de Educação Física. Revista ENAF Science, v. 7, p. 319-323, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/08/2014 às 7:41:21